terça-feira, 21 de julho de 2009

A PRINCESA É MUITO MAIS QUE UMA PRINCESINHA...



O carinho e afecto que por aqui sempre esboçámos pela Princesa, tem-nos levado a produzir textos carregados de expressões carinhosas, próprias de cenas de vida familiar.

Efectivamente, tais situações têm sido fruto de um reencontro familiar, há muito desejado e sobretudo, merecido, como se tem vindo a comprovar, fim de semana após fim de semana.

Mas apesar de toda a alegria e felicidade que temos encontrado, estampada nos olhos da Princesa, tudo se tem passado no estrito cumprimento das regras estabelecidas pelo Tribunal. E para além disso, Aidida, Adelina e Luís, têm-se reservado ao recato de algum mediatismo, pese embora as várias solicitações que têm recebido. Com efeito, ultimamente, respondendo a uma campanha organizada de Baltazar Nunes, alguns meios de comunicação social têm-lhes solicitado declarações a propósito. O tema tem sido a integração da menina na nova família, com o pai biológico.

Estivémos a ler mais uma dessas reportagens, e não fosse este um assunto que nos é tão caro, daríamos por aqui uma forte gargalhada ao lermos algumas passagens. Mas ao lermos outras, aí pelo contrário, ficaríamos e ficámos muito zangados e incomodados.

Mais uma vez, está bem patente o desconhecimento que a confidencialidade de certos pormenores da vida dum filho nos exige. E devassa-se de uma forma assombrosa, mesmo descarada, algumas particularidades do foro íntimo da Princesa. Ninguém de bom senso lê algumas dessas passagens, sem reler para confirmar se é verdade, se é possível falar assim de certas coisas para uma revista.

Por outro lado, alguns dos entrevistados, ditos familiares da Princesa, não podem negar que têm lido com assiduidade as nossas mensagens e os comentários dos amigos. Respondem às perguntas do jornalista com um discurso rico em termos carinhosos, aqueles a que o Por Esmeralda os foi habituando. E não é que a Esmeralda também já é para eles uma princesinha e uma senhorita?

Pois não tínhamos já dito que era assim?

Mas a Princesa é Princesinha sim, mas não apenas pelos motivos que referem. Sete anos de convívio familiar, ditam uma variedade e riqueza de experiências, que seis meses de relacionamento, ainda não podem igualar.

Não subestimamos, mas orgulhamo-nos de poder continuar a confirmar todas as nossas convicções – o convívio da Princesa com a mãe Lina e o pai Luís era um reencontro esperado, desejado, ansiado e confirmado.

Na próxima segunda-feira, cumprir-se-á, novamente, um dos desejos da Princesa. Desta vez ela poderá desfrutar de um mês completo, onde encontrará muitos miminhos e todos os carinhos que só uma mãe pode dar.

Até segunda Princesa.

39 comentários:

Celinda disse...

Sorte ou azar calhou-me passar pela venda dos jornais e nao é que folheando uma revista, por causa do filho do nosso "reizinho" (com todo o respeito pelo Sr. D. Duarte) estava apreenssiva porque o miúdo estava a brincar com o "fogo"
(uma arma)e não é que lá dentro a revista tráz o outro que quer mesmo ser rei à força?
Vim para casa e deu-me logo vontade
de manifestar o que sinto.
Sem nos conhecermos o que os Diretores do Blogue escreveram no mesmo, vem direitinho ao que o meu coração sente.
Que vergonha Baltasar, chegou-te agora essa falta de respeito pelos princípios mais elementares da intimidade da tua "princezinha"...
Estiveram tantos meses calados, razão tinha o teu amigo, porque bem sabia que vocês valem mesmo pouco.
Quantas fraldas lhe mudáste tu? quando a Esmaralda precisava?
Mentir para se fazer o que se não é
é coisa feia e bem sabes que não sou só eu que te conheço. Por respeito à srª tua mãe que nunca aprendeu, nem podia ter ou fazer certos hábitos de limpeza...
Vens tu agora com o novo visual querer mostrar que és tão limpo que só agora com sete anos tens gosto em limpar as partes intimas da tua filha? Olhem que isso vos fica muito mal, e quem tem cabeça para pensar, pode pensar e é livre de pensar o que quizer.
Então e agora são as revistas côr de rosa que te dão o sustento e as mordomias?
Umas vezes compráste ou alugáste a casa ao teu irmão que recebeu uma indmnização e a comprou e tu arranjaste-a; agora nesta revista já contas de outra forma, então quem é que mente até nas pequenas coisas que ninguém tem nada com isso?
Compras-lhe tudo, queres dar-lhe o Mundo em ilusões materiais? Então meu rapaz, escusam de tanto apregoar o amor que lhe dão,porque o Amor que ela quer mostrar que vos tem, não é coisa pura e desinteressada e olha se eu fosse mãe dela não me ficava, e repara bem ,tudo o que está dito, está dito e os tribunais analizam tudo.
E o próximo a ser analizado vê lá se adivinhas quem será?
Então o teu menino estava na Universidade a tirar um curso superior a agora já se lhe acabaram os estudos? Se é por falta de peso, talvez consigas quem te arranje "ração de combate"
E mais, se a miúda nunca lavou os dentes, só tinhas é que ter ido com ela ao dentista...
Chegou-te agora... e como principal dever desculpem os que me ouvem, mas parece que só deste prioridade à limpeza do rabinho da menina e a mostra da dentadura. E vejam lá como estão tão ofuscados com a pintura dos olhos e das unhas...
Deveriam ter vergonha, porque não é dessa forma que se educam crianças de sete anos. As intimidades, ficam no silêncio e no diálogo da nossa vida familiar.
Mas ainda bem que vocês o disseram, assim toda a gente fica a conhecer quem são e o que querem fazer dela...
É só grandezas ou melhor mania das grandezas, afinal aqui está a prova mais que provada de que quem te conhece e tem dito algumas coisas sobre os teus comportamentos, está bem certo da verdade dos mesmos.
Pobre criança...
Queres pegar com a mãe dela? Pois o que ainda estará para se ver?
Pensas tu que mudáste de estatuto como mudáste de carro e de fatiota?
E a tua famosa companheira, pelos vistos também só dá valor ao que menos importa na educação.
OS SINAIS EXTERIORES, A CASA, O PORTÁTIL, O iPOD, a BICICLETA e misturado com toda essa riqueza própria dos reis e dos principes, vens falar da Mansão de bonecas e
das futuras partilhas que te deixam
descansado...
Onde está a Esmeralda, os valores, a educação presente e futura?
Foi muito triste ter lido isto tudo, mas a verdade há-de sempre vir ao de cima e uma parte dela AQUI ESTÁ, a juntar a tudo o mais que se vai sabendo.Ganhar a vida à custa das revistas cõr de rosa é muito cinzento para fazer crescer uma criança...
Deixo só mais uma perguntinha:
Porque será que a miúda como dizes
volta sempre estranha para ti?
E porque será que corre a agarrar-se ao teu pescoço?
Muita água ainda vai correr...Mas o caminho faz-se caminhando...
Saberás tu o que isso é?

Anónimo disse...

O casal e a mãe Aidida continuem recatados e não respondam a provocações.
Não aceitem dar entrevistas .
Querem é "puxar por eles" para se descaírem e tropeçarem em alguma armadilha inadvertidamente.

Gozem a sua menina e permitam-lhe gozar a ela tudo quanto de maravilhoso têm para lhe dar.
Em privado.
Entre eles.
No aconchego do seu lar.

Deixem o sr. Baltazar organizar campanhas.
Mas não respondam!
A resposta deverá ser dada pela menina ao desejar estar com quem a criou .
Isso é que interessa.

Pelos vistos, morreu um certo e infeliz blogue mas o estilo parece que se transferiu para outros meios de comunicação.
Retoma-se as mentiras, ou inverdades? Pelos vistos...

Não sei a que notícias a direcção do blogue se refere, mas pelo que descrevem , trata-se do mesmo tipo de procedimento que pairava por outras bandas até há pouco tempo.
Que também tinha coisas que , por um lado deixavam uma pessoa sensata indignada, ao mesmo tempo que outras suscitavam gargalhadas...caso o assunto não fosse tão sério.

Pobre Esmeralda!
O que teimam em querer fazer-te!

Anónimo disse...

Celinda,
Você é muito engraçada. Tem um jeito muito especial de destapar certas verdades.
Também vi essa revista que tem uma reportagem sobre a nova vida da Princesa.
Podiam era ter contado que ela teve um Magalhães, mas muitas semanas depois de todos os outros colegas da escola. O Magalhães da Esmeralda deu tantas voltas ...
E falar daquelas coisas da menina?
Que falta de vergonha!
E dizer que luta para que a menina deixe de visitar a mãe?
Só falta fazer como o seu amigo queria que fizesse - greve de fome para chamar a atenção.
Nisto tudo, resta-me enaltecer a forma muito branda e educada que o blogue, como sempre, usa para comentar o que neste caso é mesmo nada.

alvaro disse...

O AMÔR DOS NOSSOS FLHOS E NETOS NÃO SE COMPRAM, VÃO-SE CONQUISTANDO CAMINHANDO !.........

Isto a propósito das ultimas noticias vindas a lume por uma certa imprensa dita ( côr-de-rosa )aonde alguns familiares da menina ESMERALDA ,ANA FILIPA ,DADINHA ,PRINCESA , PRINCESINHA OU POR ÚLTIMO SENHORITA ,( o nome é o que cada um de nós achar por bem e a nossa sensibilidade e consciência dictar ), a ser verdade revela pouca sensibilidade e respeito pela intimidade da menina ESMERALDA ,não se reproduz a nossa vida íntima na praça pública ,a nossa íntimidade é una e só .......

Afinal quem anda a expõr a a vida da Menina ,na praça pública e faz disso uma arma de arremêço ? Antes acusavam os GOMES ? E agora ?

Haja coenrência e bom senso !....

Vamos falar de coisas positivas ,faltam sómente seis dias para a MENINA ,reêncontrar aquela que a pôs ao Mundo ,MÃE AIDIDA E aqueles que lhe deram sequência MÃE ADELINA e PAI LÚIS ,o resto são falácias .

Pelo superior interesse da ESMERALDA faça-se JÚSTIÇA !

22/07/09
subscrevo-me alvaro da florência murraças

Anónimo pela Pipinha disse...

Li o que aui foi escrito e só agora posso aqui entrar, mas vou seguir os conselhos do sr anónimo e ainda que me sinta consoladinha com o comentário duma senhora bem entendida nos assuntos lá para os lados da Sertã, hoje é dia 22 de Julho e é dia de festa, e nósvamos esquecer as tristes figuras desses
desesperados e vamos dar os PARABENS AO LUIS!
VERDADE Ele HOJE FAZ ANOS e não sei bem como é, mas sinto logo um desejo de partilhar esta alegria e celebrar a sua VIDA e querem vêr quem aqui vai entrar?

É HOJE SIM! NÃO É AMANHÃ
PAIZINHO...

Já passa da meia noite
Tenho saudades de Ti
Queria ser uma pombinha
Voar para junto de Ti

São rosas que te enviei
Juntas com a minha saudade
Eu pus-lhes muito perfume
Para ficares perfumado

Enviei-as pelo vento
Mas ele está tão mansinho
Que quando tu acordares
Só tens lá o meu carinho

Faz de conta, Mas é verdade
O que importa é a intensão
PARABENS querido PAIZINHO
NElas Vai meu Coração...
(a tua Pipinha)

Anónimo disse...

Não fica bem a gente que se tem pautado por tanto recato e tanta bondade, comentar como tem feito, as notícias vindas a público sobre a Esmeralda e baltazar.
também não fica bem e nem parece ser do mesmo autor, o texto agora publicado. Pois, já não fez o casal o mesmo ou ainda pior quando a menina ainda vivia com eles?
Não foi muitas e muitas vezes a pequena Esmeralda, capa de revistas e jornais, na companhia do casal? também não se divulgaram aspectos da vida intima da menina?
meus caros, dois pesos e duas medidas, não ficam mesmo nada bem a quem defende os interesses da Esmeralad e quer a sua felecidade.
Deve ser difícil conter as emoções quando sabem que há notícias do lado do pai da menina, mas há que conter os animos e controlar o fel, pois acabam por demonstrar que não exitem diferenças entre uns e outros e parece-me que neste blogue, apostavam na diferença.
Não sou por uns nem por outros, mas acompanho a situação.
A imparcilaidade deveia ser o vosso lema e a bondade e a compreensão, deveriam estar sempre presentes, pois se a menina ama os pais de criação e a mãe, porquê demonstrar tanto azedume e ciúme pela relação que também tem com o pai e a família paterna?
Não se ataquem uns aos outros, nem se acusem mutuamente.
A menina cá estará para avaliar a actuação de uns e de outros e olhem que a vossa também não está isenta de culpas e também tem telhados de vidro. Todos os têm!

Anónimo disse...

Como ultimamente não leio jornais nem revistas nem vejo televisão tenho a sorte de não ficar mal disposta com o que suponho ser uma falta de vergonha a toda a prova.
Mas a verdade é que jós actos só revelam a natureza de quem os pratica e só vêem reforçar o que o nosso coração nos dizia e a nossa razão confirmava, a menina nunca poderá estar feliz longe do convívio dos esu pais Luis e Lina, porque eles deram-lhe os alicerces para uma vida de sonho que alguns insistem em tornar pesadelo e depois chamam a isto amor, só se fôr ao umbigo deles.
Mas lembremo-nos da canção que nos bailaricos da minha aldeia passava:" Meu querido mês de Agosto"
Catarina

Anónimo disse...

Bom dia!

Venho deste modo enviar os meus sinceros Parabéns ao Sr. Luis Gomes, e desejar-lhe muita saúde e muitos anos de vida, repletos de felicidade, junto de quem mais ama, a sua esposa e filhinha Ana Filipa.

Que Deus vos abençôe sempre!

Maria Teresa

Anónimo disse...

Exma Direcção
Pelo bem de Esmeralda acabem com este blogue. Deixem os juízes decidir, deixem Esmeralda em paz. Sigam o exemplo do outro blogue que também fechou pelo bem de Esmeralda, e na minha opinião tarde demais... mas mais vale tarde.
Acabem com os comentários carregados de ódio disfarçado de amor, como os da Celinda e Maria da Conceição, que parecem verdadeiros lobos disfarçadas de cordeiros.
Deixem pai e filha recuperar o tempo perdido em paz. A verdade é que são pai e filha e isso nunca poderá mudar. Não há volta a dar, mesmo que Baltazar tenha pouca instrução, seja pobre, jovem e por vezes cometa alguns erros, não deixa por isso de ser o pai...portanto...haja respeito, porque Esmeralda gosta dele, está mais do que visto.
Por respeito a Esmeralda não falem mal de Baltazar, nem de Aidida, porque são os seus pais.
Os pais de afecto não existem, isso foi agora inventado pelas tias de Lisboa, que parece que querem fazer acreditar a Portugal inteiro que os pobres não têm direito a ser pais.
Os pais de afecto a existirem, só serão declarados pelo próprio filho quando este for adulto, depois de sentir que a educação se cumpriu em pleno amor. Antes disso é prematuro falar de pais de afecto, porque esses pais podem estar a cometer autênticas barbaridades sem se aperceberem.
O superior interesse de uma criança tem muito que se lhe diga, e não pode ser uma qualquer pessoa a falar disso de ânimo leve. Eu não sei nada sobre o superior interesse de uma criança, mas quando oiço certos pontos de vista, fico muito triste.
Eu acho que é do superior interesse de Esmeralda encerrar este blogue.
Será?
A minha sensibilidade diz-me que a menina não há-de gostar nada das coisas que aqui se dizem.
Há quem se atreva a falar como se fosse Esmeralda!!!
Pelo bem de Esmeralda deixemos os juízes decidir, deixemos Esmeralda conviver tranquilamente com os adultos que a rodeiam para poder crescer em equilíbrio.
Pelo bem de Esmeralda haja bom senso

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (8:02)

Ao contrário do que diz, o Por Esmeralda não se tem pautado pelo recato e pela bondade, temos antes enaltecido tudo o que de bom poderá contribuir para o crescimento saudável da Princesa. Daí o facto de nos esforçarmos sempre por tentar ignorar algo de menos bom ou despropositado. Também, quando comentamos algo menos bom, é tão só um contributo para, de uma forma educada e sensata, alertarmos para os adultos, que certos erros não devem ser cometidos.

Caro Anónimo, Luís Gomes e Adelina Lagarto, não agiram bem – concordamos. O caro anónimo considera esse motivo, bastante, para justificar procedimento semelhante a Baltazar?

E quanto a conteúdos na Imprensa – Esmeralda foi muitas vezes capa de revista, mas nunca pormenores da sua vida íntima foram divulgados. E isso é o que verdadeiramente achamos ser uma grande vergonha.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (10:19)

Compreendemos que não seja fácil a alguns leitores, como parece ser o caso do caro anónimo, aceitar as nossas ideias, sobretudo as nossas convicções. Contudo, não lerá por aqui, alguma vez, qualquer resposta menos educada ou encontrará mensagens agressivas dirigidas a Baltazar ou a quem o apoia.

Também nós por aqui somos todos anónimos. Somos apenas um conjunto de vozes que, não estando em total oposição com o caro anónimo, ainda assim, encontram motivos bastantes para crer num caminho, que ainda evoluirá, pelos superiores interesses da Princesa. É nesse sentido que a Justiça, muito eficientemente, tem vindo a restituir a família à Princesa.

Os juízes avaliaram e decidiram que o convívio da Esmeralda com a mãe, mãe Lina e pai Luís lhe trariam enormes benefícios para um crescimento saudável e feliz.

Por outro lado, não é do nosso conhecimento que alguma vez Adelina ou Luís, tenham exposto na imprensa, quaisquer pormenores do foro íntimo da filha. De outra forma, teríamos referido tal facto na nossa mensagem. Por aqui, nunca encontrará manobras de ocultação sobre actos menos próprios praticados por Adelina e Luís. Por isso eles aceitam a condenação e pena que sofreram. Por isso eles se têm obrigado ao recato, embora muito sofrido por vezes.

Sobre Baltazar, pensamos que ainda terá um longo caminho a percorrer. Mas está no bom caminho. A menina mostra-se feliz e está bem adaptada à sua nova realidade familiar.

Mas caro anónimo, tem conhecimento do que a Princesa confidenciou à Sra Juíza?

Baltazar é o pai de Esmeralda, mas ela sempre teve um pai e uma mãe. Ela cresceu dentro dum ambiente familiar muito bom, que como sempre foi a convicção do Por Esmeralda, não esqueceu e deseja que lhe seja restituído.

Quanto ao que refere que “Os pais de afecto a existirem, só serão declarados pelo próprio filho quando este for adulto, depois de sentir que a educação se cumpriu em pleno amor. Antes disso é prematuro falar de pais de afecto, porque esses pais podem estar a cometer autênticas barbaridades sem se aperceberem.”, convidamos o caro anónimo a inteirar-se dos últimos acontecimentos, sobretudo alguns conteúdos passados na imprensa sobre a audição da Sra. Juíza à menina.

Quanto à hipótese de fechar este blogue, essa será uma decisão a tomar entre várias pessoas que fazem parte da Direcção. O momento será o mais oportuno e informaremos antecipadamente.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom dia.
há coisas que não posso deixar de
lamentar, então o sr.anonimo 10:19
vem aqui fazer um pedido destes?
fechar este blogue, para mim seria
contra a menina este espaço já
demonstrou muita moral e respeito por
pessoas que nem mereciam ver os seus comentários publicados, este é um deles, este espaço marca pela diferença, aqui encontro verdades
e sobre tudo muito amor e carinho
POR ESMERALDA,e mais se não fosse
este caso que choca todas as pessoas com coração,uma menina que foi arrancada há força do seu seio
familiar aonde tudo tinha para ser
feliz, para ela estar com o Pai
é só porque tem medo de ficar
desprotegida,e faz tudo o que a Juíza manda, não é em meio ano
que que se apaga o AMOR QUE ELA
SEMPRE TEVE E TERÁ
por isto eu digo os Pais pobres tem
direito como os ricos desde que saibam ser Pais
e não vale a pena estarmos a falar
mais daquilo que nós estamos fartos
de saber, o que importa é que a menina venha a ser uma criança
com muito equilibro mental, que todos se unam para a sua felicidade
E QUE ESTE ESPAÇO NUNCA DEIXE DE
EXISTIR PORQUE É DE AMOR A
ANA FILIPA/ESMERALDA.
Maria

Anónimo disse...

Entrei agora aqui , como costume, sempre que tenho algum tempo, para saber das novidades.
Espanto meu.
Um blogue e uma direcção que sempre se pautaram pela sensatez e pela correcção e civismo , está sendo "atacada" injustamente.
Porquê?
Porque continua a pautar o seu comportamento pela Verdade?
Porque há pessoas que não admitem que outras possam ter as suas próprias ideias e opiniões e expressá-las educadamente?

Permito-me transcrever algumas passagens dessas participações :

1º"Exma Direcção
Pelo bem de Esmeralda acabem com este blogue. Deixem os juízes decidir, deixem Esmeralda em paz. Sigam o exemplo do outro blogue que também fechou pelo bem de Esmeralda," ...

Acabar o blogue?!
Porquê?
Há inverdades por aqui ?
Há linguagem incorrecta?
Há insultos a alguém ?
Ou apenas se propõe a "filosofia da rolha", quando as verdades não interessam e as ideias não são seguidistas?
Mas alguém aqui pretende impedir que os Juízes decidam?
E estes serão assim tão pouco competentes que se deixem influenciar por quem apenas pretende livremente opinar sobre factos ou casos da vida real?
Não me parece...

Quanto a deixar Esmeralda em paz, ninguém aqui quer outra coisa.
E não é o blogue que interfere na sua vida. Ou ela costuma ler o que aqui se escreve?

Quanto ao outro blogue ter encerrado, estamos de acordo...mesmo quanto ao tardio da solução.
Só que, ao contrário do que se pretende querer, não foi pelo bem de Esmeralda que isso aconteceu.
Quem entrava naquele espaço ficava aterrada com o fio condutor que o guiava: o insulto, a maledicência, a linguagem imprópria, enfim...um comportamento que envergonha qualquer ser humano com um mínimo de dignidade.

2º"...Acabem com os comentários carregados de ódio disfarçado de amor, como os da Celinda e Maria da Conceição, que parecem verdadeiros lobos disfarçadas de cordeiros."..."

Como aqui sou nomeada permitam-me apenas responder pelas minhas acções e palavras.
De cordeiro não tenho nada, muito menos de lobo.
Nem sequer se trata de transmitir uma carga de sentimentos, como me é atribuída.
Nem Amor nem ódio. Muito menos disfarçados. Porque o disfarce não é meu apanágio.
E se me debruço por vezes um pouco mais sobre certos aspectos tem a ver com a minha vertente profissional que foi muitos e muitos anos ligada à educação de crianças.
É que, mercê disso, vi muita coisa, testemunhei muitos dramas, acompanhei muitos casos parecidos, vi as suas consequências.
Por isso,sou apenas uma pessoa que procura de forma correcta e cívica dar a sua livre opinião .Que pode ser contestada, logicamente.
Ou não vivemos num país livre e democrático?

3º..."Os pais de afecto não existem, isso foi agora inventado pelas tias de Lisboa, que parece que querem fazer acreditar a Portugal inteiro que os pobres não têm direito a ser pais."

Mas então para que serve a Ciência?
São as "tias de Lisboa" que inventaram o conteúdo dos pareceres ténico-cientificos expressos por psicólogos e pedo-psiquiatras?
Afinal para que serve as pessoas
estudarem ?
Para que serve a Ciência e até mesmo a observação da vida real?
Os exemplos?
Os estudos sobre o comportamento humano?
Os inúmeros casos de que se vai tendo conhecimento?
E quanto a pobres...o problema é quando se trata de pobreza de espírito.
Esta sim.
É que é uma tragédia mesmo.

E é porque não nos consideramos pobres de espírito que nos permitimos encarar os factos, opinar , expressar pontos de vista, sem com isso se pretender quebrar a paz seja de quem for.
Muito menos a desta menina!
Para quem desejamos toda a felicidade do Mundo!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Fechar o blogue????!!!

A desfaçatez chegou a este ponto?!
As pessoas não conseguem esconder a sua raiva por um lugar onde o bom senso, a educação e sobretudo a Verdade são os parâmetros que unem as pessoas que aqui gostam de vir expressar o seu sentir.
E assim se revelam .
Porque aqui não se manipula.
Porque aqui se expressam bons sentimentos.
Porque aqui se transpira sensatez.Verdade.
Porque aqui se defende acima de tudo uma criança. E não outros interesses.
Será por isto tudo, que o blogue incomoda alguns?
Se já não há o lugar onde poderiam expressar-se de acordo com os seus objectivos, porquê vir atacar um sítio de paz, de educação, de verdadeiro interesse pelo bem-estar de Esmeralda?
Não venham.
Ignorem e desprezem o que aqui se escreve.
Mas não têm o direito que querer o fecho de um espaço apenas porque segue uma linha de correcção e digninade com a qual parece não se identificarem.
Eu, quando não me sinto bem em algum lugar...simplesmente não o frequento.
Mas, não tenho o direito de exigir que ele não exista.
Porque há outras opiniões, outros gostos, outros pontos de vista.

Viver em Democracia é isso!

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

O Por Esmeralda agradece os seus elogios e partilha toda a indignação que expressa.

Também no Por Esmeralda todos ficámos indignados pela forma crua como se relataram pormenores da vida íntima da Princesa.

Tudo o que mais por lá se leu é normal, conhecendo a autoria.

Por Esmeralda

Maria de Lourdes disse...

Boa tarde bons amigos!
Como na rua está mais fresquinho, isto por aqui aqueceu, mas não venho nem quero magoar ninguém.
Que me desculpem os amigos mas não posso esquecer de referir aqui o Comentário do Sr. Álvaro e o da Srª Dª Maria da Conceição. Todos os outros se vão completando, mas vale a pena analizarmos como todos os que se pautam pela Felicidade da Ana Filipa/Esmeralda ou todos os nomes que cada um goste de lhe chamar. Com verdade e realismo, não entramos aqui todos pelas mesmas razões.Mas nestes dois comentários, Ambos deram uma resposta que a Direcção do Blogue terminou e fortaleceu.
Quem teimar em sujar aquilo que vai
sujando, quem quizer destruir aquilo que alguns já destruiram, quem não fõr capaz de por Amor olhar esta criança como deve ser OLHADA, não lhe vale a pena rebuscar o passado que continuam e pincelar de forma negra, e em geito de nos chamarem de "tolos" (como dizem os açoreanos).Aos que querem continuar a colorir este tempo presente que ainda e como se vê e lê, está longe de integrar a pequena ANA FILIPA numa estabilidade a todos os níveis e que serão agora mais que nunca os alicerces da sua PERSONALIDADE, a tarefa ainda é difícil, mas a esperança não nos falta.

Não andarão por aí com pezinhos de veludo, os tais pobres de espírito que não têem quem os oiça, ou que de várias formas tentam destilar os seus devaneios e instigar outras almas pouco adultas que nas mesmas revistas cor de rosa vão ganhando
figura, sabem bem FALAR, têm a lição mais ou menos estudada e vão-se tornando famosas, a troco de ser "tristemente famoso de revista"
mas ainda imaturo nas atitudes que a Vida e o futuro lhes vai impôr.
Não quero ser profeta nem dos futuros radiosos, nem profeta da desgraça.
Só que, quando a vida já nos levou a viver, partilhar e acolher este mundo de crianças que SOFREM...
Somos levados a acautelar e a pensar ao milímetro as causas e as consequências de certos actos, e decisões.
************
Mas HOJE é ou não é dia para festejar?
PARABENS AO LUIS e Abençoada seja sua Mãe que creio que se chama MARIA e seu pai também LUIS que o deram ao MUNDO e "misteriosamente" ou generosamente e sem teorias como aquelas que a gente tantas vezes aqui é forçada a ter, acolheram no seio da sua família aquela que AQUI nos reune para eles
a PIPINHA.
Abencoada Família, que soube AMAR como ALGUÉM AMOU e sem dogmas nem
pruridos pelas ciências Biológicas, deram uma LIÇÃO que só nos deveriam ORGULHAR...
PARABENS FAMÍLIA MATOS GOMES!!!
PARABENS LUIS E À TERRA QUE TE VIU NASCER. (CARVOEIRO Concelho de Mação)
Esqueceram-se que hoje é dia de Festa? Só tenho pena de viver Longe!...
Mas neste tempo de Verão e de festas, lembrar os filhos da terra
que como ele é um exemplo de generosidade, só nos deve tornar orgulhosos e mais ricos.
E daqui a pouco se puder, e esta maquineta me deixar, aqui voltarei para dizer baixinho e ao ouvido de quem quizer ouvir umas coisas lindas que a ANA FILIPA SENTE e quer dizer ao seu PAIZINHO.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria de Lourdes,

O Por Esmeralda, aproveitando a sua iniciativa, expressa ao amigo Luís Gomes os votos de muita felicidade nesta data em cumpre mais um aniversário.

Desejamos-lhe muita saúde e força para, no modo destemido a que já nos habituou, continuar a resgatar os difíceis desafios que a vida lhe tem colocado.

Hoje, é um dia que a sua Princesa lembrará, quiçá com um sorriso terno, embora mudo, mas cheio de doçura, que guardará no seu coraçãozito até ao próximo reencontro.

E como por aqui todos sabemos que a sua felicidade é a felicidade de todos os que o rodeiam, saiba que estamos muito felizes por si.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

A Direcção do Blogue reuniu hoje ao final da manhã. Aproxima-se o período de férias para alguns e o trabalho no blogue é já algo que não podemos ignorar.

É Agosto que aí vem, mês das férias do povo.

E mais uma vez a Catarina nos brinda com uma expressão tão a propósito - MEU QUERIDO MÊS DE AGOSTO.

E que grande sorriso expressámos todos e com que satisfação suspirámos a pensar neste Agosto de 2009.

Obrigado Catarina

Anónimo disse...

Feliz aniversário Luís Gomes

Um momento especial
de renovação para sua alma e seu espírito,
porque Deus,
na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
a capacidade de desabrochar a cada nova estação
e a nós
capacidade de recomeçar
a cada ano.

Desejo-lhe,
um ano cheio de amor
e de alegrias.

Afinal,
fazer aniversário
é ter a chance
de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender
e ensinar
novas lições,
vivenciar outras dores
e
suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos
e chorar outros,
porque,
amar o próximo
é dar mais amparo,
rezar mais preces
e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário
é amadurecer um pouco mais e olhar a vida
como uma dádiva de Deus.

É ser grato,
reconhecido,
forte,
destemido.

É ser rima,
é ser verso,
é ver Deus no universo;

Parabéns para si
neste dia tão grandioso.

Um Amigo anónimo

Maria de Lourdes disse...

FAZ DE CONTA…

Faz de conta Paizinho, ou tenho mesmo hoje 42 Janelas no meu quarto de “bonecas”?
Que é bonito; sério,isto não é dizer de “faz de conta”
42 Janelas! Os teus anos, a tua vida, a tua saúde, o teu AMOR!
Estas janelas , não têm vidros , nem cortinas. Através delas e por elas entra a luz do SOL , QUE ÉS TU, com o teu sorriso e que se cruza com o meu doce e terno e mudo silêncio…
Tem de ser de “faz de conta”, mas até que é engraçado…

Por uma, entra a luz do luar que me traz a saudade do teu colo…
Por outra, a luz das estrelas que me fazem sonhar contigo e com a mãezinha,
Que me vão embalando até eu adormecer serena e sossegada…
Por outra, entra muita luz; devem ser aqueles amigos todos de quem falas e que gostam de mim…
Hoje há tanta LUZ… Há um brilho diferente, devem ser as velas todas que eu
Acendi…Vá tens de as apagar todas!...

Não quero hoje, olhar para aquela janela que tem muitas nuvens que parecem
Algodão…
Sabes porquê paizinho? Porque ao lado dessa, também tem outra, por onde entra
O Medo e a Escuridão!!!
( A tua Pipinha)



E porque nem tudo é faz de conta, transcrevo agora para o LUIS
Um pouco da minha poetiza de eleição, que sendo o tal múrmurio
que nos embala, oferece a cada momento que vivemos a palavra
certa, o sentir profundo dos dias e que festejamos com mais ou
menos alegria.

“Chamo-te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comrido.
Peço-te que venhas e me dês a Liberde
Que um só dos teus olhos me purifique e acabe
Há muitas coisas que não quero ver
Peço-te que sejas o presente
Peço-te que inundes tudo
E que o teu Reino antes do tempo venha

E se derrame sobre a Terra, Em Primavera
feroz precipitada
Sophia Mello Breyner

Anónimo disse...

Amigo Luis Gomes,parabéns, hoje estamos todos de parabéns!
O que irmana as pessoas não são de forma alguma laços sanguíneos, mas sim os valores que defendem, as atitudes que tomam, e sobretudo a sensibilidade que partilham, por isso hoje nos reunimos em torno desta data e eu desejo que a vida lhe sorria, que os seus sonhos se concretizem e que continue a ser o homem que é.
Neste tempo de mentira e ausência de valores, precisamos urgentemente de abrir janelas às palavras justiça, solidariedade, amizade, verdade e fechar definitivamente portas e janelas ao ódio, à vingança, à mentira.
Para si Luis que é um arquitecto da vida um abraço de respeito e imensa admiração, por tudo creia-me agradecida,
Catarina

PS_Peço desculpa pelos erros que por vezes os meus comentários levam mas como escrevo á pressa isso acontece, importante é não haver erros nas atitudes

Petra disse...

NÃO SEI...

Não sei porque falam tanto de mim?
Não sei porque me tiram fotos para as revistas...
Não sei porque tenho que viver
assim...
Não sei se sou igual aos outros meninos...

Para mim bastava ter aquilo que já tive:
Ter o colo da mãezinha e do paizinho,
Brincar, correr e ter as minhas coisas e, o meu quartinho...
Julgam que sou palerma e não percebo?
Eu sou assim como uma boneca dividida:
Se querem colo, eu vou para o colo;
Se querem abraços eu vou abraçar
Querem fazer-me pinturas e disfarces,
Eu até gosto porque ser mulher
é para mandar!
Há tanta , tanta coisa que me espanta...
Dão-me tantas coisas, sem eu pedir,
Parece que agora sou a dona disto tudo,
Mas à noite no meu quarto
fico muito tempo sem dormir.
Dizem que é assim agora a minha vida...
Sem escola e amigos custa tanto
a passar cada segundo,
Ai meu paizinho como isto é tão diferente...
Mas a mim dizem que não é nada do outro mundo
Aquilo tudo que deu sentido á nossa vida:
Foram vocês, os avós a tia, os tios
o Alentejo, e Frei João...
Pensava que bastava esse tempo de verdade e pensava que durasse sem
interrupção!

Foi o tempo que eu perdi convosco meus paizinhos;
Que nos fez assim tão importantes?
Têm ciúmes de nós, mas não se importem,
Não me ensinaram que na nossa aventura
Eu crescia e ficava mais madura?
Pois foi mesmo, mesmo assim
Perdi mais o medo, adaptei-me ao faz de conta e vou passando os dias sem pensar em mim...
Paizinho, hoje é e foi um dia especial. Não tenho prendas que te possa enviar.
Lembrei-me então daquela promessa que eu fiz, quando com tanto medo me fizeram escutar...
Por ti estarei e farei e chamarei
como quizerem !
Não sei se falta muito ou falta pouco...
Mas sei que mesmo que me doa o que me fizerem
Hei-de ser forte, corajosa e deixo andar...
Porque eu sei que vamos viver juntos, SIM! EU SEI!
Mas tem que ser muito,mesmo muito devagar...
PIPINHA

Maria do Mar disse...

Parece que já entrámos noutro dia, e com ele a noite vai passando por nós. Como diz a Catarina:Vem aí o nosso querido mês de Agosto, mas antes, 27 de Julho há-de chegar.
São uns dias em que tudo está a ser
preparado, é a ansia de receber a nossa menina, é o desejo e a alegria de a receber.
Com todos estou, e mesmo de longe estes dias vão ser de ansiedade.
Para serenar um pouco os nossos espiritos um pouco mexidos com as notícias que vieram quebrar a quietude,lembro aqui uma pequena história de certo conhecida de alguns, mas que não nos fará mal ler de novo.
No nosso canto de partilha será talvez lição e incentivo para alguns.
Mudar os sentimentos NÃO!
Mudar o discurso e as palavras é interrogação que vou trazer comigo.
A pensar em TI PRINCESA e a pensar em todos nós, na antevisão desta nova etapa que se inicia daqui a cerca de três dias aqui deixo esta lição que alguém partilhou comigo:

O CEGO E O POETA

Dizem que havia um cego sentado numa calçada na cidade de Paris, com o boné a seus pés e um pedaço de madeira onde se lia escrito a giz branco:
"POR FAVOR, AJUDE-ME, SOU CEGO".
Um poeta passou por ali, parou e viu poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou no cartaz e virou-o ao contrário.
Com o giz escreveu outras palavras. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e
foi-se embora.
Pelo fim da tarde o poeta passou novamente pelo local e viu que o boné estava cheio de notas e moedas
O cego, reconhecendo os passos do transeunte, perguntou se teria sido ele quem escrevera no pedaço de madeira, sobretudo queria saber
o que havia escrito.
O poeta respondeu:
Nada que não esteja de acordo com o seu pedido, mas com outras palavras. Entretanto sorriu e continuou o seu caminho.
O cego, por sua vez, nunca soube o que o cartaz dizia. Mas os que por ali passavam, liam o que lá estava escrito:

"HOJE É PRIMAVERA EM PARIS E EU NÃO
POSSO VÊ-LA".

Mudar o discurso quando nada nos acontece, nem muda os sentimentos
apenas pode tornar outra, a vida.
Precisamos talvez de escolher a forma certa para comunicar. Não chega simplesmente falar.
Precisamos da palavra essencial para nos encontrarmos.....

Maria do Mar

Anónimo disse...

É SOCIÁVEL E TEM BOM APROVEITAMENTO ESCOLAR
Pequena Esmeralda está feliz na casa de Baltazar no Cabeçudo


A menina frequenta a escola do Cabeçudo. Vive com o pai e não se lhe conhecem alterações de comportamento na pequena criança

A pequena Esmeralda está a viver com o pai biológico, Baltazar Nunes, a madrasta Ilda e o filho desta Rúben, em Tojal, uma anexa da Freguesia do Cabeçudo, Concelho da Sertã. Logo que foi entregue a Baltazer viveu em Cernache na casa da mãe da madrasta. Em Maio mudou-se para o Tojal, onde Baltazar fez obras numa casa do irmão, que não lhe cobra nada pela renda. O imóvel é vistoso e localiza-se num local sossegado.

Em Cernache, na rua onde habitou nunca lhe conheceram sinais de descontentamento. Brincava com o pai e os primos. "Aparenta estar satisfeita", diz um vizinho que logo atira: "Este é que é o pai dela".

O vizinho realça que Baltazar se não faz mais pela filha é porque não pode. "Há famílias com mais posses e os pais não zelam e cuidam tanto dos filhos como ele", realça, informando que era frequente brincar na rua, andar de bicicleta ou passear com o pai e a madrasta em Cernache. Baltazar chegou a levá-la na moto 4 a dar umas voltas pela vila. Com o pai e a madrasta frequentavam os cafés da vila, bem como as festas populares onde são vistos algumas vezes. A menina sempre demonstrou tranquilidade e felicidade. Recentemente estiveram na Festa da Paróquia de Cernache. De acordo com um cernachense as pessoas já se habituaram a vê-los juntos. Sobre Baltazar dizem ser um pai dedicado e atento e que quer o melhor para a filha que brinda com prendas.

http://www.gazetadointerior.pt/seccoes/index.asp?idn=9029

Maria de Lourdes disse...

COMO ÁRVORES...


Estas palavras que de certo terão o apoio de alguns de nós, dedico-as à Natércia.
Como eu sinto a falta dela, ainda que em muitas entrelinhas o seu espírito e a sua união estará presente de certeza
Que bom seria se não deixássemos que em nós aconteça:
O PRINCÍPIO DO VAZIO...
E os amigos, são o único refúgio e o caminho único...
Que a esperança nunca se apague dentro de nós. Ela será a luz ao fundo do túnel...
Qualquer caminho de Amor,Paz,Fé, precisam sempre de ser pavimentados
dessa Esperança...e alimentados pelo calor dos Amigos e pela sombra das Árvores...

As Árvores e os Amigos,
PARA A NATÉRCIA!

Uma árvore não fica de costas para ninguém. Demos a volta em torno delas e a árvore estará sempre de frente para nós...

OS VERDADEIROS AMIGOS TAMBÉM...
Como dizem os orientais: árvore plantada com amor, nenhum vento derruba!
Uma verdadeira amizade, também!
Quem planta árvores, cria raízes.
Quem cultiva bons amigos também!
As Árvores, como os amigos produzem beleza para os olhos e ouvidos, na mudança natural das suas cores.
A Árvore é sombra protetora, como os amigos.Sombra que varia com o dia, que avança e faz rendilhados de luz semelhantes ás estrelas...
As Árvores são sinónimo de eternidade...
...e uma verdadeira amizade também é para sempre!!!

Não será por isso que estamos todos
AQUI?
Não foi a nossa PRINCESA que aqui nos Uniu?
Não foi por esta causa de Amor que tanto temos recebido e dado uns aos outros, ao nosso peso e á nossa medida?
Mais longe ou mais perto, mais intensamente ou mais silenciosos, este CANTINHO é o nosso Orgulho, o nosso alimento em certos dias de incerteza.
Mas resta-nos ACREDITAR que não será em vão que os nossos caminhos se cruzaram, e mesmo que seja muito devagar, como murmurava ontem a nossa Pipinha para o pai.
Amigos são aqueles que perduram para sempre, mesmo que passem meses montanhas e cansaços. No seu imaginário e diálogo mudo para alguns ela dizia:
"Paizinho Vive cada momento e faz um pouco de tudo. Eu mesmo longe estarei a ver-te no nosso SEGREDO
MISTERIOSO que é só pertença nossa"
Natércia, a Pipinha também está connosco e nos nossos corações...

Anónimo disse...

Hoje tive oportunidade de ver a tal reportagem numa revista cor-de-rosa.
Confesso que não achei nada de especial. O mesmo fio condutor a que nos habituaram .
Tudo maravilhoso, a menina felicíssima e "umas facadas "nos hábitos e educação que a menina teria levado em casa do casal que a criou. Como aquela da lavagem após servir-se da casa de banho e o lavar dos dentinhos.
Autêntica palhaçada do costume!

A mentira, a tentativa de difamação quanto à educação e aos valores transmitidos a esta criança pelo casal Gomes.
Como se alguém sensato e bem formado acreditasse nestas encenações.
O tal blogue morreu, mas andam a transportar o seu conteúdo e o mesmo tipo de publicidade enganosa , agora para revistas e jornais.

Ora...perante isto, e sobretudo porque acho demasiada coincidência tanta coisa ao mesmo tempo, pus-me a pensar e..."eureka"! como diria o nosso amigo Arquimedes. Achei o fio à meada!
Porque será que é agora este assalto à comunicação social?
E porque será que simultaneamente aqui encontramos gente a pedir o encerramento deste blogue?

Eureka! Eureka!
Não é preciso ser-se muito esperto para se perceber.
Aliás, esperteza é o que demonstram os mentores de toda esta campanha. Mas eu acho que é uma esperteza saloia, como diz o nosso Povo. Ou antes...gato escondido com o rabo de fora.
Pois...dia 27, 2ª feira está aí a chegar...e esperam-se decisões importantes por parte de quem tem o poder de decidir.
Afinal, aludindo ao que alguns comentadores aqui atrás sugeriam, (aliás aqueles que acham que este blogue devia fechar), afinal, quem é que quer pressionar os Juizes? Quem é que parece não querer deixar que eles decidam imparcialmente?
Está mais claro do que água!

Querem fazer alarde de que esta criança passou a viver num paraíso e tudo o que viveu e faz parte da sua estrutura afectiva e mental, é porcaria e deve ser descartada.
Pobre criança! A quem continuam a querer roubar as suas melhores referências,a espinha dorsal da sua estrutura como gente, o seu manancial de afectos e valores adquiridos desde o berço, e que são o que mais define a nossa personalidade como seres humanos.

E o sr. Baltazar, talvez com uma certa ingenuidade, ou talvez não, lá vai deixando fugir a língua para a verdade dos seus objectivos : não quer que a pequena esteja com a sua verdadeira mãe!
Sim senhor! Isto é que é um pai interessado no desenvolvimento harmonioso da filha.
Esta filha só tem pai...e ponto final!
A menina nasceu por geração espontânea do seu espermatozóide...com um ano e tal de idade.
Um fenómeno!
Além de ter um pai herói!
Só que, cuidado, o que há mais por aí são heróis com pés de barro...

Que quem de direito, esteja atento a estas e outras manobras "de diversão" e que seja sempre, mas sempre , colocado em primeiro lugar perante as decisões a tomar, o verdadeiro interesse da pequena Esmeralda! Apenas o dela!
De Verdade!

Esta criança já teve a sua dose de sofrimento.
Felizmente, e acredito que muito devendo à educação que teve, ela tem-se revelado uma criança muito forte.
Mas, não esqueçamos que , por mais forte que seja , há ferimentos causados que nunca cicatrizarão.
E um dia...eles reclamarão o seu direito a virem à tona, quando menos se esperar.
É bom , a sua adaptação à nova vida.
É bom, ela conviver bem e gostar da nova família.
É bom, tudo de bom que lhe proporcionam.
Mas também é bom que ninguém se esqueça que esta criança já tem uma história de vida que lhe pertence por direito .
Quem lha quiser roubar está a destruir parte da sua personalidade e da sua estrutura como ser humano.

Boas férias, Esmeralda!
E que Deus ilumine quem tem algum poder de decidir o teu caminho nesta tua vida tão curta e já tão difícil.




.

Anónimo disse...

Boa tarde.
este espaço realmente
é amor e poesia,todos os dias aqui venho para ler todos os comentários
lagrimas me caiem quando leio alguns que comove mesmo,A PIPINHA DISSE.
É MESMO LINDO EU ACHAVA QUE ELA DEVERIA LER.QUANDO CHEGA-SE
ela já deve saber ler,a minha neta
que é da idade dela lê muito bem.
daqui envio os meus parabéns
a quem escreveu.
MUITA FORÇA AO PAI LUIS MÃE ADELINA
Maria

Anónimo disse...

Quem é que não lê a nossa gazeta do interior?
É interior! e talvez por isso anda um pouco atrazado.
Atrazado no tempo, atrazado nas notícias e alguém cheio de pressa quiz que ontem dia 22 saíssem notícias já muito fora de tempo.
Ó vizinhos, então viram isso tudo, constataram tanta maravilha e só agora é que vêm falar do que viram até Maio? Sim porque o Baltasar já não vive em Cernache desde Maio.
Direi eu: Notícias a martelo para "molhar os tolos e alagar os discretos"
Nem vale a pena perdermos tempo com tanta volta de Moto 4. Ai tanta prenda, tanta prenda, que nem sei,ou saberei, onde vão buscar tantas "lecas" parece que pela casa dos Nunes não chegou a crise.
Ou será que a crise é outra?
Vamos esperar para ver...Se bem que o que já vi bem me chegue para ter as minhas certezas.
Reparem só no pormenor:"recentemente estiveram na festa da Paróquia"
Porquê só agora esta aproximação à paróquia?.Há muita coisa que devemos guardar, porque se dissermos tudo tiramos a gracinha toda ao que se prevê chegar.
Como disse alguém e bem,e esta alma que vos escreve já aqui há algum tempo que disse num artigo
que em Portugal havia um caso único e raro. É que todas as crianças aqui e no MUNDO são filhas da Mãe. Menos UMA e essa UMA querem à força que seja só filha do pai. A ser assim é Obra e vai ter de ser analizado, porque nesta onda de troféus, ele pode ser o Candidato ao grande Prémio. Ser ele e só o único progenitor da pequenita que tudo tem feito para lhe apagar a imagem da mãe AIDIDA, que amargou a solidão e a atitude que ele teve...
Chegou-lhe agora o instinto paternal e não é que anda a pavaniar-se, armado em conquistador
e quer passar uma ESPONJA COM qualquer produto, para se limpar do muito mal que fez, há mais de 7 anos atráz. E tanto se limpa que agora até vem pôr nas revistas que limpa o rabo da miúda e lhe ensinou a lavar os dentinhos e assim foi a maneira airosa mas que bate no cerne da questão.Os traumas a nivel psicológico ficam sempre no ser humano e nele no
mais fundo do "Limpito" não seio grau da consciência,mas está mais que sabido que no Baltasar existe essa ânsia de limpar o seu passado. Claro que só falando da limpeza transporta para o presente o que tem lá guardado, pois se alguém tem aprender a ser limpo é quem inconscientemente ofereceu uma semente, bem cheia de nódoas, porque se assim não fosse não perdia tanto tempo e tantas invenções para sujar a dignidade e a intimidade da própria menina. E
a sua esposa que colabora nesses ensinamentos, que não se esqueça que mudaram os visuais, mas não mudaram os telhados.Bons hábitos? Teria eu lido mal ou acham muita gracinha pintarem os olhos para a fazerem boneca de quem?
Por muito que queiram, por muito que façam, Esmeralda ainda tem com ela os valores que recebeu, daqueles a quem o Baltasar tanto odeia.
Não vão conseguir pela via do podre e da sujidade que os persegue, sujar mais a mente dessa criança que teve a infeliz sorte de ter nascido desse acaso.
Que vá de Moto 4, mas vá sózinho, porque se eu ou alguém que tenha dois dedos de testa veja, ele sai mal desse comportamento.
O pequeno a quem ele chamou sempre de meu pequenino já está a passar à história. Agora está a "vergar a mola" com o Senhor empresário novo do Cabeçudo. E por enquanto as rosas das revistas e os artigos encomendados e muito atrazados do Interior, vão dando uns euros até às novas decisões e aos novos recursos.
Volta à Paróquia, volta ao faz de conta daquilo que não és...
Não darei conselhos e dicas, porque o segredo é a alma do negócio e a cada tempo, sua descoberta.
E assim será!Os mandantes são os mesmos, só que vão estando encobertos. Uma, soube eu hoje, foi à Suiça e quer Money, Money de um casamento de fachada.
Quando o suposto amor aos filhos tem por tràz o peso do interesse e do dinheiro, depressa o pano cai.
"A Vida é uma Peça que não permite ensaios e correm o risco de correr o palco antes que a Peça termine. Triste mas merecidamente ficam sem aplausos"

Anónimo disse...

Bom dia!

Só hoje li, na revista "Nova Gente" o que falavam de Esmeralda, e fiquei indignada.
Qual é o pai, digno desse nome, que vai falar da higiene íntima da filha?
Naquele lar não existe só pobreza económica disfarçada, existe pobreza de espirito e comportamental, ao ponto de enaltecerem o facto de pintarem as unhas e os olhos à menina. Como se o desenvolvimento intelectual e harmonioso de uma criança se avaliasse por essas práticas. Mas quando a maldade e má fé do pai, e das pessoas a quem ele confia a filha, chegam ao ponto de ir para uma revista denegrir os hábitos de higiene de uma criança de 7 anos, ultrapassa todos os limites! As crianças também lêem as revistas que os pais têm em casa, e imaginem se os colegas de escola lerem esses "detalhes" o que não serão capazes de gozar com a miúda?
Um pai que se preze tem de proteger os filhos a todos os níveis, não é preciso ter formação académica para saber disso.
A menina sofreu muito, e continua a sofrer, como é do conhecimento público, com a mudança de casa e de família a que foi obrigada pela Justiça. E como qualquer criança, e até adultos, quando passam por situações traumatizantes, os hábitos de higiene alteram-se completamente, ao ponto de se esquecerem do básico.
Nessas alturas quem está por perto, que nota essas alterações, minimiza os factos para a pessoa não se sentir envergonhada.
É preciso ter sensibilidade e amor puro para saber tratar de uma criança e está à vista de todos que Baltazar não reune as mais elementares condições para ter a guarda da filha.
Revela ainda a citada revista que Ruben, filho de Ilda, trabalha com o padrasto na montagem de tectos falsos. Então não foi tão falado no blogue do padrinho que o jovem de 18 anos "estava na Universidade"? E agora já tem de trabalhar? Não porque o trabalho faça mal a alguém, é só porque é mais uma mentira que foi descoberta.
Mas se o rapaz não teve peso para seguir a carreira militar porque não estuda e não trabalha Ilda?
Realmente Esmeralda foi "sequestrada" e metida numa caixa de ilusões.
Pobre criança que podia continuar feliz junto de quem a criou e ama de verdade, e que ela reconhece como pais.
A mãe Aidida tem dado provas de bom senso e de amor verdadeiro pela filha.
Que País cruel em que vivemos, que nem as crianças são poupadas ao sofrimento. Quando estão bem são colocadas em situações dramáticas pelos Tribunais! Existem em Portugal tantas crianças desprotegidas e nem Técnicas da Segurança Social nem Tribunais as tiram da miséria em que vivem.
Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar.
Não é preciso ser Psicólogo nem ter especialidade na área da Pediatria ou Psiquiatria, para ver que Esmeralda podia ter um futuro risonho junto dos pais de afecto, mas no ambiente em que o Tribunal a inseriu à força, alteram-lhe a personalidade e "roubam-lhe" a vida estruturada que poderia ter.
Como algarvia que sou, não posso deixar de vos deixar um verso do Grande Poeta António Aleixo, que sendo analfabeto, mostra mais sabedoria que certos juízes de hoje.

Não sou esperto nem bruto,
Nem bem nem mal educado,
Sou simplesmente o produto
Do meio em que fui criado!

Assim, o futuro de Ana Filipa Esmeralda será conforme o meio em que fôr criada.

Um grande beijo para a Princesa, e o meu desejo de boas férias, para ela, para a mãe Aidida, mãe Lina e pai Luis.
Peço a Deus que ilumine quem tem o poder para decidir o futuro desta criança, com base NO SEU SUPERIOR INTERESSE!

Maria Teresa

Anónimo disse...

Além de ler o transcrito de uma tal Gazeta do Interior, por curiosidade, fui consultar também a revista cor-de-rosa que publica a reportagem aqui mencionada.
É mais do que evidente que tudo isto é definido por uma estratégia de tentar "puxar" a opinião pública para o lado do sr. Baltazar.
Mas, nitidamente, com algumas mentiras...
Mas porquê?
Não conseguiu ele já a guarda da filha?
Não recebeu ele já uma choruda quantia em dinheiro ?
Não apregoaram desde o início da entrega da menina, que esta estava felicíssima com o progenitor?
Então?
Será que isto tudo é medo de que a Verdade seja reposta, e invalide tanto alarde, tanta suposta felicidade da criança ?
O que...pelos vistos já aconteceu. Não por campanhas orquestradas mas simplesmente pela boca da inocente menina.
Graças à inteligência da Srª Magistrada do processo, que, numa decisão louvável, conseguiu aceder à criança, de surpresa e de modo a evitar a manipulação a que pelos vistos vinha sendo submetida, e assim podendo consultar o seu coraçãozinho sem constrangimentos.
Esperemos que isso tenha sido o passo mais importante para que os Tribunais finalmente respeitem os seu superior interesse!
O resto é fumaça...como é comum dizer-se.

Quanto ao conteúdo em si, quem lê a tal reportagem e sabe o que é educar uma criança, é óbvio que deve ficar a pensar que ali o que se procura salientar são os valores materiais. As prendas. Os objectos.
Dá a ideia de estar-se " a comprar" esta criança, com brinquedos e objectos apelativos,recorrendo a tudo que satisfaça a sua vontade, o seu interesse em possuir coisas.
Muito perigoso este processo.
Por um caminho assim, faz-se de uma criança um ser manipulador, sempre desejando mais e mais em troca do comportamento que desejam dela. .Até que não haja mais possibilidade de materialmente agradar e aí temos um jovem revoltado e disfuncional.

Também revela uma falta de respeito para com a filha, este pai dizer abertamente que a quer afastar da mãe biológica.
Claro que com isto, o que pretende é o afastamento total em relação ao casal que a criou, mas, tanto num caso como noutro, não decidiu o Tribunal, que a criança precisa desta convivência para o seu equilibrio emocional e o seu desenvolvimento saudável?
Não é este o consenso de técnicos de saúde infantil credenciados?
Então é assim que um pai mostra o bem que quer a um filho?

Choca ver o rumo que este pai quer dar ao caso.
Não é a felicidade da filha que parece interessar-lhe mas sim o prazer de ganhar uma causa e vingar-se das pessoas que a criaram.
Mas estes, pese os erros cometidos perante a lei na forma como o fizeram, é mais que evidente que eram movidos pelo grande Amor que têm a esta criança.
Amor, traduzido também numa educação que fizeram dela uma criança maravilhosa, como todos confirmam.
E é uma pena, será um crime até, que todo esse trabalho vá agora por água abaixo, transformando Esmeralda numa boneca manobrável , interesseira, manipuladora, caprichosa.
Que é isto que acontece quando os principais interesses em que assenta a formação de uma criança são as dádivas materiais, com que se procura preencher o seu universo, carente de outros valores realmente essenciais para a Vida!

Maria do Mar disse...

Pudesse EU
Pudesse eu não ter laços nem limites
Oh vida de mil faces transbordantes
P'ra poder responder aos Teus convites
Suspensos na surpresa dos instantes

Sophia de Mello Breyner


NÂO SE PERDEU
Não se perdeu nenhuma coisa em mim.
Continuam as noites e os poentes
Que escorreram na casa e no jardim,
Continuam as vozes diferentes
Que intactas no meu ser estão suspensas.
Trago o terror e trago a claridade,
E através de todas as presenças
Caminho para a única unidade.

Sophia de Mello Breyner


SE TANTO ME DOI QUE AS COISAS PASSEM

Se tanto me dói que as coisas passem
É porque cada instante em mim foi vivo
Na busca de um bem definitivo
Em que as coisas de Amor se eternizassem

Sophia de Mello Breyner

Espero
Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.

Sophia de Mello Breyner

Estas palavras, estes poemas, têm o sabor dos nossos sentimentos e a certeza de que os poetas pensaram em ti pequena Princesa e em muitos meninos e outros como tu.
No meu silêncio e na nostalgia de um novo dia a acontecer, já falta tão pouco, mas ainda muito para te podermos ter.
Que a calma e a serenidade nos transmitam a PAZ, que seja o farol que nos ilumine para contigo celebrar e esperar essa chegada.

anónimo com a PIPINHA disse...

LEMBRANDO O DIA DOS AVÓS...


Ter avós é sentir felicidade
É conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!

Ser avós é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.

Ser mãe e pai é dar o coração, eu creio,
Mas ser avós... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto(a) o amor ao filho amado!

Hoje é dia dos avós...


Já viram bem quantos tenho
Eu sou mesmo uma sortuda
Devo ser mesmo a criança
Que mais avós tem no Mundo

Mas lá veio mais um dia
Do teatro faz de conta
Será que se vão lembrar
De todos que p´ra mim contam?

Chega de tanta injustiça
De castigo e confusão
Já só faltam mais 2 dias
Não tenho outra solução

Estou mesmo decidida
Também para lá eu me mudo
Aqui eu não posso nada
E por lá eu posso tudo!

Faço bolo de chocolate
Com minha mãe e avós
Vou-me mesmo empanturrar
E fazer rir o Avô

Mesmo que eu faça asneiras
Eles são tão meus amigos
As saudades já são tantas
Não há tempo para castigos

Quero fazer minha mala
Não sei que me deixam levar
Mas também já não me importa
Tenho lá tanto p'ra amar

Meu cãozinho vai comigo
O Magalhães eu não sei
Como este pai é quem manda
Dizem que cumprem a LEI

Depois do Nosso Alentejo
Quero ir a Frei João
Já tenho tantas saudades
Guardadas no coração


A minha avó brasileira
É a que ainda não conheço
A Mãe Aidida tem um sonho
Eu a ela também não esqueço
*****

Segredo que só eu sei
Para vós eu vou falar
Nas noites de escudidão
Oiço-os todos a CANTAR!

(e cantam para mim)

"Teu futuro é como a Grândola
Terra da fraternidade
Quizémoste desde sempre
Com muito amor e verdade

Neste mundo de ilusão
És tão bela e muito querida
Fazes falta aos Corações
És razão da nossa vida

Deus te dê no teu destino
Alma pura nobre e forte
Foste um presente Divino
Temos orgulho em teu porte

Teus olhos são duas estrelas
Tens a beleza da Flor
Tu és a rosa mais Bela
Minha riqueza - meu Amor

Teu sorriso é mesmo lindo
Tua meiguice é talento
És uma Flor elegante
Danças ao sabor do vento..."

(Vá cantem amiguinhos com aquela
musica da Grândola Vila Morena
Eu também sou morena e dourada
hei-de crescer e ser muito amada
e gostava de ouvir-vos a
cantar, com meus paizinhos e avós para mim)....
( da PIPINHA)

Anónimo disse...

Compreende-se o mau estar que se terá instalado do lado dos apoiantes de casal Gomes e de Aidida, mas quem somos nós, comuns mortais e também muitas vezes pecadores, de quem mais gosta a menina ou quem mais a ama?
Sinceramente, acompanho este blogue desde o início e pareceu-me que sempre procuraram realçar o bem estar da pequena Esmeralda e até se aceitava a família paterna, como parte integrante da resolução do problema, pois que a criança tem pai e mãe vivos e por ela manifestam amor e afeição, para além do casal que a criou.
Como alguns já também o disseram, não me parece muito bem que agora, se ataque a família paterna e a condenem, porque, supostamente, satisfazem todas as vontades da menina, para que os prefira, relativamente ao casal e à mãe.
Pensando bem e fazendo uma retrospectiva do passado recente, foi neste blogue que muitas e muitas vezes li a descrição das actividades programadas para a menina, durante os fins de semana destinados à mãe e também li muita coisa sobre as festas de anos, presentes e passeios que o casal Gomes, ainda na posse da menina, fazia questão de divulgar e até comparava a vida que podia dar á menina, relativamente ao pai, pois consideravam-no um home inculto e sem posses para dar um futura á filha.
O meu comentário não tem por objectivo denegriri uns e apludir outros, mas tão só, lembrar o que se tem dito e feito e como um comentador já o disse, há telhados de vidro de ambos os lados e ninguém pode dizer que está isento de culpas, ou que apenas e só, defende os interesses da pequena Esmeralda.
Tanbém como algumas vezes o casal afirmou, a menina tem capacidade para amar a dar atenção a todos os pais e mães que tem.
Boas férias e pensam apenas e só, no bem estar da pequena Esmeralda. Não percam tempo com guerrinhas entre adultos, pois a menina sairá muito afectada. Já compreende tudo e com o que vê e ouve à sua volta e depressa aprende a imitar os adultos, a manipular e instrumentalizar, para conseguir os seus objectivos.

Anónimo disse...

Ontem dia 25 a minha filha fez anos, 11 anos ser mãe é pois o meu grande projecto de vida só comparável ao projecto de abraçar causas, dedico a felicidade do meu dia de ontem à Lina, pela mãe e mulher coragem que é. Abençoo os dias 25, e relembro o dia da liberdade em que os abraços e as esperanças faziam parte do nosso quotidiano.E falando em abraços deixo aqui um muito especial á Natércia, pois ela é também uma pessoa especial é assim uma espécie de voo de garça profundo e intenso, como o amor que nos une em torno da Ana Filipa.
Boa viagem pelo querido mês de Agosto, Princesa
Catarina
PS-Obrigada à Direcção do Blogue pelas palavras gentis com que me presenteiam.

Maria do Mar disse...

Bom dia e boa tarde!
Passei por aqui e hoje é mesmo um dia que destinaram aos avós.
A Pipinha mesmo "mudinha" e parecendo ausente já nos lembrou, que esta data não é para esquecer, sobretudo para aqueles que tendo pequenitos, ou já sendo AVÓS, querem lembrar que este dia é um dia que se deve multiplicar por todos os dias...
Ainda que por vezes aconteça, de certo que:

O dia dos AVÓS não está esquecido
No coração ternurento de alguns netinhos
Ainda que haja netos menos agraecidos
Que magoam mesmo sem dar uns carinhos

Esta Sociedade ajuda a esquecer
Os "jovens" velhinhos que são mal
amados
E...sofrem sózinhos sem dar a perceber
Que pelas famílias, são abandonados

Os avós são Amigos
São ouvintes atentos e educadores
Ajudam a realizar sonhos de esperança
Eles têm visão de sabedoria
Sabem aconselhar, sem hipocrisia
São os nossos heróis, num crescer de CRIANÇA...

E como sempre,não resisto de "espelhar" aqui mais um pouquinho da SOPHIA que FOI e continua a ser nos nossos corações uma forma absoluta de ESTAR no MUNDO à espera das coisas Belas.

"Cresceu entre Rosas nocturnas e manhãs de Mar. Lutou com a "Palavra", quando foi preciso. Não teve medo"
Por isso mesmo é a palavra dela que aqui trago hoje de novo, porque em todos os tempos, continuamos a aprender com ela.
Sim, SOPHIA também foi AVÓ e NETA
e sempre escolheu a palavra certa,
não para fazer ou acrescentar aos dias tornados ESPECIAIS, mas para mostrar com a sua grandeza, como num gesto simples se faz, dum pequeno momento esse gesto, ou esse dia num TOM ESPECIAL.

AS ROSAS

Quando à noite desfolho e trinco
as rosas
É como se prendesse entre os meus
dentes
Todo o luar das noites
transparentes,
Todo o fulgar das tardes
luminosas,
O vento bailador das Primaveras,
A doçura amarga dos poentes,
E a exaltação de todas as esperas
Sophia Mello Breyner Andersen

Era mesmo assim, como no primeiro verso deste poema: noite escura, a jovem Sophia saía para o jardim da avó, semi abandonado, colhia braçadas de rosas e trazia-as para casa. Enquanto escrevia, desfolhava-as e trincava-as. Não é preciso porguntar porquê: o poema o diz.

O poema diz e apetecia com ele, também nós colhermos braçadas de rosas e oferecer uma a uma a cada avó ou cada avô espalhados pelo Mundo. No nosso imaginário tal como a Pipinha nos seus sonhos de criança, ponhamos uma rosa ou outra flôr simplesmente numa
pequena jarra, e ao vivo ou em pensamento possamos homenagear esses Avós, mais jovens ou mais velhos, como símbolo da ternura e da generosidade.
Por todos e com todos esses tantos, que tanto nos deram e dão aos nossos filhos, façamos deste Domingo um dia de ternura e de gratidão e juntos estejamos nesta atitude de PAZ, neste tempo de contagem decrescente, que no tempo se chama ESPERA!

ESPERA...ESPERA DE TI PRINCESA...

Anónimo disse...

Neste dia dos avós, dedico este poema, que adoro, de João Linhares Barbosa, à Pipinha, e seus avós do coração, que a ajudaram a criar com tanto amor, e que fizeram dela a menina doce e afectuosa que ela hoje é. Já o havia enviado noutra ocasião, mas como realça bem os afectos que Ana filipa Esmeralda nutre por todos vós, que a criaram aqui estou a reenviá-lo, para assinalar esta data. Apesar de não conhecer a menina, nem ninguém da família, nutro uma grande simpatia por todos vós, e, daquilo que conheço do mundo, julgo que não deve haver pessoas com um conteúdo humano tão rico com o da Mãe Lina, Pai Luis, e avós. Não posso deixar de incluir nesta grande família, que tanto têm feito pelo bem estar da Pipinha, a mãe Aidida que lhe deu a vida e que lhe tem dado provas de verdadeiro amor. Um grande beijinho para todos e umas férias muito felizes.
"
É tão bom ser pequenino,
Ter pai, ter mãe, ter avós,
Ter esp'rança no Destino
E ter quem goste de nós.

Os teus dedos delicados
Nas tuas mãos inquietas
Lembram-me dez borboletas
A voejar nos silvados.
Fui como tu, sem cuidados,
Também corri veloz;
Vem cá, falemos a sós
Do caso sentimental,
Que eu vou dizer-te o que vale
Ter pai, ter mãe, ter avós.


Ter avós, afirmo-to eu,
— Perdoa as imagens minhas­
É ter relíquias velhinhas,
E ter mãe é ter o céu;
Ter pai, assim como o teu,
Que te dá o pão e o ensino,
É ter sempre o Sol a pino
E o luar com rouxinóis,
Triunfar como os heróis
Ter esp' rança no Destino.

Sabes o que é a esperança.
O sonho, a ilusão, a fé?
Sabes lá o que isso é
Minha inocente criança.
Tu és fonte na pujança
E o rio que chegou à foz;

Eu sou antes, tu após,
Ai que saudades, saudades,
A gente a fazer maldades
E ter quem goste de nós."

Maria Teresa - Faro

Anónimo disse...

Assim querida Pipinha que um dia
ainda vais encontrar aquilo que não
merecias que te tirassem,eu sou avó
duma menina como tua idade,mas tu
tens quatro avós e ela duas,seria assim a realidade das coisas,mas tu
és uma menina com muita força e vais
gostar de todas elas, a educação que
tiveste desde bebé vai-se fortalecer
com o convívio dos teus PAIZINHOS
QUE TENS NESSE CORAÇÃOZINHO MUITO
GUARDADO SÓ PARA TI.
QUE TENHAS UMAS BOAS FÉRIAS
DE MUITA FELICIDADE.
Maria

Anónimo disse...

Se não estou em erro, é hoje o grande dia, não é?
Fico feliz por todos, mas principalmente por Luis e Adelina (permitam-me chamar-lhes assim), por saber o quanto dificil tem sido esta jornada...
Ao colocar-me do tamanho de Esmeralda, e recordar o que sentia qdo era pequenina, posso imaginar toda a felicidade que a pequenina sente neste momento!!
Umas BOAS e MERECIDAS férias!!!

Paula Silva

Anónimo disse...

Que nunca nos faltem as palavras, que nunca se poupe em afectos e que o Luis e a Lina tenham sempre força para empurrar a vida para a frente. Os dias que aí vêem são um presente dos Deuses, para quem abdicou desse bem maior, a liberdade, por amor e por amor. E com amor vão tecendo dia após dia um futuro que está cada vez mais perto, um dia destes a Princesa poderá fazer valer os seus sentimentos tantas vezes calados e mascarados!
Do fundo do coração umas boas férias, para a família Gomes!
Catarina