sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SEMPRE A PENSAR NA PRINCESA



Hoje, dia 22 de Janeiro vai ter lugar no Tribunal de Torres Novas a segunda audiência relativa ao processo do pedido de guarda da Princesa pela mãe.

A avaliar pela primeira sessão, o Tribunal quererá ouvir os demais técnicos que foram nomeados para acompanhar a evolução da vida da Princesa à guarda do pai. Caberá pois a estes técnicos informar das avaliações efectuadas e opinar ou sugerir sobre o que tiveram oportunidade de constatar.

De nada adianta pois, virmos aqui nesta altura apontar pontos positivos ou pontos negativos. Quem no conjunto de todas as afirmações poderá avaliar de acordo com os superiores interesses da Princesa será o Meritíssimo Juiz.

Nessa medida, ainda que convictos de que mais e melhor se podia ter feito, pela felicidade da Princesa, aguardaremos as decisões de quem é soberano.

Por Esmeralda

35 comentários:

Anónimo disse...

Hoje é para mim um dia especial e do fundo do coração que uma decisão por parte do Meritíssimo Juiz, que visasse a felicidade da menina seria para mim uma excelente prenda, mas como sempre estou confiante e pronta para empurrar o sonho!
Catarina

Anónimo disse...

Última Hora nos jornais portugueses

22 Janeiro 2010 - 16h32

Psicólogas falam de “sofrimento” da criança. “Esmeralda é uma sobrevivente”

A psicóloga clínica Sheila Sousa classificou esta sexta-feira Esmeralda Porto como uma sobrevivente pela forma como tem ultrapassado as rupturas afectivas a que tem sido submetida nos últimos tempos.
Segundo a especialista, que falou no Tribunal de Torres Novas, a menor “não estava preparada” para ser entregue ao pai Baltazar Nunes no dia 19 de Janeiro de 2009 porque não tinha sido isso que tinha sido prometido pelos adultos.

“É uma miúda cheia de recursos e tem conseguido sobreviver”, acrescentou.

Sheila Sousa acompanhou a criança durante sete meses no Hospital de Santarém e referiu que sempre deixou bem claro que as figuras projectadas na vinculação parental eram o casal Luís Gomes e Adelina Lagarto.

TUDO “FOI FEITO MUITO DEPRESSA”

Em relação à mãe, Aidida Porto, a criança sempre manifestou uma posição de “neutralidade e conformação” porque a via como uma pessoa associada ao casal que a acolheu aos três meses.

Ainda na audiência, a psicóloga clínica Anabela Fazendeiro, do departamento de pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Coimbra, disse que tudo “foi feito muito depressa” e que Esmeralda Porto “há-de continuar a estar em sofrimento”.

“Não é possível que esta criança não sofra com todas estas rupturas afectivas”, sublinhou a médica

Anónimo disse...

Psicóloga diz que Esmeralda «não estava preparada»

Técnica diz que deveria ter sido feito um trabalho mais gradual

A psicóloga do Hospital de Santarém que acompanhou a menor Esmeralda Porto até esta ser entregue ao pai, em Dezembro de 2008, disse, esta sexta-feira, no Tribunal de Torres Novas que a criança «não estava preparada» para essa mudança. Sheila Sousa, a segunda técnica a acompanhar a menor na sequência da decisão do Tribunal de transferir o processo da equipa de pedopsiquiatria de Coimbra para a de Santarém, em Maio de 2008, disse que deveria ter havido um trabalho «mais gradual».

«O calendário dos adultos não é o mesmo das crianças. A vida interna de uma criança não dá para agendar», disse Sheila Sousa, que depôs na segunda audiência do processo de pedido do poder paternal e guarda da menor interposto pela mãe da criança, Aidida Porto.

«Com um trabalho mais gradual haveria uma maior aceitação», disse, frisando que o que foi feito não foi o que havia sido combinado com a criança, que estava convencida de que iria passar uma semana com o pai.

Esmeralda: psicóloga diz que criança está em «sofrimento»

No seu entender, as três semanas seguintes sem qualquer contacto com o casal com o qual mantinha uma vinculação parental segura e a recusa que a própria assumiu nos três meses seguintes de não os ver revelam o sentimento de que deixou de poder confiar nos adultos.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Novamente a nossa convicção de que muito haveria ainda para dizer sobre a vida da Princesa, aconteceu.

Com efeito, no seguimento das audiçoes às técnicas, a verdade, preocupante, que a Princesa está em sofrimento, que as coisas não podiam ter acontecido assim, era a nossa verdade.

Afinal alguma vez se duvidou por aqui?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

pUBLICADO NO DN:

Ontem, peritas garantiram que a menor está em sofrimento. Defesa refuta com o bom aproveitamento escolar da criança.

Para as psicólogas ouvidas ontem pelo Tribunal de Torres Novas não há dúvidas de que Esmeralda está em sofrimento psicológico por ter sido retirada aos pais afectivos em Dezembro de 2008 e obrigada a viver com o pai biológico.

Segundo o parecer das psicólogas, teria sido preferível a menor, de oito anos, ter ido viver com a mãe biológica, Aidida Porto, que reclama neste julgamento a guarda da filha. Aos sete anos, Ana Filipa foi obrigada a mudar de pais e avós, de amigos, de escola, de terra e até de nome, passando a ser tratada por Esmeralda.

Apesar de tudo, a criança não reage, não faz birras, não mostra revolta, tendo um comportamento social correcto e bom aproveitamento escolar. Para os psicólogos, esta apatia é um sinal de sofrimento. "Corre risco de sofrer um quadro depressivo grave, e os sinais poderão começar na adolescência", disse Anabela Fazendeiro, psicóloga do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Coimbra, que fez o acompanhamento psicoterapêutico de Esmeralda entre Março de 2007 e Abril de 2008. "A menina é muito inteligente, procura responder às expectativas dos adultos, mas apenas reagia funcionalmente com o pai biológico, não revelou qualquer laço afectivo com ele", declarou a perita. A psicóloga adiantou ainda que "a menina tinha uma relação com a mãe biológica que revelou traços mais afectivos do que com Baltazar, porque este representava a ameaça de ser afastada do casal Adelina/Luís que eram os pais de facto".

Sheila dos Santos, psicóloga do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Santarém que acompanhou a criança de Maio a Dezembro de 2009, disse, por seu lado, que Esmeralda não estava preparada para ser entregue ao pai biológico e acrescentou: "Depois de ter passado por tudo isto, podemos dizer que esta criança é uma sobrevivente."

Já José Luís Martins, o advogado de Baltazar, lembrou que a criança tem um aproveitamento escolar muito bom para refutar a tese de que está em sofrimento O julgamento continua no próximo mês

Anónimo disse...

Infelizmente e com muito conhecimento de causa sei que o facto de ser boa aluna, não é sinónimo de estar bem, uma criança pode estar em sofrimento profundo e ser excelente aluna, é por vezes uma forma diferente de reagir uns tornam-se maus alunos face a problemas outros acontece o contrário!!!!!!!
È preciso ter em conta um aspecto que me parece de extrema inportância a menina vê na mãe um amor respeitador do seu sentir, especialmente no que toca a continuar a contactar com o Luis e Lina, pois estas duas pessoas fazem parte de toda a sua infância que decerto foi muito feliz, tenho a certeza que sim.
Sobre aqueles que tanto falam em leis veja-se a monstruosidade do que um juíz fez com uma menina de Fronteira (no Alentejo).
Catarina

Anónimo disse...

Já todos nós sabíamos que a princesa estava em sofrimento, e também a Dra. Mariana deve ter percebido a asneira que cometeu em ter arrancado a menor dos seus verdadeiros pais, concedendo-lhe um fim-de-semana por mês. Só o seu pai biológico não entende isso, fazendo-a sofrer com determinados actos.
O que se está a passar com ela passa-se também com a menina Maria que foi arrancada dos braços da mãe em Julho do ano passado, porque, segundo o Juiz, a menina tem uma doença denominada de alienação parental, pelo que não deu valor ao que ela sempre exteriorizou. A menina recusou sempre encontrar-se com o pai, porque este dormia com ela e, segundo a menor, passava o tempo a percorrer as suas mãos pelo seu corpo, temendo a sua presença. O Juiz achou que a menina era portadora da doença mencionada em cima, e que a mãe não a ajudava em nada, visto não ter boas relações com o seu ex-marido.
Por esse motivo, a criança encontra-se num orfanato Evangélico, e a sua mãe tem direito a vê-la uma vez por semana durante uma hora, e na presença das técnicas. Mãe e filha não têm privacidade, o que considero gravíssimo. Mais ainda: a mãe não pode entregar todos os brinquedos que a Maria quer, apenas um, e nada de tirar fotos para serem mostradas aos familiares, que não têm direito a visitá-la. Mais ainda: É imposta a essa criança uma religião talvez contra à que ela sempre conheceu, tendo que abandonar todos os seus valores. Esta criança tem uma mãe que pode cuidar dela, mas encontra-se no orfanato como se a mãe a tivesse regeitado. Mais: Há ainda quem defenda que a menina não tem querer, uma vez que a maioridade nunca será dada a uma criança com sete anos, pelo que tem de sofrer até lá. Demasiado cruel. Mas afinal em que mundo vivemos? As crianças de Portugal serão bonequinhos de porcelana que têm de se sujeitar a esta desumanidade assustadora?
No que respeita à nossa princesa tenho fé que o Juiz vá entregá-la à mãe, uma vez que a menina se encontra em sofrimento, e isso poderá piorar, caso não seja feita a sua vontade. Afinal, os magistrados não são todos iguais, e algo me diz que desta vez a princesa irá voltar a sorrir. A mãe tem ajudado imenso, e a princesa vê nela uma amiga, porque nunca a quis afastar dos seus paizinhos. Sendo assim, relação entre mãe e filha será cada vez mais forte, contrariamente à que ela tem com o pai biológico, que tem uma maneira estranha de amar.
Cristina

Anónimo disse...

Sempre acreditei na psicologia leio
muito e o meu interesse foi sempre as crianças, nos tempos idos quando
as crianças e adultos tinham os
sintomas que hoje felizmente é reconhecido como uma ciência
essas crianças ou adultos eram tidas como malucas e marginalisadas pela
sociedade ainda bem que existe as DOUTORAS como hoje eu li no blogue
vizinho
VOU CONTAR UM CASO
isto só para verem que nem sempre
ser boa aluna não significa que não
se sofra
era uma família muito feliz, eram
aquilo que se chama exemplo de
casal com dois filhos aonde que
nunca imaginaram que a infelicidade lhes batesse á porta o Pai que era professor e tinha
os filhos já a estudar em cursos
superior faleceu dum enfarte,
a Mãe que era dona de casa viu toda a sua felicidade a esvaziar-se para um fundo sem fim
mas como se diz e muito bem DEUS
fecha uma porta mas abre uma janela esses filhos depois de o Pai ter partido começaram a tirar melhores notas hoje já são doutorados e são o orgulho da Mãe que hoje em silêncio ainda muito sofre,tem uma neta da idade da Princesa aonde ela vê o sofrimento deste ANJO que tinha tudo para ser feliz,como ser boa aluna não quer dizer que se ande feliz bem sei que estas pessoas já eram adultas, mas tambem se aplica a crianças
desde sempre que vi esta menina
como se me pertencesse e nunca a
senti feliz como diziam
Esmeralda nunca vai esquecer a sua
triste história de vida
APELO AO MERITÍSSIMO JUIZ QUE OLHE
PARA ESMERALDA QUE FAÇA DELA A
MENINA QUE NÃO MERECE SOFRER MAIS
Maria

Anónimo disse...

Boa noite a todos!

Em face destas últimas notícias sobre os depoiamentos de quem percebe destas coisas, é caso para haver alguma esperança quanto ao bem-estar e felicidade futura da pequena Esmeralda.
Como foi referido , todos quantos têm um mínino de conhecimento sobre a vida emocional e o desenvolvimento harmonioso de uma criança sabem que ela tem forçosamente que estar em sofrimento devido a uma ruptura afectiva tão violenta .
A senhora Juíza, que precipitadamente quis resolver o caso do ponto de vista judicial, teve a sensatez de, a seu tempo, tentar remediar o erro , permitindo a reaproximação da criança aos que sempre amou como pais. É pouco, mas já é alguma coisa de bom para a menina.
Um procedimento louvável por parte desta Magistrada .
Já quanto ao comportamento deste pai, é realmente inexplicável. Ou antes...talvez não o seja tanto assim, se estivermos atentos a tudo quanto se tem passado .
Sempre foi minha convicção que o sr. Baltazar não é um ser tão insensível ou tão pouco inteligente como pode parecer. O problema sempre me pareceu outro. E este passa simplesmente pelas pessoas que o aconselham e que falam e agem em sua defesa ."Sua"...dele, claro! Com a bandeira da defesa de um pobre carpinteiro contra o que consideram o "grande poder" acicataram-no de tal modo que ele não teve outro remédio se não ir na onda, pois a parada seria ganha porque os manuais de Direito assim o profectizavam. O “troféu” estava antecipadamente garantido pelo tão apregoado estado de direito. Está nos livros, é para cumprir!
E o mais importante?
E o que realmente importava defender ?
Uma criança!
Um filho!
É a força do Direito que nos dá o direito a ter um filho?
Um pai ou uma mãe querem ter junto de si um filho… à força???
Técnicos de saúde infantil e outras pessoas responsáveis e competentes nesta área foram e continuam a ser insultados por alguns “defensores “deste pai , porque aconselham prudência na aplicação da mera letra da lei dos homens, em defesa de um ser inocente.
É que eles vêem para além dos papéis. Porque eles conhecem crianças e não troféus em disputa. Não são agentes de nenhum “grande poder”!!! .

(Continua)

Anónimo disse...

Pese os erros cometidos por todas as partes, pese o passado de uns e de outros, não será muito mais importante atentar verdadeiramente ao que se passa com esta menina?
Alguém com dois dedos de testa podia acreditar que, após aquela ruptura violenta de Dez. 2008, esta criança passou a viver num mar de rosas? Só se fosse um simples boneco articulado.
Todo o comportamento que foi relatado euforicamente pelos "defensores" do pai, logo que tomou posse da filha, a ser verdade, não previa nada de bom, ao contrário da interpretação que aqueles lhe queriam dar.
Esta criança foi obrigada a fechar-se sobre si mesma. Como defesa. Sentiu que lhe fugiu a segurança que sempre teve. Sentiu que lhe roubaram os afectos enraizados. Sentiu que pouco valiam os seus sentimentos. Sentiu-se "muito pequenina" perante o poder dos adultos. E sobretudo, sentiu-se traída por estes!
E alguém acha que em todo este contexto, uma criança não se encontra marcada negativamente!?
O facto deste pai querer a todo o custo afastar a filha de quem a criou , é uma atitude que apenas revela o sentimento primário da vingança , mas que se traduz em mais sofrimento para ela. O tempo não volta para trás, e quer ele queira ou não, o casal irá sempre fazer parte da história desta menina e ter no seu coração um lugar especial.
Lutar contra isso, é fazer mal à criança.
Perante isto , eu também considero muito mais sensata a postura de Aidida . Ela sabe que a filha ama os seus pais de coração. Ela sabe que a filha gosta de estar com eles e se sente feliz na sua companhia.
E que mais quer uma mãe ( e um pai? ), do que ver os filhos felizes???
É por isso que Esmeralda seria muito mais feliz se ficasse com a mãe . Esta faz a ponte entre os vários afectos. Não exclui quem a filha mais ama. O sr. Baltazar será sempre o seu pai. Tem o direito a conviver com a filha. Mas não a portar-se como seu "dono e senhor" ignorando e reprimindo os seus sentimentos. A filha saberá reconhecer o que ele faz, ou não, pela sua verdadeira felicidade, mas, para isso, ele deve saber “ler” os seus anseios, as suas angústias , o que a faz feliz e a fortalece, ou o que lhe provoca sofrimento e lhe cria insegurança .
Porque se trata de uma criança com uma vivência complexa, exige de quem cuida dela, muito mais sensibilidade e atenção do que aquelas cujas vidas não tenham sofrido estes percalços.
Esperemos, pois, que nestas novas diligências nos Tribunais, a Justiça não descure os verdadeiros interesses desta menina !

Continuação de bom fim-de-semana para todos.

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Alguns defensores de Baltazar têm confundido tudo o que a imprensa fala acerca do que se passa nas audiências do Tribunal de Torres Novas, relativamente ao pedido de guarda da mãe.

É mesmo uma grande confusão.

Vejamos porquê:

1) “Foram ouvidas várias "peritas" ... , ao tempo "corridas" do processo, por evidente parcialidade e boicote às decisões do Tribunal.” – Está enganado quem afirma tal. As peritas de Coimbra foram substituídas por uma equipa de Santarém a que Baltazar se recusou a levar a Princesa, tendo optado por um psicólogo que até só falou uma vez. Foi esse facto que levou o Tribunal a convocar a Dra Ana Vasconcelos para acompanhar a Princesa.

2) “Nada de consistente, contudo, adiantaram, para além de convicções pessoais que a prática já se encarregou de reduzir ao ridículo, há muito tempo” – Pelo contrário. A competência das peritas de Coimbra e de Santarém é atestada pela sua presença em Tribunal para informarem factos observados e indiciadores de consequências menos boas para o desenvolvimento da Princesa.

3) “.Com todo o respeito, mas acho imensa piada ..., quando diz que o Sr.Baltazar vai ser sempre o pai de Esmeralda, mas que se"comporta como seu dono e Srº": Ele é o pai de Esmeralda assiste-lhe esse direito” – Não há mais nada a acrescentar neste ponto. Justificam um certo "sentimento".

4) “É provável que Esmeralda se tenha sentido traída pelos adultos ...” – Quem decidia, decidiu uma semana e passou para três. E a seguir era quase definitivo. Foram três meses tremendos para a criança que de repente se viu desligada de tudo o que tinha como certo e seu até aí. Claro que se sentiu traída pelos adultos.

5) “ ... a menina deve ter tido um choque enorme, por se sentir traída por aqueles amava. Não podemos esquecer que os Gomes eram as únicas pessoas em quem Esmeralda confiava, os únicos com quem tinha convivido, os únicos que conhecia. Os outros representavam o medo, o terror.” – Tal como aconteceu na segunda audiência, verifica-se que afinal os defensores de Baltazar entendem o enorme desespero que a Princesa passou nesses três meses em que viu longe dos pais, longe dos amigos, sem as suas coisas, sem nada do que tinha como seu. Resta dizer que Baltazar foi demasiado cruel para a filha, não lhe dando oportunidade sequer de ela falar por telefone com os pais. Baltazar conseguiu ser feliz? Baltazar sentiu a filha feliz?

6) “Não esqueçam que Baltazar detinha o poder paternal desde 2004 e só conseguiu ver a sua filha em 2007.” – Falta referir que de tanto amor que Baltazar reclamou, por exemplo, no dia em que foi a Coimbra fazer os testes ADN, nem se levantou para olhar para a filha, para a conhecer. Estava sentado, a mãe entrou primeiro e passou com a filha no colo e ele fez de conta que nao era nada com ele. Amor?

7)"...aguardaremos as decisões de quem é soberano. ... Fica-vos bem a moderação e aceitação, mas, um pouco tardiamente, não?” – Poderia ser de maneira diferente? Por não terem agido correctamente, embora em defesa dos interesses da Princesa, os Gomes foram julgados, condenados e até pagaram indemnização.

8)“Se Aidida perder definitivamente a filha que já DEU há uns anos?” – Aidida poderá não recuperar a guarda da Princesa mas os laços que unem as duas nunca se perderão.

9) “É bom que se questione a justiça e seus juízes, mas, quando assim o justifica.” – E justifica-se. A Princesa já disse o que queria. A Princesa pediu novamente para dizer o que queria. Enquanto que a Princesa reclamar pelos seus direitos, os adultos que a amam profundamente estarão sempre prontos para apelar por ela.

10) “A mãe deu a menina, agora que voltar atrás, não! Não pode ser, deu está dado.” – Esta conclusão deixa transparecer uma total secura de sentimentos. Se amassem realmente a Princesa nunca diriam tal aberração. A Princesa há-de comprovar que enquanto há vida há esperança.

Por Esmeralda

Mary,United Kingdom disse...

Enfim , tanta gentinha aqui a falar , a opinar e não sei que , esquecem-se que a criança cresceu ao lados daqueles dois senhores , com corrupção ou sem ela , foram eles que ouviram a criança a dizer a primeira palavra , foram eles que a ensinaram a andar , foram eles que sempre a trataram , não venham para aqui escrever estas coisas insignificantes , perguntem a menina onde quer estar e com quem quer estar e depois todos vem a resposta dela ,pois será o coração da miúda a falar .. nem pai , nem mae se importaram com ela , pai que e pai importava-se desde que soube que a senhora estava gravida e tratava logo de saber se era ou não pai , não me lixem . A menina tem de ficar com quem quer e deve ficar , com o Sr sargento .

Mel disse...

Realmente lê-se cada barbaridade... Pergunto o que é ser Pai e Mãe, não é fazer o melhor pelos nossos filhos?Este Pai biologico apenas reconheceu a filha como sendo dele após ter sido obrigado a fazê-lo!E até lá, como sobriveria a menina? A Mãe fez o que muito poucas têm a coragem de fazer, ter coragem de a entregar a alguém porque não tinha condições para a criar, ah e não esqueçam nessa altura o Pai onde andava? Fazia de conta que a filha não era dele!!!Por isto é que cada vez mais crianças vão ficar abandonadas em instituições, as familias acabam por recear estes conflitos...Lamento pela Esmeralda que é a unica inocente nisto tudo..

Anónimo disse...

Os defensores de Baltazar estão tão desesperados, que, mesmo sem razão, resolvem continuar a alimentar o seu rancor, disparando em todos os lados. Só assim conseguem sobreviver. Eles não defendem os supremos interesses da menina, estando isto patente nos comentários que exteriorizam. Gostaria imenso que o Juiz analisasse os dois Blogs com cuidado, tirando as suas próprias conclusões. É impressionante como encontramos gente cruel... Acredito piamente que a princesa irá ser entregue à mãe biológica, porque, além de ter boa relação com a filha, não pretende afastá-la dos seus verdadeiros pais. Pelo que consegui apurar nos órgãos de comunicação social, o senhor Baltazar está sem defesa, a não ser a do seu advogado, que apenas faz o seu trabalho. Até as técnicas, a pedopsiquiatra e a professora se encontram do lado da menor, porque qualquer pessoa dita normal se apercebe do sofrimento das crianças. Só o pai biológico e o seu advogado não dão valor aos sentimentos da menina. Preferem valorizar o pedido de indemnização e em vez de depositarem o dinheiro na conta dela, ou de ser investido na sua educação. A menina está com ele há um ano, e os trinta mil euros já evaporaram assim rapidamente? estranho, não? E ainda têm a ousadia de pedir roupa para ela, porque os trinta mil euros não devem dar para a vestir decentemente. Os trinta mil euros dá para forrar o seu guarda-fatos, e para investir nos seus estudos um dia.
Além disso soube que também lançam livros a caluniar gente de bem, que deve dar lucro. Será que a menina também consome esse dinheiro? Meu Deus... Quando crescer e quiser ir ao teatro ou ao cinema, a uma discoteca, não haverá dinheiro que resista... Quanto à alimentação, o pai não trabalha? não ganha para sustentar uma filha? Haja paciência...
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Mary,

Como refere, a criança cresceu ao lado de Luís Gomes e Adelina Lagarto que representaram o papel de pais com perfeição. Por isso a justiça, apesar de decisões e depois salva-decisões, assumiu e bem, que o convívio com eles devia ser restabelecido, mantido e valorizado, pelas enormes vantagens para o seu crescimento saudável.

No entanto, apesar dos sete anos de vida em comum, com as competências bem evidenciadas, Luís Gomes e Adelina Lagarto apenas detêm o estatuto de amigos especiais que lhes confere a possibilidade de serem visitados periòdicamente pela Princesa e sempre que ela o peça.

É esse estatuto, estabelecido pela justiça, que a mãe entendeu e compreendendo muito bem a filha, não lhe sonega alguns momentos breves de felicidade. Por isso, a relação entre mãe e filha se fortificou. Por isso a Princesa sabe quem gosta realmente dela, mesmo partilhando-a.

Quanto aos momentos menos felizes do passado, com o pai ou com a mãe, cada um saberá como os justificar e o que havia para julgar e condenar já o foi.

E um dos factores que prevalecem para a memória jurídica deste caso é que a Princesa falou há alguns meses com a Sra Juíza e como os desejos que exprimiu ainda não foram satisfeitos, a Princesa pediu novamente para falar. O pedido foi expresso pela Dra Ana Vasconcelos durante a 1ª audiência do pedido de guarda em Tribunal pela mãe.

Muito obrigado pelo seu comentário.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro (a) Mel,

Pergunta-se e com muita razão se ser pai e mãe não é fazer o melhor pelos filhos. E devia ser, mas infelizmente, alguns pais e mães, mesmo por amor aos filhos, não conseguem ultrapassar certos conflitos internos. E quem sofre são as crianças, neste caso a Princesa.

Em seguida, refere que “Este Pai biologico apenas reconheceu a filha como sendo dele após ter sido obrigado a fazê-lo!”. Mas mesmo no dia em que foi a Coimbra fazer os testes e que a mãe levou a Princesa também para os fazer, continuou a ignorar que a criança que passou por ele, ao colo da mãe, podia ser filha dele. Não procurou pelo menos pedir para olhar a criança e olhou para o lado, confirmando a indiferença assumida.

Por isso a mãe, como diz, como nós dizemos, como muitos dizem, como mais pensam, teve a coragem de fazer o que julgava ser o melhor para a filha. A mãe não estava enganada. A mãe sempre pensou no melhor para a filha, mesmo que por vezes à distância.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Os apoiantes de Baltazar, estão tranquilos, falo por mim. Essa tranquilidade chegou em Dezembro de 2008, quando pai e filha ficaram finalmente juntos. Desde então as coisas correram melhor do que o esperado. Claro que nem tudo são maravilhas, mas Baltazar saiu-se bem, apesar de tudo. Até à data presente, podemos dizer que as coisas têm corrido bem, o que é motivo de grande alegria. A menina aparenta estar bem e mais do que isso não sabemos. Se aparentasse estar mal, é que era preocupante, e não sei o que aqui diriam.
Uma coisa é certa, ganhe Aidida ou Baltazar, os Gomes nunca mais vão ser os "donos" de Esmeralda. Isso é o mais importante para Esmeralda, dá-lhe outra liberdade, e a possibilidade de amar ou não os seus familiares de sangue. Com o tempo se há-de ver. Eu como vejo Baltazar como bom homem, acredito que tudo fará pelo bem da sua filha, e duvido que a impeça de contactar os Gomes, se esta for a sua vontade. Os Gomes é que impediam a aproximação e fugiam,lembram-se?
Eu estou num estado de tranquilidade total. Considero que este ano foi muito tranquilo apesar da desestabilização que aqui se tenta criar. Em vez de ajudarem, prejudicam, pensam que podem fazer as coisas voltar atrás. Engano vosso, nada poderá ser como antes, Esmeralda tem pais, e é com eles que vai ficar. Os laços de sangue falam muito alto, e vejam bem, até Aidida, apesar de ter dado quatro filhos, pode ser "perdoada", porque não o há-de ser Baltazar que apenas duvidou da paternidade?

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (13:23)

O Por Esmeralda leu com atenção o seu comentário mas não lhe encontrou uma apregoada tranquilidade que várias vezes mencionou.

1) "Essa tranquilidade chegou em Dezembro de 2008, quando pai e filha ficaram finalmente juntos." - Essa só pode ser uma tranquilidade mascarada, na medida em que a data que evoca é o símbolo de um dos momentos mais violentos e cruéis que a Princesa foi obrigada a viver. Será Baltazar feliz por cima da infelicidade da filha? Será o caro anónimo tranquilo sabendo que o dia que refere é o da ruptura de vida da Princesa?

2) " Desde então as coisas correram melhor do que o esperado." - Dizemos antes que a Princesa sobreviveu à violenta ruptura que sofreu, agarrando-se ao que podia ter ao seu alcance - a escola. Mas ela já falou com a Sra Juíza e explicou muitas coisas. E ela até já pediu para falar novamente. A Princesa tem esperado. Terá a Princesa forças para continuar a esperar sem desesperar?

3) " Claro que nem tudo são maravilhas, mas Baltazar saiu-se bem, apesar de tudo." - Concordamos. Esta sim é uma forma sensata de apreciar a transição de vida da Princesa.

4) "Se aparentasse estar mal, é que era preocupante, e não sei o que aqui diriam." - Caro anónimo, algumas coisas que não correram tão bem e que tivemos conhecimento, não divulgámos, mas informámos.

5) "Uma coisa é certa, ganhe Aidida ou Baltazar, os Gomes nunca mais vão ser os "donos" de Esmeralda." - Diríamos antes que a Princesa apenas poderá conviver com os pais de coração em períodos estabelecidos pela justiça que achou conveniente a manutenção dos laços afectivos que a Princesa adquiriu durante os sete anos que viveu, até ser entregue ao pai. Não estamos preocupados por isso, se "vencerá" Aidida ou Baltazar. E a Princesa, ganhará?

6) "Com o tempo se há-de ver" - porque já se viu e ouviu nuitas coisas e o tempo continuará a trazer outras certezas.

7) " Eu como vejo Baltazar como bom homem, acredito que tudo fará pelo bem da sua filha, e duvido que a impeça de contactar os Gomes, se esta for a sua vontade. " - Baltazar é um bom homem mas o caro anónimo está enganado porque Baltazar impede a Princesa de falar com os pais de coração. Como pode criticar os Gomes quando age assim?

8) "Em vez de ajudarem, prejudicam, pensam que podem fazer as coisas voltar atrás. Engano vosso, nada poderá ser como antes, Esmeralda tem pais, e é com eles que vai ficar." - O Por Esmeralda apenas reflecte numa vontade expressa pela Princesa à Sra Juíza, à Dra Ana Vasconcelos, à Dra Florbela Paulo, a outros peritos que não conhecemos o nome, à mãe, ao pai, aos pais de coração, a muitos amigos, a nós. Se estamos a dar voz aos desejos da Princesa como podemos estar a prejudicá-la?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Sou uma pessoa que tenho acesso ao processo (aos vários prcessos) de Esmeralda. Obviamente não me vou identificar.
Apenas quero desmistificar uma afirmação dita e redita, mas não é por se dizer muitas vezes, que passa a ser verdadeira. NADA CONSTA DO PROCESSO, QUE DIGA QUE ESMERALDA ALGUMA VEZ TIVESSE PEDIDO À MERETISSIMA JUÌZA, QUE QYERIA FICAR A VIVER COM A MÃE OU QUE DESEJASSE VER O CASAL GOMES.Se isso tivesse acontecido, a neretissima tinha reprodizido essa vontade no processo e isso não aconteceu.Mesmo a própria Ana Vasconcelos no seu depoimento nunca refer tal facto, ou seja que Esmeralda lhe tivesse alguma vez dito, que queria viver com a mãe.Ela é que disse que Esmeralda lhe terá pedido para falar com o meretissimo juíz, mas nem ela nem ninguém, a ser verdade esta pretensão de Esmeralda, sabe o que Esmeralda quer dizer-lhe.Embora seja minha convicção e de muita gente, que conhece este processo desde o inicio, que esta afirmação não passa de uma pressão púiblica, possivelmente por o meretissimo juiz lhe ter indeferido esse pedido escrito num relatório constante do processo.
Esmeralda nunca referiu à psicóloga Dra. Flobela Paulo tal facto. Se lho tivesse referido, certamente que ela o teria mencionado nos relatórios.Aliás esta SRA. ainda irá depôr e poderá repor a verdade.
Seria óptimo, que nesta fase não se deitasse poeira, para tentarem esconder aquilo, que nem as técnicas apoiantes dos Gomes conseguem explicar e já se encontra referido em imensos relatórios no prcesso, que foi a fácil e saudável integração de Esmeralda com o Pai e restante familia. Porque essa de uma criança ser bom aluno, porque tem mau ambiente familiar e vive em sofrimento, só contaram mesmo para as técnicas apoianres e amigas do casal Gomes!!!Estas senhoras são a prova provada, que a saúde mental dos filhos dos portugueses, está entgregue a pessoas sem quaisquer conhecimentos cientificos, e sem quaisquer valores éticos ou profissionais.Um especialista, tal como um juiz, não deve tomar partido, por qualquewr uma das partes. Se isso acontece, a justiça morreu. Como é possivel a tyécnica Ana Vasconcelos, per aceitado este trabalho, quando como se sabe é amiga e visita de casa de uma das partes, o casal Gomes e odeia de morte Baltazar e Esmeralda.
Se não quiserem publicar passem muito bem e sejam felizes.

Um habitante e trabalhador de Torres Novas

Anónimo disse...

AINDA NÃO ESTÃO CONVENCIDOS
Baltazar se fizesse tudo pela filha
nunca deixaria a filha sofrer sabe muito bem qual o desejo da menina e o que faz, querer afasta-la daqueles que para a criança são aqueles que passaram noites sem dormir tudo fizeram para que sua menina tivesse uma educação diferente desta que ela hoje vive, por ela e por AMOR foi preso sujeito a fazer tudo para que a menina não viesse a sofrer pela rotura que lhe foi imposta pela justiça Salazarista hoje passado mais que um ano, estamos assistir ao sofrimento da menina que vem desde que soube que o CASAL não eram seus PAIS
Aparece Baltazar com muita pressa para levar a menina para sua casa. Eeste Pai teve medo da justiça que quando o obrigou a fazer os testes.
Há que lutar pela criança.
Para mim ele nem sabe ser Pai. Sabe sim é ser manipulado por pessoas que ainda pensam que estão no tempo da outra senhora. Senão vejamos como estao no hi5 fotos e frases que para mim são frases de outras sem razão de o ser porque Esmeralda ainda nem sabia ler E SENTIR.
Nas fotos vê-se que a menina está a fazer aquilo que a mandam.
Por isso pergunto se este Pai saberá educar uma criança? devia ouvir as palavras de quem conhece Psicologia, isso ajudaria muito na educação de Esmeralda.
CASAL GOMES, como se diz atrá, sabe muito bem o seu PAPEL DE PAIS DO CORAÇÃO, assim como sabe o que se diz em tribunal. Esta não é a vossa luta mas estão do lado da MÃE QUE LUTA PELA FELICIDADE DA FILHA PARA ELA SER LIVRE DE CONVIVER COM O SEU PASSADO QUE LHE FOI ARRANCADO À FORÇA E DEIXAR DE SOFRER.
Quem ama faz tudo pelos seus filhos, coisa que não se vê em Baltazar.

M.C.

Anónimo disse...

Os defensores de Baltazar dizem que a princesa aparenta estar bem, pelo que não há motivo de preocupação. Só que se esquecem que as aparências enganam, estando isto evidenciado no caso Esmeralda.
Também afirmam que o pai biológico nunca impediu nem impedirá a menina de contactar com o casal Gomes. Segundo o pai e seus apoiantes, ela é que iria afastar-se do passado, sem manipulações, o que é mentira. O senhor Baltazar sempre quis o corte radical da filha com o casal, e não esperava que, após ter a sua guarda, ela fosse seguida pelas técnicas. Uma semana após ter a menina consigo até afirmava aos órgãos de comunicação social que ela estava bem, que estava feliz, que tinha esquecido o casal, e que não precisava de médico. Absurdo...
Só uma pessoa fora do seu estado dito normal poderá chegar a tais conclusões... O pior de tudo é que afirmam estarem tranquilos, mesmo sabendo que todos estão a favor da princesa. E estar do lado da princesa, é estar do lado do seu bem estar. E para que ela esteja mesmo em segurança, o melhor será ficar com a mãe biológica. Só assim poderá contactar com todos os envolvidos, sem ser sujeita a pressões.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16:47)

O Por Esmeralda leu o seu comentário e concluiu que duas hipóteses se podem verificar:

1ª – O caro anónimo pertence a um grupo de pretensos “amigos” de Baltazar que (vá-se lá saber a troco de quê) continua a aceitar algumas meias informações e algumas informações propositadamente falsificadas.

2ª – O caro anónimo é quem diz ser e vem aqui, novamente, tentar a sorte (que aqui jamais encontrará).

Portanto caro anónimo, o que informámos já aconteceu e de nada lhe adiantará vir aqui dizer que o que informámos não aconteceu, nem ameaçar com a posição de pretensa pessoa conhecedora deste e de outros processos.

Mas caro anónimo, das suas palavras sugere-se uma vontade grande de falar. Pois fale caro anónimo. Diga lá por exemplo qual o valor das indemnizações que Baltazar está actualmente a pedir nos vários processos que colocou a várias pessoas, por difamação. E diga também quantos são para se poder ir fazendo as contas.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ena!!! Mas que grande mina de ouro encontrou o senhor Baltazar!
Uma filha !
Ele continua a pedir ainda mais indemnizações???
Isso é que é ter "olho para o negócio"! como costuma dizer o Povo.
Pobre criança!
Que bem estava ela com as pessoas que a amaram e criaram de maneira a tornar-se na menina doce, inteligente e forte que demonstra ser hoje! E que azar teve, a certa altura do caminho da sua curta vida, ao ser reivindicada em nome da biologia, tornando-se como um troféu a ser ganho mesmo contra o seu interesse, ainda por cima envolvido numas boas somas de euros.
E ainda há quem tenha a desfaçatez de dizer que Aidida "vendeu" a filha.
Mas afinal, pelo que se tem sabido, o verdadeiro "negócio" não foi feito há mais de 7 anos...
Repugna-me ver toda esta envolvência de dinheiros quando em causa apenas deveria estar a defesa do bem-estar e a felicidade presente e futura de uma criança.
Que lástima!

Anónimo disse...

Querida Princesa nem imaginas
quantas pessoas te defendem
a proposito o teu Pai deixou-te
telefonar no dia dos anos da tua Mãe
se deixou pode quer dizer que alguma
coisa de positivo

Sei que não deves ler este blogue
mas como eu já te disse tenho uma
neta da tua idade por isso eu sei
que tu não deves ser ouvida pelo
teu Pai Baltazar ele não conhece os
teus sentimentos.

Tem muita imaginação, quando estás
com os teus silêncios,essa imaginação leva-te aos bons
momentos que tens e tiveste e dão-te muita vontade de ver o tempo a passar muito mais depresa

Um dia quando fores livre e poder
seres tu mesma sem trumas, que
acredito que possas ser, vais querer que o mundo seja muito diferente para as crianças, que
não passem por aquilo que passaste

SOU UMA DAS MUITAS AMIGOS E AMIGAS
QUE QUEREM QUE VOLTES A SER FELIZ
SEMPRE POR TI PRINCESA
Maria

Anónimo disse...

Ao anónimo Um habitante e trabalhador de Torres Novas

26 de Janeiro de 2010 16:47

Caro anónimo(a)
De trabalhador deve ter(muito pouco)um horário fascinante,que permite que efectue comentários,e que (segundo afirma)permite que tenha acesso a processos confindeciais,e que posteriormente os venha escarrapachar na internet.
Caso isso fosse verdade,deveria ser averiguado,não acha?Eu acho que sim,porque se têm acesso aos processos é alguém que trabalha no tribunal...certo?E se trabalha no tribunal é mais um(a) incompetente
a quem eu com os meus impostos estou a sustentar...certo?
Fntão,para que deixe de têr acesso a processos,e depois vir contar mentiras,temos que descobrir que "funcionário" de meia tigela é este
que ocupa o lugar de um trabalhador decente...certo?
Pois para isso agora será enviada uma queixa(Cópia do comentário e IP do computador) ,dirigida ao tribunal que trata o caso de Esmeralda,com o objectivo de que se averigue quêm anda a brincar com os processos dela.Caso seja psicóloga(o),assistente social,ou até um ou uma qualquer coscuvilheira,tarde ou cedo se saberá,porque a verdade vence sempre.E tal é tão certo, como tudo o que aqui se têm escrito se têm depois comfirmado.....e nós acabamos sempre a sorrir!

Que finalmente desta vez,se atendam os pedidos de Esmeralda,se escutem os seus desejos,se concretizem os seus sonhos,e possa voltar a ser feliz.
Um beijo para Esmeralda,e um abraço fervoroso para o Luis e Adelina.


Natércia.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa

Os autores de certos comentários, aqui e na Petição, pretensos defensores de Baltazar, estão muito inquietos com a forma sobranceira como deploramos a forma nojenta e violenta com que defendem os seus pontos de vista.

E como poderia ser de outra forma?

Com efeito, atentemos no seguinte:

1) "Se Baltazar moveu vários processos por difamação é porque se encontra no direito de o fazer. A Justiça lá está para ver se tem razão." - Tal afirmação comprova que a queixa de Baltazar andar a perder tempo no Tribunal não tem razão de ser. Afinal os "passeios" ao Tribunal são da vontade de Baltazar. Será um meio de vida?

2) "Queriam difamar Baltazar e ele ficar sossegado???" - Mas já diziam os antigos que quem não deve não teme. Afinal porque ficam tão inquietos os tais pretensos defensores de Baltazar?

3) "Mas parece-me a mim que vocês puseram palavras na boca da Sr. Florbela Paulo, que ainda nem sequer testemunhou!" - Efectivamente o Por Esmeralda nada referiu sobre o possível depoimento da Dra Florbela Paulo pela simples razão que ele ainda não aconteceu nem se sabe se acontecerá.

4) " Quantos aos Gomes, julgados e condenados, já têm imensa sorte em lhes ser concedido tempo com a menina." - O Por Esmeralda diria antes que a tempo a justiça recuperou decisões menos felizes r concedeu à Princesa a enorme felicidade de restabelecer o convívio com os pais de coração.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Como já se percebeu, a melhor defesa de alguns defensores de Baltazar é difamar, caluniar, levantar suspeitas, enfim, nada de especial, ainda menos de concreto.

Mas relativamente a calúnias, difamações e suspeitas, convenhamos que a coluna dos comentários da Petição Por Esmeralda tem sido um espaço muito “acarinhado” por tais espécimes, desprovidos de inteliência por sinal, tal o portuuês que usam. Ou será para disfarçar alguma identidade menos conveniente?.

Nos últimos dias, para além das asneiras nojentas, tem também surgido uma certa desconfiança acerca do conteúdo da mochila da Princesa durante os fins de semana em que está com a mãe ou com os pais do coração.

Nesse sentido, porque há inverdades que não sendo nojentas podemos explicar a sua razão, informamos o seguinte:

1) A Princesa apenas traz a mochila da escola nos fins de semana que passa com a mãe.

2) Desconhecemos a razão que leva Baltazar a nao permitir que a filha traga a mochila nos fins de semana que passa com os pais de coração.

3) A mochila que a Princesa carrega da casa do pai para a casa da mãe comporta o material escolar.

4) Foi com grande surpresa que a Princesa foi autorizada a transportar na mochila o seu Magalhães, apenas na véspera da audiência do pedido de guarda pela mãe.

Conclusao: Há coincidências ... ou não.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

QUE O MERITÍSSIMO JUIZ OLHE PELO
BEM ESTAR DESTA INOCENTE CRIANÇA
QUE OS BONS PSICÓLOGOS NUNCA SE ENGANAM

Quando Esmeralda foi entregue ao Pai
já anunciavam que a menina não levaria um ano a revelar-se em choque
traumático isso aconteceu, só pessoas
com ideias retrogradas as levariam
a pensar que a menina iria ser feliz
com a rotura do seu passado tão feliz, que igoismo ou ignorância
quem defende as crianças de Portugal de hoje lê que afinal
que os jornalistas estão todos errados por defender a menina e a sua saude mental de que se veio a revelar
afinal ao que me parece o livro
só serve para se auto promover o
seu autor contra os sentimentos
de Esmeralda
M.C.

Anónimo disse...

Realmente é muita coincidência a menina ter levado apenas o Magalhães perto do dia em que a mãe pediu a sua guarda, mas as proibições feitas pelo pai no passado estarão vivas na memória da princesa e de todos os mais chegados que a vigiam.
Outra coisa que me contaram, (o que acho lamentável), tem a ver com o facto do pai biológico consentir que a sua filha esteja no I5, a fazer e a dizer sabe-se lá o quê, certamente contrariando o que ela realmente quer. Mas o tribunal deve estar a par de tudo isto, e desta vez irá decidir o seu futuro em prol do seu bem-estar. A Dra. Florbela ainda não prestou depoimento, mas seria estranho que ela tivesse uma opinião diferente das outras testemunhas. A Doutora Florbela irá também depor a favor da princesa, também ela dizendo a verdade, uma vez que na presença do Juiz devemos dizer somente a verdade e nada mais, mesmo sabendo que muitos a tentam camuflar.
Cristina

Anónimo disse...

Haja vergonha e decoro.
Acabem com as pressões em jeito de ameaça.
A Dra. Florbela Paulo dirá concerteza em tribunal, aquilo que ela há muitos anos observa e não à alguns meses. Dirá aquilo que sempre disse. Que Esmeralda vive muito feliz, ama e é amada pelo seu Pai e familia.Deixou de tomar Risperdal.Deixou de fazer birras por tudo e por nada.Hoje ao contrário do que diz ana vasconcelos Esmeralda é uma criança NORMAL. Como qualquer criança da sua idade.Uma criança que se quer ver livre do seu passado de horrores, quando era obrigada a comer a sopa vomitada, não tinha amigos pois andava sempre fugida de terra em terra e nunca saía de casa. Do tempo em que como no século XIX, a ptoibiam de ir à escola. Não se esqueçam, que Esmeralda apenas foi para a escola depois do casal Gomes ser obrigado pelo tribunal a fazê-lo. è do MEDO dos Gomes do TERROR e FANTASMAS que eles significam para ela, que se quer ver livre.ESMERALDA QUER SER FELIZ E PARA O SER TEM DE SER LONGE DO CASAL GOMES QUE SE APODEROU ILEGALMENTE DELA, E A SUBTRAÍU DURANTE ANOS A SEU PAI E FAMILIA.
Que a vontade de Deus se faça. Se Deus não quis dar o privilégio a este casal de ter filhos, é porque achou não serem capazes de fazer feliz outro ser humano ou mesmo ser vivo.Que os homens não interfiram com os seus erros na vontade e no querer de DEUS.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (18:00)

Diz o caro anónimo que "A Dra. Florbela Paulo dirá concerteza em tribunal, aquilo que ela há muitos anos observa e não à alguns meses", aparentando uma certeza antecipada. Mas caro anónimo, antes, o trabalho da Dra Florbela Paulo era só dela e agora é um trabalho conjunto.

O facto é que o trabalho da Dra Florbela Paulo, ao contrário de antigamente, em que parecia limitar-se a passar a mão na cabeça de Baltazar, mais recentemente, e com grande mérito, tem passado por alertar Baltazar para certas incompetências parentais. Existem diversas evidências que o demonstram, como a possibilidade da Princesa poder trazer o seu Magalhâes nos fins de semana que passa com a mãe.

Claro que a Dra Florbela Paulo dirá que a Princesa é muito amada pelo seu pai e família, o que concordamos. Mas não haverá uma certa inflexão na sua avaliação? Em determinados pontos em avaliação?

Concluímos, desejando que a vontade de Deus se faça. Se Deus não quis dar o privilégio ao casal Gomes de ter filhos, é porque achou que a missão deles seria outra, como já se provou e tal missão foi brilhantemente desempenhada. Que os homens não interfiram com os seus erros na vontade e no querer de DEUS. Assim a Princesa poderá aspirar a ser feliz.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Acabei de ler, num comentário atrás, esta verdadeira "pérola" :

"Se Deus não quis dar o privilégio a este casal de ter filhos, é porque achou não serem capazes de fazer feliz outro ser humano ou mesmo ser vivo.Que os homens não interfiram com os seus erros na vontade e no querer de DEUS".

Mais uma vez é este o sentimento e a craveira moral de quem defende Baltazar e odeia os Gomes.

É então castigo de Deus essas pessoas não conseguirem gerar filhos biológicos , segundo esse Anónimo.
Que horror de sentimentos revela esta pessoa!

Perante isto, apenas se me oferece deixar aqui as minhas desculpas em nome da criatura que escreveu tal monstruosidade( que não conheço) e simultaneamente a minha solidariedade aos milhares de casais portugueses, e não só, que se viram privados pela biologia a ter um filho mas que têm na sua formação de seres humanos uma capacidade enorme de AMAR e o desejo de oferecer esse AMOR a tantas crianças que sabemos carecidas dele.

Quando leio coisas destas , chego e envergonhar-me de pertencer à mesma espécie humana dessas pessoas.
Que baixeza moral! E que falta de compaixão pelo próximo.
E alguém que assim se revela tem a ousadia de mencionar o nome de Deus!?

Anónimo disse...

Não me admira esta atitude de Pai
Baltazar vê-se como um tonto e faz
tudo para afastar os Pais do Coração
a isto eu chamo vontade de vingança
e ódio, aonde a menina sente que a
justiça deu ao Pai todo o poder para
ela obedecer ás suas ordens,como esta
menina tem sido tão forte, e luta sozinha contra estas atitudes, de um Pai que só tem tempo para andar
ouvir pessoas que em vez de o
aconselhar a ter uma atitude,de
ouvir mais os silêncios da menina
isso sim era de louvar
já era tempo de ter aprendido a ser um Pai,não devia usar a criança para atitudes que nada o
dignifica,como essa de não mandar
as coisas necessárias para um fim de
semana aonde usa a filha como pedra
de arremesso, isto chama-se não sabe
educar,isto é muito triste e é uma
atitude que Esmeralda com a sua
inteligência tudo sente e claro mais triste fica, e sente a diferença da educação que estava
habituada
Pobre menina não merecia sofrer
tanto.
Maria

Anónimo disse...

vergonha das vergonhas este comentário das 18:00
vê-se bem o nível de pessoas
com que Esmeralda convive
tenham mais um pouco de sensatez
mentiras está o mundo cheio
pobre criança

Anónimo disse...

Pois, como os defensores de Baltazar afirmam, que seja feita a vontade de Deus. Mas penso que Deus não deve querer a infelicidade de uma criança. Quanto ao Risterdal, se a menina o tomava, foi porque algum especialista o recomendava, e não receitado pelo casal Gomes. Aliás, já foi provado que o casal tem boas condições para cuidar da criança, estando isso patente nos tais exames que o pai biológico se recusou a fazer. Quanto às tão faladas birras, se ela as fazia, era porque tinha medo que a arrancassem dos seus verdadeiros pais, que foi o que acabaram por fazer injustamente em Dezembro de 2008.A menina foi enganada, porque lhe disseram que iria apenas passar uma semana, acabando por ficar 3 meses sem ver os seus pais. E ainda diziam que ela numa semana já os tinha esquecido. Sem comentários... Não sabia que os defensores de Baltazar tinham mais conhecimentos sobre crianças do que os pedopsiquiatras... Bem, daqui apenas chego à conclusão de que não valerá a pena entrar numa Faculdade, visto haver gente sobredotada para estudar os comportamentos das criancinhas de Portugal. Quanto à sopinha vomitada, muito sinceramente... sem comentários... melhor ignorar...
Mas o melhor será esperar pela decisão judicial que, no meu entender, desta vez será favorável à princesinha.
Cristina