quarta-feira, 15 de julho de 2009

A PAZ PELA FELICIDADE DA PRINCESA



Comentários às últimas notícias saídas na imprensa (Jornal 24 HORAS – 13/07/2009)

Começa a notícia com,
“Os adultos que sempre a disputaram continuam a guerra judicial por mais contactos, visitas e poder sobre a criança de 7 anos.” – perguntamos nós, quem faz essas guerras? Fá-las a pensar na menina?

Pode-se ler mais adiante,
“Até esse dia, o sargento e a mulher contentam-se com o que têm – Sentimo-nos muito felizes com este regime de visitas e temos muito gosto em aproveitar o tempo que nos dão para conviver com a menina” – esta é a “guerra judicial” que Luís Gomes e Adelina Lagarto travam no momento.
No seu horizonte está perturbarem o mínimo possível a vida da menina, dando-lhe espaço para criar raízes na nova vida que lhe foi imposta e encontrando uma grande felicidade naqueles momento “tão pouco”, que assim, visita após visita, se vão transformando em “tanto”.

Mas sonhar é um direito que não lhes pode ser negado e dizem,
“Continuamos a ter esperança que a menina um dia venha viver connosco”.

Luís Gomes e Adelina Lagarto, a cumprirem uma pena suspensa por dois anos, estão resignados ao seu destino, mas o seu coração continua a bater forte pela sua menina, que criaram com muito amor desde os três meses de idade – Esmeralda continuará a ser sempre a sua menina.

E esse enorme amor que partilharam com ela, deixou raízes muito profundas, não havendo laços de sangue ou decisões judiciais que as eliminem. Qualquer pessoa de bom senso ajuizaria assim o desenlace que se havia de dar.

É por isso, que como também refere a notícia, quando a mãe lhe disse, “Fui eu que expliquei para ela que nunca mais voltava para o casal, enquanto não tivesse idade para decidir. Portanto ou ficava comigo ou ficava com o Baltazar”, Esmeralda, na visita que recebeu da Magistrada, não hesitou e abriu o coração, dizendo, sem hesitações, como num grito de quem pede ajuda com desespero, “a Juíza decidiu ver com os seus proprios olhos se a vontade da menina se cumpriu ao estar a viver com o pai. Esmeralda terá então dito à Juíza que, se a magistrada deixasse, preferia ficar a viver com Aidida porque assim ficaria mais perto de Adelina e Luís, o casal que a perfilhou”.

Nestas três passagens, está tudo dito.

Tudo o que ultrapassar estas realidades, estará a comprometer irremediàvelmente os superiores interesses de Esmeralda.

No próximo dia 27, inicia-se um novo período de férias para a Princesa, aquele que ela já confessou preferir. Portanto, se até a justiça já compreendeu como tão bem pode fazer Esmeralda feliz, porque nos havemos de desgastar com “guerras” que não têm pernas para andar?

Boas férias para a Princesa

39 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Confesso que fiquei triste ao ver e ouvir a noticia na SIC que Baltazar Nunes continua interessado numa guerra que só prejudica a propria filha e os interesses da mesma.
Sinceramente tive esperança que todos se entendessem pela felicidade de Esmeralda. Continuar numa senda de vingança e perseguição, remexendo armários em busca de esqueletos que possam prejudicar Aidida é decididamente baixo e em nada ajuda Esmeralda.
A menina já disse como se sente feliz, porquê insistir em torna-la infeliz. Esmeralda não é um objecto! Tratem-na como um ser humano.
Porquê continuar a insistir em torna-la infeliz???

Anónimo disse...

Eu já li a notícia publicada pelo 24 horas e percebe-se muito bem qual foi a linha editorial tomada.
Pergunto então porque foram tão criticados os Gomes por estarem ligados à imprensa, se agora os amigos de Baltazar estão a fazer o mesmo?
Mas o que me preocupa realmente é a cegueira que se mantém quanto aos desejos expressos pela menina.
E da notícia toda, saliento a apreciação a todo o caso feita pelo casal Gomes. Eu nunca tive dúvidas sobre os verdadeiros interesses que os moviam - o amor pela sua menina.

Anónimo disse...

Boa tarde.
leio esta noticia com aquilo que eu e outras pessoas já esperava,digo por mais especulação que haja nunca
o amor que o casal Gomes sente por
Esmeralda nunca Baltazar o vai sentir
Amor sente-se quando uma Mãe carrega
uma criança durante nove meses ai sim
foi por a mãe não ter condições para
criar a bebé que a entregou, mas não foi a qualquer casal sem moral,este
casal tinham tudo para dar ao bebé
dai nasce outro grande amor,amor
este para toda a vida,não mereciam
ser condenados nem sequer endemizar Baltazar,mas a justiça
manda, espero que ainda se posa remediar ocaso.para felicidade da
Princesa,que para mim já está a ser feito um bom trabalho pelo
tribunal,e que seja feita a
vontade da menina, os seus verdadeiros Pais são aqueles que
lhe deram amor desde pequenina
agora digo porquê sr.Baltazar
não devia ser um pouco grato para
com o casal?

PARA VOS D. ADELINA SR. LUIS
MUITA FORÇA E ESPERANÇA.

Maria

Anónimo disse...

Ao PorEsmeralda, os meus sinceros agradecimentos pelo tom calmo e afectuoso com que nos vem habituando. Desmontam as mentiras, alertam para as realidades, e dentro duma linha, sempre muito inteligente e até cordial, mantêm acesa a chama que nos une às alegrias e tristezas da pequena Esmeralda, que também já faz parte dos nossos corações. Eu já não passo um dia que não pense nela e interiormente lhe deseje todas as alegrias e um futuro próspero.

Venho hoje aqui falar de algo que me incomoda muito há algum tempo e que já reparei que a Direcção, também duma forma muito inteligente, tem ignorado. Trata-se de alguns comentários colocados diariamente na Petição, agora em muito menor quantidade, mas que dizem bem de quem as escreve. E dizem assim, por exemplo:

“Claro que Baltazar terá de lutar sempre contra dois perigossissimos CRIMINOSOS que toda a gemte sabe, apenas e só pretendem apoderar-se de uma parte do corpo de Esmeralda para satisfação dos seus problemas renais.Só um cego não vê. Pobres diabos. Não terem ninguém que lhes forneça um rim é triste. Mas, quando se é reles, mau, velhaco, crimnoso é o que acontece. A garota vai durante edsta férias ser maltratada fisica e psicoloógicamente. Mas isso os amiguin hos dos crim. não querem ver. COBARDES!

Mas, por que raio estes amigalhaços de comezainas e bebedeiras nunca dementiram, que o sem RINS bate selváticamente na garota. Se é mentira tenham a coragem de desmentir. Preferem apagar as mensagens, +para que estas não sejam lidas por alguma autoridades impoluta, se é que ainda existe isso em Portugal depois destes 4 anos de poder autoritário e ditatorial. Baltazar que siga o exemplo de luta corajosa da ANA RITA e deixe de acreditar num advogado cagarolas e conprometido com o regime.A luta quando a justi

A luta quando a justiça o tratou da forma que tratou durante 6 anos faz-se na RUA.É preciso que o mundo saiba da corrupção , compadrio, que se passaq em Portugal. É preciso que no estrangeiro se saiba que Portugal não é nenhum mercado de escravos bebés. É preciso que se saiba que aqui os filhos dos pobres não têm direitos.São produto para transacção e satisfação dos praqzeres e paranoias dos ricos que os adquirem como se de um brinquedo se trate. POUCA VERGONHA”

Ao ler a notícia do jornal 24 horas, especialmente a caixa, na pág 11, sobre as razões do fecho do blogue Esmeralda Sim, percebe-se muito bem quem “encomendou tal reportagem.

Associando tudo, e ainda tudo aquilo que nesse blogue defunto se escrevia, adivinho o género de pessoas que apoiam Baltazar e que de uma forma ou doutra, gravitam à volta de Esmeralda.

Pobre criança, que tão mal é forçada a ouvir, sobre os pais que tem no coração. Como será que lhe explicam aquela história sórdida dos rins?

Um amigo atento

Anónimo disse...

Agora que estava a começar a confiar no senhor Baltasar...achando eu que um pouco tarde,mas a tempo de ver os desejos e o bem estar da sua pequena...
Reparo,que se calhar estou a equivocar-me...
Pois,o passado da Aidida nada a impede dos direitos dela e de requerer o poder paternal,para "quê"quererem vasculhar tudo,tudinho para uma "vingança e poder de quer...!?"
Então talvez,temos que encomendar mais advogados para também vasculharem o passado "duvidoso" do senhor Baltasar...!
Embora de momento não viva em Elvas,sou de lá,e como tal na altura desse senhor da tropa,sou familiar do cafézinho(taberna) que havia de frente ao quartel e...e...e...se calhar também não é a pessoa certa para ter o poder paternal...porquê insistir fazer mal á mãe?!
Começo a perceber "porquê" o senhor Baltasar ter tanto medo e se recusa a fazer os testes...!
Será ele feliz,se não ouvir os desejos e o bem estar de sua filhinha...?
Pois eu se fosse pai da Esmeralda,olhava nos olhos e le perguntaria com quem ela gostaria de viver!depois da resposta da menina,apenas sujeitava-me a ser feliz ao vê-la a ela viver com os direitos todos que ela tem como criança,faria tudo para estar presente,ficaria feliz de a ver feliz em não le cortar as asas,e deixá-la voar para o ninho que ela quizesse,quem sabe se aquele ninho que nunca a deveriam ter tirado...
A Esmeralda um dia poderá pedir contas,e nessa altura o pai pode se arrepender,e ser tarde...
Senhor Baltasar pense na sua menina,que também tem mãe,e que também tem um casal no seu coração,que nunca os vai deixar de amar!
Afinal se nós somos todos Por Esmeralda
Porque também não é o senhor pela sua filha!??
POR ESMERALDA!

Anónimo disse...

Para este nosso amigo atento, gostava de lhe manifestar que penso e sinto da mesma forma.Eu, que sou um pouco curiosa não tinha conseguido lêr as muitas barbaridades que esses pobres coitados perdem tempo a satisfazer a sua crueldade. Também o meu nome foi utilizado por eles e pondo nos comentários à frente essa história
sórdida dos rins.
Mas lembrei-me daquela frase que Alguém alertou "Quem com ferros mata, com ferros morre" e a justiça
há-de ser feita. Um dia quando a Ana Filipa puder e souber lêr,Ela mesma vai entender o maravilhoso pai que a criou e tanto ama, e a doença na maioria das vezes torna os Homens mais bondosos, mais ternos e mais capazes de AMAR. Se assim não fosse onde iria tanta gente buscar força e serenidade para enfrentar as adverdidades da vida e a falta de saude.
Um dia uma mãe que muito sofre disse-me que: "Deus não nos pede mais do que aquilo que teremos capacidade para aguentar".
Por vezes interrogo-me se é Deus que pede ou são esses seres horríveis que na terra dominam ou querem dominar, que de uma forma ou de outra maltratam os outros e..
Quem sabe um dia...Vão sofrer pelo muito que fizeram de mal.
A Ana Filipa, quando entender, vai
ser capaz de lhes responder e tomar uma atitude que será RESPOSTA
Será melhor não lermos tanto convite ao veneno que os mesmos que o destilam hão-de beber das suas fontes.
Fiquemo-nos pelos nossos comentários que apelam ao consenso e ao bem estar da nossa menina.Há tanta coisa boa e bonita que nos pode enriquecer...
A título de informação, aproveito para perguntar ao Sr(a) Anónimo das 11h40 que diz que ouviu ou viu o Baltasar na SIC a falar da sua
"nobre luta pela menina" e dos seus planos futuros. Como eu não ouvi, gostaria de perceber para não
falar sem certezas. Qual foi o programa? A que horas foi? Com quem falou?
É importante, não por mera curiosidade mas para que a história se faça com a Verdade Total
Também tento ser uma amiga atenta!

Anónimo disse...

Claro que qualquer pessoa com um minimo de sensibilidade saberia ouvir e interpretar o silêncio desta menina e constactar que o equilibrio emovional desta criança passará sempre pelos pais que a criaram.
De férias não li jornais nem vi televisão, hoje passando rapidamente por aqui verifiquei que voltam ao ataque desta vez ao que parece com maior incidência contra a D. Aidida, sinceramente não dou credibilidade ao jornal referido, não sou fã de sensasionalismos, prefiro a discrição do casal Gomes e a sensatez e ponderação dos autores do Blogue.
E se aqui já todos (ou quase todos) provamos que o que nos move é a felicidade da Princesa, tornemos a dar as mãos, nesta luta que não é contra ninguém, mas sim a favor de todos os que realmente amam e respeitam a menina. A decisão da Drª. Juíza foi por isso um grande passo em frente, e foi também a prova de que quem luta nem sempre ganha, mas quem desiste perde sempre!
Um abraço ao Luis e à Lina, com quem o meu coração está incondicionalmente
Catarina

Anónimo disse...

Em poucos casos como neste de subtractores de um bebé, agora criança.
tenho assistido a tão longa, convergente e contumaz campanha da comunicação social mal informada, desonesta, leviana, quase sempre ao lado de cegos, poderosos, assargentados,
Não é fácil contrariar tal tsunami de intoxicação pública.
e a direçao deste blogue
a indisfarçada ternura com que trata o casal “Adelina e Luís”;
- a mistificação grosseira do papel que atribui ao Sr. sargento e à sua mulher [sem filhos, naturais ou adoptados], designando-os, impura e simplesmente, por “pais”;
- finalmente, o transtorno evidente com que este blogue encara a possibilidade de a menina Esmeralda poder estar ou vir a ser feliz na companhia do pai.
Quanto ao pai da menina Esmeralda - Baltazar Nunes, já agora -, as pessoas de este blogue não só lhe ignora o nome como, talvez por achar insuficiente a palavra "pai", que pouco dirá aos leitores, o enfeita de "biológico", como produto de agricultura mais saudável do que as outras.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Ao ler a notícia do 24 horas não pude deixar de me emocionar, porque só uma criança muito sofrida pode ter a coragem de revelar à juíza, "a medo", o que lhe vai na alma, 6 meses após o cumprimento "da pena a que foi condenada", pela mesma juíza.
Quando comprei o jornal, estavam várias pessoas no quiosque, que também adquiriram 1 exemplar do mesmo e, homens e mulheres, foram unanimes em afirmar que se este pai amasse a filha não a submetia a este trauma.
Não interessa a ninguém o passado da mãe, seja ele qual fôr, porque, neste caso, ao entregá-la a casal idóneo para a criar, por não ter meios de subsistência para o fazer, a mãe praticou um acto de amor, não a abandonou.
Ela podia ter abortado e não fez, ela podia ter dito que não sabia quem era o pai e não fez.
Ela podia tê-la entregue a uma Instituição e não o fez, porque queria acompanhar de perto o seu crescimento.
O que é certo é que se confirmou que o pai da menina foi aquele que Aidida sempre disse, que procurou quando ainda estava grávida, e que a rejeitou.
Quando a menina nasceu Baltazar pediu-lhe para que a registasse com o nome de Esmeralda por ser o nome da mãe dele, mas, contudo, não compareceu no Registo Civil como prometera a Aidida, para assumir a paternidade. Esta foi obrigada a registar a menina como filha de pai incógnito.
Como não pode haver filhos de pai incógnito, a Justiça localizou Baltazar e notificou-o para efectuar o teste de ADN, que veio a confirmar a paternidade de Esmeralda.
Não podendo o referido indivíduo fugir por mais tempo a assumir a paternidade fê-lo passado cerca de 1 ano.
Tendo este homem abandonado uma mulher grávida, sem meios de subsistência, e posteriormente uma filha recém nascida sem que a mãe tivesse sequer dinheiro para lhe comprar uma lata de leite, ninguém compreende que não haja nos acórdãos uma palavra condenatória dos juízes, para Baltazar, por tão repugnante acto, e que os mesmos juízes só tenham repreendido aqueles que acolheram e criaram Esmeralda e tudo arriscaram por amor à menina.
Perante estes factos concretos, e perante a vontade de Esmeralda, manifestada directamente à Srª. Juíza, a maioria dos portugueses interroga-se, porque não é feita a vontade da criança e, no SEU SUPERIOR INTERESSE, a sua guarda não é entregue aos pais de afecto, com visitas aos pais biológicos?
O BEM ESTAR DA CRIANÇA MELHORAVA EM TUDO, NO AMOR; NA EDUCAÇÃO; NA SERENIDADE; E NA CONFIANÇA NO FUTURO.
A MENINA SENTIR-SE-ÍA MAIS PROTEGIDA E A JUSTIÇA SAÍA MAIS DIGNIFICADA.

Um grande beijo à Princesa pela sua coragem e frontalidade e que Deus a abençoe sempre.

Elvira

Anónimo disse...

peso desculpa há direcção pelas minhas palavras mas revolta as palavras do amigo atento,será que o senhor não se confundiu com a sua memoria? sim o que senhor diz parece mais campanha eleitoral,mas neste blog que tem muita moral para defender o bem estar de uma criança
indefesa, a qual o senhor não o faz
desculpe mas faz-me lembrar o mal
dizer do blog Esmeralda-sim,
se não é parece,
PRINCESA OU ANA/FILIPA MERECE
TER A MAIOR FELICIDADE COM AQUELES QUE A AMAM VERDADEIRAMENTE.

AGORA DIGO EU AMIGA ATENTA.

Anónimo disse...

Apesar de ter lido informações sobre o entendimento dos adultos relativamente à Ana Filipa, nunca acreditei na bondade do senhor Baltazar. Este senhor não ama a menina, visto apenas querer vingança contra aqueles que a trataram tão bem, passando o tempo também a enxovalhar a dona Aidida pelo seu passado. Mas o senhor Baltazar também teve passado e, pelo que ouvi dizer, não poderá ser tomado como exemplo. Relativamente aos testes que o outro Blog tanto falou com a intenção de pisar o "trio», pergunto ao senhor Baltazar porque tem tanto medo de se submeter a eles. Afinal, quem não deve não teme. Não conheço nenhuma das partes envolvidas, mas pelo pouco que as tenho ouvido falar, penso que o senhor Baltazar não tem condições psicológicas para tratar da menina, isto não falando no amor. Que amor poderá ter esse pai pela filha? Há quem diga que lutou durante seis anos, porque lhe tinha amor, uma vez que nas veias dela corria o seu sangue. Teorias que a mim não dizem nada. Como já afirmei em comentários anteriores, pai é quem cria, quem fica do nosso lado durante noites mal dormidas ou quando estamos doentes. Pai é quem nos dá colo nos momentos mais difíceis da nossa vida, secando as nossas lágrimas, animando-nos com sorrisos saudáveis, e não com actos doentios. Não se pode comprar um filho para que passe a viver connosco, afirmando-lhe que, caso não obedeça, o outro de quem gosta poderá ser preso. Pelo que li em órgãos de comunicação social, a menina disse à Juíza que preferia viver com a mãe, para ficar mais perto dos seus papás Luís e Lina. Penso que os magistrados deveriam ter isso em conta, e a deixassem ficar com os que a criaram desde bebé. Caso isso não se verifique, e caso o seu pai biológico continue com essas guerrinhas infantis e cruéis, a menina um dia poderá regeitá-lo definitivamente. A crueldade do pai irá fazer com que ela um dia não o queira ver, correndo para os braços do casal. Por muito que tentem manipulá-la, ela já provou que tem vontade própria, apesar dos seus 7 anos de idade tão sofridos, graças ao amor do seu "querido» pai biológico. Muito sinceramente, fico enojada com comentários exteriorizados por parte do senhor Baltazar e seus apoiantes, e temo pelo bem-estar da princesa. Estrelinha, continua a mostrar ao teu pai biológico que tens vontade própria, e que ninguém te consegue persuadir. Lembra-te de uma coisa. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Até breve, princesa. Um beijinho para ti.
Cristina

Anónimo disse...

Por muito que se diga e se tente fazer para o bem estar da menina, continuam vozes, ora a condenar o casal, ora a mãe, ora Baltazar.
O pai biológico continua a ser "condenado" por ter abandonado a filha quando nasceu; a mãe igualmente; o casal por a ter traficado, etc. etc.
Muito se falou no superior interesse de uma criança, mas infelizmente, pouco ou nada do superior interesse dos adultos.
É facil falar que, se Baltazar amasse de verdade a filha, a entregaria a quem sempre lhe deu amor... mas será mesmo assim? Eu não entregaria de certeza. Assim como o casal um dia não a entregou, e como eu bem os entendo!!
É verdade que o amor por um filho é o maior de todos, e por isso mesmo, é natural que tanto Baltazar como o casal a queiram com eles. Um filho é o nosso maior tesouro!! Como podem pensar que Baltazar a entregaria assim? E como podem condenar o casal por não a ter entregue?
Penso que as afirmações do género "quando a Ana Filipa crescer não irá querer ver o pai e irá ficar com o casal...", ou o oposto "quando Esmeralda souber que o casal que a acolheu a traficou e a impediu de ficar com o pai...", essas afirmações são inuteis e insensatas.
A menina sabe o quanto é amada por todos, e compreenderá um dia que todos os erros (se é que posso chamar de erros) foram cometidos por um grande amor! Por isso, decerto se sentirá grata.
Muito dificil para as partes envolvidas conseguir chegar a acordo, não vos parece?
No entanto, cabe-nos a nós, meros espectadores, não fomentar o ódio nem impor barreira, e sim, faze-los acreditar que deram o melhor que podiam e sabiam. E uma coisa é certa: o amor da menina todos eles já ganharam!!
Ao blog POR ESMERALDA, o meu apreço e parabéns por serem como são.
De uma mãe,
Paula Silva

Anónimo disse...

Exma Direcção do blogue

Caros bloguista

Adida Porto é a mãe de Esmeralda,
Baltazar Nunes é o pai

Aidida tinha 35 anos à data do nascimento da menina, Baltazar tinha 21

Ambos deveriam saber as consequências duma relação sexual desprotegida

A idade e experiência nestas coisa também devem contar

Ambos deveriam saber se tinham ou não condições de criar um filho e se o desejavam

A responsabilidade é dos dois na proporção justa

O casal Gomes apoderou-se conscientemente de um bebé de forma ilegal

Há centenas de casais, senão milhares, que desejam, esperam e desesperam por um bebé saudável, lindo, recém nascido

Poucos o conseguem

Receber um bebé nestas condições é um privilégio extraordinário

É a maior das dádivas, porque os bebés são realmente encantadores

Esmeralda bebé tinha muita gente que desejava criá-la, dar-lhe carinho, amor e bens materiais

Em Portugal, felizmente, há instituições que funcionam bem

Em Portugal há pessoas solidárias que não negam ajuda a uma mãe

O casal Gomes foi privilegiado ao receber esta criança nestas condições

O casal Gomes tentou apagar o passado de Esmeralda

Mudando-lhe o nome

Negando-lhe o contacto com os seus pais

O casal Gomes tentou criar Esmeralda como filha biológica

A historia de Esmeralda não podia ser apagada

Esmeralda é Esmeralda "mais as suas circunstâncias"

É nessa realidade que a criança tem de viver

Esmeralda tinha o direito ao colo e ao mimo do seu jovem e lindo pai

Esmeralda tinha o direito a conviver com a sua mãe

Criar uma criança não dá o direito a ninguém de fugir com ela da sua realidade

Qualquer ser humano responsável tem o dever de cuidar de outro ser humano indefeso, sem que isso lhe dê algum direito de posse

O casal Gomes deve agradecer todos os dias a Esmeralda, Aidida e Baltazar a felicidade que recebeu

O casal Gomes deve pedir perdão aos três

A Esmeralda

A Baltazar

A Aidida

Como vêm há muitas maneiras de ver as coisas

Anónimo disse...

Boa tarde,

Pelo que se sabe, tanto os pais de afecto, como a mãe Aidida, aceitaram a decisão do Tribunal e estão a fazer tudo pela tranquilidade da filha Ana Filipa/Esmeralda.
A menina está este mês de férias com o pai Baltazar, e a partir do dia 27 estará com a mãe Aidida e com os pais do coração, conforme estipulado pelo Tribunal.
Só que ninguém compreende com que objectivo estarão os advogados do Sr. Baltazar à procura de coisas do passado da D. Aidida. Só pode ser para denegrir a sua imagem e negar-lhe o direito à guarda da filha! Se tiver outro filho será bom para Esmeralda, porque terá um irmão verdadeiro e não um "emprestado" que lhe querem impingir. Está mais que visto que o Sr. Baltazar não está de boa fé nem procura a estabilidade da filha! É sabido que para a criança ter uma infância bem resolvida todos têm que mostrar união à sua volta e não criar hostilidades. Passado é passado, tanto o dele como o da mãe da menina! Qualquer pai, digno desse nome, não procurava mais guerras. Não restam dúvidas que os actos dele não são de amor pela filha mas sim a procura, constante, de ódios e vinganças. A reportagem do jornal 24 horas veio confirmar que a criança só está com ele porque a isso foi obrigada pela juíza Mariana Caetano, e porque "tem medo que o pai Luis seja preso, novamente, se ela não obedecer às ordens da juíza".
Ninguém pode esquecer os gritos de aflição da menina quando foi "sequestrada" pelo Tribunal para a entregar ao Pai biológico!
A vontade manifestada à juíza pela Esmeralda, em Maio, não deixa margem para dúvidas do seu estado de alma, e da sua coragem para lutar pelo que mais deseja.
Quando uma criança diz que "prefere ficar com a mãe Aidida para poder estar mais perto da Mãe Lina e do Pai Luis" está tudo dito! A menina continua a sofrer com a separação dos pais biológicos, imposta pelo Tribunal.
A D. Aidida sempre demonstrou e continua a demonstrar ter bom senso, e ser uma Grande Mãe, o que o Sr. Baltazar nunca demonstrou ser bom pai, porque quem ama não faz sofrer como esse homem tem feito sofrer a filha.
A D. Aidida agora poderá provar que já tem condições para ter a guarda da filha, tal como o pai, ou melhor ainda, já que é conforme a vontade expressa pela mesma. Se o Sr. Baltazar nunca foi acusado de abandono da filha menor, e tudo o que fez passou ao lado do Tribunal, também esta mãe que tem lutado pelo SUPERIOR INTERESSE DA FILHA, TEM AGORA DIREITO A ELA, PORQUE TEM CONDIÇÕES PARA A CRIAR, E É ISSO QUE A MENINA QUER.

Um grande abraço à D. Aidida e ao casal Gomes, e um grande beijinho à Princesa.

Que Deus vos proteja a todos.

Teresa

Anónimo disse...

Tenho muita pena da menina, e penso que se deveriam entender todos. Mas o que é certo é que quem ama não faz sofrer, e o que quis dizer é que o senhor Baltazar está a fazer sofrer a filha, afastando-a do casal e da sua mãe biológica.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

O Por Esmeralda não pode deixar de reforçar com muita satisfação o seu comentário.

Com efeito, tendo-nos já habituado a comentários simples, mas cheios de sensibilidade, tem-nos oferecido também alguns ditos populares, sempre muito a propósito.

Antes, foi o casamento da razão com o coração, que adoptámos totalmente. Tratou-se duma expressão muito singela e completamente em consonância com as peripécias da vida da Princesa.

Agora, igualmente muito a propósito, refere que quem luta nem sempre ganha, mas quem desiste perde sempre. E é assim mesmo, pois por vezes é necessário abrandar, com muita coerência e inteligência, mas nunca desistir.

Neste caso, claramente as verdades já foram bem distinguidas, mas havendo quem ainda assim, continue a remar contra, é necessário continuar a espalhar a verdade. É o que nos propomos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

a maneira melhor de ver as coisas
é deixar ser feliz uma criança
que foi arrancada há força do seu seio familiar, sem protecção e aos
gritos,se o senhor Baltazar mais uma vez não teve a coragem de ver a
sua filha que estava a sofrer,pobre
menina, daqui apelo há sua boa vontade de ver o que seria o futuro
desta menina, se o tribunal não tivesse a dignidade de falar com
essa querida e doce criança
ela seria mais uma revoltada
as crianças merecem ser felizes
e somos nós os adultos os responsáveis.

Maria

Anónimo disse...

Verifico que continuam a insistir nas não verdades, por isso dizem que o casal se apoderou ilegalmente da menina, há pessoas que vêem sempre a garrafa meia vazia, outros preferem vê-la meia cheia e há ainda aqueles que por impossibilidade absoluta de praticarem o amor verdadeiro aquele que apenas dá sem se questionar porque o dá. Criticam pois aqueles que amaram uma filha incondicionalmente, aqueles que mesmo com a sua postura discreta continuam a ser vitimas das mais lamentavéis acusações.
Pedir perdão por amar?
Pedir perdão por abdicar da liberdade por amor?
Pedir perdão por no recanto do seu lar esperarem serenamente o amor da sua filha?
Haja paciência para certos comentários, que até me parecem encomendados.
Mas já percebi que para certas pessoas os sentimentos da menina são pouco importantes, e consequentemente a sua felicidade também.
Mas o que nos move e o que nos une é uma estrelinha que a partir de Agosto terá aquele brilho que só a presença de alguém que nos ama verdadeiramente consegue pôr no nosso olhar, é que o amor do Luis e da Lina são de certo um aconchego para esta criança, a quem muitos teimem em tirar o direito a ser feliz
Dália

Anónimo disse...

É curioso como tentam inocentar o Sr. Baltazar pelo acto de abandono de uma filha, por ter na altura 21 anos, ao mesmo tempo que parecem querer condenar a D. Aidida por ter tido a filha com 35 anos.

Ora a D. Aidida não abortou, nem abandonou a filha, logo aí não cometeu, à Luz de Deus, qualquer pecado.

Se, o pai da criança não quis assumir as suas responsabilidades de pai, e a D. Aidida não tinha meios de subsistência, para não deixar morrer a criança à fome, optou pelo que lhe pareceu ser o melhor para a sua filha, que foi entregá-la a família idónea, bem referenciada na região, passando-lhe um documento com vista à adopção.
O Sr. Luis Gomes e a D. Adelina acolheram, e começaram a amar incondicionalmente aquela menina, desde o primeiro minuto, quando lhe foi entregue pela mãe com 3 meses, e consultaram um advogado para dar seguimento à adopçao.
O que se passou a seguir é do conhecimento público, porque o advogado a que a família Gomes recorreu para formalizar a adopção não os aconselhou correctamente.

A opinião pública, e a mãe Aidida que vivia na mesma região, constatou que a menina foi criada com todo o amor e carinho, e que melhores pais aquela criança não podia ter tido.
A prova disso é o carinho que a menina lhes dedica, e que ainda há pouco tempo manifestou da forma mais sincera à Srª. juíza Mariana Caetano.

Não resta dúvidas a ninguém que esta criança teve uma vida familiar mais normal e tranquila no seio de uma família, do que numa instituição, onde teria sido dada para adopção a desconhecidos e que a mãe nunca mais via. E que, supostamente, Baltazar nunca mais procurava.
Com todo o respeito que as instituições que acolhem crianças merecem, principalmente o Refúgio Aboim Ascensão.

Quanto à opção do Sr. Baltazar por mulheres mais velhas, isso é lá com ele.
Depois de abandonar a filha, não foi ele arranjar uma mulher, também mais velha que ele, e já com um filho crescido?

Por mais que queiram denegrir e condenar a família Gomes e a D. Aidida, por acolherem, protegerem e amarem uma criança desprezada pelo pai, não o vão conseguir, porque HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE, HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DIZ NÃO!

Maria Clara

Anónimo disse...

Francamente mas o que é que pretendem agora com a história de um suposto filho da D. Aidida, criar mais instabilidade? não chega o que esta criança já passou ao ser arrancada dos seus pais da sua casa das suas vivências. Querem fazer valer os laços biológicos, então que amenina seja entregue à mãe que nunca a renegou.
Força D. Aidida e coragem Luis e Lina, estivemos, estamos e estaremos sempre convosco.
Catarina

Anónimo disse...

Alguém me ajuda a compreender,
que história tinha a Esmeralda,aos três meses quando foi entregue ao casal...???
Qual foi a história que foi apagada...??aos três meses de idade??
Aquela em que o pai pediu,para pôr o nome de sua mãe?
mas que afinal não sabia da gravidez??
e que não le apeteceu ir registar a sua filha com o seu nome??
Será essa a história de que fala o anónimo das 12.57...??
AH!
se é essa,quem a pode apagar!?nem o próprio pai!
Se os advogados do Baltasar andarem pelo Brasil...á procura e pólvora...
Então advogados de Aidida,toca a passar por Elvas...!!
Acabem com os conflitos,ódios e vinganças e por Esmeralda...
SEMPRE!!!

Celinda disse...

Nesta proposta de espalharmos a verdade, cabe-me hoje e ao fim já de certo tempo de ter aqui escrito, seguir esse apelo, pois nos tempos em que o descanso nos convida, ficamos com mais vontade
não só de ler mas de participar.
Confesso que tive de ler bem alguns
comentários e esses mesmos me confundiram, talvez porque por razões profissionais e familiares, nem sempre sigo o vosso raciocínio.
Disse aqui uma vez, que sendo eu do interior do país, estou mais longe das grandes cidades, mas mais perto da vida real que vos mantêm por aqui.
Eu e meus familiares conhecemos e vamos com cuidado apreciando mais de perto a vida da pequenita a quem este BLOGUE atribuiu e muito bem o título de PRINCESA.
Julgava eu que os mal entendidos tivessem passado, mas pelo que conheço, quem faz do nome da garota "cavalo de batalha" não quer
pensar no mais importante das questões.Tentei ainda escrever ao Baltasar no Blogue defunto, mas ele nunca me respondeu e puramente me ignoraram. É que quem vive por perto não percisa que lhe contem, VÊ! e vêr é qualquer coisa que assusta alguns.
É mesmo isso que me tráz aqui hoje.
Então não é que a Princesinha anda por aqui um bom bocado sózinha...
Não será este um tempo de férias?
Vê-la sózinha a apanhar pinhas fez-me ficar triste e não fui só eu que assim fiquei. Se o Baltasar fosse de outra forma haveria algum
povo que conversaria com ele.
Os ricos é que podem fazer grandes férias, e ele assim o quiz fazer naquele Dezembro frio de todas as maneiras.Quando os euros estavam frescos. E agora?
Será que se lhe acabaram os euros ou já não é preciso pousar para as revistas côr de rosa e para os jornais?
Talvez que ele venha aqui lêr porque ele não é tão desatento como parece.
Se eu não o conhecesse...
SE a direcção do blogue me permite, eu dava-lhe uns conselhos de quase última hora, mas que não
sei guardar.
Então a Sertã é um local com tanta coisa para oferecer, porque fica a
menina entregue a si mesma e ]naquela família com tantos homens, quando podia desfrutar de coisas boas e saudáveis.
Começo pela Biblioteca, a casa da cultura da Sertã que até tem actividades infantis, e durante a semana está aberta.
Espero que leves a menina à IV Feira do Caracol. Por acaso sabes como ela se diverte com isso?
Ou será que compráste a bicicleta nova para o Passeio BTT que se está realizando? Tem cuidado que ela é muito pequena, vais atrás dos sonhos que nunca realizáste, não é?...
E a Canoagem. Se calhar esqueceste-
-te de te inscrever e a data limite termina hoje.
Ainda tens a solução do passeio Pedestre, mas creio que também te esqueceste, de contactar o grupo Desportivo de São Domingos.
Ai Baltasar, Baltasar, ter uma filha, não é uma propriedade ou uma ferramenta que se arruma ou desarruma. Ter e assumir uma criança, é estar atento e dar-lhe a cada momento não bicicletas ou peluches para brincar, porque o Mundo está cheio de inutilidades,mas ansioso por atenções, que sem serem
pedidas devem ser por nós oferecidas gratuitamente aos nossos filhos.
Pelo que me dizem a pequenita é muito inteligente, não dizem os teus apoiantes fiéis que a Ilda é uma senhora muito culta._ Na Biblioteca há bom teatro e as crianças gostam.
Fiquei deveras orgulhosa com o concurso de escrita que fizeram na
Sertã e não é que ganharam miúdos de cá?
O que mais me emocionou foi aquela que escreveu sobre os Moínhos da Azinheira e como título escreveu:
"Onde o Sol nasce mais cedo" e ganhou não tenho a certeza mas
continua...

Celinda disse...

Continuação...
Azinheira e como título escreveu:
"Onde o Sol nasce mais cedo" e ganhou não tenho a certeza mas parece que foi uma mensão honrosa.
Que sabes tu disto Baltasar?
Não esqueças que aquela a quem toda
a força quizéste ser DONO, está a crescer e tens de a acompanhar.
Tens sorte de na escola do Cabeçudo, segundo me disseram umas crianças os computadores ainda não estarem a funcionar mas prepara-te porque o desenvolvimento dos jovens passa por aí, e nós pais temos de saber acompanhá-los.
Então a menina estava sózinha a apanhar pimhas e já foi vista mais vezes assim e se calhar a Ilda está a descansar.Toda a gente diz que está desempregada.
Ó homem, lembras-te dos Cartuchos à
moda de Cernache?
Ai coisa boa, e boa será se ela aprender a fazer com a menina.
As férias não são para passar em hoteis de luxo, são para fazer dos nossos filhos gente feliz.
Deixa essa criança ser feliz como quer ser!
Quem te conhece, quem te ouviu, pergunta o que será esse gostar...
Gostas de Ti, não é? ou melhor gostavas que gostem de TI.
Essa raiva, esse ódio, essa ingratidão para quem tanto deu, dá e ama a menina que tu com 21 anos
procriáste,é algo de estranho nos teus comportamentos.
As fotos que puseste na NET são uma
prova provada que só tu e os bons psicólogos saberiam analizar.
Volta ao passado Baltasar, lembra-te dos teus 21 anos e dos que se seguiram, com as tais lágrimas que dizes tanto ter chorado.
Enganáste a Justiça com essas inverdades que bem analizadas davam
a resposta fiel aos teus comportamentos. Precisáste de guarda costas que mancharam não o nome deles que escreveram barbaridades, mas o TEU, o da ESMERALDA, O DA TUA FAMILIA que ficou quieta e com medo ,nunca veio dizer o que sentia.
Se a tua gente lesse o que eu e outros leram teriam vergonha de Ti.
E um dia a pequenina lerá aquilo que eles tentaram apagar, mas que já faz parte da história da pequena Esmeralda. Porque queres agora manchar o nome daquela que a pôs no MUndo? Acaso alguma vez foste capaz de te interrogar nas tuas culpas e no simples porquê de tudo ter acontecido?
Olha para ti! Olha-te ao espelho e encontrarás a resposta.
Porque não investes o pouco que te resta e vais tu mesmo olhar para dentro de ti e tentares perceber as razões das tuas mágoas, dos teus ódios e de toda essa ingratidão.Isso faz-se com médicos e psicólogos. Por isso tivéste e tens medos dos tais testes. Li uma vez, alguém que te escreveu e ficou publicado e depois o teu amigo apagou (ele saberá porquê) e era tão fácil Baltasar...por amor a essa menina que preferiste sacrificar, era fácil, não que eu não acredite que não te sintas ofendido e que também não tivessem havido erros do outro lado...Mas por ela, pela Esmeralda,essa pequena joia que transformaram em valor" terreno"e é
apenas uma menina que na pressa das Leis tornou-se adulta e caminha
ao sabor dos teus interesses. E mais ou menos docemente vai-te obedecendo, porque encontrou as suas próprias defesas...
Que sabes tu de crianças? Aprendeste com o teu pequenino? Nunca ninguém falou das suas raízes
mas vocês sabem o que são crianças a remar ao sabor dos adultos.
Não lhe faças mais MAL!!!
Tudo nela é como uma esponja e vai ficando até ao dia em que não aguentar mais esse REMAR.
Não te quero mal Baltasar...
Conheço-te desde menino e só não te apareço, porque sei que não saberias ACEITAR DE FRENTE A VERDADE QUE TU CONHECES TÃO BEM.

Por Esmeralda disse...

Cara Celinda,

O Por Esmeralda ficou muito agradado com a grande sensatez, aliada de uma grande doçura, com que expressou uma verdadeira lição de vida a Baltazar.

Era assim que os amigos o deviam ter apoiado, chamando à atenção e mostrando caminhos, mas caminhos de paz e amor, aqueles que permitem atingir os objectivos de vida verdadeiramente importantes.

O Por Esmeralda deseja que Baltazar e os seus amigos entendam o importantíssimo conteúdo da sua mensagem, podendo assim contribuir para a verdadeira felicidade da Esmeralda.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa tarde.

Como costume, sempre que me é possível, passo por aqui para saber novidades.

Hoje fiquei literalmente de alma lavada com a mensagem de Celinda ( permita-me tratá-la assim, embora não a conheça).

É um desfolhar de ideias sensatas, pinceladas de uma certa ternura , vindas de alguém que, pelos vistos, conhece os meandros mais pessoais desta história.

O que diz a respeito do sr. Baltazar, é corroborado por muita gente.
A ânsia de posse por esta criança toldou-lhe completamente o bom-senso e a visão da verdadeira felicidade da filha.

Lembro-me sempre de uma frase que ouvi à drª Mª Barroso durante a disputa em Tribunal .Disse ela mais ou menos isto : "o sr. Baltazar está a ser muito mal aconselhado".
Queria dizer, o que sempre foi a minha opinião , que , em vez de tanta guerra para recuperar a filha que começou por descartar, deveria pensar melhor no que seria melhor para ela.
Para o seu equilíbrio emocional. Para o seu desenvolvimento sem traumas, nem rupturas afectivas.

Porque não enveredou ele pela aproximação gradual à criança, a fim de lhe captar o afecto e assim desenvolver uma futura convivência harmoniosa?
Porquê a ânsia de a arrancar dos braços que a acolheram desde os primeiros meses de vida? Enquanto ele ia vivendo "a leste" da sua existência...

Foi preciso uma atitude terrível naquele Dezembro para satisfazer as pretensões de uma tomada de posse , como se de um qualquer objecto se tratasse.
Triste!
Lamentável!

Agora, que a pequena Esmeralda finalmente conseguiu tomar ela as rédeas do seu querer verdadeiro , desfazendo toda a tramóia que de há uns meses a esta parte a davam como vivendo no paraíso, lhe atribuiam rejeição completa ao casal que a criou, a quem denegriam e insultavam , acusando-os das mais torpes situações em relação à forma como criaram a menina...agora...repito, há que arranjar outro cavalo de batalha para cavalgar .

Porque com certeza vêm fugir-lhe o tapete debaixo dos pés.
Porque uma criança , obrigada a crescer rapidamente e a criar defesas que talvez desconhecessem, lhes baralhou o esquema.
É que,como diz o nosso Povo : "a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima"...

Agora...viram-se para o passado da pobre D. Aidida.
Que feio!

Este pai não se lembrará que um dia a filha lhe poderá pedir contas ?
Não é esta a sua verdadeira Mãe? Com o mesmo laço biológico que o dele?
Não está Esmeralda a aproximar-se e a gostar também da sua convivência com a Mãe?
Alguém gostará de ver a sua própria mãe achincalhada em praça pública?
Então...um dia será que ela não vai pedir contas a quem por todos os meios sórdidos fez tudo para denegrir essa Mãe?
Eu pediria!

Se nesta altura, a "guerra" dos adultos já foi desmantelada pelo desejo expresso desta menina em nome da qual se digladiavam as partes, porquê continuarem a refrega?

Afinal, quem quer verdadeiramente o seu bem-estar e a sua felicidade?
O seu sentir, o seu desejo , o seu querer, não valem?

Tantos apregoaram tanto em seu nome, e agora, que ela resolveu repôr a verdade, ignoram-na e continuam a querer manobrar tudo quanto possa satisfazer desejos pessoais.

Pai Baltazar: pense na sua doce menina! E menos em si próprio. Vai ver que ela lhe ficará eternamente grata.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Mª. da Conceição sempre que leio os seus comentários, penso que se alguém é aqui mensageiro da paz e harmonia é sem dúvida a senhora, tomara que Baltazar pudesse beber as suas palavras e reflectir sobre elas talvez assim a menina e todos os que a amam vislumbrassem um futuro mais risonho.
Catarina

Anónimo disse...

Boa tarde,

salvo raras excepções que vão permintindo, este continua a ser um blogue de apoio ao casal Gomes e talvez a Aidida. A verdade não vos interessa, ou pelo menos a realidade dos factos não vos interessa. Para todos, que como eu, lidam com crianças no seu dia a dia, é fácil perceber as vontades de Esmeralda.
Pergunto-lhes: que criança não prefere aqueles com que sempre viveu e conheceu como pais? Que criança prefere um pai acabado de conhecer? Que criança prefere um pai que toda a sua pequena vida conheceu como "lobo mau"? Que criança prefere um pai que a retirou dos amados pais que conhece?
Podiamos falar das inúmeras crianças de pais divorciados deste país, ora um dia preferem a mãe porque lhe deu um vestido novo, ora no outro preferem o pai que lhe deu uma palystation... as crianças são seres muito voláteis, adaptáveis.
Esmeralda só conheceu os Gomes como pais, viveu numa realidade e mundo á parte, indenpendentemente de ter sido bem cuidada e amada.
O facto de Baltazar ter feito um teste de ADN, não o qualifica como um mau pai e não lhe retira o direito á paternidade que sempre reclamou para si caso Esmeralda fosse sua filha. É isto que temos de aceitar. Não é culpa de Baltazar que Aidida tenha dado a filha, não é culpa de Baltazar que os Gomes o tenham escondido da menina, não é culpa de Baltazar que a justiça demorasse quase 7 anos para lhe devolver a filha. Acham mesmo que um pai perde o direito ao filho por ter duvidado da paternidade?
E se, a justiça tivesse cumprido a sentença quando Esmeralda tinha 2 anos? E se os Gomes tivessem cumprido a lei quando Esmeralda tinha 2 anos? E se e se???
Ditar o futuro de uma criança pelas suas vontades é ditá-la a uma vida sem regras e disciplina. Se deixarmos uma criança decidir a sua vida, naturalmente não irá á escola, não comerá a sopa, não lerá um livro, etc.
Para aqueles, que lidam com estas situações no dia a dia, sabem que é necessário os adultos decidirem pelas crianças, desde o mais básico, ao mais mundano. Esmeralda é uma menina que ainda vê o pai, como o mau da fita, aquele que a retirou dos paizinhos de afecto (sabe lá a menina o que isso significa). Não é uma luta justa, por mais que a razão e a justiça dêm razão a Baltazar ele vai perder sempre para o sentimento. Mas é sua obrigação tentar ser o pai de Esmeralda. É o seu dever.
Pergunto-lhes: quantos de vós abdicarias do vosso filho em prol de outros pais de afecto? Quantos? Falar é muito fácil, mais fácil do que realmente deixarmos a nossa filha com quem sempre nos afastou dela. Não se trata de vinganças ou ódios, mas de medo, puro medo. Baltazar tem medo de voltar a perder a sua filha. Como tal, lutará, como eu e muitos de vós o fariam, pela sua Esmeralda.

Maria do Mar disse...

A PAZ PELA FELICIDADE DA PRINCESA
Este para mim é dos títulos dos posts um dos mais bonitos, que nos convida e nos alerta a sermos fiéis a este convite á PAZ para a Felicidade da nossa menina...
Permitam-me aqueles que já o leram, mas não será demais reproduzir um comentário que guarda
por tráz dele alguém que muito deu e dá a este nosso espaço de reflexão, de união e de defesa e luta por esta mesma PAZ, sinal primeiro e que nos deve nortear agora mais que nunca para a FELICIDADE da PRINCEZA a quem tanto
queremos...

A TRAVESSIA…


ATRAVÉS DO CAMINHO…

Creio que todos sabemos que é impossível atravessarmos a vida;
Sem que as coisas menos boas nos façam companhia.

No trabalho, na amizade, na doença no amor, na família , neste TODO que são os ruídos que o frio e o vento, ou sol e o calor nos oferecem....

É este e não só, o CUSTO DE VIVER…
Mas o importante não é o que nos acontece, mas COMO A gente
REAGE…

SERÁ QUE CRESCEMOS?

Quando não perdemos a esperança, nem perdemos a vontade e não abandonamos ou diminuímos a fé…

SERÁ QUE CRESCEMOS MESMO?

Quando aceitamos a realidade e de uma forma ou de outra temos
Orgulho de vivê-la…

Quando aceitamos o nosso destino, mas mantemos a garra para
Mudá-lo…

Quando aceitamos o que deixamos para trás, construindo o que temos
pela frente e somos capazes de planear o que está para VIR…

********
Talvez que os meus pensamentos desarrumados, mas situados na lógica e em factos reais, se cruzem entre o que sinto, o que vivo, o que conheço; e aqui eu deixe entrar alguém que na sua travessia , no seu testemunho que tive a sorte de conhecer, me obrigue aqui a situá-la
INTEIRA – (Filha, Mãe, Esposa, Trabalhadora com uma capacidade
Invejável de um profissionalismo que me impressiona) é acima de tudo
MULHER, atenta e fiel a muitas causas com uma humanidade que é capaz de dinamizar, fazendo com os outros a caminhada... mas preferindo o “faz de conta que não FAZ”!!!

Quando temos muitos amigos, nem todos são iguais, mas alguns são mesmo Especiais.
Por isso e na minha reflexão atrevo-me agora a responder-lhe :

CRESCEMOS SIM!

Quando superamos , nos valorizamos e sabemos colher os frutos do que Vamos Semeando...

CRESCEMOS SIM!

Quando abrimos caminhos, assimilamos experiências…
E semeamos raízes…

CRESCEMOS SIM!

Quando impomos metas a nós mesmos, sem nos importarmos
com comentários, nem julgamentos; quando ensinamos com o
nosso exemplo, sem nos diminuirmos com a forma como os outros
nos podem olhar; e porque em tudo isto está o cumprimento
Dum dever a cumprir...

CRESCES SIM Minha amiga e fazes
CRESCER!!!

Quando nessa força de carácter, sustentada pela tua formação sensível,
Por esse temperamento tão humano, pela tua natureza e nascimento, estás sempre presente.

Estranha esta associação a alguém que é apenas ALGUÉM!


Parece que estou a falar de uma estranha que nada terá a ver com o nosso cantinho e com a nossa pequenina PRINCESA…
Talvez para os que consigam interiorizar pelas entrelinhas não seja difícil encontrar-nos com um pouco do muito que aqui temos recebido...

Continua...

Anónimo disse...

Ao anónimo de 16 de Julho de 2009 12:57:

sou talvez um dos poucos (ou muitos) que partilham da sua visão.
Não deixo de concordar que os Gomes foram efectivamente os "pais" de Esmeralda. Não posso deixar de concordar que Esmeralda foi cuidada e amada, mas a dávida de uns não pode ser a desgraça de outros. Tão prontamente surgem a condenar Baltazar por um suposto abandono de 3 meses. Por ter necessitado de um teste de ADN para se certificar da paternidade. Não é justo fazê-lo. E então depois? Não procurou este homem a filha? Não tentou ser pai de Esmeralda? Não andou 6 anos pelos tribunais? Afinal, onde está o "canalha" que abandonou a filha?

O passado já não o podem mudar, o presente vive-se no meio de angustias e medos, o futuro é incerto, mas é claro como água para todos os que vêem este caso de fora, que Esmeralda precisa de tempo com o pai.

Relativamente a Aidida, o que vos preocupa em que o seu passado seja investigado? Não será dever da justiça investigar essa sra antes de considerar sequer deixa-la visitar a filha? Não foi a vida de Baltazar posta de pernas para o ar neste processo, até pedófilo e toxicodependente foi rotulado? Então? Conhecem assim tão bem a mãe de Esmeralda? E o seu passado no Brasil? Não existem duvidas se já não foi mãe anteriormente, e se foi, onde está esse filho? Nada disto é pertinente e importante? Meu DEus, estão dispostos a jurar que essa sra é um poço de virtudes porque deu a menina em hora de necessidade?
Não sei se tudo isto é especulação ou verdade, mas carece de respostas! Aidida contou versões diferentes, tomou posturas difentes, Aidida sempre afirmou que preferia que Esmeralda adoecesse em vez de ser entrgue ao pai. Facto. Aidida sempre afirmou que entregaria Esmeralda novamente aos Gomes. Facto. É isto amor de mãe? Abdicar eternamente da filha? Pois o meu é lutar eternamente pela filha!

Maria do Mar disse...

"A PAZ PELA FELICIDADE DA PRINCESA"

Continuação...

Nem todos têm a ousadia ou a “coragem” de escrever ou participar de forma mais notória…
A realidade humana é mesmo assim: Um dia esta minha amiga disse-me assim “Não tenho geito nenhum para miúdos”…
Que pode significar uma tal afirmação?
Por isso entendo e neste meu perceber o percurso de toda esta caminhada.
Agora, falo para TI MINHA PEQUENA Princesinha: Se visses e pudesses entender de que formas e com que garra ela te defende e defende os teus paizinhos LUIS e LINA e a tua mãe AIDIDA.??? Ai Princesa, quando tu puderes fazer a tua história,
Vais ficar surpreendida e Grata, e vais saber que "não ter muito geito para miúdos foi frase de modéstia, mas é sentimento que não
lhe falta..... Irás descobrir que muitos foram os que diziam que te amavam, mas nem
Tantos assim, foram e são capazes de tanto fazer para que não sofresses e para que cresças em Amor e sejas mesmo feliz.
O que sempre me surpreendeu nesta minha amiga que prefere ignorar-se e esconder-se por detrás do silêncio que tantas vezes tem sido
Dor e Amargura é que nesta "Travessia", consegue ser capaz de dar ás situações
O positivo necessário para que eu me acalme e fique mais serena.
Com este mesmo sentimento de aceitação, de esperança e Fé muitas vezes descubro como é e foi sempre capaz de dar valor e acreditar no Sr. Baltasar, sim, porque delicadamente e com um respeito que me comove, ela sempre tentou acreditar nele e sempre o manifestou. Como eu gostava mesmo de Acreditar Assim…

Mas eu tenho e tive esta sorte e rever nesta amiga as coisas boas, pequenas que elas sejam, é uma bênção do Céu e da terra.
Sabem porquê. Porque ela canta, ela dança, ela RI, ela vive e dá a cada momento o real valor que ela TEM, e passa pela Vida como ele merece ser vivida: ela sabe saborear a VIDA mesmo que nem sempre seja fácil...

Por isso continuo a afirmar: CRESCES, ÉS GRANDE SIM, Maria de Magdala:

Quando já tantas vezes enfrentáste o Inverno, mesmo perdendo folhas
Pelo caminho...

Quando colhes flores mesmo que tenham espinhos e quando nessa determinação, marcas O CAMINHO, mesmo que se levante a poeira...

CRESCES e CRESCESTE SIM, Maria de Magdala,

Quando foste e és Capaz de lidar com resíduos de ilusões...

E quando és capaz SEMPRE de perfumar-te com Flores…

E NESSE CONSOLO, APENAS TE ELEVAS, TE SENTES VAIDOSA E ORGULHOSA,POR AMOR!!!!

Continua pois, a CRESCER,ajudando os que de ti precisam,
Conhecendo-os nessa partilha que é a VIDA…
À qual tu dás de certo MUITO MAIS do que RECEBES!!!

Que sorte eu tive e todos os que contigo se cruzam e cruzaram!
Não podemos nem devemos ignorar um AMIGO assim,nem guardar a sua riqueza como pertença nossa! por isso Aqui ESTOU!
A partilhar convosco, essa riqueza, que sem querer mostrar-se desde a primeira hora VIVE E ACOMPANHA a Caminhada da nossa pequena Princesa, mesmo que de longe, mesmo que muitas vezes em
Silêncio, mesmo resguardando e teimando em não se anunciar.

É ASSIM QUE SE CRESCE…E
É ASSIM QUE SE ENRIQUECE, NA MEDIDA EM QUE SE DÁ, SEM ESPERAR RECEBER...
ABENÇOADA SEJAS MARIA DE MAGDALA!..
naquela pequena grande frase da Catarina: Unís-te a RAZÃO COM O CORAÇÃO e a mim tens-me ensinado a ser fiel a esse pensamento que só será autêntico, se formos capazes de o assumir a cada momento em que tocamos uma tecla do computador e deixamos que o nosso coração cante ao sabor desses sentimentos.

A ti dedico e ofereço estes pensamentos mal arrumados mas que:
POR OPCÇÂO, POR DEDICAÇÃO, POR RESPONSABILIDADE E POR RESPEITO E PARTILHA,para com os nossos amigos TODOS, que há muito me escutam...

NÃO PODEM NEM DEVEM SER SÓ PERTENÇA
MINHA!!!.....

Celinda disse...

SrªDª.Maria da Conceição
É gratificante entrar neste Blogue e reparar como o nosso desejo de ser apenas um sinal de transmitir o
que de perto vamos vendo, serve de motivo para que outros possam pensar e esclarecer pequenas grandes verdades. Este nome é já por mim conhecido, mas já faz muito tempo que aqui se faz notar.
A senhora é assim como que uma saudação cada vez que aqui escreve.
E olhe que me sinto pequena diante da sua sabedoria e capacidade de dizer muito escrevendo pouco.
Faz-nos pensar a todos nos seus comentários tão enriquecedores,mas
deve ter uma alma tão grande que é capaz de valorizar as palavras simples dos mais SIMPLES, que aprenderam pouco nos livros, mas a vida foi um livro que está sempre dentro da minha mala ou na mesa de cabeceira.
Quantas vezes adormeço a pensar em tudo o que sei e vou constatando, quantas vezes penso nos nomes que assinam os comentários,quantas vezes parece que até já conheço algumas pessoas...
Nunca dediquei aqui muito do que vou vendo e sabendo.Não se pode nem
se deve amachucar os outros, nem se
devem atirar pedras ou pensar que somos perfeitos.
Mas...Em nome da verdade que já deveria ser o Único TRUNFO que se deveria usar, e pensando apenas e só, nesta inocente criança, que tem sido uma perfeita mártir às mãos das Leis e da Justiça que eu nada percebo e ela minha rica menina, não sei como o Baltasar tem consentido e ele mesmo foi o primeiro a martirizá-la, aparecendo depois com lamúrias e amores inventados.
Se calhar ele até pensa que amor é
querer ser dono de alguém
Se calhar ele até se sente mais forte porque parece qua as leis lhe deram a razão
Se calhar para ele está primeiro o ganho duma conquista, como se fosse uma medalha ou uma taça
Se calhar ele e por aquilo que por aqui se sabe ele nunca soube o que é o verdadeiro amor de pai
E esqueceu-se que a menina é a primeira vítima neste percurso desordenado.
E sabe a senhora, quando foi da injusta prisão do sr. sargento, houve por aqui muita gente solidária,não com ele porque ele ainda hoje é um "garoto", mas um grupo bem forte de gentes desta terra, de Cernache e Sertã que se organizaram em defesa de um homem que foi condenado por amar a filha que ele Baltasar ignorou e se ignorou é porque rejeitou, não é verdade?
Ai srª Dª Maria da Conceição, se a
pequenina tem vindo com um ano ou um ano e tal ,aí eu queria ter visto
se as leis consentiriam que a menina vivesse naquela pobreza toda
Ser pobre não é vergonha nenhuma,
mas têm de existir algumas condições para se cuidar de uma criança.
Aquela "pobre" mulher que tantos filhos teve e sempre os tratou até de um que é bem deficiente, mas como poderia ela cuidar e prestar os cuidados que a menina precisava
e estava habituada e merecia.
Era ele, o rapazito com 22 anos na altura que sabia tratar dela e como?
Ai lá vou eu relembrar o passado que deveria ser presente, para se fazer história até nos tribunais.
Parece que passaram com uma esponja em tudo isso e ele saiu vencedor numa batalha vencida com desnorte e esquecida do amor.

Os amigos que arranjou, nunca foram amigos, uzaram-no e muita coisa ainda está por esclarecer.
Conhece o ditado: "Mais vale um Cobarde Vivo do que um heroi morto"
e foi nisto que eles todos apostaram. Porque neste heroísmo falhado, muitos interesses ofuscaram e baralharam a vida desta gente.
Quando eu vejo as fotos que ele tirou agora já com a menina, isso é
para além de tudo o que ganhou, uma
bandeira que ele ostenta.
Continua...

Celinda disse...

Continuação...
Sabe? Os pobres que sempre tiveram pouco e nunca tiveram muita cabeça para orientar a vida
deixam-se levar ao sentirem-se famosos.
Também agora neste país a qualquer
um que apareça nas revistas ou jornais já é famoso, e o seu sonho
sempre foi ser VEDETA.
Mas, nas nossas zonas, nem todos são assim, veja o silêncio das pessoas que preferiram calar-se a dar entrevistas ou a dizer mal por dizer mal.E a maioria não está com ele.E olhe que a menina "faz de conta muito bem" Tem de ser...
Eu sou de uma gente que vive dividida região e se não tivesse visto já há tempos a menina
e se não fosse mãe, e se não soubesse o que aquela criança tem
suportado...
Olhe, e se fosse cobarde e calasse
as verdades e os sentimentos que me deprimem e fazem sofrer, porque não quereria que filho meu ou sobrinhos, alguma vez estivéssem sujeitos a tal sorte, estava calada
Sabem? Desculpem porque eu puz-me a escrever directamente para a Srª.Dª. Conceição, mas não há direito, ás vezes até acho que andei a sonhar, quando penso em tudo a que sujeitaram esta pobre e digna criança.
Algum adulto aguentaria ser cruelmente arredada dos pais que sempre amou e ama e de repente a troco de (falta explicar muita coisinha) ela teve de aceitar e com tanto medo ela foi cedendo a ilusões, a medos. Ai naquele hotel em Dezembro??? E birras?
Volto a dizer, a miúda ou é santa ou é de ferro.
Mas é tão querida! Minha menina, porque te sujeitaram a tantas maldades, e ele a consentir?
Por onde passa esse tal de AMOR???
Quem precisa ser amado é ele mas pensará que a criança é que lhe vai restituir o que a vida díficil nunca lhe poude oferecer.
E olhe que esta gente não pára e parece pelo que tenho ouvido que por ali não há lugar para o perdão,
nem sabe ser perdoado.
Perdoem lá os meus desabafos e bom seria que mais tinta não corresse.
Nunca vi tratá-lo tão bem, como esses senhores diretores desse blogue.
Por aqui, não é assim, mas a nossa
gente preza-se pelo silêncio e pelo descernimento.
Farto-me de pensar naqueles pais que tanto sofrem,o senhor sargento e a sua esposa.E a mãe que a Põs neste Mundo? Ele devia era de agradecer-lhe, mas agora inventam e caluniam por todo o lado.
Sofrer assim por amor é coisa tão
grande que deveria ser bem analizado por estas leis, que não têm nada a ver com esta criança, pois não?
Dizem que Deus não dorme e eu acredito nisso. Até o sr Padre daqui, teve uma atitude bem louvável.
Como disse alguém daí uma vez.
DEUS EXISTE!!!
E o Baltasar ainda um dia vai perceber que poderia encontrar nesta menina, não o seu Trunfo, mas
o seu perdão e a sua BENÇÃO.
Sempre me ensinaram que Amar as crianças, é amar a Deus e à humanidade Inteira.
"Ama Baltasar, mas ama vendo a menina ser feliz, e se disso fores capaz, um dia há-de ser ela a dar-te e a ensinar-te com o seu Amor!!!"

Anónimo disse...

Há pessoas que passam nesta vida e nada aprendem,(ex:Baltazar)nada conhecem e consequentemente nada amam,são apenas capazes de albergar ódio e ressentimentos; Outras pelo contrário, têem dentro delas o único milagre capaz de iluminar os dias: a aliança de uma crença profunda com uma tolerância a toda a prova (ex: O luis e a Lina)
Penso que o mês de Agosto será o mês da Revolução, e eu que tanto amo esta palavra, recordo aqui o vermelho das flores e anseio aqui para a Princesa um projecto de felicidade, onde os adultos ousem arriscar no bem estar da menina.
Há vagamente em mim uma esperança, no bom senso de Baltazar, talvez seja uma miragem, sei lá?!
Quero acreditar que um dia o arco-íris unirá o sol e a chuva, que ligará pelos seus fios de cores variadas, vários sentires, várias razões, várias expectativas, esse será um momento de felicidade e a utopia terá rosto e terá nome, aí se começará uma coisa simples, a felicidade da menina com os pais Luis e Lina, porque não será possível outra coisa, rasguem ódios e vinganças, o mundo vai começar!
Catarina

PS-Obrigada á direcção do blogue pelas lições de tolerância que me têem dado, continuem pois a publicar comentários menos bonitos, carregados alguns de veneno, os actos ficam com quem os pratica

Anónimo disse...

Esqueci-me de deixar um abraço muito especial à Natércia, onde quer que esteja tenho a certeza de que está connosco e eu não vou deixar que ela seja esquecida por todo o amor que dedicou (e dedica) a esta causa
Catarina

Anónimo disse...

O que falta a baltazar é compreender o que sabe e daí tirar as devidas conclusões.
Nós por cá não vamos deixar que a esperança se afunde!
Bom mês de Agosto Ana Filipa
Luisa

Anónimo disse...

Boa tarde.
li que Baltazar não quer perder a sua Esmeralda como pode pensar assim, só pode perde-la se
não ouvir os sentimentos da menina
e esses interesses já nós conhecemos
porque deixa a sua filha sofrer tanto em silencio, sim o amor que ela sente pelo casal são bem mais fortes
do que os de Pais biológicos
neste sentido Aidida é muito mais
racional do que o sr.
por acaso algum dia disse a´há menina se ela queria fazer uma visita
aos Pais de afecto?como ficaria
feliz este querido anjo,ou será
que o tribunal não deixa,o dialgo com a Princesa não tem como tema Pai Luis Mãe Adelina, devia ter
acredito que este dialgo existe
com a Mãe e Casal Gomes
Baltazar pensa que lhe vão tirar a filha mas digo-lhe que a menina
seria muito mais feliz se passa-se
mais tempo com os Pais que ela
mais ama,e o sr. iria desfrutar
de muito AMOR DA PRINCESA.
Maria

Anónimo disse...

É natural que haja diversas opiniões acerca deste como de outros casos da vida e que cada um veja os factos à luz da sua sensibilidade ou mesmo das suas vivências.
Pelo que tenho acompanhado, sintonizo os meus pontos de vista com a linha orientadora deste blogue.
Mas não concordo com alguns intervenientes últimos que nos acusam de ser um blogue de apoio ao casal Gomes e Aidida.
O apoio é a Esmeralda!
O que se defende é a opinião de que esta criança deveria estar com o casal ou ter poder paternal partilhado com a mãe Aidida.
Ter sido entregue a Baltazar , é que foi um apoio declarado a direitos da esfera biológica muito questionáveis.
Alguém disse atrás
que lutava eternamente por uma filha.
Pois também eu!
Mas lutar por uma filha não é sinónimo de lutar pela sua posse.
Deveria ser sinónimo de lutar pela sua felicidade.
E quantas vezes para que um filho seja feliz não teremos e deveremos abdicar de muita coisa? Inclusivamente da sua posse.
Como nos processos de divórcio, por exemplo.
Quantas vezes se abdica de ter um filho connosco porque a outra parte tem melhores condições para lhe dar?
Abdicar significa muitas vezes
Amor.
Falam no "medo" de se vasculhar o passado de Aidida.
Acho que não há medo. Passado é passado.
E pelo que me tenho apercebido, por essa ordem de ideias também o passado de Baltazar não será um exemplo sem mácula.
Aliás, como todos nós, que, mercê da nossa condição humana estamos sujeitos ao erro.
Pelo que se tem visto, Aidida tem sido uma grande Mulher e uma grande Mãe para esta menina.
Ao contrário do que um anónimo diz ela não abdicou eternamente da filha.
Pelo contrário.
Portou-se e continua a portar-se de modo a acompanhar de perto o seu crescimento e convivendo saudavelmente com ela, sem gerar rupturas, nem criar conflitos.
É isto que eu considero Amor e interesse pelo bem-estar de sua filha.
Ao contrário de Baltazar, que tudo faz para fazer valer direitos de posse e lutas judiciais, sem se preocupar com os efeitos que se reflectem na criança.
Dizem que viraram a vida de Baltazar de pernas para o ar ?
E que têm feito a esta mulher?
Tem sido achincalhada, com os piores insultos .
Até expuseram publicamente os seus dados pessoais constantes em documentos, num blogue defunto.
Incrível!
Nunca vi tratarem o sr. Baltazar como a trataram a ela.
Quanto a um anónimo que escreve:
"Baltazar tem medo de voltar a perder a sua filha. Como tal, lutará, como eu e muitos de vós o fariam, pela sua Esmeralda."
Medo de perder a filha?
Medo de perder a sua posse, isso acredito.
Ninguém ama completamente , ninguém se entrega por inteiro, à força!!!
Nem uma criança. ..ou principalmente uma criança!
E é isso que este pai quer : ter a filha à força!
Contra tudo e todos.
Mas principalmente contra a pobre menina.
Claro que é preciso os adultos decidirem pelas crianças, como o anónimo diz.
E dá o exemplo:
" Se deixarmos uma criança decidir a sua vida, naturalmente não irá á escola, não comerá a sopa, não lerá um livro, etc."
Estamos completamente de acordo.
Porque a escola é fundamental
Porque comer sopa é saudável .
Porque ler um livro enriquece e prepara para a vida, etc..etc...
Isto significa que os adultos devem saber e ter em conta o que é melhor para o desenvolvimento harmonioso de uma criança com vista à sua felicidade e ao futuro de um adulto capaz e saudável.
Por isso , a nossa opinião a respeito deste caso.
É que acima de tudo, deve-se ter em conta o que é melhor para esta criança.
Para o seu equilíbrio emocional.
Para o seu desenvolvimento saudável.
E isso não é, certamente, entregá-la à força ao pai.
Desprezando os seus sentimentos mais intrínsecos.
Ignorando o seu sofrimento.
Rejeitando e rompendo com o seu passado .
O problema é confundirem os interesses e os direitos desta criança, com os do pai biológico.
Que não são, de verdade, coincidentes.
E o que deverá guiar os adultos que têm que decidir?
O que a nossa consciência nos dita?
Aqui, PorEsmeralda , tão só!

Anónimo disse...

Boa tarde.
como será que está a nossa menina
todos os dias venho saber noticias
dela, mas elas não chegam, ficamos
ansiosos pelo dia vinte e sete.
falo no plural por acho que deve ser
a opinião das pessoas que aqui comentam,vá sr. Baltazar que tem outro ponto de vista de ver as coisas,diga lá qualquer coisinha
ás pessoas que amam a sua filha
essas mesmas pessoas não só gostam
de ver Esmeralda feliz, assim como o sr.ou não?
o comentário de 19/7 das 19:14
tem todo o meu apoio,faço destas palavras as minhas,este blog tem
um grande poder de verdade,e mais
uma grande luta pela FELICIDADE
DESTA LINDA MENINA QUE NÃO MERECIA SOFRER TANTO.
Maria

Anónimo disse...

Decididamente lêm-se coisas interessantes de vez em quando
E que nos fazem pensar.
Por exemplo, não resisto a transcrever o que li atrás e me levou a fazer este comentário:

"Ditar o futuro de uma criança pelas suas vontades é ditá-la a uma vida sem regras e disciplina. Se deixarmos uma criança decidir a sua vida, naturalmente não irá á escola, não comerá a sopa, não lerá um livro, etc."

Isto decerto a propósito da vontade expressa pela menina perante a senhora Juíza. O abrir do seu coração e soltar os seus verdadeiros sentimentos.

Pois eu até concordo com a pessoa que escreveu aquelas frases.
Mas, o problema é metermos tudo no mesmo saco: escola, sopa, livros, etc...e a vida da pequena
Esmeralda.

É que obrigar uma criança a ir à escola e a comer sopa, não é minimamente comparável a obrigá-la a considerar pai ou mãe quem sempre foi desconhecido, substituindo quem sempre considerou verdadeiros pais.
Claro que pode vir a ter uma boa relação, ter afecto e carinho, quando tratada bem, mas...pai e mãe estão sempre lá no fundo da sua alma.
Nem uns tiram o lugar aos outros, antes se complementam, no acréscimo de afecto que dedicam à criança.
Errado é forçar a substituição.

Mas, comparar os sentimentos de uma criança para com os seus pais, com a rejeição à sopa ou à escola, parece-me no mínimo curiosa.
Até porque, pelo que me tenho apercebido, Esmeralda não rejeita Baltazar, nem vejo aqui ninguém a advogar isso... como o círculo de amigos deste tanto fizeram crer em sentido inverso: apregoando sempre uma grande(e falsa) rejeição da pequena ao casal.

A questão é perceber-se, qual o lugar de cada um na estrutura mental e afectiva desta criança.
E que não pode nem deve ser comparável ao efeito que um prato de sopa rejeitado possa ter no seu desenvolvimento psico-social.
No que toca a estes aspectos cruciais da estrutura de um ser humano, há que agir com muita sabedoria e sobretudo respeitar os sentimentos mais profundos que balizam a sua formação integral como pessoa.

Sopas há muitas, escolas também, livros igualmente...mas...pai e mãe há só uns!

Todos são importantes na vida, só que, enquanto os exemplos dados podem ser substituídos, "adoçados" de forma a obrigar-se a criança a aceitá-los, não me parece possível nem desejável, que se pretenda que uma criança tendo enraizada uma relação filial bem conseguida e muito terna, altere a certa altura toda a sua estrutura mental e afectiva de modo a transferir esse sentimento para outra pessoa.Por melhor que seja tratada.

Por isso...obriguem-se as crianças a ir à escola, a comer sopa, a ler livros...mas nunca a substituirem os pais que sempre conheceram e amaram como tal!