quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PORQUE NÃO HÁ-DE UMA MÃE LUTAR PELO MELHOR PARA A SUA FILHA?










Hoje, 08 de Janeiro de 2010, Aidida, mãe da Princesa, dá início a um marco importante no futuro da Princesa, que já disse o que gostava e o que a fazia muito feliz.

A Princesa já escolheu.

Quem ouviu os desejos da Princesa?

Muitos, felizmente.

Muitos, quiseram e conseguiram sentir o que vai no coraçãozinho da Princesa.
E agiram em boa hora, que os momentos de convívio que lhe são proporcionados com a mãe, são poucos, mas muito especiais.

Isto, que é afinal o que realmente importa, saber a Princesa feliz, é o sentimento que justifica o pedido de guarda que Aidida fez para a filha.

A Princesa confia na mãe, totalmente.

Nos tempos difíceis de há um ano atrás, foram as palavras simples da mãe que lhe afagaram o coração, quando o sofrimento que sentia não se podia explicar.

Quando a Princesa buscava respostas para perguntas que alguns não podiam responder, a mãe explicou-lhe que a vida nem sempre é tão nossa amiga como o desejaríamos. E a seguir virá a bonança.

E a bonança, foi chegando, devagar, com a justiça a “casar a razão com o coração!”, um bocadinho um dia, mais um bocadinho noutro dia.

A justiça, foi dando respostas à Princesa.

Hoje a Princesa está bem.

Mas podia estar melhor.

Porque não há-de uma mãe lutar pelo melhor para a sua filha?

É por isso que estamos com Aidida e com a Princesa.




Por Esmeralda

70 comentários:

Anónimo disse...

MARIA! MARIA MÃE…Mãe de JESUS e de todos os que dela se sentem filhos!!!

"Quem é esta mulher, Maria de Nazaré, que viveu há dois mil anos numa aldeia desconhecida da Galiléia, que resiste ao esquecimento do tempo e à inexorável corrupção das coisas e da memória? A sua figura ficou impressa nos corações e na fantasia de gerações, a ponto de se transformar na personagem mais amada, mais invocada, ponto de encontro de tudo o que é belo, doce, amável, fonte inspiradora de todos os sentimentos que exaltam o espírito humano. Pintores e escultores, poetas e escritores de todos os séculos esmeraram-se por celebrá-la com obras que enchem pinacotecas, museus, bibliotecas e centros de cultura de todo o mundo."


____________________________

Maria , Mãe do Deus menino que se pode trazer nos braços e cobrir de beijos.
Um Deus vivo que sorri e respira, um Deus que se manifesta em todas as crianças.
Um Deus menino que se pode tocar e que chora e ri…

Maria e Mãe, MARIA que na garra e beleza profética do cântico Magnificat, cantou profeticamente a força pela liberdade dos filhos de Deus e o cumprimento da promessa, por Ela assumida…

Ela é a Mulher sem poder, sem títulos e sem armas . Também Ela foi difamada e ainda hoje há quem diga e enumere os muitos filhos que teve. Que nos importa isso, Se Ela aquela Mãe, soube encontrar a sua verdadeira dimensão na coragem do crer sem restrições e de cumprir a Palavra .

Enquanto isso, nós, ao contrário de Maria, e ainda hoje, curtimos o drama de tantas falências, justamente por não conseguirmos reunir a coragem de acreditar sem restrições na Palavra da vida. E é esta falta de coragem a raiz de todas as nossa infelicidades...

Hoje, mais uma vez, somos desafiados a crer no cântico de Maria; pois, também ele, é Palavra de Deus, e resposta aos dramas da Vida. Tenhamos certeza de que as promessas nele contidas, não são para futuro distante, nem para o final dos tempos. Elas são para nós e para hoje. E profetizam o fim de todas as ideologias, que enganam e escravizam ou maltratam o ser humano.

Maria nos revela o Deus cheio de misericórdia, pondo em acção seu braço poderoso, pronto para acabar com a bazófia dos prepotentes e para reerguer os pequeninos sem defesa.

É verdade que, às vezes, os planos de Deus ou dos homens, podem acabar frustrados pelas situações de pecado permanente: pecados contra a justiça e contra a liberdade, contra o amor e contra a própria vida. Não aqueles pecados que muitos apenas lhes convém citar: que me desculpem a franqueza mas esses tais pecados “ os da cintura para baixo” vão camuflando as grandes crueldades que se cometem todos os dias, nas nossas casas, nos nossos trabalhos, na CARNE E NO ESPIRITO DOS QUE SOFREM SILENCIOSOS E NÂO SE PODEM DEFENDER!

Quer dizer que só nos resta aguardar com fé a aurora de um mundo mais humano e mais cristão, de acordo com a profecia do cântico de Maria. Mas sempre lembrados de que o nascimento de TAL MUNDO depende também da força do nosso amor aos outros e da coragem qualquer que seja a nossa Fé...
( uma Mãe, também Maria)

Anónimo disse...

A Princesa está bem mas podia estar melhor!
E uma criança merece o melhor, e neste caso isso é possível e legitimo!
Que o coração de quem decide fique bem parto da razão, para bem desta criança e incentivo para outras crianças.
Bem haja D.Aidida
Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

Diz bem - a Princesa podia estar melhor.

Mas o Por Esmeralda acrescenta - a Princesa podia estar bem.

Felizmente na audiencia de ontem no Tribunal, foram muito poucos os que se apresentaram a mostrarem ainda nao conseguirem pensar na felicidade da Princesa.

Mas cara Catarina, quem o devia realmente conseguir, mostrou bem como sente este processo. E nao sera com algumas verdades incompletas, que nem foram autorizadas a ser inscritas nos autos, que a defesa dos superiores interesses da Princesa sera travada.

Nao tenhamos duvidas - a felicidade da Princesa sera para sempre e para toda a vida, uma missao para quem verdadeiramente a ama incondicionalmente.

Por Esmeralda

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Estive a ler as notícias nos órgãos de comunicação social, e fiquei contente com o que a Professora Doutora Ana disse em tribunal - que a menina teria um melhor crescimento se ficasse a viver com a mãe.
Isto vem de encontro ao que defendemos, porque assim ela poderá manter contacto com o pai e com os seus papás de criação. Qualquer pessoa dita normal chegará a essa conclusão. Se continuar a viver com o pai, ele irá insistir em afastá-la do casal, porque é o que ele tem tentado fazer. Não foi por acaso que conseguiu retirar um dia no que diz respeito ao fim-de-semana que ela passa com os paizinhos, o que considero uma falta de amor pela filha.
Tenho fé que o juiz leve em conta o depoimento da pedopsiquiatra, e devolva a alegria de viver à nossa princesinha dos olhos doces.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

Felizmente a Princesa tem muitas pessoas que se preocupam verdadeiramente com ela.

E ainda muito ha para dizer,informar e esclarecer.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Muito bom dia a todos!

PorEsmeralda diz :
"Felizmente a Princesa tem muitas pessoas que se preocupam verdadeiramente com ela."

Ainda bem que assim é, pois, pelo que se tem visto das notícias vindas a público, quem realmente mais se deveria preocupar com esta menina insiste em enveredar pelo caminho impedernido do ataque, da vingança, do achincalhamento da outra parte sem se importar com as consequências para a sua própria filha.
Pobre criança!

Ontem fiquei chocada.
Insistem em remexer o passado da mãe, quando o que importa é o presente e o futuro da menina.
Se a Justiça desvalorizou o facto passado, gravíssimo, do pai abandonar a mulher que dizia estar grávida dele e lhe concedeu o poder paternal ( o que nunca consegui entender) porque haverá agora de ir ter em conta um passado que nada tem a ver com o presente e o futuro desta criança?

Querem fazer analogias mas, como se costuma dizer, cada caso é um caso, e o caso da pequena Esmeralda só é um "caso" porque esta criança teve um início de vida ( inclusive a intra-uterina) extremamente difícil , e, quando o seu presente e o seu futuro se apresentavam promissores, quiseram arrancá-la à força do mundo que conhecia , tornando a sua existência um vendaval de emoções negativas, de medos, de inseguranças, de conflitos interiores.
Mas, o passado passou, e urge pensar no presente e futuro da pequena Esmeralda.

É tempo de olharem verdadeiramente para o tão apregoado Superior Interesse a que toda e qualquer criança tem direito!
Esperemos que , quem tem o poder de decidir, consiga actuar com a inteligência e a argúcia do bíblico rei Salomão, separando o trigo do joio , de forma a distinguir quem realmente se preocupa com a verdadeira felicidade desta menina e não apenas com "direitos" de posse.
É ela quem realmente interessa!

Um Bom Ano para todos!
Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

"Felizmente a Princesa tem muitas pessoas que se preocupam verdadeiramente com ela."

A audiência de ontem do tribunal deixou bem à vista que felizmente muitos se preocupam verdadeiramente com a feliciade da Princesa, enquanto outros, ainda que em minoria, inisistem em mostrar um ódio e desejo de vingança que a curto e médio prazo só lhes pode trazer mais rancor, mas sobretudo muita infelicidade.

Não esqueçamos que a Princesa, sabendo que existe agora um novo juiz, já pediu para ser novamente ouvida. Isso foi dito e lavrado.

Quanto tempo mais se fará esperar e desesperar a Princesa?

Só por aqui se pode logo perceber quem realmente se preocupa com os superiores interesses da Princesa.

E o resto são manobras para enganar tolos. E os tolos não somos nós que sabemos bem o que é melhor para a Princesa.

E o Senhor Juiz também.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Só facto de sabermos que a pretensão deste blogue é a entrega de Esmeralda aos Gomes, justifica o vosso apoio incondicional a uma "mãe" como Aidida. Nada justifica o que andam a apregoar em nome do bem estar de Esmeralda.
O retorno de "Ana Filipa" aos Gomes é utupia!
Considero vergonhosa a campanha de destabilização contra Baltazar e consequentemente contra Esmeralda. É incompreensível a presença dos Gomes em tribunal e a dar declarações aos jornalistas, não foram eles julgados e condenados pelo crime de subtracção de menores? Inadmissivel, para não dizer vergonhoso!
Assim se vê o estado deste país e das "cunhas"! Baltazar não tem hipótese contra os "gordos" desta sociedade! E o amor nada tem a ver com isto...

Anónimo disse...

Sr anónimo das 16:07
Já que o Sr. vem criticar este Blogue por defender o Superior Interesse de Esmeralda, e que se cumpra a vontade dela, apelidando isso de "Campanha de desestabilização contra Baltazar...", o que se poderá dizer da campanha vergonhosa que o Dr. Cândido Ferreira está a fazer no seu Blogue "Esmeralda Sim" e no Livro que lançou, difamando Aidida, a família Gomes, e quem se opôs à entrega da menina ao pai como se de um objecto se tratasse? Esse Sr., se é que se pode chamar Sr., a um indivíduo que fomenta o ódio e a vingança em vez de fazer a apologia da boa convivencia e respeito entre a família de Esmeralda, para o bem-estar e tranquilidade da menina. Enquanto aquele homem manipular Baltazar aquela criança nunca terá paz!
É urgente que os Srs. Juízes vejam isso e restituam àquela menina a tranquilidade e confiança no futuro que ela tinha quando foi entregue à força ao pai biológico.
Todos sabemos que o pai tem de fazer parte da vida dela, mas com visitas periódicas, e não com a educação da menina a seu cargo porque o mesmo não reune condições para isso.
Desejo o melhor para a Ana Filipa/Esmeralda, e para toda a familia alargada, desejo um 2010cheio de paz e de amor, só assim poderão fazer aquela criança feliz.
Sr.Baltazar pense no Bem Estar da sua filha e não se deixe instrumentalizar por alguém sem escrúpulos, que anda a ganhar dinheiro à custa de livros difamatórios, que em nada dignificam a vida presente e futura da sua filha.

António Oliveira

Maria de Lourdes disse...

OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO…


( A PAZ PELA FELICIDADE DA PRINCESA )



“Felizes são aqueles que levam e têm consigo uma parte das dores do Mundo
.

Durante a longa caminhada, eles saberão mais coisas sobre a felicidade do
Que aqueles que a evitam”

(Frase atribuída a Jesus Cristo)


Talvez num sonho e como que abandonada na minha condição humana, num desejo de reflectir, repartir e construir o nosso pequeno Mundo, onde possamos identificar a nossa vida e a dos outros, e num diálogo que nos leve a todos ao perdão, julguei ouvir e quem sabe, creio que escutei baixinho esse murmúrio imaginário entre o meu sentir, o meu pensar, e nele fui alimentando e dando forma nas palavras escritas, a essa transmissão de pensamentos, que partilho aqui, num gesto alargado para com todos os que me escutam, mas onde faço estreitar o abraço enlaçado de DUAS MÂES, que de seus nomes AIDIDA e ADELINA , ambos começam por um A = AMOR que sendo vivido de formas diferentes se encontraram nesta vida, diferente também para cada uma, mas que estou certa, NÃO FOI POR ACASO DE CERTEZA….
Há muito que vou dando lugar aos pensamentos que vão e vêem, outros eu fui guardando e pensei hoje passar para vós que me escutais, neste dia muito especial para a mãe Lina e para a sua mãe que tive o privilégio de a conhecer, Mãe essa que a deu ao Mundo neste dia 9 de Janeiro já há alguns anos …
Amor de mães que se vão cruzando e entrelaçando neste tempo e também em amor que se cruzou a nossa princesinha.
Diálogo este,que passará hoje a ser pertença de nós todos, os que tiverem paciência de escutar. É longo eu sei, mas nestes acontecimentos que foram vida conhecida durante 7 anos de uma menina que já é um pouco ( ou mesmo muito)Pertença e preocupação nossa,e nestes quase 13 meses em que a colocaram e (sem licença) ao sabor dos mais diversos e controversos pensamentos, opiniões, justiça feita pela mão de cada um, que parece ter e usar a sua razão como sendo a única. Pergunto-me muitas vezes, onde fica, onde está, onde tem estado a ESMERALDA/ANA FILIPA, e até quando continuaremos a fazer dela motivo de discussão, afirmando com a nossa razão o
que é o melhor para ELA…
Quantas vezes olhámos para um filho nosso, ou nosso neto, ou simplesmente um pequenino que julgamos AMAR e fomos capazes de transportar um pouquinho desse AMOR para sentir na carne e no espírito, que esta MENINA poderia ser a nossa ou aquela ou aqueles que dizemos AMAR e deixar que fosse LIVRE como livres queremos que sejam os que tanto amamos???...


MATÉRIA…

ESPÍRITO…



Não são conhecidos os seus lamentos a ao silêncio se tem remetido, ainda que alguns lhe imaginemos a DOR que com uma firmeza de carácter, apenas podemos ouvir, como Murmúrios silenciosos a grandeza desse AMOR que lhes foi retirado pela presença física, mas que humildemente apenas deixa transparecer a capacidade de transformar

O quase NADA EM MUITO!

O pouco em TANTO!...

Continua....

Anónimo disse...

Apesar do depoimento dado pela irmã da Dona Aidida penso que isso não irá alterar em nada a decisão judicial, porque o que está aqui em causa é o bem-estar da menina. Todos nós temos um passado, e o senhor Baltazar não deveria orgulhar-se muito do seu, visto ter negado assistência à mãe e filha quando mais precisaram dele. A mãe da menina e o casal que a criou colaboram para que ela tenha um crescimento equilibrado, contrariamente ao que se verifica relativamente à nova família aonde a inseriram à força. No que diz respeito ao nome, não tenho dúvida que a princesa prefere ser tratada por Ana Filipa, uma vez que o nome Esmeralda nada lhe diz.
O ideal seria que o Juiz a ouvisse, para que todas as dúvidas fossem tiradas. Afinal a pequenina tem quase oito anos, e tem noção do que é melhor para si. Só espero que o pai a respeite, e que não a tente manipular durante o tempo em que a tem consigo. Mas a princesa tem personalidade, porque em Maio ela disse à Juíza com quem pretendia viver.
Não sei aonde a Ana Filipa está a passar este fim-de-semana. Caso esteja com o casal ou com a mãe biológica, que aproveite o mais possível. Caso esteja com o pai, oxalá tranquilize o seu coração, porque um futuro risonho se aproxima.
Cristina

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

TANTO E MUITO que me faz recordar gestos dum Cristo que na Sua passagem, levou milhares à multiplicação do PÃO E DOS PEIXES, gesto que nos leva a perceber que o valor e a partilha do que parece NADA, se transforma em MUITO e nos pode conduzir
À verdadeira solidariedade, sinal de um amor vivido e fortificado por todos aqueles que o sentem.


Voltando ao meu sonho não tanto assim imaginário, situo-me então na LINA, mulher CORAGEM de porte altivo e dignidade que orgulha os que com ela privam,porque não vivemos de imagens, vivemos com pessoas que como ela sabem o que querem, e também reconhecem o que na vida pode ter estado menos bem. Não deixam por isso de ser SERES Maravilhosos que não mereciam o que lhes aconteceu…Escutem comigo o seu murmúrio imaginário, ou talvez não… Cabe a cada um sentir!
Apenas SENTIR…

“A NOSSA PARTE … - Lina e Luis ,

Neste mundo onde as aparências por vezes se desmancham e só as essências são reveladas…

Assim Foi e têm sido as nossas vidas, feitas de tantas aventuras, quem sabe tantas vezes sem sentido. APENAS NA ÂNSIA DE TE PROTEGER Querida Filha Nossa - ESMERALDA/ANA FILIPA…
Onde estás neste momento ANA FILIPA? PIPINHA? PRINCESA (são estes e muitos outros os doces e ternos nomes que usamos para te chamar, sentir e imaginar), desde aquele dia em que cruelmente te vimos afastar de nós… Será tão mau sentir assim esta dor da tua ausência?
Salva nos meus sonhos, estás ausente, mas sempre tão próxima de mim quanto um pulsar do coração.
Estou talvez um pouco perdida sem a tua companhia. Não conheço o local, não conheço o sítio onde habitas e te encontras, nem sei se estás rodeada dos pequenos pormenores que contigo construímos o teu crescimento. Preocupações de Mãe que separada da sua filha teme, talvez exageradamente que algo te falte… mas permaneço atenta e mantenho a Esperança e a Fé que me anima…

.Ainda que o tempo e o espaço nos distancie, haverá outra maneira de te encontrar?

Um sinal que eu deva saber?

Nos nossos segredos, existe uma estrada por onde eu posso seguir, para te trazer de volta para o nosso “Ninho”…
O calor já passou agora é o frio , mas tem sido sempre o inverno que está diante de mim, enquanto te encontrares tão distante, na escuridão do meu sonho…

Mas a tua alegria e a tua presença permanecem connosco!!!
Se eu pudesse estar mais próxima, se eu pudesse livremente estar onde te encontras, trazia-te de volta …PARA MIM!!!... Será este sentimento um mal necessário? Ou será
O SONHO QUE ME ALIMENTA!!!...
Creio que aprendi a saber esperar e a contigo fazer crescer o quanto do NADA SE FAZ MUITO e do POUCO SE FAZ TANTO!
Têm sido assim os nossos dias oferecidos, e o nosso AMOR Certo, Seguro, Inteiro RESISTIRÁ!...

Sonho ou egoísmo? NÃO é assim o SENTIR E O PULSAR DO CORAÇÃO da MÃE que te criou e a quem chamas de mãezinha???
Não importa que me julguem, porque o que quero é que estejas BEM, e nada de mal te aconteça…Não será assim com todas as outras Mães???

Esta existência terrena querida filha, assemelha-se a uma VIAGEM….

Regressemos então:
À primeira estação,
A do embarque,
Aquela a que todos chamamos NASCIMENTO.”
***************

Neste dia tão especial, dedico pois, estes pedaços de vida transmitidos em pensamentos que tanto uniram e foram a história verdadeira vivida a TRÊS, onde a sua família a que ela, Ana Filipa conheceu e lhe deu as bases para hoje ser uma menina muito forte, mais forte talvez que cada um de nós.
Ficarei por aqui, no final deste dia 9 de Janeiro e de certo mais adiante e neste mês continuarei este diálogo, Monólogo Imaginário onde a partir desta estação Aidida será a Mãe que aguarda e sente a sua parte, nesta dor e nesta ausência que foi saudade…
COm ela estarei no seu dia anunciado, e que chegará depressa.
Bem haja Lina e parabens um pouco atrasados... O computador avariou e não consegui enviar antes da meia noite. Mas o tempo tem a sua contagem certa e segura, indiferente aos minutos que nos separam.

MariadeLourdes

Anónimo disse...

SIM MARIA MÃE DE JESUS

Maria também foi difamada pelo povo
mas foi nela que o DIVINO ESPÍRITO
SANTO LHE CONCEDEU O SEU FILHO JESUS

UM DIA QUANDO JESUS ANDAVA A PREGAR
AOS SERES INFELIZES APARECEU OUTRA MULHER ...
ESSAS PESSOAS DIZIAM QUE ELA ERA UMA
MULHER QUE NÃO DEVIA DE ESTAR ALI
JESUS DISSE QUEM NUNCA PECOU QUE ATIRASSEM UMA PEDRA

Como este julgamento que agora
começa acusam Aidida,mas será assim
tão dramático, afinal o julgamento
não é defender a felicidade de sua
filha? que se sente infeliz com a sua má vida que a lei duma forma
injusta arrancou á força dum lar
aonde esta menina era feliz
o Pai nada fez pela felicidade dela
contribuiu sim para o seu egoismo
Esmeralda nunca pode esquecer o seu
passado, esta menina precisa de conviver com CASAL GOMES pois eles são os que mais AMAM ESTA LINDA
MENINA E ESSE AMOR É RECIPROCO FOI
ELA MESMO QUE FEZ AS SUAS ESCOLHAS

Que a lei desta vez seja mais justa, para não assistirmos a mais
uma lei que não se importa com o
desenvolvimento psicologico
duma criança indefesa que merece
que os seus desejos sejam ouvidos
por quem de direito.

Maria

Anónimo disse...

Para a Mãe Aidida
METADE NOSSA
METADE MINHA...

Um dia, a ilusão estendeu as mãos
para o nada e abriu o espaço...

Nesse dia, o acaso estendeu as mãos
para o homem e abriu-se o encontro...(?)

Um dia, esse Acaso tornou-se
vida de tua vida, e eu existi...

Mãe, quer queiram quer não, eu hoje preciso de ti…

Mãe, não sofras porque a tua verdade eu sei entender…

Mãe, lembra-te que mesmo lá longe eu estou Aqui…

Mãe, as verdades eu sei, e só nós as entendemos e recordamos…

Mãe, só nós podemos saborear aquilo que os outros querem estragar…

Mãe, espera, não tenhas pressa, já falta pouco para mostrar aos maus quem tu És…



Mãe, o céu sem fim revela-me o teu amor...
A vastidão do mar fala-me da tua bondade...
As altas montanhas reflectem o teu heroísmo...
A profundeza dos vales espelha a tua humildade...
A beleza das flores traduz o teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...
E silenciosa, serena, sorrindo,
continuas labutando no quotidiano da vida...
Um dia, o Acaso tornou-se VIDA
VIDA APENAS CONFIADA À TUA VIDA... CARNE DA TUA CARNE ...
E EU EXISTI... E EU EXISTO...

Obrigado, MÃE!!!
L.e F.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Já percebemos que existe uma inquietação, quiçá insegurança, cada vez maior para certos anónimos que de forma incoerente e ignóbil, tentam manchar alguns membros da família alargada da Princesa.

Com efeito, nem os 3 filhos que Aidida tem no Brasil, qual “vitória” para a defesa de Baltazar, conseguiram surtir o efeito tão aguardado – apagar as dificuldades de relacionamento do pai Baltazar em relação à filha, detalhadamente referidos e explicados pela Dra Ana Vasconcelos.

A Princesa continua a verbalizar de forma insistente a vontade de ser ela própria a transmitir, de viva voz, em presença, o que a preocupa e que ela tão bem sabe como se resolveria.

E perante os factos já confirmados em Tribunal e outros que se confirmarão em próximas audiências, em contraste com uma ausência de conflitos e/ou outros problemas no seu relacionamento com a mãe, é fácil de perceber o estado de alma da Princesa que pacientemente espera e desespera que quem de direito, pense só nela, deixando de parte flashes que só servem de ruído para não se ouvir o que se deve ouvir.

Lamentamos apenas o tempo que se perde a criar manobras de diversão que não levarão a nada, enquanto que se poderia estar a pensar efectivamente numa melhor solução de vida para a Princesa que respeitasse os seus superiores interesses.

Afinal quem continua a atrapalhar a vida da Princesa?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Em virtude de não ter vistos noticias acerca do que se passou ultimamente, gostaria de perguntar:

A D. Aidida alguma vez maltratou ou matou algum filho?
Se deixou filhos no Brasil e se porventura errou, então talvez ela tenha agora mais do que nunca o direito a ver crescer a sua filha!
E por ultimo o que é que isto acrescenta ou tira ao facto da menina estar mais equilibrado junto da mãe, ou se preferirem longe do pai!
Volto a bater no ceguinho, que se ouça Esmeralda e que se respeite a sua vontade, será que é pedir muito, e já agora deixem o passado e a D. Aidida em paz, pois quando nos batem à porta não perguntamos quem foste , mas sim quem és!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Catarina

Maria Petra disse...

Histórias com vida…

IMIGRANTES…

Uma pequena história que conheço e acompanho há já algum tempo, e que me apetece partilhar convosco.
Na minha rua como em muitas ruas das cidades do país há muitas lojas chamadas de “CHINESES” . E quem não as visita ou procura algo que é sempre um pouco mais barato. Mesmo nas grandes cidades só se torna impessoal, aquilo que a gente quer ou quando passamos pelas pessoas sem OLHAR PARA ELAS.
Há já pelo menos, quase três anos conheci uma jovem chinesa bonita e simpática que estava grávida, sorrindo à porta da sua loja. O tempo passou e um dia passei por lá e num carrinho de bebé, estava um menino lindo com um sorriso que nos entrava na alma.
Passei a olhar sempre para dentro da loja e se não o via ao colo da mãe espreitava para procurá-lo no carrinho. Aquela jovem fez sempre um esforço para falar o português e assim nos íamos entendendo. Foi no início e ainda com certo receio de até nem perceber, que perguntei “Como se chama ?” E a mãe respondeu-me no seu sorriso lindo “NUNO”!
A partir daquele momento começámos a falar em casa do Nuninho que parecia um anjo lindo que sorria para todos.
O Nuno foi crescendo e já estava todo direitinho e recordo-me da última vez que o vi: foi no Inverno passado e estava todo vestido parecia um “BOMBOM” como eu lhe chamava.
Passou algum tempo que não passei por lá, porque a vida não o permitiu, e comentámos que não mais ninguém tinha visto o Nuninho.
UM dia passei por lá e entrei mesmo para o procurar. Olhei a mãe e perguntei “ O Nuninho”? A jovem mãe começou a chorar e disse-me “Na China”… Tive de perguntar outra vez e até elevei a voz. “Foi para o China” ? e no nosso olhar que se cruzou vivi o desgosto e o sofrimento daquela mãe que chorando me disse, mesmo sem ser no português correcto .”Fui lá levá-lo e só daqui a dois anos posso ir buscá-lo” Não é lugar para ele estar aqui na loja e o meu" malido" é muito mau. Nem queria saber dele e eu tenho de estar sempre aqui o dia todo Até me batia e bate”.
Recordei então comentários de pessoas que dizem que os chineses abandonam os filhos, ou deixam-nos lá e vêem resolver a vida para o nosso ou outro país…
Será que aquela mãe e outras mães abandonam os filhos mesmo, ou são as circunstâncias da vida que permitem ou levam a que se tenham de separar. Estará o Nuninho e estarão dezenas de “Nuninhos” abandonados, ou foi a ânsia de o libertar de um mal presente que a levou a percorrer o Mundo e o deixar entregue a um familiar que cuide dele, e segundo ela o mantenha sem a violência do pai?
Muitas serão as histórias que conhecemos, mas no futuro, que depois será o presente de hoje e o passado amanhã, a história far-se-á, e só a vida real, nos poderá mostrar o que levou esta mãe a viver a sua ausência, na esperança de um retorno, que pode ou não acontecer. Mas diante da adversidade do momento presente, Esta mãe prefere senti-lo em SEGURANÇA…a que chama Liberdade!
E quem de nós será capaz de julgar? Julgar o passado adiantar o futuro, e Ignorar o Presente??? É agora que ELA não o quer ver sofrer!!!!
E sonha no dia em que o verá correr para ela como se fosse hoje…
Mistérios de Vida que me comovem e de onde faço a ligação estreita com Aidida, a sua filha e porventura seus filhos que ela sonhará melhores ASSIM…
Que temos nós com esse passado que não nos pertence?
De certo Esmeralda é confidente da sua MÃE, e saberá melhor o que terá sido e será Melhor!!!
(Não julguemos para não sermos julgados)

Maria Petra

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Retirámos algumas passagens dum comentário dum anónimo muito nervoso que serão úteis para se entender porque está a Princesa descontente com a vida que vai tendo.

1) "Seria óptomo que ai ouibir-se Esmeralda" - seria óptimo sim. Talvez duma vezpor todas Baltazar entenda o que há muito lhe tentam dizer e que é tão simples de entender.

2) "também se pudessem ouvir os filhos abandonados lá pelo Brasil" - abandonados?

3) "Para vós que sempre negastes ter Aidida filhos no Brasil" - O Por Esmeralda negou?

4) "Também é menmtira que Esmeralda dorme no chão em casa do amante de aidida?" - Dorme no chão? em casa do marido de Aidida?

5) "E onde trabalha esta donzela, para agora ter posses para sustentar a filha?" - Aidida trabalha onde encontrou trabalho e disso já o Tribunal foi notificado.

6) "Chegará o rasca subsidio de desemprego que o amante recebe para dar uma vida, ainda que simples, mas condigna a Esmewralda" - Se recebe subsídio de desemprego será parecido com o que defendem para Baltazar por ser pobre.

7) " ... que tinha um bom relacionamento com a mãe e que achava que devia viver com ela, aliás o que praticamente todas as psicólogas defendem" - afinal, opinião unânime.

8) "não sei o que têm contra os Pais" - nada, quando são capazes de deixar os filhos amarem livremente.

9) "Acham que uma criança que é a melhor da escola, tem uma vida complicada e sem amor em casa do Pai" - Tem amor, mas não é livre de amar quem o pai odeia. E disso ela não devia ser achada nem prejudicada,

10) "Ela chega é destroçada, violentada, drogada, seviciada, a casa do Pai nos fins de semana que passa com aquela gentalha rasca" - Ora aí está o ódio no seu melhor. É disto que se fala com a Princesa lá pela Sertã ?

11) "Ninguém tem medo" - pois não é o que parece. Quando não se tem medo não se necessita atacar indiscriminadamente tudo à sua volta.

12) "Por mais que tentem não vão desestabilizar a criança. Ela vai querer ser livre e não exportada para o Brasil ou para o ALgarve, possivelmente VENDIDA a algum barão da pe..." - Seria mais convincente Baltazar se olhasse para o que tem dentro de casa e não andar a perder tempo e fazer perder a terceiros. A Princesa ganharia muito se o pai tivesse mais tempo para cuidar dela em vez de andar a fazer vida de tribunais.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Citando-vos: "A Princesa ganharia muito se o pai tivesse mais tempo para cuidar dela em vez de andar a fazer vida de tribunais."
Totalmente de acordo!!!
Mas, esperem lá, não foi Aidida que moveu este processo e fez Baltazar perder o seu precioso tempo e dinheiro em tribunais??
Realmente a sra Aidida não pensa em Esmeralda, olhem o tempo perdido em viagens e audiências em tribunal, já para não falar nos honorários em advogados. Pobre Baltazar, nem consegie "amealhar" para o futuro de Esmeralda.~
Vá lá cara direcção, pelo menos sejam coerentes nas afirmações proferidas. Em que ficamos? É Baltazar que perde tempo em tribunal ou será Aidda que o faz perder tempo?
Irra que nem vocês se entendem...

Anónimo disse...

Aqueles que apoiam Esmeralda junto do pai, não precisam de "inventar", imaginar, fazer previsões ou futurologia. As provas apresentam-se tal como são: a realidade. Enquanto vocês esperam que os tribunais ignorem o passado de Aidida (deveras inconveniente para os vossos intentos) tentam manobras de distracção, tentando fazer-nos crer numa "bondosa" e afectuosa "mãe".

Qurem lá saber dos 3 filhos de Aidida lá no Brasil, país bem mais quentinho que o nosso. O que importa mesmo, contra tudo e todos, é Esmeralda voltar a ser a "Ana Filipa" dos Gomes, certo?

Grande consciência a vossa... Supreendem cada vez mais pela total ausência da mesma. Enganem lá o "povinho" com falas mansas e supostas vontades de Esmeralda.
A propósito, a agência Lusa, publicou uma noticia que dava conta dessas vontades de Esmeralda. Ora a menina, junto de Aidida (recuso-me a chamar-lhe mãe) e dos Gomes, afirma querer ser Ana Filipa e ficar com Aidida, isto comprovado pela "integrississima" sra dra Ana Vasconcelos. Ora, na presença da técnica (que a acompanha desde sempre em casa do pai) quer ser a menina do papa, Esmeralda! Está-se mesmo a ver a Esmeralda em plena manipulação dos adultos, protegendo-se como pode! Deixem lá a menina sossegada com o pai e acabem com este inferno de vida dupla a que sujeitam a criança. E dizem defender o superior interesse de Esmeralda!!! Tristes!

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16:32)


Quer contar com o Por Esmeralda quantos processos o Sr Baltazar tem no presente?

Sabe quantos se referem à filha?

O caro anónimo devia exibir mais coerência no julgamento antecipado que faz.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16:43)

O Por Esmeralda pede-lhe calma que quanto ao pedido de guarda da Princesa pela mãe, a procissão ainda só vai no adro.

Quando se chegar à porta da igreja ...

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Os enxertos de um anónimo publicados pelo PorEsmeralda revelam o que de pior pode existir no ser humano.
É com pessoas assim que os Tribunais permitem que seja criada e educada uma criança que a Justiça tem o dever de proteger???
É tão ridículo o chorrilho de considerações que até custa a crer virem de qualquer ser humano minimamente equilibrado.
Pois não continuam a chamar "gente rasca" e coisas horríveis a quem criou esta menina???Como é possível então que dessa criação tenha saído uma criança encantadora, inteligente, bem educada, forte ???
É tanto o veneno que inunda estas almas, que até mete dó .
Pobre criança rodeada de tanto ódio e tanta falta de senso e educação !
Quanto aos filhos de d. Aidida , como alguém disse, a vida leva-nos por caminhos a que tantas vezes somos obrigados, que ninguém tem o direito de julgar. Assim como esta mãe preferiu entregar a filha a quem dela cuidasse com todo o desvelo e condições que ela não tinha, também muitos outros casos parecidos se conhecem .E mais vale uma atitude destas do que egoisticamente quererem reter os filhos porque são "seus" mesmo que lhes proporcionem vidas desgraçadas .
Abdicar também pode ser um acto de Amor.
Conheço alguns casos destes e os filhos ficaram eternamente gratos aos pais naturais por essa abdicação pois assim lhes permitiram ter uma educação esmerada, um lar cheio de afecto e um futuro risonho.
Por isso, não julguemos.
Para quem é crente, existe na Bíblia o caso de Maria Madalena .
Um caso extremo e todos sabemos como acabou. Se após uma vida de vicissitudes até ela se tornou santa!
No caso de Esmeralda, a ânsia de procurarem no passado tudo o que possa prejudicar esta mãe, apenas denota, da parte de quem assim procede, uma baixeza de carácter e uma perversão de sentimentos. Afinal, que influência terá isso na vida presente e futura de Esmeralda?
Não tem a d. Aidida demonstrado ser uma pessoa impecável neste processo, reconhecendo inteligentemente o que é melhor para a filha e facilitando o caminho para a harmonia e o equilíbrio entre todos?
Não tem Esmeralda uma óptima relação com a mãe? Quem tenta destruir esta relação a quem prejudica? Logicamente, à criança.

Alguém com dois dedos de testa e o mínimo de formação moral é capaz de acreditar em coisas deste género?:

"Ela chega é destroçada, violentada, drogada, seviciada, a casa do Pai nos fins de semana que passa com aquela gentalha rasca"

Sem comentários.

Pobre criança rodeada de seres com sentimentos tão execráveis!!!
Mas este pai permite que as pessoas que dizem apoiá-lo o façam de modo tão baixo?
Um dia, ainda a filha lhe poderá vir a pedir contas...

Anónimo disse...

Tristes não sei se ser triste será
um dom ou um insulto,mas pelo comentário é mesmo um insulto e esse
insulto deve-se ao facto de que pessoas que defendem a saúde mental
de Esmeralda com palavras que com muita educação vos transmitem factos
com muita verdade vos revolta e deixa vos nervosos, não compreender
que esta menina com quase oito anos
não pode apagar da sua memoria o seu passado,estes anónimos
julgam que estamos nos tempos em
que se dizia eu quero posso e mando
pois enganem-se hoje felizmente as
crianças tem direitos e esses direitos devem ser respeitados

COMO DIZ O POR ESMERALDA A PROCIÇÃO AINDA VAI NO ADRO QUANDO
CHEGAR Á IGREJA

Rosa Maria disse...

Não concordo de todo com o Sr.anónimo/a das 17,18 quando diz conhecer casos idênticos ao da D. Aidida e sabe porquê Sr. anonimo/a?
Porque o meu pai faleceu quando eu tinha apenas 3 meses de vida, e quer saber mais ainda? a minha SANTA MÃE tinha apenas 35 anos de idade e 9 filhos para criar! Leu direitinho nove filhos com idades comprêndidas entre os 11 anos, que era o meu irmão mais velho e eu que tinha 3 mesinhos de vida! A MINHA SANTA MÃE que Deus tem trabalhava noite e dia para nos poder criar, ainda me lembro perfeitamente como se fosse hoje, quando eu já tinha uns 6 ou 7 aninhos e por vezes a minha SANTA MÃE chegava a nâo tirar a roupa que trazia vestida porque não se podia dar ao luxo de se deitar uma ou duas horas por noite, no entanto não abdicou de nenhum dos seus nove rebentos que tão precocemente o meu pai lhe tinha deixado, fruto de um grande amor que tinham vivido mesmo tendo sido tão curto o tempo que viveram em comum. Houve no entanto um Sr. de muitas posses que lhe tinha proposto que lhe desse dois dos seus filhos, um deles seria eu própria, com promessas de um futuro melhor, mas sabe qual foi a resposta da MINHA SANTA MÃE? que nunca mais tivesse a ousadia de lhe propor tal coisa, porque onde ela estivesse estariam sempre os filhos que Deus lhe tinha dado, se Deus lhe tina concebido esse Dom, foi porque Ele achou que ela merecia essa Benção! Mais tarde ela me disse se eu lhe perdoava o facto de me ter empedido de eu ter uma vida melhor! Eu não hesitei na resposta 1 minuto sequer que fosse!! O que eu não lhe perdoaria seria se ela me tivesse impedido de eu ter sido criada e educada por ela, que tão bem soube tratar e educar os seus rebentos, e não impediu que estivesse-mos sempre juntos apoiando-nos uns aos outros nas horas boas e menos boas que vivemos ao longo da nossa vida! obrigada QUERIDA MÃEZINHA, por nunca nos teres abandonado!

À noite eu olho para o Céu,
Vejo uma estrelinha a brilhar;
Eu sei que és tu MINHA MÃE,
Que por mim estás a velar!

Boa noite!

Boa sorte para a ESMERALDA!

Rosa Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Rosa Maria,

O Por Esmeralda volta a publicar o seu comentário, revelador de um passado humilde, mas glorioso, que a deixou como filha, orgulhosa dos valores que por certo lhe foram transmitidos.

Assim, mais uma vez, expressamos-lhe os nossos sinceros parabéns pelos factos que relata.

Mas cara Rosa Maria,

- Concorda que se atirem pedras a D. Aidida, mãe de Esmeralda?

- Sabe exactamente como foi a vida dela?

- Conhece os detalhes que servem de base às meias notícias que têm sido transmitidas?

Cara Rosa Maria, se a sua querida mãe conseguiu, Aidida não conseguiu.

E por isso já tem que se sujeitar às infâmias de que tem sido alvo?

Que grande pecado é esse de que se acusa Aidida de ter procurado melhor vida para a filha?

Tendo um passado como o que refere, acredita mesmo que Aidida abandonou a filha?

O Por Esmeralda junta-se à cara Rosa Maria desejando Boa sorte para a ESMERALDA!

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo A.L.A.

O Por Esmeralda não encontra motivos para publicar o seu comentário, até porque, como refere, encontrará outros sítios na Internet para o fazer.

É bom saber que existem outros locais da Web onde é possível publicar textos muito porcos e nojentos, claramente a pensar em crianças, entre as quais a Princesa.

Esses textos que enlameiam até a suposição da sua autoria, que não desvendaremos, são a prova do efeito que a falta de carácter podem prejudicar a Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Não gosto de personalizar as coisas e muito menos de falar em situações que só a mim dizem respeito, mas hoje ouvi na rádio a canção de Fanhais vemos ouvimos e lemos não podemos ignorar e resolvi dizer que eu própria não fui criada com os meus pais que em virtude de terem passado fome pese embora o facto de trabalharem no campo de sol a sol preferiram que eu fosse criada com outras pessoas que me proporcionaram uma vida com afecto e com a possibilidade de estudar e tirar um curso o que determinou a minha vida no futuro, não fazendo eu parte de tantas crianças que vivem abaixo do limiar da pobreza. sempre amei uns e outros pais a minha mãe biológica foi a ultima a morrer e eu não imagino porque não existiu nem existirá amar maior do que ela me tinha, ter "abdicado de mim" foi uma prova de amor tão grande que hoje que sou mãe e tenho uma vida que me permite dar uma boa educação há minha filha, falo sempre no exemplo da minha mãe e quero que a minha filha saiba que o amor tem várias vertentes e que ao que se chama muitas vezes amor mais não é do que egoísmo, por isso a mesma história lida por 2 pessoas tem interpretações diferentes.
Apoio incondicionalmente D. Aidida tão sómente porque defendo o bem estar da menina e a sua felicidade e porque confio que a D. Aidida vai respeitar o sentir da princesa e não vai afastá-la de quem tanto amor lhe tem e para quem eu mando um abraço especial: Luis e Lina
Catarina

Rute disse...

Uma coisa ficou provado em tribunal, esta Santa Mãezinha é uma grande mentirosa. Em todas as entrevistas dadas e em tribunal esta mulher sempre negou a existência de outros filhos. Esmeralda era filha unica. Mas haviam outros...
Como é que é? Vamos continuar a santificar uma mentirosa?
Como se pode acreditar numa pessoa que mente acerca de algo tão sublime como é a maternidade?
A biblia diz que o pai da mentira é o diabo e que todos os que mentem são filhos do diabo.
Como as pessoas deste blog são muito religiosas gostaria de dizer que Deus odeia a mentira e quem quer fazer a sua vontade não mente, nem apoia os mentirosos.
Como diz a biblia cada um colhe o que semeia...e todos teremos que prestar contas ao Juiz Supremo.

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

O Por Esmeralda realça do seu comentário as seguintes considerações:

1) “vemos ouvimos e lemos não podemos ignorar” – Nem devemos.

2) “… porque não existiu nem existirá amor maior do que ela me tinha, ter "abdicado de mim" foi uma prova de amor tão grande” – Todos têm direito a amar, livremente, neste caso quem gerou e quem criou, muito, às duas, diferente, às duas.

3) “ao que se chama muitas vezes amor mais não é do que egoísmo, por isso a mesma história lida por 2 pessoas tem interpretações diferentes” – Não se deve desdenhar dum amor apregoado. Todos têm direito a amar livremente, ainda que cada um à sua maneira.

Também o Por Esmeralda respeita incondicionalmente D. Aidida. Mesmo que por hipótese, a vida a venha julgar por actos contra seus ou terceiros, ela continuará a amar a Princesa e nesta altura, principalmente, respeitará os seus sentimentos.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (9:49),

1) Será que a falada existência de outros três filhos será relevante para o processo em discussão? Será mesmo como se grita por aí?

2) A Bíblia diz muitas coisas e de certeza que não diz que um pai deve ignorar a existência dum filho por dois anos. Imaginemos que a mãe a abandonava, ou morria.

3) Como o caro anónimo bem diz, todos teremos que prestar contas ao Juiz Supremo. Uns vão pagando, lutando todos os dias da sua vida. Umas vezes a vida corre-lhes melhor, outras piores. Outros, preferem ignorar actos praticados, como neste caso rejeitar a existência dum filho por dois anos, e não conseguindo enfrentar tal acto, até o justificam …

Por Esmeralda

Anónimo disse...

ESTAMOS A REVIVER O NOSSO PASSADO
Em defesa duma menina que não merecia
passar por este conflito se o Pai não
a tive-se renegado quando devia de apoiar, eu em criança gostava muito
de tirar um curso mas os meus Pais
não me deixaram, tive uma tia que
queria ajudar, mas era impossível
porque eu era a mais velha e tinha
que ajudar nas tarefas de casa
como isto me magoou,fui sempre uma
criança revoltada e nunca fui feliz
até que Deus me pôs no meu caminho
de vida um casamento com muita
felicidade e nasceu dois filhos
que hoje são o meu orgulho,que tiveram aquilo que ainda hoje me
fez ser infeliz,quantas vezes eu
dizia aos meus Pais que antes queria
ter ido para uma instituição que
lá deixavam-me estudar, vivi sempre
com esta revolta,por isto eu me
revolto contra o igoismo das
pessoas que não sabem fazer felizes
as crianças que eu tanto gosto
É POR ESTES EXEMPLOS DE VIDA
QUE MUITO ADMIRO O CASAL GOMES
Da.Aidida está a lutar pela felicidade de sua filha ao qual
lhe dou todo o meu apoio.
Maria

Rute disse...

Caro poresmeralda

Não acha relevante a exisência de outros três filhos, mas concerteza achará relevante (e o tribunal também) se esses três filhos foram ignorados por uma mâe(que tem a certeza que o é) muito mais do que dois anos.
Essa senhora diz que tem condições económicas para criar Esmeralda, então também tem condições económicas para visitar os filhos no Brasil ou até pagar as viagens para esses filhos passarem as férias com a mãe. Mesmo que os filhos sejam maiores de idade(actualmente), ninguém é mãe só por 18 anos ou 21 anos.A maternidade é um dom dado por Deus e é intemporal. Será que o instinto maternal de Aidida só foi despertado pela filha que "entregou" aos gomes? Estranho...

Já agora gostaria de saber porque não publicam comentários que não são ofensivos nem caluniadores, como o meu comentário anterior.

Por Esmeralda disse...

Cara Rute,

Por lapso nosso o comentário identificado com autor Rute foi respondido pelo Por Esmeralda dirigido a um anónimo. Pelo sucedido pedimos desculpa.

Quanto ao seu comentário enviado às 12:56, não é correcta a sua constatação de que para o Por Esmeralda não seja relevante a exisência de outros três filhos. No entanto, o que por aí se vai falando da existência desses três irmãos da Princesa, são apenas meias verdades que a seu tempo, caso se julgue necessário, O Tribunal se reservará o direito de complementar, ou não.

E Aidida, "essa senhora", como refere irònicamente, já prestou todas as informações necessárias às entidades reguladoras, pelo que lhe foi permitido intentar o pedido de guarda da filha.

Diz também que "a maternidade é um dom dado por Deus e é intemporal. Será que o instinto maternal de Aidida só foi despertado pela filha que "entregou" aos gomes? Estranho..." - cara Rute, não há mulheres iguais, todas as mães são diferentes.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Sou o anónimo citado deste modo por esta senhora:

" Rosa Maria disse...

Não concordo de todo com o Sr.anónimo/a das 17,18 quando diz conhecer casos idênticos ao da D. Aidida e sabe porquê Sr. anonimo/a?"

A questão não se põe em concordar ou discordar.
Trata-se de CASOS REAIS !
O que eu referi é que CONHEÇO CASOS DE CRIANÇAS QUE FORAM CRIADAS POR TERCEIROS POR A FAMÍLIA NATURAL NÃO TER CONDIÇÕES E QUE SÃO ADULTOS FELICÍSSIMOS E AGRADECIDOS AOS SEUS PAIS BIOLÓGICOS...COM QUEM SEMPRE CONVIVERAM ...MAS NÃO VIVERAM NO QUOTIDIANO.

Isso de se concordar ou deixar de concordar é uma questão de pontos de vista. E cada caso é um caso.
Lá porque a senhora teve uma vida diferente não quer dizer que a opção dos seus progenitores tenha sido melhor ou pior do que a daqueles.
O que interessa é a FELICIDADE E O DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DO SER HUMANO. O que muitas vezes passa por situações e tipos de vida diversos dos nossos.
E cada um é que sabe os problemas que tem na vida e a forma como consegue ou não ultrapassá-los.

Eu fui criado pelos meus pais naturais e estou-lhes grato pelo que fizeram por mim, mas não me choca pensar que, se a vida lhes fosse madrasta, eu pudesse ter outras pessoas que, com muito afecto, fossem uns segundos pais e com eles partilhasse o quotidiano da vida.

Como nos casos que conheço, que bonito é ter uma família alargada onde todos se dão bem e o amor é repartido por todos !
É isto que certamente seria o mais sensato e daria mais felicidade à menina de quem se fala : Esmeralda!

Mas , infelizmente, ao insistirem nos ódios de estimação e na busca de tudo quanto possa denegrir a mãe desta criança ( com quem pelos vistos ela já tem uma boa relação), e pretenderem excluir da vida desta criança quem foram os seus pais de mais de 6 anos, apenas estarão a contribuir para o seu desequilíbrio emocional e a sua infelicidade.
Afinal...parece que o que menos interessa para quem pensa assim, é a vida desta criança .
Lamentável!

Rute disse...

Caro poresmeralda

Seria muito interessante ouvir os três filhos de Aidida e respectivos pais em tribunal.
Uma vez que essa mãe extremosa tem muitas condições económicas, porque não mata dois coelho com uma cajadada e manda vir os filhos e respectivos pais para testemunharem a seu favor e ainda aproveitar para matar saudades dos seus queridos rebentos. Se o problema for dinheiro façam um espectáculo de solidariedade a favor dos filhos Brasileiros de Aidida.

Há quantos anos não vê os filhos?Que idade tinham quando deixou o Brasil?
Quanto dinheiro enviava ao longo destes anos todos para ajudar nas despesas básicas dos filhos?
Que pensam os filhos de Aidida da mãe?
Viviam realmente com os respectivos pais (parece que não são todos filhos do mesmo pai) ou foram criados por algum "casal"?

Estas são perguntas que muitos Portugueses que seguiram a novela "Caso Esmeralda" gostariam de ver respondidas. Tenho a certeza que mesmo aqueles que defendiam que Esmeralda devia ficar com os gomes(não é o meu caso)ficaram balançados com esta revelação e gostariam de saber mais.

Ana Vasconcelos a tal da "guarda partilhada" sabia da existência desses três filhos? E os gomes? E o militar/psicologo Villas Boas? E Maria Barroso/Manuela Eanes? E o Instituto de Apoio á Criança e o tal Colégio da Psiquiatria? E as tais senhoras que escreveram livros sobre o "caso" e contaram a versão da Aidida(muitas versões...) como verdadeira?

Até dia 08/01/2010 Esmeralda era a única filha de Aidida. Aidida jurava que não tinha mais filhos em todas as entrevistas que deu e em tribunal.

E agora?

Anónimo disse...

A D. Rute deverá ter mais cuidado ao fazer juízos de valor sobre o que de certo não conhece, para além de que o bom senso e a boa formação cívica e moral não são património de qualquer religião ou politica. Mas confesso que em nome de Deus ao longo da história de cometeram as maiores atrocidades.
Há agora também quem em nome do amor a uma criança esteja disposto a cometer uma enorme, enormíssima atrocidade, separá-la de um mundo de vivências onde ela foi feliz e gozou daquilo que parece agora um privilégio: ser criança.
A propósito o diabo é o pai da mentira e da calúnia quem é o pai e a mãe? infelizmente muitos dos que se dizem apoiantes desta causa que visa, não ter certezas, não julgar, mas sim reflectir e sonhar com a felicidade desta criança, que bem o merece como aliás o merecem todas as crianças.
Talvez se a D. Rute fizesse um exame de consciência veria que não tem sido muito feliz em certos comentários que faz por isso antes de atirar pedras veja se lhe caem em cima do telhado.
Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Rute,

Como diz, efectivamente “Seria muito interessante ouvir os três filhos de Aidida e respectivos pais em tribunal”.

O Por Esmeralda lança aqui, em primeira mão, um pedido de ajuda monetária para tal empresa. Quer-nos informar de quanto será a sua contribuição?

Diz também, “Uma vez que essa mãe extremosa tem muitas condições económicas”, mas essa é uma informação que não dispomos. Apenas temos conhecimento que as entidades reguladoras e fiscalizadoras deram o parecer favorável para que D. Aidida pedisse a guarda da Princesa.

Passa depois por uma breve divagação, como que a fechar os olhos e a auto-mutilar-se nas suas ideias e seus sentimentos, que por não termos por aqui ninguém com conhecimentos de psiquiatria, não podemos comentar.

A seguir coloca várias questões que poderiam ser colocadas de outra forma, consoante os objectivos que nos propomos, a pensar apenas na Princesa, como a seguir:

- Há quantos anos a mãe da Princesa não vê os filhos?

- Que idade tinham os irmãos da Princesa quando deixou o Brasil?

- Quanto dinheiro enviava a mãe da Princesa ao longo destes anos todos para ajudar nas despesas básicas dos filhos?

- Que pensam os irmãos da Princesa da mãe?

- Os irmãos da Princesa viviam realmente com os respectivos pais ou foram criados por algum casal?

Cara Rute, as respostas a estas perguntas seriam dadas com todo o gosto, não fosse o motivo da nossa intervenção na WEB não ser comentar uma pseudo-novela.

Com efeito, vamos escrevendo umas coisinhas. Vamos comentando outras. Vamos também respondendo de vez em quando. No entanto, jamais aspiraríamos a escrever um argumento para uma novela ou um livro para um argumentista se basear.

Terminando, não tenha tantas certezas sobre a forma de pensar “como aqueles que defendiam que Esmeralda devia ficar com os Gomes”, que não é o seu caso, que não estão nada balançados com tal revelação.

“Esses”, só estão a pensar nos superiores interesses da Princesa.

E agora? Foi esclarecida?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Amigos de POR ESMERALDA
E preciso estofo para aguentar essa gente.
Vamos ao que vim: A nossa Princesa, tal como muitas crianças do centro e norte do país não teve aulas na passada segunda-feira devido ao mau tempo. Nessa manhã ela fartou-se de brincar na rua com a neve e com o gelo ao redor da casa. Será que os adultos responsáveis por ela não achavam que estava muito frio, muita chuva e muito vento para a menina andar toda a manhã na rua? Será que ela não apanhou um valente resfriado? Quem estava a tomar conta dela? ~

Uma amiga

Anónimo disse...

Gostaria de questionar a D. Catarina no que considero ser uma questão pertinente, quando afirma á comentadora Rute o seguinte: ...deverá ter mais cuidado ao fazer juízos de valor sobre o que de certo não conhece, para além de que o bom senso e a boa formação cívica e moral não são património de qualquer religião ou politica...
a mesma questão não lhe pode ser colocada a si e a outros comentadores deste blogue que tão prontamente julgaram e condenaram Baltazar?
Afinal, não podemos estar na vida usando 2 pesos e 2 medidas conforme o caso nos agrada ou não.
Se por um lado a atitude de Aidida, no vosso entender é justificável, a de uma mãe que em dificuldades dá a filha a um casal de desconhecidos através de uma intermediária. A dos Gomes que a recebem á margem da lei e quando confrontados com um pai, fogem com a criança da justiça e das suas decisões. Tudo isto vos parece normal, aceitável.
Mas quando surge um pai, que apesar de não ter prestado assistência á mãe e criança, porque efectivamnete precisou de confirmar esta paternidade, luta 7 longos anos, num sistema judicial de compadrios, logo estão dispostos a conedena-lo eternamente. Afinal que conceito de justiça, de "religião" e até de moralidade é a vossa? Será Aidida mais humana no sentido de errar e perdoar, do que Baltazar? Porque podem perdoar Aiddida e os Gomes pelos seus deslizes e não Baltazar? Não merece este pai uma hipótese de ser pai de Esemralda sem atropelos e destabilizações constantes?
A vossa huamnidade supreende muita gente...
Mesmo alguns de nós que consideravamos o afastamento de Esmeralda aos Gomes como angustiante, reconhecemos agora a importância desse. Em nome do bem estar de uma pequena menina chamada Esmeralda, não Ana Filipa ou Princesa.

Anónimo disse...

É realmente uma pena que este blogue não seja um espaço de debate e coerência. Numa sociedade liberal e de liberdade de expressão é natural que os seres humanos de opinem de forma diferente. A vivência de cada um torna-o único.
O facto de muitos dos comentadores que por aqui passam não verem as suas opiniões publicadas, ainda que nada ofensivo ou irrealista transmitem, vêem as suas opiniões vedadas por um sistema de censura.
Todos temos um ponto em comum: Esmeralda. Mas nem todos estamos somente concentrados nesta menina. Uns, por um lado defendem Baltazar, o seu direito á verdade, a legalidade e a moralidade.
Outros defendem AiDida, a sua atitude perante as dificuldades.
Outros defendem os Gomes, a sua capacidade de passar por cima de tudo que torna esta sociedade um espaço para todos, com leis e regras para todos, em nome do amor por uma criança.
Cada um de nós toma partido, mas conscientemente todos sabemos que para Esmeralda não há retorno. O passado não se apaga, não se esquece, tira-se o melhor possivel dele.
Não assentemos a vida desta menina num falso pressuposto, numa falsa realidade e até num falso nome. Dêem a Esmeralda a hipótese de ser feliz junto do pai. Assim decidiu a justiça, a legalidade e a moralidade. Baltazar não é um criminoso, não deveria ser tratado como tal. Baltazar não deu a filha e não a acolheu ilegalmente. Pensem nisto.
Esmeralda, quando for mais crescida, certamente entenderá esta história, entenderá o teste que provou a paternidade de Baltazar, entenderá os 7 anos em que foi afastado do pai. Será que entenderá orque continuaram a tentar afasta-la do pai?
Aos Gomes um apelo, deixem Esmeralda sert feliz, saibam vocês abdicar em nome da superior interesse da criança, da legalidade, da moralidade.
A Aidida que descobriu o amor de mãe por Esmeralda, porque a pretende voltar a dar?
Por favor, deixem Esmeralda com o pai sossegadamente, tranquilamente e aproveitem o que a justiça vos deu: a oportunidade de continuar na vida desta pequena menina.

Anónimo disse...

Sei que não é a atitude certa mas confesso que tantas vezes desejei que o casal Gomes pudesse ter levado a menina para longe onde a pudessem criar com amor sem terem de se sujeitar a tanta maldade.
Penso que se alguma coisa se pode depreender da direcção deste blogue é tolerância.
A catarina disse bem, bom senso não é património de nenhuma religião ou partido politico tal como a verdade não é pertença exclusiva de ninguém
Rita

Anónimo disse...

Devemos perdoar, sim! mas a quem tenha a humildade de querer ser perdoado. De todo não é o caso de Baltazar!!!!!!!!!!!!!
Catarina

Anónimo disse...

Eu estou parva com os comentários de
pessoas ditas apoiantes de Baltazar
será que não foi ele que iniciou este
drama em que a MENINA está inocentemente numa guerra de adultos?
Esta menina é que está em risco de ser uma criança revoltada como diz o
comentário de Maria,valeria muito
mais pensar no bem que se deve fazer
para que esta criança pudesse ser feliz, sem rancores e ódio que Baltazar sente pela Mãe biológica e Casal Gomes,ao que eu tenho lido neste blogue há direito de resposta
que nem sequer deviam ter,ainda bem
que este caso está em tribunal
porque pessoas com ideias de rotura
que a menina devia ter com o seu
passado nunca pode saber dar a educação a que menina estava habituada, isto dói muito a pessoas
com coração
Que Ana Filipa Esmeralda Princesa
tenha a maior alegria de ver os
seus desejos realizados pelo tribunal.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Um anónimo que se assinou “Uma amiga” deixou aqui um comentário sobre uma manhã de brincadeira na neve, manifestando contudo alguma preocupação pelo facto da Princesa poder apanhar um resfriado em consequência disso.

Logo de seguida, outros anónimos muito nervosos, deixaram nos seus comentários relativos a esse assunto – brincadeiras na neve – muita contestação, como a seguir:

1) “Qual a criança que não gosta de bricar com a neve e fazer bonecos. Vamos criticar e retirar todos os filhos, daquelas pessoas que vão para as montanhas, para a neve. É que lá há muito frio e podem apanhar-se resfriados.” (Anónimo 17:12) – O Por Esmeralda também pensa que todas as crianças gostam de brincar com a neve e fazer bonecos, desde que devidamente agazalhados para o efeito tal como se vê, por exemplo, nas reportagens que têm passado na televisão.

2) “tenho saudades de brincar livremente na neve (passei a infância na frança com os meus imigrantes pais biológicos). Que inveja tenho das crianças da Sertã...” (Rute) – Mas devidamente agazalhada e bem protegida contra o frio, por certo.

3) “Porque motivo uma criança não pode bricar na neve? Se fosse em casa da mãezinha ou dos Gomes já podia! e tinha sido tudo muito bonito as brincadeiras na neve, não é verdade?” (Anonimo 18:02) – As brincadeiras da neve são muito apreciadas por todas as crianças, mas os pais devem tomar os cuidados necessários de as vestir convenientemente para esse propósito.

4) “Mas que grande crime que foi cometido, por ESMERALDA andar a brincar na neve!!” (Carolina) – Crime não foi, mas grande falta de cuidado por quem a estava a cuidar foi de certeza.

5) “onde está o problema de a menina ter andado a brincar na neve? Eu concerteza que, se na zona onde vivo tivesse essa oportunidade o teria feito, mesmo sendo eu já velha!” (Carolina) – Sobretudo com os idosos e as crianças, os cuidados a tomar devem ser reforçados, o que não aconteceu.

Caros amigos e amigas, como já puderam perceber, a Princesa, na última segunda-feira não teve aulas porque a escola que frequenta, como muitas outras pelo país fora, pediram aos pais para deixar os filhos ficar em casa, em virtude das condições do tempo serem demasiado adversas.

A Princesa teve pois oportunidade de desfrutar duma manhã de grande brincadeira maravilhosa. O que aqui estamos a apontar é o facto de os adultos cuidadores, na altura, não a terem protegido convenientemente de um possível resfriado.

A criança não estava preparada para o frio e vento que se fazia sentir essa manhã, tendo sido pois alvo de um acto de negligência, já informado.

Com as crianças nenhum cuidado pode ser descurado.

Não foi assim nunca em Torres Novas e também não é assim em Tomar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Para quem está muito incomodado por não publicarem os seus comentários de apoio ao sr. Baltazar acho que ainda não perceberam que por aqui a preocupação que eu vejo não é pro nem contra nenhum adulto .É sim, pelo que se considera melhor para esta menina. Aliás, constantemente reiterado por pessoas responsáveis na área da saúde e protecção de crianças.
Se se defende a srª Aidida é porque chega a ser infame a forma insultuosa como os "baltazarianos" a tratam ,esquecendo-se que ela é a mãe desta menina e esta decerto não gostará de ver a sua mãe tratada desse modo. Acresce ainda o facto de, seja o que for o passado dela ( o de Baltazar neste caso foi bem pior, porque abandonou uma mulher grávida) o que se verifica hoje, no presente, é que Aidida, ao contrário do pai, tem demonstrado ser muito melhor mãe, compreendendo a filha,conquistando o seu amor , fazendo pontes para a harmonia entre todos, pois todos são indispensáveis para a vida desta criança . Não excluindo quem a criou , como quer Baltazar, revelando-se assim um pai ignorante e pouco preocupado com os reais interesses da filha e da sua felicidade. Guiado por vinganças e ódios atiçados por quem o rodeia e "dirige".Mas destes, não é ela filha...ou ele não sentirá isso?
É Esmeralda que importa agora ,e não Baltazar, ou os Gomes, ou Aidida, ou outros filhos que haja .
Por isso, desviarem-se do essencial ( Esmeralda), não passa de simples manobras de diversão com que se gasta tempo precioso que é "roubado" à felicidade desta criança.
Isto é o que eu , simples cidadão, penso desde sempre, e nem esta última incursão ao tal passado de Aidida me faz balançar na minha convicção. Aliás, mais vem confirmá-la pois este facto só denota da parte de Baltazar e sua "corte" que para atingirem os seus fins são capazes de todos os meios, mesmo os mais sujos.
Pena esses fins não se resumirem a uma causa das mais belas que um ser humano pode abraçar : "apenas" a felicidade de uma inocente criança!

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18:16)

Os comentários que refere são impublicáveis, semelhantes aos comentários colocados em http://www.Peticao.com.pt/por-esmeralda. Por tal motivo, esses comentadores não apresentam opiniões, apenas acusações, enxovalhos e ameaças e portanto, z são ofensivos, motivo por que são eliminados.

O caro anónimo divide os comentadores deste Blog em três grupos:
1) Defensores de Baltazar, o seu direito á verdade, a legalidade e a moralidade. Mas direito à verdade, legalidade e moralidade é chamar a Aidida prostituta, a Luís Gomes “sem rins” e psicopata e chamar estéril e psicopata a Adelina?
2) Defensores de Aidida e a sua atitude perante as dificuldades. Neste grupo incluem-se os comentadores mais moderados que não apoiam, antes aceitam.
3) Defensores dos Gomes e a sua ... amor por uma criança. Aqui há-de convir que esta avaliação foi claramente dada pelo 1º grupo.

E como bem diz, “Cada um de nós toma partido”, mas o Por Esmeralda prefere dizer que cada um de nós entende os episódios que aconteceram na vida da Princesa desde que foi gerada, de modo diferente. E também o Por Esmeralda julga que para a Princesa, a sua vida estará marcada para sempre por tudo o que de bom e mau já viveu.

E quando diz “O passado ...dele.”, não acha que é isso que o Tribunal tem proporcionado, muito bem, à Princesa? Mas não aceitamos que julgue que a vida desta menina está assente num falso pressuposto, numa falsa realidade e até num falso nome porque os factos da vida da Princesa já foram e continuam a ser avaliados em Tribunal e por técnicos nomeados pela justiça e não apenas nomeou a Dra Ana Vasconcelos. E relativamente ao nome, já tudo foi bastante bem avaliado e concluído em tribunal. Esse foco de diferença já pertence ao passado.

Depois pede que se dê a Esmeralda a hipótese de ser feliz junto do pai. E o que se está a fazer que vá contra isso? Não lhe chamamos nomes, não lhe enviamos ameaças, não enlameamos o seu nome, em lado nenhum, com apelidos nojentos. Mas não aceitamos o rol de justificações apresentadas para apenas achar-se pai dois anos depois do acto que a gerou.

Diz que a justiça agiu com a legalidade e com a moralidade e o Por Esmeralda acha que o acto violento contra a Princesa, ocorrido nas traseiras do Tribunal de Torres Novas, foi a maior imoralidade da justiça portuguesa e em directo em todas as televisões.

E também o Por Esmeralda acha que Baltazar não é um criminoso. Por isso nunca o Por Esmeralda o apelidou de criminoso ou tratou como criminoso.

Quanto a Esmeralda, quando for mais crescida, ela entenderá como entender e ninguém, nem o tribunal, nem o pai, nem a mãe, poderão interferir no seu entendimento. Ela terá direito a livremente julgar o que deve julgar e aceitar o que deve aceitar.

Relativamente ao apelo que deixa aos Gomes para deixarem Esmeralda ser feliz e abdicarem em nome do superior interesse da criança, da legalidade, da moralidade, queira o caro anónimo tomar a devida nota que Luís Gomes e Adelina Lagarto jamais abandonarão a Princesa, a quem considerarão sempre sua muito querida filha e enquanto o Tribunal julgar, como tem julgado, serem essenciais para o desenvolvimento da Princesa, eles estarão lá sempre que forem chamados. Não podem tomar iniciativas. Não as tomarão. Mas estarão sempre presentes.

Diz ainda que Aidida descobriu o amor de mãe por Esmeralda, mas caro anónimo, também na contenda que Baltazar tem travado contra Luís Gomes e Adelina, ela soube ser o ponto intermédio e um porto seguro para a filha. E Aidida não pretende dar a filha mas não a proibirá de conviver com os pais que foram o referencial afectivo da vida da Princesa desde os três meses de idade até quase aos sete anos de idade.

O pai de Esmeralda tem todo o tempo para conhecer a filha com sossego e tranquilidade, bastando-lhe para tal dar prioridade à educação da filha, em vez de por exemplo andar a brincar aos tribunais.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Os vossos seguidores são cada vez mais, sempre os mesmos, e com tão pobres comentários! Qualquer dia só vos resta a Maria a dizer tontices e vós a responder tontices ainda maiores.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (00:45)

Os nossos amigos escrevem com a razão, com o coração e não usam "gritar". Sempre a pensar na felicidade da Princesa.

Mas por outro lado, desde a última audiência que todos os dias nos chegam comentários de pessoas muito nervosas que perdendo a razão ...

Realmente, somos mesmos diferentes.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Há pessoas que gostariam de poder entrar dentro dos nossos corações e das nossas mentes e alterar o que sentimos e o que dizemos, não gostam dos nossos comentários mas insistem em lê-los, porque não consultam outro blogue onde apesar de só serem meia dúzia, inventam nomes é que como o caro anónimo saberá, nós podemos inventar nomes, mas não fazemos porque não estamos em nenhuma campanha para angariar pessoas e a quantidade não interessa mas sim a qualidade;
Mas há gentinha que não tem horizontes para além do fim da rua e não percebe que há mundo para além do seu próprio umbigo.
Alguém disse aqui contra a estupidez até os deuses lutaram em vão, e eu subscrevo a frase!
Penso porém que certas pessoas querem é arranjar confusão para nos desviarmos do que realmente é importante, a felicidade da menina.
Desistam, nós não nos confudimos, estivemos estamos e estaremos incondicionalmente do lado desta criança e de todos os que mesmo não pensando como nós estam preocupados com a felicidade dela e com o seu futuro que podia ser bem diferente se não houvesse tanta sede de vingança e de sentimentos mesquinhos.
Ao poresmeralda o meu profundo respeito pela vossa postura, é que lidar com certa gente não é para todos e vocês têem sido um exemplo de boa educação.
Catarina

Anónimo disse...

Diferentes e bem mauzinhos por sinal. Os comentários sobre as brincadeiras de Esmeralda na neve, são do mais baixo nível que se pode imaginar.
Gente vil!

Anónimo disse...

O comentário das 00:45 não era para publicar, era só para vós.
Então com tantos interessantes que vos envio e não publicam, vão publicar esse para quê. Não tem qualquer interesse. Pelo amor de Deus, haja discernimento!
Já que fazem tamanha selecção, seleccionem bem!

Anónimo disse...

Calem-se com essa da princesa que isso já mete dó. É uma palavra já gasta e sem sentido nexte contexto.
Esmeralda só quer ser uma criança normal incerida na sua realidade.
Esmeralda como nome lhe basta.
Deixem-na ser Esmeralda filha de Aidida e Baltazar. Esse mundo é suficiente para ela.

Anónimo disse...

Então o blogue dos lobos em pele de cordeiro agora anda a mexericar sobre os agasalhos de Esmeralda!
É descer muito baixo, não é?
É muita maldade!
É nessas atitudes que se mostra a verdadeira intenção: denegrir Baltazar, mas fazê-lo sob o disfarce de apenas querer proteger Esmeralda.
Quem não vos conhecer que vos compre!
É por essas que vos continuo a chamar lobos em pele de cordeiro.
Este exemplo é perfeito para ilustrar a vossa verdadeira identidade.

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

Essas pessoas que refere, foram e continuam a ser totalmente censuradas, caladas, ignoradas, mas não pelo Por Esmeralda, desde que tenham cuidado com o que escrevem. É mais uma questão de forma que o conteúdo já se conhece.

Com efeito, a falta de capacidade para ver além do que se nos apresenta, dá lugar a sentimentos e costumes a que nunca nos habituámos. A vida pode ser um manancial de oportunidades, algumas difíceis de alcançar, mas se insistirmos em as ignorar, teimosamente, então nunca poderemos sair do ponto em que estamos.

Diz “Alguém disse aqui contra a estupidez até os deuses lutaram em vão, e eu subscrevo a frase!” e o Por Esmeralda acrescenta que a estupidez vem sempre associada à ignorância.

E como muito bem afirma:

- Sim, vamos continuar a reflectir no que é realmente importante para a Princesa.

- Sim, vamos continuar a pensar na felicidade da Princesa.

- Sim, sabemos e sentimos o que nos move. Por isso não nos confundimos nem nos desviaremos.

- Sim, estamos e estaremos incondicionalmente do lado da Princesa e de todos os que mesmo não pensando como nós estão preocupados com a felicidade dela e com o seu futuro.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Disse o anónimo das 9.33 e muito bem:
Os comentários sobre as brincadeiras de Esmeralda na neve, são do mais baixo nível que se pode imaginar, Gente vil!, mas essas carolina e rute são novas aqui no blogue, os comentários delas foram de facto vergonhosos e demonstram bem a sua má formação.
Provavelmente enganaram-se elas deviam era escrever noutro sítio para não destoarem.
Catarina

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (10:05)

É assustadora a sua incapacidade de imaginar a felicidade de uma criança.

É arrepiante a sua secura de afecto.

É impossível imaginá-lo a dar mimos a uma criança.

É impensável pensá-lo a brincar com uma criança.

E realmente dá dó saber que há pessoas que não são capazes de inventar Princesas para uma criança que até gosta que a chamem de Princesa, como nas suas brincadeiras.

Sobretudo para a Esmeralda, apenas a pensar na felicidade de Esmeralda, a utilização do nome Princesa para nos referirmos a ela consiste num gesto de carinho, respeito e alegria.

Esmeralda é uma criança normal e felizmente portadora de valores que lhe foram incutidos, muito sólidos. Só assim, conseguiu adquirir as resistências possíveis que lhe têm permitido ultrapassar algumas adversidades na vida que alguns se têm encarregado de lhas colocar.

Por que se hão-de cortar as asas a uma criança, Princesa?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Por que se hão-de cortar as asas a uma criança, Princesa?

Porque há pessoas que têm asas mas são incapazers de voar, tal como têm coração mas são incapazes de amar.

Catarina

Anónimo disse...

Sem tempo para fazer um comentário alargado, apenas não resisto a uma observação após a leitura de alguns textos.
Alguém escreveu:

" Anónimo disse...

Os vossos seguidores são cada vez mais, sempre os mesmos, e com tão pobres comentários! Qualquer dia só vos resta a Maria a dizer tontices e vós a responder tontices ainda maiores.

14 de Janeiro de 2010 00:45"

Para que conste, eu, que raramente comento aqui,por falta de tempo, mas que estou solidário com a postura da direcção deste blogue, cujos textos gosto de ler, informo esse sr. Anónimo que conheço INÚMERAS PESSOAS que pensam exactamente como o PorEsmeralda e seus comentadores habituais. MUITAS PESSOAS, mesmo! Só que não têm acesso a estas coisas da net nem percebem destas tecnologias.
Percebem de AMOR e JUSTIÇA para com uma pobre menina que nasceu em condiçoes precárias porque o seu progenitor se esteve nas tintas para tirar a limpo a sua
responsabilidade no caso...
É que há muita gente que tem muito mais que fazer na vida do que andar pela blogosfera como aqueles que militam a tratar mal e difamar outras pessoas , como o têm feito à srª Aidida e aos Gomes.
Por isso...se aqui parecem poucos...esses poucos valem por milhentos que não têm possibilidade de aqui entrar.
Não tenho dúvidas! Sei do que falo.
Parabéns ! mesmo aos que são acusados de poucos.
Qualidade vale muito mais que quantidade!
E faça-se Justiça a esta criança! Justiça fundamentada sobretudo nos Afectos que é o condimento mais importante para o desenvolvimento integral de um ser humano.
Fartos de guerras , agressividade, ódios e vinganças está o Mundo. Por isso, há tanto ser humano infeliz e as sociedades estão cada vez mais doentes!

Anónimo disse...

Mas será que estas anónimas que vêem
para aqui opinar daquilo que nem sabem do que falam, e desconhecem
o que é educar uma criança,
eu diria que deviam de reflectir
não custa nada ler um bocadinho
sobre o que é os direitos da criança, mas pelas vosso comentário
a vida não vos proporcionou uma
infância feliz, acham a vida da
Princesa normal? se assim fosse
hoje Aidida não teria ido a tribunal lutar pela felicidade
da filha, Aidida tem dado provas
que Baltazar não dá, mas isso
ele vai ouvir em tribunal
Mais uma vez eu digo as crianças
são a coisa mais linda que temos
como tal há que defender os seus
direitos e estarei sempre com elas
em especial na defesa da Princesa
Maria

Anónimo disse...

o anónimo das o:45
a sua moral é fértil em pobreza
se fosse uma pessoa de carácter
não vinha com comentários sem fundamento e tão pouco ferir a dignidade de pessoas de bem
como o anónimo deve ser um daqueles
que aonde não cabe na moral e bons
costumes olhe que ofender as pessoas
é muito grave.
Maria

Anónimo disse...

Esmerada é Esmeralda, assim consta do seu registo.
As "princesas", camart-lhe-ão isso por maldade e em comparação com as Carolinas, stphanies, Dianas, Helenas, e outras, que não passam de mulheres de vários homens?
"Ana filipa"não fgoi um nome inventado pelos criminosos, para que o rasto de Esmeralda se perdesse para o Pai e autoridades e mais fácilmente, poderem fazewr o negócio sujo que já estaria preparada? Porque tentaram legalizá-la apenas e só passados 6meses? Se tudo era clasro e feito com boas intenções porquê demorar tanto tempo, a localizarem a menor? Porque não investigam todas estas nuances as autoridades? Porqur o sargento é sobrinho dum coronel e apoiado por algumas senhoras importantes, mas já SENIS!

Anónimo disse...

Nãoée meu hábito atacar ou louvar outros comentários, mas acabei de entrar aqui e fiquei demasiado triste e ao mesmo tempo não posso nem sei calar:
Por um lado a Maldade, a Guerra o falar por falar, daqueles que pura e simplesmente se estão "borrifando" para a ESMERALDA
Querem sim a vingança e pensando bem grande valor deve ter a SRA. Dª. AIDIDA, para tão vilmente ser apedrejada...
Valente MULHER!
Desconhecia esse reizinho o valor que ela tinha, quando se deitou com ela ? E esqueceu-se que se tem essa filha tão estranhamente amada por ele é porque a MÃE a Deu ao Mundo e deu-a sem a renegar ou fazer de contas que não deu, ou fazer de contas que não é dela.
Pois não é apenas dela e dele muito menos, porque esse rapazola, esqueceu-se dela e esquece-se ainda agora, que ESMERALDA VAI CRESCER E HÁ_DE CHEGAR O DIA EM QUE LHE PEDIRÁ CONTAS pelo seu Silêncio "Quem cala consente" e sobretudo pelo seus actos de vingança onde pela calada e nos seus apoios conhecidos, vai metendo processos na justiça para GANHAR, GANHAR! GANHAR! A ANSIA LOUCA DE QUEM APENAS QUER GANHAR...
A FILHA para quÊ? O dinheiro sabêmo-lo nós.
Mas como não quero perder o sentido da dignidade posso dizer-vos que também sou Maria como por aqui há várias.
Se sou a Maria a quem se referem, agradeço o piropo, porque de tola creio que não tenho nada.
E sabeis porquê? É que desde há muito que a minha convicção, não passa apenas por escrever neste quadradinho.
Ãbraçar esta causa, passa por passar a palavra por onde quer que eu passe. Conheço a história bem por dentro, conheço as duas partes, e não sou pessoa de ficar apenas aqui a dizer umas coisas, muito menos a cruxificar seja quem fôr.
Parece-me bem que todos nós TEMOS UMA MÃE...Ou esses maldizentes odeiam tanto as suas que nem merecem viver???Pobres MÃES...
Não posso deixar de frisar o comentário do anónimo das 14:30. Muitos se assemelham, mas creio que tocou no essencial que nos norteia. Seremos poucos, talvez, nesta sociedade que se quer pautar pela falta de valores e faz das pessoas seres infelizes.
Uma Sociedade que está doente, mas alguns até merecem as enfermidades que os tomam.
E se desse lado são assim tantos, porque vieram sujar este espaço e não vão cavalgar para o cavalinho ou escrever uma adenda no tal que saiu no dia 5 A literatura é a ´mesma e sobejamente conhecida.
Se eu fosse da direcção deste espaço, simplesmente vos ignorava, e muito menos respondia com tanta brandura e respeito.
Na minha terra existe este ditado
"isto é mesmo dar pérolas a Porcos"
Deve ser por isso que se ralam tanto com o nome da criança...E que grande novela que tentam e querem fazer? Vão continuar a defender não as criancinhas, mas a encher os bolsdos de pérolas que se podem transformar, ou quando olharem bem, É APENAS LAMA.
LAMA QUE SUJA E DOI A ALMA DE UMA CRIANÇA QUE TEM APENAS 7 ANOS E QUE QUER QUEIRAM, QUER NÂO AMA AS SUAS MÃES AIDIDA E LINA E SEU PAI LUIS.
Ao ourtro senhor o PAI DE pORTUGAL QUE QUER IGNORAR QUE ESMERALDA NASCEU DE UMA MÃE, ESSE AINDA TEM DE CAMINHAR MUITO PARA A TER DE VERDADE.
sE ASSIM NÃO FOSSE, PORQUE LUTARIA ELE POR UMA LUTA SEM SENTIDO E TERIA OS APOIOS QUE TEM?
Quem por aqui e neste caso será mais SENIL???
que maria quereis que eu seja?

Anónimo disse...

Só uma pergunta muito simples : as pessoas que aqui vêm "atacar" a linha de rumo deste blogue e os comentários de algumas das pessoas habituais e consonantes com essa linha, porque teimam em fazê-lo?
Se não se identificam com aqueles a quem chamam "lobos com pele de cordeiro " porque "gastam o seu latim" em atacar quem aqui comenta com convicção e sincera preocupação com o destino desta menina? Esperam que estes mudem de ideias ? Ou simplesmente que balancem nas suas opiniões como alguém sugeriu?
Muito enganados estão!
Porque, então, não vão para outros lugares da web, outros blogues, onde talvez encontrem lobos a sério, sem a tal pele de cordeiro e aí se sintam mais integrados.
A não ser que o seu estofo moral os incite apenas ao prazer do insulto.
É que, por aqui, nem lobos nem cordeiros, e muito menos quem vista a roupa de outrem .
Por aqui continua-se na convicção de que, apesar dos erros passados cometidos pelos adultos de parte a parte que todos conhecemos, Esmeralda não deveria sofrer e pagar por eles , por isso, nunca deveria ter sido arrancada ao seu mundo da forma violenta como sucedeu naquele fatídico 19 de Dezembro.
Continua-se na convicção de que Baltazar teria feito melhor se , em vez de querer logo arrancar à força a filha de onde estava integrada, deveria aproximar-se a pouco e pouco e assim ir ganhando o seu afecto. E no futuro decerto teria uma óptima relação com ela.
Continua-se na convicção de que tentar romper definitivamente com os laços entre a menina e o casal que a criou ( como quer este pai ) é um tremendo erro causador de sofrimento e graves danos ao equilíbrio emocional e desenvolvimento saudável e integral desta criança.
Continua-se na convicção de que, como as coisas estão, e dado o extremismo demonstrado por este pai, o melhor para o bem-estar e o equilíbrio emocional de Esmeralda era ela ficar entregue a sua mãe, dado ter esta, hoje em dia, condições para isso. Ela,sim, durante este processo , tem demonstrado ser inteligente e boa mãe porque tem percebido o que se passa no coraçãozinho de sua filha e o seu procedimento é de quem realmente quer a sua felicidade.
O que deve competir a todos os pais e mães que o são de verdade!
Mas tudo isto são opiniões sem pretenção a algo mais que simples expressar de ideias num País livre e democrático.
E este cantinho onde nos encontramos sempre se pautou por expressões educadas e de boa índole, nada que se possa parecer com alguma alcateia !
Não venham sujar este terreno com ataques insultuosos .
É feio.
É moralmente baixo.
É civicamente reprovável.
É pouco abonatório da condição de seres humanos bem formados!

Rute disse...

Acho graça quando dizem que Baltazar quer a filha por causa do dinheiro.
Com certeza que se referem ao grande abono de familia que o estado português paga ás suas crianças.
Em 2003 quando Baltazar Nunes entrou com o pedido do poder paternal estava a pensar viver á custa do abono da criança.
Não sejam ridiculos...

Se a criança tivesse sido entregue em 2004 quando Baltazar ganhou o poder paternal, se esta treta que dá pelo nome de "justiça" funciona-se, se neste país de corruptos e de tráfico de influências se cumprissem as ordens judiciais, a novela tipo mexicana "Esmeralda" nunca teria acontecido.

A Comunicação Social (controlada por poderes...)esteve muito mal, mas a pouco e pouco as coisas estão a mudar apesar de alguns resistentes.

"Pode-se enganar alguns durante algum tempo, mas não se pode enganar todos para sempre".
"A verdade é como o azeite, acaba sempre por vir á superficie".
"É mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo".

Gosto muito da sabedoria popular e vocés?

Por Esmeralda disse...

Cara Rute,

Disse "Pode-se enganar alguns durante algum tempo, mas não se pode enganar todos para sempre".
"A verdade é como o azeite, acaba sempre por vir á superficie".
"É mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo".

Afinal pensa como o Por Esmeralda.

Mas cara Rute, não basta pensar, é necessário poder comprovar. E para isso a cara Rute não tem condições.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Em tribunal
Psiquiatra alerta para mal-estar psicológico de Esmeralda
por JOÃO BAPTISTA09 Janeiro 2010


Na primeira sessão para determinar regulação do poder paternal ficou a saber-se que mãe da criança tem três filhos que não vê.

A pedopsiquiatra Ana Vasconcelos defendeu no Tribunal de Torres Novas a atribuição da guarda parental de Esmeralda Porto à sua mãe Aidida Porto, e apontou diversos sinais de problemas psicológicos da criança, actualmente a viver com o pai biológico. Porém, já no final da primeira audiência de regulação do poder paternal pedida pela mãe da criança, o julgamento registou um volta--face ao saber-se que Aidida Porto tem outros três filhos no Brasil, com os quais perdeu o contacto.

Durante a sessão de ontem, que durou o dia todo, a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, que acompanha a menor a pedido do tribunal desde Maio de 2008, disse que a menina tem "comportamentos que revelam uma clivagem e um mal-estar psicológico". Segundo a psicóloga, o facto de a menina "sentir necessidade de se despir e de vestir outra roupa para ser outra vez a Ana Filipa quando vai visitar Aidida e o casal revela uma clivagem que é um mecanismo de defesa da criança para não enlouquecer".

Segundo Ana Vasconcelos, "Baltazar não aceita que exista uma passagem harmoniosa da criança entre as duas casas e não compreende que seria muito importante para a criança que os adultos tivessem uma relação cordial, de forma a que a criança não sinta este traumatismo terrível, que é a passagem abrupta de uma casa para outra." Ana Vasconcelos disse que "Aidida tem demonstrado melhores condições para funcionar como ponte de diálogo". A pedo-psiquiatra disse ainda que a menina pede para ir viver com a mãe, e quer vir dizer isso mesmo ao juiz.

Anónimo disse...

PEDIU PARA FALAR EM TRIBUNAL

Esmeralda Porto, que faz oito anos em Fevereiro, é a melhor aluna da turma. Vive com o pai há um ano, em Cernache do Bonjardim, e já pediu para ser ouvida pelo juiz titular do processo que ontem começou a ser julgado.

"Ela ficou com a ideia que pode expressar o seu desejo ao juiz e acho isso importante, porque é a forma de ela sentir que alguém a defende quando os adultos estão em contenda", explicou a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos. Arrolado como testemunha de defesa do sargento Luís Gomes, o psicólogo Luís Villas-Boas, disse, por sua vez, que Esmeralda "manipula a realidade com inteligência, para se adaptar ao meio social". "Qualquer criança até aos cinco anos vincula--se aos adultos até ao fim da vida", adiantou o psicólogo, referindo-se ao facto de a criança continuar vinculada ao casal que a acolheu aos três meses. Em resposta ao advogado de defesa de Baltazar Nunes, ambos admitiram que a criança revela estar "bem estruturada".

Anónimo disse...

Pensando, nestes tantos, tantos comentários…
Que pena mesmo que alguns srs. Anónimos, tão tarde se tenham recordado de tantas coisas já analisadas e reflectidas por gente( pouco letrada, talvez para alguns), mas que desde o início alertou para tantos perigos e tantas verdades que agora até esses mesmos anónimos vão buscar e referir.
Se as pensam e querem fazer delas um certo motivo a que se chama remorso ou consciência incomodada, pois que chamam a atenção desses benfeitores, de onde muita maldade surgiu.
Há por aí muita frase conhecida e alguma literatura, já tantas vezes repetida. Já cansa de tanta palavra que puxa palavra e essas sim, acendem a guerra que muitos anónimos tendem a eternizar.
Se o fazem com boas intenções, parece-me que já veio um bocado tarde, ou então, sou levada a pensar que “trazem água no bico”.
Já por aqui ando há muito, e felizmente a memória não me faltou ainda.
E sabem uma coisa, não acho que foi caso para dar tantos parabéns ao Baltasar, isto pensando na bonita acção que mais não foi uma acção naturalíssima. Quem fez anos foi a garota e se ele aceitou as sugestões ou acordos entre os advogados, não deve ter sido por bondade, ou será que fez um acto de caridade para com a menina?
Quero crer que não, mas também vos digo que não foi motivo para tantas parabenalizações(???)
Só a filha é quem lhe deve agradecer. E para ele e para a companheira também foram umas férias merecidas.
E para quem não sabe bem ao certo, é de referir que a dª. Aidida já há muitos anos que pediu o poder paternal, agora chamado parental. Investiguem bem, e vejam lá se ela não meteu um recurso ou lá como é que se chama em 2003/2004 e que o primeiro foi recusado porque foi considerada pobre.
E por falar em pobre, (que é o mais comum entre muitos mortais)procurem a capa do JORNAL 24 Horas no dia 12/17/2007
Parece que na Seg.Social existe a folha de entradas do tal jovenzinho que foi pai por ingenuidade e que este só trabalhou 25 dias no ano de 2007. Vinha na tal capa e mais dizia que o mesmo não tinha sorte com os empregos, onde vivia etc…etc…
Depois, surgiram uma séria de folhas, série de folhas, que parece terem sido escritas por esse tal doutor que até parece esquisito na forma como defende tão acerrimamente e enaltece o tal rapaz. Compõe o ramalhete tão bem composto, que se assim defendesse e não difamasse a mãe da pequena Esmeralda, assim SIM, estaria a defender essa tal criança que hoje é menina, amanhã será adolescente, e será mulher e talvez lhe peça contas por tudo o que maldosa e sem dignidade atacou, ataca e suja carne da sua própria carne. Por isso, e este é só um pequeno pormenor, Srs. Anónimos não queiram tapar o sol com a peneira que cá por mim, como vos conheço um pouco a todos, bem vos percebo.
(Margarida)
Continua

Anónimo disse...

continuação.
Que temos nós a ver com as condições financeiras da mãe e da família materna de Esmeralda?
É só fazer comparações e admitir que a pobreza nada tem a vêr com os sentimentos e a verdade dos mais pobres.
A Dª. Aidida terá defeitos e virtudes mas há muito que pediu a guarda da filha, mas o recurso esteve metido na gaveta, sabe-se lá porquê... E mais não digo agora, porque já todos estamos fartos de conhecer a história.
Há sempre um juiz ou uma juíza que remexe nas gavetas e encontrou esse recurso. O tal que está a fazer mal a muita gente menos á pequena e pobre criança que nem queiram saber o que ela pensa e sabe destas coisas todas.
O futuro a Deus pertence, mas o presente e o passado NINGUÉM O PODE APAGAR…
Sabeis bem o que isto representa para a pequenina que indefesa foi entregue a quem apenas sabe ou quer tirar dividendos deste triste caso.
Não nos vale a pena é dizer COISAS… SÓ PARA DIZER AS COISAS, QUE ALGUNS QUEREM DIZER.
A INFÂNCIA DA ESMERALDA ESTÁ A SER MOLESTADA. ESTA CRIANÇA SOFRE SIM, E NO DIA EM QUE ALGUÉM OLHE PARA ELA COM OLHOS E CORAÇÃO DE PAI saberá entender os seus desejos e aquilo que ELA CALA…
Não será tempo de PENSARMOS E DEIXARMOS TRANSPARECER OS SENTIMENTOS que vão apenas de encontro ao seu crescimento em harmonia, serenidade e ao bom senso de esquecer, ou dar palpites aos adultos arrogantes e que querem ser poderosos dentro das suas fraquezas???
Peço aos srs. Proprietários deste espaço, que façam deste tempo um tempo de paz e de alimentar a esperança, que o melhor para a menina vai acontecer.
É que eu ainda sou do tempo em que se acreditava e acredita que na justiça e entre os Homens das Leis, há os que sabem escutar e decidir com a palavra da Lei, e com a VOZ DO CORAÇÃO!!!
Margarida