quinta-feira, 25 de junho de 2009

UMAS FÉRIAS MAIS RISONHAS PARA A PRINCESA



Amigos e Amigas

O Por Esmeralda disse há pouco tempo que se vislumbrava um futuro mais risonho para a Princesa. Assim é, efectivamente.

Decorreu hoje no Tribunal de Torres Novas, uma nova Conferência, para se confirmarem as decisões até aqui tomadas e ainda, para estipular novas medidas, no sentido de permitir à Princesa, o convívio com a família alargada, de uma forma progressivamente mais consistente.

Com efeito, tendo todos os adultos, cumprido escrupulosamente, até à presente data, todas as medidas estabelecidas pelo Tribunal, a Sra Juíza Mariana Caetano, estabeleceu um novo plano de visitas, no período de férias que se aproxima, mais a contento da Princesa.

Os desenvolvimentos que têm sido possíveis, alinhados por um casamento da razão com o coração, por parte da justiça, mostraram-se excepcionalmente vantajosos para o crescimento da Princesa.

Não restaram dúvidas à Sra Juíza, depois das audições que fez à Princesa, que ela mesmo, tão jovem ainda, já sabe quais são os seus superiores interesses. E na posse de tais evidências, decidiu em boa hora, e muito bem, alargar-lhe os períodos de convívio com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

A Princesa passará o próximo mês de Agosto com a mãe, mãe Lina e pai Luís e, no início do próximo ano lectivo, poderá passar também a desfrutar de um fim de semana por mês, apenas com os seus paizinhos de coração. Estará com eles de sexta a segunda e dormirá em Torres Novas.

Será o renascimento duma família muito feliz, ainda que por pouco tempo.

E como os afectos nunca morrem, antes se fortalecem com o passar do tempo e com as distâncias, a esperança de voltar a olhar para uma família unida e feliz, vai-se construindo num horizonte muito mais risonho.

Podemos pois concluir, que todos os que por aqui íamos falando de vantagens para o crescimento feliz da Princesa, encontradas nestas medidas, tínhamos razão.

Também mais uma vez se confirma, como do tão pouco se podia fazer tanto – esses momentos de muito carinho, que a Princesa, num clima de felicidade sem limites, tem podido desfrutar, foram-lhe muito benéficos.

Ela, finalmente, libertou-se e abriu o seu coraçãozinho.

Disse o que sentia.

Disse o que gostava.

Disse o que queria.

E a justiça, na pessoa da Sra Juíza, fez cumprir mais um passo importante dos superiores interesses da Princesa.

Congratulamo-nos por isso de informar estas medidas, deveras auspiciosas, e acrescentamos que, excepcionalmente, o próximo fim de semana será com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

Das cenas de uma família feliz, ficarão guardadas as memórias e as experiências, na sua privacidade, que finalmente bem a merecem.

Desejamos um bom fim de semana, com muita alegria, muitas brincadeiras, muitos miminhos e muito amor à Princesa, à mãe e aos paizinhos do coração.

Por Esmeralda

59 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelas noticias, num tempo que alguns querem de mentira e calúnia a decisão da DRª. Juíza é sem dúvida um apelo há harmonia, à vontade, e às vontades de abrir portas para as palavras perdidas, de compreensão, abdicação e tolerância.
Neste momento de felicidade para os amigos da Ana Filipa, devemos salientar que não há espaço para vanglórias ou vinganças, sempre acreditámos na justiça, por vezes lenta é certo, por vezes também com caminhos dificeis, por isso aqui neste blogue nos apoiamos uns nos outros, em momentos menos bons e precisamos de palavras fortes, palavras e cheias de esperança, dia a dia fomos sendo uma familia, uma grande familia, fomos nos identificando mais com uns do que com outros, mas que importância poderia ou poderá isso ter se a nossa estrelinha foi sempre motivo de convergência e união.
Trouxe-mos para o nosso coração o Luis e a Lina a quem sem conhecer-mos aprendemos a amar e respeitar, identificámo-nos com eles no amor e nos erros, porque somos humanos e abençoamos essa realidade. E tudo valeu a pena!
Desagradando a alguém, cumpriu-se a canção: junta a tua à nossa voz! e o canto final é um hino ao amor e um agradecimento especial a alguns amigos que de uma forma tão solidária aqui nos oferecem as suas palavras, que me perdoem os outros mas tenho de destacar aqui, a Natércia, a Mª. de Lourdes, a Mª. da Conceição e o Aldo.
Hoje é dia de festa, é um dia em que o espaço é de amor e também de compaixão para com aqueles que ao longo deste tempo se limitaram a fomentar o desamor.
O Poresmeralda está de parabéns, estamos aliás todos de parabéns.
Que viva a vida e a solidariedade!
Catarina

alvaro disse...

A VERDADE CONFIRMADA PELA DRª JUÍZA!!

O superior interesse da menina ESMERALDA está paulitanamente a ser assegurado ! Os ditos energúmenos e paranóicos ,não residem neste blogue POR-ESMERALDA ,naturalmente terão que SER procurados ,para os lados de LEIRIA ,OS FACTOS assim o ditam!
O bom senso a VERDADE e o CARACTER ,não se assimilam numa qualquer universídade privada ou pública, mas sim no interior de cada ser HUMANO !

A MENINA ESMERALDA DEU UMA GRANDE LIÇÃO A TODOS OS ADULTOS. UM GRANDE BEM-HAJA PARA ELA E PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE SOFREM .....

OBRIGADO AO BLOGUE POR-ESMERALDA PELA BOM SENSO QUE SEMPRE AQUI DEMONSTROU POSSUIR............

subscrevo-me :alvaro da florência murraças,s.m do porto -alcobaça

25/06/09

Anónimo disse...

Muito boas notícias.

Agradeço a vossa atenção em nos dar informações. Sei que não temos nada a vêr com o assunto, mas depois de conhecermos o caso Esmeralda, não podemos ficar indiferentes e desejamos a Esmeralda um futuro muito feliz, quase com tanta intensidade como se de uma filha ou neta nossa se trata-se.

Quero aqui deixar uma palavra da agradecimento à Drª Ana Vasconcelos e à Srº Juíza pela sensibilidade com que estão a tratar este caso.

Desejo também um maravilhoso fim de semana à Princesa e aos que tanto a amor lhe têm.
Lita

Anónimo disse...

Na vida nada se repete e tudo passa, não vivemos agarrados ao passado, nem ansiosos com o futuro, vivemos o presente com plenitude e hoje com muita alegria por sabermos que sem constrangimentos a menina pode amar todos em geral e sem dúvida o Luis e a Lina em particular, pois estes seram sempre a sua grande referência, ou não está mais que provado que os primeiros anos na vida de uma criança são determinantes?! e o amor essencial!
Luisa

Anónimo disse...

Congratulo-me por a Srª. Juíza, finalmente, ter ouvido a CRIANÇA e ter reconhecido que é do SEU SUPERIOR INTERESSE QUE CONVIVA COM TODOS OS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA ALARGADA.
Mas o erro cometido pelo Tribunal, em Dezembro passado, só em parte foi corrigido, porque para ser na totalidade reposto o BEM-ESTAR DA CRIANÇA, A GUARDA TERIA DE SER PARTILHADA COM A MÃE OU COM O CASAL QUE A CRIOU, DESDE OS 3 MESES, E A MENINA DEVERIA ESTUDAR EM TORRES NOVAS,ONDE TEM OS SEUS AMIGOS E DONDE FOI ARRANCADA À FORÇA. E O PAI TERIA DIREITO A FÉRIAS COM A FILHA E ALGUNS FINS DE SEMANA.
Mas tenho de louvar a Srª. Juíza por estas alterações, que vêm minimizar os danos psicológicos sofridos pela criança.
Louvo ainda a Srª. Profª. Ana de Vasconcellos pelo EXCELENTE TRABALHO REALIZADO.
Não posso dizer que houve, ainda, um "casamento" perfeito da Ciência com o Poder Judicial mas pode-se dizer que houve "uma união de facto".
Vamos aguardar com serenidade que todos os familiares directos se entendam, para o bem da Ana/Esmeralda/Filipa, e que nenhum considere a criança como sua propriedade exclusiva.

Desejo um Excelente fim de semana para a Princesa, para a mãe, para a mãe Lina e pai Luis.
Um grande abraço para todos.

Aos autores do blogue, Muito Obrigada pelas informações, e Bem Hajam pelo trabalho e carinho que têm dedicado a esta causa, que tem apaixonado a maioria dos portugueses.

Maria da Fé

Maria disse...

PRINCESA DA ESPERANÇA E DO AMOR

Um dia alguém aqui falou como se
fosses TU...
Hoje a agora e passados que foram estes tempos de angústia, de paz,de esperança e de alegria, eis-te aqui de novo, carregando na alma e nesse coração pequeno os caminhos que outros destinaram para
ti, e tentaram ser fiéis ao que tu
conseguiste expressar, sabendo nós todos, que jamais serias tu criança e menina a inteira conhecedora do teu futuro próximo.
E de cabelos ao vento, reguila e vivendo cada momento que te oferecem, estarás ainda alheia ao
muito que se irá passar.
Por tudo o que conheço, sinto que te oiço baixinho dizendo a cada UM
dos que ao longo destes meses, foram e são verdadeiramente os que sonharam e sonham ver-te e sentir-te LIVRE E FELIZ:
E nesse murmúrio que fica entrelaçado em olhares e sentidos
a tua voz fala para nós:

*******BEM AVENTURADOS SOIS*******

Bem-aventurados aqueles
Que descobriram nos meus olhos
A necessidade de me olharem com
olhos de VER-JULGAR e AGIR e
QUIZERAM VER-ME

Bem-aventurados aqueles que
verdadeiramente e sempre
compreenderam o porquê dos meus
gritos, das minhas recusas e das
minhas lágrimas, transformadas
tantas vezes em sorrisos e
gargalhadas

Bem-aventurados aqueles que não
se cansaram de escutar os meus
lamentos silenciados num "faz de
conta", neste andar por aqui e ali
a tentar ser "boa" em tudo para
lhes dar prazer

Bem-aventurados, aqueles que
sempre me consideraram capaz
de guardar os meus segredos
as minhas hesitações chamadas de
mentira, tudo o que afinal foram
outros que inventaram

BEM-AVENTURADA a Mãe AIDIDA
Que me deu ao Mundo
E agora também com ela
Estou a aprender tanta coisa que
a vida me oferece

Bem-Aventurado o Pai Baltasar
Que dia a dia nos vamos conhecendo
melhor, mas que terá de ser só ele
a aprender a ser Pai, sem
impedimentos a que fiquemos
próximos sem ser por obrigação

Bem-aventurada a Ilda e o Ruben
que gosta que eu lhe conte as
minhas coisas, e de quem sempre
gostei, porque quando fechava os
olhos imaginava a minha mãezinha
que me tinha abandonado

Bem-Aventurada a Srª.Juiza
de quem tive tanto medo
Mas que finalmente tentou
comprender-me e deixou que eu
falasse, mesmo não sabendo dizer
tudo, e as razoes do nao dizer

Bem-Aventurada a DrªAna
Que nunca aceitei porque a tinham
trocado, mas que aos poucos me foi
ensinando a aguentar e a perceber
as mudanças da vida que me deram

Bem-Aventurados os meus avós todos
a os meus tios com quem sempre fui
feliz e agora são só de visita e
sem as nossas festas que tantas
alegrias me deram

BEM-AVENTURADOS O MEU PAI LUIS e a
MÃE LINA, que sempre conheci como
meus únicos PAIS.
Com eles vivi na minha casa e num
Mundo de Aventura, mas com eles
Aprendi o que é AMOR

BEM-AVENTURADOS SIM! esses meus
PAIZINHOS, que naquele dia,
julguei que me tinham ABANDONADO
Por eles chorei, gritei,sofri,
tive tanto medo, mas prometi que
faria tudo para que eles não
sofressem

Bem-aventurada a minha professora
Que tanto me ensinou
E me deu o seu ombro amigo, e
mesmo em silêncio estava sempre a
meu lado


Bem-aventurados sereis
todos aqueles que, por palavras,
gestos e acções, tudo fizeram
para que eu possa crescer livre e
aprender a amar todos, mesmo de
maneiras diferentes

Bem-aventurados vós todos que são
amigos dos meus paizinhos e nunca
os abandonaram, permitindo que
eles me continuem a AMAR, sem ser
preciso esconder o nosso AMOR

Bem-Aventurados aqueles
que nunca se esqueceram de mim
e nunca me disseram "ADEUS", mas
que fizeram SIM uma promessa de
um ATÉ BREVE em cada dia

BEM-AVENTURADOS SEREIS
AQUELES QUE COM VERDADE
ME ENSINEM A CRESCER E A
ENTENDER ESTA VIDA QUE ME DERAM

MAS! DEIXEM QUE EU SEJA EU!
E!!! DEIXEM O MEU CORACAO SENTIR..

Anónimo disse...

Ao Pai Baltazar, á Mãe Aidida, ao Pai de coraçao Luis e á Mãe de coraçao Lina muitos parabéns por terem sabido e, sobretudo, estarem a contribuir para a felicidade da menina.
A vida é tao curta que não faz sentido fazer birras de espécie nenhuma.
Na vida não faz sentido criar conflitos re-inventando o que nao existe.
A menina precisa da uniao de voces!!!
A menina precisa muito de paz e tranquilidade e, voces estao a mostrar que podem dar isso á Princesa!
A menina precisa de felicidade.
A menina precisa de se sentir protegida e amada pelos 4 com a mesma intensidade e quantidade!
A Princesa está de parabéns.
O tribunal está de parabéns!
A Dra. Ana Vasconcelos está de parabéns.
A Juiza está de parabéns!
Todos que rodeiam a menina e sentem amor por ela estão também de parabéns!
Viva princesa!
Tu és grande!
Tu ensinaste os adultos a serem tolerantes.
Tu dás lições aos adultos.
Tu tens um coração cheio de amor e carinho para dar e distribuir! Continua assim Princesa e, pede tolerancia aos 4 para que haja uniao, felicidade e muito mais amor.

Anónimo disse...

Que bom que as emoções, os sentimentos, a ternura, a tolerancia, a bondade, a lealdade, a dedicação, o perdão, e o amor valeram para total felicidade da Princesa!
Que bom que neste longo caminho de aprendizagem, onde muitos se feriram ou arranharam a alma em pedras e picos, os interesses da Princesa estao em primeiro lugar. Felizmente com ajuda da AV e da Sra. Juiza, todos souberam retirar pérolas de sabedoria.
Que bom que todos reconheram que foi com os Pais de coração, em Torres Novas, que a Princesa se sentiu mais viva e feliz.
Foi com os Pais de coraçao que aprendeu as primeiras letra, os números, foi com eles que evoluía na educação para se inserir no mundo com mais educaçao e responsabilidade. A Princesa, aprendia tudo isso a brincar, a sorrir, a correr, a representar, a inventar, até a fazer pequenos disparates, tão comuns nas crianças da sua idade.
Por toda essa educaçao e valores morais que adquiriu, a Princesa hoje, reparte com o mesmo sentir, genica e vontade identica vivencia com o Pai Baltazar, e ainda com a Mae Aidida.
A Princesa faz recordar aos adultos a grandeza do espaço que todos ocupam no seu coraçao.
Os seus olhos indicam esperança e desejo que um dia todos sejam merecedores de uniao, do amor e de carinho que ela produz.
Deixem a princesa mostrar a força dela para unir, para fortalecer, amar e alegrar a todos. Deixem a Princesa ser a criança que sempre foi em Torres Novas porque ser criança é correr até ficar sem fôlego, é rolar pelo chão sem medo de se sujar, é dizer o que vier à cabeça e é fazer de qualquer coisa uma brincadeira.

maria petra disse...

PARTILHANDO...

E porque neste meu anseio de ser igual a mim mesma é meu dever frisar e deixar aqui um texto que ontem escrevi, pela noite dentro, mas dei ligar ao silêncio, porque a noite para mim por vezes é boa conselheira.
Fazendo minhas, palavras lidas, com o mesmo devido respeito, creio ter uma palavra para aqueles que ficam ou ficaram incomodados, com o Blogue “Por Esmeralda” e interpretaram o convite à paz , à meditação à oração, como uma passagem de “MÚSICA
FÚNEBRE”!
Curioso que não se tenham manifestado, quando ouviram algumas vezes vozes que incitavam a ideais que são pertença de opções privadas de cada um, e outras que com o sentido da provocação, mais não foram do que esse convite à “morte” dos ideais deste Blogue, e esses SIM! Tentaram mesmo com palavras “doces” enterrar os princípios que foram convite a ESTARMOS AQUI:
Por uma menina que elevámos a Princesa e que ainda precisa do nosso apoio e da nossa
Presença atenta , bem como a SOLIDARIEDADE SERENA E FIEL para com seus pais
MARIA ADELINA LAGARTO e LUIS MANUEL MATOS GOMES, não esquecendo AIDIDA PORTO, que navegam neste mar e nesta vida e que a todos deve ser convite.

Se o silêncio e a reflexão incomodou é porque não serão capazes de perceber, quando algo nos dói, mas não podemos falar dessa dor, são muitas as vezes em que só a abundância e a quietude da mensagem, transformada em pedaços de espiritualidade (opção dos que muito querem à sua “FILHA” pode ser FORMA em certos momentos em que a distância, o ter de perceber o que é segredo pode fazer da nossa UNIÃO FORÇA.

Se os que se sentiram incomodados, com Fé ou sem Fé, que não se sintam mais felizes, quando o dizes TU, PROVOCO EU, faz mais sentido com a resposta ao insulto, pois que repensem se é essa a razão do nosso ESTAR.
Se não foram capazes de interpretar o silêncio das notas das canções, das poesias, das reflexões e Orações…Sim! Foram orações que eu LI e que certamente assinalavam momentos de ansiedade e de espera, momentos, horas em que quando nada se pode, nem se SABE, só podemos esperar, com a esperança que foi um convite assim o entendi, a estarmos a viver esse TEMPO DE LONGA ESPERA, por uma resposta que viria a acontecer…
Se nem todos foram capazes de ouvir ou escutar esse silêncio pintado com a mágoa da
Incerteza, que existia nalguns corações, pois será um SINAL que nos levará a todos e á Direcção do Blogue que tanto se esforça nesta jornada de avanços e recuos, neste ser coerente para agradar a “gregos e a troianos”, quem sabe se não será momento para ponderarmos e planificarmos o FUTURO.
Já ouvi calúnias vindas de tantos lados, já li ódios nas palavras , já vi erros camuflados,
Já ouvi falar de “Pertença ao Povo”, mas esse “Povo” ao qual eu pertenço, e com muito orgulho, entrei neste Caminho, aquando dum movimento que se criou em redor de um Homem que por Amor, errou e foi castigado.Castigo que lhe foi imposto, por desobediência, por desconhecimento, por ignorância dos que deveriam saber aconselhar.
Pertenço sim a esse Povo que desde a primeira hora, esteve presente nos momentos e nas formas mais diversas. Éramos muitos na partilha, seríamos poucos a escrever, porque só depois apareceu este Blogue para nos juntar.
Áqueles a quem a memória já está mais debilitada, procurem no arquivo do Blogue.
Aí encontrareis, nomes, pseudónimos, Anónimos…
Há mesmo aqueles que por ética e transparência sempre ofereceram o seu nome verdadeiro, como presente Leal à ESMERALDA ou ANA FILIPA, agora Nossa Princesa e Menina, num compromisso fiel e ilimitado, que continuará…
Nesse grupo estarei, até que me deixarem!

É que na vida aprendi algumas coisas e há algo que não será nunca permitido
“AMAR SEM AMOR”

E na vida temos que aprender a fazer e a ter momentos para TUDO!....

Maria de Lourdes disse...

CONTINUAREI…

Continuarei a acreditar
Mesmo que alguns percam a esperança

Continuarei a Amar,
Ainda que outros destilem ódio que mais
Não é do que a sua insegurança

Continuarei a falar de Paz,
Ainda que por vezes o diálogo e as
Intensões se assemelhem a pequenas guerras

Continuarei a querer ser luz
E a iluminar, tal como sei, mesmo que a
Escuridão ainda seja apelo á luz intensa e mais directa

Continuarei teimosamente a querer semear,
Ainda que alguns pisem a colheita

E continuarei, na minha forma de me fazer ouvir
A gritar se for preciso
Ainda que hajam outros que se calem

E tentarei desenhar sorrisos,
Nos rostos mesmo desconhecidos
Com as minhas lágrimas de dor ou de alegria

Tentarei transmitir alívio
Quando sentir que alguns sofrem a dor que dói
Mas Oferecerei motivos de alegria e esperança se houver tristezas

Convidarei a caminhar comigo,
Aqueles que decidirem parar pelo caminho e com mais
Ou menos força, levantarei os braços aos que se sentirem cansados

PORQUE DIANTE DE ALGUMAS DESOLAÇÕES, QUE
AINDA NÃO NOS DERAM A ALEGRIA TOTAL, HAVERÁ
SEMPRE AQUI CONNOSCO UMA CRIANÇA, QUE NOS OLHARÁ
ESPERANÇADA, QUERENDO ALGO DE NÓS E AINDA QUE NO
MEIO DE UMA PEQUENA OU GRANDE TORMENTA E ADAPATÇÃO,
POR ALGUM LADO SAIRÁ O S O L E NA IMENSIDÃO DO QUE PARECERÁ DESERTO, CRESCERÁ UMA PLANTA…

Sempre haverá um pássaro que cante
Sempre haverá UMA CRIANÇA que nos sorria
Sempre haverá uma borboleta que nos brinde com a sua beleza


Mas…Minha Princesa Querida:
Se algum dia vires ou souberes que já não caminho,
Não sorrio, ou me calo, pede aos teus Paizinhos e
Aproxima-te – dá-me um beijo e oferece-me um
Sorriso…
Isso será suficiente, pois seguramente, eu não quero
Acreditar que a Vida ou alguns outros me vão acabrunhar
E me surpreenderão sem eu o merecer…

UM GESTO TEU, minha Princesinha, quem sabe fará
Que eu volte ao meu caminho

Que NUNCA o ESQUEÇAS…
Ou que alguém te lembre….

(Este partilha, estes pedaços, estas palavras que não
São apenas minhas, serão a partir de AGORA TUAS!...

E por amizade e consequência de todos aqueles que comigo
Sempre estiveram!...
Maria de Lourdes

Anónimo disse...

Belas notícias estas!

Parece que o tal casamento da razão com o coração começa a consolidar-se
Para bem de uma inocente criança tão manipulada ultimamente.

Finalmente o bom senso imperou. Poderia ter acontecido muito antes.
Deveria, acrescento eu.
Deveria ter sido observado pela justiça o mais elementar direito que cabia e esta criança : ser ouvida devidamente.

Mas, como diz o Povo : mais vale tarde do que nunca.
Por isso, junto a minha voz a outros comentadores que aqui dão os parabéns à senhora Juíza pelas rectificações que vem fazendo com vista ao verdadeiro interesse de Esmeralda, e, muito particularmente, à drª Ana Vasconcelos pelo excelente trabalho que vem realizando apesar de tão enxovalhada e insultada ter sido.

Como Catarina escreveu atrás, agora, como pessoas de bem que somos, resta termos alguma compaixão para todos quantos nestes últimos meses apenas fomentaram o desamor, o ódio, a vingança e a mentira, sem se preocuparem com o dano que estavam fazendo a esta menina.

Ao menos que lhes sirva de lição!

Uma lição dada pelo coraçãozinho de um ser indefeso a quem queriam a toda a força arrancar tudo de bom que faz parte da sua vida : a sua estrutura emocional, as suas referências, o verdadeiro amor por quem sempre considerou como pais verdadeiros. Aqueles que a receberam nos seus braços quando mais precisou.

É pena ter sido preciso sujeitar esta criança a tanto sofrimento contido, mercê daquela decisão de Dezembro.

É pena o pai Baltazar ter-se deixado levar por caminhos que, em seu benefício, só produziram sofrimento e instabilidade à filha que diz amar.

Quem ama não faz sofrer.
Nem que para isso tenha que abdicar de muita coisa.

Como alguém atrás escreveu,teria sido muito mais benéfico para a pequena Esmeralda continuar a viver com quem sempre viveu, passando férias e fins-de-semana com o pai Baltazar, até chegar a uma idade em que quisesse optar.

Ter-se-ia evitado tanto sofrimento a esta criança!

Mas agora o que é preciso é olhar o presente e sobretudo o futuro, com esperança.

Que o bom senso continue a imperar e, sobretudo, que se respeite uma criança como ser autónomo e completo, com direitos acrescidos de protecção e afecto, já que se trata de um ser em desenvolvimento em que os erros e a insensibilidade dos adultos marcarão para sempre negativamente a sua personalidade e o seu carácter.

Que o Amor verdadeiro e incondicional que a pequenina Esmeralda reencontrou nestes últimos tempos , junto de quem tão bem a criou e da mãe Aidida, possa suplantar tudo quanto de menos bom tenha vivido.

Que o sr. Baltazar tenha sempre em vista a verdadeira felicidade da filha!
E que, finalmente, já tenha percebido qual o caminho correcto para lá chegar!

Bom fim-de-semana para todos , mas em especial para a "nossa menina"!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Boa tarde Maria Petra,
Peço desculpa aos autores do Blogue e a todos os que possam ter-se sentido ofendidos com as palavras que empreguei. Lamento imenso, e só posso dizer que foram mal interpretadas, pois o que eu queria expressar, na verdade, com as minhas palavras, era a comparação com a rádio e a televisão que nos transmitem "música fúnebre" (ou religiosa), para nos manterem em "suspense" quando nos querem dar alguma má notícia.
E como diz o provérbio "gato escaldado de água fria tem medo"!
Ora, eu trabalho num serviço público, e, como disse, ouvia há alguns dias a "voz do Povo" preocupado com a ausência de notícias de Ana Filipa/Esmeralda, a nossa Princesa, e eu própria estava preocupada porque ouvia dizer que a menina não estava bem psicologicamente, porque evidenciava cada vez mais sentir a falta dos pais de afecto.
Como sabe para a maioria dos portugueses, no qual me incluo, a única fonte de informação é o Blogue "Por Esmeralda", e ao fim de cada dia acedo ao mesmo na procura de novos desenvolvimentos. Como sabe, havia cerca de 2 semanas que tinha ocorrido a anterior "Conferência das Partes" sem que tivesse saído alguma resolução da juíza, favorável ao Bem-Estar da menina.
Vimos, ouvimos, e lemos o que aconteceu em Dezembro a uma criança que tudo tinha, para ter um futuro risonho e que foi arrancada da sua cama, da sua casa, dos braços daqueles que ela ama e reconhece como pais, por ordem de uma juíza, para a entregar a um pai e a um mundo desconhecido, que não se sabe o que tem para lhe oferecer no presente e no futuro. Foi dito, pela outra parte, que "a criança consentia em fazer tudo o que a juíza quisesse para o paizinho("do coração") não ser preso". Daí se vê os medos e os traumas por que a menina passou.
Sou crente em Deus, em Nossa Senhora, e no Espirito Santo, e em todos os Santos. Também rezo, também faço e leio poesia, mas já achava de mais a falta de outras palavras esclarecedoras.
Ao fim do dia regozijei-me com as notícias que chegaram! Que, sem serem a verdadeira correcção do mal feito, repõem em parte a tranquilidade da princesa. Louvei a Drª. Juíza e a Profª. Ana Vasconcelos por terem, finalmente, sabido ouvir a vontade da criança.
Sem conhecer nenhum dos envolvidos, sempre vi de que lado estava a razão e o coração, que, para mim, estão do lado da mãe, e dos pais de afecto, a quem sempre apoiei na medida que me foi possível. Estou crente que melhores dias virão e que a Princesa ainda vai ser MUITO FELIZ com toda a família alargada.
Os meus agradecimentos aos autores do Blogue, por nos manterem informados e por nos permitirem todos os esclarecimentos, com vista à união de todas as pessoas que lutam PELO SUPERIOR INTERESSE DA PRINCESA.

Maria da Fé

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
só agora estou a comentar, mas ontem
chorei de alegria,não conheço a
menina mas para mim é como cohesese
tenho uma neta, da idade dela e sei
o que passa na cabecinha desta
querida menina,como devias ter sofrido meu anjo.
MAS SOUBESTE SER TÃO GRANDE
DESTE UMA LIÇÃO DE LUVA BRANCA
AOS ADULTOS.
DOU OS MEUS VOTOS DE CONFIANÇA
HÁ DR. ANA VASCONCELOS PELO SEU
PROFISSIONALISMO,DR. JUÍZA POR
TER OUVIDO A MENINA QUE ABRIO O SEU CORAÇÃO, NÃO SEI O ELA DISSE
MAS NÃO É DIFÍCIL DE ADIVINHAR
AINDA ESPERO DIAS AINDA MAIS
FELIZES PARA O CASAL GOMES
ESMERALDA/ANA FILIPA ESTOU A VER
COMO ELA VAI FICAR COM OS SEUS
OLHOS COM MAIS BRILHO,
DA QUI APELO AO SR.BALTAZAR
SE AMA A SUA FILHA FAÇA TUDO
POR ELA.

MUITAS BRINCADEIRAS MUITOS MIMINHOS MUITO AMOR PARA TI QUERIDA PRINCESA.

Maria.

Natércia disse...

Meus amigos,por motivos pessoais ,tenho estado um pouco restringida de comentar.No entanto esta alegre noticia,levou a que nem que seja pequeno faça um comentário.
Que mais se pode dizer a não ser um obrigado,principalmente a quêm eu conheci aqui,e que de modo espontanêo
sempre se lembra de mim!Faz-me pensar que a vida vale a pena,e que não há longe nem distância!Catarina,obrigado!
Ao Por Esmeralda,dizer que sempre acreditei nas suas palavras,a verdade é transparente,e cheia de sentimentos benéficos,esses que sempre transpareceram nas palavras aqui escritas!Obrigado ao Por Esmeralda!Ao Luis e Adelina,toda a felicidade do mundo,merecem!Para Esmeralda,o que sempre desejei;que seja uma criança feliz.
Que sempre se lembre destas palavras;

"Nas praças haverá crianças e velhos que juntos falarão ás gerações seguintes sobre a palavra que sempre se renova. A palavra esperança. Pouco ou nada vai mudar: as rosas com o seu perfume e as andorinhas que todos os anos virão fazer os seus ninhos nos beirais sempre que chegar a primavera. Também haverá homens que terão coragem de lutar contra as desigualdades ou contra ditadores que insistirem em se levantar."

Isso foi o que nós fizemos!


Dado que durante um tempo não poderei aqui vir,deixo para os meus amigos esta mensagem;

A todos obrigado por vos têr conhecido!






"O sorriso é o idioma do amor universal, até as crianças compreendem. Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, transmite boa energia. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios. Aqueles que não sorriem verdadeiramente, não vivem verdadeiramente."

Anónimo disse...

Boa Noite

Venho desejar um óptimo fim de semana à Princesa, junto da Mãe, com quem pensso já se encontre, pois fiquei um pouco apreensiva ao penssar que, antes de começarem as férias a Mãe Aidida ía buscar a Princesa diretamente à escola e tudo corria bem, mas agora com as férias a Mãe vai ter de a ir buscar a casa do Pai e será que tudo correu bem? desejo muito que sim.

Bom fim de semana Princesa passadom junto de todos que te amam muito

Anónimo disse...

Se realmente as vossas informações são verdadeiras e já que este caso (felizmente) anda desaparecido dos media, resta-nos esperar que Esmeralda esteja mesmo bem e feliz.
Ninguém quer que esta criança sofra mais com as consequências dos actos dos adultos, isto é certo, mas resta-nos a dúvida. É algo que o tempo apaga se deixarem esta criança em paz e sossego na sua nova vida.
A única questão qe se coloca é a fragilidade das leis em proteger as nossas crianças. A juíza (juntamente com a pedopsiquiatra) voltou a integrar Esmeralda no seio da familia que a acolheu, é certo. Mas, não esqueçamos que provavelmente, num outro país, os Gomes não teriam essa 2ª oportunidade. O crime pelo qual foram julgados e condenados não lhes daria a hípótese de voltar a conviver com a "vitima". Sintam-se gratos pela benção que acabaram de receber. Desejo do fundo do coração que Esmeralda (deveriam tratar a menina pelo nome que a mãe lhe deu, não Princesa ou Ana Filipa) seja muito feliz!

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (14:08)

O Por Esmeralda congratula-se com a sua visão muito racional dos resultados práticos instituídos pelo tribunal, ao que confirmamos - Sentimo-nos gratos pela benção que acabámos de receber.

E como quem vai beneficiar de tais medidas é a Princesa, além de gratidão, o nosso coração está também muito alegre.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

A minha vida é feita de todas as vidas, obrigada Natércia e Mª. da Conceição, por escreverem o meu nome que sinto escrito com amor.È o amor que nos move em torno de uma causa maior, a felicidade de uma criança, e como vivemos num país livre, eu apetece-me chamar-lhe o nome que de certo apenas lhe traz boas recordações ANA FILIPA.
Catarina

Anónimo disse...

Quando leio os esclarecimentos prestados Por esmeralda, olho em meu redor e tenho a certeza que ainda vamos fazer melhor, por esta nossa menina a quem alguém em Dezembro,traçou o destino de uma forma tão cruel.
Por vezes penso que o mundo está louco e não quer pensar, mas não vou ceder, vou acreditar. Porque acreditar é também uma forma de lembrar Zeca Afonso na canção: mudem de rumo, mudem de rumo já lá vem novo carreiro.......
E se a vida é escassa para sentimentos negativos é suficientemente grande para semearmos palavras de amor.
Ana Filipa nos uniu Ana Filipa nos unirá e tal como disse e bem a Catarina juntemos as nossas vozes, porque de facto um raio de sol começa a entrar nalguma frecha existente no coração de certos adultos.
Dália

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14.08
Como é possivel,depois de algumas coisas boas para a menina,para o bem e seu interesse,ainda haja gente,tão mázinha e venenosa...que não consegue disfarçar a raiva da forma talvez como foram desprezados e abandonados,sem direito a dizerem o que quer que seja,porque foram calados e enganados!!
Vêm para aqui fazer uma triste figura...
Mas sabe,anónimo?!acha mesmo que noutro paîs,o casal ficaria de fora??!Pois se calhar talvez não...o casal não cometeu nenhum crime!além de estar a pagar bem caro,e fora o que já pagou em euros!Se calhar deveria se imformar bem,se noutro paîs,um casal que deu tudo no momento em que uma criança mais precisava,a mãe não tinha posses,e o pai andava envolvido na duvida se seria o pai ou não...
Eu aqui bem longe me atrevo a dizer que o superior interesse da criança,não permitia o que fizerem em Dezembro com a criança!e mais,não era arrancada á força do casal que a criou!!Mas sim começar a ter visitas com o pai,como o que está fazendo agora com a mãe!
E porque a menina está tão bem com a mãe e o casal,não conseguem sequer aceitar a realidade das verdades,até o nome lhes faz confusão...sabe que mais?!não conheço a menina,mas não tenho duvidas,que ela adore ser chamada por Ana Filipa,e mais não digo...Pois com estas e novas noticias,já se esperava alguma gentalha por ai a pegar fogo...mas pouco interessa ou quase nada,porque importante mesmo,é as pessoas que querem bem a menina,a felicidade dela,e caro anónimo(a)faça um pequeno exercicio...juntamos-nos os dois e podemos começar a imaginar a alegria e felicidade da pequena,Princesa/Esmeralda/Ana Filipa a pensar que pode disfrutar de umas pequenas ferias,espectaculares com aqueles paizinhos que tanto ela ama!
Vá lá...faça um esforço e admita que nesta hora a menina está radiante!
Por Esmeralda!
Por Ana Filipa!
Pela princesa!

Anónimo disse...

Peço desculpa há direcçaão
mas não poso ficar indiferente
com as palavras do anónimo das 14:08
desculpe sr. anónimo as suas palavras parece de uma pessoa
que não gosta da felicidade duma
criança indefesa, porque a felicidade da menina passa pelo convívio do casal, as crianças
nunca esquecem o seu passado
sei o que digo pela espreencia
que tenho, e graças a DEUS que
existe a ciência para o poder
contrariar.

PARA TI QUERIDA PRINCESA
ESPERO QUE TE DIVIRTAS MUITO
CHEIA DE AMOR JUNTO DAS PESSOAS
QUE AMAS.

Maria.

Anónimo disse...

Ainda há por ai,pessoas que não estão certas do que se passa na realidade...
Ainda têm algumas duvidas do que aqui se escreve...
Ainda teimam em mandar cobras e lagartos carregadinhos de veneno e pólvora...
Tal não foi o ilusionismo a que foram iludidas de uam ilusão falsa...coberta de mentiras...
Omais importante,é sabermos que a Esmeralda está com o casal e a mãe,que vai passar um tempinho de férias muito boas,como só ela sabe e que poderá dormir uma vez no mês no seu quartinho...
Quando o pouco se torna tanto...!

Anónimo disse...

Passei aqui de fugida e não resistia a lembrar a canção do Sérgio Godinho:
"Hoje soube-me a pouco, hoje soube-me a pouco, portanto hoje soube-me a tanto!
(a propósito do tempo que vai passar com os pais Luis e Lina)
Um abraço a todos,
Catarina

(maria) disse...

Este é pois um espaço de Partilha
Aprendi que por respeito e nesta
comunhão nem tudo pode ser dito
alto, mas com o meu coração a
transbordar de alegria e ainda que
por amor mo tenham espremida e dos
meus olhos esse sumo role pela
minha face, acreditem que comigo
estarão todos os que pela intuição
consigam sentir e interiorizar a
minha emoção!
E porque a minha Fé é feita de
Amor e Gratidão, atrevo-me a dizer
baixinho e grata pela benção que
recebi

BOA NOITE MARIA

Boa noite, boa noite Maria,
Boa Noite, minha Mãe

O Dia foi lindo p'ra vós
A noite p'ra mim
Harmonia
Vivemos momentos de Luz
Juntos e com Jesus,
Na Alegria

Boa noite, boa noite para
todos
Boa noite, nossa Mãe

As horas que fiz de oração
Com muita emoção
Foram hoje festa,
Agora no fim deste dia
Rezo ao teu Jesus
Maria

Boa noite, boa noite
Diana e Princesa
Boa noite, Mãe do Céu


A benção p'ra todos os teus
Para todos nós
Amigos Teus
A paz para os que amaram
E tanto sofreram
Contigo e com Deus.

Boa noite, boa noite Maria
Nossa Amiga, nossa Mãe

Boa noite, boa noite Maria
Fica connosco, és nosso Guia

Amigos, que apenas pela distância estamos separados encontrareis aqui a nossa oração que nesta Noite é a minha Gratidão
e a minha alegria...
Sabeis quem sou e comigo estais
aqueles que quizerem
(maria)

Anónimo disse...

Dou os parabéns à princesinha por ter conseguido libertar-se de determinadas influências, abrindo o seu coraçãozinho no tribunal, permitindo, deste modo, um futuro mais sorridente para si. Graças à sua determinação poderá passar também mais tempo com os seus papás de criação, o que acho muito bom. Um beijinho para a princesinha, e continua a ensinar aos adultos com quem te obrigaram a viver, que a vida nem sempre corre como eles pretendem, e que não se apaga um passado da memória em três tempos.

Cristina

Anónimo disse...

Sou o anónimo de 27 de Junho de 2009 14:08. Em 1º lugar obrigado pela publicação e resposta ao meu comentário. Fico feliz pela direcção deste blogue ter entendido o meu comentário. Não se trata de nenhuma fustração ou provocação como alguns comentadores afirmaram. É a minha opinião baseada naquilo que ouço e vejo. Tenho direito á minha opinião seja ou não semelhante á vossa. Não nutro qualquer sentimento de vingança em relação aos Gomes. Não conheço qualquer dos intervenientes. Não me sinto abandonado ou desprezado por quem quer que seja. Continuo a afirmar que é uma benção para os Gomes esta 2ª oportunidade. Aceitem-na como tal. Continuo a pensar em Esmeralda como a "menina" criada pelos Gomes, mas impedida de ver e conhecer os pais. Felizmente, Baltazar é capaz de deixar de lado, em nome do bem estar da filha, qualquer sentimento "menos bom" em relação aos Gomes. Acusem-no do que quiserem, mas pelo menos não impede que Esmeralda volte ao seio da sua 1ª familia. É esta a minha visão do caso. Quem tinha o direito de julgar e decidir já o fez, acredito que o tenha feito a pensar na felicidade de Esmeralda. A questão do nome é importante para não baralhar mais a pequena, para que ela sinta que a aceitam com o nome que lhe foi dado à nascença, pela mãe. Se numa casa ela é Esmeralda, noutra Ana Filipa e noutra Princesa, vai sempre dividir-se em 3 personagens diferentes. Se Esmeralda é o seu nome, todos deveriam chamá-la assim, a menina entenderia que finalmente até no nome estavam de acordo, não vos parece?
Agradeço aos comentadores que não partilhem da minha opinião, pelo menos que a respeitem.

Anónimo disse...

Finalmente as tão desejadas férias, vou tentar passar por aqui de vez em quando para continuar a dar força ao Luis e à Lina, até lá "delego" na direcção deste blogue a difícil tarefa de responder sempre com uma dignidade que a todos os amigos de Ana Filipa, nos orgulha!
Beijunho Natércia
Catarina

Maria do Mar disse...

Boa noite Amigos, que partem para férias ou que ficam pelos seus ninhos e mais fàcilmente chegam até aqui.
Aqui ficaremos e será este o meu
caso.
Talvez que estes sejam dias em que como a nossa Princesa, vão ser de viver uma vida menos regrada, com menos horários para cumprir. Façamos deste tempo um olhar para tráz, não para lembrar as coisas menos boas, mas para sermos capazes de com a Paz e a serenidade que queremos e tentamos SER CAPAZES, relembrar os momentos de alegria que deram à nossa Princesa do SORRISO DOCE a capacidade de crescer em Amor. E por falar em Sorriso Doce, estou a lembrar aquele anónimo das 14.08, então não é tão bom nós encontrarmos nomes ternos e carinhosos para acarinhar os nossos
filhos e os nossos netos?Hoje até me apetece chamar à nossa menina
"SWEET SMILE". As crianças agora até aprendem Inglês tão cedo, será assim tão ofensivo ou confuso chamar-lhe DOCE SORRISO?
Talvez que ao longo destes tempos em que muitos vão ter o seu descanso merecido, aqueles que aqui ficam, possam ir rebuscar pequenas reflexões que fizeram e farão a história deste "Sorriso Doce" que não se importará de ser chamada por qualquer dos nomes que lhe deram, desde que se sinta amada e acarinhada.
Não será menos bonito lermos tantas
coisas, que por melhor que fossem as nossas intenções, se calhar só nos irritámos uns aos outros e essa
teimosia só nos limitou a OLHAR para a DOCE PRINCESA sem olharmos
para ELA MESMA como SER MARAVILHOSO
que atravessou um caminho que de certo não merecia, e a sua FORÇA, OS SEUS VALORES, O SEU SILÊNCIO FORA DE TODAS AS NOSSAS TEIMOSAS "CERTEZAS" SÓ NOS ENVERGONHAM A NÓS COMO ADULTOS?
AS crianças são tão diferentes a ver a Vida e pedem tão pouco para ser FELIZES...
PENSEMOS NISTO! Indiferentes aos nossos apoios ou amizades, pensemos
que não somos juízes e se formos a reler tantas coisas, tantas opiniões, tantas decisões que cada um tomava ou dizia ser preciso tomar, talvez que HOJE nada disso faça sentido, porque se foi e é o AMOR que nos move, então pensemos se nisto TUDO E JÁ LÁ VAO MAIS DE 6
MESES, PENSEMOS SIM, COM O SILÊNCIO QUE CABE DENTRO DE CADA UM DE NÓS SE COM VERDADE SABEREMOS NÓS AMAR...???
Já e muito tarde, mas vou tentar noutro tempo dar seguimento a esta INTERROGAÇÂO...
SABEREMOS NÓS MESMOS AMAR?

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo de 27/06 das 14:08 no que respeita ao nome. Independentemente do que quer que tenham decidido chamar-lhe, o nome da menina é Esmeralda. Deviam respeitar o nome com que foi registada. Ana Filipa é o nome duma criança que só existiu no mundo dos Gomes, a sua "filha". Na realidade, Esmeralda é filha de Baltazar e Aidida que por circunstâncias por demais debatidas e que não vale a pena relembrar, foi criada pelo casal Gomes, até aos 6 anos. Se partirmos deste pressuposto, Esmeralda tem hipóteses de voltar a ser feliz no meio de tanta confusão. Um nome, significa uma identidade, uma história, uma pessoa. Não faz de nós melhores ou piores, mas torna-nos reais. Esmeralda foi o nome que Aidida escolheu, foi com esse nome que registou a menina, é esse o nome dela. Mante-la "Ana Filipa" é tentar mante-la no passado, na irrealidade, numa vida que existiu um pouco à força. Deixemo-la ser Esmeralda, ser criança, ser livre, ser capaz de "abraçar" a sua nova vida sem "amarras" ao passado. Não entenderá Esmeralda a aceitação do seu verdadeiro nome como sinónimo de entendimento entre os adultos, como diz o anónimo anteriormente?
Já agora, deixo uma ideia em aberto, não "agridam" os comentadores que não partilham do vosso empenho pelo casal ou Aidida, isso não significa que não queiram o bem estar e felicidade de Esmeralda. Temos de ser tolerantes e respeitar as opiniões dos outroe mesmo que não nos agradem. Este blogue sempre se esforçou por manter um tom de harmonia e coerência, alguns dos comentadores fazem um papel "inquisidor" tentando afastar quem opina diferente. Será isso o interesse de Esmeralda? Ou será manter o equilibrio entre todos? Não nos estará a dar uma lição de vida esta pequena de 7 anos?
Paula

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (27 de Junho de 2009 14:08)

É com grande satisfação que publicamos novamente um comentário seu.

Este é um momento de grande tranquilidade e sobretudo de estabilidade para a Princesa. Os adultos da sua família alargada, encontraram o equilíbrio necessário e criou-se um entendimento que só pode trazer bons augúrios para um futuro mais risonho.

Com efeito, o pai viu confirmada a guarda total da filha. Só pode estar muito feliz.

A mãe, com regularidade pode conviver com a filha e solidificar os laços que são cada vez mais fortes. A mãe sente-se muito feliz por lhe ter sido concedida uma nova oportunidade.

Os pais afectivos viram confirmada a sua relação familiar com a Princesa durante sete anos e por isso, foram incluídos no regime de visitas. O seu carinho pela menina é fundamental para o seu desenvolvimento harmonioso.

Posto isto, valerá a pena manter alguma discordância neste espaço?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

POR A AMOR A ESMERALDA
E É COM MUITO AMOR
QUE ANA FILIPA
OU PRINCESA RECEBE
MUITOS MIMINHOS
MUITAS BRINCADEIRAS
E O PRINCIPAL
O SEU BEM ESTAR
E MUITA EDUCAÇÃO
QUE É O BOM RELACINAMENTO
ENTRE A SUA FAMILIA ALARGADA

Maria.

Ana Rita disse...

Perdoem a minha intromissão,mas dado que tudo está bem e o futuro da menina foi já decidido tendo em conta os seus interesses,penso eu que não se justifica a existência de mais blogues ,fóruns ou seja o que fôr,que exponha ou relate aquilo que eu considero neste momento tratar-se de intimiddade da criança,e dos interveniêntes que convivem com ela.

Acho que se de tempos a tempos se relatar como vai indo é o suficiente,só para se saber que tudo está bem!
Obrigado.

Anónimo disse...

Se Baltazar aceitou de bom grado (espero que sim) a reaproximação da menina com aqueles que conhaceu como únicos pais até aos sete anos isso só irá reverter a favor dele, pois quando se ama nada é mais gratificante do que ver a felicidade da pessoa amada.
Gostaria de dizer ao anónimo a quem tanta perturbação causa o nome de Ana Filipa, se se questionou sobre o que a menina sentiu quando retirada de uma forma violenta aos pais passou a ser chamada de Esmeralda, aliás nunca li nenhum comentário da catarina que não respeitasse quem utiliza o nome de Esmeralda já sobre o contrário tenho dúvidas sobre a capacidade de algumas pessoas mais ou menos disfarçadamente apoiantes de Baltazar, respeitarem aopinião dos outros.
Luisa

Anónimo disse...

Boa tarde

Congratule-mo-nos com os últimos desenvolvimentos acerca da vida da pequena Esmeralda.
O bom senso e a observação do verdadeiro interesse desta criança vai dando lugar à frieza dos calhamaços de Direito... que, necessariamente nem sempre significam Justiça justa.

Pena não se ter enveredado por este caminho desde sempre.
E terem-se desprezado os vários relatórios expressos por técnicos credenciados e competentes que inequivocamente sempre apontaram para o respeito pelo verdadeiro bem-estar desta criança.

Aquele dia 19 de Dezembro nunca deveria ter sido palco de uma tão dramática e drástica ruptura feita a uma inocente criança indefesa.

Tenhamos fé agora no que possa remediar tal trauma.
E nas pessoas que finalmente souberam escutar o coração desta menina.

Quanto a uma 2ª oportunidade tida pelos Gomes, lamento discordar.
A oportunidade deste casal sempre esteve ou deveria estar em 1º lugar, não em 2º.
Foram eles os primeiros a dar a esta criança o que a mãe não tinha para lhe dar enquanto o pai natural tentava displicentemente ignorar.

Acho que, quem teve a 2ª chance, foi o sr. Baltazar , tratando logo de a agarrar, sem pensar no que seria melhor para a filha.
Mas, enfim...águas passadas não movem moinhos.

A verdadeira interessada teve finalmente direito a ser ouvida e, apesar de tanta campanha difamatória e mentiras a respeito do seu sentir e do seu querer, ela conseguiu repôr a verdade .
Valente menina!

E agora, a oportunidade principal é dela.
Oportunidade a voltar à convivência com a sua 1ª família!
Que é a de quem a criou , a educou, a amou, a tornou na menina maravilhosa que todos reconhecem.

E seja Esmeralda, Ana Filipa ou Princesa, o que interessa é a sua felicidade verdadeira.
Sem mais rupturas.
Sem tentativas de manipulação.
Com a observação atenta do seu querer, do seu sentir.
E podem chamar-lhe os nomes que quiserem que decerto ela não se vai dividir em personagens diferentes.
Já o provou!
Para quê continuarem a "bater no ceguinho?"...

Aldo

Anónimo disse...

O anónimo que está"procupadissimo"não se preocupou,quando a menina foi arrancada da familia,que tratou dela durante sete anos?
não se preocupou quando foi incutido á menina que tinha que ser Esmeralda á força,ao ponto de dizer o que disse na escola,assim do nada...?
ficar privada e longe,daqueles que ela amava,e era amdada na altura?
não acha que na altura deveriam proceder de outra forma?e não terem tirado tudo de bom que ela tinha de repente?
Então agora que a menina está a ficar mais tranquila,e se está a ir aos encontros dos desejos e interesses dela,vêm um tema do "nome"...
Deixe lá isso...o mais importante é que a Ana Esmeralda Filipa,não vê o dia e a hora de ir passar umas ricas férias,com direito a tudo,e de certeza que a princesa não está baralhada com os nomes,mas sim com certos adultos que le fizeram mal...e não se entederem...
Tudo,está a caminhar num bom caminho para o bem estar da menina,vamos fazer "nós adultos" o favor,de não baralhar,nem estragar!!

Anónimo disse...

OH D. Ana Rita! Então incomoda-a assim tanto a existência do Blogue Por Esmeralda?
Nunca vi aqui o seu nome em qualquer comentário indignando-se contra o sofrimento de uma criança, que foi arrancada à força, e aos gritos, dos braços daqueles que conhecia como pais, por um Tribunal, que a entregou a pessoas por quem ela não nutria qualquer afecto. Que a tirou do seu quarto para dormir em casas desconhecidas, meses seguidos. Tanto sofrimento que esta criança tem passado sozinha na mais completa solidão! Sendo obrigada a "criar sozinha defesas" ao ponto de ocultar o seu sofrimento, e fingir que tudo estava bem. "Com medo da juíza, para o paizinho não ir preso".
Até o "Blogue do candidato a padrinho" veio dizer que criança estava alterada e se refugiava na mentira". Até foi dito no mesmo Blogue que a criança "estava ingovernável" desde que voltou ao convívio dos pais afectivos.
Felizmente a grande profissional, Profª. Ana Vasconcelos esteve sempre por perto, e viu onde estava a verdade, e viu os sinais preocupantes, que soube transmitir á srª Juíza.
Felizmente que a Srª. Juíza soube ouvir a criança!
A ser verdade, felizmente que o Sr. Baltazar já compreendeu o que é melhor para a filha, que será poder conviver livremente com a mãe e a família que ela conhece como pais desde os 3 meses.
Enfim, parece que estão reunidas as condições para todos os adultos se entenderem e conviverem no SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA!
Mas, para a maioria dos portugueses, que só quer o BEM- ESTAR da Ana Esmeralda Filipa, o SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA só seria garantido se o poder paternal ficasse entregue aos pais de afecto, e a mãe e o pai tivessem direito a visitas e férias. Só assim se corrigiria o grave erro cometido pelo Tribunal, em 19 de Dezembro de 2008, e se poderia apagar da história da (In)Justiça portuguesa o acto desumano de tratar uma criança como se fosse um objecto, propriedade do pai biológico.

Maria Teresa

Anónimo disse...

Dos comentários que li hoje, alguém escreveu :
"Esmeralda foi o nome que Aidida escolheu, foi com esse nome que registou a menina, é esse o nome dela."

Errado!
Não foi Aidida que escolheu este nome. Foi Baltazar. O que é uma das provas de que ele sabia da existência desta filha desde o princípio mas...( o procedimento sabemos qual foi )
É o nome da mãe dele, por isso o indicou.

E ainda :
"Mante-la "Ana Filipa" é tentar mante-la no passado, na irrealidade, numa vida que existiu um pouco à força. Deixemo-la ser Esmeralda, ser criança, ser livre, ser capaz de "abraçar" a sua nova vida sem "amarras" ao passado"

Mas não é a própria criança que pede hoje para voltar a essas "amarras" ?
E será que alguém, mesmo criança, deseja voltar a uma vida "irreal"?
A sua vida até quase aos 7 anos nada teve de irreal, antes pelo contrário.Foi uma realidade maravilhosa para ela.
A sua verdadeira realidade!

Irreal foi a propaganda que fizeram ao difundirem a ideia de que esta criança, após ter sido arrancada a essa vida , tinha passado a viver num paraíso, e rejeitava quem a tinha criado com tanto amor.

Há pessoas que teimam em confundir os direitos e o interesse desta criança com os de seu pai Baltazar.
Os direitos e os interesses deste,( segundo a lei dos homens...por vezes muito duvidosa) foram satisfeitos naquele dia de Dezembro.
Mas os da menina foram completamente escamoteados.

E escreveram mais ainda:
"Já agora, deixo uma ideia em aberto, não "agridam" os comentadores que não partilham do vosso empenho pelo casal ou Aidida, isso não significa que não queiram o bem estar e felicidade de Esmeralda."

Erradíssimo!

Primeiro, porque ninguém aqui "agride " quem tem opinião diferente.
Depois, a defesa que aqui sempre se fez não é a de Aidida e do casal.
É a defesa do bem-estar e felicidade de Esmeralda.
Porque, ninguém consciente, sensato e minimamente conhecedor do desenvolvimento harmonioso de um ser humano pode acreditar que o melhor para uma criança é a ruptura total com tudo quanto de bom e importante faz parte da sua estrutura emocional e mental.
E esta é formada logo nos primeiros anos, mesmo meses, de vida.
Por isso se defende que o melhor para a pequena Esmeralda era continuar a viver com quem viveu, invertendo-se o programa de visitas que hoje está em vigor.Visitas a seu pai Baltazar,e à mãe Aidida, até um dia ela optar, se quisesse.
Mas nada de rupturas drásticas que só a fizeram sofrer.

E quanto ao nome...como agora já não podem manipular a tal hipotética rejeição que a menina tinha pelo casal, porque ela corajosamente e contra a vontade dos iluminados, desmascarou toda essa campanha, agora centram-se no nome.

Por acaso já pensaram que até é capaz dela gostar mais do nome anterior?
Tanta gente que é chamada por vários nomes.Eu conheço.Crianças também. Sem problemas.
Que será decerto o caso desta menina.

Continuam a querer falar em nome dela.
Não demonstrou ela já muito corajosamente os seus desejos? Os seus sentimentos?
Ora...se não gostasse que a chamassem pelo nome que sempre conheceu, de certeza que, com a mesma coragem, ela o diria e as pessoas o respeitariam.

Quanto a Princesa...não é esse o nome que todos os pais "babosos " poêm a suas filhas ?
Eu farto-me de ouvir isso . A pessoas conhecidas, em reportagens, etc.
E qual será o significado?
Basta ver o semblante desses pais para compreendermos.

Eu se tivesse uma filha muito amada de que me orgulhasse muito, tratá-la-ia também por Princesa.
Princesa não de um castelo, mas do meu coração!
É o caso desta Princesa. Do coração dos que a amam muito e não se fartam de o demonstrar.
E tudo o que seja demonstrar o Amor por uma criança nunca é de mais!

Anónimo disse...

Bom dia.
este blogue para mim tem uma educação
tremenda, ainda bem que este existe
ESMERALDA ANA FILIPA MENINA,que o pais nunca pode esquecer,para mim
a PRINCESA já apaixonou todas as pessoas que sabem amar por ter sofrido tanto,se não fosse este
espaço nós não tinha-mos noticias
dou os meus agradecimentos ao blogue
nunca desistem de nos dar noticias
tudo AMOR A ESTA DOCE MENINA.

Maria.

Celinda disse...

BOM DIA PARA TODOS OS QUE ME LEREM, OU QUE QUIZEREM DAR UM POUCO DO SEU CORAÇÃO À NOSSA PRINCESA QUE TANTO TEM SABIDO AMAR . POR VEZES NÒS COM AS NOSSAS TEIMOSIAS QUEREMOS MESMO FAZER DA VIDA DELA O MUNDO À NOSSA MANEIRA.
BEM HAJA A QUEM ESCREVEU ESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO. OBRIGADA POR TÃO
CLARAS E SIMPLES PALAVRAS, SEM AGRESSÕES, NEM SENTIDOS DETURPADOS.
Há coisas que mesmo que não queiramos continuar a "bater nelas"
não podemos IGNORAR.
Não gosto de acrescentar nada àquilo que os que aqui comentam e fazem quase sempre tão bem. No caso deste comentário do dia 30 creio que ás 22H23, só queria lembrar e associar algumas reflexões que se nos debruçarmos sobre os acontecimentos, percebemos melhor o que tem surgido
como que "em cadeia"
Parece que SIM, que foi AIDIDA que registou a menina com o nome de ESMERALDA...
PORQUÊ? ...
A mando do Sr. Baltasar que bem cedo começou a mandar mesmo naquilo
que duvidava que fosse "pertença sua"
E AIDIDA, que sempre pensou chamar á sua menina ISABEL depressa se deixou manipular e por obediência
registou-a no papel com o nome imposto pelo rapaz que não tendo nada para mandar, começou bem cedo a mostrar os seus dotes de MAXISMO.
O que ficou escrito nos registos de um Notário NADA TEVE OU TEM A VER COM TODO O PROCESSO QUE SE DESENROLOU.
Não está em causa, se o nome é bonito ou feio, o que alguém desde que se agarrou neste pequeno pormenor quer fazer vincar é que alguém que não é desejado pelo tal sr. da sementinha que tantas vezes já foi dito, nunca desejou esse ser
que foi fecundado, nem sequer se importou com ela nos seus primeiros nove meses de gestação, nem durante os seus três meses de VIDA, até mesmo quando a obediente AIDIDA
lhe chamou ESMERALDA.
Não vou, nem quero voltar á carga e termos de ir desenterrar todos os seus procedimentos, apenas quero fazer a ligação, com o SENTIDO DE POSSE que esse pobre homem tem vindo a demonstrar.
AÍ, quando foi alertado e mandado pela polícia ou tribunal, pois claro que era e FOI OBRIGADO a fazer os testes essa coisa que se chama ADN...
E só depois e bem vistas e ouvidos os cálculos, não foi por amor que se armou em mártir a "pai" injustiçado...
Alguém já pensou, se a menina lhe tivésse sido entregue quem era o tal de Baltasar com cerca de 22 anos?
Continua... (Celinda)

Celinda disse...

Continuação... (Celinda)


Alguém já pensou, se a menina lhe tivésse sido entregue quem era o tal de Baltasar com cerca de 22 anos?
O que fazia? Quem tomaria conta da pequenina?
Era ele? A ILDA não existia na vida dele. Cá na terra toda a gente sabe que sendo uma família
respeitosa, não era uma família com muitos meios para salvaguardar
os interesses e tudo o que um bébé ainda sem 2 anos precisa.E as vidas
confusas, o trabalho precário, o não trabalho, as noitadas, as drogas conhecidas que entraram na sua vida, SERÁ QUE NÂO CONTAVAM PARA A ANÀLISE DA ZELOSA OU ZELOSAS TÉCNICAS DA SEGURANÇA SOCIAL?
Não sejamos ingénuos, qualquer psicólogo que queira ser honesto e junte os LIVROS À VIDA sabe que ele teria vários e muitos impedimentos para poder "ter a nha
Filha" consigo e dar-lhe o que durante sete anos a pequenina teve e conheceu.
Não se AMA só porque um papel trás lá escrito que essa coisa de ADN é compatível não sei quantos por cento!
Não se ama só porque se vai triunfante ao registo perfilhar alguém que dizem ser nosso filho!
Não se ama quando esse amor não é alimentado e não se planeia mesmo que seja a pouco e pouco a vinda de um ser que comecou a ser VIDA
atrás de uns arbustos, e quando após um acto de desejo, uns momentos de diversão irrefletidos e banalizados, deram lugar a um SER VIVO de quem todos nós falamos nos SEUS DIREITOS ( QUE OS TEVE SIM),mas não foram oferta desse pai.PAI E MÃE são os que têm a partir da concepção da vida DEVERES
para com essa VIDA.
E esses "mais ou menos", melhor ou pior só á AIDIDA ficaram destinados.
Ambos foram responsáveis, mas aquele pobre rapazito ficou à espera, com apoios e bons amigos que o alertaram que da "sua luta" poderiam vir troféus, e quando a vida nos "é madrasta" muitos são os que jogam na "sorte" e a alguns essa sorte cheia de mentiras e caminhos tortuosos, um dia... e por esses caminhos verdadeiramente tortuosos SAI O JACKPOT.
E assim FOI, E assim ainda É: porque a vida desta criança por causa desse JACKPOT só não se tem mostrado num "calvário", porque tem alicerces e bençãos que a têm segurado.
Qual de nós adultos reagiria de forma tão NOBRE a tantos precalços, tantas mudanças, tantas coisas que nós desconhecemos, mas que ela carregou consigo até ao dia
em que a deixaram falar...E quantos silêncios permanecem como que adormecidos?...
Nós! Adultos, Pais, Avós, Cientistas nas Psicologias, sabemos ainda muito pouco da alma e do sentir destes seres pequeninos em crescimento e em transformação.
Não quero falar aqui dos SEUS VERDADEIROS PAIS, porque se a menina tem demonstrado sentimentos tão NOBRES como todos o DIZEM, é de NOBREZA QUE SE DEVE FALAR, e essa,ela adquirui-a com dois seres que por serem generosos, por a desejarem desde que souberam da sua existência, e porque já tanto foram castigados em actos e palavras tão cruéis e difamatórias, continuam a fazer o que uns verdadeiros PAIS QUE AMAM SABEM E PODEM FAZER....
AMAR E ACEITAR COM A NOBREZA DE CARÁCTER E A ESPERANÇA DE QUEM
TEM FÉ E SABE ESPERAR,e continuam fiéis a esse AMOR que a mim me comove e faz sentir pequenina e reduzida á simples condição de um simples ser humano que não seria capaz de TANTO ACREDITAR!
Não quero estragar o meu sentimento e a minha emoção e apenas gostaria que pelo coração do
sr.Baltasar passásse um pouco de gratidão, longe do querer ganhar esta criança que sem pedir NADA foi recebida e AMADA e assim cresceu nuM mundo real, que fez dela um TERNO SER, que continua a crescer e merece crescer com quem
permitiu que ELA CRESCESSE E CHEGÁSSE ATÉ AQUI!
Sabe-se que a nossa vida é feita por etapas.
A concepção foi-lhe desconhecida...
Mas para todos nós a nossa PRIMEIRA
ESTAÇÃO, CHAMA-SE NASCIMENTO e VIDA
QUE CONTINUA MOMENTO A MOMENTO EM CRESCIMENTO...
Não deixemos que a PRINCESA, ESMERALDA, ANA FILIPA E TODOS OS MUITOS NOMES QUE ELA TANTO GOSTA DE OUVIR...páre no tempo!...
Essa responsabilidade é também nossa....

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas

Como já foi informado, o Tribunal estipulou que a guarda da Princesa continua com o pai e à mãe e aos pais afectivos foi-lhes concedido um plano de visitas.

Foi neste sistema, que a Sra Juíza e os técnicos encontraram o conjunto de condições ideal para que se satisfaçam, por enquanto, os superiores interessas de Esmeralda.

Além disso, todas as partes concordaram igualmente ser esta a melhor via para tais objectivos.

Por outro lado, a questão que por aqui se tem levantado, sobre o nome por que a menina deve ou não deve ser tratada, trata-se de um "apenas tema para discusão".

Com efeito, já na antepenúltima Conferência, esse assunto foi discutido exaustivamente e nada mais há a tratar sobre esse assunto.

Daí, aqui no Por Esmeralda serem aceites comentários que se refiram a Esmeralda, a Ana Filipa ou Princesa.

Caros Amigos e Amigas, não há portanto assuntos para se "discordar", pois que todos os adultos da família alargada, chegaram a um entendimento muito positivo.

Boas férias Princesa

Tite disse...

Tudo acaba bem quando o entendimento é possível.
Pena que fosse necessário submeter a criança a tantos "mas" para no final ser ela a ter entendimento para dizer como fazer.
Obrigada Esmeralda por teres crescido precocemente para ensinares os adultos que te rodeiam a encontrar um final feliz.
Beijos

Anónimo disse...

A questão do nome não é muito importante, mas se nos registos consta o nome Esmeralda, é melhor que a menina seja assim tratada, a não ser que a própria não queira. Além do mais é um nome lindíssimo e fora do vulgar. Eu gosto muito, fica-lhe muito bem, é nome de pedra preciosa e também o nome da sua avó de sangue, que não tem culpa de nada, verdade seja dita.
Se foi Baltazar quem escolheu, dou-lhe os parabéns, eu não sabia que tinha sido ele a escolher o nome.
Quanto ao convívio com ambas as partes, claro que sim, está bem, sempre pensei assim, aliás nunca percebi porque é que o casal fugia com a menina dos pais biológicos, pois não podiam fugir eternamente. Penso que foram muito mal aconselhados, pois quem é amigo de verdade devia tê-los elucidado que era muito mau para todos, principalmente para a menina. É uma questão de sensibilidade e de bom senso. Não duvido do amor destes pais, nunca duvidei, mas amor é partilha, não é posse. Daí a separação quase repentina. A senhora juíza fez o seu trabalho e bem. Nunca acreditei em papões, nem dum lado, nem do outro, e já se viu que ninguém faz mal a esta menina, são felizmente todos boas pessoas.
Vejo que também há azedume mal disfarçado por estes lados, é pena, esse não é o melhor caminho.
Baltazar é pai de Esmeralda e com certeza que tentou ser o melhor que pode dentro das circunstâncias, assim como a mãe e os Gomes, mas todos erraram.
Unam-se agora e sejam felizes.

maria de lourdes disse...

Passei por aqui já duas vezes e não para encher, ou para calar um vazio que nunca será Vazio, lembrei
a nossa Princesa...
Quem a conhece, quem lhe adivinha os pensamentos, quem com ela partilhou a sua forma de SER E ESTAR sabe e sente que alegre e mesmo entre sorrisos e gargalhadas, com muita ou pouca gente, com muito ou pouco silêncio, no seu coraçãozinho generoso, verdadeiro, há sempre um cantinho reservado, um pequenino lugar secreto onde a saudade habita
e onde o nome MÃE!...
É sempre um lugar seguro e ande por onde andar, sempre dirá
MÃE!... MÃEZINHA!...
Adoro-te, porque és o rosto do Jesus na Terra... e o rosto que comigo acorda e adormeço.
Recordo-te no AMOR QUE SEMPRE ME DESTE E OFERECES-TE COM A TUA VIDA;

IMAGINO-TE:

- Na ternura do teu olhar
- No encanto do teu sorriso
- Na amargura das tuas lágrimas que
tantas vezes escondêste de mim
- Na sombra das tuas angústias que
eu não sabia decifrar
- Na pureza dos teus mimos e beijos
- Nas ruguinhas sofridas da tua
face
- No enrolar dos meus dedos nos
teus cabelos longos que sempre me
deram segurança e força
- no silêncio da tua doação
generosa
- Na percurso Heróico da nossa
caminhada...

MÃEZINHA!...
Mesmo que não fosses bela...
Mesmo que não fosses santa,
Mesmo pobre, enrugada, para mim,
nunca serás velhinha, porque
sempre te adorarei...
E onde estiver, desejarei chamar-
-te e dizer-te
abraça-me mais uma vez!


Com verdade sentimos que só as verdadeiras MÃES trouxeram para a terra o INVENTO de AMAR...

Porque:
AMOR DE MÃE, é amor que nunca esquece
AMOR que nos eleva e santifica,
se dá, se torna a dar,se multiplica
- e quanto mais se Dá, maior
parece!

Para vós Maria Adelina e Aidida.
(Foi com a minha pequenina filha de coração e do AMOR que fui escrevendo e conversando sobre este
AMOR...)

Anónimo disse...

Sr anónimo das 17.38, as pessoas que são Por Esmeralda, também acham o nome bonito, e ainda bem que os autores do blogue assim o designam. Mas talvez não saiba que o sr. Baltazar que duvidava que a filha fosse dele, impôs a Aidida que pusesse o nome da mãe e combinou com ela que no dia do registo da Menina lá estaria no Registo Civil para a companhar naquele acto. Sabe o que aconteceu? O Sr. Baltazar não apareceu! Por isso Aidida teve que registar a filha com esse nome mas como filha de pai icógnito. Se Baltazar tivesse boas intenções, tinha pedido um teste de ADN para confirmar a paternidade e assumia de imediato as suas responsabilidades de pai. Já que a D. Aidida indicou esse senhor como pai da filha, e não podendo haver filhos de pais icógnitos, foi o Tribunal a accionar os meios para que o sr. Baltazar fosse notificado para fazer teste de ADN. Só que com a demora da Justiça só um ano depois foi confirmada a paternidade.
Segundo a opinião da maioria dos portugueses, que é corrente, o erro da D. Aidida foi dizer quem era o pai da filha porque se tivesse dito que não sabia, nunca tinham chegado a Baltazar porque nem este nem a família se interessaram pela criança, e a menina ainda hoje poderia ser muito feliz com os pais de afecto que a acolheram, quando a mãe lha entregou por não ter dinheiro para comprar leite, nem meios para a criar.
Aidida podia ter abortado mas não o fez, podia ter dado a criança a uma instituição também não o fez, mas entregou-a a casal idóneo de quem tinha as melhores referências, e foi acompanhando à distancia o seu desenvolvimento e reconhece que a sua filha não poderia ter tido melhores pais.
Aidida é uma Grande Mulher e uma Grande Mãe, e isso revelou-se na atitude que sempre teve e na gratidão que ela tem por quem lhe criou a filha com tanto amor.
O que é lamentável é que nos acórdãos do Tribunal não haja qualquer palavra de reprovação ao acto de abandono a que Baltazar votou a filha, mas só haja palavras condenatórias para quem acolheu a menina e lhe deu tudo quando ela nada tinha.
Será que para o tribunal a mãe deveria ter abortado, ou abandonado a filha à sua sorte como o pai fez? O que é certo é que o pai foi tratado pelo Tribunal "como um herói" e quem criou a menina e amou, salvando-a da fome e da miséria, certas, foi tratado como criminoso.
É isto que fica registado para sempre e quando Ana Esmeralda Filipa tiver idade para ler e interpretar os acórdãos, decidirá de que lado está a razão e com quer continuar a viver.
Fico feliz por a família alargada, incluindo o sr. Baltazar, se estar a entender no Superior Interesse da Criança.
Ninguém pode ficar indiferente à verdade nua e crua do DRAMA de Ana/Esmeralda/Filipa, e por isso quando aparecem vozes, provocatórias, para escamotear a verdade, deve haver sempre alguém que resiste, deve haver sempre alguém que diz Não!

Esperança

Anónimo disse...

D. Esperança:

o seu comentário denota alguma "ignorância" acerca do caso. Senão, pelo menos, oculta partes verdadeiramente importantes. Mas, não se pretende, mais uma vez, discutir quem tem mais ou menos razão. Mais ou menos culpa. Já o foi até á exaustão e não haverá consenso entre quem apoia o casal, a D. Aidida e o Baltazar. Isso é ponto assente.
Também não deve esquecer, que vivemos num país democratico, e com isso não esqecemos que existem leis. Não podemos simplesmente dar os nossos filhos a quem nos apetecer. Felizmente, Esmeralda teve sorte, mas também poderia não a ter tido, e depois? Julgo importante e pertinente responder a esta questão. As pessoas, ainda que com dificuldades, não podem simplesmente dar os filhos a desconhecidos, para isso existem mecanismos legais e imensos casais em listas de espera para adoptar uma criança.
Será justo "passar" por cima destes casais, que tal como os Gomes, esperam um filho para amar? Não me parece.
A culpa neste caso acaba por morrer solteira... uns e outros culpam-se mutuamente e nós, meros espectadores, elegemos um dos lados para apoiar.
Será que agora verdadeiramente interessa "martelar" no passado? Baltazar é pai de Esmeralda, detem o poder paternal, partilha a menina com a mãe e agora com o casal que a criou até aos 6 anos. Continuar na senda de o que poderia ter acontecido, o que poderiam ter sido feito, etc, etc, é continuar a instigar ódios e lembranças demasiado dolorosas para todos. Não quer isto dizer, que este caso não sirva de lição e que não se possam e devam tirar as devidas elações.
O passado não se apaga, mas atenua-se com um presente consistente e um futuro sólido e mais feliz para todos em especial para a pequena Esmeralda, concerteza!
Peço á direcção deste blogue que permita este comentário, que á partida pode ser considerado de apoio a Baltazar, mas é tão somente uma interpretação dos acordãos e das leis deste país. O restante é puramente opinião pessoal.

Anónimo disse...

D. Esperança, o seu nome traz com ele uma carga positiva, tal como as suas palavras que apenas demonstram a preocupação com o bem estar da menina e um reconhecimento à D. Aidida como mãe, que não abandonou, o mesmo não se pode dizer do pai, pois por algum motivo a menina foi registada como filha de pai incógnito e isso ninguém pode negar. Mas há pessoas que continuam com pedras no sapato e apesar das provas dadas, de grande sensatez, pela direcção deste blog continuam a questionar sobre a publicação de alguns comentários, ora todos sabemos que desde que haja educação e respeito todos os comentários aqui encontram espaço. Felizmente que a menina pode ter a benção de voltar a dormir no seu quarto e sentir o aconchego dos seus pais. Baltazar detem o poder paternal, cumpriu-se a lei, mas com toda a certeza não se escutou o coração da menina tivesse isso sido feito e o poder paternal teria ficado com quem de direito ou seja com aqueles que se entregaram de alma e coração a amar uma criança com toda a plenitude. E porque gostei do comentário da Esperança também eu termino dizendo que sempre foi assim e que espero sempre seja assim: há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não.
Dália

Anónimo disse...

Ai,ai,ai...!!!!
que este anónimo,mete os pés pelas mãos...!
Saberá do que está a falar...???
ou apenas não conformado,com os desejos da pequena princesa, Esmeralda,Ana Filipa...?parece um pouco confuso...ou baralhado...!quando era para falar mal do casal e Aidida,tudo bem,por aqui quando se escreve as verdades antes e bem antes do que aconteceu,do que está escrito dos acordãos,porque até chegar ao tribunal,todos nós já sabemos os que erraram e os principais para esta história,então não interessa!!
Oh caro anónimo como eu...comece a pensar nas férias da menina que vai ter,e os miminhos que só ela conhece,e verá que essa azia le vai passar...!
Ai,ai,ai
é tempo de recuperar o tempo perdido e de sofrimento em que a menina e só ela sofreu,o resto agora...não interessa nada!!
Apenas a pensar no bem estar de Esmeralda!
Mais nada!!!

Anónimo disse...

Quando li o nome ESPERANÇA, até me
apeteceu agradecer-lhe algumas pequenas mas cuidadas informações, que se bem que não devem servir para "bater mais no ceguinho" corremos o risco de haver por aí alguém mais atrevido e já cansado de tanto repetir esta triste novela, que se corre o risco de fazer algum gesto desmedido e vamos todos
falar para outro lado.
Mas com verdade agradeço-lhe alguns pormenores que completarão
o Princípio do fim dos erros e das falhas que por causa dos mesmos, a Menina tem sofrido e muito.
Ocorreram-me dois ou três pensamentos que a Srª.Dª. Esperança
me ajudou a pensar.
Será que a Dª AIDIDA tem sido tão mal tratada porque segundo estas novas modernices, mandavam-na ter feito UM ABORTO e aí sim ela já tinha o APOIO dos que o querem introduzir essa lei à FORÇA?
Será que se fosse ao contrário e se em lugar do Sr.Baltasar, estivésse a Dª AIDIDA a pequenita nem sequer tinha direito a ter direitos porque era mulher e Aidida também é MULHER?
Será que nos tribunais também fazem
diferenças entre os direitos de um homem e de uma mulher?
E de que lado está a força?
Pensem comigo, e é só para analizarmos como tudo se vai passando...
Se calhar tudo não passa da nossa opinião pessoal, mas quanto á Sorte da pequena Esmeralda essa é uma sorte que só existiu e existe pelo amor que teve de quem a acolheu sem reservas e com a generosidade que é MAIS QUE SABIDA
E CONHECIDA.E eses chamam-se Adelina e Luis, bem como a pobre AIDIDA que se deu uma "cabeçada", tem levado de todos os lados e parece que fez a miúda sózinha.
E é aqui naquele pequeno pormenor da ida a registar a pequenita que eu desconhecia mais esse pequeno deslize ou distracção do sr Baltasar. Na altura era mesmo um garoto ou não?

Não continuemos a querer tapar o sol com a peneira. Pensemos que a felicidade desta criança já sofreu danos, muitos mesmo.E nós continuamos a repetir as mesmas coisas, para quem sabe, nos enganarmos a nós mesmos e encontrar respostas para a nossa consciência um pouco atormentada.
Se o sr.de Baltasar ama a sua filha antes de mais deve pensar NELA e rever tudo o que ficou marcado no coração da menina por
quem diz que tanto luta.
O que será isso de amar???
O que será isso de lutar por quem se sabe que será sempre um amor imposto e quase não reconhecido segundo os princípios, que não foram os que os que quiz ou não quiz assumir?
Não nos vale a pena, repetir, repetir, repetir.
Se alguém ainda tiver dúvidas, vão lendo aos poucos o arquivo deste Blogue. Li hoje e ontem comentários
que só nos avivam a memória e a quem tiver um coração grande e saiba o que é amar uma criança, não ficará INDIFERENTE.
E como a Esperança é a última a "morrer", acreditemos que a pequenita há-de Crescer e Ser Grande e ELA SABERÁ LER E FAZER A SUA HISTÓRIA!!!
(Magali)

Anónimo disse...

Boa tarde

Apesar de certos factos não constarem nos acórdãos não quer dizer que não tivessem ocorrido, na verdade...

Agora, o mais importante é assegurar o Bem-Estar de Ana Esmeralda Filipa, no presente e no futuro! A sua família alargada tudo deve fazer para esquecer ódios e vinganças, para que possam proporcionar á princesa uma vida cheia de paz e amor, tão importante para o seu crescimento harmonioso.

Eu, além dos meus pais, tive uma família numerosa que me deu amor sem limite. Tive 4 avós biológicos e 4 de afecto, não sei de quem gostava mais, tive mimos a quadriplicar, e ainda hoje os recordo a todos com infinita saudade. Tive uma infancia muito bem resolvida, com muita protecção e muito afecto, e só posso agradecer a Deus pelos valores humanos que a minha família me transmitiu. De todos tenho boas recordações e muitos ensinamentos que me têm servido para a vida.

Deixo aqui um poema de João Linhares Barbosa, que era cantado por uma fadista alentejana, de Moura, que se chamava Maria do Carmo:

É tão bom ser pequenino,
Ter pai, ter mãe, ter avós,
Ter esp'rança no Destino
E ter quem goste de nós.

Os teus dedos delicados
Nas tuas mãos inquietas
Lembram-me dez borboletas
A voejar nos silvados.
Fui como tu, sem cuidados,
Também corri veloz;
Vem cá, falemos a sós
Do caso sentimental,
Que eu vou dizer-te o que vale
Ter pai, ter mãe, ter avós.


Ter avós, afirmo-to eu,
— Perdoa as imagens minhas­
É ter relíquias velhinhas,
E ter mãe é ter o céu;
Ter pai, assim como o teu,
Que te dá o pão e o ensino,
É ter sempre o Sol a pino
E o luar com rouxinóis,
Triunfar como os heróis
Ter esp' rança no Destino.

Sabes o que é a esperança.
O sonho, a ilusão, a fé?
Sabes lá o que isso é
Minha inocente criança.
Tu és fonte na pujança
E o rio que chegou à foz;

Eu sou antes, tu após,
Ai que saudades, saudades,
A gente a fazer maldades
E ter quem goste de nós.

Os pais, as mães, os avós, os tios, as tias, os primos, todos os que a Princesa tem em duplicado; triplicado; ou quadriplicado, NUNCA SERÃO DEMAIS PARA A AMAR!
TENHO A CERTEZA QUE VÃO ENTENDER ESTE POEMA VELHINHO.

A todos os que lutam PELO SUPERIOR INTERESSE DESTA CRIANÇA, UM BEM HAJAM!

Um abraço

Maria Teresa - Faro

Maria do mar disse...

Não tenho vergonha de o dizer, mas venho lêr este artigo escrito pelo Dr Eduardo Sá, muitas vezes.
Talvez nos faça falta regressar ao passado recente (cerca de 6 meses) e lêr com o coração, sabendo que o que aqui foi dito foi o princípio de um FIM que alguns desejaram.
Coragem, Nobreza, Emocão, Luta em paz, capacidade de "engolir sapos", Persistência, e tantos sentimentos entrelaçados têm juntado um grupo de estranhos, desconhecidos pelo rosto e pela voz, mas que dia a dia, hora a hora, fazem como eu e vão lendo palavras de consenço, verdades que mesmo doendo nos tiram o sono, mas nos mantêem vivos e por vezes fazendo do silêncio a força, da incerteza ,coragem e da verdade o caminho para prosseguir.
E por isso aqui estamos, agradecendo a esta HOMEM, DR.Eduardo Sá, este pequeno artigo que simboliza o Princípio mas não o Fim desta caminhada para trazer a nossa pequenina chamem-lhe lá o que cada um queira, mas que antes de ter nome tinha já VIDA e essa VIDA foi preservada,
oferecida, partilhada em dádiva generosa, para que crescesse melhor e mais feliz.
Mas não foi ESQUECIDA NEM RENEGADA, NÃO FOI MALTRATADA, NEM FOI DEITADA PARA O LIXO!
Com aventuras, com partidas e chegadas, com o apoio da sua querida mãe Adelina ANA FILIPA/ESMERALDA NUNCA por ela e por seu pai LUIS FOI ABANDONADA, até ao dia em que o seu MUNDO SE DESMORONOU e AÍ SIM!!!
SENTIU-SE ABANDONADA e SÓ ELA UM DIA PODERÁ CONTAR A SUA HISTÓRIA.
MUITOS SÃO HOJE SINAIS DE ESPERANÇA para que os caminhos tortuosos se tornem em caminhada SEGURA para um Futuro que consiga adoçar os danos cometidos.
LÊR e REFLECTIR AS NOTÍCIAS, OS COMENTÀRIOS, AS MENSAGENS INJURIOSAS E AS INVERDADES QUE FORAM ESCRITAS, FAZ-NOS MEDO POR ELA, MAS DÁ-NOS A ESPERANÇA DE QUE VALERÁ A PENA CONTINUARMOS ATENTOS E COMO ALGUEM QUE MUITO A AMA MAS SE RECOLHE NO SILENCIO DO AMOR
VERDADEIRO DIZ - "DO NADA SE FAZ TANTO...DO POUCO SE FAZ MUITO..." E ESSE POUCO E NADA QUE É VERDADEIRO; NOBRE E SUBLIME AMOR MULTIPLICAM-SE A CADA MOMENTO, EM AMOR INTEIRO E SEM LIMITES......

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a Maria do Mar no que diz respeito às sábias palavras de Eduardo Sá, por isso ele tal como o Dr. Luis Villas Boas foram tantas vezes presenteados com mimos daqueles que se diziam apoiantes de Baltazar, também muitos de nós que por aqui passamos tivemos direito a "mimos" e se mais não houve penso que o devemos agradecer à direcção deste blogue, que sempre teve uma postura que nunca é de mais enaltecer.

Catarina

(maria de Lourdes) disse...

Sabe BEM DIZER BEM, quando esse dizer é fruto da VERDADE QUE É REAL.
Por vezes e eu própria, tenho mais facilidade em,dar mimos à Lina e não porque me esqueça, mas dizem que os homens "são mais fortes" e se calhar no nosso inconsciente isso vai-se tornando uma certeza.
Mas não se trata de ser forte ou ser fraco, trata-se de no nosso sentir e nesta caminhada que lentamente vamos percorrendo vos vou lembrando dia após dia...
Bem sei o quanto esses olhos transmitem paz, bem sei que todos os dias nem sempre é fácil aceitar as dificuldades que a vida oferece ou convida a saber viver, bem sei que tentas ser fiel e cumpridor nesse conjunto de amarras que tens de ultrapassar.
A tua Pipinha, onde quer que esteja, com os seus olhos marotos e no mundo que lhe deram dirá muitas
vezes, sem que ninguém dê por isso:

"Quem me dera poder voar agora
para onde me leva o pensamento
que ninguém adivinha nem pode saber
a não seres tu MEU PAIZINHO!
Iria enrolar-me nos teus braços
e neles buscar os mimos, para deixar
a saudade que tanto sinto!
Iria junto a ti, para viver feliz
Como já vivemos outrora e concerteza
voltaremos a viver".

Que mais se pode dizer quando são as crianças e nelas a TUA FILHINHA MUITO AMADA que agora e sempre diz ao teu ouvido:
"Não quero deixar de ser Criança, enquanto tiver um Pai Luis e uma Mãe Lina para recorrer, nem que seja no murmúrio do vento que me leva embalada nos
caminhos que não sei percorrer, mas que sei que o vento e a brisa me levam e me tapam com a luz do
SOL...

Sabes PAIZINHO:
"O aço não é mais duro, o vime não
é mais flexível, o Oceano não é mais vasto, o fogo não queimará nunca, enquanto o Mel não deixar de ser tão doce como o teu coração
meu querido pai Luis"

E para os dois MEUS PAIZINHOS:
Agora e nesta distância a que nos forçaram:

OUÇAM-ME COM OS OLHOS E
VEJAM-ME COM O CORAÇÃO...

Tentarei fazer assim, porque os meninos são capazes de SONHAR!...
E o SONHO NOS LEVARÁ A UM ENCONTRO
SECRETO E INFINITO COMO O AZUL DO
CÉU!!!...


(pela Pipinha - Maria de Lourdes)

Anónimo disse...

Boa tarde,

Para ser justa, não posso deixar de dedicar ao PAI LUIS, parte do poema que atrás deixei, e que era para ter realçado na altura.

Ter pai, assim como o teu,
Que te deu o pão e o ensino,
É ter sempre o Sol a pino
E o luar com rouxinóis,
Triunfar como os heróis
Ter esp' rança no Destino.~

Para a mãe Lina, mãe Aidida, avós, que tão bem cuidaram da Princesa, vai todo o poema que em anterior comentário vos dediquei.

Um abraço, cheio de ESPERANÇA, Fé em Deus e Confiança no Destino.

Maria Teresa - Faro

Anónimo disse...

temos lido palavras de apoio ao casal gomes e a mãe aidida, do querer da menina e das últimas decisões do tribunal, mas não temos informação acerca dos últimos fins de semana, como vinha sendo hábito.
poderiam dizer se o regime de visitas se mantém e a menina continua a visitar a mãe e o casal, de 15 em 15 dias.
obrigado.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (7:38)

Durante os meses de Julho e Agosto o regime de visitas foi alterado.

Assim, a Princesa passará todo o mês de Julho com o pai e Agosto, com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

Só em Setembro se voltará ao regime de visitas dos fins de semana.

Por Esmeralda

m. petra disse...

Nem sempre sabemos estar alegres e partilhar a alma transbordando de alegria, mas a vida e a nostalgia que sentimos, por vezes leva-nos até ao mundo dos poetas que fazem eco na nossa sensação de estarmos tristes, porque somos apenas e só, gente que vive um pouco de tudo que a vida nos oferece.
Ler e escutar alguns poetas, por vezes dá-nos a melodia duma tristeza que é humana e nos faz estar mais perto dos que como nós vivemos a nossa dimensão.
Logo, será manhã e com ela surgirá a luz do Sol, e a nossa fraqueza será força.
Juntos estaremos, eu sei e mais sombria ou mais luminosa a nossa ligação à nossa PRINCESA que em Férias está, será uma constante, e ainda que longe e numa linguagem talvez mais adulta, nunca deixaremos de a SENTIR, AMAR E PROTEGER...

SER MÃE

Se ninguém te escutar,
A solidão te invadir.
Teu coração se quebrar
e a vida te ferir...


Não irei te abandonar.
A cada lágrima que cair,

na escuridão do teu olhar
o meu amor vai te seguir.


Eu irei te acalentar.
A tua mágoa irei sofrer.
No infinito te buscar.
No desespero te abraçar.


Se o mundo te condenar,
meu filho irei compreender.
Porque ser mãe é acreditar
na esperança e renascer.


Espinhos em flores transformar
e todas as dores esquecer.
Porque ser mãe é perdoar,
plantando sonhos de bem querer...

( J.Rib.)




."Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve"...

-Cecília Meireles-



E como sempre, a minha companhia que em música de fundo se transforma, mas que me ajuda a lavar a alma e a serenar os medos...

AUSÊNCIA

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

Sophia de Mello Breyner Andresen


Os poetas
Solitários pilares dos céus pesados,
Poetas nus em sangue, ó destroçados
Anunciadores do mundo
Que a presença das coisas devastou.
Gesto de forma em forma vagabundo
Que nunca num destino se acalmou.
*
No ponto onde o silêncio
No ponto onde o silêncio e a solidão
Se cruzam com a noite e com o frio,
Esperei como quem espera em vão,
Tão nítido e preciso era o vazio.
*
MUSA
Aqui me sentei quieta
Com as mãos sobre os joelhos
Quieta muda secreta
Passiva como os espelhos
Musa ensina-me o canto
Imanente e latente
Eu quero ouvir devagar
O teu subito falar
Que me foge de repente

Sophia de Mello Breyner Andersen

Anónimo disse...

Sol que todos dias eu vejo
luar noite desfruto, estes dias não tem o que tanto espero
por ti querida filha
o destino separou-nos
mas ainda vamos ser muito felizes
MÃE LINA PAI LUIS pouco falta
para que a Princesa esteja
junto de vôs, desejo-vos muita
força e ter muita esperança
no futuro,DEUS EXISTE

Maria.

m.petra disse...

Obrigada MARIA...
A Vida é realmente um cântico à beleza e uma chamada à transparência...
Com verdade há pessoas que mesmo não as conhecendo irradiam Luz à sua volta e são a presença desse DEUS que EXISTE!
OBRIGADA, mais uma vez por me fazer lembrar e fazer sentir essa Certeza.
Hoje, se puder passarei aqui pedaços de um texto que alguém escreveu, bem como pensamentos e mensagens que nos alimentem.
Para todos os que procuram SACIAR
no nosso cantinho CANTINHO DA NOSSA
PRINCESA (Bela adormecida) a Sede e o anseio de comunhão com ela, com seus pais LINA, LUIS e AIDIDA,e juntos partilhemos com mais ou menos silêncio e nesta ausência, alimentada de pequenos ruídos que o Vento, o Sol e o Calor, nos trazem e nos levam ao seu encontro, nesta Transparência do Espírito que nos acompanha...
Bem haja MARIA