segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ATÉ A MAGIA DOS PÓZINHOS DE PERLIMPIMPIM JÁ TRANSFORMAM O TÃO POUCO EM TANTO




Este fim de semana a Princesa viveu novos momentos de magia.

Quando chegou a Torres Novas, "pózinhos de perlimpimpim" e renasceu uma verdadeira Cinderela.

E foi assim, como num verdadeiro conto de fadas, que a Princesa voltou a reencontrar as suas memórias de vida.

E por aqui, as Princesas, Cinderelas e Contos de Fada, são tão sòmente nomes carinhosos apropriados para crianças.

Bem ao contrário do que algumas pessoas pensam, em Torres Novas não há palácios nem quartos de Princesas e da farinha, que é alva como a pureza, não se faz ouro. Tudo é nornal e igual a tantos outros lares. Mas não há castelos de vento porque quando se trata de pensar na Princesa, todo os cuidados e atenções são empregues. Junte-se muito amor e carinho e está tudo preparado para receber a Princesa.

Em Torres Novas, primeira morada de família da nossa Princesa, há um mundo de carinhos e laços que a faz muito feliz sempre que lá retorna ou quando pode sonhar.

Em Torres Novas, a Princesa, com sete anos de idade, brinca de faz de conta - uma vez é a Hello Kitty, outra uma Princesa . O que ela quiser...

Em Torres Novas, a Princesa é livre porque os seus sentimentos são o mais importante.

Por isso, toda a magia que consegue transformar o tão pouco em tanto, acontece sempre que a Princesa, a mãe e o pai se juntam. Alguém até disse que aquela rua esteve muito mais iluminada este fim de semana. Era a felicidade que se irradiava e contagiava até fora de portas.


Posto isto, sosseguem os amigos e amigas que a Princesa teve tudo a que tinha direito e mais o bocadinho que pertence só à filha e pais.

São estes momentos especiais que nos fazem confiar na competência daqueles que emendaram pelo menos uma parte do terrível erro que cometeram.

Vai-se casando a razão com o coração

Até breve Princesa

48 comentários:

Anónimo disse...

Ao Por Esmeralda

Nem era preciso dizerem - a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima. Estou feliz pela Princesa e por todos como eu que pensamos muito nela. Agradeço aos Gomes os enormes cuidados que revelam mostrar pela sua pequenita. Continuem assim!
Tive também conhecimento que este caso conta agora com um novo juiz. Não o conheço, mas já percebi que é uma pessoa inteligente e cuidadosa. Li no jornal que ordenou que a menina fizesse nova avaliação psicológica depois do período de férias que passou com a mãe e com os pais.Agora será em Lisboa, uma vez que Coimbra e Santarém já não servem. Vamos esperar que à terceira seja de vez e que finalmente entendam que há coisas que não mudarão nunca.

Ana Rita disse...

Boa noite.
Gostaria que me dissessem como foi o retornar a casa do "pai"da menina.
Eu nunca fui adepta dos falsos moralismos,portanto também não defendo a sra dna Aidida "mãe" da menina.
Defendo sim desde sempre e abertamente,a volta para os pais verdadeiros,Adelina,e Luis Gomes,aqueles que a transformam na verdadeira princesa que ela é.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição

Agradecemos as suas amáveis palavras.

Quanto às informações prestadas, queira tomar nota que,à semelhança de outras semelhantes, tratam-se deevidências devidamente confirmadas e já informadas.

Queira também saber que infelizmente, poderiam até ter sido referidas outras informações, quiçá mais preocupantes, no entanto, até que se proceda à devida confirmação,não é possível divulgá-las.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo,

A menina, acompanhada da mãe Lina e pai Luís, regressou hoje pela amanhã à escola.

Quanto ao que refere relativamente à mãe, esse não é o pensar da Princesa, que já exprimiu junto da Sra Juíza,quando questionada acerca de com quem gostaria de viver, a sua preferência pela mãe.

Relativamente aos pais afectivos, estes foram defenitivamente afastados do processo de regulação paternal, em virtude de ambos os pais biológicos mostrarem vontade de a ter com eles. Quer isto dizer que a Princesa já sabe que não poderá voltar a viver com eles. No entanto, a justiça encontrou vantagens no convívio da menina com os pais afectivos, pelo que lhes concedeu, tal como numa família com pais divorciados, fins de semana e períodos de férias. A Princesa tendo já sido elucidade dessa realidade, aceitou a vida que tem.
Será feliz?

Por Esmeralda

Maria de Lourdes disse...

A Magia e o Milagre que ao longo destes longos mas curiosos 9 (nove meses) Multiplicaram o AMOR e aqui os sentimos, como que a nascer de novo para a VIDA.
Obrigada ao Por-Esmeralda por este texto tão simples, mas tão sensível que nos levou ao Mundo do Sonho! Do Sonho que Comanda a Vida,do Sonho que nos transporta ao Mundo das crianças e da beleza com que nos convidaram a entrar nesta história da Princesa, Cinderela, Pipinha, Menina inteira, envolta em amor e luz, como se de um conto de fadas se tratasse.
Não são Fadas, nem foi Ilusão, foi o seguimento e o continuar de um amor interrompido, digamos que vivido à distância, mas de certo mais fortalecido e no final do tempo certo, chegou ao seu ninho,Um Ninho onde tudo é tão "terreno" e simples que vale a pena saborear...Como diz o Post, sem palácios, mas com a simplicidade e a transparência que só os simples sabem ter,
Li agora notícias, que nos embalam e fazem acreditar que esta SONHO vai continuar e agora mais longe. O tempo, não pára, tal como a amor de todos os que a AMAM, continuará e ficará mais forte ainda.
De mãos dadas, esta família alargada onde sua Mãe biológica tem
e terá um papel principal, junto com Seus Pais de Coração que terão com eles o Azul do Infinito, o Cõr de rosa (cõr preferida da Princesa) e sobretudo o VERDE DA ESPERANÇA, encherá os nossos corações, até ao dia em que a ternura, o puro mel, e a alegria possam finalmente triunfar.
Espera mais um pouco, Princesa. Nós estamos contigo em pensamento, e mesmo de longe a nossa corrente será força e Companhia, nos momentos em que te possas sentir mais distante.
Força "minha" e nossa Princesa ou Cinderela. Ninguém te abandonará...

Natércia disse...

Boa noite meus amigos.
Neste momento encontro-me fora do país,mas sempre com o coração nas mãos referente a este assunto,tento acompanhar o desenrolar dos acontecimentos,e melhor seria muito, e decerto não pedimos mais,eu estou contente,apesar dos pesares e das noticias menos boas que receberam por ai ,sobre o estado em que a Esmeralda vai para a escola.Uma coisa também afirmo,pobreza não se deve confundir com desmazelo,ou falta de primor.Eu conheço pessoas pobres,mas asseadas,e zelozas dos seus filhos.
Tenho a certeza,que esta situação não passará despercebida,e será analisada com cuidado pelo Exmo sr dr Juiz,e que ele será o mais humano possivel.


O que é mais importante:
Perdoar ou pedir perdão?
Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor.
Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar ...

O que é mais: Amar ou ser amado?
Amar significa tudo aquilo que todas as pessoas devem.
Ser amado significa tudo aquilo que todo nós desejamos.
Mas não importa saber qual das duas coisas é maior.
E sempre importa saber que: Ninguém pode querer amar sem se esquecer, e ninguém pode querer ser amado sem se lembrar de todos ..

O que é maior: Abrir uma porta ou abrir o seu coração?
Quem abre uma porta mostra que vai receber alguém .
Quem abre o coração quer que ninguém fique de fora.
Mas não importa saber qual das duas coisas é maior.
E sempre importa saber que: Abrir a porta é o modo mais delicado de ser bom, e abrir o coração é o modo divino de amar ...

Um abraço profundo a todos os que abriram o seu coração a esta causa.
Ao casal Gomes,o meu apoio incondicional,e um beijinho para Esmeralda.

Anónimo disse...

Boa noite.
Ontem li os comentários do blog como faço habitualmente, e fiquei chocada com o que foi dito relativamente à maneira como a princesa vive. Além de andar mal vestida também disseram aqui que ela não era de muitas falas, contrariamente ao que se verificava anteriormente. Não entendo como a pedopsiquiatra e a professora desta criança não tenham dado conta disso. Se for mesmo verdade tudo isto, o ideal será mesmo tentar abrir os olhos da nossa justiça, uma vez que esta se deve deixar influenciar pelas aparências durante a ida ao tribunal, nos dias em que vão discutir o futuro de uma inocente sofrida. Uma amiga minha leu num jornal que a menina se estava a adaptar muito bem à nova família, porque se basearam em conversas dela com os seus coleguinhas de escola. Também foi dito que estava a reagir positivamente à mudança de nome, e que ainda era cedo para falarem de traumas, visto ter passado pouco tempo. É impressionante como podem mencionar uma coisa dessas. A pequenina ficou logo traumatizada no dia em que foi arrancada do colo dos seus paizinhos.
Peço desculpa pelo comentário, mas estou revoltada com a justiça portuguesa e com o amor que este pai diz sentir pela criança. Um pai quer o melhor para os filhos, incluindo aí a sua felicidade, o seu bem-estar. Se esta situação persistir, a menina um dia poderá abandoná-lo definitivamente, na medida em que já poderá tomar as suas próprias decisões.
Deixo ficar um beijinho para a princesa. Continua a lutar pelo que pretendes. Um dia a felicidade baterá à tua porta.
Cristina

Julie disse...

Apesar de estas noticias serem motivo de alegria,muitas outras nos entristecem.
Isto que vou contar é a pura verdade.

Primeiro: sou mãe.
E Vou contar uma historia verdadeira de uma pessoa que conheçí muito bem: Num pais distante,
uma senhora, mãe solteira, como milhares que andam por aí,entregou sua filha a um casal:Ele, dum alto cargo militar, com excelentes condições de vida.Ela dona de casa.Quando conhecí a mãe biológica da menina, ésta já devia ter uns doze anos. Quando podía, (a mãe biologica,e sem a menina saber)observava a filha no recreio da escola,feliz e crescida! Esta mãe morría de saudades da menina, mais ela preferia calar e deixar a sua filha ser a princesa que os pais adoptivos tinham dela feito.Ela dizía-me: “valeu a pena o meu sacrificio, minha filha têm tudo aquilo que eu nunca poderia ter dado!Cómo sería se eu tivesse ficado com ela? Cómo podería eu chegar agora e retirar-lha daqueles que são os únicos pais que ela conhece? Qué tenho eu senão miséria para lhe oferecer?
Qué trauma não lhe causaria? Me contento só de ver que ela é feliz com os pais que EU escolhí para ela”
Isto já têm algums anos…e veio a minha memoria pelo caso da Esmeralda.

Fernando Peixoto disse...

CUSTA-ME A ACREDITAR
DO QUE OS HOMENS SÃO CAPAZES DE FAZER
SE PARAR-MOS UM POUCO PARA PENSAR
NO CASO DA ESMERALDA O QUE ESTÁ A ACONTECER
O PAI BIOLÓGICO NÃO ESTÁ A SER SENSATO
POIS QUE Á ESMERALDA NUNCA DEU UMA ATENÇÃO
AGORA PROVOCOU TODO ESTE ESPALHAFATO
E AINDA QUER RECEBER UM DINHEIRÃO
TODOS ESTES ANOS O SARGENTO GASTOU
MUITO DINHEIRINHO PARA A ESMERALDA
EDUCAR
E DE UM MOMENTO PARA O OUTRO TUDO
MUDOU
PORQUE O BALTAZAR Á CUSTA DA FILHA
MUITO DINHEIRO QUER GANHAR
POR ISSO CUSTA A ACREDITAR
QUE O AMOR DE BALTAZAR SEJA AMOR VERDADEIRO
É QUE EU NO LUGAR DELE PARAVA PARA PENSAR
NO FUTURO DA ESMERALDA PRIMEIRO.

Anónimo disse...

ESTOU PERTURBADA COM ESTAS NOTICIAS
REVOLTADA ATÉ.HOUVE ERROS, TANTO DA PARTE DOS PAIS AFECTIVOS COMO DOS PAIS BIOLÓGICOS
MAS QUEM ESTA NO MEIO DISTO TUDO É UMA CRIANÇA…
QUE CRESCE DEBAIXO DE UMA GUERRA, E AGORA ESTA A SER PUXADA PELOS BRAÇOS, O PAI BIOLÓGICO PUXA UM BRAÇO, OS PAIS AFECTIVOS O OUTRO BRAÇO.
GOSTA DE QUEM A CRIOU E COMO É NORMAL, REJEITA O PAI BIOLÓGICO, QUE AFINAL NÃO PASSA DE UM ESTRANHO, SEM CULPA DELE…MAS QUEM NÃO TEM REALMENTE CULPA É A MENINA, E ESTA É QUE ESTÁ A SOFRER…TANTO VÃO PUXAR QUE ELA VAI PARTIR…
ATE NÓS ADULTOS, SE NOS INIBISSEM DE VER OS NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS FICARÍAMOS TRISTE COMO A NOITE…IMAGINEM O CORAÇÃO DESTA CRIANÇA…
ELA VAI ACABAR POR SE TORNAR UMA PESSOA INSTÁVEL, INFELIZ E DESEQUILIBRADA, E ESTE BALTAZAR NUNES QUE TEM SIM SENHOR SEUS DIREITOS SERÁ O RESPONSÁVEL PELA DESGRAÇA DESTA CRIANÇA…ÉS UM MONSTRO…



ISABEL COSTA.

Manuela Antunes disse...

Este caso é um absurdo!
Sou educadora de infância, e imagino o que esta menina está a passar.
A Exmª. Doutora Juíza que decidiu entregar a criança ao pai biológico, de certeza que não deve ser mãe.
Não podemos esquecer, que é nos primeiros 7 anos de vida que a criança aprende uma boa grande parte das aquisições que lhe servirão de base para a sua vida futura.
Quem é mãe sabe que uma criança passa por fases muito importantes nos primeiros anos de vida. Aprende a andar (dá os primeiros passos), aprende a falar (chama mãe à pessoa que constantemente no dia a dia cuida dela).
Pense em quantes vezes a mãe afectiva passou noites em claro porque a sua filha estava com febre! Quantas vezes a levou a consultas de rotina! Quantas vezes a levou a passear no parque!
De um momento para o outro, sem uma razão plausivel aparece um senhor, dito pai biológico e diz “sou o pai, quero a guarda da minha filha”! Onde estava este pai durante os primeiros anos de vida da criança que diz ser filha dele?
Ah! Se calhar adormeceu num sono profundo e só acordou agora!Ainda por cima agora sabemos do desmazelo com que a menina é tratada,das necessidades que passa.
Ser pobre não é indigno ou vergonhoso,usar a pobreza como desculpa sim.
Se tivesse o minimo de vergonha, e se realmente ama a criança de quem diz ser pai, deixava-a ser feliz com quem a criou e com quem lhe deu amor, carinho.
Snr.Baltazar Nuno, o senhor é o tipo de pai que nenhuma criança gostaria de ter! Nem mesmos as crianças de rua gostariam de imaginar sequer ser filhas de um homem oportunista (quer enriquecer à custa da filha)e sem bom senso(quer ser feliz á custa da infelicidade de uma menina que no passado abandonou e negou!

Marisa Telles disse...

Sou professora e exerço funções em várias instituições. Isto a prepósito de esta criança ter tido outro destino quando o dito pai a abandonou! Foi uma criança com muita sorte.Que seria desta pobre menina institucionalizada?
Engane-se quem pense que as Instiuições de Acolhimento ou IPSS’s tratam bem as crianças! A maior parte das pessoas que se designam de “Directores” dessas instituições são hipócritas, oportunistas, porque enriquecem à custa de crianças inocentes e dos próprios pais, que obrigados a confiar os seus filhos são enganados porque pensam que lá os seus filhos estarão bem e que acima de tudo serão bem tratados.
Como profissional, vou dar-vos um exemplo do que presenciei durante alguns anos numa IPSS do concelho de Fafe.
Crianças a quem eram dados iogurtes, tulicreme fora de prazo!
Auxiliares que chamavam “filhos da ….. ” às crianças e que as deixavam à própria sorte na hora de dormir (recém-nascidos e bébés ainda pequeninos ficavam sozinhos, enquanto a auxiliar ia por a conversa em dia com a directora da institição).
Devo dizer-lhes que uma das crianças sofreu no prazo de 1 mês dois traumatismos no mesmo braço devido a uma queda da cama onde dormia durante o período de tempo em que esta sala (dormitório) supostamente deveria ser vigiada por esta auxiliar.
Este desabáfo é apenas um pouco do que as crianças passam entre as 4 paredes de uma IPSS’s!
Pobres crianças!Aos pais nem lhes passa pela cabeça o que os filhos passam.
Em relação ao caso da Esmeralda, dou os parabéns ao casal adoptivo, pelo carinho, dedicação, amor e pela oportunidade que deram a esta menina. Não dúvido sob hipótese algunma da vida cheia de felicidade que esta menina teve durante este tempo que esteve convosco.
Foram pais incrivéis!
Aos pais que amam os seus filhos,peço-lhes que se coloquem no lugar dos seus pais! Quem cria é quem dá amor. Quem ama é quem vive passo a passo os momentos felizes e dificéis na vida de uma criança!
Ou será que um pai pode ser feliz á custa do sofrimento de uma inocente criança que não se pode defender?

Custódio Martins disse...

Sou pai de quatro filhos,tenho trabalhado muito para que nada lhes falte,já tive alturas muito dificeis,e nunca os meus filhos andaram numa miséria como anda essa criança.
Então essa sra dona Ilda não sabe fazer umas bainhas numas calças?
Nem o sr Baltazar sabe que há calçado barato,nem que seja numa feira?
Quêm diz estas diz outras coisas que fazem falta á criança.

Agora vão já dizer que esse sr é coitadinho, porque é pobre!Peça ajuda!Mas para pedir a indemnização ao sr luis Gomes foi ele lesto.
Então e o sr Cândido,o tal que era médico,que gostava tanto da criança?
Esse não o ajuda.
Aja decência e vergonha na cara.
Trabalhe mais horas,olhe sr Baltazar,eu tenho dias de trabalhar doze e mais horas.

Que Deus e os homens de poder tenham pena desta criança.

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

Relativamente ao seu comentário devemos acrescentar o seguinte:

- Quanto à forma como o pai a apresenta, importa referir que ser humilde não traz mal, ao contrário de a apresentar pouco cuidada.

- Quanto ao tribunal ser informado pelas pessoas que diariamente lidam com a Princesa, isso aconteceu, no entanto, essas pessoas, bem como outras anteriormente, têm sido constantemente alvo de descredibilização, obrigando o tribunal a todo o momento a encontrar soluções satisfatórias. Por exemplo, brevemente a menina será sujeita a novas avaliações psicológicas e, depois de ter passado por Coimbra e Santarém, irá desta vez a Lisboa. E assim se vai passando o tempo…

- Partilhamos inteiramente a sua revolta. Também nós por aqui, pais, mães, não aceitaríamos nunca de ânimo leve a imposição de certos requisitos como se apresentaram neste caso.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

O que digo nao conta,toda a gente sabe disso,inclusive eu,no entanto ,a maioria das pessoas concorda,que para interese da menina,ela devia continuar com os pais de afecto,pois foram eles que a criaram e lhes deram tudo o que tem,pelo menos amor,carinho.O que se diz ser pai devia ser o proprio a ver isso,pois que nunca se importou com ela,sera que a justica nao tem olhos para ver as coisas como elas sao.
So espero que os pais afectivos nunca desistam de lutar por essa menina,inclusivamente deviam por uma accao contra o pai,para ter que pagar o devido suporte,isto e o que eu sinto.
Justica Portuguesa abram os olhos e sejam mais humanos.

zé.

Anónimo disse...

É so neste país que se vêm as crianças a serem colocadas em último plano. Eu acho que só os Ingleses têm pedalada para nós. Tanto alarido por causa dos Maccann, mas talvez na Inglaterra a justiça seja mais cuidadosa com as crianças.Tenham vergonha isto é uma vergonha para o mundo inteiro. Tratem de resolver o problema, um caso, é um caso e este é um especialissimo, dêm uma oportunidade aquela criança. Não querem que haja adultos equilibrados e que façam do nosso país algo que estes não são capazes de fazer?
Então dêm oportunidade a quem pode mudar isto tudo, são as crianças o nosso futuro. Olhem por elas com Amor e carinho. Tenham dó, aquele homem pode vir a ter mts + filhos que os cuide e nao lhes vire as costas como fez com esta tudo isto é culpa DELE. Se não fosse ele a negar a filha a senhora não teria tido a necessidade de entregar a sua menina a outros. O Sr Baltazar foi o culpado de tudo isto e ainda ganha no fim. Pessoal
isto passa-se em Portugal, um circo autêntico, quem quiser ver palhaços venha para Portugal. VERGONHOSO.



Pedro.

Anónimo disse...

Como é possível que estes senhores da lei consigam pousar as suas cabeças numa almofada e usufruir de um sono tranquilo, quando acabam de cometer um crime contra o bem estar e os direitos de uma criança??????? Como pode um país como Portugal, que se quer integrar numa Europa e no Mundo,com o seu Primeiro Ministro constantemente a entrar e sair de aviões pelos quatro cantos do planeta cheio de propostas para isto e para aquilo, como é possível que dentro da sua própria casa se feche os olhos a tão hedionda situação?????? Isto não pode ir avante, a pequena Esmeralda não pode continuar entregue a um "pai biológico", que não tem condições e que nunca fez parte da vida dela. A justiça neste Portugal está desactualizada, é pobre de espirito e as suas ferramentas humanas não estão á altura de tomar qualquer decisão que não venha pré-concebida pelos livros grossos de folhas amarelas pelos quais se regram.
Isto é uma autentica provocação para qualquer família adoptiva. Essa menina , a Esmeralda, é dos pais que sempre teve e de mais ninguém.Esta menina está a ser punida por ter nascido. Ouçam os técnicos de saúde. Tenho vergonha de ser português.......muita vergonha. Se eu fosse o sargento pai da menina e me quizessem tirar a minha filha, nunca acataria essa ordem. Moveria mundos para reunir á minha volta uma multidão que me defendesse. Tal como em Tianamen quando um homem só travou uma coluna de tanques apenas com a sua presença, eu seria o primeiro a travar qualquer policia, oficial de justiça ou qualquer outra entidade que viesse buscar a pequena Esmeralda para a entregar á sua má sorte a mando de desactualizados sistemas da nossa sociedade. Por favor, vamos unir-nos, a Esmeralda não pertence ao governo e suas leis, vamos combater, por favor ajudem a Esmeralda.
Um pai chamado Alberto Valeixo

Por Esmeralda disse...

Caro Custódio Martins,

A miséria neste caso apresenta-se como pouco cuidado, pouco zelo, e como consequência, estranho carinho. Apresentam-se assim algumas dúvidas ou indefinições um pouco difíceis de explicar.

Quanto às bainhas das calças, só não dissémos, mas pensámos. Esse seria o cuidado que uma mãe teria por uma filha, fosse ela rica, pobre ou remediada e nada mais a acrescentar.

Partilhamos consigo o seu desejo e/ou preocupação : “Que Deus e os homens de poder tenham pena desta criança”.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom dia
Mais uma vez agradeço ao blogue
pelas noticias que nos transmitem
em Torres Novas estão os verdadeiros
Pais da nossa querida menina,são eles que tudo fazem para que a
PRINCESA tenha tudo no pouco tempo
que passa com eles, não quero dizer
que a menina ande feliz, porque isso
nunca pode ser depois do trauma que
teve, deixar de vez o seu ninho de
AMOR é arrepiante para qualquer
ser humano,mas como o Pai Luís e
Mãe Adelina e Mãe Aidida querem
ver o seu rebento feliz tudo vão
fazer para que a menina cresça
para minimizar o trauma,espero que o Pai Baltazar faça um esforço e
deixe essa sua obeceção e igoismo
de lado e pense na dor que está
a causar há menina,MENINA ESSA
QUE JÁ DEMONSTROU SER MUITO
PRECOCE PARA TI QUERIDA PRINCESA
VAI PENSANDO NOS TEUS DESEJOS QUE
UM DIA VÃO SER REALIZADOS...
Maria

M.L. disse...

"MARIA"......(11.42)
Só um coração de mãe que sabe o que é sofrer, consegue enviar todos
os dias esta mensagem tão sincera, como tão cheia de simplicidade e até com um sentido de perdão para com este (pai) que creio que ninguém aqui despreza. Esta é a voz de um coração que ama, e devAgar vem há muito passando esta
MENSAGEM, este DESEJO, este SONHO que não morrerá. Para lá das entrelinhas quantos de nós fazemos nossas as suas palavras, porque o Amor acontece assim...
Sem rancores, sem se desligar do essencial, que é e tão sòmente o QUERER A FELICIDADE desta menina que até parece um pouco "filha" de nós todos.
"Maria" não esquece nunca a Mãe Maria Adelina, nem a Mãe Aidida...
Duas ternas e doces mães, que na vida se cruzaram e mais de perto se vão de certo conhecendo neste caminho que agora terão de percorrer JUNTAS.
Juntas amam a sua Menina, juntas querem de certeza que o seu martírio termine, porque como ela a Maria afirma, esta criança tornou-se "precoce" quase à força e ao pensar nela não poderemos ficar de braços cruzados, esquecendo que ela é apenas e Só uma MENINA que guarda no seu coração tanta coisa que, certamente e por agora, ainda será cedo para avaliar.
Percebi que serão outros agora, a ter de a ouvir, a rever os seus desenhos, a saber olhar o seu OLHAR, a saber entender as suas palavras, ou os seus silêncios.
Porquê, sujeitar uma simples criança a tanta avaliação???
Lá diz o velho ditado "Não há duas sem três"
Que estes senhores médicos sejam capazes de olhar para dentro da nossa Princesa, e que a sabedoria da VIDA lhes dê a certeza de que deles, que certamente terão filhos ou sonham tê-los, sairão decisões que marcarão para sempre o PRESENTE e o FUTURO desta criança.
Ao Sr. Juiz, apetece pedir-lhe que olhe a nossa menina e leia o seu passado, como se de um LIVRO DE MEMÓRIAS se Tratasse.
Será concerteza este o nosso APELO, será este o nosso desejo.
Que seja cumprido o desejo da princeza quando conversou com a Srª. Juiza Mariana Caetano, jovem Mãe e jovem de aparência que levou a nossa princezinha a confiar nela, pois que com a sua juventude e lembro aqui alguém que há muito tempo, pediu que a quem de direito fosse capaz de por momentos descer até à sua altura, para que a ESMERALDA/ANA FILIPA fosse capaz de se abrir e confiar o seu desejo.
Não resisto, a contar-vos aqui a atitude de uma grande médica do IPO de Lisboa que consulta muitas crianças pela primeira vez na consulta de Endocrinologia. Muitas delas com o "mal" que depois de adormecido se fez notar e aparecer.
SEMPRE QUE UMA CRIANÇA CHEGA,AQUELA MULHER SÁBIA, MAS TÃO HUMANA E SENSÍVEL, joelha-se diante das crianças para as cumprimentar...E nesse momento faz se O ENCONTRO E O INICIO QUE OS LEVE A CONFIANCA para um futuro a ACREDITAR.
ESTA É A VERDADEIRA FORMA DE NOS COLOCARMOS NA SUA ALTURA. A DELES, CRIANCAS QUE SOFREM E PRECISAM DE SE SENTIR AMADAS, MAS PROTEGIDAS...

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (Alberto Valeixo)

Partilhamos a sua enorme preocupação pelo bem estar da Princesa, que agora, com o passar do tempo, se começa a achar pouco defendido.

Informamos por isso o seguinte:

- Os processos de regulação parental foram recentemente alterados. Actualmente chamam-se de processos de responsabilidade parental. E agora esses processos, de jurisdição voluntária, são sempre susceptíveis de serem alterados quando surgem situações que assim o justifiquem.

- Informamos ainda que neste momento se aguarda um novo pedido feito e que se está à espera do seu agendamento. Esperamos que toda a situação seja reavaliada. Assim, o desmazelo ou pouco cuidado a que a Princesa tem sido votada, e outros pormenores, serão avaliados no âmbito deste novo pedido.

- Enquanto cidadãos deste país devemos denunciar as situações menos próprias, sobretudo se se referem a negligência sobre crianças. Uma nossa amiga já enviou um comentário com os endereços do Tribunal de Torres Novas, bem como da Comissão de Protecção de menores.

Caro Alberto Valeixo, percebemos a sua indignação na comparação de meios de apoio a uma causa mal defendida pela justiça.
Sabemos que as grandes causas, como esta, só podem ser abraçadas por quem tem coragem, como o Luís e a Adelina.

Aceitamos sugestões para um novo apoio, agora que está em fase de arranque um novo processo.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ao Por Esmeralda.
Uma nova forma de apoio poderia surgir espôntaneamente por parte das pessoas que se importam com o futuro destas crianças.Mas para isso é necessário divulgar que o caso Esmeralda não está esquecido,e porque motivos temos que continuar a apoiar o casal Gomes.Algumas pessoas com quêm falei,não sabiam da situação real da menina,nem que se encontrava a passar este drama.

Por motivos pessoais não revelarei quêm sou,mas sugiro que façam como eu lancem alertas sobre o caso em blogs,jornais,e através de Email´s para as revistas.
Um abraço a todos e muita força.

Anónimo disse...

Não sou contra as pessoas pobres e humildes, mas o que revolta é a falta de cuidados que este pai tem com a filha. Tanto quis ficar com ela para ter estas atitudes de desmazelo? Oxalá este novo juiz tenha mais consciência, e tente resolver a vida desta princesa o melhor possível, não a ferindo mais ainda. Um beijinho para a princesa. Cristina

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas,

Alguém falou em renovar os apoios a quem pode defender os superiores interesses da Princesa. Nós concordamos.

Devemos com alma e muita convicção passar a palavra.

Justificar os nossos receios acerca daquela decisão da justiça tão desastrosa.

Lembrar a situação da Princesa.

Convidar as pessoas a pensarem na Princesa.

Enfim, denunciar o que não está bem.

Todos estes apoios serão de extrema oportunidade para o processo que está em agendamento.

Agradecemos a todos, em nome da Princesa.

Todos não seremos demais quando estão em jogo os superiores interessas duma criança.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Aos administradores deste blog e a todos vós:

É certo que os pais de sempre são Luis e Adelina.
Mas também é certo que a justiça é cega, e não é por acaso que a estátua da justiça se encontra de olhos vendados.
Acredito que o amor já venceu. Acredito em todos vós, que diariamente se questionam e se indignam por falhas tão graves que atingem tantas crianças, e quando leio alguns comentários imagino-vos anjos na vida desta menina.
Venha o que vier, seja vento ou tempestade, ou um óasis no meio deste deserto, continuem a acreditar que o vosso grito não é em vão, e que talvez um dia, a estatua de olhos vendados tenha a curiosidade de espreitar e ver a injustiça da nossa justiça.
De uma mãe,
Paula Silva

alvaro disse...

COM ALMA , CORAÇÃO E CONVICÇÃO :

Vamos todos os Amigos da ANA FILIPA / ESMERALDA , fazer alertar através das nossas palavras ,escritas e oralmente a todas as entidades que tenham poder para intervir neste processo,para que não a acontecer o drama que está a passar a menina ALEXANDRA , em consequência de um ERRO CRASSO da nossa Justiça (erro esse confesso pelo próprio Juiz da Relacão de Guimarães Infelizmente segundo noticias vindas da Rússia ,está eminente o internamento da menina ALEXANDRA ,num orfanato estatal Russo .Sendo a causa mais uma vez a negligência de sua Mãe ,

Façamos ouvir a nossa voz,para os HOMENS E MULHERES que têm responsabilidades ,nestes processos em que as CRIANÇAS são o elo mais fraco ,não se repita com a menina ESMERALDA / ANA FILIPA a mesma irresponsabilidade e sofrimento a que estas crianças estão a sugeitar-se ,isto não era suposto acontecer neste nosso (TEMPO) século xxi...........

Por favor faço daqui um apelo a quem de( DIREITO ) todas as pessoas que venham a intervir neste processo, não insistem no mesmo erro,salvem a menina ESMERALDA / ANA FILIPA porque é possivel!.....................

Já no caso da menina ALEXANDRA ,cometeu-se o ERRO sem retorno de se ter abandonado uma cidadã Portuguesa para um País estrangeiro e ao qual perdemos a nossa autoridade ou qualquer hipótese de a resgatar.

Junta a tua voz à nossa ,estas e todas as outras crianças que sofrem o MERECEM !.............

23/09/09:
alvaro da florência murraças

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.

É bonito este texto do PorEsmeralda.
O que nos conta é um normal relato de uma menina normal , desfrutando a vida normal de qualquer criança que viva num mundo e numa Família onde as prioridades são a Harmonia, o Amor, a Alegria, tudo o que de melhor se pode proporcionar a uma criança para que o seu desenvolvimento se faça em toda a plenitude.

Apenas se me oferece manifestar alguma perplexidade perante a posição da justiça neste caso.

Pobre criança!
Mas a quantas mais avaliações médicas será preciso sujeitar esta menina para tomarem decisões correctas e definitivas?
Em Dezembro último havia montanhas de relatórios médicos de técnicos credenciados. O Tribunal resolveu passar por cima de todos eles e pura e simplesmente dar seguimento à decisão unicamente fundada na letra da Lei.

Agora, volta-se ao calvário das avaliações médicas? Não chega já o sofrimento por que esta criança tem passado?

Assuma-de de uma vez o erro grave cometido pela justiça portuguesa ao retirar abruptamente esta criança do seu mundo, dando por isso mais valor a leis que os homens se permitem fazer e modificar a seu bel-prazer ou segundo conveniências , e atente-se no facto de que uma criança é um ser com identidade própria, com sentimentos, carências e necessidades que , na sua condição indefesa, precisa que adultos responsáveis a coloquem no primeiro patamar das prioridades em ter em conta nas suas decisões.

Por que não continuarão válidas as avaliações médicas constantes do processo? Porquê agora mandarem a criança para Lisboa?
Como o Povo diz: "anda de Herodes para Pilatos", o que parece transmitir a ideia de que se vão lavando as mãos e ninguém tem a coragem de realmente tomar a responsabilidade de proteger devidamente esta menina.

Ela até já falou. Foi ouvida por quem de direito, aliás, quem , na minha modesta opinião, cometeu o erro gravíssimo de violentamente lhe "retirar o tapete" naquele fatídico Dezembro.
Mas, se errar é humano, procurar emendar o erro é muito mais valioso. Então que se espera para emendá-lo?
Quanto mais vai ter de suportar esta pobre criança?
Confesso que não consigo perceber...

Entretanto desejo que a pequena Esmeralda vá usufruindo destes escassos períodos de Magia, como os relatados neste bonito texto dos responsáveis do blogue.

Como se costuma dizer...vale mais pouco, que nada.
Mesmo quando se trata de alguém que deveria ter direito..a tudo!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Mais uma vez a direcção deste blogue demonstra a sua total parcialidade neste caso... Sabemos que são puramente (talvez ingenuamente) a favor dos Gomes, mas por favor não tapem o sol com uma peneira. A eterna disputa de Esmeralda nos tribunais merece um fim. Aceitem Baltazar como pai e detentor do poder paternal de Esmeralda. Dêem paz e sossego a pai e filha.
Merecidamente ou não os Gomes lá vão conseguindo (mais uma vez) o que querem... Para bem de Esmeralda mantêm a proximidade, totalmente aceitável!
Como alguns comentários, não muitos, que aqui deixei, sei que também este será só para os vossos olhos, não importa. É a vós que dirigo estas palavras. Muitos dos que aqui comentam nem sequer conhecem verdadeiramente os contorno9s do caso. Vós sim. Daí a vossa responsabilidade ser acrescida. Acreditar que Aidida "ama" Esmeralda, amor de mãe e filha é pura demagogia. Entrega-la a Aidida é egoísmo.
Nada custa acreditar no amor dos Gomes por Esmeralda, é tão natural como o amor de qualquer pai, mãe biológicos ou adoptivos. Independentemente dos erros processuais, morais entre outros, cometidos em nome de tal amor, é fácil acreditar.
Deixem-se de "mal falar" de Baltazar, dos cuidados precários que afirmam devotar Esmeralda, enfim deixem-nos em paz. A menina, como voçês se fartam de apregoar, tem amor q.b. para todos. Já tem o tão desejoso fim de semana com ela, então? Que mais querem? Roubá-la ao pai que durante 7 longos anos lutou pela filha? Para dá-la a quem? Á sra D. Aidida que a deu? Voltará a dá-la aos Gomes ou espresta-la? Isto é vergonhoso, meus srs.!!!! Neste momento Baltazar deve estar á beira de um ataque de nervos, a sua vida foi e é enxovalhada, analisada e criticada. Analisem também a de Aidida, especialmente o seu passado no Brasil (verdade ou mentira? será que não importa saber quem é de verdade a "mãe de Esmeralda?) Ou só Baltazar merece tal destino?
Penso sinceramente que deveriam, em nome de Esmeralda, deixa-la conviver serenamente com o pai, dar-lhes tempo, existe demasiado "ruido" nesta relação. Ninguém consegue, ainda, saber que tipo de pai é efectivamente Baltazar.
Falaram tão mal do outro blogue, este não fica atrás do mal dizer, embora a vitima seja outra, certo?
"Cheio de boas intenções está o inferno cheio..."
Obrigado pelo tempo que dedicaram á leitura deste comentário. Como eu, existem muitas pessaos que partilham desta opinião e não se calarão se Esmeralda for entregue a Aidida! Era simplesmente a vergonha das vergonhas da justiça neste país!

Anónimo disse...

Sr. alvaro da florência murraças,
uma pequena correcção: Alexandra não é cidadã portuguesa. É filha de dois cidadãos estrangeiros que não a registaram como cidadã portuguesa. Sendo assim, a menina mantêm a cidadania russa. É só para evitar mal entendidos. Este pormenor foi devidamente esclarecido em alguns meios de comunicação social, foi inclusive tema de debate (ao qual assisti) num programa de televisão informativo. Foi precisamente um dos factores alegados pela mãe e que determinou a sentença, o facto da menina não ser portuguesa poderia levar a um incidente diplomático. Não querendo com isto, dizer que estou de acordo com o destino de Alexandra, apenas por os pontos nos is na informação prestada.

Anónimo disse...

Boa tarde
Peço desculpa há direcção mas o
comentário do anónimo das16:o1
este blogue prima pela boa educação
ao contrario do outro que só ofendia
as pessoas que com boas intenções
queriam saber da menina, o sr ou sra
gostavam de ver sofre a menina e
parece-me que ainda gosta, se o sr.
Baltazar quer paz porque não faz a vontade há sua filha,sim porque a menina já mostrou a sua vontade
e porque será? sabe tanbem como eu
que há direitos das crianças e esses
direitos tem que ser respeitados,ou
quer mais uma criança revoltada?
a justiça de vez em quando falha
mas ainda vai tempo de se remediar
o que foi mal feito,dai ter de ser
Mãe Aidida a fazer valer os seus
direitos assim como Baltazar lutou
ela tanbem tem direitos de lutar
digo-lhe ela mostrou ser uma boa Mãe pois só quer a felicidade da
filha, filha essa que foi rejeitada pelo Pai quando ela mais precisava,acha bem a menina andar
sempre com exames minha pobre
menina,como pode este Pai estar
bem sabendo os desejos de sua filha,o sr./sra.tal como dizem
que é egoísmo entrega-la há Aidida tanbem Baltazar é egoista não
pensa QUE ESMERALDA MERECE SER
FELIZ
Maria

alvaro disse...

Ao anónimo das 16:22:

O MEU OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO QUE ME PRESTOU E AS MINHAS SINCERAS DESCULPAS PELA MINHA INCORRECÇÃO DOS FACTOS .

DESCONHECIA DE TODO A NACIONALIDADE DA MENINA ALEXANDRA.

MEA CULPA .................

23/09/09

alvaro da florência murraças

Anónimo disse...

Mais uma vez a direcção deste blogue demonstra a sua total parcialidade neste caso... Sabemos que são puramente (talvez ingenuamente) a favor dos Gomes, mas por favor não tapem o sol com uma peneira. A eterna disputa de Esmeralda nos tribunais merece um fim. Aceitem Baltazar como pai e detentor do poder paternal de Esmeralda. Dêem paz e sossego a pai e filha.
Merecidamente ou não os Gomes lá vão conseguindo (mais uma vez) o que querem... Para bem de Esmeralda mantêm a proximidade, totalmente aceitável!
Como alguns comentários, não muitos, que aqui deixei, sei que também este será só para os vossos olhos, não importa. É a vós que dirigo estas palavras. Muitos dos que aqui comentam nem sequer conhecem verdadeiramente os contorno9s do caso. Vós sim. Daí a vossa responsabilidade ser acrescida. Acreditar que Aidida "ama" Esmeralda, amor de mãe e filha é pura demagogia. Entrega-la a Aidida é egoísmo.
Nada custa acreditar no amor dos Gomes por Esmeralda, é tão natural como o amor de qualquer pai, mãe biológicos ou adoptivos. Independentemente dos erros processuais, morais entre outros, cometidos em nome de tal amor, é fácil acreditar.
Deixem-se de "mal falar" de Baltazar, dos cuidados precários que afirmam devotar Esmeralda, enfim deixem-nos em paz. A menina, como voçês se fartam de apregoar, tem amor q.b. para todos. Já tem o tão desejoso fim de semana com ela, então? Que mais querem? Roubá-la ao pai que durante 7 longos anos lutou pela filha? Para dá-la a quem? Á sra D. Aidida que a deu? Voltará a dá-la aos Gomes ou espresta-la? Isto é vergonhoso, meus srs.!!!! Neste momento Baltazar deve estar á beira de um ataque de nervos, a sua vida foi e é enxovalhada, analisada e criticada. Analisem também a de Aidida, especialmente o seu passado no Brasil (verdade ou mentira? será que não importa saber quem é de verdade a "mãe de Esmeralda?) Ou só Baltazar merece tal destino?
Penso sinceramente que deveriam, em nome de Esmeralda, deixa-la conviver serenamente com o pai, dar-lhes tempo, existe demasiado "ruido" nesta relação. Ninguém consegue, ainda, saber que tipo de pai é efectivamente Baltazar.
Falaram tão mal do outro blogue, este não fica atrás do mal dizer, embora a vitima seja outra, certo?
"Cheio de boas intenções está o inferno cheio..."
Obrigado pelo tempo que dedicaram á leitura deste comentário. Como eu, existem muitas pessaos que partilham desta opinião e não se calarão se Esmeralda for entregue a Aidida! Era simplesmente a vergonha das vergonhas da justiça neste país!

Anónimo disse...

Alguém atrás escreveu :

1º (Mais uma vez a direcção deste blogue demonstra a sua total parcialidade neste caso...)

Completamente de acordo com a parcialidade deste blogue : este blogue é, tem sido sempre, pela felicidade de Esmeralda. Total e completamente por ela: Totalmente faccioso e alheio em relação a outros possíveis interesses.

2º (Acreditar que Aidida "ama" Esmeralda, amor de mãe e filha é pura demagogia. Entrega-la a Aidida é egoísmo )

Demagogia é uma pessoa querer entrar no coração e nos sentimentos de outra.
Como sabe que Aidida não tem amor pela filha ? Porque a "deu" em vez de fazer um aborto, ou entregá-la a uma instituição quando foi desprezada pelo pai da criança ? Ora para mim, o seu foi um acto de amor. Proporcionar-lhe uma vida que ela não tinha condições para lhe dar. Ou era preferível que a criança passasse necessidades e tivesse uma infância dolorosa, com um possível fim trágico ,como muitas que conhecemos?

3º (Roubá-la ao pai que durante 7 longos anos lutou pela filha? Para dá-la a quem?)

Ninguém pretende roubar ninguém Uma criança não é objecto de roubo a não ser por pedófilos ou coisa no género.
Ninguém rouba Esmeralda ao pai. Ele será sempre pai.
E a mãe sempre mãe.
E os pais de afecto serão também pais para sempre.
O que se pretende e seria desejável era respeitar a estrutura mental e emocional desta criança cuja identidade familiar tem como referência os pais de afecto.
Por que não continuar a criança a viver no ambiente que sempre teve como lar, e conviver, sim, com o pai, e com a mãe, em fins-de-semana e férias ?
A verdade é que esta criança pode continuar a ser obrigada a viver com o pai, mas isso nunca deixará de ser uma situação dolorosa para ela.

4º ( Se Esmeralda for entregue a Aidida! Era simplesmente a vergonha das vergonhas da justiça neste país!)

4º Aqui está, infelizmente, não só uma opinião parcial, mas mais uma enorme falta de respeito e desinteresse pela verdadeira felicidade desta criança, ignorando os seus sentimentos e os seus interesses.
Quem assim pensa , apenas realça o interesse de adultos numa disputa, neste caso o pai, e "está-se nas tintas" para uma criança que sofre.
É que foi ela mesma que disse às srªas Juizas que QUERIA IR VIVER COM A MAE AIDIDA PORQUE FICAVA MAIS PERTO DOS PAIS DE AFECTO.

Não significa nada esta confissão?
Afinal, o que é que será maior vergonha da justiça portuguesa?

Anónimo disse...

Tal como o Senhor àlvaro disse "junta a tua à nossa voz", efectivamente é preciso juntar vozes e unir corações e fazer escolhas, pois quando não as fazemos alguém as faz por nós e isso não é de certo o que queremos.Não tomar posição, é uma forma de tomar posição só que sem nada fazer para alterar as coisas. Nós aqui queremos alterar o que está mal e melhorar o que está bem, não somos como alguns teimam em afirmar, pelo casal Gomes, somos sim e seremos sempre pelas Esmeraldas, pela Vanessas, pelas Alexandras, enfim por todas as crianças a quem é negado o direito universal de serem felizes.
E se dou importância ao aspecto desmazelado em que alguém afirmou a menina andar é porque tenho a certaza que esse desmazelo começa pelos afectos, pela compreensão, pelo amor e esse é um desmazelo que a mim me preocupa.
E em tudo na vida devemos intervir, agir, alterar, domingo podemos também fazê-lo com o nosso voto.
Um abraço
Catarina

Por Esmeralda disse...

Caro Pedro,

O Por Esmeralda optou por retirar o seu comentário, bem como outros que comentavam o mesmo assunto e que se desviavam dos nossos propósitos.

Lamentamos o sucedido que se deveu a uma falha pontual.


Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

A pedido dos visados e porque o erro se ficou a dever a uma falha do Por Esmeralda que pede sinceras desculpas pelo sucedido, repomos abaixo os comentários não publicados.

EU LUTO POR CAUSAS JUSTAS...E AINDA HOJE NINGUEM ME TIRA DA CABEÇA QUE FOI O LUÍS FILIPE VIEIRA E O PINTO DA COSTA, QUE TRAMARAM O DR. VALE E AZEVEDO, QUE NA ALTURA ERAM UNHA COM CARNE!...

A MENINA ANA FILIPA NUNCA DEVIA TER SIDO TIRADA AOS SEUS PAIZINHOS QUE A CRIARAM E LHE DERAM TODO O AMOR....COITADINHA QUE AGORA ANDA TODA DESPRESADA.....

VAMOS TODOS FAZER UMA MENIFESTAÇÃO JUNTO DO TRIBUNAL....

25/09/09

alvaro da florência murraças

Peço desculpa ao por Esmeralda,mas não acho de bom tom, misturar futebol e politica com um caso sério destes.
Que se desenvolvam ações,e se use a verdade para demontrar que as coisas não estão bem com Esmeralda,é correcto.
Usar Esmeralda para (como fez a dna Catarina,apelar ao voto,ou como fez o sr Álvaro Murraças,defender os senhores do futebol)promover interesses particulares,isso não me parece nada correcto.Já todos percebemos que a dna Catarina rema sempre para o lado esquerdo.Mas se compararmos o que está a acontecer com Alexandra,que foi dada de Bandeja a um regime,que é desiquilibrado,precisamente por só remar para a Esquerda,e que faz uso do poder para manter cativa aquela menina,neste momento votar não é relevante para o caso.Por isso apelar aqui ao voto,não resolve nada.Em Portugal vive-se em democracia,graças a Deus.
Sr Álvaro ,não me leve a mal,porque eu tenho grande consideração pelo sr(embora não o conheça pessoalmente)acho o sr muito correcto,mas temos que têr cuidado e não dar asas á imaginação de alguns.

Um abraço a todos

Pedro.
ATENÇÃO: Já alguém reparou que o comentário das 11:00 não é do Sr. Álvaro Murraças? O Sr. Álvaro não se esconde atrás do anonimato, escreve com "álvaro disse"!
Quem escreveu em nome dele fê-lo de má-fé, e para desviar as atenções do essencial, que é a defesa da AnaFilipa/Esmeralda que está a sofrer muito, e os juízes não ouvem os seus pedidos.
Só me admiro é que os responsáveis pelo blogue tenham publicado o comentário em causa, enquanto eu tenho escrito alguns em defesa da menina que o Tribunal arrancou do Paraíso para a levar para destino incerto, talvez até o "Inferno", e que não são publicados.
Helena Maria
Sr. Pedro,

As leis são feitas por politicos, as da adopção também, na vida tudo está interligado, a D. Catarina apenas apelou ao cumprimento de um dever cívico não apelou ao voto em nenhum partido, exactamente porque vivemos em democracia isso é legitimo, mas há quem passados tantos anos de vivermos em liberdade ainda tenha dificuldade em respeitar opiniões diferentes, sinceramente não me parece ser o caso da D. Catarina, que tem sido uma grande defensora dos direitos das crianças em geral e do de Esmeralda em particular, pessoas com causas é do que precisamos e a alteração das leis de adopção é uma causa importante, porque pode alterar a vida de muitas crianças. Votar é pois um direito e um dever!

Luisa

Por Esmeralda disse...

Continuação:

AO SEM CARACTER QUE ASSINOU O MEU NOME ,NO COMENTÁRIO ,EM QUE REFERE OS NOMES DE LUÍS FILIPE VIEIRA ,PINTO DA COSTA E VALE E AZEVEDO . SÃO OS MESMOS QUE DERAM ORDENS AOS CORRELEGIONÁRIOS ,PARA FAZEREM O TENEBROSO TRABALHO DE SAPA .

NOTA :

PREFIRO DEFENDER UM AMIGO ( ACUSADO POR VIGARÍCES DO FORO ECONÓMICO ) DO QUE TER QUE DEFENDER (UM AMIGO ACUSADO POR PEDÓFILIA )

TENHAM DECORO:

subscrevo-me alvaro da florência murraças

25/09/09

AO SR. PEDRO :
12:22 ...... 25/09/09..........


SR. PEDRO :

Agraceço a sua pertinente chamada de atenção, a quem o senhor o diz ,nós não devemos misturar assuntos totalmente opostos ....

E .sobretudo quando está em jogo o bem estar das CRIANÇAS ,como é neste caso especifico da ANA FILIPA / ESMERALDA ...........

Hoje mesmo pelas 13:00 horas ,já fiz um comentário a esclarecer que esse suposto comentário assinado por mim ,é uma grande MALDADE que determinada pessoa (ou espécie de pessoa ) me está a querer calar ,o que acontecer não o fará pela primeira vez !............

Mentir-lhe- ia se não o dissesse que me fez mossa ,mas os objectivos dessas pessoas não serão consumados . SR. Pedro não me conhece ,mas acredite por minha palavra de HONRA .EU não sou o autor daquele comentário e deduzo pelos antecedentes ,que são as mesmas( pessoas )em tempos muito recentes falaram sobre o assunto .

As minhas amizades só a mim dizem respeito e não serão terceiros que me fazem vacilar!

Obrigado pela sua interpretação dos factos e um BEM -HAJA AOS BEM INTENCIONADOS !........

25/09/09: 15:15 HORA


subscrevo-me : alvaro da florência murraças
Ao por esmeralda.
Gostaria de saber porque é que o meu comentário foi publicado,e depois retirado.Será que ofendi alguém?
Tenho sempre tido a máxima educação
ao expressar o meu ponto de vista.
A minha critica era contrutiva,se assim não foi aceite,fui mal compreendido.
Quando acedi a escrever aqui(foi a pedido duma grande amiga,e depois de analisar o caso)salientei sempre que o faria,com verdade,trasparência e se algo não estivesse bem,seria o primeiro a considerar o assunto e a trazê-lo á atênção dos responsáveis do blog.
Dado que a minha contribuição não é válida,de hoje me diante,absterme-ei de comentar neste espaço.
Parece que essa sra Catarina têm um grande poder,de decidir o que se pode ou não publicar.
Espero que corra tudo bem para Esmeralda.
Obrigado.


Pedro.

Anónimo disse...

Direito de resposta.

Efectivamente caberia ao Por Esmeralda filtrar os comentários para não se cair em situações como esta.
Mas errar é humano,e qualquer um de nós poderia têr errado.
Pelo que tenho lido,e fazendo uma retrospectiva,tenho a certeza absoluta,e confio na palavra de honra do sr Álvaro Murraças,que o comentário de facto,não foi escrito por ele.As assinaturas comfirmam,que quêm quis lançar a confusão,teve pouco cuidado.
Assim sendo,deixo aqui as minhas mais sinceras desculpas, dirigidas ao sr Álvaro,porque também eu fui induzido em erro.

Quanto á sra Catarina,tenho uma opinião diferente.Essa senhora frequentemente,usa este espaço destinado á defesa de uma criança e seus direitos,como forma de lançar o repto de se mudar através do voto aquilo que considera estar mal.
Todos sabemos que a lei da adopção necessita ser rectificada,para dar mais direitos ás crianças ,e retirar o poder absurdo que a biologia muitas vezes detém.Especialmente em casos em que o abandono moral ou fisico impede que essas crianças tenham um futuro mais risonho.
No entanto,penso que´já todas as pessoas que aqui comentam,perceberam a inclinação da senhora,que já nas anteriores eleições bateu na mesma tecla,citando autores,poesias e canções,que não deixam margem para dúvidas.
Democracia é fazer apelos,mas sem lançar soluções,sem dar a entender que este ou aquele é melhor,ou marcar tendências.

Sem mais me referir a este assunto
e dado que Esmeralda precisa de todos,agradeço que publiquem este comentário,e se for com o vosso acordo,continuarei aqui a defender Esmeralda,sempre que achar pertinente.

Obrigado.


Pedro.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas

Como o Sr Álvaro disse, quem não deve não teme. Por isso, reflectimos e publicámos a prova de um erro de observação, que não sendo grave, nos embaraçou.

No nosso propósito de aqui manter acesa a nossa chama pelos superiores interesses da Princesa, avançaremos na convicção que este não foi de todo o melhor futuro que lhe proporcionaram.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Pedro,

Reposta a normalidade, resta-nos reflectir consigo os comentários da amiga Catarina.

Esta nossa amiga, em todos os comentários que propôs para publicação, sempre se focou no propósito comum de reflectir sobre os superiores interesses da Princesa. Cada amigo que aqui vem terá o seu jeito próprio de abordar o tema e as várias situações, razão porque desde o início não viu nenhum comentário recusado.

Vamos pois centrar a nossa atenção nos conteúdos e no que vale realmente a pena reflectir?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

COMO ESTARÁS PRINCESA?

De vez em quando há sempre confusão
isto não é só aqui,anda tudo muito
nervoso é natural, até porque há pessoas diferentes isto nós temos
que respeitar,mas aqui neste espaço
o que interessa é mesmo a felicidade
de Esmeralda que estás tu agora a
fazer? foste há pesca com o Pai
Baltazar? há sítios muitos muito
bonitos aonde se vê os peixinhos
a flutuar,sabes eu também
tenho uma menina da tua idade
mas ela gosta mais de brincar
com Princesas ou Hello Kitty assim
como tu brincas em casa dos teus
Papás, tens SAUDADES NÃO TENS
TEM MUITA FORÇA DIZ AO TEU PAI
BALTAZAR QUE TE LEVE ATÉ AO TEU
QUARTINHO QUE ESTÁ GUARDADO PARA
TI E QUE GOSTAVAS QUE TODOS SE
DESSEM BEM,tu minha querida menina
não deves de certeza ler estas
minhas palavras porque não deves
ter aceso a esta leitura, mas um dia quem sabe?não perco a esperança
de que ainda vais ser muito feliz
és um ser indefeso mas nós aqui
lutaremos por ti não merecias
sofrer tanto,tu ainda és pequenina
mas o teu coraçãozinho é muito
grande e mais uma vez eu digo
DEUS EXISTE...
Maria

Maria de Lourdes disse...

MARIA!
MARIA, a mãe do JESUS, que para alguns de nós foi menino, cresceu e se fez HOMEM e Filho de DEUS. Esse DEUS que a Maria que acima escreve,diz e afirma que EXISTE! decerto é uma mãe igual a muitas mães, tão simples, tão doce,tão capaz de descer até à nossa PRINCESA, que me comove e acalma, diante das palavras simples cheias de ensinamento e que nas entrelinhas, deixam escapar
esse sentir de MÃE, inteira e sofrida.
É verdade que a nossa pequenina ainda não pode ler e ainda que o seu coraçãozinho seja TÃO GRANDE, as nossas palavras são por vezes complicadas para a pureza da sua alma e do seu sentir.
A Maria falou em confusão. Mas essa
é a forma por vezes complicada dos adultos. As crianças, mesmo quando choram, ou sofrem, depois de um simples beijo sentido, ou de uma mão amiga esquecem depressa e não guardam rancores, nem sabem o que isso É.
Por isso e não só, é mesmo verdade que este espaço SEJA SÓ DELA PRINCESA E PARA ELA, sem mais confusões ou atropelos e formas conhecidas de impedir ou de mão deixar que a reflexão se faça, pois nós adultos temos esse dever.
Mas que tenhamos isso em conta e que seja um àlerta para todos nós.
É porque são os adultos os que aqui escrevem, os que acreditam desde a primeira hora, nos valores que desejamos que norteiem a Vida da Princesa, vida que é cada momento que acontece onde quer que ela esteja, e que faz dela criança, e mais tarde Mulher, que estejamos atentos, que falar nela não é apenas gritar ao mundo e escrever palavras apenas.
O Princípio e o Fim, passam por cada minuto que aconteceu e que estará para acontecer.
Já fiz, talvez com outras palavras
(as minhas), esse mesmo apelo ao Sr. Baltasar, para que com ela menina, que quer que seja sua, que venha ao nosso encontro, ou nos deixe entrar, nesse canto que parece que tem de esconder a pequenina que é Dele, é da Mãe, e é dos Pais que ela sempre conheceu.
Será tão difícil assim, amar e ser capaz de partilhar?? ?
Conviver, mesmo com esforço, e ter a certeza de que dessa forma é o Amor por um filho que está a acontecer?
Vê-la sorrir, sorrindo para todos, abraçando todos, como só as crianças são capazes?

Esta capacidade de SER CAPAZ de se dar um pouco daqueles de quem se gosta,e que julgamos nossos, é um sentimento que pode parecer utópico, fora do normal...
Sei lá...Quantos de nós seriam capazes de atitude tão Nobre...
Tenho a certeza, e posso afirmá-lo, vivi e vivo ainda uma situação quase idêntica, que abrindo nós o nosso coração e pensando que o importante é a felicidade daqueles que AMAMOS....com esforço é certo,
mas de MÃOS DADAS com a pequenina Princesa, mais fàcilmente os adultos, sua família alargada, e crentes que o que o mais importante é o seu crescimento estável e em serenidade, se acreditarmos nisso, como factor PRINCIPAL... todos serão e seremos capazes de abdicar de nós mesmos, uns em gestos, acções, compromissos, aceitação, desprendimento (não significa esquecimento ou desinteresse)... como seria BOM, vê-la crescer, entregue a todos e a cada um, sabendo que sendo de TODOS ela a nossa Princesinha, é UM SER INDIVIDUAL EM ESCENSÃO e que como diz a Maria e disso estamos todos certos a pequena PRINCESA APENAS GOSTAVA e DESEJA QUE TODOS SE DESSEM BEM!

Anónimo disse...

Quero agradecer ao PorEsmeralda o facto de me considerarem amiga, é para mim uma honra e um privilégio, tentarei dar o meu melhor nesta causa como em todas as causas em que me envolvo. Não vou perder tempo a responder a certos comentários, porque isso não vai acrecentar nada de positivo a este espaço; O que me faz viajar por aqui é o bem estarda menina, porque sou mãe e sobretudo porque sou um ser humano preocupado com o que me rodeia.Não vou alterar a minha forma de estar ou de me expressar, porque isso seria negar a minha existência.
Um abraço a todos aqueles que conseguem separar o essencial do secundário e um enorme Bem Haja ao Por Esmeralda pela sua postura em todas as posições que têm tomado até hoje, são pessoas como vocês que me fazem acreditar que o futuro da Princesa pode ser melhor.
Catarina

Anónimo disse...

Bom dia, eu nunca aqui comentei...Mas é triste ver aqui pessoas a acusar a mãe da Esmeralda. São estes senhores ou senhoras tão puritanos assim? Nunca erraram na vida??? Até Deus perdoou a Maria Madalena! Mas que pessoas são estas??? Ja agora querem um lugar no altar de tão santas que sao??? Deixei a D.Aidida em paz, todos nós temos um passado, melhor ou pior e todos nós estamos começados e não acabados. A Esmeralda deveria ficar com o casal que a acolheu sim, e com visitas ao pai e á mãe isso sim. Sejamos realistas e sensatos. É muito feio acusarmos quem quer que seja por erros passados sem sabermos a razão de eles existirem. A vida é cruel e quantas vezes nos leva a atitudes pouco dignas??? Nós somos humanos, seres frageis, quantas vezes caímos??? D.Aidida cometeu erros, como todos nós e o Baltazar, não? Mais grave ainda, é que esta mãe levantou-se, ergueu a cabeça e mudou e o Baltazar??? Baltazar cada vez mais mostra quem é!
E ainda vêm falar mal da D.Aidida??
Cuidado, "pela boca morre o peixe".
Desejo tudo de bom para todos em especial para a Esmeralda.

Beijinhos
Maria(samora correia)

Anónimo disse...

Uma Esmeralda, é uma pedra preciosa, pelo menos, sempre o ouvi dizer. E a nossa mais conhecida Esmeralda, é uma Esmeraldinha pequena e frágil, mas muito valiosa. Que o digam os orgãos de comunicação social, juizes, técnicos da Segurança Social,traficantes de mulheres, médicos , enfermeiras, pai biológico e todos aqueles, que à sua custa, vão enchendo os bolsos e ganhando protagonismo. A história nunca foi contada direitinha, mas sempre em estilo de soluços, para nunca ser compreendida em toda a sua dimensão. É necessário ler tudo e ter alguma experiência na maneira como trabalha a Segurança Social, para saber como funcionam as instituições e os interessses que as fazem mover!Culpas? Primeiro, do ou dos que aliciam as mulheres estrangeiras com uma vida melhor no nosso país, e depois as atiram, para as malhas da prostituição.Segundo, dos muitos homenzinhos sem escrupulos que as procuram para seu bel prazer explorando as suas necessidades,e fragilidades. Terceiro, dos tribunais e das leis, que estão feitas de maneira a satisfazer a parte que mais convém em cada momento. Quarto, dos média, que com estas histórias, vão vendendo mais e fazendo o frete a quem não quer, que se discutam os grandes problemas da sociedade. Por favor. Esta criança, que no principio, foi rejeitada por duvidas quanto à paternidade (todos nós homens, fariamos isso nas mesmas circunstancias,só que eu pelo menos não me importava de criar um filho de outro desde que a mulher envolvida não continuasse na rua e eu gostasse dela), foi de imediato rejeitada,assim que ele soube (baltazar)que poderia ser o pai. Se na altura tivese sido entregue ou levada, para uma instituição, até serem feitos todos os recursos, agora já não sofria com a mudança,PODERIA TÊR SIDO ADOPTADA EM PLENO E O PAI QUE DANASSE. POBRE ESMERALDA! POBRES PAIS,AFECTIVOS! e POBRE MÂE, que desde a chegada do Brasil, tem sido uma vitima também, às mãos de toda esta corja.De uma coisa, eu tenho a certeza:Esmeralda é quêm sofre!

A.A.

Anónimo disse...

É com crescente apreensão que vejo,(E contra a opinião claramente expressa por médicos e psíquiatras)que os Tribunais em Portugal insistem em retirar a pais adoptivos crianças adoptadas há anos, decidindo em favor de devolve-las aos pais biològicos.

Esmeralda-Alexandra,dois casos em pouco tempo.


Frequentemente estas crianças -- ao nascer ou pouco tempo depois -- são entregues pelos pais biológicos a casais com maior abastanca económicas e com abundância de amor e que desejam cuidar de bébés que aqueles que os trazem ao mundo não se sentem com meios, vontade ou amor suficiente para fazerem o sacrífico que e o criar esses seres e serem pais a sério !



Mais tarde -- nestes dois casos em questão, anos depois -- jà com as crianças totalmente ligadas e adaptadas às novas famílias que são na verdade os seus verdadeiros pais, o pai ou a mãe biològica por remorsos ou por oportunismo – às vezes è apenas chantagem para receber dinheiro --- mudam de ideias e egoisticamente querem rehave-las e os casos acabam em tribunal.



Nestes dois casos, e não sei quantos mais não haverà por esse Portugal fora, os juizes não dão ouvidos a ninguèm e despacham que os pais adoptivos tem mesmo de entregar as crianças aos seus progenitores.



Isto depois de anos de integraçào e sem ter em conta as opiniões dos especialistas no assunto.

Quer parecer-me que isso revela uma insensibilidade enorme da parte dos Tribunais que na verdade não parecem ter o interesse e bem estar das crianças em primeiro lugar e acima de todas as outras considerações legais.



As leis são feitas para serem cumpridas mas os juizes não tem forcosamente de ser insensiveis nos julgamentos de casos como estes. Aos juizes e aos pais biològicos cujo “amor” finalmente apareceu ao fim de mais de 7 anos, seria bom recordar-lhes o que è verdadeiro amor.


Renato Nunes
Carolina do Sul.

Anónimo disse...

Ola Renato,

A Alexandra e a Esmeralda estao vivas, e aqueles que a nossa boa justiça entregou á morte? Vanessa, Daniel, entre outros.... Não podemos esquecer desses anjos também! Rstas crianças tinha uma vida saudavel e foran entregues pela nossa justiça aos biologicos e mataram-nos!!!!! É bom que gritemos bem alto para que estes erros graves e outros não menos graves não se voltem repetir!!!

Obrigada Renato
Beijinhos

Maria (samora Correia)

Maria de Lourdes disse...

NA CAMINHADA DA VIDA…

Princesa querida!
Teu nome não é Princesa, foi alguém que assim
Te chamou e assim ficarás para Nós…
Este é mais UM TEMPO… serão dias e horas em
que tudo para Ti e para os que te amam, juntarão
ao longo e maravilhoso percurso a que podemos
Chamar:

“A CAMINHADA DOS AFECTOS”

Por TI, pela tua MÃE AIDIDA passaram já, e vão
continuar a passar os pequenos SEGREDOS dessa
Aprendizagem de AMAR E SER AMADO…
Por vós passaram tantas caminhadas carregadas de
sentimentos, mimos, ternuras, e porque não traquinices
e pequenos momentos sérios onde se experimenta esta
força e luta do Amor, vivido e aprendido a cada momento.

Para ti AIDIDA, teres hoje novamente a tua filhinha,
adormecendo no teu colo e vê-la dormir, é o maior
Sentimento de PAZ deste MUNDO. Esse mundo que
é o vosso, cheio de tempo para matar saudades, descobrrir
e saborear surpresas, viver momentos diferentes.
VIVER afinal o que “POR ENQUANTO” (?) tem de ser
Transformado em “MUITO TEMPO” e nesse espaço
continuareis a Aprender esse Amor que andou Escondido,
Silenciado, mas NÃO APAGADO, NEM ESQUECIDO.!!!
Não fecheis nunca a “vossa porta”, e que na vossa
simplicidade e na modéstia, do vosso lar , haja sempre
uma janela que não se esquecerão de manter aberta.
Por essa “estrada,” eu imagino que outros pais, amados e
Saudosos, queiram entrar.
Que pela vossa porta e pela vossa janela aberta, entrem
Todos, os que são a vossa grande e inteira família alargada,e porque não os amigos...
E sobretudo que amanhã, depois e depois, entre a Esperança
De um lindo AMANHECER!!!
Que estes dias vos dêem a vós AIDIDA E PRINCESA - a MAIS
RAZÃO - A MAIS CORAGEM - A MAIS ALEGRIA, para
JUNTAS enfrentarem esta SUBLIME AVENTURA que se
Chama VIDA!!!.....