quinta-feira, 1 de abril de 2010

PÁSCOA FELIZ, PRINCESA


O Por Esmeralda deseja uma Páscoa muito feliz à Princesa, à mãe, ao pai e aos pais de coração.

A Princesa passou os primeiros dias com a mãe. Está agora com o pai. A Princesa acabará as suas férias com os paizinhos do coração.

Por Esmeralda

11 comentários:

Anónimo disse...

E acabará em grande, feliz da vida!!
Que os dias passem e que no coração da princeza as saudades se transformem num grande amor que possa ser distribuido por todos.
Talvez assim, quem sabe, alguns corações deixem entrar alguma luz, porque de trevas estamos todos fartos.
Ao Por Esmeralda, uma Santa Páscoa!!
Paula Silva

Anónimo disse...

Boa noite,
Desejo à princesinha uma Páscoa muito feliz na companhia de toda a sua família alargada. Fiquei contente pela menina, porque irá terminar as suas férias com os seus paizinhos. Espero que se divirta muito, porque ela merece tudo de bom.
Beijos para a princesinha.
Cristina

Anónimo disse...

Boa tarde a todos

Pascoa símbolo de paixão
mas tambem de alegria porque
Jesus ressuscitou para aqueles que
acreditam,é nesta Fé que por vezes
nos dá força para poder aguentar o
que mau a vida nos traz, e nesta
mesma Fé acreditamos que nestes
momentos a esperança nos vai dar coisas boas, se analisarmos tudo o
que tem acontecido com os Pais da
Princesa dá mesmo para pensar como
foi possível,haver esta reviravolta
na vida duma inocente menina,quando
se julgava que o Pai Baltazar era o dono da Princesa,que nesta Pascoa
sirva para que o Pai fique a pensar
um bocadinho nos que muito sofreram
por Amor, mas não falamos neste dia
de Paixão naquilo que foi mal feito
vamos olhar o futuro com esperança
para que a nossa Menina venha a ser
muito feliz,que toda a sua Família
compreendam os sentimentos que a
Princesa tem guardados no seu
coraçãozinho tão sofrido

A TODOS UMA SANTA PASCOA
MUITOS BEIJINHOS QUERIDA PRINCESA
TUA AMIGA
Maria

Por Esmeralda disse...

Maria,

Vivem-se por estes dias momentos de reflexão. Os crentes desfrutam de dias especiais que concedem à religião e à espiritualidade momentos importantes que devem ser lembrados. Os não crentes desfrutam de dias de repouso que sabem sempre bem.

Do seu comentário devemos realçar a doçura que emprega na atitude em relação a todos os adultos da família alargada da Princesa. Essa é a generosidade genuína de quem apenas está a pensar na felicidade da Princesa.

Lamenta,como nós, alguns momentos menos felizes, mas mantém acesa uma esperança inabalável num futuro mais risonho para a Princesa. Também o Por Esmeralda.

Por Esmeralda

Maria de Lourdes disse...

BOA NOITE, AMIGOS DA ANA FILIPA! AMIGOS MEUS TAMBÉM!

Neste Apelo ao silêncio da alma, e porque por vezes o Silêncio acontece mesmo, fui deixando que nos momentos mais sós o pensamento fosse a minha companhia…E são por vezes os silêncios que mantêm os segredos que alimentam as nossas alegrias e os nossos sofrimentos…
E no lugar das palavras escritas, tentamos alcançar o Mundo das formas que vêm ao nosso encontro. Na medida do Silêncio, tentamos construir o lugar das palavras… E neste querer e não saber, vamos recordando… Devagarinho, dando lugar ao tempo que já passou, e ao que há-de vir.
E a semana passou, e ainda que a Páscoa se aproxime, ainda estou um pouco presa ao silêncio da Alma…

Há quem neste tempo faça um TEMPO DE JEJUM!

JEJUM???

QUE APELO É ESSE ? Que nos fará sentir, qualquer que seja a nossa FÉ, esse tempo de jejuar de algumas coisas ???

Como certamente acontece a todos nós há tempos de renuncia, há tempos de alegria, há tempos, em que a serenidade nos faz sermos capazes de não julgar os outros, não para sermos bonzinhos, ou para cumprirmos” promessas”, mas na busca sincera de Procurarmos e darmos um pouco de Paz…
Alguns chamarão a estes sentimentos o desejo de transformar a Vida numa espécie de Meditação. Talvez seja o que procuro e desejo nesta hora em que me apetecia comunicar com alguns. E assim, vou dando largas aos pensamentos, que agora, são a realidade que permitem que eu Viva e saboreie, um pouco de tudo à minha volta.
E porque as crianças, esses seres maravilhosos que nos convidam a essa encontro com a fragilidade, mas na plenitude e na Paz, são o meu suporte para continuar…

Enquanto houver Crianças nesta Terra, Deus estará abençoando os Homens, dando-lhes a oportunidade de alcançar a meta da perfeição, se formos capazes de nos rever nas atitudes e nos exemplos que irradiam como LUZ , dos nossos “Meninos” e neles, está aquela que aqui nos Une e nos Convida… ANA FILIPA / ESMERALDA !!!

Só desta forma sei pensar nela e senti-la tão presente, como se aqui estivesse junto de mim.

Se vos descrevesse esta minha noite, se fosse capaz de vos fazer sentir o MEU SENTIR, agradeceríamos, talvez, nós todos, por tudo aquilo que nos une e não pensaríamos nas nossas diferenças.
Tenho comigo, e numa casa pequena, mas que tentamos que seja acolhedora, TRÊS crianças maravilhosas, (como todas o são), mas estas, de QUATRO, CINCO E OITO ANOS, CRESCERAM COMIGO DESDE OS TRÊS MESES DE IDADE. Tal como soube, ajudei-as a crescer e hoje sabe bem vê-las mais crescidas, rever o seu crescimento, ouvi-las e saborear a suas diferenças; mas sobretudo as suas riquezas.
Sinto-me, como que a festejar essa alegria de dar à vida esse sentido do Jejum, que me convida a não julgar, a ouvir os outros, a ser capaz de sair de mim mesma, deixar a tristeza e a insegurança, e tentar vir ao vosso encontro.

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação...
Coincidência ou não, os pais de duas (as mais pequenas) e da mais crescida, têm neste fim de semana um, jantar e encontro de amigos. E como acontece algumas vezes deixam-nas comigo, até porque para a semana, também precisam que eu fique com elas devido às férias da Páscoa.
Por vezes também nos faz bem sentirmo-nos úteis, sabendo eu, que no terno e doce acolher destas crianças, somos nós adultos que ficamos mais ricos, porque os pequeninos têm tanta coisa para nos ensinar.
E neste som delicioso, onde aqui apenas escuto o respirar suave, tranquilo e profundo destas três pequeninas que a meu lado dormem o “SONO DOS JUSTOS”…
Estas crianças que repousam como ANJOS, mensageiros do Divino que nos acalma e protege.

Comigo estão todos os outros que ajudei a crescer, e que nas entrelinhas de tudo o que escrevo, me ensinaram as mais valiosas lições de VIDA.
Quem sabe um dia não saberei contar a HISTÓRIA DE CADA UM DELES, repletas de simbolismo e como já aqui disse, são apenas HISTÓRIAS COM VIDA, que jamais se afastarão da minha, porque ser AMA, ser BABA a tempo inteiro é deixar que no nosso regaço eles se acomodem, riam e chorem, manifestem a ternura e os afectos, que fazem de nós “mães” de Coração Inteiro.
Missão! Sentimentos!... Que criam laços de amor tão profundo que ninguém, só mesmo o coração, o respeito, o sermos capazes de uma entrega verdadeira, tal como o respeito nos ensina, e também nos põe à prova muitas vezes… Nos faz ACREDITAR MESMO...

Mas VALEU A PENA!!!

E tanto valeu, que comigo HOJE, caminham, todas as “ESMERALDAS DO MUNDO” Todas as crianças que tocam de uma forma ou de outra o meu sentido atento a este Instinto de ser Mãe!

De sangue ou de Coração, só mesmo aqueles que NÃO tiveram esta sorte serão incapazes de entender.

Mas, agora e nos espaços desta semana. Semana Santa ou Semana Maior, é sim motivo de vivência significativa na história do mundo cristão: a entrega da vida sobre a morte, tornou a redenção do próprio Homem na expressão máxima do AMOR.
E é neste reencontro, neste Dar, neste ultrapassar de diferenças que aqui estou, e outros estarão, qualquer que seja a nossa crença, porque temos no meio de nós uma CRIANÇA, que nos congrega neste olhar o Mundo, sofrendo com aqueles que por ela sofrem, e agradecendo e valorizando o que de bom vamos encontrando, dando-lhes os sinais de esperança que todos desejamos.
NELA, na pequena Ana Filipa vemos o olhar sofredor de suas Mães… Elas diferentes, mas autênticas, carregam no regaço as formas inteiras de ser MÃE, e viver cada dia que VAI SENDO LONGO, MAS SERÁ APELO À UNIÃO de todos os esforços, de toda a verdade, de TODO O SER CAPAZ DE SE ENTENDEREM.
********

“Vejo-te ainda Mãe, de olhar parado
Da Pedra e da tristeza do teu canto
Comigo ao colo….
Embrulhado nas dobras do teu manto”
********

“Junto da Cruz que estremecia, ao vê-la,
Chorou baixinho a mãe cheia de dor
E a terra em volta soluçou com ela!”

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

Estes pedaços de poesia, que nos colocam junto dos poetas, são palavras, que tornam tão real as nossas vivências do passado e do presente, mas que fazem ECO nesta noite e nos apela à Travessia dos nossos Limites…

Nesta noite, Diferente para muitos de nós, noite em que recordo AQUELE que deixou como legado à humanidade inteira, as atitudes que guiaram a SUA VIDA.

Que elas sejam como estrelas, que nos acompanhem na vivência dos valores em que acreditamos, para que os possamos sempre pôr em prática.

A Humildade, a atitude de estender o abraço ao perdão, mesmo àqueles que nos ofendem e magoam, sentindo nesta noite do PERDÃO a Atitude da alegria, que nos conduza à Esperança e à Verdade.

Noite em que Aquele que também foi MENINO, ofereceu a Sua Vida, para que nos amássemos de Verdade.

Noite de apelo à partilha, à solidariedade dos bens, que por ventura alguns tenhamos um pouco mais.

E se mais não tivermos, temos o nosso OMBRO AMIGO, para aqueles que abatidos pelo cansaço ou sofrimento, possam acreditar que só com o Ombro uns dos outros, ganharemos força para continuar a nossa caminhada.

Para a Aidida e sua Família, para a Lina e seus familiares, que comigo acreditam nesta Fé profundamente ligada á VIDA, recordo aqui, palavras sábias de um amigo que já partiu, e que diante do sofrimento de uma família, ele, na sua simplicidade disse. “Filha, não esqueças que antes do Domingo de Páscoa terá de passar a sexta-feira Santa”...

A nossa Ana Filipa, parece ter vivido já muitas “sextas-feiras Santas”, e aqui relembro e comungo das palavras da doce Maria no seu comentário de há pouco (cerca das 18h45).
Crentes ou não crentes:

Importa-nos a esperança para inaugurar caminhos novos!

Dividir a Vida para a podermos Multiplicar

Confiar e Unir. por aquilo que nos Une e não por aquilo que nos divide

Olhar o longe, para o Futuro ainda incerto, mas ir sempre à procura dos caminhos novos e positivos

Ter Tempo para apagar medos e solidões

Assumirmos o Convite para a partilha verdadeira e estar atento, porque quem sabe se neste celebrar de gestos simples, não nos Chegam ainda Chamamentos Novos…
Eu creio que eles vão surgir…

Estejamos atentos… Saibamos acolhê-los e de mão dada com a Ana Filipa e sua família...

PÁSCOA É VIDA!!! PÁSCOA É UMA FORMA DE RECORDAR - ESQUECER –CONSTRUIR…

PÁSCOA É UM MODO DE SER…
É ESPERAR VIVER CADA DIA, COMO SE A VIDA INTEIRA O TIVÉSSEMOS ESPERADO…

BOA PÁSCOA, BOM DESCANSO, a TODOS!

Festejemos com o POR-ESMERALDA, ponto de partida na construção desta família alargada, que dá e acolhe.

E que ao olhar profundo da nossa PRINCESA e ao bater do seu coraçãozinho, cheguem depressa os acordes da ALELUIA!!!

Maria de Lourdes

(PS: iniciei as minhas palavras, há quase uma semana atrás, mas não tinha Net, e fui escrevendo, mesmo sabendo que as minhas palavras, não chegam para alcançar o Mundo…)

Anónimo disse...

Como não sou católica esta quadra apenas é sinónimo de uns dias de férias, se fosse católica estava agora bastante preocupada e triste com tudo o que se tem passado no seio da igreja. Mas estar preocupada e insatisfeita é também para mim uma forma de vida, alguns diram estranha forma de vida.
Mas o que me traz aqui é deixar uma mensagem de amor á Ana Filipa e dizer que fiquei contente por o fim das férias serem com o Luis e a Lina, sempre achei que o melhor deve ser guardado para o fim e é isso que desta vez aconteceu. Espero que a menina com o correr do tempo se adapte melhor ao seu dia a dia na Sertã, precisa disso para sobreviver estes anos que a separam de livremente sem pressões decidir com quem quer viver, Por mim estou convicta que Torres Novas é o seu horizonte longínquo por enquanto, e por isso se reveste de especial importância todo o tempo passado no seio de uma familia funcional e cheia de amar familia essa que deve alegrar todos os cristãos e todos os homens de boa vontade, amar uma criança como o Luis e a Lina amaram é de certo a melhor forma de pôr em pratica a palavra de Deus, de continuar o exemplo de Jesus. E porque vivendo numa sociedade não nos conseguimos desvincular dos suas tradições, apelo nesta quadra há tolerância, pois ela trará de certo uma maior felicidade à Princesa, só os grandes sabem perdoar e talvez a Páscoa possa servir de pretexto para o perdão!
Catarina

Anónimo disse...

TALVEZ NÃO SE SAIBA QUE


Que na audência do dia 18/03/2010 o sr. Ferreira estava arrolado como
testemunha de defesa do sr. Baltazar e na audiência do dia 15/03/2010, o advogado do sr. Baltazar tinha pedido ao sr. Juíz para que a testemunha sr.Ferreira fosse ouvida através de videoconferência, pedido esse que foi rejeitado categóricamente pelo sr.Juíz.

Perante este facto, o advogado do sr. Baltazar RENUNCIOU do
testemunho do sr. Ferreira

Estranhamente, no dia 18/03/2010, o sr. Ferreira que não quis
testemunhar presencialmente, apareceu na sala de audiência.

Esta é uma situação no mínimo é caricata ( ou foi estratégia )

O resto da história já foi aqui contada por quem esteve presente
.............................................

Sem mais comentários

anónimo

Anónimo disse...

Mas então o sr. ferreira não é o tal do livro das criancinhas?
Sempre ouvi dizer que a esperteza não é sinónimo de inteligência.
Deixai-os dar os bons exemplos que só envergonham os que com coerência, e porque nada temem a não ser a maldade humana, vão caminhando neste tempo que é o seu, de cada UM.
Parece que tudo vai e tudo volta.
O eterno retorno e quem sabe se esse senhor, bem como outros vão ter de se mostrar tal qual são.
É no presente que vivemos, mas indiferentes a qualquer mando, estamos e somos projectados para o futuro. Que me importa de sou Muculmano, Católica, Hindu, Negro, ou Branco.
A maior riqueza é sentirmo-nos semelhantes...
E quando se não reconhece a SEMELHANÇA, teme-se O DIFERENTE...
Falamos de amor, falamos da liberdade, falamos do respeito, mas de quando em vez, somos levados a tentar esquecer esses valores. Se teimarmos em esquecer as semelhanças, esquecemos a essencia do ser humano e é o HOMEM TODO que nos apela Á união e ao desejo de acabar com os sofrimentos e as injustiças.
De certo que a doce Maria e outras Marias que por aqui escrevem e deixam transparecer as suas crenças, não as impõem a ninguém e jamais serão capazes de esquecer, e de não se preocupar ou ficar tristes, por todos os homens mulheres e crianças que sofrem neste Mundo, vítimas das guerras, das desuniões,das desigualdades.
Estou aqui por uma CRIANÇA, e por respeito á mãe e aos pais de coração, dessa criança, quando abracei esta causa não foram motivações religiosas ou políticas que me levaram até aqui. Hoje conheço um pouco o seu sentir e dou graças por aquilo que nos une e não por aquilo que nos possa dividir.Continuarei com eles qualquer que fosse a "CÔR" da sua camisola...
Por vezes a nossa ignorância é uma fonte que conduz ao não sossego.
Neste passado ilimitado e num futuro que queremos sem limites, será bem melhor viver apenas e só este tempo que é nosso, mas é o tempo que pertence à ANA FILIPA que nos acolheu. O presente vai-se tornando passado, mas não queremos, que a nossa Princesa tenha de suportar anos, até ao reconhecer do seu desejo.A Páscoa iniciou-se ontem, e a Primavera vai continuando com muito SOL...
Vivamos com verdade o tempo do AMOR que aqui nos trouxe, com o desejo dum Futuro que possa construir a história desta família alargada num tempo justo e NOVO.
ML

Por Esmeralda disse...

Caro(a) ML

O Por Esmeralda e todos os amigos e amigas da Princesa, sabem bem qual é o objectivo deste espaço de reflexão - a felicidade da Princesa.

Porque a primeira e única preocupação é a felicidade da Princesa, todos, sem excepção, têm o direito de à luz dos seus costumes, valores e princípios, perceber a vida dela e sugerir ou apontar caminhos menos tortuosos para a sua vida.

Afinal não apelamos aqui para que a Princesa possa ser livre de exprimir os seus sentimentos?

Por Esmeralda