segunda-feira, 1 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



O dia de hoje é consagrado a todas as crianças. Corrigindo: o dia de hoje devia ser consagrado a todas as crianças. A alegria deve imperar. Os cuidados não devem faltar. As preocupações devem estar presentes.

Neste dia canta-se muita poesia, dizem-se coisas muito bonitas, oferecem-se presentes às crianças. E chegará para a confirmação de que uma criança vê os seus superiores interesses defendidos?

Neste dia, no Por Esmeralda, os membros da Direcção com filhos, em vez do programa habitual, esforçaram-se por lhes fazer entender uma mensagem de alerta para situações complicadas, que podem complicar a vida duma criança, como a deles. Incitaram-nos à solidariedade, começando no pensamento sentido sobre outras crianças cujo bem estar e felicidade não estão devidamente defendidos.

Os filhos dos membros da Direcção do Por Esmeralda, serão a partir de hoje, futuros adultos mais responsáveis, mais sensatos e sobretudo mais ponderados nas decisões que tomarão pela vida fora, que envolvam os interesses das crianças.

Hoje, estamos por isso mais felizes, mais certos dum futuro mais sério, mais tranquilos peLos ensinamentos passados a alguns futuros adultos.

A Princesa, com apenas sete anos, já aprendeu tudo isso.

Sózinha.

Nos seus silêncios.

Ouvindo-se nos seus gritos.

Procurando o apoio do pai.

Aconchegando-se nos miminhos da mãe Lina e do pai Luís.

Confiando na sua mãe.

Revendo-se a cada quinze dias nos seus amigos.

A Princesa já aprendeu o que são os superiores interesses da criança.

Ela, com toda a sua inteligência e um coraçãozinho cheio de amor, dará conta deste dia sem se conter nas imagens de outros anos, que por certo recorda?

Por Esmeralda

5 comentários:

Anónimo disse...

VALE A PENA TER ESPERANÇA!
Quando alguns pensam que desistimos, nós ganhamos forças redobradas para continuar.Estamos aqui para aprender e infelizmente uma das inevitavéis aprendizagens é lidar com gente que faz da calúnia a sua forma de vida, que estranha forma de vida!!
Não vamos continuar a repisar no passado porque já aqui foi dito e redito só não erra quem nada faz!!
Avançamos pois rumo ao futuro, um futuro que desejamos risonho para a Princesa e para todas as Princesas do mundo muitas vezes presas no cativeiro daqueles que na ausência do verdadeiro amor mascaram os sentimentos e banalizam as palavras.
Neste dia da criança lamento o comportamento de certos adultos que envergonham o ser humano, contudo creio que a invasão da petição tem um nome e todos sabemos qual é BRUNO!
Para a Natércia e para todos um feliz dia, não por ser dia da criança, mas por ser um dia em que sem nos conhecermos todos entrelaçamos esperanças, sorrisos e vontade de juntar as vozes e ver o sol brilhar, porque um dia sem dúvida o sol brilará para todos nós!
Catarina

Maria do Mar disse...

Com muita verdade a maioria dos comentários SÃO alimento e riqueza e têm sido cada vez mais um suporte
para proseguirmos esta caminhada, umas vezes mais poética outras como as evidências o ditam a sermos menos brandos sem nunca creio eu termos ofendido alguém até
porqie em NOME da PRINCESA que alguns viram crescer, é nesse espírito de valores e delicadeza que queremos que ela, hoje Criança, aprenda a SER MULHER.
Nunca tive por hábito de valorizar mais uns que outros, porque cada intervenção vinda de cada um que há alguns meses se habituou a partilhar aqui, fez de nós amigos e deu-nos um suporte para acreditarmos que o melhor para a Princesa veio e há-de chegar a pouco e pouco.
Hoje ao ler e reler os comentários de ontem, agredeço à vida por poder usofruir de tanta coisa boa
que tem sido transmitida e faz eco, na nossa consciência e a mim me leva a pensar sempre mais.
Tanta coisa Boa tansformada em palavras belas, que continuam a martelar o teclado, mas que são o bater dos nossos corações.
Que me deixem realçar a minha emoção, quando li o Anónimo de ontem 31 de Maio das 22:31 e 22:32H
Que bom sermos capazes de no nosso
"imaginário" conseguir a fidelidade á realidade que conhecemos, vivemos e sofremos neste tempo conturbado e exigente, onde alguém transportou a nossa PRINCESA com o seu sentir, Na PALAVRA CERTA, Com o TESTEMUNHO REAL vivido nestes anos da sua existência.
Obrigada amigos e amigas, porque hoje, não sendo criança, busquei da memória a minha infância e juntei-me a todos os "MENINOS" que por mim passaram e continuam a passar que no Vale da Realidade como escreveu uma amiga de nome Cinda, ficamos cada vez mais com a Esperança de que UM DIA será a nossa Princesa a sublinhar com as cores verdes da Esperança e o Azul do Infinito, estas palavras que para ELA SEMPRE FORAM DEDICADAS
SÓ ELA AS VIVE, SÓ ELA AS SENTE NO SEU SILÊNCIO AMEDRONTADO; MAS POR NÓS TODOS SERÁ GUARDADO COMO UM TESOURO TÃO VALIOSO QUE JAMAIS OUSAREMOS DESPERDIÇAR, OU IGNORAR, PORQUE JÁ SÃO PERTENÇA DELA.
Os nossos filhos serão o presente e o futuro em construção e com a ncesa chegarão ao cimo da MONTANHA

Cinda da Cidade e da Serra disse...

O Vale da Realidade

Em dia indeterminado
A Esperança nasceu
E tem um olhar doce e profundo
Pelo muito que esperou
E por tudo o que viveu
Tem a idade que tem o Mundo

E chamaram-lhe "Criança"
E vestiram-lhe um Sorriso
E cantava com os pássaros os seus hinos
E voava com eles
Entre a Terra e o Paraíso
E brincava agarrando Sonhos cristalinos

Mas o Vento um dia disse-lhe
Que subisse uma Montanha
Nela estavam plantadas flores de Crua Verdade
Onde o Sonho não entra
E o Sol tudo queima
E do cimo espreitasse o Vale da Realidade

E a Tristeza nasceu
No alto daquele Monte
E de mágoas cresceu e viveu
E nos Sonhos da Criança
Se tornaram numa Fonte
De lágrimas salgadas que o Medo às vezes escondeu

Fonte de Realidade
E Vida muito sofrida
Do Temor que rejeita o Vale que viu
E na eterna Esperança
Que para além do Vale haja Vida
A Criança abraçou o Vento e Sorriu ...

Cinda da Cidade e da Serra

(Dedico este poema à nossa PRINCESA, lembrando a pequena
Alexandra, neste dia a que chamaram "O DIA DA CRIANCA".
Com seus olhos castanhos e com seus olhos azuis ELAS SIMBOLIZAM todas as crianças que sofrem neste Mundo, que poderia ser tão belo e terno, como são os seus olhos Doces e Brilhantes. Separadas pela vida, juntas na Dor e sofrimento, fazem apelo ao nosso dever de AMAR e Não FAZER SOFRER....)

Dia da Criança - 2009

Maria Petra disse...

ÀS MULHERES QUE SERÃO ETERNAMENTE

MÃES!!!...



Há uma mulher que tem um pouco de Deus pela imensidade do seu amor e muito de anjo pela incansável solicitude dos seus cuidados.



Uma mulher que, sendo jovem. Tem o reflexo de uma anciã, e na velhice trabalha com o vigor da juventude.



Uma mulher que, sendo ignorante, descobre os segredos da vida com mais acerto que um sábio, e que, sendo instruída , se acomoda à simplicidade dos meninos.



Uma mulher que, sendo vigorosa, estremece com o gemido de uma criança, e sendo débil, se reveste às vezes com a bravura de um leão



Uma Mulher que, sendo pobre, se satisfaz com a felicidade dos que ama, e sendo rica, daria com gosto o seu tesouro para não sofrer no seu coração a ferida da ingratidão.



Uma mulher que, enquanto vive, não a sabemos olhar bem, porque a seu lado todas as dores se esquecem, mas que, depois da sua morte, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos, para vê-la de novo um só instante, para receber dela um só abraço, para escutar uma só expressão dos seus lábios.



Dessa mulher não me exijam o seu nome, se não querem que molhe com lágrimas o teclado do vosso computador, porque eu a vi passar no meu caminho.

Quando os vossos filhos crescerem, leiam-lhes esta página; eles cobrirão de beijos a vossa fronte ,e vocês lhes dirão que um humilde viajante como gratidão e pela forma como foi amado, deixou aqui, para vós e para eles, um esboço do retrato de SUA MÃE.



Monsenhor Lara

Bispo do Chile



(será sempre bom lembrar aquelas que nos deram ao mundo, ou que do seu Mundo

Fizeram e fazem o nosso “PONTO DE PASSAGEM”, O nosso reencontro com o que

Somos. As nossas Origens, as nossas raízes, são tudo o que se sente e se não VÊ, São os genes, os ADN, a biologia, Mas, são antes, e depois de tudo, o que de bom nos deram para inteiros sermos Guardiãos transparentes, Dos valores autênticos da HUMANIDADE Inteira, da qual somos pertença)



Dedico este texto às nossas Mães e sobretudo Á Mãe AIDIDA À MÃE LINA À MÃE FLORINDA e a todas que sofrem porque não as deixam ser simplesmente MÃES!!!
Mães que também já foram crianças
Mães que neste dia não podem olhar vêr, tocar e acarinhar os seus meninos porque a Elas foram arrancados...
Ai como se esquecem que dentro de cada um de nós existirá para sempre um pouco da criança que já fomos, mas EXISTEM NA SUA TOTALIDADE OS SABORES E OS SERES QUE AMAMOS E QUE CRIANÇAS OU NÃO, JAMAIS DEIXARÃO DE NOS AMAR OU DE ESQUECER QUEM FORAM OS PAIS QUE AS ENSINARAM A SER CRIANÇAS!!!
CRIANÇAS ONTEM...
CRIANCAS HOJE...
CRIANÇAS AMANHÃ...
A semente que germiou na carne ou no coração viverá eternamente em cada SER QUE AMA................

1 de junho
Dia Mundial da CRIANÇA...multiplicar-se-há pelos séculos e pelas gerações todos os dias da nossa VIDA!

1 de Junho de 2009

Anónimo disse...

Realmente Lurdes todos os comentários são importantes, mas no meu caso identifico-me mais com uns do que com outros, mas se o que nos faz andar por aqui é o bem estar e a felicidade da menina e disso todos já demos provas o que interessa é que estamos unidos para além das divergências de qualquer um de nós.
E se Deus é elemento de esperança para uns para mim bastar-me-ía perguntar qual o papel dele quando tantas ctianças morrem de fome no mundo, enfim esses são talvez os filhos de um Deus Menor de que alguém já aqui falou.
Posto isto prefiro acreditar na sensatez e na imensidão do ser humano e desejar que este ou qualquer governo tenha coragem e de uma vez por todas altere a lei da adopção, dê voz às crianças e não faça das familias de acolhimento, familias descartavéis que se usam quando é preciso e se esquecem quando dá geito!
Alguns querem comparar o incomparável: a mãe da Alexandra com a mãe da Esmeralda, mas isso é porque há pessoas que não diferenciam a serradura do pão ralado.
Vamos continuar com poesia, com alegria e com muita, muita esperança!
Luisa