segunda-feira, 10 de agosto de 2009

UMA FESTA PARA A PRINCESA SOBRE CARRIS




Neste mês de Agosto de férias e lazer para muitos, tal como para nós, os dias têm sido muito doces para a Princesa.

No respeito das regras estabelecidas pelo Tribunal, nestes dias, o convívio entre mãe e filha continua a fortalecer-se. Com este tempo só para elas, uma cumplicidade muito especial surge a cada dia que passa.

Não interessa aqui desenvolver pormenores que devem ser guardados a uma intimidade que só agora podem desfrutar com muita calma e tranquilidade. O tempo, que tudo cura, há-de ser um factor importante para que este período gere os resultados esperados para a mãe e para a filha.

A Princesa,por estes dias, viu realizado um desejo que vinha pedindo há algum tempo. Foi dar um passeio de comboio. E foi uma grande alegria para ela e para todos os que puderam assistir. Abraços, beijinhos e miminhos foram uma constante na viagem de ida e na da volta.

Aquela alegria muito sentida, contagiante, mostrou-se em toda a sua grandeza e quem teve oportunidade de assistir, não resistiu a cumprimentá-la.

A Princesa transformou uma viagem de comboio numa festa sobre carris.

O Por Esmeralda deseja que as férias da Princesa continuem repletas de felicidade e alegria.

34 comentários:

Anónimo disse...

E o afecto só pode gerar alegria e quem se entregou a esta causa com amor est+a feliz.
Obrigada ao PorEsmeralda e continuação de boas férias
Catarina

Anónimo disse...

Os meus agradecimentos ao Blogue
Por-Esmeralda ,por estas simples noticias ,mas tão Profundas .

Felicidades para a ESMERALDA e para todos os que a RODEIAM .

alvaro da florência murraças......
10/08/09

Anónimo disse...

como sempre o blogue transmite-nos
sempre muita alegria,um bem haja

que tenhas muito amor e que nunca
te tirem essa alegria de viver
continuação de boas ferias

TU MERECES PRINCESA

Maria

Anónimo disse...

"A Princesa transformou uma viagem de comboio numa festa sobre carris."

Bela frase!
Simples, mas de grande significado.
Não o significado literal das palavras, mas o muito que elas transmitem de como é importante a realização dos nossos sonhos.
Como diz o poeta : O sonho comanda a vida!...

Desejo, do coração, que os sonhos da pequena Esmeralda se continuem a concretizar, a transformarem-se em autêntica festa . A festa da vida!

Para ela, e todos quantos por estes dias usufruem desta festa dos afectos, da cumplicidade, do carinho, dos sonhos cumpridos...os meus votos de continuação de óptimas férias!

Bem-haja Direcção do PorEsmeralda pelas notícias.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Minha querida princesinha, fiquei muito contente por saber que estás muito feliz no colinho da tua mãe Aidida e com os seus miminhos. Nunca te esqueças que se hoje existes a ela o deves. E a melhor prova de amor que ela te deu, foi entregar-te, aos 3 meses, a quem te podia criar e amar.
Tiveste todo o conforto, alimentação e vestuário, que ela não tinha para te oferecer. Assim, foste criada pela mãe Lina e Pai Luis, "num berço de ouro" e cresceste rodeada de amor e carinho, sem que nada te tivesse faltado. Um dia compreenderás!
Beijinhos e a continuação de boas férias.

Berta

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

"A Princesa transformou uma viagem de comboio numa festa sobre carris." - e o que mais poderia ter sido dito sobre essa viagem...

A Maria da Conceição, como sempré, leu e interpretou tudo o que uma festa sobre carris, proporcionada a uma criança, a Princesa, pode querer dizer.

Basta fechar os olhos e sonhar e imaginar - tudo isso aconteceu.

Que satisfação sabermos que na sua família alargada, alguns adultos se esforçam tanto para realizar os sonhos da Princesa. Que felicidade a que os adultos que estavam naquela carruagem puderam constatar.

E o sonho comanda a vida!...

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara Berta,

Que forma tão singela e simples que usou para resumir em meia dúzia de palavras a vida da Princesa.

E que forma tão séria e sensata de adivinhar o futuro da princesa.

A cara Berta viu e percebeu tudo com uns olhos muito sensatos e um coração cheio de amor.

Bem haja pela sua visão deste caso.

Por Esmeralda

M.Lourdes disse...

Ó Princesa, como tu sabes agarrar a VIDA…
Depois de ler as notícias que a Direcção do teu cantinho (nosso Blogue) nos deu, depois de me sentir contagiada a com a tua alegria, imaginei-te com a sensação de que tinhas, nessa aventura experimentado andar num carrocel na Montanha Russa.
A alegria, o amor que te rodeava, essa emoção toda:
O “Senhor” Comboio a deslizar pelos carris, deram-te de certeza, a sensação de algo de novo que te fez palpitar o coração, mas que nos faz sentir pequenininhos, ao contemplar a paisagem que foi ficando para trás, e o caminho que sempre depressa temos de percorrer para a frente.
Assim é contigo e com a tua vida minha pequenina. Todos estes acontecimentos que dia a dia vão escrevendo as tuas férias, têm um sabor alegre e ao mesmo tempo receoso de experimentar o desconhecido. Mas sentindo tu a proteção dos que tanto te querem e amam, podes dizer alto e manifestar livremente que estás contente.
Lembrei-me há pouco de uma senhora por aqui já falada, e que sabe emprestar à vida uma forma tão linda de a saborear e em certos escritos ela diz assim:
“O Amor (quer dizer tudo o que ter rodeia e faz
Feliz,) é como uma Montanha Russa
Todos temos um pouco de medo,
Mas Vale a pena arriscar,
Porque só a emoção vivida,
Pode ser lembrada”
(Tere Penhabe)

E é assim em tudo, mesmo com um pouco de medo diz alto e a sorrir:

EU QUERO VIVER

“ Eu quero a vida como tem que ser
Onde ninguém teme ninguém
Onde o sentimento de posse
É sempre visto com desdém

Quero respirar sem medo de o fazer
Ter na Natureza uma aliada, uma parceira
Viver com ela em eterna harmonia
Podendo vós acreditar quando eu disser:
BOM DIA !!!”

(Tere Penhabe)


E nesta minha mania das lembranças vou lembrar aqui outra senhora tua amiga: A Sra. Da. Maria a quem na outra madrugada escrevi, mas de certo não me chegou a ler.
Todos os dias não se cansa de dizer que tu és linda e que lhe lembras um Anjo Doce e cheio de ternura


Como se fosses um deus
Muito mais do que um anjo
Que determinas a verdade
E fazes de nós teus arcanjos

Esse teu sorriso quente
Arde como labareda
Chega cá dentro da gente
Como se fosse de seda

E nesse toque suave
Impossível de ignorar
Ele é quase uma carícia
Faz parte do verbo Amar”

(Tere Penhabe)

Continua...

M. de Lourdes disse...

Continuação...
Ó Princesinha até os poetas são teus amigos e falam para ti. Mas não fiques vaidosa, vais sentir-te orgulhosa, por teres tanta gente a pensar contigo…
E repara bem, como a Mãe Aidida , a Mãe Lina e o Pai Luís, e o outro Luís, esses SIM, estão todos vaidosos com a sua Menina e os dias passam a correr, para tanta ternura e tanta coisa nova, que todos estão a aprender.
Depois vamos continuando neste passeio que a caminhar assim, ainda vais, (não digo!)… pode alguém tirar o gosto da surpresa.

E curiosamente alguém que muito estimo me enviou 3 interrogações que me atrevo a partilhar:
(Pensamentos que não serão ainda para tu entenderes) Haverá tempo para tudo…
******* ******** *********
“PARA OBTERES ALGO QUE NUNCA TIVESTE, PRECISAS FAZER ALGO QUE NUNCA FIZESTE”

“QUANDO DEUS, PARECE QUE NOS TIRA ALGO, ELE NÃO TE ESTÁ PUNINDO OU CASTIGANDO, MAS APENAS ABRINDO AS TUAS MÃOS PARA RECEBERES ALGO MELHOR”

“A VONTADE DE DEUS, NUNCA TE IRÁ LEVAR , AONDE A SUA GRAÇA NÃO TE POSSA PROTEGER”
**********

É complicado?

( se a Mãe Aidida ou a Mãe Lina tiverem um tempinho vão poder conversar todas, sobre estas frases que nos levam a parar.)

E para os outros que me lêem, crentes ou não, são apenas pensamentos, que podemos escutar ou não, e passar a alguns amigos, aqueles que entendem a vida como nós, os que nos conhecem, e conhecem as nossas vidas de sorrisos e também de lágrimas.
Enfim todos os que neste percurso a Viver, anseiam por Sinais de Esperança em que queremos ACREDITAR!!!
Não será demais repetir, o que a Sra.Da.Maria (posso tratá-la apenas por Maria?) um dia disse aqui: DEUS EXISTE!!!
E esse Deus não nos abandonará, neste tempo e neste espaço, onde só queremos saborear o Bom e a
Espera do Futuro.
Esse Deus não nos abandonará. Os teus maravilhosos pais LUIS E LINA e AIDIDA e LUIS, e de certo iluminará o pai Baltasar que estando ainda noutro caminho, um dia quem sabe, poderá fazer connosco todos, um passeio delirante de COMBOIO, e sobre os “Carris” da Vida perceberá que a sua Menina merece a felicidade destes tempos de férias que por Ela foram conquistadas.
“O Sonho comanda a Vida” escreve a Mª da Conceição….
Que o Futuro seja um “Comando” que aspire Paz, Sossego e Estabilidade. A cada Um o seu “Cantinho” o seu pedaço de Amor que possa e saiba dar, aceitando que A PRINCESA Já tanto sofreu e tanto de bom merece, como criança e como “filha”, para crescer Inteirinha e de bem com a Vida.
Que ninguém destrua o SONHO, que antes de nosso foi DELA, e COM ELA SE PROJECRA NO FUTURO A ACONTECER!!!

Anónimo disse...

Apesar de concordar com a visão que a comentadora Berta faz desta história, não posso deixar de "ver" o lado do pai, Baltazar. Aquele a quem foi negado o direito de ser pai de Esmeralda. Apesar do teste de ADN e dos meses que demorou a resposta, não lhe retira o direito a ser pai depois das certezas. Baltazar procurou na justiça aquilo que lhe foi negado pelo casal Gomes: o direito de ver e conhecer Esmeralda sua filha. Demorou 6 anos a consegui-lo, deve abdicar em nome do amor? Deve abdicar de ser pai? Deve abdicar da sua menina? Quantos de nós conseguiriamos mesmo em nome do amor?
Eu não. Jamais abdicaria dum filho, em circunstância alguma.

Assim, deixemo-nos de demagogias, em nome de Esmeralda, Baltazar é seu pai, Aidida sua mãe, o casal Gomes será sempre parte da história e passado desta menina. Ponto final.
De futuro, aprendam a respeitar-se mutuamente, uns porque a criaram, outra porque a gerou, outro porque lutou até ao fim pela sua filha e o direito de a criar. Não importa quantos pais ou mães Esmeralda tem, o importante é dar-lhe paz e estabilidade. Agora, não será pedir demais ao pai que abdique da sua própria filha? ...

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (11 de Agosto de 2009 17:34)

Se procurar neste espaço, desde o início, não encontrará nas mensagens publicadas por este blogue, alguma tentativa de menosprezar qualquer dos adultos que fazem parte da vida da Princesa. Também o Por Esmeralda pensa que todos desempenham um papel importante na vida dela.

Também sabemos que em tempos a vida desta menina esteve sob uma disputa na justiça e em que muitas coisas não deviam ter acontecido. Por isso uns foram acusados e outros não.

E para os que estão por fora, como o caro anónimo, como nós e como muitos outros, a justiça gerou resultados, que uns aplaudiram e outros repudiaram. Porque uns pensam de uma forma e outros de outra.

E neste momento, concluídas que estão as contendas em tribunal, há que aceitar as decisões e olhar em frente, pelos superiores interesses da Princesa.

A Princesa está com o pai e está muito bem.

A Princesa pediu à Juíza para ir viver com a mãe e está no direito dela.

A Princesa reconhece em Adelina Lagarto e Luís Gomes, um laço familiar que não pode nem deve ser apagado.

Para concluir: uns concordam com isto, outros não.

O Por Esmeralda aceita a situação actual tal e qual ela se apresenta.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

O comentador anónimo das 17h34, vem numa de "espicaçar" para provocar, mas não serve de nada porque a maioria do povo português sabe que o senhor Baltazar abdicou da filha ainda na barriga da mãe e posteriormente depois do seu nascimento. Só quando a Justiça Portuguesa, passado quase 1ano, lhe bateu à porta, notificando-o de que tinha que fazer o teste de ADN, porque a menina Esmeralda estava registada como tendo pai icógnito, e a mãe dizia que ele era o pai, ele acedeu a fazer o teste. Se aos 3 meses Aidida não tivesse entregue essa menina a família idónea para a criar, porque não tinha meios de subsistência para o fazer, o que teria sido feito dessa criança? Talvez tivesse sido institucionalizada e consequentemente encaminhada para adopção. Aí o Sr. Baltazar perdia-lhe o rasto e o tal "amor" pela filha nunca tinha existido.
É sabido que nem ele nem a sua família reuniam as mínimas condições para lhe ser entregue um bebé com 1 ano. Se tivesse verdadeiro amor de pai, estava eternamente grato a quem lhe criou e educou, tão bem, a filha até quase aos 7 anos. Mas, em vez de agradecer, o senhor Baltazar viu aí uma "fonte de receitas" e exigiu uma indemnização a quem criou e amou incondicionalmente Esmeralda, e que ela considerava como pais.
Agora, o que importa é a vontade da criança, ela tem idade para escolher com quem quer ficar e a Justiça ainda está a tempo de corrigir o erro que cometeu em Dezembro quando a retirou à força da sua cama, da sua casa, e do colo dos que ela considerava pais, para a entregar a um pai, que de pai só tem o nome, e a estranhos.
É esta a verdadeira história de Esmeralda que ela conhecerá um dia e que ficará para eternidade.
QUEM AMA UMA FILHA NÃO A FAZ SOFRER, ACEITA A SUA VONTADE E CONTENTA-SE COM AS VISITAS QUE ELA LHE QUEIRA FAZER.

Augusto Oliveira

Por Esmeralda disse...

Caro Augusto Oliveira,

Tal como o Por Esmeralda, também entendeu muito bem o tom do comentário anónimo que refere. No entanto, nesta altura, não adianta continuar a esgrimir verdades, que goste-se ou não, já aconteceram e nada mais há a fazer quanto a isso.

Vejamos pois o que de momento é realmente importante.

Como se sabe, Aidida, descontente com a siuação familiar da Princesa, requereu o poder paternal da filha. Nesse sentido, o Tribunal implementou várias iniciativas, com vista a avaliar das vantagens dessa possibilidade, uma das quais, muito importante, a possibilidade de mãe e filha poderem conviver num período de tempo alargado.

Este período alargado de férias, tem sido uma porta aberta de oportunidades, para mãe e filha reforçarem os laços que sempre foram muito bons. E assim,mãe e filha, tal como o determinado, têm partilhado de uma intimidade e cumplicidade, que só o tempo e o convívio a que as duas se têm reservado, poderá deixar antever os resultados esperados.

Os olhos, nossos e de muitos outros, também dos avaliadores nomeados pelo Tribunal,têm estado sobre as duas.

Deixemo-las pois partilhar estes dias, numa atmosfera de muita tranquilidade, e aceitemos tudo o que de tão pouco, se pode fazer tanto. Este deverá ser o espírito por estes dias. Mãe e filha merecem-no. Mãe e filha já sofreram muito para poderem viver este momento tão delicioso.

Em que outra situação se pode achar um sentimento mais enternecedor, que entre uma mãe e filha, separadas por atropelos da vida que não pediram?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom dia
MINHA MÃE MINHA AMADA
QUEM NÃO TEM MÃE NÃO TEM NADA

Estou muito feliz com o presente
da nossa PRINCESA quem não conhece
este proverbio antigo,não acham que
a menina devia de viver com Mãe?
até porque o seu desejo é esse,e
porquê? tem por perto aqueles que
ela vê como seus verdadeiros Pais
apagar o passado nunca pode ser
um ponto final isso só serviria
para termos mais uma criança
revoltada,será isso que o Pai
Baltazar quer? eu quero querer que
não, até porque a menina já manifestou a sua vontade,acredito
no PODER DIVINO a vida anda de roda em roda e volta sempre ao
que enporta
PARA MÃE ADIDA NÃO FOI ISSO QUE
ACONTECEU? COMO EU JÁ DISSE UMA
VEZ DEUS EXISTE as coisas acontece
por elas mesmo, viver com Paz e não com rancores tudo é diferente

PARA TI PRINCESA LINDA DESFRUTA
DO AMOR DE MÃE QUE ÉS UMA SURTUDA
TENS DUAS

Senhora D.Maria de Lurdes
tenho lido e li os seus comentários desde já agradeço
a sua generozidade em me elogiar
mas quando mexem com crianças fico muito sensiblisada
ESTE ESPAÇO MERECE TODO NOSSO APOIO
ANA/FILIPA/ESMERALDA TEM MUITOS AMIGOS eu sou uma delas

PRINCESA QUE SEJAS PARA SEMPRE
MUITO FELIZ
Maria

Anónimo disse...

Mais uma vez, e como sempre, os responsáveis pelo blogue mostram a sua paciência, a sua correcção , o seu civismo , na resposta que dá a um sr(a) Anónimo(a) ( 11 agosto 17:34) que teima em vir aqui com textos provocatórios.
Sim, porque essa pessoa sabe bem qual é o ponto de vista das pessoas que adoptaram este cantinho como seu. E que justificam a sua opinião com dados concretos.
Ora, também se sabe que pessoas como esse(a) Anónimo(a) têm pontos de vista diferente.
Mas, o que não está certo é virem para aqui acusar de demagogia e pedir respeito, como se quem aqui comenta não respeitasse sempre tudo e todos. A começar pela direcção do blogue , cuja postura é sempre respeitosa...até de mais...diria eu, que não teria tanta paciência.
É que estes comentários de quem gosta de vir "espicaçar" como alguém referiu e muito bem, soam apenas ao toque bolorento do "bater no ceguinho".

Diz um comentário:

"Agora, não será pedir demais ao pai que abdique da sua própria filha? ..."

Mas ninguém aqui advoga que o senhor Baltazar abdique da própria filha. Embora tenha sido ele mesmo o primeiro a abdicar dela , quando ela e a mãe mais precisavam.
Ninguém contesta que ele seja o pai da menina. E que tem os seus direitos.
A diferença é que os direitos que ele tem não são comuns à maioria dos pais em situações normais.
Porque o seu comportamento inicial ditou o rumo de uma história triste e anormal com as consequências que todos conhecem.
E não nos esqueçamos nunca de que todos os nossos actos têm consequências. Boas ou más. Para nós próprios e para os outros.
Por isso, devemos arcar com essas consequências e não pretendermos que basta passar uma esponja pelo passado, para se readquirirem todos os direitos de que nos achamos credores.

Há apenas um direito que é universal e esse extensivo ao sr. Baltazar : a felicidade de um filho!
E se essa felicidade passar pelo acto de abdicar da sua posse ...isso é respeito e verdadeiro Amor .Porque filho não é objecto de pertença. É um ser com individualidade que apenas pede para ser amado e respeitado como tal.

E é esta mesma postura que as pessoas de bem esperam do Tribunal, que sobretudo respeite esta criança e que tenha a sabedoria necessária para distinguir o que é melhor para ela.
Só e apenas para ela!

Anónimo disse...

Só não se entende como todos os comentários que de um modo ou outro defendem a posição de Baltazar são provocatórios?! Em que medida quem não concorda com a vossa posição de que a menina deveria ficar com a mãe ou com o casal Gomes pretende provocar ou instigar a ódios ou vinganças?
Se este é um blogue que apela ao bem estar de Esmeralda deve reconsiderar todas as posições, ainda as que não lhes agrade. Independentemente de nos colocarmos a favor de uns ou de outros e termos posições contraditórias, a vida é feita de regras, de leis e de justiça. É assim que se vive em sociedade. De nada adianta tentarmos ludibriar as questões. Discordo com o comentador que diz que Baltazar ditou a sua própria sentença ao "rejeitar" Esmeralda ainda no ventre da mãe. Para muitos de nós, mais vale um pai, dedicado a ser pai, embora tardio, que um pai, que embora presente desde o 1º momento, esquece-se de ser pai. São opiniões, valem o que valem, fazem de nós seres humanos diferentes com visões de vida diferentes. Não procuro semear discórdia, procuro ver em todos algo que lhes permita dar a esta menina um futuro mais risonho. Não disfarço com palavras meigas ou respeitosas de modo a ver os meus comentários publicados. Não me agrada a conduta e comportamento dos Gomes no passado, não pretendo disfarçar a minha suspeita de que Aidida nada pretende de Esmeralda a não ser devolve-la aos Gomes. Existe quem como eu, mantenha esta visão. No entanto, também penso seriamente que Esmeralda precisa do casal na sua vida, agora e no futuro. Não seria humano senão o entendesse... Apesar dos erros cometidos, ninguém duvida da seriedade com que criaram e amaram Esmeralda. Relativamente a Aidida, o futuro dirá, quem dá um filho (ainda que o justifique como entender) perde-o. Não é assim que julgam Baltazar? Não assumiu: perdeu todos os direitos, certo? Porquê 2 pesos e 2 medidas?
Abram também o coração ao pai, assim como fizeram com Aidida. Porquê entender a posição de um e não de outro? Porquê perdoar um e sentenciar outro a abdicar da filha em nome do amor?
Assim como os que pensam que Esmeralda está com o pai, tal como deveria ter acontecido há 6 anos atrás, aceitam o casal como parte integrante e importante na vida de Esmeralda, não deveriam alguns comentadores deste blogue (á parte da direcção que demonstra essa vontade) pensar em Baltazar como efectivamente o PAI de Esmeralda e dar-lhe tempo para construir uma relação de afecto?

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (12 de Agosto de 2009 18:06)

Como já referimos, neste caso que se tem apresentado muito difícil de se resolver a contento dos superiores interesses de Esmeralda, Baltazar faz uma apreciação dos acontecimentos que é sua e está no seu direito, Aidida faz também a sua apreciação e a que também tem direito, os Gomes igualmente terão a sua apreciação deste caso e também têm direito a ela, de igual modo o mesmo se aplica ao caro anónimo, ao Por Esmeralda, a pessoas que estão claramente com Baltazar, a pessoas que encontram em Aidida uma solução para este caso e a pessoas que só encontram nos Gomes a chave para o sucesso de se realizarem os superiores interesses de Esmeralda.

Resumidamente, cada cabeça sua sentença. Este é um facto que está bem de ver e não adianta dar umas pinceladas azuis dum lado, rosa de outro, brancas, ou outra cor qualquer, porque na realidade não há duas pessoas que tenham uma visão totalmente coincidente.

Daí aceitarmos por aqui todos os comentários que exprimam preocupação por este caso, sobretudo se baseados nos superiores interesses de Esmeralda.

Falando agora da Princesa – ela continua de férias. Passou o mês de Julho na totalidade com o pai. Não conhecemos pormenores de como as passou, mas chegou à mãe muito bem disposta, pelo que se depreende que tenha tido um óptimo período. Este mês de Agosto está a passá-lo com a mãe e ao contrário do que muitos pensam, a Princesa apenas esteve com Adelina e Luís em duas ocasiões. Quer isto dizer que o propósito de reforçar os laços entre filha e mãe está a correr muito bem. No final de Agosto, terá oportunidade de conviver uma semana com a mãe Lina e o pai Luís.

Desejamos uma continuação de boas férias à Princesa

Anónimo disse...

Cada dia que passa, questiono-me, se vale a pena perdermos tempo com comentários como os que generosamente o PorEsmeralda publicou, no dia 11Agosto 17,34 e 12 Agosto 18,06, escritos por anónimos que visam nitidamente destabilizar, confesso que não vale mesmo a pena porque o tempo é um bem escasso e por isso mesmo precioso.
E isto tudo prende-se com a questão principal que nos traz aqui, ou seja a felicidade de uma criança, em particular e de todas as crianças de uma forma mais generalista.
Depois da euforia inicial para os que viam nesta criança uma forma de vingança, aconteceu com o passar do tempo, que a verdade veio ao de cima, e ninguém por mais que se esforce, (alguns bem que se têem esforçado) pode negar a importância da família alargada, no desenvolvimento emocional desta menina, ou seja ela precisa de todos e ninguém está a mais. Mas urge avivar a memória, pois tanta vez o esquecimento se apodera de alguns, e analisar os tempos actuais com clareza com justiça e evidentemente com amor. Com efeito só a ausência de memória e de valores morais pode levar a alguns comentários que aqui tenho lido, onde umas vezes se defende o biológico e logo a seguir se condena a D.Aidida. Felizmente que essas vozes são raras, claramente minoritárias, face às que proclamam o respeito pela vontade da menina, é preciso respeitar!!!!!!!!!! E nesse campo tenho orgulho nas pessoas que estão à frente deste espaço.
Procurando ter memória, recordo-me daqueles que incitavam o Sr. Baltazar á vingança ao tudo ou nada, lembrando-me os tristes tempos salazaristas em que quem não era por mim era contra mim.
Mas o bom senso e a perseverança foram ganhando espaço e por mais tristes que estejamos com algumas situações a verdade é que continuo a considerar que o caminho percorrido valeu a pena e deve ser um incentivo a que continuemos a abraçar esta causa.
È preciso que os portugueses voltem a confiar na justiça, nós que aqui passamos lutaremos por isso e nesse seguimento lembramos o que todos sabemos: para além de Baltazar apenas a mãe Aidida pode legitimamente pedir a guarda da filha.
Se a menina já manifestou a sua vontade de viver com a mãe, então que a justiça se faça, que os laços biológicos prevaleçam, e os afectivos também. Estas férias da menina com a mãe foram a confirmação que alguns teimosamente queriam negar ao denegrir a D. Aidida e tão culpado é quem calunia como quem se cala face à calunia.
Termino com uma grande frase:
“Não me preocupa os gritos dos maus, mas sim o silêncio dos bons”
Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

“Não me preocupa os gritos dos maus, mas sim o silêncio dos bons” - Está muito certa, mas neste caso, envolvido em particularidades tão especiais, nomeadamente o facto de ter uma princezinha muito jovem no seu centro, valerá mesmo a pena não resistir a pôr os olhos apenas onde realmente importa nesta altura? É em Tomar, onde mãe e filha se revelam a cada dia mais íntimas.

Nestes dias tão importantes, a Princesa guardará para si experiências que ainda não lhe tinha sido possível viver. E se um dia tornar a ser inquirida pela Sra Juíza, poderá apenas confirmar que os seus desejos tinham razão de existir.

E desta vez, embalada pelos carinhos e grande dedicação da mãe, tem conseguido resistir a ir a correr para junto de Adelina e Luís. E o que fica provado é que não foi à toa que a Princesa escolheu ir viver com a mãe.

A nossa Princesa é mesmo uma menina muito doce e muito inteligente.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Ah Grande Catarina! Quem me dera que eu me soubesse expressar de forma tão clara. Se me permite, faço minhas as sua palavras! Daquilo que oiço e do que leio, a maioria do povo português pensa como a Catarina, e foi de forma sentida que se revoltou contra o sofrimento provocado a Esmeralda quando a Justiça a arrancou à força do seu "ninho de amor".
Ana Filipa/Esmeralda, a mãe Aidida, e os pais de afecto bem merecem estas férias retemperadoras de mimos e brincadeiras.
Aidida tem todo o direito de lutar pela filha, ela nunca a abandonou. Tudo o que fez foi no Superior Interesse da sua filha e agora o Superior interesse da sua filha é ficar com a mãe legítima e conviver livremente com os pais de afecto. Sem se esquecer de visitar o pai que tão tardiamente, e a isso obrigado, assumiu a sua paternidade, mas que realmente é o seu pai.
A vontade da menina deve ser respeitada, para que possamos voltar a confiar na justiça!

Um beijinho para a princesa e a continuação de boas férias.

Lidia

Anónimo disse...

Permitam-me um pequeno reparo ao comentário das 18:06.


Diz:
"Só não se entende como todos os comentários que de um modo ou outro defendem a posição de Baltazar são provocatórios?!"

Não é o facto dos comentários defenderem opinião diferente que se consideram provocatórios.
É, sim, o teor e a forma de que se revestem na maioria dos casos.
Nota-se neles uma agressividade mal contida e acima de tudo uma certa crítica e até algum desdém quanto ao tom terno, respeitoso, doce até , com que algumas pessoas aqui se exprimem.

Diz:
"Não disfarço com palavras meigas ou respeitosas de modo a ver os meus comentários publicados"

Será que as pessoas que usam palavras meigas e respeitosas para exprimirem a sua opinião, e , felizmente são a maioria aqui neste espaço, fazem-no para disfarçar algo?
Seremos tão descrentes, tão amargos, tão imbuídos de desamor e intolerância, que não acreditamos ser esse o verdadeiro sentir, felizmente, de muitas pessoas?

Verdade seja dita, analisando os comentários que aqui vou lendo, eu, que nada tenho a ver com o assunto, nem conheço nenhum dos intervenientes, facilmente consigo separar o trigo do joio em matéria de sentimentos expressos.
E é visível que, quem defende expressamente o sr. Baltazar nesta história, fá-lo de uma forma um tanto agressiva, transmite até uma certa raiva contida.
Mas sem razão. Não tem já o sr. Baltazar o que queria?
Agora, "a bola" está do lado da filha. Ela saberá dizer o que quer e cabe a quem de direito decidir.
Ou respeitando os seus anseios ou simplesmente continuar a dar prioridade aos tais acordãos, e às leis frias dos homens, tantas e tantas vezes de duvidosa justeza.

Mas, virem aqui duvidar do sentir de quem se exprime com meiguice e doçura, em vocabulário respeitoso para com o seu semelhante , parece-me uma atitude infeliz e sobretudo muito injusta.
E...não será isso uma provocação?

Anónimo disse...

Efectivamente estas foram as férias, sonhadas, desejadas e merecidas, aquelas em que se estreiraram os laços entre mãe e filha, em que se trocaram mimos, segredos em que o tempo foi de brincadeira de descontracção e onde por certo se solidificou o entendimento e os afectos que dão toda a legitimidade a que a menina seja entregue à mãe, a Catarina disse e muito bem só ela para além de Baltazar pode pedir a guarda da filha, todos sabemos disso e o casal também e como já provaram respeitam a vontade da menina, as directrizes da juíza e estaram sempre disponiveís para contribuir para um crescimento equilibrado da Ana Filipa, aliás não foi isso que sempre fizeram? disponiveis para amar?!
Parabéns Catarina pelas suas palavras e um abraço

Luisa

Anónimo disse...

Costumava saber noticias de Esmeralda pelo blogue Esmeralda-Sim, como os seus fundadores o encerraram, não importa as razões, procurei aqui saber como vai a nossa menina. Não conheço nenhum dos intervenientes pessoalmente. Não me importa quem tem razão ou não. Apenas e sempre me interessei por Esmeralda. Quando entrei neste blogue pareceu-me coerente e apostado na felicidade da menina. A direcção sempre me pareceu serenamente lúcida entre a razão (justiça) e o coração. Quando vejo em alguns comentadores e peço desculpa por citar nomes, como a D. Catarina, vejo o ódio com que retrata um dos principais intervenientes desta triste história, o pai. Até agora, nenhum dos comentadores pró-Baltazar foi insultoso ou desrespeitou este espaço. Não o considero e li atentamente os comentários publicados. Apenas demonstram opiniões diferentes e daí divergentes. Não sou a favor ou contra Baltazar, não defendo nem critico o casal Gomes, não sei que mãe é ou será Aidida, deixei simplesmente a justiça decidir tão frágil assunto. Não tenho competências para julgar quem quer que seja, considero-me neutra, deixando quem de direito o faça. O facto de quando um comentário a favor de Baltazar surge, porque a direcção assim entende, e nada de provocatório ou insultoso contêm, levanta uma série de indignações, faz-nos questionar porquê? Serão tais comentadores que os condenam, os donos da verdade? Pensem seriamente nisto. Não queremos todos a felicidade de Esmeralda?
Sei que posso levantar a dúvida e podem chamar-me "lobo com pele de cordeiro". Acreditem que não o sou. Volto a frisar que não defendo ninguém, não extremo posições e acima de tudo respeito todos aqueles que tem opinião deste caso. Respeito o casal por ter dedicado 6 anos a amar e educar como filha uma criança que não era sua; respeito Aidida pela decisão de entregar a menina num momento tão dificil da sua vida, e respeito Baltazar pela sua luta de 6 anos pelo direito de criar a sua filha. É tão simples como isto. Quem errou mais? Quem falhou mais? Realmente importa agora?
Ou importa saber que Esmeralda é uma criança que tem amor para todos?
Abram este espaço a todas as opiniões, se forem como as que tenho acompanhado até aqui, nada de ofensivo ou provocatório tem. Limitam-se a discordar. Aprendemos tanto com pessoas que pensam diferente de nós, ensinam-nos o significado de uma palavra fundamental: tolerância.

Duma assídua leitora deste blogue, obrigada por me darem noticias da pequena Esmeralda.

Bia

Anónimo disse...

Retomo sempre o fio condutor deste espaço, afastada por uns tempos, vejo pela sensatez das noticias que nos vão dando,que a menina está a descomprimir neste mês de férias,pois é, a vida vive-se vivendo, o amor vive-se amando, e o futuro desta criança escreve-se dia-a-dia, com o afecto da Senhora sua mãe, a quem tantos "bem intencionados" atiravam pedras e pedregulhos, alguns dos quais já lhes cairam em cima.É que na vida tudo tem um retorno.
Boas férias para todos
Dália

Unknown disse...

D. Bia, tenha pena em desiludi-la, mas não odeio o Sr. Baltazar, aliás nem a ele nem a ninguém, na minha vida não há espaço para esses sentimentos. Contudo não concordo com a postura dele, e fico feliz por não merecer a simpatia de algumas pessoas pois só assim me posso orgulhar do afecto de outras. Não gosto de ser consensual, prefiro ser verdadeira.
E para o meu curriculum seria péssimo ter certas pessoas a concordar comigo, teria até de rever a minha postura, felizmente que não corro esse risco.
E como dizia o nosso Raul Solnado faça favor de ser feliz!
Catarina

Anónimo disse...

A verdade custa a aceitar, e a unica defesa que certas pessoas conhecem é atacar os outros, mas a Catarina como sempre respondeu chamando os bois pelos nomes. Porque se alguma coisa aqui tem sido claro não é o ódio da Catarina por ninguém mas sim o amor dela por a Ana Filipa, que se não estou em erro ela até já teve oportunidade de conhecer.
Continue com a sua postura Catarina porque precisamos de pessoas que não desistam!
Celinda

Bianca Elisa disse...

Bem Aventurada seja - BIA - que aqui escreveu no dia 13, ás 17h41.
Talvez porque o seu diminutivo deriva de Beatriz, por natureza tende o fazer os outros felizes e dar uma nova luz ao ambiente que a rodeia. Obrigada pois, pelo seu testemunho, que muito me fez pensar. Essa forma livre, mesmo que diferente e um pouco distante, não a impediu,que no seu espírito
crítico, tocasse nas teclas da verdade e tentásse distinguir o certo do errado.
Talvez que devêssemos pensar todos, um pouco assim. O seu e o nosso pensamento deveria sempre ser fiel á tolerância, e ao apelo ao entendimento.
AQUI, apenas e só por uma criança que Amamos nos devemos reunir.
Se alguém deve ser chamado de
"GRANDE" será ELA - A ANA FILIPA -
- ESMERALDA - PRINCESA - PIPINHA...
GRANDES, são os de coração puro, que mais ou menos conhecedores ou aderentes a esta causa, apenas devem querer que a sua felicidade, seja o HOJE e AGORA, bem como o realizar da promessa de um FUTURO SERENO que a deixe CRESCER.
Agora, passados que são já estes dias de aproximação e vivência Intima com a sua Mãe AIDIDA, apenas desejo que essa partilha de Vida as aproxime e dê a ambas a certeza, de que o desejo expresso pela Princesa, se torne numa REALIDADE concretizada. Que a ternura e convivência, DÊ ás duas esse SIM!!!ESSA LIGAÇÃO, para um Futuro a SOLIDIFICAR.
Ao pai Baltasar, apenas é pedido que se junte aos que de coração sincero apenas querem que esta CRIANÇA cresça INTEIRA E LIVRE nos seus pensamentos e nas suas acções, com ele também, mas na medida mais certa e em Amor que só deve ser: O Futuro num Progecto em Construção que se CHAMA CRIANÇA!
Aos pais de Coração, LINA E LUIS, a quem foi repartido o Último bocadinho do tempo reservado ao reencontro Íntimo, que se renovem e fortifiquem os alicerces, que expostos ao silêncio, continuam firmes. Eles trarão ao cimo o ritmo das VIDAS QUE CRESCERAM EM COMUNHÃO.

Que nenhum de nós, queira estragar com palavras, frases feitas, auto-elogios, palavras de ordem, ódios camuflados, ou apelos um pouco contraditórios, o que neste tempo apenas foi pedido. E a ANA FILIPA FOI E É a maior impulsionadora desta mesmo TEMPO...
O seu pedido aos representantes da Lei, foi-lhe oferecido, apenas neste pouco, ou talvez muito,de experiência que tem sido respeitada e usada por Mãe e Filha, à sua maneira e dimensão.
Vamos entrar, na última semana deste tempo de Alegria, Festa, Troca e Esperança.

Partiremos com Ela para a última "Estação": o regresso ao seu "ninho" protector, aos seus cantinhos, aos seus "cheiros", à sua caminha, aos colos que tanto a amaram e por ela esperam...

Deixemos que o Silêncio nos invada,
Silêncio que nos leve á sensatez de
comunicarmos apenas pelos desejos e pensamentos que sentirmos.
Silêncio que fará parte de tudo o que foi festa a alegria...
Silêncio que trará SURPRESAS E RECOMEÇO...(?)
Silêncio aberto às palavras "mudas" e ao caminho que pode parecer"deserto"(?)

O "SILÊNCIO É DE OIRO" Mas pode e deve ser CRISTAL!...
E porque deve ser imposto:
Ai daquele que teimar em estragar o Sonho Conquistado por uma MENINA
que o desejou e deseja. Apenas o pediu, como qualquer CRIANÇA pede uma SIMPLES FLÔR!!!.....

Anónimo disse...

À gente com "cara" para tudo!
Então a Srª. D. Bia, apreciadora do blogue Esmerada-Sim, conforme demonstra nas suas palavras, e que ía "beber a essa fonte", notícias de Esmeralda, vem agora pedir notícias da menina a este blogue?
Porque não se limita a ler no blogue as notícias?
O blogue Por Esmeralda é transparente! Dá-nos notícias verdadeiras, e faz um constante apelo à concórdia, e à tranquilidade, na defesa do Superior Interesse da Criança. Os seus editores sempre revelaram ser pessoas responsáveis e educadas.Ao contrário do blogue de que a senhora era admiradora que só veículava o apelo ao ódio e à vingança. Onde pessoas idóneas foram constantemente difamadas e achincalhadas, conforme revelam os documentos preservados para melhor prova.
Nunca viu isso? Quem é a senhora para criticar a Catarina? Que nunca escondeu ser uma apoiante da família Gomes, que acolheu, criou, e ama incondicionalmente uma criança, rejeitada pelo pai, e que lhe foi confiada por uma mãe desesperada?
Não conheço a Catarina, mas frequento assíduamente este blogue para saber notícias da menina, e o que posso afirmar é que, aqui, Catarina só tem defendido a felicidade da Ana Filipa/Esmeralda. Felicidade essa que passa pelo convívio com aqueles que ela reconhece como a sua família desde os 3 meses. Não é invenção de ninguém, essa felicidade tem sido testemunhada por muitas pessoas que têm visto a mãe Aidida com a menina, e confirmam que aquele amor é puro e desinteressado!
Também os reencontros com o casal que a criou têm sido testemunhados pelas mais variadas pessoas, quer nomeadas pelo Tribunal, quer pelo cidadão comum que fica enternecido com aquele ambiente de amor que só numa verdadeira família se sente.
Não há margem para dúvidas, há um país inteiro que tem testemunhado, das mais variadas maneiras, a vida desta criança e reza para que ela reencontre a serenidade que lhe faz falta para ter uma infância e uma adolescência bem resolvidas. Só assim poderá ter um futuro promissor e ser uma mulher equilibrada.
Sou Por Esmeralda desde a primeira hora.
Bem hajam!

Maria Lilia

Maria só disse...

A FORÇA DO CORAÇÃO…..
O PODER DA MENTE…..

Tentarei pensar de forma positiva.
Todas as vezes que alguém tente invadir-me com estratégias e pensamentos negativos
Tentarei trocá-los por outros!
Sei que é preciso muita disciplina mental e que a mesma não se adquire de um dia para o outro
É preciso treinar muito. Não quero queixar-me ou lamentar-me, porque se reclamo atraio a carga negativa
de certas palavras ou escritos.
Tentarei que interferências externas e maldosas não entrem nos meus dias, nem estraguem o meu sentir…
Quero livrar-me de comentários maldosos de alguém que porventura está muito deprimido , ou se infiltrou, por razões que a ingenuidade de alguns foi e vai desconhecendo. Por vezes temos receio de que alguém, corra perigo, porque nem todos olham os meios para atingir os fins. Há coisas que são verdadeiramente contagiosas. Atingem o cerne da maldade e são o brindar de afectos e amores desconhecidos e falsos.
E esta dor que dói e nos faz sentir a mágoa de podermos ter sido enganados, é só um alerta, um desejo de acolher, e estar atentos
às palavras simples e não perder o sentido da justiça e da verdade que um dia se tornará clara.


Voltar-me-ei e só, para gente forte e corajosa como VÓS:
ANA FILIPA/ESMERALDA/PRINCESA
MARIA ADELINA
LUIS GOMES
AIDIDA PORTO
LUIS
DIRECÇÂO DO POR- ESMERALDA
(sempre atenta, informada e pronta a
Informar a todos nós)

Não me aborrecerei nem quero dar importância às pequenas e banais coisas: se me irritar, enveneno o meu Corpo, o meu Coração e a minha Mente…
Creio que vou aprendendo que perder tempo com infantilidades que melindram a gente, só trazem doenças e infelizmente já apanhei algumas…
Com verdade, ás vezes “morro um pouco” mas ainda tenho Vida…
Gostava de ter a serenidade suficiente para CONTINUAR…
A ANA FILIPA PRECISA DE MUITA PAZ E MUITO AMOR, MUITA ATENÇÃO E ESTE TEMPO É, AINDA DE MUITA ESPERA…
Convido A LINA, O LUIS, A AIDIDA e com eles a NOSSA PIPINHA A SABOREAREM ESTE PRESENTE ,VIVIDO EM CADA DIA…
Saborear é um acto que interioriza.

OS ANSIOSOS VIVEM SÒMENTE NO FUTURO…
OS RANCOROSOS VIVEM NO PASSADO…
E Curiosamente não perdem um segundo para se auto
Valorizar…

Agora estou certa, de que precisamos ter cuidado, não por mim, mas apenas e só por aqueles que em cima mencionei.

Com eles e mesmo à distância aproveitarei o AQUI E AGORA e farei OS NOSSOS DIAS VALEREM A PENA!!!
É tempo de SOL de PRAIA, de RIO,
É tempo de MAR!...
E a água purifica os que são capazes de deixar de lado as cargas negativas que podem magoar…

OLHAR a Natureza, o Verde, as Árvores que brotam silenciosas , e nos convidam ao descanso, são um apelo ao carinho que nos pode acalmar…

Ouvir Música, qualquer que seja o nosso estilo, faz-nos vibrar de alegria e liberta as emoções…

Ler poesia, romance ou simplesmente brincar e contar histórias ás nossas crianças, é um instrumento libertador…

Tentarei pois, que a rotina não me acomode, que a maldade e a mentira não me sufoque, e que o Medo não me impeçam de TENTAR DE NOVO…

Tentarei realizar, fazendo como sei, dando o que tenho para oferecer, e sendo apenas Aquilo Que Sou!

O MEDO AFASTA-NOS DAS DERROTAS, MAS DAS VITÒRIAS TAMBÉM!!!!!!!!


E eu SEI que A pequena Princesa aguarda no seu coração a Vitória que há muito espera…
Continua em PAZ as tuas férias, minha Princesa dos Olhos Doces...

Anónimo disse...

Se há alguma coisa que me orgulho é na minha capacidade de criar conflito, não conflitos, mas conflito, no sentido do aperfeiçoamento, para poder ir mais longe no rigor das minhas escolhas e das minhas atitudes, não perdi a capacidade de me indignar, perante a maldade a injustiça e confesso a ignorância. Por isso estive com o casal desde o primeiro instante e agradeço a oportunidade de grande Senhor La Féria ter doado a receita de um espectáculo para ajudar o Luis a dar de mão beijada dinheiro aquele pai que tanto ama a sua filha, naquela noite fui uma das muitas pessoas que emocionadas agradecemos a nobreza de carácter daquele homem que por amor prescindiu desse bem maior que é a Liberdade.
E é preciso nos gestos quotidianos, semear, plantar construir, edificar, tecer e ísso que tem sido feito neste mês em que a menina teve a benção de desfrutar do colinho da mãe da atenção do espaço enfim da vida que uma criança deve ter!
E dizer por último a todas as Donas Bias, que vou continuar por cá dizendo não aos becos sem saída deste mundo onde alguns querem atirar a menina.
Porque quem ama pode renunciar e continuar a amar, a dizer ao longo da vida palavras de afecto é capaz de dar sem estar sempre á espera de resposta.
Afinal tudo é possível...Será isto Esperança???????????
Catarina

Anónimo disse...

AMOR DE MÃE
COMO PODE UMA PESSOA COM CORAÇÃO
ficar indiferente ao comentário
de 14 de Agosto das 17;42
muito chocante,e verdadeiro porque
o Amor move montanhas o que eu faria
para recuperar os meus filhos aqueles que eu criei com muitos mimos muitas historias brincadeiras
passeios, li muito para para eles
hoje tenho muito orgulho de ter sido uma boa Mãe

ANA FILIPA/ESMERALDA
começou no berço estes valores
como ela deve estar feliz, em
pensar que está perto do dia
aonde vai rever o seu quartinho
as suas bonecas o seu CANTINHO
PREFERIDO AMOR DOS PAIZINHOS

Como devem sofrer estes PAIS
não mereciam sofrer tanto
eles querem ver a menina feliz
MEU DEUS como eu ficaria se me
acontecesse o mesmo
MUITA FORÇA CASAL GOMES

ESPERO QUE A FAMÍLIA ALARGADA
TUDO FAÇAM TUDO PELA FELICIDADE
PELA MENINA

Maria de Lourdes disse...

“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS”

Não é este o sentimento, não é esta a mensagem
Vivida e transmitida em cada momento de ternura que a nossa comentadora MARIA nos transmite? Na singela mas profunda sintonia que se sente, e na profundidade das palavras doces e ternurentas,
as suas palavras trazem consigo o apelo ao
amor às Crianças por quem se sofre e muito se ama.
É belo, e faz-me lembrar formas e momentos de aconchego onde as crianças procuraram e procuram o meu colo. Crianças e gestos que simbolizam e lembram aqueles que de coração puro são capazes de ser humildes e não só para as
acolher, como para aprender com elas.
Da Ana Filipa, Princesa Nossa, e neste acolhimento que desde há muito nos comove e faz sofrer, apenas persiste o anseio, de ela poder crescer em liberdade e serenidade, junto dos que mais ama, e lhe deram a essência desse amor.
As crianças são inocentes e puras, não guardam rancores nem orgulhos, ódios ou julgamentos.
ESSES? Somos nós todos que os fazemos!.
As crianças choram quando caem e se magoam, ou quando lhes ralhamos e somos injustos, ou quando não entendemos os seus quereres; mas de seguida, e diante de uma mão amiga, um mimo, uma ternura ou um gesto doce, elas reconhecem o Amor de quem É, o seu suporte e seu Porto Seguro.
Mas neste TODO que é o pulsar da Vida há uma certa forma de obediência, e aqui entra o SABER ESTAR DOS PAIS .
OS PAIS DA PRINCESA e como disse a MARIA, ela até parece ser uma” SORTUDA,” pois que a beneficiaram com tantos… E assim podia ter sido, e assim será, se não existisse entre as várias partes o sentimento do VENCEDOR A PREVALECER SOBRE OS VENCIDOS, pelo ajuste da LEI.
Não vou, nem quero voltar ao princípio dos princípios e ao longo dos tempos, respondo por mim e por todos os comentários que já fiz.
Por Ela, por esta criança indefesa e sofrida, cujas marcas ainda não se vêem, mas que se adivinham; se o futuro não for um espaço, de poder assentar a sua vida nos alicerces que cimentaram a sua existência, não tenhais dúvidas, que essas “nódoas” que alguém deixou que se introduzissem, terão repercussões que podem ser graves e injustas ,para o seu crescimento e o seu
futuro em ascensão.
Nunca fechei o coração, ao sonho, de acreditar que o Sr. Baltasar poderá ser um bom ajudante da “obra” que iniciou,( ainda que indiferente) e nesse início, pôs de lado ou tentou ignorar, mas que certamente também ele deve assumir o papel de APRENDER E Perceber qual o seu LUGAR.

O Que É SER VERDADEIRAMENTE PAI.???

Quem sou eu para ter autoridade e responder aos muitos comentadores e Anónimos que aqui se expressam.
Admiro a difícil tarefa da Direcção do Por Esmeralda que se esforça por perceber que como em tudo na vida uns acham que deve ser branco, outros verde, outros vermelho.
Prefiro aceitar a vossa (sua sugestão) e voltar-me
Para essa MÃE , Mãe AIDIDA, de quem tantos se atrevem a julgar de tantas formas.
Mãe que deu a Princesa ao Mundo! ao Mundo que não soube protegê-la e que a levou a entregá-la, nos braços de quem a acolheu. E entregou-a, e confiou. Poderia tê-la deixado no hospital, poderia tê-la maltratado, sei lá, quantas formas conhecemos que nos fazem sofrer e também julgar. Como qualquer um de nós, e ninguém é perfeito, diante das adversidades da Vida, seguimos o instinto e a razão que nos assiste. Aquela, a Mãe Aidida fez o que soube fazer, pensando no bem estar da SUA MENINA.
Abençoada seja porque NUNCA A TRATOU MAL, e abençoados sejam aqueles PAIS LUIS E LINA que tão generosamente a receberam nos seus colos e tudo lhe deram como souberam e puderam.
PAIS Estes que ao longo destes longos meses têm sabido remeter-se ao silêncio e à reserva,
que ultrapassa a crueldade duma obediência que por amor é preciso cumprir.

Continua...

Maria de Lourdes disse...

Nesta união e nesta solidariedade que sempre mexeu comigo, muitas foram as vezes em que no meu imaginário falei “por eles” apenas num desejo imenso de que os seus sentimentos fossem ouvidos e entendidos por todos aqueles que por amor sofrem pelos filhos e por eles são capazes de tanto e tudo suportar.

É ESTE SIM, O VERDADEIRO AMOR DE PAI! E AMOR DE MÃE!

Também, essa atitude de obediência, me leva aqui a recordar, para que não esqueçamos, alguém que para mim e no início me deixou na incerteza.
Houve momentos em que por medo cheguei a pôr em causa a sua actuação, as palavras que eu não compreendia. E porque nesse temer das consequências não percebia de que lado estava ou se estaria de ALGUM LADO…
E essa dúvida leva-nos por vezes à solidão e ao desgaste de querer, mas não ser capaz de acreditar totalmente.
Refiro-me com toda a verdade à Sra. Professora Ana de Vasconcelos, a quem depois de algum caminhar, percebi e acreditei que por certo ela estaria a fazer TUDO pelo Melhor . É que na vida na nossa vida de gente já adulta , podem haver momentos em que nos parece que nada pode escapar e parece que tudo é posto em causa.
“AMOR DE MÃE!” AMOR de AVÓS! AMOR que tanto dói, quando sentimos que os nossos filhos estão a sofrer…
Mas neste pôr em causa, nesta ânsia de tornar a nossa Princesinha longe da distância a que foi sujeita, senti que diante de uma criança, tudo pode ser posto em causa menos Ela. A criança nunca é posta em dúvida, aquela Dúvida que só os grandes sabem ter.
E diante deste pensamento que se tornou certeza
Outras citações me foram dando confiança “A DÚVIDA È O PRINCÌPIO DA SABEDORIA”…
E serenamente acreditei que aquela senhora , com ar franzino e até frágil, saberia conduzir, não para um ou o outro lado, mas SIM O MELHOR PARA A NOSSA PRINCESA, e que o seu trabalho e esforço haveria de dar frutos. Hoje e aqui lhe presto a minha gratidão.
********
Condenações, julgamentos, sentenças, coube ao Tribunal. JUSTIÇA esta por vezes tão estranha aos olhos dos que amam de verdade…
Mas de justiceiros também temos um pouco e isso faz-nos pensar seriamente nos comportamentos que vamos constatando, até por aqui.
Neste tempo, em que uns partem para um descanso merecido e outros já voltaram, este é também um tempo de lembranças:
A Direcção do Por-Esmeralda que sempre nos foi serenando e informando o que aos nossos olhos deveria ser revelado
E assim foi passando o tempo. Aos poucos os de “Coração Puro” como sempre assinalou a Mª da Conceição, foram sem palavras feitas, e sem deixar transparecer aparências externas, foram sim, caminhando como que aprendendo a ser de novo crianças.
A espontaneidade da Ana Filipa, soprou mais forte e tocou de certo a Sra. Juiza .Fê-la recuar UM POUCO, sem ter sido capaz de dar o passo mais longo, igual ao desejo terno e doce que a menina quiz fazer sentir.
Na Vida tudo é talvez assim, e os passos têm o tamanho pequeno da nossa menina. Como encruzilhadas e desafios o “Caminho faz-se Caminhando” e no início destas férias esse pequeno percurso à dimensão dos nossos Olhos, foi iniciado, e mesmo sendo curto, foi e será UM CAMINHO PARA IR MAIS LONGE!!!.
Mãe e filha estão ainda a viver esta aventura do conhecimento e do entendimento
“AMOR DE MÃE” em aprendizagem mas Seguro
“AMOR DE FILHA” a receber da fonte que a deu ao Mundo e a aprender a ser menina pequenina ,
recuando e avançando no tempo num segredo que só ás duas pertence..
E neste Milagre do AMOR ficam por perto aqueles que são o TEMPO, O MODO, O SER MAIS SAGRADO E CONHECIDO QUE A ANA FILIPA CONHECEU.
O SEU NINHO, OS SEUS PAIS QUE TUDO CONHECEM DELA, mas que nesta espera aguardam serenos, e INTEIROS A SUA MENINA, agora mais crescida e com um AMOR MAIS FORTE, porque aprendeu a repartir esse AMOR, sabendo o que pode e deve dar a cada um
Continua...

Maria de Lourdes disse...

Não esqueço o sr.Baltasar a quem tantas vezes pedi que no seu amor, para nós um pouco desconhecido, partilhasse e abrisse o seu coração a uma realidade que NINGUÉM PODE MUDAR.
AMOR DE MÃE- Aidida - AMOR DE PAI-Baltasar separados pela vida, mas com certeza a querer o melhor,e ser fiel aos desejos da Menina Sua que é pertença de todos.
**** ***** ******
Mais longe ou mais perto, também nós com a capacidade e os dons de cada um, fomos fazendo parte desta História de Vida Real.
Os nossos pensamentos partilhados, foram usados como exemplo ou inspiração, na ânsia de transformar vidas, fortalecer uma Causa que tem apenas e Só, o Amor a uma criança e aos seus pais de Coração. Assim foi o início deste encontro, e assim fomos aprendendo uns com os outros, nos textos maravilhosos que contêm o SEGREDO da Comunicação. Muitos são e serão o testemunho vivo de vidas simples e exemplos partilhados. A riqueza literária de alguns, foram fazendo a história e a História da pequena ANA FILIPA/ESMERALDA, está aqui contada, na doçura dos que ternamente a amaram e no contraste com alguma agressividade de outros que se pronunciam fiéis aos seus ideais e curriculuns, na sua forma de estar na vida que escolheram.
Somos diferentes, como diferentes serão as nossas vidas e nas diferenças fomos marcando a nossa forma de Estar na Vida e os valores que teimamos em não abdicar deles.
Neste potencial humano, escrevemos uma história um pouco contada aos bocadinhos, como se de um
Livro de Vidas se tratasse .
Numa noite e num palco onde se representou a Vida de Cristo e a sua Ressurreição. Vida que trouxe a Mensagem redentora da LIBERTAÇÂO, vi um homem pequeno de estatura, com uma voz doce e serena, de olhar meigo e sincero e com gratidão falar para todos os que ali estavam, como que a enviar uma mensagem a muitos outros desconhecidos, e agradecendo disse :
“A ANA FILIPA NÃO PODE ESTAR AQUI, MAS PORQUE É POR ELA QUE AQUI ESTAMOS, UM DIA ELA VAI SABER DISTO E IRÁ CONHECER A SUA HISTÓRIA”
AMOR DE PAI!!! Esse homem chama-se LUIS GOMES….

E assim tem sido: Com quantas palavras desenhámos o Mundo da ANA FILIPA, da AIDIDA, da LINA , do LUIS e do BALTASAR.
Por aqui esvoaçaram os nossos pensamentos:

Re – INVENTÁMOS…
Re – DESCOBRIMOS……
Quem sabe até transgredimos…

SERÁ QUE NOS COLOCÁMOS AO ALCANCE DE TODOS, APENAS NO CAMINHO CERTO QUE SÓ À PRINCESA SE DEVERIA DESTINAR?

Nesta mistura de DOÇURA E AMARGUESA SERÁ QUE UM DIA A PEQUENA PIPINHA A QUEM POR HONRA MERECIDA CHAMAMOS DE PRINCESA VAI DESCOBRIR E ENCONTRAR-SE AQUI, CONSIGO MESMA, E COM A SUA VERDADEIRA HISTÓRIA????

“Deixai que seja ela, criança hoje, jovem amanhã, A sentir que AFINAL VALEU A PENA SER CRIANÇA!!!

.Maria de Lourdes num até sempre!...