terça-feira, 17 de janeiro de 2012

REFLEXÃO (SEMPRE A PENSAR NA PRINCESA)

O Por Esmeralda verifica com alegria que muitos amigos e amigas da Princesa, por aqui e por aí, se mantêm genuinamente preocupados com a sua felicidade.


A Princesa está com o seu pai e alguns fins de semana passa com a mãe e com os paizinhos do coração. Por aí, alguns (muito poucos por sinal), exibem uma preocupação que afinal se mostra infundada. A princesa exprimiu em sede própria algumas vontades e certos desejos, (inconfessáveis para uns e sensatos para outros) factos que a justiça interpretou de forma muito positiva. Passados estes anos ainda não se acharam inconvenientes e como é vulgar dizer-se, “equipa que ganha não se altera”. É o caso. A Princesa ganhou duas famílias, a do pai e a da mãe. Adquiriu novas experiências. Conheceu outras formas de vida em família. A Princesa ficou mais rica.


Dizem depois por aí também que a Princesa se chama Esmeralda, enquanto que por aqui apenas lhe chamam Ana Filipa. E que importância isso pode ter? Uns chamam-na de querida, outros de bombom, outros de filhota. O que conta é o amor que lhe dedicam e a preocupação pela sua felicidade. E não temos dúvida – é assim com o pai, com a mãe e com os paizinhos do coração.


Reclamam ainda umas avaliações psicológicas que a justiça exigiu periodicamente e tem mantido. Mas quem não percebe que a Princesa era muito pequenina quando sofreu uma fractura na sua vida e no seu “eu de família”? Ou alguém pensava que o seu coração simplesmente um dia deixava de ser filha de Luís Gomes e Adelina Lagarto e no outro passava a ser apenas filha de Baltazar?


O Por Esmeralda compreende por isso muitas reacções, as daqui, mas também as daí.


O Por Esmeralda, por outro lado, continua fiel às suas convicções.


Neste caso, como em tudo na vida, o futuro faz-se um dia de cada vez. E com a Princesa não será diferente.


A Princesa há-de crescer e ter o futuro por que lutar. Cabe ao pai, à mãe e aos paizinhos do coração ajudarem-na a percorrer esse caminho.


Desejamos felicidades á Princesa


Por esmeralda

8 comentários:

Anónimo disse...

Amigos do Por Esmeralda, já há algum tempo que não visitava este espaço. Estive ausente no estrangeiro e foi difícil encontrar disponibilidade para participar, mas a Princesa sempre tem estado no meu pensamento.
Por coincidência regressei a Portugal e ao ler este vosso último texto (reflexão)fiquei esclarecida sobre uma grande confusão acerca do nome da Princesa.
Sendo psicóloga especialista em Psicologia da Infância e Adolescência gostaria de esclarecer o seguinte:
- O nome com que uma criança se idenifica é o nome pelo qual ela é chamada nos seus primeiros seis anos de vida, ou seja, no período em que a vinculação de parentalidade é estabelecida.
Esta vinculação é para toda a vida. É neste período que a personalidade/identidade de cada indivíduo é formada.
Logo, a Princesa identifica-se como Ana Filipa, pois foi com este nome que foi chamada nos primeiros anos de vida. Chamá-la por outro nome que não seja Ana Filipa é prejudicar seriamente a sua saúde mental.
Falarei em breve de outras confusões.
Uma psicóloga amiga muito preocupada

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (“Psicóloga” - 20 de Janeiro de 2012 00:23)

O Por Esmeralda agradece muito o seu comentário, que sendo revelador de carinho e muita preocupação pela felicidade da Princesa, oferece-nos também uma avaliação técnica com a devida distância de um tema que tem trazido à discussão várias posições. É claro que tratando-se de um caso que tem arrebatado tantas emoções é difícil separar-se o que se deseja do que é na realidade, ou deveria ser. E esse é o quadro que espelha a multiplicidade de opiniões acerca do tratamento da Princesa por Esmeralda ou Ana Filipa, por aqui e por aí.

Por outro lado, o Por Esmeralda sente-se reconfortado pela justificação que percebe nas suas palavras para a convicção que por aqui temos mantido desde o início.

Aguardamos com interesse mais explicações de psicologia.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Já lá vai o tempo em que uma determinada técnica era muito falada “por aí” como sendo uma “profissional de mão cheia e isentíssima”. Ele eram só elogios à Dra. Florbela Paulo, técnica da D.G.R.S.
O que se estranha é que desde que esta técnica, em Tribunal, na altura em que se discutia a alteração das responsabilidades parentais, defendeu que a Princesa deveria conviver com os seus paizinhos do coração, pois desse convívio dependia a estabilidade emocional da Princesa. Mas a Dra. Florbela Paulo chegou até a dizer, como não podia deixar de ser, que na vida da Princesa só havia uma mãe, a D. Adelina, logo, também só havia um pai, o Sr. Luís Gomes.
Desde essa sessão em Tribunal nunca mais ninguém elogiou tal Senhora.
Porque será?
Uma amiga da Princesa

Anónimo disse...

Gostava de colocar uma questão à direcção do Por Esmeralda:
- Porque será tanto maldizer da Dra Ana?
- Será que é por ser uma pedopsiquiatra com provas dadas, que o que a move é a criança e o seu bem estar e não o interesse dos adultos que estão à volta da criança?
- Será que é por ser alguém que se mantém no processo desde o início, contra ventos e marés?
De alguém que conhece bem de perto a carreira da Dra. Ana Vasconcelos

Anónimo disse...

Boa noite.

Desde já justifico-me que por motivo
de força maior, não tive aceso ao cantinho da nossa Princesa, mas sempre a pensar nela.

Mas como sempre aqui estou a ler os comentários, que me dão muita atenção
para o bom crescimento da Ana Filipa

Em primeiro gostei do comentário da Psicóloga gosto imenso de ler comentários de psicólogas, que vêm ao encontro dos meus ideais
e gostaria mesmo que nunca desisti-se de comentar, até porque palavras de profissionais são sempre muito boas para esclarecer
muitas mentes que não querem ver o que é vidente, tenho a certeza que a menina nunca esqueceu o seu primeiro mundo, aquele aonde foi feliz, mas que agora têm de chamar
Mãe a três, não é confuso? para mim é, quanto mais para uma criança

Não posso de deixar aqui o meu testemunho que tenho sobre o crescimento da Princesa, sou Avó duma menina da idade da Ana Filipa
sei quanto são os seus desejos, recordações,AMOR,é este AMOR que nunca sai do coração ele é para toda a vida.

Entendo que a vida da Princesa não é tão feliz como devia ser, aqui tiro o meu chapéu à DrªAna Vasconcelos, aonde eu li num jornal que a menina teria um melhor crescimento vivendo com a Mãe biológica, para mim era mesmo isso, olhando ao problema que se estourou sobre esta menina,penso que a maturidade que Ana Filipa têm
já devia de saber dizer ao tribunal os seus desejos, mas isto sou eu que penso, porque a justiça é que manda, acredito no trabalho da DrªAna é uma grande profissional

Espero mesmo que tudo corra bem para a vida da Princesa, se ela tive-se no dia 12 de Fevereiro a maior prenda, que é a felicidade que lhe tiraram, são os meus desejos, vamos esperar com muita FÉ a felicidade da Princesa.

Sempre amiga
Maria.

Anónimo disse...

Desculpem, mas não deixa de ser um pouco estranho que os mentores deste blog continuem a publicar comentários de quem trata a Princesa por “Ana Filipa”, sabendo-se que o nome próprio da menina é Esmeralda (tal como o próprio blog “Por Esmeralda”.

Eu diria que estão a criar polémicas desnecessárias, gratuitas e sem qualquer vantagem para a felicidade da Esmeralda, ou se preferirem Princesa.

Quanto a mim, todas as pessoas têm o direito inalienável de serem tratadas pelo próprio nome e não por alcunhas. Já começa a ser um bocadinho preocupante assistir-se a toda esta obsessão (doentia?), por parte de algumas pessoas, que já têm idade para ter mais discernimento, ou juízo!

Cumprimentos

Carlota

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo - 26 de Janeiro de 2012, 10:45 (Carlota)

O Por Esmeralda leu com atenção o seu comentário e percebe que ou não entendeu corretamente a reflexão que publicámos ou desconhece a nossa convicção.

Nesse sentido, esclarecemos o seguinte:

- Os mentores deste blogue, contra convicções, preferências ou oposições, desde a sua criação, que assumiram pùblicamente, perante a comunidade da Internet em geral que nos queira visitar, que o nome de registo da menina é Esmeralda. Parece-nos até dos comentários que recebemos que todos entendem que assim é. Com efeito, a mãe da Princesa registou-a com o nome de Esmeralda e acerca disso ninguém tem dúvidas. Por tal motivo, todos os que nos queiram visitar, obrigatoriamente deverão digitar as palavras Por Esmeralda e não Por Ana Filipa. Parece-nos pois que este ponto é elucidativo de que todos aceitam o nome oficial da menina como Esmeralda. Não é assim?

- Relativamente ao segundo parágrafo do seu comentário e conforme o acima exposto, estamos em crer que por certo entenderá que o termo empregue – polémicas – está desajustado do que na realidade se verifica. Além disso, das palavras sempre carinhosas e simples dos nossos leitores, parece-nos irreal e despropositado atribuir-lhes outras intenções que não as de exprimirem o enorme carinho que nutrem pela Princesa e o grande respeito que sentem por todos os adultos da sua família alargada. Concordará por isso que neste blog é muito difícil encontrar comentários polémicos, não acha?

- Finalmente, diz “todas as pessoas têm o direito inalienável de serem tratadas pelo próprio nome e não por alcunhas”. E parece-nos que se está aqui a esquecer que a Princesa teve o seu primeiro vínculo de filiação como Ana Filipa e assim se manteve até ir viver com o pai. Portanto, como por certo concordará, não se pode associar o nome Ana Filipa a uma alcunha. Não foi assim o início de vida da Princesa?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Como sempre quero agradecer ao Por Esmeralda a vossa cortesia de responder ao caro anónimo(Carlota)

Ana Filipa era este o nome que a menina devia de manter, até porque acredito que é o que ela mais gosta
se está registada como Esmeralda pode ser modificado, será que à repudio por parte da família paterna? se à devo dizer que estão a contribuir para o mau crescimento psicológico, por experiência devo dizer que as crianças gostam do nome desde bebé
mas como aqui já foi referido, também elas gostam dos diminutivos aqueles que com muito AMOR lhe chamamos, não é uma questão para fazer guerras entre familiares

A vontade da Princesa deveria ser realizada, será que por motivo do nome ESTE ANJO não pode ter PAZ?
já chega de fazer sofrer uma criança que não pediu para nascer como tudo podia ser diferente se não houve-se conquista de troféu
eu quero mando e poso, já nem se admite coisas destas, estamos no século vinte e um, que felizmente as leis iram mudar se é que não mudaram,o que importa mesmo é a felicidade da Princesa, que um dia irá julgar o bem e o mal, assim vai vivendo com o que a justiça manda, não é uma crueldade?

Pela menina que já têm o seu coração tão sofrido,pensem que tudo deve ser feito por ela, assim o faz os seus Paizinhos que tudo fazem junto da sua Mãe biológica, que foi uma grande prova de AMOR
acredito que esta união foi o suporte que a Princesa tanto precisava, para ter uma melhor vida minha querida menina, já são três anos, mas por quanto mais tempo será?

Até breve Princesa.

Maria.