terça-feira, 19 de maio de 2009

PELA PRINCESA - CASANDO A RAZÃO COM O CORAÇÃO



Caros Amigos e Amigas,

Ontem desvendámos um dos segredos do Por Esmeralda - sempre que escrevemos, temos perante nós, bem à nossa frente, uma fotografia da Princesa, com o pai Luís à esquerda e a mãe Lina à direita. Os três, bem abraçados, sorriem, e a felicidade estampada nos seus rostos, explica a razão de só termos assuntos felizes para comentar neste espaço.

Hoje, desvendaremos outro segredo.

Portanto, primeiro, antes de iniciarmos a escrita das nossas mensagens, olhamos embevecidos para a fotografia da nossa Princesinha, a Estrelinha deste Blogue. E, de imediato, como óbvio, estamos também nós a sorrir. É uma grande felicidade poder partilhar alguns momentos tão bons com ela.

Em seguida, abrimos um pequeno livrinho de “Pensamentos do dia”, que nos inspiram para o rumo das nossas palavras.

Esse livrinho, afasta-nos logo de cenários cinzentos, azedos ou rudes, que a estrelinha da Princesa está sempre bem reluzente, no firmamento, a acariciar-nos o coração e a bailar à frente dos nossos olhos.

E para que se entenda o motivo de tanto apreciarmos o que realmente vale a pena, passamos a informar o pensamento para hoje.

“Seja bom.

Pratique sempre o bem.

Onde quer que esteja, vá espalhando a semente da sua bondade.

Faça isto com prazer, de tal modo que deixe em toda a parte as marcas do amor e da paz, que deverão ser como rumos certos para quem vier a seguir, a fim de que eles sigam os mesmos caminhos e imitem os exemplos do bem que você espalhar com tanta bondade.”

Posto isto, é bom de ver que estes e outros pensamentos, na mesma linha, da busca da paz, da concórdia, da amizade, do respeito, do civismo, da solidariedade, só nos podem inspirar para atmosferas muito leves e bem transparentes, a que por aqui mantemos.

Como poderíamos pois escrever de outra forma, que não a habitual.

Como alguém disse e muito bem – Assim vamos casando a razão com o coração.

Por Esmeralda

22 comentários:

Anónimo disse...

Lindo pensamento do dia!!
Aguardo noticias sobre a conferencia, tendo fé no que de melhor existe no ser humano.

Paula Silva

Por Esmeralda disse...

Resposta a alguns anónimos que não entenderam a informação sobre o baptizado de Esmeralda:

Não podendo informar mais do que a realidade, repetimos que em Dezembro passado, a Princesa e a família, estavam a cumprir os preceitos emanados pela igreja, para a celebração do baptismo a candidatos com seis anos de idade. Após ter passado a viver habitualmente com o pai, temos conhecimento que, por exemplo, deixou de cumprir um dos requesitos obrigatórios, a catequese.
Outras informações terão que ser solicitadas ao Tribunal ou à Igreja.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Resposta a alguns anónimos, ainda sobre os testes:


Não podendo informar mais do que a realidade, informamos que os testes realizados por Luís Gomes e Adelina Lagarto, já aqui foram divulgados. Sobre interpretações a esses testes, o Por Esmeralda acha-se incompetente para as intentar.

Quanto a outros testes, deverão recorrer aos serviços próprios, no Tribunal, onde receberão, por certo, a informação completa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

"Viveu muitos anos atrás, na Síria, um homem chamado Naamã. Não nos é dito muito a seu respeito, mas sabemos que era comandante do exército sírio e que um dia percebeu que estava leproso. Hoje a lepra pode ser curada, mas naqueles dias ter essa enfermidade significava uma só coisa - agonia prolongada e morte certa.

Evidentemente Naamã era homem muito bom e soldado valoroso, pois o rei da Síria tratou de descobrir um meio de curar seu servo. Uma meninazinha hebréia, escrava na casa de Naamã, ouviu da perplexidade de seu amo e disse a sua esposa que o profeta de Deus, Eliseu, poderia curá-lo, se ele fosse a Samaria.

Como a maioria das pessoas que sofrem de alguma doença mortal, Naamã estava disposto a tudo tentar. Quando o rei de Israel recebeu o pedido do rei da Síria, para que fizesse alguma coisa em benefício da saúde daquele homem, ficou preocupado com pedido tão incomum. Eliseu, porém, mandou-lhe dizer que Deus Se encarregaria do problema. Quando Naamã chegou a casa de Eliseu, o profeta nem ao menos foi ao seu encontro, na porta. Eliseu apenas mandou seu servo dizer a Naamã que, se quisesse curar- se, fosse ao rio Jordão e mergulhasse sete vezes em suas águas.

A princípio Naamã ficou muito indignado e recusou-se a fazer isso, mas depois de conversar com os seus oficiais, obedeceu e foi banhar-se sete vezes no Jordão. A Bíblia nos diz dos resultados que trouxe a sua confiança em Deus, e o fazer o que lhe havia sido aconselhado. Diz o texto: "Sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo." II Reis 5:14. Foi curado porque teve fé e obedeceu às instruções que Deus lhe dera por intermédio de Seu profeta Eliseu.

Não havia na água do rio secretas substâncias curativas. O mergulhar-se Naamã sete vezes foi meramente sua maneira de demonstrar fé no Deus de Israel. Foi Deus que o purificou e curou. Muitos de nós estamos atacados da lepra espiritual do pecado, e precisamos ser purificados de todos esses pecados. Descubramos, na Palavra de Deus, como podemos ser curados."

A ser como dizem, a menina nem chegou a andar na catequese um ano! E a ser como explicam, criança alguma era baptizada em bebé! Se Esmeralda não o foi, e se o pai o deseja fazer agora não consigo ver qual o problema! E não estou a falar de festas...essas palavras sairam das vossas bocas! Ficam para quem as diz! Se é essa a ideia que têm do que o Baltazar pensa sobre o baptismo... Fica-vos na consciência!
Mas agora, um pároco recusar baptizar uma criança porque os pais não são casados????? PELA IGREJA...
Nesse caso também não a deveria querer na catequese! Os pais continuam a não ser casados pela igreja!

Natércia disse...

Mas será o bendito?

Os anónimos dos testes querem ser mais papistas que o Papa?

Bem como hoje é um daqueles dias em que é necessária a maior serenidade,e desejando desde já que tudo corra bem na conferência de partes,vou deixar aqui algo para fazer pensar.



Certeza implica um raciocino inquestionável.
Não podemos deambular pela vida inteira apenas “achando”.
Devemos transmitir a convicção dos nossos actos, das nossas palavras.
Transmitir a firmeza no nosso olhar.
Temos que ter a força para caminhar, assumir as nossas escolhas e as consequências das nossas acções.
Passear sem medo nesta estrada de loucos e sábios.
Temos que ser Completos, sem medo de errar. Temos que conquistar.
Viver com a certeza, é viver sabendo o que se quer,e lutar por isso, é não mostrar a fraqueza que aparece dentro de nós.
Se apenas achar-mos, que evolução será a nossa?
Queremos ouvir sempre o professor da vida?
Crescer,é não olhar para trás,mas sim seguir em frente.
Temos que Sobreviver, e tornar-nos eficazes, num mundo onde as nossas palavras e os nossos actos são julgados sem dar-mos por nada.
Não somos manipulados pelos demais malfeitores, que se aproveitam da ingenuidade, da infantilidade, da ignorância.
Assumimos a nossa vontade.

Acreditamos, temos a certeza
Que te amamos muito Esmeralda!

Anónimo disse...

Hoje fiz este comentário a espera de uma justificação da vossa parte :Quanto o baptizado de Esmeralda eu li no vosso blogue se não estou enganada foi a semana passada que algum escreveu que ela foi baptizada em bebe com o nome de Ana Filipa e não me lembro de nenhum desmentido da vossa parte, será que só desmintam o que vos da jeito! Gostava de ter uma resposta! Se não for pedir muito. E que este comentário existiu mesmo não o inventei!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Eu sou divorciada,meu companheiro é solteiro,estamos juntos há 18 anos,temos um filho de 15 anos que não está batizado...porque não somos casados,e tanto no Barreiro terra do pai não o batizo como no alentejo,minha terra,os padres que procurei também não o batizam,apenas pelo facto de não tarmos casados!Haverá alguns padres que o façam a troco de algo,mas não me apetece satisfazer pagar para tal como também não me apetece casar para agradar!
Percebeu anónimo das 14.06 ???

Mais parece ser uma pessoa que é ingénuo...e não está ao corrente de certos requisitos que alguns padres querem...e depois se duvida!olhe que já li em algures,noutro sitio,sabe??a justificação de tal!!
Ou não acredita noutros lugares o que se escreve??
Olhe já somos DOIS!!

Anónimo disse...

Convém dizer que o sargento também não é casado pela igreja.
Estamos quites.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14:49

Sabe...achei um pouco confusa a sua explicação...
Também eu sou divorciado e casei novamente! Tive uma menina linda há 5 anos, batizei-a e não dei um cêntimo que fosse ao padre! Ele há padres e padres...
No fundo não acho correcto impedir um baptismo apenas porque os pais não são casados. Continuo católico praticante...apenas não posso casar pela igreja a segunda vez! Respeito isso! Mas impedir uma criança de se baptizar sob esse pretexto é que não concordo! A criança nada teve a ver com o meu primeiro divórcio...não tem a culpa do que correu mal! A igreja teria obrigação de velar mais pelos seus discípulos...
"Deixar vir a mim as criancinhas!"
Foi o que disse Jesus...
Não foi:
Deixai vir a mim as criancinhas de pais casados pela igreja!
Mas é apenas a minha opinião!
O nosso pároco é um exemplo de humanidade, bom senso, simpatia e puxa pelos jovens...não os repele! Dá gosto participar da igreja desta forma! Torna-se um prazer e uma verdadeira alegria! Torna-se verdadeira família!

Anónimo disse...

Eu não sou casado, e a minha filha foi batizada sem problemas e numa das mais importantes paróquias e igrejas deste país.
Quando se não quer, não se quer mesmo.
Quando oa e as amiguinhos/as do sargento não querem os padres fazem as vontades.

MARIA só... disse...

Verdade, verdadinha é que estou mesmo a fazer um esforço por encontrar a serenidade, mas daqui a pouco partirei para outros pensamentos.
Desde alguns dias atrás que registei com surpresa, essa ignorãncia dos que se avalizando com tantos valores e acreditando nessa Fé por onde passa o Baptismo, nem sequer me preocupei em dar as respostas que para os que professam essa mesma FÉ
são por demais evidentes.
Na verdade cada vez mais sinto como os elementos da Direcção do Blogue Por-Esmeralda é mesmo gente de Paz e de Coração Puro.
Já disse que quero ser "boazinha", mas então vocês estão a tentar ensinar "O Padre Nosso ao Vigário"?
Ser Pais parece que não é difícil e pelo que assistimos até mesmo ignorando os filhos estes lhes podem ser "dados de bandeja"
OK! Sobre esse assunto já está tudo mais que esclerecido, dito e repetido. Mas o Baptismo e outros Sacramentos da Igreja Católica, Apostólica Romana, obedecem a outros cânones. E sobre isso os Doutorados em Direito Canónico são os melhores entendidos para informar. Muito, já os nossos "Doutores formados em Paciência, Amor e Esperança, e também em Sabedoria e cultura do Belo e do Bom, souberam e tiveram a capacidade para docemente explicarem o que os curiosos procuram.
Valores da Fé Cristã não são para ostentar ou mostrar em dias festeiros, ou aparecer diante das câmaras para fazer um brilharete e tirar disso dividendos e protagonismo. São para ser Vividos dia a dia em todos os nossos actos, palavras, ideais e testemunho vivido e assumido, pronto a transmitir áqueles que de nós dependem e aos que pela Vida se cruzam connosco, seja em que circunstância fôr.
Apelos, já li muitos que passaram por aqui e por dentro de nós e esses sim são exemplo vivo destes
valores.
Respostas, estão transmitidas, e escritas todos os dias, como negação desses mesmos valores.
Ou será que falam de baptismo como sendo outra coisa ligada a alguma seita que desconhecemos?

Há muita confusão no ar, mas quanto a isso não serei eu que vou saber explicar.

Se puder, ainda hoje aqui voltarei...

Ana Rita disse...

Pois olhem eu sou bapzizada,casada
mas não baptizo os meus filhos.
Cada um deve escolher a religião que quer professar.
Por exemplo,se baptizam os bebés
automaticamente passam a ser católicos.
Jesus baptizou-se com 30 anos,portanto sendo um adulto,com capacidade de poder decidir e escolher,e deixou esse exemplo para nós.

Portanto o bom cristão não passa a ser melhor ou pior por causa de ser ou não baptizado,conheço alguns que o são até são candidatos a padrinhos,e alimentam

o ódio,e isso não é de bom tom para
alguém que se oferece para essa responsabilidade.

Anónimo disse...

Sobre o Baptismo da menina de nome Esmeralda, apelidada também por Ana Filipa, nada foi esclarecido, pois a pergunta continua sem resposta.

O que se pretende é que os defensores da princesa, digam apenas e só a verdade, sem rodeios ou floreados e sem falsos moralismos, sobre o Baptismo Católico que o casal lhe proporcionou.

Alguém aqui disse "sobre o batismo tudo clarificado". Não é verdade. Nada foi clarificado.

A pergunta aqui feita por várias pessoas, continua sem resposta.

É simples. Basta dizer a verdade, ou seja. se a menina foi batizada pelo casal, em bébé ou em criança de colo.

Referiram as regras impostas pela Igreja Católica, para Baptizar crianças em idade escolar, mas esqueceram de mencionar ou omitiram, as regras de Baptismo de bébés e crianças de colo.

É que para Baptizar a menina em bébé ou criança de colo, bastava os pais e padrinhos manifestarem esse desejo, serem baptizados e assistir a reuniões preparatórias, para que a Igreja aceitasse ministrar-lhe o 1º sacramento, o Baptismo.

Sabe-se o que fazer, caso a menina ainda não seja baptizada e também se sabe o que fazer, caso já tenha recebido esses sacramento.

A menina já é baptizada?

Pretende-se uma resposta simples e directa, sem floreios nem falsos moralismos.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (16:28)

Vamos repetir: A Princesa, após a decisão do tribunal que a retirou aos pais afectivos, entregando-a aos cuidados do pai, deixou de frequentar a catequese, que lhe permitiria, à data, a breve trecho, receber a autorização eclesiástica para receber o sacramento do baptismo.

O Por Esmeralda não reúne as condições suficientes para esclarecer sobre outros pormenores que envolvam o “baptismo de Esmeralda”. Assim, em alternativa poderá consultar os Acórdãos do Tribunal (está lá tudo ?), ou as Autoridades Religiosas.

Por Esmeralda

Natércia disse...

Maria,estou de pleno acordo consigo,haja paciência para aturar certas pessoas.


Ser cristão é mais do que receber o baptismo,ir á missa,e comer a hóstia.

Ser cristão envolve seguir mandamentos que foram deixados por aquele que deve servir(como bem diz a Ana Rita)de modelo,Jesus.

O próprio Salmista suplicava a Deus;"Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei de DEUS.

Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniqüidade e andam nos seus caminhos.

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.

Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos.

Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos."


Decerto que muitos que aqui vêm criticar,exigir o baptismo,e em outros sitios difamam,usando termos ofensivos,e desprezivéis,se sentem bons cristãos.
Mas se não cumprem os requisitos,não podem aspirar sequer sê-lo.E quem manda não está cego.


Andar na lei de DEUS envolve;

Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.


Se os proprios cristãos passassem a ser melhores seguidores de Jesus o mundo, com certeza, seria despertado, e atraido a Biblia e a moral!
Como diz uma velha e sábia frase: "o exemplo vale mais do que 1.000 palavras!"

A vida seria muito melhor sim, só que os que mais falam disso, os que mais falam na religião são os que menos a seguem,e principalmente que
menos poêm em prática aquilo que pregam.
Ninguém é obrigado a seguir uma religião, mas aqueles que crêem,e a seguem são obrigados sim, a fazer a diferença entre as demais pessoas...dando exemplo vivo daquilo que é correto fazer.


Portanto,como têm coragem?Se vocês mesmos são os principais a demostrar,raiva,intolerancia julgam e condenam.Tirem primeiro esse ódio de cima..essa raiva isso impede-os de raciocinar...falam de intolerancia,e de vingança,e depois querem dar lições de moral!Se vocês mesmos não aplicam,como querem dar sermões aos outros?

Anónimo disse...

Aquilo que me foi explicado por um padre foi que, se pede que os pais sejam casados pela Igreja, pois, caso não o sejam, entende-se isso como uma recusa ao sacramento do Matrimónio. Ou seja, se os pais recusam a esse sacramento, também não faz sentido pedirem um sacramento para a criança.

Caso os pais não sejam casados pela igreja porque o Código de Direito Canónico não o permite, o caso é diferente e o baptismo da criança é permitido.



Isto foi-me explicado por um padre, não é interpretação minha.

Espero ter ajudado.


Pedro.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15.39 que respondeu ao anónimo das 14.49

Peço desculpa de nao me expliquei bem...
Por ser divorciada e não estando casada com meu companheiro que é solteiro no BI mas que estamos juntos á 18 anos,dois padres do Barreiro e de Elvas não batizam meu filho que tem agora 15 anos por não sermos casados!Sei que há um padre em Alhos vedros que batiza a troco de dinheiro num envelope...num entanto tenho uma filha mulher que foi batizada sem problemas nenhuns,também na altura era casada,sei que há padres e padres,mas eu dei o meu testemunho que é possivél o padre não batizar por varios motivos,este é o meu caso!

Pedia á direção do por esmeralda que publicasse o comentário,para que o anónimo não duvide do que eu escrevi,e peço porque para mim,este assunto do batizo já está um pouco enfadonho...começa a cansar...mas para ficar esclarecido,acerca do meu testemunho que ficou confuso(a)
OBRIGADO

Anónimo disse...

Este blogue peca por tardio...
Podiam ter começado mais cedo a ajudar o casal Gomes a tomar juízo e comportar-se dignamente perante a justiça portuguesa. Ter-se-ia evitado o sofrimento desta criança a quem chamam Princesa. Afinal, qual seria a lembrança de Esmeralda se tivesse sido entregue ao pai com 2 anos?
Se aqui se apela ao bom senso entre as partes...

Anónimo disse...

Penso que muitos de nós gostariamos de ver esclarecido o assunto do baptismo por uma simples razão: se Esmeralda foi baptizada, então foi com o nome "Ana Filipa", então pergunta pertinente, é como conseguiram registos nesse nome. "Ana Filipa" é um nome do imaginário dos Gomes.

Anónimo disse...

Mas estes anónimos apoiantes de Baltazar que falam falam e não dizem nada, evocam Deus, como se fosse o Zé Manel da esquina, eu não sou crente, mas acho que pessoas desta índole, nem Deus os quer no cèu nem o diabo no inferno!e nós por cá também não os queremos, mas parece que são como o toyota, vieram para ficar.
Lindo é mesmo o comentário do por.esmeralda, muito embora eu acho que vocês não devem ser humanos, mas sim anjos, porque conseguir manter a serenidade com esta gente, que agora também decide invadir a petição, é dose!!
Natércia, a menina continua como sempre alerta e vigilante e sábia.
Apetece-me dizer que o baptismo em nada vai contribuir para a felicidade da Princesa ela precisa é de amor, respeito e sobretudo que entendam aquilo que não diz, por medo, claro porque outra coisa havia de ser1
À Lina e ao Luis, um futuro longo para assistirem ao que de bom aí vem, não conheço a Lina mas sinto que ela é uma mulher cheia de fé, e a fé é que nos salva a par da esperança.
Beijinhos Natércia
Catarina

Anónimo disse...

Muito boa noite a todos!
Como diz uma nossa amiga, aqui, aos puros de coração, portadores de verdadeiros sentimentos humanos, discernindo com sensatez, com tolerância, com realismo...estou convosco no que leio nos vossos textos , onde a sua leitura nos transmite uma sensação de serenidade, de paz,de prazer, de respeito e amor ao próximo.

Os responsáveis por este espaço, esses, como sempre, além da serenidade e do civismo, demonstram uma paciência e um auto-controlo fora do vulgar.
Não sei como conseguem!
No desfiar das provocações, ora é o baptismo , ora são os testes...e a seguir?

Afinal, parece que não está tudo esclarecido nos famigerados Acórdãos.
E, se não está, porque haveriam de saber aqui mais do que foi esclarecido no Tribunal?
Ou afinal nem tudo se esclareceu?
E quem tem o dever de esclarecer?
Não é a justiça?
E já não o fez?
Ou não fez?

Mas que confusão...

O pensamento de hoje é muito bonito.
Tivessem as pessoas , principalmente as de coração duro e de palavras cruéis , um livrinho de pensamentos assim, sempre pronto a consultar e a seguir, e o Mundo seria muito melhor!

"Casar o coração com a razão" . isso sim, é que é sabedoria!

Casamento para a vida, juntinhos, olhando em frente, rumo ao futuro , feliz...muito feliz!
Nesses ,onde não há lugar para o divórcio.
Porque ambos se completam.
Porque ambos se respeitam.
Porque ambos são imprescindíveis.
Porque só ambos , unidos , são a força que dá à nossa alma coragem e determinação para vencermos as batalhas da vida!

Que as pessoas responsáveis , ao tomarem as decisões quanto ao futuro da pequena Esmeralda, tenham presente este "casamento".
Pela sua felicidade!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Passei pelo fórum da petição, ainda bem que está trancado.
Pelo que se vê nos comentários da própria petição...quem nasce torto , tarde ou nunca se endireita.
Há pessoas, realmente, de um nível que não tem explicação.
E lá têm que andar sempre a apagar aquelas babuseiras.

Uma sugestão que não sei se seria possível , para evitar tanta má educação:
Não poderiam os senhores responsáveis trancarem também a petição e deixarem no fórum uma nota com o endereço aqui deste blogue, pedindo às pessoas,(as sérias claro) que quisessem assinar, para enviarem para aqui os dados e o comentário anexo, caso o fizessem, e os senhores copiá-lo-iam para lá ?
Assim fariam logo aqui a triagem do que era sério e do que era falta de vergonha e de educação.
Como percebo pouco disto das informáticas não sei se seria possível, é apenas uma ideia.

É que aquilo até faz envergonhar qualquer ser humano de pertencer à mesma espécie daquela gente.