quarta-feira, 6 de maio de 2009

PESSOAS SÃO COMO FLORES



Devemos nos relacionar com as pessoas apaixonadamente, intensamente
como nos relacionamos com o resto da existência...

Quando olhamos para uma flor
ficamos encantados com a sua beleza.

Por um breve momento,
ela é única para nós,
incomparável...

Alguma coisa indizível acontece
que nos faz entrar em comunhão instantaneamente com ela, ficamos extasiados diante de tanta formosura.

Sentimo-nos então mais vivos e mais felizes...

No momento em que estamos concentrados nessa flor
que está diante dos nossos olhos,
não estamos interessados em saber,
se a flor em questão vai murchar.

Não desejamos esta flor para sempre,
porque sabemos que a sua existência é efêmera.

Na nossa breve relação com ela,
não há da nossa parte nenhum tipo de expectativas,
comparações.

Há sim uma aceitação incondicional da flor
e de tudo o que ela pode nos oferecer,
somente "ali" e " agora".

Não pensamos em mudar a sua cor,
ou o seu perfume,
nem endireitar os seus galhos
ou cortar os seus espinhos...

Mas entre nós humanos,
a coisa é bem diferente:

ao entrarmos em contacto com outros seres humanos,
ao invés de apenas os admirarmos
com a mesma intensidade com que admiramos as flores,
ficamos perdendo tempo
analisando e julgando o comportamento destas pessoas
e também solicitando delas a atenção
que precisamos para poder acreditar no nosso próprio valor pessoal.

E assim,
por querermos demais dos outros,
não conseguimos vê-los como realmente são;
não aceitamos deles,
só aquilo que nos podem dar,
queremos mais,
muito mais.

Mais atenção,
mais carinho
e mais amor.

E assim acabamos incapazes de criar verdadeiros laços afetivos, onde a dor e a desilusão não têm espaço,
pois estes laços harmoniosos só podem existir
na aceitação mútua das partes envolvidas
e em plena liberdade...

O que nos alegra a alma de verdade,
é tudo aquilo que acontece num momento imprevisto,
como uma estrela cadente
ou um arco-íris
surgindo no céu.

Então surgiu Esmeralda,
a mais bela flor.

Esmeralda
bela flor
que nos surpreendeu
quando menos esperavamos por ela.

Porque não nos exigiu nada:
que a todos ama,
acarinha,
doce flor,
menina linda!

Ela apenas quer ser livre de amar,
e viver qual flor,
neste campo
que é o Mundo!

O que destrói a beleza de um relacionamento
é o sentimento de posse, de exclusividade.

Se são tantas as flores na natureza,
E O MUNDO É O NOSSO CAMPO,
PORQUE NÃO PODE ESTA FLOR,
ESMERALDA,
PARTILHAR SEU PERFUME,
SEU ENCANTO?
... ?!
PORQUÊ ?!

Somos todos flores,
todos efêmeros,
mas eternos na nossa beleza,
na nossa capacidade de encantar
e criar ternura
em muitos corações...

POR ISSO DEVEMOS OLHAR PARA AS PESSOAS
COMO OLHAMOS PARA AS FLORES...

COM PARTILHA
E MUITA TERNURA.



Por Esmeralda (Natércia)

21 comentários:

Natércia disse...

Bom dia a todos.



Um texto belo, mas elucidativo,onde é bem demonstrada a complexidade que representam os sentimentos,que por vezes nutrimos uns pelos outros.

O sentimento de posse e exclusividade,é muitas vezes castrador,e causador de divisão,quando o assunto são crianças,pricipalmente aquelas que têm que partilhar os afectos,como é o caso de Esmeralda.
Em vez de se adaptarem á idéia de que esta criança,pode e deve,partilhar bons sentimentos,carinho,afecto, e amor com todos,tentam segregá-la,afastando-a das suas maiores referências do ponto de vista emocional.

Assim como refere o texto,o perfume e a beleza de uma flôr jamais se pode ocultar.

Também os sentimentos genuinos,são dificeis de esconder,e Esmeralda têm feito questão de mostrar a todos o que realmente sente,por quem a ama mais que tudo,Luis e Adelina.

O óbvio salta á vista,e se ainda há pessoas que duvidam,é porque têm o raciocinio toldado,e a mente obtusa.

Para esses,o branco é preto,o dia é noite,a claridade é escuridão,e o sol simplesmente faz sombra na sua vida.

Anónimo disse...

Passei por aqui,e fiquei maravilhada.Mais um belo texto a adornar o vosso blog.
Sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas,também têm espinhos,e alguns bem dificeis,picam muito,fazem-nos sangrar.Mas é um consolo para a alma quando lemos coisas como estas.Ai vemos que nem tudo está perdido,e que quem realmente defende esta menina,não usa a agressividade nem a maledicência como pedra de arremesso.Acho que um dia Esmeralda vai sentir-se orgulhosa de todos os que aqui dignamente participam.

Um bem aja a todos,e obrigado por mostrarem que ainda há neste mundo pessoas com bom coração.

Só Maria.

Anónimo disse...

Cara comentadora Natércia:

queira desculpar-me a ousadia de lhe "responder" pessoalmente quando afirma:
- "O sentimento de posse e exclusividade,é muitas vezes castrador,e causador de divisão,quando o assunto são crianças,pricipalmente aquelas que têm que partilhar os afectos,como é o caso de Esmeralda.
Em vez de se adaptarem á idéia de que esta criança,pode e deve,partilhar bons sentimentos,carinho,afecto, e amor com todos,tentam segregá-la,afastando-a das suas maiores referências do ponto de vista emocional."
Pois não poderia concordar mais com as suas afirmações.
Já colocou esta sua afirmação noutra prespectiva?
O certo é que Esmeralda deveria ter partilhado a sua vida com Baltazar, mas foi impedida... Não seria o amor de Esmeralda bastante para todos os envolvidos nessa altura?
É fácil, agora culpar Baltazar, mas enquanto não se assumirem erros do passado, não é fácil enfrentar o futuro.
Baltazar tem receios bem fundamentados, afinal, ele e a menina foram os principasis prejudicados.

Talvez este comentário não seja publicado e D. Natércia não o chegue ler, mas as opiniões fazem de nós seres humanos. Diferentes.
Discordamos. Debatemos. Cada um de nós, enquanto individuo tem esse direito.
Não pretende semear discórdias, apenas alertar para um mundo diferente de pessoas que têm uma visão divergente da vossa.

(Ah! Gosto imenso de poesia, uso-a para me alhear do dia a dia!)

António A.

Natércia disse...

Caro comentador sr António A.


" "O sentimento de posse e exclusividade,é muitas vezes castrador,e causador de divisão,quando o assunto são crianças,pricipalmente aquelas que têm que partilhar os afectos,como é o caso de Esmeralda.
Em vez de se adaptarem á idéia de que esta criança,pode e deve,partilhar bons sentimentos,carinho,afecto, e amor com todos,tentam segregá-la,afastando-a das suas maiores referências do
ponto de vista emocional.".........


"O certo é que Esmeralda deveria ter partilhado a sua vida com Baltazar, mas foi impedida... Não seria o amor de Esmeralda bastante para todos os envolvidos nessa altura?"..........

Sr António A.como pode constatar,aqui desde que com correcção,todos os comentários são aceites.

Sabe o sr António qual o maior problema com que se debate,quem realmente quer o bem de Esmeralda?

Eu vou responder!É que já todas as pessoas envolvidas reconheceram que se fosse hoje teriam agido de outra maneira.

Mas agora,não se pode apagar o passado.O que se têm que fazer agora,é tentar transformar o futuro desta criança,para que seja uma adulta
feliz.

No entanto pessoas como o sr,continuam a bater na tecla das suposições,se...se...se!

Olhe se o sr Baltazar tivesse acolhido aquela que carregava no ventre a sua filha,se..se..se!

Agora depois do que se sabe,e se o sr fôr uma pessoa com correcto discernimento,há-de convir,que as referências de Esmeralda são aqueles que a criaram,não uma pessoa que convive com ela há três ou quatro meses.
Que ela é uma criança amorosa,capaz de partilhar,carinhosa,educada,disso ninguém duvida,mas olhe que é graças aqueles que lhe passaram boas referências!

(Ah!Partilho o seu gosto pela poesia,mas uso-a para dizer verdades inconvenientes,com educação)

Anónimo disse...

Confesso que quando faço a minhas voltas diárias,entrando várias lojas,vendo o material lendo os preços!por vezes chego a sair dessas lojas,tão mal disposta e triste que chego a pensar para mim o porquê de algumas coisas serem assim...Mas também aqui vou confessar que deixo uma lojinha sempre para ultimo e essa é a POR ESMERALDA,e acreditem ou não dá-me um gozo entrar nela,no fim e lêr e relêr e juro que por vezes volto ao principio para ler tudo de novo e acabo o meu tempo de passeata mais comfortávél,voltando á minha lida diária muito mais feliz!!!Acabo por esquecer tudo de mau para não dizer pássimo por outras lojas do que passei e vi,porque o que acabo por ler aqui,consegue ultrapassar tudo de mau e me confortar e olhar o dia com mais esperança no futuro!!!
Dou por mim a pensar,que bem podia chamar a lojinha dos mimos,da poesia,do respeito,da educação,da felicidade mas,no fundo vai tudo a dar ao mesmo!!
POR ESMERALDA!!
Obrigado por existir este lugar em que me deixam reconfortada e pensar que o mundo pode ser sempre melhor,se nós todos quisermos**
ESTE TEXTO DAS FLORES ESTÁ...ESPECTACULAR!!
Paula

Anónimo disse...

D. Natércia,

garanto-lhe que não entendo de que "verdades inconvinientes" fala...?!!
O facto de: "Baltazar tivesse acolhido aquela que carregava no ventre a sua filha..."? É essa a sua verdade incoveniente? Pois para mim não o é. É a sua verdade, e como tal só pode ser incoveniente para si. A verdade que conheço, é "ligeiramente" diferente da versão que se lhe apresenta. Claro que me pode responder que é a minha verdade. Aceito. Com tal apenas pretendo que compreenda o facto de uma história conter sempre duas versões. A de cá e a de lá. Quem está certo? A justiça decidiu. Ponto final. Quem se redimiu? Quem pediu desculpa? É isto que chama de " bater na tecla das suposições"?
Pois eu chamo-lhe "começar de novo com menos danos possiveis, se for possível"!
D. Natércia, o meu gosto pela poesia é genuíno (nada ironico), como tal não o uso em respostas mais ou menos cordiais.
Obrigado pela atenção que dispensou ao meu comentário.

António A.

Anónimo disse...

Querida Natércia, permita que a trate assim,
eu ía responder ao Sr, António, mas não saberia encontrar uma resposta tão concisa e sábia, quanto a sua, reforço apenas que o passado efectivamente não se pode alterar, mais há pessoas que nunca erram porque nada fazem, eu costumo dizer que pior do que mudar de opinião é não ter opinião para mudar, e a verdade é que pese embora as falhas do casal Gomes, eu pergunto que Esmeralda teríamos hoje se eles não a tivessem recebido, porque sem querer chover no molhado é que o principio da história comecará sempre com: "era uma vez uma menina que foi registada como filha de pai incógnito e essa atitude de Baltazar é que deu origem a todo o resto.
Mas Natércia, eu penso que a Catarina deve estar em contenção de elogios a Natércia é muito mais que o firmamente é uma pessoa daquelas que nos fazem ter a certeza de que é possível deixar aos nossos filhos a maior riqueza de todas, aquela riqueza que nenhum incêndio ou catástrofe podem tirar os valores humanos.
Por isso a Esmeralda e todos os que acreditam que a felicidade dela tem de ser salvaguardada agradecem as suas palavras, a sua poesia e sobretudo a sua esperança, porque é de esperança que este blogue trata.

PS- Que eu saiba nenhum comentário divergente da opinião maioritária foi alguma vez aqui silenciado, mas o mesmo não se pode dizer do outro blogue onde nunca consegui ver publicado nenhum comentário meu.
Mas os actos ficam com quem os pratica
Dália

Maria de Lourdes disse...

Ó Paula,
Não a conhecendo por aqui, ou será que conheço?, hoje foi capaz de dizer o que desde há muito vou sentindo e vou fazendo, e como eu sou aquilo que vocês todos já vão conhecendo, vou sempre dando umas voltas, para guardar para o fim o saborear a nosso cantinho dos mimos
onde posso descansar e refletir em paz tudo o que aqui vem.
Já tenho pensado nisso muitas vezes, porque é que guardo para o fim o melhor? Pensei que era só eu,
mas hoje percebo que não sou a única.
Confesso que ás vezes tenho de parar, pensar e até serenar um pouco o meu mau feitio, porque se
ninguém aqui é santo, por vezes doi mesmo lêr tanta maldade, mas
pensando nos que escrevem e inventam tais barbaridades temos de ter PENA e Pena é assim um sentimento mais ou menos desprezível.
Talvez seja a vida que lhes corre mal, talvez seja a ambição que os norteia, talvez que nunca tivéssem conhecido o verbo Amar, talvez queiram agarrar o mundo todo pela vaidade...
Sei lá! Por mim vou esperando que um dia havemos de ser um único jardim, onde as sementes que ontem, hoje e amanhã vamos semeando, darão FLÔR e quem sabe todos poderemos colhê-las.
Ai se cada um de nós pudesse conhecer a vida do outro, vida que doi, que faz sofrer, que passa pela
tristeza e até pela aflição...
Mas por mim, mesmo com lágrimas e sofrimento, mesmo quase com muito pouco do muito que outros têem, vou tentando querer ser fiel áqueles valores que alguém me ensinou e, olhando os outros,comparo-me sempre com os que sofrem mais que eu. E depois, mesmo que a gente sofra muito, temos a maior riqueza deste mundo, que é a segurança que se alimenta e cresce com a AMIZADE que aqui vamos deixando para crescer e oferecer em FLOR!!............
Até mais logo...

Anónimo disse...

Hoje voltei a visitar a minha amiga que tem computador, e enviei de manhã uma mensagem par o outro blogue aquele que diz esmeralda sim e que eu não sei como cliquei lá num sitio que aparecia o Sr. Baltazar com a esposa, peço desculpa não me lembro o nome dela, a andarem de mota, mas eles não publicam os meus comentários, a minha amiga até disse para eu inventar outro nome mas eu não faço isso porque se eu apenas quero ser esclarecida não percebo a atitude deles acho que até á lá um doutor que vai ser presidente da cãmara de Leiria, ora sendo ele doutor porque é que ele não diz ás pessoas que lá escrevem para não mentirem se calhar é por ser politico. NO domingo passado a minha filha levou-me a Fátima e eu pedi à Nª: SRª: para perdoar aquelas pessoas que tanta maldade dizem há um Sr. Bruno, que eu acho que também é daqueles que trocam de nome e se chamam Zé, que devia pedir desculpa por tanta maldade então se a menina fica feliz por estar com os paizinhos que a criaram porque é que os que gostam da menina não ficam também felizes, eu ouvi dizer que em tempos o Sr. Baltazar andou metido nas drogas, mas eu acho que também não se deve falar nisso porque não vale a pena mexer no passado, só se for para ajudar a tornar o presente e o futuro melhor. Mas há uma coisa que eu gostava de saber o sr.sargento deu 3000 euros ao pai da menina, mas o dinheiro vai se depressa, e agora como ´´e que ele sustenta a casa porque o sr sargento não lhe vai poder dar mais dinheiro, eu acho que ele nem devia ter aceite, porque se o sr.sargento lhe criou e educou a filha ele devia era beijar o chão que o casal pisava, porque é que não pensam no exemplo de Jesus que apela ao perdão, eu acho que a menina deve ter medo de dizer que gosta dos pais que a criaram e isso faz-me pena, se a menina era feliz como estava porque é que a Srª. juíza não a deixou ficar com o sargento, mas eu rezo todos os dias para que todos se entendam porque isso é de certeza o que a menina quer, gosto muito que os senhores a tratem por princesa e também gosto muito do que a d. natércia escreve é sempre coisas tão lindas e que no meu entender são para o bem da princesa.
Eu tenho uma amiga no estrangeiro que quer assinar a petição ela é portuguesa, pode assinar? acho que é esta petição dos senhores porque esta é que é pela menina a outra é pela familia Nunes eu para dizer a verdade nem sei bem quem é a familia Nunes, se calhar a da familia Nunes é para arranjar algum trabalho para o Baltazar, não sei não percebo muito mas sei que quero que acabe o ódio e a raiva entre as pessoas e que a menina possa gostar de todos, também não gosto nada de ouvir dizer mal da senhora brasileira que é a mãe, porque eu acho que nenhum filho gosta de ouvir dizer mal da mãe, os senhores não concordam.
Muito boa noite e desculpem de ter escrito tanto, mas é como se tivesse a escrever para uma amiga
Gestrudes

Anónimo disse...

Boa noite
Em primeiro lugar quero dar os parabéns à direcção deste blogue por conseguir manter uma verdadeira esfera de paz e harmonia, coisas que a Esmeralda tanto precisa.
Gostava de deixar aqui uma pergunta que julgo ser pertinente:
- Tal como pela ocasião do dia do Pai, Esmeralda também fez algum desenho para oferecer à mãe, ou às mães?
- Será que foi motivada para fazer algo para dar de presente?
Espero que no próximo fim de semana tudo volte a correr muito bem e que todos possam passar uns dias muito felizes.
Maria Amélia

Anónimo disse...

Maria De Lourdes,

realmente,eu sou nova aqui a comentar,embora acompanhe tudo desde o inicio,confesso que não sabia como havia de o fazer...comentava sim!mas noutra loja,que por sinal nunca publicaram nenhum comentário,mas respondiam,logo a ofender!chegaram afirmar acerca de um comentário meu que só podia vir do lado dos gomes,ou pelo sotaque que era de uma brasileira!
Pois eu não conheço ambas as familias,vivo no reino unido,moro numa zona em que tem a maior numero de comunidade portuguesa,e le garanto que as conversas aqui entre cafés e amigos são todos por esmeralda!e o que a senhora pensa,penso eu e muitos mais,só desmostra que mesmo longe,vamos acompanhando as noticias e temos a nossa opinião e é tudo a favor do bem da esmeralda sem prejudicar o pai!
Sabe?pode até parecer estranho,mas este fim semana até eu tenho já um plano para fazer em familia!e acredite que fico tão feliz que esmeralda vá passar o fim semana com a mãe e ver o casal se assim o desejar...(e é claro que nós e todos sabemos e bem!o que esmeralda sente,quer,deseja e as saudadinhas dela...)e saber que volta para o pai feliz e reconfortada sem dramas!
Com toda a certeza neste fim semana quando for ao hyde park,vou olhar as belas flores e pensar neste belissimo texto e lembrar-me de esmeralda!
Isto tudo só para dizer que
penso
que rezo
que estou
apenas...
e só...
POR ESMERALDA**

Paula

Anónimo disse...

Muito boa noite!

Mais um bonito texto! Parabéns Natércia!

Só não consigo compreender como há pessoas que "embirram" com estas coisas.
Coisas bonitas, do meu ponto de vista.

Palavras ...
Que lavam a alma.
Que confortam.
Que aconchegam.
Que fazem sorrir.

Será melhor o apelo...
Ao ódio?
Ao insulto?
À difamação?
À vingança?

Será que em vez de poesia, as pessoas acham que é melhor usar as "armas"

Da mentira?
Da perseguição?
Do vocabulário sujo?
Do adjectivo ofensivo?

Se há quem assim pensa, não partilha os meus gostos, e, muito mais importante, não partilha os meus valores e os meus princípios.

Eu cá continuo a preferir estas palavras doces, alegres, positivas.
Até porque, como a Primavera está aí, e o sol brilha lá fora, é um crime teimarmos em manter dentro de nós a tristeza e o cinzento frio do inverno.

Mas lá porque se fala poeticamente, não significa que se "esteja na lua" ou que se pense que a vida é um mar de rosas.
É apenas uma forma sensível de abordar os factos.
E muito inteligente!

Quanto aos comentários que se vão lendo, cada vez mais me dão razão para preferir esta forma de expressão. Tal é a catadupa de sentimentos negativos que transpiram das palavras repetidamente utilizadas no incitamento aos ataques a tudo o que consideram interpor-se no seu caminho.

Caminho que ninguém tenha a coragem de pôr em causa, pois, quais seres iluminados, não pelo belo Sol desta esplêndida Primavera, mas pela sua verdade absoluta , é o único e idiscutível!
Atropele-se seja quem for que se atreva a atravessar-se no seu caminho!

Por acaso ( ou não ) a mais recente vítima destes "atropelamentos" é a pedopsiquiatra responsável pelo processo neste momento.

Mas não foi a senhora Juíza que tantos elogios tem merecido, a põr esta senhora no caminho ?
Pelos vistos nem isso a salva ...

E quanto aos comentários que continuam a remoer o passado, e a vitimizar o sr. Baltazar, a minha opinião continua sendo a mesma e muito simples:
Com todo o respeito que este senhor merece, ele foi o primeiro responsável por todo este caso.

Uma criança não é registada como filha de pai incógnito só porque apetece à mãe ou aos funcionários do registo colocarem esse carimbo.

E...para quem repisa o facto deste pai não ter a filha há mais tempo, e não querendo branquear os erros cometidos pelo casal Gomes,por tanto quererem a esta criança, talvez o sr. Baltazar hoje não tivesse a guarda da filha,ou até nunca a viesse a conhecer, se esse casal não surgisse no seu caminho.

E que transformaram um ser indefeso e desprotegido, numa criança maravilhosa!

Ou será que também já começam as dúvidas ?
É ou não é uma menina encantadora?
Pelo menos há uns meses atrás todos que passaram a conviver com ela o diziam.
E eu acredito piamente!

E como criança encantadora que é, merece o melhor , porque são elas, as crianças , o melhor do Mundo, como dizia o Poeta.

Então, que tenhas um fim-de-semana em cheio, com tudo a que tens direito, pequenina Esmeralda!


Continuação de uma óptima noite para todos!

Mª da Conceição

Maria de Lourdes disse...

Vinha escrever um pequenino poema, nesta noite em que a vida não sorri
e a minha filha mais velha está a sofrer, como muitos jovens neste tempo, sem esperança e sem trabalho e segurança garantida.
Depois li os dois últimos comentários e fiz uma pausa para pensar.
Quem sou eu para saber responder à
Srª Dª Gestrudes...
Da outra vez perdeu-se o comentário...
São sinceras e verdadeiras as suas interrogações, mas a meu ver nem todos são capazes de fazer pautar as suas vidas de transparência,e nesta mistura de ausência de valores vale tudo,quando querem atingir determinados fins.
A Senhora foi a Fátima pedir a MARIA protecção. A nossa Fé passa por muitos lugares e se acaso a MÃE
de JESUS percorreu certos lugares, e as crianças são em Fátima o Sinal maior da Atenção de Maria para com os mais pequeninos, certamente Ela não esquecerá a nossa Princesa e como Mãe que sofreu o Mistério de seu Filho Humilhado, Caluniado e tanto sofreu,
para que entre nós "NOS AMÁSSEMOS UNS AOS OUTROS COMO ELE NOS AMOU", só faz sentido que uns e outros caminhemos nessa vontade e querer.
Já o disse muitas vezes e não me cansarei de o repetir.
ESMERALDA Não LÊ as maldades que escrevem, mas o ambiente que respira leva-a, A ,no SEU SILENCIO SABER SENTIR E SOFRER, porque no seu coraçãozinho não há lugar para
as acusações dos adultos. Um dia ela vai perceber,se é que já não percebe o terreno que pisa e quem são os que ela está autorizada a AMAR, ou a fazer de conta.. Isto só as crianças sabem perceber. Afirmo-o com a experiência que a vida me deu e ensinou.Esmeralda não mente como alguém o afirmou, Esmeralda não quer magoar e tem medo sim,que os que a comandam reprovem os seus afectos que para ela não têem medida, nem podem ter
contabilidade.

E pensando no passado dia da Mãe, esse dia está sempre presente e se não fez um desenho no papel fê-lo com o coração e espera a altura própria para o oferecer ás suas duas MÃES.
Vou confiar-vos um segredo: Quando a minha pequenina passa comigo os fins de semana depois tem de ir embora no final de Domingo.
Então, durante a semana, quando abro uma ou outra gaveta encontro envelopes feitos por ela, com cartõezinhos igualmente escritos com flores, corações e cores do arco iris, com palavras de ternura que são um bálsamo, uma riqueza que me vai dando força e coragem, e sobretudo carregam o meu coração de baterias que são mimos e ternuras que duram, duram e
vão permanecendo vivas.
E porque é de Flores que a Natércia hoje nos brindou e é preciso refrescar, aqui deixo este pequenino MIMO

* **Para as Flores do meu Jardim***

Ai quantos "Botões de Rosa"
Abriram no meu jardim
Mas para a Diana e Esmeralda
O meu carinho sem fim


A Diana e a Esmeralda
São ambas flores para mim
O seu perfume é tão belo
Que até perturba o jasmim

Esmeralda a Princesa doce
Diana,a Doce Princesa
No meu caminho Cruzaram
São minha Força e Riqueza

E neste Jardim Dourado
Onde ambas são uma FLOR
Que a vida lhes traga sempre
Muitos "Canteiros de Amor"

E quando as Rosas Abrirem
Deixando de ser "Botão"
Guardem da Rosa a pureza
Juntinho ao seu Coração

***********

Maria de Lourdes disse...

Andei noutras paragens desta vida que faz parte da nossa condição, abri na nosso canto dos mimos e das flores, que vão secar, se não as regarmos com o perfume e a aragem que refrescando a terra, refresca a vida e embala a nossa esperança.
E pûs-me á procura no livro da minha amiga Cinda, que já há tempos fez silêncio nestas paragens
Connosco eu sei que está, mas a vida lá longe nem sempre chega onde se quer. Falando na Net deu-me ela autorização para do seu livro publicar sempre unida e pensando na Princesa o que eu achásse por bem. E para que ela sinta vontade de se ouvir aqui deixo um ou dois poemas.
Se não ficarem com "pena" apetecia-me dedicar este á Catarina. Fiquei deveras emocionada e triste pela sua partilha e pela sua perda que onde quer que esteja sentirá muito orgulho na sua querida mãe.



**** Hino à Juventude ****

No monte verdejante em que te
encontras
A Esperança está viçosa-é pr'a
colher
Faz com ele um ramo bem catita
Em seguida vai mostrá-lo a quem
quer ver

Essa Esperança é Flor da tua vida
Espalha-a p'lo caminho que
passares
Verás que germina suavemente
Repara...seu perfume anda no ar

E com aquilo que restar do que
apanhaste
Oferece flores Aqui e Acolá
Há quem não saiba colher uma Flor
Há quem não veja a Esperança e
murchará

E se souberes cuidar da tua
Esperança
Outras Flores surgirão no teu
caminho
Verás nascer Amor e Confiança
Verás surgir Ternura e Carinho

Cuida bem do teu Jardim
A vida é adubo em tua mão
Rega tudo com Sorrisos de Alegria
Não deixes que te murche
o Coração
(Lucinda)

Tenho aqui outro poema, mas agora chamam-me para outro lado.
Prometo que quero voltar, pode ser
é que já seja muito tarde....

Anónimo disse...

Efectivamente ainda se pode respirar o céu está limpído e no fim de semana que vem prevê-se um sol radioso e um firmamento cheio de estrelas. Concordo com o amigo Aldo por mais voltas que se dê, por mais atalhos que se percorram havemos de chegar ao fim da estrada ao som duma canção, e saber esperar é uma virtude pois o amor há-de vencer o ódio. E se Zé Mário Branco cantava: a cantiga é uma "arma", nós podemos cantar a poesia é uma arma de pontaria, que nós por cá usamos com alegria!
Que a Princesa tenha tudo aquilo a que tem direito, porque amor ela tem para toda a gente!

Beijinhos Natércia
Catarina

Natércia disse...

Boa Noite.

O sr António A.levantou aqui uma questão sobre a verdade superlativa

Eu mais subjectiva direi,que é a Verdade?
Quem possui a Verdade?
Será que a verdade pertence a alguém, ou existem várias verdades para cada um de nós?
A verdade não existe simplesmente, procura-se, arranca-se, esgravatando no poço da nossa vida, em cada dia que passa. E a Verdade para o homem, é o que o transforma no verdadeiro Homem....
Cada homem segue assim o seu próprio caminho em busca da Verdade, se bem que nunca a poderá atingir sozinho. Irá reconhecê-la na flor que alguém já plantou, ou quando plantar a sua própria flor, no terreno já lavrado por alguém; mas se ao invés pretender triunfar sem ajuda, não conseguirá comunicar e acabará só.
Cada um de nós tem consequentemente a responsabilidade de partir em busca da Verdade, que alcança não ontem, hoje ou amanhã, mas em cada dia que passa, nos sonhos, nas ilusões, no sofrimento e nas alegrias de cada instante vivido em pleno.
A Verdade não é um porto seguro, é um universo de contradições e equações que vamos descobrindo em cada reerguer após uma queda.
E a chave secreta para a Verdade de cada um de nós, é a vontade de prosseguirmos após a queda, a coragem de sorrir por entre as lágrimas, de asfixiar o desanimo dentro de nós próprios...
E aí, a minha,a sua,a nossa Verdade, estará sempre após o último passo dado com dor...

Sr António,o meu maior respeito,ainda para mais porque leva o nome daquele que me pôs no mundo,mas que já não reside nele!


Catarina AMIGA,sempre se lembra de mim!É um ser humano fantástico,e por quem eu nutro a maior das amizades.Um beijo querida amiga!

Para todos um abraço especialmente para Adelina , Luis e Esmeralda,princesa dos olhos doces.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas

A poucas horas de se iniciar este fim de semana, sentimos que mais um passo se dá no sentido de tudo aquilo com que concordamos:

- A Princesa tem a guarda do pai, com quem vive habitualmente e, quinzenalmente, desfruta o fim de semana com a mãe, mãe Lina e pai Luís.

Todos os momentos que estão para além destes fins de semana, ao contrário do que se possa pensar, não nos apoquentam nada, pois sabemos que ela gosta de estar com o pai.

Mas estes fins de semana, são no nosso entender muito importantes para o seu crescimento harmonioso, onde pode viver o presente e olhar o futuro, sem deixar momentos omissos no passado.

E como o seu passado, o único que conheceu, numa família em que estava muito bem integrada, desde os três meses de idade, está repleto de boas recordações, porque não há-de ela poder recordar tão bons momentos.

Deixemo-la pois desfrutar o fim de semana junto dos que ama, com muita alegria e tranquilidade.

Nesse sentido, à semelhança de outras ocasiões, encerraremos o Forum durante esse período.

Bom fim de semana Princesa

Anónimo disse...

Ara só para saber se o Blogue também foi encerrado, ou melhor, fechado para "balanço"...
Digam lá qualquer coisinha...
A curiosidade mata, mas o serenar as almas que estão longe e distantes, alivia o coração.
Tenho ou não um bocadinho de razão?
Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O B R I G A D O !

"Todos à espera" disse...

As Flores hoje estão mais que murchas. O que vale é que nalguns sítios começou a chover.
E aqui estamos:

-Uns com uma dôr de cabeça terrível
-Uns com uma perna quase às costas
-Outros a trabalhar e os filhotes em casa á procura das fatiotas para a ginástica - (uma mãe faz sempre tanta falta)...
-Outros com o coração aos pulos e a idade pode levar a sérios riscos
-Outros parece que têm familia que chega de fora e é preciso organizar
a recepção
-Outros estão caladinhos nesta espera para saber as novidades
-Outros abrem, fecham,abrem, fecham
esta caixinha mágica e nada!

Puxa! Até faz falta a Com.Social...para dar notícias e imagens...
Vá lá, Ponham as antenas a funcionar porque senão ainda vamos parar a alguma clínica ou hospital.
E depois ? Quais serão as consequências?
Conforme o tom do líquido das veias
assim se leva o tratamento de choque...
Olhem que estou a falar a sério.Até há os que dizem que não desarmam. Eu desconhecia que nestes juízos mais, ou menos corretos,armas não existiam, mas acabei de lêr que NÃO DESARMAM!
Por nós não estamos desse lado, nem
entramos nessa guerra.
Aconteça o que acontecer, ESTAMOS AQUI, POR TI PRINCESA DOCE E QUERIDA
POR TI ESTAMOS!
POR TI VAMOS CONTINUAR A REGAR O TEU JARDIM.
UM, após UM como dizia Há pouco a Flor que se chama Dália, vai descobrindo em cada dia uma nova flôr que desabrocha e cresce na nossa petição, ou melhor na TUA PETIÇÃO, minha Princesa.
Vamos lá fazer como a Dália e regar o nosso canteiro aproveitando todos os cantinhos para FLORIR ESTE JARDIM que NESTE MAIO HÁ-DE DAR MAIS LUZ E CÔR...
Mas olhem lá, que estamos à espera que a Chuva passe...para que os fios se possam sintonizar. OK?
Ou ficamos a KO?

Anónimo disse...

Profissionais de saúde manifestem-se!!!

Há uma criança em perigo! - É o que apetece gritar! É uma Emergência!

Não consigo entender nada do que acontece neste caso.
Sempre foi e será claro. Esmeralda deve ficar com os seus pais afectivos. Aliás, nunca deveria ter sido separada dos seus pais afectivos, Sargento Gomes e Adelina.
Não percebo onde é que os tribunais se baseiam para tomar uma decisão que vai contra tudo o que diz respeito aos direitos e protecção das crianças.

Uma criança constitui-se como pessoa na sua dupla vertente somática e psíquica, não se podendo subvalorizar a existência de uma vida interior que se inicia desde os primeiros momentos.
Ao nascer, o recém-nascido desprotegido separa-se bruscamente da mãe, é confrontado com uma diversidade de estímulos ambientais novos que irão exigir uma permanente adaptação e, encontra-se totalmente dependente do meio que o circunda. Necessita dos cuidados da mãe, ou de quem a substitua e de um meio propício para sobreviver.
É indiscutível a importância da figura materna (mãe, ou pessoa que estabelece uma relação vinculativa com a criança) nos primeiros anos de vida. Os cuidados maternais, como por exemplo: alimentar, dar banho, vestir/despir, adormecer o bebé ultrapassam a satisfação das necessidades básicas e não podem ser percebidos apenas no seu aspecto funcional. A forma como a mãe desempenha e vivencia o seu papel influenciará o desenvolvimento psicológico da criança e irá interferir com a satisfação de diversas necessidades.
De acordo com Winnicott, nos casos dos bebés cujas mães não reflectem o seu estado de espírito ou reflectem a rigidez das suas defesas, os bebés são confrontados com a experiência de nada receberem em troca do que eles dão: olham mas não se veêm a si próprios. Como resultado vai ocorrer uma diminuição da capacidade criativa da criança e ela vai procurar outra solução para que o ambiente circundante reflicta algo dela própria. Outros bebés não perdem imediatamente a esperança; estudam o objecto e procuram decifrar o que deveria lá estar. Outros bebés estudam o rosto materno atentamente e fazem uma previsão. Assim face ao rosto da mãe, o bebé cresce como que questionando-se perante um espelho. Se o rosto da mãe não responde, o bebé sente que não existe nada de si próprio para ver. Este autor postulou um processo histórico no desenvolvimento dependente do facto de ser visto «Quando eu olho, vêem-me, portanto existo. /Posso então permitir-me olhar e ver. /Eu olho então criativamente e percebo». Quando a família está unida através de laços de harmonia, a criança pode observar-se e “ver-se” reflectida na atitude de cada membro da família ou na família como um todo. Sendo assim a família tem um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento da personalidade e ao enriquecimento de cada um dos seus membros.
Harris, citado por Eduardo Sá referiu que «os acontecimentos traumáticos que acontecem na vida, seja qual for a sua origem, testam a capacidade da personalidade em lidar com uma nova experiência, e as inevitáveis dor e incerteza que lhe estão associadas, bem como crescer com isso. Esta capacidade é sempre, de alguma forma, influenciada pela natureza dos primeiros objectos continentes e em particular pelas qualidades perceptivas da mãe. Pais receptivos ajudam o bebé a ter experiências de si próprio. A sua identificação com eles facilita-o a lidar com conflitos emocionais posteriores e com impulsos característicos da vida, na medida em que ele (bebé) consegue ser o que é e sentir o que sente».
A separação constitui uma situação traumática, muito dificilmente aceite pelo psiquismo das crianças e com um grande impacto na sua vida psíquica.
Consideremos estes dois exemplos mencionados por Maurice Berger: quando se tenta explicar a uma criança adoptada que a sua mãe biológica a abandonou por não ser capaz de cuidar dela e optou por um acto de amor ao entregá-la a uma outra família capaz de a fazer feliz, ou quando se explica a uma criança separada de pais com doença mental/psiquiátrica que não pode continuar a viver com eles, porque eles não são capazes de a proteger, estes factos não constituem a solução para minorar o sofrimento psíquico, impedir a criança de idealizar os pais (mesmo que até tenha sido vítima dos seus maus tratos). O mesmo autor descreve dois mecanismos que impedem a capacidade de pensar da criança:
«- Negação: logo à partida, a criança rejeita qualquer argumento objectivo que se lhe proponha.
- Clivagem: consiste em manter coexistentes dois modos de pensamento antinómicos (…). Tem graves consequências visto que impede o acesso à ambivalência: os pais não podem ser simultaneamente amados e criticados. São idealizados por uma parte do psiquismo da criança, temidos e odiados por outra, partes essas que não comunicam entre si e que são mantidas bem separadas. A clivagem complica consideravelmente o trabalho psicoterapêutico, uma vez que o psicoterapeuta nunca sabe com que parte da criança está a lidar.»
Daqui podemos inferir que determinadas explicações fornecidas com a melhor das intenções, só por si, não podem ajudar as crianças a compreender as razões da separação/abandono. É uma realidade cruel demais para ser integrada. Para além disto, o processo psíquico inerente à separação é vivenciado de um modo diferente de um processo de luto (por morte de alguém que nos é significativo). E porquê? Porque como o autor escreveu, “a sobrevivência do objecto separado alimenta a esperança de reencontro, de reconquista, ou pelo menos, de um encontro possível”.
Crianças submetidas a uma separação são crianças com múltiplas privações emocionais; que sentem a falta de afectos, solidão e vazio, sentimentos estes geradores de um sofrimento intenso, ansiedade e dor extremas. Maurice Berger descreve que estas crianças imaginam-se frequentemente culpadas de situações, que não têm absolutamente culpa nenhuma e acham que são a causa do que as deprime. A criança ao idealizar a sua mãe ou o seu pai, ou ambos, de um modo incriticável, não pode dirigir contra eles os sentimentos de raiva e revolta que a assolam por os progenitores estarem ausentes e, esses sentimentos são voltados contra si próprias, sob a forma de autocrítica. São crianças que desenvolveram mecanismos específicos, tais como ambicionar dominar as relações com terceiros ou, em contraste, entregarem-se a uma anulação de si próprias, não conseguindo expressar as suas opiniões, sentimentos. Estes processos surgem em consequência da situação de passividade forçada face aos acontecimentos exteriores a que foram sujeitas.
Não me é concebível que um tribunal coloque em perigo a saúde das crianças, sujeitando-as ao sofrimento, uma vez que são situações muito delicadas, que podem ter repercussões bastante graves. O pedopsiquiatra Pedro Strecht destaca três grandes quadros mais ou menos comuns, os quais passo a referir:
Imaturidades estruturais: crianças com um self não integrado, pouco organizado, com dificuldades na aprendizagem, apesar de um potencial intelectual dentro da média; discurso (linguagem) muito ligado ao concreto, dificuldades nas actividades de representação e simbolização. Fraca interiorização de regras e limites, revelam sintomaticamente as falhas do investimento parental: atraso do crescimento e no desenvolvimento, problemas comportamentais, patologia psicossomática, dificuldades no controle de esfíncteres (enurese, encoprese).
Depressões: com diferentes graus de profundidade e de gravidade, crianças/adolescentes tristes, inibidas, com baixa auto-estima, com dificuldades escolares, muitas delas manifestam comportamentos aditivos, outras pré-delinquentes, adolescentes com falhas na identidade sexual e risco de suicídio.
Desorganizações pré-psicóticas ou psicóticas: crianças muito desorganizadas e confusas, como resultado de uma dificuldade em manter em equilíbrio uma dinâmica interna face à intensidade de acontecimentos traumáticos exteriores”.

só Maria disse...

Olhe todos temos direito ao descanso!
Se o próprio fórum fecha,porque haveria-mos nós de andar aqui?

Se Esmeralda está entregue a quem deveria,e bem,nada há a acrescentar!

Assim sendo,um bom descanso,a todos
e depois e verá!