domingo, 25 de setembro de 2011

SEMPRE E APENAS A PENSAR NA FELICIDADE DA PRINCESA




Caros Amigos e Amigas da Princesa,


Terminou o período de férias a que, como habitualmente, deixámos o espaço para que todo um conjunto de afectos acontecessem na esfera privada da família alargada da Princesa.


E estas férias, que não foram diferente de outras, novamente proporcionaram momentos de muita felicidade à Princesa e fortaleceram os laços familiares e de afectos que a ajudarão a crescer cada vez mais forte. Este é pois um tempo de uma alegria, muito reconfortante, que a todos deixa muito confiantes.


Todos, o pai, a mãe e os paizinhos do coração, se têm esforçado muito para mitigar alguma dor que sobrasse da recordação de um certo tempo muito crítico, no nosso entender, e para a ajudar a prosseguir, encarando o futuro com muita confiança nas suas próprias expectativas e desejos.


A cada etapa percorrida, é na força da Princesa e na sua capacidade de apreciar tudo o que a rodeia, que se vai adivinhando um futuro, radioso como desejamos, que acontecerá um dia e que apenas a ela caberá escolher.


É por isso que desde a primeira hora estamos aqui, como sempre, apenas a pensar na felicidade da Princesa.


Desejamos mais um ano de muitas alegrias e sucessos à Princesa.

Por Esmeralda

13 comentários:

Anónimo disse...

Estou sempre atenta ao cantinho da
Princesa todos os dias aqui venho ver as noticias de fugida mas prometo que na próxima vez vou prolongar o meu pensamento num comentário em defesa da felicidade da menina que merece o melhor que a vida têm que são os afetos daqueles que a criaram desde o berço era o seu mundo, mundo esse que uma parte não compreende que deve ser mais repartido, pela felicidade da menina
são sequelas que não desaparece assim tão facilmente.
Com todo o meu respeito mando o meu agradecimento ao Por Esmeralda pelo carinho que tanto me dá em saber noticias da Princesa um bem haja.
Maria.

Maria de Lourdes disse...

Ai Srª Dª Maria, estava cheia de saudades suas...Já aqui escrevi, mas perdeu-se. Também não faz mal. Mal, fazem os que o fazem por querer e eu não quero acreditar nisso.
Então minha amiga, eu parece que tenho andado esquecida, mas acredite e acreditem que não. Nunca a nossa Princesa esteve tão presente. Sabem, aqueles que me conhecem, quando a gente sofre, relativiza muitas coisas e diante das dificuldades, vai ficando mais unida e a sentir, fazendo a história, em como tudo o que aqui defendemos valeu e valerá a pena.
A nossa menina não é feliz totalmente, mas Dª Maria, se visse as fotos que eu vi, ficava feliz e emocionada como eu fiquei, ainda que saiba um pouco de perto o que se vai passando.
Mas como alguém disse: "UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS"
Se o que eu vi não é amor, ternura e afecto, o que será então???
Também agradeço ao Por Esmeralda e ainda que uma senhora de nome Lita tivésse escrito que somos realmente muitos, pois que se manifestem, que digam BOM DIA À PRINCESA. Tudo o que ficar escrito fará parte da sua história e não são os silêncios que lhe mostrarão a nossa solidariedade.
Ai aqueles pais de Coração...Como eu os entendo cada vez melhor... Mas eu sou uma mulher de Fé e acredito que se a justiça dos homens falhar, a de DEUS, não vai faltar.
Maria amiga, somos duas avós, que vivem a sério esta causa e hoje e em cada dia que passa a Princesa vai crescendo e formando a sua personalidade.
QUE A VERDADE SEJA SEMPRE UMA CONSTANTE QUANDO ELA ESTÁ COM A FAMÌLIA MATERNA E COM O CASAL GOMES

ELES SÃO HOJE, SEM VERGONHA E COM ORGULHO: UMA FAMíLIA (Duas) QUE CRESCERAM E SE UNIRAM, POR AMOR A ESTA CRIANÇA…
Porque não será a família paterna capaz desta união?
Eu quero acreditar que esse momento vai chegar, e a mais feliz será a pequena Esmeralda que está grande e linda.
Pensemos nela e no seu futuro…

O AMOR É ASSIM, VAI CRESCENDO, NA MEDIDA EM QUE AS PESSOAS DEIXAM DE PENSAR EM SI, PARA SEREM CAPAZES DE PENSAR NAQUELES QUE AMAM.

COMO DISSE AQUELE GRANDE PROFESSOR, ANTES DE SEREM APENAS OS NOSSOS FILHOS, ELES (AS CRIANÇAS) DEVEM SER DE TODOS NÓS...

E COMO TAL NOSSOS! NOSSOS!!E AMADOS E DESEJADOS POR TODOS OS QUE LHES QUEREM BEM!

A ESMERALDA/ANA FILIPA AMA TODOS DE FORMA DIFERENTE, é certo, MAS QUE NINGUÉM QUEIRA MUDAR A ETERNA SAUDADE, O AMOR INTEIRO, a ternura e o afecto QUE SÓ ELA SABE E PODE SENTIR.

UM DIA O VERDE DA ESPERANÇA VAI TORNAR-SE NA TRANSPARÊNCIA DE UMA VIDA QUE ESTÁ A CRESCER E MERECE SER FELIZ JUNTO DOS QUE A AMAM DESDE O PRIMEIRO MOMENTO.

E AMARÁ TODOS, SEM DESPREZAR NINGUÉM, SE DA PARTE DAS TRÊS FAMÍLIAS TENTAREM SER HONESTOS E PENSAREM APENAS NELA.
OU SERÁ QUE A QUEREM PARTIR OU CORTAR EM TRÊS???
Deixo esta questão para que cada um dê voz ao seu coração e deixemos que ele bata apenas com os batimentos do AMOR SINCERO!!! abraço amigo da Maria de Lourdes(Estive ausente, mas nunca esquecida)

Anónimo disse...

Boa tarde
Direção deste espaço da nossa querida menina, sei que ao dizer estas palavras, muitos devem dizer lá estão as duas cotas a meterem-se na quilo que não são chamadas, mas como eu não me importo, e em-xisto em escrever aquilo que me vai no meu coração, coração esse que pensa todos os dias numa menina que teve de ser obrigada a gostar à força do seu Pai biológico, quando o seu mundo era o que ela mais queria, por muito que a menina sofra em silêncio este Pai nunca a vai compreender, a menina como criança viu o seu Paizinho a ser preso, e no inicio a pena foi pesada, como ficou este ANJO? aqui começa o seu trauma,aos gritos a ser entregue no tribunal lá conseguiram fazer com que ela tudo fizesse para o Paizinho não fosse preso outra vez
Até fazia tudo o que a Juíza quisesse, chamar Pai e Mãe a uma outra família que para ela nada lhe dizia, minha doce menina o quanto tu tiveste de crescer és mesmo uma menina precoce, mas querida ainda nada está perdido porque já não falta muito para decidires o que mais gostas que para mim e para a DªMaria De Lourdes sabemos o que queres, é tão evidente que até um cego o VÊ.

Fiquei muito grata à DªMaria de Lurdes pelas noticias que transmitiu, como eu calculo e parece que estou a ver o AMOR que a nossa Princesa dá à sua família quer queiram ou não são os seus verdadeiros Pais para toda a vida pode doer a quem quer que a menina seja afastada deles, bendito dia em que DªAidida se uniu aos que ela sabe que a menina é feliz, abençoada seja e que tudo corra bem para as suas filhas que tanto merecem.

Aqui deixo uma eterna gratidão ao Casal Gomes por tudo que fazem pela felicidade da sua QUERIDA MENINA PORQUE ESSE VOSSO AMOR NUNCA VOS SAI DO VOSSO CORAÇÃO
eu como cidadã humana sei reconhecer o quanto tudo fazem pela felicidade da Princesa.

Ainda tenho esperança que a menina não venha a ser revoltada, se as querelas que ainda existem duma parte familiar venha a compreender que a filha só pode ser feliz na totalidade quando essas mesmas querelas se eliminarem e fazer luz e sentir que a menina não pode ter medos nem silêncios,é tudo muito mais fácil, com a partilha, foi assim que a justiça o fez mas tudo pode ser feito pela completa felicidade duma inocente que hoje podia estar sem traumas, para a sua plena felicidade, até porque quem AMA não faz sofrer.

DEIXO UM ABRAÇO COM MUITA TERNURA PARA A PRINCESA QUE UM DIA VAI PODER LER O QUANTO A SUA HISTÓRIA DE VIDA COMOVEU PORTUGAL.

Por mim nunca deixo de estar sempre solidaria com esta causa porque serei sempre fiel a este cantinho da Princesa.
Sempre amiga.
Maria.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

As suas palavras são sempre um benção. Afagassem elas o coraçãozinho da Princesa e os dias dela seria muito felizes.

As suas palavras, muito sensatas, evidenciam a sabedoria duma avó. Realmente, há saberes que não se aprendem nos livros, nem nas Universidades. É a vida que nos põe perante factos que sempre respeitaremos.

É assim que se fica quando se pensa nos tropeções da vida da Princesa. Aí, chegam-nos muitas dúvidas que nos apertam o coração e resta-nos rezar e pedir a Deus que lhe ilumine os passos e a ampare nos momentos mais difíceis.

A Princesa, há-de sobreviver a tantas provações e há-de crescer muito forte. Entretanto, terá que continuar a lutar pelo seu caminho.

Vamos pois permanecer atentos.

Mas até quando?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Como eu me sinto tão triste
Neste momento que estou a ler alguns comentários antigos, reparo que muitas das pessoas que tanto defendiam o momento mais infeliz da
PRINCESA, mas que nesse momento a menina era noticia em todos os jornais e revistas, mas devo de dizer que eu nunca desisti porque sou avó, e sei o quanto sofre uma criança longe daqueles que a criaram Neste momento a minha neta é da idade da Princesa e anda no mesmo ano escolar,estou com o meu coração partido,porque estamos distantes, mas quando vêm visitar-me a menina sente-se muito feliz e recorda-se de todos os momentos em que foi feliz com a vovó,como ela me chama,e diz-me que saudades eu tenho aqui eu sei que sou muito feliz, porque sei aonde me guardas as minhas coisas, pois devo dizer que a Né nunca se esqueceu de todos os sítios das suas coisas e mexe em tudo como quando era pequenina, e não quer que eu dê nada do que é dela.
Como eu compreendo as crianças, a confusão que vai na cabecinha delas, quantas vezes as crianças são tão sensíveis,mas quando se é forçado é muito grave para o futuro,são muito inseguras cheias de medo e tornam-se revoltadas na adolescência, penso que não será isto que uma parte familiar quer para a sua filha, gostaria muito que essa parte familiar lê-se este meu testemunho, acredito que um dia esse coração tão cheio de rancor,seja apagado para um futuro risonho para essa menina, que de certeza será o que os Pais mais querem para Esmeralda/Ana Filipa.

Peço imensa desculpa por este meu reparo mas como para mim as crianças não merecem deixar de serem felizes, e tudo pode ser tão fácil, vasta a partilha e não por a cabecinha da menina tão confusa.

QUERO DEIXAR TODO O MEU RESPEITO A TODOS OS FAMILIARES QUE SE ESFORÇAM
MUITO PELA FELICIDADE DUMA MENINA QUE PODE AINDA VIR A SER MUITO FELIZ A TODOS UM BEM HAJA.

Sempre amiga
Maria.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

Partilhamos as suas preocupações.

Com efeito, muitos, por aí, por ignorância ou falta de zelo, continuam a fechar os olhos a um conjunto de preocupações que deveriam liderar as obrigações diárias ao lado das básicas de alimentação, higiene e educação e dizem coisas impensáveis e muito insensatas (de que se arrependerão?).

Por outro lado, muitos por aqui, como a Maria bem refere, estão de olhos postos no futuro cientes que o futuro pode sempre trazer surpresas, mesmo sem premissas de vida como as a que a Princesa foi sujeita (deveríamos fazer mais?).

É por isso que temos assistido a um silêncio calculado, de muitos, por aqui. Não fazer ruído contribuirá por certo para não acicatar mágoas e a Princesa merece-nos todos os sacrifícios, até esse (querida Princesa ...).

Mas a Princesa está consciente, porque cresceu cedo demais e sabe que toda a sua família alargada apenas pensa nos seus superiores interesses, como a Maria e como o Por esmeralda (todos, mesmo?).

Este é um caminho que a Princesa foi forçada a percorrer e há-de chegar ao seu destino mais forte que as outras crianças da sua idade. Para isso toda a sua família alargada tem contribuído.

Desejamos muita força à Princesa.

Por Esmeralda

alvaro disse...

Subscrevo por inteiro ,este último comentário ,feito Por-Esmeralda ,no dia 04/11/2011 ,ás 08 : 37 ,horas .........

alvaro da florência murraças ,natural de nazaré ,residente em s.m do .porto . nota: continuo com o mesmo propósito como comecei ,sempre com o pensamento nas minhas Netas ,B e L ......I

Maria de Lourdes disse...

Bem Vindo Sr.Álvaro...ainda que eu saiba que continua sempre presente e com o pensamento nas suas e na nossa Princesa. Mas falta aqui o calor e o pensamento positivo daqueles que por amor tanto aqui deixaram por escrito, incluindo o senhor Álvaro.
Que voltem todos os que mais ou menos silenciando ou não não deixem de dar um pouco de calor e alimento ao nosso cantinho e à nossa Princesa que está tão linda e tão crescida. A sua história, não é uma história qualquer, e todos os que por amor aqui entraram, devem ser fiéis ao compromisso que assumiram: Estar atentos e capazes de apoiar a verdade e a vida que a rodeia.
Tal como o sr. Àlvaro também agradeço ao Por-Esmeralda a dedicação e o estar presente. Comoveu-me o comentário da Srª. Dª. Maria e logo nesse dia escrevi um comentário, mas quero acreditar que se perdeu, porque a net também tem deslizes. Fiquei triste, mas como a minha saúde nem sempre permite remeti-me ao silêncio e vou comunicando com os amigos e familiares da Princesa sempre que posso.
A nossa Princesa e a sua pequenina irmã, já fazem parte das nossas famílias. Igualmente admiro a netinha da srª Dª Maria e tenho a esperança que ainda um dia havemos de festejar a felicidade em liberdade destas crianças que são apenas um pouco "NOSSAS" pois que ninguém se julgue dono de ninguém.
Abraço sincero a todos os que continuam fiéis e atentos ao futuro da nossa Princesa.
Maria de Lourdes

Anónimo disse...

Hoje vou pedir á direção do cantinho da nossa querida Princesa.

Que me deixe comentar e perguntar aquilo que para mim é muito importante as notas de avaliação da escola da nossa menina, sim porque houve, não sei se no Cabeçudo as fizeram.

Vou dirigi-me ao seu Pai Baltazar, sei que ele não me responde, mas não sei porquê?
Dizem os antigos quem beija os nossos filhos a nossa boca adoça, será que por ser muito novo que não sabe!

Acredito que não deve saber, sendo assim peço ao Por Esmeralda, o favor de me responder se for possível,desde já o meu muito obrigado.

Agora vou falar um bocadinho com Esmeralda/Ana Filipa,como vais minha querida como vai os teus estudos? sabes a minha Inês teve bom em todas as disciplinas, fiquei feliz, e pensei também em ti, sei que és muito boa aluna,mas por vazes as coisas mudam, não sei se tens aceso ao teu cantinho, que foi criado por pessoas que muito te admiram com muito AMOR por seres uma menina que cresces-te à força,tenho a certeza que ainda vais ser muito feliz, nunca percas a FÉ PORQUE DEUS A QUEM PROMETE NÃO FALTA, acredito que sim, um dia vais ler este cantinho que para mim têm muito Valor, porque tu mereces,e quem sabe escreveres um livro!

Serei sempre fiel ao teu cantinho espero um dia ouvir aquilo que mais gostas por escolha tua, tudo vais avaliar toda a tua situação e dizer já basta, espero que este cantinho e todas as pessoas que estão em silêncio se sintam muito feliz como eu.

Deixo aqui um abraço com muita ternura e que tudo corra bem contigo.
Até sempre ternurenta Princesa da nossa vida, nunca te esquecerei.
Para sempre amiga
Maria.

Anónimo disse...

Boa noite.

Aqui estou mais uma vez que para mim nunca é demais para falar um pouco com a Princesa.

Querida as férias estão a chegar e tu estás a crescer como menina adulta porque tens a tua família muito grande e vais ter muito Amor para dares, nesse coração que deve estar muito dividido entre a paternal e materna, és muito forte nem qualquer menina da tua idade era capaz de ser tão forte, assim como os teus queridos Pais do coração, que também têm muita força, muito deves AMAR A TUA MÃE ADELINA E QUANTO DEVES SENTIR A FALTA DELA, SIM FOI ELA QUE TE DEU AQUILO QUE SE CHAMA AMOR DE MÃE.
Como ela deve sofrer a pensar no teu bem estar, mas não te preocupes porque ela quando está contigo as duas desabafam todas as magoas, e carregais baterias para a próxima visita, um dia que já não falta muito vais dizer Mãe como eu te AMO.

TÊM MUITA FORÇA MINHA QUERIDA PORQUE A BONANÇA VÊM MAIS DEPRESSA DO QUE PENSAS,já está a fazer três anos que tu passas-te o teu trauma

Muitos beijos e até breve, até porque eu só deixo de te escrever se eu ficar sem faculdades mentais.

Para sempre amiga.
Maria.

Anónimo disse...

senhores do POR ESMERALDA,

para constar - a menina já não mora no mesmo sítio. A mudança fez-se à pressa e de noite. porque seria?

Um amigo e vizinho dessas bandas

Por Esmeralda disse...

Caro amigo e vizinho,

Não apreciámos o tom de "dúvida" do seu comentário. Na vida, todos os dias mudamos alguma coisa, como o que comemos, onde moramos e até musamos de emprego ...

Estamos certos que, tal como tem vindo a acontecer, todas as partes serão informadas em tempo útil, a mãe ou o tribunal, e não existirão por isso quaisquer problemas.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Obrigada ao Por Esmeralda, pela atenção e sensibilidade que naturalmente nos dá serenidade.
Se calhar mudaram de casa, parece que a casa era tão pequena... E não é a mãe da Dª. Ilda que vive também com eles. Parece que a Esmeralda não tinha um quarto só para ela e concertyeza foram para melhor. A menina saberá dizer aquilo que nós vizinhos vemos e ouvimos, mas creio que não devemos entrar em pânico. O Sr. Baltasar ainda há-de reconhecer os verdadeiros amigos e tenho essa esperança. Como diz a Srª Maria a Bonança há-de chegar e porque não acreditarmos que neste tempo de advento que quer dizer espera, a nossa espera de coisas boas para a Esmeralda se vai realizar. E o Natal está quase a chegar...