quarta-feira, 3 de junho de 2009

A PENSAR APENAS NA PRINCESA



No próximo fim de semana, que está já aí à porta, aguardamos ansiosos a visita da Princesa.

Cumprindo estritamente as regras estabelecidas pelo Tribunal, tudo se passará pois dentro da normalidade a que já nos habituaram.

A Princesa poderá assim conviver com muita tranquilidade com o outro ramo da sua família alargada.

Um direito que assiste à Princesa.

Um direito que a Princesa não rejeita.

Um direito que a Princesa quer usufruir.

Nesses direitos a Princesa acha alguns dos seus superiores interesses.

O Tribunal entendeu acertadamente em lhe devolver esses direitos.

O Tribunal decidiu bem em lhe proporcionar o direito de conviver um fim de semana de quinze em quinze dias com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

E por ser tão pouco, a Princesa, como já se percebeu, aproveita ao máximo todos os momentos.

E nós ficaremos por aqui para dar notícias sobre tudo o que de bom, como habitualmente, acontecerá. Serão momentos de alegria, felicidade e muito afecto.

Por Esmeralda

24 comentários:

Magali disse...

POR TI, PARA TI, CONTIGO PRINCESA QUERIDA,

AQUI ESTOU, Nesta nossa CAMINHADA, em que docemente te carrego ao colo, e mesmo sem te aperceberes, há alguns amigos que juntos aguardam a tua espera para
Saborear o teu sorriso a para te VER e SABER que ÉS TU INTEIRA, trazendo contigo
O sabor mais ou menos doce da vida que todos nós temos de viver.
Neste poema, há palavras e sentidos que ainda não entendes, há frases que são a linguagem dos adultos, mas vou dizer-te um Segredo! E quem sabe,alguém te ajudará
A perceber. Guarda-o no teu saquinho da bagagem, e pela vida fora vais de certo entender.
É que PRINCESA LINDA, eu amo na vida todos os meninos e meninas, mesmo alguns
Que não conheço, mas sinto e sei quem SÃO.. Talvez porque sou como SOU custa-me muito a aceitar aquelas pessoas que sendo grandes, “não cresceram” e ficam crianças toda a Vida… Tu minha querida, a isso foste obrigada, e tens crescido tanto que envergonhas alguns adultos que por aí andam.

Falemos pois de Sonhos…

Os sonhos com a idade vão voando
Então quis plantar flores no meu jardim
Os espinhos nas roseiras vão florindo
As rosas teimando vão abrindo
E o sonho ao entardecer volta pr’a mim

Chamei todos. Era aqui a minha Festa
Veio a Esperança, o Sonho e o Perdão
Veio a Paz, a Força, a Liberdade
Os espinhos não vieram e nem trouxeram saudade
E o Amor entrou pela minha mão

Olhei bem á minha volta
Neste Mundo que é o Meu
Senti-me triste e sozinha
Nesta terra que parece
Não ser minha
E desejei não ser Eu

AH!
Mas as palavras são aquilo que eu quiser
E terão a ternura do meu querer
Na loucura e no desejo que tiver
Faça eu as frases que fizer
As PALAVRAS São POEMAS A NASCER…

(Um dia, Princesinha hei-de dizer-te que estas palavras são destinadas aos que não cresceram mesmo e ainda que muito acompanhados, não sabem ler o coração dos outros)
Magali 2 Junho 2009

Anónimo disse...

Estava eu aqui a pesquisar...o que acontece aos pais que nao querem saber dos filhos...desde que a minha filha nasceu que o pai faz de conta que ela nao existe...esta menina a Esmeralda tem o amor dos pais afetivos e o tribunal deve apoiar essas visitas para o bem estar emocional da Esmeralda ..sinceramente bem basta os pais que só são pais para fazer os filhos...é pai quem dá amor e quem cria...o pai da minha filha mora a 5 ..e faz de conta q a filha nao existe e é do mesmo sangue...

Anónimo disse...

Não costumo andar em blogs, nem fazer comentários, mas o caso Esmeralda, tem mexido muito comigo!E penso que só não mexe com quem não tem um pingo de sensibilidade! A doutora juíza que reflicta muito bem na decisão a tomar!
Por minha própria experiência afirmo como e o quão grave e eternamente marcante é este json de episódios na vida de uma criança!
Um jogo fútil com efeito ping-pong altamente prejudicial para o saudável desenvolvimento bio-sócio-cultural da pequena Esmeralda!
Uma criança, que apenas deseja uma vida tranquila! Uma infância que mais tarde possa recordar com um rasgado sorriso, e não com lágrimas causadas pela ignorância,capricho e insensibilidade dos adultos... principalmente o "pai" biológico, Baltazar Nunes, que certamente NUNCA terá um lugar cativo no coração da menina!
O Amor não se compra, não se exige... e muito menos se impõe!

Manifesto aqui todo o meu apoio aos pais afectivos da pequena Esmeralda... que se chegarem a ler este meu comentário, fiquem certos de que estou do vosso lado... disponível para ajudar no que me for possível!


Alexandra.

Anónimo disse...

Assim se trata uma menor que tem direito a ter pais e a ter afectos...Realmente sinto uma tristeza enorme pela insensibilidade com que o poder judicial trata este caso.
É importante o equilibrio da menor, é importante o seu bem estar, é importante todo o seu desenvolvimento harmonioso em todos os aspectos. Penso que nada disto está a ser feito e amanhã quando surgirem problemas com a menina ninguém é culpado... e o sofrimento dela quem lho repara? Haverá por acaso reparação para todos estes danos psicológicos?
É altura do poder judicial fazer uma grande reflexão sobre o que significa ter pais e ficar sem eles de um momento para o outro e a seguir aparecerem outros pais... nem quero imaginar-me no meio deste turbilhão, mto. menos os meus filhos e netos e todas as crianças que conheço. Não conhecendo a Esmeralda sinto por ela um enorme carinho e sinto profundamente o que lhe está a acontecer.Mas ainda tenho esperança,depois do que se passou com Alexandra,que esta juiza decida o melhor para Esmeralda.
Se o pai têm direitos a mãe também têm!

Ventura disse...

Incrível é a titude daquelas que continuam a ver Baltazar como uma vítima.Um pai biológico que não assumiu as suas responsabilidades quando "Esmeralda" não tinha quem cuidasse dela não merece que lhe chamem pai! E se a mãe de Esmeralda tivesse feito um aborto quando necessitou de apoio e Baltazar recusou? E se Esmeralda tivesse morrido por falta de assistência uma vez que a mãe se encontrava numa situação desesperada? O sargento cuidou de Esmeralda sem que esta fosse sua filha enquanto Baltazar só quando obrigado a fazer o teste de paternidade decidiu que afinal até gostaria de fazer o papel de pai... Demasiado tarde não?!A criança já tinha iniciado o processo de consolidação de laços com a família "adoptiva" e vice-versa. A criança não é um mero objecto e se Baltazar amasse de facto a filha iria querer o melhor para ela e o melhor é estar junto de todos aqueles que ela assumiu como sendo a sua família.Baltazar que tenha juízo e que faça algo de úitil na sua vida porque para criar uma filha é necessário fazer algo mais do que limitar-se a "apanhar pauzinhos". O problema é que a justiça portuguesa, infelizmente, continua a não funcionar!

Anónimo disse...

que os pais adoptivos e biológicos sejam adultos, que cheguem a um entendimento... porque se a criança tiver afecto de ambas as partes não lhe causará dano, o pior é ela estar a ser um "objecto" de disputa de duas partes que se acham no direito de ter (possuir) a criança... facil resolver o dilema lembram-se do mito do rei salomão ???? talvez ela deva ficar com quem queira o melhor para ela.

Anónimo disse...

Eu soube dos pormenores na altura de toda a especulação do caso Esmeralda. Do dado como provado e das peças apresentadas pelas partes. Do parcial do (Sargento) Pai de AMOR e do Pai DE ESPERMA. e Do Imparcial que deveria ser o da Justiça final.
Falo em causa própria. Falo do Amor a um filho não porque a Fiz, Gerei e Pari mas porque a Alimentei, Acarinhei, Protegi, Eduquei, Mimei. A diferença é assentuada e muito.
Não esquecendo o mais Importante que não é o dinheiro de certeza penso que o PAi de Amor não queria nada para ele apenas PROPORCIONAr a uma Criança o Melhor.
Aplaudo de pé este homem e esta mulher porque até ao fim apenas tiveram um propósito: A protecção de uma MENINA que de seu apenas tinham e queriam o seu Amor.

A vida ensinou-me a ler Acordãos de tribunais de 1a 2a Relacões e Supremos, não com os olhos de Jurista pois não foi a profissão que escolhi mas como Mãe, Mulher e Cidada do Mundo.


Bia.

Anónimo disse...

À Direcção do blog!!

Porque será que que vocês continuam a defender a brasileira, mesmo tendo ela traficado a filha, e cruxificam a mãe de Alexandra?

Porque Será?

E o caso do menino Martim?
porque não apoiam esta mãe?

Porque será?

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (4 de Junho- 0:07)

Aqui no Por Esmeralda apenas nos preocupamos com Esmeralda. Ela merece ser feliz com toda a família possui. E como está feliz, com o pai com quem vive e com a mãe, mãe Lina e pai Luís que visita de quinze em quinze dias, estamos muito tranquilos.

Quanto a Natália, quem somos nós para a condenar? Alexandra tem um grande grupo de amigos que está a lutar pelos seus interesses.

Quanto ao Martim, lamentamos muito por tudo o que lhe está a acontecer. Aguardamos por mais notícias para podermos opinar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ao anónimo das 0.07
Porque será que insiste em dizer quem condena quem? é que parece-me que o poresmeralda já deu mais que provas de não ter como objectivo julgar e condenar,para isso existem os tribunais, os quais infelizmente decidem muitas vezes cegamente, não fosse o caso e a Esmeralda nunca tinha sido arrancada aos pais Luis e Lina.
Para a D. Aidida tão sómente uma palavra de gratidão por continuar a a respeitar a vontade da Princesa, que é como todos sabemos ficar o maior tempo possível com quem sempre a acarinhou e a criou.
Catarina

Anónimo disse...

Boa tarde!

Mais um triste caso envolvendo inocentes crianças. Desta vez chama-se Martin.
O que tem vindo a público faz com que mais uma vez se desenvolva um ambiente de paixões e polémicas.

Mas, penso que as coisas talvez não estejam ainda bem esclarecidas.
Se a criança foi para uma instituição, segundo parece, com a anuência da jovem mãe e da respectiva família, é porque algo indicava ser esse o melhor caminho .

O problema acaba sempre por ser o mesmo : as crianças aparecem sem ser esperadas,quem as traz ao mundo não se encontra em condições de as receber e criar, e, passados tempos, quando acham que já possuem essas condições toca a reclamar a criança de volta. Como se fosse uma coisa de : toma lá dá cá".

E entretanto ?
Ficam à espera?
Param de crescer?
Param de reclamar o Amor e Carinho a que têm direito?

Não acredito que esta criança tenha sido internada levianamente por parte das autoridades competentes.

Ninguém retira um filho a uma adolescente, nem a uma pessoa pobre, só porque o são!
Era porque, com certeza, a situação assim o aconselhava.
E a adopção decerto foi o passo que se seguiu após o desenvolvimento dos factos.

Quanto a não deixarem ver a criança, é a lei.
Afinal, da parte de quem tanto defende a lei no caso Esmeralda, noutros casos, este inclusive, já não são assim tão acérrimos defensores da mesma lei.

E, quanto ao destino deste menino, passa-se o mesmo que tantas vezes temos referido : devem ficar as crianças à espera de que os adultos a reclamem? Ou por testes de ADN ou por criarem as condições para as educarem ?

E entretanto? Ficam sem um projecto de vida?
Sem terem, realmente, aquilo a que têm direito?... Uma família e quem os ame e cuide.

Estes pensamentos, não têm necessariamente que ver com uma apreciação deste último caso do Martin,pois, repito, parece-me que ainda não são conhecidos verdadeiramente todos os dados , mas, a propósito, faz-nos pensar mais uma vez no drama das crianças inocentes nascidas em circunstâncias chocantes.

Mas, centremo-nos na "nossa " menina, que é o que nos move por aqui.

Esperemos que tudo continue a correr bem para ela.

Que continue a usufruir do Amor e Carinho de todos quantos lhe querem bem o que só enriquece a sua formação como ser humano verdadeiramente equilibrado e harmonioso.

Que amanhã , comece mais um fim-de-semana em cheio para Esmeralda!

E nós vamos gostar de saber notícias desses momentos bem passados, através das palavras sempre sensatas e verdadeiras do PorEsmeralda.

Continuação de óptima tarde para todos!

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição

Também nós aqui no Por Esmeralda estamos bastante consternados pelos desenvolvimentos vindo a público sobre as decisóes tomadas sobre o pequeno Martin.

Tal como a Maria da Conceição, também pensamos que alguns dos silêncios a que a advogada, por ética profissional se viu obrigada, para responder a tantas perguntas no ar, serão por certo o indício que leva à razão de tais decisões.
´
Quanto à Princesa, tudo está muito bem. Esperamos por aqui que as notícias não se façam esperar.

Até amanhã Princesa

Natércia disse...

Muito boa tarde

Por sobrecarga de trabalho,não tenho podido comentar aqui,tanto como gostaria.
Não pensem que me fui "embora"ou que desertei.
Mas como as noticias sobre Esmeralda vão indo bem dentro do possivel,quero só reafirmar aquilo que sempre disse,mas que alguns mais teimosos continuam a duvidar.

Os laços afectivos são muito mais importante que os genes.
Parir é dor criar é amor.
Os poetas foram sempre uns imcompreendidos(perceberam esta?Sei que sim)mas muito apreciados.
Quem gosta de guerra,fica furioso com quem promove a paz.

E nós vamos estando aqui no já afamado blogue dos poetas "malditos"apelidado pelos "queridos" do blogue ao lado,que apesar de detestarem esta tão bela forma de escrita,não resistem a lêr os nossos belos poemas, prosas,parábolas e versos.
Curioso não é?

Parece-me até que eles gostam disto a que chamam tortura!
Parece-me que gostam tanto,que não resistem igulmente a comentar o que aqui escrevemos,opinar e vejam só,plagiar alguns destes "horrorosos" poemas que aqui se escrevem.
Eu até já tive direito de lá vêr um que escrevi publicado.
Sou feliz,sou feliz.

Esmeralda querida,amanhã é dia de festa.Deves estar ansiosa e feliz
porque sabes que vais reencontrar quem te ama.
Que passes um fim de semana de sonho,e que em breve a tua realidade possa ser outra.

Catarina um beijo amiga.
Ao por Esmeralda,e ao Casal Gomes
força.
Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Ao Por Esmeralda (comentário das 16:07):

O facto da advogada se ter escusado a reponder a algumas perguntas nada diz por si.

Segundo o Estatuto da Ordem dos Advogados um advogado não pode discutir as causas que lhe estão confiadas em público, sem autorização daquela Ordem Profissional. E é muito difícil obter essa autorização (só em casos extremos é autorizado).

O que a advogada fez é correcto e não deve ser utilizado para prejudicar aquela mãe e o seu filho.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17:10)

Por certo não entendeu correctamente o sentido das nossas palavras. Também o Por Esmeralda concorda com a atitude tomada pela advogada.

E tal como diz - evitando prejudicar aquela mãe e o seu filho - também nós, sem conhecimento cabal dos episódios que envolvem todo esse caso, optamos por não opinar sobre o que não sabemos.

No entanto, desejamos que tudo aconteça da melhor maneira, por forma a que os superiores interesses do Martin sejam defendidos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Gostaria muito,mas muito mesmo!
Que a senhora juiza ouvisse a Esmeralda...afinal é a unica em que pode falar e dizer de sua justiça,o que quer e não deseja!Quem melhor que ela o pode fazer...?A menina poderá dizer tudo o que le vai na alma,o que tem guardado no seu coração e alguns sentimentos que terá que esconder de alguns...Seria otimo!!
Mas claro!sem presenças de adultos pelo meio,porque com tanta presão que a menina deve sofrer,embora digam que ela está bem,têm imenso receios que ela visite o casal,a mãe e até falar sózinha acerca dos interesses dela...
Porque será...????
Estranho...
Duvidoso...
Desejo que a Esmeralda seja livre de pensar,falar,sentir e não ser pressionada a fazer e falar o que não deseja...Também desejo que chegue o amanhã!porque não tenho duvidas que a princesa está cheinha de saudadinhas da mãe,e do casal,ai como eu calculo aquele coraçãozinho e aquela cabecinha a pensar que chegue a sexta-feira para momentos que le propocionam de amor,carinho,dedicação,alegria e LIVRE!!como ela bem conhece e bem sabe que todos os que privam com ela nesses fins de semana são apenas e acima de tudo pelos interesses dela,
de uma criança que tem o direito de ser feliz com quem ela quer!deseja!ama!e direito a ser ouvida!
Esmeralda,tu mereces!

CINDA disse...

"Os poetas foram sempre uns
incompreendidos.
Quem gosta de guerra, fica
furioso com quem promova a Paz"

Sábias, e abençoadas as palavras
semeadas aqui pela NATÉRCIA que como sempre dá o "mote" e nos faz deslizar pelo teclado que mais não
é de que um convite a ESTAR AQUI!!!
E porque estamos, deixo mais este pouco, em jeito de poesia para os que quizerem Lêr
À LINA, AO LUIS, À AIDIDA, ao Por-
Esmeralda, a todos os que de Coração Puro aguardam a nossa Princezinha, que para nós é um pouco de tudo o que de Bom, os mestres da palavra sabem dignificar

SER POETA É...

Ser poeta é...
mais do que escrever poesia
Ser poeta é...
Mais do que escrever e que sonhar
Ser poeta é...
ter no olhar um sorriso de
alegria
É saber
Ver positivo em cada hora e em
cada dia
É ter
olhos para além de saber vêr,
sabem olhar

Ser poeta é...
amar cada momento
É ser
rico como as flores e com o luar
É saber
voar como os pássaros, pois voar
trás novo alento
É olhar
um céu com nuvens, com olhar bem
ternurento
É saber
com a trovoada, fazer música e
cantar

Ser poeta é...
sobretudo amar a vida que passa
Ser poeta é...
ter sonhos pintados a pastel
Descobrir
que cada Homem é uma alma que
esvoaça
E que
com os dias e os anos se
entrelaça
É ter
guaches de cores lindas onde
molha o seu pincel

Ser poeta é...
ouvir música no ar, quando em
sossego
Ser poeta é...
caminhar em direcção do Infinito
É cantar
madrigais junto às águas do
Mondego
É saber
que o poeta quando sonha não tem
medo
Pois
a Verdade tem o peso do seu
grito!

(Serás tu Princesa, "criança"
"poeta em permanente criação"?
és um pouco disto tudo, és o elo
que nos liga e fez da nossa Vida
um apelo ao teu Mundo em
Construção...

(Cinda)

Anónimo disse...

Ai, se a verdade pudesse vir ao de cima...

Ai, se pessoas pudessem vir aqui a escreverem do que sabem...

Ai, se essas mesmas pessoas pudessem falar na telivisão para o paî o que sabem...

Ai, se a mentira não andasse sempre por ai ao de cima a tapar imensas verdades...

Ai, se muitos anónimos pudessem contar o que sabem...



Ai, se não andassem a tapar o sol com peneira...

Ai se muitos dos que andam aldrabar,pudessem ser desmacarados...


Ai, se não andassem com estratégias com uma criança...

Tudo seria diferente e Esmeralda não teria passado e o que terá que passar desde janeiro,e estaria no lugar certo,sem ser prisionada a nada e o direito de ser criança e ser feliz.

Vamos acreditar que ainda haverá adultos capazes de resolver esta situação para bem de Esmeralda!

A maior sorte do mundo para esta pequenita que como qualquer outra criança tem o direito a ser feliz e amar quem ela quer,longe de maldade que le querem impôr...

Anónimo disse...

PorEsmeralda:

Como vêem , há sempre quem esteja "à espreita " do menor "deslize" de linguagem ou semântica da vossa parte para vos atacar, interpretando as vossas palavras ao jeito de quem não faz mesmo mais nada que vasculhar no caixote do vizinho à procura de esqueletos tirados do armário.

Incrível!

Por isso, o cuidado e a postura que vocês demonstram nas intervenções, como é vosso apanágio, nunca serão de mais.

Há sempre quem esteja a escrutinar.

Que pena!... gastarem aqui o tempo e as observações a respeito de coisas simples , claras e expressas com correcção.
É que acho que esse comportamento seria muito melhor empregue em outro lugar onde imperam os piores sentimentos humanos e a mais degradante linguagem.

Aí, sim !
Aí estes nossos "inspectores" teriam pano para mangas para exercerem a sua função...quiçá o seu instinto conselheiro e defensor das boas práticas.

Ou continuam a querer "fechar a boca" a quem livremente aqui expressa as suas ideias, pelos vistos, diferentes das deles?

Isso era dantes...

Agora dizem que há liberdade de expressão...portanto...

Anónimo disse...

A propósito do que li sobre o outro blogue só posso dizer que eles têm mentiras novas, mas sempre mentiras,
Hoje o tempo está cinzento mas no coração de Esmeralda o afecto que se prepara para receber este fim-de-semana fará com que o sol brilhe, e eu que nem tenho geito para a certas coisas aqui uma espécie de poema (que me perdoem os poetas):

Que me importam as leis
Quero princesas sem reis
Não me importam outras crenças
Não quero é desavenças

Quero as estrelas, quero o sol
Flores cravos e um girassol
Amor,carinho, paz, compreensão
E a mãe Lina que trago no coração

Não me venham com conversas,não me digam quem devo amar
Dos pais Luis e Lina eu vou sempre gostar, gostar, gostar!

Luisa

Anónimo disse...

Mude-se as leis,protejam-se as crianças.
Quem se agarra agora aos acórdãos e á legalidade do processo devia fazer uma visita a um Centro de Acolhimento de Menores e ouvir a história de três ou quatro crianças, para perceber bem porque é que o casal de Torres Novas agiu como agiu. O casal agiu humanamente bem e juridicamente mal, em grande parte por causa da imensa ineficiência do Estado. No meio deste imbróglio há uma criança. E o que está em causa é ela. Se alguém me conseguir provar que a criança fica melhor servida com o pai Baltazar, eu mudo de opinião. O resto é um monte de papelada que daria uma óptima fogueira de natal e serve para alimentar o orçamento de uns quantos magistrados, juízes e advogados, mas não serve para mais nada.

Pedro.

Natércia disse...

A amizade não se define
constrói-se acima de tudo através da verdade e do respeito
uma verdadeira amizade é aquela que não procura interesses
mas a que semeia a lealdade a confiança
ser amigo é ser sincero
é exprimir o que se sente, o que se pensa sem mentiras ou enganos
é um apoio constante, seja qual a situação ou momentos vividos
é sofrer e igualmente apoiar, aconselhar nos momentos mais difíceis, pois aos amigos deve ser dedicada toda a nossa atenção e preocupação
é como se ao ganhar um amigo, se estabelecesse um pacto eterno de felicidade
e dedicação
é acreditar que o mundo de amanhã será melhor pois nele encontraremos sempre
um grande amigo
a amizade é um bocadinho de vida que é vivida em paz e harmonia
amizade é carinho,é amor
que nós precisamos na hora da tristeza, mas que nos conforta
ter um amigo é tratá-lo com carinho e levá-lo por um bom caminho
amizade é uma palavra amorosa, é agradável
é dar o coração com paixão
é dar um pouco da nossa alma
é ter um espacinho para receber e dar carinho.
Amizade é o que nós temos,partilhamos,e vamos cultivar.
Amizade é o que sinto por vós!


Esmeralda princesa dos olhos doces
Luis E Adelina,Por Esmeralda e restantes amigos,isto é para vocês!

ML disse...

Para todos os que como eu aguardam, nesta noite em que a chuva e o calor se cruzam, dedico este poema a todos os que comigo sabem e sentem que a palavra séria que quer dizer AMiGO trás connosco o sabor desse consolo que só Sabe mesmo para os que são capazes de o SER!




Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes

Dedico este soneto a uma menina pequenina a quem chamamos de Princesa e a todos os seus "pais" de coração e amor e também a uma amiga que de coração e alma pura
navega lá para o sul do nosso algarve. Ela sabe quem é e vou tentar nesta noite fazer do poema a nossa canção e o nosso Lema.
ML

Maria de Lourdes disse...

(Vem minha Princesa beber às tuas
Fontes, e se olhares o espelho que no fundo a água agita o teu olhar, encontrarás o teu rosto belo e contigo Te Encontrarás nesse teu MUNDO)



As Fontes


Um dia quebrarei todas as pontes

Que ligam o meu ser, vivo e total,

À agitação do mundo do irreal,

E calma subirei até às fontes.


Irei até às fontes onde mora

A plenitude, o límpido esplendor

Que me foi prometido em cada hora,

E na face incompleta do amor.


Irei beber a luz e o amanhecer,

Irei beber a voz dessa promessa

Que às vezes como um voo me atravessa,

E nela cumprirei todo o meu ser.


Sophia de Mello Breyner Andresen, in Poesia

(Bebe da tua água, Princesa e leva o seu saber, quando voltares, terás de novo sede e saciarás a tua vontade de Crescer)