segunda-feira, 8 de junho de 2009

DEFENDENDO OS DESEJOS DA PRINCESA



Amigos e Amigas,

A Conferência que ocorreu hoje no Tribunal de Torres Novas terminou mais cedo do que o previsto.

Mais uma vez não se conseguiu chegar a uma situação de acordo. Baltazar Nunes, como sempre, não sendo capaz de entender os superiores interesses de sua filha Esmeralda, recusa-se a admitir o óbvio.

Baltazar Nunes defende “desejos” , “vontades” e “preferências” de sua filha, que não correspondem à realidade do que ela verdadeiramente deseja. E servindo-se dessa realidade hipotética, defende um regime de visitas, que só poderia ser aceite, se a justiça, neste caso, retrocedesse na forma como tão bem tem vindo a defender os verdadeiros interesses da Princesa.

Não fosse tudo ter corrido sempre tão bem, quer com a mãe, quer com os Gomes, não fossem esses momentos partilhados e comprovados por tantas pessoas, não fosse a sensatez de quem pode e deve decidir neste processo, hoje não estaríamos aqui a confirmar tudo o que sempre informámos - a Princesa tem um coração cheio de amor para repartir por todos.

Por outro lado, seria interessante falar aqui, finalmente, sobre o motivo porque não se informou que a audição da Princesa pela Sra Juíza Mariana Caetano, na presença de uma Sra Juíza Procuradora, já aconteceu há mais de uma semana.

Durante mais de uma semana, aqui no Por Esmeralda, receámos pelo bem estar da nossa Princesa. Por isso optámos pelo silêncio. Esta era uma verdade que incomodaria em demasia Baltazar Nunes.

Baltazar Nunes “exigia” que Esmeralda fosse ouvida pela Juíza, em sua casa, na sua presença.

Ao contrário, a Sra Juíza, acompanhada de uma Sra. Procuradora, sem aviso prévio, deslocou-se à escola, e falou com a Princesa, fez-lhe perguntas, sondou-lhe desejos. No dia seguinte, a Princesa foi levada novamente ao Tribunal, à presença da Sra Juíza, onde confirmou o que havia dito na véspera.

Assim, até agora, contestavam-se os conteúdos dos relatórios da Dra Ana Vasconcelos, que de muito perto teve oportunidade de conviver com a família alargada da Pincesa. Chegavam a pôr-se em causa os métodos de avaliação e as convicções relatadas.

Mas agora, como se podem exigir medidas, que surgem em oposição às vontades expressas pela Princesa à Sra. Juíza? Confronta-se agora a Sra Juíza?

Aguardemos pois, dentro da tranquilidade do costume, pela decisão da Sra Juíza, face às várias propostas apresentadas por todos e de acordo com novos dados adquiridos e verdadeiramente pertinentes ao processo.

O Tribunal decidirá e pronunciar-se-á nos próximos dias. E o que fôr decidido será cumprido, pelos superiores interesses da Princesa.

Amigos e Amigas, podemos assim continuar muito confiantes na convicção de que finalmente a verdade que aqui vimos informando, justifica plenamente, que neste caso, a razão se casa com o coração.

Por Esmeralda

111 comentários:

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (16:31)

1)
Disse - “Gostaria de uma resposta objectiva e em consciência: Aidida pretende o poder paternal para entregar novamente Esmeralda ao casal Gomes?
Estará esta sra disposta a ficar com Esmeralda para a "dar" novamente? É isto que chamam o superior interesse da criança, andar num jogo de ping-pong? “ . O Por Esmeralda responde – D. Aidida, com as razões que lhe assistiram e tão bem conhecidas de todos, não conseguindo reunir as condições que considerava mínimas para poder criar a sua filha (de pai incógnito), deu-a para ser adoptada por Luís Gomes e Adelina Lagarto. Não a julgamos pelo seu acto, mas entendemos que sabendo da enorme felicidade que propociona à filha, permitindo-lhe conviver com o casal Gomes

2)
Disse – “Não estará na altura de baixarem as armas e REALMENTE pensarem na menina?” – O Por Esmeralda responde – Aqui não se usam armas para defender aquilo em que se acredita. Por isso, neste espaço de reflexão e de afectos, apenas se pensa no bem estar, felicidade e superiores interesses da Princesa.

3)
Disse – “Se apregoam o bem estar e amor pela menina, deixam-na com o pai e aproveitem as visitas.” O Por Esmeralda responde – Neste espaço sempre se criticou a forma abrupta como a Princesa foi arrancada à vida familiar que desde sempre conheceu. Por outro lado, o Por Esmeralda sabe que Baltazar Nunes sempre lutou pela posse da filha, desde que confirmou a sua paternidade e agora que que a tem, cuida muito bem dela. O Por Esmeralda fica muito feliz por a Princesa poder conviver com a mãe, mãe Lina e pai Luís, ainda que só de quinze em quinze dias.


4)
Disse “Aidida deveria ter simplesmente VERGONHA, em vez de aproveitar todos os minutos e segundos para conviver e ser MÃE de Esmeralda, não. Prefere "reparti-la". Grande mãe esta.” O Por Esmeralda respondeu em 1)

5)
Disse “Não percebem que a justiça já funcionou neste caso, e vai voltar a funcionar.” – Concordamos. Está a funcionar muito bem – defende os superiores interesses da criança.

6)
Disse “Que tipo de mãe está sempre disposta a abdicar da sua filha "por amor". Tenham juízo! Que os Gomes queiram fazer parte da vida de Esmeralda, é aceitável, que Aidida queira conviver com Esmeralda, é ridiculo (se a deu, não a quis antes e não a quer agora). Esquecem-se que foi ela que deu a menina de papel passado e tudo.” O Por Esmeralda respondeu em 1)

7)
Disse “Sei que este comentário vai ser censurado, mas o facto de a direcção deste blogue cor de rosa o ler é quanto baste.”

8)
Disse “Estão a desviar-se do vosso propósito inicial, que se propunha em estabilizar emocionalmente Esmeralda. Que se propunha no são convivio entre todos. Agora, querem mudar Esmeralda, querem que volte a ser "Ana FIlipa". O que acham que estão a fazer à pobre criança? Vale tudo neste jogo, mesmo que Esmeralda saia a perder!”. O Por Esmeralda afirma que a Princesa tem amor para repartir por todos os adultos que fazem parte deste processo.

9)
Disse “O outro blogue é claramente contra os Gomes e Aidida, mas assumem!
Vocês entraram com pézinhos de lã, mas são claramente contra Baltazar. Assumam!” O Por Esmeralda, tal como o nome o diz, é apenas POR ESMERALDA.


Por Esmeralda

Anónimo disse...

No vosso post desta tarde é bem notório o desagrado em relação a Baltazar. Creio que este pai está a ser levado aos extremos. Passou anos em tribunal a lutar por um direito que lhe assistia. Não entremos, mais uma vez, na perseguição ao homem por ter feito um teste de ADN. Assim, como não vale a pena continuar a "malhar" nos Gomes pelos erros passados.
O certo é que a paciência tem limites, ainda que não consigam entender tal facto.
Aidida, não deveria ter qualquer direito sobre Esmeralda. Certo e sabido que quando um pai ou mãe resolvem abdicar do seu filho/a para adopção perdem qualquer direito sobre ele/a. Aidida abdicou de Esmerada. Facto. Baltazar não o fez. Facto. Mesmo que tenha precisado dum teste de adn para se certificar da paternidade, não deu a filha. Não abriu mão dela. Facto. Aidida assinou um papel de doação. Facto.
Entende-se e aceita-se que os Gomes queiram ver a menina, a bem ou a mal, foram os pais que conheceu durante 6 anos.
Penso que a minha dúvida ficou sem resposta, para quê o poder paternal para Aidida?
A vossa resposta em 1) só é clara num ponto:" D. Aidida... deu-a para ser adoptada por Luís Gomes e Adelina Lagarto.". Contra factos não há argumentos. Se a deu porque a quer de novo? As adopções não têm retorno legal...

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17:38)

O Por Esmeralda desde sempre disse que não entendia os motivos que levaram a Aidida a dar a Princesa para adopção, mas aceitamos.

Por isso, não estamos em condições de responder pelas motivações de D. Aidida.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Viva, viva á Princesa. Ela vai conseguir amar todos! Ela vai conseguir distribuir amor por todos. Viva Princesa, tu és grande e o juiz vai dar-te razão para estares com todos. Já bastou a forma abrutada e cruel como te arrancaram do convivio de quem tanto amavas. Beijos Princesa. Tu vai conseguir!

Anónimo disse...

A vontade nao é do Baltazar. Ao Baltazar é lhe imposto pelo Candido Ferreira que assim haja. Qual é o interesse? Um dia se saberá...
Beijo Princesa por seres grande e saberes dizeres á juiza o que queres para ti. Deixem a Princesa viver livre de intrusos e amar todos...

Anónimo disse...

Posso dizer bem alto,que estou super feliz!

Não fosse um caso tão serio,em que envolve uma criança diria "uáu,vitória"

Pois só com a verdade é que se consegue um trabalho bem feito,e aqui neste blog o fazem tão bem,defendendo o interesse de uma criança e respeitá-la.

A MENTIRA SÓ PERMANECE,ENQUANTO A VERDADE NÃO CHEGA.


Razão tinha eu de achar que o baltasar é um coitado...

em não saber porque o ameaçaram...

Atão,não é que ele parece que tem andado ao sabor do vento a ser levado,sem perceber que se prejudica e em demasia faz mal á sua filha que ele diz tanto ama!


Atão,parece que anda agradar a outros e esquece os interesse da sua pequena...?!


Atão,anda a exigir o que não pode,porque é obvio,e não exige o respeito e honestidae por pessoas que estão ligadas á sua filhinha,num blog que por ai circula...?!


Atão,se o baltasar pensasse,ouvisse,falasse,e aceitasse os desejos da princesa,os respeitasse não seria melhor do que andar mal aconselhado,rodeado de gente vinagrada...?!


Não seria melhor pôr de parte os seus rancores,tentar dar-se bem com a mãe de sua filha dentro do possivél para o bem de menina e até aceitar o convivio dos gomes,porque querendo ou não a menina não os esquece,e só tinham todos a ganhar!porque Esmeralda tem amor para dar a todos,e ficaria mais rica de felicidade ao ver os que a rodeiam se davam bem!


E poupava-se conflitos,idas ao tribunal e ser esse a decidir porque os adultos não se entende...porque alguns,querem as coisas á maneira deles...ou para agradar ou pagar favores...
nem que para isso se prejudique a Esmeralda...!


Atão,para finalizar espero a partir de agora,não começar a ler nada de mal e muito mau acerca de pessoas de bem lá do tribunal...como fizeram com a senhora Ana Vasconselos!

Só pelo que li hoje,aqui e agora neste blog já vale a pena acreditar e pensar que Esmeralda,vai ser ainda muito feliz!!
Porque eu ontem,hoje e amanhã estarei sempre
POR ESMERALDA!

Natércia disse...

Bendita seja a verdade e quem a defende como têm sido defendida aqui.

Mas se alguém queria ouvir Esmeralda recebeu a resposta que faltava,da sua boca ,expressou a sua vontade,aquela que sempre soubémos era a verdadeira.
Sr Baltazar,livre-se das amarras,respeite a sua filha ,respeite os seus desejos,as suas vontades.Vontades que foram expressas de viva voz por Esmeralda a quêm têm que decidir,e que tantas vezes foram postas em causa.
Mas como eu sempre disse a verdade vêm sempre ao de cima,e quando chegou a hora Esmeralda disse a verdade.

Que dia feliz para todos especialmente para quêm a ama incondicionalmente.

Obrigado dra Ana Vasconcelos,e dra Mariana Caetano,a sra é uma caixinha de sensatez,sabedoria e sensibilidade.

luana disse...

Grande,pequenina Esmeralda!
Abris-te o teu coração á vontade e a verdade fluiu!
Que de hoje em diante se parem de dizer mentiras e calunias contra todos os que sempre falaram verdades.
Que se calem as más linguas.
Que vão dizer agora ,falar mal da dra Mariana Caetano,sim a que ouviu Esmeralda dizer a verdade.
Viva Esmeralda,e todos os que lutam pelo seu bem estar,e pelos seus interesses.
Grande pequenina Esmeralda.

Anónimo disse...

Bom trabalho da DRA. Juíza
espero que ela decida pelo bem
da Princesa, que bem merece
para sofrimento já bastou
no dia 19 de Dezembro.
mas acredito na justiça
Esmeralda ainda vai ser muito feliz.

Maria.

Anónimo disse...

Hoje estou feliz e muito esperançada que a nossa luta em prol da felicidade de Esmeralda possa finalmente dar frutos e florescer. Confesso que nos ultimos dias senti-me deveras preocupada quando li que Baltazar EXIGIA que a Esmeralda falasse com a juiza na sua presença (e provavelmente do candidato a padrinho ateu) na sua casa. Tive medo por Esmeralda. Numa situação dessas a miuda não conseguiria dizer a verdade. Fico feliz por saber que o nosso silêncio e serenidade resultou num processo calmo e verdadeiro em que a juiza não se deixou abater por tentativas de calar a verdade.
Eu que tanto critiquei a juiza quando entregou Esmeralda da forma que entregou, vejo agora que ela casou a razão com o coração e soube avaliar a situação, ter bom senso e mudar o que tinha que ser mudado.

Hoje acredito que a mudança começou e já não tem volta.

O futuro risonho vai ser já amanhã e que com muito amor e carinho, Esmeralda possa libertar-se do ambiente negativo, de vinganças e ódios, de mentiras e calúnias de pessoas que enredaram o seu pai.

Esmeralda aqui todos lutaram por ti, nunca te esqueceram e a tua felicidade foi o que nos moveu.
Quando a tua pretensa felicidade era apregoada aos 4 ventos com gritos de vitória, nunca acreditamos, pois aqui todos somos humanos.

Esmeralda, hoje ACREDITO QUE É POSSIVEL QUE O AMOR VENÇA!

Anónimo disse...

Bem Aventurados os que acreditam porque deles é o reino dos céus!

Nós vamos continuar a acreditar que o superior interesse da menina vai ser respeitado, e o ódio e as palavras de maldade e crueldade escritas na petição vão acabar por se viara contra quem as escreve.
O casal Gomes merece toda a minha total solidariedade e admiração!
Obrigada ao poresmeralda pelas noticias que me deixaram feliz.
Um abraço à Natércia,
Catarina

Anónimo disse...

Boa tarde

Sigo com bastante carinho tudo o que diz respeito à felicidade da Princesa, por isso quero dar-vos os meus parabéns pela maneira senssata como tratam este caso.

Tudo o que aqui tenho lido tem correspondido sempre à verdade, por isso só tenho que acreditar nas notícias que nos transmitem. Mas ao visitar o outro blog fiquei bastante apreensiva com a notícia que deram dizendo que: "A entrevista da Juíza, não passou duma ida de Ana Vasconcelos à Escola da Sertã, na 5ª feira, onde conversou com a professora e pediu a Esmeralda que escrevesse o nome".
Fiquei completamente espantada com o que li só espero que seja mais uma informação que esse blog tenha que desmentir.
Sempre e só Por Esmeralda

Anónimo disse...

E eu que quando soube que a juiza,queria falar com Esmeralda apeteceu-me,deixar aqui um recado que era mais ou menos assim:


"Senhora juiza MARIA CAETANO

Por favor...
se a senhora usa salto alto,
por favor,não se envergonhe e descalçe-os,
se puder,ponha-se de joelhos
para ficar da mesma altura da
Esmeralda...diga-le nesse momento
que está ali não só para ouvir,
mas acima de tudo,ambas falarem,
diga-le ao ouvido que quer ser
amiga dela e quer confiar nela,
como também que ela confie em si,
diga-le que a vai perceber,porque já teve a idade dela,e até le dizer,que nesse momento podem fazer o faz de conta e que a Esmeralda a veja não como uma
senhora,que dita regras,mas sim
como duas meninas da mesma idade que estão naquele juntas a conversar de um pouco de tudo,
ou seja medos,receios,alegrias,
confusões,tristezas,amor,carinho
e tudo mais que possa vir á toa..."



Mas não escrevi aqui porque pensei talvez,que não tivesse esse dirieto de o fazer e me encolhi...
mas pensava para os meus botões,
quem me dera que assim fosse...


Felizmente!!
não foi preciso aqui escrever
aconselhar,porque pelo que aqui li,que o fez muito bem com perfeição,porque só pessoas com coração e sentimentos podem fazer bem ás crianças!
E acredito que também para a senhora esteja acima de tudo o interesse da Esmeralda!
Bem haja senhora Ana caetano!
Bem haja senhora Ana Vasconselos!
Belo trabalho!
Força para o futuro,porque tamos todos...
POR ESMERALDA! :))

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!

Esperemos que a Justiça, desta vez, seja mesmo justa para com esta criança.

Que não seja cega ao extremo de não ver o óbvio, e surda a todo o ruído que tantos fazem à volta dela, apenas para gáudio dos seus desejos ódios e vinganças.

Que não seja displicente ao interpretar os pareceres de quem, tecnicamente preparado a nível da saúde mental de uma criança, decerto tem reproduzido, melhor que ninguém, a situação emocional desta criança.

Que não se refugie apenas na letra da Lei, por vezes tão fria, nos casos , como este, em que o que está em causa são os afectos... pois são estes que estruturam a nossa personalidade desde os primeiros anos de vida.

Quanto à falta de acordo no Tribunal, outra coisa não seria de esperar.

Lamento o facto de o sr Baltazar continuar a "reboque" de pessoas cujo comportamento é simplesmente lamentável.
Pessoas que continuam teimosamente a "envenená-lo" para tomadas de força, que,em vez de contribuirem para a felicidade de sua filha apenas configuram uma autêntica castração dos seus afectos, das suas referências, das suas memórias.

Com tudo isto destruído, não se espere, no presente e no futuro, um ser humano verdadeiramente equilibrado e feliz.

É já um facto estafadamente referido pelos seus apoiantes: ele lutou pela filha.
Mas...lutou, quando ?
Até ali, onde esteve?
É um sofisma continuar naquela de que assim que fez o teste de ADN...

É que, também já se disse, estafadamente, que ele sabia da possibilidade de ser pai desde a gravidez.
Era aqui que se devia ter empenhado em sê-lo verdadeiramente.
Tirar a limpo a verdade.
Por isso, o primeiro responsável por tudo, foi ele!

Quanto à mãe Aidida, ela saberá a razão do que fez.
Quantos dramas são vividos por tanta gente!
Não nos cabe condenar .
Só quem os vive sabe o que se passa.
Falar de fora, é fácil...muito fácil!
E, se esta mulher tivesse optado pela interrupção da gravidez?
Teria sido melhor?
Quantas o fazem!
E agora...até legalmente...

E, quando alguém erra,( se consideram que esta mãe cometeu um erro) não pode corrigir esse erro?
Não é com os erros que aprendemos?

Não corrigiu o sr. Baltazar o erro de ter ficado indiferente à gravidez desta mulher?
Não o querem hoje transformar num herói?
Por que não termos o mesmo procedimento para com a D. Aidida?

Eu vi , em reportagens, a sua postura, a sua emoção, perante o facto de reconhecer nesta filha uma criança maravilhosa e muito amada por quem a criou.
E via-se a gratidão para com quem cuidou dela tão bem!
Gratidão é dos sentimentos humanos mais nobres!

Continua-se a confundir Amor com posse.
Mas, assim como esta não significa necessariamente ser movida pelo Amor, também este se pode traduzir muitas vezes,pelo acto de abdicar.

Mas...se então se fala de posse e de direitos da biologia e dos pais naturais, tanto direito tem o sr Baltazar como a D. Aidida .
Ou esta criança nasceu apenas de um espermatozoide gerado espontaneamente?

Alguém atrás disse :
"D. Aidida... deu-a para ser adoptada por Luís Gomes e Adelina Lagarto.". Contra factos não há argumentos. Se a deu porque a quer de novo? As adopções não têm retorno legal..."

Pois...mas se não chegou a haver adopção... por isso, tem tanto direito a querê-la de volta como este pai que começou por rejeitar a ideia de a ter gerado e só depois de confirmado o ADN é que a quis.

Seja qual for a decisão da srª Juiza , esperemos que seja mesmo em prol da felicidade desta criança.

Para grande sofrimento, já tem lá no seu coraçãozinho, aquela separação abrupta de Dezembro passado. Ferida que fica para todo o sempre!

Queiram os adultos, ou não, tenha sido feita "justiça" mais ou menos cega, sejam ou não cumpridos os acordos e as decisões judiciais,esta menina merece que olhem para ela como criança que é, e não um objecto de disputa que se entrega a quem mais "direitos " tem perante os artigos do Código que gere a jurisprudência.

Aqui, o verdadeiro Direito tem que ser o dela!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Estão tão contentes de quê? A juíza ainda não decidiu nada! Esta tudo em aberto e quem e que vos diz que Esmeralda quer ver a mãe e os Gomes? Só vocês e que dizem isso.

Anónimo disse...

Que bom,saber que a Esmeralda pode e foi ouvida pela doutora Ana Caetano!sem a presença de adultos familiares,que bom que assim foi,pois só assim foi posivél,ouvir uma menina com um coração enorme com amor suficiente para todos,poder falar dos seus desejos.
Pois que sejam respeitados por todos.

maria de lourdes disse...

Depois de me ter preparado para saborear em sossego a Espera que adivinhava que seria grande, foi com surpresa que li agora mesmo o post do nosso Blogue.
Há uma palavra que foi pedra angular, porque há muito tempo a minha pequenina que conhece e sabe a história da nossa Princesa, aquando da sua passagem no primeiro fim de semana com a mãe Aidida e o seu chamamento com os pais Lina a Luis a minha filhota disse e escreveu várias vezes
FINALMENTE! FINALMENTE! finalmente ela teve direito a estar com os que sempre amou.
Finalmente agora, a verdade parece estar a ser ouvida e a nossa pequenina Princesa (bolas, ela é tão pequenina, e a TANTO TEM SIDO SUJEITADA)...
Estou demasiado emocionada e aqui vou deixar um pedido que a minha DIANA me fez no sábado que passou.
"Mamã, eu posso escrever à Srª Juiza?, Se ao menos ela fosse capaz de compreender..."
Eu interroguei-a sobre o que significava esse compreender e ela
respondeu-me "Tu sabes mamã, nós somos crianças, mas sabemos de quem
gostamos, eu tambem tenho duas mães
nem sempre estou contigo, mas quando estou na minha casa e estou
triste eu choro sózinha no meu quarto e penso em ti. Se eu não te
tivésse não sei o que seria.
Sabes, arranjei umas gavetas no meu coração umas maiores, outras mais pequeninas, mas não ocupam espaço, porque como tu me ensináste
o nosso coração é do tamanho do Universo e depois as gavetas grandes têm um número e dormem sempre, sempre comigo.
E essa Srª Juiza se calhar não sabe o que muitas crianças sofrem..
Se ela quizesse falar, tu podias contar-lhe toda a minha história.
E depois a Srª. juiza tem o nome da minha avó. Ela não pode ser má e fazer mais mal á outra Filipa"
Vi-me deveras preocupada para lhe explicar o que é isso de ser Juiz e como é difícil as crianças perceberem que alguém que sendo de fora pode interferir nos seus desejos e nos seus afectos e amores. Nesse mesmo dia ela quiz escrever uma pequena carta à outra Filipa, contando-lhe as aventuras da sua semana atribulada de concursos e medalhas que ganhou na sua escola. E assim o fez. Quem sabe, um dia a nossa Princesa não receberá estes sentimentos partilhados por alguém que como ela
é capaz de estar a sofrer, mas depressa parte para outra e as pequenas coisas boas, tornam-se grandes e são os seus suportes para
viverem a vida em "duplicado" com a força e a coragem que só as crianças conseguem.
E mais uma vez me apetece saudar a Srª Juiza que tanto me fez sofrer, mas a quem dou e presto mais uma vez a MINHA ENORME GRATIDÃO, porque
quando na vida a gente tem de olhar para TRÁS É SINAL DE GRANDEZA
E DE QUE FICAMOS MAIS RICOS, porque
TUDO SE APRENDE...
(continua) Maria de lourdes

maria de lourdes disse...

(continuação) maria de lourdes
Alguém disse que o "CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO" e assim será, quando trazemos no regaço o desejo de ser fiéis, de ser capazes e só nesse ser INTEIROS e autênticos ,faremos dos nossos caminhos tão diferentes, uma escola onde amanhã e HOJE JÁ, os nossos filhos, os nossos netos OS OUTROS todos, que ouvem falar de Nós, ficarão orgulhosos porque não adormecemos e queremos dignificar a VERDADE NOSSA e a dos que nos foram confiados.
Não será demais lembrar tudo o que nas entrelinhas e na dignidade com que sempre se pautou, a Direcção do Blogue foi deixando passar nas entrelinhas os sinais de esperança, as verdades que eram vendidas como sendo outras e que tão cruelmente cruxificaram e caluniaram a quem de direito e que sempre quiz proteger a nossa Princesa, porque certamente juntou as peças do puzzle e só quem convive e observa pode ter uma autoridade mais clara e verdadeira.
Presto aqui também a minha gratidão
à Drª ANA VASCONCELOS a quem digo e que me desculpe os termos "É preciso ter um grande estofo para aguentar tanta difamação"
Mas como o tempo é para mim ainda de reflexão, não costumo "embandeirar em arco" e proponho que continuemos em sossego
agora mais dispertos, porque mais conhecedores da verdade mais inteira.
Nós, gente de Paz e de Esperança continuamos AQUI, querendo ter o Tal coração Puro para ser solidários, amigos, e unidos e também
seremos capazes de estar junto dos que tão amargamente ainda vão ser caluniados.
UM DIA JÁ HÁ ALGUNS MESES ALGUÉM QUE NESTE CANTO SOFRE EM 1º GRAU, me disse:
"É PRECISO ACREDITAR"
É VERDADE!
E HOJE MAIS QUE ONTEM EU ACREDITO COM ELES!!!
UM ABRAÇO A TODOS DO TAMANHO DO MUNDO da
maria de lourdes

Isabel disse...

Boa noite.
Tendo em conta que aquilo que aqui é partilhado é de elevada importância, seria possível explicarem concretamente o que disse Esmeralda à Senhora Juiz?
Quais são os desejos que a menina finalmente partilhou?

Anónimo disse...

Foi muito bom que a menina tivesse sido surpreendida na escola pela senhora juíza e pela senhora procuradora, não havendo tempo para ser preparada pelos senhores com quem convive agora, no sentido de a colocarem contra o seu passado. Isso demonstra que o tribunal está a desempenhar um bom papel, tendo em conta os superiores interesses da criança. Se fosse ouvida em casa do pai e na sua presença, a menina ficaria tensa, e responderia às questões de acordo com a vontade do seu progenitor.
Por esse motivo, não acredito que o senhor Nunes tenha em conta o bem-estar de sua filha, porque em vez de fazer de tudo para que ela cresça num ambiente saudável, está a infernizar a sua vida, isto porque não tem condições para pensar por si, o que não fará dele um bom educador. Por isso desejo para essa criança um futuro mais risonho, na companhia de sua mãe biológica, na medida em que poderá ter liberdade para visitar quem realmente quiser. Um beijinho amigo para a estrelinha mais brilhante do universo. Cristina

Maria Petra disse...

E porque esta SENHORA que foi MULHER E MÃE e a quem DEUS deu o mais nobre e profundo DOM e ARTE
de SER e de DIZER POESIA,JUNTO-A AQUI porque de entre muitas a trago e escolho, e sei que está connosco...


Sophia de Mello Breyner Andersen

A PAZ sem vencedor e sem vencidos

Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A Paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um
novo
Recomeço de esperança e de justiça.
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A Paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhor a Paz que vos pedimos

A Paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a Paz que vos pedimos

A Paz sem vencedor e sem vencidos

**********************

Tu Princesa, um dia hás-de conhecer
a tua história. Neste poema hás-de
recordar esta PAZ que os poetas escrevem mas somos nós e TODOS JUNTOS que a construímos...

************

Vínícios de Moraes

Introspecção

Nuvens lentas passavam
Quando eu olhei o céu.
Eu senti na minha alma a dor do
Céu
Que nunca poderá ser sempre calmo.

Quando eu olhei a árvore perdida
Não vi ninhos nem pássaros.
Eu senti na minha alma a dor da
árvore
Esgalhada e sózinha
Sem pássaros cantando nos seus
ninhos.

Quando eu olhei minha alma
Vi a treva
Eu senti no céu e na árvore
perdida
A dor da treva que vive na minha
alma.

*****************

Tantas vezes somos como as crianças e juntamos cá dentro a luz
e o tempo escuro.
Sinal que somos todos GENTE e como os pequeninos vamos sabendo viver até chegar O NOVO DIA e com ele a ESPERANÇA a RENASCER...

Anónimo disse...

Aos apoiantes do blogue Esmeralda sim:
- Os senhores acreditam em tudo quanto é escrito pela direcção do mesmo? Eles estão sempre a chamarem paranóicos a este blog e não vos esclarecem do que se passou na realidade? Porque será? Acham isso normal? Os senhores só servem para deitar gasolina para a fogueira que eles teimam em alimentar e agora como não lhes convêm mentem-lhes, tendo vocês de vir beber à nossa fonte para saberem o que se passou de verdade! Não acham que estão a serem usados? Com que intuito? Com que interesses? Como alguém dizia num comentário: mais tarde se saberá!
Ajudem o senhor Baltazar a encontrar o equilíbrio que lhe falta, porque está a ser levado na cantiga de certa gente e isso só é prejudicial à sua filha!

Esses senhores já lhes disseram sim ou não se Esmeralda foi ouvida? É claro que não dizem, porque não querem perder a freguesia nem o protagonismo, que a todo o custo querem adquirirem à conta da pobre pequenita.

Como vêem, tenham cuidado… muito cuidado. Apertem com eles, façam-nos dizer a verdade e verão que eles não são Quem vocês julgam!

Anónimo disse...

Depois de um desmentido feito pelo outro blog de que a Srª Juíza não falou com Esmeralda e que a Princesa não foi ao tribunal falar com a Srª juíza, mas foi sim, só a Drª Ana Vasconcelos que foi à Escola falar com a profassora e com a Princesa, Fico a aguardar se fôr conveniente um comentário dum moderador deste Blog, para não os continuarem a acusar de mentirosos e paranóicos,

Sempre Pela Felicidade da PRINCESA

Por Esmeralda disse...

Cara Isabel,

O Por Esmeralda lamenta não a poder informar do conteúdo das conversas com a Sra. Juíza. Como por certo compreenderá, essa matéria é de elevadíssima importância para as decisões a serem tomadas nos próximos tempos.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (23:42)

A Princesa foi ouvida pela Sra Juíza e uma Procuradora, na escola, no passado dia 26 de Maio. Como a audição não decorreu da forma que o Sr Baltazar pretendia (em sua casa e na sua presença), em 27 de Maio, encaminhou a filha ao Tribunal, para ela ser novamente ouvida.

Também, na passada quinta-feira, a Dra Ana Vasconcelos deslocou-se à escola para realizar uma avaliação programada, conforme o previsto pelo Tribunal.

Por Esmeralda

Isabel disse...

Não há qualquer problema.
Eu entendo a necessidade de resguardar mais um pouco a posição de Esmeralda até a Senhora Juiz se pronunciar.
Acima de tudo o bem estar da menina.
Obrigada pela vossa atenção.

Anónimo disse...

Já ponderaram o seguinte cenário: em caso das decisões do tribunal não forem do agrado de Baltazar ele decidir fazer o que os Gomes fizeram, ignorá-las. E depois? Será mau pai? Não estará também a pensar no bem estar da menina, tal como os Gomes o afirmaram?
É preciso calma e muita serinidade a julgar rapidamente as pessoas. Ou será que é válido para uns e não para outros.

Anónimo disse...

O que é incompreensível é o facto de um casal que pura e simplesmente negou ao pai o direito de ver a própria filha, ignorando-o a ele e á justiça, agora depois de julgado e condenado, queira a toda a força "ter direito a visitas"!!! Isto não é de gente normal!
É um desabafo pessoal, mas mesmo assim, não compreendo gente tão egoista! Então não pensaram no superior interesse da criança quando o pai lhes bateu à porta?
E essa suposta "mãe" que só agora quer a filha e para a dar novamente? Como podem defender tal pessoa? Como podem ser tão frios? Então a menina só serve para dar? Que gente tão triste, tão despojadas de sentimentos, e ainda dizem que o Baltazar só tem sentimento de posse em relação à filha!
Vocês deveriam ter vergonha por pactuar com esta situação de "toma lá dá cá" de Aidida e os Gomes! É simplesmente vergonhoso!
Dizem que Baltazar anda mal aconselhado, pois Baltazar anda é baralhado com este sistema judicial, que lhe dá a filha mas o obriga a conviver com gente que tão mal lhe quer. Deixem de dizer mal do homem, sejam humildes em reconhecer que erraram.
"Cruxificam" o homem por não ter assumido logo a paternidade, mas ironicamente "beatificam" uma "mãe" que dá a filha.
Tenham a coragem de publicar este comentário e outros que não vos sejam favoráveis. Mostrem a tal pureza de sentimentos Por Esmeralda.
Paula

Anónimo disse...

Mais respostas educadas do Por Esmeralda para quê?
Por mais educados e verdadeiros que sejam ainda há quêm não acredite,pois deixai-os pensar o que que quiserem se ficam contentes assim.
Por aqui nunca apanhei uma mentira
uma falsidade,ou um desmentido.
Porque havia de duvidar de quêm sempre disse a verdade?
Por Esmeralda,Para Esmeralda,e só a pensar em Esmeralda,a verdade acima de tudo!

Anónimo disse...

Amigos.

Um moderador do blogue Esmeralda-Simdiz assim:

" Zé disse...
Falar do que interessa...

Cada um dos voluntários que assegura a manutenção deste blogue, tem o seu trabalho e a sua vida.
Quando não há novidades, não as inventamos. Ontem, sem contactos durante a manhã, só recebemos informações do Dr. José Luís Martins cerca das 17 Horas. Antes da chamada cair, disse-nos ele que a conferência fora rápida, sem qualquer acordo, que a Juíza ouvira as partes e que se aguardava agora o seu despacho. E a partir daí ficou incontactável.
Quanto a Baltazar, depois do Tribunal foi trabalhar e a seguir foi dormir: não esqueçam que fica sempre com enxaqueca, depois de ir ao Tribunal, de que não gosta nada.
Foi por Ilda, que interrogou Esmeralda, que soubemos de que só Ana Vasconcelos tinha ido à Escola do Tojal, na 5ª feira, dentro das seus afazeres.
Quando acordou, Baltazar confirmou-nos que a Juíza não lhe falara em nenhuma visita e que os Gomes tinham insistido no direito a visitas.
É claro que só de forma genérica podemos dizer o que aí foi dito, na conferência. Mas podemos dizer o que não foi dito. Se alguma visita da juíza ao Tojal houve, nem Baltazar sabe de nada, nem Esmeralda a revela, o que será muito estranho. Esperemos que José Luís Martins possa ser mais claro, durante o dia de hoje.

...."

Mas onde é que já vi isto? Estas justificações para explicarem algo que não tem explicação são umas desculpas esfarrapadas.

Porque será que eles não querem falar da visita da Juíza à escola da Princesa? Então atiram ao lado e falam da visita da Dr. Ana, que também aconteceu mas não tem nada a ver com as outras.

Mas o mais importante e muito preocupante é afirmarem que "Ilda interrogou Esmeralda".

Agora entendo muito bem porque o PorEsmeralda por vezes fala nos receios pelo bem estar da Princesa.

Ana Maria

Anónimo disse...

Zé disse...
Falar do que interessa...


"Quanto a Baltazar, depois do Tribunal foi trabalhar e a seguir foi dormir: não esqueçam que fica sempre com enxaqueca, depois de ir ao Tribunal, de que não gosta nada.
Foi por Ilda, que interrogou Esmeralda, que soubemos de que só Ana Vasconcelos tinha ido à Escola do Tojal, na 5ª feira, dentro das seus afazeres......."

Grave,muito grave,sujeitar a miuda a interrogatórios!

Excerto do Esmeralda sim,onde dito por eles se sujeita uma criança a um verdadeiro interrogatório para obter informações.
Dra Ana Vasconcelos,Dra Mariana Caetano,vejam o ambiente em que esta menina sobrevive.

Anónimo disse...

Fico feliz por, finalmente, a justiça estar a funcionar neste caso.As mentiras constantes dos apoiantes do Sr Baltazar ameaçavam prolongar o sofrimento de uma criança que têm o direito a conviver com os pais afectivos,e a mãe. Por outro lado, só contribuíram para aumentar o sofrimento de uma menina que , mais cedo ou mais tarde, teria de dizer qual a sua opinião sobre aquilo que quer. Por egoísmo de umas quantas pesssoas,que se dizem donos de Esmeralda como se fosse um objecto, a menina vive há meses enganada com uma família que queria impedir que contactasse com os seus pais do coração e até com a mãe , com quem tem uma ligação biológica e física que não poderá ser contrariada por anos de separação.

Haja Deus.


Pedro.

Anónimo disse...

Tenho uma tia que adorava ir buscar-me para passar as férias com ela e apesar de também não andar aos gritos passava o tempo a contar os dias que faltavam para ver a minha mãe.
Será que o tribunal sabe os danos psicológicos que está a causar a esta miúda?!
Será que a razão do Baltasar é mais importante do que a saúde mental da Esmeralda??


Alda Branco

Anónimo disse...

Bom dia !

Pela experiência que tenho desde que descobri este blogue, é ponto assente que tudo o que aqui é posto pelos responsáveis , tem sido, simplesmente, a pura verdade!

Ora, sendo assim, dúvidas não tenho em relação às informações dadas pelo PorEsmeralda.

O que é triste é haver quem use uma inocente criança para, além de insultos e difamações, veicularem informações erradas , tendenciosas e notoriamente carregadas de ódios e desejos vingativos.

Quanto a pessoas, como o Anónimo das 0:39,tem o direito à sua opinião mas...
Aqui, gente fria?!
Acho que não está a ver bem ...

Os erros cometidos pelo casal já foram assumidos e devidamente condenados.
Mas...insistem...insistem...insistem...

A frieza vê-se em quem quer estender essa condenação a esta pobre menina que é a vítima de toda esta história.

Fossem quais fossem os erros cometidos pelos adultos, (todos, mas todos), ela não tem que pagar por isso.
E, retirar abruptamente uma criança do lar que conheceu desde bebé ( antes de aparecer o pai), é um castigo maior do que a condenação a que o casal Gomes foi condenado em nome da lei.
Agora, pretender que ela rejeite todo esse capital de afecto, todas essas referências , é ainda agravar a sua "pena".

"Cruxificam" o homem por não ter assumido logo a paternidade, mas ironicamente "beatificam" uma "mãe" que dá a filha."

Pois é ... se a criança, na altura, tivesse um pai como deveria ter, se esta mulher tivesse o apoio do progenitor como devia, de certeza , não teria entregue a filha para ser criada por outrem.

Ninguém a "beatifica", penso eu. Como também ninguém "crucifica" este pai.
Mas que foi o comportamento inicial dele que deu origem a esta triste história, isso foi!
E, mesmo com essa opinião, nunca aqui vi alguém a querer-lhe mal.

Mas, agora é tempo de pensar unicamente na pequena Esmeralda.

Não é com vinganças e retaliações que contribuem para o bem estar e felicidade desta menina.
Afinal , quem assim procede, só está a dar razão ao comportamento pelo qual o casal foi condenado.
Pior ...ainda!
É que aqueles , o que faziam era por Amor , aos de agora apenas os move os sentimentos mais baixos .

E sempre a mesma provocação:

"Tenham a coragem de publicar este comentário e outros que não vos sejam favoráveis. Mostrem a tal pureza de sentimentos Por Esmeralda.
Paula

Meus senhores: publicar ou não esses comentários nada tem a ver com coragem!
É pisar e repisar coisas que aqui não colhem afinidade.
Por isso...é simplesmente desnecessário ocupar este espaço com textos que já se conhecem de cor e salteado, como diz o Povo.
E que não acrescentam nada , nem dão contribuição positiva para o bem estar desta menina.

Mas, interessa realçar...se é que comentaristas como a das 0:39 ainda não repararam:

Se algum comentário for enviado a um outro blogue que se diz defensor de Esmeralda ( com o qual se devem identificar), que esteja em oposição ao seu fio condutor, é imediatamente alvo dos maiores insultos, da mais feroz agressividade .
Fala a experiência...pois já fui alvo desses "mimos".

Aqui, nunca vi nada que se parecesse com isso.
Aliás, o que vejo é uma paciência
extrema dos responsáveis por este espaço em tentar responder com educação a tanto gesto provocatório.

Esperemos que as decisões judiciais em marcha, tenham em conta realmente o verdadeiro interesse desta menina.

Que o seu pai se centre mais na felicidade da filha no que nos "conselhos" dos habilidosos defensores do estado de direito.

Esmeralda nasceu numas circunstâncias muito difíceis.
Teve a sorte de suprir essa condição com pessoas que a acolheram no momento certo e lhe deram tudo a que uma criança tem direito.
Certo ou errado perante a lei dos homens, para ela, o seu mundo real foi o que viveu até Dezembro último.
Querer retirar-lhe todo esse capital , é um crime.
Não se pode ser um verdadeiro pai e uma verdadeira mãe se o seu objectivo for cometer esta barbaridade.

Esperemos que o melhor seja feito, pelo bem da pequena Esmeralda!

Aldo

Anónimo disse...

Boas noticias.
Como mãe biológica de um filho de 3 anos, gostava de mostrar o meu descontentamento neste caso. Como é que uma criança de 7 anos pode tolerar a presença repentina de um estranho em substituição a um pai e uma mãe que sempre conheceu ?? Pessoas amáveis que a trataram sempre bem!! Onde estamos nós?? Será este o mundo desenvolvido para onde caminhamos? Mandem analisar as intenções dessas pessoas se dizem tão preocupadas com a custódia da Esmeralda!!! Ouçam a Esmeralda!!Querem criar um abismo no mundo da Esmeralda?? Nenhuma mãe ou pai biológico que raciocine normalmente, que ame o , quereria o sofrimento de uma filha...Baltazar ouça a sua filha,ela têm amor para todos.
Deixe lá o dr Cândido falar.....
Ajudou o sr,muito bem,agora pense mais na sua filha menos nesse senhor!

Beatriz

Anónimo disse...

Finalmente , uma decisão acertada!!!!!E só espero que esta se mantenha. Aliás, a própria Esmeralda é quem deve escolher com quem quer ficar, mesmo futuramente. Faz parte dos "Direitos das Crianças".



Maria Isabel,Lisboa.

Anónimo disse...

O esmeralda sim fechou portas aos
comentadores,portanto deixo aqui se me permitem o que penso sobre este caso.
A divisão do não divisível, na medida tenho expectativa, que criança fique com os pais, no final dessa deriva. A mim não me interessa, quem o óvulo fecundou, interessa-me a mim muito mais, quem deu amor e criou. No campo do imaginário, poderá haver pai sem ser, por isso imaginem o terror, de vosso filho com outro viver. O terror de uma criança, de viver com quem não conhece, passai pela experiência também, pra ver se é coisa que não endoidece.

Gideão

Maria do Mar disse...

Para tentar quebrar tudo o que de dentro nos consome, abri livros, consultei papeis, prometi a mim mesma que apenas quero ser FIEL ao Princípio e ao Tempo Agora ,onde o que importa é PENSAR EM TI minha Princesa, e por Ti acautelar e recordar que ainda que tantos pareçam defender-te, continuas SÓ !e mereces de Nós a nossa Protecção.
Tenho alguns poemas para aqui escrever. Procurei no passado muitos escritos que contradizem HOJE o Presente (envenenado) que talvez sem Ser por mal te foi oferecido.
Tu aí estás, longe dos olhares que sabem e podem defender-te, e sujeita a interrogatórios que com a capa de cordeiro te levarão a confiar, porque sendo tão Forte, és a menina apenas que com 7 anos parece que muitos teimam e conseguiram fazer de Ti (MULHER pequena). mesmo nessa luta para sobreviver Não suportarás sem marcas os tempos e os dias que terás de ainda viver até SER DIA...
Agora e porque o meu tempo está contado neste dia, deixo aqui um poema profundo, tão profundo como aquele que o escreveu e de quem tive e tenho a sorte de conhecer, conviver e ser amiga.
Ele escreveu muitos poemas, alguns foram cantados por Fanhais, mas sendo tão RICO e tão profundo, fica posto em sossego,e na simplicidade dos que sendo tanto, apenas oferecem o silêncio, o quase esquecimento e mesmo entregue á Dor que a vida lhe ofereceu,continuam fiéis aos valores aos quais muitos de nós acreditamos. Apenas posso considerá-lo um DOM, mais UM,que a VIDA NOS DEU:

Fernando Melro


CARTA PARA AMIGOS


Soltai os pássaros
com as vossas mãos abrindo-se
tal como o ventre maternal
da liberdade

E com os pássaros soltai os
medos,
ó antigos companheiros
do silêncio.

Os deuses morrem. Depois
renascem.
Mas somos nós quem lavra
a terra para sonhar de novo.
Saboreemos os frutos
Antes que sejam, mais outra vez,
proibidos.

Somos nós os deuses aprendizes
da nova criação.
E também somos a serpente
da velha tentação.
Somos senhores e escravos
da nossa condição.

4-Set-91

*********

(Obrigada Fernando, por este e por muitos outros que escreveste.
Tu, a quem a dor de um filho perder,é eternamente dôr mas PRESENÇA, esse "menino" que também eu amei, ensinas no teu silêncio que Amar é renunciar muitas vezes a Ti, AMAR É VIVER EM FUNÇÃO DAQUELES QUE AMAMOS ESQUECENDO-NOS DE NÓS! Tu Fernando, és esse SINAL)
Que o teu testemunho pudesse ser vivido por outros pais, e a nossa Princesa beberia da fonte da tua Doacção...

Anónimo disse...

Boa tarde

Sou o anónimo das 23:42

Venho agradecer a vossa resposta e dizer que nunca duvidei que, o que aqui nos informam seja verdade, mentiras foi o que nunca encontrei neste blog, mas revolta-me que outros vos chamem de mentirosos, alucinados, paranóicos e criminosos e de tudo o que lhes vem à cabeça.

Quero dar-vos os parabéns pela vossa postura de verdade e carinho no apoio a Esmeralda e dizer-vos que este Blog só pecou pelo seu lançamento tardiu.

A toda a direcção do blog, ao casal Gomes, a Aidida, ao Baltazar e Ilda desejo que se façam sempre o vosso melhor para que Esmeralda possa ter um futuro muito FELIZ.

Anónimo disse...

Hoje é um bom dia. É o dia em que os sedentos de protagonismo resolveram ir pregar para outra freguesia, deixando Esmeralda ser feliz.

Ao doutorzeco que afirmava ''até os comemos'', só lhe digo: ATÉ QUE ENFIM QUE TE MANCASTE!

O futuro de Esmeralda não te diz respeito. Não é tua filha, nem irmã, nem sobrinha, nem será afilhada!

Esmeralda que possas agora ser feliz com os teus pais (Gomes), com a Mãe Aidida e também o pai Baltazar que me parece que finalmente meteu os gajos na ordem!

Que todos possam ser feliz e que quem durante mais de 1 ano se entreteu a autopromover-se à conta duma criança possa voltar para debaixo do calhau de onde saiu.
As crianças não são objectos para autopromoção. A Esmeralda tem familia e que agora essa familia, possa acalmar-se e fazer as pazes.
Sim, nós aqui não cantamos Uaaauu vitória. Nós queremos que todos possam conviver bem em prol de Esmeralda.

Por Esmeralda e contra os parasitas da sociedade.

Anónimo disse...

Com os comentarios cortados na outra banda, de certeza que hoje seremos invadidos por um grupo de apoiantes desorientados, sem perceber o porquê do subito encerramento.

Sem coragem para dizer a verdade aos seus apoiantes e com medo de que os meus ao sentirem-se enganados se voltem contra eles, preferiram fechar o blog.

À direcção pedia hoje muita paciência. De certeza que haverá muito leitor confuso por aqui a pedir miminho. Sejamos pela paz e concórdia, pelo amor e pela razão!

Anónimo disse...

Eu nunca, mas mesmo nunca acreditei nessa história da rejeição desta menina para com aqueles que a criaram.

Não era possível!
Quem conhece uma criança, quem sabe alguma coisa sobre o desenvolvimento do ser humano,nunca pode ter achado isso normal.

Os laços indestrutíveis que estruturam a nossa personalidade está mais que provado que se formam nos primeiros anos, meses até, da nossa vida.

E alguém no seu perfeito juizo acredita que esta menina foi criada por "paranóicos" "criminosos" , alimentada a "ração de combate" e criada num "cativeiro"??????

Como poderia sair de um ambiente destes uma criança tão doce e maravilhosa como todos confirmaram quando o sr. Baltazar tomou posse dela?
Em tal ambiente, só mesmo se formaria um autêntico "monstrinho"!

E as algumas pessoas pareciam acreditar nisto!
Incrível!
Quanto a maldade pode turvar o raciocínio !

Se o sr. Baltazar não gostar do rumo que possa vir a ser tomado nesta história, pode "agradecer" ao cortejo de gente má e rancorosa que pulula a seu lado.
A mais ninguém!

Ou ele não via que essas pessoas podem querer tudo...excepto a felicidade de sua filha ?!
Como quer ser considerado um bom pai se se deixa manipular assim ?

Eu nunca permitiria que se tivessem escrito as coisas horrorosas que todos podemos ler, em nome de um filho meu!
Nunca!
Por mais favores que lhes devesse.
Mas...em primeiro lugar...e sempre...os meus filhos!!!

Anónimo disse...

Eu fui um dos que até á ultima fui na conversa fiada.
Não me arrependo do que defendi,nem de têr lutado pela felicidade de uma criança.
Mas arrependo-me de por vezes têr confiado demais em pessoas que agora nos cortam a vazas-
Se é verdade o que diziam porque fogem?
Só peço ao Baltazar que não se agache mais,nem se deixe levar em conversa da treta.
Se for esse o desejo da sua filha,como parece que é,convivam todos para bem dela.
Olhe por ela faça o que for preciso
um dia ela vai agradecer.
Obrigado a este blog por dizer o que outros esconderam.
E já agora por me deixar dizer estas palavras.

Anónimo disse...

Penso que a sensatez desceu ao coração do sr Baltazar.
Nunca o achei má pessoa,mas sempre
achei que vivia dominado por outros,não podendo tomar decisões sózinho.

Não vou citar nomes porque não vale a pena.
Mas como pessoa mais velha posso dizer,que deve viver tranquilo,deixar que a Esmeralda expresse o que sente sem pessoas por detrás a comandar.E caso o desejo dela seja conviver com o seu passado recente,nada mais natural,coisa que quase todos já entendemos.
Um abraço.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (11:24; 11:31; 11:32)

Enviou-nos pela segunda vez um comentário longo onde critica abertamente alguns apoiantes de Baltazar Nunes.

Também pensamos assim. Contudo, continua esse tema a não caber nos propósitos do Por Esmeralda.

Nesta altura, diríamos até, que tais pessoas, de uma forma mui digna,perceberam alguns erros em que incorreram e optaram pelo silêncio. Foi sem dúvida uma atitude muita sensata que louvamos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

UFA...!UFA..!

FINALMENTE...!!!

Já posso deixar os calmantes...e dormir melhor...

Já não aguentava,ler tantas calunias e difamações acerca de pessoas de bem.

Começo a vêr um futuro mais risonho e colorido para a princesa!

Daqui a pouco,quem sabe se eu leio aqui o tal sonho,de uma senhora que costuma aqui comentar,mas que lamento e me desculpe,de eu não me lembrar o nome...

Começo a ver uma pequena luz ao fundo do tunél...em prol de Esmeralda...

Se estava ontem contente,hoje estou maravilhada,é que já tava a pensar se teria que começar tomar dose dupla de calmantes...

pois...agora os próximos capitulos só,poderiam começar a falar mal da senhora juiza e de Esmeralda "calunias e difamações"e isso o meu coração não iria aguentar...se eu sofro tanto pela pequenina...!

Que começe a ter de novo a felicidade,que um dia le foi roubada...por adultos que mais cedo ou mais tarde terão que fazer contas com alguém...

SORTE PARA ESMERALDA!E QUE SE FAÇA O QUE ELA DESEJA!

Anónimo disse...

Algures, li hoje :

"Entregue Esmeralda ao pai, pelo Natal, assistimos a uma integração demasiado perfeita na família paterna, que até nos deixou algumas dúvidas. Várias vezes aqui questionámos se algo de errado não se passava na cabecita da criança"

Dúvidas?????????!!!!!!!
Que dúvidas?
Ninguém de bom senso ou que perceba alguma coisa de crianças tinha dúvidas.
Algo se passava na sua cabecita, sim!
Ela , inteligentemente, qual náufrago perdido , agarrou-se à tábua se salvação que lhe impuseram.
E assim, era mais fácil sobreviver.
Fazer de conta que era tudo uma lua-de-mal.
Pois...se ninguém ligou aos seus gritos desesperados naquele triste dia de Dezembro!

Só mostrou que é uma menina inteligente e se sabe defender.
Mas...lá no fundo, quanto sofrimento escondido, meu Deus!

Li ainda :
"Protecção nossa que deixou de ser eficaz a partir da altura em que, a nosso ver injustificada, precoce e temerariamente, a criança voltou a ser colocada em contacto com o casal alienador.

E continuam com o alienador.
Arre !
Os adjectivos insultuosos não param!
Um dia, quando esta menina souber ler em condições, o que achará desta forma como foram tratados os seus pais de afecto?
Que ela ama e amará sempre, ninguém tenha dúvidas!

E ainda li :

"Com o Estado Português semconseguir proteger esta criança.Não iremos continuar a participar, ainda que de longe, naquilo que consideramos o esquartejar dos despojos duma criança que o Estado Português teima em cortar às postas."

Pois, com o cumprimento da decisão judicial em Dezembro,é que o Estado Português não protegeu devidamente esta criança!

Se a srª Juiza reconhecer hoje, que esse não foi o melhor para a pequena Esmeralda e corrigir o que deve ser corrigido, aí sim, esta Magistrada mostra ser uma digna representante do Estado Português.
De que nos podemos orgulhar.

Errar é humano.
Erram pais, erram mães, erram advogados, erram juizes, erram todos quantos não são deuses, apenas simples seres humanos com qualidades mas também algumas falhas.
Reconhecer os erros e emendá-los, é que nos dá a dimensão de sermos
Gente Superior!

Que a esta criança seja devolvida a alegria da sua verdadeira vida!
Para que não precise mais de fingir aquilo que de certeza nunca foram os seus autênticos
sentimentos!

E esses devem ser do tamanho do mundo...chegam para todos!
Em Paz , mas com respeito pelo que melhor serve os seus interesses de criança indefesa.

Anónimo disse...

Sou mãe e aqui não vou julgar, nenhuma das personagens desta terrivel novela .Apenas quero lembrar que uma criança não deve ser objecto de guerras ou egoismos.Onde estava Baltazar quando a menina precisava dele para sobreviver? O casal Gomes ...a ser verdade , porque não procurou a lei logo que a menina lhe foi entregue ? A mãe biológica, bem essa coitada ...com uma filha sem dinheiro para a alimentar ...quem a podse censurar ...Mas todos são culpados e a única inocente em tudo isto é Esmeralda.Também tenho uma filha da idade dela...e estou separada do pai que é Italiano e cuja pensão e despesas não paga ...no entanto exige em trubunal direitos de pai sobre uma filha que não criou nem acompanhou...A minha filha sabe que ele é o pai , mas não o respeita nem reconhece como tal .Afectivamente substitui o pai por outra pessoa...o padrinho.Este criou a menina , tanto a nivel material como afectivo , e ela adora-o e diz que ele é o verdadeiro pai .Ora ...tal como a Esmeralda a minha filha reconhece quem a a,ou e cuidou ao longo de todos estes anos. Reconhecem-se os direitos de um pai , é certo que assim seja , mas n~ºao tem estas crianças a ser ouvidas e a dizer aquilo que querem e sentem ? Como obrigar seres inocentes a lidar com emoções e pessoas estranhas, marcando-as e traumatizando-as para a vida ? Quem ama compreende e temos que compreender que são as crianças que devem decidir ...devem ser ouvidas..elas não mentem, são puras e dar-lhes tempo para crescer a aprender a lidar com situações novas de forma a que as possam compreender sem sofrer.Independentemente de quem é a culpa...as situações e circunstancias criadas , as crianças nunca devem ser obrigadas a desvincular-se de quem amam ou conhecem como familia e com os quais se sentem protegidos sob a pena de ficarem irremediávelmente marcadas.Cabe a nós adultos arranjar soluções e por vezes até abdicar um pouco do nosso egoismo para as proteger-mos.Quem ama compreende, e eu acho que Baltazar Nunes tem que dar tempo há filha e deixá-la perceber que está ali, perto dela, e que a protegerá e pricipalmente que a ama , sem que a criança se sinta por ele ameaçada .Este é na minha opinião o caminho para este pai e a sua filha, tal como seria para a minha filha se o pai assim o compreendesse.Quando esmeralda entender, será ela a ir ao encontro do pai, sem sofrimento , e esse sim é o superior interesse da CRIANÇA. Sem sofrimento.

Uma última palavra ...para Esmeralda.Força , minha querida criança...os adultos tão embrenhados nas suas lutas esquecem que és tu quem importa.Enquanto a tua história fizer vender livros, estarás debaixo dos olhos de toda a gente...que pretendem apenas notariedade ás tuas custas. Eu entendo.te ,meu amor.Seja qual for a decisão que tomem em teu nome, luta porque és criança , mas tens em ti a força da inocencia e do amor infinito.Que Deus te proteja.


Irene.

Anónimo disse...

O respeito a criança deve ser resguardado, ela não pode ser como uma bola de ping-pong.
Que a Justiça possa entender esta situação, e não destruir a vida desta criança,que não pediu para nascer.
Para Esmeralda os pais afectivos,são para ela os pais verdadeiros,que até então lhe deram carinho,amor,cuidados.
Este pai biológico deveria ser o primeiro a entender a situação se ele ama de fato esta criança, deixe ela com os pais afectivos, até ela escolher por ela mesma,com quem ela quer ficar,ela é um ser humano, tem o direito de ter seus sentimentos respeitados.
Por favor! Pensem um pouco,e vejam se não estou com a razão.


Maria H.

Anónimo disse...

Finalmente abrem-se portas....

Obrigada a todos, ao PorEsmeralda, à Mª.Lurdes, ao Aldo, à Natércia. Que bom existirem no mundo pessoas como vocês pois assim vale a pena lutar, vale a pena termos sonhos e nós somos do tamanho dos sonhos que temos!
para a Princesa um reino de paz amor e harmonia, onde não haja lugar para ódios nem invejas.

Um abraço do tamanho do mundo para todos que aqui tão dignamente mostraram preocupar-se com a mossa menina

Catarina

CINDA e maria de lourdes disse...

Simplesmente adeus?...

Foram bandos de pássaros voando
Foram vozes que dizem que calaram sua voz
Foram pensamentos, derrotas, calúnias, maldades
Foram gritos que de há muito atingiram todos nós

Foram sombras que atingiram vidas Dignas
Foram silêncios que calaram bocas com fala
Foram muitos ontem e hoje, a teimar e a doer
Foi muita Dor que atingiu a quem se cala

E tudo isso guardamos fundo ao nosso jeito
Por tudo isto o nosso querer não se calou
Mas vós, dizendo como que um adeus
Deixaram na mesma a Dor e Dúvida em nosso peito
****************

O Vosso Caminho…………

Foi hoje, num dia de Sol e Primavera
Daquela Primavera que queremos todo o ano
Onde as rosas brotam de alguns corações
Foi o dia que disseram que varreram
Da vossa vida a maldade e o engano
E nesse espaço, quem sabe colocaram
Uma jarra com as vossas ilusões

E a Vida que estava colocada á vossa frente
Veio de mansinho sentar-se á vossa mesa
Estava vestida de Verde Esperança,
Tinha na mão, um pequeno embrulho
Com um destino e nome “Para uma Princesa”.
Na vossa cegueira nunca a viram nem ouviram
Ela Era, É, e sempre Será “A doce Estrela da Confiança”

*******************

E Neste Canto de ESPERANÇA
A nossa Princesa sonhará talvez…

Serei Princesa ou heroína
Nesta novela que é a vida?
Serei Princesa, serei heroína?
Destes meus dias a passar
Sou pássaro preso
Em gaiola construída
Por “cordas de aço”
Que me pus a fabricar

Mas a Alma
Não se prende na gaiola
Procuro o Sonho
Passo os dias a querer voar
Transformo as “cordas de aço”
Em “acordes de viola”
E no fundo dela mesma
Passo os dias a Cantar

Canto
Canções de Esperança e de Bondade
Sonho
Com o Dia de Amanhã
O tempo passa
Eu empurro a velocidade
Tenho a certeza
Que esta Esperança não é vã

A vida
Há-de trazer-me a Felicidade
O meu querer
Tem a força de uma Vida
E quando quero
Eu tenho a faculdade
De saber que a vida
Não está perdida

E o Deus
Que existe em mim e que é Amor
Há-de dar-me
A força e o jeito de vencer
Há-de ajudar-me
A ultrapassar a minha dor
E Há-de mostrar-me
Que o que conta é Eu Querer!

Contigo estamos Princesa e… Força!!!

(Cinda e m.lourdes)

alvaro disse...

MUITO OBRIGADO Dª IRENE PELO

SEU TESTEMUNHO .

A SUA VERDADEIRA HISTÓRIA DE VIDA

ENCAIXA COMO UMA LUVA NA HISTÓRIA

DA ESMERALDA (PRINCESA )

OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS .

PELO BEM ESTAR DE TODAS AS ESMERALDAS ,DAS ALEXANDRAS E DOS MARTIMS. BEM HAJAM !

SUBSCREVO:alvaro da florência murraças ,10/06/09 s.m.do.porto

Anónimo disse...

Mas porquê,esta menina não vai viver,com quem sempre viveu e foi criada com todo o amor e carinho que le foi dado?!

A Esmeralda sabe que tem pai e mãe,também todos sabemos que a menina deseja é,viver com o casal que a criou,porquê causar tantos problemas em cima de uma criança??ela tem o direito a falar e a escolher poças!!

Deixem a menina ser feliz com quem sempre le deu tudo,para que ela seja feliz,sem traumas.

Se é verdade que o pai gosta dela,então deixar a sua filha ser livre para escolher com quem quer viver!

Primeiro e acima de tudo o interesse da criança!

A mãe percebe isso,a menina tem amor para todos,e mais tarde vai agradecer a todos,que le fizeram bem.


Vivendo com o casal,convivendo com a mãe,passando fins semana com o pai,todos se entenderem para o bem da pequena,seria o mais justo,de outra forma nunca irão chegar a lado nenhum...e a Esmeralda não será feliz enquanto os desejos dela não se concretizarem...

DIFICIL...?!

Julgo que não!Por favor façam um esforço...agora que ficámos um pouco mais aliviados de "ódios e vinganças"seria bom dar a opturnidade de dar voz,a uma pequena que não pediu para nascer,mas sim para ser amada e respeitada!


Um bem haja á mãe Aidida!que á muito que percebeu o desejo de sua filha,e por ajudar nalguns momentos(de 15 em 15 dias) a ter,o que le roubaram...não tenho duvidas que Esmeralda irá agradecer
quando for uma mulher.

Por favor,pensem no que Esmeralda QUER E DESEJA!

Anónimo disse...

Esmeralda foi ouvida pela Srª juiza e uma procuradora, na escola,no passado dia 26 de Maio. Como a audição não decorreu da forma que Baltazar pretendia (em sua casa e na sua presença) em 27 de Maio, encaminhou a filha ao tribunal, para ela ser novamente ouvida.
Também, na passada quinta-feira, a Drª.Ana Vasconcelos deslocou-se à escola para realizar uma avaliação programada, conforme o previsto pelo tribunal.
Se isto é verdade, porque é, que Baltazar não sabe o que se passou? Porque é que este blogue, este tão certo duque, Esmeraldo disse? Não deviria ser conhecido de todas as partes? Ou estamos diante de mais um favor feito ao casal gomes? Não fico chateado, se o meu comentário não for publicado, mas gostaria de uma resposta se fosse possível. É que eu sou, um pouco borro e posso estar a fazer alguma confusão.
(Junior)

Anónimo disse...

Boa tarde!

Desculpem-me...mas hoje apetece-me "filosofar" um pouco.

Na vida há por vezes coisas que não entendemos bem, mas que , ao analisarmos , nos revelam a verdadeira essência do ser humano.
E a sua complexidade também.
Que umas vezes tende para o Bem e a Virtude, e outras para a pura Maldade!

E assim, ultimamente, tenho-me detido a pensar : mas por que me interesso tanto por este caso?
Por que sinto uma tal angústia ao assistir a todo este emaranhado confuso em que se encontram estas pessoas, mas, claro, muito particularmente, este inocente criança?
Se até nem conheço nenhum dos envolvidos, a não ser de reportagens na comunicação social...
E a menina, e bem, até aparece sempre de cara desfocada, por isso nem sei como é o seu rosto...

Então , com um pouco de raciocínio, dou comigo a encontrar o sentido de tal envolvimento emocional.
E , o resultado é concluir que tudo decorre da essência de sermos humanos.
Com muito de Bom, mas igualmente, com demasiado de mal.

E é em situações difíceis, em estados de grande sofrimento, em aproximações ao abismo, que nos revelamos, sem sofismas , com uma transparência involuntária, com o brotar em golfadas incontroláveis,de tudo o que na nossa natureza nos é exigido expelir.
Onde não deve caber a indiferença perante ao sofrimento do nosso semelhante.
Onde razão e coração podem e devem materializar um feliz casamento. (como li por aqui)

Estas considerações, simples desabafos, têm a ver com o desenrolar de todo este caso.
Particularmente quando descobri este e outro espaço onde se dizia defender a pequena Esmeralda.

Lia-se de um lado, lia-se de outro...e cada vez se ficava mais baralhado.
Aqui ,um expressar sereno, mas firme, um apelo à reconciliação e à Paz, um assumir de erros cometidos (por todos) mas com direito a reparação, uma postura educada de todos quantos gostam de expressar as suas opiniões, muito bem moderado por pessoas que sempre revelaram ser de grande estofo moral.

Num outro lado, um arrepiante brotar de sentimentos negativos, apelos a retaliação, agressividade, insultos, difamações, etc.

E a pergunta que se impunha fazer :

É assim que se defende uma criança?
São estes os exemplos que devem nortear a formação de um ser humano?
Quem tem responsabilidade sobre a educação desta menina, permite que, em seu nome, se assista publicamente a tão lamentáveis atitudes?

E, então, como sempre na vida, há escolhas a fazer.
E eu fiz a minha: elegi este espaço, este blogue , como o terreno em que me sentia a pisar solo firme, seguro, sem armadilhas, onde o sentido da caminhada é o Bem, o Amor , a Verdade!...

Tenho fé em que essa caminhada, neste terreno, possa estar a chegar a bom porto.
Um porto que seja o porto de abrigo desta inocente menina que, por incompreensão de alguns que se diziam seus defensores, lhe foi retirado e substituido por caminhos desconhecidos,onde, decerto com grande sofrimento, se viu na necessidade de ter de arranjar estratégias de defesa para a sua própria sobrevivência.

E que força !
E que resistência interior!
Pequena Esmeralda, és uma Grande Mulher!

Mª da Conceição

Origens disse...

O MEU SOFRIMENTO, A MINHA UNIÃO AO LUIS À LINA .
Origens, 23:29 | Segunda-feira, 5
de Janeiro 2009
(recordando um tempo que passou)

Como é possível que um Tribunal, Uma juíza,um Advogado, Uma técnica, e um zeloso pai, resolvam e decidam pela CALADA dos dias e noites deste NATAL de 2008 e neste novo Ano de 2009' Ficarão para a História estes factos passados no meu país. E ainda se atrevem a exigir que fiquemos silenciosos como se nada tivesse acontecido. Não há palavras para comentar ESTE CRIME. PORQUÊ? Ainda que a Esmeralda/Ana Filipa se mostre ambientada e porque não,já goste do pai biológico, quem pode afirmar o que na realidade se passa naquele coração?Podem ter-lhe dado as maiores prendas do Mundo, mas se tanto de material lhe deram é porque o principal O AMOR e a SEGURANÇA faltavam. Quando hoje li que a menina estava a ser avaliada lembrei-me dos tempos do Hitler em que muitos cientistas avaliavam seres humanos através das suas análises para chegarem à PERFEIÇÃO DA RAÇA. "Assim fizeram contigo, minha pequenina.. quem fez afinal de Ti um animal de estimação que é preciso domesticar? "Que VERGONHA !Onde estão os senhores do PODER do meu PAÍS?Ficam quietos e calados diante de uma criança que no seu íntimo sabe que tem um PAI e UMA MÃE, mas Só não sabe que LHOS roubaram e como tal SENTIRÁ APENAS que os mesmos a ABANDONARAM. Sei do que falo porque para percebermos o sofrimento de uma criança leva muito tempo. Vivo todos os dias um caso real com contornos semelhantes, mas a nossa luta é serena, verdadeira.Vamos crescendo com ela ajudando-a a perceber o seu Mundo e jamais que ELA SE TORNE NUM MONSTRO.
*************
Faz bem recordar o que escrevemos, não para bater nas teclas já cansadas, mas para analizarmos a nossa fidelidade e o nosso crescer
em avaliação, o nosso ser capaz de rever e fazer a "história" num compromisso que se foi tornando cada vez mais forte, mas que não nos impediu de acreditar que o que foi DITADO pode ser Mudado, dentro dos padrões da Justiça, da Lei e da Verdade.
E assim tem acontecido e talvez porque a esperança e a verdade se vestiram de verde e de branco, aqui estou como sempre e vou neste dia tal como em 5 de Janeiro dedicar ao Luis e à Lina um pouco de tempo ao Amor que os UNE e que devemos todos Fortalecer:

ONTEM - HOJE - AMANHÃ

Amei-te
Quando o Amor era Flor
Na promessa dos teus Sonhos
Agarrei a Flor
Abracei o Sonho
E tudo se tornou "Realidade"

Amei-te
Quando o amor era Fruto
Na certeza do Real
O Fruto cresceu
A Realidade amadureceu
E tudo se tornou "Saudade"

Amo-te
Quando o Amor É
Apenas porque É
O Sonho já não é Sonho
As dúvidas são certezas
E tudo se tornou "Verdade"

Amar-te-ei
Quando o Amor for Entardecer
Esperando a Eternidade
Abraçarei a Esperança
Vendo no teu olhar a Ternura
De quem tem a Felicidade!!!

**************

SEGREDOS DE AMOR....

Fecho os olhos - adormeço
Enrolada no teu peito
Isto é apenas o começo
Do desejo que te ofereço
Olha que fico sem jeito

Sou "semente de azevinho"
Nas mãos deste "Lutador"
Acolhe-me sempre em carinho
E sussurra-me baixinho
Segredos do Nosso Amor

**********
(Guardai-os e quem sabe um dia a vossa Princesa muito amada, entenderá os Milagres e Segredos do:
- Porque Resiste o Vosso Amor -

(com amizade da Cinda e M.Lourdes)

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (Junior)

O Sr Baltazar Nunes teve conhecimento da audição da Sra Juíza na escola em 26 de Maio. Descontente por tal audição não se ter dado nos moldes que pretendia, no dia seguinte levou Esmeralda ao Tribunal para nova audição.

O Por Esmeralda desconhece os motivos que o levaram a não publicar tais ocorrências no seu blogue de apoio.

O Por Esmeralda também desconhece o conteúdo da conversa mantida entre a Sra Juíza e Esmeralda, quer na escola, quer no Tribunal.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa tarde amigos

Ainda há quem aqui venha tentar perceber o que se passou. Se lermos com cuidado a mensagem que o PorEsmeralda publicou, estálá tudo. É bom de ver que a Princesa exprimiu o que ia no seu coração à juíza. É bom de ver que Baltazar não gostou, nem no dia que a Juíza foi à escola, nem no dia em que levou a filha ao Tribunal e não gostou de ser confrontado no tribunal.
É bom de ver que as verdades que já sabíamos eram difíceis de assumir.É bom de ver que era a negação de tudo o que alguns apoiantes de Baltazar sempre gritavam.
Tal como a direcção do PorEsmeralda também aplaudo a dignidade mostrada por alguns apoiantes de Baltazar, que não podendo manter uma farsa se afastaram.
Para a Princesa quero enviar uma grande abraço de parabéns por finalmente ter conseguido olhar de frente e sem receios para o que o seu coração ditava.
Assim se entende que a partir de agora a Princesa tem um futuro muito mais risonho à sua espera.

Ana Maria

Natércia disse...

Boa tarde.

Ainda que alguns vejam o desmoronar duma farsa,continuam convencidos dela!

Claro que o sr Baltazar sabia que a filha tinha falado com a juiza.
Claro que a levou ele próprio de sua mão ao tribunal,não sabemos é se por iniciativa própria ou enviado por alguém.
Claro que as coisas foram escondidas dos apoiantes do sr Baltazar,por esses srs que defendem a verdade e a justiça.
Claro que tinha que ser assim,depois de meses e meses,a lançar mentiras para o ar como poderiam sustentá-las mais.
Claro que sair desta embrulhada em que se meteram vai ser dificil,porque a mentira é como uma bola de neve,uma atrás da outra,uma para sustentar outra,uma para tapar outra,e depois de tantas ainda há quêm acredite nelas.
Claro que agora que a verdade se solta e da boca de uma criança,a mentira ficou insustentável,sair de cena é o minimo que podem fazer.

Tu Esmeralda,só tu poderias desfazer o engano ,a mentira e a falsidade.
Qênm dera te tivessem dado ouvidos há muitos meses atrás.
Eu sempre disse,a verdade acima de tudo!A verdade vence tudo!

Anónimo disse...

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE A MENINA
MERECE SER FELIZ,
este blogue foi por mim eleito
como o maior defensor desta que
é a grande força e nobre causa
que é a Princesa.
obrigado por darem as noticias
sobre a menina,nunca a vi mas para mim ela está no meu coração
todos os dias venho ler o que se passa se há boas ou mas noticias
daqui faço um apelo ás partes
envolvidas que tudo façam por amor
a essa pequena e grande mulherzinha
de seu nome ESMERALDA/ANA FILIPA.

Maria.

Moon Light disse...

Se tudo for feito com Amor e ingenuidade;
Se todos se amarem mutuamente;
Se a felicidade for uma Eternidade;
Se a tristeza for mera passagem;
Se a amizade for sincera e de Verdade;
Se a vida for um Dar acima de receber;
Então descobriremos que foi em cada uma desses
momentos que nosso coração bateu mais forte,
e que agimos pura e simplesmente como seres Humanos!


Abençoado casal que deu todo o seu amor a um ser frágil e indefeso quando mais necessitava.
Abançoado amor que protegeu cuidou
e zelou de que esse ser se tornasse a princesinha que é hoje.

Que Esmeralda possa voltar a ser feliz junto daqueles que sempre demonstraram verdadeiro amor.


Há três tipos de pessoas que têm sorte na vida: as que querem, as que perseveram e as que sabem amar de verdade.

Por e para Esmeralda sempre!

Origens disse...

SONHOS ROSAZUL QUE UMA MENINA INJUSTAM.PERDEU...

Origens, 0:10 | Segunda-feira, 12 de Janeiro 2009
(Continuando a recordar...


Não é hoje um dia de recordações?

Recorda-se, Discursa-se, Oferecem-se Homenagens, tentam remediar erros do passado...

Por tudo isso, aqui continuo a recordar. Não sei se vale a pena repetir passo a passo todo o desencadear destes quase 6 longos meses como referi há tempos atrás.
Com mais Esperança agora, o Certo é que FORAM LONGOS, LONGOS MESES onde os SONHOS ROSAZUL deixaram muitas horas de têr Côr e a nossa
Princesinha, perdeu de certo ALGO de Importante e Sério que ainda será cedo para avaliar.


"Pedaços de uma vida que floresceu e desabrochou com AMOR, foram abruptamente arrancados apenas pela vingança e a luta cega dum pai que gerou uma criança sem a ter desejado e que não se importou com ela mesmo depois de ela já existir. Mudem-se as vontades, os interesses, os amores a realidade é que a ESMERALDA FOI CONCEBIDA POR UM HOMEM E UMA MULHER e SÓ A ESTA FICOU DESTINADO O DEVER DE A ASSUMIR. ESTE FOI O PRINCÍPIO E JAMAIS PODERÁ SER APAGADO NA HISTÓRIA DE VIDA DESTA MENINA. Na verdade acompanhei este caso bem de perto e ainda que muitos a condenem (estou à vontade porque não a conheço pessoalmente) foi a Fátima Lopes que levou há muito tempo ao programa o Baltazar, quando a justiça lhe lembrou que tinha concebido uma "filha" e o obrigou a fazer os testes de paternidade. Então como bom "Progenitor" fez o favor de a perfilhar. Será assim com todos os pais deste país?, Será assim com alguns Srs. drs. que num debate noutro dia estava vi tão extramamente impressionado com o desaire e desgosto deste pai de sangue (vermelho e comum a todos nós) que apenas luta pela sua cria como se fosse o único DONO e LUTADOR pela "LIBERTAÇÃO" da pequenina. Estou a escrever com o conhecimento do que sempre li da parte deste senhor Baltazar e de todos os que por razões que (algumas não conheço) decidiram apoiar o seu lado como se a Esmeralda fosse um jogo que se perde ou se ganha. Não posso nem quero ficar indiferente porque é de uma criança que se trata e como sei o que é amar filhas de coração"
Cont.

Sim quero continuar este meu comentário mas nuns segundos de paragem, relembro a pequena Princeza de olhos doces

Eras Livre...

Eras livre como o vento
Eras livre como o ar
Inventaram-te amarras
Mudaram-te o lugar e o tempo
Que te fizeram Princesa
Que deixáste de voar

Dentro de ti só existe
Ser Menina e ser Amada
Em ânsia de Liberdade
Voltar de novo ao teu "ninho"
Ganhar o muito que resta
Nessa Infinita Saudade

(ML e Lucinda)

Anónimo disse...

Em primeiro quero agradecer por terem dado resposta ao meu comentário. E dizer que não sou apoiante de ninguém, mas estou do lado de Esmeralda, que esta metida numa embrulhada que só, Deus sabe como vai acabar. Mas já agora gostaria de fazer mais uma pergunta, gostaria de saber, se o que a Esmeralda disse a Dt. Juíza, também é do conhecimento de Baltazar, parque ao que me percebi Baltazar não sabe de nada?
A direcção deste blogue, fala como se soubesse o que Esmerada terá dito, ou estou irado.
(Junior)

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18:44)

Lamentamos de não lhe poder satisfazer a curiosidade. Com efeito, desconhecemos se Baltazar sabe o que Esmeralda falou com a Sra Juíza.

Quanto à Direcção do Por Esmeralda, também não temos conhecimento, mas tão só a nossa convicção de sempre, que a ruptura a que a menina foi sujeita não lhe apagaria todas as suas memórias de vida.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18:44)

Lamentamos de não lhe poder satisfazer a curiosidade. Com efeito, desconhecemos se Baltazar sabe o que Esmeralda falou com a Sra Juíza.

Quanto à Direcção do Por Esmeralda, também não temos conhecimento, mas tão só a nossa convicção de sempre, que a ruptura a que a menina foi sujeita não lhe apagaria todas as suas memórias de vida.

Por Esmeralda

Origens disse...

SONHOS ROSAZUL QUE .... Continuação
Origens, 0:52 | Segunda-feira, 12 de Janeiro 2009

"Se me permitem gostaria de avançar a minha reflexão. Não sou jornalista, nem intelectual e de psicologia conheço alguns livros de muito interesse e sobretudo A que a VIDA me ensinou. Com as minhas filhas uma adoptada e outra de coração e porque sou ama de bébés com eles todos tenho aprendido lições de Vida que me dão a certeza que sei entender e perceber as atitudes das crianças, tão diferentes, tão variadas mas tão percebíveis quando nos dedicamos a AMÁ-LAS e a tentar perceber o que nos querem transmitir, mesmo quando as palavras ainda são só gestos e expressões de olhar. Choro por amor a esta menina que não conheço, e partilho convosco a frase dela que o pai Baltazar referiu como sendo o seu momento de OURO"para tu não ires preso eu fico aqui para sempre e chamo pai e mãe a quem a juiza quizer"... Alguém tem dúvidas, de que estas palavras ditas no dia 19 de Dezembro de 2008, na sua entrega, foram ditas a ele Baltasar mas se destinavam aoPAI LUIS GOMES? Só é cego aquele que não quer vêr e a Ana Filipa a partir do momento em que percebeu que tinha de ali ficar mandou esse recado ao SEU PAI QUE SEMPRE A AMOU E PROTEJEU. Também ela se tornou uma mártir em partilha e doacção, a prometer-lhe que faria tudo o que os adultos quizessem. E mais ainda, o sr.Baltazar disse ontem que seria a "ESMERALDA a DECIDIR QUE NÃO QUERERIA CONVIVER COM OS GOMES" Ignorância apressada, ou Maldade tão mal disfarçada, a verdade é que a Ana Filipa por MEDO, ameaças e mais coisas que desconhecemos, fará o jogo da sua defesa, mas jamais apagarão da sua MEMÓRIA os 2280 dias que VIVEU EM AMOR e PAZ!"

(Por amor e por respeito ao que foram as palavras da nossa Princesa
e afirmadas pelo sr.Baltasar, não nos fará mal analizar o muito que desde o início e na separação teimaram em distorcer ou preferiram ignorar!
Alguém afirmou aqui atrás que só tu Princesa poderias ou poderás
desfazer o engano, quando despidos
de Leis e de papeis passados, alguém te ouvisse e gravasse no coração os teus desejos.
Talvez que agora se perceba como o teu "estar" o teu "parecer"...
porque o teu...

VIVER tem o Seu Segredo...

Vive!
Vive Princezinha
Abre bem os olhos
Vive!
Porque a Vida está Além

Agarra com as mãos
O teu destino
Sorri à vida
Sonha
E o Amanhã vem!!!

Vive
Vive Princezinha
Sonha
A vida espera-te
VIVE!

Viver tem o seu "Segredo"
Enche os teus olhos
Com a Luz da Confiança
Avança!
Não dês atenção ao Medo!!!

(Vive serena, atenta e cautelosa
e tu bem sabes que
"Viver tem alguns segredos"
Que o teu encanto, que o teu desejo ensine os que não sabem entender o que é mesmo o teu SENTIR)

Lucinda e Maria do Mar

Natércia disse...

Senhor (a)Junior.
Não pertenço á direcção do por Esmeralda,mas posso afiançar que sou Por Esmeralda.
Quer o senhor ser mais papista que o papa(não leve a mal a expressão)?

Acha que o que Esmeralda falou com a juiza é do conhecimento publico?
Claro que não!
As pessoas somente se baseiam,quem convive com a menina,naquilo que vê
e quêm não convive naquilo que é natural.
Mas a alguém cabe na cabeça,que Esmeralda havia esquecido aqueles a quêm reconhece comno pais?

Agora se puder sr(a)Junior responda você a uma pergunta,pode ser?

Porque não pergunta isso directamente ao Dr Cândido,ou ao sr Baltazar,visto que o Esmeralda sim deixou um numero de telémovel
para quêm tivesse dúvidas desse tipo.
Aconselho-o a dirigir-se ao já mencionado e directamente pôr as suas questões.Eles não sabem tudo?
Não são honestos e verdadeiros?
Só o pai ou o "padrinho"podem responder a essas questões!

Anónimo disse...

Eu sou por esmeralda,nunca fui outra coisa,mas estou decepcionado,por tantas horas perdidas,tanto apoio monetário,que nunca denuciei,se dei foi porque quiz,e nunca pus em causa que fim foi dado ao dinheiro.
Mas agora sinto-me ultrajado,enganado e até desiludido,porque me cortaram a palavra e ao que vejo porque a mentira têm perna curta.
Peço desculpa por aqui despejar a ira contra o esmeralda sim,mas acho injusto terem mentido,enganado e ludibriado pessoas sinceras e honestas como eu,que faziam fé no que esses senhores contavam.
Peço desculpa aqui por ás vezes os têr acusado de coisas que agora vejo serem verdadeiras,mas que eu induzido por outros pensava serem mentira.

Que a verdade seja reposta por essa criança.


A.A.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (A.A.)

O Por Esmeralda desde o início sempre informou que havia alguns comentadores demasiado crédulos, que só queriam ver o que lhes queriam mostrar.

Por aqui, continuamos a afirmar que os nossos propósitos são só demonstrar as vantagens em se manter um convívio são da Princesa com a sua família alargada. Nesse convívio não consta afastar a Esmeralda do pai, ou da sua família. Erros desses já foram cometidos no passado e não se podendo voltar atrás e corrigir, resta aos acusados e julgados, seguir em frente, dentro da legalidade.

E nesse convívio alargado, o Por Esmeralda não encontra desvantagens em permitir que a Princesa receba muito carinho e afecto de todos, pois se todos a amam.

Contamos, a partir de agora (?) e sem ressentimentos com a sua colaboração.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Acabei de ler os últimos comentários aqui publicados.
Confesso que me tocou particularmente o último que li.
Assinado por A.A.

Fala em horas perdidas, em apoio monetário...sem saber o destino do dinheiro ..acabando agora em ultraje , em desilusão.

Mas os senhores, que se confessam sinceros e honestos, não achavam qualquer coisa de maléfico em todo o ambiente que se gerou à volta de um blogue que se dizia defensor de uma inocente criança?

Consideravam que aquele apelo constante ao ódio, ao insulto,a difamação , eram "normais" ?

Não punham em causa os métodos utilizados para enxovalhar constantemente as pessoas?

Achavam que essas formas de actuar podem alguma vez corresponder a pessoas civilizadas e minimamente detentoras de sentimentos nobres?

Consideravam que era necessária essa cruzada arrepiante de tanta maldade, para "defenderem" uma criança?

Defenderem ...de quê e de quem ?
De quem a criou com todo o Amor desde bebé?
Acham que uma criança rejeita quem foi o seu porto seguro durante 6 anos?

Acreditavam que uma criança maravilhosa como eles próprios constataram ser Esmeralda , poderia ter sido criada por gente "alucinada", "paranóica" ,alimentada a "ração de combate, etc...etc...?

Nunca se puseram a si mesmos dúvidas , perante campanha tão insistente e maldosa ?

As opiniões podem divergir,é lícito.
Os senhores apoiaram a entrega da menina ao pai e acham que assim se fez justiça.
Justiça para as pretensões do sr. Baltazar, sim!
Mas...para a pequenina Esmeralda, nunca ninguém me poderá convencer que o foi.
Mas não sabem como ela foi "arrancada" à força ?
Muita gente testemunhou.
Ouvindo os seus gritos.

E mais...
Se algum dia me tivesse passado pela cabeça achar que esta menina ficaria melhor vivendo com o pai, bastava uma olhadela ao blogue que o apoiava para imediatamente mudar de ideias.

Como se pode educar uma criança, rodeando-a de tanto ódio, de tanta difamação, de tanta falta de senso?

Acalmem-se os que se acham defraudados .
O facto de o admitirem já demonstram a vossa dignidade.

Agora, como sempre foi lema deste espaço, esperemos que o melhor seja feito em prol da felicidade da pequena Esmeralda.
Sejam quais forem as decisões, que tenham em vista os VERDADEIROS sentimentos desta menina.

Apenas isso importa.
Apenas isso desejamos.
Só e apenas a felicidade a que esta inocente criança tem direito.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

É um facto, que Quem andou ao longo de todo este tempo de ludibriado, levado no bico da direcção do blogue Esmeralda sim! ainda se encontre com as ideias baralhadas! Mas acordem, meus caros! Contra factos…

Eles sempre souberam manter os mais crédulos, os que os seguiam cegamente, sem raciocinarem, sem pararem para pensar, nunca conseguiram formar as suas próprias ideias, era como que se estivessem hipnotizados, dizendo sim a tudo, sem duvidarem de nada.

Muitos foram os que abandonaram aquele blog, quando deram conta que as coisas não se estavam a passar como eles as pintavam, logo mostravam o seu desacordo com certas e determinadas posições, começaram a ser silenciados, mal tratados, inclusive tentarem destruir a vida profissional de alguns dos seus amigos e por aí fora.
Bateram com a porta, saíram a tempo, porque viram que à custa de Esmeralda os ditos senhores de valores, se queriam promover, pessoal e politicamente, o que eu considero vergonhoso. Só digno de gentinha sem escrúpulos.

Agora, sem honra nem gloria, cobardemente abandonaram o barco, tal como os ratos, deixando Quem os apoiava à deriva. Isso é indecente! Com tal atitude só demonstraram o seu carácter mercenário.
Enquanto foram alimentando a mentira, que através dos seus cães de fila, um tal J e um tal Zé, arruaceiros, mal-educados, mentirosos, conflituosos, que estavam na primeira linha a incendiar tudo e todos. O objectivo era a sua satisfação pessoal, não passava de um instrumento que agora abandonaram, Quem sabe para bem de Esmeralda!

Eu não estou aqui a mando de ninguém, nem a tirar o chapeu a ninguém. Tenho as minhas ideias e a minha opinião formada acerca de tudo isto.
Sei que o casal Gomes errou. Eles também o sabem! Sei que Aidida Porto errou. Ela também o sabe. Sei que Baltazar errou e ele também o sabe…E agora é ele que continua a errar,se continuar a seguir os conselhos daqueles que o têm andado a tramar e a prometere m-lhe o mundo, como as altas indemnizações que virá a receber do tribunal de Estrasburgo, segundo eles proporios o afirmaram. Sei perfeitamente que Quem está a sofrer com os erros dos outros è a pequena Esmeralda. Por tudo isso, é ela que tem todo o direito, de estar, de conviver, com Quem ela muito bem entende!

O Dr. De Leiria, que se diz tão culto e tão altruísta, tinha necessidade de alimentar este monstro, que criou? Porquê? Com que intenções? Saindo agora de cena, deixando a sua ceita seguidora ao abandono!
A todos que estiveram sempre ao lado do seu mestre, que não sintam vergonha, mostrem neste blogue o que sentem neste momento, em relação á direcção do outro.

Aos JRs, às Isas e a todos que há muito viram Quem eles eram, os meus cumprimentos…mostraram ser pessoas inteligentes que não se deixaram levar na canção do bandido.
Todos juntos, agora sem ódios e interesses obscuros, vamos lutar pelo bem-estar desta pequena Esmeralda, desta pequena Princesa.
Não é por isso que estamos todos nesta luta? Porque não caminhamos lado a lado e deixar Esmeralda ser feliz?

O meu muito obrigado à direcção do Por esmeralda, ao contar o que na verdade se passou, desmascarando aqueles que a todo o custo, queriam ser os sérios, os bons, os justos, mas que revelaram ser um autentico bando de cobardes e mentirosos, a Quem o povo há-de apontar o dedo, onde e com Quem quer que estejam.

Para ti Esmeralda, para ti Princesa, toda a felicidade do mundo, junto de Quem scolheres para seres feliz!

alvaro disse...

CARO ANÓNIMO (A .A )

SEJA BEM VINDO SE VIER POR BEM !

ERRAR É HUMANO E RECONHECER O NOSSO ERRO É O SUPRA SUMO DE QUEM REVELA CARÁCTER .

QUEM NUNCA SE ENGANOU NAS SUAS CONVICÇÕES ? HAVERÁ ALGUÉM ?

CERTAMENTE QUE NÃO!

QUANTO AO OUTRO BLOGUE ,COM AQUELA POSTURA E LINGUAGEM DOS SEUS MENTORES ERA MAIS QUE EVIDENTE QUE NÃO PODIAM SER PESSOAS BEM FORMADAS ,E EU SENTIU NA MINHA PELE . MAS O TEMPO SE ENCARRERÁ DE REPOR TODA A VERDADE DOS FACTOS ..................

POR MIM DOU-LHE O BENEFICIO DA DÚVIDA ,PELO BEM DA ESMERALDA TODOS SERÃO BEM VINDOS .NÃO ME COMPETE A MIM JULGAR SEJA QUEM FOR. MAS COMPREENDA AS MINHAS RECTICÊNCIAS.!..............

POR ESMERALDA-SEMPRE!!!

subscrevo-me :alvaro da florência murraças; 11/06/09

Anónimo disse...

Realmente sinto-me enganado,porque o meu apoio ao esmeralda sim foi sincero,o que fiz e disse ali foi sincero e era o que eu achava ser correcto e justo.Vi muitos abandonarem o blogue,quando as coisas começaram a levar um rumo desasjustado para um blogue que se dizia defensor dos direitos humanos.
Muitas vezes os avisei,que por ali corriam o risco de perder o sentido humano,verdadeiro,e a finalidade do blogue.Muitos desses comentários nunca foram publicados
agora entendo porquê.Aquilo tornou-se uma confusão em que se acusavam uns aos outros,e onde se maldiziam outros tantos.Quando os desmentidos do télémovel e outtros apareceram,logo fiquei desconfiado,mas a escuridão confunde,e aos trambolhões lá fui andando.Tudo o que fiz por Baltazar
foi como anónimo,eu nunca quis destaque para mim,como já disse,as ajudas monetárias dei as que quis,não sei se lhe chegaram ás mãos,mas agora já não importa.
Gostaria de têr dito isto lá,mas já não pude.Uma vez mais obrigado
e minhas humildes desculpas,e até um destes dias.

Felicidade para Esmeralda,e para todos os que verdadeiramente se interessam por ela.

Obrigado.

A.A.

Anónimo disse...

DESDE O PRINCIPIO QUE LEIO ESTE BLOGUE PESSOAS EDUCADAS PESSOAS COM MORAL
ESPERO COM O ENCERRAMENTO DO OUTRO
BLOGUE NÃO TRAGAM PARA ESTE
A DEFESA DE BALTAZAR, QUE AFINAL O ELE TEM DEMONSTRADO APENAS E APENAS
DONO DA RAZÃO, ATÉ PARECE QUE A FILHA É SÓ DELE,NÃO SE ENPURTOU
COM A FELICIDADE DA FILHA,AO QUE EU
LEIO NESTE BLOGUE,NINGUÉM LHE QUER
TIRAR A MENINA, APENAS QUE A PRINCESA
CONVIVA COM TODOS QUE AMAM,
PARA ESMERALDA/ANA FILIPA SERIA
MUITO MAIS FELIZ.

O MEU DESEJO QUERIDA PRINCESA
É SEJA FEITA A TUA VONTADE PARA
CRESÇAS SEM TRAUMAS.

MARIA.

Anónimo disse...

Eu também sou por Esmeralda, nunca fui outra coisa, mas também estou decepcionado, por tantas horas perdidas. Também contribui com apoio monetário para a ida do Senhor Baltazar e do ilustríssimo senhor Dr. Cândido Ferreira a Estrasburgo. Só me resta saber, se viajaram em companhia de bandeira e se foram em classe executiva?
Caí que nem um patinho. Mas Quem não caía? “Se era tudo em nome de Esmeralda!” Mas Quem não caía? Ao ler as historias de “monstros e de malfeitores, que tratavam tão mal a criancinha, fechando-a num quarto escuro, batendo-lhe com o cinto e dando-lhe ração de combate!”
Eu não estou revoltado, estou triste e desiludido, ao pensar que ainda existem pessoas, que sem qualquer peso na consciência, brincam com os sentimentos dos outros. Pessoas que em nome de uma criança, fazem campanhas para angariar fundos, anunciando números de contas bancárias, para fazerem viagens e depois tratarem tão mal aqueles que contribuíram para o desgraçadinho.
Ao contrário do A A, não vos peço desculpa, porque nunca comentei os vossos comentários… nesse ponto, sempre entendi que cada um é livre de apoiar quem muito bem entende. Apenas os posso elogiar pela forma honesta e verdadeira com que foram informando quem convosco estava. E foi preciso serem os senhores, mais uma vez a dizerem tudo o que se estava, ou tinha se passado, para desmascarar os mentirosos, que ocultaram a verdade até ás ultimas consequências. Então, não suportando mais a pressão que começou a cair sobre eles, partiram em debandada, gozando com tudo e com todos.
Para eles Esmeralda já não conta mais? Para eles Esmeralda deixou de estar em risco?

Perdão…Também fui enganado!

Vocês estão com Esmeralda, eu estou com convosco!
Felicidades e o meu bem haja.

Henrique.

Anónimo disse...

Então quando é que o sem RINS e a abóbora sem sementes bem como a ex. prostituta vão deixar Esmeralda em paz? Querem uma filha façam-na ou comprem na loja do vilas. Cobarse, criminosos, filhos da ...

Palavras para quê, este texto colocado na petição poderá deixar alguém indiferente?

Mas quem semeia ventos colhe tempestades!

Façamos uma reflexão, não precisamos de pensar todos da mesma maneira, mas é assim tão dificil respeitar uma opinião divergente?

Que espécie de ser(es) humano(s) pode num caso que envolve uma criança, manifestar opiniões com tanto ódio?!!

Por ultimo é evidente que o porto de abrigo desta menina é e será sempre aqueles que não lhe tendo dado o ser deram-lhe a vida, o Luis e a Lina

Dália

Anónimo disse...

Henrique escreveu lá atrás :

"Mas Quem não caía? Ao ler as historias de “monstros e de malfeitores, que tratavam tão mal a criancinha, fechando-a num quarto escuro, batendo-lhe com o cinto e dando-lhe ração de combate!”"

Peço desculpa, mas continuo a não entender como as pessoas acreditavam numa coisa destas.

Mas nem paravam um pouco para raciocinar?

Quem dizia essas barbaridades, ao mesmo tempo dizia que Esmeralda era uma criança maravilhosa!

Quem pode pensar que, se fosse tratada assim, ela seria essa menina doce e encantadora?
Não consigo perceber , confesso.

Ainda para mais, sabemos que era um caso que andava nos tribunais, acompanhado pela Segurança Social e por pedopsiquiatras.
Então, seria possível que isso se passasse perante tanto acompanhamento?

Como é possível as pessoas ficarem tão cegas perante tanta falsidade, tanta difamação?

Mesmo quando a emoção nos envolve, há sempre lugar para a razão também ter uma palavra a dizer, para nos abrir os olhos, para nos questionarmos e questionar o que nos apresentam.

Para mim sempre foi incompreensível como há pessoas que foram acreditando nessas monstruosidades.

Monstruosidades, sim, porque não é próprio de seres humanos , os que espalharem essas atoardas e arrebanharem seguidores que, incautos e levados pela emotividade, não se detinham um pouco a pensar que estavam a ser levados numa onda de pura maldade.

Sempre achei o casal Gomes, pelo que via nas reportagens, pessoas simples mas sinceras e muito determinadas no grande e verdadeiro Amor que sentem por esta menina.
Como é possível , algumas pessoas pensarem que eles tratavam a criança dessa maneira?

O erro deles, e pagaram caro, foi quererem tanto a esta criança e terem a convicção de que era com eles que ela era feliz, ao ponto de desobedecerem aos Tribunais.
Mas, assumiram, pagaram e estão a pagar.

O objectivo dos mentores de Baltazar era a vingança contra os Gomes.
Esmeralda, apenas o pretexto para atrair os menos prevenidos.

Mas, claro, o primeiro a cair na armadilha foi o próprio Baltazar.
Se ele pensasse mesmo na filha deveria ter agido de outro modo.

Mas os benefícios prometidos eram tão apetecíveis!

Pela forma como ele se deixou "guiar" por essas pessoas, mais convicção tenho em que os Gomes tinham razão em proteger a menina e lutarem por ela.

Um pai, um verdadeiro educador, não devia permitir que se tivesse feito tal campanha em nome da filha.
Eu não permitiria!
Ou ele não tem vontade própria?
Então como quer educar a menina?
Com os mentores a dirigir e a dizerem-lhe como e o quê deve fazer?

Como é possível?

E, no meio de toda esta suja campanha, uma criança sofria calada, fechada no seu mundo, cumprindo tudo direitinho quanto lhe era ordenado, fingindo que tudo estava bem ...porque em causa estava a sua própria sobrevivência.

Quanto deve ter sofrido!

Esperemos que ainda seja tempo de lhe devolver a verdadeira felicidade!

Anónimo disse...

´´Sempre aqui estivemos pelas boas razões e não para perseguir quem quer que seja ou obter qualquer benefício.... Mas, reafirmamos, nunca foi contra ninguém, em concreto, que agimos.´´

Não perseguiram ninguém? Não foi contra nínguem?

Assim de cabeça e sem ir ler lembro-me de calunias, ataques e ofensas várias a:

Luis Gomes
Adelina Lagarto
Aidida Porto (esta pobre desgraçada foi violentada naquele blog, até os dados pessoais foram publicados)
Fátima Lopes
Maria Barroso
Manuela Eanes
Ana Vasconcelos
Eduardo Sá
Vilas Boas
Fernanda Cancio
Rita e Margarida (jornalistas da RTP)
Beatriz Pena
Isabel Stilwell
e todos os que de uma forma ou outra eram contra as ''leis de Candido''.

Mas pior do que tudo, é que na perseguição dos seus ''objectivos'' o ''nucleo de Leiria'' usou o ''nucleo da Sertã'' e agiram principalmente contra Esmeralda. FOI ELA QUE PAGOU O PREÇO MÁXIMO PELAS ASPIRAÇÕES DESTES SENHORES E SENHORAS.

Por isso agiram contra muitas pessoas mas principalmente contra uma criança.

É hora da concordia e penso que Esmeralda deve ser feliz com a sua familia, Baltazar, Aidida e Gomes. Se Baltazar se deixou levar, errou mas todos os adultos erraram. É hora da paz e do amor.

Já os senhores de Leiria que nada tem a ver com Esmeralda devem ser chamados à responsabilidade e castigados pelos males que cometeram. Não é justo que agora qualquer cidadão com pretensões a lider politico use uma criança e difame meio mundo na internet sem pagar por isso. As leis são para cumprir e se Esmeralda foi obrigada a cumpri-las, então estes senhores que sejam castigados pelos crimes que cometeram e pelo sofrimento que causaram.

Anónimo disse...

Amar é querer ver o outro feliz, é respeitar não só a menina como aqueles que a amaram. Pode alguma vez Esmeralda esquecer as calúnias e as maldades que alguns humanos indignos do nome escreveram sobre o Luis a Lina e a D.Aidida?!
O maior sofrimento é aquele que se sofre em silêncio, por isso tanto tenho pensado na Princesa e no casal, Mas na vida temos de acreditar, eu costumo dizer que já vi as Torres Gémeas cairem, algo que achava impossivel, portanto...
Catarina

Maria de Lourdes disse...

Guardei para o fim da tarde, o ESTAR AQUI, e se me permitirem falarei para ti Natércia, porque hoje é um Dia Especial.E porque desde a primeira hora fazes parte deste espaço, não posso nem quero esquecer o DOM que foi e é ter-te connosco, nestes sentimentos comuns
tendo por princípio DEFENDER OS DESEJOS DA NOSSA PRINCESA e sempre a seu lado A LINA E O LUIS e a AIDIDA com quem sempre estivémos. Poderei lembrar o Sr. Baltasar mas depois de tanto lhe escrever, estará connosco no dia em que reler, os meus apelos, os meus sentimentos, os meus anseios de que
também ele possa ser livre e entender a palavra Liberdade!
**************
Voltando à Natércia:
Há já alguns anos TRÊS letras
Cresceram
M Ã E!...

SEIS Letras Nasceram
M E N I N O!...

Numa multiplicação
De números mágicos
Cujo resultado se entende
E o significado nos escapa.
Existe um mistério de lógica
provável
Num segredo insondável...
Pois sei que ÈS a MÃE e o teu
MENINO está em festa,
Mas, nesse mistério NADA SABEMOS..
Apenas confiamos no SEU DESTINO...

********

Vagueei, busquei, alimentei a minha tarde de poemas e poetas de quem gosto. Juntei-me a eles, e sendo tão pouco, ou quase nada faço do meu ESTAR , este alimentar a vossa Festa.
E como para mim a poesia da SHOPHIA DE MELLO BREYNER é como que uma música de fundo que nos embala, em muitos dias tristes ou alegres, nela me entrego.
Assim tem sido nestes tempos em que a resposta, a esperança para a Princeza é UM POEMA A AMANHECER, aqui recordo palavras tuas,Natercia, transmitidas nas mensagens com os temas da tua verticalidade, da tua ética, da tua coragem, dos teus apelos á justiça, ao amor e á liberdade....
Há sempre ligações que faço, e neste meu pensar sempre acreditei que SHOPHIA, onde quer que esteja será fiel ao que sempre FOI e DISSE
Nos meus livres pensamentos, neste meu querer ACREDITAR e PROTEGER A NOSSA PRINCESA, recordo e parece que oiço algumas frases que por ela SHOPHIA foram ditas:
"Hoje em dia, aceito muito poucas
coisas e só, as que serão
importantes para muita gente"

(Por certo estará connosco e também ela protege a nossa Menina)

"A Presença do Céu não é a tua
Embora o vento venha não sei
donde"

(E de certo connosco confia que
a libertação, a Paz, o Céu, virão depressa e serão uma certeza)

"De todos os cantos do Mundo
Amo com um amor mais forte e
mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me hei-de unir ao Mar,
ao Vento, à Lua "

(Tu, Natércia que olhas o Mar,
ouves o Mar, mas quase o não
podes sentir, és fruto duma
vida que aprendemos a viver)

Mas o Poema nos levará atrás no
Tempo...

" O tempo me corta
O tempo me divide
O tempo me atravessa
O tempo me separa viva "

E neste fim de dia cantarás não para o adormecer, mas com o teu dom de Filha, Mulher e MÃE AMIGA!
"Meu FILHO...
Em ti renascerás num mundo meu
E a redenção verás nas tuas
linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram
Minhas...

PARABENS NATÉRCIA!
ABENÇOADOS SEJAM OS TEUS HOMENS e todos os que bebem da tua FONTE.
A nossa menina, UM DIA Cantará com os nossos filhos a alegria do AMOR PARTILHADO E SEMEADO PELA VIDA QUE POR ELA NOS UNIU e NOS ENRIQUECEU!!!...
12 de Junho 2009

Anónimo disse...

este silencio assusta!!!

Anónimo disse...

Por vezes o silêncio vale mais que mil palavras.
Continuação de muita coragem para o Luis e a Lina
Luisa

Por Esmeralda disse...

Cara Luísa,

Este silêncio não é forçado. E como bem diz, vale mais que mil palavras.

Não falaremos por falar.

Não inventaremos nada.

Aguardamos por decisões relativamente à Conferência.

Sabemos que a princesa está bem, sobretudo agora que o pai finalmente compreendeu o quanto se prejudicava em manter algumas amizades.

Se nada de novo vier, pelo menos o próximo fim de semana será de alegria e muito afecto - a Princesa passa-lo-á com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

Como já aqui dissémos - quando o tão pouco pode ser tanto, depois de nada.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quando se "zangam as comadres, sabem-se as verdades".

Neste caso será antes "zangam-se as comadres e tapa-se-lhes as bocas, antes que se saibam as verdades".

Baltazar é mesmo muito ingrato:
Não contou o que sabia aos amigos, ou teria contado, mas na sua versão. Claro que os amigos que sempre o apoiaram, ficaram magoados. Dizem o que lhes vai na alma. Até deixam que outros amigos lhes "lambam as feridas". Os amigos tornam a justificar-se. E de repente, sem aviso prévio, calam mesmo a boca. Ou melhor, foram obrigados a calar a boca.

Será que Baltazar finalmente entendeu o que já por aqui se falava - que aqueles amigos e aqueles comentários só o prejudicavam, porque não respeitavam a filha e a sua família alargada?
Ana Maria

Anónimo disse...

Boa noite

Mais ums vêz quero deixar aqui o sentimento de respeito e carinho que sinto pela postura dos responssáveis deste blog.

Obrigada por nos informarem que a princesa está bem, que é o que eu e todos os apoiantes deste blog desejamos.

Estaremos aqui sempre e só Por Esmeralda.
Lita

Natércia disse...

Boa noite.
Este silêncio preocupante para alguns,elucidativo para outros,resignado para outros,abandono para outros,cada cabeça sua sentença.
A verdade já o Por Esmeralda o disse,sempre,concisos,objectivos,reais,com conhecimento dos factos(quando não os conheciam ou não podiam divulgar calaram-se)generosos,bem educados,e acima de tudo,respeitadores de todos os intervenientes,principalmente dos mais importantes,melhor da mais importante Esmeralda.
E se ás vezes falar é preciso,outras não se torna necessário.
Costuma dizer-se que um gesto vale mais que mil palavras,neste caso mais palavras para quê?
A atitude resignada ou melhor de
aceitação da verdade que algumas pessoas manifestaram,demonstra que a verdade andou sempre por aqui!

Sempre disse e estou convicta,que
se a verdade tivesse sido aceite,e reconhecida,Esmeralda teria sido poupada de passar o que passou e que ainda está a passar.
Agora é tempo de reconquista,de paz,de concórdia,de pensar que afinal a verdade ainda têm espaço neste mundo!
Viva Esmeralda,a princesa dos olhos doces!

Anónimo disse...

Talvez baltazar não seja ingrato, mas o segredo é a alma do negócio e concerteza a sua defesa sabe o que está a fazer e o silêncio do esmeralda sim não faz mais do que parte de uma estratégia.A sua advogada por acaso não é a mulher do Dr. Cândido Ferreira, mas seja o que fôr Baltazar é quem tem razão neste caso e esmeralda tem que ficar com ela pq esmeralda conhece-o pouco, mas ama-o de verdade pq ela é sangue do seu sangue.Ela gosta do casal Gomes só pq viveu mais tempo com eles, mas a culpa não é do pai que lutou por ela, os gomes é q tinham poupado todos se a tivessem entregue ao pai qd o tribunal ordenou e se pensassem na esmeralda era o q tinham feito mas eles pensaram sempre primeiro neles se não não tinham proletado o caso por tantos anos fugindo á justiça e não aparecendo em diversas audiências desde o primeiro momento em que Baltazar requereu a filha.lembro-me nessa altura de saber o caso qd poucas pessoas sabiam do caso,incluindo os Vips que apoiam os Gomes, de vêr o desalento de Baltazar sózinho á porta do tribunal desolado pela não comparência do casal, com estratégias para o caso se arrasta-se no tempo.Sei q não publicam o meu comentário, mas garanto-vos que não sou do Blogue Esmeralda Sim nem do vosso, mas do lado de Baltazar e esmeralda juntos, pq com os Gomes via-se que ela era uma criança triste, e que com o pai via-se outra criança, feliz e que de fingimento para se proteger, só se fosse uma grande atriz.

Unknown disse...

Boa noite.
Espaço de bem dizer!
Espaço de verdades!
Espaço de inspiração!
Espaço de poesia!
Espaço de defesa!
Espaço de amor!
Espaço de amizade!
Espaço de alegria!
Espaço de paz!
Espaço de Esmeralda.
Que o teu espaço seja sempre repleto de carinho,doçura,ternura
e de maravilhosas coisas que estão porvir!

Esmeralda,és e serás sempre uma fonte de ispiração para aqueles que são pais de coração.

Querer é poder!

Unknown disse...

anónimo de 15 de Junho de 2009 23:18
Bem uma pessoa quer ser correcta,mas.......
Olhe desculpe lá a pergunta,como lhe cortaram a palavra ali veio para aqui,ou foi engano?
Santa paciência!

É preciso não têr senso!

Maria de Lourdes disse...

Voltando ao tempo que é de silêncio
e espera, pensei que ficaria mesmo:


NO PONTO ONDE O SILÊNCIO...

" No ponto onde o silêncio e a
solidão
Se cruzam com a noite e com o
frio
Esperei como quem espere em vão
Tão nítido e preciso era o vazio"


E nesse Silêncio
Que alguns temem
Mas entendem
Esta ausência de voz e de
palavras
Que marca as diferentes Fases
E as novas Etapas

Este silêncio envolvente
reinou e reina dentro de nós
Mas para além da dor que nos
atormenta
DECLAMAREMOS todas as PALAVRAS
SEM QUE SE OIÇA A NOSSA VOZ


E lembrei outros poetas que cantaram o silêncio e porque não
recordar com eles e com eles cantar



Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
É uma pedra
Ou um grito
Que nasce em qualquer lugar

Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou

Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar

Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão

Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer

Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou

(Maria Guinot)

E como dizia Albert Einstein:

O SILÊNCIO ÀS VEZES É:

UM GRITO MUITO FORTE
****
SE A é igual ao ÊXITO,


Então a FÓRMULA É:

A = X + Y + Z

ONDE:

X = TRABALHO

Y = JULGAR, ANALISAR

e Z = MANTER A BOCA FECHADA

(Creio ser esta a melhor forma para serenamente vivermos esta semana de espera, numa união muito forte aos amigos AIDIDA, LINA, LUIS
e o mais doce e terno dos abraços para a nossa Princezinha que quase está de férias.

Abençoados sejam todos os que mais ou menos de perto serão intervenientes neste longo processo
que é o presente e o futuro desta menina. ELA SIM em SILÊNCIO e SÓ,AGUARDA SEM DAR CONTA,

pelo BOM SENSO dos que têm na mão o SEU DESTINO...

Por Ela aqui permanecemos uns mais faladores, outros fazendo do Silêncio, um Murmúrio que nos embale e nos anime na Esperança...

Maria de Lourdes

16 de Junho 2009

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (15 de Junho de 2009 23:18)

1 – Disse “Talvez baltazar não seja ingrato, mas o segredo é a alma do negócio e concerteza a sua defesa sabe o que está a fazer e o silêncio do esmeralda sim não faz mais do que parte de uma estratégia” – O Por esmeralda lamenta que alguns amigos de Esmeralda se mantenham estranhamente crédulos, apesar de todas as informações já prestadas.

2 – Disse”A sua advogada por acaso não é a mulher do Dr. Cândido Ferreira, mas seja o que fôr Baltazar é quem tem razão neste caso e esmeralda tem que ficar com ela pq esmeralda conhece-o pouco, mas ama-o de verdade pq ela é sangue do seu sangue.” – O Por Esmeralda desde sempre admitiu e concordou com a guarda de Esmeralda por Baltazar

3 – Disse “Ela gosta do casal Gomes só pq viveu mais tempo com eles, …” – O Por esmeralda acrescenta que Esmeralda nunca conheceu outra família para além do pai Luís e mãe Lina.

4 – Disse “…mas a culpa não é do pai que lutou por ela, ..” – Dados provados, julgados e condenados

5 – Disse “… os gomes é q tinham poupado todos se a tivessem entregue ao pai qd o tribunal ordenou e se pensassem na esmeralda era o q tinham feito mas eles pensaram sempre primeiro neles se não não tinham proletado o caso por tantos anos fugindo á justiça e não aparecendo em diversas audiências desde o primeiro momento em que Baltazar requereu a filha.lembro-me nessa altura de saber o caso qd poucas pessoas sabiam do caso,incluindo os Vips que apoiam os Gomes, de vêr o desalento de Baltazar sózinho á porta do tribunal desolado pela não comparência do casal, com estratégias para o caso se arrasta-se no tempo.” – Dados provados, julgados e condenados.

6 – Disse “Sei q não publicam o meu comentário, mas garanto-vos que não sou do Blogue Esmeralda Sim nem do vosso, mas do lado de Baltazar e esmeralda juntos,…” - ?????

7 – Disse “… pq com os Gomes via-se que ela era uma criança triste, e que com o pai via-se outra criança, feliz e que de fingimento para se proteger, só se fosse uma grande atriz.” – Não entendemos o que quer dizer

Anónimo disse...

Será que para voçês quem é a favor de Baltazar tem que pertencer ao Blogue Esmeralda Sim?

Em Portugal há muitas pessoas a favor de Baltazar e não expressão a sua opinião em Blogs como eu que só agora o fiz pq não concordo que a razão de Baltazar seja calada.

Como vocês dizem que respeitam todas as opiniões, pq não se expressar o apoio a Baltazar no vosso Blogue ou será que só se pode ser a favor do casal Gomes.

Quando dizem que os amigos de Esmeralda apesar de todas as informações prestadas pelo Por Esmeralda, se mantêm
estranhamento crédulos será que queriam dizer outra coisa? B*****?

Mas só vocês é que são donos da verdade, só vocês é que prestam informações verdadeiras, só vocês querem defender os superiores interesses de Esmeralda?

Claro que defendem sim os superiores interesses do casal que é ficar com a guarda de Esmeralda e não como me responderam, que concordavam com a guarda de Esmeralda por parte de Baltazar.

Quanto á vossa questão do fingimento de Esmeralda, não foi dito ou deu-se a entender que a mesma queria agradar a todos para não sofrer.

Não são vocês que dizem que Baltazar defende desejos, vontades e preferências de sua filha que não correspondem á realidade, se assim fosse ela não se mostrava tão feliz com ele ao contrário de quando vivia com o casal e por isso digo que Esmeralda só se fosse uma actriz fingiria tão bem os seus sentimentos e ela é apenas uma criança.

Por ultimo o Casal Gomes foi a unica familia que conheceu porque não a deixaram conhecer a sua verdadeira familia (paterna), mas nunca é tarde e é com ela que Esmeralda deve ficar

Anónimo disse...

" O Por esmeralda acrescenta que Esmeralda nunca conheceu outra família para além do pai Luís e mãe Lina." e seria pertinente perguntar PORQUÊ?
Respostas possíves e verdadeiras:
- o pai bem tentou conhecer a filha, nem que fosse por fotografia, mas foi-lhe completamente negado
- o pai andou pela justiça durante anos e continuou sem conseguir aproximar-se da filha (mesmo com a razão e a lei do seu lado)
- o casal foi julgado e condenado pelo crime de subtração de menores, isto por si só deveria responder à questão.
A familia que vocês tanto apregoam como sendo a única que Esmeralda conheceu, foi-lhe imposta.
Era bom que também a direcção deste blogue não o esquecesse. Afinal, neste país, quando alguém comete um crime e é condenado, deve ser porque tem culpa, correcto?
Não andemos a brincar aos santos e pecadores, a situação chegou até aqui por responsabilidade da lentidão da justiça em fazer cumprir decisões, mas também porque os Gomes foram e continuam de um egoísmo desmedido.
Outra questão que vocês deveriam responder nos vossos corações era o "subito" interesse de Aidida neste caso, afinal não foi ela que DEU a filha? Pois se a deu está dada. Acusem-me de frieza, mas quem dá um filho não o faz por amor. Até a cidadã russa do caso Alexandra não deu a filha, simplesmente deixou que alguém cuidasse da menina. Dar um filho é um acto de puro egoísmo, de total frieza e de falta de emoções e sentimentos. Até a miúda de 13 anos do caso Martim, se recusou a DAR o filho.
Espero muito sinceramente que o egoísmo não vos tolde a visão. Que não façam de Esmeralda uma mercadoria a que alguém tem direito só porque um casal a criou à margem da lei e do pai.
Sejam conscientes, coerentes e também lógicos. A verdade está á vossa frente, por mais que tentam esconder-se em frases feitas: "Dados provados, julgados e condenados." isso não apaga a carga emocional que Baltazar deve sentir sempre que os Gomes se aproximam da filha.
Todos os que aqui comentam que defendem Baltazar e Esmeralda juntos são imediatamente criticados e até tentam "expulsa-los" deste blogue. Afinal a vossa verdade é única e universal?
Alguns dos meus comentários (ainda que educados, nada ofensivos e que apenas transmitem outra opinião) não foram publicados, o que temem?
Espero que ao contrário de Aidida, Baltazar não desista da filha, que ao contrário dos Gomes, Baltazar seja sempre fiel à verdade, que ao contrário deste blogue cor de rosa, Baltazar mostre as outras cores do mundo a Esmeralda, o mundo real e verdadeiro em que às vezes se luta e luta e continua-se a lutar e nos travam a bem ou mal.
Que Esmeralda seja realmente uma criança livre!
Obrigado.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17:57)

1 – Disse “Será que para voçês quem é a favor de Baltazar tem que pertencer ao Blogue Esmeralda Sim? “ – O Por Esmeralda não pensa assim

2 – Disse “Em Portugal há muitas pessoas a favor de Baltazar e não expressão a sua opinião em Blogs como eu que só agora o fiz pq não concordo que a razão de Baltazar seja calada.” – O Por Esmeralda também pensa assim

3 – Disse “Como vocês dizem que respeitam todas as opiniões, pq não se expressar o apoio a Baltazar no vosso Blogue ou será que só se pode ser a favor do casal Gomes.” – O Por Esmeralda nunca emitiu qualquer opinião que de alguma forma pudesse prejudicar Baltazar. No entanto, como na direcção ninguém o conhece, nem Aidida, abstemo-nos de falar bem ou mal.

4 – Disse “Quando dizem que os amigos de Esmeralda apesar de todas as informações prestadas pelo Por Esmeralda, se mantêm
estranhamento crédulos será que queriam dizer outra coisa? B*****?” – O Por Esmeralda, no conhecimento de algumas situações, informou. Alguns amigos de Esmeralda, mantendo-se estranhamente crédulos, optaram por descredibilizar tais informações, que se vieram a verificar verdadeiras.

5 – Disse “Mas só vocês é que são donos da verdade, só vocês é que prestam informações verdadeiras, só vocês querem defender os superiores interesses de Esmeralda?” – O Por Esmeralda, até ao momento, ainda não encontrou motivos para duvidar da matéria de que é informado. Assim, informa quando tem algo de novo para informar e não inventa quando não tem nada de novo para informar, como é o caso desta semana.

6 – Disse “Claro que defendem sim os superiores interesses do casal que é ficar com a guarda de Esmeralda e não como me responderam, que concordavam com a guarda de Esmeralda por parte de Baltazar.” – O Por Esmeralda tem conhecimento que Esmeralda está muito bem com o pai e que gosta. Também sabe que Esmeralda aprecia bastante as visitas de quinze em quinze dias à mãe, mãe Lina e pai Luís. Qualquer outra conclusão será pura especulação do caro anónimo.

7 – Disse “Quanto á vossa questão do fingimento de Esmeralda, não foi dito ou deu-se a entender que a mesma queria agradar a todos para não sofrer.” – O Por Esmeralda não entendeu a questão do caro anónimo.

8 – Disse “Não são vocês que dizem que Baltazar defende desejos, vontades e preferências de sua filha que não correspondem á realidade, ..” – O Por Esmeralda sabe que Baltazar exprime vontades e preferências da filha que não correspondem à realidade. Foi por tal motivo que os seus amigos de Leiria, quando se confrontaram com outra realidade, que não a que eram informados, optaram e muito bem, por dignamente se afastarem.
7 – Disse “… se assim fosse ela não se mostrava tão feliz com ele ao contrário de quando vivia com o casal e por isso digo que Esmeralda só se fosse uma actriz fingiria tão bem os seus sentimentos e ela é apenas uma criança.” – Essa não é a opinião do Por Esmeralda, baseando-se no que já teve oportunidade de presenciar.

8 – Disse “Por ultimo o Casal Gomes foi a unica familia que conheceu porque não a deixaram conhecer a sua verdadeira familia (paterna), mas nunca é tarde e é com ela que Esmeralda deve ficar” – O Por Esmeralda também pensa assim.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18:21),
1 - Disse(" O Por esmeralda acrescenta que Esmeralda nunca conheceu outra família para além do pai Luís e mãe Lina." e seria pertinente perguntar PORQUÊ?
Respostas possíves e verdadeiras:
- o pai bem tentou conhecer a filha, nem que fosse por fotografia, mas foi-lhe completamente negado
- o pai andou pela justiça durante anos e continuou sem conseguir aproximar-se da filha (mesmo com a razão e a lei do seu lado)
- o casal foi julgado e condenado pelo crime de subtração de menores, isto por si só deveria responder à questão.” – O Por Esmeralda também pensa assim
2 – Disse “A familia que vocês tanto apregoam como sendo a única que Esmeralda conheceu, foi-lhe imposta.” – O Por Esmeralda sabe que a família Gomes recebeu uma criança em risco com três meses de idade.
3 – Disse “Era bom que também a direcção deste blogue não o esquecesse. Afinal, neste país, quando alguém comete um crime e é condenado, deve ser porque tem culpa, correcto?” – Correcto
4 – Disse “Não andemos a brincar aos santos e pecadores, a situação chegou até aqui por responsabilidade da lentidão da justiça em fazer cumprir decisões, mas também porque os Gomes foram e continuam de um egoísmo desmedido.” – O Por Esmeralda concorda parcialmente
5 – Disse “Outra questão que vocês deveriam responder nos vossos corações era o "subito" interesse de Aidida neste caso, afinal não foi ela que DEU a filha? Pois se a deu está dada. Acusem-me de frieza, mas quem dá um filho não o faz por amor.” – O Por Esmeralda não conhece Aidida e pelas razões apresentadas e provadas, apenas aceita tais factos.
6 – Disse “Até a cidadã russa do caso Alexandra não deu a filha, simplesmente deixou que alguém cuidasse da menina. Dar um filho é um acto de puro egoísmo, de total frieza e de falta de emoções e sentimentos. Até a miúda de 13 anos do caso Martim, se recusou a DAR o filho.” – O Por Esmeralda julga que o caro anónimo também nestes casos se apresenta muito crédulo. Um maior aprofundamento dos casos por certo o levaria a tirar outras conclusões.
7 – Disse “Espero muito sinceramente que o egoísmo não vos tolde a visão. Que não façam de Esmeralda uma mercadoria a que alguém tem direito só porque um casal a criou à margem da lei e do pai.
Sejam conscientes, coerentes e também lógicos. A verdade está á vossa frente, por mais que tentam esconder-se em frases feitas: "Dados provados, julgados e condenados." isso não apaga a carga emocional que Baltazar deve sentir sempre que os Gomes se aproximam da filha.” – O Por Esmeralda aceita a condenação a que os Gomes foram julgados e sabe que, desde aí, tudo têm feito para não tornarem a cair em erro. O Por Esmeralda também compreende o desconforto que Baltazar sofre quando sabe que a filha se aproxima dos Gomes. No entanto, o tribunal, que lhe deu a guarda total da filha, também achou vantajoso proporcionar à criança visitas programadas à restante família alargada.

8 – Disse “Todos os que aqui comentam que defendem Baltazar e Esmeralda juntos são imediatamente criticados e até tentam "expulsa-los" deste blogue. Afinal a vossa verdade é única e universal?” – O Por Esmeralda lamenta que essa tenha sido a apreciação do caro anónimo.
9 – Disse “Alguns dos meus comentários (ainda que educados, nada ofensivos e que apenas transmitem outra opinião) não foram publicados, o que temem?” – O Por Esmeralda lamenta muito
10 – Disse “Espero que ao contrário de Aidida, Baltazar não desista da filha, que ao contrário dos Gomes, Baltazar seja sempre fiel à verdade, que ao contrário deste blogue cor de rosa, Baltazar mostre as outras cores do mundo a Esmeralda, o mundo real e verdadeiro em que às vezes se luta e luta e continua-se a lutar e nos travam a bem ou mal.” – O Por Esmeralda também espera que assim seja.

11 – Disse “Que Esmeralda seja realmente uma criança livre!” – O Por Esmeralda deseja antes que Esmeralda seja uma criança feliz.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

"Por outro lado, seria interessante falar aqui, finalmente, sobre o motivo porque não se informou que a audição da Princesa pela Sra Juíza Mariana Caetano, na presença de uma Sra Juíza Procuradora, já aconteceu há mais de uma semana."

Durante mais de uma semana, aqui no Por Esmeralda, receámos pelo bem estar da nossa Princesa. Por isso optámos pelo silêncio. Esta era uma verdade que incomodaria em demasia Baltazar Nunes."


Quer dizer então que uma das partes estava a par desta audição e a outra não? Ou seja, quem aqui escreve (que não sei quem seja) já sabia da audição mas Baltazar, pai da menina, não? Como foi isto possível? A mim, não me parece normal este procedimento por parte do Tribunal. Ambas as partes teriam que ser notificadas. Porque apenas uma o foi?

É, também, muito grave que se escreva que o silêncio neste blogue se deveu ao receio pelo bem estar da Esmeralda. Receio de quê? Estão a insinuar que o pai da Esmeralda lhe poderia fazer mal? É, também, essa a convicção da Juíza? Se assim é, com base em quê?


"Mas agora, como se podem exigir medidas, que surgem em oposição às vontades expressas pela Princesa à Sra. Juíza? Confronta-se agora a Sra Juíza?"

Então sabem ou não sabem o que disse Esmeralda à Juíza? E se sabem, como o souberam?

Mais uma vez me parece que a balança da Justiça neste país está muito viciada... há sempre um prato da balança que tem mais peso que o outro! Enfim, é o país que temos! Só espero nunca ter que lutar nos tribunais com quem tem mais peso que eu... era derrota certa! Mesmo que a razão me assistisse!

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (19:39)
1 – Disse “Quer dizer então que uma das partes estava a par desta audição e a outra não? Ou seja, quem aqui escreve (que não sei quem seja) já sabia da audição mas Baltazar, pai da menina, não? Como foi isto possível?” – O Por Esmeralda tem razões para julgar que, também neste ponto, o caro anónimo também se apresenta bastante crédulo. Acha que Baltazar não sabia da audição?
2 – Disse “ A mim, não me parece normal este procedimento por parte do Tribunal. Ambas as partes teriam que ser notificadas. Porque apenas uma o foi?” – O Por Esmeralda lamenta que o caro anónimo não aceite o que na realidade aconteceu e que informámos.

3 – Disse “É, também, muito grave que se escreva que o silêncio neste blogue se deveu ao receio pelo bem estar da Esmeralda. Receio de quê? Estão a insinuar que o pai da Esmeralda lhe poderia fazer mal? É, também, essa a convicção da Juíza? Se assim é, com base em quê?” – O Por Esmeralda apenas se contém nos comentários quando considera que os assuntos possam melindrar ou afligir Baltazar, actual cuidador de Esmeralda.

4 – Disse “Então sabem ou não sabem o que disse Esmeralda à Juíza? E se sabem, como o souberam?” – O Por Esmeralda sabe o que foi dito em Tribunal, tal como ao amigos de Leiria de Baltazar também devem ter sabido, após o que mui dignamente se afastaram.

5 – Disse “Mais uma vez me parece que a balança da Justiça neste país está muito viciada... há sempre um prato da balança que tem mais peso que o outro! Enfim, é o país que temos! Só espero nunca ter que lutar nos tribunais com quem tem mais peso que eu... era derrota certa! Mesmo que a razão me assistisse!” – Quando se erra a justiça julga e condena.
Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa tarde!
Então os responsáveis pelo blogue Esmeralda Sim simularam um afastamento do caso e agora blogue Por Esmeralda deixa-os infiltrarem-se aqui? Sinceramente não compreendo! A conversa deles é sempre a mesma...
PENSO COMO A ESMAGADORA MAIORIA DOS PORTUGUESES QUE, NO SUPERIOR INTERESSE DA PRINCESA, DEVE A MESMA FICAR COM QUEM A CRIOU E QUE ELA RECONHECE COMO PAIS. EMBORA DEVA CONVIVER LIVREMENTE COM A MÃE E O PAI, A EDUCAÇÃO DEVE FICAR A CARGO DA MÃE LINA E DO PAI LUIS.
TODOS OS INTERVENIENTES SE DEVEM ENTENDER E RESPEITAR PARA O BEM DA MENINA.
Brigida

Anónimo disse...

Obrigada pela resposta.

No entanto, não entendi em que outro ponto me apresentei crédula visto ainda não ter comentado anteriormente.

Espero, do fundo do coração, que a Esmeralda venha a ser muito feliz. Acreditem, que no dia em que o casal Gomes se curvar perante este pai e esta filha e, com humildade, lhes pedirem perdão, garanto-vos que será o dia mais feliz na curta vida da Esmeralda e será uma grande lição para ela, de respeito e hombrídade.

Só assim ela poderá ser feliz!

Sejam humildes! Pelo superior interesse da Esmeralda!

Anónimo disse...

Boa noite a todos!

Após um tempinho de silêncio, volta-se a abrir o espaço a quem , por bem, deseja expressar as suas ideias.
Mais uma vez houve admiração e até especulações quanto aos motivos desse silêncio.
Não vejo porquê!
Mas as pessoas responsáveis por este blogue não terão direito à sua vida pessoal?
Será que não podem "tirar umas feriazitas" nem que seja por escassos dias?

Quanto aos últimos comentários que vejo, parece-me que não são de todo uma surpresa.
Agora que o outro blogue fechou portas, as pessoas viram-se para aqui .
Mas não deviam. Porque, segundo eles mesmo dizem, as pessoas aqui têm uma visão um pouco diferente dos factos. E, por conseguinte, outras opiniões.
Virem para aqui remar contra a maré, dá um pouco a ideia de atitude provocatória.
Principalmente porque o alvo são os responsáveis por este espaço e o objectivo...tentar desacreditá-los.

Mas a direcção , com uma "paciência de chinês", lá vai respondendo educadamente.

Essas pessoas insistem, insistem, insistem nas mesmas teclas , evocando o passado, sempre o passado...mas o que lhes convém, claro.

Mas, se o passado e os erros cometidos , são sempre o ponto a defender, seria correcto que se fosse mais atrás. A origem das coisas.
Mas não é claro como água, que, se o senhor Baltazar não se tivesses esquivado quando foi informado da gravidez, esta história nunca teria acontecido?
Se esta mulher tivesse o apoio devido de quem tinha responsabilidade , de certeza não teria chegado ao ponto que chegou, entregando a sua filha para ser criada por quem tinha as condições que ela não tinha.

E não nos cabe julgar os seus motivos.Os dramas de cada um , só eles próprios podem avaliar.

E, até o pai reclamar a posse da filha, quem lhe deu tudo a que uma criança tem direito?

Pessoalmente considero que urge mudanças na lei .
Como se dá o poder paternal a quem durante os primeiros anos, mesmo meses apenas ,se desinteressa pela existência de uma criança gerada por si?

Felizmente, D. Aidida hoje tem uma vida estabilizada , com condições.
Tivesse ela naquela altura uma vida assim, e esta menina não teria esta história de vida.
Por isso, entendo que hoje a sua posição em relação à filha é compreensivelmente outra.

Mas penso que não se deveria estar sempre a repisar o passado.
As leis, bem ou mal formuladas, foram cumpridas.
O casal, de tanto querer a esta crianças, cometeu também os seus erros, mas pagou por eles.
Mas os seus erros, em vez de serem cometidos por omissão, foram-no por Amor , por tanto Bem terem feito a um ser desprotegido que lhes caiu nos braços.
Verdadeiro Amor de Pais que tudo fazem para proteger os seus filhos.

Para uma criança isso de Leis não lhes diz nada. A sua Lei é a do afecto, da segurança.
Portanto, quer queiram ou não, no íntimo da pequena Esmeralda, os seus pais de verdade sempre foram o casal Gomes.
Por isso, retirar-lhe completamente o convívio com eles seria um crime.

Ninguém minimamente sensato acreditava numa rejeição a esses pais.Nem numa felicidade paradisíaca no novo ambiente, assim num ápice, como algumas pessoas espalhavam aos quatro ventos.

Se a sua integração na nova família, está a ser positiva, se o pai Baltazar conseguiu estabelecer uma boa relação com ela...óptimo!

Mas não queiram agora repetir erros passados.
Privá-la de reencontrar-se com esse passado de afecto, não é querer o seu bem.

Por isso, sempre por aqui vi um apelo à harmonia entre todos. Porque agora todos fazem parte da vida desta criança .
E o coração de uma criança é tão grande!
Inversamente proporcional ao seu tamanho.
Cabem lá todos que a amam de verdade!

Mª da Conceição

Maria do Mar disse...

A pensar em Ti, minha pequenina, li o nosso Blogue e encontrei, com fé, quem te defenda e tão bem saiba explicar o que para uns parece fácil e para outros tão difícil. Com palavras mais simples e nesta madrugada, onde ainda sem sol, ouvi no meu quintal o chilrear dos passarinhos, apeteu-me falar para ti minha Princesa e ao meu jeito o fiz, certa de que o meu pensamento irá ao teu encontro.

EU SEI QUE...

Plantáste no teu mundo e teu
jardim
As sementes do Futuro
E já nasceram flores e jasmim
Que ornamentáste com cetim
E regas sempre com olhar tão puro

Procura Princesa, tirar partido
Do que a vida te ofereceu
E com passo destemido
E com gesto decidido
O Amanhã será teu

E ao longo da jornada
Trás contigo o teu Sorriso
Constrói comigo, nesta madrugada
Com a força por nós nunca sonhada
O teu próprio e sereno Paraíso.

***********

E docemente encontrarás...

A Tua "CAIXINHA DO FUTURO"

Nessa serra que se estende em
nuvens claras
Nesse campo de flores
ornamentado
Os teus sonhos ás vezes
calam tua voz
No luar da esperança em
noites sós
E contigo ficou um amor, que
não foi sonhado

O teu amor quiz ser eco
e floresceu
Mas esse mundo não
entrançou a tua vida
E na trança de um amor que
assim nasceu
Junho veio e com tristeza
se perdeu
E ficáste triste e só, nessa
corrida
Vai, que o teu futuro renascerá
em vaso de ouro
Vamos regá-lo com ternura e
alegria
Beberemos a água fresca do teu
tesouro
Que terá a côr do trigo quando
louro
E a graça do teu sorriso em
cada dia

E Deus dentro de Ti nos vem
Espreitar
E Oferecerá Sua benção terna
e sã
E na "Caixa do Futuro" nos
vai dar
O presente que mais te
agradar
A "Força" que constrói
Teu Amanhã

Um bom dia para ti doce Princesa, um bom dia para todos os que contigo saibam ser Felizes!!!

Anónimo disse...

BOA TARDE A TODOS.
ESCREVO COM LETRAS MAIÚSCULAS
PARA DIZER BEM ALTO.
QUE SÃO MINHAS AS PALAVRAS
DE MARIA DA CONCEIÇÃO.

A TI LINDA PRINCESA DESEJO
QUE TUDO CORRA CONFORME
OS TEUS DESEJOS E QUE SEJAS
MUITO FELIZ QUE BEM O MERECES.

Maria.

Anónimo disse...

Para que conste e não restem duvidas, cada caso é um caso.
Eu comentei algum tempo no blog Esmeralda sim!..., no entanto quando compreendi que as coisas não eram bem assim como as estavam a pintar, entrando em desacordo com a direcção do blog, deixei de colaborar no mesmo.
Agora preto no branco, eles mentiram, eles deixaram os seus seguidores a falarem sozinhos e os mesmos ainda teimam em defende-los e continuam na mesma linha de pensamentos!?...
É pena, abram as pestanas e vejam Quem lhes mentiu. É melhor fazerem deste espaço o seu muro de lamentações, do que estarem a envergarem pelo mesmo caminho, depois de tudo que aconteceu e da forma como foram desprezados por aqueles que se diziam os justiceiros, os salvadores da Pátria, que não passaram de vendedores de ilusões, para não lhes chamar charlatães. Pensem nisso.

Baltazar e os seus advogados há muito que não estavam em sintonia com o chamado núcleo de Leiria, no entanto, iam-se suportando a ver se a coisa não se desequilibrava e ruía por completo.
O poder de Leiria era muito forte, para um fraco e simples homem do povo, que sobre ele exerciam toda a pressão. Eram eles Quem o manobravam, eram eles Quem lhes dizia o que ele devia ou não fazer.
Aconteceu o imprevisto, eles mentiram e atribuíram as mentiras para cima de Baltazar….Foi a gota de água, todo o mundo se apercebeu, eles sentiram-se pressionados pelas suas próprias tropas e deixaram os seus seguidores, que de tão crédulos raiavam o fanatismo a falarem sozinhos. (se insistem em defende-los é burrice, pensem em Esmeralda, e esqueçam o resto) Agora, não mais se levantam, essa é que é a grande verdade, porque ninguém mais acredita neles…muito menos Baltazar. Só se for burro!

De uma vez por todas, caiam na real:
- Foram abandonados e enganados, Ponto!...

Um bem-haja a todos e que Esmeralda possa ser feliz.
São esses os meus votos sinceros.

Henrique.

Anónimo disse...

Cândido Ferreira continua a destilar ódio. Não se dá por vencido. Leiam por favor a entrevista que deu ontem ao "região de leiria":

“A Esmeralda está feliz”



O médico, empenhado apoiante da causa de Baltazar Nunes, diz que o casal Gomes “dificilmente será aceite para a adopção de qualquer criança”


1 - O que o levou a empenhar-se no apoio ao pai biológico de Esmeralda, através do livro publicado e do blogue?
Pelo que fui lendo, através da contribuição de alguns jornalistas, percebi que não podíamos continuar a assistir à crucificação pública de um carpinteiro em função da libertação de uns Barrabás.


2 - A luta acabou ou continua?
Penso que há três peças no processo que vão inibir os Gomes de continuar a litigância: perante os testes psicológicos que lhes foram feitos, dificilmente serão aceites para a adopção de qualquer criança; a Esmeralda está feliz, e por último a actividade criminosa desses senhores não é ocasional, mas baseada em profundos distúrbios de personalidade.


3 - O blogue “Esmeralda sim” acaba aqui?
Não, o blogue vai continuar, em defesa das Esmeraldas e Esmeraldos deste país e do cumprimento das leis, porque finalmente há razões para voltar a acreditar na Justiça. E em breve vou publicar outro livro sobre todo este assunto. Estou hoje grato ao meu amigo José Pereira dos Santos – foi ele que me meteu nisto – e a alguns jornalistas que, mesmo sujeitos a pressões das suas direcções e administrações – escreveram sempre a verdade.

Mas quando é que este homem se cala?

Anónimo disse...

Sou o anónimo das 18:21 do dia 16, antes de mais o meu agradecimento pela publicação e resposta ao comentário. Aqueles que como eu comentam neste blogue não têm a intenção de provocar quem quer que seja. Pelo menos não é a minha intenção pessoal. Tenho simplesmente a opinião que Esmeralda há muito deveria estar com o pai. Baltazar sempre lutou pela filha, o facto de ter "precisado" dum teste de ADN não lhe retira o direito a ser pai neste país. O que teria acontecido a Esmeralda no tempo em que o teste foi efectuado e os resultados conclusivos, é um problema de carácter social, de responsabilidade das entidades competentes. É esta a minha convicção. Não aceito que uma mãe dê o filho a quem nem sequer conhece pessoalmente. Não acredito em doações de crianças na rua, em adopções self service. Desculpem, mas não estamos num país de 3º mundo, ainda!
Se Baltazar, na visão de muitos, é um tipo sem sentimentos por tirar a filha a quem tão bem cuidou dela, que dizer do casal Gomes que até uma foto de Esmeralda lhe negou? Meus srs, os erros existem, uns maiores, outros bem piores, mais dificeis de apagar, esquecer. Concordo com um anónimo que aqui disse que talvez se o casal Gomes fizesse uma aproximação sentida e tentasse remediar o mal feito, Baltazar talvez cedesse. O orgulho é notório de parte a parte. Mas, compreendo a dúvida e o medo de Baltazar, é dificil esquecer a humilhação e a luta de quase 6 anos. Por favor, se admitem não conhecer Aidida, se são incapazes de emitir opiniões sobre essa sra, pensem porque razão quererá a menina? Não lhe estará a fazer mal em retirá-la outra vez, da familia a que se vai adaptando? Não sofrerá novamente Esmeralda? Não será melhor um entendimento entre todos os adultos sem retirar Esmeralda ao pai? Porque tem de ceder Baltazar? Por amor? O mesmo amor que levou Aidida a dar a menina?
Acreditam que o melhor para Esmeralda é Aidida? O que sentirá e Esmeralda se também o pai abrir mão dela, 1º a mãe, depois o pai...Em consciência...
Eu acredito que a vossa intenção é Por Esmeralda, mas são tão parciais em relação aos Gomes e Aidida que vos retira algum mérito.
Obrigado.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (16:49),
1 - Disse “… o facto de ter "precisado" dum teste de ADN não lhe retira o direito a ser pai neste país.” – Convenhamos no entanto que não tivesse sido necessário esse teste, a Esmeralda não teria passado por tudo o que passou.
2 – Disse “O que teria acontecido a Esmeralda no tempo em que o teste foi efectuado e os resultados conclusivos, é um problema de carácter social, de responsabilidade das entidades competentes. É esta a minha convicção.” – É responsabilidade das entidades competentes e também dos cidadãos que se devem responsabilizar pelos seus actos.
3 – Disse “Não aceito que uma mãe dê o filho a quem nem sequer conhece pessoalmente. Não acredito em doações de crianças na rua, em adopções self service. Desculpem, mas não estamos num país de 3º mundo, ainda!” – Dos actos de Aidida, apenas aceitamos.
4 – Disse “Se Baltazar, na visão de muitos, é um tipo sem sentimentos por tirar a filha a quem tão bem cuidou dela, que dizer do casal Gomes que até uma foto de Esmeralda lhe negou?” – O Por Esmeralda tem muita pena de Esmeralda que passou por situações muito difíceis. O Por Esmeralda não tem pena dos Gomes nem de Baltazar.
5 – Disse “Meus srs, os erros existem, uns maiores, outros bem piores, mais dificeis de apagar, esquecer. Concordo com um anónimo que aqui disse que talvez se o casal Gomes fizesse uma aproximação sentida e tentasse remediar o mal feito, Baltazar talvez cedesse. O orgulho é notório de parte a parte.” – Como muito bem diz, o orgulho é notório de parte a parte. O Por esmeralda falaria antes em ressentimentos.
6 – Disse “Mas, compreendo a dúvida e o medo de Baltazar, é dificil esquecer a humilhação e a luta de quase 6 anos.” – O Por Esmeralda também compreende os ressentimentos de Baltazar.
7 – Disse “Por favor, se admitem não conhecer Aidida, se são incapazes de emitir opiniões sobre essa sra, pensem porque razão quererá a menina? Não lhe estará a fazer mal em retirá-la outra vez, da familia a que se vai adaptando? Não sofrerá novamente Esmeralda? Não será melhor um entendimento entre todos os adultos sem retirar Esmeralda ao pai? Porque tem de ceder Baltazar? Por amor? O mesmo amor que levou Aidida a dar a menina? “ – O Por Esmeralda desconhece os fundamentos do pedido de regulação do poder paternal intentado por Aidida.
8 – Disse “Acreditam que o melhor para Esmeralda é Aidida? O que sentirá e Esmeralda se também o pai abrir mão dela, 1º a mãe, depois o pai...Em consciência...” – O Por Esmeralda não acredita que o pai abra mão dela.
9 – Disse “Eu acredito que a vossa intenção é Por Esmeralda, mas são tão parciais em relação aos Gomes e Aidida que vos retira algum mérito.
Obrigado.” – O Por Esmeralda lamenta que seja essa a compreensão do caro anónimo, mas por aqui apenas nos manifestamos Por Esmeralda.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Efectivamente dar opiniões não paga imposto, mas se dar opiniões parvas e cheias de veneno pagasse imposto por certo a dívida do nosso pais seria drásticamente reduzida, e para tal o contributo dos apoiantes de Baltazar tinha sido decisivo.
Porque, a verdade é que a vida não é uma dualidade: o preto ou branco, é antes uma representação perfeita de uma paleta de cores, que por todos os amigos de Esmeralda (sem excepção)foi trabalhada e para todos (sem excepção) foi visível e acessivel, tendo sempre em conta a felicidade da Princesa.E por essa felicidade o Luis e a Lina entregaram-se ao difícil e ingrato mas sempre compensadorpapel, de desenhar a melhor e mais justa cor para o futuro da sua filha. Mas há sempre gente com o coração cheio de maus sentimentos, que não quer o futuro desenhado, com o lápis da esperança e do amor. Nós os que não desistimos de empurrar a vida queremos ver o desenho transformado e acabado na tal "coisa" que falta ainda e que é "linda".
Por isso os caminhos do desejável vão-se aproximando cada vez mais do possível e sobretudo do imperiosamente necessário!
Fiz-me entender?
Catarina

PS-Agradeço à Mª.de Lurdes ter lembrado aqui esse belo poema a quem a grande Mª. Guinot deu voz, o meu bem haja!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Por favor não dêm atenção nem "tempo de antena" a provocadores, porque o objectivo deles é desgastar E DETURPAR A VERDADE, E BOICOTAR O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA! Eles não estão preocupados som o sofrimento de Esmeralda, mas sim em defender o orgulho de Baltazar que sente que a filha é propriedade sua, como se de um objecto se tratasse. Ele não consegue ver o que é melhor para a criança! A CONVERSA DELES É SEMPRE A MESMA...!Por mais que eles fabriquem argumentos, temos que defender Aidida, ninguém esquece que aquela menina foi salva pela família Gomes, quando o pai a rejeitou e a mãe nem dinheiro tinha para lhe comprar leite. Até ele fazer o teste de ADN, e saber o resultado do teste passou um ano. O que seria desta criança se aquela família não a tivesse acolhido, criado e amado? Sem qualquer sombra de dúvida, Aidida praticou um acto de amor ao dar a filha a família idónea, para que ela tivesse um futuro melhor do que aquele que ela lhe poderia dar, sem um pai que assumisse a paternidade e as inerentes responsabilidades para com a filha.
Agora só resta pedir TRÉGUAS A TODOS E QUE SE UNAM PARA O BEM-ESTAR DA MENINA. Todo o mundo sabe que a criança ama a família de afecto como se fossem seus pais, e também ama a mãe e o pai mas de outra maneira.
É óbvio que NO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA ELA DEVE FICAR A CARGO DA FAMÍLIA GOMES, QUE A CRIOU, E DEVE CoNTINUAR NO COLÉGIO EM TORRES NOVAS, MAS DEVE TAMBÉM CONVIVER LIVREMENTE COM TODA A FAMÍLIA ALARGADA QUE AGORA TEM, SEM CONSTRANGIMENTOS NEM BARREIRAS.
SE ISTO SE CUMPRISSE, ESMERALDA SERIA FELIZ, TERIA UM FUTURO RISONHO E TODOS SERIAM FELIZES.

Anónimo disse...

Nao respondam ás provocações!!!! o silencio é ouro!

Anónimo disse...

Eu o anónimo das 17.57 h não sei se no Blogue Esmeralda Sim simularam ou não o afastamento do caso, mas foi sim uma hipotese colocada e até por quem não pertençe ao mesmo e se pertence-se não o faria.

Tal como o anónimo que comentou depois de mim, não o fiz para provocar ninguém, pois expressar opiniões diferentes só é provocação para quem não aceita as diferenças.

Também não foi minha intenção atacar os responsáveis pelo vosso Blogue nem desacredita-los, mas sim questioná-los de acordo com a resposta que me deram ao primeiro comentário que fiz.

Por utimo pergunto se a direcção do Blogue também pensou como o caro anónimo das 21.40 h, que pensa que pertenço ao Blogue do Esmeralda Sim, porque é que publicaram os meus comentários que até expressaram uma visão um pouco diferente dos factos do Blogue e de quem nele comenta?

PS. Para esse anónimo não se pode expressar outra visão no Por Esmeralda, mas noutros Blogues sim e não me refiro só ao Blogue Esmeralda Sim, que houve quem fize-se comentários contrários ao mesmo.

Então para que servem os Blogues não é para as pessoas expressarem as suas diferentes opiniões?

Também não o estou A PROVOCAR mas sim a questiona-lo que para mim são coisa diferentes, mas é claro que as nossas opiniões são diferentes e por isso vai sentir q o estou a provocar.

Anónimo disse...

Longe do país só agora voltei a este canto, onde salvo raras excepções (as ovelhas ranhosas)todos estam interessados na felicidade da menina, e também já há muito que todos nos tinhamos apercebido que a menina nunca poderia ser feliz longe daqueles que sempre conheceu como pais e que tão bem desempenharam essa função, o Luis e a Lina.
Mas a verdade é que a vida é uma escola, em que alguns se preparam para os exames e outros teimam em chumbar, e a vida também deve ser um espaço de reflexão, em que todos juntos podemos chegar mais facilmente ao fim da estrada ao som de uma canção, que poderá e deverá ser a canção da alegria:
Vem canta vive cantando vive vive sonhando um novo dia, em que os homens voltarão a ser irmãos...

Um abraço à Catarina e à Natércia