quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UMA SEMANA DE MAGIA PARA A PRINCESA



Terminou esta segunda-feira o período de férias da Princesa com a mãe Lina e o pai Luís.

Se as semanas anteriores passadas com a mãe confirmaram os fortes laços que unem mãe e filha, esta última, livre e descontraída, trouxe uma torrente de sentimentos que não há palavras para descrever.

Foram dias de uma enorme magia. Quem teve oportunidade de assistir a momentos de tão grande carinho entre pais e filha ficou extaziado com a felicidade que contagiavam.

Dos dias maravilhosos que puderam viver não podia haver relatos porque os momentos eram de tal forma ricos que não haveria léxico com palavras para os descrever.

Resta-nos pois fechar os olhos e imaginar a concretização daqueles momentos de saudade nostálgica de experiências vividas e de quando se sonha acordado, com um sorriso no rosto. Tudo a que a nossa imaginação nos transportar, realizou-se.

A Princesa ficou mais rica de sentimentos e fortaleceu o seu coraçãozinho que já viveu experiências tão amargas para a sua tenra idade.

A Princesa regressou a casa do pai na segunda-feira ao fim do dia.

No próximo fim de semana cumprirá mais uma decisão do Tribunal e passará com a mãe.

Bom regresso Princesa

39 comentários:

Anónimo disse...

O sonho comanda a vida, disse o poeta. E eu digo que o sonho comanda a vida e os afectos determinam o nosso futuro, na vida não há prémios nem castigos há apenas consequências e este mês de Agosto há-de ter de certo consequências, que venham elas!!!!
Um abraço a todos e um grande obrigada ao poresmeralda.

Catarina

Anónimo disse...

Boa tarde

Muito OBRIGADO pelas notícias. Não precisamos de permenores. Basta-nos pois, fechar os olhos e imaginar todas as emoções vividas pela Princesa e os seus pais. muito Amor, muito carinho, muitos miminhos, dados e recebidos e acima de tudo a Princesa poder confirmar que os seus paizinhos a continuam a amar e que não foi abandonada por eles.

Que o próximo fim de semana seja mais uma oportunidade de a Princesa poder reforçar os laços afectivos com a Mãe.

Desejo que a Princesa seja muito feliz com toda a sua alargada família.
Lita

alvaro disse...

Mais Uma Vez Agradeço Ao Blogue Por-Esmeralda ,As Gratificantes Noticias,Que Nos Transmitem ....

Faço votos ,que os novos tempos que se seguirão ,continuem na senda e á medida dos DESEJOS JÁ MANIFESTADOS ,PELA ANA FILIPA !

BEM-HAJA A TODOS OS AMIGOS DA ANA FILIPA ........................

alvaro da fflorência murraças
02/09/09

Anónimo disse...

Fico tão feliz por saber que correu tudo muito bem só espero que a nossa princesa não tenha sofrido muito no momento da despedida dos seus paizinhos.
Cumprimentos, Luisa.

Anónimo disse...

Um sonho para recordar...
Princesa minha amiga. Na outra noite sonhei contigo, não me lembro de tudo, mas estavas aflita, eu queria salvar-te porque tu estavas com medo.
Agora já estou acordada e tenho saudades tuas. Perguntei se te podia escrever ou telefonar, mas dizem que não. Não tens telefone? Estás presa? Penso tantas coisas, porque tenho mesmo saudades tuas. Venho dizer-te que sou tua amiga para o resto da vida.
No outro ano na escola escrevi coisas sobre a amizade, e lembro-me que escrevi que ser amigo é gostar muito de alguém especial de quem se gosta sempre. Porque será que nas nossas vidas acontecem coisas especiais que estragam a nossa alegria?
Mesmo sem querer, penso no meu sonho ,e não quero que estejas triste, nem tenhas Medo de nada.
Sabes o que é a MAGIA? Eu uma vez vi um programa e percebi que a magia pode estar com todos nós. Não sei explicar bem, mas quando estou mais triste tento fechar os olhos e estendo a minha mão para agarrar a da
Minha Mamã e parece mesmo que sinto a dela a agarrar a minha.
Faz também isso Pipinha, e grita por mim mesmo que seja baixinho. Vais ver como sentes todos aqueles de quem gostas. Já sei que estás outra vez com o teu pai Baltasar. Conversa com ele, fala-lhe dos teus amigos todos, pede-lhe para telefonares ou escreveres com as cores que nós gostamos. Porque é que não podemos visitar-te? Ele não gostava de me conhecer?
No meu sonho tu deste-me um livro e uma vez também já escrevi sobre o valor de um livro. Um livro é como um amigo, e pode esperar por nós uma vida inteira.
E se fizéssemos a nossa Magia? Eu tenho o livro e tu tens a minha mão para tu agarrares, e tive outra ideia:
A segurar a minha outra mão estão todos os nossos amigos e a tua grande família que todos juntos fazemos um tronco de uma árvore que é o AMOR QUE NOS UNE e que te vai proteger sempre. BOA!!!
Na sombra dessa árvore GRANDE podem estar todos os que quiserem. A tua família já é grande, mas pode ser muito maior. Gostava muito de conhecer o teu pai Baltasar...
Achas que ele não quer vir para o nosso Tronco?
O meu pai vinha de certeza...
Tenho tantas saudades tuas. O meu sonho foi um pouco triste, e só não quero que sintas medo, mas podemos ter saudades. Eu nem sei bem explicar o que é isso, mas é a gente querer muito estar ao pé de alguém e o nosso coração até dá pulos, quando pensamos nessas pessoas.
Chama por mim quando quiseres.
EU ESTOU CONTIGO NO TEU CORAÇÃO, E A MINHA MAMÃ TAMBÉM!
A DIANA... ESTÁ Á TUA ESPERA...
(Diana - 8 anos, amiga da princesa)

Anónimo disse...

Luísa: eu estava por aqui apenas á espera que alguém tocasse na ferida que deve ter doido a muitos. De algum tempo para cá a Aidida tem-me pedido para a acompanhar quando tem que se encontrar com Baltazar. É que ele habituou-se a levar com ele sempre algumas testemunhas e a Aidida pediu-me para eu sempre que fosse preciso aparecesse e testemunhasse alguma situação menos agradável. E foi isso mesmo que presenciei na segunda à noite quando o Baltazar foi buscar a filha. Ela não queria ir e até se teve que avisar a Dra Ana dessa possibilidade. Estava muito nervosa e até pediu ao pai para a deixar lá ficar que ia a casa dele todos os fins de semana. Claro que o Baltazar não concordou. Foi a mãe que com muito carinho pegou nela e a levou ao quarto para lhe explicar que ela não podia ficar e a conseguiu acalmar. Mas isto até nem é nada de novo porque a Princesa já o tinha dito à Juíza e às técnicas da Segurança Social. Acho até que este enorme desejo que ela começa a manifestar com muita insistência e em público deveria ser algo em que o Baltazar devia pensar com bastante cuidado porque de certeza que os mimos em casa dele não são iguais porque as crianças demonstram afecto por quem as trata bem.
Pensemos todos nisto que será o motor que há-de levar a Princesa para casa da mãe um dia destes se Deus quiser.

Anónimo disse...

Que dizer das belas notícias que tardavam?
Sobretudo um grande bem-haja ao PorEsmeralda por finalmente nos informarem.

Adivinhava-se que decerto , como confirmam, os relatos nem conseguiriam transmitir toda a magia deste tempo de lazer .
Que imaginávamos assim mesmo!
Por isso compreende-se e respeita-se este silêncio.

E agora, mais cimentados os afectos e longe de dúvidas que sabíamos serem apenas fumaça lançada ao vento com intentos inqualificáveis, esperamos que finalmente a pequenina Esmeralda possa retomar o seu caminho rumo à felicidade e bem-estar que toda a criança merece e a que tem direito!

Mª da Conceição


Ps: A descrição de Anónimo das 16:14 era perfeitamente expectável pois a lamentável cena daquele 19 de Dezembro está viva nas nossas memórias.
Quanto sofrimento para uma criança tão pequena...Porquê? E para quê?

Anónimo disse...

A propósito do comentário do/a Anónimo/a das 16:14 lembrei-me do célebre poema de Augusto Gil "Balada da Neve", que a dado momento diz:
"..............
Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!
Porque padecem assim?!
...........
Augusto Gil"

Se todos os adultos meditassem nisto...

Anónimo disse...

Boa tarde
chegou o dia em que recordamos
aquele dia 19 de Dezembro,triste e lamentável
o que os Pais fazem para verem os seus filhos felizes,aqui tudo
fazem para ver uma criança infeliz
o colo que ANA FILIPA/ESMERALDA
teve desde bebé será sempre para ela
o seu verdadeiro AMOR que sente por
Mãe Adelina/Pai Luis nunca é demais
recordar.até porque é esse o seu
desejo.será que esta menina não
pode ter os seus desejos?
aonde está os direitos das crianças?
nós Pais tudo fazemos para a felicidade dos nossos filhos
mas ESTE ANJO nasceu para ser
uma bola de pingue pongue.digo mais aonde está o amor que diz
o sr. Baltazar ter pela sua filha?aqui está em causa a felicidade da menina e não a sua
acho que todos nós devíamos
meditar no poema de Augusto Gil
Maria

Anónimo disse...

Mª. da Conceição,
Permita que pegue nas suas palavras:
Quanto sofrimento para uma criança tão pequena...Porquê? E para quê?
Pudessem os adultos envolvidos parar e pensar para dar resposta a estas perguntas, quisesse Baltazar agarrar a oportunidade que a vida lhe dá de mostrar que o seu amor pela filha pesa mais que o seu egoismo. A menina precisa e merece estabilidade e tanquilidade, já deu tantas pistas ....
Direi a quem souber entender que errar é humano persistir no erro é que não é pudemos até cair dez vezes temos é que nos levantar onze.
Um bem haja a todos,
Catarina

Anónimo disse...

Como muita gente anónima, também segui este caso que tanto tem apaixonado a opinião pública.
Também vim lendo muito do que se tem escrito.
Muitas coisas lamentáveis que logicamente se via que eram autênticas falácias, outras genuínas provas de verdadeira preocupação com o destino desta menina-o caso deste blogue que gosto de consultar.
A propósito das notícias que se vão sabendo ,recordo aqui um facto que hoje vem mais claro à minha memória.
Lembro-me de um programa não sei já em que canal de tv, onde se estava a falar no "caso Esmeralda" precisamente na altura em que a menina foi forçada a ir viver com o pai .
Havia quem dissesse maravilhas da integração da menina na casa paterna , estando perfeitamente de acordo com a decisão judicial e aplaudindo a luta de Baltazar pela posse da filha .
A certa altura, um psicólogo ( não me recordo exactamente quem, pois tantos foram os programas sobre o assunto), a certa altura, repito, disse num tom muito calmo e sereno :

" Não dou um ano para que esta criança queira voltar para quem a criou".

Perante o que se tem visto, parece-me que essas previsões se confirmam.
É por isso que a Ciência , de mãos dadas com a experiência,é mesmo um factor importante a ter em conta na observação e compreensão da realidade humana, dos seus comportamentos e anseios , com vista à procura de soluções que ajudem a atingir o objectivo que todos ansiamos na vida: a
felicidade.
Mas neste caso, infelizmente, também a Ciência e os seus agentes, foram tão insultados e agredidos porque as suas opiniões não agradavam a quem não consegue ver para além da fria lei dos homens, tanta vez de duvidosa humanidade e justeza.
O importante é que a Ciência e a Justiça caminhem de mãos dadas, para que o objectivo se cumpra : dar a esta criança o direito à sua felicidade!

Natércia disse...

Boa noite meus amigos.
Há muito que não escrevia aqui,por motivos de trabalho,e outros!
Mas o meu coração e o meu pensamento,têm estado sempre presentes e a par de todas as novidades.
Neste mês intenso,muitas foram as boas noticias,que decerto alegraram e encheram de esperança,tanto os intervenientes,bem como aqueles que como eu,se preocupam com a situação desta menina que já todos sentimos um pouco como nossa.
Se dependesse de Esmeralda,alguém dúvida com quem escolheria viver?
Ela não fez já essa escolha de viva voz perante a dra Mariana Caetano?
Não manifestou já abertamente,o desejo imenso de voltar ás suas origens,para perto daqueles que de modo altruista se dedicaram a amá-la?
Que mais se pode dizer perante afirmações tão puras e verdadeiras?
Cada um de nós,que têm acompanhado este caso ,ainda que de longe,não pode ficar alheio ao sofrimento cada vez maior que abraça esta criança.
Aqui não se deve pensar,em vencedores ou vencidos,em ganhos ou perdas,em vitórias ou em derrotas!
Ninguém é possuidor de outrém ou dono do seu amor!
Não se pode forçar os sentimentos de alguém,ou apagá-los da sua vida.

Há algum tempo atrás, um homem castigou a sua filha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente dourado.
O dinheiro era pouco naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina a embrulhar uma caixinha com aquele papel dourado e a colocá-la debaixo da árvore de Natal.
Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menina levou o presente ao seu pai e disse: "Isto é para ti, Pai!"

Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reacção, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia.

Gritou e disse: "Tu não sabes que quando se dá um presente a alguém, coloca-se alguma coisa dentro da caixa?"

A menina olhou para cima, com lágrimas nos olhos, e disse: "Oh Pai, não está vazia. Eu soprei beijinhos para dentro da caixa. Todos para ti, Pai".

O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou-lhe que lhe perdoasse.

Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado da sua cama por anos e, sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, pegava na caixa e tirava um beijo imaginário, recordando o amor que a sua filha ali tinha colocado.

De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós tem recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos dos nossos filhos....

Ninguém tem uma propriedade ou posse mais bonita que esta.

Portanto ainda que Esmeralda esteja com Baltazar,os seus beijinhos estão guardados numa "caixinha dourada"no coração de Adelina,Luis,e no coração de todos aqueles que ela ama e que a amam verdadeiramente.

Um abraço.

Ana Rita disse...

"Só entende o valor do "silêncio" quem tem necessidade de calar para não ferir alguém."

Comforme já sabemos,Esmeralda deseja voltar para quêm sempre demonstrou amor por ela e a criou com todo o esmero.
Conforme já nos habituá-mos,alguém quer contrariar o inevitável.
O casal Gomes e D. Aidida,mostrando grande amor uma vez mais por esta criança têm mantido a postura do silêncio,do recato, não exigindo,ou interferindo ,para que susceptibilidades não sejam feridas.
São assim as pessoas dignas!
Aquelas que falam muito,raramente acertam!

Por Esmeralda disse...

Cara Natércia,

O seu comentário é como sempre uma lição de vida e não podemos ignorar alguns apontamentos muito importantes. Destacamos ainda a doçura, quer como denuncia o que está mal, quer como trata as frivolidades da vida.

1 - "Cada um de nós, que têm acompanhado este caso ,ainda que de longe,não pode ficar alheio ao sofrimento cada vez maior que abraça esta criança." - Nesta certeza que apresenta está o único propósito deste espaço, a felicidade e o bem estar da Princesa. Perante esa triste realidade alguém pode ficar indiferente? Continuaremos por aqui enquanto que os direitos e os interesses desta criança não estejam devidamente defendidos.


2 -"Aqui não se deve pensar,em vencedores ou vencidos,em ganhos ou perdas,em vitórias ou em derrotas!" -Diz muito bem, que uma criança nunca no nosso entender, nunca poderá ser confundida como um troféu.

3 - "Ninguém é possuidor de outrém ou dono do seu amor!" - Da família alargada da Princesa, uns já o entenderam e outros não. Ainda na passada segunda-feira, alguém perguntou a Baltazar sobre a possibilidade de deixar a menina com a mãe, ao que ele respondeu que enquantoo Tribunal não decidisse isso a menina ficava com ele. Que mais se pode dizer?

4 -"Não se pode forçar os sentimentos de alguém,ou apagá-los da sua vida." - Já o sabíamos. A Princesa também sabe. Mas a Princesa começa a dar sinais de não poder viver da forma quelhe foi imposta.

5 - "Portanto ainda que Esmeralda esteja com Baltazar,os seus beijinhos estão guardados numa "caixinha dourada"no coração de Adelina,Luis,e no coração de todos aqueles que ela ama e que a amam verdadeiramente" - E também para a mãe, que já conquistou o coração da Princesa.

Por Esmeralda

6 de Setembro de 2009 9:49

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Rita,

"Só entende o valor do "silêncio" quem tem necessidade de calar para não ferir alguém." - Por isso o Por Esmeralda sempre se aprumou para não ferir sensibilidades. Não quer no entanto isso dizer que não estamos atentos ou que não estamos a par da vida da Princesa.

E estamos atentos e somos conhecedores quando a Princesa está com o pai, com a mãe, ou com a mãe Lina e pai Luís. Por isso denunciámos por aqui algumas "inverdades apregoadas".

Por isso, cada vez mais estaremos por aqui a denunciar os sinais de revolta contra a vida que lhe foi imposta, que a Princesa tem revelado insistentemente, quer oficialmente, quer particularmente.

Podemos calar para não ofender. Mas não podemos calar a preocupação de sabermos que não estão a ser defendidos os superiores interesses da Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quando as nossas palavras não encontram eco em quem de direito, para alterar situações injustas optamos muitas vezes pelo silêncio, é um silêncio sofrido magoado, é no fundo um pedido de ajuda, um grito por socorro. Não será isto que se passa com os silêncios da Ana Filipa?
Contudo a vida faz-se p'ra frente e nós que por aqui passamos, não vamos desistir, porque como diz o povo "o que não nos mata torna-nos mais fortes"
Catarina

Natércia disse...

Nada na vida está realmente em nossas mãos... mas tudo está diante das nossas possibilidades.
É preciso reviver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver.Infelizmente o sr Baltazar
persiste no mesmo erro,cego mentalmente, pela disputa que há muito ganhou nos tribunais,mas perdeu no coração de Esmeralda!

Não há alegria maior para o coração de um pai, que têr a certeza da felicidade de um filho.

Que pai ou mãe não se sacrifica,fisica ou até emocionalmente a favor da felicidade ou alegria de um filho?
Quantas vezes não abdicamos das nossas vontades e desejos,em prol das vontades e desejos dos filhos?
Só para os vermos felizes!
Será o sr Baltazar capaz de ceder no seu extremismo,e deixar Esmeralda cumprir a sua vontade?
Ou manterá a menina contrariada com ele por teimosia?

"Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchar. Mas quem apenas olhar uma flor no campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre."


Um abraço.

Anónimo disse...

Boa Tarde

Faço votos sinceros para que o fim de semana da Princesa com a mãe tenha decorrido muito bem, assim como já vem sendo habitual e que a entrega ao pai tivesse sido com uma Princesa mais calma, pois são só mais uns dias e breve voltará para os abraços e carinhos da mãe e dos pais afectivos, que ela já pôde comprovar que a amam muito e estão sempre de braços abertos para a receber.

Que sejas muito feliz Princesa

Lita

Anónimo disse...

Gosto muito de ler o que aqui se escreve. Admiro principalmente os relatos e considerações dos responsáveis , que se têm pautado sempre pela correcção e pela Verdade dos factos.
Hoje retive uma parte do comentário de PorEsmeralda :

"Ainda na passada segunda-feira, alguém perguntou a Baltazar sobre a possibilidade de deixar a menina com a mãe, ao que ele respondeu que enquanto o Tribunal não decidisse isso a menina ficava com ele. "

Realmente não é necessário acrescentar nada para ficar bem patente nessa atitude, o verdadeiro "amor" por esta criança.

Sempre me pareceu que a disputa era travada como se de um desaguisado de terras ou outros bens se tratasse.E por isso, o importante era deixar a resolução ao Tribunal, baseando-se na letra da lei.

Aos poucos e poucos as coisas vão-se encaixando, a Verdade vai vindo ao de cima, as máscaras vão caindo.

Um pai ou uma mãe que realmente amem o seu filho, desprezam os sinais que este dá?
Ignoram os seus anseios?
Passam ao lado dos seus verdadeiros sentimentos? Enfim...fingem não perceber o que realmente é importante para a felicidade desse filho, em nome de um "direito" ditado pelo vínculo biológico que lhe é favorável pela tal lei tão pouco sensível nestes casos??????????

Tenho visto aqui pessoas muito acutilantes dizendo : "eu também não abdicaria de um filho"


Pois eu prefiro dizer :
Eu abdicaria da posse de um filho, se isso fosse o caminho para a sua felicidade!
E nunca faria depender isso de uma decisão judicial...porque a obrigação de um pai ou uma mãe é tudo fazer para tornar os seus filhos pessoas felizes!

E é de pessoas felizes que a Humanidade precisa, para que este Mundo posse tornar-se um Mundo melhor para todos!

C.G.

Anónimo disse...

Este blog serve unicamente o propósito de dividir para reinar.
Sei que não vão publicar isto,mas fica o alerta.
Então a miuda quer ficar com a mãe,ou com o casal,acredito,mas peço digam as coisas com clareza e sem rodeios.
Quem estava dentro do assunto sabia a verdade,a miuda não se adaptou ao pai,nem á familia que lhe impuseram.
Eu assisti a cenas que mostravam claramente que nem o pai,nem a miuda estavam a receber bem esta mudança.
Fui excluido por oposição!
Que se danem esses senhores feudais que se assumem defensores da boa práctica,mas não a praticam.
Dr C.F.devia têr recuado e avançou por despeito e orgulho,vaidade e desejo de destaque.
Fechou o blogue por falta de argumentos,e porque perdeu o apoio de quem só abriu os olhos tarde demais.Eu fui um deles!Mas mais vale tarde que nunca.Apesar de não estar de acordo com algumas cedências,assumo que a miuda deve conviver com quêm a criou,e sempre fui apologista da escolha,se ela decidir viver com a mãe,sou a favor
é porque se sente melhor com a mãe do que com o pai.
Tenho dito e afirmo,Baltazar se leres isto sabes quêm sou,pôe o orgulho de lado,deixa as más linguas falarem,segue para a frente e liberta a miuda.

Anónimo disse...

Acompanhei o tempo de férias repartidas da nossa Princesa de olhinhos doces. Vantagens de ter gente e casa em Tomar, e aqui pelo interior nestas Beiras maravilhosas onde no verão é festas e mais festas, onde o povo tem oportunidade de juntar a festa á religião e á gastronomia e meu DEUS é mesmo festa: Ele é bailes ,é dança, são os emigrantes, são as famílias que se juntam. Até parece que as freguesias duplicam em quantidade.
Eu estive em vários sítios e familiares meus também por aqui andaram. Perdoem que vos diga isto, mas tive pena que a pequenita, a Esmeralda/Filipa não estivesse por aqui nas festas das aldeias. Lembrar-me eu, que em Julho a menina andava ás pinhas sozinha e tão triste,e depois apareceu naquela revista vestida e pintada para a foto... lembrei-me dela, que me desculpem, mas a gente sente quando uma criança não é feliz, e é TUDO" O TAL DE FAZ DE CONTA". Este bichinho da "nossa terra" fez-me andar de olho á coca para ver se a via por lá nalguma festa.
Mas se querem saber, ainda bem que não estava por cá. Na festa da Paróquia sei que foram todos ,até a Ilda e o Ruben, mas agora e custa-me
muito Baltasar, mas tenho de referir aquilo que foi visto por gente da nossa terra.
Não te vou dizer os sítios nem as datas porque tu sabe-las bem, mas que te aconteceu meu rapaz???
Bebeste tanto ao ponto de andares embriagado e se não fora isso andavas todo porco a mal arranjado, com amizades que não auguram nada para a tua limpidez.
Apanhaste-te sozinho foi? Deixas-te de ser pai por um mês e tal e foste viver a vidinha de outros tempos?
Isso é que é ser pai no descanso, ou ser pai e dar exemplo tem de ser a tempo inteiro, ou á tua maneira?
Ó homem que se passa contigo, que sentes tu? Que queres tu no mais íntimo do teu ser?
Então o sr. empresário, esqueceu-se que tem outro estatuto?Não posaste tu para as revistas cor de rosa à boa maneira dos que querem ser famosos?
Se calhar vais dizer aos juízes como já disseste que bebeste para calar a dor da falta da tua filha. ..Não foi isso que disseste em tribunal, que passavas as noites a chorar com as saudades da criança que desprezaste ao nascer e que levaste esses seis anos a chorar?...Olha que agora, nem revistas são precisas para testemunhar o teu triste exemplo. Basta um clic de um telemóvel e fica a fotografia para mostrar.
Ò Baltasar que pensas tu dessa menina, que espécie de amor é esse que te esqueces que por tua CAUSA obrigas uma criança a ser comandada como se de um robot se tratasse e ande de casa em casa, quando Ela e só Ela sabe e conhece de onde lhe vem o amor sincero e tão bem sabe os que tanto têm sido capazes de suportar e têm sido capazes de sofrer em silêncio, respeitando a vida, que os obrigaram a viver.Ela ama a Mãe e amará os que a deixem amar em liberdade.
Saberás tu o que isso É???
Eu estive nas nossas festas, vi-te ao longe, vi outros que também beberam uns copitos, mas sujo e nessa triste figura...

Anónimo disse...

Continuação

Não te esqueças que nesse estatuto de famoso, utilizas as revistas quando te dão jeitinho e depois tentas no meio do povo esconder o verdadeiro Baltasar.
PORQUÊ? PARA QUÊ? QUE QUERES TU SENÃO VINGAR A VIDA QUE TE FOI "madrasta"???
E é nessa criança que te queres vingar, julgando que através dela te vingas da MÃE que a DEU AO MUNDO e da Inveja que tens por aqueles que com dignidade nunca te odiaram, e trataram dela com tanto amor e carinho?
Será que apenas por um momento conseguirás pôr-te no lugar de cada um ,e pensar o porquê dos comportamentos talvez desajustados mas que apenas e SÓ SIGNIFICARAM O AMOR E O RENUNCIAR A TANTA COISA EM FUNÇÃO DAQUELA MENINA QUE NÂO É "UMA COISA" e que por culpa TUA e dos princípios que não tiveste, se vê entregue a uma situação de mudança, de instabilidade, de medo de ti, de sentido de obediência e porque é, e teve uma educação saudável, vai aceitando tudo com uma aparência que PODE MESMO SER SÓ APARÊNCIA.!!!
Olha-te ao espelho Baltasar, olhos nos olhos e não te julgues superior, porque tu pensas nessa criança como um troféu, que tem para ti o estigma da VINGANÇA, quem sabe aquela que sentes para com a vida.
Ó meu amigo, dentro de ti eu sei que devem existir um turbilhão de coisas ás quais tu não sabes perceber. Nunca foste menino!...
Nunca sentiste o colo de um pai que tinha tantos outros filhos!...
Nunca a tua querida mãe pôde dar-te
os carinhos que tinham de ser repartidos por tantos!...
Nunca tiveste um quarto só pata ti!
Nunca tiveste O, ou os brinquedos que tanto desejavas e quando tinhas algum, já estava partido ou incompleto, porque já tinha passado por tantas outras mãos!...

Quem sabe, nos teus desejos, nos teus quereres, te revês na pequena Esmeralda, pensando que poderás ser aquele pai que sempre desejaste ter!!!...

Ai se eu pudesse ajudarte...
A Menina também é um bocadinho tua e certamente que ninguém quererá que te afastes da sua vida, das suas paragens.
Mas antes de mais ela é um SER INDIVIDUAL e que já sofreu danos irreversíveis que deixaram marcas, que de certo ainda não são visíveis.

Quer se queira, quer não, aquilo que nós sentimos quando estamos com uma criança, passa para ela, porque a vida e a comunicação entre as pessoas é assim mesmo.
Sabes amigo, se ao menos pudesse falar-te, e tu me ouvisses com ouvidos de escutar e capacidade de amar de verdade, tu serias mesmo MAIS FELIZ .

Essa criança, Ama a sua Mãe e AMA Sem medida aqueles a quem sempre conheceu como pais.
Que queres ser senão um intruso que mesmo sem ser por mal a impedes de SER LIVRE???
Que valores de verdade queres que ela encontre em ti, se ao olhar-te e no seu silêncio (por medo acredita) ela vai olhar-te sempre como o "OUTRO" quando tu poderias ser colocado à mesma dimensão, Mas NA DELA!.
Entenderás tu Baltasar o que eu gostaria que sentisses? Eu poderia ser apenas e sou alguém que não te deseja mal, mas que acima de tudo teme pela felicidade dessa criança a quem queres dar tudo de material, mas que tu sabes que não é isso que preenche a sua vida .Já pensaste que agora na escola outras crianças vão cruzar-se com ela e se calhar já se cruzaram contigo nas Festas e tu naquela triste figura?


Se os teus sentimentos forem puros ,e cheios de esse amor que é capaz de renunciar ao sentido de posse, verás que no futuro, se a deixares escolher a Liberdade, ELA voará de vez em quando para o teu ninho e encontrarás não apenas SÓ uma filha, mas uma AMIGA PARA SEMPRE.

AQUI UM DIA EU ESCREVI E A ISSO TE CONVIDO HOJE :

CURVEMO-NOS DIANTE DESTA CRIANÇA POR QUEM TU, E TODOS OS QUE SÃO RESPONSÁVEIS, DEVEM SENTIR VERGONHA PELO SEU SOFRIMENTO. PORQUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA PERMITIMOS QUE ELA TENHA SIDO e CONTINUE A SER MALTRATADA.
QUEM AMA DE VERDADE NÃO PERMITE QUE TUDO ISTO ESTEJA A ACONTECER.

QUEM AMA, SEJA NOVO OU VELHO, POBRE OU RICO SOFRE PELOS QUE AMA E NÃO OS FAZ SOFRER!!!...

ALGUÉM DISSE PARA SERMOS PACIENTES, PORQUE A PACIÊNCIA É A COMPANHEIRA DA SABEDORIA E A ARTE DA ESPERANÇA (sto.Agostinho)

Anónimo disse...

Continuação
Comtempla a nossa terra,Baltasar, Será por acaso que os nossos lugares, as ribeiras e os ribeiros que nos são vizinhos,já perderam a braveza serrana, para regarem de mansinho as leiras do milho, os verdes do pinhal e olivedo, o moinho de vento no cocoruto dos montes, onde já se sente por vezes soprar o vento do Oceano? As albufeiras das barragens, tanta beleza... nós não somos de um local qualquer...e eu tenho orgulho nisso.
Toda a beleza que nos rodeia parece um bocadinho de céu.
Lembras-te de Dornes. Se puderes vai até lá porque é um lugar único e mágico. Quem sabe encontrarás a tranquilidade e momentos de profunda capacidade de repensar a tua vida e o futuro dessa CRIANÇA que merece a paz e o consenso para crescer em plenitude.
Vou deixar-te este pensamento Baltasar e peço-te que medites nele:
"NA VIDA HÁ UM SÓ PASSO DO SUBLIME AO RIDÍCULO, MAS NÃO HÁ CAMINHO EM SENTIDO
CONTRÁRIO...e MAIS TARDE OU
MAIS CEDO QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES."

Voltando á pequenina Esmeralda/Filipa, penso nela como um chamamento á qual comparo com " O SILÊNCIO DOS INOCENTES". Não é apenas um nome de cinema:
Lembra-te BALTASAR que ELA FAZ PARTE do GRITO DAS CRIANÇAS que GRITAM MUDAS e que talvez um dia sejam GRITADOS mas de outra forma...
Não deixes que isso aconteça, não deixes que mesmo desprezando esse sentir a que te recusas, essas crianças, a( tua) em cada dia vão morrendo um pouco, ENQUANTO O SEU ESTATUTO E OS SEUS DIREITOS E DESEJOS NÃO FOREM RESPEITADOS!!!...
CELINDA 6 Setembro 2009 - 23H55

Anónimo disse...

Celinda :

Um belo texto que é um autêntico Poema ao Discernimento , ao Amor, à Razão , à Vida!

Parabéns!

Anónimo disse...

Palavras para quê a Celinda disse tudo!!!!!!!!!!!!
Um abraço a todos
Dália

Anónimo disse...

O pai embriaga-se,parece que é recorrente,lembra a mãe de Alexandra,também dada ao gosto da bebida.O sistema está, de todo, mal construido. Não sei como se descuram conhecimentos de psicologia, que falam sobre a fundamental importância da relação mãe-criança na construção de um "eu" saúdável. Jamais uma criança, a quem se faz passar por uma tal tortura como as Alexandras e Esmeraldas deste país, poderá construir-se como um ser autónomo e saudável. Mas do alto das suas competências (que julgo quase divinas) dos senhores magistrados, cometem-se atrocidades, e com a desculpa de um sistema que assim o decreta (neste momento encontra-se ridicularizada a expressão "o bem superior da criança")tratam-se seres humanos como animais de estimação.
Se a menina fez essa opção e a mãe demonstrou capacidades,que passe a viver com a mãe.

Anónimo disse...

O problema é a definição do conceito de supremo interesse da criança, quem não privilegia acima de tudo os laços biológicos reconhece facilmente que o interesse supremo da criança é que sejam respeitados os seus sentimentos e os laços afectivos que estruturam a sua vida, ao contrário, quem privilegia os laços biológicos considera que o interesse dos pais está acima destes sentimentos.

Mesmo que os pais afectivos não sejam tratados como pai e mãe, a criança vai criar, com eles, laços afectivos profundos. Não vale a pena dizer que é preciso dizer-lhe que não são os seus pais verdadeiros e que tem uma mãe,ou pai, a criança não entende isso e isso não altera o seu quadro sentimental. Se passarem muitos anos a criança já não vai querer sair daquela família, porque isso viola os seus sentimentos profundos. A família afectiva também já se apaixonou por ela, só quer a sua felicidade, sabe e sente que a criança é feliz em sua casa. Como qualquer mãe ou pai, vai defendê-la com unhas e dentes, porque só lhe interessa o seu bem-estar, acima de qualquer outro, e se a lei não salvaguardar o interesse supremo desta criança, então é uma má lei.Aconteceu isto com o casal Gomes,que protegeu sempre a sua filha.

Até pode acontecer que esta criança cresça e continue a ver a sua mãe biológica,ou o seu pai biológico, mas nunca a amará como ama sua família afectiva, serão os seus pais do coração, porque é isso que conta para a criança.

A criança não compreende as leis e não quer ter duas mães,ou dois pais, ela já escolheu a sua família. Aqui os pais biológicos começam a perceber que estão a perder a criança do ponto de vista afectivo e começa a guerra pela sua recuperação, é o egoísmo compreensível de quem é pai e mãe. É muito difícil renunciar a um filho por amor, quantos de nós seriam capazes de o fazer?
A criança não tem culpa nenhuma desta e de outras embrulhadas legais, por isso os juízes do Tribunal de família têm que tomar decisões com imparcialidade, pensando sempre no interesse superior da criança, que é ser feliz com a família que ela ama!


Pedro.

Anónimo disse...

A princesinha ficou feliz com a semana que passou com os seus papás, bem como as restantes semanas com a sua mãe biológica. Só lamento o dia 31 de Agosto, altura em que teve de partir contra a sua vontade com o seu pai biológico que já provou não dar a mínima importância aos seus sentimentos. Com essas atitudes o senhor Baltazar vai afastar a sua menina de si. Pode tê-la junto de si, mas o seu coraçãozinho estará sempre a bater por aqueles que a amam verdadeiramente - o casal Gomes. Por muito que tentem, isso nunca será apagado da memória desta inocente, bem como o nome pelo qual foi tratada durante praticamente sete anos. O ideal seria que todos se entendessem, mas o pai biológico está irredutível, visto considerar a criança um trofeu que ganhou passados alguns anos, insistindo em feri-la constantemente com determinados procedimentos. Realmente este senhor não consegue casar a razão com o coração, visto não ter entendido bem o que isso significa. Apenas ganhou um trofeu, e pretende exibi-lo nas revistas cor-de-rosa para todos os espectadores curiosos. Estou a ser repetitiva. Porém, insisto em dizer que não conheço nenhuma das partes, mas pelo que vou lendo e ouvindo, consigo entender bem quem realmente ama e respeita a Ana Filipa. Um pai que realmente ama não fere, respeita os sentimentos dos seus filhos. Sei que muitos afirmam que as crianças têm de ser contrariadas, dando alguns exemplos banais: o facto de não quererem escovar os dentes, ir à escola, tomar vacina, tomar banho, bla bla bla. Não me refiro a esses exemplos, mas sim ao amor puro, forte, que uma criança dedicou durante uma vida inteira àqueles a quem sempre chamou pai e mãe, e que, de uma hora para a outra, foi obrigada a afastar-se, graças à insensibilidade de adultos que resolveram decidir o seu futuro por si, não a interrogando, no sentido de lhe perguntar com quem realmente queria viver. Pior: enganaram-na, alegando que iria passar apenas uma semana com um senhor a quem a obrigaram a chamar de pai, acabando por nunca mais voltar à sua verdadeira casa - ao colo do casal Gomes que tanto admiro. Ninguém pode arrancar do coração deste ser indefeso este amor puro, sincero, que ela tem por quem a criou. Podem afastá-la fisicamente, magoá-la com determinadas atitudes, não respeitar os seus sentimentos, mas há uma coisa que nunca poderão fazer - com que ela esqueça uma vivência saudável de seis anos com um casal equilibrado. Aliás, ela já deixou escapar tais sentimentos na presença da pedopsiquiatra e da juiza. Admiro também a dona Aidida, porque ama verdadeiramente a sua filha, fazendo de tudo para que ela consiga sorrir. Por isso deixo ficar um abraço ao casal e à mãe da menina, e oxalá o futuro desta criança seja resolvido brevemente. Li no jornal que o juiz resolveu adiar, pedindo novos exames médicos à Ana Filipa. Só espero que as novas pessoas envolvidas no caso tenham em atenção o que a menina deixou registado em Maio, e a deixem viver tranquilamente com a sua mãe biológica, uma vez que não poderá ficar com os seus papás de criação. Estando a viver com a sua mãe biológica será mais feliz, crescerá num ambiente saudável, e poderá visitar sem medo o casal que lhe deu muito amor desde bebé. Oxalá o novo juiz tenha mais sensibilidade, e consiga casar a razão com o coração. Um beijinho para a princesinha, e não desistas de ser feliz. Quando menos esperares, a felicidade baterá à tua porta.
Cristina

Anónimo disse...

Bom dia
Ano escolar já começou como está a
nossa Princesa? será que está feliz?
Pergunta um pouco irónica
as noticias que todos nós esperamos
tardam em chegar,o coração desta
menina está silencioso e triste
mas tenho a certeza que os seus desejos vão ser ouvidos e tornar-sem
realidade,mas enquanto isso não
acontece a escola faz esquecer um
pouco o seu anseio,só espero que
a menina se sinta bem com o pouco
que tem,pois podia ter muito mais
desejo ao casal Gomes muita força
que muito tenhem sofrido
os momentos de felicidade
do mês de Agosto onde voltar
espero que todas as partes se
entendam,porque todos ficam a ganhar, tudo por AMOR A ESMERALDA
Maria

Anónimo disse...

Agarrou-se na criança e disse-se: olha miúda agora o teu pai passa a ser este fulano! A história de sete anos de uma família normal e feliz, não interessa para o caso. O sentimento de perda da criança não interessa. Quando a criança tiver problemas de adaptação social, interne-se num hospital psiquiátrico e sejam-lhe ministrados os respectivos medicamentos (tipo aldol, etc.). Nada mais fácil, nada mais legal! Nada mais simples:trata-se afinal de liquidar os primeiros cinco anos de vida de uma criança e de condena-la a crises de identidade até ao final da sua vida. Parabéns Sr Advogado, até acho que lhe deviam dar um título: e que tal de Advogado do Diabo.Este paìs é um colosso!



Manuel Maria Tavares.

Maria de Lourdes disse...

“O SOM DO SILÊNCIO”


Por vezes é na lembrança, angústia e alegria, das sombras e da luz que já foram partilha, que vamos encontrando a serenidade, num desejo de
que mesmo neste silêncio, alguns de nós permaneçam em UNIÃO.
Ainda que a dúvida gere a incerteza, mas seja talvez um pequeno atalho para o nosso ENCONTRO, ainda que o SILÊNCIO, faça PARAR apenas as palavras escritas, talvez que alguns mais audazes tentem cavalgar pelo CAMINHO DO TEMPO…
Às vezes neste silêncio que é preciso, existe para lá do Muro de tantos sentimentos, este MUNDO DE VERDADE que reina também dentro de nós.
E porque, para lá do que parece “deserto silencioso”, o relógio do TEMPO não Pára e a vida acontece, e continua, na dimensão que assiste a cada um de nós.
Ficámos ou parecemos,um pouco “ mudos, cegos e surdos” diante da vida que desliza lentamente.
Hoje dia 14 de Setembro será que acordámos e fomos com a NOSSA PRINCESA até á sua ESCOLA?
Será que caminhámos com ela pela nossa distância, mas com o coração cheio e apetecido, em ouvir as alegrias e os gritos e risos das crianças, as suas vozes puras que aos milhares inundaram as escolas de norte a sul passando pelo interior no CABEÇUDO, onde a nossa Princesinha está colocada?
Ela está lá, como noutras estão os nossos filhos ou netos, nesta nova etapa da vida que para eles pequeninos hoje, irão aprender não só a escola e os livros, mas sim e esse é o nosso desejo, APRENDER A ESCOLA E A INTERPRETAÇÃO DA VIDA …
Creio que a isso se chama CULTURA, e é por tudo o que esta palavra nos DIZ que aqui CONTINUAMOS!!!
Neste tempo de paciência, aceitamos como dádiva e oferta o SABER ESPERAR:
Notícias, alegrias: imaginamos e ouvimos os sorrisos e gargalhadas, como o chilrear dos passarinhos, vemos com curiosidade e atenção a beleza e o gosto dos cadernos e dos estojos com florinhas ou com bonecos, as canetas coloridas, ou simplesmente o lápis e a borracha que muitos apenas podem ter.
Mas nós sabemos que para além desta cultura(?) e apelo ao consumismo, que também os torna felizes, o que importa é despertar nas nossas crianças esse grande desejo de APRENDER…
E mesmo que eu não quisesse, sou levada, no meu imaginário e olhar a forma cuidada como a nossa pequenina Grande Princesa transportou hoje o SEU MUNDO, para os Bancos da sua Escola, na procura e no encontro com a sua professora (será a mesma?) e o reencontro com os seus amiguinhos…

José Augusto G. disse...

De tudo o que já foi dito, pouco haverá mais a dizer.Só gostaria de colocar uma questão: - Visto que a criança em causa tem 7 anos, alguém do Tribunal indagou a pequena com quem desejaria ficar,certo?Mas deveria fazê-lo colocando frente a frente ambas as partes? Posso apostar na resposta, embora sabendo o estado emocional de Esmeralda que deve ser debilitado. É lamentável que um Sra. Dra. Juíza dite a vida de um ser inocente e que só quer amor, carinho, dedicação já para não falar de bens materiais necessários à subsistência, coisa que o Sr Baltazar nunca lhe vai conseguir proporcionar. Votos de coragem para o Sr Luís Gomes e esposa e se é realmente a Esmeralda que querem, lutem por isso.

Júlia Rocha disse...

Os pais afectivos, não são pessoas para isso, mas deviam pedir uma indeminização pelos gastos que tiveram na criação da criança até esta idade, e que não é tão pouco o que se gasta para criar uma criança com as condições que esta criança teve até aqui, e que o pai biológico negou ser dele inicialmente. E sabendo que a mãe não tinha condições para a sustentar, nunca se disponibilizou para ajudar ás despesas, o que quer dizer que pelo pai biológico, esta criança teria morrido abandonada. Deus queira que esta não seja mais uma vítima das leis deste País. Mas vítima vai ser, só pelo facto de mudar para pais que ela mal conhece e que jamais terá as condições que estes pais afectivos lhes davam. É triste uma criança,que já expressou á juiza com quer viver,não o possa fazer. Aos sete anos impôr outra família a uma criança, deve ser mesmo doloroso, para a criança, principalmente quando as crianças são inteligentes como parece que é, e ver que vai viver em condições muito inferiores ás que tinha, com quem de facto lhe deu carinho sem se importar quem era biológicamente o seu progenitor.etc.etc.

Maria de Lourdes disse...

Maria de Lourdes
(Continuação)
Quantas coisas transportará aquela cabecinha, quanto sentir aquele coraçãozinho tão cheio da MAGIA estonteante e ao mesmo tempo FIRME que levou das Férias. De certo inundaram os seus desejos realizados em parte mas serão hoje formas e vivências que teve de pôr de LADO para ser de novo capaz de viver a REALIDADE que a OBRIGAM A VIVER… E é essa a sua nova etapa: Amadurecer e reaprender de NOVO…

SÓ ELA SABE E SENTE A QUANTO E AONDE ESTA CORAGEM A LEVAM….

E quem somos nós afinal???
Meros espectadores, na espera de que a notícia aconteça, com as cores mais alegres ou mais sombrias, como é fácil ouvir nos jornais ou noticiários?
Ou estamos mesmo aqui? Presentes nesta realidade, meia escondida, numa verdade que temos de preservar, mas fazendo deste silêncio uma melodia que nos embale o coração nesta distância, que com a Força de quem Ama, consegue ouvir e entender um pequeno SOM ou Gesto de quem não sabe ainda decifrar, o TOM E O SABOR DA VIDA QUE LHE OFERECERAM…

Daqui, apenas sei fazer um apelo, talvez na ilusão de que pelo nosso imaginário seremos capazes!!!

Não o dirijo a todos, porque durante estes longos meses também já entendemos que nem todos, ainda que com a sua própria generosidade que ninguém tem o direito de julgar, mas a verdade é que NÂO ESTAREMOS NEM ESTAMOS NO MESMO “CUMPRIMENTO DE ONDA”…
Somos diferentes e também nessas diferenças já mostrámos que temos formas diferentes de responder às várias formas de chamamento, porque se bem sinto e sempre o entendi, o nosso ESTAR tem e deve ter apenas um MOTIVO – APENAS E SÓ PELA PRINCESA, pela sua Mãe Aidida, pelos seus pais de Coração Lina e Luís, e se assim o quiser, também o Baltasar terá um lugar no coração e no seio desta família alargada, que só será verdadeiramente fiel á felicidade e crescimento da MENINA, quando,e ainda que cumprindo a Lei se possa desligar dos poderes das mesmas, que dão PODER, mas não ensinam a AMAR, no mais pequeno e sublime acto que envolva a PEQUENA PRINCESA..
Tal como sei, estendi o meu apelo a quem o saiba entender e comigo assumir, e de longe ou de perto atrevo-me a DIZER:
VÁ, VAMOS, Vamos com as nossas crianças, e com ela na Frente, mostrar-lhes como se vive com os outros, como se aceita quem não é igual a nós, como se troca um desenho pintado com todas as cores do ARCO IRIS!!!

VAMOS, partir à conquista de ser capazes de assumir com eles que Dizer NÃO, por vezes tem para eles um sabor amargo, sem que no entanto o nosso amor por eles enfraqueça, ou esmague o seu crescimento.
Um NÃO significa CRESCER – ENTENDER-ACEITAR A VERDADE que nos torna adultos
Saudáveis!!!

VAMOS, partir determinados no sonho e no anseio de lhes dizer muitas mais vezes SIM, fruto de um entendimento e de um diálogo, de uma explicação e do sentir de ambos, porque nesse SIM , nesses muitos “SIMS” é a razão e o AMOR que os fará CRESCER EM PLENO!!!

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Maria de Lourdes
Continuação (3)
VÁ, VAMOS, Vamos com as nossas crianças, e com ela na Frente, mostrar-lhes como se vive com os outros, como se aceita quem não é igual a nós, como se troca um desenho pintado com todas as cores do ARCO IRIS!!!

VAMOS, partir à conquista de ser capazes de assumir com eles que Dizer NÃO, por vezes tem para eles um sabor amargo, sem que no entanto o nosso amor por eles enfraqueça, ou esmague o seu crescimento.
Um NÃO significa CRESCER – ENTENDER-ACEITAR A VERDADE que nos torna adultos
Saudáveis!!!

VAMOS, partir determinados no sonho e no anseio de lhes dizer muitas mais vezes SIM, fruto de um entendimento e de um diálogo, de uma explicação e do sentir de ambos, porque nesse SIM , nesses muitos “SIMS” é a razão e o AMOR que os fará CRESCER EM PLENO!!!

VAMOS, levá-los ao jardim quando ainda podemos desfrutar de tanto Sol.
E Empurraremos baloiços que quase cheguem ao CÉU!!!

VAMOS fazer com eles os pequenos trabalhos que também eles já possam assumir nas nossas casas .Fazer com eles fazer a sopa que tantas vezes rejeitam, e tantas pequenas tarefas que estão ao seu alcance.
E as crianças gostam tanto de participar, e assim, sentem que isso as ensina e educa para se sentirem grandes e participantes!!!

Mas sobretudo, vamos saber escutá-las com a voz do coração, e ajudá-las a ser capazes de partilhar o seu sentir, até mesmo as suas formas de mostrar porque estão zangadas!!!

VAMOS! No nosso canto que é o deles , cantar, brincar, fazer juntos os trabalhos de casa e depois… SABOREAR um pouco de descanso e ler-lhes Histórias de Encantar….
Cabe-nos a tarefa de serenamente lhes ensinar que neste MUNDO TODAS AS MENINAS TÊM DIREITO A SER PRINCESAS!!!

E tu Princesa querida, primeira personagem deste pequeno texto que escrevi, tendo-te como a menina CORAGEM , continuarás connosco e com as tuas amiguinhas o teu reinado imaginário, onde como Princesa eleita por nós , já aprendeste tanto, da vida que te ofereceram. Mas como MENINA inteligente e sábia, ainda tens um longo reinado a percorrer…

Repartindo por enquanto os fins de semana, com a mãe Aidida, com o pai Baltasar e com os pais Lina e Luís, tu serás sempre Princesa, mas sabes que ser Princesa tem tarefas complicadas?

Tu vais ser capaz, de ser uma Princesa de quem todos se vão orgulhar, porque antes de mais, tu és a MENINA LINDA, moreninha e de Olhos Doces e Cabelos Castanhos Cor de Mel, e SÁBIA no entendimento com cada um dos pais, que na diferença, te farão perceber as suas verdades, a razão dos SEUS SINS, E DOS SEUS NÃOS, mas tu também vais descobrir, em cada gesto o valor dos sentimentos e do amor sincero que cada um vive e sente na dimensão dessa verdade.
Maria de Lourdes
Madrugada de 14/09/2009

(escrevi este texto na madrugada do dia de ontem, mas só hoje e agora me foi possível publicar.
Senti-me feliz por vêr que é a Sra.Da. Maria que me antecedeu, no mesmo anseio e desejo que se entrelaçou no meu sentir. É sempre bom escutá-la. Bem haja - ML

Anónimo disse...

Para mim sempre foi uma espécie de jogo de futebol com jogadores barrigudos, com mulheres, e em que a bola era uma garota. Bem sei, bem sei, trata-se da vida de uma criança. Mas na verdade eu estava torcer de largo pelo Baltazar Nunes. O homem ganhou o jogo aos proclamados pais afectivos da Esmeralda e ficaram à mostra as irregularidades que foram cometidas pelo sargento e pela sua mulher assim como a posição indecente de muitos comentadores, psicólogos e até alguma comunicação social.

Às vezes temos tanto cuidadinho com as crianças para não as traumatizar que acabamos por fazer pior. Se a criança tivesse sido logo entregue ao pai e pronto, nada disto se tinha passado. Agora com 7 anos, passou uns 50% por cento da sua vida num constante reboliço mediático.

Esperemos agora que Baltazar Nunes permita de facto àquele casal conviver cada vez mais com a menina porque também ele cometeu erros e sem eles Esmeralda podia até não ter sobrevivido.

Anónimo disse...

Não se pode deixar passar em branco um comentário anterior que aludia ao facto do casal Gomes pedir a Baltazar uma indeminização a Baltazar pelos anos em que criaram a sua filha. Não se pode esquecer o facto de Baltazar ter ganho em tribunal o poder paternal de Esmeralda, tinha esta pouco mais de ano. Então se os Gomes tiveram gastos com Esmeralda foi porque assim o quiseram ao não entrega-la ao pai.
Entendo que as pessoas estejam do lado do coração, contra a justiça e o razão, mas não podem ignorar que Baltazar ganhou este processo há 5 anos atrás. Não é culpa deste pai, que entretanto, por factores demasiados repetidos, não tenha tinho a oportunidade de criar e educar a filha.
Entendo e compreendo que Esmeralda será sempre a filha de coração dos Gomes, mas não entendo como pedem a Baltazar que abdique dela.
Por vezes as leis dos homens parecem injustas, frias e implacáveis, mas são o que nos protejem em sociedade, quando somos incapazaes de decidir com lógica e coerência.
É natural que Esmeralda prefira os Gomes. É natural que sinta empatia com Aidida (pela proximidade que esta lhe confere aos Gomes). Tudo isto é natural. Agora, nenhma criança de 7 anos tem maturidade, conhecimento, vivência para decidir a sua vida. Têm de ser os adultos a faze-lo. Se os que a rodeiam não se entedem, deixem a justiça decidir.
Não conheço qualquer dos intervenientes, assisti de bancada a esta história triste, a única conclusão a que chego é que não estão a ser razoáveis com Baltazar ao pedir-lhe que desista, abdique da sua filha por quem lutou quase 7anos. Eu não o faria. Se calhar sou demasiado egoísta para abdicar dos meus filhos. É natural, sou mãe.
Entendo a luta dos Gomes, não acredito em Aidida (provavelmente pela razão que já invoquei: não abdicaria dos meus filhos), compreendo Baltazar, apesar de ter necessitado dum teste de ADN (quantos em Portugal?). Ninguém pode perder o direito a ser pai por ter duvidado da paternidade. É nisto que acredito. Sinceramente.
Não me levem a mal, não sou propriamente fã de Aidida, não lhe reconheço esforço de mãe. Esta sra. é que só agora se lembrou de Esmeralda. Acredito mais facilmente no amor dos Gomes por Esmeralda. Os verdadeiros "pais" que Esmeralda conheceu. Também eles deveriam abdicar de Esmeralda por amor? Respondam se for possivel... Não será mais fácil respeitar o que já foi repetidamente decidido pela justiça e deixar Baltazar ser pai? Acredito no papel fundamental do casal na vida de Esmeralda, como base sólida da sua pequena vida. Com Baltazar no papel de pai, educador, respeitando essa figura como deve ser. Só assim Esmeralda compreenderá o que se passou e reconhecerá a figura do pai na sua vida. Com o apoio de todos.

Ana

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (17 de Setembro de 2009 16:31; Ana)

Disse no seu comentário, entre outras coisas, algumas que nos merecem uma reflexão mais cuidada, como a seguir:

“Entendo e compreendo que Esmeralda será sempre a filha de coração dos Gomes, mas não entendo como pedem a Baltazar que abdique dela.” – Saiba o caro anónimo que por amor a um filho, um pai e uma mãe são capazes de abdicar de quase tudo, até do que poderia parecer impossível. Neste caso, a menina até já foi questionada pela justiça no sentido de se averiguar, passados alguns meses, com quem ela prefere viver. E a verdade é que ela, não podendo esquecer sete anos de vida familiar muito acolhedora, confessou o que o seu coração lhe ditava. Perante tal realidade, estará Baltazar a criar laços saudáveis com a filha?

“Por vezes as leis dos homens parecem injustas, frias e implacáveis, mas são o que nos protejem em sociedade, quando somos incapazaes de decidir com lógica e coerência.” – Mas neste momento, após a avaliação da menina da sua vida passada e da presente, não nos parece que a lógica e coerência da justiça se apliquem a este caso.

“Ninguém pode perder o direito a ser pai por ter duvidado da paternidade. É nisto que acredito. Sinceramente.” – O Por Esmeralda repudia totalmente tal convicção.

“Não será mais fácil respeitar o que já foi repetidamente decidido pela justiça e deixar Baltazar ser pai?” – É precisamente isso que está a acontecer. A Baltazar foi-lhe proporcionada a possibilidade de estabelecer uma relação familiar em continuidade com a filha. Apenas se afasta da filha por dois fins de semanas por mês, tal como qualquer outro pai divorciado.

Por Esmeralda

Ana Rita disse...

Quero manifestar aqui o a minha concordância com algumas afirmações da Ana,e permita-me discordar de outras.Bem sabemos todos em que circunstâncias Esmeralda foi entregue ao casal Gomes.Não recrimino o facto de Baltazar duvidar da paternidade,como bem diz quantos não o fazem.Recrimino sim a sua atitude ausente,e o facto de ao saber que esta menina poderia ser sua filha,(como boa pessoa que dizem que é)a sua total demissão de auxilio a uma mulher em dificuldades.Assim como a Ana diz também não sou fã de Aidida,mas também não o sou de Baltazar.
A conduta e o modo como ele vive,não são muito abonatórios da sua honra e dignidade.Sabendo que tudo conta,e que é da máxima importância( para que possa manter a filha com ele)que mantenha uma conduta irrepreensivel,os ultimos acontecimentos nas festas da sua terra demonstram o quanto é irresponsável,e sem carácter.Portanto para mim sem dúvida que o melhor para Esmeralda seria voltar para aqueles que se sujeitaram a viver horrores, para proteger a sua querida filha.é nas más horas que se reconhece a bondade do ser humano.O casal Gomes são o exemplo de dois seres humanos excepcionais.