quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

COMO SE GERA UMA CRIANÇA ?





Todos nós aprendemos que a formação biológica de um ser humano começa com um espermatozóide e um óvulo. Apenas em casos de gémeos é possível haver mais de um óvulo ou espermatozóide. Mas é facto que não há início de um embrião sem a contribuição da mulher mais a contribuição do homem.

Então porque é que ainda hoje se insiste na ideia de responsabilizar apenas um, pela gravidez, em vez dos dois?

A mulher sempre foi a detentora do “poder” da maternidade e isso tornava-a única responsável pela gravidez. Por incrível que pareça, isso ainda acontece muito nos nossos dias.

A liberdade feminina começou de forma mais óbvia depois da invenção da pílula, mas isso porque antigamente era muito mais difícil ter acesso a informação. Afinal até Cleópatra já usava aluns truques para evitar filhos e onde não há informação tem-se um terreno fértil para o preconceito... que é o que nalguns pontos está a sustentar o caso Esmeralda.

Mas voltando ao início, um filho só passa a existir com a contribuição biológica de um homem e de uma mulher e nenhum dos dois é mais ou menos responsável pela gravidez e sim os dois são responsáveis!

Uma das coisas mais comuns relatadas por mulheres é que por algum motivo o anticoncepcional falhou, foi esquecido, etc.

Isso até pode nem sempre ser verdade.

Ainda que assim seja, a responsabilidade da mulher nesse caso é só de 50% porque o homem também poderia ter pensado nisso! Poderia ter usado perservativo, poderia não ter transado, poderia auxiliar a mulher no cuidado com o anticoncepcional, etc.

Aí diz-se: Ah! Mas o homem tem dificuldade em se controlar, quando vê um rabo de saia. Não se controla e fica refém da sedução feminina!... rsrsrsr...

Que é isso?!

Estamos no século XXI!

Isso não é de um homem, é antes a revelação duma patologia que os envergonha e que tentam ocultar por todos os meios, ejaculação precoce.

Um homem sabe-se controlar ... a não ser que tenha algum problema de saúde, mais aí a história é outra e não se pode dizer que todos os homens são assim.

Um homem sabe que o preservativo é para uso pessoal e consiste numa protecção masculina. Portanto, ele irá comprar os seus e colocar na hora certa, com as suas próprias mãos e deixando sempre o espaço destinado ao esperma...

Um homem sabe que o preservativo é só para uma ejaculação e que para outras ele deve ser trocado...

Um homem sabe que existem mulheres que querem engravidar propositadamente e irá ter cuidado na selecção...

Um homem que se preocupa com a saúde da mulher e com a sua própria...

Um homem sabe que existe a possibilidade de a mulher morder o perservativo consciente ou inconscientemente ...

Um homem interessa-se em saber como funciona o ciclo menstrual de uma mulher, até para entendê-la melhor, saber quando está de “tpm”, e sendo assim ele sabe quando ela está no período fértil.

Um homem também sabe que independentemente do período fértil, a mulher pode engravidar por causa de uma variação da vida do óvulo e até da vida do espermatozóide que pode permanecer por um tempo mais prolongado dentro do corpo dela, sem falar nas variações do ciclo menstrual que ela pode ter, ainda mais se for um relacionamento recente e ele ainda não a conhecer bem.

Um homem sabe que a formação do ser humano é complexa e pensará nisso toda as vezes que fizer sexo, em vez de fazer só para mostrar aos “amigos” ou a outras mulheres que é um “macho viril”...

Um homem sabe que um filho precisa de uma boa estrutura, não só financeira mas também de uma família emocionalmente estruturada, ainda que os pais estejam separados. Sobretudo se o filho precisar de cuidados especiais...

Conclusão: Um homem de verdade, interessa-se pelo corpo da mulher como um todo e inteira-se das suas responsabilidades, pois sabe que não há 100% de segurança, nem mesmo com todos os procedimentos anticoncepcionais.

Por isso. O homem deve gozar dos prazeres da vida, com cuidado.

O Homem sabe que existe sempre a possibilidade de gravidez, até mesmo com uma prostituta precavida e portanto, se acontecer uma gravidez, mesmo que ele tenha tomado todos os cuidados (o que é quase impossível), a responsabilidade é sempre 50% sua.

É claro que se a mulher também tomar os seus cuidados pessoais, essas chances reduzem para quase zero, repetimos: QUASE zero!

Porém, mesmo que a mulher tenha dado o “golpe da barriga”, ainda assim, ela só terá 50% de responsabilidade.

O homem sabe que ainda existem os métodos após a concepção, mas isso é um assunto polémico e pode-se perfeitamente evitar chegar a esse ponto!

Um homem sabe que gravidez não é um problema, na verdade é uma dádiva, quando ocorre entre um casal responsável, independentemente de estarem juntos ou não.

Cada vez mais se torna necessário atentar para a responsabilidade social que é gerar um ser humano. Claro que como humanos todos podemos errar e eventualmente deixarmo-nos envolver por um companheiro irresponsável e embarcar numa ilusão, mas isso é raro e não tão comum como dizem por ai (sobretudo em se tratando de homens).

Por outro lado, se por algum motivo um erro for cometido, a primeira coisa a fazer é admitir para si mesmo que se errou e fazer o possível para não errar novamente ou continuar o erro, errando cada vez mais.

Também nunca se deve incentivar uma outra pessoa a cometer o mesmo erro, ainda mais se a pessoa em questão for o seu próprio filho... ou outro familiar próximo … ou um amigo …

Por todas essas razões devem-se tomar todos os cuidados com os parceiros.

A mulher deve tomar extremo cuidado com o seu corpo e escolher muito bem o seu parceiro.

O homem deve fazer o mesmo!

Falta de informação só é desculpa para analfabetos!

E todos conhecemos analfabetos que sabem exactamente como evitar uma gravidez...

Ainda mais importante que educarmo-nos a nós mesmos, é educarmos os nossos filhos para a responsabilidade que é gerar um ser humano, independentemente do filho ser um menino ou uma menina...

Afinal, o preconceito ainda mora por aí…

Mas chegará o preconceito para justificar actos indignos?

Por Esmeralda


66 comentários:

Anónimo disse...

Parabens, pelo excelente texto, pena é que a verdadeira mensagem que ele contém não vai chegar a quem de direito, e por dois motivos, porque há pessoas que não têm sensibilidade para tal e outras que deturpam tudo o que vêm e ouvem de forma a usar as coisas em proveito próprio. Numa sociedade justa o homem e a mulher têem iguais responsabilidades.
Apetece-me perguntar. de quem é a vida afinal?

A defesa da felicidade da menina está sem dúvida em boas mãos.

Catarina

Rute disse...

A mulher de que se fala já tinha três filhos ou mais...e 36 anos.
O homem(rapaz) de que se fala tinha 21 anos e nenhum filho.
O homem(rapaz) não sabia que a mulher estava no periodo fértil(mesmo sabendo como funciona o ciclo mentrual das mulheres), mas a mulher sabia e já tinha engravidado outras vezes.
Não estamos a falar de nenhuma virgem inexperiente mas de uma mulher com muita rodagem...
Inocentar a mulher e culpar o homem é um bocadinho forçado e até patético...
São poucos os jovens com a idade de 21 anos (infelizmente...)que desperdiçam uma oportunidade dessas...
Quando se deparam com uma tipa desconhecida que lhes "dá sorte" e que não sabem se voltarão a ver não dizem "não".
Infelizmente esta é a conduta da maioria dos jovens(rapazes e raparigas) de hoje.
Vão a uma discoteca ou outro lado qualquer conhecem alguém fazem sexo e dizem "Adeus". Se não tiverem um preservativo á mão, fazem sexo sem ele.
Estamos a falar dos jovens, não estamos a falar de mães de familia, dessas espera-se um comportamento mais maduro e responsável.

Baltazar era apenas um rapaz...Aidida não era nenhuma rapariguinha.

Por Esmeralda disse...

Cara Rute,

Apesar das justificações que apresenta, a Princesa foi gerada por um pai, Baltazar e por uma mãe, Aidida.

Coube 50% de responsabilidade ao pai e 50% de responsabilidade à mãe.

Não encontramos forma de manipular as evidências.

Por Esmeralda

Rute disse...

No vosso texto a percentagem dos 50% de culpa não se aplica.
A palavra "homem" aparece em 90% das frases e a palavra "mulher" em 10%.
Levando em conta o vosso texto Baltazar tem 90% da culpa e Aidida(comparada á Virgem Maria pela tal comentadora Maria)10%.

Ainda têm a lata de dizer "Não encontramos forma de manipular as evidências".


Já agora se me permitem, gostaria de saber porque se chama este blogue poresmeralda e não poranafilipa.

Anónimo disse...

Como conclusão deste texto verificamos:
As mulheres incluindo a tal brasileira, são umas santinmhas, não tâm culpa nenhuma de engravidar.
Os homens esse incluindo Baltazar, eu próprio e os paizinhos de todas as "madames" que escrevem estas barbaridad3s, são uns IRRACIONAIS e o DIABO sobre a terra.

Tenhoam lá tento com o que escrevem e deixem-se de FEMININISMOS baratos e insultantes para as pessoas com cérebro.

A loucur deve ter limites, quando ultrapassados, há locais próprios para as "madames" se tratarem.

Augusto Santos

Por Esmeralda disse...

Cara Rute,

O Por Esmeralda lamenta muito que o preconceito a impeça de entender apenas a mensagem deixada.

E como já reforçámos:

1) A Princesa foi gerada por um pai, Baltazar e por uma mãe, Aidida.

2) Coube 50% de responsabilidade ao pai e 50% de responsabilidade à mãe.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

O vosso texto é nojento, peço desculpa pela palavra mas não há outra que o defina melhor. É muito ofensivo para todos os homens. É um atentado à inteligência humana.
A imagem é conhecida das anedotas sobre guerra dos sexos. É uma ofensa a quem fala deste assunto com honestidade e respeito.
Que mau gosto!!!
Haja bom senso!!!

Anónimo disse...

Eu sou mulher e estou envergonhada com o vosso texto e com a imagem que o ilustra.
Se eu engravidar responsabilizo-me em primeiro lugar a mim própria, a não ser que seja violada. O corpo da mulher é que determina se a gravidez pode ocorrer ou não, e isso só ela sabe. O homem pode ser enganado com a maior das facilidades. E não tenham dúvidas que Aidida sabia muito bem o que estava a fazer.
Baltazar foi uma vítima bem escolhida.
Baltazar assumiu as responsabilidade sem grandes pressões quase de imediato, é um grande homem, porque Aidida não é de fiar.
Tenham vergonha do que têm vindo a fazer a Baltazar.
Eu sou mulher, e por ser mulher sinto-me revoltadda com o vosso texto. Eu sou mulher e estou com Baltazar desde o primeiro momento mas agora mais do que nunca.
Eu sou mulher e tinha vergonha de fazer a Baltazar o mal que aqui lhe tentam fazer.
Eu sou mulher e tenho vergonha dos textos que outras mulheres aqui têm escrito.
Eu sou mulher e concordo com a Rute.
Eu sou mulher e concordo com o Augusto Santos.
Pouco importa ser homem ou ser mulher o que importa é ver com olhos de ver.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (18:09)

O Por Esmeralda lamenta que o conteúdo da mensagem "Como se gera uma criança?" o tenha incomodado tanto.

Mas diz-se lá alguma mentira?

Diz-se lá alguma meia verdade?

Justifica-se alguma coisa com preconceito?

Neste caso, ambos os pais de Esmeralda eram de maior idade à data da concepção da filha. Assim, pertence sempre a cada um 50% das responsabilidades - 50% a Aidida, 50% a Baltazar.

E caro anónimo, atentado à inteligência? Bem pelo contrário. O texto da mensagem demonstra cientificamente as responsabilidades iguais, de 50% para Aidida e 50% para Baltazar, na concepção da sua filha Esmeralda.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara anónima (18:43)

Exactamente por ser mulher não devia ficar envergonhada. E a imagem é tão só o reflexo final que ilustra a forma como homens e mulheres, em alguns casos, se posicionam numa relação.

É por muitas mulheres serem obrigadas a carregar sozinhas a responsabilidade da maternidade que existem casos como o de Esmeralda e infelizmente outros bem piores.

Baltazar não foi uma vítima mas vitimizou-se para justificar um acto indesejado.

A cara anónima tem todo o direito de estar com Baltazar e continuar assim.

A cara anónima, como mulher, podia ajudar Baltazar a ultrapassar um hiato na vida dele que dificilmente conseguirá explicar à filha.

Pouco importa ser homem ou ser mulher, o que importa é ver com olhos de ver - exactamente.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

AO POR ESMERALDA MAIS UMA VEZ DOU OS
MEUS PARABÉNS PELA VOSSA IMAGINAÇÃO
ISTO SIM MARCA A DIFERENÇA
MAS A NOSSA PRINCESA MERECE E É POR ELA QUE EU ESTAREI SEMPRE CONVOSCO

LINDA PRINCESA QUANDO É QUE A TUA
FELICIDADE IRÁ SER REPOSTA TAL COMO
TU DESEJAS?

SOU REPETITIVA PORQUE COMENTÁRIOS
QUE VÃO CONTRA O DESEJO DA PRINCESA
MAGOAM PESSOAS QUE SABEM PENSSAR
COM O CORAÇÃO

Maria

Anónimo disse...

Que engraçados alguns dos comentários aqui deixados...
Mas agora essas pessoas vêm para aqui só provocar quem cá está de boa fé e tem uma opinião consentânea com o nome deste blogue?
Porque não vão para outro lado? Para um lugar chamado "Esmeralda sim pelas crianças de Portugal " ? Lá é que se situam as suas opiniões.
Aqui não.
Porque os responsáveis do PorEsmeralda publicam essas provocações?
Já se sabe que não concordam com a orientação deste blogue.
Pronto! Está compreendido.
Basta ter-lhes dado oportunidade para se apresentarem e evidenciarem o distanciamento desta linha.
O resto é malhar em ferro frio e não acrescentam nada de novo nem de importante.
E já agora, a exemplo e um comentário anterior,digo :
Eu sou mulher e concordo com o texto publicado.
Eu sou mulher e considero o texto publicado inócuo e apenas o retrato fiel da concepção de um novo ser.
Eu sou mulher e acho que ambos os progenitores têm 50% de responsabilidade na concepção desse ser... a não ser que seja por violação.
Eu sou mulher e considero inaceitável que seja sacada sempre à mulher a responsabilidade de se proteger contra as consequências do acto sexual.
Eu sou mulher e acho uma injustiça ter que ser sempre a mulher a usar de anticoncepcionais.
Eu sou mulher e acho terrível o comportamento de muitos homens que abandonam a mulher que engravidam ou a obrigam a abortar para não arcarem com as responsabilidades.
Eu sou mulher e acho que não importa a idade nem a condição social para se ser moralmente bem formado.
O que importa é a pessoa, homem ou mulher, assumir, sempre, a responsabilidade pelas consequências dos seus actos!

E já agora...certos comentários a este texto levam-me a pensar : querem ver que estas pessoas estão convencidas de que no caso presente, o pobre do sr. Baltazar foi violentado e violado ???
Que grande maldade feita a um jovem inocente!!!

Anónimo disse...

Como mulher, sinto-me envergonhada com o teor deste texto.
Como esposa, sinto-me envergonhada.
Como mãe de dois rapazes, sinto-me envergonhada.
Como filha, como toda a gente,penso eu, de um PAI; sinto-me envergonhada.
Este texto acusou e denegriu a imagem, de todos os homens que me são queridos. o meu Pai, o meu marido, os meus irmãos, os meus filhos, os meus familiares e os meus amigos.
Este texto é nogento. É dum femininismo tão básico, que roça a estupidez. Nem as fgemininistas dos anos sessenta do século passado, se atreveriam a escrever um texto destes. Até aqui considerava este blog, não isento, mas pelo menos não agressivo no sentido da infâmia. Eu até tinha uma certa, simpatia, mas a partir de agora, para mim e muitas das minhas amigas com quem tenho comentado, não passa de um blog cheio de hipócrisia.
Numa palavra direi, é nogento!
Se quiserem publicar podem publicar, pois sabem muito bem quem sou, se não quiserem, não publiquem e continuem nesta rota de difamação de tudo o que temha uma pilinha.

M.A.Palha

Anónimo disse...

Este texto publicado ultimamente parece uma anedota, ou então uma brincadeirinha de carnaval:que engraçado ser dito que estamos no século XXI, mas a mim dá-me a ideia que estamos na idade da pedra! Então um jovem que é aliciado por uma profissional de sexo,com práticamente o dobro da sua idade, ou até vamos supor que foi ele que procurou, deveria ter chegado ao pé dela e ter-lhe dito, podemos ter relações sexuais hoje? ou estás no periodo fertil? Eisto é mesmo para rir!!!hahahaha!! Essa rameira sabia bem o que estava a fazer! Apanhou pela frente um jovem inexperiente, aproveitou-se da situação, engravidou propositadamente, para se poder legalizar!! Essa sem vergonha psicopata deveria ser expulsa de Portugal, e quem apoia esta RAMEIRA deveria ir para a prisão

Anónimo disse...

O texto em si não é ofensivo, o que ofende é a intenção com que é escrito. Baltazar não desejou a gravidez, mas perante a evidência, assumiu, ainda que um pouco tardiamente, certamente por não esperar e por ter dúvidas quanto à paternidade. Neste caso, dadas as circunstâncias por demais conhecidas, não é tão grave quanto à primeira vista possa parecer. Aidida era uma senhora com 36 anos, três gravidezes vividas, três partos e três crianças nascidas. Baltazar tinha apenas 21anos, pouca experiência, como é normal para a idade, e não estava preparado para este desafio que a vida lhe colocava à frente. Logo, vacilou. É compreensível, é humano.
O que importa realçar, é que perante a confirmação da paternidade, a assumiu em pleno e não abdicou dela. Criar a sua filha, tornou-se uma necessidade absoluta para Baltazar. É de louvar, dada a sua juventude e a falta de condições materias que então tinha. Este jovem não fugiu aos 50% das responsabilidades que lhe cabem, bem pelo contrário.
Afinal acusam-no de quê?

Maria de Lourdes disse...

COMO VALORIZAR AS RAÍZES DE UM FILHO QUE SE GEROU…

QUE OS CEGOS VEJAM!
QUE OS SURDOS OIÇAM!
QUE OS MUDOS FALEM!!!

QUE POSSAMOS VÊR, QUE CONSIGAMOS OUVIR, QUE SEJAMOS CAPAZES DE FALAR, apenas com a voz que brota do coração e que só através dele, seja possível pensar e ser conscientes diante de uma Vida que nos faz o seu Apelo.

Apelo que senti diante deste texto que só será polémico ou indesejado, por aqueles que fogem à sua própria verdade.

Porque custará a alguns assumirem a sua condição de seres humanos, que convida e interpela a nossa consciência…

Ao tomarmos consciência do poder do nosso pensamento e da reflexão, não do julgamento que fere e destrói o outro, conquista-se a CHAVE para abrir as portas que nos levam à realização dos nossos desejos mais profundos…
Porquê falar-se como puritanos, se tantas vezes e noutras conversas é tão fácil falar claro e invocar os pecados dos outros, criando dentro de si, vinganças e ódios, que mais não são, do que pequenos ou grandes sintomas das nossas fraquezas que são tão fáceis de atingir e atirar aos outros???
Preconceito? que nuns assuntos parecem relevantes e não se deveriam mencionar? ou incapacidade de assumir a vida e as falhas a que todos estamos sujeitos e nos custa ou temos vergonha de assumir???
Quando li este texto, fiquei pensativa e a primeira coisa que me ocorreu, é que nesta grande LIÇÃO, ESTÁ TUDO DITO!!!

Na minha simplicidade, apenas sinto e acrescento que o ser humano é, e deverá sempre ser, um PROJECTO INFINITO… Nos limites do Amor, os conceitos ou preconceitos sobre nós mesmos e sobre os outros, levar-nos-ão a grandes questões que só de boa fé e em igualdade poderemos rever.
E quer se queira quer não toda a vida e concepção da mesma, passa pelo respeito pela vida, que dois seres - mãe e pai podem gerar, em igualdade de circunstâncias e com deveres iguais.
E nesse dever, passa e tem de passar antes de todos, o respeito pela individualidade do filho que se gerou, numa relação de afecto que deve ser marcante desde esse momento.
Só assim, e nessa relação inteira, o mesmo afecto permite o crescimento do ser pequenino que vai crescendo, e permitirá cumprir a difícil tarefa de serem o ELO de ligação com o Mundo… até que não seja mais preciso…………………………………
A liberdade de quem gerou um filho, requer antes de tudo o sentido da responsabilidade.
Cuidar de si, e do outro é tarefa dos dois, diante do pequeno OUTRO --O FILHO DOS DOIS-
Aquele filho que como Esmeralda, não pode nem sabe ainda distinguir o VERBO QUERER DO VERBO DESEJAR.
Há muitas razões para valorizarmos sumamente a mulher. Junta com o homem a mulher guarda o Sagrado, como uma lamparina sempre acesa...
Mas não podemos fazer conclusões a não ser reafirmar que AMAR é um sentimento humano e como tal possui os limites da imperfeição.

“GRANDEMENTE SE REGOZIJARÁ O PAI DO JUSTO; E QUEM GERAR UM FILHO SÁBIO, NELE SE ALEGRARÁ"...


Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

Se fôssemos capazes de assumir esta atitude, jamais teríamos ou continuaríamos a agredir-nos, esquecendo que pelo meio e nesta história bem real, há dois pais que erraram em comum e por razões,
Que se não conhecem todas, há uma MENINA que de tão lembrada ,mais parece ser esquecida . E é diante das duas partes que como outras crianças, têm o dever de pensar apenas nela, nos seus desejos, no seu crescimento, no seu querer que é apenas anseio de viver mais liberta e mais próxima, da liberdade interior, que a aproxima da verdade que experimentou, e fez feliz, durante quase sete anos.
Será tão difícil assim, perceber que Esmeralda ou Ana Filipa sente a verdade do amor de sua Mãe?E aprendeu a amá-la e conhecê-la sem imposições???
Não estou a pôr em causa, e jamais se esquecerá do seu pai com quem experimentou uma vivência forçada e imposta.
Deixai que numa postura de verdade, ela consiga o equilíbrio no aconchego da sua Mãe Aidida, com quem todos sabem que construiu uma relação de entendimento e que a tornou aos poucos mais convicta, do que a pode levar a um futuro equilibrado, partilhando com seu pai Baltasar fins de semana tranquilos onde sem imposições. Talvez que sem promessas de coisas ou de ofertas, que só serviram para a atordoar e iludir, ambos possam encontrar uma relação de pai e filha, simples, com a liberdade e o amor transparente e autêntico.
Numa vida projectada em autenticidade, mesmo que tenha que perceber que a realidade por vezes tem momentos menos bons, é assim com todas as crianças, cujos pais por uma razão ou outra se separam e têm a guarda partilhada dos seus filhos.
Esmeralda/Ana Filipa tem já hoje marcas que dificilmente esquecerá.
Foi apelidada de mentir, quando apenas quis dizer outra verdade.
A mentira só é mentira quando se afasta da realidade. Como poderia ou poderá ela afastar-se da realidade que foi obrigada e Viver?
Há talvez nela um tipo de mentira que se instalou com o seu desejo de libertação. O que ela sente!!! Pensarão nisso os que apenas vêem nela, o trunfo para ganhar ou perder.???
Pensarão nela, ou pensarão porque é que tantas vezes se remete ao silêncio ou responde indistinta ou indiferentemente com um sim ou com um não, ás perguntas repetidas e cansativas das técnicas, médicos ou outros que no desejo de ser útil, por vezes estragam os seus sentimentos, usando termos que não são os seus? E para se libertar dessas perguntas, repetitivas e quem sabe impertinentes – responde sim ou não, conforme lhe vem à cabeça.
Não souberam esperar pela sua compreensão e Esmeralda teve de amadurecer depressa, para se confrontar com tantas, tantas perguntas, que se tivesse sido de outra forma talvez que pudesse ter dito – NÂO SEI !!!
Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

Quantas vezes no seu instinto de defesa, Esmeralda talvez tenha mentido mesmo. Mentiu e mentirá por medo, porque houve alguém que se meteu nas suas coisas. Para não perder a liberdade, que já percebeu que ainda tem, e que conquistou em pedaços de tempo oferecido, para estar com aqueles onde se sente liberta e feliz.
Será que por desgraça ela já referiu que mente ou faz de conta por MEDO?

E nela a mentira mais frequente, é por instinto de defesa e de “sobrevivência”, numa ESPERA que sente anunciada, para a MUDANÇA que deseja…

Será que isto nos diz alguma coisa???

Será que Esmeralda, não se apercebeu já, da forma perversa como caluniam a sua Mãe?
Quantas confidências são intimidade uma da outra mas que só ás duas pertence...

As crianças, são como uma esponja, e mesmo sem se dar por isso vão guardando dentro de si as mágoas e ofensas que recolhem e absorvem de onde estão…
Um simples olhar, uma simples consideração, é retida nelas e fica a germinar como um entardecer, num fim de tarde sem sol, onde a noite lhes causa a solidão e a saudade.
Saudade dos mimos que tiveram e só têm de quando em quando. Saudade que é tristeza, mas que são capazes de num momento, soltar uma gargalhada e fazer de conta que não sentem NADA!!!

Olhai para Ela!!!!

OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO…

Como suas mães Aidida e Lina, no seu amor sincero e sofrido, foram e são capazes de fazer………

Maria de Lourdes

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (15.JAN - 23:52)

Considerar o texto contido na mensagem uma anedota apenas revela a necessidade que há muito se revela de se introduzir uma disciplina de educação sexual nos currículos escolares dos jovens. Sobretudo se por trás desses jovens, os adultos educadores parecem continuar a fazer prevalecer o preconceito e a ignorância.

Que tristeza!

Por Esmrealda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (01:11)

O texto é ofensivo?

A quem ofende o texto?

Baltazar?

Mas caro anónimo,o tema tratado na mensagem há muito que se sabe que queima os preconceitos de algumas pessoas com interesses neste caso.

Mas ignorar os factos não é de todo a forma ideal de resolver problemas de consciência mal resolvidos.

Apenas os acrescenta.

A Princesa precisa da verdade para poder resolver o passado, aceitar o presente e enfrentar o futuro.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ao longo da história houve sempre quem incomodasse com as suas ideias, só os pequeninos não incomodam. Foi assim no passado com Jesus, com Ghandi, com Marx, recentemente com Lurdes Pintassilgo com Saramago, enfim este texto do PorEsmeralda foi por isso quanto a mim um dos mais bem concedidos para além de estar muito bem escrito.
Rita

Por Esmeralda disse...

Cara Rita,

Os episodios pouco felizes da vida da Princesa nao sao nada de extraordinario, infelizmente.

O texto da mensagem podia muito bem ser uma cartilha de procedimentos colado nas paredes dos quartos dos jovens adolescentes.

O preconceito nasce da ignorancia.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

BOM DIA,
Felicito a Rita pelas suas palavras, podíamos acrescentar à lista outros nomes como Alvaro Cunhal, Che Guevara, Madre Teresa de Calcutá ou por exemplo o antigo bispo de Setubal Manuel Martins que foram vozes incomodas e por quem eu tenho um enorme respeito e admiração. Mas quando li este excelente texto do Poresmeralda veio-me à ideia um provérbio:
"Dar pérolas a porcos" e ainda estou para aqui perguntar a mim própria porque é que me lembrei do provérbio!!!!!1
Já agora hoje no canal 2 dá 1 reportagem sobre a grande mulher, Engª. Lurdes Pintassilgo, às 21H.
Há pessoas que querem julgar a D.Aidida a todo o preço, julgam os outros porque não T~eem coragem de fazer um julgamento sobre si próprias, o ódio é tanto que at´+e me parece que as vezes se esquecem que no princípio de tudo esteve o abandono de uma criança por parte do pai, e seguidamente um acto desinteressado de amor por parte de dois grandes seres humanos o Luis e A Lina a quem a natureza pregou uma partida, às vezes a vida tem destas coisas vejamos o caso daquele povo massacrado do Haiti!
Um forte abraço ao Por Esmeralda, confesso que gostaria de ter sido eu a escrever o texto tão controverso, a ignorância é um dos maiores inimigos da humanidade. O filme Àgora passado recentemente nas salas de cinema é uma prova disso.
Catarina

Anónimo disse...

Mas voces não será que estão a dar demasiada importancia ás mensagens desse doutoreco do Esmeralda-Sim? Penso que não deviam nem publicar nem responder ás mensagens deles. Estarem a dar troco a essa gentalha, é proporcionar-lhes que possam reinarem e criarem confusao. Esse sim, é o objectido deles.

A Princesa está com a Mae este fim de semana? Isso sim, importa saber para o bem estar e alegria da menina.

Beijo grande á Princesa

Anónimo disse...

Ao ler alguns dos comentadores parece que me enganei ao entrar aqui hoje.
Será que estou no blogue PorEsmeralda , ou num espaço onde soltaram um saco de gatos assanhados que se atiram a um simples texto como os ditos a bofe ???
Que se passa com esta gente?
Que histeria provoca um simples texto , a meu ver, de cariz perfeitamente opinativo e até pedagógico?
Mas afinal a quem incomoda este texto?
Não vejo nada de ofensivo nele para quem quer que seja.
Como diz o PorEsmeralda :
"O texto da mensagem podia muito bem ser uma cartilha de procedimentos colado nas paredes dos quartos dos jovens adolescentes."
Eu sou homem e não me sinto atingido de forma negativa por ele, pois sempre me considerei uma pessoa responsável pelos meus actos.
Nojento?! Como ?
Em qualquer publicação que se debruce sobre o assunto em questão vimos textos análogos.
Porque é que algumas pessoas estão escandalizadas com o que está escrito?
Feminismo? Preferem machismo ?
Nem uma coisa nem outra .
Ambos devem ser banidos, e não vejo neste texto nada que possa incorporar o primeiro.
O que vejo dos comentários que li, é pessoas que seja qual for o teor dos textos aqui publicados vêm imediatamente "atirar-se" a eles com uma agressividade insultuosa e desmedida .
De que têm medo ?
Este blogue não é mais do que simples lugar de expressão sadia de ideias e opiniões. Não tem, nem pode ter, intenções de ultrapassar essa simples condição.Por isso, é descabida a atitude das pessoas que cá vêm ultimamente "atirar-se" a tudo quanto o blogue defende.
Não vejo nenhum dos comentários das pessoas que há muito se identificam com este espaço, assim como os seus responsáveis, ofender ninguém .Mas vejo, isso sim, pessoas que têm outros pontos de vista virem aqui insultar de forma bem baixa e lamentável quem tem opiniões diversas.
Estejam descansados.
Não é um simples e banal espaço da blogosfera que vai ter peso nas decisões que terão que ser tomadas a respeito da vida desta criança.
Para isso há o lugar certo.
Porque é que os acérrimos defensores de Baltazar, que acham que aqui é "mal tratado", não vão direitinhos ao Tribunal dizer ou escrever as coisas que para aqui mandam ? Com todas as letras e insultos que são o seu timbre...que é para quem de direito ficar a conhecer melhor o seu nível moral e cívico.
Quanto ao que o PorEsmeralda tem a "pachorra" de publicar,francamente... já começa a deixar-me cansado e sem a mínima vontade de perpassar os olhos por tais escritos.
Por favor, os responsáveis pelo blogue não podem ser mais selectivos? Acho que têm todo o direito.
Acabem com a publicação de comentários provocatórios e agressivos para com as pessoas que se identificam com este espaço.
Há outros espaços para essas pessoas se poderem exprimir à sua maneira. Não neste.
É que, em minha casa , só entra quem eu quero e quem merece ser recebido.

Tenham todos um bom fim-de-semana!

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (11:59)

Não se enganou no Blog onde entrou. Há realmente alguns comentadores que ficaram muito inquietos.

Sabíamos que o conteúdo da mensagem incomodava. Mas não podíamos prever que enervasse tanto os defensores de Baltazar.

Afinal os amigos da Princesa sempre souberam que era assim. E comprova-se agora que os defensores de Baltazar também.

Até porque:

- A mensagem não é ofensiva

- A mensagem não é moralista

- A mensagem não se dirige a ninguem em particular

- A mensagem é muito importante

- Todos os adolescentes deviam ler e interiorizar o conteúdo da mensagem

O que se torna claro é que a raiz do problema do caso Esmeralda, já encontrada, afinal por todos, está definitivamente à vista de todos.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anonimo (11:42)

A Princesa está com a Mae Lina e o Pai Luis este fim de semana.

Um fim de semana maravilhoso de certeza.

Como diz, isso sim, importa saber para o bem estar e alegria da menina.

Beijos para a Princesa

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Cházinho de tília é o que eu aconselho a certas pessoas.
Feliz fim de semana Ana Filipa, enche os pulmões de ar fresco, é que a poluição ameaça cada vez mais o planeta.
Bom fim de semana
Catarina

Ps- Acho que já sei porque é que me lembrei do provérbio "Dar pérolas a porcos"!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Este texto é tramado para os vossos intentos.
Não que o "Homem" desta história foi o único a assumir as responsabilidades?
A "Mulher" deu a filha, fugindo simplesmente ás responsabilidades.
O Tal rapaz, comprovou a paternidade (porque acreditar na palavra da sra da profissão mais antiga do mundo parece simplesmente tolice, melhor burrice) e assumiu a filha.

Pois, tinha sido melhor o rapaz assobiar para o lado e deixar a menina com os Gomes, não é? Epa este Baltazar é mesmo melga!

Por Esmeralda disse...

Caro anonimo (17:18)

O Por Esmeralda congratula-se com o facto de os defensores de Baltazar terem percebido a mensagem. Apenas nao a assumem.

Assim, Baltazar continuara com um hiato de dois anos na vida, os dois primeiros da existencia da Princesa que nao lhe conseguira explicar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Mas que grande burburinho parece ter causado um simples texto de opinião e, a meu ver, com bastante teor didáctico...
Não percebo a indignação de algumas pessoas .
Eu tenho filhos já homens e algumas vezes conversei com eles sobre estes assuntos e com uma abordagem muito parecida com esta.
Aliás, servi-me algumas vezes de exemplos concretos que todos vamos conhecendo para lhes chamar a atenção quanto ao comportamento responsável que a todos é devido.
E muitas vezes lhes disse que não aceitaria que filho meu tivesse as atitudes verificadas em alguns desses casos, por parte dos seus intervenientes.
Isso ofende alguém ?
Ou é antes um dever que cabe a qualquer pai ou mãe de forma a educar os filhos para uma cidadania responsável e um comportamento moral e humanamente
desejável?
Penso que a conclusão é óbvia.
E não esqueçamos que é pelos exemplos uma das melhores formas de educar .Seja pelos positivos...para serem seguidos, ou até pelos negativos...que devem ser repudiados.
Mas isso não pode nem deve ser alguma vez ofensivo para ninguém.
As pessoas que não gostaram do texto tenham calma.Não vai cair o Carmo e a Trindade por causa de umas simples linhas despretensiosas embora com conteúdo interessante e verdadeiro.
Como alguém escrevia atrás, parece que anda por aí muito nervosismo.
Mas acho ridículo que toda essa inquietude e indignação sejam provocadas pelo texto aqui inserido. Se não gostam, não gostam, e pronto!
Mas portarem-se como "virgens ofendidas" pelo conteúdo do mesmo, já me parece, no mínimo, uma exagerada reacção traduzindo talvez e simultaneamente um ignorante conhecimento do que é a realidade destes aspectos da vida e do relacionamento entre as pessoas.Porque o que ali está escrito é a realidade !

Anónimo disse...

Parabenizo os membros deste Blog pelo texto postado, apesar de incomodar muitos dos que se dizem defensores das crianças de Portugal. Este texto não tem nada de nojento. Os que se dizem defensores das crianças de Portugal deveriam colocar a mão na consciência, e de reler os textos ridículos que postam num Blog, que não poderão ser levados em conta, visto serem redigidos por gente desiquilibrada.
Peço desculpa ao por Esmeralda por este comentário, mas haja paciência para certos comentadores. Ontem entrei neste Blog, e fiquei escandalizada com comentários da Rute, Carolina, entre outros, que, no meu entender, talvez sejam comentários deixados pela mesma pessoa, usando nomes fictícios. E deixam registados vários nomes para dizerem que até há bastante gente a apoiar a vítima, que não pode educar a sua queridinha filha em paz, graças aos mauzinhos que a raptaram. O pai da menina deveria orgulhar-se da educação que ela recebeu, agradecer, em vez de mal tratar a inocente com certas atitudes.
Não sou contra o facto dos defensores de Baltazar deixarem aqui os seus comentários. O que me deixa revoltada é a maneira como comentam, revelando uma falta de educação e de equilíbrio mental. É neste meio que pretendem que a menina viva?
E esta gente ainda se julga defensora das criancinhas de Portugal. Haja paciência...Mas felizmente o Juiz está a analisar o processo, e acredito que, tendo em conta os depoimentos, irá decidir a favor da princesa. E o melhor para a princesa será o afastamento daquele meio, antes que aconteça o pior.
Fiquei feliz em saber que a menina está com os seus papás de criação, porque só assim se liberta do meio doentio em que a inseriram contra a sua vontade.
Deixo um beijinho à dona Aidida, porque consegue entender a sua filha, dando-lhe todo o carinho para que ela consiga superar todo o mal que encontra na família nova, que tanto a faz sofrer. E tudo isto poderia ser evitado, se o pai Baltazar tivesse condições para entender a princesa.
Cristina

Anónimo disse...

QUE ESMERALDA/ANA FILIPA TENHA
UM FIM DE SEMANA REPLETA DE AMOR
JUNTO DOS SEUS PAIS SR. LUIS E D. ADELINA QUE A VOSSA TRISTEZA SE
TRANSFORME NA ALEGRIA DE UM DIA
ANA FILIPA VOS DIZER PAIZINHOS
AMO VOS MUITO E OBRIGADO POR TUDO
QUE FIZERAM POR MIM E NUNCA DEIXAREI DE SER VOSSA FILHA

QUE TUDO QUE PERDESTE LINDA PRINCESA
SEJA COMPREENDIDO POR QUEM DE DIREITO
BEIJINHOS DESTA TUA AMIGA
Maria

Anónimo disse...

Gostava de manifestar a minha indignação, contra este texto a todos os niveis nogento!
Isto é dum racismo em relação aos homens, do mais baixo e vil que se possa imaginar!
Nunca manifestei a minha opinião sobre este caso, mas hoje um amigo meu, durante o almoço falou-me de algo de grave, absurdo e obsceno, escrito neste blog. Anotei o site e nunca imaginei vir encontrar, este exemplar digno das femininistas, mais retrógradas, analfabetas e fanáticas dos anos sessenta, do século passado.
Acho ser uma pena, que este texto seja de um anónimo/a. Julgo que se assim não fosse, jamais alguém com o minimo de vergonha e até dignidade, o escreveria, pois no dia seguinte não teria cara para sair à rua.
Isto é um insulto a todos os homens. Por acaso o autor/a de tal escrito tão rasca, não tem homens na sua familia? Como os pode insultar de maneira tão vil, mesquinha e desumana?
Nâo sei se vão publicar este meu protesto, pois o meu amigo, informou-me que aqui apenas são publicados textos de apoio ao SR. Luis Gomes. De qualquer manera, não perco nada em o enviar. Pelo menos quem redigiu, esta anedota de mau gosto, vai ler!
A.Sala

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16.Jan - 23:15)

Racismo em relação aos homens?
femininista?
retrógrado?
analfabeto?
fanática?
absurdo?
obsceno?
rasca?
insulto?
mesquinho?
desumano?

São realmente muitas as duvidas preconceituosas que evoca.

O Por Esmeralda explica a posição do caro anónimo:

orgulhosamente ignorante

orgulhosamente preconceituoso

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Por Esmeralda, fico parva c estes comentarios. Eu tenho 1 filho c 21 anos e canso-me de o chamar a atençao. Se algum dia acontecer ele tera q assumir, se duvidar ha testes q se podem fazer, mas ate la ele vai ter de assumir e n abandonar! Uma criança n é um objecto! Entao foi bom na altura(independentemente das circunstancias)e depois salta-se fora? Mas q pais sao estes afinal? Por momentos desejaria q um episodio destes acontecesse c as filhas destes anonimos! Estou parva mesmo. Se acontecesse c 1 filha minha, e o rapaz n assumisse ate ter a certeza(em caso de duvida e de maldade tb)ele nunca mais veria a criança, pq o facto de ela ter ido s precauçoes(ele tb foi) n faz dela uma rameira, sim uma irresponsavel.Irresponsabilidade essa q ela teria de assumir ate ao fim.Adoro os meus filhos, sou mae solteira e crio-os sozinha e sei bem o q é um filho, uma criança. Defende-las-ei ate ao fim!

Tudo de bom pra vcs!
Beijinho grande para a Ana Filipa/Esmeralda

Manuela

Anónimo disse...

Não conheço nenhum dos intervenientes neste caso. Sei apenas o que chega pelos media. A minha opinião foi-se formando com o decorrer dos acontecimentos. A posição das televisões, sempre a pender para o lado do casal Gomes, a mim não me covenceu. A minha visão do caso era diferente desde o ínicio. Foi a partir daí que comecei a ver as notícias de outra maneira. Deixei de acreditar sem questionar. Porque o caso Esmeralda era tão claro par mim, e davam-lhe voltas que me deixavam a pensar:isto não é assim!
Não condeno Aidida, apesar de considerar que dar um filho é um acto atroz seja em que circunstâncias for. Há quem não pense assim. Respeito os que assim pensam e agem. Quem somos para julgar? Contudo há que haver discernimento e saber separar as águas.
Baltazar é pai de Esmeralda. A sua postura foi sempre a mesma desde que soube da possibilidade de ser seu pai: se for minha filha quero criá-la e não abdico desse direito e desse dever. Estas palavras refletem a postura de Baltazar, mas são minhas a partir do que observo.
A meu ver, é tudo muito claro neste momemto. Pai e filha estão juntos há um ano. A adaptação da menina em casa do pai foi boa. O rendimento escolar é bom. Gostam um do outro e vão certamente consolidar esse amor. Baltazar é um homem de bem com certeza, que tenta ser um pai cada vez melhor. Defeitos há-de ter certamente e dificuldades também, que a vida não é um mar de rosas, nem um conto de fadas.
A grande questão deste caso é: Esmeralda e Baltazar são pai e filha que querem e podem estar juntos.
Deixemo-los pois estar juntos.
Fomentemos a paz e o amor entre eles.
Publiquem por favor já não ofendo ninguém.

Anónimo disse...

Bom dia a todos!

Como é costume, mais um texto publicado pelo PorEsmeralda que é alvo de ataque cerrado.
Nada de novo, portanto, por parte dos detractores deste espaço.
Mas por que é que esses não vão pregar para outra freguesia???
Há lugares onde se podem exprimir à vontade e se devem sentir como peixes na água.
A este lugar já sabemos que só vêm para denegrir o que aqui se defende. E insultar. Já cansa assistir a tais atitudes!
O PorEsmeralda apelida-os de "orgulhosamente ignorante" e "orgulhosamente preconceituoso".
Como sempre, uma observação educada para com os que vêm com tanto insulto e agressividade. Mas que estes não merecem. Mereciam antes a retribuição desses insultos, ou talvez os queiram provocar. Mas têm azar. As pessoas aqui, a começar pelos responsáveis pelo blogue, são seres humanos de primeira água, educados e moralmente bem formados.
Basta atentar nos seus escritos e na forma como respondem às provocações e ataques dos apoiantes do sr. Baltazar. Com grande elevação numa postura sempre digna .
Quanto ao conteúdo do texto em apreço não consigo descortinar o que provoca tanta celeuma.
É apenas um artigo de opinião, que poderia inserir-se em qualquer obra pedagógica de índole sexual .
Aliás, já algumas vezes assisti na tv a dissertações sobre o assunto com abordagens similares.
Poder-se-á contestar os pontos de vista expressos , como em tudo na vida . Mas apelidar o texto de nojento e não sei mais quantos insultos, é no mínimo, realmente, sinónimo de muita ignorância, muito preconceito,muita intolerância , muita pobreza de espírito ...e muita falta de educação.
Mas afinal, estamos num País onde não podemos expressar as nossas ideias , sem que sejamos insultados por tal?
Senhores responsáveis pelo PorEsmeralda, por favor, poupem-nos ao espectáculo degradante de comentários insultuosos que são apanágio de outros espaços desta blogosfera.
Este lugar não tem culpa de se terem fechado as portas de outra casa onde esses comentadores pertenciam.
Se lhes fecharam a porta...como diz alguém..."temos pena!" mas esta daqui acho que é a porta errada para substituir a outra.
Ou escancara-se a porta de nossa casa e deixa-se entrar tudo o que aparece ???
Nesse caso deixa de ser a nossa casa e passará a ser, como diz o Povo com alguma graça " a casa da mãe Joana".
Será que alguém gosta disso ?

Espero que a pequena Esmeralda tenha passado um óptimo fim-de-semana junto dos seus pais de criação e assim tenha retemperado o seu coraçãozinho com o afecto e o aconchego daqueles que desde o berço foram o seu porto de abrigo e tão bem a educaram .

Anónimo disse...

às vezes lembramo-nos de não esquecer outras vezes esquecemo-nos de lembrar é isso que eu vou tentar fazer esquecer-me de não lembrar que em pleno secXXI existem mentes tão pequeninas que ao tocarem na lama se confundem com ela. E se o mundo só avança quando se agita, este texto é um belo exemplo de avanço, porque realça com a inteligência o papel do homem e da mulher na sociedade, que é sem duvida lado a lado, e alerta também para a importância da educação sexual de forma a que um filho não seja obra do "azar", mas sim fruto de um acto consciente, para bem de todos os jovens, para sossego de quem quer adultos responsaveis.
Não faço a minima ideia se quem está atrás deste blogue é homem ou mulher, para mim este texto mostra apenas ter sido escrito por alguém responsável e extremamente preucupado com a importância que é, pôr uma criança neste mundo.
Catarina

Anónimo disse...

Que pessoa é esta do dia 16-23:15?

Por Esmeralda já respondeu com muito
respeito, mas costuma-se dizer que
á pessoas que resposta não merecem
não venha para aqui deixar a sua
frustração, ou será que gosta de nos
ver irritados? para ver se chegamos
ao seu nível e de quem está de acordo consigo engana-se

tenham um pouco mais de dignidade
que só vos fica bem

Maria

Ana Rita disse...

Este assunto é de tal forma delicado que quase me sinto incapaz de o comentar. Devo no entanto dizer que concordo na totalidade com o texto.Envergonha-me até que aja mulheres que defendem o "inocente Baltasar"que para certas coisas de inocente não tinha nada. Quiçá, esta decisão judicial não contribuirá para que continuem a existir crianças por adoptar, votadas ao abandono e, adultos com receio de tomar qualquer decisão, com receio de passarem pelo mesmo drama dos pais adoptivos da Esmeralda!?

Anónimo disse...

Para ti minha pequena Ana Filipa..........


Não gostava de acabar este dia onde por certo, já estás de regresso á tua outra casa.
Certamente que a cada uma das casas, tu darás um nome, tu sentirás um cheiro, tu encontrarás
aquilo que só tu podes sentir.
És pequena ainda, e ainda bem que não entenderás estas confusões de linguagens e opiniões transformadas em ofensas, daqueles a quem falta a capacidade de serem capazes de se entender...
Se fosse só isso, talvez não fosse essa ignorância um sintoma grave, da simples e pobre sintonia com os valores da verdade e da realidade que nos toca a todos. Pais ou não, todos temos a obrigação de ser educadores, na verdade, na realidade e no saber explicar a natureza das coisas e das pessoas.
É por Ti Ana Filipa que estes diálogos se encendeiam, quando por certo este texto, apenas teve o objectivo de nos levar a aprender a pensar, e a ser reais e coerentes, diante dos problemas que se levantam aos jovens, antes crianças como tu,e depois adultos.Creio bem que a todos cabe a tarefa e a forma simples de saber explicar o belo e a natureza da criação da VIDA.
Há os que não querem e mesmo sabendo que este texto contém apenas a verdade, tentam amachucar
o que podem ser valores importantes no crescimento pela vida fora.
Acho que basta de arrogância daqueles que a todo o custo querem fazer andar para tráz, o percurso da vida humana.

Esta nova semana que vai entrar, vai trazer muitas surpresas, alegrias, novidades...
Apenas minha princesa, te deixo em pensamento um desejo que sei que não será só meu:

SEGUE O TEU DESTINO POR AGORA IMPOSTO...
REGA AS TUAS FLORES COM SORRISOS, E LÁ LONGE, AMA COM MUITA FORÇA A TUA MÃE AIDIDA E OS TEUS PAIS DE CORAÇÃO, COMO SE FOSSEM ROSAS QUE REGARÁS COM PERFUME CÔR DE ROSA, MESMO QUE SEJA IMAGINÁRIO...
LEMBRA QUE QUARTA-FEIRA É UM DIA MUITO, MUITO ESPECIAL. É DIA 20 E NESSE DIA FAZ ANOS QUEM TE DEU VIDA,SÓZINHA TE ACOLHEU NO SEU REGAÇO, E POR ISSO TU EXISTES!!!

O resto, meu amor, são apenas sombras de árvores alheias ao verde
e á beleza da natureza: APENAS QUEREM IMPEDIR O TEU FUTURO.
UM BEIJO grande e terno da tia M...
ou
Maria do Mar

Anónimo disse...

Ouvida na primeira sessão do processo interposto pela mãe da criança, Aidida Porto, que requereu o poder paternal e a guarda da menor, a pedo-psiquiatra que tem acompanhado a menor desde Dezembro de 2008 admitiu que Esmeralda poderia ter um “melhor crescimento” nos próximos anos se passasse a viver com a mãe, mas sublinhou ser igualmente importante ouvir a técnica que tem acompanhado a menina em casa do pai.

Ana Vasconcelos foi a primeira perita a ser ouvida, depois do tribunal ter ouvido o depoimento, como testemunha, do director do Centro Amboim Ascensão, Luís Vilas-Boas.

A pedo-psiquiatra, que deixou de acompanhar a menor em casa do pai a partir de meados de 2009 - por ter sentido que o pai não aderia à sua proposta de criação de “pontos de passagem” entre os três “territórios” que Esmeralda construiu na sua cabeça -, afirmou que Aidida Porto tem procurado facilitar as relações da criança tanto com o pai como com o casal que a criou (Luís Gomes e Adelina Lagarto), para que a situação não lese a filha psicologicamente.

Por outro lado, disse, tem criado com ela laços de “familiaridade e intimidade”.

“A minha convicção hoje é que tudo o que tenho visto concorre para que haja responsabilidades parentais conjuntas, em que o pai guardião permita a partilha com o outro pai”, disse Ana Vasconcelos, frisando que a sua percepção “tem que ser sempre complementada com a resposta da drª Florbela”, a quem pediu que acompanhasse a criança em casa do pai quando percebeu que este tinha um bom relacionamento com aquela técnica.

Ana Vasconcelos disse perceber que a pequena Esmeralda parece “mais liberta” em casa de Aidida e afirmou que o casal Luís Gomes e Adelina Lagarto tem ajudado na adaptação à nova realidade.

Lamentando não ter podido fazer uma avaliação psicológica nem ao pai da criança nem a Esmeralda, Ana Vasconcelos disse ter feito com a menor um teste de auto-avaliação que, no seu entender, é revelador de que neste momento a menina já identifica perfeitamente a casa da mãe e a casa do pai, encarando a casa onde cresceu como um local onde pode sempre ir e é bem-vinda mas que não é a sua casa.

Anónimo disse...

Responderam-me isto: "Assim, Baltazar continuara com um hiato de dois anos na vida, os dois primeiros da existencia da Princesa que nao lhe conseguira explicar."

Com naturalidade, Baltazar explicará a Esmeralda que não sabia efectivamente que era seu pai.
Explicará que Aidida tinha outros "namorados" e dai as suas suspeitas precisarem de confirmação.
Explicará que ás vezes os homens não usam protecção e incorrem nestas dúvidas.
Explicará que talvez pensasse que Aidida usaria protecção devido ao meio de vida que andaria na altura.
Explicará que lamenta te-la deixado sem pai durante quase 2 anos.
Explicará que não tinha dinheiro para pagar do seu bolso um teste de ADN.
Explicará que estes testes, além de caros, são demorados.

Exolicará certamente tudo a Esmeralda, quando a idade dela asim o permitir.

Até lá, vai repetindo todos os dias que a ama, que não a deixou, não permitiu que fosse criada por outros (a não ser contra a sua vontade durante quase 7 anos de processos ganhos e de sentenças não cumpridas).
Até lá, vai ganhando o respeito e amor de Esmeralda, tempo a tempo.
Até lá, vai vivendo a vida num mundo real cheio de boas e más coisas, como em qualquer familia normal.
Até lá vai tentar proporcionar a Esmeralda uma infância feliz.

É isto que certamente Baltazar fará, isto, se uma pseudo mãe e uns pseudo pais de afecto o permitirem e deixarem em paz!

Já agora se permitem, como explicará Aidida o facto de a ter dado? Pobreza? Dinheiro?
Como se explica a uma criança que é preferível dá-la a tentar ganhar a vida, mesmo dificilmente e ficar com o dom mais precioso que foi dado a uma mulher: ser mãe?
E como explicaram os Gomes o facto de terem privado Esmeralda de ver o pai durante quase 7 anos? E de fugirem á justiça com ela? E de lhe mudar a identidade? E de lhe incutirem a ideia de lobo mau relativamente ao pai?
Como vêem as questões são dificeis para ambos os lados.
Baltazar tem, pelo menos, o facto de nunca ter desistido da sua filha e da luta que travou por ela (ah, ainda trava)!

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16:23)

O Por Esmeralda leu o comentário que amàvelmente nos enviou mas regista alguns equívocos quanto ao assunto em questão - justificação de Baltazar para a filha relativamente a hiato de dois anos de vida.

1) Baltazar nunca poderá explicar a Esmeralda que Aidida tinha outros "namorados" e dai as suas suspeitas precisarem de confirmação. Com efeito, ao contrário do que refere, Aidida não tinha outros namorados, o que se veio a comprovar pela forma diligente como, sem quaisquer tipo de dúvidas, face à obrigação legal de nomear a identidade do pai da filha, identificou Baltazar. Os testes de ADN confirmaram Baltazar como pai de Esmeralda. Logo, pode-se concluir que Aidida não tinha outros namorados, além de Baltazar.

2) Baltazar poderá tentar explicar à filha é que, às vezes certos homens, de forma muito leviana, não usam protecção, correndo riscos de virem a ter que enfrentar uma gravidez indesejada, ou uma doença, o que aconteceu com Esmeralda, que foi indesejada por Baltazar.

3) Baltazar poderá também dizer à filha que pensava que Aidida usava protecção. A filha poder-lhe-á perguntar se ele não tinha essa certeza, porque não usou ele a protecção? Não queremos acreditar que Baltazar vá dizer à filha a suposição quanto ao meio de vida que supunha ser na altura o da mãe.

4) "Explicará que lamenta te-la deixado sem pai durante quase 2 anos." - Aí a filha pensará no período de dois anos, em que não teve pai e perceberá as dificuldades grandes que a mãe atravessou. Mas compreenderá a filha um abandono de cerca de dois anos?

5) Explicará que não tinha dinheiro para pagar do seu bolso um teste de ADN. Mas também terá que explicar porque é que não recorreu a um meios judicial gratuito que sempre houve.

6) Explicará que os testes eram caros e ele não soube procurar outra forma de os tentar fazer. Quanto a serem demorados, não entendemos o que tenta justificar.

7) Explicará certamente tudo a Esmeralda, quando a idade dela asim o permitir. O Por Esmeralda apenas deseja, para o bem dela, que ela entenda.

Mas caro anónimo, até lá, podia todos os dias repetir que a ama. Bastava que olhasse nos olhos da filha e percebesse que ela tem medo de lhe pedir algumas coisas que a fariam muito feliz. A filha não pode amar livremente e é fortemente condicionada. Será saudável para uma criança tão jovem passar por tais provações?

E caro anónimo, felizmente para ele que a filha foi criada por um casal maravilhoso que lhe deu muito carinho e lhe prestou todos os cuidados de uma forma surpreendente. Baltazar, em vez de continuar a desdenhar devia era agradecer-lhes tudo de maravilhoso que a filha recebeu durante sete anos.

Até lá, vai tentando ganhar o respeito e amor de Esmeralda, tempo a tempo, mas só o conseguirá se for capaz de deixar a filha exprimir os seus sentimentos em liberdade.

Até lá, vai vivendo a vida num mundo real, cheio de coisas boas e más coisas, como em qualquer família normal. Mas devia esforçar-se um pouco mais por tentar aligeirar as diferenças que a ruptura de vida da filha por certo provocaram. Embora a criança se vá ambientando à nova vida, o pai deverá sempre ter em conta a condição única da filha e por amor, deixar orgulhos de parte.

Quanto às explicações de Aidida à filha, queira o caro anónimo saber que há muito que já foram feitas. A Princesa encontrou na mãe alguém que com doçura e carinho lhe explicou os sobressaltos que a vida lhe trouxe. Por isso a Princesa tanto gosta de estar com a mãe.

E relativamente aos Gomes, tudo foi explicado com muito cuidado, muito carinho e muito amor.

Portanto caro anónimo, não estando Aidida ou os Gomes a partir de pressupostos errados, a realidade da vida da Princesa foi evoluindo sem invenções falaciosas, sempre com muita responsabilidade e muita verdade. A educação duma criança requer cuidados especiais, não é fácil, mas o amor vence tudo.

Como vê caro anónimo as questões que apresentou são realmente difíceis, mas para Baltazar apenas.

Por Esmeralda

Fernando Sousa disse...

Volto a afirmar que não sou apoiante da forma de procedimentos legais da familia Gomes,mas quero expressar-lhes as minhas felicitações pela forma afectiva como protegeram a vida da criança,pois se não fossem vocês,seria que hoje existia ESMERALDA?Apareceu agora um comentador vindo do nada que sabe da história toda,inclusivé que a MÃE era prostituta de rua e que o teste faz-se sempre que alguém é registado sem paternidade,agora uma vêz que insulta e faz afirmações dessas ex plique como sendo a MÃE uma prostituta de rua por certo que na altura da concepção teve relações sexuais com diversos homens,explique do alto da sua sabedoria que policia investigou o caso e chegou a conclusão precisa de que o unico individuo de entre tantos homens o unico a ser submetido a teste foi precisamente "o biológico" ?Exitem mentiras que não passam e a sua moral e a do grupo que o apoia está mesmo no nivel mais baixo que se possa imaginar,mais uma vêz demonstraram que a criança para vocês não tem valor algum,com que então é filha de uma prostituta de rua,e o "biológico"era o quê? tenha vergonha.

Anónimo disse...

O que esse individuo que abandonou a mulher gravida alegando- para se livrar de responsabilidades- que lhe fora infiel,devia ter feito seria deixar que a criança continuasse inserida no lar do casal de acolhimento. Com que cara virá a enfrentar a filha quando esta tiver a consciencia plena do abandono a que o seu pai a sujeitou desde a barriga da mãe até vários meses após o nascimento? O cheiro a dinheiro fresco explica muita coisa.

Anónimo disse...

Vínhamos nós falando em estupidez de há uns tempos para cá, e, porque da justiça portuguesa se sabe o que sabe, de estupidez continuaremos falando hoje, não fugindo ao titulado assunto nem por sombras, tal como noutros dias o fizemos, para grande prejuízo dos amantes de baltazar nunes e da senhora juíza do Tribunal de Torres Novas e daqueles que pensam pequeno, como os padres da inquisição no tempo em que a inquisição metia na fogueira pessoas pensantes de cabeça própria, andasse a terra em torno do sol e não o oposto, como se veio provando com o mesmo tempo que há-de provar as suas coisas no caso da sua menina que baltasar nunes não quis e, depois sim, quis e continua querendo, a ver vamos até quando.

O acto final não é este bem se vê. Baltazar não há-de nunca ter como explicar à petiz como fez para a abandonar, não a tendo querido em ano e meio ou dois anos, por sinal logo os primeiros, quando Esmeralda, ao que se vem sabendo, passava (passou mesmo) fome, sendo exacto afirmar que se dela falamos hoje deve-se tal à intermediação de quem lhe deu guarida, que é como diz comida, fraldas, medicamentos e afecto. Desengane-se quem julgue que o baltasar é boa pessoa. A mim me pareceu sempre o tipo de homem medíocre, indecidido, arrastado por outrem, o que se verifica no presente caso, pois foram outros quem puxaram a carroça que baltazar não soube nunca puxar, mesmo agora, tendo chegado ao nosso conhecimento que andam os mentores deste operário (e são ainda umas centenas) a recolher fundos para o senhor e sua digníssima esposa a fim de darem ao covarde pai meios com que assegure ao menos uma saída airosa e que a todos fique bem (incluídos que estão os acólitos, claro está).

A estupidez da decisão, tomada no “cumprimento escrupuloso da lei” e com a mesma certeza com que se puxando determinada maneta certa, por arte e ciência de um sistema de guindastes, gonzos, rodízios e alavancas, se fará da Esmeralda uma mulher como as outras, sem problemas de quaisquer espécie e feitio, com o mais de ter cumprido a lei. Ora aí está: juíza dixit e o resto, a verdade pura e simples de que os Gomes cuidaram da criança e lhe deram sobrevivência, pulverizada num fechar de olhos.

Mas o menos é que nos preocupa. Tal como o Dr. Luís Villas-Boas ou o Dr. Eduardo Sá, os que publicamente não temeram dizer aquilo que o bom senso (intermitente noutros casos, nulo noutros caso ainda), receamos que a formatação deste problema tenha eliminado de vez as hipóteses de uma vida saudável e justa para uma criança, cujo pecado único, foi ter nascido de Aidida e de Baltazar, homenzinho rafeiramente bafejado com a sorte de termos a provinciana justiça que temos e a piolhagem que com ela se contenta e do essencial nos quer distrair.

Diametralmente contrário a este baltazar está a família Gomes, a quem absolvemos os erros que haja cometido no processo, porque os entendemos, e a quem aplicamos a lei dos Homens, à luz da qual ele foi quem cuidou da Esmeralda e a quem a ser assacadas culpas “nisto”, que é e há-de ser, se cometeria outro erro imperdoável, como o que agora se perpetrou, lançando a poeira dos artigos do Código Penal para cobrir a miséria do País que somos.


Da minha amiga Natércia,que me pediu para escrever na impossibilidade de o fazer!

Anónimo disse...

Como se explica a uma criança que é preferível dá-la a tentar ganhar a vida, mesmo dificilmente e ficar com o dom mais precioso que foi dado a uma mulher: ser mãe?
Vou-lhe dizer, que Aidida não deixou de ser mãe,quantas vezes é necessário dizer que ao longo da vida muitas vezes abdicar é a maior prova de amor. Sei do que falo porque aos dois anos de idade os meus queridos pais deram-me a maior prova de amor da minha existência ao terem permitido que eu pudesse ter acesso a um futuro melhor, sem as privações que pese embora os meus pais trabalharem de sol a sol teriam de me sujeitar. Tive 2 mães e 2 pais posso dizer que os amei de forma diferente mas com igual intensidade, e a maior explicação da atitude de meus pais tive-a quando fui mãe e soube que o amor maior é um amor que visa a felicidade da pessoa amada.
Sobre quem por tudo e por nada fala de Deus e Cristo devo dizer que se Cristo existisse agora, seria de certo contra os que em nome dele se têm governado, seria também contra os detentores das leis e do poder. Estaria ao lado dos desclassificados e marginalizados, pois andava sempre ao lado dos desfavorecidos. Enfim Jesus se estivesse entre nós estaria contra quase tudo o que agora se passa, pois na sua época lutou contra os vendilhões...
A verrdade é que com certos fiéis a Igreja em vez de ser polo de união é cada vez mais desunião!
Catarina

Anónimo disse...

Que vai dizer um dia Esmeralda ao
Pai quando um dia ela compreender
o porquê da sua vida tão atribulada
quando até aos 7 anos foi feliz
é tão fácil porque me abandonaste
quando a minha Mãe mais precisava de ti?
Baltazar não tem desculpa e a sua
justificação perante a filha vai ser
um rol de mentiras,vejam só Aidida
andou com muitos homens e ele não
andou com muitas mulhers? coitadinho pobre inocente nem sabia o que era um preservativo
hoje em dia as mulheres andam com
muitos homens até encontrem a sua
alma gemia,não tem relevancia nenhuma
o facto de Esmeralda ter 3 irmãos
se hoje não estão com a Mãe quantas Mães deixam os filhos entregues aos Avôs e vão para outro
Pais para melhorarem a sua vida
mas coitada veio mas teve pouca sorte de ter aparecido um rapazola
que não tinha responsabilidade nenhuma, sozinha carregou esta linda
menina que se fosse outra teria
abortado,fez tudo sozinha sem posses preferiu entre-gala, e ainda
bem,que pelo Pai esta menina teria
morrido, Esmeralda vai um dia
compreender toda esta história
da sua vida, aonde vai dar muito
valor aos seus Pais do Coração

Anónimo disse...

Tudo se resume ao que o anónimo das 11,26 disse:

Esmeralda vai um dia
compreender toda esta história
da sua vida, aonde vai dar muito
valor aos seus Pais do Coração

Aqueles que a receberam, que a aconchegaram, aqueles a quem ela dirigiu as primeiras, palavras os primeiros sorrisos, e isso Luis e Lina ninguém vos tira!!!!!!!

Luisa

Anónimo disse...

Este blogue é fantástico!
Condena quem duvidou da paternidade e perdoa quem vendeu quatro filhos.
Isto é muito à frente!!!

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (11:11)

Realmente o Por Esmeralda é mesmo fantástico. A não ser assim, como teríamos força para prosseguir, dia após dia, a ignorar uns tolos que ainda não perceberam as tristes figuras que fazem?

A tolice está expressa nas vossas palavras porque o Por Esmeralda não duvida da paternidade, nem perdoa ninguém, que quem perdoa é Deus na sua suprema sabedoria.

E por isso estamos em condições de confirmar que somos é muito à frente!!!

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Aos responsáveis do PorEsmeralda :

Costumo achar que vocês são demasiado pacientes, demasiado brandos, demasiado permissivos para com algumas pessoas que aqui vos vêm insultar.
Mas desta vez vocês foram...simplesmente fantásticos!
Isto porque conseguiram arrancar-me uma valente gargalhada com a vossa resposta das 14:20.
E, como rir é um grande remédio, obrigado por me permitirem esta saudável gargalhada perante a vossa resposta, breve, inteligente e muito certeira. Mas, como sempre,contida e educada.
Bem hajam!
E continuem assim...muito à frente!!!...de quem teima em vos querer calar a voz e vergar a espinha.

Senhor anónimo das 11:11 : aqui não se conhece, e muito menos se perdoa, quem tenha VENDIDO filhos. Ao contrário de V.Exª que parece ter incompreensão e ideias baralhadas suficientes para dar e vender!

Boa sorte para a pequenita Esmeralda nesta nova etapa do seu calvário!
Que este juiz consiga ver muito mais além dos calhamaços de Direito e das diligências feitas por quem se está nas tintas para a sua felicidade e apenas quer obter no papel e na tribuna o que certamente não consegue pelo Amor e pela Ternura .
Estas sim, são as únicas "armas" que conseguem atingir e ganhar o coração de uma criança !

Maria de Lourdes disse...

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO (II)

Coincidência ou não certo é que Ana Filipa ama as suas DUAS MÂES, que por certo acaso, nasceram as duas no mesmo mês, com uma diferença de 10 dias. Hoje 20 de Janeiro AIDIDA celebra o seu nascimento.
Com ela dou graças pela vida, ainda que atribulada e por vezes dura, mas Aidida deu ao mundo a nossa Princesa que alguns não gostam de chamar. Celebremos, ainda que há distância, este aniversário, a Filipa também não está presente, mas jamais se esquecerá da sua MÂE.
A nós, simples humanos e mortais, que nos importa o passado desta mãe que nem ela pode lamentar o QUE FOI VIDA!...
O passado nunca pertence a uma pessoa só, esse passado é teu AIDIDA, mas já é um pouco nosso, como nossa é a Princesa.

E porque estas mães jamais se poderão distanciar, continuo hoje o meu diálogo que prometi:

*********

Neste diálogo, por certo monólogo imaginário em pensamentos e desabafos profundos de corações que sofrem, escutei durante longo tempo AIDIDA, a outra mulher! a MÃE QUE A PÔS NO MUNDO!!! Não menos corajosa, mas um elo mais fraco a que muitos tentam atingir. Também ela sabe e conhece o Amor a que renunciou, e quantas dores e solidões sofreu sózinha ???
Alguém alguma vez se interrogou sobre a infância, e a adolescência de Aidida??? Talvez valesse a pena…
Escutemo-la na nossa capacidade de descer ou subir até ela, porque GRANDE FOI e GRANDE CONTINUA A SER, ainda que vozes distorcidas a tentem continuar a denegrir, a julgar, a caluniar,…a tentar por muitos meios e formas fugir ao profundo sentimento que aqui nos Une.
Oiçamo-la então…

“ TU ESMERALDA, és filha que germinou dentro de mim, mas da mesma forma que esse germinar foi belo, breve foi o tempo que me restou, para ter consciência dessa viagem e onde ela nos levaria.

Se tivéssemos pensado nisso sempre, não faríamos da vida momentos fúteis e vazios e estaríamos atentos e preparados para todas as estações que a vida nos oferece.
Certamente estaria mais atenta e não teria chegado aqui, um pouco iludida, pois não estava certa que o teu caminho, Filha, não estava preparado.
Foi sempre assim, a vida que desde pequena e sózinha tive de abraçar…Mas não lamento, porque não posso lamentar o que foi VIDA…

MAS…Por ti e já depois, eu adulta…A tua VIDA…A tua exigência…Como ser fiel e cumpridora para te fazer feliz?
Como faria? Como dar continuidade ao teu crescimento, sem que parasses no tempo, e para que o teu ingresso na existência fosse um acto de amor para poderes ser Feliz?...

E assim aconteceu…Três meses de vida partilhada na pobreza que tivemos, mas só tu e eu sabemos como foram belos esses poucos mas doces tempos em que só tu e eu e orgulhosamente sós,( ainda que com o apoio da tua tia minha irmã,) só tu e eu, vivemos e saboreámos esses momentos.
E assim me foste confiada, e se não soube nem pude dar-te o que para ti era necessário, foi SÓZINHA que te amei e sofri numa solidão e abandono a que nos ditaram…

E a nossa vida continuou…, foi uma história com vida, com vida demasiado cruel para ti filha minha, que eu, jamais imaginaria, que por tantas maldades fosses atingida.
Quando consciente, te ofertei a um casal que te desejava, tive sonhos de mil cores, e sonhei um futuro risonho e sereno para ti…

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação (2)
Da mesma forma que belo foi, breves e atribulados foram estes sete anos…Apenas porque num egoísmo atroz aquele senhor que até no seu nome me enganou, mas de quem recebi a “sementinha” , depois de te ignorar, decidiu consciente e com interesses que o movem, lutar pela tua infelicidade e jogar com a tua vida serena e cheia de amor, (partilhada por uns pais de CORAÇÃO INTEIRO), e quis oferecer-te talvez por ingenuidade ou sentido de posse, a má sorte da sua vida, que sempre foi uma tremenda confusão.
Amores e desamores, amigos que não o foram, aconselhamentos que o levaram a sonhar
outras vidas por ele desejadas, onde tu filha minha, foste A escolhida como um troféu.

A vida e a preparação da mesma, é infindável, nós é que pensamos que estamos certos e prontos …(estarei errada?)
Doce e talvez pura ilusão a minha …
E assim foram estes anos, de lutas e desenganos …

Dia após dia , foram eles o Luís e a LINA que fizeram contigo essa caminhada e contigo viveram o teu crescimento.
Eu sei filha, e não será vergonha dizer que fui aprendendo que o Amor alimenta-se e cresce hora a hora, dia após dia, como o bem mais precioso E tu filha minha, és esse BEM, esse Dom da Vida que comecei a conhecer . E assim, Aprendi a Conhecer-te e a Amar-te , de outro jeito.. Também se aprende a ser MÃE, em cada momento, em cada gesto, em cada olhar, e nessa aprendizagem eu estou a entender e a ampliar o meu campo de visão, até há algum tempo limitado .
Por Ti, Contigo e com eles Lina e Luís, hoje consigo abranger e assumir essa tal família HUMANA, da qual eles são pertença TUA. A eles (tudo deves) sem nada teres pedido.
A uma única coisa tu (deves( ?) é a TROCA DESSE AMOR , para seres FIEL ao muito que te ofereceram …Amá-los eternamente, como símbolo desse dever de gratidão a quem te socorreu e te abriu o CORAÇÃO de FORMA INTEIRA.

O Dever é coisa simples, se diante da vida pusermos sempre os valores da solidariedade, da gratidão, tal como eles o fizeram. O dever de partilhar os tais Dons, com que fomos agraciados.
Jamais ninguém poderá ignorar o que foi e é esse AMOR, assumido e partilhado no mais profundo de todos os gestos, de todas as emoções, de todas as noites mal dormidas, das papas por vezes rejeitadas, dos dentinhos que um após um, iam nascendo e eles faziam uma festa , dos choros que eram sinal de alarme ou de chamada de atenção, dos sonos serenos e dos carinhos e mimos que só eles conheceram…, e TU!!!
Tantas horas, dias, noites, momentos inesquecíveis construíram a tua VIDA!!! Tantos SONHOS! TANTAS ILUSÕES! que jamais poderão ser contabilizadas, mas que só em TI e NELES FICARAM. GRAVADAS PARA SEMPRE E NINGUÉM PODERÁ APAGAR!!!

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação (3)

Como um pássaro Livre, As tuas ASAS, FILHA, foram fortalecidas por esses dois seres que te amaram sem reservas e apenas te aceitaram como uma DÁDIVA que não planearam , mas que ESPERAVAM com a generosidade e a alegria de quem recebe um filho, amando o desconhecido, ignorando sem receios, a cor da tua pele, a tua saúde, a cor dos teus olhos, a tua beleza…

E esse muito que te deram e que significou cuidar de TI, foi a capacidade de sentir o AMOR DA CRIAÇÃO, a partir dos corações que te amaram. E nessa capacidade de AMAR e DAR, viram-te Nascer de novo e Crescer a cada momento…
Como ser Grata a essa promessa de FUTURO???....

Nós, que te semeámos, o teu pai e eu não soubemos colher aquilo que plantámos e como tal as nossas acções, tiveram as consequências que em ti, foram como alvo a atingir.
E falam, e falamos nós nos Direitos das Crianças. Onde estás Tu, nesses Direitos se foste a maior vítima, e cruelmente a mais atingida ?.
Não será agora o TEMPO de pensarmos nos deveres que temos para contigo?
Esmeralda é, nossa responsabilidade SIM, e foi-o por caminhos diferentes e não importa agora culparmo-nos um ao outro…Cabe-nos SER SOLIDÁRIOS , ISSO SIM,

E SER CAPAZ de:
PARTILHAR COM GRATIDÃO, esse SER, Esse BEM QUE ÉS TU ESMERALDA;
por quem fomos agraciados pela vida,mas NÃO O PUDÉMOS OU NÃO SOUBÉMOS APROVEITAR, no tempo devido…

E foram eles, a LINA E O LUIS, na limpidez dos seus espíritos, que souberam ver-te!
Eles fizeram-te desabrochar, eles fizeram-te crescer, como quem vê crescer uma FLOR.

E cuidaram do teu Ser, do teu Espírito, dos teus valores, que derem rumo à Tua Caminhada.
E assim alimentaram e encheram o sentido da tua vida. Com eles cresceste e conheceste a palavra MÃE e PAI , personificados naqueles dois seres que te amaram e amarão sempre até ao fim da tua existência.
Dentro de ti há uma CHAMA, que eles contemplaram todos os dias , nestes quase sete anos, em que tudo fizeram, ainda que com erros (que já pagaram), e nesse alimentar da CHAMA, muito sorriram e muito sofreram e sofrem ainda para que não se APAGUE…
É pois dever nosso ampliar a nossa visão, de forma a não pensarmos que és Nossa Biologicamente e de forma egoísta, esquecendo-nos, que ÉS PERTENÇA INTEIRA DA FAMÍLIA HUMANA.
Era dever nosso amar e acolher aquela: TU, que “sendo nossa” por acaso, foste afinal desamparada por nós e socorrida pelos teus Pais de Coração que tão difícil é para alguns Pronunciar essas duas Palavras. Se não fossem eles, hoje serias uma excluída, porque, por razões diferentes, e em momentos desiguais, te fechámos o nosso coração…ainda que hoje, possamos e queiramos afirmar que sempre permaneceu nele um AMOR GRANDE…
Acaso encontrarás neste mundo alguém como eles que sempre estiveram dispostos a amenizar a tua dor, a alimentar as tuas alegrias, a ser o TEU ETERNO PORTO SEGURO?
Só tu sabes OLHAR, SABES VÊR e sabes SENTIR!!!

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação (4)

Hoje a Vida deu uma volta, Querer-te junto a mim é Chama já há muito acesa, e que não posso apagar. O tempo, as condições, e as descobertas,aproximaram e uniram as nossas vidas que ainda que separadas tinham e têm, o sabor e o sentiir da ausência e do silêncio que foi nosso.

Existe a Matéria que nós (Eu) dei ao Mundo, mas Nela existe o teu Espírito…

A Matéria é limitada pelas leis do tempo e do espaço, pelo visível, pelo que tem fim.

O Espírito, pertence a um mundo sem fronteiras e limitações, e um dia quem sabe, não distante, chegará a tua vez de DESEMBARCAR…



Quem serás tu Filha, menina sofrida e maltratada pelo egoísmo de quem julga que amor é Posse, é ser Dono, é ganhar um troféu?
Os jornais e as revistas continuam a fazer de ti notícia. Agora tentando, sujar a carne da tua carne e denegrir o amor e a intimidade, que fomos construindo, sem imposições, sem barreiras e com a verdade que nunca te escondi. Somos confidentes e amigas, como só nós sabemos e saboreamos. Eles não sabem, nem querem sonhar, mas foi o sonho que comandou a minha vida e me faz pedir a tua guarda, pois já creio ter chegado o tempo da Mudança.
Cada um continua a ver e a julgar, segundo o que tem dentro de si e as contradições cruzam-se nas casas, nas ruas, nos transportes, nas aldeias e nas cidades, onde entramos sem ter pedido.
Tornaram-nos “famosas” á luz dos olhos que não nos conhecem, que não nos ouviram, que não querem a nossa verdade, mas sim uma história construída por outros, para seguir os seus objectivos, caminhar pelos seus interesses, sei lá…
Tu minha filha, minha pequena pérola a quem por ilusão e por obediência impensada, chamei de Esmeralda; nesta pequena” caixinha “, e há já muitos anos és talvez a criança mais falada.
Basta pesquisar e num artigo mais antigo, num comentário mais audacioso lá vem o teu nome e com ele tanta gente que te ama ou tanta gente que simplesmente quer falar de ti.

PORQUÊ ???

ATÉ QUANDO???

Apenas porque te DEI ao Mundo??? Apenas porque sinto que posso e devo partilhar a tua guarda, dando-te e continuando a percorrer os caminhos do AMOR QUE JÀ FAZEM PARTE DAS NOSSAS VIDAS TRANSFORMADAS…
Por momentos e no cansaço destas lutas sem sentido, onde te dão o Papel Principal, sem querer , entreguei-te a esse mundo onde parecendo que és importante não te deram, nem dão a menor importância…
Os que te amam de verdade aqueles a quem te ofereci e confiei, sendo teus PAIS INTEIROS, foram deixados para tráz.
Os teus familiares ,que de coração aberto te acolheram e amaram sem reservas, os meninos teus amigos, os avós que tanto te deram, FORAM e São simplesmente ignorados.
Mas eu sei, eu acredito e neste tempo de reconciliação com o passado que pode ser Mudança, o VALOR das pessoas, o Amor é coisa diferente da Lei dos homens. É VALOR que não podes nem deves ainda perceber, porque nesta existência que é a Terra, temos aquilo que trazemos no coração.
Tudo o resto não é pertença nossa; (as lutas, os processos, os tribunais, o querer ganhar-te, como quem ganha num jogo, apenas é confiado a alguns, talvez apenas por um “breve” espaço de tempo…
Talvez, por Ti e por este sentimento de pressa, sou levada a um apelo de consciência do real valor de cada acto que pratiquei ou que vou praticando…
Vou aprendendo que colhemos aquilo que semeamos e as nossa acções têm consequências.Algumas já colhi, mas nem tudo é tão mau assim e a nossa realidade, tu bem a conheces e isso me importa…

O nosso SER fisicamente é como se fosse uma pequena gaiola e a nossa alma é como um passarinho que habita nela.

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação (5)

Mas eu quero acreditar que há-de chegar a hora da Justiça e estenderei a minha mão e direi para a minha Alma:
É chegada a hora de deixar que a minha menina deixe a gaiola onde está aprisionada e siga LIVRE a sua jornada…
E VOA Filha VOA… Voarás até aos teus Ninhos construídos de amor e de carinho…
Depois de te ouvir sei que o Passarinho que pareceaprisionado, está apto a VOAR, nesta Hora decisiva.
As tuas asas são fortes, a tua cabecinha está cheia, mas o teu coração permanece firme, com tanto amor para dar, de formas diferentes, mas com a ternura que só as crianças
Sabem sentir.
E sei , os pais que tanto te amam a nossa família alargada que nos foi ofertada nos ajudarão a cuidar do nosso espírito que será quanto mais belo e maravilhoso quantos mais valores darão rumo á tua e nossa caminhada.
Como tu te tornaste Grande filha minha…

Olháste, viste, viveste e ao assumir sozinha tanta coisa que te foi imposta, soubeste pensar, e SÓZINHA assumiste dizendo o teu QUERER!
Comoveste-me minha filha, fizeste sentir-me orgulhosa, porque mesmo nesse campo reduzido, e na escolha a que pareces ter direito, escolheste o Caminho que te levaria a estar mais perto dos ANSEIOS E DESEJOS DO TEU CORAÇÃO.
ESSE TEU QUERER, ME DEU MAIS FORÇA PARA A LUTA, QUE SABEMOS AJUSTADA AO TEU CRESCIMENTO, MAIS JUNTO DE MIM…

Neste caminhar, de avanços e recuos, com tantas mudanças ao sabor das Leis que são ditadas por aqueles que mandam nas nossas vidas, talvez que as tuas palavras tenham sido ouvidas, e ainda que não realizadas totalmente (tu és tão pequenina e eu sei como em tantos momentos tiveste e tens ainda, tanto medo), talvez que os teus olhinhos, as tuas certezas, consigam ainda fazer perceber os senhores das Leis, e eles oiçam mais fundo o que é Totalmente o teu DESEJO…
Como é difícil filha , tomar decisões, naquilo que é visível …
São desejos oferecidos ou cortados pelos juízes ou advogados, São aqueles que julgam saber fazer-te feliz e tentam lutar com muitas lutas, alimentando os sonhos que são apenas os seus anseios de te ganhar, como se de uma Coisa te tratasses.
Esqueceram-se que tu és GENTE: não queres por QUERER, não lutas para vencer aquilo que nunca foi uma guerra tua.
Quando te ouviram, de certeza que não foi para que tu cumprisses uma Lei!
Que sabemos nós dessas decisões? Só falta alguns dizerem que foste tu a tomar as decisões para estes tempos mais próximos…
Que nenhum de nós se contente pelo prazer da posse de querer ter-te. TU, És um ser Individual que merece o respeito pelo presente que vives, sem apagar o passado que te Fez Crescer com aqueles que te amaram e amam, no mais fiel dos amores e onde apenas esteve, a nossa ausência…
Lutar pelo teu futuro é assegurar o teu crescimento sereno e estável onde te sintas TU, INTEIRA, capaz de ser doce ou às vezes bem traquina, e onde da tua boca saiam todos os sons como os de notas musicais.
Esqueceram-se de que tu minha Filha, és um Ser Visível, mas que merece ser feliz e voar no voo Infinito da vida que construíste…

Atrevo-me a pensar no Baltasar…No Baltasar Sim!!!...

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação (7)


“A nós Baltasar, outros prados, outros caminhos nos esperam, onde a Justiça e o Amor serão por Ti, Esmeralda um convite à nossa rendição…
Caminhos onde o amor florescerá continuamente e onde como sinal do perdão a Bondade Perdure.

Deixemo-la crescer, pelos mundos invisíveis para nós, a sua jornada, purificando o nosso coração, aceitando para ela, Esmeralda o direito a uma vida estável, onde cada um de nós possa entrar e estar, mas só quando ela quiser. Não queremos ser uns ESTRANHOS, Ou simplesmente os seus antepassados.
Queremos a sua guarda partilhada, onde o meu lugar de MÃE lhe dê a consciência e o colo que já há muito se manifesta, nos mimos e na vida que temos aproveitado nestes tempos que nos foram oferecidos e merecidos.
Na nossa gratidão, também existem desejos e deveres de influência. Um pouco ou muito de nós, também poderá ser transmitido e ensinado. As nossas raízes, as tuas origens farão parte da tua imensa e grande viagem.
Se nos foste oferecida como dom gratuito , ainda que mais ou menos consciente, o que cada um de nós sofreu e amargou solitaàriamente é fruto dos erros que cometemos, dos quais tu em nada contribuíste.

Será esta a HORA de estendermos a MÃO gratuitamente, oferecendo a aliança e o perdão mútuo, na reconciliação das nossos vidas, que por acaso se cruzaram???
É esta a vontade que por Ti renasce em cada dia no meu coração e faço dela apelo a todas as partes e a toda a FAMÍLIA ALARGADA QUE APENAS DEVEMOS AGRACIAR E SER CAPAZES DE NOS ACOLHER MÚTUAMENTE…

Nós que a demos ao Mundo deixemos que ela cresça, com o maior conhecimento da MATÉRIA que também somos.
Estaremos por perto, ou mais distantes mas ELA , nos chamará.”
Pudéssemos nós aprender com ela Esmeralda, fruto do nosso “acaso” pois aprender a amar e crescer com ela será mais fácil, se a deixarmos fortalecer também nalguns tempos, no seio de quem a DESEJOU, e aceitemos ser solidários e gratos acolhendo o QUERER de ESMERALDA, com a sensação do nosso dever cumprido, e na consciência plena de que a nossa filha, ela mesma nos ensinará como esse amor é mais autêntico, quanto mais livre ela estiver.
Nenhum de nós pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos perceber o que aconteceu connosco.
O que passou é hoje presente e será FUTURO, se assim nós formos capazes de dar importância a ELA TODA.

Tudo neste mundo visível é a manifestação do que aconteceu no nosso coração.
Teremos de ir encerrando Ciclos devolvendo ao nosso orgulho, o sabor do perdão e deixando que o princípio do Vazio DÊ Lugar ao NOVO…

Outros Verdes, outros Prados nos esperam, onde a justiça que também é a nossa, possa ser uma constante e uma resposta.
Nada será de certo Fruto do Acaso e aquilo a que ESMERALDA/ANA FILIPA tiver acesso também terá o nosso peso, a nossa medida, o nosso ESTAR!!!

OLHAI O NOSSO LÍRIO PEQUENO E PURO…
OLHAI A NOSSA MENINA COMO DEVE SER OLHADA…
Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuacão (8)

DEIXEMOS QUE O AMOR CONTINUE A FLORESCER! DEMOS LUGAR À BONDADE , TOMANDO UM LUGAR NO MISTÉRIO DO AMOR QUE ESTÁ SEMPRE PRESENTE, AINDA QUE MUITAS VEZES INVISÍVEL! Apenas e só, na ânsia…
DE TE PROTEGER!!!

Não seremos demais, neste AMOR que nos levou e trouxe no TEMPO,A VIVER CADA MOMENTO NESSE ANSEIO DE PROTECÇÃO!!!”…….

OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO….
OLHAI DE NOVO E SEMPRE
OS LIRIOS DO CAMPO...

E a vós que com paciência também me escutais...
(Vivei comigo este Sonho, cheio de mistura do real e imaginário mas, sendo” Sonho”…
Basta querer!!!. Ele nos conduzirá á realidade misteriosa de sermos capazes de tornar:

Uma CRIANÇA FELIZ, SEGUINDO EM PAZ O SEU CAMINHO…).

Maria de Lourdes

PS:
E porque este dia é teu Aidida, PARABENS!
É um dia em que desejo que possas ser criança, com um brilho nos olhar, no presente e no futuro que te espera…
Bem sabes, que NADA ACONTECE POR ACASO, e neste dia quer queiram quer não, vai trazer certezas e esperanças…
Afinal, também tu foste tão pouco menina…Talvez por isso e na ânsia de AMAR, desejáste sempre que os filhos que deste ao MUNDO, pudessem ser mais felizes do que tu.
ILUSÂO??? INGENUIDADE??? DESEJO DE SER AMADA E DE AMAR??? Eras bem menina, quando a Vida te roubou a tua infância…
Mas, no SILÊNCIO PROFUNDO DAS EMOÇÔES, TAMBÉM SE GUARDAM MEDOS, MÁGOAS,e muitas ALEGRIAS, Sufocadas pelo tempo que de nós é confidente e companheiro!!!
ML

Anónimo disse...

Parabens a Aidida e muita saúde para dar amor á sua filha. Parabéns também ao PorEsmeralda pela vossa postura. Apenas uma brincadeira, não gosto muito da expressão mais à frente, mas isso é uma questão pessoal!
Um forte abraço à D.Aidida
Catarina

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (17:07)

A Direcção do Por Esmeralda é soberana na escolha dos comentários que deve publicar, dos que não deve publicar, dos que deve ignorar e dos que deve publicar e responder. Torna-se claro que todos os comentários são lidos e avaliados. No entanto, no que refere aos comentários não publicados, o trabalho de leitura é sempre muito ligeiro, já que salvo algumas excepções, o seu conteúdo é perceptivel nas primeiras linhas, caso do seu.

Relativamente ao seu comentário, verifica-se o seguinte:

1) “Não me interessam as publicações dos mesmos. O objectivo é que a direcção deste blogue os leia e interprete.” – compreendemos e satisfazemos a sua preferência.

2) Relativamente ao assunto “filhos de Aidida”, queira o caro anónimo tomar nota que o Por Esmeralda não necessita de disfarçar, tornear a questão ou suavizar. A verdade é que essa será matéria para discussão nos locais competentes, se assim se julgar importante para o processo em estudo. O Por Esmeralda tem conhecimento da situação mas reserva-se ao silêncio, bem como em muitos outros aspectos da vida da Princesa. Os técnicos nomeados pelo Tribunal para acompanhar o caso saberão estabelecer as prioridades.

3) No que diz respeito ao que refere como tratamento diferencial pelo Por Esmeralda em relação a Aidida, em oposição a Baltazar, o caro anónimo há-de compreender que as informações que nos chegam são na maioria das vezes manchadas por alguns ódios que preferimos ignorar, motivo bastante para uma cooperação com Baltazar, liminarmente insultada e negada desde o início, estar fora de questão.

4) Perunta-nos depois o caro anónimo “E porque está disposta a abdicar de Esmeralda outra vez?”. Aidida nao vai “abdicar” de Esmeralda. Mas antes, Aidida, entende a felicidade da filha quando esta lhe pede para telefonar aos pais e ela, por amor, a deixa falar com eles. O Por Esmeralda já percebeu que há sentimentos que não têm expressao em alguns defensores de Baltazar. Nesses sentimentos cabe por exemplo ter a capacidade de perceber tristeza ou alegria nos olhos da Princesa e saber ler alguns dos silêncios que vai fazendo, porque às vezes já não vale a pena pedir.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

A Direcção do Por Esmeralda envia a D. Aidida votos de felicidades neste dia do seu aniversário.

Desejamos que D. Aidida, neste ano de 2010, consiga alcançar tudo o que almeja, nomeadamente poder reforçar o seu papel de mãe da Princesa, contribuindo para a sua felicidade.

Muitos parabéns Aidida

Por Esmeralda

Anónimo disse...

FELIZMENTE QUE O POR ESMERALDA VÊ
MAIS Á FRENTE SE ASSIM NÃO FOSSE
ERAM RETROGADOS E SEM CAPACIDADE
DE DEFENDER A PRINCESA
não é como o vizinho do lado que tanto defende as crianças de Portugal
mas que afinal só defende uma que é
Esmeralda com mentiras e calunias
e ofender pessoas de boa moral,que
tudo fazem para que Esmeralda não
venha a sofrer mais do que aquilo
que tem ainda na sua mente a rotura
com aqueles que acolheram com
muito AMOR a lei quando entregou
Esmeralda ao Pai foi para que a
menina tivesse liberdade dentro
duma casa que para ela não passava
de estranhos, mas essa liberdade nunca a teve porque o Pai é
retrogado e deixasse manipular por
pessoas que nem amam a menina e por
este meio dar-se a conhecer como
pessoa que quer ter na sociedade
um papel importante talvez um cargo
politico, peço desculpa á direcção
mas não podia deixar este comentário em vão.

Mas como sempre o comentário de
Dona Maria de Lurdes comoveu-me
espero que seja uma lição para
aqueles que por força da natureza
não o compreendem mas como se costuma dizer alguma coisa ade
entrar na mente que é tão dura e
caluniosa

ESMERALDA ANA/FILIPA AQUELA QUE TE
DEITOU AO MUNDO FAZ ANOS PEDE AO
TEU PAI PARA FAZER UM TELEFONEMA
QUE ELA TEM FEITO TUDO PARA QUE
SAIAS DESSA REPRESSÃO E SERES LIVRE
DE CONVIVERES COM OS TEUS PAIS DO
CORAÇÃO
QUE O JUIZ NÃO OLHE PARA OS CALHAMAÇOS E TE DÊ AQUILO QUE Á
MUITO DESEJAS
Maria

Anónimo disse...

É COM PAPAS E BOLOS QUE SE APANHAM OS TOLOS


Vem esta minha história a propósito que uns senhor/s bem pensantes possuidores, de ( Canudo ) de papel passado das nossas universidades ,quiçá na decada dos anos 1970 / 1980 . ....década essa pródiga em passagens admnistrativas ! Ainda não perceberam que os chamados incultos ,analfabetos ou tansos, também possuiem alguma massa cinzenta portanto logo existem ,mesmo com algumas limitações eu ,me penitencio .

Portanto os tais senhor/s que em tempos tiveram a ousadia e a malvadez de enviarem comentários em meu nome para o blogue Por-Esmeralda e com a minha assinatura ,desta vez a os vossos intentos sairam gorados .. Eu também pertenço e conheço as lindas margens do rio LIS e os lindos campos agricolas dos Coutos de Alcobaça e também outras cercanias adjacentes ,logo tenho a felicidade de conhecer muito boa gente (,MAS ) TAMBÉM OS OUTROS .

Concluíndo tenham dignidade e respeitem todos aqueles que têm opinião contrária à vossa numa causa ,seja ela qual for ,que acto monstruoso porem na minha boca palavras e actos que eu não cometi . Usem os vossos conhecimentos informaticos para reporem a verdade e não trabalho (sujo ) ou de SAPA

subscrevo-me : alvaro da florência murraças , s. m. do porto --alcobaça

21/01/2010