domingo, 29 de março de 2009

Esmeralda regressou a casa

Acabou para Esmeralda o primeiro fim de semana de esperança e de liberdade. Outros virão, é o nosso desejo.



Se até aqui tudo lhe estava proibido, todos os adultos envolvidos neste processo, com calma e serenidade, encontraram vontade e meios para se avançar em frente, sem perigos, sem receios, que quem luta por amor só pode repartir felicidade.



A Dra Ana Vasconcelos que está incumbida de acompanhar o cumprimento das medidas adoptadas pelo tribunal, acompanhou muito de perto, em permanência, todos os momentos tão importantes vividos por Esmeralda.



Será novamente da sua responsabilidade a elabboração de um relatório, onde se descreva tudo o que aconteceu, e fá-lo-á com certeza, como no último, com muito rigor. Porque este fim de semana maravilhoso, só foi possível pelas apreciações e conclusões por ela apresentadas e melhor interpretadas pela Sra Juíza responsável pelo processo.



Sabemos bem que todos os momentos deste reencontro eram emocionantes e importantes e por isso, todos tiveram muito cuidado em não ferir susceptibilidades a ninguém, mas sobretudo, todos lutaram com muita inteligência pelo bem-estar de Esmeralda e que ninguém duvide, Esmeralda regressou a casa bem e feliz.



Com convicção, desejamos que assim continue, até que um dia, que esperamos breve, todos possam conviver com Esmeralda sem a obrigação de uma monitorização especializada. Nessa altura, já todos os adultos adoptaram as posturas correctas, a pensar em Esmeralda. É que tudo está bem quando acaba bem.



Por Esmeralda

39 comentários:

Anónimo disse...

Graças a Deus que tudo se passou bem. Espero que a nossa Esmeralda possa disfrutar de outros fins de semana com este. Ele esteve muito feliz, que eu vi. Ontem à tarde no café, eu e várias outras pessoas pudémos vê-la muito agarradinha à Adelina. Nós bem sabíamos que as recordações estavam lá todas. E foi tudo tão calmo que ela voltou para a casa dela sem hesitar. Ainda bem que todos os adultos se portaram à altura.
Espero reencontrar-te Esmeralda, muito feliz e bem disposta.

Anónimo disse...

Se vocês soubessem como a menina se agarra ao pai! dá gosto ver a beijoquisse e os miminhos ao colo de um e outro eu vi ninguem me disse
E uma menina com um coração muito grande
É PENA que só agora prive com o pai verdadeiro que é um ser humano fantastico mas que não pôde acompanhar o seu crescimento porque
o Luis Gomes nunca deixou isso é que foi pena

Unknown disse...

Claro, que a menina só pode estar feliz e a felicidade dela será um bálsamo para aquele extraordinário casal que tanto a ama, assim como para a senhora sua mãe D.Aidida.

Unknown disse...

Claro, que a menina só pode estar feliz e a felicidade dela será um bálsamo para aquele extraordinário casal que tanto a ama, assim como para a senhora sua mãe D.Aidida.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (30/3 - 02:06)

Concordamos com o seu comentário e realçamos a frase "É PENA que só agora prive com o pai".

Já aqui referimos várias vezes que temos consciência que Luís Gomes e Adelina podiam, à época, ter tomado outra atitude em relação a Baltazar. Por isso foram julgados e condenados.

Mas pense bem: acha justo que nesta altura, em que já tudo foi explicado julgado e condenado, se continue a lamentar o que correu menos bem?

Não é verdade que a verdade foi reposta?

Baltazar não tem a filha consigo?

Depois deste fim de semana em que Esmeralda reencontrou Luís e Adelina, a menina não voltou satisfeita e feliz à sua casa (Muito excitada como afirmaram)?

Alguém prejudicou o bom acompanhamento que Baltazar está a dar á sua filha?

Caro anónimo, creio que se enganou no local para enviar julgamentos morais, que aqui não se fazem.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quem torce pela felicidade plena desta criança, fica contente por ela poder recuperar um passado que, quer queiramos quer não, foi seu e único.
E ninguém pode viver em verdadeira tranquilidade interior se renegar o seu passado, ainda para mais fazendo parte de uma vida ainda tão curta.

Li com satisfação o comentário do Anónimo da 1:17 e achei naturalíssimo o que diz ter observado.
Para esta menina aqueles foram os seus pais durante quase 7 anos. Para uma criança legalidade ou ilegalidade não lhe diz nada.
São os afectos e a ligação do quotidiano que gerem a sua vida.

Por isso, aquele "agarradinha" é sinónimo de uma reacção normal de uma criança formada no Amor e na Segurança.

O que me chocou foi o comentário feito logo de seguida.

O Anónimo das 2:06 mostra, pela sua intervenção, qual o verdadeira objectivo que move tantas pessoas cuja postura é deveras lamentável : a preocupação de denegrir o casal contrapondo o enaltecimento de Baltazar.

Se não fosse um caso tão sério, pareceria uma guerrinha ciumenta entre crianças a disputar o mesmo brinquedo.

A menina abraça e beija muito o pai Baltazar? Óptimo!
Mas porque não pode fazer o mesmo ao casal ?

Porque querem a toda à força que ela siga o caminho do ódio, da difamação, do repúdio pelos pais que conheceu desde bebé?

Será que pensam que a estrutura mental de uma menina de 7 anos , bem educada, bem formada, é de molde a ser formatada nesses valores negativos, com um simples estalido de dedos?

E são esses valores que querem introduzir na formação desta criança ?

É assim que se formam adultos íntegros e saudáveis do ponto de vista mental, moral e cívico?

Todos que querem o bem-estar desta criança deveriam estar felizes com esta aproximação à normalidade da sua vida, à tranquilidade do seu espírito e ao fluir livre das suas emoções.

Não é truncando uma parte do seu sentir que alguém pode viver verdadeiramente feliz!

Viver refém de emoções proibidas e de sentimentos contidos é um inferno, gerador de conflitos interiores que nada contribuem para o bem-estar do ser humano.

Se dizem que Esmeralda sabe o que quer, que ela é que deve decidir, deixem que isso aconteça.
Mas então aceitem as suas decisões e a expressão do seu sentir... sempre!
Não só quando estão de acordo com o rumo que querem dar ao caso.

Não é o coraçãozinho dela que a deve guiar?
Então deixá-la guiar-se por ele.

De que têm medo?
Não é esta pequena Esmeralda , como dizem, "uma grande mulher?"

Que o seu coraçãozinho de "grande mulher" se aquiete e tranquilize, porque, como já sentiu este fim-de-semana, o Amor continua a jorrar em torrente por quem nunca o deixou de sentir por ela.

E é tão bom ser amado por tantos!

Tristeza é pensar que há tanta criança que nem um "niquinho " desse amor tem na vida!


Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

Apreciámos muito a sua interpretação aos acontecimentos do último fim de semana.

Efectivamente, passadas as emoções da altura, restam os afectos que nos ajudam a viver felizes, sem mágoas e a olhar em frente sem receios.

Além de tudo o mais, Esmeralda, portou-se lindamente, compreendeu tudo muito bem, pediu para ver a Adelina e o Luís e viu e matou as suas saudades e na hora de regressar a sua casa, voltou feliz e bem disposta. Ela, tão jovem, já entendeu que faz parte de uma grande família, em que todos a amam muito e de tudo o que se passou e como se passou, também percebemos, tal como se diz no texto da Petição - Esmeralda tem amor para repartir por todos. O amor é um sentimento que não se mede ou quantifica, apenas existe e dá-se.

Muito obrigado por complementar duma forma tão lúcida e afectuosa os nossos comentários.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa tarde!...

Estão de Parabéns quem dirige este blog.

É muito gratificante visitar este cantinho onde se fala de Esmeralda, do seu bem estar, da sua felicidade, do amor que todos sentem por ela, pondo sempre a menina em primeiro lugar.

Gostei de saber que Esmeralda se encontrou com os pais afectivos, acompanhados pela Mãe Aidida e pela Drª Ana e que tudo correu bem, a pesar de muito criticadas, Aidida e a Drª Ana são "no meu penssar" as pessoas que mais
protegem e ajudam a menina a reencontrar o seu caminho para um futuro feliz.

Ao ler as notícias gostei de saber que o srº Luís não prestou declarações aos jornalistas, foi o melhor que fez,o que se passou dentro da sua casa só a eles, à Aidida e à Drª Ana diz respeito.

Se fala é acusado que fala de mais, se não fala é porque as coisas correram mal ou anda a tramar alguma, por isso o que fica por dizer é o melhor.

Desejo tudo de bom ao Casal Gomes, Aidida, Baltazar e principalmente a Esmeralda e que todos eles em conjunto contribuam para que Esmeralda cresça livre e feliz, rodeada de todos e sentindo o amor de todos

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns a Esmeralda pelo reencontro com os seus pais do coração. Quero também cumprimentar e dar o meu apoio à direcção deste blog pela forma elevada e positiva como encaminha este espaço.

É bom ler e comentar num espaço onde se apregoa o amor, a compreensão pelo proximo e onde os reais interesses de Esmeralda são tidos em conta.

Que diferença que faz dum outro espaço onde só se destila ódio e levanta boatos contra os Gomes..(basta ler a ultima obra de ficção...)

È dificil ler certas coisas e não descer ao nível deles mas vocês tem-no conseguido e como tal merecem parabéns.

Maria de Lourdes disse...

Amigos,
Este silêncio permanece num pequeno
mistério: Dos vários comentários que escrevi, ao longo de ontem e de
hoje de madrugada e durante o dia,
sem perceber porquê desapareceram no ecran do computador.Fiz várias
pesquizas e entrei em muitos sites que desconhecia.Curiosamente o meu email aparece em muitos lugares, sem eu nunca lá ter estado.É só um
alerta. Como já disse não temo por mim, mas talvez para onde enviei hiperligações e de onde recebi recomendações em nome de outros,alguém com responsabilidade
talvez se tenha ou seja cumplice de
outros cantos e terei de estar atenta.
Mas não desisto de ser EU e nestas
últimas horas muita coisa me assaltou o pensamento. Estou sim apreensiva, e um pouco triste.Mas neste assumir de uma causa que a todos nos uniu, a nossa pequenina preenche os meus pensamentos e nesta procura de ir ao seu encontro
agora já no canto para si destinado, e junto daqueles, que apenas conhecemos no exemplo das suas palavras que muito expressam, procurei em jeito de poema partilhar com a minha amiga Cinda
um pouco do que em nós guardámos e do pouco que soubémos, mas que chega para Dar Graças aos que com serenidade o permitiram

Para TI minha doce pequenina....

******O Sonho que em mim ficou****


Tenho saudades de Ti
Na procura que encetei
Tenho saudades do tempo
Em que corrias ao vento
E em tudo Acreditei


Tenho saudades do Ontem
Da ingenuidade perdida
Tenho saudades do Sonho
Neste Mundo a que me oponho
Tenho saudades da Vida

Quem quer procurar no vento
O que a Vida te levou
Quer ser dono do teu tempo
E transformar num lamento
O Sonho que em nós ficou


Julgo ser este o sentir de todos nós. Aqui já foi maravilhosamente
transformado em palavras os sentimentos e a Côr do Branco que
vestimos.
Ouvir outras vozes só destroi a alegria e a esperança que alimenta a nossa capacidade de: AMAR a nossa
Doce menina de olhos negros e cabelos ao vento...
SER SOLIDÁRIO e apoiar seus Pais de
coração, que tão cruelmente são caluniados...
ABENÇOAR a sua MAE AIDIDA Mulher e
Mãe que incomoda tanta gente,porque
na sua simplicidade sabe o que foi
ser mãe entregue a si mesma.
Dar Graças pela atitude discreta e cooperante do seu pai Baltasar e desejar que ele se fixe apenas na sua menina com quem tanto tem ainda
para aprender e se afaste das vozes
e conselhos disformes e desumanos que com insistência o tentam aliciar.
Dar Graças porque a Sra Dª Ilda tem sido capaz de permitir à nossa doce menina que em comunhão se cruzassam e serenamente fosse o seu
apoio.(Diz-nos a experiência da psicologia da vida que quando uma criança sofre uma perda em especial a sua mãe tem necessidade de no seu inconsciente a tantar substituir.Ilda foi pois a escolhida por Esmeralda/Ana Filipa
e a ela deve a razão da sua honestidade onde não havará lugar para traições ou mentiras.As crianças percebem muito bem todos os que as rodeiam e entendem os seus jogos mais ou menos transparentes...
O Ruben é um companheiro de jornada
possívelmente com marcas semelhantes e no seu percurso um pouco igual, se entenderão...
A este conjunto se chama TER MUITAS
FAMILIAS NUMA SÒ, que com dignidade
poderão crescer respeitando-se cada
um na SUA INDIVIDUALIDADE PRÓPRIA!
O CAMINHO Começou agora a percorrer
e a serenar os que porventura sintam que o seu "amor próprio" parece ficar beliscado.
Deixai que essa doce menina de olhos Castanhos e cabelos ao vento
vos ensine a conhecer cada UM mas
DEVAGAR e indo vós a seguir o seu
percurso.
Já aqui disse uma vez e posso repeti-lo porque assim o senti e
sinto. Quando no nosso tamanho de gigantes diante de um BÉBÉ pequenino lhe estendemos o nosso dedo e a nossa Mão, não somos nós que lhe damos a FORÇA! Reparai que
eles se inclinam e é deles que a FORÇA NOS VEM.
Quantas mães dizem isto por outras
palavras, quantas mães sentem esta Força e alimento....
Sejamos MÃES E PAIS dando-lhe aquilo que cada um souber...
Há tantos meninos que apenas conhecem o abandonam e nunca ouviram nem tiveram quem os protegesse com AMOR GRATUITO.!!!
É este o meu apelo...
Quem quizer trilhar outros caminhos
é livre de pelo menos deixar que a Liberdade de uns não toque nem impeça o caminho de LUZ para seguir EM FRENTE!!!

Unknown disse...

Maria de Lurdes,
Enquanto houver pessoas como a senhora, é possível acreditar num mundo mais justo, fraterno e solidário.
Concordo com alguém que disse que o melhor é o luis gomes nada dizer, faz-me lembrar a história do burro do rapaz e do velho. mas o que interessa é que a menina vai por certo saber separar o trigo do jóio. Uma palavra de apreço para a mãe que mais uma vez se preocupou e respeitou a vontade da menina. è que volto a lembrar a D.Aidida, não abandonou, nem maltratou a filha entes pelo contrário já deu várias provas do seu amor.
Para a direcção do blogue a minha admiração, como dizia a minha mãe: tiro-vos o chapéu.

Anónimo disse...

Boa noite!...

Passei pelo blogue de apoio ao Srº Baltazar para vêr se lia alguma notícia sobre Esmeralda e como a menina estava, depois do fim de semana em que se reencontrou com o seu passado.

Mas notícias da menina não li nada a não ser a que dizia que tinha regressado a casa com o mesmo nome e excitada, o que me leva a penssar que se tivesse corrido mal as notícias não faltavam, por isso só tenho que vos dar razão quando aqui disseram que "Esmeralda regressou a casa bem e feliz".

Nos muitos comentários que li no dito blog "difamando tudo e todos" o que mais me chamou a atenção foi um que dizia: " Passei pelo blog da MÁLINGUA e eles perderão o piu".

Pergunto Eu... Blog da Má Língua este?

Se o caso que aqui se trata não fosse tão sério eu teria rido muito, mas mesmo muito, mas neste momento só me apetece dizer... "Os cães ladram mas a caravana passa"

Uma boa noite de descanço para todos.
Lita

Anónimo disse...

Reina a calma e a serenidade por estes lados.
Sinal de que as pessoas que aqui costumam intervir só o fazem quando sentem necessidade de dizer algo que lhes vai na alma, mas coisas que realmente traduzem um sentir cordato, afectuoso, racional.

Gosto de ir pesquisando e lendo o que por aí se diz e se escreve e continuo a constatar o horror de tanta maledicência, tantos insultos , tanta provocação gratuita contra o casal Gomes, e agora extensivos à própria pedopsiquiatra drª Ana Vasconcelos!

É difícil, para mim, imaginar tanta raiva, tanto mal-querer dentro de um ser humano.

É incompreensível a irracionalidade com que se "atiram " às pessoas com o objectivo único de um gozo sádico e triunfante.

Desta criança, a única coisa que "exigem " é que renegue quem a criou.

A Baltazar apelam a que não deixe a filha aproximar-se do casal.

À médica envolvida atribuem parcialidade em paga de favores, a pender para o casal Gomes.
E até de bruxa velha já foi "baptizada"!

E, ao observar tudo isto , dou comigo a pensar :
- E a pequenina Esmeralda ? Como fica no meio de toda esta amálgama de sentimentos tenebrosos?

Tenhamos esperança que Baltazar se demarque deste tipo de apoios.

Mas, ao mesmo tempo, porque não tem ele uma palavra a dizer a essas pessoas que tão lamentáveis intervenções fazem ?
Será que ele se sente bem ao ser envolvido em tal ambiente ?

Pede-se serenidade e bom senso aos adultos envolvidos.
Mas também é importante que quem os apoia não continue "a lançar achas para a fogueira".

Aqui, neste espaço, sente-se essa serenidade, esse bom senso.
Que diferença de posturas!

Aqui, quando o silêncio fala, é o desejo do bem-estar da pequena Esmeralda que tem a palavra !

Nada mais merece importância!

Por Esmeralda disse...

Caros Anónimos (22:59, 23:04)


Como poderá estar Esmeralda?

Bem, como é óbvio. Depois de um fim de samana como o que lhe proporcionaram...

Baltazar confirmou hoje pela manhã, através das vias recomendadas, que a menina está calma e tranquila.

Isto significa que os efeitos do reencontro com o casal Gomes, que assustaram algumas pessoas, mas muito poucoas por acaso, serão mais um ponto dos progressos alcançados, a ser tratado com o rigor conhecido no relatório da Dra Ana Vasconcelos.

Esmeralda está bem - é o que realmente é importante e o que nos deixa a todos cada vez mais tranquilos, quanto a tudo aquilo em que sempre acreditámos e que por sinal não estávamos enganados.

Quanto a todo o resto que não diga respeito aos bons efeitos sobre Esmeralda, dos maravilhosos progressos que se conseguiram nos últimos dias, são apenas efeitos desviantes de atenção, para quem não pode falar desta grande felicidade de Esmeralda, para a qual todos contribuímos um bocadinho.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom dia !

No dia dedicado às mentiras, saber de uma verdade tão gostosa é deveras gratificante!

Esmeralda está calma e tranquila!
E, acrescentaria eu, decerto mais feliz, mais aconchegada, mais rica afectivamente!

Os seus medos desvaneceram-se ao reencontrar o amor e a dedicação que talvez pensasse ter perdido.
Como deve ter ficado aliviado o
seu coraçãozinho!

Desejamos e esperamos que daqui em diante esse coração possa ficar cada vez mais cheio a transbordar de tudo o que fará dela uma criança muito feliz: Amor, Alegria, Confiança, Tranquilidade!

Quanto aos tais efeitos desviantes, que não passem disso mesmo e se desviem para bem longe dela .
Para a pequena Esmeralda só um caminho a direito, rumo à felicidade que toda a criança merece!

Nada de atalhos lamacentos e obscuros que apenas servem para desnortear quem quer chegar com determinação e sucesso ao fim da jornada!

Com o empenho de todos quantos lhe querem verdadeiramente bem,acredito que Esmeralda irá trilhar um caminho seguro e firme que a conduzirá em direcção a um futuro maravilhoso!


Mª da Conceição

Anónimo disse...

Citando mais um artigo de opinião muito bem formulado e com as dúvidas e receios que também nós partilhamos:


EDITORIAL
Esmeralda e a sua overdose de pais
01 | 04 | 2009 11.59H
O caso de Esmeralda não é só caso da Esmeralda. O que se passa com esta criança norteia comportamentos futuros, nomeadamente em situações de divórcio, e é, desconfio, a ponta visível do icebergue do direito de menores em Portugal. É, também, uma fantástica oportunidade de observar o que vai na cabeça de muitos dos nossos concidadãos, que através dos seus comentários em sites e blogues destilam ódio e parcialidade.

Só encontro explicação para o fenómeno nas palavras do psiquiatra Pio Abreu, que há dias escrevia no Destak, que há pessoas que procuram desesperadamente alguém a quem odiar, porque, ao acordarem a sua raiva, sentem-se vivos, mesmo destruindo tudo à sua volta. Ou seja, só bons motivos para não deixar cair o caso.

Esmeralda foi passar o fim-de-semana com a mãe biológica, aquela que a entregou ao casal Gomes e se empenha em que lhes seja entregue, alguém que a criança reconhece como pertencendo à sua família de origem. Ora, depois de se ter negado a ver os pais afectivos, quando estava com Baltazar, o seu primeiro pedido foi de que Aidida a levasse a estar com eles!

Aliás, o relatório da pedopsiquiatra já afirmava que a recusa em rever o casal resulta de «uma forma de protecção piscológica para evitar experiências afectivas dolorosas e desorganizadoras do seu equilíbrio mental.» Ou seja, Esmeralda, colocada entre a espada e a parede, limita-se a lutar pela sua sobrevivência mental.

Em casa dos Gomes recusava o pai biológico, em casa de Baltazar recusa os pais afectivos, temendo desagradar àqueles a quem está entregue, escondendo o seu sofrimento e os seus sentimentos (até da pedopsiquiatra). Se isto não é uma criança em risco, o que é uma criança em risco?

Mas, enquanto isto, o tribunal divide a sua guarda apenas entre os pais biológicos, ambos ausentes da sua vida durante sete anos, mesmo que por razões alheias à sua vontade. Escudando-se, imagine-se, no «querer da menina». O que Esmeralda precisa é de adultos que decidam no seu interesse. E só no seu.

Isabel Stilwell | editorial@destak.pt

Anónimo disse...

QUOTIDIANO
Os maus sentimentos
27 | 03 | 2009 08.24H
É próprio da natureza humana que os bons sentimentos sejam efémeros e molengos, enquanto os maus duram e mobilizam. Quem alcança um desejado bem fica alegre por algum tempo, mas logo quer mais e mais. Mesmo que a alegria seja contagiante, esse efeito é fugaz. É bem possível que essa insatisfação básica do ser humano o tenha levado a conseguir o que já conseguiu: o impossível.

Ao contrário, os maus sentimentos perduram. A inveja, o ódio, o ciúme, o rancor, o ressentimento podem dirigir as acções de uma vida inteira. E mobilizam tanto mais quanto os seus detentores se negam a aceitá-los, que é o mais frequente. Neste caso, basta que se lhes apresente alguém a quem odiar para que logo exprimam a sua raiva que asseveram justificada. É por isso que os maus sentimentos são explosivamente contagiantes.

Quem acorda a sua raiva sente-se vivo de novo, nem que seja para encetar um ciclo destrutivo. A raiva gera destruição que, por sua vez, gera raiva em círculo vicioso. E todos exultam por se sentirem vivos. Quer isto dizer que a raiva tem procura e é, por isso, um valor de mercado.

É sabido que a raiva e a acusação gratuita semeiam o desastre. Mas que importa, se têm audiência? Dão pouco trabalho e pagam-se bem. É por isso que se perfilam tantos acusadores nos meios de comunicação social, e que alguns jornalistas competem por ser o Grande Acusador. É apenas por isso. Desenganem-se aqueles que pensam que é por razões pessoais.

J.L. Pio Abreu

Anónimo disse...

Tal não é o medo da páscoa estar aproximar,mas de que tem medo???Será que é possivel tendo a menina pai e mãe quererem que ela prive só com o pai e deixe a mãe de parte??como se isso fosse bom para o crescer da menina,será esse triunfo de algus adultos acharem quererem o bem e felicidade para esmeralda??nesta altura ate os traços da mãe vem á baila,mas!!o pai já foi fazer os testes dele???de que tem medo???A Esmeralda tem e deve conviver com pai mãe e até casal com todas as pessoas que le querem bem,ela só agradece e será feliz,será por tanto ódio,veneno e vingancas que querem tirar uma mãe de uma filha sem pensar no mal que fazem...á propria crianca?tudo vale par triunfarem estes adultos...desejo que esmeralda passe dias tranquilos junto da mãe na altura da pascoa e com todos aqueles que ela quiser ter por perto é tão bom propocionar momentos de felicidade a uma crianca...

Anónimo disse...

Bom dia,

não posso deixar passar este momento na vida de Esmeralda sem lhe deixar um pensamento, um desejo: pequena Esmeralda tem coragem! Nos teus pequenos 7 anos de vida, já ensinas-te mais aos adultos do que às vezes aprendemos numa vida inteira... no teu coração há amor para todos!
Apesar de me ressentir (eu pessoalmente) em desfavor dos Gomes, acredito que Esmeralda lhes queira bem, assim, Baltazar é-me superior ao deixar a sua filha voltar ao convivio de quem a tanto privou. Parabéns Baltazar, muitos de nós não eramos capazes de tal...
Quanto a Aidida, desculpem-me, mas não creio, não acredito que nutra qualquer sentimento pela menina, afinal sempre afirmou que a queria para a poder voltar a dar, não é assim? Julgo que o único sentimento que move esta sra. é o desejo de ver Baltazar humilhado, desejo de se vingar por quem dela duvidou, mas esta é somente a minha opinião.

Para ESmeralda o desejo que seja feliz, com paciência, um passo de cada vez!

Obrigada.

Ana Ferreira

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Ferreira,

O seu comentário a pensar em Esmeralda tem alguns pontos a salientar, como:

- " ..no teu coração há amor para todos!" : Grande verdade esta e provada no último fim de semana e presentes dias.

- "Parabéns Baltazar, muitos de nós não eramos capazes de tal..." : estamos totalmente de acordo porque, por um lado, Baltazar comprova a sua grande vontade de criar a filha e preocupado com o seu bem-estar, está a cumprir os preceitos estipulados pelo Tribunal. Seríamos capazes de esquecer as ofensas de que acusa os Gomes? E pela felicidade e bem-estar da filha?

- "Quanto a Aidida ..." - Alguém imagina o que pode ir no coração de uma mãe que o entrega a outros para o criarem? Nós não!

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Mais um lúcido e sensato texto da drª Isabel Stilwell!

Quanta verdade nele se encerra!

Escrito por uma pessoa isenta mas atenta a estas questões, é um manancial de palavras sábias e ideias sensatas , sobre as quais todos nos devemos debruçar e delas tirar ilações quanto a este e outros casos relacionados com os Direitos das Crianças.

Mostra, também, que continua atenta ao percurso da pequena Esmeralda.

Parabéns, drª Isabel Stilwell !

Anónimo disse...

Hoje assisti a uma lamentável intervenção de um jornalista no programa da tvi "você na tv" .

Numa rubrica enunciada como crónica policial, hoje , a maior fatia dessa crónica foi dedicada a denegrir a imagem da mãe de Esmeralda.

Pôs-se em causa a sua capacidade para conviver com a filha durante fins-de-semana e férias, trazendo à baila um relatório psicológico que lhe é desfavorável.

Enquanto ouvia o programa pus-me a pensar : não seria também razoável que se fizessem testes desses a jornalistas que têm o triste objectivo de apenas ali estar a denegrir alguém, usando para isso relatórios do foro pessoal ?

Que jornalismo é este ?

Estas pessoas não terão mãe?

Esta criança, que se quer convivendo e amando todos que lhe são próximos, ficará feliz ao tomar conhecimento do que se diz em plenos programas de entretenimento sobre aquela que lhe deu o ser???

Salientava-se o facto do Tribunal "obrigar " a menina a conviver com Aidida que era uma desconhecida....então e quando foi entregue definitivamente a Baltazar ? O que era este para a criança? Não era igualmente um desconhecido?

E...a propósito, já que o enfoque eram uns célebres testes, porque nunca fizeram os mesmos testes ao pai da criança ? Devia ser obrigatório, para que se pudesse aferir da capacidade não só de um ,mas dos dois progenitores.

Enfim...mais um triste episódio com o único objectivo de achincalhar uma mulher que um dia se viu numa situação extrema e cujo comportamento não nos cabe julgar porque, felizmente, nenhum de nós passou por situação semelhante.

Anónimo disse...

Obrigada à direcção do blog por nos ter dado notícias de Esmeralda.

Gostei de saber que a menina tem passado a semana calma e tranqúila.

Hoje vi na TVI os comentário do jornalista Hernâni Carvalho sobre o "Caso Esmeralda". falou muito sobre a Dª Aidida e o quanto discorda da menina ir passar dias com a Mãe, mas o que me admirou foi nunca ter mencionado a visita da Esmeralda a Torres Novas, conhecendo a posisão do Srº eu estava mesmo à espera que ele falasse que também era contra essas visitas , mas nem no assunto tocou, o que me dá a entender que a visita da menina ao casal que a criou correu mesmo muito bem e deixou a menina muito feliz,porque senão este Jornalista que sabe tudo sobre Esmeralda não teria omitido o assunto.

O que o Srº disse no fim foi que ninguém, mas mesmo ninguém penssa na criança.

Anónimo disse...

Eu estanho demasiado na reunião que houve acerca da visitas entre as partes,o pai ter aceitado enclusive até fez declarações como eu pude ler nos jornal que só tinha que aceitar e que mãe é mãe,e já sabia que a menina ia de férias de pascoa com a mãe,e agora tanto alarido envolta das visitas para tentarem que isso não aconteça,para isso nem que tenham que achicanharem a mãe e claro está!o casal...mas a menina não está com o pai??embora devia de ser noutras condições...não obrigada como se sabe,agora até dizem que a menina vai obrigada para a mãe e não quer ver o casal...será que estão obrigar a Esmeralda a mentir,esconder seus sentimentos e até ter dupla personalidade??será que o pai vai gostar??deixá-la livre para pensar e izer que gosta de todos e que quer estar bem com todos,acreditar no que se fala não é estranho a menina dizer que não quer ver o casal e na primeira opturnidade é o que ela mais deseja!longe do pai!se calhar até a psicóloga lá sabe muito bem porque é prefirivél ela não falar com o pai pelo telefone enquqnto está com a mãe,será que não é o bem estar dela que está em causa?!porque se metem adultos ofender,difamar,mentirem em prol somente para sua satisfação pessoal que é a VINGANÇA!!hoje comentei quatro vezes noutro blogue que fiquei na duvida se são apoiantes do pai da menina ou por interesse a Esmeralda,a verdae é que não encontro nenhum comentário feito por mim...porque será?apenas sou a favor da menina,porque sei que o casal errou 1 pouco pelas razões que sabemos,a mãe errou 1 pouco,mas e o pai??não foi o primeiro a errar??!!estão á espera que a menina se torne revoltada com o passar dos anos!que bom que seria que todos se ficassem bem todos PORESMERALDA e ela rodeada de tudo quanto é belo para uma inocente criança que 1 dia será mulher e tirar as suas proprias conclusões...era tão bom que assim fosse todos PORESMERALDA!!

Anónimo disse...

Finalmente que encontro o blog de apoio ao casal Gomes. Estava farta de procurar e como nem sabia o nome, estava difíçil. Já li muita coisa e também os comentários e a diferença de linguagem entre este blogue e o Esmeralda-Sim é chocante. Naquelo espaço utiliza-se uma linguagem ordinária e carregada de ódio que ofende qualquer um. Pobre criança que tem de se sujeitar a conviver com pessoas com pouca educação. Espero que esta história tenha um final feliz, que na minha opinião, passa por a criança ficar a viver para sempre com aqueles que a criaram e os únicos que ela conheçeu como "PAIS". Não desistam de lutar

Anónimo disse...

Cara direcção do blogue:

compreendo a vossa posição no que diz respeito a Aidida. Não sou isenta no que diz respeito a essa sra. A minha opinião (como sempre referi) é unicamente a minha opinião. Creio, de facto, que Aidida não é mãe no verdadeiro sentido da palavra, no caso é mesmo mãe biológica, como sempre apelidarem Baltazar.
Citando-os : "Alguém imagina o que pode ir no coração de uma mãe que o entrega a outros para o criarem?"
Bem... todos sabemos o que aconteceu, uma entrega a uma intermediária sem conhecer pessoalmente o casal, sem autoridades ou Seg. Social envolvida, etc. E se por mero acaso o casal não tivesse cuidado bem de Esmeralda, se a tivesse "traficado", abusado, mal tratado? E se? E se?
Todos temos uma opinião concreta sobre este caso, não somos juízes (a não ser de bancada ou "teclado") e ainda bem, a esses deixamos as leis e sua aplicação. Com isto, quero apenas que reflitam se Aidida, neste momento, é importante para Esmeralda, será?
Uma "coisa" é um pai que luta durante 7 anos pela filha.
Outra é uma "mãe" que nada faz por essa filha...
Porque não lutou Aidida pela sua inclusão na vida da menina quando a sua própria vida melhorou, mesmo que isso não implicasse retirá-la ao casal Gomes? É uma pergunta pretinente de qualquer mãe...
Digamos que Aidida não desperta qualquer sentimento ou instinto maternal, serei só eu que assim penso? Não interessa. O importante é a vivência, o dia-a-dia, isso o dirá.
Oxalá essa sra. me consiga "calar", era bom sinal para Esmeralda e o seu futuro.

Obrigada.

Ana Ferreira

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Ferreira,

Neste espaço de reflexão séria, nunca ousámos ou ousaremos, agredir de alguma forma o carácter dos adultos que fazem parte deste processo.

Não o faremos portanto com Aidida, daí termos deixado uma questão em aberto - "Alguém imagina o que pode ir no coração de uma mãe que o entrega a outros para o criarem?"

Entregou ao casal, que afinal até era tudo quanto podia esperar de melhor para criar a sua filha. Passaram 7 anos. Durante esse período também já aqui escrevemos que eles nem sempre procederam da melhor forma, por isso foram julgados, condenados e pagaram uma indemnização.

Mas por favor, será que há ainda mais alguma coisa de novo para dizer acerca disso?

Quanto à sua dúvida - Aidida não regressou ao processo agora. Ela já fazia parte dos planos de visitas que a menina tinha regularmente há cerca de 1 ano. Ela não é uma estranha para Esmeralda. Ela é um adulto em que Esmeralda confia, porque sabe que é apenas sua amiga, não a quer para si, não a disputa, como se de algo se tratasse. Portanto, as actuais visitas estão no seguimento da decisão de entrega da menina ao pai e neste momento a Juíza e a Pedopsiquiatra acham que ela é uma peça importante na moderação dos conflitos que possam vir a acontecer em torno de Esmeralda, no seu reencontro com o passado.

Deixemos pois de parte as avaliações ao seu carácter, que não nos parece ser algo de muito importante, conforme o resultado das últimas visitas, que correram bem e Esmeralda também está bem.

Por Esmeralda

Aldo disse...

Peço desculpas por repetir este comentário que fiz no fórum , mas, a minha indignação é tão grande que me leva a fazê-lo.


Não pensava fazer mais qualquer comentário aqui hoje.
Mas, antes de me preparar para o jantar, resolvi dar uma olhadela ao que aqui escreveram .

De tudo o que li, e porque não disponho de muito tempo, apenas me oferece dizer :

Se agora estão tão preocupados com o tal relatório que dá a srª Aidida como psicopata, acho que isso só deverá ser tido em conta quando fizerem iguais testes ao sr. Baltazar!

Então entrega-se assim uma criança a um desconhecido (para ela era-o ) sem estudarem os seus traços de personalidade ????

Se a mãe é posta em causa por causa dos tais testes, não é justo que fique em desvantagem, só porque o outro progenitor não os fez
E mais...ele negou-se a fazê-los.
Porquê ? Quem não deve não teme !

Agora, como a srª Juíza está a tomar decisões que não agradam aos apoiantes desse senhor , toca a desenterrar um tal relatório e fazer dele cavalo de batalha.
`É triste verificar que o que serve de base à disputa desta criança ,é para estas pessoas, o recurso a tudo quanto de negativo puderem esmiuçar sobre as pessoas que abertamente odeiam .

Deixem esta mãe redimir-se e provar que o sabe ser!
Deixem esta mãe usufruir do direito que qualquer mãe deve ter !
Deixem esta criança sentir todo o amor que a mãe que a gerou tem para lhe dar!
Deixem esta criança receber o afecto de todos quantos lhe querem bem !

Ou só querem que a menina tenha um "pai herói" ?
Tão herói que até concebeu a filha por obra e graça "apenas" do seu espermatozóide.

Até à pobre da mulher que teve que carregar na sua barriga um ser rejeitado pelo progenitor e que sozinha passou por momentos que imagino bem dolorosos querem roubar o direito a conviver com ela!
Ou também já era "psicopata" quando a carregava no seu ventre uma criança que deu à luz e se transformou numa menina linda, sã e escorreita ?

Lembrem-se que esta criança foi gerada por ela. Ao menos, pelo respeito para com a pequena Esmeralda tratem a sua mãe com um pouco de dignidade!

Se fosse eu...um dia pediria contas a esta gente que tanto achincalhou a minha própria mãe!


Aldo

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 15:05:

Então, ainda bem que conseguiu encontrar este cantinho.

Aqui fala-se da pequena Esmeralda e de tudo que a envolve mas apenas com um objectivo : dar força , com as nossas palavras , a quem lhe quer realmente bem e com a boa energia de intervenções sérias e afectuosas "passar" essa corrente positiva para esta criança a quem desejamos o melhor do mundo.

Bem-vinda/o , pois, a este espaço , que, como vê, prima pelo respeito e correcção de vocabulário, sem deixar de permitir inteira liberdade de expressão, sempre que exercida dentro dos limites da educação e do civismo.

Anónimo disse...

Cara Ana Ferreira
Respondo a tuas dúvidas.
1ºComo passei por situações que não desejo a ninguém,entreguei a minha filha a pessoas de bem,pois eles tem amigos e eu conhecia uma delas.
2ºA alteração do pedido de alteração do poder parental não foi pedido agora,mas a cerca de cinco anos,e nunca deixei de pensar em minha filha um só dia.E se tem uma coisa em que acredito muito é em Deus e quanto ao amor que sinto por ela é tão grande que prefiro morrer a faze-la sofrer.
Agradeço muito a Deus todos os dias por tomar conta da minha pequena e linda filha.

Maria de Lourdes disse...

Amanhã se acaso me lerem já será de
manhã. Não sei bem, mas creio que já não escrevo aqui desde a madrugada do dia 1 de Abril.
Decidi silenciar-me um poucoe nos tempos livres andei por outras paragens, ainda que buscásse no nosso cantinho, a procura da verdade e o alimento para serenar as apreensões
e também as mágoas e dores que a vida por vezes nos oferece. Assim, andei por aí e depois de ter lido
tanta coisa: Jornais, revistas, comentários, blogues que desconhecia e tanta, tanta insinuação e acusação fiquei deveras apreensiva e triste porque
se o que li vem de dentro de gente
que tão ferozmente se deixa embalar
pela raiva e pelo ódio,faz medo pensar que muita desta gente que se assina com nomes de MULHER e HOMEM, são pais e mães de crianças, são gerações onde os valores se inverteram, e simplesmente deixaram de SER VALORES dE LIBERTAÇÃO DO SER HUMANO
QUE QUEREMOS SER...
Para onde Vamos??? Não sei... Depoisde ler a maravilhosa reflexão do ALDO, fiquei com a esperança que tantos ódios e vinganças, tanto desamor oferecido
por gente que apenas segue um SEGUIDOR como se de uma crença se tratásse, como se de um ideal de fanatismo tivésse percorrido estas centenas de pessoas que parece mesmo que estão convictas que as suas "crenças" para as soluções da vida desta menina sejam VERDADES
ABSOLUTAS que se formos a analizar
no concreto e de mansinho NADA! MAS NADA TÊM A VÊR COM ESMERALDA/ANA FILIPA ou a nova DADINHA que Inventaram, mesmo à boa maneira, essa sim das TIAS BETAS que, tanto se preocupam em caluniar...
Pequenas contradições de quem não sabe bem o que defende ou porque tem que sòmente JULGAR, CALUNIAR e enegrir na PRAÇA PÚBLICA que certamente não é mais que o espaço
que alimenta as suas vidas,quem sabe se desprotegidas pela sorte e tal como dizia aquele tal Dr. Pio de Abreu:" há realmente pessoas que procuram desesparadamente alguém a quem odiar, porque ao acordarem a sua raiva, sentem-se vivos, mesmo destruindo tudo à sua volta".
Quem sabe se não serão assim tantos como parecem, e debaixo de nomes que podem ser ou não ser, escondendo-se por essa palavra Anónimo, são apenas meia dúzia conduzidos por UM OU DOIS SERES Que se julgam iluminados mas que ficam CEGOS e nem dão conta das suas grandes contradições.
Não é saudável lermos tanta "coisinha má", fica-se enojado e sobretudo pode criar-nos
sofrimentos que desgastam e nos afastam do nosso sentir.
Não somos perfeitos e nesta caminhada todos sabemos (NÂO VALE MESMO A PENA BATEREM MAIS NO CEGUINHO) porque o que queremos é ajudar e corrigir erros do passado,
porque se alguém tem e deve ser PROTEGIDO TERÁ DE SER A PEQUENINA QUE SÓZINHA TEM LUTADO, MAS SÓ,!E NO MEIO DE GENTE SEM SENTIDO PARA
ALICERÇAR AS SUAS VIDAS, ESMERALDA
NÃO PODERÁ SOBREVIVER, SEM APOIOS GENEROSOS E SAUDÁVEIS, SEM A LOUCURA de INTERESSES SEJA DE QUE ESPÉCIE FÔR, que alguns demonstram
TÊR.

E porque neste meu passeio pelas palavras simples dos mais simples que com erros, sem pontuação e sem acentos bem acentuados, fiquei mais enriquecida, porque nos jornais mais lidos encontrei gente
capaz de transmitir estes anseios de Liberdade.
Testemunhos gratuitos e dádivas em generosidade e em amor vivido.
Relembro um nome que me ficou e pedindo à Filomena que no seu imaginário me transportou ao real,
partilho convosco o que li num comentário feito no jornal 24 Horas a quem peço que permitam a sua transcrição. Penso que só podemos louvar porque transcrevem, sem reservas a voz daqueles que noutro lado não teriam VOZ.
Vou tentar ser fiel à sua e à minha memóriaMaria Filomena dedicou -o cheio de emoção a ANDREIA que com uma capacidade grande e fiel aos seus
sentimentos defende também com grande emoção toda a história vivida e contada da pequenina Esmeralda - Ana Filipa também para ela, e bate-se como Mulher e mãe, por vezes um pouca mais agressiva,
mas sofredora pelo sofrimento da menina, e cheia de coragem responde
a todos num diálogo aceso e destemido, como é tão próprio dos que só sabem sentir e põem as emoções e intuições acima das pequenas querelas.
Filomena decidiu apoiá-la e ainda que serenamente comece a sua reflexão transformou esse seu SENTIR EM História concreta que me
absorveu e despertou:
Diz ela "Andreia sabe ser direta e chama as coisas como são Mulher semmedo apoia a verdade da vida que também nela se gerou e por isso sabe o que significa o VERBO
AMAR. E é mesmopara ela que dedico o meu comentário e a minha
pequena história.Acredito que no discurso direto também existe a raiva, a raiva que muitos por receio têm medo de denunciar.
Aqui, este caso, não é nenhum clube de futebol, como alguns dele assim fizeram.
A minha história tem VIDA. Vida real e de ficção.
Qual delas quereis???

***Puseram a Esmeralda no centro de um campo de futebol, (Vá adivinhem lá qual será o estádio..)
e mostraram-lhe uma BOLA muito grande recheada de ouro e de pedras preciosas. As luzes apagam e acendem e de cada vez há uma nova coisa, uma nova ficção para a entontecer...Mas, para lhe chegar, para chegar à BoLA Esmeralda é tão pequenina que só os Grandes e em surdina a podem segurar ao colo. E nesse aconchego prometem-lhe tudo e mais alguma coisa; prometem-lhe que lhe dão os segredos escondidos dentro da Grande Bola e, no meio da
partida, fazem-lhe cócegas, tocam o seu corpo, atiram-na ao ar(tudo parece brincadeira) e Esmeralda ri
às gargalhadas, grita, grita, parecendo soltar tanta alegria, que todos acreditam que é mesmo essa a Verdadeira Esmeralda.
Feliz e contente, cede a todos para ganhar a BOLA com todas as surpresas!
Esmeralda grita, Ri, diz tudo o que lhe mandam e mesmo os que a
comandam, incluindo o maior responsável pela sua existência, continuam a jogar a partida e jogam, jogam, jogam....Esmeralda vai cedendo, faz tudo, tudo, faz tudo bem, quer ser a melhor aluna. é bem comportada, é delicada, porque isso ela não esquece que assim o aprendeu com os seus "antigos pais"...
A Partida continua, os "árbitros" são tantos e há um que Ela bem conhece, que lhe diz: "ainda falta um pouco, tens que dizer porque tens medo do sargento,aquele a quem chamáste pai"...e baixinho surdina-lhe ao ouvido um misterioso segredo, que só a uma pessoa ela poderá revelar..." SE Queres a BOLA, se queres o Mundo de maravilhas , se, queres a casa como aquela que tanto gostáste, tens de cumprir o nosso acordo"...
Esmeralda tem MEDO, mas tão cansada e entregue ao seu martírio
olhou a (BOLA) e adormeceu...
Nessa noite a casa onde dormia esse seu sono, encheu-se de amigos da sua nova família e cada um lhe segredava como se fosse uma canção:
Olha a Bola Esmeralda,
Olha a Bola Esmeralda,
Não te esqueças,
Ela é para TIiii!!!

Olha a Bola Esmeralda,
Olha a Bola Esmeralda,
Se não cumpres...
És mesmo RUIM!!!

Esmeralda adormeceu de novo e no dia seguinte acordou com todos os
ensinamentos bem assentes para cumprir.
Chegada a hora, fechou-se no seu quarto e gritou,gritou..."não vou
não quero ir, não vou, não vou..."
E, não foi ao chamamento dos que SEM BOLA a esperavam...
O dia acabou, a noite chegou e Esmeralda adormeceu exausta. Quando
acordou, perguntou pela misteriosa
Bola Tão Grande e tão bonita.
"BOLA! QUE BOLA!, (responderam-lhe os seus novos Donos). SONHÁSTE ESMERALDA, SONHÁSTE...Mas, se queres uma Bola temos de conversar e acertar mais coisas..."
"Amanhã é outro dia, tens de saber esperar"....... E Esmeralda continua à ESPERA....
DA BOLA OU DA SUA ANTIGA VIDA???

Perguntem-lhe se forem capazes...

Também eu me comovi Maria Filomena
Se ao menosnos deixassem perguntar-lhe, será que também a sua cabecinha saberia responder?
Aqueles que porventura ficarem indiferentes a tantas marcas e mágoas que no tempo pararam com ela
e a confundem nestas mudanças em que tem de mergulhar, se não descerem e mergulharem no seu fundo
COM ELA E SÓ POR ELA...JAMAIS SERÃO DIGNOS DE SE CHAMAR DE GENTE!!!..........................


(Perdoem-me os erros mas o meu teclado não está bom e não consigo
emendar o texto.Apaga-se)

Anónimo disse...

É hoje que Esmeralda vai para casa da Mãe passar a semana da Páscoa? Li no blogue da malediçência e do ordinarismo, que para convençerem a criança a ir teve de levar uma amiga. Será verdade? Também gostaria de saber como é que Esmeralda está a reagir ao facto de já não ser tratada por Ana Filipa. Afinal é uma questão de identidade e isso preocupa-me.
Cumprimentos

alvaro disse...

AOS DOIS COMENTÁRIOS FEITOS POR Dª

MARIA DE LOURDES E POR O SR. ALDO :

OS MEUS SINCEROS PARABÉNS E OS MEUS AGRADECIMENTOS PELO SEU CONTEÚDO ,QUE TAMBÉM RETRATA O SENTIR DE TODOS NÓS QUE COLOCAMOS O BEM ESTAR DA ESMERALDA ACIMA DE TUDO O RESTO................

p.s: o comentário da dªLourdes que me parecia à primeira, muito extenso foi para mim uma obra de (arte ) UM GRANDE BEM HAJA PARA A ESMERALDA.................

subscrevo-me: alvaro da florência murraças s.m.do-porto-alcobaça
03/04/09

Anónimo disse...

Maria de Lourdes:

Como sempre, os seus textos são verdadeiras antologias de sentimentos nobres , ideias coerentes, apelos à Paz e ao Amor!

Qualquer deles ficaria bem nos compêndios de Pedagogia por onde tive que estudar nos meus tempos de jovem quando me preparava para uma futura carreira profissional.

Após termos percorrido a tal maratona de publicações que refere, especialmente as que nos deixam enojadas e incrédulas por nos revelarem seres humanos que nos envergonham , percorrer os seus textos e beber as suas palavras é como quem , no meio do deserto, alivia sofregamente a sede que tortura e quase faz desfalecer e desacreditar no oásis que tanto procuramos desesperadamente.

Felizmente, neste deserto de sentimentos negativos e posturas lamentáveis , ainda há muitos que não se desviam do Bem ,do Amor e da Verdade.

Também li o texto que refere e achei delicioso.
Uma metáfora muito a propósito, com uma abordagem inteligente e muito adequada à situação, onde nem a ternura e a ingenuidade dos termos são descurados.

Uma lição para quem apenas conhece a agressividade e o vocabulário impróprio, nas "histórias " que produz.

Bem-haja Mª de Lourdes , por nos brindar com maravilhas destas!

Li atrás, um pequenino comentário que também me comoveu.
Penso que sei a quem se deve.

Nos últimos dias tenho ficado chocada com a campanha que agora visa a srª Aidida.

Por acaso também tive oportunidade de assistir ao tal programa da tvi onde um senhor jornalista trouxe à coacção um tal relatório sobre esta senhora.
Que triste comportamento!

Apenas interessa denegrir esta mulher.
Como não têm mais nada por onde pegar, vão batalhar numa tal psicopatia e com isto tentar que sejam inviabilizadas as visitas prolongadas a esta mãe.

Claro que, qualquer pessoa minimamente inteligente, percebe que este ataque é mais lato, visa principalmente o casal Gomes e a raiva de, através da mãe, a criança ter direito a conviver com eles.

Como estes estão muito sossegados e não têm dado aso a ataques, atiram-se ao elo que lhes parece mais fraco:a sª Aidida...ou antes , a um ressuscitado relatório com referências a psicopatia.

E, psicopatia não será também, ou mais ainda, a característica de gente que assim procede ?

É que, pelos vistos, faltaria fazer idênticos testes a outras pessoas, porque, assim, os resultados estão a ser viciados.

Em Democracia, os direitos são , ou deveriam ser, iguais para todos...mas os deveres também.

Em vez de desejarem que mais nenhuma mulher venha a passar o que esta deve ter passado ao ponto de ter tomado a atitude que tomou, limitam-se a atirar pedras a a arrastá-la para o pior dos degredos : a sua condenação pública.

Faz-me lembrar aqueles factos de que temos notícias provenientes de países fanáticos onde a mulher é tida como um ser inferior e massacrada, por vezes até morta , por infringir leis e costumes desumanos e incompreensíveis.

Esta mulher não vendeu a sua filha!

Esta mulher nunca se esqueceu da sua filha!

Esta mulher abdicou de criar a sua filha, para que ela pudesse ser criada por alguém que lhe daria o melhor, todas as condições que ela não tinha.

Abdicar, para bem do outro, é, também, um acto de Amor!

Porque não param esta cruzada de ódio e vingança?

Porque não juntam forças para que a pequena Esmeralda possa viver em Paz, consigo e com todos que fazem parte da sua vida, em vez de desperdiçarem essas forças em campanhas de difamação , insultos e desejos de vingança?

Esta criança não tem apenas pai!
Ninguém nasce apenas do contributo masculino!

Deixem-na conviver livremente com todos quantos a amam!
Não lhe cerceiem o seu sentir e as suas emoções!
Não a façam crescer com recurso a retaliações e desprezo por quem fez parte do seu passado!

Se ela é a menina maravilhosa que reconhecem, saibam, sem a cegueira do ódio, reconhecer quem a criou e educou para que se transformasse no bonito ser humano que hoje é!

Mas...não estraguem esse trabalho com tantos sentimentos negativos!

Que a sensatez e o verdadeiro Amor por esta menina façam o milagre de extirpar do coração desta gente tudo quanto de feio e mau possa existir!

Façam-no pela felicidade desta inocente criança!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Anónimo das 10:48

Se vai estar uma amiguinha com Esmeralda isso só abonará a favor da mãe Aidida.

Eu sou mãe, e quando os meus filhos eram pequenos adoravam ter amigos a dormir em casa. Eu adorava fazê-los felizes , por isso , muitas vezes isso acontecia.

É natural que a criança não se sinta muito à vontade a dormir onde não está habituada, e, ao contrário do que fizeram em Dezembro, que foi obrigá-la à força, é muito mais louvável proporcionar-lhe uma situação agradável e um ambiente adequado ao aconchego do seu coraçãozinho dividido, enquanto as rotinas não se consolidarem.

Esta mãe, assim procedendo, mostra que está verdadeiramente interessada em proporcionar à filha um ambiente feliz .

Até isto serve para continuarem a denegrir esta mulher!
Impressionante!

Parabéns Dª Aidida!
Uma verdadeira mãe faz tudo para ver a sua filha feliz, inclusive levar amiguinhos para casa!

Anónimo disse...

Boa tarde a todos/as frequentadores deste blog.

É tão bom vir visitar este blog e ler mensagens lindas repletas de amor, carinho, ternura e educação.

Houve uma que me tocou prefundamente e que eu respondo dizendo: Dar um filho pode muito bem ser um acto de amor.

Ainda hoje li mais um caso no correio da Manhã em que foi encontrado um feto dentro de um saco de plático perto de uma lixeira em Sintra, Isto sim é repugnante.
Por isso Dª Aidida o meu bem haja para a senhora que mesmo passando muitas dificuldades e repudiada pelo pai da sua filha, num acto de amor a deu a quem sabia que tomaria bem conta dela, tendo mesmo de longe acompanhado a sua vida não se intrometendo para não destabilizar a criança. Mas agora que o Pai a tem e a vida da criança foi destabilizada, acho muito bem que a senhora se imponha e também queira estar com a sua filha. tem esse direito.

Desejo que junto de si a sua filha encontre o amor e o equilíbrio que ela precisa para ultrapaçar tudo o que na sua curta vida lhe tem acontecido.
Lita

Por Esmeralda disse...

Meus amigos,

Já estamos no fim de semana. Amanhã Esmeralda poderá novamente voltar a conviver com as suas memórias do passado.

Esperamos que não se criem embaraços, como os que assistimos nas últimas semanas. Tais episódios só contribuem para agravar os conflitos de fidelidade, desde sempre diagnosticados.

Sabemos que Esmeralda está bem, mas pode estar melhor, se todos os adultos se continuarem a esforçar, como até agora.

Por alguns lados comenta-se de forma a criar um certo clima de alarme, baseado em interpretações falsas. E repete-se sempre o mesmo tipo de discurso. Mas o que podem temer? Se até a Juíza que tudo retirou aos Gomes, crê nesta altura nas vantagens da aproximação da menina à sua vida antes de ir viver com o pai?

E também não entendemos o porquê de tanto alarido à volta da mãe. Porquê? Não fez bem? Se calhar não. Será que se pensa que teria sido preferível naquela altura deixá-la à porta do pai? Para quê? Para ele dizer que não era dele?

Fosse assim e a menina teria sido entregue a uma Instituição e não sei se nesta altura Baltazar tinha a guarda da sua filha.

Portanto, tenhamos muita calma e muita paciência. Esmeralda está integrada na família do pai e bem. Porque não pode, como tantas outras crianças oriundas de famílias disfuncionais, conviver em paz com todos?

Esmeralda porventura demonstrou esta semana algum sinal que fosse motivo de preocupação? Não.

Olhemos pois para o futuro com serenidade e confiança, que o coração dela está a aprender a amar todos os adultos que de uma forma ou de outra demonstram amá-la muito. Ela saberá melhor que ninguém o que lhe vai na alma, o que deseja e o que pode não desejar.

Porque não pode Esmeralda ser uma criança como todas as outras?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Que Esmeralda tenha umas férias alegres e em paz e harmonia.

Que continue o reencontro com o seu passado e que isso contribua para aquietar o seu coração e aliviar a dor da separação abrupta de que foi alvo.

Quanto ao alarido à volta da sua mãe, isso tem um objectivo: tentar neutralizar as visitas prolongadas da criança, para que não possam ser extensivas ao casal .

É lamentável que para tal, não haja pejo em montar uma campanha de ataque cerrado contra uma pessoa, denegrindo-a publicamente com recurso a tudo quanto possam deitar mão , sem se deterem sequer em reflectir que se trata da mulher que gerou a criança a quem tantas qualidades reconhecem.

A esta mãe atacam com insistência com um perfil psicopata, achando que não tem capacidade para ser mãe.

Ao casal que a criou e lhe deu uma educação esmerada, difamam com desvios de vária ordem , chegando a alvitrar perigo para a criança nos contactos futuros.

Se não fosse o respeito que nos merecem as pessoas em causa , e principalmente esta menina, era caso para apenas rir à gargalhada tal o ridículo a que se expõe quem de forma completamente esquizofrénica cavalga esta onda de maledicência .

Então temos uma criança maravilhosa, que só o pode ser resultado da educação e das vivências que teve com o casal, durante os seus quase 7 aninhos de vida, e agora, essas mesmas pessoas que a formaram, são perigosas para conviverem com a criança ?????????

Mas...afinal por onde andarão as psicopatias?

Que o sr. Baltazar tenha o discernimento de se demarcar deste tipo de apoiantes porque, de certeza, não é com atitudes destas,
que contribuem para a felicidade de sua filha.

Para o bem-estar da pequena Esmeralda e o seu desenvolvimento harmonioso , é de Paz e Concórdia entre todos que a rodeiam que ela necessita.

Quem assim não proceder, só estará contribuindo para a desestabilização e sofrimento interior desta inocente criança.

Óptimas férias, Esmeralda!
E uma Santa Páscoa para todos!

alvaro disse...

Ao blogue por.Esmeralda....

Compreendo ,este vosso comentário e subscrevo-o na íntegra ,o silêncio é de ouro deixai correr o tempo ..........................

Saibamos manter a serenalidade ,A CESAR O QUE É DE CESAR........

04/04/O9 : alvaro florência murraças..............