terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem cuidou da Esmeralda desde os três meses até aos sete anos?

Relatório de Avaliação Psicológica efectuada a Luís Gomes, realizada pelo Instituto de Medicina Legal (Delegação do centro), no âmbito do Proc. 1149/03.3TBRNV-G – Alteração da Regulação do Poder paternal, que decorre no 2º Juízo do tribunal Judicial de Torres Novas.

1) Matrizes Progressivas de Raven, prova utilizada para avaliar o nível intelectual global.

Resultado: 40 (quarenta). Este valor enquadra-se na Classe Bom (valores entre 35 e 45) e pressupõe a existência de um funcionamento cognitivo acima da média esperada para a população normal.

2) Inventário Multifásico de personalidade de Minnesota (MMPI)

Resultado:

- Verificamos que todas as escalas de validade apresentam valores normativos, o que confere credibilidade ao perfil clínico obtido.
- Relativamente às escalas clínicas verificamos que, de igual modo, todas se apresentam dentro dos valores habituais da população em geral, não tendo sido detectada sintomatologia patológica. As escalas mais pontuadas e que determinam as principais características de personalidade do examinado são a 4 (desvios psicopáticos) com 66 pontos e a 6 (paranóia) com 64 pontos. Este padrão de resposta, reflecte traços positivos, incluindo assertividade, franqueza, espírito de aventura, sociabilidade, energia. Simultaneamente revelam-se pessoas sensíveis, emotivas, preocupadas, generosas, de espírito gregário, com uma variada gama de interesses e que se adaptam rapidamente a novas situações, mostrando capacidade de iniciativa.

3) BSI (Inventário de Sintomas Patológicos), que inclui 9 factores (somatização; obsessão; sensibilidade interna; depressão; ansiedade; hostilidade; ansiedade fóbica; ideação paranóide; psicose)

Resultado: Total de 20 (vinte) pontos

É de realçar que todas as dimensões revelam valores normais (de acordo com os resultados obtidos em investigação, no grupo dos indivíduos sem perturbações emocionais), concluindo-se que não existe no examinado sintomatologia patológica invalidante.

4) Escala de Auto-Avaliação de Ansiedade-Estado de Zung

Resultado: 26 (vinte e seis). Considerando que o valor médio para a população em geral é de 33 (trinta e três), pode concluir-se que o examinado revela propensão para reagir com pouca ansiedade, mesmo quando confrontado com situações de maior tensão emocional e de maior complexidade.

5) Inventário de Personalidade de Eysenck (EPI)

Resultados:

N (Neuroticismo) = 02 média = 10,01
E (Extroversão) = 13 média = 12,5
L (Mentira) = 03 média = 4,3

São valores que, do ponto de vista psicométrico, caracterizam uma personalidade medianamente extrovertida e emocionalmente estável. É um padrão de resposta característico em indivíduos activos, optimistas, calmos, moderados.

6) QVS – Questionário de Vulnerabilidade ao Stress ( que inclui sete factores: Perfeccionismo/intolerância à frustração; Inibição/dependência funcional; Carência de apoio social; Condições de vida adversas; Dramatização da existência; Subjugação; Deprivação de afecto/rejeição).

Resultados: A nota global obtida foi 11 (onze). Considerando que o ponto de corte a partir do qual uma pessoa se revela vulnerável ao stress é 43, conclui-se que o examinado é uma pessoa com grande capacidade para enfrentar e lidar com situações indutoras de stress.


7) IRP – Inventário de Resolução de Problemas (escala de auto avaliação que permite obter uma nota global e valores informativos relativos a 9 factores: pedido de ajuda; confronto e resolução activa dos problemas; abandono passivo perante a situação; controlo interno/externo dos problemas; estratégias de controlo das emoções; atitude activa de não interferência das ocorrências da vida quotidiana; agressividade internalizada/externalizada; auto responsabilização/medo das consequências; confronto com o problema/planificação de estratégias)

Resultados: O resultado global de 147 (cento e quarenta e sete) indica que, na generalidade, o examinado dispõe de boas estratégias e competências para lidar com situações de ameaça, dano e desafio, com que eventualmente, tenha de se deparar e para as quais não possua resposta de rotina preparadas.

8) PSI – Índice de Stress parental (questionário destinado a avaliar o grau de stress que o desempenho da função parental poderá desencadear e que não avalia stress desencadeado por outras situações)

Resultados : Após análise dos resultados, verificamos que o total se situa no percentil 10 (dez). De acordo com o manual deste instrumento de medida, o ponto de corte a partir do qual se considera que a função parental desencadeia stress patológico é 85 (oitenta e cinco). Pode-se concluir neste caso que, no desempenho de funções parentais, o examinado desenvolve níveis de stress mínimos, compatíveis com o exercício da parentalidade.


Conclusão:

Em função dos resultados obtidos nas diferentes provas psicométricas a que foi submetido, bem como através do contacto mantido com o examinado, podemos concluir o seguinte:

- Possui um funcionamento cognitivo de nível superior, o que lhe garante, à partida, capacidade de adaptação, de pensar racionalmente e proceder com eficácia em relação ao meio que o envolve.

- A estrutura da sua personalidade está assente em traços de estabilidade emocional, com níveis moderados de extroversão.

- A estrutura da sua personalidade está assente em traços de estabilidade emocional, com níveis moderados de extroversão.

- Não revela tendência para desenvolver sintomas de ansiedade-estado, mesmo quando confrontado com situações de maior tensão emocional e de maior complexidade.

- Revelou capacidade para lidar com situações indutoras do stress, possuindo estratégias adequadas para enfrentar situações de dano, ameaça ou desafio susceptíveis de se prolongarem no tempo.

- No exercício da parentalidade, o examinado desenvolve níveis de stress adequados.

Nota da Direcção do Blog:

A publicação (citação) do relatório supra, tem como objectivo proporcionar a todos os interessados, o verdadeiro conteúdo dos mesmos, desmentindo assim, algumas interpretações pouco idóneas, publicitadas nos órgãos de comunicação social. Neste contexto, também consideramos que não se conhecem motivos bastantes à necessidade de Baltazar realizar os mesmos testes, dados os padrões em avaliação.

32 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por publicarem os dados dos testes do sargento.

Anónimo disse...

O que o Dr Cândido Ferreira continua a afirmar é:



" ... nos testes psicológicos a que voluntariamente se submeteram - requeridos no seguimento de comportamentos criminosos - os Gomes foram surpreendidos com a detecção de indícios muito fortes de graves disfunções psicológicas. A paranóia será, em Luís e em Adelina, um dos aspectos negativos mais marcantes das suas personalidades, um e outro a rondarem escalas patológicas..."

Então não é que é mentira? Então está explicado porque é que nem as assistências remuneradas aplaudiram essas entrevistas.

Obrigado por publicarem o texto do relatório.


Orlando Pires

Anónimo disse...

Força Luís Gomes e Adelina!

Ana Maria

Anónimo disse...

Cada dia, cada momento é uma LIÇÃO.
Como é BOM saber escutar e nos meus
poucos conhecimentos de certas matérias ir aprendendo como QUEM SABE e pode explicar com serenidade,
sem calúnias nem invenções AS VERDADES "das mentiras" que nos têm
querido, passar...
Graças s Deus que os resultados são estes e cientifica ou matemáticamente revelam o POSITIVO.
Mas quantos PAIS e QUANTAS MÃES, MADRASTAS,PADRASTOS, são sujeitos a estes tipos de testes?
Ou neste país somos quase todos
PERFEITOS, ou não vale a pena investir na detecção das verdadeiras anomalias? Quantas queixas chegarão diàriamente a todos os SOSs, que existem? Quantas crianças se queixam? Quantos adultos dia após dia vão cometendo atrocidades, mas mesmo que se SAIBA, não se fazem testes...
Então e porque é que alguns têm o previlégio de se recusar a fazê-los?
Quem fecha os olhos a todas estas situações?
Quem tem os olhos tão abertos que
tão zelosamente (e bem) cumpre as regras como devem ser cumpridas ?
Mas... as regras e as Leis são para
TODOS...
O PRESENTE é Caminhada que transporta o Murmúrio de um passado
a que todos temos a responsabilidade e o dever de RESPONDER...
Será feita esta justiça e seremos todos tratados de igual FORMA?
Pensemos apenas...Não vale a pena dar lições...
OBRIGADA LUIS GOMES por SERES TÃO
"NORMAL" que envergonharás outros..
Quem sabe se não O serás mais do que EU ?
Que bom seria se todos os nossos filhos pudessem ter crescido até aos 7 anos com alguém com a tua tolerância,a tua coragem para suportar nesses dias dispersos e talvez confusos, em que com SERENIDADE conseguiste e vais conseguindo suportar "O CABO DAS
TORMENTAS"
Obrigada por mais esta prova... Outras virão, mas estaremos aqui, para revelar apenas à tua pequenina,
QUEM ÉS TU...

Anónimo disse...

Obrigado por reporem a verdade. Estavamos cansados de ler/ouvir que os testes demostravam graves desvios psicologicos, quando sabiamos perfeitamente que era mentira.

Não há melhor para calar a mentira QUE A VERDADE!!

Anónimo disse...

Meus senhores o problema não é esse, afinal ninguém é perfeito, Baltazar também não é perfeito com certeza, mas é o pai, essa é que é a grande questão.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (19:35)

Não entendemos a que problema se refere.

Sabemos bem que ninguém é perfeito, mas não chamaremos nomes menos próprios a baltazar, porque ele é o pai biológico de Esmeralda.

Na mensagem colocada hoje, tivémos por objectivo apenas a reposição da verdade, limpando o nome de Luís Gomes de acusações que carecem de verdade.

Anónimo disse...

Então por favor ponham o relatório na íntegra...e não só a parte que convém!!
Obrigado.

PS. Já agora...Baltazar merece letra maiúscula!
E trata-se do pai e não "pai biológico". Sei que não o fazem para ofender...mas se fossem negros, índios, brancos, portugueses, americanos ou o que fosse com toda a certeza não gostaria de ser apelidados CONSTANTEMENTE de pai "branco/ negro/amarelo/americano..."
Já sabemos que Baltazar é pai biológico!!! Já é tempo de deixar adjectivos de parte, não acham???

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (9:45),

O Relatório é composto de duas partes distintas. A primeira trata de um relato de todos os factos que fazem parte deste processo, pedido pelos técnicos ao Sr Luís Gomes. Como sabemos, esses factos continuam ainda a suscitar opiniões muito diversas na forma como aconteceram. Assim, não sendo esse o objectivo da mensagem, não o transcrevemos. A segunda parte é composta pela descrição de vários testes psicológicos, o respectivo objecto em avaliação, os resultados, a interpretação dos resultados e a conclusão final.


Quanto ao segundo parágrafo, queira tomar a devida nota que foi o(a) Sr(a) que subentendeu apreciações à figura do Sr Baltazar. Registe, aliás, que em alguma mensagem exposta neste espaço, se encontrou alguma qualificação menos própria a esse.

Informamos ainda que no nosso entender e de muitas pessoas, Baltazar é pai pela vertente biológica, porque, o pai, será um dia.

A Direcção de Por Esmeralda

Anónimo disse...

Citando,

Anónimo disse...
À Direcção do espaço Esmeralda Sim,

No texto da vossa autoria, onde se lê

“Blogue que não tem medo da verdade, publicamos com gosto o seu comentário, apesar de retirar várias conclusões que consideramos parciais e até abusivas.” ,

note-se que quaisquer conclusões, que consideram parciais e/ou abusivas, tratam-se apenas de texto integralmente copiado do Relatório Psicológico e portanto, da responsabilidade de quem os fez e interpretou.

Não tendo conhecimento que na direcção do Esmeralda Sim, exista alguém com formação capaz para elaborar interpretações, no âmbito de tais testes, questiono-me como é que de ânimo leve se caracteriza uma pessoa.

Por isso, no meu entendimento, considero também o vosso texto,

“Na sua apreciação, e tal como o IML procedeu, há uma nítida desvalorização dos sete aspectos negativos, vários deles quase na fronteira do patológico: mania das doenças (hipocondria), tendência ao exibicionismo (histerismo), depressão, falta de rigor (mentira), desequilíbrio na relação feminilidade/masculinidade e, sobretudo, as características mais marcantes da sua personalidade e que são a paranóia e a psicopatia.”,

vazio de rigor científico e até a raiar alguma falta de pudor.

Orlando Pires

e respectiva resposta

17 de Fevereiro de 2009 19:10

Esmeralda disse...

Esclarecimento a Orlando Pires:

1 - O texto que fez publicar é "integralmente copiado", mas não é cópia integral do relatório. As suas fragilidades, as incongruências e as ilações parciais e abusivas nele contidas, ressaltam evidentes a qualquer pessoa com bom senso, tal como já acontecia nos relatórios de Coimbra e de Santarém. Porém, não conseguem esconder o principal: que o trio apresenta preocupantes desvios nas escalas de personalidade, em múltiplas áreas.

2 - Não tresleia. Ninguém, na Direcção do Blogue, caracterizou psicologicamente quem quer que seja. Aqui, apenas questionámos, e questionamos, se o o comportamento criminoso do casal, o seu desprezo pelos direitos de Esmeralda e de Baltazar e a incapacidade do trio em aceitar a autoridade dos Tribunais, não estará tudo relacionado com esses desvios. Na verdade, vários especialistas na matéria, com quem convivemos, são da opinião que tais comportamentos se encaixam perfeitamente na paranóia e na psicopatia e que esta questão merece uma análise mais detalhada, por especialistas. Foi essa a nossa posição de sempre: não tirar conclusões precipitadas, não apontar o dedo a ninguém, mas pedir pareceres psicológicos mais aprofundados, agora já dirigidos a partir dos indícios destas análises genéricas. Mesmo em Aidida, o relatório não prova a sua loucura. A questão é que levanta, e não exclui, essa possibilidade

3 - Depois da triste amostra de falta de "rigor científico" que foi exposta pelo Colégio de especialidade de Pedopsiquiatria da Ordem dos Médicos, já aqui amplamente denunciada, cremos que as suas preocupações de "falta de pudor" e de "falta de preparação técnica" se devem virar noutra direcção.
Estamos certos que Esmeralda, a grande vítima dessas faltas de rigor técnico e de pudor, agradeceria esse seu empenho...

A Direcção do Blogue

18 de Fevereiro de 2009 6:39

Anónimo disse...

Mas porque é que essas pessoas estão tão preocupados em denegrir Luís Gomes e enaltecer baltazar?

Deviam era ocupar as cabecinhas a pensar como ajudar Esmeralda nos próximos tempos. Ela é que é verdadeiramente importante.

Desejo do coração que a menina, no seu íntimo, consiga guardar as suas memórias. Também desejo que baltazar tenha a capacidade de lhe proporcionar uma tranquilidade que lhe permita viver com serenidade.

E em resposta a um anónimo - escrevi e escreverei baltazar desta forma porque não aceitei, nem aceitarei, até prova em contrário, ele ter ignorado um ser em gestação que podia ser seu filho. Pode agora dizer que gosta muito da menina, mas talvez um dia demonstre ser O PAI.

Ana Maria

Anónimo disse...

Dona ana maria...

A prova já foi dada em tribunal...

Mas até prova em contrário não aceito a ideia de que foi sempre muito bem tratada! A reação da menina perante Luis Gomes e Adelina aquando da visita à escola(sem Baltazar por perto)pode ser indício disso mesmo! E não me refiro a maus tratos físicos mas psicológicos! Entrou em pânico literalmente...se assim não fosse a escola não teria chamado Baltazar e Ilda. Também não teria prometido à menina que não deixariam entrar o casal novamente!
Mas como a senhora ana maria deve ser um poço de candura decerto não levará a mal a minha escrita sobre o seu nome...é que até prova em contrário...você pode até já ter abortado!.. E, desta forma, ter rejeitado um ser humano.

PS. Peço desculpa à direcção do blog, que sei que apenas deu uma "gralha" pois sempre aqui vi os nomes das pessoas e de Baltazar com letra maiúscula... Foi apenas um reparo! Não era para levantar areia!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16-49

Não vá por aí.

Os Gomes sempre foram uns pais exemplares para a Esmeralda. E além disso, desde a primeira hora, aquela que foi possível. O relatório da Dra Ana Vasconcelos sobre a observação a esmeralda comprova-o e foi aceite como prova em Tribunal.

Essa reacção que dizem como de pânico, podemos até comparar com os gritos que foram ouvidos nas imediações do Tribunal em 19 de Dezembro, ou quando o pai biológico numa das visitas a teve que vir entregar a meio da noite porque não sabia o que fazer, para não falar de outros episódios.

Birras,gargalhadas, Choro, riso, tristeza, alegria, medo, confiança - disso tudo sabem muito bem o Luís e a Adelina. Não se esqueça que ainda não se passou do chamado "estado de graça" na sua nova vida familiar.

Quanto à possibilidade de ter abortado, ofende-me com uma acusação que não pode provar. No entanto, baltazar, está provado, só aceitou o facto de ter uma filha depois de ter feito os testes.

Lembra-se quanto tempo foi?

Agora faça o seguinte exercício:

- Pegue num papel e escreva dum lado, a lista das rotinas com os cuidados de uma grávida e um recém-nascido e do outro lado, escreva as rotinas duma criança abortada.

- Avalie a enorme diferença, aliás está a fazer um exercício com resultado impossível

E mais, não sou a favor do aborto.

Faça como se pede na petição - medite, pense, reflicta, escreva notas, etc. Faça um esforço e não se limite a abanar a cabeça a algumas coisas que por aí se gritam.

Ana Maria

Anónimo disse...

Eu não consigo compreender como as pessoas enaltecem um certo episódio passado na escola de Torres Novas , querendo com isso provar algo que me parece , no mínimo, tendencioso.

Pânico? Porquê? Os técnicos saberão interpretar essa reacção.
Eu, que até profissionalmente tenho alguma envolvência com crianças destas idades , permito-me passar ao largo, pois não é aqui o lugar próprio para considerações técnicas.

Mas...pergunto-me:

Então...e a reacção da menina anteriormente, quando tinha que ir às visitas do sr. Baltazar?

E os gritos dela no espaço do Tribunal quando foi forçada a sair do carro e gritava : "não me deixes ir, paizinho?" Isto foi ouvido por várias pessoas nas imediações do Tribunal.

E a lavagem ao cérebro que foi necessário fazerem à pobre criança durante cerca de uma hora...para a convencerem a ir com o sr. Baltazar?

Tudo isto num Tribunal !!!!!
Se a isto não se chama violentar uma criança...que nome então se dará a tais atitudes...permitidas por uma magistrada?!?!?

Ou alguém de boa fé acredita que, quando a criança se negava a ir com o sr. Baltazar, era porque a instrumentaram apelidando-o de "lobo mau"?

Quem tem ou teve crianças sabe que, nas histórias que se contam, tipo Capuchinho Vermelho, aparecem certas elementos que personificam essas figuras.
Ora...essa ideia fica na mente da criança que passa a relacionar mentalmente essas figuras com tudo o que lhe seja desconfortável ou lhe crie insegurança.

A partir do momento que foi necessário começar a prepará-la para sair do conforto do seu lar e do seu ambiente afectivo, é natural que tenha imediatamente associado essa imagem às pessoas que porventura a iriam afastar desse seu mundo

Daí...poder surgir-lhe, naturalmente, o termo "lobo mau".

É inacreditável, perante a constatação da óptima educação que esta menina recebeu , que se continue a acusar o casal Gomes como tendo apelidado o sr. Baltazar de lobo mau!

Ou não se fartam de gritar loas às virtudes da criança: inteligente, meiga, gentil, estudiosa, ect...etc..?

Tenhamos o pudor, ao menos, de reconhecer que todas estas virtudes que hoje os apoiantes desse senhor elogiam na menina, só podem ter sido fruto de um óptimo trabalho educacional, realizado por parte de quem a criou!

Ou será que em alguns dias de convívio com uma nova família se educa uma criança?????

Sobretudo, quem tem filhos, saberá responder a esta pergunta....

M.C.

Anónimo disse...

Infelizmente eu assisti à primeira atitude devassa de um relatório àcerca do sargento Gomes, em plena televisão! Foi protagonizado por um senhor , dito médico...´médico!!!

Fiquei estupfacta !
Onde estava a moral e deontologia exigidas a profissionais desta classe???? O intuito, esse, era apenas um : denegrir o sargento de uma maneira inacreditável...

No seguimento do meu comentário anterior...apenas lamento que pessoas pouco escrupulosas se entretenham a publicar relatórios com o fim único de achincalhar uma pessoa...que, aliás, já recebeu, com dignidade, a punição que a justiça entendeu atribuir-lhe.

Pretendia-se com essa exposição (expresso pelo mesmo senhor) dar a conhecer paranóias e psicopatias culminando (expressão que também ouvi) com a afirmação de que "esse senhor (o sargento) perante tal estudo, não tem capacidade para adoptar criança nenhuma!

E aqui é que eu fico espantada!!!

Então...a menina tem as virtudes todas que lhe apontam...como?????

Por ter sido educada por paranóicos e psicopatas?

Por ter sido educada por "criminosos" ?

Por ter sido educada por gente que não tem qualidade para a adopção?

Ou por ter vivido e crescido num ambiente de Amor verdadeiro, com princípios e valores, em segurança e conforto???????

Quanta incoerência!
Quanta ingratidão!


M. C.

Anónimo disse...

Como é possível analizar tanta incoerência????
Teremos que repetir tantos factos tantas verdades que os mesmos que
as querem negar, não conseguem fugir ao registo dessas mesmas Verdades. Tão depressa tem traumas e voi vítima de uns malvados, como
ao fim de meia dúzia de dias na terra do Sr.Baltazar era simpática,meiga e carinhosa com os vizinhos.
Depois, só agora já dorme sózinha e
prescinde da presença dos adultos
para a proteger....
Cada comentário daqueles que sàbiamente estão de perto com a Menina é moldado pelos mesmos segundo o seu QUERER.Nas minhas reflexões chego a lembrar-me que muitas vezes quando gostamos muito ou não gostamos nada de uma pessoa
que de alguma forma faz parte das nossas vidas olhamos para elas e vêmo-nos não COMO ELAS SÃO, MAS COMO QUEREMOS QUE ELAS SEJAM.Com a Ana Filipa foi e é isso que muitos
estão, desde o dia 19 de DEZEMBRO a FAZER. Afinal quem foi que arrancou brutalmente do seu lar e dos seus PAIS? E a propósito, para o Tribunal e seus assesores a Maris Adelina e o Luis Gomes não podem ser PAIS DE CORAÇÂO, e agora a Srª D.Ilda é a Mãe de coração que
ela tanto gosta. E Mais: Tem um jovem, filho da mesma que lhe ofereceram como irmão. De quem á filho este jovem? É orfão ou também
foi rejeitado pelo pai. Só espero que a médica Drª Ana Vasconcelos saiba analizar tanta contradição...
A Ana Filipa vive rodeada de um Mundo de Fantasia e de Ilusões. E bem sabemos como as crianças nos seus sete anos podem ser transportadas para caminhos que moldam e fortalece a sua personalidade que está debilitada.
Por tudo o que tenho lido pergunto a muitos de nós onde ESTÁ? ONDE PERMANECE O DESEJO DE TORNAR FELIZ E LIVRE A ESMERALDA/ANA FILIPA?
São verdadeiros e com a verdade se enganam a ELES MESMOS AQUELES QUE AFIRMAM QUE "A ANA FILIPA MORREU"
Terão consciência do que afirmam?
Então e a justiça fica muda diante
de tal CRIME. Os que me LÊEM sabem o que estou a dizer e mais cedo ou mais tarde terão de responder, pelas suas palavras e pelos actos que ao longo destes 60 dias
TÊM COMETIDO para com ELA.
MUITAS NUVENS estranhas e cinzentas
pairam no ar, e muito caminho há a
percorrer.Sei e por mim prometo à ANA FILIPA que acredito que ela está VIVA, Confusa é certo, mas será coraajosa e vencerá no seu percurso, sem perder NADA DO QUE FOI ATÉ AQUI. Voltarei daqui a pouco, para partilhar convosco um poema dedicado ``A NOSSA PÉROLA PRECIOSA...

Anónimo disse...

Hoje tive algum tempo livre e resolvi vir à net, percorrer especialmente os espaços dedicados a este tema.
. Li as intervenções das pessoas aqui e em outros lugares e uma, em especial, deixou-me intrigada.

Em letras garrafais, alguém transcrevia uma notícia saída numa revista.

Escrevia exactamente assim :

[[[ "Pai, estão a tirar-me fotografias de dentro daquele carro . É esta a matrícula:"
A frase é de Esmeralda Porto e foi proferida este sábado a seu pai, Baltazar, que olhou atónito para a mão da filha segurando um papel com umas letras e números.
Esmeralda estava a brincar com os amigos e o cão (Quico), quando se apercebeu da presença de um fotógrafo.
TV MAIS nº840 de 20 a 26/02/2009 ]]]

Esta é a transcrição de um texto que se encontra numa página do fórum "petição por Esmeralda"

Então dei comigo a pensar:
Que maravilha de criança! Como as pessoas que a criaram fizeram um trabalho espectacular a nível da sua educação!

É que , além dos dotes que agora o pai, os padrinhos e outros apaniguados não se fartam de elogiar( é meiga, educada, estudiosa, gentil...etc...) ainda por cima a ensinaram a ser precavida contra estranhos, sagaz na avaliação das situações, preocupada com a sua segurança e privacidade, recorrer aos adultos que lhe são próximos para que a protejam e defendam...enfim...tudo normas que quaisquer bons pais deverão incutir aos filhos.

Sendo assim...muitos parabéns ao casal Gomes, pela belíssima educação que deram a esta menina!


Por outro lado...pode ser que esse louvor tenha que ser dirigido ao sr. Baltazar.
E porquê?...pergunto-me a mim própria.
Pode sim! O senhor Baltazar , pelos vistos, incute na filha comportamentos extremamente valiosos!
Senão vejamos:

À maioria dos pais não deve passar pela cabeça entregar aos filhos, um papel e um lápis, ou esferográfica, quando vão brincar com os amiguinhos e o cão ou o gato, dizendo possivelmente assim:
"toma, filha, leva isto no bolso para tomares nota de algum eventual contratempo que possa surgir-te , para depois me comunicar"
Especialmente...uma criança que ainda se encontra na fase escolar de escrevinhar as primeiras letras!

Maravilha! É assim mesmo que deve ser um verdadeiro PAI !

Perante isto...claro... fiquei com um sentimento de culpa terrível!...a roçar mesmo o estado deprimido!
Mais uma enorme falha que cometi na educação dos meus filhos , além das que já reconheci, pois, educar uma criança não é "pêra doce" nem tão fácil como parece...

É que...quando os meus filhos( hoje já homens) iam brincar com os seus amiguinhos com ou sem cão, nunca me passou pela cabeça meter-lhes no bolso um papel e um lápis para tomarem as notas que pudessem ser necessárias.
E nem quando eles já sabiam ler e escrever com toda a autonomia!

Mea culpa...mea culpa...mea culpa!
Assumo este meu grande falhanço !

E, como já não vou a tempo de introduzir essa norma na educação dos meus filhos...agora, e aqui, prometo solenemente,não me esquecer de tomar esta atitude com os meus netos...quando os tiver!

Parafraseando um Homem que é uma referência no nosso jornalismo...apenas me apetece dizer:

"E esta...heim !?!?!?

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Coceição,

Ficámos a sorrir consigo. Aí está um comentário alegre e bem disposto, e a brincar, com questões da educação das crianças que só os que nunca educaram se poderiam lembrar de evocar e mesmo se gabar.

Aqui no grupo também ficámos mudos, talvez um pouco deprimidos, com a reflexão que fez.

Então não é que nunca mandámos os nossos filhos brincar, sempre munidos com um papel e uma caneta?

Está prometido – esta regra passará a constar do manual de bons educadores.

Será que é por não sermos “assim” bons educadores que não entendemos as ânsias de paternidade de certa pessoa?

A Direcção do Por Esmeralda

Anónimo disse...

Assisti ontem à entrevista dada pelo presidente da Câmara de T. Vedras a Mário Crespo e lembrei-me de um assunto que já vi discutido por pessoas pertencentes à área do Direito :
O tempo que hoje em dia leva a formação de um juíz ou magistrado.

Parece que, antigamente, para se chegar a juíz ou magistrado só após muitos anos de prática nos meandros dos Tribunais.

Agora, chega-se a juíz e magistrado até com cerca de 30 anos...tendo como experiência quase exclusivamente o manuseamento das páginas das sebentas .

Diz o Povo : a melhor Escola é a Escola da Vida!

Quando não se tem em atenção o "Saber de Experiência feito" algo vai falhar, de certeza!

Ontem ouvi que a decisão sobre o caso do Magalhães no Carnaval de T. Vedras partiu de uma magistrada muito nova...aí pelos trintas...(disse o pres. da Câmara)
Registei o facto do jornalista, com alguma insistência, procurar saber se a magistrada era "jovem" ou...com "muita experiência" . Porque seria?

Neste caso, a coisa não foi grave...até pode ser incluída em mais um quadro carnavalesco!

Só que, a propósito, me recordou outro caso, este gravíssimo, e cujas consequências irão ter repercussões bem danosas para uma criança que foi abruptamente arrancada ao meio em que vivia...apenas porque era urgente cumprir as decisões legais que constam dos livros, acórdãos, tratados...enfim...

Isto, contrariando os pareceres negativos dos pedopsiquiatras responsáveis... usando apenas "a força da lei" !

E o que encontro de comum nestes casos?

A srª juíza que decidiu "arrumar " este processo terá também cerca de 30 anos...

E...assim vai a nossa justiça!

Claro que me refiro,precisamente, ao "caso Esmeralda"!

M. Garcia

Por Esmeralda disse...

Efectivamente, não querendo de todo minorar o trabalho da Sra Juíza que entregou Esmeralda ao baltazar, julgo que a pouca idade de alguns magistrados parece ser sinónimo de algum receio na aplicação das leis. Aplicam as leis que tratam o assunto em julgamento numa forma estritamente legal, não apreciando os resultados efectivos subjacentes da aplicação das penas. A aplicação dessas penas dão depois origem a situações que, como no caso em questão, atingem directamente uma criança muito nova e impreparada para os precalços da vida.

Anónimo disse...

Aleluia!!!
Acabei de ler no Expresso que afinal o Tribunal permite que a sátira ao Magalhães que ontem foi retirada por ordem de uma magistrada já pode ser integrada no cortejo caravalesco.

Afinal...as decisões de juízes de competência duvidosa, chamados de "corajosas" mas que só sabem decidir apenas baseados na letra de leis por vezes absurdas e insensatas e que ainda usam as fraldas da Magistratura, podem ( no meu entender...devem! ) ser postas em causa e, pura e simplesmente, revogadas!!!

Assim...sim...há alguma esperança no futuro da nossa Justiça!

E, sendo assim, talvez ainda haja esperança para a felicidade desta menina !

M. Garcia

Anónimo disse...

Esmeralda é para ti que escrevo.
Espero que leias esta missiva.
O que quero dizer-te é muito simples: tens um pai biológico que te adora, mas que te rejeitou ainda no ventre de tua mãe!
Tens um pai biológico que te adora,mas quando estavas no ventre de tua mãe,e ela o procurou pedindo ajuda,mandou-a embora,negando essa ajuda,e dizendo que tu ,a filha que ele adora,não era sua!
Tens um pai biológico que te adora,mas que para te adorar necessitou,de comfirmação genética,ADN!

Tens um pai biológico que te adora,mas que,foi obrigado a fazer testes,porque ele, sem ordem do tribunal,nunca quis saber de ti!


Tens uma mãe que apesar de tudo deves-lhe o ter nascido e, assim, deves-lhe um certo respeito,deves-lhe também a vida,porque depois de procurar o teu pai biológico e este se têr recusado a ajudá-la,ela não se desfez de ti, mas sem te esqueceres nunca o teu pai biológico que cuida de ti SÓ agora que tu já és uma menina crescida!Que foi criada e bem por aqueles que cuidaram de ti no dia a dia, ajudados pela tua família,o Luis e a Adelina.


O Luís e Adelina são teus pais, tiveram-te seis anos,porque o teu pai quando tu nasceste não te quis.
Ora isso não é ser pai de ninguém.
E tu já sabes isso perfeitamente, pois já te deste conta.
Não importa o que ele te diga. Sobretudo não permitas que falem mal dos teus pais os que te amaram desde que te conheceram,te ensinaram a ser a menina que és hoje,educada,simpática,amorosa,carinhosa,e amiga do seu semelhante,coisa que o teu pai biológico não foi

No entanto deves perdoar-lhe, para te sentires liberta.
Se possível perguntar-lhe,porque te afastou de teus pais.depois de terem cuidado de ti tanto tempo…!!!!!
Acima de tudo sê feliz, na companhia daqueles ,que um dia quando souberes a verdade,vais têr acerteza que são os teus verdadeiros pais pois eles tudo farão para isso, sem esqueceres que se não fossem eles se calhar hoje não existias!!
Para ti,,, um beijinho de alguém que te adora

No entanto deves perdoar-lhe, para te sentires liberta.



Ana Rita.

Este comentário foi enviado para o Esmeralda-sim,e devidamente censurado.

Anónimo disse...

Este comentário,foi enviado para o esmeralda -sim depois de recusarem publicar o anterior.Tendo sido acusada de gostar de ficção,venho assim demonstrar que tenho seguidores
naquele blog!!!


Esmeralda disse...
Ana Rita:

Depois de ler os acórdãos, que traduzem o que ficou provado em Tribunal, poderá comentar nesta blogue.
Até lá, pedimos-lhe que não insista em ficções de carácter difamatório, que nunca serão publicadas num blogue que respeita a verdade dos factos.
Sugerimos que faça os seus comentários noutros espaços, que se dedicam a esse género de literatura.


Boa tarde.
Começaria por informar,que seguindo o vosso habitual conselho de outas eras"Depois de ler os acórdãos, que traduzem o que ficou provado em Tribunal, poderá comentar nesta blogue" e tendo interesse real neste caso,os ditos acórdãos foram por mim,lidos,relidos e revisados,não tendo contudo influênciado,ou mudado o que penso,a verdade.

Gostaria ainda de dizer,que apesar de gostar de lêr ficção,jamais a confundo com a realidade.No texto que reescrevi,fui,ajudada por uma anónima senhora,que por acaso(só por acaso)apesar de anónima viu o seu comentário publicado,e eu,pegando nele rectifiquei algumas
palavras.

Na realidade como verdadeira,que me considero,fiquei deveras espantada,com tanta reprovação!Porquê?

"ficções de carácter difamatório, que nunca serão publicadas num blogue que respeita a verdade dos factos".

A sério?Então que dizer,da imaginação fértil, de um sr dr
Cândido,que em tempos ficcionou sobre acontecimentos, passados num tribunal,tendo Baltazar,e Esmeralda como protagonistas???
" o autor do blog escreve um post onde conta o que se teria passado no interior do tribunal do dia da fatídica entrega de Esmeralda aos gritos como um porco na matança.
Baltazar teria apostado com a juíza em como Esmeralda em 5 minutos estaria no colo dele e que até daria de boa vontade um beijo ao advogado. Arrogante como sempre o autor do post desafia os leitores a descalçarem mais esta bota"
Entretanto,o post foi retirado,e com a explicação seguinte.

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Esmeralda esclarece:
O post anterior, entretanto retirado do Blogue, era um texto de ficção da lavra do Dr. Cândido Ferreira, nada tendo a ver com o que efectivamente se passou em Tribunal aquando da entrega de Esmeralda ao Pai.De facto, com o mesmo, procurou o seu autor criar uma situação paradoxal, congeminando algo que poderia, e que gostaria que tivesse acontecido, ainda que mais não fosse que um puro exercício imaginativo.Porque o post suscitou reservas e oposição dos Advogados de Baltazar Santos Nunes, e nada tendo por outro lado a ver com o Pai de Esmeralda, a pedido dos mesmos foi retirado do Blogue e a presente explicação dada aos bloguistas, que seguramente compreenderão que a nossa missão é ajudar numa grande causa, e não criar factos virtuais que possam, no limite, prejudicá-la.A Direcção do Blogue


OI????? Texto de Ficção??? No blog que só diz verdades ABSOLUTAS??? No blog que só se rege pelos acórdãos provados e provadissimos??

Desmentido pelos próprios ‘’colegas’’ de serviço ‘’publico’’ o doutor Candido apressa-se a comentar o seguinte:


Esmeralda disse...
A história do Post anterior foi-me narrada enquanto verdadeira, por pessoa em quem tenho absoluta confiança.Tendo-a publicado anonimamente, alguém me telefonou minutos depois a informar que não correspondia totalmente à verdade, razão porque o mandei retirar imediatamente, tendo deixado a explicação dessa retirada para mais tarde.Incontactável desde aí, por actividades pessoas, dou esta manhã com este post, que em absoluto rejeito. Reafirmo que a cena, que se terá passado no gabinete do Tribunal - e que, portanto, alguns de nós até entendem ser matéria reservada - corresponde ao que ouvi, e entendi, não sendo pura ficção minha, como aqui foi deixado escrito.Nunca inventaria uma história destas... e considero tal argumento fragilizador da minha credibilidade e comprometedor da credibilidade do Blogue.Posso ter errado na avaliação deste ou daquele pormenor, que as informações por vezes são escassas e chegam-nos deturpadas, mas, durante todo o ano, nunca menti ou ficcionei qualquer texto ou acontecimento, nem manipulei informação.Seria incapaz de o fazer!...Sem a devida correcção, peço cessação de funções.Cândido Ferreira


Ficção....Ficção é a palavra de ordem. Ficção quando afirmam que Esmeralda não quer saber mais dos Gomes, ficção quando acusam os Gomes de psicopatia, ficção nos mais recentes peditórios para Esmeralda.

Só o sofrimento de Esmeralda não é ficção.


PS: Os textos em questão foram copiados na integra pois é comum por aqui, tentarem esconder o sol com a peneira na sua tentativa de manipulação da opinião publica. Assim antes que se eclipsassem fica aqui registado a verdade dos factos!
PS2: Iguais a voçês mesmos, na desinformação concertada com objectivos obscuros, o post e consequente comentário ''eclipsou-se'' do Esmeralda-Sim.
FICA AQUI PARA A POSTERIORIDADE A O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE QUE O AUTOR PUBLICA TEXTOS DE PURA FICÇÃO. O mesmo admite no comentario e passo a citar: ''Posso ter errado na avaliação deste ou daquele pormenor, que as informações por vezes são escassas e chegam-nos deturpadas,''.



Agora se tiverem coragem,e forem verdadeiramente honestos,publiquem lá este!!!

Ana Rita.

Claro que até agora não obtive resposta.

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Rita,

Já tínhamos conhecimento deste triste episódio no Forum da Petição Por Esmeralda, que lamentamos. No entanto, por acharmos tão triste e humilhante para quem o produziu, nem comentámos nem vamos comentar.

As pessoas que verdadeiramente se preocupam com a Esmeralda, terão sempre neste sítio um espaço para reflectir e expor ideias, sejam apoiantes de Baltazar ou dos Gomes, desde que se exprimam com correcção, sem acusações, sem ódios.

As palavras, neste caso, deveriam servir para se falar, comentar, perguntar, explicar, desmentir, discutir, ...,mas duma forma que não constranja quem as escreveu, nem quem as leu.

Deste modo, não está nos nossos objectivos, alimentar conversas inúteis que só servem para alimentar cérebros pouco arrumados, como os que infelizmente temos visto no Forum.

Creia que nos sentimos honrados pela sua participação, pois apesar do triste episódio ocorrido há algum tempo, conseguiu fazer uma interpretação dos factos duma forma escorreita e digna, sem ofender ninguém.

Muito obrigado pelos esclarecimentos prestados

A Direcção do Blog

Anónimo disse...

Ciente do vosso objectivo,e em plena concordância com o mesmo,terei todo o prazer em continuar a defender,quem por si só não pode,Esmeralda.Para terminar este assunto de vez,caso achem adequado,gostaria que postassem a resposta,amávél e simpática que recebi há pouco,do já mais que conhecido,Esmeralda-sim.

Esmeralda disse...
Ana Rita Lagarto Gomes:

Não duvidando que tenha lido os Acórdãos, e continuando a proferir cavalidades, queremos informá-la/o de que publicaremos de bom grado os seus textos, desde que previamente se identifique.

Como cidadã/o que luta por uma causa cívica, será certamente para si um prazer, e um dever, ter mais uma possibilidade de provar as suas verdades em Tribunal.

Quanto ao resto, o seu novo alvo regista com algum agrado o seu desespero e agradece o estímulo.

Sabes uma coisa?...

HOJE NÃO HÁ VISITA!...

20 de Fevereiro de 2009 19:06


Atenciosamente,continuarei a defender Esmeralda.

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Rita,

A resposta diz bem dos autores – “cavalidades”, “alvo” e “hoje não há visita!”.

Estas pessoas parecem soldados acoçados, num forte, sempre à espreita e a defesa é sempre ao ataque, quão guerreiros muito antigos.

É que “guardam” um tesouro muito valioso, mas ainda não perceberam que esse valor não está no corpo, mas no coração, nos sentimentos, na inteligência, na sabedoria, na beleza.

Por isso atacam sem dó, julgando todos os que não estã no seu séquito, como inimigos. Ainda não perceberam que os ataques que infligem não minorizam ninguém, bem pelo contrário.

Para acabar: No dia 18 faltavam 30 dias para a visita, ontem faltavam 29 dias, hoje faltam 28 dias, amanhã faltam 27 dias, depois de amanhã faltam 26 dias, e assim por diante, porque vamos estar sempre POR ESMERALDA.

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente

Anónimo disse...

Ana Rita Lagarto Gomes?????


Até que teve sorte...não é um nome feio!

Ao que estamos habituados a ler nesse espaço...chamaram-lhe desta vez, pelo menos, um nome decente!

Já é um progresso a nível de educação e civismo...vá lá...vão no bom caminho...

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Para os que criticavam o casal condenando a sua atitude,e afirmando que jamais Baltazar,teria esse procedimento,digo agora eu, vejo-os um pouco alterados.
Afinal somos todos diferentes,todos iguais.Quando se questionou se deveria ser Esmeralda a escolher,ou optar,por se encontrar,ou ficar com Baltazar,muitos questionaram,essa opção, por achar,que por vezes,têm que ser os adultos a decidir certas coisas.

Perguntem à criança com quem quer viver!...

As crianças não têm “quereres”: umas não gostam de fazer os trabalhos-de-casa e outras de comer sopa; umas não querem deitar-se a horas e outras não gostam do xarope. Mas, tal como os adultos, todas são obrigadas a cumprir as regras básicas que lhe são impostas.

Assim sendo, ninguém, do lado da Justiça, deve perguntar a Esmeralda com quem ela quer viver.

Assim sendo, ninguém, do lado da Justiça, deve perguntar a Esmeralda,influenciar,manipular induzir ou ameaçar,quando tiver que receber visitas daqueles que ,a criaram durante sete anos!!!

Anónimo disse...

Continua a ser uma pena que os administradores do fórum do sítio da petição por Esmeralda não consigam resolver o problema de algumas pessoas que boicotam sistematicamente tudo o que se escreve, passam páginas e páginas em branco...enfim...comportamentos lamentáveis!

Por vezes frequento outros fóruns mas são moderados por alguém responsável, por isso admiro que neste caso possam passear-se por ali, à vontade, pessoas sem escrúpulos.

Será que não há nada a fazer?

M. C.

Anónimo disse...

Amigos do Coração. O meu relógio marca 00:44 do dia 21de Fevereiro de 2009. Cheguei há pouco a casa depois de um dia intenso de trabalho numa aprendizegem a que me submeti para recomeçar uma nova etapa de minha vida. Com as novas leis num dia podemos trabalhar muito e no outro menos. Hoje foram
12 horas a atender pessoas. É uma loja agradável, com muitas coisas que alimentam o sonho das crianças e fezem acontecer o desejo dos pais. Não! Não vou fazer propaganda da loja, vou antes partilhar como é bom conviver sobretudo com crianças e mães na sua maioria grávidas, com as suas barriguinhas a crescer. E os pais na sua maioria jovens ternos e carinhosos acompanham as futuras mães dos seus filhos. É um ambiente
em que se respiram vários VERBOS:
INTERROGAR...SABER...ESPERAR...
NASCER!!! AMAR...
Não é ficção. É real...São casais,
gente simples e menos simples, que
festejam o seu AMOR na espera de um
filho que já amam, mesmo sem saberem se é menino ou menina...
Também levam filhos mais crescidos
que deliciados querem comprar tudo para o Mano ou Mana que vai chegar!
E com quatro, cinco, seis anos eles sabem e dizem orgulhosamente "O mano está aqui na barriga da mãe!... Neste meu "novo Mundo" fui-me recordando da Esmeralda/Ana Filipa
...e agora ao lêr uma mensagem de alguém que lhe escreveu ,só posso deixar uma interrogação: Será ou não real que quando Aidida e Baltazar a conceberam após a acto
consumado a quem ficou a pertencer
a "semente" que por acaso FLORESCEU? E nos tempos que se seguiram onde estava o sr. tão reconhecido pela LEI e pelo seu estranho mandatário que nunca faz referência a esse ABANDONO que NUNCA FOI JULGADO, NEM Parece ter qualquer importância para os seus apoiantes?
Esmeralda/Ana Filipa não foi roubada porque o que a fecundou pura e simplesmente a IGNOROU e se acordou mais tarde e seguiu os caminhos da justiça, deverá lembrar-se que enquanto a IGNORAVA, OUTROS A ACOLHERAM COM AMOR. O PRINcÌPIO FOI ESTE O DEPOIS não foi o CATIVEIRO DE ESMERALDA FOI ANTES O SEU CAMINHAR NA VIDA JUNTO DE UMA FAMÍLIA INTEIRA QUE SEM MANDAR FAZER Testes a olhou como dádiva de
AMOR QUE ENRIQUECEU AS SUAS VIDAS.
Já disse e repito muitas vazes que a ANA FILIPA também tem direito a ser Ana Filipa porque os que a protegeram e permitiram que sobrevivesse também tinham gostos sonhos, deram-lhe tudo, que importa
que gostassem de lhe chamar o nome
ANA FILIPA? O que importa é que quando ela disse pela primeira vez a palavra PAI, era o LUIS que noites e dias a via crescer e saboreou essa riqueza. O que importa é que a Lina foi a mãe que
lhe deu a primeira papa com a colher, foi ela que lhe sentiu o primeiro dentinho, Foram eles SIM,que no seu LIVRO DA VIDA JAMAIS
PODERÃO RASGAR ESSAS PÁGINAS MARAVILHOSAS que SÃO A MAIOR HERANÇA que FICARÁ de UM PASSADO RECENTE QUE NINGUÉM PODERÁ APAGAR..
Certamente serão estes sentimentos
não assumidos pela ignorância e por
condições de vida que não condeno,
mas que, NÃO PODEMOS-IGNORAR OU FAZER DE CONTA QUE FOI TUDO AO CONTRÁRIO; que FAZ CHAMAR VÍTIMAS AOS CRIMINOSOS PARA ALIVIAR AS SUAS CONSCIÊNCIAS...
Acredito que a Ana Filipa um dia saberá as coisas e pedirá contas...
E quando vejo e ouço falar-se tanto
de Leis, pergunto-me se as Leis são tão fáceis de cumprir, para que
precisamos nós de JUÍZES? Qualquer
entendido em Direito as faria aplicar. Aprendi que na Vida tudo mas tudo, deveria ser exercido e trabalhado em equipa. Se assim não
é temos infelizmente tristes exemplos de decisões tomadas por Homens e Mulheres que em nome da Lei, assinam por cima de GENTE QUE È GENTE ,sejam crianças a sofrer,Velhos sem ninguém, ou adultos que fazem de conta que são
adultos...
Mas, voltando à Ana Filipa quero deixar aqui um pequeno apontamento,que registei:Vi a sua fotografia numa revista, um pouco
tremida mas que dá para VÊR que a ANA FILIPA tem Olhos e Cabelos Castanhos e não me levem a mal, porque sintei um certo consolo em
perceber que tem traços e muitas semelhanças com a sua mãe biológica. Para alguns, será a natureza, mas estou certa de que até nisso DEUS Manifestou os seus desígnios e o SEU MISTÉRIO do AMOR...E por acaso repararam porque desta vez a ANA FILIPA nâo tapou a sua cara? Será que neste seu sobreviver ela se quiz mostrar inteira aos seus queridos PAIS que talvaz,se por MEDO renuncia ao seu encontro, por outro lado e no seu sub consciente baralhado esta foi a forma de: Do silêncio e da recusa fazer ECO DO AMOR AGORA SIM AMORDAÇADO? Se o seu olhar é terno, se o seu sorriso é doce, saboreemos TODOS ,estes e os muitos mais VALORES QUE O LUIS E A LINA LHE ENSINARAM.BEM HAJAM PELO SEU AMOR E PELO SEU SILÊNCIO QUE TÃO GENEROSAMENTE TÊEM SIDO LIÇÂO. Só os MAL AMADOS TEIMAM VÊR O QUE SÒ NELES PRÓPRIOS EXISTE...É é assim que tantas vezes AS VERDADES
São Utilizadas e postas do avesso..
Os dias vão passando, lembremos que
amanhã é outro dia e o SOL CHEGARÁ.........

Anónimo disse...

Em palavras muito simples e sem grandes considerações psiquiátricas: tenho ouvido e lido as maiores atrocidades e obscenidades pela parte dos apoiantes do Sr. Baltazar contra os Srs. Gomes, sem qualquer preocupação pela serenidade e estabilidade que todo o ambiente necessita. No meu fraco entender isto revela só por si que os intentos desta parte são única e exclusivamente destruir a credibilidade dos pais afectivos revelando também o ambiente de insinuações e mal-dizer em que a criança vive e sem qualquer preocupação pelo que é importante : o desenvolvimento estável da personalidade da menina.
Quem decidiu entregar abruptamente a criança, apenas porque uma decisão legal tinha que se cumprir EFECTIVAMENTE,analisou o carácter, preparação e capacidade de educar desta nova família?
Desejo sinceramente ao casal Gomes a maior coragem para enfrentar tudo isto com a decência e compostura que têm demonstrado até aqui. Cada vez estou mais convicta de que, apesar de todas as trapalhadas legais a que foram erradamente conduzidos, são pessoas de carácter e boa fé.
Acreditem sempre que os caminhos verdadeiros são sempre lentos e difíceis mas fazem-nos crescer e evoluir como seres humanos fortes onde toda a maldade e distorsão de que vocês têm sido alvo se há-de reflectir nas pessoas que vos têm ofendido.