sexta-feira, 26 de março de 2010

SEMPRE A PENSAR NA PRINCESA



NOS SILÊNCIOS DA ALMA


Princesa,


Quase sempre os silêncios guardam segredos, alimentam sonhos, espreitam outro futuro.


Por vezes faço desses silêncios uma canção da alma, onde consigo adivinhar o que gostaria que acontecesse nos teus voos que vais fazendo por tantos canteiros.


Logo, amanhã, depois e depois, outros sentirão este silêncio, de várias formas. Alguns esperarão pelo seu trabalho e com o seus colegas, cantarão as canções das suas almas, corações ou mentes, outros procurarão nas dúvidas, os segredos que encobrem esses silêncios, e na contemplação tranquila, vão acreditando que a serenidade há-de acontecer e alimentar esses sonhos.


Quando se alcança esse sossego, é porque os sons do Mundo à nossa volta se apagam e aquietam. Talvez seja o que procuro e desejo hoje e agora, a pensar nos teus desejos, nos teus sonhos, nos teus silêncios, nos teus segredos.


Penso em TI, minha pequena Princesa, que aqui me trazes tantas vezes e vou meditando nas tantas coisas que de ti disseram.


Parecia? Parece que já não havia lutas, nem dor, nem preocupação. Para alguns, apenas conta o que julgam da sua experiêbcia aprendida nos livros, e ali formulada a troco de quê?


Será que tudo FEZ SENTIDO?


E TU? E TU ONDE ESTAVAS?


Onde te colocaram, ou onde te encontras, cada vez que cada testemunha pronuncia o seu saber, a sua verdade, as tuas atitudes vistas por cada um?


EM SUMA, O TEU NOME TANTA VEZ PRONUNCIADO... ESMERALDA.


AH, minha pequena pérola... Com perfumes de amor, muita atenção, ciência apurada, intuição viva, afinal tens sido tão violentada...


Quem dera que pudesses RESPIRAR EM CADA FLOR, VOAR COMO UMA BORBOLETA, encontrar a beleza e a sabedoria, que os outros julgam ter, mas que só tu conheces e sentes. Sim! Mas és tão pequena ainda, para poderes afirmae e denunciar como vives a tua... Sim, a tua verdade inquestionável, na forma como te obrigaram a viver a vida que não pediste, que não escolheste.


Cegos os que não querem ver, como à tua maneira, tu derramas AMOR, desentendido por quase todos os que, com mais ou menos sabedoria, foram convidados a te proteger.


Como se nessa super protecção, ou como alguém saliebtou a "sobrepsiquiatrização" e os seus riscos que só agora foram abertamente denunciados, TU PUDESSES RESPIRAR LONGA E PROFUNDAMENTE sem o peso dessa protecção que não te soube proteger.


Não quiseram, não souberam, ou não puderam tentar, lenta e suavemente, respirar contigo, a suave e doce simplicidade da vida que não te foi facilitada, nem ta deixariam viver...


Aqui no meu canto, longe de ti fìsicamente, tento respirar profundamente e na saudade e na ternura que sinto por ti , pela tua querida mãe Aidida, e pelos teus pais de coração, sinto-me pequena e fico triste por sentir como tem sido possível, deixarem uma criança como tu, linda, doce, maravilhosa, sofrer tanto assim.


AI Princesa, amo de forma especial as crianças porque ALGUÉM as pôs no meu caminho e tu entraste na minha vida sem eu esperar, mas no meu coração, tens e terás sempre, um terno lugar, bem como a tua família alargada e alguns amigos que tornaram o meu MUNDO maior e mais rico.


Os "meus meninos" tornaram-se teus amigos. Tu sabes isso, já vivemos um pouco essa experiência, mas porque não poderás sentir esse experiência mais vezes?


Os grandes sabem que os meninos sózinhos não podem caminhar, se os mais crescidos que zelam por eles, não proporcionarem, motivarem e incentivarem mesmo, essas caminhadas que podem ser desejos vividos a medo, em silêncio, porque num lugar onde a criança seja ELA PRÓPRIA, ela será capaz de mover montanhas para chegar onde gosta. Isto foi falado em Tribunal. Será que os entendidos perceberam? E será que hoje mesmo, enviaste um beijinho pelo telefone à tua mãe, ou aos teus pais de coração, bem como aos teus amigos mais distantes do Cabeçudo?


Será que a Sra. Profesora teve a lembrança de levar consigo, um desenho teu, para o mostrar como prenda para todos, e como a PRESENÇA DA ESMERALDA, ali falada, tão presente no discurso, mas talvez ignorada nos mais pequenos pormenores de quem se considera educadora.


Saberão elas? Conhecerão elas a verdadeira Esmeralda que eu tenho a felicidade de conhecer? A que docemente e em momentos de intimidade, acorda a mãe Aidida com beijinhos que quando cansada pelo trabalho adormece antes dela? E que quando se sente solta, é capaz de se mostrar sem medos e viver os fins de semana em família e em harmonia?


Que terás tu de fazer, para que pensem em ti a sério e para que analisem os teus sentimentos e aquilo que tu queres e gostas?


Que terás tu de fazer, para que todos te amem de verdade, e para que não tenhas de mentir ou fazer de conta, jogando a tua forma de não quereres fazer sofrer os que te amam?


Há uns dias, sem talvez terem alcançado o forte e verdadeiro alcance do termo, apelidaram-te de "cuidadora dos adultos".


Têm receio que sejas ouvida informalmente e permitiram que conscientemente sejas "cuidadoras dos adultos para não os magoar". Mas há quanto tempo tu tens essa missão?


Que dureza esta ao deixarem inverter os papéis na tua vida. Quem serão verdadeiramente os teus cuidadores?


Os verdadeiros sabem-no, os outros Não!


Porque se percebessem a crueldade dessa missão para um criança, não deixariam sequer que alguém o pronunciasse.


Recordo ainda o primeiro dia em que te conheci, naquela tarde quente de verão. Os teus olhinhos eram doces e profundos, a tua naturalidade surpreendeu-me. Meses depois, creceste tanto... O teu olhar tornou-se mais adulto. O teu cansaço faz-se notar. Os teus olhos profundos sugeram alguma interrogação, e sem dares por isso, mesmo em silêncio, interrogas o mundo à tua volta, não sabes como, nem qual foi a tua culpa, nesta espera ...


Volto a referir aqui o meu cantinho, pequeno é certo, mas onde saboreámos a tua presença e os teus momentos de descontracção, junto dos amigos e da tua família materna.


Por isso, dou Graças, sempre serás pertença desta casa, onde te vi sorrir, conversar e partilhar um pouco da intimidade que para alguns soa talvez a silêncio, ou talvez à grande capacidade de seres afinal uma valente Cuidadora de Adultos.


Aqui Não! Há muito que aprendi com outros meninos como tu, como é belo saber escutá-los e receber as suas maravilhosas lições de vida. Talvez por isso o meu coração de mãe, avó, amiga, sente à distância e consegue escutar o teu silêncio.


Muitas noites, no silêncio do dia que passpu, o meu pensamento voa através da brisa e do vento e enquanto o sono não chega, sinto o aconchego e a ternura que tenho para te oferecer, mais dias, outros dias.


Unir-te-ei:


A todos os meninos do Mundo que em sofrimento estão sós ...


Aos que como tu roem as unhas, para que não dês mais esse trabalho e para que alguém tente perceber as razões porque o fazes ...


Aos que como tu não gostam de peixinho ... Não esse um dos teus gritos de rejeição?


Mas recordo com graça os teus gostos e a forma como te deliciaste. Esses não os vou dizer aqui.


Ai quantas coisas tu guardas nas caixinhas de surpresas ... Mas só tu, cheia de força e coragem, UM DIA ... mais perto ou mais longe, serás capaz de contar a tua história. E se esse tempo estiver quase, tu serás capaz, como jáfoste, de dizer o que são os teus desejos.


Nas nossas cores preferidas, encontrarás a forma e a verdade, para seres TU.


Agora ou mais tarde, irás finalmente concluir que tal como entendias, a VIDA e os SENTIMENTOS, não se medem pelo calendário, que precisamos de cumprir, é certo, pois há decisões que podem mudar a nossa vida.


Que Deus te abenço meu ANJO.


(Assinarei com o nome que me chamaste: B...a - m...u b...o)

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom dia !

Embora com pouco tempo disponível, sempre que posso, aqui venho saber de notícias. Ao mesmo tempo leio com atenção os diversos comentários publicados. Como alguém já afirmou, eu comungo da opinião que o PorEsmeralda continua com enorme paciência e correcção a responder a certos textos que procuram denegrir a linha de preocupação e interesse deste espaço.
De tudo o que se vai lendo , e daquilo que não lemos por não publicado ou impublicável ,mas que decerto o PorEsmeralda deve receber amiudadas vezes, uma frase escrita por alguém (e não o primeiro) me parece ser o cerne de toda esta questão :

"A única pretensão (deste blogue) é retira-la ao pai."

Esta frase resume, em minha opinião, o espírito com que é encarado este caso por parte de algumas pessoas.. Esmeralda "pertence " ao pai e é lá que deve estar, ponto final !
Se a vida das pessoas ,e particularmente a de uma criança, se resumisse a uma conclusão assim tão simples e linear, não seria mau de todo. Partiríamos do princípio que o mundo seria um tabuleiro de xadrez onde as diversas peças do jogo já estariam à partida colocadas no sítio definido e não haveria lugar à entrada de jogadores que intentassem mudar essas peças.
Mas não é assim, feliz ou infelizmente , dependendo do ponto de vista.
Esmeralda nasceu ignorada por quem tinha o dever de a receber e proteger. Não adianta "bater no ceguinho" valorizando ou branqueando este facto conforme o "lado" opinativo. Mas é uma verdade incontestável ! E foi isto que marcou definitivamente toda a vida futura desta criança.
Se não, porque entrariam outros "actores" na história desta menina? Quem lhe abriu os braços e fez dela a criança educada e doce que quem a conhece confirma? Erraram essas pessoas , sim, mas em nome da protecção e de tanto Amor que souberam transmitir e que é o principal condimento para a formação harmoniosa de uma criança.
E repito a frase que li:
"A única pretensão é retira-la ao pai."
Então , a partir de certa altura, a mesma frase poderia ser antes substituida por :
" A única pretensão...era retirá-la aos Gomes".
E assim se resumiria esta "luta". A entregar quem a quem pertence . Ou antes, como se fosse uma "coisa" pertença de alguém cujo "dono" requer o que é seu.
Mas como, nem num caso nem noutro, não consigo admitir que o ser humano possa ser tratado deste modo, eu repudio a tal frase tantas vezes aqui deixada pelos detractores deste espaço.
Ninguém quer tirar nada a ninguém.
Está em jogo a vida de um ser humano em formação.
Está a ser decidida a vida de uma criança que já sofreu o que não deveria ser permitido a uma inocente. Pesem os erros de uns e de outros , estes deverão ser secundarizados perante o verdadeiro interesse que é a vida desta menina.

(continua)

Anónimo disse...

Continuação:

O Tribunal , a Lei dos homens, achou que, pelo direito da biologia, esta menina deveria ir viver com o pai. Tudo bem.
Mas o que este pai fez, ou antes , talvez deixasse que o incitassem a fazer , exigindo o afastamento total da menina daqueles que a criaram, para mim, foi um erro muito maior do que o erro cometido pelo casal . Isto se virmos as coisas do ponto de vista do reflexo negativo sobre a criança. E não seria a maior prova de amor a dar por um pai ou uma mãe, guiarem-se apenas pelo desejo de felicidade para um filho? Ou alguém pensaria que todo o alarido de felicidade espalhado aquando da entrega de Esmeralda ao pai, com o respectivo "repúdio" pelos Gomes, era verdade?! Quem acreditou nisso, ou é ingénuo ou não percebe nada de crianças , ou...outras hipóteses que me custam a admitir.
Por isso, aqui sempre vi , com serenidade mas realismo, um apelo à busca da paz e da concórdia entre todos. Se muitos dizem que o blogue é pelos Gomes, é porque na verdade, se quisermos ser distantes desta contenda, e pensarmos apenas na criança, a vida dela seria muito mais tranquila se continuasse a viver com eles, fazendo-se a aproximação aos poucos com o pai, até fortalecerem os laços , em vez do arranque brutal de um lar onde se sentia feliz.
Então, já que há leis a cumprir (embora discutíveis) ,cumpra-se a lei, mas com o mínimo de prejuízo para uma menina que não pediu para vir a este mundo nas circunstâncias em que a puseram. Não se pode querer que ela corte os laços profundos que tem com o casal. Não se pode admitir que Esmeralda "pertence" ao pai. Já que a biologia tem prioridade, ninguém nasce apenas de um espermatozoide. A menina também tem mãe. Esta tem os mesmos direitos. Aliás, pelos vistos, é ela que hoje em dia tem uma actuação muito mais sensata e inteligente em relação aos verdadeiros sentimentos da filha. E não venham com a história dos erros passados, nem com a difamação de carácter ou de comportamentos. Porque todos têm "culpas no cartório". E o primeiro a errar foi quem não se preocupou em deslindar e assumir um acto que lhe imputavam...mas na altura certa.
Por isso, pense-se apenas no que será melhor para Esmeralda. Passe-se para segundo plano o interesse dos adultos.
E não se esteja sempre a pensar : uns são pelos Gomes, outros por Baltazar.
Eu não conheço nenhum dos protagonistas deste caso. Apenas me interessei pela sua vasta divulgação e também por ter uma vivência profissional com certa afinidade. Portanto, esperemos que quem de direito decida da melhor forma.
Mas, acima de tudo, com a preocupação da defesa intransigente do interesse e da felicidade desta inocente criança!

Um bom fim-de-semana para todos.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Quando leio estes lindos textos que
muito diz que a Princesa tem muitas
pessoas amigas,Por Esmeralda têm um
papel muito importante na defesa
desta linda flor,que infelizmente
ainda não conheço,mas para mim ela
está todos os dias no meu coração
quando olho para a minha neta vejo
nela a Princesa e falo com ela digo
filha como eu gostava que Esmeralda
vivesse tão feliz como tu,sim meu
querido ANJO a tua vida não é nada
fácil tens sido uma menina com
muita força,mas sofres sem que os
adultos sintam isso,só quem te criou com muito AMOR sabe que tu
ainda não recuperaste do teu trauma
a que foste obrigada a obedecer
sem teres culpa de nada,mas querida
Princesa um dia vais ser muito feliz toda a tua família se vão entender por ti porque todos sofrem
porque tu estas em sofrimento,meu
ANJO li que tens um irmão, que bom
para ti ele deve ser muito inteligente pelo texto que escreveu
vejo que ele tanbem têm muita
coragem como a tua Mãe,vês querida
aos poucos vais ver os outros teus
irmãos é muito bom para ti porque
assim nunca ficas filha única
Este ultimo texto aonde eu o li
com as lágrimas nos olhos diz que
um dia vais ser capaz de contar a
tua historia de vida que dá para
uma telenovela, mas escrita por ti
porque acredito que vais ser uma
menina com capacidade de tirar um
curso superior,como eu gostava de
saber se já sabes lidar com as teclas do computador? a minha neta
é da tua idade e já sabe, um dia
ela escreveu- te umas palavras para ti
e quando estou com ela diz-me vovó
quero escrever há Esmeralda.
como eu gostava de te conhecer tu
apareces nas revistas mas com um
foco na cara,só vi a tua carinha
junto do teu Pai do coração,ainda
eras muito novinha, mas qualquer dia ainda te vou abraçar-te como
se fosses muito minha amiga mas digo
eu sou muito tua amiga ficarás
sempre na minha memória,o meu desejo é ver-te muito feliz que eu
acredito que vai acontecer
QUE OS HOMENS DE BOA VONTADE TE DÊ
TUDO QUE MAIS DESEJAS
DEUS TE PROTEJA MEU ANJO
Beijos da tua amiga Maria

P.S.
Espero não ser inconveniente com
este comentário, mas como ninguém
comenta faço eu com palavras direjidas há Princesa enquanto se
espera por noticias,peço desculpa

Anónimo disse...

Os pais adoptivos mostraram fair-play! E coitada das crianças deste país entregue a esta (in)justiça...
E o amigo Baltazar vai ter de mostrar o mesmo Fair-Play se tiver de entregar a menina à Mãe Biológica, como o fizeram os pais adoptivos.. afinal a Mãe verdadeira sempre procurou o melhor para a filha, mesmo quando viu que não tinha condições para a criar nem ajuda paternal.. e se agora já as tem, fica com prioridade sobre um pai que só veio colher a fruta quando esta já estava mais madura e dava menos trabalho..


icebreaker

Anónimo disse...

E eu quero lá saber da mãe e do pai biológicos e mais dos adoptivos?! Até que enfim que a justiça quer ouvir a criança, aspecto previsto na lei portuguesa. É a criança que importa, é ela que deve ter uma palavra a dizer. Nunca percebi como é que o tribunal nunca ouviu a criança que, à data da sua entrega a um progenitor que inicialmente a rejeitou, já tinha 6 anos. Até parece que nesta idade ainda não sabia falar!
Boa decisão judicial.



Laivos

Anónimo disse...

Numa altura em que se houve de todos os lados que as crianças precisam de um pai e de uma mãe, porque vive esta criança apenas com um pai que praticamento ´só é pai de sangue? Numa altura em que se diz que os adultos não tem direito de adoptar mas sim as crianças o direito de terem uma familia, porque foi destruida a familia da esmeralda?Não teria sido mais sensato continuar com o casal gomes e ir convivendo gradualmente com o pai e mãe biológicos? Repartindo ferias, alguns fins de semana e visitas frequentes? eu percebo que os pais biológicos lhes tenham algum afecto, e mais que não seja , a questão de pensar "é minha filha", mas teria sido tão mais proveitoso tudo isto circular na ideia de "para a esmeralda, os gomes são os seus pais".. a justiça é assim, a origem do esperma e óvulo em primeiro lugar, assim foi com a alexandra, espero que tenha sabido muito mal à justiça o que fizeram ao condenar essa criança que como esta tb tinha uma vida estável e feliz, em prol de um argumento sexual, o acto da procriação que até as baratas fazem.

Anónimo disse...

Bom dia.
Aconteceu algo que não podemos saber?
estamos nas férias escolares,aonde
vai a menina passar a Pascoa?
não se pode saber? se não podem
responder por favor não pliquem esta
curiosidade, mas como penso muito na
Princesa e desejo muito a sua felicidade, não acreditam mas ela já
faz parte do meu coração
como eu conpreemdo o sofrimento da
Mãe Lina e Pai Luís perder um
filho que tanto se AMA não é fácil
mas infelizmente nem todas as
pessoas compreendem, sofrem muito
mais porque sabem que a menina
está em sofrimento
TENHAM MUITA FORÇA PARA PODER DAR
MUITA FORÇA HÁ MENINA QUE TANTO
PRECISA DE PAZ E AMOR QUE TUDO VOS
UNE TEM QUE SER PARTILHADO COM OS
SEUS PAIS BIOLÓGICOS
QUE A JUSTIÇA DESTA VEZ SEJA MAIS
JUSTA
Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

O Por Esmeralda informa-a que a Princesa gozará o período de férias escolares da Páscoa com todos os adultos da sua família alargada.

Por estes dias a Princesa está com a mãe, em Tomar.

Desejamos umas óptimas férias à Princesa

Anónimo disse...

Boa tarde,
Desejo umas boas férias à nossa princesa. Não sei se está com a mãe ou com o casal, mas espero que se divirta muito, e que nunca perca a esperança de viver.
Beijos para a princesa de uma amiga virtual que, apesar de distante, lhe quer bem.
Cristina

Anónimo disse...

Boa tarde,

Acabei de ler o comentário no outro blog, e não fosse hoje o dia das mentiras eu iria pensar que esse sr. tinha enlouquecido de vez!! Mas como é dia 1 de Abril, tem todo o direito de contar mentiras, e fez-me dar uma valente gargalhada!!! Lol!!!
Desejo uma Santa Pascoa a todos os amigos da Princeza, e para ela desejo que o coelhinho lhe traga todos os mimos que merece.

Paula Silva