domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quem foi a mãe de Esmeralda desde os três meses até aos sete anos?


Relatório de Avaliação Psicológica efectuada a Adelina Lagarto no Instituto de Medicina Legal (Delegação do centro), no âmbito do Proc. 1149/03.3TBRNV-G – Alteração da Regulação do Poder paternal, que decorre no 2º Juízo do tribunal Judicial de Torres Novas.
1) Matrizes Progressivas de Raven, prova utilizada para avaliar o nível intelectual global.
Resultado: 34 (trinta e quatro). Este valor enquadra-se no limite superior da Classe Médio (valores entre 21 e 34), garantindo a existência de um nível intelectual compatível com a normalidade, comparativamente ao esperado para a população em geral.
2) Inventário Multifásico de personalidade de Minnesota (MMPI)
Resultado:- Todas as escalas de validade se encontram dentro dos padrões normalizados, podendo o perfil clínico ser considerado válido.
- Analisando a distribuição das escalas clínicas, verificamos estar em presença de um perfil com valores dentro da normalidade, sem evidência de psicopatologia, estando as principais características de personalidade da examinada associada à escala 6 (paranóia), a mais elevada com 68 pontos. Este padrão de resposta, numa dimensão normal, e no sexo feminino, determina uma personalidade com características de hipersensibilidade, desconfiança e ressentimento (que deverão ser entendidas à luz das ocorrências a que a examinada tem estado exposta). Por outro lado, revelam-se pessoas generosas, francas, cautelosas, racionais, com espírito de iniciativa.
3) BSI (Inventário de Sintomas Patológicos), que inclui 9 factores (somatização; obsessão; sensibilidade interna; depressão; ansiedade; hostilidade; ansiedade fóbica; ideação paranóide; psicose)
Resultado: Total de 3 (três) pontos
É de realçar que todas as dimensões revelam valores normais (situados no intervalo dos resultados obtidos, na investigação, para o grupo dos indivíduos sem perturbações emocionais). Pode-se concluir que não existe sintomatologia psicopatológica invalidante.
4) E.P.I. (Inventário de Personalidade de Eysenck)
N (Neuroticismo) = 02 média = 11,37
E (Extroversão) = 11 média = 12,5
L (Mentira) = 06 média = 3,8
Estes valores determinam traços de personalidade onde predomina a estabilidade emocional a níveis de extroversão médios. É um padrão de resposta habitual em personalidades calmas, controladas, moderadas, mas dinâmicas.
5) Escala de Auto-Avaliação de Ansiedade-Estado de Zung
Resultado: 22 (vinte e dois), encontrando-se dentro da média de acordo com o grupo etário e sexo, podendo concluir-se que a examinada não revela tendência para reagir com índices excessivos de ansiedade, mesmo quando colocada perante situações de grande tensão emocional.
6) QVS – Questionário de Vulnerabilidade ao Stress (que inclui sete factores: Perfeccionismo/intolerância à frustração; Inibição/dependência funcional; Carência de apoio social; Condições de vida adversas; Dramatização da existência; Subjugação; Deprivação de afecto/rejeição).
Resultado: A nota global obtida foi 25 (vinte e cinco). Pressupõe estarmos perante uma pessoa que reage razoavelmente ao stress. No entanto, em duas dimensões a examinada revela alguma vulnerabilidade: Subjugação e Dramatização da existência (factores que determinam tendência para valorizar as ocorrências negativas da vida) .
7) IRP – Inventário de Resolução de Problemas (escala de auto avaliação que permite obter uma nota global e valores informativos relativos a 9 factores: pedido de ajuda; confronto e resolução activa dos problemas; abandono passivo perante a situação; controlo interno/externo dos problemas; estratégias de controlo das emoções; atitude activa de não interferência das ocorrências da vida quotidiana; agressividade internalizada/externalizada; auto responsabilização/medo das consequências; confronto com o problema/planificação de estratégias)
Resultado: Os resultados obtidos indicam, na globalidade, que a examinada dispõe de estratégias para lidar com as situações de ameaça, dano e desafio, com que se depare e para as quais não tenha respostas de rotina preparadas.
8) PSI – Índice de Stress parental (questionário destinado a avaliar o grau de stress que o desempenho da função parental poderá desencadear e que não avalia stress desencadeado por outras situações)
Resultado: Após análise dos resultados, verificamos que o total se situa no percentil 10 (dez). De acordo com o manual deste instrumento de medida, o ponto de corte a partir do qual se considera que a função parental desencadeia stress patológico é 85 (oitenta e cinco). Pode-se concluir neste caso que, no desempenho de funções parentais, a examinada desenvolve níveis de stress mínimos, compatíveis com o exercício da parentalidade.
Conclusão:
Tendo em conta os resultados obtidos nas diferentes provas psicológicas a que a examinada foi submetida, bem como através do contacto mantido com a mesma, podemos concluir o seguinte:
- Revelou possuir um funcionamento cognitivo global compatível com a média esperada para a população em geral.
- Na avaliação das características específicas da personalidade, verificou-se a inexistência de sintomatologia patológica.
- A estrutura da sua personalidade está assente em traços de estabilidade emocional, com níveis moderados de extroversão.
- Os resultados obtidos em relação à vulnerabilidade ao stress indicam que é uma pessoa que reage razoavelmente ao stress, apresentando níveis de ansiedade considerados dentro da normalidade.
- Possui estratégias para lidar com situações de ameaça, dano e desafio com que se depara e para as quais não tem respostas de rotina preparadas.
- No exercício da parentalidade, a examinada desenvolve níveis de stress mínimos.
Nota da Direcção do Blog: Podem agora todos os amigos do casal Luís Gomes e Adelina Lagarto confirmarem aquilo que parecia ser. Neste caso, o que parece também é.
Ficamos todos muito mais tranquilos, muito mais cientes das nossas certezas e sobretudo muito mais fortes nas nossas esperanças e sonhos.

91 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que publicam o relatório. mais uma vez se prova as MENTIRAS que nos tentam impingir. Como querem que acreditemos que a criança está bem, se só ouvimos mentiras desses senhores.

Anónimo disse...

Para quem dúvidava das capacidades deste casal,obrigado,por terem desfeito essas mesmas dúvidas.

Para aqueles que como eu nunca as tiveram,a confirmação que,não podiam ser melhores seres humanos
equilibrados e dignos.

Desta vossa amiga.

Natércia.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Orlando Pires informa a Direcção de Esmeralda-Sim:

"O Blog da concorrência exultou!"

Não há concorrência quando está o superior interesse de uma criança em primeiro plano.

Não há concorrência, não há jogos, não há disputas, há apenas um desejo forte que tudo seja pelo melhor de Esmeralda.

Por tal motivo, antes de qualquer comentário, a Direcção agradeceu do fundo do coração a Baltazar por tudo ontem ter corrido tão bem. Grande parte dessa encontro em harmonia se deve a Baltazar.

Por Esmeralda

23 de Fevereiro de 2009 12:37

Anónimo disse...

Eu não tenho dúvidas sobre as capacidades do casal Gomes para criar uma criança.
Não há pessoas perfeitas, nem pais perfeitos, nem educação perfeita.
A questão aqui é que esta menina tem pai, e mesmo que ele tivesse errado, é pai, e sempre disse que se ela fosse sua filha, a queria criar como é seu dever e seu direito. Baltazar terá errado numa fase inicial, mas não nos esqueçamos que ele só tinha 21 anos, era muito jovem e não estava preparado.A senhora Aidida tinha para cima de 35, saberia melhor o que estava a fazer, era mais experiente e se engravidou a culpa foi de ambos.
O superior interesse de uma criança é em primeiro lugar estar com os seus pais, desde que haja condições para isso, o que é aqui o caso.
O facto de alguém criar uma criança durante um certo tempo, não lhe dá o direito de ficar com ela.
Se eu encontrar uma criança abandonada, tenho o dever de cuidar dela, mas não tenho o direito de ficar com ela.
Esmeralda nunca poderá ser adoptada porque tem um pai que sempre disse que se ela fosse sua filha a queria criar. A exigência dos testes é, a meu ver, muito sensata dadas as circunstâncias. Mas uma coisa é certa, a sra.Aidida não mentiu quanto à paternidade, por isso merece respeito.
O casal Gomes fez tudo de forma errada.Queriam um bebé pequenino, lindo e saudável, pois é, mas os bebés não se encomendam nas lojas.
Há milhares de casais à espera e poucos conseguem adoptar um com estas características. Os maiores, os deficientes, os de raça diferente, poucos os querem.
Esmeralda parece estar bem com o pai, mas deve, se o desejar, conviver com a mãe e com o casal Gomes.
Acredito que Baltazar não lhe negará esse desejo.
Não gosto das ofensa que vejo tanto a uns como a outros.Tenho a minha opinião, mas não quero ofender ninguém, e os nomes escrevo-os todos com letra grande por uma questão de educação e de respeito respeito.

Anónimo disse...

Esmeralda disse...
ESCLARECIMENTO:


Continuamos a receber comentários anónimos, provocatórios, que põem em causa a veracidade das notícias que aqui vamos dando.

Outros, sempre "por amor" à criança, dedicam-se ao trabalho de enlamear a honra e a dignidade de Baltazar, e de alguns dos seus apoiantes, pessoas cujo único "crime" é darem a cara pela causa da Justiça e dos Direitos Humanos.

Ao que hoje nos informaram, alguns desses energúmenos concentram essas práticas terroristas no Blogue dito da "concorrência".

Ninguém, deste espaço, frequenta tais leituras. Mas, se assim é, perguntamos nós a "Orlando Pires":

Será que também essa vergonhosa campanha difamatória, e de calúnias, é exercida em nome dos "superiores interesses" de Esmeralda?

Já alguma vez o próprio Luís Gomes se demarcou de tais parnóias?

Por favor, não nos façam rir!...

É que "Por Esmeralda" só há uns...

Estes!...

Aqui!...

Somos nós!...


A Direcção do Blogue

23 de Fevereiro de 2009 13:05

Anónimo disse...

"O blog da concorrência exultou!"

Realmente...frase lamentável!

Mas, ao mesmo tempo é a confirmação de que há pessoas que apenas tratam este caso como uma mera disputa do tipo clubístico.

Para essas pessoas que tanto apregoam o interesse pela felicidade da "Dadinha", ainda bem que se desmascaram cada vez mais com as atitudes que tomam!
É bem verdade...o Povo ensina-nos muito nos seus adágios simples mas sábios :"mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo" ou..."gato escondido com o rabo de fora"

Em vez de estarem felizes porque a criança se portou lindamente com a sua mãe Adida ( a tal que apelidam de "incubadora", para citar o "mimo" mais suave), significando isso que continua uma menina meiga, inteligente, com um comportamento "normal"...o que parece é que desejariam assistir a um show de atitudes de rejeição e repulsa , a uma cena triste tipo " drama barato", a um comportamento desajustado por parte desta criança.

Parabéns a Esmeralda , que parece continuar a menina dócil e bem educada , valores que não esqueceu , e lhe foram transmitidos por quem a criou!

Parabéns também a seus pais de afecto, que continuam decerto a rever-se na bela "obra " que ajudaram a formar ( um ser humano muito bonito em termos de educação)

Parabéns, igualmente, a Baltazar porque parece que ontem se portou à altura do que lhe foi recomendado .Seria por estar sozinho?
É que, apesar de eu considerar que foi o seu comportamento inicial irresponsável o causador de toda esta triste história, parece que, quando quer, consegue portar-se de maneira mais digna do que a maioria das pessoas que pululam à sua volta e que dizem apoiá-lo.

E...finalmente...para desfazer tanta campanha insultuosa a respeito, parabéns também à Direcção deste blog pela publicação do relatório àcerca de Adelina Lagarto.

É triste ter que se chegar ao ponto de ser necessário publicar documentos que deveriam ser da esfera privada, tal a campanha difamatória que gente sem escrúpulos teima em levar a cabo contra pessoas respeitáveis e dignas!

Ps: E a propósito de textos atrás publicados e das acusações que fazem, nunca vi neste blog termos tão insultuosos, tanto destilar de ódios e desejos de vingança como nesse outro lugar "Esmeralda sim".
Quanto às opiniões, cada um terá a sua e deverá ter liberdade de expressá-la com educação e civismo!

Anónimo disse...

O teor deste documento, sobre a srª Adelina Lagarto, nem precisava, de todo, ser conhecido.

A educação, os sentimentos e valores que, mesmo os detractores deste casal reconhecem a esta criança, falam por si.

Uma criança tão bonita por dentro, quanto por fora, só pode reflectir um crescimento harmonioso e feliz em ambiente onde o afecto e a segurança foram presença constante.

E tudo isto seria impensável ser transmitido por pessoas "paranóicas" e "psicopatas" como tantas vezes tenho visto o casal Gomes ser classificado pelas pessoas que se apresentam como apoiantes do sr. Baltazar.

Ao menos tenhamos a humildade de reconhecer que fizeram um belíssimo trabalho quanto à educação desta criança!

Anónimo disse...

Boa Noite.
De tanta barbaridade que tenho lido
vou citar uma que me chocou especialmente,por vêr até que ponto
um ser humano pode desclassificar outro,humilhar,e espezinhar.Uma tal de Fátima (USA),considera Aidida tão desprezivel,que para ela nem para tapete de limpar os pés serve.
Que tipo de pessoas,faz esta observação sobre um ser humano?

Será que não temos todos sentimentos?

Não será triste saber que existem pessoas assim,por isso o mundo está como está!

Da vossa amiga Natércia.

Anónimo disse...

Para quem, num outro espaço, tem insultado este , acusando injustamente de tantas coisas feias ...o que qualquer pessoa pode facilmente desmentir pela leitura das intervenções publicadas, aqui vai apenas um exemplo dos mais "suaves" do seu nível de participação nesse mesmo espaço, fazendo referência a este blog.:

[[Fatima (USA) disse...
Ao ANONIMO e todos os Anonimos que veem a este bogue destabilizar e criar confusao pk nao vao dar uma volta ao milhar grande?
Se vcs teem o blogue que e a favor do CASAL DE CRIMINOSOS e da TARADA DA AIDIDA, pk vcs nao vao apoiar quem parece ser igual a vcs?
Os vossos comentarios tem realmente " sabor a comida podre e estragada".Continua se a ver a ignorancia e a estupidez, alem claro, de alguma ma educacao, pk ninguem vai a casa do vizinho ditar sentencas.
Se a AIDIDA e assim tao boa mae, pk n tem um filho com ela? Eu se fosse homen nem queria a Aidida nem para tapete da minha casa de banho. ]]


Vejam só o que diz esta senhora.
que belo exemplo de educação e
da moderação de comentários!

Este mimo é do esmeralda sim.


Sem comentários!

Anónimo disse...

Tal como o disse para Luis Gomes, aqui hoje o digo para Maria Adelina
Obrigada por seres tão normal ou mais ainda do que muitos de nós que
nunca foram submetidos a estes testes.
Já pensaram, se por acaso todos os pais e mães deste país; ricos, remediados, pobres, se submetessem a estes testes, quantas surpresas se iriam encontrar???
Mas...Que seria de tantas crianças
filhos desses seres por má sorte? destino? condições e limitações de própria Vida? Filhos indesejados?
Pais irresponsáveis? Jovens imaturos sem preparação para assumir compromissos? Pobreza a todos os níveis? Vidas degradadas?

Ai meu Deus, quantos ORFÃOS teremos?
quantos ORFÃOS são vítimas das não
AVALIAÇÕES por testes como estes?
Depois de ler e tentar perceber o que já era conhecido revejo com Orgulho a atitude de entrega deste casal onde o AMOR é Força, onde a simplicidade e dignidade é oferta gratuita, capaz de nos fazer sentir pequenos porque neste AMOR,nesta passagem de valores para aquela que consideram FILHA e tantas qualidades mostra ter herdado, só podemos ter gratidão para com eles. Na verdade, "quem não deve não teme"...
Todos os dias e diante de tantas mensagens enriquecedoras, disse e repito-o: Estamos todos mais ricos e nestes sinais de esperança vale a pena CONTINUARMOS JUNTOS! Sobretudo por TI ANA FILIPA...

Anónimo disse...

Sempre haverá mais ignorantes que sabedores, enquanto a ignorância for gratuita e a ciência dispendiosa .

A ignorância escandaliza o entendimento


A ignorância obra monstros

Ao ignorante, aborrece o entendido

O ignorante é pouco tolerante

Quanto mais ignorante, mais arrogante


Ignorância e vento têm grande atrevimento


A cabeça do ignorante é uma esponja seca

A ignorância é a maior pobreza

Ao ignorante sempre aborrece o sabedor

A ignorância dócil é desculpável, mas a presumida é refractária, é desprezível e intolerável.


A ignorância força-nos a fazer duas vezes o mesmo caminho

Quando somos assim ignorantes não respeitamos os outros,nem nos damos ao respeito.
Quem pode crêr em pessoas assim?
Podem continuar a ibgnorar o sofrimento de uma criança,mas não podem calar os que sofrem com ela.

Anónimo disse...

O casal Gomes, na minha opinião, tem todo o direito de continuar a criar a SUA filha.
Espero que os "movimentos" que se sentem para que a justiça seja realmente feita, consigam manter a chama de esperança destes pais.
Vamos acreditar que o povo não se vai calar e vai fazer-se justiça.
Realmente que raio de democracia é esta?

Por Esmeralda disse...

Já todos percebemos que ainda que a visita de Aidida a Esmeralda tenha corrido tão bem, continua a ser bem visível um grande nervosismo.

Já todos percebemos que o nosso reconhecimento sentido e sincero a Baltazar, pela forma como esteve presente neste encontro, surtiu umma onda de insultos, agora mais incisivos.

Já todos percebemos que pelo atrás exposto, de nada servirá referir defeitos, a quem se calhar não faz melhor porque ninguém lhe ensinou. Vamos continuar a dar o exemplo.


Já todos percebemos que só faremos a diferença pelo respeito por aqueles que gratuitamente nos insultam e pelos comentários moderados.

Pois se até a comunicação social percebeu, também nós assim vamos continuar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

À Direcção do blog:

Apenas me apetece fazer como é comum
dizer-se:

Ao vosso comentário anterior...assino por baixo!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Quem continua a alimentar polémicas,são os comentadores
do blog oficial de Baltazar.O doutor Cândido,mentor do blog ,não têm interesse em que ele caia no esquecimento.O assunto Esmeralda devia estar morto e enterrado,mas interesses maiores se elevam,com o tempo vamos vêr isso.
Se deixassem de alimentar polémicas,estava tudo na paz,mas há quem persista em manter a guerra.
Nestas coisa aparecem sempre oportunistas ,que se armam em beneméritos,para depois tirar dividendos,que podem ser materiais,ou morais.Ficar bem na foto de um caso destes é essencial.
Tão mediatizado,é dificil de esquecer,certamente trará beneficios no futuro.É pena que usem pessoas,que não se sabem defender de uns e outros.
Baltazar como pai de Esmeralda,devia pôr um ponto final neste assunto,mas a divida moral para com o Dr e apoiantes
não o deixa raciocinar,e também há quem constantemente o lembre,de quão bom foi o Dr,e que se não fosse ele Baltazar não tinha ficado com a filha.

Se calhar ainda vamos ouvir muita coisa sobre esta história
escrita e contada,por pessoas que fazem da ficção o seu modo de vida!!!!

Anónimo disse...

Boa noite a todos os leitores deste blogue!
Já aqui comentei uma vez, tendo sido publicado o meu comentário, que julgo ser apenas e tão somente a minha opinião e não pretendo julgar ninguém. Aliás, este caso já foi largamente julgado nos devidos tribunais.
Relativamente á minha opinião sobre Aidida, como mulher e mãe que sou, esta senhora não me merece qualquer respeito. 1º porque preferiu "dar" uma criança, sua filha, a um casal que não conhecia. Fez-lo através de uma intermediária. Existem neste país várias soluções para familias sem posses e com dificuldades. A desculpa do desconhecimento das leis não justifica "abrir" mão do bem mais precioso que uma mulher pode ter: um filho!
Neste processo, a única pessoa á qual não reconheço nenhuma legitimidade para conviver e fazer parte da vida de Esmeralda é à sra Aidida.
Quanto ao casal Gomes, a vida deu-lhes uma dura lição, qua amar é respeitar. Não duvido do seu amor por Esmeralda, mas a meu ver, negar-lhe o passado, o nome e o pai, é simplesmente errado!
Restas-lhes esperar que Esmeralda os perdoe, também em nome do amor, do carinho e dedicação por sete anos da sua vida!
A vida em sociedade é feita de leis e regras, não agradam a todos, mas é assim que se estabelecem bases para todos vivermos juntos, ás vezez alguém tem de tomar decisões dificeis, esse alguém aqui foi a juíza.
Em verdade, penso que o casal Gomes sabe que errou, e errar é humano, a bem de Esmeralda, reconhecer esse erro é seguir em frente para uma vida em conjunto com a menina!

Ana F.

Anónimo disse...

Meu Deus,Esmeralda,a quem estás entregue?Ao vicio,á depravação,ao ódio,áignorância,ao desespero,á ganância,ao poder,ao desejo de vingança?
Pobre Esmeralda,pobre criança,triste sina a tua,e daqueles que te amam,
pobres pais,que penar e tristeza,por ti criança,que saiste dum sonho,e entraste num pesadêlo,que terminará por tua vontade.

Anónimo disse...

Bom dia.
O meu objectivo hoje é de vos pôr uma pergunta.

Porque é que o casal Gomes,não processa aqueles "senhores "do esmeralda sim por difamação?
Provas existem mais que muitas,basta lêr o blog,para vêr que medo não têm
quase todos se identificam,dizem barbaridades e ainda desafiam que,os processem caso naõ seja verdade.
Caramba,que a paciência têm limites.
Se fosse comigo,não se ficavam a rir de tudo´já que lutaram por tanta coisa,lutem agora pela vossa dignidade,que esta pouca vergonha devia acabar.
Há acusações,desrespeito,ordinarice,
que tenho a certeza que se apresentadas as provas em local devido ,aquela gente não se ficava por ali ,haviam de têr que provar se é verdade o que dizem.
Não sei se isto chega ao casal,espero que sim,e que acionem os meios legais,se preciso fôr,que encerrem,aquela espelunca.

Um bem aja ao casal e força.

PS:se não quiserem publicar,tudo bem,se puderem digam ´só qualquer coisa para eu saber que o comentário foi recebido.Obrigado.

Ana Rita.

Anónimo disse...

Estou muito preocupada. Já consegui falar com alguém que está todos os dias com a Esmeralda e essa pessoa confessou-me que os olhos dela estão tristes. Quando a deixam de manhã na escola ela corre para a liberdade. E é só por isso que os progressos escolares se vão mantendo.

Ana Maria

Anónimo disse...

A Ana Rita:

Comungo inteiramente das suas palavras e ideias.

Realmente o teor de participações que se publicam no espaço que refere, são do mais lamentável em termos de educação .
Reinam os insultos, as ameaças, os desejos de vingança a respeito do casal , em especial ao sargento Gomes.

Eu também acho que poderia ser alvo de uma queixa em lugar próprio, por difamação e ataques insultuosos.
Mas, acho, igualmente, que este casal talvez não se sinta, no momento, com força anímica bastante para enveredar por esses meandros .
Ainda para mais, tendo sido atingidos por condenações que eu considero exageradas e decisões judiciais de competência duvidosa.

Apesar de tão lamentável movimento com o objectivo único de denegrir estas pessoas , talvez isso não seja o que mais os faz sofrer nesta altura.

Quanto aos mentores desta "cruzada" de maledicência e falta de civismo, acho no mínimo incoerente tanto alarde ao respeito pela Justiça , pelo Estado de Direito e pelos seus agentes :Tribunais e Juízes... quando, afinal, o que fazem, são verdadeiros actos de "justiça" popular, com julgamento e condenação em praça pública, ou, mais exactamente, em internet pública!

M.C.

Ps: Mas atenção!...quem os tentar "atacar " a eles são imediatamente ameaçados com processos-crime!

Anónimo disse...

Ana Maria

TEnha paciência, quado se faz uma afirmação temos que provar.Não é criticar os outros e depois fazer igual ou pior.
Se esteve com uma pessoa, que convive diáriamente com Esmeralda e lhe disse que a Esmeralda tinha os olhos tristes, diga quem é a pessoa.Sabe que nestas alturas aparecem pessoas a dizer coisas para todos os gostos.É necessário muito cuidado, quando reproduzimos tal.Não será dificil, encontrar um sem número de pessoas, capazes de afirmar isso e muito mais se necessário for.Deixem fazer o trabalho à pedopsiquiátra, sem pressões, que só prejudicam.Isto é como quando desaparece, uma criança: nos dias seguintes imensas pessoas a vêm nos lugares mais dispares. A maioria dos que eram contra Baltazar, Ana Vasconcelos, Jornalistas, vizinhos, dizem que ela está feliz.Agora vem você dizer, que uma pessoa lhe disse, que viu Esmeralda e esta estava muito triste.Se ela andasse mesmo muito triste, jamais teria aproveitamento escolar.Só quem nunca conviveu de perto com crianças, consegue dizer uma alarvidade dessa.Com estas afirmações sem fundamento, só estão a prejudicar a causa do sargento Gomes.
Eu não sei se está alegre ou triste, mas porque alguém me diz seja o que for não faço afirmações dessas.

Anónimo disse...

Resposta a Anónimo das 17:59

Se convive de perto com crianças e não entendeu a mensagem que eu aqui quis deixar, então desculpe-me, mas ou não é verdade, ou não está a par das complicações que a qualquer momento a vida de Esmeralda corre.

Além do mais, já se perguntou porque é que os apoiantes do Sr. Baltazar têm necessidade de apregoar tantas vezes a alegria de Esmeralda? E se estão tão confiantes, qual o motivo porque as suas mensagens, esclarecimentos ou comentários, revelam cada vez mais uma necessidade grande de denegrir os Gomes e a Aidida? E porque é que até domingo admitiam alumas reservas quanto à Dra Ana Vasconcelos e agora até regulam comentários onde os seus procedimentros possam ser questionados? O que é que acha que foi aquela notícia do Expresso? Porque é que a Dra Ana Vasconcelos não desmentiu a entrevista publicada?

Antes de negar algo que não sabe, faça como se pede na Petiçao - Pare e faça uma reflexão séria.

Ana Maria

Anónimo disse...

Ana Maria

Se tivesse convivência com crianças da idade de Esmeralda, não dizia o que diz.
Tanto quanto sei e só amanhã poderei confirmar a veracidade do facto, a Dra. Ana Vasconcelos, teria desmentido.Esperemos.
Nâo se precipite, pois eaas foi mais uma precipitação sua.Bastava esperar algumas horas.Até pode ter razão e não haver qualquer desmentido, mas e se aparecer o desmentido? Como vai ficar?
Acha que isso beneficia a causa?
Tenha calma e não fale tanto de cor.
Saber esperar é uma grande virtude!
Interprete isto como critica saudável.Por vezes a inexperiência e alguma inépcia para lidar com situações como estas levam-nos a prejudicar mais do que a beneficiar.A pressa é inimiga do bom!
O facto de estarem mais mansos com a Dra.Ana Vasconcelos, penso ser mais para dar graxa à mesma, que outra coisa qualquer.Se ela tivesse manifestado essa ideia, seria motivo para terem atacado mais e não o contrário.
Renha um bom fim de semana.

Anónimo disse...

Ana Maria

Se lidasse com crianças de sete anos não fazia as afirmações que faz.
Para provar a sua inexperiência e pouca perspicácia, para lidar com assuntos destes, porque não esperou algumas horas, para saber se a Dra.Ana Vasconcelos, tinha feito o desmentido ou não? POssivelmente não o terá feito! Mas, se o fez.Como vai ficar a Ana Maria.
Por vezes atitudes, essas sim menos pebsadas, em vez de beneficiarm a causa, acabam em última análise por prejudicar.
Peço-lhe que actue mais com a cabeça e menos com o coração. Aprendamos com os erros passados.Esse foi realmente o único erro da familia Gomes, e estamos a ver no que deu.
A pressa é inimiga da perfeição.


Passe um bom fim de semana.

Anónimo disse...

Para Anónimos:

Infelizmente tudo o que disse sobre Esmeralda não se trata de nenhuma precipitação. Tão pouco estou cheia de pressa. Só quero alertar para uma realidade que uns teimosamente mascaram e outros esperam que se desencadeie. Parece até que estão à espera que algo aconteça para depois enterrarem o "machado" e atribuirem as culpas.

Mas alguém sério é capaz de pensar que a situação da Esmeralda não é de risco?

À medida que se vai aproximando o dia 22 de Março a ansiedade e as pressões vão sendo cada vez maiores.

Quanto ao desmentido da Dra Ana Vasconcelos - ela disse alguma coisa que fosse escandalosamente desmentível? Mas se o desmentir, mais uma vez me rendo à sua inteligência. Entendeu agora?

Anónimo disse...

Ana Maria

Se a Dra. desmentir eu não sou inteligente. Sou é possivelmente mais velho do aue a Sra. e consequentemente mais experiente, nestas coisas.
Penso que não será a Sra. que vai avaliar se Esmeralda corre risco ou não.Para isso está a ser acompanhada, por uma especialista.
Mais uma vez, está a falar de cor.
Tenha calma e comente as coisas, à medida que poder provar o que diz.ASssim é complicado e fácilmente desmontável.

Bem agora é que é.
Um bom fim de semana para si.

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Maria

Tal como os anteriores anónimos, sensatamente lhe propuseram uma reflexão mais apurada sobre o que pretendia comunicar, também a direcção deste espaço julga pouco correcto enviar mensagens de alarme e/ou pânico quanto à situação emocional da pequena Esmeralda, sobretudo quando a origem foi "alguém que disse".

A moderação de comentários apenas autorizou a publicação do seu comentário por permitir que a vertente de opinião se redireccione para Esmeralda, em particular.

Pelos seus comentários anteriores, podemos perceber que está verdadeiramente preocupada, até porque o que informa já é do nosso conhecimento há algum tempo. Contudo, depois das decisões tomadas é necessário deixar Esmeralda viver com estabilidade e permitir que Baltazar demonstre toda a grande vontade que tinha de ser pai.

A direcção de Por Esmeralda

Anónimo disse...

Eu já fiz questão de mandar guardar o Expresso,visto que é um semanário,depresssa esgota,porque quero certificar-me caso saia alguma noticia,ou desmentido.
Realmente,temos de ser cautelosos,isso não quer dizer que
Ana Maria,não tenha razão,mas o tempo,está do lado do bom senso,e com o tempo se verá quem têm razão e quem fala verdade.Ana Maria parabéns pela sua coragem!

Quanto ao casal,é realmente,triste vêr estas pessoas serem tratados de maneira tão indigna,mas é também comprensivel que estejam agora concentrados, em encontrar forças para superar a ausência de Esmeralda,Mas se Deus quiser,em breve irão vêr a menina,têm que têr muita coragem.

Ana Rita

Anónimo disse...

Ao ler os comentários anteriores percebe-se que este caso continua a suscitar"paixões"e simultaneamente pontos de vista com sentidos diferentes mas, de certo modo, coincidentes: o interesse pelo bem-estar desta criança.

Sem questionar notícias reais ou forjadas e o "diz que diz"...eu, que não sou ninguém importante para opinar em matéria de saúde mental, mas que tenho mais de 30 anos de trabalho com crianças destas idades, não tenho dúvidas de que, o que foi feito de maneira tão abrupta vai marcar esta menina, se não agora, pelo menos no futuro.

É impensável que uma ruptura feita de forma tão abrupta, numa fase da vida em que o desenvolvimento harmonioso, a segurança e os afectos são fundamentais e reestruturantes na formação da nossa personalidade, sejam escamoteados.

Não me espanta que a menina se mostre alegre e feliz...sobretudo se é uma criança inteligente consegue auto-disciplinar-se e conformar-se com a realidade que passou a ser a sua...e tudo irá fazer para não demonstrar o contrário. Sendo bem tratada, sentindo carinho e atenção à sua volta, ela readquiriu a sua segurança.

No entanto, sendo assim...mais tarde...pode ser muito mais tarde...é que as sequelas reclamarão o seu direito a vir ao de cima.

O aproveitamento escolar pode não ser o sinal evidente, muitas vezes o é, mas, repito, numa criança inteligente este aspecto pode ser "branqueado" , a criança até pode ter bons resultados porque gosta de saber e de aprender e nesse acto ela "esquece" tudo o resto.

Além disto, é preciso não desvalorizar o facto de uma criança nestas idades ficar facilmente deslumbrada com situações novas : brinquedos novos, aventuras excitantes, novos amigos...etc.
Tudo isto serviria como uma espécie de "anestesia" muito benéfica, mas não, como cura milagrosa.

Tenhamos esperança que, com a ajuda da técnica responsável esta criança possa atravessar este processo conflituoso que reina na sua cabecinha , da maneira menos dolorosa possível, já que, a nível da justiça, não é possível remediar a decisão traumática a que foi sujeita.

E...a propósito do "diz que diz" eu também ouvi dizer que se ouviram os gritos desta criança ao
ser arrancada à força para ser entregue ao sr.Baltazar e que foi sujeita a uma autêntica "lavagem ao cérebro"para a convencerem...isto num Tribunal!)e que ao chegar à Sertâ quis voltar para T. Novas... e que no hotel onde permaneceu em vésperas dumas férias programadas para Espanha entrou em pânico e tiveram que regressar...

Nada disto eu "vi, mas, "ouvi dizer"

E...alguém acha que tudo isto foi apenas uma birra? Que não demonstra um grande sofrimento ? Que não marcou esta criança?

Pensarem que o melhor é não voltar a ter contacto com quem a criou e que tão insultados são, é também um grande erro.
É sempre melhor enfrentar as situações do que tentar ignorá-las e fazer de conta que não aconteceram, que não existem, que não têm importância.

A vida desta criança está definitivamente ligada ao casal Gome.
A eles, ela deve uma educação, pelos vistos, exemplar, dados os elogios que os próprios detractores destas pessoas fazem à menina...por isso, e, em nome disso, pelo menos, desejaríamos que fossem alvo de algum respeito e reconhecimento, em vez da mais despudorada campanha de difamação a que têm estado sujeitos.

Pelos erros a nível do processo judicial já foram julgados e condenados.E até pagaram ao sr. Baltazar, dinheiro, muito dinheiro, que não tinham, e que só conseguiram mercê da ajuda por parte de pessoas generosas.

Mas, quem gostar verdadeiramente desta menina, devia ser mais humano e sensato e valorizar o que de positivo fizeram, ao transformar um bebé de poucos meses, que lhes caiu no colo, numa criança muito bem educada e elogiada por todos quantos privam com ela!

Anónimo disse...

Então qual é a página do Expresso onde vem o desmentido da Dra Ana Vasconcelos da notícia difundida na semana passada?

Como já alguém fez o favor de informar:

Assunto da Mensagem: Re: Petição Por EsmeraldaEnviado: 28 Fev 2009, 13:42

Se não fôr pedir muito,gostava que me dissessem em que página do Expresso saiu o desmentido,em relação á noticia,de dia 21 de Fevereiro,é que eu já revirei o jornal e não vi nada.

Anoticia dizia que Esmeralda já pegrunta por Luis E Adelina,ao que a dra Ana Vasconcelos,anuiu,que isso era natural,sinal que se estava a reconciliar com o passado.Esmeralda sim exigiu um desmentido,comprei o Expresso mas não vejo nada.Será dos meus olhos?


Ana Maria

Anónimo disse...

Anónimo das 13

Se realmente convive com crianças há 30 anos, eu com bastante mais experiêncioa que a dito, lhe digo que voçê nada aprendeu, durante estes anos.Já me faz lembrar, aqueles especialistas, que vêm para a televisão ensinar-nos a educar is nossos filhos e netos.Finalmente, quando vamos pessoalmente espiolhar um pouco, os filhos deste ou destes senhores, são expulsos dos colégios que frequentam e chegam mesmo a serem deveras inconvenientes, quado não agressivis para professores, acompanhanyes e colegas mais novos.
Fique só com esta.Qualquer criança, seja elas inteligente ou burra, se não tiver bom ambiente familiar, jamais terá sucesso escolar.E, não é no futuro que se vai ver os traumas, é no momento.CEntenas ou até milhares de casos.Crianças muitissimo inteligentes, não preciso que me digam quando algo vai mal em casa, divócio, desemprego, maus tratos, nota-se imediatamente. E, não é na tristeza dos olhos como alguém diz, é exactamente no aproiveitamento escolar e até no comportamento disciplinar.
Esmeralda tinha bom aproveitamento ne escola em Torres NOvas, porque tinha bon ambiente familiar, como tem agora na nova escola, porque iguakmente tyerá bom ambiente familiar.Entendidos?
cOMO PODERÁ O AN´PNIMO PROVAR, QUE A MENINA eSMERALDA, QUIS REGRESSAR O Torres Novas, no dia em que foi passar férias com o Baltazar.Não afirmem o que não podem provar.Ultimamente, não sei quem são, mas há uns anonimos e outros que se identificam com nomes, que não sabemos se serão verdadeiros, que lançam alguma confusão.A intenção poderá ser a melhor, mas que isto não está o beneficiar nada, absolutamente nada, esta nobre causa, isso não.Com amigos destes o Sr. L.Gomes, está bem entregue.

Já agora, não pressionem, deixem que seja a criança a decidir.Obrigá-la hoje a ter visita, para que não estará preparada ou não é preparada, ou não querem que seja preparada, pode ser contraprodecente.Aí sim , pode haver um efeito de rejeição, que poderá predurar por muito tempo.O casal Gomes, que tenha paciência e se não for a 22 ser outro dia qualquer, mas quando ela quiser.Se for de livre vontade Terão a Esmeralda para sempre, se for dia 22 contrariada, nunca terão a Esmeralda.Atentem nisto!...

Anónimo disse...

Ana M;aria

Eu nunca disse que viria algum desmentido. Aquilo que eu disse é que é preferivel esperara algumas horas a cometermos erros graves.
Hoje teve razão e sorte, no futuro pode não ser assim.
Parabéns pelo seu sexto sentido!!!

Anónimo disse...

A propósito da tal notícia ter ou não saído, ser ou não desmentida, penso que isso é de somenos importância e só consegue gerar polémicas e degladiar posições.

No entanto, acho que, o mais natural...e até mais saudável, seria a menina sentir mesmo saudades e, mais importante ainda, conseguir expressar esse sentimento.

Ter as coisas "entaladas" lá no fundo ( desculpem a expressão ) e recusar-se a falar nelas, é muito mais gerador de problemas e conflitos interiores nada saudáveis, do que falar livremente sobre o que se sente. É isto que tenho sempre ouvido aos técnicos entendidos na matéria.

O que eu acho triste no meio de toda esta polémica é as pessoas que agora rodeiam esta criança exultarem por (segundo eles)ela não querer ver o casal, e, pior ainda, até chegarem a aconselhar o sr. Baltazar para evitar,ou se não puder, pelo menos estar muito
atento aos possíveis encontros com esses "criminosos", sequestradores", "raptores", "psicopatas" e outros "mimos" da mesma ordem.

Será esta postura que verdadeiramente resguarda e potencia o bem-estar e felicidade desta criança?


M. C.

Anónimo disse...

28 de Fevereiro de 2009 14:13
Para o Anónimo de ontem e de hoje:

Não é uma questão de sorte, mas sim de sensibilidade e muito bom senso.

Pergunto novamente – alguém é capaz de imaginar que a menina possa eliminar a sua história de vida? Até os bebés de tenra idade conhecem a mãe pelo cheiro e só sossegam quando o encontram. E como será com uma menina de 7 anos, com família, amigos, brinquedos, animais de estimação, …?

Ana Maria

Anónimo disse...

Ao sr/a Anónimo/a das 14:09

Lamento o seu "ataque" ao meu comentário.(sou Anónimo das 13 )

1º- Terá todo o direito a discordar do meu conhecimento sobre comportamentos de crianças, especialmente a nível de rendimento escolar, mas permita-me insistir que eu sei do que falo...e é profissionalmente falando.

2º - se reler o meu comentário eu até refiro que a menina deve estar a ser tratada com carinho e atenção...jamais poderá ler ali alguma alusão a possível mau ambiente ( 4º parágrafo, 5ª linha).

3º- Como atrás referi, é profissionalmente que falo...por isso, se não fosse essa minha ressalva anterior, aí sim, estaria de acordo consigo e sublinho a sua observação de que o mau ambiente familiar é detectável na Escola e no rendimento escolar da criança.
Mas, como decerto perceberá, eu salvaguardei essa hipótese que , aliás, longe de mim imaginar.
No entanto...ainda lhe dou uma achega : como não há regra sem excepção, também já conheci muito bons alunos oriundos de meios familiares terríveis!

4º- Quanto a COMO O ANÓNIMO PODE PROVAR QUE A MENINA ESMERALDA quis regressar a T. Novas no dia em que foi passar férias com o Baltazar " (peço desculpa pelas maiúsculas mas é para reproduzir exactamente o que o/a sr/a escreveu )eu passo a explicar:
No blogue Esmeralda-sim, se ainda não foi apagada, esta referência, na altura, estava descrita até mais do que uma vez.Referiam a noite passada ou a passar num hotel antes de seguirem, salvo erro, para Espanha ...o que ja nao aconteceu.
Toda a gente que acedeu a esse espaço por esses dias pôde ler isso.
Pode procurar no arquivo do mesmo blogue ou pedir lá a prova.
E mais...ouvi no programa " Tardes da Júlia " o senhor Doutor Cândido dizer que ficou preocupado quando a menina chegou à Sertã, depois de retirada à força pelo Tribunal,porque pediu para voltar para Torres Novas!...
Para provar...é só pedir a gravação do dito programa, porque eu não o gravei.

Como pode ver, da minha parte não há alusões levianas ou menos sérias a respeito do assunto que tratamos.

Quanto ao conselho final estou inteiramente de acordo consigo, e já o tenho escrito.
O casal Gomes que tenha calma, continue a portar-se com a dignidade que se lhe conhece.
Acho que ninguém está a forçar ninguém. Isto são apenas meras opiniões que valem o que valem e nada mais que isso!

Seja bem-vindo/a a este espaço que considero livre e aberto, mas onde a linguagem insultuosa e difamatória não têm lugar.

Continuação de bom fim-de-semana para todos!

Anónimo disse...

Entrei há pouco no fórum da petição ligada a este blogue.
Ao tentar ler os textos publicados verifica-se que a maior parte dos que apresentam tendencialmente simpatia pelo casal Gomes são sistematicamente alterados, a fim de lhes dar um sentido inverso , substituindo o nome dessas pessoas pelo do sr. Baltazar.
Também nos textos que indicam este sítio como tendo moderadores que não permitem intervenções menos próprias ou abusivas, a indicação é alterada para publicitar outro blogue.
Tudo isto feito impunemente ,acrescido da passagem sistemática de páginas em branco.
Não será possível evitar este tipo de comportamento? Não há moderação possível naquele fórum?
Alguém aqui pode explicar porque se passam as coisas assim?

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17:59)

Tal como outros utilizadores deste espaço, também nós lamentamos muito a situação que refere.

A Direcção do Por Esmeralda, também autor da Petição, já solicitou à administração do peticao.com.pt a atribuição de privilégios de moderação.

Lamentamos que alguns utilizadores, a título de algo que ainda não entendemos, exibe uma enorme falta de respeito pela criança que dizem homenagear. Parecem sedentos de guardarem para si apenas, tal valioso "troféu", não permitindo que outros a amem, a respeitem e a idolatrem.

Tal como no mote da petição em que se citava - parir é dor, criar é amor - apetece-nos agora citar - quem o meu filho beija, minha boca adoça. Seria mais lógico que assim fosse para todos os que gostam e se preocupam com Esmeralda, sem outros interesses que parecem por vezes existir.

A Direcção do Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Assunto da Mensagem: Re: Petição Por EsmeraldaEnviado: 28 Fev 2009, 18:58

Visitante Escreveu:
Para quem quer exprimir as suas opiniões de maneira decente, com civismo e educação, e tem respeito por Esmeralda e pela sua família, pode aceder a:

http://esmeralda-sim.blogspot.com

Aí têm, no lado direito em "Textos publicados", o arquivo dos posts seguidos de comentários.

Trata-se de um sítio moderado por pessoas devidamente identificadas, situação bem diferente da do blogue "Poresmeralda", o qual é administrado por quem nem sequer se identifica e cujos objectivos não se sabe bem quais são.

Alguém sabe, por acaso, qual a identidade do responsável pelo blogue "Poresmeralda"?

Porque não se dá a conhecer? Porque teima em se esconder?


Acho que estas mensagens são um tremendo disparate, que não será apoiado pelos apoiantes de Esmeralda com o VERDADEIRO PAI.

Por Esmeralda disse...

Por Esmeralda, são todos os amigos de Esmeralda, que apoiam o que é bem feito e repudiam o que está mal, independentemente da origem, do nome, do título, do apoiante de quem, da raça, da cor, da nacionalidade, do sexo, da idade ...

Anónimo disse...

Anónimo das 17H39

No essencial concordo consigo.
Claro que há crianças de ambientes familiares muito maus e que são bons alunos.Mas, se bem reparar na genarilade, essas crianças sem,pre viveram nesse meio, nunca conhecendo outro.Não houve alteração de hábitos.
Quanto a Esmeralda ter querido ir no primeiro dia para T.Novas, estava a seguir as indicações que lhe tinham dado.Um comportamento absolutamente normal numa criamça normal.
Não concordo e continuo a discordar de muitos companheiros de blog, sobre a forma como se referem à sua saída do tribunal.Será que várias testemunhas e isto não é o diz que disse, que verificaram com os próprios olhs a forma alegre como a criança saiu e a forma como bricou com o Baltazar e muitos presentes, não chegam? Poderá haver muitas razões de queixa, mas nunca afirmem que as autoridades judiciais cogiram, obrigaram, lavaram o cerebro de Esmeralda.Ela saiu do tribunal alegre e aparentando estar feliz.

Anónimo disse...

Anónimo das 19:09:

Agora sou eu que faço um reparo, se me permite.

Essa afirmação de que a menina , ao chegar à Sertã, queria voltar para T .Novas porque "estava a seguir indicações que lhe tinham dado", provoca-me alguma curiosidade.
Quem lhe tinha dado essa indicação?
O senhor ou a senhora viu ou ouviu alguém dar expressamente essa indicação à menina?
Por essa ordem de ideias...então agora, como esta menina é uma criança normal, todas as atitudes que toma, poderão ser entendidas como meras indicações que lhe dão.

Será mesmo assim ?

Anónimo disse...

AS crianças têm grande capacidade de adaptação.
Mas dai a esquecer,o ambiente,as pessoas,até os objectos com que estão familiarizados,vai uma grande distância.Portanto,quem fala deve ser com conhecimento de causa.


Natércia.

Anónimo disse...

Bem,poderemos já afirmar cconcerteza,que o Espresso não poderia publicar um desmentido que nunca foi feito.
A dra Ana Vasconcelos simplesmente comfirmou aquilo que todos sabem mas que alguns teimam em não vêr.
Esmeralda têm saudades da sua vida.

Esmeralda fala no casal.
Esmeralda têm medo de espressar os sentimentos,medo que se apercebam
da sua angústia.
Esmeralda têm medo de sentir.
Isso é que nos deve preocupar e sensibilizar para esta luta.

Ana Rita.

Anónimo disse...

Mas então ,seguindo o principio de que a Esmeralda é uma criança fácil de manipular,estaremos agora também com duvidas, sobre quem neste momento manipula Esmeralda para que ela se comporte, da maneira que dizem comportar-se.
Mas será que estas pessoas não pensam.
Trata-se de um ser indefeso,que precisa de ajuda.NÃO É UM TROFÉU!!

Natércia.

Por Esmeralda disse...

Pedido ao anónimo das 22:22 que não viu o seu comentário publicado:

Concordamos inteiramente com o raciocínio que formula acerca da inexperiência de jovens com 21 anos de idade, mas é demasiado duro nas suas considerações. Por isso, receando ferir sensibilidades ou exarcebar disputas, solicitamos que reformule o texto.

A direcção do Por Esmeralda

Anónimo disse...

Anónimo das 20H13

Para terminar de vez com esta salutar troca de ideia.
Concerteza que quem lhe disse para voltar a casa no fim do dia foi o Sr.Gomes e a Sra. Adelina. Nâo é normal os pais dizerem isso aos filhos quando saem de casa?
Agora virem dizer sapos e cobras da Dra Juía da Sra. Procuradora, não está certo.
Já agora quero lembrar aos companheiros, que não é com vinagre que se apanham moscas. E com isto me calo.Os moderadores que façam o que entenderem melhor.
Vejam o exemplo de blog concorrente. Para a Dra, Ana e Juíza é tudo salamaleques.
Peço desculpa não me identificar, mas não posso fazê-lo.
Se acharem que não devem publicar este comentário, aceito perfeitamente, mas dêm uma indicação que receberam.Por mim podem publicar.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:44

Estas trocas de ideias, em tom cívico e respeitoso, são mesmo salutares, não tenha dúvida.
E o discordar é bom sinal.
Sinal de que não somos "carneirinhos" seguindo um rebanho qualquer.
Sinal de que somos gente pensante com ideias próprias.
E...como diz o Povo, é da discussão que nasce a luz!

Mas...se é preciso ter "salamaleques" para as srªs juízas ou as srªs doutoras médicas, também os teremos.
Não custa nada.
Embora eu prefira manifestar respeito...o respeito que a todo o ser humano é devido, independentemente da opinião que possamos ter sobre ele.
E é este o sentimento que nutro pelas pessoas em causa.
Até porque, pessoalmente, é mesmo o sentimento que mais admiro e aprecio, de todos quantos alguém me possa dirigir.

Quanto ao anonimato, acho que não tem importância, quando as pessoas se exprimem com educação e civismo.

E olhe...por acaso até acho graça a esta coisa de nos dirigirmos a: "visitante das tais e tais horas"...
No mínimo, é uma forma original, e não prejudica nem magoa ninguém.

Anónimo disse...

Boa Noite Amigos(as)
Abençoado seja o dia 28 de Fevereiro. Parece que algo estranho está a incomodar ou fazer
medo a algumas pessoas.Tanta gente quiz hoje falar...
Tantas palavras gastas...Tantas con
fusões, tanta gente a querer ter razões que a nossa razão desconhece...
Mas no meio da confusão que alguns tentam lançar com o "diz que diz"
cada vez mais sinto que só com as crianças vamos aprendendo a conhecer as suas atitudes, e os que têm essa experiência, sabem que tenho razão. Não vou aqui mencionar
o anónimo das ... horas ou o das
....horas. Quem tem dentro de si o desejo de partilhar e em conjunto fazer crescer esta PIRÂMIDE ALICERCE da ESMERALDA/FILIPA, que, se já fosse adulta e lesse tanta disputa seguia decerto o seu caminho e riscava aqueles que só estão AQUI...para lançar a confusão
e teimar que o TEMPO NÂO AVANCE.
Estive 4 (QUATRO) dias e 3 (três) noites com a minha pequenita que de forma semelhante mas com contornos e realidades diferentes é vítima de maus tratos da sua mãe biológica. Há 3 semanas que não a via. É por ELA e pela ANA FILIPA que desde o primeiro momento me senti ligada a esta causa, e quer acreditem ou não, tem sido ela a dar-me os melhores ensinamentos.
Claro que nunca podemos generalizar
e as crianças são diferentes, mas
quando o sofrimento lhes é oferecido, quando têm que responder sózinhas diante de uma situação que as maltrata, na verdade
são talvez mais corajosas que os adultos. Tantas reflexões já foram feitas, tantas coisas concretas já foram escritas, quantas provas a própria ANA FILIPA já deu de que quem proválvelmente não percebe nada das suas reacções são os que a rodeiam e vivem com ela apenas há
72 dias...
Quem já leu algumas das afirmações escritas e dadas como verdadeiras do Blogue do tal de dr.Cândido, se fôr capaz de se situar nos nossos filhos, netos, alunos, vizinhos, e
familiares crianças, mesmo que não tenha geito nenhum ou diga que de crianças não percebe nada, se fôr honesto, pelo menos fará silêncio e procurará entender o que aconteceu e sair de si próprio e por instantes situar-se na realidade da ESMERALDA/FILIPA.
Tudo o que foi dito atrás em comentários pode ter uma parte de
verdade, mas falta a todos nós conviver anos, meses, e muitas horas de atenção e de intuição que noa ensinam a perceber o porquê desta ou daquela reacção, o porquê duma pequena recusa ou de um silêncio, ou SÓmente a frase que tantas vezes já ouvi "AGORA NÃO QUERO FALAR DISSO..."
Tenho comigo uma carta escrita da minha pequenita que ela mesma escreveu e me trouxe dizendo"Mamã(é assim que me trata desde bébÉ) eu quero escrever para a outra FILIPA"
Decidi não transcrevê-la aqui porque preservar e respeitar uma criança que na sua pureza diz tudo o que sente, é ALGO DE MUITO VALIOSO que quero resguardar, mas posso dizer-vos que ela me deu mais pistas, mais certezas de como as crianças são capazes de uma coragem invulgar e o seu FAZ DE CONTA as SUAS RECUSAS, O SEU AGUENTAR,o seu brio em ser boas alunas, a sua procura junto dos que ama de verdade e que sabe que esse amor é um porto seguro, mesmo que esteja 3 semanas sem me vêr...são pequenos grandes ESCAPES que as seguram.
A minha, dentro dos seus desencontros consegue arranjar pequenas coisas que no seu silêncio a vão segurando e alimentando o seu amor. Para isso,
quando estou por perto, vou-lhe falando e expressando o sofrimento de outros meninos e como a televisão mostra muita coisa as crianças estão muito mais atentas do que nós pensamos.
Não é tarefa fácil, e cabe a quem porventura acredita que é possível
transformar alguma coisa na vida que nos rodeia, tem de seguir segundo o ritmo e a vontade que as crianças nos revelam. É muito díficil falar teóricamente das realidades que tão bem conhecemos e vivemos, mas O RESPEITO QUE DEVEMOS IMPOR ASSIM ME LEVA...
Porque não pensamos apenas que a ANA FILIPA/ESMERALDA poderia ser nossa, ter crescido connosco, ter dentro dela o carinho e a ternura que os seus PAIS que a Educaram e Amaram a ensinaram durante sete anos --- SETE ANOS...!!!
Ãs crianças conhecem e registam os nossos gestos, os nossos beijinhos, os nossos risos, a nossa doçura, e também o nosso cansaço e quantas vezes a falta de atenção ou os nossos NÃOS...MAS será que estas coisas de criar e AMAR é tudo uma mentira e não vale ou não valeu de NADA?
ÀQUELES que apenas se pautam por UMA LEI que só em certos casos convêm aceitar, CONVIDO A QUE DE UM DIA PARA O OUTRO ENTREGUEM OS VOSSOS FILHOS COM A MESMA BOA VONTADE E O MESMO DESINTERESSE COM QUE TÊM PASSADO PELOS SETE ANOS DA
ESMERALDA/FILIPA...
Aos que não amam ou trocam esse sentimento pelo ganho de outros interesses limito-me a dizer que são dignos de PENA e procurem outro lugar para ganhar troféus ou fazer jus ao seu NARCISISMO.
O Que de mal já causaram na manina,
só daqui a muito ou pouco tempo se verá. Cada DIA e é por isso que eu conto os dias será um peso que a seu tempo teremos de carregar. Os que a amam de verdade em sofrimento,
os que fizeram dela um jogo carregarão esse remorso e quem sabe
de que formas...
Hoje e nesta hora já é outro mês...
1 de Março, mês da Quaresma, tempo que para alguns nos recorda o tempo em que JESUS SE ISOLOU Apenas com ANIMAIS SELVAGENS e ANIMAIS DOMÉSTICOS, vivendo 40 dias
em sã convivência como simbolo de que podemos tornar um inimigo num amigo.Não nos ensinam as Leituras
o SIMBOLISMO DA CRIANÇA QUE TOCOU
NA SERPENTE E ESTA NÃO LHE FEZ MAL?Quem sabe qual de nós será a verdadeira serpente cruel e venenosa ou a que simbòlicamente a protegeu?
Qualquer que seja a nossa Fé, aqui o que importa é resguardar e preservar a QUALIDADE DA VIDA DA ESMERALDA/FILIPA de forma a VÊ-LA CRESCER e SER FELIZ.
POR ELA E SÓ POR ELA TUDO SERÁ POSSÍVEL...MAS os MENINOS DEPENDEM de ADULTOS e é a ESSES A QUEM ELA ESTÁ ENTREGUE, que PEDIMOS
SENSIBILIDADE e BOM SENSO...
OLHEM PARA ELA E ESCUTEM O SEU
SILÊNCIO E O QUE O SEU CORAÇÃOZINHO PODE AINDA NÃO SABER EXPRESSAR...

Anónimo disse...

Esmeralda disse...
Hoje processar-se-á nova visita de Aidida à filha, com a presença de Ana Vasconcelos.

Será uma magnífica ocasião para a mãe lhe dar a prenda de Natal e a prenda de anos. E, também, para propor uma pensão de alimentos, a transferir mensalmente para uma conta bancária que Baltazar abriu e que só poderá ser movimentada por Esmeralda, quando esta fizer dezoito anos.

1 de Março de 2009 9:21


Porque não começam por depositar nessa conta os 30.000 euros pagos pelo Sargento Luis Gomes?

Orlando Pires

Anónimo disse...

Pois é Orlando Pires, esse deveria ser o destino certo para tal verba. Mas se analisarmos bem, Baltazar não trabalha, como pode sustentar a família? Sei que existe uma conta onde alguns apoiantes vão depositando dinheiro, mas esse não se sabe quanto ou quabdo vem. Por isso têm a lata de vir pedir uma pensão de alimentos a Aidida.

Anónimo disse...

Se querem ajudar o Sr. Gomes, deixem de chamar a Esmeralda de ana filipa.Isso só prejudica.
Nestes blogs há muita gente nervosa, que só prejudica as casusas porque lutam.
Bem, se o Baltazar não trabalha, o problema é dele, mas pelo que sei, ele trabalha e bastante.Mas, não sou advogado do senhor nem me pagam para o defender.

Tenham um, dia muito bom.
PS
Já agora para apaziguar as coisas, pois pela força não se vai a lado nenhum, porque não aproveita o Sr. Gomes, as visitas de Aidida, para enviar as prendas de Natal, tão apregoadas na comunicação social.A verdade é que ninguém viu prenda nenhuma.Será que existiam?

Anónimo disse...

Mas essa gente têm vergonha!Pedir dinheiro a uma pobre coitada que não têm para comer!
Porque é que não pedem ao JN,e outros que em vêm de pagarem a Aidida,depositem esse dinheiro e deêm-lhe um fim mais digno.
Eu pensava que já tinha visto,e ouvido tudo sobre este caso,mas agora já sei até onde pessoas
para quem tudo vale, podem ir.


Ana Rita.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Se querem ajudar o Sr. Gomes, deixem de chamar a Esmeralda de ana filipa.Isso só prejudica.
Nestes blogs há muita gente nervosa, que só prejudica as casusas porque lutam.
Bem, se o Baltazar não trabalha, o problema é dele, mas pelo que sei, ele trabalha e bastante.Mas, não sou advogado do senhor nem me pagam para o defender.

Tenham um, dia muito bom.
PS
Já agora para apaziguar as coisas, pois pela força não se vai a lado nenhum, porque não aproveita o Sr. Gomes, as visitas de Aidida, para enviar as prendas de Natal, tão apregoadas na comunicação social.A verdade é que ninguém viu prenda nenhuma.Será que existiam?

1 de Março de 2009 12:40

Se eu fosse o casal dava as prendas a Esmeralda,quando fosse a vez da sua visita.
E esta senhor(a)quer apaziguar mas vêm com tom ameaçador.
O sr dúvida que aja prendas?
Pois tanto se têm falado de quãos
bens materiais Esmeralda tinha!
Tanto apregoaram que agora só precisava de amor?
É QUE SE NÃO LHE PAGAM PARA DEFENDER bALTAZAR,PARECE!!!!!

Ana Rita.

Por Esmeralda disse...

Caro(a) Anónimo(a) – 12:40,
Neste espaço não há defensores “do Gomes”, há antes pessoas que estão preocupadas com Esmeralda e aplaudem todos os adultos que por ela mostrem respeito. Se procurar, desde a visita de domingo, já várias vozes enalteceram o comportamento de Baltazar. Mas também não nos vamos desgastar com tantos disparates acerca das nossas identidades – não estamos nessa “guerra”. Deste modo, não entendemos porque julga que estamos a prejudicar Esmeralda.
Quanto a apoiar o facto de Baltazar não trabalhar, a opinião fica consigo mesmo e diz de si ...
Quanto às prendas de Natal, refere-se às que nem sequer se dignaram aceitar para entregar a Esmeralda, ou às que recusaram nas chamadas telefónicas desligadas (criminosas quando de outros autores)?
Fique tranquilo, pois as as prendas hão-de ser abertas por Esmeralda, na altura certa, e Luís Gomes e Adelina poderão comprovar o sorriso nos olhos da sua menina.
A Direcção do Por Esmeralda

Anónimo disse...

Realmente, essa de pedir uma pensão de alimentos à mãe Adida...enfim...
Parece-me que são as leis deste País.
Quer dizer..as pessoas que mais sofreram(além da inocente criança) , com a irresponsabilidade de um senhor que, após alguns momentos de prazer, se esquivou às consequências, dando origem a toda esta infeliz novela...são aquelas que ainda têm de pagar!
Boa!
Justiça à portuguesa!

E...já agora...os 30 e tal mil euros sacados ao sr. sargento, foram utilizados para abrir essa dita conta???
Seria, no mínimo, o mais decente!

Anónimo disse...

Á Direcção do Por Esmeralda o meu agradecimento,em nome de todos os que se preocupam,com a sanidade mental desta criança.Quem fala assim não é gago!
Esse veneno que constantemente destilam será tragado por eles próprios.


Natércia.

Anónimo disse...

Ao Por Esmeralda

Apenas não gosto que se digam mentiras, porque Baltazar TRABALHA.

Quanto à entrega das prendas de Natal e dos anos, se o Sr. Gomes e a Sra.Adelina estão à espera que ESMERALDA vá a sua casa para lhas entregarem, podem esperar sentados, para não se cansarem.Enquanto continuarem a ter estas atitudes de arrogância, ísso não irá acontecer.
Quanto às chamadas desligadas, quem efectivamente as desligou foi o Sr. Gomes.E isso mesmo dito por Esmeralda. Será que a menina mente?
Porque, aquando dos anos, e se o telefone não lhes é atendido ou é deligado como dizem, não lhe enviaram via correio um simples POSTAL DE PARABÉNS? Se recusassem recebÊ-lo teriam várias testemunhas para comprovarem o facto.
Eu só digo que se deve ter mais calma, por uma simples razão: é que legalmente os Gomes não têm quaisquer direitos sobre esta criança, nem de posse, nem de visita, absolutamente nada.Se realmente amam a criança e acredito firmemente que sim, pois 6 anos de convivência é muito tempo, se realmente querem continuar a conviver com ela, sejam humildes. De outro modo estou certo perderão qualquer contacto com a menina para sempre. Se alguém me souber responder: porque não trata o Sr. Gomes a Esmeralda pelo seu nome?É isto normal em quem ama?
Já agora se é verdade e acredito que sim o que Ana Rita diz, que Aidida não tem sequer qiue comer, como pode ela algum dia querer que lhe seja dado o poder paternal.Minha Senhora, há coisas que não se dizem.E depois eu é que sou acusado de não apoiar os
Gomes, mas jamais alguém me ouviu dizer barbaridades destas.

Tenham um resto de domingo feliz

Anónimo disse...

Hoje há novo reencontro de Esmeralda com a sua mãe Adida.
Vai com certeza correr tudo bem.
Esta já demonstrou que ama a sua filha e quer o melhor para ela. Por isso, vai seguir as indicações que lhe são dadas pela médica e também pelo seu coração.
A menina também se vai portar normalmente, é o que desejamos ,até porque, como é uma criança muito bem educada, assim se espera que acontecerá.

A respeito da pensão de alimentos acho lamentável,mas...é a justiça que temos.

Quanto à observação feita por alguém num anterior texto referindo-se à hipótese do sargento Gomes aproveitar este encontro para enviar as suas prendas ...acho igualmente lamentável tal ideia.
O casal irá encontrar-se com a menina um dia destes, não é lógico que seja esse o momento da tal entrega, feita pessoalmente?
Será que quem alvitra tal coisa advoga a ideia de nunca mais esta criança contactar com as pessoas que a criaram?
Ou essas tais prendas são o que de mais importante haverá neste momento, para a menina?
De certeza que esta criança , ao longo de 7 anos, recebeu inúmeras prendas da parte do casal Gomes, não é a falta destas, referentes às últimas festas, que a poderá deixar triste ou desapontada.
De entre estas prendas recebidas durante esse tempo estou certa que a mais valiosa foi o Amor, o Carinho, a boa Educação que aquele casal lhe proporcionou.

Das prendas materias, penso que não sentirá falta, até porque, sabêmo-lo, a menina tem recebido muitos presentes ultimamente. E não é boa política educacional atafulhar as crianças com prendas e brinquedos.
A sobriedade e o equilíbrio também se devem observar neste aspecto.

Hoje, o que mais desejo, é que esta menina passe um dia de alegria e felicidade junto de sua mãe Adida, e que este, seja, mais um passo, para o êxito do reencontro final e feliz entre todos os protagonistas desta história!

Para o bem de uma inocente criança!

Anónimo disse...

Mas ainda querem mais humildade da parte do casal Gomes do que a que têm demonstrado desde que a menina lhes foi retirada?
Onde é que alguém lhe vê arrogância?
Arrogância vi, e muita, em entrevistas do senhor doutor Cândido às tvs. Aliás...mais que arrogância...falta de compostura e dignidade, apenas intervenções insultuosas a respeito do casal.
E alguém viu qualquer reacção da parte dos srs. Gomes?
Fartam-se de ser insultados, achincalhados no blogue desse senhor doutor...e...alguém viu resposta a esses insultos por parte do casal????
Era talvez isso que gostariam, acredito, mas eles têm tido o bom senso de se conterem e assim mostrarem a sua educação e dignidade, provocando, antes, a revelação da verdadeiro carácter dos seus opositores...destilar de ódios, desejos de vingança,expressões do mais indecoroso e insultuoso que há...enfim...toda uma panóplia de sentimentos negativos e desumanos.

Ouviram ou leram alguma reacção "arrogante" da parte dos visados?
Parece-me que não...ou então já tinha sido mais que escalpolizada até à medula por parte de quem os ataca.

Ps: Eu não tenho nenhuma procuração para defender o casal Gomes, não os conheço pessoalmente; de igual modo não conheço o sr. Baltazar nem os seus acérrimos apoiantes . A minha opinião centra-se precisamente nas intervenções que observo de parte a parte.
E, não tenho dúvidas que, em termos de dignidade, educação e postura, as intervenções destes últimos estão a milhas de distância, pela negativa, do que tenho visto no comportamento do referido casal.

Anónimo disse...

Já agora se é verdade e acredito que sim o que Ana Rita diz, que Aidida não tem sequer qiue comer, como pode ela algum dia querer que lhe seja dado o poder paternal.Minha Senhora, há coisas que não se dizem.E depois eu é que sou acusado de não apoiar os
Gomes, mas jamais alguém me ouviu dizer barbaridades destas.

Tenham um resto de domingo feliz

1 de Março de 2009 15:26

Quando eu disse que Aidida não tinha o que comer,foi uma figura de rétorica,porque para bom entendedor,meia palavra basta.
Todos sabemos que Aidida vive com dificuldades,caso contrário tinha uma legião de advogados como Baltazar,e não a tratavam concerteza como tratam.
Quanto aos Gomes terem direitos sobre Esmeralda,na sua optica,duvidamos.Mas,felizmente nem todos pensamos da mesma maneira
inclusive a dra Juiza,e a dra Ana Vasconcelos.Portanto o que você pensa,em nada vai mudar o curso dos acontecimentos,e vai têr que engolir em seco,e calar.
O que temos certeza é, quanto aos deveres que os Gomes têm,isso nunca foi descurado,tanto que este pai,sujeitou-se á prisão,como casal ao julgamento,que cumprem dignamente,deram tudo o que tinham
e vão continuar a dar por amor á sua filha.Indemnizaram o sr Baltazar,por lhe criar a filha
30.000 euros que serviram para ele
pagar dividas e advogados(então os advogados dele,não ofereceram os seus serviços gratuitamente)e para
certamente gozar férias e outras benesses.
Portanto se isto não confere direitos ao casal,temos pena,mas quem manda nas leis pensa o contrário.

Passe um bom domingo.


Ana Rita.

Anónimo disse...

A Maria de Lourdes:

Bem Haja por mais este lindo texto!

Paz, Ternura, Amor, Confiança...tudo sentimentos tão nobres que transpiram das linhas que escreve!...

Tomáramos nós que esse fosse o verdadeiro sentir de todo o ser humano à face da Terra, e teríamos, sem sombra de dúvida, um Mundo infinitamente melhor!

Muito obrigada!
E...não esqueça...sempre que puder, continue a brindar-nos com as suas doces palavras!

M.C.

Anónimo disse...

Este casal têm mostrado invulgar paciência.
Qualquer outra pessoa,já teria tomado uma atitude de retaliação.
Msa as acções ficam com quem as pratica,boas ,ou más,dignificam,ou denigrem.

Portanto nesta situação o casal gomes ,ganha em muito a outras pessoas, que se dizem defensoras da moral e dos bons costumes,mas que se contrariam pelas suas acções.

Natércia.

Anónimo disse...

Ana Rita

Dos direitos e deveres dos cidadãos de um país, emanam das suas LEIS.As LEIS deste Estado de Direito que é Portugal, no que a este caso diz respeito, estão totalmente contra as prtensões do casal Gomes. Não sei se bem, mas são as leis que temos. Veja o caso daquela menina do norte, que foi tirada à ama.
Quanto a engolir em seco eu não tenho nada que o fazer pois não sou parte interessada.Apenas gostaria, e digo-o sinceraqmente, que Esmeralda Nunes Porto, pudesse conviver feliz, com todos os intervenientes.Mas devido ao extremar das posições e aí, tenham paciência, mais do casal Gomes que do Baltazar, tenho imensa pena, mas acho muitissimo dificil que isso se irá verificar.

Boa tarde

Anónimo disse...

Só uma Coisa D.Ana Rita

Ao contrário do que afirma, o facto do casal Gomes ter criado Esmeralda com amor e desvelo, em nada interfer com a lei.Ao contrário do que diz a juíza e a pedopsiquiátrica, bem esta nada tem a ver com a aplicação da lei, mas sim com a forma como o processo de adaptação de Esmeraldaestá a ser conduzido, não pensa como a senhora, pois se assim fosse não timha entregue a menina ao pai.Correcto?Nestas coisas de justiça não podemos pensar com o coraçao. Temos de pensar com a cabeça e analizarmos cruamente (e talvez cruelmente) as LEIS:
Dura Lex...

Anónimo disse...

...façam avaliação na escola porque a menina queixa-se aos colegas e professora que não a deixam ver os pais. A menina diz que foi levada e que não a devolvem. A menina diz que quer regressar a casa e que não deixam. A menina diz que nao a deixam falar ao telefone. A menina diz que não a deixam ver televisao.
Como querem que acreditemos que a criança está bem, se só ouvimos mentiras no blog onde eles manipulam tudo e todos?!?

Não metam medo á menina!!! A menina está só e indefesa.
Candida

Anónimo disse...

Cândida

Lá vem você com mais o siz que disse. Mas a senhora assistiu, a Esmeralda disse-lhe? COm estas vossas afirmações só prejudicam e complicam as coisas.Mais que o Sr. GHomes e o Sr. Baltazar, foram os apoiantes fanáticos e sem noção da realidade, que levaram isto para onde está.
Será que a professora para si diz uma coisa e para o tribunal outra?Aí é mais complicado para a professora.Em última análise até pode estar a incorrer no crime de prejurio.Muito cuidado, com o que se diz.

Mas, alguém acredita que a psiquiátra é incompetente ao ponto de não se aperceber disso se fosse verdade?
Não é por você e outras pessoas, dizerem que a Esmeralda diz isso qua a lei vai mudar. Não sejam tão nervosas.Tenham muita calma, que com seranidade pode ser que ainda se estja a tempo de compor as coisas.De outra forma...é complicado, muito complicado!

Muito boa noite para todos, amanhã é dia de trabalho.

Anónimo disse...

Bem primeiro quero felitar a iniciativa de só poder aceder ao fórum quem se registar préviamente!
Quanto ao assunto das leis.
Quantos crimes se cometem em nome das leis?
Quantas crianças foram já,mortas porque a lei entendeu,que devia cumprir-se essa mesma lei?
Quantas crianças sofreram maus tratos para se cumprir a lei,sairam de locais seguros e estáveis em nome da lei,e foram entregues ,em nome da lei, aos carrascos.

Eu não estou contra as leis,estou sim contra fazer prevalecer o cumprimento da lei,não importando depois as consequências.

E o extremar de posições,esteve sempre do lado de Baltazar.Eu nem sei se ele fala,porque não o deixam.
Talvez ele nem seja o que se pensa,mas quem o apoia têm prestado um mau serviço,basta consultar o Esmeralda -sim.

Portanto,as leis quando equilibradas ,são benéficas,não é á toa que o simbolo da lei seja uma balança.Infelizmente de vêz em quando pende para o lado errado.

Não fosse assim e não teriamos,pedófilos,violadores,e molestadores de crianças á solta!!!!

Ana Rita.

Anónimo disse...

Penso que hoje decorreu mais um encontro de Esmeralda com a Mãe, alguém sabe dizer se está tudo bem com a menina?

Por Esmeralda disse...

2ª visita de Aidida a Esmeralda

A visita de hoje decorreu, tal como a anterior, com normalidade.

Sentiu-se que Esmeralda estava mais solta e descontraída. Até falou por iniciativa própria do episódio que se verificou na escola de Torres Novas quando os pais a visitaram.

Aidida ofereceu-lhe alguns presentes com que brincou durante a visita. Na despedida Esmeralda pediu-lhe que os guardasse em sua casa, talvez para usar quando a puder visitar, uma vez que na visita anterior até lhe perguntou quando lá poderia dormir.

A Direcção do Por Esmeralda

Anónimo disse...

Olá boa noite.
Eu sou a pessoa que enviou o comentário ontem,que pediram para reformular.

Pois bem,vou tentar dizer por outras palavras o que penso.

Muito se têm apregoado o facto de Baltazar têr "só"21 anos( e portanto todas as inconsciências próprias desta idade serem permitidas)para desculpar a falta de bom senso,e de carácter,ao não querer assumir a burrada que fez.

Eu conheço muitos jovens de 21 anos que acham ridiculo alegar isso em defesa de Baltazar.
A maior parte deles,não seria tão irresponsável,e teria pelo menos assumido que a criança poderia ser deles
caso não tivessem usado preservativos.




O que eu queria trasmitir é,imaginem agora todos os jovens de 21 anos terem esta atitude de desleixo,começar a porcriar,e depois abandonar mães e filhos ao Deus dará,Caso as mães,fossem como eles essas crianças seriam abandonadas em caixotes de lixo,ou até coisa pior que não vou mencionar para não ferir susceptibilidades.
Por isso,idade não pode rimar com irresponsabilidade.

Anónimo disse...

Que belas noticias,que certamente nos alegram a todos.
Esmeralda com o tempo vai falar de tudo e contar algumas coisas.

Anónimo disse...

Belas notícias!

Pelo que dizem o encontro da menina com a mãe Adida correu lindamente!

Parabéns às duas!

Deus permita que isto seja mais um passo no bom caminho para a normalização da vida desta criança!

Anónimo disse...

Fico feliz de saber que este encontro decorreu normalmente.
Claro que agora vão certamente
surgir noticias que,vão transmitir que afinal não foi bem assim.
Esmeralda está como disse a dra
Ana Vasconcelos,"a aproximar-se do seu passado"aliás eu acho que ela nunca esteve longe.
Mas adiante,o que interessa é cada vez ela se solta mais ,fala mais ,e em breve vai vêr os seus
queridos pais.

Uma boa noite a todos.

Ana Rita.

Anónimo disse...

Anónimo das 22:17:

Ainda bem que compreendeu a atitude da Direcção do blogue.

Comprendemos perfeitamente o seu ponto de vista, aliás...da minha parte comungo das suas ideias, mas...é sempre melhor "contarmos até 10" como diz a expressão popular, antes de expressarmos a nossa indignação, para que isso não seja depois usado contra nós , pelos termos menos contidos que no momento nos saem espontaneamente.

Às vezes é difícil ter essa contenção , perante factos e atitudes que nos exasperam...isso acontece com toda a gente.Mas... o resultado final vale o esforço!

Eu, pessoalmente, gosto deste debate de ideias, mas que, além de permitir uma franca liberdade de expressão ,nos deve orgulhar pela forma educada e cívica com que cada um exerce essa mesma liberdade !

Seja bem-vindo/a , então, a este espaço e ao convívio com gente de Bem!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Anónimo das 17:54 :

Será mesmo verdade tudo isso?
As suas "fontes são fidedignas?

Embora nunca tenha posto em causa a saudade desta criança em relação aos seus pais afectivos, pois o que se conta euforicamente quanto à rejeição dela, não me parece de todo normal...é preciso muito cuidado em relação à origem dessas notícias.

Não desejaríamos cair em falsas esperanças.
Esperanças que, quem verdadeiramente gosta desta criança, esperaria ver realizadas o mais breve possível pois seria sinal de que realmente ela estaria a "reconciliar-se com o seu passado" ( conforme a linguagem técnica) e , por isso, a caminho da tranquilidade interior que lhe foi abruptamente roubada.

Essa tranquilidade, obviamente, só será atingida quando todos os intervenientes nesta história se entenderem e se convencerem do que realmente será o melhor para esta menina.

Enquanto os princípios expressos na carta universal dos "Direitos da Criança" forem suplantados pela aplicação de leis livrescas e frias de cada País que a assinou, não entraremos no verdadeiro caminho cuja orientação nos é indicada nesse Documento tão importante!

O Código das Leis deveria ser sempre suplantado pelo Código da Felicidade de cada Criança!

Anónimo disse...

Antes de me preparar para uma merecida noite de descanso, resolvi dar uma espreitadela ao fórum da petição...e... rejubilei!

Agora veremos quem são os "corajosos " que tão incansáveis eram em vandalizar aquele espaço... já que têm que ficar registados!

Parabéns à Direcção do blogue !

Anónimo disse...

Bem,como previsto,Esmeralda-sim desmente tudo,e não diz nada (por respeito a Esmeralda)ao contrário do relato exaustivo da semana passada.

De repente lembraram-se ,do recato e silêncio,pedido pelo tribunal.


Mais curioso,é a forma zangada,até crispada como se dirigem aos apoiantes,claro que não sem antes deixar um rasto de palavras ofensivas,para todos que demonstram opinião contrária.

Uma coisa se pode concluir,pelo tom não estão contentes.

Pareca que a porca vai mesmo têr que tocer o rabo!

Ana Rita.

Anónimo disse...

Bem,como seria de esperar e uma vez mais,Esmeralda sim,desmente,
e recusa falar sobre o encontro,mãe -filha,alegando recato pedido pelo tribunal.
Engraçado que este recato á tanto tempo pedido,só agora seja acatado,porque a semana passada,tudo foi relatado,com detalhe e pormenores.

Emfim,tudo isto,e muito mais ,porque pelo caminho,ficam reparos ,chamadas de atênção,desmentidos,e até os apoiantes são repreendidos ,por ansiarem noticias.

Algo vai mal,no reino Esmeralda-sim.

Pois eu hoje,acordei contente!!!


Ana Rita.

Anónimo disse...

Ana Rita,têm razão,algo vai mal por aqueles lados.

Os apoiantes anseiam noticias que o Esmeralda sim não pode dar,porque nada sabe(palavras deles)



"Domingo é dia de descanso e, nada de anormal tendo acontecido ontem, o blogue não tem que andar a dar notícias em cima da hora. Sobretudo quando estão em causa factos íntimos a que não assistimos, e sobre os quais a pedopsiquiatria e a justiça pedem reserva, em nome dos “superiores interesses” duma criança chamada Esmeralda, que um dia foi traficada.

Na verdade, se tomássemos a iniciativa de dar qualquer notícia, isso sim, seria prestar um péssimo serviço à causa que abraçamos, desrespeitando Instituições e pessoas em quem confiamos"

Quem diria!!

Por exemplo,eu só soube da noticia do Expresso,porque o blog Esmeralda sim veiculou essa noticia!

Como essas outras,porque até hoje esse recato"que supostamente é para o bem de Esmeralda"nunca foi cumprido.

Então em que ficamos?

Esmeralda,nunca deixou de falar nos pais,e se houvesse bom senso,nunca teriam dito o contrário
porque por este andar,ainda vão têr que fazer algum desmentido!!!!

Natércia.

Anónimo disse...

Retirado há pouco do fórum por Esmeralda.

"Eu não sei quem é Cândida, mas o que ela viu ou ouviu também eu ouvi.

Pergunta-se porque é que alguém responsável não alerta para essas situações.

Óbvio - nos dias que correm os empregos não abundam por aí ..."

Agora sim temos motivos para nos preocupar!

Anónimo disse...

Ao blogue por .esmeralda, vou reenviar-lhes este comentário que felizmente não foi censurado pelo blogue esmeralda-sim ......e que alguém, anónimo me reenviou ,dando-me a oportunidade de o partilhar com o vosso blogue: Pois eu não domino muito bem as ferramentas dos computadores e não sei gravar os meus comentários, fazendo -os directamente e com alguns erros..........
subscrevo-me: alvaro da florência murraças...s.m.do.porto.-alcobaça..27/02/09

SR.CANDIDO:
Depois de ler estes seus últimos comentários,não resisto a dizer-lhe que esta sua postura é prejudicial ao bom desenvolvimento da menina ESMERALDA..Todo o seu destilar de ódio ,ao casal GOMES,que mesmo que tenham cometido erros de formalidade,foram ELES,com muito amor e carinho,que agora lhe deram a oportunidade de ter uma nova (AFILHADA) de seu nome ESMERALDA .

Aquilo que eu estou a assistir só pode ter um nome (UMA LAVAGEM CEREBRAL A UMA CRIÂNÇA),não creio que esteja a ser feita ou avalizada pelo sr.doutor Lázaro e pela srª.doutora Ana Vasconcelos...

Aos meus olhos o sr.revela -me pouca formação HUMANISTA ,oxalá que seja uma má analise minha,pois a minha formação académica,é a miníma e está a anos luz da sua...

subscrevo-me alvaro da florência murraças ...s.m.do.porto-alcobaça
28/02/09

Anónimo disse...

Boa tarde

É a primeira vez que comento aqui, mas tenho consultado tanto aqui como noutros tudo o que diz respeito a esta menina.

Ontem à tarde eu estava no café onde decorreu a visita da Aidida com Esmeralda, apenas por acaso.

Assisti a uma coisa que me deixou muito preocupada e fui para casa a pensar no que tinha visto.

A mãe deu à menina uns lápis de cor, uns livros para pintar e outro livro, que não tenho a certeza o que era, mas era de uma matéria da escola. A Esmeralda recusou os lápis de cor e ouvi-a dizer bem alto, quando a mãe lhe perguntou porque não os queria usar - não posso usar lápis de cor porque me fazem alergia. Se a DR Ana Vasconcelos estivesse sentada na mesma mesa, teria entendido o que isso queria dizer.

Fiquei a pensar nisso desde ontem e só me vem à cabeça que ela está a recusar as cores porque a vida dela está neste momento a cinzento.

Se alguém com conhecimentos de psicologia, que às vezes comenta aqui neste Blog quiser corrigir-me ou elucidar-me, agradeço.

Maria Fernanda Ribeiro

Anónimo disse...

Da. Maria Fernanda Ribeiro

Não quero dizer que a Sra. é mentirosa, longe de mim tal ideia.AGora asseguro-lhe, que só a Sra. ouviu tal disparate.Uma criança de sete anos não tem esta linguagem rebuscada.
Engraçado, sempre que a Esmeralda diz coisas destas, apenas ouvem: o SR. Gomes ou pessoas a ele afectas.A pedopsiquiátra nada ouviu.Estamos conversados.

Passem um resto de boa tarde.

Anónimo disse...

Esta pérola estava no esmeralda sim.


"Engraçado, tal como o sargento que aparecia assim com umas tiradas atribuídas a Esmeralda, também neste caso não há testemunhas, apenas esta senhora. Nem mesmo a pedopsiquiátrica Dra. Ana de Vasconcelos ouiviu.Mistério!!!...
Será que as perturbações a nivel de identidade sexual, apresentadas pelo sargento no exame psiquiátrico, agora dão-lhe para assinar no feminino?
Esmeralda já se tem dito por quem a conhece, ser uma criança inteligente, mas com capacidade para afirmações destas?Fenomenal!!!
O que não será Esmeralda daqui a alguns anos...
Bem aguardemos que tudo decorra pelo melhor, mas...

o)

2 de Março de 2009 18:09"


Bem uma criança que sabe o que são
cem meses é sem dúvida um prodigio.

O sargento têm umas costas tão largas,que os atura a todos e nem vos dá importância,e isso é que vos
põe danadinhos.

Já agora não estão proibidos de espiar o por Esmeralda???

Anónimo disse...

Maria Fernanda

Não acredito que nenhum psicólogo ou pedopsiquiátra, lhe vá fazer um diagnóstico à distância.Faltam elementos chave.Por exemplo conhecer as circunstâncias...
A não ser que apareça algum curioso, a fazê-lo. Nós já vimos isso.

Anónimo disse...

Só uma achega:

Alguém atrás comentava que uma criança desta idade não poderia ter esta linguagem rebuscada a propósito da frase:

-" Não posso usar lápis de cor porque me fazem alergia" .

Mas...onde é que esta frase é rebuscada?
O que mais se ouve por aí é falar em alergias...uma das doenças crónicas mais comuns e muito em particular nos miúdos,infelizmente.
Uma criança desta idade sabe perfeitamente o que é alergia...se já assistiu ao espirrar constante de alguém, ao sair o pingo do nariz constantemente, a alguma comichão por qualquer motivo.

Se esta criança é inteligente e teve uma boa educação e viveu socialmente integrada...não se pode atribuir a esta frase uma ideia rebuscada!

Agora...se tinha outra intenção...isso só ela saberá e acho que não nos cabe a nós especular .

Não são os acérrimos defensores da sua vida na nova família que exaltam constantemente as suas atitudes inteligentes?
Então...onde está o problema?


Mas...e a propósito... então e aquela que até foi publicada numa revista:
A menina mostrou um papel ao pai...
Este ficóu atónito por ver ali escritos umas letras e números.

-Toma pai...é a matricúla do carro do fotógrafo que me estava a tirar fotos.(disse Esmeralda).

E ainda por cima isto passava-se quando a menina estava a brincar com os amiguinhos e o cãozinho.

Uma criança que ainda anda a aprender as primeiras letras!!!
Esta é que foi fenomenal!
Papel e lápis em riste, logo ali, em plena cena de brincadeiras!

Realmente...rebuscada esta situação, não acho...parece-me é mais um fantasia própria da época que acabámos de viver...

Ou então ...em que ficamos?
A menina é, ou não é, inteligente?

M.C.

Anónimo disse...

Então a Esmeralda para umas coisas é um prodigio,para outras,coitadinha da menina não sabe o que é uma alergia,foi alguém que falou por ela.
Mas afinal,há coerência ou não?
Eu não sei como é que as pessoas não vêm isto,e não começam a duvidar das histórias ,que os querem fazer engolir.
Mais claro não pode ser!

Anónimo disse...

Mas isto é que vai uma confusão.
Há dias li aqui no blog Esmeralda sim,que Esmeralda era tão inteligente(tomem nota que entrou este ano para a escola)fez o seguinte:


«"Pai, estão a tirar-me fotografias de dentro daquele carro. É esta a matrícula." A frase é de Esmeralda Porto e foi proferida este sábado a seu pai, Baltazar, que olhou atónito para a mão da filha segurando um papel com umas letras e números escritos. Esmeralda estava a brincar com uns amigos e o cão [Quico] quando se apercebeu da presença de um repórter fotográfico.»

Eu confesso que fiquei surpreendido,que uma criança entretida a brincar,se pusesse a reparar em coisas a que devia estar alheia.

Depois de explicarem que Esmeralda é inteligente,além de outras qualidades exaltadas, aqui e ali,achei até curioso que tivesse aquela reacção.

Agora ,não percebo onde querem chegar,quando dizem que Esmeralda
não sabe o que é uma alergia,quando qualquer criança que tenha uma seja de que tipo fôr,logo é avisada que não deve manusear ,ou estar em contacto com
o que lhe provoca a alergia,nada mais natural.

Até já há pessoas a confundir ALERGIA,com ALEGRIA.

Então vamos pensar um pouco antes de falar,embora muitos tenham memória curta,outros nem tanto!

Anónimo disse...

Para Esmeralda:

Eu tenho um anjo, anjo da guarda
Que me protege de noite e de dia
Eu não o vejo
Eu não o ouço
Mas sinto sempre a sua companhia

Eu tenho um guarda
Que é um anjo
Que me protege de noite e de dia
Não usa arma, não usa a força
Usa uma luz com que ilumina a minha vida

Ele não, não usa arma
Ele não, não usa a força
Usa uma luz com que ilumina
A minha vida

Anónimo disse...

Pois é, anónimo de 2de Março 21:46

E não é que eu pensei o mesmo ?
Mas não li essa notícia dos fotógrafos num outro blogue, mas sim numa matéria publicada numa revista dita cor-de-rosa!
Quantos elogios às qualidades desta criança...o que, sinceramente, nos deixa felizes por sabê-la uma menina bem educada, amorosa e prendada!


Mas agora fiquei mesmo a magicar...quanto às virtudes que atribuem a esta criança...
Serão verdade? mentira? fantasia?...é que, perspicácia numa situação, impossibilidade da existência da mesma, noutra situação...inteligência um dia, falta dela noutro dia...dá mesmo que pensar !
Mas que confusão!

Afinal...em que ficamos?

Anónimo disse...

Bom dia.
Dos muitos comentários que tenho lido,aqui,e em outros blogues,ou em fóruns,com opiniões diversas
posições opostas,algumas manifestamente corretas e educadas,outras sem nexo e ofensivas.

Mas analisando todas,as que mais me têm chocado,são as que sugerem
que se substitua Esmeralda,propondo que o casal deveria adoptar uma criança pondo-a no lugar dela,ocupando o seu
espaço.
Eu propunha a essas pessoas que reflectissem,no seguinte.

As pessoas não são substituivéis,no nosso coração há espaço para todos os que amamos caberem.

Eu nunca ouvi um pai ou mãe,que perdeu um filho,dizer que ia arranjar outro para substitui-lo,ou se têm mais filhos,que os que ficam, vão ocupar o lugar do que partiu.
O que se sabe,é que essa perda nunca é superada.

Oxalá,nunca os que falam assim sintam uma perda dessas.

No coração de Esmeralda,concerteza
existe um cantinho,onde ela têm guardadas as coisas boas que seus pais lhe ensinaram,certamente que pensa neles,e não os esqueceu.

E quem comenta,pense antes,em vez de alimentar ódios e rancores,usem de empatia.


Natércia.