sexta-feira, 27 de março de 2009

FINALMENTE ESMERALDA FOI O CENTRO DAS ATENÇÕES

Na reunião de ontem no Tribunal de Torres Novas, Esmeralda foi a protagonista.

Todos os adultos se mostraram colaborantes.

O relatório da Dra Ana Vasconcelos não deixava dúvidas quanto à necessidade de se evitar episódios como o de domingo passado. Era necessário centrar as atenções na menina e apontar os interesses para o bem estar de Esmeralda, e apenas ela.
A Sra Juíza Mariana Caetano, entendendo muito bem todos os esclarecimentos prestados, decidiu como seria de esperar - a favor de Esmeralda.

Corriam-se sérios riscos de, a continuar tudo como estava, haver a necessidade de se recorrer aos Serviços de Protecção de Menores, o que felizmente se evitou, dada o manifesto interesse mostrado pelos pais biológicos.

Esmeralda vai, já a partir de hoje, partilhar dois fins de semana por mês com os pais e igualmente alguns períodos das férias. Nos períodos em que estiver com a mãe, poderá sempre que desejar, conviver sem restrições com Luís Gomes e Adelina.
Estamos satisfeitos pelos resultados conseguidos. Tínhamos consciência que os malefícios causados pela ruptura ocorrida em Dezembro passado teriam que ser reparados.
Deste modo, e no seguimento do que aqui se vinha comentando, achamos estar cumprida mais uma etapa na vida de Esmeralda - o caminho do futuro livre de restrições ao passado.
Desejamos pois que Esmeralda reencontre Luís e Adelina, em ambiente tranquilo, e assim possam resolver as voltas que a vida lhes trocou.
Por Esmeralda

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.
Finalmente,se pensou naquela menina!
Mas há quem como sempre queira arrecadar vitórias,onde a unica vitoriosa foi Esmeralda!

Noutro ambiente,ela vai sentir-se liberta,e voltar a ser livre de fazer as escolhas que quiser.

um abraço.

Anónimo disse...

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) promoveu esta terça-feira a conferência ‘A televisão e as Crianças’ durante a qual, o presidente do órgão regulador, Azeredo Lopes, fez questão de salientar que os Direitos das Crianças “são o tratado mais ratificado de sempre” e apelou aos operadores televisivos generalistas – RTP 1, RTP 2, SIC e TVI para “proteger os públicos mais sensíveis e vulneráveis” que são as crianças.


Professor Marçal Grilo, administrador da Fundação Gulbenkian, espaço que ontem albergou a conferência, confessou ser “um péssimo espectador de televisão” adiantando que só vê “de vez em quando com as minhas netas”. Marçal Grilo, que já foi ministro da Educação acrescentou que “a responsabilidade de educar cabe aos pais, às famílias, mas isto não significa que “a escola e a televisão” desempenhem também um papel na formação das crianças e adolescentes. Vivemos num mundo em que os valores quase desapareceram”, lamentou.

Durante a manhã abordou-se o caso Maddie McCain, Joana e Esmeralda e ainda o de ‘Gonçalo’ (nome fictício) que foi adoptado por um casal de lésbicas. À excepção de Maddie e de Joana, ambas desaparecidas, a identidade das restantes crianças foi preservada, ou seja os seus rostos foram desfocados e as vozes alteradas. “Só há bom senso quando uma criança é vítima. No caso Esmeralda esta criança ainda vai dar muito que falar. Ela luta por regressar ao seu útero que é o pai e a mãe que a criaram”, adiantou Luís Vilas Boas, presidente da Fundação Aboim Ascensão .

José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP adiantou que “as crianças aparecem nas notícias quando são vítimas ou heróis e isso colocamos em dois extremos. O caso Esmeralda é completamente hipócrita. O Tribunal não garantiu a protecção da criança. Ela devia ter entrado por outro lado e não pela porta principal. Foram os jornalistas que decidiram proteger a sua imagem”.

Por sua vez, João Maia Abreu, director de Informação da TVI, acrescentou que houve por parte da estação “uma preocupação de aconselhamento dos nossos advogados e adoptarmos normas de conduta”.

Anónimo disse...

(como se fosses tu,ESMERALDA e contigo sentindo, embalemos o tempo e falemos baixinho para quem
nos ouvir)

********Bem-aventurados sois*******


Bem-aventurados aqueles
Que descobriram nos meus olhos
A necessidade de me OLHAREM com
uma carícia e quizeram VER-ME

Bem-aventurados aqueles
Que verdadeiramente compreenderam
O porquê das minhas "lágrimas"
Transformadas em sorrisos e
"gargalhadas"

Bem-aventurados aqueles
Que não se cansaram de escutar
Os meus lamentos silenciados
Neste andar por aqui a tentar ser
"boa" em tudo e para "eles"

Bem-aventurados aqueles
Que mesmo sem me conhecerem
Me embalaram com a sua amizade e
a sua ternura

Bem-aventurados aqueles
Que me consideram digna
De guardar OS MEUS SEGREDOS
Não AQUELES inventados por outros

Bem-aventurada a MÃE
Que me pôs no Mundo
Porque estou a aprender
Que a Vida é tanta coisa...


Bem-aventurado este novo Pai
Que agora me está a conhecer
Mas terá de estar atento
Para eu não tropeçar


Bem-aventurados OS PAIS
Que me aceitaram e criaram
E com eles vivi um Mundo de
Aventuras
Mas com quem aprendi o que é AMOR


Bem-aventurada a Srª Juiza e
A Drª Ana
Porque finalmente querem
Ensinar-me a saborear a Vida Toda
na alegria das coisas simples


Bem-aventurados aqueles
Que nunca me disseram "ADEUS"
Mas me fizeram SIM Uma promessa:
"ATÉ BREVE"


Bem-aventurados SEREIS
APENAS E SÓ, AQUELES
Que POR AMOR,em palavras,
gestos e acções, me deixarem
Crescer Livre e me saibam ensinar
Que posso AMAR TODOS!!!

Mas deixem o meu coracão SENTIR!!!

Anónimo disse...

BEM HAJA PARA A ESMERALDA.

E PARA TODOS QUE SIMPLESMENTE

SÓ QUEREM QUE ELA SEJA FELIZ..

subscrevo-me : alvaro da florência murraças
27/03/09

Anónimo disse...

Sr. Álvaro,
Não posso calar o eterno agradecimento pelas suas palavras,
mas porque fico sem jeito parece que não sei agradecer.
EU, aquilo que escrevo é fruto do que sinto e que com todos vós fui aprendendo nesta caminhada de mais recuos que avanços, mas que nos impulsionam a seguir com a nossa simplicidade, o nosso sentir e o muito que vamos descobrindo uns com os outros. Este foi e é um ESPAÇO onde a riqueza se traduz em palavras simples, doces, corajosos,
profundos a ricos na voz dos que escrevendo pouco DIZEM MUITO e outros como eu escrevem muito talvez para pouco dizer. A grandeza
deste DAR sem ESPERAR RECEBER está
latente em todos nós e cada um porque somos homems e mulheres livres e com a sua individualidade
própria temos dia após dia tornado
este espaço que É VIDA, num SONHO
que não queremos que adormeça.
Connosco esá o senhor que tão corajosamente tem apoiado a vida desta menina que como não me canso
de repetir e agora mais que nunca:
ELA É E CADA VEZ MAIS UM BOCADINHO
DE TODOS NÓS

Anónimo disse...

Finalmente...alguma esperança!

Esperança para uma criança inocente que tem sido joguete para disputas judiciais e cumprimentos de acórdãos onde a sua protecção tem sido o que menos se evidencia.
Apenas tem valido o ímpeto em ganhar o troféu!
Lamentável!

Esperemos que a srª Juíza que tão pressurosa foi em aplicar essas decisões mesmo com recurso à força...não só, da persuasão... realmente se aperceba de quais são os verdadeiros interesses de uma menina que não tem culpa de ter vindo a este mundo nas circunstâncias que todos conhecemos.

Como mulher e mãe, congratulo-me com a facto da srª Aidida, como ela mesmo diz, ter finalmente sido reconhecida como mãe desta criança.

Sejam quais forem os erros que cometeu e a vida que levou , foi ela que a carregou no ventre , e, sozinha, em situação precária, a trouxe a este mundo.

Algumas fariam coisas mais graves.. como nós conhecemos, infelizmente, por notícias vindas a lume amiudadas vezes.

Sempre encarei o facto desta mulher entregar a sua filha a quem tanto a amou e tão bem a educou, como um acto de Amor , de abnegação!
E sempre me doeu e continua doendo, quando a vejo insultada, difamada, alvo dos mais vis ataques.

Quem assim procede não pode querer bem à pequena Esmeralda.
Não pensam que, fosse qual fosse o seu passado, ela é a sua mãe.
E qual de nós gostaria de ver a sua mãe tratada desta maneira?

Ao menos, por respeito à criança gerada por ela...deveria ter direito a um tratamento, no mínimo, mais humano!

O mesmo se passa em relação ao casal Gomes.
Nunca entendi a fúria com que tem sido tratado.
Envergonho-me por vezes, ao ver tanto ódio, tanta agressividade, tanto apelo à vingança vindo de seres humanos que, como eu, infelizmente, fazem parte desta sociedade global.

Erraram, por isso foram punidos pela lei dos homens da forma como todos conhecemos.
E a maior punição foi o afastamento de quem tanto amam.

Que condenação lhes querem ainda infligir?
O corte total da sua convivência com esta criança ?
Mas é isto que pensam ser o melhor para o desenvolvimento emocional e equilibadro de Esmeralda?
Ou não será apenas o gozo de um ego massajado pela prazer da retaliação?

E nem a constatação , por essas mesmas pessoas, de que estamos perante uma menina maravilhosa, bem formada, inteligente, educada...refreia o ímpeto desses ataques!
Mas alguém com um mínimo de formação moral, pode aceitar a ideia de que uma criança com estas qualidades possa ter sido educada por gente de mau carácter?!?!?!

É impressionante a irracionalidade a que o ser humano pode chegar quando cego por sentimentos tão destrutivos.

Mas...finalmente , alguma esperança.

E como a esperança é a última a morrer, continuemos confiando em que a vida desta menina reencontre o seu equilíbrio emocional nas suas referências afectivas, na harmonia dos adultos que a rodeiam , na tranquilidade de um ambiente saudavelmente propício ao seu desenvolvimento harmonioso rumo a um futuro risonho.

"Finalmente Esmeralda foi o centro das atenções" !

De tudo o que se tem dito, de tudo quanto se virá ainda a dizer, esta simples frase encerra uma verdade que há muito deveria ter sido o principal mote de toda esta contenda.

Que o bom senso e a serenidade levem quem de direito a nunca se desviarem deste princípio!

Mª da Conceição