sexta-feira, 19 de março de 2010

FELIZ DIA DO PAI, PRINCESA





Dia de São José


Dia do Pai

(Dia 19 de Março)




"Hoje" a Igreja celebraSão José, Esposo da Virgem Santa Maria, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo


« O Anjo do Senhor manifestou-se-lhe, em sonho, dizendo:


"José, filho de David, não temas receber Maria como tua Mulher, pois O que nela foi gerado vem do Espírito Santo" » (Mt 1, 20).


Ninguém ignora que S. José, é o Esposo de Nossa Senhora e o Pai adoptivo e afectivo de Jesus Cristo.


A Bíblia não fala muito dele. No entanto, o Amor cristão faz de cada palavra do Evangelho de S. Mateus um ensinamento novo para a vida.Eis alguns factos que sempre se recordam:


A ordem dada a S. José, de receber Maria como Esposa.


É o fim do Antigo Testamento e o começo do Novo.


Ele é o Patriarca, o grande Pai, apesar de não ser biológico.


A fuga para o Egipto e o regresso lembram a história de todo o povo de Israel - o Êxodo.


Portanto, S. José é o amigo do povo, dos pobres, dos pequeninos, dos perseguidos e dos sofredores.


Da Bíblia, recebeu ele o título maior que ela costuma dar a alguém:


«O Justo» - S. José era um homem Justo.


Tanto a Idade Média, quanto os tempos modernos, lembraram muito S. José como modelo para o lar e, também, para o operário.


A simplicidade e a fidelidade fizeram de S. José o protector escolhido para marido de Maria e para desempenhar a figura de pai do próprio Jesus, bem como para todos nós.

Evangelho segundo S. Mateus(1, 16.18-21.24)

Neste dia de S. José, dia do Pai, desejamos à Princesa e aos seus pais, Baltazar, pai biológico e Luís Gomes, pai afectivo, muitas felicidades e que o futuro lhes dê o que mais desejam.

Por Esmeralda

47 comentários:

Anónimo disse...

E a julgar pelo belo texto só falta mesmo a comparação (quase implicita) de S. José ao Sr. Luis Gomes, correcto?
Enfim...
Feliz dia do pai a todos os pais que o desejam ser!

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (19:34)

O Caro anónimo está no seu direito de retirar as interpretações que achar melhor.

O Por Esmeralda congratula-se pelo facto da Princesa ter motivos redobrados para festejar o Dia de S. José e, neste caso, o Dia dos Pais.

Afinal, caro anónimo, estará Luis Gomes a retirar o lugar de Baltazar? Não. Mas agora e para sempre, não vale a pena ignorar, no coração da Princesa haverá sempre lugar para dois Pais, o pai e Luís Gomes.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

SIM PRINCESA HOJE É DIA DE PAI
MAS TU QUERIDA TENS DOIS O PAI LUIS
E PAI BALTAZAR VAMOS NESTE DIA PEDIR
AO BOM JESUS FILHO AFECTIVO DE SÃO
JOSÉ, QUE ELES JUNTOS TE FAÇAM FELIZ
QUE É O QUE TU MAIS GOSTAVAS DE VER
A UNIÃO ENTRE OS DOIS, MAS NÃO PERCAS A ESPERANÇA ESSE DIA VAI CHEGAR SABES PORQUÊ AS CRIANÇAS NÃO
MERECEM SOFRER
MAS TU MEU ANJO JÁ SOFRESTE MUITO
E NÓS TANBEM SOFREMOS POR TI TAL COMO TU QUEREMOS A UNIÃO COM TODA
A TUA FAMÍLIA ALARGADA
HOJE DEVES DE ESTAR COM O PAI BALTAZAR MAS NÃO SEI SE VAIS A CASA
DO PAI LUIS
MAS ELES GOSTAM MUITO DE TI E VÃO
FAZER AQUILO QUE DEUS MANDA
PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS
EM NOME DESTA FILHA TÃO DISPUTADA
QUE TANTO AMOR TEM PARA VOS DAR

TÊM MUITA FORÇA PRINCESA QUE OS ADULTOS TE PROPORCIONE UM BOM FIM
DE SEMANA QUE ESTAREI SEMPRE A
PEDIR AO BOM JESUS A TUA FELICIDADE
QUE TANTO DESEJAS

TUA AMIGA MARIA

Anónimo disse...

Desejo um bom fim de semana à nossa princesinha, e que os seus olhos nunca deixem de brilhar.
Beijos de uma pessoa que não a conhece, mas que a admira muito pela sua determinação.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

E o fim de semana da Princesa corre maravilhoso, em Torres Novas, onde desfrutará de todos os seus haveres, dos seus cantinhos, dos seus amigos, de tudo a que livremente tem direito.

Será um fim de semana de muitos miminhos com os paizinhos de coração.

A Princesa estará também com a sua mãe. É que as duas, quando podem, como é o caso este fim de semana, não dispensam uns momentos muito ternurentos. Coisas próprias de mães e filhas.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

COINCIDÊNCIAS OU ACASOS DA VIDA, Deste mundo que não é tão grande assim…
Há coisas e coisas, há acontecimentos e acontecimentos, e hoje estou feliz com o que vi e assisti.
Neste sábado um pouco cinzento, apeteceu-me um café a meio da manhã, e quem estava lá???
Imaginem que vi a pequena Esmeralda com os seus pais que a criaram e que em Vila de Rei estavam a tomar uma coisinha quente.
Que linda está a menina…As gargalhadas dela e o carinho com que beijava o sr. Sargento e a esposa, deixaram-me comovida. Conversavam os três, ela gesticulava e ria com um sorriso tão maroto. A felicidade que irradiavam contagiava os poucos clientes que estavam por perto.

Continua...
Celinda

Anónimo disse...

Continuação...
Pensei com os meus botões, e dei-me conta que naturalmente era o fim de semana que calha ao casal ficar com a pequenita. Se calhar iam a casa dos avós. Pensarmos nós, como aquela família, ama tanto aquela criança.
E ouvimos nós tanta mentira, dizendo que a criança faz um sacrifício e fica infeliz com aqueles pais. Pena é que não seja observada por outros como eu, que por acaso os encontrei.
Já em meados de Janeiro numa sexta feira os encontrei na ponte do Zêzere e até parámos o carro um pouco à frente. Mas era a mãe a senhora brasileira que a pôs no mundo. Estavam as duas mais um jovem e tiravam fotografias. A pequenita beijava o jovem, agarrava-se ao pescoço dele e só depois vim a saber que era seu irmão. E bem parecidos eles são, todos três. Que bonito ver o que vi. Na altura admirei-me ela fazer macacadas e dava-lhe muitos beijinhos. Estavam mesmo felizes. Reparei hoje que a menina tem o cabelo um pouquinho mais cortado, mas ela é mesmo engraçadinha. Depois soube pelas notícias dos jornais e deste blogue que o rapaz veio do Brasil de propósito para defender a sua mãe. Que gesto tão lindo!
Mãe é Mãe e os miúdos não hão-de gostar nada das coisas que para aí se dizem. A miúda ainda não percebe tudo, mas quando ela crescer ela vai cobrar ao Baltasar que parece que não teve melhoras nenhumas. Segundo se diz, ele mais não quer que ganhar e viver das indemnizações que vai conseguindo.
Haviam de ver aquela mãe, aliás eu já a encontrei mais vezes mas no caminho contrário. Deve ser quando vai buscar a menina à escola nos fins de semana que tem direito a ela. E olhem que não é fácil o caminho, mas o que é que uma Mãe, não faz por um filho…
Dizem por aqui, que aquilo em tribunal parece estar feio, há um advogado que por vontade dele até tirava á mãe o direito e a certeza de ser MÃE DA INOCENTE.
Já não sei, é se os advogados têm assim tantos poderes. Esperemos que não, e o sr. Juiz vai ou já percebeu quem é quem.
E pensar eu que me lembro daquele rapaz bem pequeno.o Baltasar
Por que será que ele que tanto andava com miúdas, só precisou da protecção de mulheres mais velhas?
Sim, porque segundo se diz, esta mulher dele já tinha um filho bem grande e foi-se juntar a um miúdo, que pouco mais tinha do que 20 anos.Sim façam bem as contas e vejam. Pensando bem, as coisas nunca se ajustaram bem para o lado dele. Coitada da mãe, que criou aqueles filhos todos, mas este só lhe dá louros,agora porque virou vedeta. Mas é só no pousar para as revistas, porque há dias em que o visual é mesmo de um pobre coitado, ainda que se intitule de empresário e pelos vistos de sucesso, mas à custa dos Euros que recebe destas vidas e processos de Tribunal.
VIDAS!!! Sorte para ele, azar para a criança, que fala quem sabe, é bem apertadinha por eles.
Mas Deus é grande, e eu tenho Fé que as coisas vão mudar e a menina vai ter o que merece. Empresário ou trabalhador, o que ela precisa é de se sentir feliz e ter a sua mãe verdadeira e a outra senhora que a criou, para a ajudarem a crescer e a esquecer as marcas que já carrega.
Que me desculpem, há já algum tempo que não escrevia aqui, mas hoje não podia deixar passar este episódio tão bonito a que assisti.
Nem tudo é mau, e os olhos daquela menina hoje parece que me falaram, e eu fiquei com muita confiança nesta Sr. Juiz do Tribunal.
Escrevi logo depois do almoço, mas o meu neto só trouxe o portátil dele há bocado e só agora estou a passar o que escrevi à mão.
Verdade, verdadinha, é que até lhe ditei para ele escrever mais depressa e enviar ainda hoje. Os jovens também sabem dar mimos à sua avó.
Bom dia a todos! Felicidades Esmeralda, junto de todos os que te querem bem.
20/03/2010 às 15:30H
Celinda

Anónimo disse...

As pessoas que têm a capacidade de comentar este caso só pela prespectiva de Esmeralda, sabem o quanto os Gomes são fundamentais na vida da menina. Isto parece ser um ponto sem discussão possivel. Afastar agora Esmeralda de quem a criou desde bébé é crueldade. Se esse afastamento tivesse sido efectuado quando o tribunal ditou a guarda por parte de Baltazar não mais falariamos do assunto. Tudo correu mal desde o inicio na vida desta pequena menina. O passado não tem retorno nem emenda. Só poderemos falar do presente e tentar que o futuro seja mais risonho. Assim, para que a vida de Esmeralda seja a vida que uma criança merece, precisa, não só do amor que todos lhe dedicam, mas de estabilidade e paz. Acima de tudo, também lhe falta o respeito.
Parece-me que a postura dos intervenientes não é a mais correcta. Todos falam no que é melhor para a menina e desatam numa luta desenfreada por ela. A um observador mais atento, ressalta o facto de uma mãe que deu a filha, agora a queira passados 7 anos, afirmando que pelo amor que lhe tem, servirá de ponte para o casal que a criou. Ora, tal não me parece correcto. Essa ponte terá obrigatoriamente de ser feita pelos Gomes e Baltazar. Os pais de "afecto" e o pai biológico. Quer queirarmos quer não Baltazar é o pai e tem direitos, obrigações e deveres. Entre eles está o direito a criar a sua filha. Não gostamos das leis? Então lutemos por melhores. Entretanto resta-nos obedecer ao que os tribuanis decidem: sempre que possivel a biologia é prioritária. Estabelecer um diálogo com Baltazar é o 1º passo para o longo caminho entre pessoas tão sofridas e magoadas com o passado. Não é entrar nesta campanha anti Baltazar, Gomes ou Aidida que se consiguirá nada de bom por Esmeralda. De todos os erros cometidos o pior é mante-los, não é verdade?
Para não alongar mais este comentário, peço a moderação nos comentários que visam a destabilização do pai - visto este ser um blogue que apoia incondicionalmente o casal Gomes e Aidida. Até ao presente nada retirou a este homem o direito a criar a sua filha e o acto de abdicar de um filho é algo que nem todos são altruistas o suficiente para o fazer.
Desejo muita paz, alegria, respeito e acima de tudo que os adultos se entendam verdadeiramente Por Esmeralda.

Anónimo disse...

Senhor(a) Anónimo(a) de 21 de Março às 14H59m

O seu comentário está muito bem escrito mas tanto assume verdades inquestionáveis e provadas e confirmadas, como logo a seguir corre em passo apressado para uma certa “disciplina de voto” que o(a) obriga a manter-se històicamente de um dos lados da família alargada da Princesa. É assim como que a por um lado querer aceitar o óbvio e logo por outro (e como bem o percebo) ver-se obrigado(a) a definir a posição de que se mantém refém. Para isso apenas encontra boas razões que o justifiquem no passado.

Caro(a) anónimo(a), desculpe lá os Gomes por não terem respeitado uma ordem do Tribunal. Olhe em frente. O que a Princesa agora mais precisa é de poder desfrutar maravilhosos momentos que a façam passar sem traumas aquela malfdada entrega (até parecia encomendada, como à la carte, estratègicamente idealizada em períodos antecipadamente marcados) em que violentamente foi despojada de toda a vida que teve, que não escolheu, mas que era a sua vida realmente (e por sinal muito boa).

E quando diz que tudo correu mal desde o inicio na vida desta pequena menina, tem toda a razão, mas como mais uma vez somos gente de boa vontade, educados e com boas maneiras, até achamos que nos dias que correm já nada disso conta. A Princesa está aí,com oito aninhos,linda, maravilhosa, educada, inteligente, capaz de dizer o que lhe vai na alma.

Mas caro(a) anónimo(a) suponha (suponha apenas)que afinal o ano que a Princesa passou à guarda do pai podia ter sido melhor, apenas melhor (e não assuma aqui que se está a falar mal de Baltazar). É que quem sempre quis o melhor (e neste caso o melhor é mesmo o melhor e apenas o melhor) tem pena que a Princesa tenha perdido esse melhor.

Foi o caso da mãe que a entregou aos Gomes quando ela tinha três meses, em perfeitas condições de saúde, nutrição e higiene. A mãe, nessa altura impossibilitada de contar com algum auxílio do pai entregou-a a quem a podia criar, talvez ainda melhor do que ela tinha feito.

Porque não pode a mãe mais uma vez lançar-se em prol de sua filha muito amada se acha que pode fazer melhor?

Não duvidamos nem do amor da mãe da Princesa, nem do amor do pai. Mas o pai está muito magoado porque não consegue ignorar alguns apelos que, esses sim, podem ser responsáveis pela sua postura de ignorância do passado da filha. Com esta atitude a que tem vindo a ser induzido não amou a sua filha em toda a sua plenitude, como ela merecia e precisava.

Deixo-lhe uma ideia que me parece que entenderá: por uma criança vai-se sempre até ao limite, sempre pelo melhor, sem se olhar para o lado. É por isso que a mãe da Princesa, mesmo à distância vai sempre querer o melhor para a filha.

Unknown disse...

Queria deixar aqui um poema da Eugénia Cunhal de forma a assinalar o dia da poesia, esse bem de que tantos carecem. Louvar o texo do dia do pai, em nada me parece absurdo comparar o Luis ao S. José, ambos souberam conjugar o verbo amar, ambos foram pais sem o serem e uns excelentes pais.

Prefiro
As flores que nascem ao acaso
Ao perfume das rosas
que se mandam comprar porque é domingo

(Eugénia Cunhal)

Anónimo disse...

Gostei de saber que ontem viram a princesa muito feliz com os seus papás de criação. Nunca acreditei que ela os tivesse rejeitado,, porque isso é fantasioso demais. Fico feliz quando as crianças estão bem, porque são indefesas, e nem sempre têm sorte nesta vida.
O ideal seria que os adultos se entendessem, para que lhe fosse proporcionada uma vida normal, cheia de coisas boas. As férias da princesa estão a chegar, e ela gostaria imenso que a deixassem voar livremente, sem medos, porque afinal ela tem um coração grande, aonde todos podem dar e receber, sem se magoarem uns aos outros com coisinhas fúteis.
Está a chegar a hora da princesa regressar à Sertã, e tenho a certeza de que irá mais feliz, porque recebeu muito carinho dos seus papás que ela nunca deixou de amar. A Mãe Lina e o pai Luís irão fazer sempre parte da vida desta menina, contrariamente ao que é dito por aí.
Beijos para a princesa, e uma boa semana de aulas.
Cristina

Anónimo disse...

Obrigada Luisa pelo poema de Eugénia Cunhal.
Este dia de sol foi de certo bem aproveitado por Ana Filipa suponho que esteve com os pais.
Catarina

Anónimo disse...

QUERO AGRADECER A CELINDA
por vir a este espaço dar-nos uma grande alegria ,viu a Princesa feliz
mas quem algum dia duvidou deste
AMOR não sabe o que é os afectos de
uma família feliz, perder essa felicidade assim tão bruscamente é muito traumatizante para toda a vida
e custa as feridas a cicatrizarem
custa muito aos adultos, mas esses
com o tempo vão-se conformando com
a dor, mas uma criança não, se nada
fosse feito pelos profissionais
esta menina era muito infeliz
penso que não é isto que o Pai
Baltazar quer para a sua filha
nos momentos em que a menina fica
na casa dos Pais do coração e junto
com sua Mãe Aidida os seus olhos
brilham, isto Pai Baltazar devia
sentir-se feliz por Amor que diz
que sente pela sua filha
pense nisto porque uma criança
merece ser feliz, somos nós PAIS QUE TEMOS ESSA MISSÃO
Maria

Anónimo disse...

Para o apoio ao pai da Esmeralda que tem sido injustamente difamado e que muitos dias do Pai foi impedido de estar com a sua filha peço que, à semelhança de outros artigos aqui citados, citem a seguinte notícia do semanário Regional O Mirante:
----------------
Adelina Lagarto e advogada condenadas por difamarem pai de Esmeralda

Tribunal de Torres Novas considerou que as arguidas pretenderam denegrir a imagem de Baltazar Nunes

Adelina Lagarto e a advogada Sara Cabeleira fizeram constar no processo de regulação do poder paternal que o pai da criança tinha sido condenado por abuso sexual de menor, o que era mentira.

Adelina Lagarto e a sua advogada Sara Cabeleira foram condenadas por fazerem constar na contestação sobre a regulação do poder paternal de Esmeralda Porto factos falsos que denegriram a imagem do pai biológico, Baltazar Nunes. O Tribunal de Torres Novas considerou que as arguidas cometeram um crime de difamação agravado, tendo aplicado as penas de 2.380 euros de multa a Adelina Lagarto e 2.990 à advogada. Cada uma foi ainda condenada a pagar uma indemnização por danos não patrimoniais ao pai da criança no valor de 6.250 euros.

O caso remonta à altura em que Adelina Lagarto retinha a menina, que vivia com esta e o marido, o sargento Luís Gomes, em Torres Novas, e cuja guarda era requerida pelo pai. Recorde-se que Adelina acabaria por ser condenada a pena de prisão de dois anos suspensa por igual período, por subtracção de menor. O tribunal entregou Esmeralda aos cuidados de Baltazar Nunes. É na contestação do processo de regulação do poder paternal que a advogada fez constar, com base em informações anónimas transmitidas por Adelina Lagarto, que o pai biológico da criança tinha já sido condenado por abuso sexual de menor, situação à qual foi dado destaque nos jornais.

Na sentença de 95 páginas, o juiz Francisco Timóteo justifica que ao imputarem factos falsos a Baltazar “pretenderam denegrir a imagem do assistente” no processo, para que Adelina Lagarto ganhasse vantagem na disputa da criança. O juiz refere ainda que sendo Sara Cabeleira advogada e tendo os conhecimentos jurídicos necessários “saberia que era um risco que estavam a correr colocar aquelas afirmações na contestação baseadas apenas em informações anónimas”. Realçando que a causídica não tentou dissuadir a cliente de fazer constar os factos falsos, sublinhou que Sara Cabeleira deveria ter contactado os tribunais para conferir se os factos correspondiam à realidade.

Segundo a sentença, proferida no dia 24 de Fevereiro, as arguidas apresentaram em julgamento uma versão distorcida da realidade, “querendo desta forma comprometer a descoberta da verdade material dos factos”. O juiz advertiu as arguidas que se não pagarem as multas em que foram condenadas no prazo que lhe for indicado, a mesma pode ser convertida em prisão e que estas podem também pedir a conversão da pena em trabalho a favor da comunidade.

Recorde-se que Esmeralda foi entregue pela mãe, Aidida Porto, ao casal Luís Gomes e Adelina Lagarto. A criança tinha então três meses de idade. Baltazar Nunes, que teve uma relação casual com Aidida, pediu a guarda da filha e seguiu-se um complexo e mediatizado processo judicial que se arrastou por vários anos. Esmeralda tem actualmente oito anos e vive com o pai no concelho da Sertã desde Dezembro de 2008.

Fonte:
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=433&id=62491&idSeccao=6736&Action=noticia

Anónimo disse...

alvaro disse :

QUESTÃO VERSUS ESCLARECIMENTO / FACTOS!

Peço ao blogue Por-Esmeralda que nos informe dos factos já aqui
aflorados do que se passou na audiência do dia 18/03/2010 com uma
certa personalidade ,que foi repreendida
pelo seu comportamento indigno de fazer de correio entre a sala de
audiência e a sala das testemunhas, comportamento ilegal e de acção
que configura crime púnivel por lei.

Penso que este facto pela sua dimensão será de interesse para todos os
que aqui vêem fazer os seus comentários independentemente de que lado
as suas consciências se
encontrem !

Será que estamos perante um (soldado ) desconhecido ? Ou perante
um ( General ) conhecido ?'??


subscrevo-me : alvaro da florência murraças

22/03/1019 , 20: 10 horas

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (19:45)

O Por Esmeralda lamenta muito mas não concorda com o que comentou. Após uma leitura cuidadosa aos comentários publicados não se achou qualquer calúnia dirigida ao pai da Princesa.

Mas caro anónimo, apesar de não termos dúvidas acerca do grande amor de Baltazar pela filha, continuamos a pensar que ele podia ter feito muito mais e muito melhor. Percebemos que algumas vezes Baltazar está credor de certas pessoas e por isso não entendemos que um amor de pai tenha que ser tolhido por dever a terceiros.

Isto é faltar ao respeito à Princesa? Que merece o melhor?

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Senhor Álvaro

O Por Esmeralda informa que o acontecimento, muito pouco feliz, referido por este blog, à data, envergonhou o suficiente o autor.

Tratando-se de uma sessão pública, encontrava-se na assistência o marido de uma das testemunhas arroladas pelo Sr. Baltazar. Tratava-se do Dr. Cândido Ferreira. Este, ao ter conhecimento de algumas perguntas, informadas pela advogada do Sr. Luís Gomes e D. Adelina Lagarto, que seriam feitas à testemunha seguinte, sua esposa, diligentemente ausentou-se da sala do Tribunal para vir informá-la do teor da inquirição a seguir. Ao que o Dr. Juiz, percebendo o estratagema, o mandou chamar e o repreendeu do acto ilícito que estava a cometer, obrigando-o a permanecer ali até ao final da Audiência.

Outros pormenores relativos ao teor dos assuntos interrogados, o Por Esmeralda abster-se-á de comentar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Virem ao blogue com o que se passou
na sala de audiências contra Adelina
Lagarto e sua advogada,é o cumulo dos cúmulos,pergunto que quer este
anonimo,destruir a establidade da
Princesa? sim porque tudo começou
quando um rapasola como lhe chamam
os seus ditos amigos que para mim não som amigos mas sim maus conselheiros, e que Baltazar ainda
vai na onda deles,acredito que por
ele não seria capaz de ir tão longe, afinal o que é mais importante? a sua honra em colher
dinheiro do que ganha em tribunal
ou o AMOR de sua filha?sim quando
se ama muito um filho, o que se faz para felicidade e bem estar
Casal Gomes ama muito Esmeralda
fazem tudo por AMOR e não se preocupão com dinheiro, mas sim
fazer tudo para que a menina tenha
a PAZ QUE TANTO MERECE,sua Mãe
Aidida está tanbem preocupada com
o futuro de sua filha e tudo faz
por AMOR
Baltazar tenha cuidado que nesta vida nimguem dá nada a nimguem
há sempre algum interesse por traz
neste caso aonde tudo isto está uma inocente criança que merece ser LIVRE DE AMAR TODA A SUA FAMÍLIA ALARGADA
M.A.

Por Esmeralda disse...

Caro (a) M.A.

Quando avisa o pai da Princesa como "Baltazar tenha cuidado que nesta vida ninguém dá nada a ninguém. Há sempre algum interesse por traz", evidencia o que realmente preocupa o Por Esmeralda e todos os amigos e amigas da Princesa.

Também nós pensamos que Baltazar, a lutar pela filha durante tanto tempo, teria já mostrado outras atitudes, não fossem alguns terceiros que não perdoam porque não lhes dói. Temos a certeza que um amor de pai é diferente do que se tem visto. Também estamos preocupados pelo pai da Princesa que infelizmente tem estado tão mal rodeado.

E a Princesa tem direito a muito melhor do que tem tido.

Por Esmeralda

Maria de Lourdes disse...

21/03/2010

DIA DA POESIA!
DIA DA ÁRVORE!


Há árvores com História… Há poesias com alma…
E HÁ ARVORES QUE MORREM DE PÉ!!!
E é para Vós:
Pequena e doce ANA FILIPA
AIDIDA E FAMÍLIA
LINA E LUIS
AMIGOS DO CORAÇÃO, que no Por Esmeralda se foram unindo e conhecendo...

Que neste dia , em que a Primavera nos convida a viver, e onde o rebentar “da folha” nos dá a força e o alimento para prosseguir: dedico estes pedaços de poesia, convite que dirá apenas a cada um o que cada um É!!! O que ACEITA!!! O QUE SENTE!!!

PORQUE NESTA ETAPA, SEREMOS COMO AS ÁRVORES QUE” MORRERÃO DE PÉ” e a POESIA SERÁ a nossa “arma” para cantar com o coração.
***********
UM POEMA

Não tenhas medo, ouve:
É um poema
Um misto de oração e de feitiço...
Sem qualquer compromisso,

Ouve-o atentamente,
De coração lavado.
Poderás decorá-lo
E rezá-lo
Ao deitar
Ao levantar,
Ou nas restantes horas de tristeza.
Na segura certeza
De que mal não te faz.
E pode acontecer que te dê paz...

Miguel Torga

************

TROVA DO VENTO QUE PASSA

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio – é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.
.
Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Quatro folhas tem o trevo
liberdade quatro sílabas.
Não sabem ler é verdade
aqueles pra quem eu escrevo.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz Não!!!

Manuel Alegre

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuacão...

O poema


O poema me levará no tempo
Quando eu já não for eu
E passarei sozinha
Entre as mãos de quem lê

O poema alguém o dirá
Às searas

Sua passagem se confundirá
Como rumor do mar com o passar do vento

O poema habitará
O espaço mais concreto e mais atento

No ar claro nas tardes transparentes
Suas sílabas redondas

(Ó antigas ó longas
Eternas tardes lisas)

Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas

E entre quatro paredes densas
De funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
Com o poema no tempo

SOPHIA
*******************

E ficam tantas coisas por dizer…Desatam-se os nós da poesia, mas continuaremos a cantar, poetas e poemas, ao som do vento e à sombra das folhas das árvores, que verdes e na imensidão do infinito, nos completam no “amor” e nos convidam a ouvir o Silêncio, e a ver a Luz ainda que na escuridão.
É que por vezes, mesmo não confiando, queremos ACREDITAR!

Á nossa Princesa, levaremos o encanto da voz dos poetas, que por detrás da poesia, POR ELA E POR OUTROS, nos deixaram SINAIS E SENTIDOS para APRENDER, DIZER, CANTAR E ATÉ DANÇAR…

Afinal todos os dias podem ter o significado que lhe dermos, podem ser Do PAI, DA ÁRVORE, DA FLOR, DO SOL, DA POESIA…

Poeta e poesia se calhar, não têm dia. O material usado é a esperança e o sonho.

E SÓ MESMO A POESIA LEVA A BELEZA DAS PALAVRAS À CRIANÇA!!!

CRIANÇA, OU IDOSO… “É PELO SONHO É QUE VAMOS”...

( Desculpem, mas desde sábado á noitinha que não tive Net. Só hoje e agora posso partilhar convosco, o que fui pensando nestes quase dois dias em que tive de fazer o tal Silêncio, que não me impediu de escutar)!!!

Maria de Lourdes

Luiz Flávio disse...

UM PASSO E MAIS OUTRO, VÃO FAZENDO AS PEGADAS… NA AREIA DA VIDA…

Diante da imensidão que deste lado do mundo me emocionam com realidades e sentimentos, deixo aqui para você umas letras. Aquilo que fui, aquilo que sou, o que desejo SER…

Quando me comecei a conhecer de verdade

Compreendi, que afinal nasci no lugar certo e na hora certa! Então relaxei e mesmo à distância eu me senti amado por aquela que me deu a vida – a minha mãe, aquela que hoje leio e de quem falam por aqui, tantas mentiras…
FOI ELA que com tantos defeitos que alguns lhe apontam, fez-me descobrir a AUTO ESTIMA!

E pude entender que por vezes a minha angustia, o meu sofrimento, não passaram de um sinal que eu estive levando, contra as minhas verdades. Hoje eu percebo, que a isto se chama ficar mais AUTÊNTICO!

Quando comecei a gostar de viver de verdade

Parei de desejar que minha vida fosse diferente, e comecei a ver que tudo o que me acontecia e acontece, contribuiu para o meu crescer
E a isso eu chamo de AMADURECIMENTO!

Quando cresci de verdade

Percebi como é ofensivo, forçar alguém, inclusive a ela, a minha mãe, ou eu mesmo, a realizar os meus desejos.
Hoje eu sei que a isso se chama RESPEITO!

Quanto mais fui crescendo

Mais fui e vou aprendendo a me livrar de tudo o que não é saudável. Procurei estar mais atento e percebi que em alguns momentos a minha atitude se chamou de egoísmo
Mas hoje eu percebo que fiz crescer em mim o AMOR PRÓPRIO!

E fui fazendo o que achei de mais certo, o que gosto, seguindo o meu ritmo e pensando nos outros que sempre amei, ainda que distante

Hoje me sinto mais LIVRE! e com mais SIMPLICIDADE!

E desisti de teimar em querer ter sempre razão e assim aprendi a errar menos e com minha mãe aprendi o que é a HUMILDADE!

Quando olhei para mim de verdade

Deixei de ficar olhando o passado e de me preocupar com o futuro
Hoje é neste presente, que a minha vida acontece, e um dia de cada vez
Parece que a isto se chama PLENITUDE!

Continua...

Luiz Flavio disse...

Continuação...

Quando o amor tomou conta de mim me enchi de verdade, percebi que a minha mente por vezes me atormenta e sofro muito com o sofrimento e a inquietude da MINHA MÃE, dos meus irmãos, da minha família. Ainda que atribulada é a MINHA e à minha mãe eu devo, a vida e a força para viver.
Hoje tenho amigos novos, que me ajudam a perceber, que se eu puser a minha mente ao serviço do meu coração, ela é a minha maior aliada e por isso cada dia e mais depressa vou aprendendo a SABER VIVER!
Com a minha mãe mesmo na distância o nosso diálogo foi sempre uma presença e aprendi a não ter medo dos confrontos e a ser capaz de aceitar os choques que as pessoas causam umas ás outras.
Um dia li alguém que disse que:

“ATÉ OS PLANETAS SE CHOCAM E DO CAOS NASCEM AS ESTRELAS”

Talvez por isso os olhos da nossa Mãe brilha sempre para nós…

Vocês meus senhores, que falais tanto dela, não sabeis nada ou sabeis muito pouco…
A minha mãe já viveu e sofreu sozinha para caramba, e onde estavam os que a desprezaram e lhe fecharam as portas?

Esqueçam o que não vos diz respeito, porque hoje e agora ela não está mais sozinha e não a deixaremos entregue a tantas maldades.
Entendam que nós somos uma família, uma família igual a tantas outras

Aquela a quem alguns chamam de PRINCESA ou Esmeralda, é a nossa menina, valor precioso que queremos preservar e ver crescer.
O tempo NÃO PAROU NUNCA!!!

Só a saudade é que faz as coisas ou as pessoas pararem no tempo.
Deixem a nossa menina nesta idade tão fugaz…
Continua...

Luiz Flavio disse...

Continuação...

Na nossa vida o que se chama presente apenas tem a duração de um instante e PASSA…

Deixem-nos viver os nossos INSTANTES…

O Segredo para nós e para vós :
“é não correr atrás das borboletas... é cuidar sabendo, do nosso jardim, para que elas voem até você”.

A nossa, “MINHA TERNURINHA” vai crescer…
Deixem crescer a nossa ternurinha, sem que ela perca a ternura e o encanto.

MÃE, obrigado por me ter dado esta gracinha, esta Princesa este ANJO DE PRATA.
Com lágrimas e sorrisos, com sonhos e realidades a nossa família existe, com os reveses comuns da nossa história.
As nossas memórias deveriam ser só nossas…

Você que me está lendo sabia???

Então, deixem que MEU ANJO DE PRATA E NOSSA MÃE, METADE MINHA E METADE NOSSA, possa viver o hoje e o amanhã, com um passo e mais outro, desenhando na areia e ao SOL,AS PEGADAS DA NOSSA VIDA AINDA POR VIVER!!!

E por fim, deixo uma letra à nossa princesa, e o mano te espera aqui do meu lado.

Aos olhos do irmão você é uma obra-prima que Deus planejou

Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele e os seus cabelos

Desenhou Cada detalhe num toque de amor.

Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai.

Alguém igual a você não vi jamais.
Nunca deixe alguem dizer, que não é querida.
Antes de você nascer, Deus sonhou com você.

Luiz Flávio (irmão da Princesa)

Por Esmeralda disse...

Luís Flávio,

As tuas palavras esvoaçaram aqui pelo Por Esmeralda, soltas, graciosas, inteligentes. As tuas palavras confirmam a grande confiança que a tua mãe demonstra no amor dos filhos. Esse amor, livre, encanta muitas paragens nos seus voos da vida. Esse amor encanta o Por Esmeralda e muitos amigos e amigas da Princesa.

Foi muito bom ler-se no teu comentário:

"O Segredo para nós e para vós :
é não correr atrás das borboletas... é cuidar sabendo, do nosso jardim, para que elas voem até você”.

Assim se ama, deixando todos os jardins abertos, para a Princesa poder também amar, todos, livremente, não uns mais que outros, mas cada um e todos, como deve ser.

Deixas depois um pedido:

“A nossa, “MINHA TERNURINHA” vai crescer…
Deixem crescer a nossa ternurinha, sem que ela perca a ternura e o encanto.”

Tu que tens estado, sereno, no teu cantinho, a apoiar a mãe, já percebeste que a tua ternurinha precisa muito dos colinhos da mãe, quieta, tranquila, em paz.

A seguir, emocionado, nos parece, evocas a tua MÃE, mulher sofrida, humilde, não precisando de adornos para realçar a sua beleza, que vem de dentro, quando sorri, beijando-nos com o brilho dos olhos. A MÃE, de uma grande família, todos presentes no coração de cada um, alguns à distância de um oceano, mas sobretudo, A MÃE, com umas asas protectoras, que mantém a família unida, à volta das suas memórias, a resolver o futuro.

Que mais se pode dizer se tu dizes tanto? Se tu nos falas com o coração nas palavras?

Afinal é disto que por aqui há tanto tempo se fala.

Acompanhamos-te no teu agradecimento à vida:

“MÃE, obrigado por me ter dado esta gracinha, esta Princesa este ANJO DE PRATA.
Com lágrimas e sorrisos, com sonhos e realidades a nossa família existe, com os reveses comuns da nossa história.
As nossas memórias deveriam ser só nossas…!”

Acompanhamos-te no teu pedido:

“Você que me está lendo sabia???

Então, deixem que MEU ANJO DE PRATA E NOSSA MÃE, METADE MINHA E METADE NOSSA, possa viver o hoje e o amanhã, com um passo e mais outro, desenhando na areia e ao SOL,AS PEGADAS DA NOSSA VIDA AINDA POR VIVER!!!”

Acompanhamos-te no teu elogio:

“E por fim, deixo uma letra à nossa princesa, e o mano te espera aqui do meu lado.

Aos olhos do irmão você é uma obra-prima que Deus planejou

Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele e os seus cabelos

Desenhou Cada detalhe num toque de amor.

Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai.

Alguém igual a você não vi jamais.
Nunca deixe alguem dizer, que não é querida.
Antes de você nascer, Deus sonhou com você.

Luiz Flávio (irmão da Princesa)”

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Foi uma vergonha o que se passou no tribunal de Torres Novas na quinta-feira passada. Espero que esta vergonha pela qual o senhor passou o ajude a reflectir melhor sobre todo o mal que está a ser causado a esta menina, e que aqueles que tecem aqui comentários infelizes coloquem a mão na consciência, e pensem bem quem realmente está a fugir à verdade. Segundo o ditado quem não deve não teme,; mas quem passou pela vergonha na quinta-feira talvez temesse alguma coisa, porque pretendia passar informação para fora da sala de audiências. O tribunal é uma coisa muito séria, e não vale tudo para ferir quem quer que seja. Em vez de passarem o tempo a agredir pessoas que já foram julgadas em tribunal e que agora lutam pela felicidade de uma menor em sofrimento, deveriam dar todos as mãos, para que ela tenha uma vida saudável e sorridente. O casal e a mãe biológica da princesa mostram que realmente se importam com os sentimentos de uma filha, contrariamente ao pai biológico que, enquanto não romper com esse grupo de amigos, não será capaz de olhar para a princesa como uma filha, mas sim como um troféu conquistado no dia 19 de Dezembro de 2008.
Gostei do tomentário deixado pelo irmão da menina, na medida em que veio calar a boca de muita gente, mostrando que afinal até tinham todos contacto uns com os outros, e que são uma família feliz, portanto, capazes de tomarem conta da menor.
Cristina

Anónimo disse...

Luis Flavio:
Percebo agora a coragem que a sua mãe tem demostrado em todo este processo que envolve a sua ternurinha, o seu Anjo de prata, a sua Princesa. A sensibilidade que transpira o seu discurso espelha a forma como foi cuidado, mesmo à distância nos últimos anos. Mais uma vez me orgulho de ser um amigo deste blogue que o trouxe aqui ao nosso conhecimento para explicar o apoio que veio dar à sua mãe em tribunal. A sua mãe tem subido a vida degrau a degrau e alguns bem difíceis que outros se têm encarregado de dificultar. Mas depois de o ler entendo porque ela nunca desistiu e olhou sempre para a frente e para cima com uma determinação que poucos teriam tido a coragem de enfrentar. A sua irmã que viu o entrelaçado da sua vida começar a desatar-se pelas mãos da mãe pode também olhar o futuro com muita esperança pelo irmão ternurento que tanto a ama.
Parabéns Princesa pelo maravilhoso irmão que tens.

Anónimo disse...

Como este comentario feito pelo o irmao da princesa me fez cair as lagrimas...


continuo sem saber,porque há pessoas tao ingratas e maldosas...!


Que bom a princesa ter pessoas maravilhosas do lado dela!


Que o casal,a mae os manos,toda a familia,esteja presente na vida da Esmeralda,pois só assim,se consegue sêr-se feliz,ser livre e amar.

Ainda emocionada...com o mano da princezinha,mas com a certeza que vou adormeçer super feliz,por saber que a princezinha tem por perto pessoas encantadoras,de outra forma nao poderia ser,uma vez que a menina é um docinho,que foi criada com tanto mimo,só me apeteçe dizer...


CHEGA!!deixem a Esmeralda ser feliz!pois ela tem uma familia de gente de bem,que a ama e lhe querem bem!*

Anónimo disse...

Que coisa curiosa e tb grande coincidência o irmão de Esmeralda é um poeta, igual ou tão bom às poetisas deste blogue...ou será que o seu poema não terá outo autor?

Quanto ao "quem não deve não teme", parece-me que plágio de um comentário que eu fiz ontem e que por acaso não foi publicado pq agora não publicam comentários contrários aos dos apoioantes do Casal Gomes, será para não responderem a dizer mal de Baltazar pq sabem que assim a vossa máscara caí e pensam que podem deitar tudo a perder pq nesta altura não covem pq o tribunal irá decidir em breve.

Também me questiono se os outros filhos de Aidida pensam o mesmo de sua mãe como este pretenso irmão agora tão amoroso com a mãe que tb o abandonou sabe-se lá como e q só
agora apareceu, tb por coicidência qd deu jeito à mãe e ao Casal Gomes.

Até pq primeiro não existiam mas depois lá aparece um após tanto tempo para tapar o sol com a peneira e convencer o tribunal na santa que a mãe se tornou praticamnete só num ano qd demoram tantos anos e são precisas tantas provas e milagres comprovados para que determinada pessoa seja santificado.

Relativamente ainda a "quem não deve não teme", tb eu não me
referia á pessoa que falam no comentário mas sim a Baltazar e essa história do tribunal só sei a v/ versão, mas não me responderam á minha duvida dos Advogados do Casal Gomes darem informações das perguntas q iriam fazer e q essa pessoa ia passar para dentro do Tribunal.

São só armadilhas de quem nunca agiu de boa fé desde sempre e q não continuam a agir, talvez tb seja um sinal de receio que não levem a vossa cruzada até á vitória total, apesar que como vocês dizem a Esmeralda não ser nenhum trofeu, como dizem q ela é para o pai, mas que talvez para vocês é que seja, ah! é antes a arma que o Sr. Gomes dizia na entrevista ao jornalista Mário Crespo q tinham perdido qd a menina foi entregue ao pai.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (00:21)

Quanta amargura nas suas palavras, frias, acossadas, à espreita, como a medo(?), a esconder, para não mostrar.

Relativamente ao que refere:

1)Não nos parece encontrar nas palavras do Luís Flávio quaisquer dotes poéticos, mas encontramos um desfilar de palavras que não são referidas mas que nem parecem escritas, antes esvoaçam, diante dos nossos olhos. Por isso nos deixam de alma tão leve e com muita vontade de imaginar poesia onde ela não existe.

2) Pensamos efectivamente que esta não é a altura apropriada para remexer em assuntos do passado que de alguma forma possam ensombrar o presente da Princesa e de todos os adultos da sua família alargada, especialmente o pai, que lutou muito pela guarda da filha e que novamente se vê confrontado com dúvidas e questões que de certo julgou estarem totalmente desfeitas. Mas na vida caro anónimo, nada é certo, nem garantido para todo o sempre. Na vida é preciso sempre viver como se fosse o último dia. Na vida é preciso nos empenharmos com todas as forças, as que temos e as que caso seja necessário até temos que inventar. Na vida é preciso ofuscar os fantasmas que nos atormentam e lavar as ideias para seguir em frente com tudo o que podemos dar, sobretudo àqueles que são o mais importante, os filhos, a Princesa.

3) Dos outros filhos da mãe da Princesa, saberá ela, saberão eles e quem sabe, saberemos nós todos, um dia destes. Neste caso da Princesa, tudo é possível porque ela é mesmo como o irmão disse, uma borboleta capaz de sobrevoar muitos canteiros, todos, parece.

4) Os irmãos da Princesa, outros familiares, muitos amigos, muitos mais conhecidos, todos aparecerão se forem úteis à felicidade da Princesa. No caso, o Luís Flávio apareceu em defesa de calúnias feitas à mãe da Princesa. Foi um dever pela defesa da sua honra. Porque não? Pediu alguma indemnização? Exigiu alguma condenação? Apenas usou o seu direito de cidadão para se defender e aos seus.

5) Do episódio ocorrido no Tribunal, o caro anónimo duvida (duvida?) do que informámos. Está no seu direito se não esteve lá ou se quem esteve lá o informou mal (como antes já aconteceu. Lembra-se?). O episódio aconteceu como o referimos (nada menos do que falámos, um pouco mais talvez mas que não interessa nada).

6) Como se fala na gíria desportiva, "certezas só no fim do jogo". Mas caro anónimo, pense connosco como neste caso do tão pouco já se conseguiu tanto. Lembra-se quando em Dezembro de 2008 a Princesa foi cruelmente roubada de uma vida que não tinha escolhido mas que era SUA? Lembra-se que durante três longos e penosos meses a Princesa foi tristemente, aos olhos de Portugal, uma órfã de pais que afinal estavam vivos? Lembra-se que muito se falou duma certa grande felicidade que a menina vivia e que até já tinha esquecido os paizinhos do coração? Afinal a criança estava em sofrimento. Foi tão pouco nesse tempo. Depois a menina renasceu para a vida, reencontrando a sua vida, recuperando as suas memórias, ganhando novamente o seu passado. Hoje a Princesa tem tanto. Tem o pai que lutou por ela. Tem os paizinhos de coração que afinal estavam onde ela os deixou e estarão lá sempre. E tem a mãe. E tem um irmão que a adora e venera, como sua ternurinha, seu Anjo de Prata. E tem outros irmãos. E tem mais uma avó e um avô. E tem um meio irmão. E tem ...

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quanto ao inicio da vossa resposta todos esses adjectivos á minhas palavras, não correspondem em nada ao que escrevi.Frias pq não falo ao v/ gosto, acossadas: porquê? À espreita, como a medo, a esconder para não mostrar: o quê? Mas quem pensam que sou?

Sou só uma pessoa que acompanha o caso, não sou de nenhuma das partes interessadas no caso ou seja não sou quem pensam que poderei ser, por isso tb não me afecta o que pensam das minhas palavras e até parece q vocês é q ficaram acossados.

Só constacto factos e questiono, não estive no Tribunal e o q sei é por vocês, por isso nem fui mal nem bem informada, só penso que a pessoa a quem se referem pode ter muitos defeitos, até pq não a conheço pessoalmente nem nunca falei com ela, mas é dificil de crer que tivesse agido com tão pouca intelegência.

Reafirmo quem esteve no Tribunal não me informou do q lá se passou nem nunca me informou de nada, por isso estão muito enganados qd dizem q me informou mal como antes já aconteceu e se eu me lembro?

Lembrar-me de quê se nunca falei com tais pessoas, estão mesmo equivocados .

Também não sei pq nunca estive nem nunca falei com Baltazar, nem com as pessoas que o rodeiam, não sei, vocês é que dizem que ele está novamente confrontado com dúvidas e questões q de certo julgou estarem totalmente desfeitas.

Familia que é familia verdadeira, unida, conhecida e amada não aparece se for util e quando fôr util à felicidade de um dos seus membros, pois são smp uteis e não qd é preciso irem a Tribunal.

O irmão de Esmeralda apareceu em defesa das calunias feitas á mãe.Foi um dever pela defesa da sua honra, honra de quem? Dele não foi pq nunca ninguém o caluniou e defender uma mãe não é nenhum dever nem nenhuma obrigação, mas sim um direito e por isso foi aceite como testemunha.

E Baltazar e os seus não foram tantas vezes caluniados e como é tudo mentira processou quem tinha q processar e ganhou os processos.

Se alguém tem que processar alguém por difamação é a mãe, isto se foi mesmo mentira tudo o que disseram dela e se foi processe, se calhar tb o fará qd achar altura certa e será que não vai pedir indemnização ou condenação?

Acredito que não o fará o seu unico objectivo é ficar com a filha para a voltar a dar ao casal Gomes e depois já poderá ser tarde para processar alguém, isto se o Tribunal lhe der a guarda de Esmeralda.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (03:15)

Os adjectivos que usámos para apreciar as suas palavras foi o reflexo da sensação que ficou após uma leitura cuidada do seu comentário. Frias, ao contrário de doces ou meigas, tratando-se de comentar acerca da vida de uma criança com apenas oito aninhos de idade. Acossadas porque parece estar ao lado de alguém que sempre se sentiu perseguido, ora antes, ora agora. À espreita porque parece vir aqui "beber" algum sentido que não costumamos usar nas nossas palavras, como vexames ou calúnias. A esconder, para não mostrar porque como já é do conhecimento de todos afinal a Princesa está em sofrimento.

Caro anónimo, não sabemos quem é, não pensamos em ninguém em particular, mas veio aqui ao Por Esmeralda expor as sua convicções e fê-lo de forma correcta e educada. Daí lhe darmos a atenção que merece e a resposta que devemos.

Diz que é só uma pessoa que acompanha o caso, nós também. Andamos aqui pela felicidade da Princesa e se o caro anónimo não concorda com algumas coisas, nós não concordamos com outras e apenas isso.

Só constata factos e questiona. Não esteve no Tribunal e o que sabe é pelo Por Esmeralda. Caro anónimo, a experiência diz que foi bem informado, talvez por defeito, que não é nosso objectivo denegrir a imagem de ninguém, mesmo que esse "ninguém" seja alguém que no nosso entender não terá sido o melhor conselheiro para o pai da Princesa. Se fizer uma leitura para trás no nosso blog poderá comprovar a informação correcta e verdadeira que sempre aqui colocámos.

"Família que é família verdadeira, unida, conhecida e amada não aparece se for útil e quando for útil à felicidade de um dos seus membros, pois são smp uteis e não qd é preciso irem a Tribunal" - Mas qual família caro anónimo? Fala do ramo da família que foi registado na cédula da Princesa como pai desconhecido? Ou fala da família de afecto que não facilitou o convívio da Princesa com o pai biológico? Ou fala da família que na impossibilidade de prestar os cuidados necessários a um seu membro ofereceu-lhe outro caminho que viu ser contrariado e não da sua confiança? Como vê caro anónimo, estamos nisto pela Princesa, apenas e a apontar bons e maus registos a todos os membros da sua família. Esta família efectivamente já começou a ser família a partir do dia em que a Princesa nos fins de semana que passa com os pais afectivos recebe-os em sua casa, ao lado do pai. E aí tudo se começou a processar com muita correcção. Temos a certeza que a afeição não tardará

O irmão de Esmeralda apareceu em defesa das calunias feitas á mãe. Veio defender a sua honra porque em família, quem ofende a nossa mãe, ofende-nos a nós. Nenhum filho pode olhar para o lado e ignorar isso. Está no seu direito, por isso foi aceite como testemunha onde disse o que sentia e o que pensava no local apropriado.

E Baltazar e os seus se se acharam caluniados estava no seu direito para processar e ter ganho os processos, exigindo até indemnizações. Mas caro anónimo, processos e dinheiro lavam a honra?

Diz ainda "Se alguém tem que processar alguém por difamação é a mãe", mas a mãe está é preocupada em continuar a reorganizar a sua vida para reunir as condições necessárias para cuidar da filha como sempre achou que a Princesa devia ser cuidada. Quanto aos nomes que lhe chamam, ficam por conta de quem os chamou.

Acredita e bem que não o fará porque o seu único objectivo é ficar com a filha, mas para a voltar a dar ao casal Gomes? O caro anónimo acusa do que aconteceu e do que alegadamente poderá vir a acontecer. Mas o Tribunal não pode julgar a suposição de um facto que não aconteceu ou que possa vir a acontecer no futuro. Mas sabe-se que o Tribunal e o pai estarão atentos. Então não se justificam tais receios.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

"Mas caro anónimo, processos e dinheiro lavam a honra?"
Então deverá qualquer cidadão deste país, quando se sentir lesado na sua honra, oferecer a outra face? Juro que não compreendo o vosso conceito de honra, de leadade e respeito.
Baltazar nada tem a temer, é um pai no pleno poder dos seus direitos. Sei que não gostam da palavra "direitos", mas é o que todos temos nesta sociedade: direitos e deveres.
Quanto ao filho de Aidida vir expressamente em defesa da sua mãe, é no minimo estranho, visto que Aidida sempre afirmou não ter mais filhos para além de Esmeralda. Afinal a sra até tinha 3 lá no Brasil. Razões para ocultar os filhos? Lá as saberá. Assim como só Baltazar saberá porque duvidou da paternidade de Esmeralda, não é? Estão a ver como é dificil julgar uns e outros? Tanta critica e desprezo por um ter duvidado, tanto perdão e desculpa por uma ter mentido...
É isto que vos fica tão mal...

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (13:34)

Cada cidadão deste país, tem o DIREITO de se defender como muito bem entender quando se sente lesado na sua honra. Alguns instauram processos em Tribunal, podendo até exigir indemnizações, outros exibem provas da sua honra e passam a ignorar as acusações/calúnias.

Entenda por isso, caro anónimo, que nem estamos a maldizer de Baltazar por instaurar processos e exigir indemnizações, nem estamos a elogiar Aidida por apenas se defender em Tribunal. Os cidadãos deste país são livres de fazer as suas escolhas, inclusive quando se sentem lesados na sua honra.

Isto é dizer mal do pai da Princesa? Não estamos aqui para avaliar o pai ou a mãe da Princesa, mas os actos que condicionam a felicidade da Princesa, bons ou maus, sejam de quem forem.

Quanto ao filho de Aidida vir expressamente em defesa da sua mãe, é um direito que lhe assiste, como cidadão livre que o é igualmente. Relativamente a outros filhos, terão também o direito de como cidadãos livres assumirem as despesas da defesa da mãe, ou não. A decisão é tão sòmente deles.

E caro anónimo, infelizmente neste caso, não é nada difícil, ao contrário do que julga, para o Por Esmeralda, julgar factos menos felizes de uns e de outros. É um direito que nos assiste.

Mas é nosso dever enquanto produtores de ideias num espaço público que tem por principal objectivo a reflexão sobre a vida da Princesa, uma criança com oito aninhos de idade, manter elevação nas palavras, não caluniando quaisquer adultos a ela ligados, quer por laços biológicos ou afectivos e todos os dias manter uma postura de educação e correcção, por respeito e amizade à Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Antes de mais a minha admiração pela paciência com que este blog trata e responde a certos comentários. Eu pura e simplesmente os eliminaria, uma vez que em nada defendem a Princeza.
Depois de tudo o que foi dito e vivido, não restam dúvidas de que para Esmeralda ou Ana Filipa a felicidade está ao lado dos pais afectivos. Imaginem, se de repente alguem vos obrigasse a viver com outra família. E pergunto isto a adultos, agora imaginem se fossem crianças. Quanta maldade está contida nesta ruptura!!
Em tempos acreditei que a união seria possivel.
Não escondo a minha simpatia pelo casal Gomes, mas muitas vezes me coloquei no lugar de Baltazar, e acredito o quanto dificil será para ele encarar a realidade. A filha jamais o amará como ama Luís e Adelina.
Quanto a Aidida os meus parabéns pela postura, dignidade e coragem demonstrada.
Desejo que as poucas horas que Ana Filipa passa com os verdadeiros pais, os pais de coração, e com a mãe Aidida, se alarguem e convertam o mundo desta menina num lugar seguro e verdadeiro.
Gostei do comentário do irmão da princeza, denota uma grande espiritualidade e um caminho percorrido de grandes verdades.

Paula Silva

Anónimo disse...

D. Paula Silva, sou um dos comentadores que me sinto "lesado" pelo seu comentário. Isto, porque de facto comento aqui algumas vezes e os meus comentários por norma são aceites e publicados.
De que forma eliminaria os comentarios que são por Esmeralda mesmo que nada favoráveis a Aidida ou ao casal Gomes? Ou só os que pensam como a sra têm direito a opinião? Quer a sra afirmar que só se formos por Aidida ou por Gomes, seremos por Esmeralda? Parece-me um tanto ou quanto arrogante esta posição e ainda bem que a direcção deste blogue vai por um outro caminho, pelo menos é tolerante.
Por mim falo, Esmeralda está bem com o pai. Reconheço a importância do casal na sua vida. Não creio na subtida vontade de Aidida em ser mãe de Esmeralda. Os poucos dias que a menina passa com a mãe não são suficientes para estabelecer laços de verdadeira relação mãe/filha. A vida de Esmeralda precisa de estabilidade junto do pai e aqui não excluo a mãe e o casal.
Esta é a minha opinião, difere em muito da sua, e cara sra, espero que continue a admirar a paciência da direcção deste blogue ao permitir a publicação de comentários como o meu.

Por Esmeralda disse...

Cara Paula Silva,

Esses comentários que eliminaria têm de ser publicados porque incidem em pontos de vista errados que na maioria das vezes se baseiam em factos modificados e/ou falsos. Devemos ingorá-los? Estaremos a contribuir assim para a felicidade da Princesa?

Pensamos que não. Devemos elogiar, aconselhar, apoiar, negar, denunciar, etc, mas nao branquear. Está em jogo a vida de uma criança de apenas oito aninhos de idade que como se sabe, está em sofrimento, podia estar muito melhor. Temos o dever de desmontar ideias que não correspondem à verdade. O método é a sensatez.

Portanto, cara Paula, não é uma questão de paciência, é estratégia.

Diz “Depois de tudo o que foi dito e vivido, não restam dúvidas de que para Esmeralda ou Ana Filipa a felicidade está ao lado dos pais afectivos”, mas essa é uma hipótese impossível de acontecer. Resta à Princesa um fim de semana por mês para beber o carinho e a força que guardará para reserva. Resta-lhe ainda nos outros dois fins de semana que passa com a mãe as longas conversas ao telefone. O amor é uma coisa maravilhosa.

Os seus desejos são os nossos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Caro anónimo 19:51,
Quando me referi a certos comentários, referi-me a comentários onde insultam a Mãe biológica de Esmeralda e o casal Gomes; onde insistentemente falam de erros do passado mais que revistos; onde contam mentiras e onde o ódio e a ignorancia é patente em cada palavra.
Não sei se os seus comentários se incluem nesta descrição, em caso afirmativo, concerteza que os eliminaria. Em caso negativo, não deveria ter ficado lesado pelo meu comentário, uma vez que não me referi a sí!
Claro que tem direito a ter uma opinião, afinal não existe uma única verdade... cada uma das partes tem a sua, e apesar de simpatizar com o casal Gomes, entendo a dôr, revolta e sofrimento pelo qual Baltazar passou durante anos. Por isso, desejo que a conquista do Amor da filha lhe traga a Paz que merece.
Ao blog Por Esmeralda:
Agradeço a resposta.
Legalmente é impossivel o casal Gomes ficar com a guarda de Esmeralda, no entanto, não será impossivel as visitas serem mais alargadas, não será impossivel a menina estar, falar, telefonar ao pais de afecto sempre que bem entender.
Mas para isso, é necessária a tal sensatez de que falam.
E essa sensatez espero que o Juiz a tenha!!
Para mim, vocês são os chamados ANJOS.
Como ser humano, o meu muito obrigado por tudo o que têm feito por esta criança!!!
Ao casal Gomes, Aidida, Baltazar e Princeza, desejo que um dia a união seja possivel e que a vossa história, tal qual as histórias das princezas, tenha um final feliz!!

Paula Silva

Anónimo disse...

O vosso comentário de 24.03.10 às 20:21 é quase ofensivo aos mais sensiveis nesta questão. Claro que subentende-se a vossa posição de apoio incondicional aos Gomes e Aidida, mascarado por uma menina de 8 anos. Os Gomes são batalha perdida judicialmente (o menos importante porque no lugar dos afectos terão sempre espaço no coração de Esmeralda); Aidida é a opção para contornar os meios legais. Não se iludam quantos aos afectos no que diz respeito a Aidida. Não foi mãe durante 7 anos por opção, é mãe algumas vezes por mês, os laços entre esta mãe e filha são frágeis e facilmente quebráveis. Relativamente a Baltazar, mesmo após um ano de convivência com a filha, ainda tem um longo caminho a percorrer. Não se apagam anos de afastamento em pouco tempo. Os Gomes poderiam e deveriam ter aqui um papel fundamental para o equilibrio de Esmeralda, poderiam e deveriam ajuda-la e incentiva-la a confiar em Baltazar. Poderiam e deveriam permanecer junto do pai numa base unida. Quem melhor que quem a criou incentiva-la a seguir em frente junto do pai. Mostrando-lhe que estarão sempre por perto, sempre ao seu lado. Talvez quando todas as vozes destabilizadoras em relação a Baltazar se silenciarem, talvez ai sim, Esmeralda tenha realemente hipóteses de ser feliz.
Afirmaram aqui muitas vezes, como se sentirá Esmeralda ao ouvir falar mal dos seus "paizinhos de coração" ou de sua mãe, questionem o mesmo acerca de Baltazar. Como se sentirá esta menina se lhe transmitem tudo de negativo acerca de seu pai? Estarão realmente a ajudar Esmeralda a ser feliz ou unicamente a tentar retira-la ao pai? Estão é a questão que se impõe e que jamais responderão em consciência e em verdade! Daí a arrogância da vossa resposta ao comentador anterior, do assumir que só aqui impera a verdade.
Se Esmeralda não é totalmente feliz, os Gomes, Aidida e todos aqueles que continuam nesta disputa infeliz deveriam tirar um minuto para repensarem as tais "estratégias"!

Anónimo disse...

Por falta de tempo não me vou alongar, mas concordo em absoluto com a D. Paula Silva.
Penso que certos comentários são de tal forma insultuosos que não deviam ser publicados pois se este blogue visa o bem estar da Princesa, certos apoiantes de Baltazar com os seus comentários já provaram que não é essa a preocupação que os move, eles querem é a todo o custo criticar e condenar seres que se limitaram a amar e que se limitam agora a respeitar as ordens do tribunal: O Luis e a Lina.
Efectivamente a paciência tem limites e o PorEsmeralda tem demonstrado a justeza das suas preocupações e a tolerância sem limites para certa gentinha que por aqui passa

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (08:57)

Está enganado, novamente. O nosso comentário é apenas a tradução do nosso método para reflectir sobre a felicidade da Princesa.

Está enganado, novamente, quanto ao seu “subentendimento” que faz sobre a posição do Por Esmeralda. A verdade é que apenas apoiamos a Princesa e aplaudimos todos os esforços que os adultos façam no sentido de lhe tornar a sua transição de vida que sofreu, menos pesada.

O caro anónim o, pelo contrário, tem toda a razão, quando afirma que Luís Gomes e Adelina Lagarto são muito importantes na vida Princesa. Com efeito, está provado que a Princesa criou vínculos afectivos permanentes, daí a importãncia dos laços afectivos criados, a confundirem-se com os laços biológicos.

A mãe da Princesa, ao contrário do que refere, realçou os laços biológicos de mãe para filha, quando soube entender os sentimentos da Princesa em toda a sua plenitude. Ela conseguiu afastar os fantasmas duma relação falhada e vários conflitos por resolver e avançou num caminho de paz, focada apenas na felicidade da filha. A mãe da Princesa tem sido a grande responsável pelo apaziguamento dos pontos de fricção, no convívio da Princesa com todos os adultos da sua família alargada. Focando-se no que é verdadeiramente importante para este caso, a mãe reconquistou os seus laços biológicos e afectivos com a Princesa de forma permanente e inquestionável aos olhos de todos.

O pai da Princesa apresenta-se neste caminho ao lado da filha, bem. Mas o pai da Princesa ainda não conseguiu ignorar o ruído que zune à volta de todo este caso. O pai da Princesa vai ter que se esforçar um pouco mais para pensar apenas na felicidade da sua filha. O pai da Princesa vai ter que escolher melhor os seus conselheiros.

Aconselha a seguir o caro anónimo, os Gomes, a ajudar e incentivar a Princesa a confiar em Baltazar. E como julga o caro anónimo que se passam as coisas? Tem presenciado, apenas por exemplo, o percurso da Princesa entre Torres Novas e a Sertã? Ou o período da tarde de domingo dos fins de semana que a Princesa está com os paizinhos de coração? Ou o percurso de Tomar para a Sertã? Segundo se sabe a Princesa voltou sempre à Sertã, bem.

(Continua)

Por Esmeralda disse...

Continuação:

Aconselha ainda o caro anónimo os pais afectivos da Princesa, a permanecerem junto do pai numa base unida. De que maneira? Neste ponto o Por Esmeralda sugere que o caro anónimo seja um pouco mais concreto. Porque, dentro do estabelecido pelo Tribunal, tudo tem sido cumprido em clima de paz, correcção e educação. Luís Gomes e Adelina Lagarto apresentam-se um sábado por mês na Sertã para levar a Princesa com eles de fim de semana (cumprem o estabelecido por Tribunal). E eles não esperam à distância, ou no carro (cumprem uma instrução do Tribunal para que se processe uma aproximação entre as duas famílias). Batem à porta da casa de Baltazar e cumprimentam-no com cordialidade (cumprem uma instrução do Tribunal para que se processe uma aproximação entre as duas famílias). Sugere o caro anónimo que além de cumprimentarem Baltazar também peçam para entrar e confraternizar? Depois apresentam-se um domingo por mês pelas 20 horas na Sertã para trazer a Princesa de volta a casa (cumprem o estabelecido por Tribunal ). Eles não deixam a Princesa a uma certa distância de casa, por exemplo perto do carro (cumprem uma instrução do Tribunal para que se processe uma aproximação entre as duas famílias). Levam a Princesa até casa e despedem-se dela, sempre na presença do pai (cumprem uma instrução do Tribunal para que se processe uma aproximação entre as duas famílias). Sugere o caro anónimo que Luís Gomes e Adelina lagarto peçam para entrar e confraternizar?

Sugere depois o caro anónimo que se silenciem todas as vozes destabilizadoras em relação a Baltazar. Mas caro anónimo, a vida é assim mesmo. Cada um deve empregar as suas capacidades e inteligência para progredir, evitando os obstáculos. A vida é e será assim para Baltazar, para Aidida, para os Gomes, para qualquer pessoa. Nem somos amados por toda a gente, nem odiados por toda a gente. Baltazar recebeu a prova do seu valor, ao receber a guarda parental da filha. Pois esforce-se por a merecer e trabalhe para a melhorar. É assim com toda a gente. Se fez tudo bem, achará bem. Se fez algumas coisas menos bem, ou se podia ter feito um pouco melhor, paciência. Nada cai do céu nesta vida.

Quanto às estratégias, caro anónimo, se o pai da Princesa se deixasse de pensar nos fantasmas que o atormentam e se dedicasse inteiramente à filha, talvez não estivéssemos aqui a dialogar. Não se justificava. Baltazar estava feliz com a filha. Aidida estava confiante que a filha estaria muito bem. Os Gomes estariam bem, sabendo a filha bem.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Sr. anónimo de 08:57
saiba o sr. que neste espaço temos
por vezes falta de memória,isto acontece porque somos burros

Mas como de vez em quando vêm aqui
algumas pessoas inteligentes, que se
julgam donos da verdade,a sua maneira de ver os factos é de pessoa
que nem sequer pensa que ouve muitos
erros no passado, erros esses que se
quer esquecer e viver o presente,
qual será o presente para o anónimo

Para mim esse presente é salvar que uma criança em sofrimento seja
livre de conviver com as pessoas
que ela mais ama
coisa que não está acontecer,por
ser verdade sua Mãe que tem toda a legitimidade de fazer a sua filha feliz,foi ela que tudo fez para
minimizar a angustia e ansiadade
em que a menina vivia

como vê sr. anonimo a sua verdade não vêm ao encontro do que neste
espaço sempre se afirmou,o bem estar da Princesa que passa com o convivio da sua familia alargada

Por Esmeralda existe e ainda bem
porque todas as pessoas que aqui comentam SABEM QUE A MENINA PODE
SER MUITO MAIS FELIZ
Maria

Por Esmeralda disse...

Maria,

A Princesa é a única detentora da verdade em todo este caso que envolve a sua vida. Um dia o seu coração e a sua razão julgarão a vida que lhe proporcionaram.

A Princesa julgará os erros, as virtudes, os bons e os maus momentos.

Mas agora, no presente, a Princesa está em sofrimento. A Princesa precisa muito que todos (sem excepção) os adultos da sua família alargada, reúnam vontades, enxotem conflitos, sorriam, mesmo que chorem por dentro, pela sua felicidade, apenas.

A Princesa, como o irmão diz, é uma borboleta que voa sobre muitos canteiros, há-de deixar muita beleza, muita alegria, muito amor em todos.

Basta olharem à sua volta, fecharem os olhos e imaginarem a Princesa a sorrir-lhes, a encantar,a amar, como um Anjo de Prata.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Incrivel como se distorce cada comentário que não vá de encontro aos vossos objectivos. Parece inútil tentar dialogar com gente assim, acusam os "outros" de serem donos de verdades e arrogantes na postura e opinião mas esquecem-se de se voltar para si mesmos, ou melhor, estão demasiados voltados para o vosso umbigo.
Qualquer tentativa que se faça em favorecimento de Baltazar é merecedora de criticas, assim, meus srs, não vão a lado nenhum, nem sequer estão perto de ajudar Esmeralda.
Espero sinceramente que a justiça mantenha Esmeralda junto do pai e silencie quem tanto o critica e destabiliza. Baltazar nunca teve, não tem e provavelmente nunca terá motivos para confiar nos Gomes e Aidida. Por acaso os Gomes já se desculparam (privadamente) pelos que fizeram Baltazar passar? Não me parece... afinal a desculpa de que tudo foi feito por amor serve na perfeição para alguns.
Desculpem por aqui andar com os meus comentários inoportunos e incomodativos, sei que em nada contribuo para a mudança, mas não me parecem coerentes nem nas afirmações nem na vontade de mudar para melhor a vida de Esmeralda. A única pretensão é retira-la ao pai. É assim que a maior parte das pessoas vê este blogue: uma luta contínua em favor dos Gomes e Aidida - contra Baltazar.
Talvez se invertessem os papéis, tivessem uma abordagem diferente.
O que realmente é de lamentar é usar a vida duma pequena criança que nesta altura poderia estar bem melhor junto do pai se assim o permitissem...

Anónimo disse...

O anónimo das 8.57, diz que os Gomes deviam colaborar, esqueceu-se de acrescentar: deviam colaborar desde que a colaboração fosse de acordo com aquilo que os apoiantes de Baltazar querem! O luis e a Lina têm mantido uma postura digna de recato isto porque são pessoas dignas e porque se preocupam de facto com o bem estar da menina e que me dizem estes donos da verdade sobre o facto de Baltazar nunca se ter demarcado dos insultos á D. Aidida, será que issso é bom para o crecimento da menina
Catarina

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (08:55)

É realmente incrível como depois das respostas e explicações que temos dado o caro anónimo ainda não tenha percebido o que nos move realmente: a felicidade da Princesa.

Pelo contrário, para o caro anónimo, a única preocupação reside no pai da Princesa, como se compreende das suas palavras quando lamenta:

"Qualquer tentativa que se faça em favorecimento de Baltazar é merecedora de criticas ..."

Ou quando teme:
" Baltazar nunca teve, não tem e provavelmente nunca terá motivos para confiar nos Gomes e Aidida"

Caro anónimo, não é a "passar a mão" e a não chamar à razão que se está a ajudar o pai da Princesa. A verdade é que a Princesa está em sofrimento. A Princesa precisa de ser ajudada. O pai também.

Por outro lado, é certo que a justiça poderá manter a Princesa junto do pai mas não silenciará quem há muito tempo lhe vai mostrando caminhos para melhorar a vida da filha. Afinal já deixámos tantas dicas que não foram entendidas.

E caro anónimo, o que é verdadeiramente lamentável +e estar a todo o custo a tentar proteger o pai da Princesa , em vez da Princesa. A Princesa está em sofrimento. A Princesa pode estar muito melhor.

Por Esmeralda