sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ESTAMOS A PENSAR NA ESMERALDA




Por estes dias, vive-se um tempo muito importante e delicado.

Esmeralda viu a sua vida enrolada num duro revês e não fosse a sua tenra idade e o seu discernimento, já se poderia ter sentido impelida a reagir doutra forma.

Graças a Deus que assim não foi e Esmeralda, revelando alguns sinais de sofrimento psicológico, próprios das crianças da sua idade, não está doente. Como já está comprovado cientificamente, Esmeralda não sofre de nenhuma situação psicopatológica. Ela está apenas e tão só a viver um conflito interno, em que de um lado tem os pais afectivos, com quem estabeleceu laços sócio-afectivos e de filiação há mais tempo, e de outro lado, o pai biológico, cujo convívio familiar foi iniciado há pouco tempo.

Ela está pois neste momento a percorrer um caminho novo, despojada das recordações de vida que tinha interiorizado. Estão a oferecer-lhe outras experiências, quiçá tão boas como as que já tinha conhecido, mas que não conseguirá apagar.

Este novo período é pois muito importante que se desenrole num clima de grande calma. A Esmeralda precisa de interiorizar bem as suas novas realidades de vida e criar no seu coração, espaços de afecto para todos os adultos que a disputam.

O ruído que nos últimos dias se tem ouvido com acusações, por vezes insultuosas em nada a estará a ajudar. Não tenhamos receio – o coração da Esmeralda tem amor para distribuir por todos. No entanto, caberá aos adultos responsáveis que a amam, neste momento tão delicado, protegê-la, deixando-a novamente desabrochar na sua alegria de uma criança de seis anos, sem medos e sobretudo sem cinismos.

Estamos a pensar em ti, ESMERALDA.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo com tudo o que é escrito neste texto.
A Menina precisa de viver rodeada de amor, carinho e paz, sem que lhe seja incutido no seu coraçãozinho ódio por aqueles que ela amou (e continuará a amar)como se fossem seus pais de verdade. A Esmeralda merece ser feliz. Amar e ser amada por todos.
Lita

Anónimo disse...

É com agrado que vejo aqui este blog.
Outrora fui leitora assídua do blog Ermeralda-sim, o qual deixei de frequenter pois todas as opiniões e comentários que não estivessem do lado do Sr. Baltazar, viam-se simplesmente não publicados.
É com enorme desagrado que verifico esta situação no "outro blog", o que me deixa deveras triste e pensativa...mas será que não sou livre de expressar a minha opinião se for contrária à daquele Sr. (que nem é digno que assim lhe chame) Baltazar Nunes???
É lamentável o que este Sr. tem vindo a fazer, desde pedir apoios (tem que ficar em casa e não pode trabalhar pois tem que acompanhar a filha...POUPE-ME), ao mediatismo que tem vindo a chamar a si.
Dou-lhe os Parabéns Baltazar (repare que desta vez não o tratei por Sr.), encontrou uma galinha dos ovos de ouro (sua filha)!!!
Pense já na próxima brasileira a engravidar...

Anónimo disse...

Não sei quem é o autor deste Blogue,mas ACREDITO que foi a força de um conjunto de pessoas de BEM, gente simples,gente de PAZ,gente que sabe o que significa nas palavras e nos actos o AMOR a todas as crianças, e neste caso à nossa ESMERALDA/ANA FILIPA, que com sabedoria e conhecimentos de informática criou esta forma de directamente no site podermos falar uns com os outros.É com gratidão que O ou Vos saúdo por este gesto que só nos enriquecerá.
Permitam-me que me apresente; Sou a Maria de Lourdes e se procuraram encontrarão nos jornais destak,Maria de Lourdes ou Maria Sanches, ou Marylu.No Expresso - Origens - no Sol Marylu,- nos Blogues Dizer Bem Sargento Luis Gomes, Maria Adelina-Maria de Lourdes-- e até no ESMERALDA SIM-Maria de Lourdes- decidi dar o meu testemunho com o meu nome e falei dirigindo-me à nossa menina como se junto dela estivésse, e também escrevi para o Sr.Baltazar, porque acredito que o coração dos homens se PODE TRANSFORMAR. Tenho mais de 60 anos e nada sabia de internet. Perdi o MEDO e pela ANA FILIPA meti-me nisto num desejo de partilhar e dar opiniões ,que não fiquem apenas nas palavras pois" com uns e outros que sentem que o AMOR e A VERDADE são CAMINHO DE ESPERANÇA AQUI ESTOU. Estive no POLITEAMA no célebre MUSICAL CUJA RECEITA O SR. La Feria partilhou com o LUis Gomes para que ele pudésse pagar ao Baltazar, os célebres 30 e tal mil Euros que por decisão do tribunal lhe foram pagos. Aí conheci o Sargento Luis Gomes que dignamente no palco e na sua simplicidade nos disse que"" UM DIA A MENINA HAVERIA DE CONHECER A SUA HISTÓRIA, e o estarmos ali era um pedacinho dessa mesma história. Já muito antes me uni a este caso porque também sou mãe adoptiva de uma jovem de 30 anos (em adopção plena e sou mãe de coração de uma pequenita que fez 7 anos com a qual tenho uma relação maravilhosa) Delas tenho recebido as maiores LIÇÕES DE VIDA. Por elas e com elas sinto uma pequena "autoridade" nas minhas afirmações. Não estou cansada por escrever sempre onde encontro lugar e até ser repetitiva, mas passo muitas noites e dias a pensar que temos de passar das palavras à acção e acordar aqueles que não conhecem a VERDADE INTEIRA. Noutro dia fui aos correios enviar um telegrama ao casal Gomes e ali mesmo conversei com as pessoas e apenas contei a história sem rancores nem ódios, nem alimentei disputas nem escolhas. Falei de uma menina e da verdade dos factos, até dos erros cometidos por falta de conhecimento e contei tudo o que sabia. Na escola da minha vida repleta de acontecimentos tive a sorte de aprender muitas coisas e uma delas é que a mensagem quando Verdadeira e Sincera deve ser passada por NÓS, ONDE ESTIVERMOS E COM QUEM ESTIVERMOS. Se acreditarem nisto passem as verdades que vamos partilhando, convidem os vossos amigos a assinar a petição. NAO CUSTA NADA É um smples gesto que nos fará sair do nosso Mundo e dar força aos que estão a sofrer só porque foram CAPAZES DE AMAR. Dai-me a vossa opinião para não nos sentirmos Sós. Tenho algumas ideias Talvez ainda hoje as partilharei aqui convosco. Obrigada - Maria de Lourdes