quarta-feira, 8 de julho de 2009

AS FÉRIAS DA PRINCESA



Muitos amigos e amigas têm perguntado por notícias da Princesa.

Como já tínhamos informado, a Princesa passará o mês de Julho com o pai e o mês de Agosto com a mãe, mãe Lina e pai Luís. Só após o período de férias será reposto o regime de visitas de fim de semana.

Recorde-se que, já a partir de Setembro, o Tribunal estipulou um fim de semana fixo, todos os meses, para a Princesa passar exclusivamente com a mãe Lina e o pai Luís.

Esta foi com efeito a melhor novidade das últimas decisões, uma vez que, não sendo o casal Gomes parte do processo, ainda assim, ficaram comprovados os benefícios do convívio da Princesa com eles.

Portanto, caros amigos e amigas, são notáveis os progressos desenvolvidos pelo Tribunal, na defesa dos superiores interesses da Princesa.

O futuro a Deus pertence, mas nesta altura, está mais que comprovado que o prosseguimento certo está nesta via que agora se adoptou.

O pai, que lutou pela filha durante seis longos anos, está por isso a desfrutar de um mês completo, sem interrupções, com a filha. Não temos contactos estabelecidos, mas temos a certeza que tudo está bem, visto já se ter demonstrado que o seu relacionamento é muito bom.

Resta-nos por isso aguardar, com tranquilidade, pelo próximo mês. A Princesa reatará a sua relação afectiva de sempre. A alegria, o divertimento e os carinhos, serão uma constante a que já nos habituámos a partilhar.

Boas férias Princesa

27 comentários:

Anónimo disse...

Que sorte ter hoje por aqui passado, as noticias são o que todos desejamos muita felicidade para a menina neste verão que se adivinha com um mês de Agosto cheio de felicidade para os pais Luis e Lina e para a Princesa, todos eles bem merecem e a vida por certo ainda lhes vai reservar muitas surpresas, porque quem semeia amor, e carinho tem de receber coisas boas.
Quero aqui deixar um beijinho para a Natércia, que nos tem no coração, pois esta ausência dela é de certo devido a muito trabalho.
Catarina

m.de lourdes disse...

BOA NOITE!
Que Bom é lêr a voz da Direcção do nosso Blogue que nesta noite de verão refresca por dentro a nossa memória, faz-nos sentir vivos e Unidos e é um apelo a continuarmos com a mesma vontade de ESTAR e nesse Estar continuar como alguém me disse, neste Espaço de verdade, dignidade e afecto, sem nos deixarmos cair na conversa fácil e do mal dizer. Olhando o caminho e o tempo que percorremos até aqui, julgo que podemos sentir orgulho, neste "NOSSO CANTO", que para além da união e do amor que foi crescendo para com a nossa pequenina PRINCESA (Bela Adormecida) pelas circunstâncias a que lhe destinaram, juntou e reuniu aqui um grupo de amigos, maravilhoso. Estas palavras, não são apenas minhas, são de alguém,
muito especial, que conseguiu connosco dar este sentido de equipa que quer continuar Atenta e Fiel.
Nem sempre temos a reflexão, a alegria ou o sonho pronto ou acabado, nem fazemos deste local um local de culto, onde só existem
cabeças sábias ou detentoras da verdade toda.
Houve e há tempos para tudo; como na vida nossa, há dias diferentes e porque também não somos nem sendo iguais, somos apenas Gente...E porque não; termos a coragem de dizer alto que este Ser Gente, significa que temos connosco
o peso e o suporte de uma vida real, que por vezes nos pede muito.

Por mim, e quando procuro nos poetas e poemas a linguagem que exprime essa vida, é como que um alimento e sinónimo também da nossa
sensibilidade, das nossas alegrias e tristezas, e porque não da nossa nostalgia...
Sempre pensando nela na nossa pequenina e neste tempo de ausência
física, aqui deixo alguns pedaços
de vida que nos fazem sentir cá dentro esses sentimentos tão comuns
e que só nos fazem estar mais próximos porque a frase já conhecida é o tal sinal de que no Amor:
"NÃO HÁ LONGE NEM DISTÂNCIA"


OS POETAS

Solitários pilares dos céus pesados,
Poetas nus em sangue, ó destroçados
Anunciadores do mundo
Que a presença das coisas devastou.
Gesto de forma em forma vagabundo
Que nunca num destino se acalmou.

AUSÊNCIA

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

SILÊNCIO

No ponto onde o silêncio
No ponto onde o silêncio e a solidão
Se cruzam com a noite e com o frio,
Esperei como quem espera em vão,
Tão nítido e preciso era o vazio.
*
MUSA

Aqui me sentei quieta
Com as mãos sobre os joelhos
Quieta muda secreta
Passiva como os espelhos
Musa ensina-me o canto
Imanente e latente
Eu quero ouvir devagar
O teu subito falar
Que me foge de repente

HORA

Sinto que hoje novamente embarco
Para as grandes aventuras,
Passam no ar palavras obscuras
E o meu desejo canta --- por isso marco
Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo
Aquele mundo
Que eu sonhara e perdera
Espera
O peso dos meus gestos.

E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos
Das mentiras alheias,
Finalmente solitárias,
As minhas mãos estão cheias
De expectativa e de segredos
Como os negros arvoredos
Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando
A voz das coisas que eu sei amar.

E de novo caminho para o mar.

Sophia de Mello Breyner Andresen

*******

(E juntos aqueles que quiseram, experimentemos à nossa dimensão, e como que em SILÊNCIO - ESPERAREMOS
a nossa pequena MUSA.
Saibamos aguardar a HORA de quebrar
a sua AUSÊNCIA...)

Anónimo disse...

Bom dia
espero mesmo que a Princesa esteja feliz,que tenha o bom relacionamento
com o pai,esta querida menina
podia estar muito mais feliz se estivesse com os Pais que sempre
conheceu desde de bebé,eu tenho uma
neta da idade dela,e sei como funciona a cabecinha da Princesa sabe que tem de cumprir o que o tribunal diz porque senão os Paizinhos vão presos,minha doce menina espero que Sr. Baltazar
compreenda o coraçãozinho desta
pequena e grande criança.

PARA TI QUERIDA PRINCESA QUE PASSES
AS FÉRIAS COM O TEU PAI BIOLÓGICO
COM MUITAS BRINCADEIRAS E SEM MEDOS

Maria.

Anónimo disse...

Boa tarde.
Como esperávamos pacientemente, chegaram mais notícias. E boas.

Decerto irão ser sempre assim, daqui em diante: notícias tranquilizantes, fruto de decisões sensatas e atentas aos verdadeiros interesses da pequena Esmeralda.

Não há muito a dizer, para além de nos congratularmos com o rumo que finalmente está a levar a vida desta menina.
Mas foi preciso ela "tomar as rédeas" da situação , partilhando aberta e sinceramente o que lhe vai na alma, para que se calassem as trombetas da desgraça e da mentira que a rodearam tantos meses , tentando falar em seu lugar e transmitir sentimentos que muitos lhe imputavam e se provam terem sido forjados , manipulados.

Nunca é demasiado realçar a decisão acertada do Tribunal em finalmente auscultar, sem interferências, o seu coraçãozinho, para assim agir em conformidade.
Assim como também louvar a drª Ana Vasconcelos.

Agora, sim...agora estamos a assistir ao respeito pela integridade emocional e mental de um frágil ser humano que durante algum tempo parece ter sido conduzido como se de uma "coisa transaccionável" se tratasse.
É pena não ter sido sempre assim.
Evitando rupturas fracturantes e negativas que marcam para sempre.

Esperamos que este presente e o futuro que se deseja, consigam apaziguar dores e malefícios que decerto esta criança terá sentido, vencidos os medos, e reencontrando os afectos enraizados e estruturantes, que nada e ninguém lhe pode roubar .
Boas férias, Esmeralda!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Se me permitirem um comentário apenas quero felicitar a direcção deste blogue pelo caminho que decidiu enveredar, ao aceitar e até promover o saúdavel convivio entre Baltazar e Esmeralda. Sei que os meus comentários nem sempre foram bem recebidos (especialmente por alguns dos comentadores mais acérrimos deste blogue). Sempre me coloquei a favor do cumprimento das leis deste país e como tal tinha que defender a posição de Baltazar, independetemente de ter feito um teste de ADN para comprovar a paternidade da menina.
Agora, neste momento, assistimos a uma união entre a razão (do estado e das leis) e a do coração (do pai Baltazar, da mãe e dos "pais de afecto"). Parece-me que pela 1ª vez se assiste a um verdadeiro pensamento em Esmeralda e no que Esmeralda precisa para seguir em frente. Fico feliz pela direcção deste blogue seguir esta linha de pensamento. Baltazar não desistiu da filha, não pensa em sair da sua vida e abdicar dela, então? Aceitemo-lo como pai de Esmeralda. Deste pressuposto nasce um novo começo para todos: Aidida e casal. Será sempre mais fácil, se se unirem em torno da menina e pensarem exclusivamente nela. Têm é que abdicar do passado de "Ana Filipa" e pensar em construir um novo presente, em que todos têm um lugar. Esmeralda agradecerá.
Independentemente de nos colocarmos a favor de um ou de outros, todos apreciamos o facto de Esmeralda nos dar uma lição e mostrar que está de bem com todos. No meu entender, considero que assim sim sou Por-Esmeralda.
Obrigado.

António A.

Diana disse...

AS TUAS FÉRIAS PIPINHA...


Deram-te um Balão
Encheste-o de ar e movimento
Escreves-te uma mensagem:
Estou de Férias, sou como o
Vento...




As nossas férias, são como o
balão
Vamos para Ali, depois para
Acolá...
Até que nos apanhem...
Ai, quando Será???...

Até breve amiguinha, estou à tua espera

(Diana, amiga da Pipinha)
- 8 anos -

Anónimo disse...

Ana Filipa, Esmeralda, Pipinha, Princesa, que importa?!Apenas um criança que sente agora a felicidade que ousaram roubar-lhe e que ela resgatou
Luisa

alvaro disse...

Á Dª Maria da Conceição

Os meus sinceros agradecimentos pelo seu comentário de 9/07/09 ,no qual eu me revejo totalmente ,e penso ser a realidade factual deste caso ,conhecido por caso (ESMERALDA )!

Será que ainda haja quem não tenha percebido quais são os superiores interesses da ESMERALDA ???

o tempo se encarrerá de dizer aonde sempre esteve defendido o superior interesse da menina ESMERALDA !......................

OBRIGADO A SI E A TODAS AS (Mª DA CONCEIÇÃO )DESTE BLOGUE !

BEM -HAJA ..........

SUBSCREVO-ME: alvaro da florência murraças : 10/07/09

Anónimo disse...

Esmeralda nunca agradecerá de ser
arrancada dos braços daqueles que
sempre amou,para ela ser ANA FILIPA
PIPINHA PRINCESA são nomes que ela gosta de ouvir e faz-lhe bem ao seu
equilibro mental,quem não chama aos seus filhos e netos nomes diferentes
para mim é um sinal de um grande
AMOR.

Maria.

Por Esmeralda disse...

Caro António A.,

O Por Esmeralda agradece as suas felicitações.

Mas caro António A., este sempre foi o nosso caminho. Nunca nas nossas mensagens encontrará algo contrário a isso. E foi por termos sempre mantido as nossas convicções, ignorando conflitos ou provocações, que nos mantemos, mas agora, muito mais satisfeitos, como é óbvio.

A nossa moderação e “não-ruído”, permitiu-nos ver com clareza o desfecho anunciado deste processo, que teria sempre que passar por esta fase – a menina teria que conviver com o pai, com a mãe e com a mãe Lina e pai Luís.

Quanto a procedimentos dos adultos deste processo, com arrepios à lei, nuns casos, a justiça já os julgou, noutros … quem somos nós para julgar? E afinal se agora até já se entendem e estão todos a contribuir duma forma maravilhosa para os superiores interesses da Princesa, valerá a pena falar dessas coisas? Deixemo-las onde estão e como estão.

A Princesa crescerá, será adulta e saberá quais as memórias que deve acalentar e as que deve ignorar.

Mas a Princesa agora é muito feliz. E nós também estamos felizes por ela.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Senhor António A.,

Esta criança tem que ser sempre chamada de Ana Filipa pelos pais de afecto e seus familiares, foi esse nome que ela foi habituada a ouvir desde os 3 meses(quando ainda tinha pai incógnito) até quase aos 7 anos. É aqui que ela tem as suas referências, desde tenra idade. Em quase todas as famílias há várias formas de chamar a mesma pessoa. Uns chamam pelo primeiro nome, outros pelo segundo, outros pelo último, outros arranjam diminutivos.
Em todas as classes sociais isso acontece! Não tem ouvido, ou lido, chamar: Xenica; Pipinha; Cinha; Tuxa; Tatão; Bibá; Xaxão e tantos outros nomes? No entanto, a pessoa no Registo Civil tem outro nome, e não é por isso que a mesma perde a sua identidade. O que acontece é que se familiarizou com o nome que cada um lhe chama e identifica-se com os afectos que cada pessoa lhe dedica.
Aproveito para lembrar que a criança até podia não ser Esmeralda, Aidida acedeu ao pedido de Baltazar, em registar a menina com o nome da mãe dele, pensando que ele assumia a paternidade no dia do registo, mas ele não o fez, e a menina ficou como tendo pai incógnito. Julgo que não é necessário recordar o tempo que Esmeralda teve pai incógnito e a forma como o pai foi obrigado a assumir a paternidade. Durante todo período a menina teve quem lhe desse amor, a alimentasse, vestisse e calçasse, e ternamente lhe chamasse Ana Filipa ou Pipinha.

Para a Princesa desejo muita saúde e muita sorte e que seja Muito Feliz com toda a sua família alargada.
De resto, todos sabemos que as maiores e melhores referências que ela terá sempre na vida são daqueles que a acolheram e amaram incondicionalmente, e que tudo lhe deram quando ela nada tinha.


Luciana Santos

Anónimo disse...

Há uns dias que não se tinha notícias.
Finalmente, elas cá estão.

Ainda bem que tudo está a ser bem encaminhado.
Para bem de uma criança que se viu metida neste imbróglio sem ter pedido para nascer.
Ainda bem que o tribunal recuou na intempestiva decisão de ruptura que foi decretada e que, sem dúvida, deve ter criado uma grande angústia e infelicidade a esta criança.
Errar é humano. Corrigir os erros dá uma dimensão muito grande ao Homem .
Estão finalmente a ser corrigidos erros crassos cometidos contra esta menina, por isso confiemos no futuro promissor de Esmeralda.

Alguém atrás escreveu :

"Têm é que abdicar do passado de "Ana Filipa" e pensar em construir um novo presente, em que todos têm um lugar. Esmeralda agradecerá."

Pois é.
Esse é um dos erros em que alguns teimam em persistir.
Como se pode querer apagar um passado de mais de 6 anos , um período marcante na estrutura de qualquer ser humano, uma fase decisiva no crescimento e desenvolvimento de uma criança???

Foi a ânsia de querer forçar Esmeralda a rejeitar e abdicar desse passado que levou ao chorrilho de mentiras e manipulações a que assistimos uns meses atrás.
E foi preciso que , com inteligência, a magistrada do processo , indiferente ao ruído, ou talvez por causa dele, tivesse a coragem de perscrutar os verdadeiros sentimentos desta criança , longe de manipulações .
E todos nós adivinhamos o que ela transmitiu.
Aliás, o que sempre se defendeu neste blogue, onde pessoas sensatas e de bom coração "sabiam" ser o seu natural desejo.

Senhor António A. :
De certeza que de entre esses desejos , esta menina não exprimiu o de ter de abdicar do passado de "Ana Filipa" .
Pelo que me tenho apercebido do que aqui é transmitido, ela gosta de ser chamada assim.
Lembra-lhe o passado?
Ainda bem, pois esse passado foi maravilhoso para ela.
E é por causa desse passado que ela hoje é a criança encantadora que dizem ser.
Eu não a conheço, mas acredito.
E, para o presente e o futuro serem radiosos, o que menos interessa é ser Esmeralda, Ana Filipa, Pipinha, Princesa, etc...etc...

Ps: Para quem está sempre a implicar com o facto de a chamarem Princesa, eu acabei de regressar da praia onde muitas crianças brincavam com os seus pais ou avós.
E...interessante, ouvi alguns destes adultos chamarem a menina que acompanhavam, de "Princesa" .
E não é que me lembrei logo da pequena Esmeralda?

Aldo

Anónimo disse...

Por Esmeralda
Por Baltazar,
Por Aidida
Por Lina
Por Luís.
Em fim por todos os que estão,
A contribuir para a felicidade de esmeralda
Boa noite a todos

Maria de Lourdes disse...

PALAVRAS AO SABOR DO VENTO,
DO TEMPO
QUE PASSOU, DA SAUDADE QUE FICOU…

Cada palavra nossa, cada palavra DELES, foi e será
SEMENTE A GERMINAR e que DEU FLÔR …

E Hoje neste Julho , que tanto marcou o ano de 2004,
Muitos foram os amigos que alguns de nós, viram PARTIR!

Poetas, políticos, músicos, diplomatas, foram tantos os que
Deixaram essa tal SEMENTE que não consigo ignorar e de
Certa forma me faz bem recordar…

E neste dia 10 recordo uma mulher que algo nos deixou e ao LER
O TÍTULO DE UM LIVRO - UMA FLÔR da Engª Maria de Lourdes
Pintasilgo , que faz hoje 5 anos partiu em silêncio…
Porque também dela recebi um pouco do que hoje sou, sinto cá dentro
Um turbilhão de pensamentos desarrumados mas conscientemente
Sentidos e que se entrelaçam em escritos e memórias registadas.

UMA FLÔR???? ÉS TU PARA NÓS HOJE MINHA PRINCESA....
Que nascida e ainda Bébé, bebes hoje da Fonte que esses TANTOS
Nos legaram e talvez por, e com eles, estejamos hoje AQUI!!!

Os poemas da Sophia, as mensagens da Lourdes Pintasilgo, os toques
Da guitarra do Carlos Paredes que mais não foram do que a linguagem do Coração
Oferecida aos que como nós ficámos, e entre todos NÓS Estás TU minha pequenina
Que daqui a alguns anos saberás ler e interiorizar nos poemas, nos comentários, nas
Reflexões e nas melodias, que te cantamos, o fundamental da tua história e o que
Sem certamente ser por ACASO TU SIMBOLIZAS nos nossos tempos que já foram
Deles.
Na minha simplicidade talvez não saiba dar a DIMENSÂO MAIOR DO QUANTO
OS MUITOS QUE PARTIRAM, deixando este apelo a estar presente e atento aos SINAIS da Sociedade que qualquer que seja o nosso caminho ou Sonho, é motivo bastante para hoje os recordarmos.
Hoje e ás vezes sinto que parece que nos falta gente com coerência, com verdade…
Falta-nos gente como Maria de Lourdes Pintasilgo . Falta-nos ela tanto…
Ela mesma escolheu versos para homenagear a autora que dias antes partira:

“Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E das palavras faz poder e jogo
E transforma a palavra em moedas´
Como se fez com o trigo e com a terra.
( Sophia de Mello Breyner)


Esta gente…

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

E em frente desta gente…
Meu canto se renova
E recomeço a busca
Dum país liberto
Duma vida limpa
E dum tempo justo
(Sophia de Mello Breyner)

***********************************
O SENTIDO DA MUDANÇA

(Apenas uma pequenina parte do texto)

“Por isso o futuro deixa tão pouco lugar para a previsão.
O devir histórico faz-se hoje em zigue-zague. E são muitas
As vezes os fenómenos laterais que dão origem às linhas de força do
Do processo histórico”.

“Quando Cristo diz aos seus discípulos: « Vim para que tenhais a vida
E a tenhais em abundância», não se refere a uma qualquer transformação.
A sua mudança é uma mudança para um acréscimo de vida”.
(Maria de Lourdes Pintasilgo)

*******************************************

SABER ESPERAR

“Saber esperar o que já veio
Saber ter o que há-de vir
É mais do que pôr esperança
Desmedida no futuro
E ir saboreando o hoje
E o amanhã…

Enchamos tudo de futuros
Como se eles espreitassem
Das nuvens, ou estivessem
À nossa espera para nos dizer
Bom dia e para esperarem
Até chegarmos lá. …

(Rita Wemans)
**Contin.*****************************************************************

Maria de Lourdes disse...

(continuação
UM DIA

Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser vivo e total,
A agitação do mundo do irreal,
E calma subirei até às fontes.

Em todos os jardins hei-de florir
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo o que existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.
(Sophia –Excertos de poemas)



NADA É ETERNO

“ E de novo acredito que nada do que é importante se perde
Verdadeiramente
Apenas nos iludimos, julgamos ser donos das coisas, dos
Instantes e dos outros.
Comigo caninham todos os mortos que amei, todos os
Amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi NADA, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu
Para sempre”
(Miguel Sousa Tavares no funeral de sua mãe Sophia)
************************

Nesta noite, nesta simples recordação que nos aproxima dos que
Partiram, que ninguém fique com a nostalgia da saudade tansformada
Em marcha Fúnebre, porque as palavras ditas ao SABOR DO VENTO
Aproximam-nos da forma como encaramos a vida e esta passagem...

Quem não recorda o “Princepezinho”

“ SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO
O ESSENCIAL É INVISIVEL PARA OS OLHOS”
***********
DE UMA COISA TEMOS TODOS A CERTEZA:

“Há pessoas que simplesmente aparecem na nossa vida e nos marcam PARA SEMPRE”!

E DE ENTRE TODOS OS “ALGUÉNS “ Tu Pequena PRINCESA, eu consigo enquadrar em cada uma destas linha e mensagens do passado e do presente,e estás connosco.

E contigo seguiremos, qualquer que seja o teu caminho e o teu SONHO!...

Anónimo disse...

“O pai, que lutou pela filha durante seis longos anos, está por isso a desfrutar de um mês completo, sem interrupções, com a filha”. Fico muito feliz ao ler esta frase, é o reconhecimento que este blogue compreendeu que o pai também ama a sua filha e tem todo o direito a ficar com ela, também ele já percebeu que não pode afastar Esmerada do seu passado, neste momento, ao que me apercebo, estão todos de acordo com o regime de férias, estão a pensar verdadeiramente em Esmerada porque a única maneira de a fazer feliz é que todos se entendem. Muitas felicidades para todos, e que Esmeralda posa ser uma menina normal e feliz, com todos os que elas ama.
Júnior

Anónimo disse...

Bom dia.
não sei se o sr.Baltazar lê este
blogue,mas como eu muitas pessoas
gostariam de saber noticias da
princesa esta menina já faz parte
da vida daquelas pessoas que tenhem
coração,como eu gostaria de saber
se ela tem tido muitas brincadeiras
se está bem,se brinca com os amigos
peço desculpa ao responsável do
blogue pela minha ousadia destas
minhas palavras,mas acho que que todos gostariam.

A TI QUERIDA PRINCESA ESPERO
QUE TE SINTAS FELIZ JUNTO DO TEU
PAI BIOLÓGICO.

Maria

Maria Petra disse...

Seguindo o Sentir do Junior e da Maria (peço desculpa por os tratar assim) também eu me deixo embalar pelo pensamento, pela imaginação, pelo desejo ardente de que a nossa
Princesa esteja "FIXE" brilhante e cheia de alegria, nestas férias...
E como nada sei mas quase a Sinto, apetece-me dizer como a Sophia...
Onde quer que estejas, com quem estejas,

"Deixa-te estar assim,
Ó cheia de doçura,
Sentada, olhando as rosas,
e tão alheia
que nem dês por mim"



No quase NADA...

"O Amor
É uma ave a tremer
Nas mãos de uma CRIANÇA
Serve-se de palavras
por ignorar
que as manhãs mais limpas
não têm voz"
Sophia M.B.Anderson

*********

Não, não vou continuar com esta poesia.
Apetece-me contar histórias com sentido que na nossa vida façam ECO
e recordei uma que partilho convosco neste início de semana.

O LENHADOR e a RAPOSA

Existiu um Lenhador que acordava
todos os dias às 6 da manhã, e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava à noite.
Esse lenhador, tinha um filhote lindo de poucos meses e uma raposa
sua amiga que era tratada como um animal de estimação, e da sua total confiança.
Todos os dias o lenhador ía trabalhar e deixava a raposa cuidando do seu filho.
Todas as noites ao retornar do trabalho a raposa ficava feliz com a sua chegada.
Os vizinhos do lenhador,alertavam
que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portanto, não era confiável.
Quando ela tivesse fome, comeria
a criança!

O Lenhador discordava dos vizinhos, dizia que isso era um absurdo. Que a raposa era sua amiga
e jamais faria isso.
Os vizinhos insistiam:

"lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer o seu filho!

Um dia o lenhador, muito exausto do trabalho e cansado desses comentários ao chegar a casa viu a raposa sorrindo como sempre e a sua
boca totalmente ensanguentada...
O lenhador suou frio e sem pensar
duas vezes acertou com o machado na
cabeça da raposa.
Ao entrar no quarto desesperado
encontrou o seu filhinho no berço
dormindo tranquilamente, e ao lado do berço uma cobra morta...

Triste e arrependido o lenhador enterrou o machado e a raposa juntos.
*********

Este pequena história faz-nos pensar:
* Se confiamos em alguém, não
importa o que os outros pensem
a esse respeito;
* Sigamos o nosso caminho e não
nos deixemos influenciar...,
Mas sobretudo nunca tomemos
decisões precipitadas...

PENSEMOS NISSO!!!

Que a nossa vida seja sempre um acto de Amor pensado e vivido pela
confiança com aqueles que sempre nos foram fiéis!!!...

Maria do Mar disse...

A TRAVESSIA…


ATRAVÉS DO CAMINHO…

Creio que todos sabemos que é impossível atravessarmos a vida;
Sem que as coisas menos boas nos façam companhia.

No trabalho, na amizade, na doença no amor, na família , neste
Todo que são os ruídos que o frio e o vento, ou sol e o calor nos oferecem

É este e não só, o CUSTO DE VIVER…
Mas o importante não é o que nos acontece, mas COMO A gente
REAGE…

SERÁ QUE CRESCEMOS?

Quando não perdemos a esperança, nem perdemos a vontade e não abandonamos ou diminuímos a fé…

SERÁ QUE CRESCEMOS MESMO?

Quando aceitamos a realidade e de uma forma ou de outra temos
Orgulho de vivê-la…

Quando aceitamos o nosso destino, mas mantemos a garra para
Mudá-lo…

Quando aceitamos o que deixamos para traz, construindo o que temos
Pela frente e somos capazes de planear o que está para VIR…

Talvez que nos meus pensamentos desarrumados mas situados na lógica e em factos reais, se cruzem entre o que sinto, o que vivo, o que conheço, e aqui eu deixe entrar alguém que na sua travessia , e no seu testemunho que tive a sorte de conhecer me obrigue aqui a situá-la
INTEIRA – (Filha, Mãe, Esposa, Trabalhadora com uma capacidade
Invejável de um profissionalismo que me impressiona) é acima de tudo
MULHER, atenta e fiel a muitas causas com uma humanidade que é capaz de dinamizar, fazendo com os outros a caminhada, mas preferindo o “faz de conta que não FAZ”

Quando temos muitos amigos, nem todos são iguais, mas alguns são mesmo Especiais.
Por isso e na minha reflexão atrevo-me agora a responder-lhe :

CRESCEMOS SIM

Quando superamos , nos valorizamos e sabemos colher os frutos do que Vamos Semeando

CRESCEMOS SIM

Quando abrimos caminhos, assimilamos experiências…
E semeamos raízes…

CRESCEMOS SIM

Quando impomos metas a nós mesmos, sem nos importarmos
com comentários, nem julgamentos, quando ensinamos com o
nosso exemplo, sem nos diminuirmos com a forma como os outros
nos podem olhar a e porque em tudo isto está o cumprimento
Dum dever a cumprir.

CRESCES SIM Minha amiga e fazes crescer

Quando nessa força de carácter, sustentada pela tua formação sensível
Por esse temperamento tão humano, pela tua natureza e nascimento, estás sempre presente.

Continua...

Maria do Mar disse...

Continuação...

Parece que estou a falar de uma estranha que nada terá a ver com o nosso cantinho e com a nossa pequenina PRINCESA…
Nem todos têm a ousadia ou a “coragem” de escrever ou participar de forma mais notória…
A realidade humana é mesmo assim: Um dia esta minha amiga disse-me assim “Não tenho geito nenhum para miúdos”…

Agora falo para ti minha Princesinha: Se visses com que garra ela te defende e defende os teus paizinhos LUIS e LINA e a tua mãe AIDIDA.? Ai Princesa, quando tu puderes fazer a tua história, vais
Descobrir que muitos foram os que diziam que te amavam, mas nem
Tantos assim foram e são capazes de tanto fazer para que não sofresses e que cresças em Amor e sejas mesmo feliz.
O que sempre me surpreendeu nesta minha amiga que prefere ignorar-se e esconder-se por detrás do silêncio que tantas vezes tem sido dor e
Amargura é que nesta travessia, consegue ser capaz de dar ás situações
O positivo necessário para que eu me acalme e fique mais serena.
Com este mesmo sentimento de aceitação muitas vezes descubro como é e foi sempre capaz de dar valor e acreditar no Sr. Baltasar com um respeito que me comove, porque eu gostava mesmo de Acreditar Assim…
Mas eu tenho esta sorte e rever nesta amiga as coisas boas, pequenas que elas sejam, é uma bênção do Céu e da terra.
Sabem porquê. Porque ela canta, ela dança, ela ri, ela vive e dá a cada momento o real valor que ele merece…

Por isso continuo a afirmar: Cresces SIM, Maria de Magdala,

Quando já tantas vezes enfrentáste o Inverno, mesmo perdendo folhas
Pelo caminho
Quando colhes flores mesmo que tenham espinhos e quando nessa determinação, marcas O CAMINHO, mesmo que se levante a poeira

CRESCES e CRESCESTE SIM, Maria de Magdala,

Quando foste e és Capaz de lidar com resíduos de ilusões
E quando és capaz SEMPRE de perfumar-te com Flores…

E NESSE CONSOLO, APENAS TE ELEVAS POR AMOR!

Continua pois, a CRESCER ajudando os que de ti precisam,
Conhecendo-os nessa partilha que é a VIDA…
À qual tu dás de certo mais do que recebes!!!

Que sorte eu tive e todos os que contigo se cruzam e cruzaram
Não podemos nem devemos ignorar um amigo assim, por isso estou
A partilhar convosco, essa riqueza, que sem querer mostrar-se desde a primeira hora VIVE E ACOMPANHA a Caminhada da nossa pequena Princesa, mesmo que de longe, mesmo que muitas vezes em
Silêncio, mesmo resguardando e teimando em não se anunciar.

É ASSIM QUE SE CRESCE…
Abençoada sejas Maria de Magdala!!!

A ti dedico e ofereço estes pensamentos mal arrumados mas que não
Podem ser só pertença minha

Alvaro disse...

Caros Amigos da menina ESMERALDA .

´Falta pouco menos de quinze dias ,para a Esmeralda retomar os contactos com quem mais gosta de estar,os Pais Adelina e Luis e a Mãe Aidida . Nada que aqui nós neste blogue , nunca duvidámos ao contrário de outros que começaram por engolir (RÃS) palavras ditas pelo próprio Sr. Cândido e terão que degirir (DINAOSSAUROS ) !

Ontem todo o país tomou conhecimento atavés do jornal 24 horas da vontade expressa da menina ESMERALDA à juíza drª Mariana Caetano em viver com a Mãe Aidida para ficar mais perto dos seus Pais de Afecto ,já ninguém certamente terá qualquer tipo de duvídas . Afinal os ditos paranoicos não moram por aqui ,tenham a ombridade de se autorectratarem ,a mentira tem a perna curta..................

A propósito renovo a minha disponibilidade para se for tecnicamente possível ceder o meu disco rígido do meu computador, para esclarecer de uma vez por todas o famigerado convite para tomar café em S.PEDRO de Moel.

Quanto ás paranoias reitero a minha disponibilidade para em simultãneo fazer qualquer tipo de exame de personalidade com os mentores ,do extinto blogue Esmeralda -Sim ( cheira-me a gato escondido com o rabo de fora ) ou estratégia ,mas com tantos tiros dados nos próprios pés ,obviamente sairam pela porta dos FUNDOS ?

Ps: Se não estou em erro nos primeiros dias de Maio quando pela primeira entrei no blogue Esmeralda-sim ,ouve um comentarista que perguntava a um suposto Alvaro ,a que Alvaro se referia,pois havia outro do lado oposto ao deles .Será que os mentores do blogue Esmeralda-sim podem seguir esta pista para repor a VERDADE dos factos ? Ou será pedir-lhes muito ?

Peço desculpa ao blogue Por-Esmeralda por introduzir este caso aqui ,mas conpreendam o meu estado de espirito e a mágua que eu carrego aos ombros de um facto que não pratiquei............

subscrevo-me alvaro da florência murraças: 14/07/09

Maria do Mar disse...

Sr. Álvaro:
Guarde as mágoas que eu bem sei como nos custam, mas ofereça-as pela nossa Princesa a como pai e avô de três meninas a quem tanto Ama, tente ser capaz,; não de perder a memória, mas de pelas nossas pequeninas todas, encontrar forma de encerrar "esse pesadelo" e transformá-lo na alegria e na esperança que o senhor mesmo anunciou ;que Já falta pouco para o dia 27.Deixemos o VULGAR.O Vulgar faz pena.
Não vive o sr. Álvaro perto do MAR?
Pois abençoada seja a força da rocha!
O sr. parece que tem um coração como a espuma...
Que voe o seu empenho nesta causa,que voe a sua e a nossa esperança para as novas etapas que aí vêem e que juntos queremos festejar, esperando que a nossa menina saia do "exílio" a que foi sujeita...
E lá vou eu recordar mais um pouquinho que Sophia escreveu e sentiu.
"Quando a pátria que temos não a
temos
Perdida por silêncio e por
renuncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como
grades..."

*********

E nessa avidez de algo que precisa de chegar,apetece dizer:

EU QUERIA POISAR COMO UMA AVE
SOBRE O MAR, NO SILÊNCIO DESTE
CHAMAMENTO....

Anónimo disse...

Passei por aqui um pouco à pressa porque o tempo é escasso, mas, sempre à procura de novidades.
Das boas, claro!

Está tudo calmo, espero que seja também sinal de verdadeira tranquilidade para a "nossa menina".
E desejamos que o tempo passe depressa e chegue Agosto.
Mês do calor por excelência.
E desta vez calor redobrado .
Com o calor do afecto.
Da ternura .
Do mitigar da saudade!

Permito-me dirigir ao sr. Álvaro:
Continua magoado.
Com razão. Pois foi injustiçado. Além de ter sido insultado várias vezes, como todos pudemos testemunhar.
Mas, senhor Álvaro, despreze isso tudo.
Quem assim procedeu não merece a sua mágoa.
O senhor, assim que aqui entrou , mostrou logo ser uma pessoa de bem.
Simples e correcta.
Por isso, muito acima de quem tanto o insultou.
É que é nas acções que o homem revela o seu verdadeiro carácter. E estas ficam com quem as pratica.
Eles que fiquem com elas.
Tão feias, que o melhor é passarmos longe...bem longe!

Mas fiquei curiosa com o que o senhor Álvaro escreve :

"Ontem todo o país tomou conhecimento através do jornal 24 horas da vontade expressa da menina ESMERALDA à juíza drª Mariana Caetano em viver com a Mãe Aidida para ficar mais perto dos seus Pais de Afecto ,já ninguém certamente terá qualquer tipo de duvídas ..."

Eu nem sempre leio a imprensa, por isso não sabia desta notícia.
Se realmente é verdadeira, é o sinal de uma grande esperança na felicidade da pequena Esmeralda.
Que Deus ilumine quem de direito para que se continue a pensar apenas no seu verdadeiro interesse.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Com as notícias do 24 horas, todo o mundo vai ficar a saber o que há muito tempo se supunha.
Pelos vistos, a menina continua "sequestrada" por ordem do Tribunal porque por vontade dela estaria com os pais de afecto, Adelina e Luis, e a mãe Aidida.
Segundo o que se lê na imprensa, advogados andam a "chafurdar" no passado de Aidida, julgo, para arranjar argumentos que a impeça de ficar com a o poder paternal da filha. Mas não o conseguirão! Mesmo que Aidida tenha outro filho no Brasil o que importa isso? Seria um irmão verdadeiro para Esmeralda/Ana Filipa!
No caso de Esmeralda, Aidida foi, e é, uma Grande Mãe porque COLOCOU o SUPERIOR INTERESSE DA FILHA ACIMA DE TUDO.
Vemos, ouvimos e lemos não podemos ignorar, e a verdade é inegável, Esmeralda foi registada como filha de pai incógnito porque o pai não assumiu paternidade e só o fez passado um ano, depois de obrigado a fazer teste de ADN pela Justiça.
Por ele a filha podia ter morrido à fome, nunca deu nada para o seu sustento.
A história da entrega de Esmeralda, à força, ao pai biológico fica para sempre registada na HISTÓRIA NEGRA DA JUSTIÇA PORTUGUESA.
A prová-lo está agora essa notícia da vontade da menina em juntar-se aos pais de afecto que a criaram e amaram, incondicionalmente, quando todos a desprezaram. São esses que ela reconhece como verdadeiros pais.

Um abraço solidário à D. Aidida, à D. Adelina e ao Sr. Luis Gomes.
A verdadeira justiça é a divina, e um dia há-de ser feita!

Luciana Santos

C.Maria disse...

Só queria assinar e louvar a mensagem da Srª.Dª.Luciana.
Apetecia-me dedicar um momento especial à AIDIDA, mas esse vai ser longo, e para ela vou ter todo o "tempo do Mundo".Mas não sou capaz de passar por cima das notícias, que tal como alguém atrás, há pouco disse ao Sr. Álvaro, são tão vulgares que até nos fazem pena. Parece que a Comunicação Social se lembrou da nossa Princesa, e voltam a atacar AIDIDA.
Até conseguem ter uma certa "graça"
E se fosse verdade? Que temos nós a vêr com isso. De certo Aidida contaria a verdade à menina, tal como tem tido a coragem de lhe contar outras verdades.
E será que alguém a ía condenar por isso?
Como bem diz Luciana (não se importa que a trate assim?) a Pequena teria um irmão e não precisavam de ter feito o favor de lhe arranjar um como o que tem lá em casa do "papá" que segundo ele sempre o tratou de "meu menino".
Mas o problema não é esse, o problema é que os tais que se escondem agora por detrás das grandes folhas dos jornais, querem talvez "idealizar, inventar, e mais pela frente condenar AIDIDA.

Então lá vamos nós a teclar nas mesmas teclas, e a perguntar por onde anda e andou a justiça que se esqueceu de em todos as notificações, em todas as papeladas
nas audiências, em tudo o que consta escrito a assente na justiça
o tal PApÁ passou imune e ninguém deu conta que ele,ELE SIM abandonou
essa "filha tão amada, essa nha filha tão desejada "depois das propostas em tribunal e que o faziam chorar dias inteiros com saudades dela, de ouvir o seu choro e o seu riso, de a ter no seu colo, (colo que ele não teve)"
Está lá tudo escrito, procurem na Net porque a mim ninguém me disse,para além de ser de perto deles, o mundo é bem pequeno e são, se não me engano 11 889 palavras de consolo para o Baltasar e o antever do EURO/ESMERALDA que haveria de acontecer, para lhe calar as lágrimas e os carinhos da companheira que o sossegavam nos momentos de carência por aquela
MENINA A QUEM AIDIDA DEU VIDA E
PROTEGEU SÒZINHA ATÉ QUE POUDE.
Então no tal dia em que era para ir registar a pequenina foi concerteza o choro que o impediu de
comparecer. Essa,ele nunca explicou
a ninguém e certamente terá muitas histórias que ficarão por contar, porque quem o conhece cá na terra, bem se lembra do que era a sua vida.Mas não lhe queremos mal por isso, queremos sim que ele seja verdadeiro com ele e com a menina.
Continua...

C.Maria disse...

Continuação...
Então e será que ele se lembra que nesse seu amor de "faz de conta" ele diante das câmaras disse que dava a menina a qualquer casal menos ao casal GOMES.
Não é preciso saber de psicologia para perceber que Amor não existia, não havia nem sei se há...
Alguma vez ele pensou na pequenina e no seu sentir?
Ai rapaz ontem quando te vi no 24 horas sentado num quarto que dizes ter arranjado para a menina, até que senti pena...
É que aquele quarto com tantos peluches e com tantos brinquedos, foi o quarto com que tu sonháste ter. Não te levo a mal essa infantilidade, porque aqui e noutros lugares a nossa infância foi passada de outra forma. Vocês
eram muitos e nunca tivéste um colo só para ti...
Quando diante da justiça disséste tanta coisa, era de ti que falavas, das tuas carências, da tua solidão, do teres crescido como foi possível e transpuséste para a Esmeralda pequena,o vazio que sentias, o teres crescido quase só, ainda que com muita gente...
E mais, o 24 horas ontem com a falta de psicologia que por vezes denota, ontem digo, prestou um serviço direto e real dos acontecimentos. Quem conhece a realidade sabia que era assim, mas
quando são os credenciados na matéria a constatar é sempre mais credível.
E mais ainda, que feio e piroso dizeres ou fazeres perceber que tinhas comprado uma bicicleta para a pequena e nova.
Podes-lhe comprar o MUNDO (não sei bem como) mas não é dessa forma que lhe compras o AMOR que não lhe quizéste dar, há sete anos atrás.
Ganháste vários troféus, mas um dia hás-de perceber que nenhum é mais importante do que aquela semente que a fez crescer e lhe deu a VIDA QUE DESPREZÁSTE. Nem que fosse por um dia apenas, UM DIA VIRÁ EM QUE ALGUÉM (Ela a pequena Esmeralda, ou a JUSTIÇA DIVINA, hão-de pedir-te contas).
Não sei se o teu sono te deixa serenar, porque desconheço o teu grau de consciência, mas se dentro de ti existisse esse tal de amor que te fará lutar até à morte(palavras tuas) pelo menos deverias
ter um sinal de gratidão por aqueles dois seres que tanto detestas, mas que receberam essa pequenina sem te pedir nada em troca, e tudo lhe deram, sobretudo o Amor que tu nunca saboreáste, nem podes saber o que é:
VER UMA CRIANÇA DESABROCHAR E CRESCER....
Aproveita Baltasar e aprende com ela on ensinamentos que como (olha que parece contradição) mas estás a receber indirectamente os valores que a ADELINA E O LUIS lhe transmitiram e a generosidade partilhada pela AIDIDA a quem desprezáste, mas que deu ao Mundo uma FILHA LINDA, e hoje capaz de falar alto a dizer o SEU SENTIR.
DIANTE DO SEU TESTEMUNHO CURVO-ME perante essa CRIANÇA A QUEM PERMITISTE QUE MALTRATASSEM PARA TE SENTIRES HERÓI!!!
Quem ama de verdade, não permite o que permitiste, Quem ama SOFRE não FAZ SOFRER!!!

Anónimo disse...

Muito boa tarde!

De tudo o que li nas intervenções hoje publicadas , destaco esta passagem que achei uma abordagem simples mas completamente adequada ao que se passou:

Citando C.Maria:

"CURVO-ME perante essa CRIANÇA A QUEM PERMITISTE QUE MALTRATASSEM PARA TE SENTIRES HERÓI!!!
Quem ama de verdade, não permite o que permitiste, Quem ama SOFRE não FAZ SOFRER!!!"

Está tudo dito, aqui.

Esperemos, pois, que ainda se vá a tempo de remediar a barbaridade cometida naquele dia de Dezembro.
Com decisões judiciais sensatas, que em vez de se centrarem nos calhamaços do Direito, tenham em vista principalmente o verdadeiro interesse de uma inocente criança.

Que não é um objecto transaccionável.
Que não deveria ser entregue como troféu , principalmente a quem a desprezou quando começou a ser gente e só "apanhou o comboio" do seu interesse por ela, já muitas estações volvidas.

Porque uma criança é um ser humano com estruturas desde o seu nascimento, que a ligam definitivamente aos afectos e à segurança que lhe serviram de suporte desde o berço e se tornaram as suas mais importantes referências.

Foi preciso fazerem sofrer esta menina com aquela ruptura desastrosa, para, agora, ter que ser ela mesma , sem medos e pressões, confirmar o que afinal todas as pessoas de bem sempre sabiam. Incluindo os técnicos de saúde infantil que acompanhavam o processo e foram desprezados nas suas apreciações e nos "conselhos" ao Tribunal.

Enfim...esperemos mesmo que os erros sejam reparados.
E que Esmeralda consiga reatar a tranquilidade da sua vida junto de quem mais quer.
Na convivência com todos, claro, inclusive com o pai Baltazar, mas não "sequestrada" como atrás se diz, e eu concordo.
Não é à força que um pai consegue o amor de um filho.

Felicidades, Esmeralda!
E continua a ser forte e sincera no teu querer e nos teus verdadeiros sentimentos!
Grande lição que dás a alguns adultos!