segunda-feira, 27 de julho de 2009

DESEJOS DE "UM QUERIDO MÊS DE AGOSTO" PARA A PRINCESA, SUA MÃE,MÃE LINA E PAI LUÍS




Caros Amigos e Amigas,

A Princesa iniciou hoje, ao fim da tarde, o seu segundo período de férias.

Chegou muito animada e contente.

Conforme decisão do Tribunal, passará o próximo mês de Agosto com a mãe.

Este período será muito bom para mãe e filha. Juntas, terão finalmente um tempo só para elas. Viverão um período fundamental para o fortalecimento da muito boa relação que sempre as uniu.

Não será inapropriado, nesta altura, relembrar que está pendente um pedido de regulação do poder paternal por parte da mãe. Assim, como até à data não tinha sido possível organizar, com tempo e calma, um período de convívio entre as duas, augura-se que os laços que as unem, biológicos e afectivos, dêem lugar à confirmação da sua relação, tão especial, de mãe e filha.

Como se sabe, inquirida pela Sra Juíza, a Princesa expressou o seu desejo de no futuro poder ir viver com a mãe. Este mês, terão pois a oportunidade de demonstrar as vantagens que uma e outra acharam para o futuro.

Quanto a Adelina e Luís, reservar-se-ão neste período, ainda a um maior recato. Mais uma vez, arrependidos do passado, reservar-se-ão a um rigoroso respeito das medidas adoptadas, perservando o mais possível, o convívio reservado mais íntimo que mãe e filha deverão ter.

No final de Agosto, conforme o estabelecido pelo Tribunal, poderão então desfrutar de uma semana completa, com a sua Princesa.

Desejamos à Princesa uma continuação de boas férias

42 comentários:

Anónimo disse...

Pipinha, desejo-te umas boas férias junto da tua mãe e dos papás Luís e Lina, que tanto te ensinaram nesta vida, e de quem nunca esqueceste. Agora terás um mês para relaxar e brincar com os teus amigos.
Um beijinho para ti, e muitas felicidades.
Cristina

Anónimo disse...

Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu.Nós por cá, só não temos tempo para odiar, para caluniar. mas temos todo o tempo, para abraçar, para rir, para amar.
De novo acredito que os afectos quando verdadeiros nunca se perdem, apenas por vezes fazem pausas por imposições da vida. Alguns iludem-se, quiseram iludir-se ao defender que a menina não queria ver os pais Luis e Lina, apareceram como donos das verdades espalharam calúnias e ódios, mas serenamente o tempo, esse nosso amigo tempo, vai pondo as coisas no lugar.
O Luis e a Lina juntamente com a D.Aidida poderão saborear este mês tão ansiado e merecido. E depois? depois,o que há-de vir é de certo uma seara cheia de papoilas vermelhas e um mar imenso de sonhos realizavéis.O que há-de vir é um tempo de mudança...
Obrigada aos responsaveis do poresmeralda pelas boas noticias.
Catarina

Natércia disse...

Boa noite meus queridos amigos.
Há muito que aqui não comento,no entanto o meu coração está convosco
a minha ilusão permanece,o meu desejo confirma-se!
Por motivos de trabalho e problemas pessoais,tenho estado bastante ausente,mas não alheia, nem esquecida.
Quero realçar aqui o bom trabalho,que este blogue dignamente,têm desenvolvido.O respeito e a dignidade,são valores fundamentais de uma sociedade equilibrada.A verdade e a amizade,são valores fundamentais entre os seres humanos,que os receberam e passam de geração em geração!O amor ao próximo.a força motriz que nos impulsa,une,e transforma a alma de cada um da nós!

Todas essas qualidades maravilhosas
quando postas em acção podem mudar o mundo,quanto mais não seja o nosso mundo.
O meu nunca mais será igual!
Pela causa que abracei,pelas pessoas que conheci,e pelas que ainda não conheço,mas que terei o enorme prazer de as conhecer um dia.
Entre elas ,dois seres maravilhosos
que um dia decidiram que o amor não têm fronteiras,barreiras,obstáculos
distâncias,ou equivoquos.
Sr Luis,dona Adelina,se o amor tivesse outro nome seria o vosso!
Esmeralda,princesa dos olhos doces,como um dia te chamei,de doce têns mais que os olhos.Têns o coração,que mal se abriu revelou a verdade e tão somente.Doce a tua sinceridade.Doce a tua simplicidade.Doce o teu querer,porque não esqueces-te aqueles que te criaram assim,e fizeram de ti ,a doce menina que és hoje.
Boas férias Princesa dos Olhos Doces.

Quero para finalizar,deixar o meu coração.com duas pessoas maravilhosas que nunca se esquecem de mim,Catarina e Maria de Lourdes.
Amo-vos de coração ,um bem aja e até breve.

Anónimo disse...

Bom dia.
estou muito feliz quero
agradecer ao blogue pelas noticias que já nos habituou sem ele não saberia-mos nada deste cantinho cheio
de amor e carinho,
MINHA QUERIDA PRINCESA finalmente
chegas-te ao teu lar,vão ser dias
de muita felicidade para ti e para
a tua Mãe Aidida vais ter muito amor
e com os Papás, espero muito que Sr.
Juiza te dê aquilo que o teu coraçãozinho mais quer, o que ela
ditou para estas férias já não foi muito mau, vais ter muitas brincadeiras com os teus amiginhos
muito amor e muita alegria,
que tenhas umas grandes férias
LINDA PRINCESA.
Maria

Anónimo disse...

Fio tão feliz pela nossa menina estar junto da sua mãe espero sinceremente que corra tudo bem e se poderem nos darem noticias destas férias fabulosas seria fantastico, um grande abraço à direcção do blog por serem quem são sempre honestos no trabalho que fazem. Cumprimentos a todos.
Cristina Coelho.

Maria de Lourdes disse...

Pelo Sonho e pelo Amor é que vamos.....

Agradeço à Direcção do Blogue as notícias que nos transmitiram, e que fazem com que o coração da gente, fique mais sereno.

Este é pois um tempo de mudança, e um tempo de aprendizagem e digo isto, porque não me tinha apercebido
Que nestes dias de Julho e parte do mês de Agosto a nossa Princesa Pipa com sua mãe Aidida vão ficar mais juntinhas, por certo mais calmas e com a vontade de saborear estas férias em liberdade e que, como disse, as entendo, como um convite à mudança que é preciso preparar e aprender.
Por este tempo, não haverão pressas nem correrias, iguais ás que um limitado fim de semana sempre impôs.
AIDIDA Olhará de novo para a sua filha e terá vontade de a recordar ainda bebé, como naqueles três meses que as duas viveram noutras condições. Agora é o presente que importa e é o futuro que se deve preparar. A LINA e o LUIS, mesmo sem a sua presença física tão marcante, são a "Pedra Angular", a ligação do passado com o presente. Na memória dos quatro, eles funcionam como “o que está sempre SEGURO”.
Para todos nós, os pais que nos amam, mesmo que estejam ausentes, mesmo quando crescemos e vamos “partindo”, mesmo quando parece que já não precisamos deles, o certo é que dentro de nós está o sentimento de que com eles, está a nossa segurança, estão aqueles que simplesmente ESTÃO LÁ!
Mas este ESTAR, este PORTO SEGURO SEM TEMPO NEM HORA MARCADA, vai-se criando e vivendo desde o berço, desde as nossas primeiras palavras, os nossos sorrisos, as birras, as marotices, os sonos irrequietos ou os mais serenos e o tanto mais que nos faz crescer e alimentar esse AMOR; que não é igual a nenhum outro. À AIDIDA hoje e neste tempo foi-lhe oferecida esta experiência que devagar vai marcando as horas e os tempos nestas férias que podem e vão ser de SONHO E REALIDADE.
Continua...

Maria de Lourdes disse...

Continuação...
Ai se eu pudesse falar com a Pipinha, contava-lhe as histórias dos meninos e meninas que eu ajudei a crescer e sem lições de sabedoria faria das minhas canções, e das minhas histórinhas, um livro sem nome mas que abrindo cada página teria um pequeno exemplo, ou uma experiência vivida com estas crianças que tanto me ensinaram .Histórias verdadeiras…
"Pipinha, tantas vezes tens vindo ao meu encontro no meu imaginário e nos meus sonhos…
Vá meu amor, ajuda tu também a mãe AIDIDA a ir ao teu
Encontro e abre-lhe as portas do teu coração, pequenino mas recheado de tanta vida e emoção.
Pede á mãe AIDIDA que te conte histórias das suas Origens e raízes no Brasil."
"AIDIDA Conte, conte como é lá a vida, como as pessoas são tão capazes de ser generosos e abrir as suas portas, como num instante se faz uma pequena ou grande festa, como se partilha o café que está sempre quentinho e pronto a ser servido, mesmo nas casas mais humildes onde há pouco e esse pouco é dividido com amor e em solidariedade."
Que a AIDIDA me perdoe a intromissão, porque se a faço
E com muita amizade e porque aquilo que é verdade deve ser conhecido e reconhecido. Não queremos invadir os espaços privados de cada um, mas não fará mal dizer que
O LUIS (o outro Luís) é o marido da AIDIDA e que com tanta dignidade se tem remetido ao silêncio e á (ausência e desinteresse inventado por outros), apenas porque lhes interessa denegrir aqueles que têm valor.
Um dia, Pipinha há-de contar como esse senhor Luís marido e companheiro de sua mãe também é amigo dela.
E como “quem meus filhos beija minha boca adoça,” também nós, deveremos ter presente que AIDIDA tem a sua família e tem sido uma MULHER MUITO CORAJOSA.
"AIDIDA, aqui estamos todos e os nossos mimos serão repartidos pela LINA e LUIS e pela AIDIDA E LUIS."
A PIPINHA ficará cada dia mais enriquecida e a AIDIDA também, porque nessa troca e nessa aprendizagem, cada uma tornará mais forte a outra, e olhando o FUTURO, que é preciso CONSTRUIR, estes tempos de TUDO o que for VIDA, farão a memória para esse futuro em construção.
Ainda agora começaram as férias. Chamarei as FÉRIAS DE SONHO que todos os dias terão um mimo novo e uma ternura diferente.
E por perto ou mais silenciados estarão o LUIS e a LINA que nessa família alargada foram e são abençoados pela vida dessa menina que tanto amam e que por nós todos também serão, e já há muito são, amados e presentes no nosso Coração.
Força para todos!
Pelo SONHO é que VAMOS…
Ainda agora começámos, não vou dizer tudo o que sinto agora.
Um abraço amigo da
Maria de Lourdes

Anónimo disse...

As férias repartidas da pequena Esmeralda, poderiam ser-lhe benéficas, se os adultos que delas usufruem souberem desempenhar o seu papel (ao pai, cabe o papel de pai; à mãe, o papel duma mãe; e ao casal, o de amigos, ainda que tenham exercido o papel de pais enquanto tiveram a menina em seu poder) Não será nada benéfico para a menina ter tantos pais e mães a mandar nela e a dar-lhe conselhos e orientações, com diferentes posturas na vida e com personalidades e interesses bem diferentes uns dos outros.
É preciso que os adultos saibem exercer devidamente o seu papel junto da menina, pois devem pretender que ela seja uma criança equilibrada e de sentimentos nobres e onde os entimentos nagativos, tais como o egoísmo, a inveja, a raiva e o azedume, devem ser totalmente banidos.
tarefa bem difícil espera os adultos e seria bom que todos estivessem à altura do desafio.
O mais importante, devem ser os sentimentos da menina e não a satisfação dos adultos, sobretudo por usufruirem da sua companhia.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17:35)

Parece-nos um pouco crua a sua leitura da realidade de Esmeralda, talvez baseando-se numa apreciação demasiado simplista das várias experiências familiares a que se tem que sujeitar.

Mas se se atentar com um pouco mais de precisão, o caro anónimo, achará várias semelhanças com a vida de tantas crianças filhas de pais separados.

Com efeito, a variedade de experiências familiares a que Esmeralda é constantemente sujeita, não difere em nada das de outras crianças. Além disso, não há conhecimento que essas crianças se tornem em adultos desequilibrados.

Não encontramos por isso motivos de preocupação no caso particular de Esmeralda, senão vejamos por partes:

Ao pai, foi atribuída a guarda provisória de Esmeralda e que se saiba, o seu comportamento tem sido pautado por uma grande discrição e todos os cuidados físicos e psicológicos têm sido cuidadosamente tratados. Esmeralda está bem integrada na nova família.

A mãe, depois da entrega ao pai, receosa, pelo conhecimento que tinha da vida familiar da filha, até essa altura, decidiu também ela, requerer a sua guarda. De forma ponderada e tranquila, tem estado a cumprir todas as instruções emanadas pelo Tribunal, e mais recentemente, pelos técnicos de avaliação. Este mês de férias será um período muito importante para as duas, que em conjunto, poderão partilhar experiências próprias de mãe e filha.

Adelina Lagarto e Luís Gomes, afastados do processo de regulação paternal, conquistaram, ainda assim, a possibilidade de partilhar alguns momentos com a menina, poucos, mas muito bons. Esses momentos, têm consciência, serão muito importantes para o crescimento harmonioso da criança que se viu repentinamente cerceada da sua vida familiar que sempre conheceu. A pensar na Princesa, continuarão a respeitar escrupulosamente as medidas do Tribunal e a proporcionar-lhe um porto de abrigo, um colinho de mimos, uma educação muito séria e muito responsável.

Portanto, caro anónimo, o Por Esmeralda, regozija-se de todos os adultos se estarem a esforçar para proporcionar a Esmeralda uma vida o melhor possível. E Esmeralda só pode beneficiar com tudo o que lhe tem sido proporcionado.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Que eu saiba a guarda de Esmeralda ao pai não é provisória mas sim definitiva. Se mãe fez um pedido de guarda esse já é outro assunto até existir alguma alteração no que foi decido em tribunal Baltasar terá sempre a guarda definitiva. Eu percebo o que o Anónimo das 17h35 quis dizer só não percebe quem não quer ver a prova esta neste vosso ultimo comentário o facto de afirmarem que se trata de uma guarda provisória por aqui já se vê a confusão que vai estar na cabeça de Esmeralda durante este mês. A criança têm 7 anos não é parva pode até ser influenciada pelas situações mas deixem na ter idade que vocês vão ver qual será o resultado. Ela até podia ter dito a juíza que queria ir viver com a mãe por causa do casal mas não se esqueçam que ela tem um AMOR INCONFUNDIVEL PELO PAI BALTASAR e isso também esta provado por quem de direito. Se querem mesmo o bem da Menina não toquem em nenhum destes assuntos durante as férias passem sim bons momentos com ela. Mas penso que isso não ira acontecer o vosso objectivo durante esta férias será o mesmo de sempre tentar virar Esmeralda contra o pai sinceramente não percebo o porque desse vosso ódio pelo homem ou melhor até percebo…

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (19:18)

Está enganado quanto à questão da guarda provisória. A guarda apenas não é partilhada, e também não é definitiva. Aceitamos a sua suposição, avaliando pela informação em que provàvelmente fazia fé.

Quanto aos sentimentos da menina, não entendemos que grau de amor é o inconfundível. Sabemos que ela ama muito todos, sem excepção. Também sabemos, o caro Ánónimo também, quem ela referiu como sua preferência para viver à Sra. Juíza. Sobre o amor que a menina nutre por todos, não há mais nada a acrescentar.

Sobre os períodos em que Esmeralda convive com a mãe, mãe Lina e pai Luís,ao contrário do que julga, são passados em alegre convívio, com muitos mimos e brincadeiras. O tempo é demasiado curto para se gastar com momentos tão azedos como alvitra. Está também neste ponto enganado.

Concluindo, quer-nos parecer, que tal como outros comentários que por aqui temos recebido, alguns amigos de Baltazar aparentam uma grande insegurança. Será pelo que a Princesa confidenciou à Juíza?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19,18,
Quem nunca teve amor não sabe a dimensão dessa palavra, quem só conhece a escuridão cega ao ver a luz e quem tem dentro de si maus sentimentos fica impossibilitado de ver atitudes nobres e transparentes, mas enfim certas pessoas continuam a misturar serradura com pão ralado. Mas queria apenas dizer que quanto a mim a guarda da menina ao Sr. Baltazar só poderá ser provisória aliás definitiva só pode ser a afeição da menina pelos pais aqueles pais que desde o primeiro dia a acolheram, viram crescer, acordaram de noite para a confortar.
Boas férias ANA FILIPA
Luisa

Anónimo disse...

Como sempre o comentário do poresmeralda às 22.01, não pudia ser mais oportuno e certeiro, tiro-vos pois o chapéu.
Catarina

Anónimo disse...

Senhores responsáveis pelo blogue:

Desculpem a ousadia mas, não percam tempo com respostas a comentários que já sabemos o que pretendem.
Até nem deveriam ser aqui publicados.
Para quê?
Apenas para provocarem as pessoas que aqui torcem pela verdadeira felicidade desta menina.

Quanto ao assunto da guarda eu percebo pouco disso mas ouvi a drª Manuela Eanes referir-se a esse ponto numa entrevista não há muito tempo dizendo que o assunto não está ainda resolvido.
Portanto...só uma coisa que estivesse arrumada , resolvida, é que me parece ser definitiva.
No entanto, nestas coisas, por vezes a semântica não é exactamente o que nos parece, a nós leigos.

Algumas pessoas continuam a querer transformar esta criança numa marionete que obrigaram a viver à força com um pai desconhecido e agora transformam-no no centro de todo o afecto de Esmeralda.
Que goste dele é desejável, mas que pretendam que ela o ponha no lugar dos pais que sempre conheceu, será difícil, ou até impossível.
Que esteja bem integrada na família paterna é desejável também, mas fazer crer que a criança passou a viver num paraíso, que está muito feliz , que tem tudo e mais alguma coisa, enfim...parece mais um procedimento propagandista do que o verdadeiro retrato de uma realidade.

É triste continuar a ver pessoas que acham que o casal , a mãe Aidida ou quem comenta neste espaço querem virar a menina contra Baltazar.
Nunca vi isso por aqui.
Antes pelo contrário.
Os responsáveis por este blogue sempre se pautaram por uma postura conciliadora e educada.
E a maioria dos comentaristas que frequentam este espaço não conhecem a menina nem nenhum dos intervenientes.
Apenas expressam os seus pontos de vista, educadamente, sem insultarem ou agredirem quem quer que seja.

Quem privilegiou o ódio e o ataque foi o "cortejo " de apoiantes de Baltazar.
Era só entrar num outro blogue e aí si, agressividade e insultos ao casal e à mãe Aidida eram um horror!

Acho o casal e as pessoas que na esfera dele se relacionam com a criança, da maior educação e com os melhores sentimentos.
Ou não seria ela a menina doce e educada que todos afirmam ser.
Por isso, a sua postura na convivência actual com Esmeralda de certeza que continuará a pautar-se pelos mesmos princípios.

Sublinho o que a direcção do blogue escreveu :
"Concluindo, quer-nos parecer, que tal como outros comentários que por aqui temos recebido, alguns amigos de Baltazar aparentam uma grande insegurança. Será pelo que a Princesa confidenciou à Juíza?


E fazendo o paralelismo , lembro-me que, pelo contrário, sempre vi da parte do pai afectivo Luís Gomes , uma determinação, uma confiança na menina, uma grande esperança, mesmo depois de a ter "perdido". .
Tudo menos insegurança.
Será porque sempre esteve seguro do grande Amor que a criança tem para com eles?

Então porque não confia também o sr. Baltazar no "amor inconfundível" que a pequena Esmeralda tem por ele, como refere o anónimo das 19:18?

Amor verdadeiro é indestrutível. Mais forte que uma rocha.
Resiste a ventos e marés.
E dá confiança. Segurança.

Boas férias, Esmeralda!

Anónimo disse...

Subscrevo e apoio o comentário do anónimo das 23,48.
O tempo é algo de precioso não o percam com quem não merece, e efectivamente há por aqui alguns senhores que não merecem as vossas palavras e o vosso tempo.
Catarina

Anónimo disse...

Para a Direcção do Blogue!

Envio aqui um excerto do Acordão 1149/03.3TBSBG
CONC. - 08/01/2009 do Tribunal Judicial de Torres Novas em que diz o seguinte:

"Pelo exposto, determino a entrega definitiva da menor (...) ao pai Baltazar Nunes, com quem a menor passará a residir permanentemente, passando o pai a deter a guarda da menor para todos os legais efeitos, para além do exercício do poder paternal que lhe foi já definitivamente confiado pelo primeiro dos acórdãos referidos.",

Não é invenção minha pois este documento encontra-se disponível na net para todos lerem, e o Tribunal não publica nada que não seja oficial.

Quem diz a verdade? o Acordão ou o Por Esmeralda?

Gostava de receber uma resposta da Direcção do Por Esmeralda a este assunto, uma vez que se dizem tão sensatos e verdadeiros!

Maria Luísa

Anónimo disse...

Bom dia.
revolta-me certos comentários,virem
a este espaço,dar lições de moral
e boas maneiras,até parece que Baltazar deu há menina os alicerces
de educação,meu caro amigo ser Pai
não é uma tarefa fácil.tem muito que
se lhe diga,ainda é muito cedo para
virem aqui dizer que Esmeralda tem
um amor inconfundível, acredito que o
sr. tenha amor há sua filha mas esse amor,ainda é muito maduro,
porque será que este caso apaixonou
o Pais?
Sr. Gomes foi preso porquê?foi ele
que passou noites em branco deu tudo há menina para ser a criança
maravilhosa que ela hoje é,não acha
que dar recomendações como eu li
se não é o Sr.são os seus amigos
estão a ser muito ematuros.
peço desculpa há direcção pelas minhas palavras,mas revolta-me
AQUI NÃO HÁ ÓDIOS NEM RANCORES
APENAS E SÓ APENAS MUITO AMOR POR
PELA PRINCESA.
Maria

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (Maria Luísa)

O Por Esmeralda agradece a pronta rectificação que o caro Anónimo (Maria Luísa)gentilmente se dispôs a apresentar.

Não tendo o acesso ágil, como o caro Anónimo (Maria Luísa) aos documentos judiciais, nem capacidade para os interpretar, resta-nos enviar-lhe um pedido de desculpas pela informação incorrecta e involuntária que prestámos.

Ainda a propósito, muito agradeceríamos a facultação do documento que refere, e que detém, na íntegra, para duma forma sensata e verdadeira, como pretendemos estar por aqui, deixarmos todos os leitores mais bem elucidados sobre a situação legal da nossa Princesinha.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Olá a todos,
Pelo que tenho lido, vai por aqui alguma confusão relativamente à atribuição do poder paternal ser provisório ou definitivo.
Permitam-me um esclarecimento: Em processos de regulação de poder paternal, embora a guarda se considere definitiva, a lei prevê sempre a possibilidade de alteração.
Havendo circunstancias que comprovem o beneficio de um menor em ficar à guarda do outro progenitor, o Tribunal pode alterar...
Assim, e como se tem lido na comunicação social, o casal ficou sem possibilidade de pedir a guarda da menor, mas a mãe biológica poderá faze-lo.
Quanto a mim, sou da opinião de que Baltazar, apesar de tudo, conquistou Esmeralda, e neste momento a menina gosta dele e da familia.
Por Aidida sente igualmente amizade, e uma profunda gratidão. Essa Mulher não pára de surpreender tudo e todos pelo enorme amor que demonstra sentir pela filha.
Mas AMOR, esse amor incondicional, esse amor puro, imenso, lucido e tranquilizador, venha quem vier, ESSE AMOR será sempre de Luis e Adelina. Não se iludam!! E eu torço, mas torço mesmo que o tempo que os três passam, pouco ou muito,se transformem em eternidade!!!
De uma Mãe que não viveria sem a sua luz,
Paula Silva

Por Esmeralda disse...

Cara Paula Silva

Obrigado pela leitura clara que prestou sobre a diferença de opiniões acerca da situação legal da Princesa.

E apesar do que foi dito, escrito e reavaliado, o que se pode constatar é que a Princesa está muito bem e muito feliz, também por este novo período de férias que agora iniciou.

Por Esmeralda

Maria Petra disse...

Boa tarde! E nesta saudação lembro aqui mensagens mais antigas de posts anteriores e que faziam apelo
a que não déssemos lugar ao diz/responde ou ao entrar na luta de palavras SEI EU, não sabem voçês.
Por mim, estou absolutamente à vontade e de acordãos do TRIBUNAL, sei pouco ou quase Nada.
O que todos nós sabemos e se não fora esse tal acordão ou decisão, não esteriamos aqui de certeza a falar da nossa PRINCESA e de tanta mágoa a que ao longo destes meses nos tem perseguido.
Pois se não existisse algo de injusto,estaria a menina a ser testada e a ser mandada de Mão em Mão para tentar repor as anormalidades da DECISÃO cruel que foi aplicada?
Quando a Sensibilidade e o Bom Senso dão lugar ao olhar para tráz e aqueles que determinam situações da "Vida de outros" são capazes de OLHAR DE NOVO, e pensar com o CORAÇÃO, há sempre a oportunidade de transformar, e a MUDANÇA PODE ACONTECER.
Porque ainda que as Leis sejam apenas palavras escritas e Carimbadas com Selo e Tinta, as folhas não terminam, a tinta não se acaba e o Selo Branco continua a existir.
Necessário é que quem de direito saiba aprender desde os bancos da escola que esta coisa de comandar a vida dos outros só pode ser USADA, quando esses que detêm o poder e Não Só! Forem capazes de em cada linha escrita pensar que essas palavras podem manchar, podem destruir, podem dignificar, podem enganar, podem, podem, podem,
ser veículo de transmissão de muita e muita injustiça, tal como podem ser sinal de verdade a ter em conta, a felicidade num processo maior ou menor.
Estou a recordar um caso que vi há poucos dias num telejornal.
Não foi um jovem condenado a prisão perpétua por um crime que afinal não cometeu?
E quantos meses esteve preso num país longinquo com o Selo da Punição e duma "inverdade" dada como "verdade" absoluta.
Felizes e abençoados aqueles que têm a coragem de voltar atrás e repensar de novo, olhando o Processo e sendo capazes de pensar que "De certo existiu algum engano"
Pois meus amigos, Na vida nada é definitivo.
E fazer aqui apelos à concórdia, com desejos de acabar com o MALDIZER.
SIM! É isso que queremos, mas terá de começar pelos que dizem que não querem estes ou aqueles sentimentos
e depois abrem as mãos e escrevem repetidamente esses mesmos termos que são a negação do AMOR
Falar de Amor hoje é a coisa mais banal. "Amor inconfundível ao sr.de Baltasar" gostava que explicassem isso no concreto. No dia a dia, na hora a hora, nos gestos simples e desinteressados, que fazem dos amores uma vivência que não tem outros objectivos, que não sejam a felicidade do Filho ou Filha que se ama, isso será tudo menos amor de pai e muito menos essa coisa de inconfundível que só o receio, ou a INSEGURANÇA fazem dizer.
Continua...

Maria Petra disse...

Maria Petra Continuação...

E mais uma pequena coisinha que não quero que passe despercebida:
Parece que anda por aí um Anónimo
"conhecido" que com muito raciocínio e SÓ! Delineou e traçou
linearmente os papeis que cabem a cada um dos intervenientes, cabendo ao casal Gomes e segundo a fraca e pobre lei deste anónimo o papel de amigos...
E nessa confusão e mistura de poderes a atingir, os sentimentos entram como um desafio e faz-nos pensar como alguns constroem tão fàcilmente uma sociedade regida por regras sem valores.
Distribuem-se papeis, como se de um teatro se tratasse.
Minha pobre Ana Filipa...
Dá bem para vêr o que têm sido estes 7 meses de vida desta criança.Não ponho em causa o gostar ou não mas a vida tem de ser um TODO e passa por sorrisos, por lágrimas, mas os valores e a educação por mais humilde que se seja ou assenta em Valores e no SER ou assenta no Poder e no TER.
Não gostava mesmo de voltar a este assunto. Pensarmos nós que neste nosso país, cheio de ideias geniais e tão racionais, são estes os caminhos que tocam e educam o crescimento dos nossos filhos...
Felizmente que a Ana Filipa encontrou esses tais (de amigos) que foram e são os seus verdadeiros e autênticos pais.Porque vos custa tanto a aceitar essa certeza nos vossos corações? A mãe Aidida que finalmente aparece com direito ao seu estatuto de mãe, na sua singeleza, no seu coração sabe bem o que o crescimento da sua filha impõe.
As marcas, as máculas que ela já lá tem, são o fruto desse tal desejo de PODER, que alcança e por vezes sai ganhador, mas não
transmite nem augura um futuro e já um presente em liberdade e segurança.
Esses srs. anónimos que não se cansem.
Deixem-nos pensar e acreditar que este PRESENTE há-de ser o FUTURO EM CONSTRUÇÃO...
Força amigos, a menina está a beber
da fonte pura que se chama: A FONTE DO AMOR SINCERO...

Anónimo disse...

Não me parece que Baltazar ande nesta luta apenas pelo poder e para se sentir vencedor. Não me parece mesmo!!
O que me parece é que ele ama de verdade a filha...
Se calhar um exercicio do "faz de conta", faria bem a alguns comentadores: que tal imaginar estar no lugar dele? Porque é facil criticar, dizer se ele amasse de verdade a filha faria isto ou aquilo, mas estar no seu lugar e agir, talvez seja mais complicado. O que fariam se alguem vos impedisse de estar com o vosso filho? Que fariam se esse alguem nem uma foto vos desse? Que fariam se fossem impedidos de ver crescer, ouvir as primeiras palavras, ou que fariam relativamente a quem vos colocou a máscara de lobo mau perante o vosso filho e, durante seis anos?? Estenderiam os braços? Perdoariam? Diriam "tudo bem, já passou"?
Não estou com isto a criticar Luis e Adelina, porque simplesmente no lugar deles faria igual ou pior.
Porque o AMOR por um filho, apesar de incondicional, tem destas coisas. E por muito que se diga e se tente dar lições de moral, o sentimento de posse existe sim!!! Um filho é nosso e ponto final. Se não somos capazes de dividir um marido, como poderemos dividir um filho, por quem até dariamos a vida?
Não queria estar no lugar de nenhuma das partes, porque os adultos também têm o seu superior interesse e sentimentos dificeis de gerir. E também sofrem. E também choram. E também erram.
Mas como mera expectadora, e como Mãe, resta-me sonhar que eles, os crescidos envolvidos, um dia possam dar as mãos e sararem as feridas que todo este processo criou.
Paula Silva

Anónimo disse...

Tenho estado ausente no estrangeiro e por isso não tenho por aqui passado, li rapidamente os comentários e vou responder à D. Paula Silva:
Um filho não é propriedade nossa e ponto final.
Boas férias para a Princesa e para aqueles que a amaram a amam e sobretudo respeitam, porque sem respeito não há amor.
Um abraço à Natércia e à Catarina
Dália

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!

Obrigada direcção do Por Esmeralda pelas notícias que nos vai dando.
E são tranquilizantes. Para todos.
A vida desta criança aos poucos irá tomando o rumo certo principalmente para bem dela.
A partilha, a convivência com todos quantos a amam só contribuirá para o seu bem-estar .

Quanto aos que continuam a malhar em ferro frio , quer dizer, a repisar o passado , acho que deviam serenar, virar a página , porque o cenário presente é outro.

Continuam a martelar nos Acórdãos. Não percebo de leis mas penso que neste mundo a única coisa irreversível é a morte.
E ainda bem que o que parecia definitivo se vai alterando conforme o verdadeiro interesse da pequena Esmeralda.

De salientar o comportamento recatado do casal Gomes.
Igualmente muito digna a postura da mãe Aidida, que tem demonstrado compreender os anseios de sua filha , ao mesmo tempo que vai cimentando uma óptima relação com ela, pelo que nos revelam as notícias.
O sr. Baltazar também conseguiu relacionar-se muito bem com a menina, e por isso deve sentir-se orgulhoso disso.Mas sereno. Sem inseguranças.
Admitindo naturalmente o relacionamento alargado de sua filha que, felizmente , e porque é uma criança doce e maravilhosa como dizem, depressa se apercebeu de que tinha ali mais um colo afectuoso com que pode contar.

Mas não há necessidade de campanhas .
Não nos esquecemos de toda a campanha à volta da tal rejeição que diziam ter Esmeralda em relação ao casal. Tanto alarde. Tanta propaganda. Afinal...apenas fumaça.
É que o verdadeiro Amor não precisa de propaganda. Sente-se, desenvolve-se , enraíza-se. Quer estejamos perto ou longe .

Amor é sobretudo ver o ser amado feliz!
E é esse o grande desejo de todos quantos amam esta menina, por isso tenhamos fé que os erros passados não teimem em condicionar o presente e sobretudo o futuro , e que todos juntos dêem as mãos e abram os braços onde esta criança encontrará o aconchego e a tranquilidade de uma vida verdadeiramente feliz.

Entretanto...que estas férias sejam de plena felicidade , Esmeralda!


Mª da Conceição

Anónimo disse...

Aqui penso eu ninguém julga ninguém como em tempos o Aldo disse, apenas se dão palpites se exprimem opiniões, que podendo ser divergentes não podem ser caluniosas; Até porque quanto a mim cada coisa no seu lugar,e cada comentário no seu espaço apropriado, faço-me entender?
Mas uma pergunta impõem-se, quem ama um filho aceita dinheiro de alguém que criou amou e educou esse filho e que o fez nunma primeira instância, porque o pai biológico confrontado com a hipótese de ser pai não agiu de imediato. Será que inexperiente como alguns teimam em afirmar, ponderaria a hipótese dos bébés virem de cegonha?
Outra pergunta, será que um pai que ama verdadeiramente a sua filha, vem para a praça pública expôr a privacidade dela? talvez a ansia de protagonismo fale mais alto, digo eu que nada sei!
E mais uma, amar uma filha é pactuar com uma difamação constante à mãe que a gerou e aos pais que a criaram, nunca se demarcando de comentários absolutamente inqualificavéis acerca dessas pessoas.
Tantas perguntas para fazer...
E sobre dividir filhos e maridos isso é altamente discutível, todos nós conhecemos filhos que dividem os seus afectos pelos pais biológicos e afectivos, também os filhos de pais separados e como é evidente os maridos também se dividem é tudo uma questão de opções,e quanto a mim não saíu ainda em decreto o que as pessoas devem fazer com os seus relacionamentos, se bem que não vou desviar-me do assunto que nos traz aqui a felicidade da Princesa e essa felicidade passará sempre pelo casal Gomes a quem eu deixo aqui um fraterno abraço.
O comentário da D. Paula Silva faz-me lembrar aquela história "Deus é bom, mas o Diabo também não é mau!

Luisa

ML disse...

SrªDª.Paula Silva
Não a conheço por aqui e foi com atenção que li os seus dois comentários que comparados com outros,desde há muitos meses tocam nas teclas que nos levaram a muitos de nós a acreditar.
Eu mesma escrevi ao Sr. Baltasar com esse sonho de se poderem sarar as feridas e todos darem as mãos em nome dessa criança que me habituei a amar.
Não! não estou disposta a fazer um exercício de faz de conta, porque já os fiz muitas vezes. Convido-a e ir muito atráz e a reler tantos e tantos comentários, mensagens, orações até, pois muitos passos tentámos dar e muitos sapos engolimos, na esperança de que esse senhor tivésse outra atitude e não se escondesse cobardemente atráz dos seus apoiantes.
"Quem cala consente!" e agora encontrou outras formas de se mostrar.
Convido-a pois Srª Dª Paula a procurar desde Setembro de 2008 e
no site Dizer bem do Sargento e a partir de Dezembro até mesmo no escondido ESMERALDA SIM e aqui no nosso Blogue encontrará as suas sugestões e também os seus desejos, ditos por outros comentadores nos quais me incluo.
Mas não basta lêr, teremos de comparar e analisar o muito que se tem passado.
Não há comparação possível...Recue no tempo e verifique as acções e não podemos pôr as pessoas ao mesmo nível.
Se o seu filho é a sua luz e eu sei bem o que isso significa, será que a sua história de vida também tem 7 meses de convívio capazes de
ultrapassar 7 anos de crescimento em todos os sentidos e no acompanhamento que esse amor de Mãe
engloba?
Poderemos ser tolerantes e acreditar que de certa forma o Sr. Baltasar começou a conviver e a gostar da menina que rejeitou...
Mas não compare nunca esse amor , feito até com tantos actos de um ganho de poder interesseiro, que ele agora e sem saber, talvez vá aprendendo a conhecer aquela menina que tanto tem sofrido e no qual ele é o principal causador e
participante nesse sofrimento. Terá muito para lêr e está tudo escrito para avivar a nossa memória.
VIMOS e VEMOS, OUVIMOS e vamos OUVINDO e LEMOS e Vamos LENDO!!! Diante de TUDO NÃO PODEMOS IGNORAR...
Por mim, ainda quero acreditar que esta criança há-de crescer junto dos que por Direito e pelo muito que lhe transmitiram merecem recìprocamente essa recompensa.
Nunca alguém ousou pôr de lado o Sr Baltasar, que mesmo atrasado no tempo, pode em liberdade disfrutar esse amor que lhe será reservado.(?)
AIDIDA é sim uma Grande Mulher, e a analizar por o que ele Baltasar tem vindo a denegrir e a dizer, veja Srª. Dª Paula, onde residem as contradições e de onde vem o MAL DIZER!...
Podemos ser tolerantes, mas não queremos ser Ingénuos...
A Vida é mesmo um TODO a ter em conta!!!.......

Anónimo disse...

Como são lúcidas e sensatas as palavras de ML !
Realmente o carácter das pessoas revela-se pelos seus actos.
E comparando o comportamento dos intervenientes deste caso não há dúvidas quanto ao verdadeiro carácter de cada um.

Ainda não consegui esquecer muitas das coisas que vi num outro espaço onde escreviam apoiantes do sr. Baltazar. Por vezes eu tinha que reler várias vezes pois até duvidava que aquilo fosse possível.
E que fazia este senhor? Aceitava que assim procedessem os que diziam apoiar a sua filha.
Escudava-se atrás desse cortejo de gente agressiva, raivosa mesmo! Um horror!
Uma pessoa sensata não permitiria tal comportamento , principalmente envolvendo um filho.

Uma criança desperta nos nossos corações ternura, carinho, amor.
Algo vai muito mal, terrível mesmo, quando em nome de uma criança apenas se desperta e expele ódios, agressividade e desejos de vingança.

Por isso, se reconhece a diferença abismal do tal comportamento entre os adultos envolvidos.
E não martelemos na tecla de que o sr. Baltazar esteve anos a lutar pela filha, etc,. etc. porque nada , mesmo nada, justifica aquilo a que assistimos.
E até...se quisermos ser racionais, perante tudo o que se tem passado, ainda bem que esta criança foi criada e educada por quem foi. E assim se pôde transformar no ser maravilhoso que é, como diz quem a conhece.
O Povo diz: casa de pais, escola de filhos".
Afinal Esmeralda teve uma sorte imensa por ter sido criada por pessoas que só podem ter bom carácter. De outro modo esta menina seria hoje como é? Não creio.

E quanto a isso dos filhos serem nossos, ponto final, não é bem assim. Se não...porque haveria tantas dúvidas quanto à paternidade? E tantos abandonos de crianças?
É que filhos não são meros objectos. Pais não são quem simplesmente larga a semente ponto final.
Tal como o agricultor, semente deitada à terra tem que ser imediatamente tratada, acarinhada, desde o primeiro minuto. Se não...não há planta. Não adianta regar e tratar a semente uns tempos mais tarde. Até lá, o mais certo é secar, morrer.
Mas se outro agricultor amante da terra, se tiver apercebido e tiver regado a tal sementinha, aí sim, temos planta!
E lá vem o primeiro reivindicar a "sua" planta, porque a semente era sua e ele a lançou à terra.

Dir-me-ão que isto são histórias , que nada têm a ver com o que aqui comentamos. Mas tem!
Quem é cristão e gosta de ler as parábolas espalhadas pela Bíblia encontra muitas destas histórias simples, metáforas, que no fundo, retratam exactamente o que se passa no mundo dos homens.
Assim como as fábulas que enchem os livros infantis e se contam às crianças precisamente pelos valores morais que encerram. E que são verdadeiras lições de vida!

Por isso, salientemos o que é verdadeiramente importante neste caso : a felicidade, a vida de Esmeralda!
Acabem-se os conflitos, acabem-se as campanhas de mal-dizer ou de se auto-promover, acabe-se com os "direitos de posse",para com esta criança. E fixem-se os adultos apenas no verdadeiro interesse de um pequeno ser que não tem culpa de ter nascido nas circunstâncias em que o foi.
Agora é olhar de frente para o futuro de Esmeralda proporcionando-lhe um presente baseado no carinho, na harmonia e no respeito pelas suas referências afectivas e estrutura mental adquiridas desde que é gente.
E se ela conseguir fazer com que os adultos a compreendam e a acima de tudo a respeitem, então há fortes esperanças de ela continuar a crescer harmoniosamente e tornar-se num adulto equilibrado e perfeitamente integrado na sociedade.

Anónimo disse...

Cuidado, porque pela boca morre o peixe.
Não façam o mesmo que um extinto blogue fez.
Não façam de uns santos e sem pecado e de outros, raios e curiscos.
Há culpas de parte a parte e em todos os aspectos.
Não se esquecam de que num passado recente, também o casal dizia, entre outras coisas, que a menina não queria ver o pai e muito menos viver com ele e a mãe, dizia preferir vê-la doente a ir viver com o pai.
Não extremem as coisas, nem afirmem hoje o que anteriormente contrariaram, pois há registos escritos e visionados de muito do que se disse de parte a parte e as contradições são mais que muitas.
Não contribuam para a perca de credibilidade do v. espaço e não se piquem com facilidade nem defendam tudo o que consideram ataque.
Entretanto, desejo votos de boas férias a todos e em especial a Esmeralda e sua mãe.

Anónimo disse...

Caros Comentadores,
Obrigado pelo vosso ponto de vista que aprecio e respeito.
Quando disse que um filho é nosso e ponto final, na realidade é o q penso. Se alguém vindo não sei de onde, viesse agora dizer-me que tinha direitos sobre a minha filha...
Por isso disse que no lugar do casal faria o mesmo ou pior. Como humanos nem sempre fazemos o melhor, apesar de ser o nosso dever enquanto pais!
É claro que diariamente dividimos os nossos filhos, ora com os avós, ora com os amiguinhos, no caso de pais separados, com o outro progenitor... mas sempre regressam ao nosso colo, e essa certeza afasta o medo de dividir.
No caso de Esmeralda, imagino as inseguranças e incertezas que pairam na cabeça dos adultos. O não saber o dia do amanhã, o saber que o futuro está nas mãos sei lá de quem, o ver-se obrigado ao recato...
Acredito no amor que todos sentem pela menina. Acredito ainda que se Esmeralda podesse escolher, ficaria com os Pais de sempre...
Não acredito que exista o lado certo ou errado. Todos eles, em determinado momento erraram, e noutros fizeram o certo.
Não são Deus nem diabo...apenas humanos.
Com amizade (ainda q virtual) para todos os que desejam o melhor para a Princeza.
Paula Silva

alvaro disse...

ESCLARECIMENTO / HONESTIDADE .

VEM,isto a propósito do já extinto blogue Esmeralda-sim e muito recentemente de certo comentário ,aonde se repisa uma certa expressão dita pela dª Aidida num contexto muito complicado da vida da menina ESMERALDA (vésperas da decisão do tribunal ) na qual determinou a entrega da menina ao Pai .

Salvo erro , a ESMERALDA , andava um pouco nervosa com os acontecimentos, ( não éra caso para menos ) a dªAidida não querendo e pensando que o melhor para menina ESMERALDA seria continuar a viver com quem a criou desde dos três meses de vida , quiçá a SALVOU ,saiu-lhe mais ou menos a sguinte expressão ( preferia vê-la doente a ir viver com o Pai ).

Ora só pessoas que estejam de má fé ,podem interpertar este desabafo de uma MÃE , certamente pouco feiz ,e usá-lo como uma arma de arremeço ,pois sejamos honestos e verdadeiros !

Isto leva-me a repetir um comentário que eu fiz salvo erro em Janeiro deste ano ,num período em que a dª Aidida éra tão descredibilizada ,no (morinbundo bogue Esmeralda.sim )e mal tratada como Pessoa Humana que é como qualquer um de nós !

Dizia em na altura e continuo a repetir : Tomara EU,que todos os MEUS que me rodeiam ,e me pertencem
em IDADE reprodutiva saibam sempre quem são os progenitores dos seus filhos ,como soube a Dª AIDIDA da sua ESMERALDA !

PELOS SUPERIORES INTERESSES DA ESMEALDA UM BEM HAJA ......

alvaro da florência murraças...
30/07/09

Anónimo disse...

Venho aqui algumas vezes e de quando em vez faço um pequeno comentário.
Hoje despertou-me a atenção um "aviso" por parte de um sr. Anónimo das 12:08.

Perante o que escreve acho que não tem dado a devida atenção ao que por aqui se tem passado. Principalmente a posição da direcção do blogue.Que, embora moderadora, não é responsável pelos opiniões de cada comentarista.
Se é verdade que "pela boca morre o peixe", esse ditado não é bem aplicado neste espaço.
Acho que aqui ninguém faz de ninguém santo ou sem pecado, nem atira raios e coriscos a outro lado.
Sempre aqui se disse que todos os adultos erraram ...todos!
O primeiro a errar foi o sr. Baltazar porque começou por assobiar para o lado quando lhe comunicaram a gravidez.
D. Aidida errou porque não pensou na parte legal ao entregar a filha.
O casal errou pelos mesmos motivos e depois também por tanto querer proteger e defender a criança.
Por isso , estamos de acordo quanto aos erros do passado.
O que interessa agora é precisamente não repetir os erros. Antes, aprender com eles.
E seguir em frente!

E longe vá o agoiro quando diz :"Não façam o mesmo que um extinto blogue fez."
Mas que distância!
Aqui trocam-se pontos de vista, opiniões, mas não se insultam nem difamam pessoas. Muito menos se usa a linguagem terrível que era apanágio de outro lugar.E sobretudo , por parte dos responsáveis pelo blogue, sempre se viu uma atitude serena, educada, conciliadora, e sempre, sempre, veículo da Verdade por vezes tão escamoteada por quem consecutivamente, nos últimos tempos, propalava mentiras ou inverdades a respeito desta criança e do seu comportamento.

É por isso que, embora não conheça ninguém , eu, como simples ser humano que gosta de se informar e está atento ao fervilhar da nossa sociedade, gosto de aceder a este espaço onde sinto sentimentos nobres e posições sensatas na forma como as pessoas exprimem civicamente os seus pontos de vista.
Que podem ser discutíveis, claro, mas nunca merecedores da mais pequena censura.
Até porque muitas delas aqui revelam também algumas verdades menos conhecidas ou até desvirtuadas.

Por isso, reitero os meus cumprimentos à direcção deste blogue, pela sua postura sempre extremamente cautelosa, correcta e sobretudo Verdadeira!

E desejo a Esmeralda umas óptimas férias na companhia de quem tanto lhe quer!

Anónimo disse...

olá a todos.
o amor resiste a todos os terramotos
apenas temos de conseguir destingir
quais são os nossos verdadeiros
o amor pelo próximo é e será aproximação dos seres humanos
este blogue marca a diferença,por isso dou os meus parabéns
já aqui manifestei a minha revolta
por certos comentários,que vão
contra a felicidade de Esmeralda
ela sim sabe dar o amor verdadeiro
que sente e sentirá pelo seus verdadeiros PAIS D. ADELINA SR.LUIS digam lá o que disserem
quem semeia colhe,um ditado muito
antigo mas verdadeiro,mas a terra
foi muito bem tratada,aqui temos
uma doce menina que sabe dar lições
aos adultos
QUE SEJAS MUITO FELIZ PRINCESA
Maria

Anónimo disse...

Que felicidade poder encontrar um sítio como este que tão bem opina por Esmeralda. Não me canso de ler os posts que aqui são colocados. São lições de amor, concórdia e respeito. Não sei quem são as pessoas que administram este blogue mas têm dado uma imagem de grande altruismo a todos os que não ficam indiferentes ao caso Esmeralda.
Da pequenita não falam nada - é assim mesmo. Das férias que está a passar este mês também nada informam - boa política.
Só posso deixar aqui um desejo de muito boas férias à menina, mãe e pais afetivos. E um grande bem haja ao PorEsmeralda

Anónimo disse...

Que tudo continue a correr bem com a Esmeralda e estes dias sejam mesmo de partilha e de muito amor e não de risperdal...lembrem-se que foi com o pai que ela deixou esse medicamento. Pensem muito sinceramente na menina e aprendam a partilhar....afinal até á data e depois de ter a filha o Baltasar nunca foi contra qualquer ordem do tribunal, ao contrário de muito "boa" gente.
Não "embelezem" demais a vida da menina....deixem-na simplesmente ser criança, ser livre, ter uma vida normal como qualquer criança.
Voces chamam-lhe sorte pelo facto de ela ter uma familia tao alargada, eu chamo-lhe azar, afinal ela tem sido uma "escrava" dos "quereres" dos adultos.
Não há nada mais lindo do que uma criança, a sua ternura, a sua inocencia, a sua simplicidade...Todos nós temos que olhar para uma criança como um ser sublime e tratá-la como tal. Elas merecem. A Esmeralda merece ter uma vida sem pressões.
Boas férias para a menina seja na companhia de quem fôr.
Leonor

Anónimo disse...

Boa noite a todos. Não posso resistir a contar uma história muito engraçada passada na última terça-feira lá para os lados de Tomar. Bem me tenho esforçado por ficar calado mas peço à direcção que publique este meu comentário. Afinal às vezes a vida também se faz de episódios reais e mesmo muito divertidos. A história passou-se com D. Aidida, que eu conheço bem porque ela costuma tomar café no mesmo café que eu. Andava eu na terça-feira às compras com a minha Senhora no Modelo e assisti a uma cena da vida bem real que dava um filme para rir daqueles. D. Aidida andava muito descontraída também no Modelo às compras com outra senhora. Com elas andavam também a Esmeraldinha mais duas crianças que deviam ser amiguinhas dela. Apareceu um Senhor com muito mau aspecto que se acercou da Esmeralda e falou-he. A menina pareceu conhecê-lo muito bem e respondeu ao cumprimento. A mãe quando viu deu um salto e aterrou com a mala na cabeça do homem e começou a gritar que não o queria perto da filha, para ele não se chegar ao pé dela. O homem muito zangado gritou-lhe que ela não lhe podia bater e que ia chamar a polícia. Aí ela sacou do telefone e ameaçou-o que quem ia chamar a polícia era ela, que ele a perseguia à muito tempo, que ele não podia falar à filha nem chegar-se ao pé dela. O homem quando a viu a ligar o telefone muito assustado desatou a correr para a saída e a D. Aidida foi a correr atrás dele a dar-lhe com a mala na cabeça e nas costas. Depois as pessoas que assistiram e que a conheciam mais à menina chegaram-se ao pé dela para a acalmar. Ela estava muito nervosa. Depois lá explicou que tinha conhecido aquele homem ha uns anos e ele nunca lhe tinha perdoado por ela se ter envolvido com Baltazar. Que andava sempre a segui-la e que todos os dias lhe mandava cartas anónimas com muitas asneiras e sempre a ameaçá-la. Nos últimos tempos até tinha começado a escrever na Internet para um doutor de Leiria e até tinha lá posto a identificação toda dela.Foi assim que ela o conseguiu acusar em tribunal. Mas mesmo assim ele continuava a segui-la a ela e ao marido para todo o lado e a ameaçá-los a toda a hora. E agora pergunto eu de onde é que ele conhece a criança porque ele quando se chegou ao pé dela disse-lhe então dadinha como é que tu estás e a menina falou-lhe como se o conhecesse. Será que agora é amigo de casa do Baltazar? Será que a amizade deles assenta no ódio que ambos têm por Aidida.
Obrigado por publicarem este meu comentário.
Estimo que a menina tenha umas boas férias com a mãe.

Anónimo disse...

Simplesmente delicioso o comentário do Anónimo das 1:16 !...

Que apenas me merece o comentário seguinte :

GRANDE MÃE!

Anónimo disse...

Bom dia!

Está mais que visto que esse homem foi enviado por "alguém", ligado a Baltazar, ou ao "dono" do citado blogue, dado que a menina o reconheceu! O único objectivo é desestabilizar a vida de Aidida e consequentemente da Esmeralda. Lá diz o ditado "dividir para reinar"!
Aidida defendeu a filha como uma gata "defende a sua cria", e fez ela muito bem. Mas quem faz essas provocações num supermercado ou em qualquer lugar, e se aproveita duma criança só para a prejudicar, não pode ser ninguém que lhe queira bem, porque quem lhe quer bem não a persegue nem lhe cria situações que a amedrontem.
Força Aidida!
Realmente Esmeralda teve azar, não em ter uma grande família, mas sim em ter um pai que a rejeitou desde a sua concepção, e ainda hoje consente, ou contribui para que a menina não consiga ter paz.
Confiamos e pedimos à Srª. Juíza que esteja atenta...
Ninguém do lado da mãe Aidida, nem da família Gomes, tem desestabilizado a criança desde que foi confiada ao pai, mas do lado do pai isso acontece sempre que a menina está com a outra família.

Um grande beijinho e boas férias para a Ana Filipa Esmeralda, mãe Aidida, mãe Lina e pai Luis. Não haverá nada, nem ninguém que vos consiga separar, Deus é muito Grande!

Maria Vitória

Anónimo disse...

Boa tarde

Pela descrição que aqui é feita da pessôa que comprimentou a "Dadinha", peço desculpa se me engano mas tudo indica que seja um tal "sargento" JN. Por tudo o que esse srº escreveu no outro blog deu para entender que continua a não aceitar o desprezo de Aidida e continua a atormentar-lhe a vida. pelo visto nem a criança respeita.

FORÇA AIDIDA faça outra vêz queixa dele à polícia, pois ele ainda não aprendeu a lição de ser condenado pelo tribunal.
Depois esse srº ainda se atreve e chamar criminosos aos outros.

Férias muito felizes para si e sua menina

Anónimo disse...

Boa noite

É fácil identificar o individuo, através do filme gravado pelas camaras de vigilancia do supermercado, desse dia. Aí vão saber se é o tal "sargento" que desconfiam. Basta participar à polícia essas ameaças, cartas anónimas, comentários injuriosos à D. Aidida, e divulgação de dados pessoais desta cidadã, no blogue Esmeralda-Sim, bem como as perseguições, incluindo a abordagem da Esmeralda no supermercado, tratando-a por Dadinha, como se fosse pessoa das suas relações.
Quem é capaz de fazer este tipo de coisas é capaz de tudo, e o Tribunal tem de estar bem informado.
Vamos ver quem é o verdadeiro criminoso, que se escondia atrás das tais siglas, e dos tais comentários no citado blogue de apoio a Baltazar.
Força D. Aidida não desista de lutar pela tranquilidade e felicidade da sua filha.
Um beijinho para a Ana Filipa Esmeralda e boas férias, para ela e todos os que lhe querem bem.

Lidia

Anónimo disse...

O querido mês de Agosto já chegou, abençoados serão estes dias em que mãe e filha numa cumplicidade que de certo só existe entre mãe e filha, vão estreitar laços, trocar segredos, inventar brincadeiras, ou seja mãe e filha vão usufruir uma da outra. E se assim o entenderem e se assim o desejarem hão-de incluir o Luis e a Lina neste mês de liberdade, de dignidade e respeito pela vontade da Princesa,neste mês onde os afectos têm o devido espaço.

Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

É exactamente como diz: férias, lazer, descontracção, felicidade e acima de tudo, muita liberdade para se conviver com aqueles por quem se nutre um afecto muito especial. Por estes dias o brilho que a Princesa difunde ainda será mais forte e iluminará todos os que queiram ver a sua alegria de criança a viver como gosta.

Isto é que é o "querido mês de Agosto".

Boas férias Princesa