domingo, 2 de agosto de 2009

ASSIM VAI O "QUERIDO MÊS DE AGOSTO" DA PRINCESA




Está quase a cumprir-se a primeira semana do segundo período de férias da Princesa.

Com a mãe, também em férias, as brincadeiras e os passeios têm feito parte deste tempo que se quer de muita descontracção e repouso.

É um consolo assistir à relação de mãe e filha que cada dia se sente mais forte. A cumplicidade entre uma e outra, acompanhada de muitos mimos, é algo que sempre soubemos que existia, mas é preciso mostrar para provar.

Hoje o programa foi ainda mais especial. Luís Gomes reuniu os familiares e vários amigos, para com ele festejarem o seu aniversário, agora na companhia da Princesa.

A festa aconteceu num muito requintado restaurante de Lisboa. Ao som de uma música bem agradável, tocada ao vivo por um quinteto de violinos, todos se divertiram e estiveram animados.

A Princesa estava especialmente feliz. A sua felicidade contagiou todos, especialmente o pai Luís que tinha esperado para confraternizar este dia com ela.

Ao fim do dia voltou a Tomar com a mãe, onde continuará por mais algum tempo ainda.

Desejamos que o amor que as une, continue por estes dias a fortalecer os seus laços familiares, já inabaláveis. Mas como as relações são algo que todos os dias se deve alimentar, mãe e filha, terão todo o tempo para elas.

Desejamos que Aidida e a Princesa continuem numas boas férias.

Por Esmeralda

36 comentários:

Anónimo disse...

Como o meu coração me dizia, tudo está em harmonia e a felicidade é uma constante da vida da Princesa, mas isto é apenas o princípio, muitos mais meses de Agosto virão, muitos mais meses se Deus quizer, e ele há-de querer!
Felicidades ao Luis e muitos anos repletos de coisas boas.
Luisa

Natércia disse...

Boa noite.
Queria deixar aqui um feliz aniversário, talvez tardio,mas de coração ao sr Luis Gomes.Infelizmente por motivos de força maior ,tenho comentado menos!
No entanto,continuo sempre actualizada,e sei que estes dias serão de grande alegria para todos os que se encontram agora na companhia da nossa pequena princesa dos olhos doces.
Quero desejar tudo de bom ao sr Luis,e que Deus lhe dê saude,fe3licidade e bem estar junto daqueles a quêm mais ama!

A todos desejar que estes sejam dias de alegria e satisfação,porque em breve a princesa vai poder estar com os seus pais,e viver dias maravilhosos.
Um abraço

Anónimo disse...

Um menino de dois anos anos faleceu, na sexta-feira, em Vagos, distrito de Aveiro, vítima de um banho de água a ferver, dado pela irmã de apenas oito anos.

«Uma criança a tomar conta de outra criança», foi assim que fonte da Polícia Judiciária (PJ) descreveu, ao tvi24.pt, a situação ocorrida em Vagos.

Em casa estaria apenas Joana, de oito anos e o irmão Filipe, com apenas 2 anos. A irmã decidiu dar banho a Filipe, e sem se aperceber que a água estava a ferver, acabou por causar queimaduras graves à criança de dois anos, que acabou por não resistir.

«A menina contou-me que o irmão estava sujo e por isso lhe foi dar banho, mas que o retirou da água quando se apercebeu que estava a escaldar», contou um vizinho ao «Jornal de Notícias».

«Não matei o meu filho. Vi-o queimado a gritar, mas não tinha saldo no telemóvel para chamar os bombeiros», afirmou Luísa, mãe das crianças, citada pelo «Correio da Manhã».


Ai querida Esmeralda a sorte que tu tiveste.
Foste entregue a quêm te ama.
Coisas como esta são cada vez mais recorrentes ,num pais que sinaliza crianças em risco,e depois as abandona á sua sorte,pouca sorte!!!!!!!!

Anónimo disse...

Dália, gostei muito do seu breve comentário. Geramos os nossos filhos, damo-lhes educação, amor, carinho, mas não podemos esquecer que estamos perante seres humanos. Eles não são bonequinhos de porcelana, mas sim de carne e osso, e como tal, têm sentimentos. Por muito que tentem, não há maneira de fazer com que uma criança esqueça aqueles que lhe deram todo o carinho e amor durante estes anos todos. Os que afirmam que em pouco mais de sete meses isso é possível, estão desligados da realidade. O ideal seria que todos se entendessem, mas, pelo que tenho lido, o pai da menina é que está a criar problemas. Foi nesse sentido que deixei ficar um comentário num dos posts anteriores, afirmando que, o melhor para a princesa, seria passar mais tempo com a mãe, na medida em que esta já demonstrou amá-la verdadeiramente. Se o que o senhor Baltazar sente pela filha é amor, trata-se de um amor doentio. Um pai não faz sofrer os seus filhos. Tenta ver o que é melhor para eles, sem ferir os seus corações. Dou os parabéns à dona Aidida por ter defendido a sua filha com garra. Isso sim, é amor de mãe. Se estivesse no seu lugar, daria queixa do indivíduo que as abordou. Um beijinho para a princesinha, e espero que aproveite o mais possível estas férias maravilhosas.
Cristina

Anónimo disse...

Gostei muito do comentário da Dália. Realmente sem respeito não há amor. Apenas uma porta aberta para alimentar ferimentos gravíssimos, que nem o tempo os consegue curar. Boas férias para os pais de afecto e para a Dona Aidida, que sempre respeitaram a Pipinha, e que por isso a amam verdadeiramente. Um beijinho carinhoso para a nossa princesinha dos olhos doces, que já demonstrou ser mais equilibrada do que muitos adultos que vivem no mundo da fantasia.
Cristina

Anónimo disse...

Bom dia!

Como era de esperar tudo está a decorrer muito bem nestas férias tão aguardadas.
Que bom, mãe e filha cada vez mais juntas, mais cúmplices, mais verdadeiras mãe e filha!
E que bem isso deve fazer à pequena Esmeralda!
É assim que se vai contribuindo para a verdadeira felicidade da menina. Para a reposição da sua tranquilidade e a harmonia do seu desenvolvimento integral.
Cada vez ela irá interiorizar mais a verdadeira riqueza que é ter duas mães que a adoram. E que vão sempre ter lugar privilegiado no seu coraçãozinho.
Assim como o pai Luís e o pai Baltazar.
Tanto amor a dobrar, só pode mesmo enriquecer a sua vida.Porque não há património mais valioso e duradouro que o afecto.

Esperemos que estas férias contribuam para desenvolver e cimentar os afectos tão turbulentamente postos em causa por alguns adultos envolvidos , e que se respeitem verdadeiramente os sentimentos desta criança.
Nada como a evidência dos factos para cercear maquinações lamentáveis que só poderiam contribuir para a infelicidade de todos...mas em especial da pequena Esmeralda.

Continuação de boas férias, Esmeralda!
E bem-haja direcção do Por Esmeralda por nos ir dando notícias...belas notícias!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Belas notícias que retratam belos momentos, momentos de grande densidade afectiva de grande descontração e de enorme liberdade.
E a liberdade aqui como em qualquer situação da vida teve ser usada no respeito total pelas diferenças, e pela individualidade de cada pessoa, aqui com o valor acrescido de se tratar de uma criança.
Mas talvez Baltazar ainda esteja a tempo de reconsederar e receber a benção de uma palavra chamada: Perdão, porque efectivamente só os "grandes" conseguem perdoar.
Boas férias Ana Filipa e muito obrigada à Direcção do Blogue por nos manter informados.
Catarina

Anónimo disse...

Boa tarde.
agradeço há direcção pelas noticias
que são tão boas,como deve Esmeralda estar tão feliz.D.Aidida já mostrou
ser uma boa Mãe tenho a certeza que
está muito feliz, faz tudo para ver a sua filha com os olhos a brilhar
nunca posso esquecer aquele dia 19
de Dezembro a Sr.agarrada por dois
policias, para não deixar ir embora
a menina aos gritos,isto custa
recordar
quanto sofrimento
mas agora lentamente se vai convivendo com a dor,esta decisam
do tribunal já nos conforta mais
um pouco,se o Pai Baltazar não
tivesse amor doentio as coisas
podiam ser muito melhores para todos,assim há que lutar pela felicidade da MENINA
MUITA FORÇA D.AIDIDA D.ADELINA
SR. LUIS GOMES
Maria

Anónimo disse...

Concordo com a senhora que disse,que perdoar só os grandes conseguem,e pedir perdão é para os maiores ainda.

No entanto penso que o sr Baltazar
têm sido coerente entre o que diz e o que faz.Não é fingido,não mete as pessoas no coração pela frente e dá facadas por detrás.

Pessoas assim também já é dificil encontrar!
Espero que estas férias sejam boas para todos especialmente para Esmeralda.

A.A.

Anónimo disse...

Anónimo A.A.
Se o Sr. Baltazar fosse coerente tinha outra postura face ao relacionamento da menina com os pais Luis e Lina, quando se diz que se ama não se pode desfazer a teoria da prática o amor é uma atitude constante do dia a dia e amar significa respeitar a vontade do outro, muitas vezes as pessoas amam-se apenas a si próprias não pensando nem respeitando aquilo que é diferente. Em suma o amor de Baltazar é quanto a mim uma demonstração de puro egoismo, em que apenas admite a felicidade da menina desde que essa felicidade seja baseada nos seus quereres, ama-se ele de verdade e aquele triste dia de Dezembro não teria acontecido, nem aquele dia nem muitos dias que se seguiram.
Amar será sempre ver através dos olhos da pessoa amada e escutar os seus silêncios.
Catarina

Anónimo disse...

Falam, falam e não dizem nada. Como se pode amar e causar sofrimento, como se pode amar e provocar instabilidade. Por acaso foi amor o que Baltazar fez ao receber o dinheiro do Luis Gomes, tenham santa paciência. Como diz a Catarina amar é respeitar a diferença, quer seja ela de pensar, quer de sentir.
Dália

Anónimo disse...

Eu como anónima que sou,posso não têr esse direito,mas queria pedir aos admnistradores deste blogue,que tenham em atênção o tom agressivo,de que alguns comentários se revestem.
Venho sempre aqui espreitar,e se o faço até hoje,é porque tenho visto a
doçura de alguns,que acalma outros.
Não é com transformar este blogue numa guerra acesa,que se vai conseguir algo.
Desejo tudo de bom á Esmeralda.

Anónimo disse...

Citando um comentário :

"No entanto penso que o sr Baltazar
têm sido coerente entre o que diz e o que faz.Não é fingido,não mete as pessoas no coração pela frente e dá facadas por detrás"

Desculpem , mas não consigo deixar passar em claro estas expressões que li atrás.
É que isto é que se chama vir para aqui dar umas facadinhas às pessoas que de algum modo não concordaram nem concordam com a posição do sr. Baltazar.E que o fazem, não pelas costas, mas aqui bem à vista de quem quer e sabe ler.
Mas...educadamente, sem linguagem insultuosa nem difamações mentirosas.

Portanto, quem escreve coisas como as que transcrevo acima, apenas tem como objectivo a provocação. Que não deve colher aqui grande efeito, já que, pelo que tenho constatado, a maioria das pessoas que aqui vejo comentar não são vira-casacas e mantêm a sua opinião. Por mais provocações que lhes façam.

Quanto ao conteúdo do que é dito, não concordo .O sr. Baltazar, se não é fingido, não sei. Não o conheço.
E não sei a quem pretendem atingir com esta expressão. É que em nenhuma das pessoas envolvidas encontro essas "virtudes" .Nem o casal , nem a mãe Aidida. Todos eles sempre expressaram sem fingimentos o que lhes vai na alma e o que desejam para a menina.

Quanto a ser coerente, também não concordo que seja apanágio do sr. Baltazar. Se não, porque permitiria ele tudo o que os seus apaniguados têm feito ? Tanta mentira, tanto insulto, tanta difamação contra pessoas que ele sabe serem amadas pela filha.
É assim que ele defende a felicidade da menina?
Afinal quer ver a filha feliz, ou apenas quer tomar posse dela e ponto final?
Será que não pensa que um dia Esmeralda vai poder aceder a tudo quanto se disse e de certeza irá ficar muito magoada ?
Pelos vistos a criança está a desenvolver uma óptima relação com a mãe biológica. Alguém gosta que tratem a sua mãe como este senhor permite que tratem a mãe de sua filha?

Pois...o problema da coerência não sei se se poderá pôr em relação a este senhor. É que, na verdade, não se chega bem a saber o que ele deseja para a filha.
Apenas se sabe que, por sua vontade, afastá-la-ia definitivamente de quem ela mais ama.
É isto querer bem a alguém ?
Confesso que me pergunto a mim mesmo algumas vezes...

De qualquer modo, como não conheço nenhum dos intervenientes desta história, desejo a todos a maior harmonia e a capacidade para levarem a cabo tão difícil tarefa que é esta de protegerem e proporcionarem a Esmeralda a vivência tranquila e feliz a que tem direito, com vista a um futuro risonho.

Continuação de boa tarde a todos, e, se for o caso, boas férias!
Estas, em especial, para Esmeralda!

m.p. disse...

São comentários como este deste sr. ou srª Anónimo (a) que nos dão um pouco de ânimo para recomeçar...
Como em tudo, a vida é um recomeçar em todos os nossos atos, em tudo aquilo a que quer queiramos ou não vão ao encontro dos outros, sobretudo aqueles que nos escutam e que nos acalmam. É pela calma, pela serenidade que aqui estou há muito tempo, apenas e só por uma MENINA que tem para cada um e para ela mesma o nome que quizer escolher.
Sempre lhe chamei aquele que pela primeira vez ouvi falar dela, mas também sou e serei capaz de encontrar os mais ternos , doces e
carinhosos nomes com que embalamos os nossos pequeninos.
Terna e doce também será a vida se nós a quizermos assim fazer.
Bam haja, pela forma delicada e doce que encontrou,de fazer sentir a alguns comentadores, que não param de convidar a um AMOR de palavras mas sem SUMO e SEM VIDA REAL.
E, se todos lermos o que por aqui está escrito, parece que nalgumas cabeças reina a confusão das teorias que a nada conduzem.
"E falam, falam, e não dizem nada"...Quem???
Quem são afinal aqueles que queremos chamar de "GRANDES"???
Quem são aqueles que queremos chamar de "limitados e pequenos"???
A sua chamada de atenção, foi um convite a que cada um e mesmo à sombra e ao sol "deste querido mês de Agosto" lançam-se músicas estridentes e agressivas, quando é de melodias que a nossa Princesa e toda a sua família alargada precisa.
É por Ela e por eles que aqui estamos. Quando o real nos preocupa
pois falemos e não esconderemos a nossa preocupação.
Mas se é a alegria e o bem estar destes dias, que nos movem e nos dão a tal esperança feita de pequenos gestos e de mil afectos, pois sinto o desejo de dizer que há por aqui muitos espaços livres e onde podem ser agressivos, incitar à "guerra" ou desmotivar os que a não querem.
Alguém diz por aqui muitas vezes:
"Ponto final"!!!
Será isso um convite ou uma ordem??
Gostava ainda de voltar aqui e um obrigado ao anónimo das 12:58

Anónimo disse...

Oh Sr(a) anónimo da 12:58, certamente deve estar confuso(a)! Sou leitora atenta deste blogue e os comentários agressivos que aqui tenho visto são, nítidamente, encomendados, ou fabricados, à maneira de Baltazar, ou do "padrinho".
Os comentadores, apoiantes deste blogue sempre se pautaram pelo apelo à paz e à concórdia, porque só assim Ana Filipa Esmeralda, a Princesa em questão, poderá ser feliz.
O apelo ao ódio e à vingança era apanágio de outro blogue, talvez o Sr(a) esteja a referir-se a esse.
Os administradores deste blogue são até permissivos demais em deixar passar "pézinhos de lã, provocadores", como os do senhor(a).

Helena

Anónimo disse...

Interessante...

Gosto de vir aqui ler os comentários.
A maioria e os mais assíduos são sensatos ,ternos,transpiram preocupação e interesse pelo bem-estar e futuro desta menina.
São muitas vezes textos que transbordam poesia, amor, palavras doces .

Então porque será que este tipo de linguagem incomoda algumas pessoas que ultimamente aqui comentam ?
Que põem em causa o sentir de quem escreve coisas ternas com o coração . E se permitem criticar assim :

"...alguns comentadores, que não param de convidar a um AMOR de palavras mas sem SUMO e SEM VIDA REAL."


Chamam palavras sem sumo e sem vida real as que falam de amor ???
Mas afinal, é mais real e mais sumarento falar agressivamente? Insultar? Dizer mentiras? Usar linguagem imprópria?

Alguém tem o direito de duvidar do sentir genuíno de quem assim se expressa livremente?

E não serve a escrita para transmitir o sentir real ? A vida?
O sumo dos corações humanos?

Mesmo quando um escritor nos oferece uma obra de ficção, nela existe sempre algo de real, de verdadeiro, muito sumo do que é a própria vida!

Tenho pena que estejam a tentar boicotar este espaço.
Tentando denegri-lo.
Acusando de incitamento às "guerras" apenas simples opiniões e pontos de vista expressos com a maior correcção.
Permitem-se escrutinar quase palavra por palavra , fazendo reparos e censura a simples e banais expressões , fazendo delas interpretações intencionais e tendenciosas que decerto não continham.

E quanto aos textos com poesia,em que se fala de amor, que tanto parecem incomodar alguns, não nos esqueçamos que o assunto aqui é uma criança. E crianças precisam acima de tudo de amor !
Amor de quem as rodeia, amor de quem fala sobre elas.
Real e verdadeiro!
Como só deve ser o Amor!

E como gosto de poesia, mas não sei poetar, apenas deixo aqui aquela linda frase de um Poeta maior :

" Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças! "

Maria de Lourdes disse...

NUM LUAR DE AGOSTO!!!...

Era assim que a minha mãe me falava,e me contava como eram vividas,
as noites de verão na aldeia onde nasceu e de onde vêem todas as minhas raízes e origens da minha família materna.
Talvez por acaso, ou talvez não, desde os meus tetravós não há
Lembrança de que algum ascendente não seja da Serra de Tomar. Talvez por isso desde que soube que AIDIDA residia nesse local, senti que mais um pequeno elo nos ligava. E é com alegria que sei que a pequena Ana Filipa ou Esmeralda, (deixo para ela a escolha do nome que melhor lhe souber ouvir)é em Tomar que habita por estes tempos de férias e que com a mãe Aidida vai fazendo esta experiência. A LINA E O LUIS, serão os paizinhos muito amados que estão na casinha de Torres Novas, aguardando que mãe e filha toquem à campainha, porque são assim como “Bombeiros de Serviço e prevenção” Ninguém me disse, mas tendo eu já passado por situações semelhantes sei como é. E é tão bom, para uns e para outros, oferecer a liberdade de cada um e ao mesmo tempo a disponibilidade para estar presente e responder aos chamamentos. Então não é verdade que são eles que conhecem ao pormenor as coisinhas todas da nossa Princesa Pipinha?Não é esse amor que ajudou e a fez crescer o maior alicerce e conhecedor sincero e consciente do que existe NELA? É esse o Amor MAIOR. Mas eu tenho um dedo que adivinha e ela ás vezes também é marota e reguila. O normal, NORMAL da vida que assim foi decidida, por aqueles, que se calhar não percebem ainda muito destas coisas, de ser pais a tempo Inteiro, é que todos colaborem e se vão ensinando porque a AIDIDA sendo a mulher
Maravilhosa e generosa que é, vai ter de ter tempo e paciência, porque ser mãe é natural, mas também se aprende a ser Mãe nos mais ínfimos e pequenos pormenores. Até estou a imaginar, como tem sido bom mãe e filha e com o Sr. Luís, (não sei como a Pipinha lhe chama, nem tenho nada com isso), apenas não o quero esquecer, porque sei que é uma pessoa formidável com muitos bons sentimentos, meio silencioso, e para não perturbar as vozes mazinhas, prefere resguardar-se e “fazer de conta” que não é nada com ele; mas eu sei que ele gosta muito da menina...
Como deve ser difícil para estas famílias ter de ser “gente” controlada, e obedecer a regras impostas para terem de “mostrar o que valem”. Nunca pensei que no meu país e recordando os tempos de outrora, e até mesmo os muitos casos de pais separados, onde se ouve uma criança dizer “olha aquele ou aquela é irmão ou irmã da minha irmã “ São frases comuns de ouvir, são situações que muitos casais tentam ser fiéis o mais que podem, mas creio que nenhum, ou poucos serão, os que estarão sobre estas amarras.
Continua...
Maria de Lourdes

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

Mesmo sem querer sou levada a recuar no tempo e a pensar e sentir quantas marcas, quantas dores não estarão guardadas no coração, na alma e na mente desta criança, a quem chamamos PRINCESA que quer se admita ou não as marcas ficarão para sempre! Mas ela é uma Heroína. Nenhum adulto seria capaz de tanto, e fazendo comparação com estes tempos que se estão a viver agora, que venha alguém provar que teve de ser assim. Se quando da sua mudança brusca e desumana tivesse havido uma aprendizagem, se não tivesse havido de um lado o intuito apenas de ganhar, teria SIM sido diferente.
Já disse uma vez e repito que me CURVO DIANTE DESTA CRIANÇA E ESPERO QUE QUEM DE DIREITO Não lhe dê prémios nem elogios… Como se ela fosse ou vá ser considerada
A MENINA DO ANO (andam todos e andaram bastante distraídos) Mas a ANA FILIPA/ESMERALDA simboliza a resistência, a dor contida, a capacidade de amar mesmo os desconhecidos, a Menina Coragem que até na escola foi boa aluna, a MENINA que teve de se adaptar a todas essas técnicas e médicas que com muito carinho (ACREDITO) tentaram ir remediando e remando contra a maré, para que ela tivesse resistido. E com ventos e marés que para nós são desconhecidos
LINA E LUIS, muito tempo longe, resistiram a essas tempestades e silenciosamente se mantiveram dispostos a cumprir. Lá longe e junto do seu pai que tanto teima em se apoderar dela, também a pequenina resistiu adaptando-se a tudo
o que até ali era para ela desconhecido. Mas tal como o Luís e a LINA resistiram, conscientes de que o seu AMOR tem de passar por essa resistência e obediência, a ANA FILIPA cumpriu solenemente e á sua dimensão a promessa que no dia 19 de Dezembro tinha feito à Srª Juíza. Como criança, teve necessidade de dizer alto para que ficásse registado que o seu Martírio era um sinal de OBEDIÊNCIA, DE GRATIDÃO E DE SOLIDARIEDADE PARA COM o SEU QUERIDO PAI LUIS. TODO aquele adulto que teimosamente não quer acreditar nisto ou é estúpido
ou não percebe nada de crianças e se as tem, não as merece.
Se fôssemos capazes de fechar os olhos e esquecer os adultos e todos os seus erros,( muitos já pagos á boa maneira da justiça), talvez, que só ela esta menina que apenas tinha quase 7 anos mereça um pouco do nosso AMOR e da nossa Atitude. Como???
Pensai apenas como se ela fosse vossa mas não vos esqueceis dos muitos pormenores e da globalidade desta história que é a DELA!!!.

Neste espelhar de emoções o pensamento voa até ás estrelas. Eu tinha pensado escrever para a Aidida e para a Pipinha , pois que lhe queria cantar algumas canções e falar deste LUAR DE AGOSTO VIVIDO noutros tempos, em Tomar, mais concretamente na Serra.

Mais logo ou amanhã voltarei para elas...
Boa noite e um doce e terno aconchego nesse Luar que vos ilumina!...
Maria de Lourdes

Anónimo disse...

Tive a maravilhosa oportunidade de ver com os meus olhos,onde não interessa, quando ainda muito menos, mas algures, por um destes dias, a Princesa com parte da sua família alargada. Fiquei de alma cheia.
São certas as palavras deste blogue quando diz que a felicidade da Princesa contagia todos à sua volta. Esta menina, para quem possa ver está a provar o que confessou à juíza sobre quais eram as suas vontades e o que lhe ia na alma. Vê-se uma criança feliz, bem disposta, sempre a sorrir, descontraída. Penso que este período de férias com a mãe será a melhor vitamina para se fortalecer para os próximos tempos.
Bem-haja Aidida pela sua coragem que afinal nunca esteve enganada porque coração de mãe não se engana. As mães sabem sempre o que é melhor para os seus filhos.
Bijinhos para a Princesa

Anónimo disse...

Catarina, as suas palavras tocam-me imenso. Realmente amar significa respeitar a vontade do outro, e não ferir e manipular, como o senhor Baltazar tem feito. Repito: Se gostasse assim tanto da menina, não a tentaria afastar do Luís e da Lina, que são aqueles que ela mais ama. Por muito que se esteja a dar bem com ele, se a deixassem optar, tenho a certeza de que ela não hesitaria, e correria logo para Torres Novas. Contrariamente ao pai biológico temos a dona Aidida, que já demonstrou amar verdadeiramente a sua filha. Por esse motivo, penso que o melhor para esta menor seria que fosse viver com a mãe biológica, passando apenas os fins-de-semana com o pai. Só assim esta menina será feliz, porque estará mais perto dos seus verdadeiros pais. Considero o pai Luís e a mãe Lina seus pais, porque foram estes que lhe ensinaram o que era amor, que a educaram, não sendo por acaso que estamos perante uma criança bem educada. Tal educação não foi adquirida em pouco mais de sete meses. Sei que muitos afirmam que o pai biológico foi privado disso, mas tendo em conta o que vou ouvindo dele em entrevistas, penso que, caso tivesse convivido consigo, não seria tão dócil e educada, e talvez não fosse tão firme nas suas decisões. Afinal, pelo que me tenho apercebido, o senhor Baltazar não toma decisões por si só, precisando de muleta para se apoiar, contrariamente à nossa princesa, que soube dizer em tribunal em Maio o que realmente queria para si. Aproveito este comentário para dar os meus parabéns atrasados ao Luís, e continuem com coragem para lutar pela vossa menina. Boas férias Pipinha.
Cristina

Anónimo disse...

Cristina,

Quem ama de verdade respeita naturalmente e põe a felicidade do outro acima de tudo, obrigada por referir o meu nome também isso é um acto de amor
Catarina

alvaro disse...

O ( NOSSO ) Denominador Comum

É TÃO E SÓ DEFENDER
O SUPERIOR INTERESSE
DA MENINA ESMERALDA ......

BEM HAJA PARA TODOS OS AMIGOS
QUE SE ENQUADREM NESTE TÃO
SIMPLES PENSAMENTO !........

POR E COM ESMERALDA SEMPRE ....

subscrevo: alvaro da florência murraças ....05/08/09

Anónimo disse...

doce luar de Agosto
é de ti que eu hoje gosto
vivo nesta ansiedade
espero que a S.juíza me faça a vontade,
assim ade ser se os adultos
se entender
espero por esse dia com muita alegria
neste mês de Agosto ando feliz e
contente
será que vai ser diferente?

NUNCA SERÁ MINHA LINDA PRINCESA
A TUA FAMÍLIA ALARGADA QUEREM
QUE SEJAS FELIZ.
QUE SEJA FEITA A VONTADE DA MENINA

Maria

Anónimo disse...

Por estes dias de calor espero que a Princesa e a mãe se andem a divertir. Desejo ardentemente que a relação entre as duas se torne sólida e que nunca mais se separem.
Também por estes dias, sei que a Juíza que tomou em suas mãos este desfecho, que tantos problemas tem trazido à Princesa, estará para lhe nascer um filho. No seu conforto não terá decerto quaisquer dificuldades para o criar e educar. Mas conseguirá mimá-lo quando recorda os gritos da Princesa à porta do Tribunal a ser arrancada à força da sua vida?
Estas recordações deveriam estar sempre presentes porque foram o espelho duma violência que não se pode entender.Creio no entanto que pensando nisso tudo. tomou as medidas que possibilitaram à Princesa o convívio com a mãe e com os pais afectivos. Espero que a Senhora Juíza pelo futuro fora possa ser mais justa nas decisões que vier a tomar, quando se lembrar de uma decisão tão injusta como tomou com a Princesa.
Boas férias para a Princesa e sua mãe.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do anónimo, que comentou às 20:23, dia 5 e Agosto.
É preciso imaginarmo-nos no lugar das pessoas que sofrem, para poder avaliar o que sofreriamos se acontecesse connosco. A Srª. juíza que imagine o seu filho retirado do seu colo aos gritos para ser entregue a estranhos, que só lhe incutiam ódio contra a mãe e aqueles que ela considerava, e considera, como verdadeiros pais, porque a acolheram e amaram incondicionalmente, como filha, desde os 3 meses.
Estas coisas parece que nunca acontecem aos filhos dos ricos e poderosos, mas a vida dá muita volta, como diz o povo.
A Justiça divina não é cega, e um dia mostrará o seu verdadeiro peso, a todos aqueles que têm feito sofrer Ana Filipa/Esmeralda sem dó nem piedade.

Justo

Maria de Lourdes disse...

Boa Noite minha PRINCESA!
Boa noite MÃE AIDIDA!

Sabe-me bem, pensar que certamente estão por aí onde nalgum lugar estão por certo algumas raízes que deram origem à minha Vida.
Tantas coisas nos aproximam, até o local onde a minha mãe nasceu e cresceu com mais 9 irmãos. Foi há muito tempo, mas ainda me lembro da forma sentida como a minha mãe e as minhas tias contavam e recontavam com a mesma intensidade essa sensação e o que dele brotava como se estivessem a viver de novo esse Magnifico:

LUAR DE AGOSTO!!!

Pensando na Pipinha e sua Mãe Aidida sinto que me apetece falar-lhes de algumas coisas que não tendo esse LUAR também nos convidam, a com elas reunir depois da ceia.
E lembrando AIDIDA essa MULHER de quem tanto se fala, não tenho receitas nem grandes formas de a homenagear, para além do muito que tenho para tráz deixado no meu jeito de partilha.

Não faço ideia se estarão todos reunidos. Não faço parte como aquele anónimo (a) do dia 5 (ontem) , pelas 07:37H que se pronunciou com uma atitude muito feia e no seu ar triunfal se quis fazer de importante. Perante nós, que naturalmente não fomos convidados para esse tal encontro com a Princesa e a sua família alargada, teve a infantilidade de escrever o que lá está escrito. Podem lêr
Por acaso sr. Ou srª. anónimo (a) uma vez que não assina pela Direcção do Blogue, perguntou aos pais e á família alargada se eles ficariam contentes com essa revelação?
Pensei que éramos todos crescidos e com a educação suficiente para não misturar águas que se assemelham turvas e pouco construtivas.
Por mim, posso dizer-lhe como já afirmei aqui muitas vezes que não é pelo facto de não conviver de perto com a Ana Filipa, que me sinto MAIS LONGE!
Engano seu, anónimo(a) das 07:37H, talvez que não tenha entendido os motivos que nos trouxeram aqui. As regras que nos movem, englobam o sentido do respeito que passa por resguardar a intimidade e porventura o desabafo ou a partilha de um ou outro amigo conhecido.
Esse é o sinal Maior de que merecemos ou não, ESTAR AQUI!!!

Deixemos para lá este triste apontamento e tal como prometi vou até à nossa Princesa dos Olhos Doces como tantos de nós lhe chamam, e fazendo jus a um outro comentário que aqui li, um pouco acima, a menina “já demonstrou ser muito mais equilibrada do que muitos adultos que vivem no mundo da fantasia”.
Nem a propósito, vamo-nos entendendo e as vozes menos sadias vão-se respondendo……..
***************
Olha Pipinha , desculpa.
E se não for hoje será amanhã, aqui fica um convite para que seus pais e ela possam cantar uma canção que adaptei e quero dedicar á AIDIDA


AIDIDA, dos Olhos Doces
Quem foi que te trouxe grávida de Esperança?
Num gesto, como flor na boca
Na pele e nas rugas, sorriso que encanta

AIDIDA dos Olhos Doces
Quem dera que fosses apenas MULHER
AIDIDA dos Olhos Doces
Parece afinal, teres direito a VIVER

AIDIDA, Gaivota, amante e julgada
Rosa, mãe esquecida e sempre sem VOZ
AIDIDA , és mulher que Trabalha
Deste ao Mundo um Ser, que é de todos Nós

AIDIDA, AIDIDA E PIPINHA
De olhos meigos e doces
Quem dera que vos deixem
Amar, e aprender a VIVER….

(esta canção maravilhosa é do Carlos Mendes
Mas ele não se zangará comigo Com as mudanças
Que fiz)

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

Para ti PIPINHA…

Vem cá minha pequenina
Dar-me hoje a tua
Esperança
Estou aqui pensando em ti
Mas pensar em ti não cansa

Ai que saudades eu sinto
De não ser do teu tamanho
Para acreditares em mim
E na Verdade que eu tenho

É tão bom ser pequenina
Ter família junto a nós
Ter pais, ter muitos
Amigos,
Saber que gostam de nós

És cavalinho,
Com "crinas ao vento"
Vem cá Pipinha,
Falemos baixinho,e a
Sós
Quero dizer-te o que
VALE
Ter tantos Pais e tantos
Avós

Se eu pudesse dava-te
asas
Para voar,” meu
passarinho”
Mas deixava que
aprendesses
A voar Alto e "sózinho"

Tu sabes o que é a
esperança,
O sonho, a dor, a
ilusão?
Um dia, entenderás tudo
Vais ser capaz do
Perdão!!!

Bons sonhos minha pequenina e que no regaço da tua Mãe, que te ofereceu ao Mundo, aprendas a ser capaz de
Olhar esse mesmo Mundo, sem Medos e em Liberdade…

********

Voltando ao nosso LUAR DE AGOSTO…

Esse era o sinal dos tempos em que as jovens na aldeia da Serra de Tomar, depois da ceia vinham para a eira ou para as portas e juntas nas escadas de pedra, se deixavam iluminar pelo contentamento e encantamento que o Luar lhes dava. Ali contavam histórias, contos e lendas e cantilenas.
Era um tempo único. Ao pensar e recordar a forma sentida que a minha mãe dava àquele tempo, parece que me apetecia ser de novo menina e jovem e ouvir dizer “Vamos ver a lua, talvez que ainda não será a de Agosto, mas vai cheia e algum recado nos trará”.
“E aquelas histórias contadas tinham um sabor de imaginário, mas tinham muitos anos de sabedoria, passaram de geração em geração, e a Lua sempre linda iluminava a nossa imaginação” E cantavam cantigas como esta : Vi nascer uma lua sem idade…A tal lua sem idade, porque idade é coisa nossa…
E ficavam pela noite olhando a Lua, ouvindo os seus recados, cantando à Vida e á Amizade…

São pedaços de Vida que me ensinaram como a beleza dos tempos se pode transformar, mas os valores esses serão eternos e um convite a nossa fidelidade em cada LUAR e em Cada LUGAR…
É para Aidida Lina e Luís que deixo este pedacinho de história desse pequeno canto onde a Princesa habita hoje e terá sempre um Lugar….
Perdi-me e fui-me levando pelos sentimentos que não me são desconhecidos
apeteceu-me escrever aqui, essa expressão do muito que a vida trouxe ao nosso encontro. Talvez que a MÃE AIDIDA, e neste tempo de saborear e contar muitas coisas, possa fazer passar a nossa Princesa o que significava noutros tempos este Luar para os jovens nestas aldeias,. que também ela está a conhecer.

Maria de Lourdes 6/8/2009 – 00H55 ( numa noite de Luar )

Anónimo disse...

Adoro ler os escritos de D. Maria de Lourdes. Palavras meigas, sensatas , carregadas de afectividade.
Mas hoje, ao vir aqui ler, como gosto, os comentários das pessoas que aqui deixam as suas opiniões e o seu sentir, fiquei um pouco triste com uma parte do texto de D. Maria de Lourdes, quando se referiu a um outro publicado no dia 5 às 7:37.
Critica-o e acha feia a atitude desse Anónimo(a). Pois eu não posso concordar de maneira nenhuma com essa apreciação. E por isso, desta feita, fui eu que não achei muito bonito esse reparo de D. Maria de Lourdes
É que o referido comentário não belisca em nada a privacidade da menina e sua mãe. Não se refere a lugares, nem a ocasião,nem a pormenors. Apenas transmite uma grande alegria por ter assistido a um lindo quadro familiar. E desejou partilhar isso connosco, que gostamos sempre de saber destas coisas. Pelo menos , eu gosto.
Por isso, agradeço ao sr(a) Anónimo(a) doas 7:37 do dia 5 o que partilhou connosco.
Que é mais uma bela notícia, que nos enche de tranquilidade e fé no futuro harmonioso e feliz desta criança.

Anónimo disse...

Boa tarde

Tal como o anónimo das 11:35 também eu gosto muito de lêr os escritos da Dª Maria de Lourdes e não compreendi porque a Srª se sentiu incomodada com o comentário do anónimo das 7:37 pois também estou de acordo que não foi em nada beliscada a privacidade da Princesa e sua mãe, não tendo entrado em detalhes, nem contado premenores, só nos transmitido a felicidade da Princesa junto da mãe.

Um beijinho à Dª Lourdes e um pedido de desculpa pelo meu reparo de não ter compreendido o motivo da sua crítica.

Para a Princesa e sua Mãe os meus desejos de continuação de umas férias muito felizes.

Julia

Anónimo disse...

Boa noite!

Gostei muito do texto da D. Maria de Lourdes, e dos seus poemas, mas, desta vez, não posso concordar com a mesma na crítica que faz ao anónimo que comentou às 7:37, do dia 5. o Comentador em causa mostrou satisfação por ter visto a felicidade da princesa na companhia dos que lhe são queridos. Nem divulgou qualquer pormenor. É claro que quem defende o bem-estar da princesa, ficou feliz com as notícias! Sendo um caso tão mediatizado qualquer pessoa reconhece a Ana Filipa/Esmeralda, bem como qualquer familiar. Este anónimo não cometeu qualquer inconfidencialidade, apenas manifestou contentamento por ver a alegria da criança no seu meio familiar.
Só desejo a continuação de boas férias para a Pipinha e família, e que recuperem os 7 meses de convívio, e de partilha de afectos, que lhe roubaram desde Dezembro.
Um grande beijinho.

Maria Rita

Anónimo disse...

Volto ao ínicio, o Luis e a Lina receberam e amaram a Ana Filipa com qualquer um de nós ama os seus filhos, e isso dá-lhes legalidade para serem pais e sê-lo-ão sempre. Essa legalidade advém pois do amor que deram e ao darem receberam também um sentido mais forte para a vida.
Neste mês de Agosto pela intensidade que adivinho nos momentos da Princesa com os pais eu diria que são vividas mil vidas num abraço e que o paraíso faz parte do quotidiano desta menina.
E o paraíso não é um lugar nem um tempo é sómente esse milagre supremo de nos sentirmos amados e respeitados, não é afinal isso que todos procuramos?
Amar pelo amor torna-nos seres melhores, e quem dá recebe sempre mais.
Baltazar tem neste Agosto a grande oportunidade de dar,e de olhar para dentro e reflectir, mas cuidade, na vida por vezes as oportunidades só passam uma vez, os remorsos por não as termos aproveitado, é que passam muitas...
Catarina

Natércia disse...

Queridos amigos.
Nada acontece por acaso. Não sabemos a hora, nem o quê, nem como irá acontecer.
Podemos sentir que alguma coisa está no ar, vem a ansiedade, a pressa de saber o que está por vir.

Em minhas leituras , gostei do que li uma vez:

" Aquele que for realmente bom, nunca poderá estar infeliz.
Aquele que for realmente sábio, nunca poderá estar confuso.
Aquele que for realmente corajoso nunca terá medo."

Devemos estar preparados, mas a Paciéncia em nossa vida é de grande valor,a paciência tudo vê, espera, acredita.

O casal Gomes dignamente,e mantendo o recato já caracteristico,têm demonstrado que ser paciênte é uma das maiores virtudes.

De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas.
No tempo certo Esmeralda abriu o seu coração.
Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
Por isso foi concedido este mês inteiro para desfrutar e criar laço com a mãe biológica,e uma semana inteirinha com os pais ,Sr Luis e dna Adelina.
Mas a natureza humana ás vezes não é muito paciente.
Temos pressa em tudo!
Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que nós
mesmos provocamos, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer: - Mas qual é esse tempo certo?
Bom, basta observar os sinais.

Geralmente quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano,
enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.
Mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação
ou da pessoa certa!
Agora é a hora certa de aproveitar os bons momentos,os mimos,os passeios,os abraços,os beijos o carinho.Agora não é tempo para se criticar,é tempo para conciliar.
Agora é tempo de recuperar o tempo perdido.Tudo tem seu momento e sua hora...as vezes temos que dar um empurrão para as coisas acontecerem...mas sempre acontecerão no tempo certo!!!


Basta você acreditar que nada acontece por acaso!

Felicidades Esmeralda.

Anónimo disse...

Cara Natércia,
Fantásticas as suas palavras! Demonstram um grande caminho espiritual percorrido...

Ao casal as maiores felicidades, e como diz a Natércia é hora de aproveitar todos os momentos e toda a felicidade merecida.

Paula Silva

Maria de Lourdes disse...

Continuação...

E CONVOSCO AMIGOS que não me cansarei de nomear, como já me acostumei há muito mais de um ano:
A vossa história de VIDA, entrou na minha Vida e das minhas filhas e de longe ou perto vai chegando aos meus amigos
TU; MINHA PRINCESA/ ANA FILIPA / ESMERALDA / PIPINHA
VÓS; LINA, LUIS, AIDIDA, LUIS:

OBRIGADA, porque deixaram que eu soubesse da vossa existência
OBRIGADA, porque no sofrer convosco aprendi a suportar e a esquecer outras minhas dores
OBRIGADA, porque o que temos vivido em redor da VOSSA FILHA, NÃO É FICÇÃO; NEM APRENDIZAGEM DE PALAVRAS BONITAS OU DE CONSOLOS DE FAZ DE CONTA… É BEM REAL!!!
E por isso tornou-me mais ATENTA e MAIS MADURA!!!

Não estou aqui por nada mais que NÃO SEJA ELA, ESTA PEQUENINA QUE CADA DIA QUE PASSA SEI QUE AMO UM BOCADINHO MAIS…

Não estou aqui por Elogios nem agradecimentos,

ESTOU EU!
SOU EU, INTEIRA E LIVRE, com a força que tenho e com aquilo que sei e posso…

APENAS DESEJO QUE ESTE PRESENTE, O HOJE, SEJA UMA PONTE PARA O FUTURO

E PARA TI PRINCESA, SONHO QUE UM DIA SERÁS “ RAINHA”….(não é esse o sonho das Princesas ?)

A noite já vai longa, e no seu fascínio que transcende,

A NOITE… A beleza da noite é um convite, onde se vê para além dos olhos e da alma

A MAGIA DA NOITE que traz nostalgia e às vezes solidão

Mas quando se olha ao nosso lado e uma criança dorme um sono justo, belo e profundo, é como que um apelo, e também uma promessa a ser fiel aos anseios que sinto, que partilhei, nesta dimensão para mim sem fim, nem fundo.
As crianças, são o prolongamento da VIDA que na noite dorme, e porque no sono só os sonhos contam, não se dá conta da Vida…
E na minha, nesta minha pequenina que a mim foi confiada eu sinto e avanço neste espaço e tempo, ao encontro daquela que chamamos “NOSSA”

Ó PRINCESA , que sei que dormes agora em PAZ:

DORME PEQUENINA, NO TEU SONO SOSSEGADO E PURO

A NOITE É DO SONO - UM LUGAR SEGURO!!!

8/8/2009 – 03H55
Maria de Lourdes

Anónimo disse...

SEMPRE COMOVENTE OS COMENTÁRIOS
DA D.Maria de Lurdes a nossa PRINCESA
dá-nos força,até eu gostava de embalar os soninhos desta linda
menina que é muito especial já deu
provas de ser uma criança precose
digo porque leio este espaço todos os dias,tenho a minha netinha
que tem a idade dela,uma menina assim só poderia ter alicerces
de pessoas que amam muito,que tudo
seija feito para felicidade deste
Anjo, tenho muita sensibilidade e
adoro crianças, vê-las crescer
com tanto amor é construir um
mundo melhor, as crianças merecem
tudo de bom,mas esse bom somos nós
PAIS AVÓS QUE LHE TRANMITIMOS
OS VALORES MORAIS PARA UM BOM
EQUILIBRO MENTAL
aqui deixo um apelo não deixem a
Princesa sofrer ela já sofreu
muito.
QUE TENHAS MUITA ALEGRIA E FELICIDADE LINDA PRINCESA
Maria

Maria de Lourdes disse...

Boa noite Sra. Dª Maria (quando me ler já será dia)

Entrei no nosso cantinho para verificar se já tinha tido reposta à primeira parte do meu comentário da Madrugada do dia 8 e curiosamente encontrei o seu
Comentário sempre tão cheio de delicadeza e de ternura a que desde há uns tempos nos habituou, que
Me sensibiliza sempre lê-la.
Todos os dias parece querer oferecer-nos esse muito, de uma simplicidade escondida por detrás de alguém que muito ama e sabe sentir, a dor e a alegria das crianças.
Este é um lugar previlegiado, onde só a nossa pequenina PRINCEZA deveria ser mimada e elogiada, bem como os seus maravilhosos pais que parece que foram condenados ao silêncio…
Felizmente que somos gente que também sabe ouvir e escutar com a voz do coração. Por vezes a voz dos outros, aquelas vozes que vêm ao encontro e ao sabor dos sentimentos, da doçura, do encanto e que os nossos pequeninos nos ensinam, não nos deixam ficar indiferentes ás palavras de estímulo e de encontro que fazemos com alguns dos que aqui escrevem .Obrigada pois,pela sua atenção.
A Srª. Dª. Maria trás-nos esse sabor amargo e doce de quem sabe muito da VIDA e parece que se fica pela modéstia, de alguém que falando pouco, sente muito e prefere continuar, nesta espera que nos move e alimenta.
Curiosamente também eu todos os dias e creio que se a memória não me falha, desde Junho nos habituou ao seu encanto de mãe e avó, como refere.
Faz-me lembrar uma amiga minha, que sendo de uma grandeza de alma muito grande, e uma força da natureza que nos prende, por razões que a razão desconhece, deixou que a vida que tantas vezes nos é um pouco ingrata, a tornasse refém e a esteja como que a condenar a não ser ela própria, com todo o seu saber e capacidade de dar.
Sra. Da. Maria, venha ao nosso encontro todos os dias, partilhe a sua experiência de mãe e de avó.
Ensine nesse seu tom doce e sabedor, aqueles que como eu e outros que já se tornaram um pouco repetitivos.
Não quero falar de mim, hoje e agora, mas penso que a senhora deixa sempre um sinal de presença sem doutrinas, sem palavras feitas ou frases já usadas e aí reside a sua maior riqueza. Os seus apelos a minimizar a dor da nossa Princesa são por certo o que nos deveria prender e assumir nestes tempos que queremos que sejam mesmo de mudança. Mas não se muda hostilizando, nem se transforma atirando pedras ou querendo apenas fazer valer a verdade que só alguns se julgam portadores. E o amor, o respeito, a solidariedade para com todos, passa pela VIDA INTEIRA e TRANSPARENTE QUE PORVENTURA MAIS OU MENOS AQUI APELADA, SÒ FAZ SENTIDO NA VOZ E NA ALMA DOS SIMPLES COMO A SENHORA.
A NOSSA MENINA ESTÀ LONGE AINDA DAQUELE ACORDAR DE UM SONO QUE NÃO ESTÁ NEM ACORDADO, NEM ADORMECIDO.
FALAR DE ANJOS, DA DOÇURA E DA BELEZA DOS NOSSOS MENINOS EM ESPECIAL DA ANA FILIPA E DA FAMILIA QUE MUITO A AMA E SOFRE, É MESMO UM APELO AO BOM SENSO E Á SENSIBILIDADE COMO A SENHORA AQUI TEM DEMONSTRADO.
OBRIGADA PELA SUA TERNURA, PALAVRAS DOCES, QUE ACALMAM POR DENTRO, QUANDO POR QUALQUER RAZÂO “O OUTRO” QUE ADMIRAMOS OU NOS MARCOU, FOI POR OUTROS HUMILHADO.
Foi a Senhora que um dia aqui disse: DEUS EXISTE!!!
E ESSE DEUS NÃO NOS ABANDONARÁ NEM AQUELES MARAVILHOSOS PAIS LINA, LUIS E AIDIDA, NEM À NOSSA QUERIDA MENINA
PRINCESA, QUE AMBAS QUEREMOS VER CONTINUAR A FELICIDADE DESTES TEMPOS DE FÉRIAS CONQUISTADOS POR ELA!!!
Que ninguém destrua o SEU SONHO QUE ANTES DE NÓS FOI OBRA DELA!!!

10/8/2009 02H50
Maria de Lourdes