terça-feira, 3 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA PRINCESA



Nesta Páscoa o Por Esmeralda deseja à Princesa uma Páscoa feliz.

Embora não tenhamos para dar as boas notícias que alguns esperam, e como desde sempre estivemos neste espaço de reflexão, falando verdade e com o coração, sempre apenas a pensar na Princesa, informamos que a Princesa continua a rejeitar as visitas de fim de semana e de períodos de férias à mãe e aos paizinhos do coração.

Como já algures dissemos, este é um momento que deve preocupar todos os adultos da sua família alargada. Com efeito, não é verosímil que uma jovem criança recorra à negação de afectos que conquistou em laços familiares únicos, interiorizados desde os primeiros momentos de vida e durante vários anos. A verdade é que nestas circunstâncias este é um segundo episódio de tal negação, inesperada, e infelizmente, explicável. E também, anteriormente, mas noutro sentido, uma negação semelhante ocorreu. Em todas, uns adultos e outros viram o enriquecimento de sentimentos que a Princesa sempre teve para repartir de igual modo por todos. Alguém não está a perceber que as crianças não guardam rancores, não conhecem o ódio e o amor tudo vence.

Cabe ao pai, neste momento particular, desmontar o conjunto de razões que levam a Princesa a negar sentimentos que foram muito importantes na formação do seu eu. Essa tarefa, que não antevemos simples, pode inclusive colidir em certos aspectos com uma visão demasiado simplista de uma situação muito desejada, mas por certo nada favorável à manutenção do bem estar da Princesa presente e futuro.

Estaremos por aqui, sempre a pensar apenas na felicidade da Princesa.

Por Esmeralda

14 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia.

Por Esmeralda este foi sempre o cantinho que dedicaram com muito afeto a uma menina que nasceu no sitio errado, mas que cresceu no sitio certo, por este motivo, sempre acreditei que a justiça, nunca podia resolver o problema de uma criança em sofrimento, na minha perspetiva de ver os acontecimentos, caberá realmente ao Pai,saber partilhar a Princesa com os seus Paizinhos do Coração
não sou psicóloga, mas já trabalhei com crianças e sei o quanto elas se sentem tristes, e inseguras, com o que se passa com elas mesmo, conversamos com elas e com lágrimas elas confessam tudo,que por medo não conseguem dizer nada aos seus familiares, é um grande e grave problema, a Princesa nesta rejeição não está bem precisa de ajuda, e essa ajuda o Pai terá de o resolver,ou a justiça porque esta rejeição é um sinal que a Princesa não pode esquecer o seu mundo, como já tenho dito muitas vezes tenho uma neta da mesma idade, pois devo deixar aqui expresso que ela se lembra de tudo de quando era pequenina, este é um exemplo que posso deixar ao sr.Baltasar.

Com estas minhas simples palavras posso dizer que a experiência acompanha a ciência,estamos em tempos modernos mas como tudo na vida temos a obrigação de que em tudo que fazemos o fazer bem,neste caso fazer sorrir a Princesa que já basta de tanto sofrimento.

FELIZ PASCOA PARA TODOS

PARA TI QUERIDA PRINCESA UMA SANTA
PASCOA.

Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

Quem dera que as nossas convicções estivessem erradas. Quem dera que a sabedoria da experiência não fosse sabedoria.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Boa tarde.

Hoje entrei no cantinho da princesa, e foi com tristeza que fiquei a saber que a menina estava a recusar as visitas aos paizinhos e à mãe biológica. Não me parece que essa seja a sua vontade. A questão que gostaria de colocar ao por Esmeralda é a seguinte:

Aonde estão os técnicos que acompanham a criança? O que dizem eles relativamente a tais comportamentos? Acharão essa atitude normal? Eu não considero nada normal o que se está a passar, e não sou da ária de psicologia. Oxalá os psicólogos sigam a criança o melhor possível, e se abstenham relativamente aos adultos, porque o que está aqui em causa é o equilíbrio da Ana Filipa. Insisto em tratá-la assim, porque esse foi o nome que ela sempre ouviu desde bebé, e segundo vários especialistas, esse é o nome pelo qual ela deveria ser tratada.

Boa Páscoa ao por Esmeralda, e para a nossa menina.

Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

A sua preocupação no que refere a um acompanhamento psicológico à Princesa é também nossa. Não nos parece que tenha sido regular e atento quanto às necessidades efectivas da menina, em virtude de uma ruptura de vida como a ela que sofreu.

Essa preocupação, baseada nas nossas convicções e na tristeza que mostra são um sinal de alerta que é preciso mais atenção. Por outro lado, este momento de negação que a Princesa vive deve estar a preocupar muito todos os adultos da sua família alargada, particularmente o pai, com quem ela vive em permanência desde fevereiro passado.

Não conhecendo com exactidão todos os pormenores, não podemos, nem devemos, vir aqui dizer que A ou B não agiram bem. Podemos apelas ter esperança que todos se unam no sentido de ajudar a Princesa a ultrapassar este momento que só pode estar a ser muito difícil para ela.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caros anónimos “por aí”

O Por Esmeralda lamenta muito que por esta altura não encontrem um local para darem o vosso contributo à reflexão sobre a Princesa, Esmeralda.

Ainda assim, muito gostaríamos de entender o caminho de raciocínio que alguns anónimos “por aí” desenvolvem para encontrar bem-estar psicológico numa criança que sofre rupturas na sua vida pessoal. Nem um adulto, destemido, com a personalidade criada, passa incólume por tais momentos, tão fracturantes. Ou será outra a razão para tal situação que vos leva a não conseguirem comentar de forma tranquila e sensata?

Desde sempre tem sido nossa convicção que esta menina precisava de muita atenção, afectiva e especializada, que a auxiliasse a desmontar as razões que lhe destruíram a vida num dia e a colocaram como noutro planeta no dia seguinte. E este foi e será sempre um ponto da vida da Princesa que nenhum técnico de saúde descurará, porque é impensável que alguém, sobretudo uma criança o ultrapasse incólume. Terá sempre na sua vida momentos em que os obstáculos serão resolvidos de forma pouco cautelosa. É o caso do que se passou antes e do que se passa agora.

Para quando deixar de se pensar nos adultos e pensar apenas nos superiores interesses da Princesa?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom Dia

Por Esmeralda, já se passou a Pascoa e com ela o fim das férias escolares vai começar o ultimo trimestre escolar para a Princesa, espero que a menina esteja com capacidade para os estudos! na vida da menina além do Pai e da Mãe que apareceram muito tarde para os laços afetivos,ela não os tinha com muita tranquilidade junto daqueles que para mim são os seus verdadeiros Pais que muito devem sofrer com a felicidade de sua filha,pelo que eu li aqui neste espaço e em jornais televisões, foi decretado pelo Juiz que os seus Paizinhos do Coração não ficavam de fora, pelo contrario tinham direito a visitas, esse direito não lhes pode ser negado, assim como a Mãe
o Pai não teve a guarda total,e a ele lhe cabe a responsabilidade de ter de dar justificações, em tribunal já que não as quer dar de PAZ, em incentivar a menina a cumprir o que foi estipulado pelo tribunal, que infelizmente nunca deveria de ser assim, não quer partilhar mas têm o dever de educar, para estes casos existem os tribunais de menores, até porque aqui está em causa o sofrimento da menina, digo porque acredito que no seu coração o AMOR que ela sente nunca vai sair do seu coraçãozinho tão sofrido, a lei que eu saiba ainda resolvem estes casos, porque se trata duma criança em sofrimento,sei que não devia de dar a minha opinião mas como adoro crianças e nesta causa aqui ando já algum tempo e não posso deixar passar em branco certas atitudes em que não se brinca com a felicidade da nossa Princesa.

Por Esmeralda os meus respeitosos
cumprimentos.

Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

Ao contrário do que diz, os seus comentários são muito importantes, pois na simplicidade que exibe é possível perceber uma sabedoria acumulada que consegue perceber o que se passa com exactidão, sem aplaudir uns ou ofender outros.

Relativamente à Princesa, estamos todos expectantes pelo desenrolar destes momentos de negação da Princesa. O tempo será também muito importante pois é no seu dia-a-dia que ela encontrará a resposta às suas dúvidas interiores.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Enterrar os fantasmas?

O superior interesse da Esmeralda, assim como de todas as crianças, deve sobrepor-se SEMPRE aos interesses, gostos e quereres dos adultos. Sobretudo daqueles que gostavam que a Esmeralda tivesse mudado de nome. Só que isso não aconteceu e a realidade é aquilo que é e não aquilo que cada um gostaria que fosse, ao sabor da sua preferência pessoal.

Assim, o PorEsmeralda, ao insistir em publicar os comentários de pessoas (naturalmente respeitáveis) que insistem em trocar o nome à Esmeralda, porque sim, continuando a chamar-lhe “Ana Filipa”, está a dar cobertura a polémicas desnecessárias, acabando por afastar muitas pessoas generosas e influentes, nomeadamente com poder de decisão, que ficam de pé atrás, porque é mau demais para uma criança ser tratada por nomes diferentes que, inevitavelmente, acabava por desenvolver a síndroma de dupla personalidade.

Os resultados parecem estar à vista de todos. Seria muito bom que a Esmeralda pudesse continuar a desfrutar do apoio, amor e carinho de toda a sua família alargada, nomeadamente dos “paizinhos do coração”, mas para isso seria indispensável que se enterrassem todos os fantasmas do passado, passando a imperar o bom senso e, depois, tudo o resto viria por acréscimo, digo eu!

Cumprimentos
Roger

PS: Há mesmo quem nem sequer consiga dizer ou escrever “Esmeralda”, substituindo SEMPRE o nome próprio por “Princesa”, para não lhe chamarem “Ana Filipa”?

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18 de Abril de 2012 14:57)

O Por Esmeralda encontra no seu comentário dúvidas relacionadas com períodos e/ou factos passados que neste momento servem apenas para estar guardados em local de difícil acesso. Portanto, não nos revemos em absoluto nessa postura. Preferimos olhar com preocupação para os sentimentos de negação que assolam a Princesa, até porque, no sentido inverso, também aconteceram e não trouxeram a estabilidade precisa. Em razão dessa situação menos feliz para ela diríamos como o caro anónimo exprime "Seria muito bom que a Esmeralda pudesse continuar a desfrutar do apoio, amor e carinho de toda a sua família alargada, nomeadamente dos “paizinhos do coração”. Quanto a "fantasmas", as crianças não guardam rancores, mas podem desistir ...

Por Esmeralda

Maria de Lourdes disse...

Para ti minha pequena e querida Princesa
Aqui te deixamos um poema que sabemos que não lês hoje, nem amanhã, nem depois, MAS UM DIA ,TU TALVEZ O POSSAS LÊR COM A FORÇA DA TUA INTELIGÊNCIA E A RECORDAÇÃO DE TEMPOS QUE VIVESTE – OS QUE HOJE ESTÁS A VIVER!
A solidão
A solidão é talvez não teres amigos
e sim colegas.
A solidão não é tu não estares sozinha,
e estar entre muitas pessoas mas sentir
falta apenas das que te amam de verdade
A solidão não é tu chorares sozinha mas
sim não teres com quem sorrir.
A solidão não é tu estares com quem não te ama
e sim estares com quem tu não amas profundamente mas
Que curiosamente também te ama ou julga amar-te de verdade

A solidão não é falta de alguém que te faça feliz
e sim teres alguém e não seres feliz.
A solidão é você gritares no silêncio o nome de alguém
que não quer te pode ouvir, mas conhece o teu sentir
A solidão é sentires frio,
mesmo em dias quentes.
A solidão não é tu não seres capaz de amar,
mas sim amar e não seres amada, ao geito de quem sabe o que tu sentes e como tu és.
A solidão, a verdadeira solidão tu a sentes
naqueles momentos díficieis, nessa vida que te obrigam a viver
quando tu olhas para o lado e ver todos menos aqueles que tu tens saudades ,
aqueles que tu até julgas já não amar…
A solidão, querida, é mesmo escutares o silêncio e a distância dos que tanto te amam e amaram
Serás capaz de os escutar???
O silêncio de tantos que te querem
E escutar o frio das palavras não ditas. Lembrar os nossos rostos como quando eras livre…
Sabes meu amor: a solidão é absolutamente
o NADA que parece ter-se instalado no teu coração, e sem saberes porquê sentires o vazio do viver.
A solidão é definitivamente o nosso nome: tão simples de dizer MÃE LINA/ MÃE AIDIDA/ PAI LUIS/ MANINHA BEATRIZ… (eu sou a Pipa) Mano Luís…
Amigos Todos! e tantos os que sem quereres abandonaste… mas eternamente, serás também pertença nossa
Porque eternamente solitária, Seria a tua vida sem o nosso amor no teu viver …
“ Pelos teus familiares e amigos: para sempre aqui estarei”

È que os que te amam de verdade amarte-ão sempre e de qualquer geito

Anónimo disse...

PARA A PRINCESA.

Princesa estas minhas palavras são mesmo para ti,hoje 24 de Abril 2012 estou a recordar a revolução dos cravos,não sei se sabes? mas acredito que sim, até porque na escola do 1ºciclo ele é falado para os alunos fazerem um trabalho sobre o 25 de Abril. mas para o fazer terás de fazer perguntas,porque tu não o sabes nem o teu Pai, mas o teu Paizinho do coração deve saber algo, mas concretamente quem viveu esses tempos são as pessoas mais velhas, era um tempo em que eu não queria viver, mas eu não queria esse tempo, tu sim deves lutar sempre pelos teus ideias, porque te vais tornar numa pessoa adulta e não podes ter incertezas, precisas de muitos afetos para te tornares numa pessoa muito responsável, condeno todas as pessoas que fazem a cabeça das crianças, essas pessoas nunca podem saber o que é a liberdade com educação,educar é ser o espelho para os filhos,ter atitudes compreender o porquê de certas atitudes que por vezes surge numa criança,tu minha querida tiveste um trauma na tua vida, perdeste o que mais falta faz a uma criança o teu lar,sofres
com os teus impulsos de menina saberás dizer o porquê? se sabes não guardes para ti divulga,ficarás mais livre de teus maus pensamentos, verás que não bem assim como pensas, não faças da tua curta vida mais escura do que ela é solta-te para teres a liberdade que mereces,não sei se vais ler este meu comentário mas se não o leres irás um dia recordar o porquê das minhas palavras que são as que eu dou a crianças com problemas como os teus, acredito que no lar aonde te encontres façam tudo para seres feliz, porque é um dever de quem educa, porque não educar trás muita responsabilidade.

Por hoje fico por aqui com muitos beijos cheios de ternura da tua amiga que sendo virtual nunca te esquece.

Maria

Maria de Lourdes disse...

NÂO PODEMOS NEM QUEREMOS ESQUECER QUE HOJE É O DIA DA MÃE

Atravessemos a noite com uma vontade irreprimível de cantar…

“BEM AVENTURADAS SEJAM TODAS AS MÃES!!!
BEM AVENTURADOS SEJAM TODAS AS CRIANÇAS!!!
BEM AVENTURADOS SEJAM TODOS OS AFLITOS – TALVEZ TODOS NÓS?”

“O que quer isto dizer? Que são, no fundo, as nossas pobrezas, fragilidades, aflições, mansidões, procuras de justiça, sedes de verdade, as nossas buscas por um coração puro, que dão à substância da bem-aventurança, a matéria da santidade?
É naquilo que somos e fazemos, naquilo que buscamos, na humilde história da nossa vida, na pequena história que dia-a-dia protagonizamos que podemos ligar a terra e o céu. Falar de santidade passou a ser isso: acreditar que a humanidade do homem se tornou morada do divino de Deus.”

SERÁ TALVEZ ASSIM QUE CONTINUAREMOS A NOSSA INFÂNCIA!!!...


ESCUTEMOS ENTÃO NESTE DIA QUE QUEREMOS LINDO, e PARA RECORDAR TODAS AS MÃES, um pouco do muito que um sábio Professor , que fala com os olhos e com o coração, vai escrevendo para que como mães e pais não esqueçamos as NOSSAS Crianças ….

QUEM NOS CANTA UMA CANÇÃO, POR
DR. EDUARDO SÁ

1. - As crianças têm direito a ser enfadonhas e medricas. E a ser rabugentas, desatentas e trapalhonas. Podem, também, lamuriar-se, sem que tenham motivos consideráveis para tanto. E seringar a paciência dos adultos, sempre que os sintam distraídos. Podem ser glutonas, logo que eles as queiram compenetradas e em sossego. E podem ter a vista na ponta dos dedos e perguntar «porquê?», a torto e a direito, sobretudo quando as quiserem atiladas.

2. - As crianças têm direito a não ser elogiadas de forma almofadada, como se o seu coração não aguentasse senão algodão doce. E a não ser tomadas como sobredotadas ou líderes natas, e todas as outras coisas que os seus pais, quando se tentam clonar, imaginam para elas.

3. - As crianças têm direito a fazer birras. Das estridentes, de preferência. E a chorar com alma. Por motivos nenhuns, sem que saibam porquê. E podem acreditar em bruxas, em duendes, no Capitão Gancho ou no Papão. E a considerar que eles vagueiam pelo quarto, sempre que os pais são insossos nas histórias que lhes contam.

4. - As crianças têm direito a empoleirar-se nas janelas, para verem um mundo que se acanha quando se descobre de cima. E a debruçar-se num colo qualquer, se isso lhes der a certeza que as agarram. Podem imaginar que a Lua as persegue, seja qual for a rua com que a tentam iludir. E supor que o braço do pai, mais coisa menos coisa, chega ao céu.

5. - As crianças têm direito a desejar, para sempre, OS PAIS respirando, de mansinho, o mesmo ar. E pela MÃO DELES, A CRER NUM CORAÇÃO QUE SE ANINHA NOUTRO PEITO E é por isso que têm direito a descobrir que uma família se faz com todos os que moram, de surpresa, NO MEIO DE NÓS. Seja quem nos aconchega com um gesto, quem nos segreda e sossega, quem se escreve num poema ou quem nos canta uma canção.


Eduardo Sá

Deixemos que cada palavra aqui escrita seja motivo para interiorizarmos um passado que passou, o presente que teima em NOS CHAMAR E um futuro que queremos LIVRE E FELIZ PARA A ANA FILIPA/ESMERALDA, pelo qual ESPERAMOS COM UM AROMA DE ESPERANÇA!
*******************

E SEGUINDO ESTA NOITE EM QUE SE RECORDAM TANTAS MÃES E Aquela que me deu ao Mundo e que já partiu, aqui vos deixo dois textos em jeito de poemas que mais diretamente dedico à ANA FILIPA E SUAS MÃES AIDIDA E ADELINA
ABENÇOADAS SEJAM!!!
Maria de Lourdes
(continua)

Maria de Lourdes disse...

SER MÃE!...

Semeaste um Ser que nascerá teu Filho
Semeaste um “Homem” na Terra da Vida
Plantaste-o como um grão de milho
Que germinou seguindo o seu destino
Deixando-te a certeza que a tua Vida é mais comprida

Foste construtora na obra do Criador
Foste contratada pr’a fazer uma “ obra d’arte”
E salpicada de sentimentos e valor
Embrulhaste-a no papel do teu Amor
E colocaste-a num pedestal –à parte

E assim foste olhando e sentindo em cada dia
O orgulho nessa “obra” que criaste
O teu Filho é a tua Força e a tua Alegria
Deste-lhe como herança amor e sabedoria
E a vida foi passando – e tu por ali ficaste…

Hoje é um “Homem “ – não é teu!
Tornou-se ele também “construtor” do Mundo
Retratam nos seus gestos os valores que recebeu
E porque tanto de belo contigo Mãe, ele aprendeu
Une-vos um sentimento Infinito e Profundo
L/M
**********************************




MARIA MULHER E MÂE

Vejo-te Mulher com teu ar doce e talvez dor
Vejo-te com teu olhar Maternal
Guardas no teu Coração – nesse cofre de valor
Tudo o que transformas em Amor
Vejo-te e não conheço nada igual!

És a serenidade que transparece no teu rosto
És a Paz de quem a mágoa quer deixar
És a mulher Mãe que está presente no seu posto
És aquela que tens ALegria e dor no rosto
E nos braços um filho para amar

És maternidade vivida e assumida
És a Mulher que Crê e sente – “tudo posso”
És um grito calado em tua vida
És Coragem, luta firme e assumida
ÉS A mãe que diz À Humanidade: - este filho É NOSSO!!!

Soubeste ser tudo e… até lição
Soubeste Acolher e estar presente
Teu doce olhar ensina a direcção
Onde temos de estender a nossa mão
E dizer ao MUNDO: “ Eu estou aqui! Não estou ausente!”
L/M
Madrugada do dia das MÃES 6/5/2012
Um abraço a todos os amigos e à Direção do Blogue da Maria de Lourdes

Anónimo disse...

Olá Princesa.

Aqui estou mais uma vez para falar contigo,passou o Dia da Mãe! mas ainda é o mês de MARIA, como já reparaste EU escrevo sempre nas datas porque eu penso muito em ti, ficarás para sempre na minha memoria no meu coração, porque ainda hoje existe dentro de mim os teus gritos de renuncia, pedindo ao teu Paizinho para não te entregar ao tribunal, para ires passares umas ferias com o teu Pai
Baltazar, tudo não passou duma mentira, ou por outra uma falha que fizeram contra uma criança inocente sem ter quem a defende-se foi uma grande maldade

Porque a justiça pensou mais no adulto que era o teu Pai, que hoje tens de gostar mesmo que não queiras, sei que as pessoas com o decorrer do tempo aprendem a gostar, assim como a tua Mãe Adida mas acredita que aquela Mãe que te protegeu desde o berço essa sim sofre e muito,não sei bem o que se passa na tua cabecinha para renunciares as tuas Mães uma quis a tua vida não te abandonou apenas te entregou porque não tinha leite para te dar, sem ela hoje não estavas com o teu Pai, acredita que a Mãe Lina tudo fez para não te perder, pensa nisto minha querida, ainda és muito novinha para compreenderes esta tua triste história de vida,nunca culpes ninguém sem saberes como tudo se passou, livra a tua cabecinha de maus pensamentos nunca te eludas com palavras de seja de quem for, porque nem sempre dizem a verdade
essa verdade vai ser tu analisar quando tiveres maturidade para isso
que espero que seja breve para a tua felicidade, estuda MEU ANJO não te preocupes que elas sabem esperar, porque um dia ainda lhes vais agradecer tudo o que elas fizeram por ti.

Por hoje fico-me por aqui muito mais te poderia dizer mas acredita
que te vou deixando algumas mensagens
ATÉ BREVE QUERIDA PRINCESA

Sempre amiga

Maria