terça-feira, 8 de junho de 2010

A VIDA DA PRINCESA VAI CONTINUAR COMO ATÉ AQUI




Caros Amigos e Amigas da Princesa

Como já foi possível saber, saíu hoje a decisão do Tribunal por que tantos esperavam. A Princesa vai continuar como até aqui a viver com o pai e a partilhar fins de semana e períodos de férias com a mãe e com os paizinhos de coração.

Não podemos em boa verdade dizer que ficámos satisfeitos, no entanto, do que se lê nas notícias, temos que aceitar as justificações para as decisões tomadas.

Com esta decisão o pai está concerteza muito feliz.

A mãe está muito triste. Esperava mais e melhor para a filha.

Luís Gomes e Adelina Lagarto, que não contavam para este processo, continuarão a estar sempre disponíveis para amar a Princesa.

Afinal já sabíamos que a Princesa tinha aprendido a transfornar o pouco em tanto. Continuará a ser assim. Mas será para sempre?

Nós, no Por Esmeralda, continuaremos por aqui, atentos, sempre a lembrar o brilho de felicidade de alguns dos momentos que temos partilhado com a Princesa.

Por Esmeralda

44 comentários:

Anónimo disse...

Jornal de Notícias
08-06-2010

Tribunal decide que Esmeralda continua a viver com o pai

O juiz do Tribunal de Torres Novas decidiu que Esmeralda vai continuar a viver com o pai e manteve as visitas quinzenais à mãe, Aidida Porto, e ao casal Luís Gomes, que a criou desde os três meses de idade.

A decisão, dada a conhecer hoje, terça-feira, aos advogados, surge após o julgamento de alteração das responsabilidades parentais pedida pela mãe da menor e depois do juiz e da procuradora do Ministério Público terem conversado com a menina.

De acordo com a sentença dada a conhecer hoje, terça-feira, aos advogados, o juiz Pedro Carrilho de Sousa, refere que no estado em que actualmente se encontra Esmeralda (a nível psicológico, emocional, social, familiar, escolar), "nenhum motivo há, antes pelo contrário, para interromper um processo de integração e vinculação afectiva que, embora não esteja terminado, tem muitas etapas cumpridas e está a mostrar-se, no essencial, globalmente bem sucedido".

De acordo com o magistrado, "Esmeralda não deve sofrer esta nova alteração na sua vida, nenhum motivo a justifica, nenhuma razão a impõe, exigindo-se, sim, pelo contrário, a estabilidade e o apaziguamento da criança, mantendo-se confiada e a residir com o seu pai".

"Quer o pai, quer a mãe, quer o casal Luís Gomes e Maria Adelina Lagarto têm de se consciencializar que a sua filha Esmeralda, esteja com quem estiver, partilhará a vida com todos eles. E que, por amor à Esmeralda, todos estão obrigados a assumir essa partilha", refere o juiz na sentença.

De acordo com o documento, o Tribunal mantém, no essencial, o regime de regulação das responsabilidades parentais de Esmeralda que se encontra já estabelecido, "quer quanto à guarda, confiança e residência da criança, quer quanto ao regime de visitas já igualmente instituído, quer também em matéria de alimentos".

Anónimo disse...

NESTA NOTICIA UMA COISA FOI RECONHECIDA PELO JUIZ RECONHECEU
QUE AFINAL LUIS GOMES E ADELINA LAGARTO TÊM QUE FAZER PARTE DA VIDA DA PRINCESA ISSO FOI MUITO POSITIVO
QUANDO LI ESTA NOTICIA NO JORNAL ERA MUITO REDUZIDA AGORA ESTÁ MAIS CLARA
MAS NÃO SEI SE O QUE SE DIZ COMO
MATÉRIA DE ALIMENTOS E OUTRAS COISAS
MAIS, ATÉ PORQUE EU SÓ ACREDITO NO
ESPAÇO DA NOSSA PRINCESA.
QUANDO FOR POSSÍVEL GOSTAVA DE SABER SE ESTA NOTICIA É MESMO VERDADE, COSTUMA-SE DIZER O AMOR VENCE TUDO ESPERO MESMO QUE BALTAZAR CONSIGA TER OUTRAS ATITUDES PARA COM AIDIDA LUIS GOMES ADELINA LAGARTO,COMO NÓS
DESEJAMOS QUE A NOSSA PRINCESA SEJA FELIZ, QUE ASSIM SEJA.
Maria.

Anónimo disse...

Pois... se calhar Esmeralda foi ouvida, realmente escutada por quem de direito: o juiz. E assim decidiu em favor da menina.
Talvez esta seja realmente a vontade da "princesa" em ficar com o pai e manter contacto com a mãe e "pais de afecto".
Respeitemos pois a vontade de Esmeralda e (mais uma vez) da justiça. Baltazar e Esmeralda saem reforçados.

Anónimo disse...

Claro que se fica triste, mas essa tristeza já existe há ano e meio
de certeza que a menina não está
feliz, porque isso é impossível
a felicidade da menina passa por ser
entregue aos seus Pais do
Coração,mas isso já era de esperar que não acontecia, mas neste processo
pelo menos o Pai têm que ter outra atitude, de deixar a menina livre
coisa que não acontecia, a Mãe também vai poder ter decisão no
crescimento da menina,que afinal
para a justiça a biologia pesa na decisão.
O que importa neste momento é fazer
que Esmeralda esqueça o trauma que
passou, acredito que todos vão fazer por isso.

Anónimo disse...

Penso que com esta decisão, proferida depois de ouvidas todas as partes envolvidas, nomeadamente a pessoa mais importante e que todos nós queremos ver feliz, a menina, ou seja a pequena Esmeralda / Ana Filipa, se deve enterrar o "machado de guerra" e fazer tudo o que estiver ao alcance de cada um de nós, para que reine a paz e a harmonia possível, entre todos os adultos envolvidos.
A pequena Esmeralda /Ana Filipa, afinal não é nem nunca poderá ser propriedade de ninguém e concerteza que todos os adultos que fazem pate da sua família alargada querem o melhor para ela, pelo que devem respeitar a vontade da menina que talvez não seja do agrado dos "pais do coração", porque a criaram desde bébé e sempre terão acalentado a esperança de que voltaria para eles, mas a menina teve oportunidade de conhecer o pai e com ele viver e é natural que tenha desenvolvido uma boa relação e goste igualmente do pai, tal como gostou ou ainda gostará do casal, ms prefere o pai. Está no seu direito. Há que respeitar.
Também não convém esquecer que o pai, ainda que tenha tido necessidade de fazer o teste de paternidade, desde aí lutou por ela e nunca desistiu perante tantos obstáculos que lhe foram colocados no caminho e tudo tem feito para a fazer feliz, à sua maneira e dentro das suas possibilidades, como qq. outro pai o faz.
O casal, ainda que possa gostar mt. da menina, sempre demonstrou um forte egoísmo, pois nunca aceitou o seu pai e tudo fez para o afastar ou até eliminar da vida da criança.
Se tivessem sido mais fléxiveis e abertos quando o pai procurava pela filha e se tivessem cumprido as decisões dos Tribunais... muita coisa poderia ser diferente.
Há que acreditar e aceitar que a menina é feliz com o pai, pois se assim não fosse, a decisão agora tomada seria outra.

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas da Princesa,

Uma leitura mais cuidada dos excertos publicados na notícia difundida no Jornal de Notícias de ontem, permite perceber com clareza algumas mensagens muito importantes como:

1) A relação da Princesa com o pai, a mãe e os paizinhos do coração, mais uma vez sai confirmada e até reforçada.

2)Em todos os momentos, o pai, a mãe e os paizinhos do coração estão directamente ligados a todos os aspectos da vida da Princesa.

3) Após um período de tempo de adaptação, a justiça ofereceu a todos os adultos a possibilidade de se esforçarem ainda mais pela felicidade da Princesa. Não basta achar que está bem. É preciso melhorar.

4) Todos os adultos "estão obrigados" a aceitar o amor que a Princesa a todos dedica.

Esperamos que a Princesa passe a receber em retorno, os ecos das lições de saber fazer, muito coerentemente proferidas.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Vamos esperar uns tempos para ter a certeza se a Princesa escolheu ficar
com o Pai,ou foi-lhe imposto pela
sentença dada pelo o Juiz? para a Princesa esta não foi a decisão que
deveria ter sido dada,a menina está
em sofrimento ou os técnicos da
Especialidade não vale nada?
Que me desculpem os Srs.que fazem a leis,mas não concordo até porque os
SRS.Juiz aprendem com os livros que
que têm muitos anos, e claro é a
biologia que prevalece,neste caso
Havia uma Mãe que via a filha infeliz,começou a menina a ficar
mais solta quando começou a conviver com sua Mãe e seus Pais
do coração,esta Mãe merecia ter
junto de si a sua filha até porque
Esmeralda/Ana Filipa têm uma irmã
Bebé ao qual devia de crescer junto
dela,tendo a menina Mãe com condições para ter as suas filhas
juntas, porque razão Esmeralda têm
de ser criada por uma madrasta?
Não percebo nada de leis peço desculpa ao Sr.Juiz pela minha ousadia,esta é a minha opinião que
para mim seria muito mais justa
Mas lei é lei claro que aceito o
veredicto,espero mesmo que por parte
da biologia haja mesmo entendimento
porque até ao momento Baltazar via
a filha como um troféu,e queria
afastar os Pais do coração estes Pais tudo fazem e farão de tudo
pela felicidade da menina e ainda bem que a justiça o compreendeu.

DESEJO MUITO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE TODA A FAMÍLIA ALARGADA
TUDO FAÇAM PARA QUE A PRINCESA
TENHA UMA FAMILIA UNIDA PARA O
SEU DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL.
Maria.

Anónimo disse...

Ontem fiquei surpreendida com a decisão judicial, mas espero que tenha sido tomada em prol da felicidade da menina. Oxalá o pai se mentalize de uma vez por todas que a menina não é um objecto, um troféu, mas sim um ser humano que, contrariamente aos outros menores, tem mais do que um pai e uma mãe.
Relativamente a tudo isto, pensei em duas possibilidades:
- 1. A menina foi ouvida pelo Juiz, e mais uma vez os seus sentimentos não foram respeitados;
- 2. A menina foi ouvida pelo Juiz e afirmou que também adorava viver com o seu próprio pai, pretendendo continuar com ele. Agora, o que acho estranho foi não ter sido levado em conta o depoimento das técnicas, que afirmaram que a princesa estava em sofrimento. A Doutora Ana até afirmou que a menina se sentia mais livre em casa da mãe biológica, porque poderia conviver sem medo com quem a criou. Mesmo as técnicas que defenderam o pai biológico não foram firmes nos seus depoimentos. E isto tudo foi esquecido. Há aqui uma grande confusão, mas também não deve ser para eu entender. O que importa é o bem-estar da nossa princesinha. Oxalá todos se entendam, e deixem a menina crescer saudavelmente.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

As decisões tomadas pela Justiça serão respeitadas. No entanto,nenhuma decisão poderá aferir os afectos, mas as condições para cuidar melhor.

O Juiz achou que a vida da Princesa encontrava melhores condições para evoluir de forma positiva, ficando aos cuidados do pai, mas agora partilhando as decisões com a mãe. O Juiz também enalteceu e reforçou o papel imprescindível de Adelina Lagarto e Luís Gomes, como referências parentais da Princesa e capazes de proporcionar à Princesa o equilíbrio que continuará a necessitar.

Portanto,a Princesa continuará a poder conviver com toda a sua família,como até agora, em paz,com amor.

Para o futuro, a Deus pertence. O que hoje é verdade, amanhã pode não ser. A Princesa hoje tem 8 anos e o tempo e os vínculos afectivos, determinantes para a formação da sua personalidade, darão lugar a, quem sabe, os mesmos desejos, ou outras realidades.

Os amigos e amigas da Princesa apenas terão que conviver um dia de cada vez e sendo fiéis às suas convicções, continuarão como até aqui, atentos e desejosos que a Princesa vá sendo feliz.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

O Tribunal de Torres Novas decidiu manter a menor Esmeralda Porto "entregue e confiada" ao pai, Baltazar Nunes, tendo atribuído a ambos os progenitores o exercício comum das responsabilidades parentais nas "questões de particular importância" na vida da menor.

Segundo o acórdão datado de terça feira e a que a agência Lusa teve hoje acesso, o juiz Pedro Carrilho de Sousa entendeu não existirem, neste momento, "razões que façam exigir à Esmeralda uma nova mudança na sua vida".

"Determinar que passasse a ser confiada à progenitora (Aidida Porto Rui) só seria admissível, só seria verdadeiramente pensável, se o processo de integração junto do pai e do seu agregado não estivesse a ser bem sucedido", lê-se no acórdão.

A decisão vem pôr termo ao processo interposto em março de 2009 por Aidida Porto requerendo a guarda e o exercício das responsabilidades parentais, na sequência da entrega efetiva da menina (atualmente com oito anos) ao pai em dezembro de 2008.

Regime de férias partilhadas


Luís Gomes e Adelina Lagarto, que criaram a menina dos três meses praticamente até aos sete anos e que se constituíram como assistentes no processo, não viram igualmente atendido o pedido, feito já na fase final do processo, de Esmeralda ficar à sua confiança.

Considerando indiscutível o papel do casal na vida, quer passada quer futura, da menor, o juiz pede a Luís Gomes e Adelina Lagarto para ajudarem na consolidação dos vínculos afetivos de Esmeralda com os seus progenitores, trazendo "segurança e tranquilidade à criança nesse seu desafio permanente".

Além de exigir que os progenitores partilhem as decisões em questões consideradas importantes para a vida da menina, o juiz determinou ainda um regime de férias escolares (verão, Natal e Páscoa) partilhadas entre os adultos de referência para a menor.

Decisão "de bom senso"


Para José Luís Martins, advogado de Baltazar Nunes, tratou-se de uma decisão "de bom senso, que se justifica por si".

Considerando que o desfecho do caso foi muito por "mérito do pai", José Luís Martins considerou "surpreendente que houvesse pessoas que, por irrealismo ou falta de senso, almejassem uma coisa diferente".

A Lusa tentou obter reações tanto de Aidida Porto como da mandatária do casal, mas tal não foi possível.

Anónimo disse...

Tenho muita pena que a maioria das pessoas que vão para a petiçao despejar mensagens horríveis conhecessem de perto como se passam os fins de semana com a Adelina e com o Luis. É um gosto olhar para aquela menina sempre agarradinha ao pescoço deles aos beijinhos e sempre a sorir. Percebe-se bem porque é que o doutor juiz os incluiu na vida dela. Eles ainda lhe fazem muita falta.
Florbela Domingues (Riachos)

Anónimo disse...

Amigos do Por-Esmeralda

Continuam a ser acusados de apoiarem os Gomes mas essa é uma acusação que só vos deve encher de orgulho.

Eu orgulho-me de pertencer ao grupo das pessoas como vocês que mesmo perante certas adversidades. Sempre que posso falo da Princesa e da Adelina e Luís, verdadeiros pais. Todos os que falam mal deles deviam era tirar lições porque afinal, venham os juizes que vierem, continuam lá, sempre a apoiar e a amar a Princesa. É porque eles são aquilo de que os acusam? Ou é porque eles são uns verdadeiros pais que apenas pensam na felicidade da filha. A Princesa há-de ser sempre a sua menina e isso é o que salta à vista de todos e os juizes já perceberam há muito. Foi uma pena a justiça não ter entendido o grande amor que eles lhe dedicavam ao ponto de porem a sua vida em risco. Pagaram na justiça e continuam firmes, sempre a pensar na filha.

Bem hajam a Princesa que terá sempre umaluzinha a iluminar-lhe o caminho na vida.

Anónimo disse...

o casal Gomes será imprescindível para que a menina tenha um crescimento saudável, havendo um elo de ligação muito forte entre os três.
Gostaria de saber, caso seja possível, se a Esmeralda irá permanecer em casa dos seus papás apenas uma noite por mês, ou se terá acesso às três noites como a DRA. Mariana tinha determinado o ano passado.
Seria bom que o pai biológico desse mais importância aos sentimentos da menina, e a deixasse passar o fim-de-semana completo na casa dos seus papás.
Gostaria de saber também se é neste fim-de-semana que a princesa visita os papás e os seus amiguinhos.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

O elo de ligação entre o casal Gomes e a Princesa foi o suporte que lhe permitiu encarar as suas experiências, algumas muito dolorosas, sem se deixar abater.

Foi uma educação repleta de princípios e valores que muito a fortaleceram. Quando as bases de educação são muito sólidas não é tão difícil enfrentar as adversidades da vida. Foi assim com a Princesa. É assim com Adelina e Luís.

A pensar nesses laços familiares tão fortes, o Dr Juiz enalteceu-os, como que em jeito de recado importante.

Além disso, quem educa crianças sabe que todos os dias surgem novidades e por isso, o que hoje é de uma maneira, amanhã poderá ser de outra. Nós por aqui, no Por Esmeralda, julgamos que um dia destes a Princesa vai ser incentivada pelo pai a estabelecer outros contactos que não apenas os estipulados pelas sentenças judiciais.

Relativamente à pergunta que deixa:

- A Princesa continuará apenas a dormir uma noite em casa dos paizinhos do coração.

É assim que se constrói a felicidade - Faz-de do pouco, tanto.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (11 de Junho de 2010 21:29)

Não sabemos se conhece A Adelina e o Luís. Efectivamente eles foram verdadeiros pais para a Princesa e mesmo distantes, deixaram um ascendente na Princesa que é o que verdadeiramente a salvou dos horrores que passou quando se viu impedida de os ver, ou sequer falar com eles.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Eu sou uma das pessoas que deixou de comentar aqui quando vi o rumo que a história de Esmeralda tomava.
Sou apoiante do casal Gomes SIM!
E foi sempre convicta dessa afeição
amor que tudo transcende,de verdadeiros pais de Esmeralda que os apoiei,e continuarei a apoiar,ainda que no agora anonimato.
Aidida pode fazer tudo,mas jamais poderá apagar o passado!Assim como Baltazar,tudo pode fazer agora,mas a sua história de hoje,não o redime dos erros de ontem!
Apoio e sempre apoiarei a volta de Esmeralda para o seio da sua real familia,o casal Gomes.
Jamais apoiarei a ida de Esmeralda para Aidida,assim como nunca apoiei a ida de Esmeralda para Baltazar!
O casal Gomes será sempre para mim,uma referencia de bons valores,amor genuino,e verdade!
Que Deus os guarde e abençôe,bem assim como a Esmeralda,felicidades,e até um dia!

Um abraço.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (12 de Junho de 2010 01:59 )

O Por Esmeralda recebe os seus comentários novamente com muita satisfação.

Relativamente ao que refere sobre a vida da Princesa, nunca é de mais referir que:

- A Princesa gosta de viver em casa do pai.

- A Princesa preferia ter ficado a viver com a mãe porque aí pode livremente deixar trnsparecer todos os seus afectos.

- A Princesa mantém vínculos afectivos muito fortes com os paizinhos do coração

- A Princesa encontrou na mãe um pilar de confiança e segurança que é capaz de perceber e respeitar os seus sentimentos

- Os únicos momentos em que a Princesa não partilha os seus afectos são no seu dia a dia quando está junto do pai.

- A Princesa tem encontrado junto dos paizinhos do coração uma tranquilidade que se exprime no respeito dos seus sentimentos, reconhecendo o seu afecto pelo pai.

- A Princesa sabe bem que nunca magoa os paizinhos do coração mesmo que goste, como é normal, do pai e da mãe. Mas as referências parentais são as dos paizinhos do coração.

- A Princesa voltará sempre a casa dos paizinhos do coração com todas as certezas que ela necessitará ao longo da vida, para amar todos os adultos da sua família alargada, partilhar experiências, crescer harmoniosa e livremente.

- Por todas estas razões os paizinhos do coração mais uma vez foram avaliados pela justiça como imprescindíveis ao crescimento harmonioso e feliz da Princesa. Nada acontece por acaso.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Neste processo a menina foi ouvida.
Não era isso que queriam?
Então, o Senhor Juíz decidiu em face do que ouviu e do que achou melhor para a Esmeralda.
Não contentou todos os adultos? Paciência!!!!
Quem ele tinha que contentar e zelar era a Esmeralda. Ouviu-a, analisou tudo muito bem analizado e deliberou o que achava melhor para a menina. É ela que precisa de ser cuidada. Querem o quê, mais?
Neste momento todos são precisos na vida de Esmeralda e por ela e só por ela sou a favor que ela conviva com todos, afinal fazem parte da vida dela e isso ou bem ou mal não se apaga!!!Tal como o nome não foi apagado apesar de lhe terem "inventado" outro. Até nisso houve falta de respeito pela identidade dela.Por isso acho que já chega.Deixem de ser egoistas e entendam-se pela felicidade da menina.
Quanto aos afectos que a Esmeralda recebe do casal e da Aidida acho muito bem ela também os recebe do pai e familia mas ninguém vem para aqui propanguear tal.Ela é uma criança e como tal tem direito a ser bem tratada, ser mimada e cuidarem para que ela no futuro seja uma jovem normal sem traumas.
Entendam-se e zelem pela felicidade dela. Ela merece. A decisão pode nao agradar a todos mas paciencia nao se pode pegar na menina e partir em três!!!
Ela chega para todos.
Tudo de bom.
Um beijinho muito especial para a Esmeralda

A favor da felicidade da Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (12 de Junho de 2010 15:17 )

O Por Esmeralda publica com muita satisfação o seu comentário pela sensatez com que analisa este caso.

Com efeito, a Princesa foi ouvida e deve ter falado o que já calculávamos – Gosta de viver com o pai. Gostava de viver com a mãe. Adelina e Luís Gomes são aqueles que ela reconhece como pais.

Perante esse cenário, a decisão do Juiz foi também muito sensata:

- A Princesa permanece com o pai, aguardando-se uma progressão positiva no seu processo de adaptação.

- A Princesa passará a contar com as decisões da sua vida partilhadas entre a mãe e o pai, podendo assim nalguns aspectos crescer segundo os valores da família materna.

- A Princesa continuará a conviver com os paizinhos de coração porque apesar de o tempo ser diminuto é imprescindível para a interligação de vínculos afectivos que ela asimilará na sua vida.

Assim, compreende-se que das palavras do Juiz,publicadas no Jornal de Notícias que “Quer o pai, quer a mãe, quer o casal Luís Gomes e Maria Adelina Lagarto têm de se consciencializar que a sua filha Esmeralda, esteja com quem estiver, partilhará a vida com todos eles. E que, por amor à Esmeralda, todos estão obrigados a assumir essa partilha", se retirem sinais muito claros de como todo este caso foi avaliado. Baltazar, Aidida, Luís Gomes e Adelina Lagarto são os pais da Princesa, todos, sem excepção. Todos têm um papel muito importante na sua vida que é preciso melhorar todos os dias.

Mas isso foi o que o Por Esmeralda sempre aqui referiu. Não poderia ser de outra forma porque para trás estão experiências que em nada concorreram para o melhor desfecho deste caso. Agora é tempo de serenar e prestar atenção aos sentimentos da Princesa,às suas alegrias,mas também às suas tristezas.

O Por Esmeralda continua convicto que o grande amor que estes pais nutrem pela Princesa será capaz de derrubar todas as barreiras que ergueram.

Estamos com o caro anónimo - “A favor da felicidade da Esmeralda”

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Princesa Esmeralda Ana Filipa
São os nomes de uma menina que teve
a pouca sorte de não ser como as outras crianças,sendo o erro dum Pai
que diz que o filho não é seu.

Mãe que sendo difamada,mas que sabia da certeza de quem era o filho,sem apoio de ninguém.

Mas que triste história de vida têm
esta menina,que tudo tinha para ser feliz,foi um grande erro a Mãe
ter dado o nome do Pai, porque hoje esta menina era filha legitima de Adelina Lagarto Luís
Gomes tiveram um mau mandatário
Esta criança teve aquilo que se chama berço, criada como uma Princesa durante quase sete anos
por lei teve ser entregue ao Pai
que não a queria de principio,por
uma justiça que traumatizou esta
criança para sempre,duma maneira
tão bruta, que mais uma vez eu
culpo o Pai, esta criança foi
enganada porque lhe disseram que era só para passar o Natal,aqui não era só a criança que sofria
eram tambem os seus verdadeiros
Pais,não foi justa a lei do nosso
Pais,que muito podia ter feito
para nunca ter deixado sofrer assim uma criança,esta lei ainda é
do tempo em que os machos latinos
reinaram e a mulher era submissa

Mas nesta batalha judicial aonde a
lei reconheceu que o Casal Gomes
hoje são também Pais porque são eles que neste momento terão de tudo fazer para que a menina aceite
tanto o Pai como a Mãe para uma convivência saudável para que a menina se sinta feliz,ainda bem
que alguma coisa foi positiva,a
Mãe também terá os mesmos direitos
que o Pai,nesta triste história
aonde uma inocente criança está no
meio desta batalha,não acredito que o caso Esmeralda ficará por aqui e mais uma vez acredito que
será por culpa do Pai biológico
porque se deixa influenciar por
terceiros que são eles que fazem a cabeça da criança,porque não lhes doí,espero que eu me engane.
Desejo muito querida menina que o teu Pai biológico compreenda e que
faça o que a justiça ditou partilhar o convívio entre todos os teus Pais.

Leitora atenta.

Anónimo disse...

Caros amigos gostava caso fosse possível que me elucidassem sobre uma grande dúvida que tenho e que é pelos comentário que tenho lido na petição em que alguém se queixa que a menina chama nomes feios ao pai. Fiquei muito preocupada porque se calhar está a acontecer uma coisa que ainda ninguém disse mas que se calhar já pensou. É que a menina se calar ficou muito triste com a decisão do juiz. Agradecia que comentassem esta minha dúvida e também grande preocupação.
Conceição Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Conceição Maria

Relativamente à sua questão da Princesa chamar nomes menos próprios ao pai, o Por Esmeralda pode-lhe informar, com toda a certeza, que durante os anos em que ela viveu com o casal Gomes sempre foi uma menina muita educada. Nunca a vimos nesses actos que refere. Também não acreditamos que ela tenha desaprendido as regras de educação em família.

Relativamente à sua questão sobre a forma como a Princesa encarou a decisão do Juiz, não estamos em condições de lhe responder com certeza. No entanto, sabíamos que ela andava eufórica com a possibilidade de poder ir viver com a mãe.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Amigos do Por Esmeralda
Não tenho dúvidas nenhumas que a Princesa deve ter ficado muito triste com a decisão e talvez isso explique ela estar zangada com o pai e lhe chamar nomes. Eu vi-a várias vezes com a mãe ou com o casal e sempre olhei para ela e apenas vi uma menina muito doce e brincalhona e nunca presenciei que ela fosse mal educada.

Anónimo disse...

Caros amigos poderiam também elucidar-me sobre se a doutora Ana Vasconcelos vai continuar a acompanhar a Princesa. Pergunto isto porque dizem tanto mal da senhora na petição que às vezes parece que ela fez tudo mal e até foi retirada do processo e como na notícia do jornal que publicaram não dizia nada.
Conceição Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Conceição Maria

A Princesa continuará a ser acompanhada pela Dra Ana Vasconcelos, como até agora.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Francisco Bezerra

Este não é o tempo para as considerações que faz sobre a vida da Princesa. Todas as matérias que refere dos pontos 1 a 5 jão foram julgadas e condenadas.

Relativamente aos pontos 6 a 9, o Por Esmeralda tem recebido vários comentários nesse sentido, no entanto, porque é nossa intenção não afrontar qualquer membro da família alargada da Princesa, julgamos mais apropriado aguardar mais algum tempo e avaliar as consequências para tais factos.

Este momento é o de partilha, pela felicidade da Princesa.

Por Esmeralda

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Alguns defensores teimosos de Baltazar continuam a insistir em denegrir a mãe da menina. Mas afinal o juiz não ditou que todos se deviam entender pela felicidade dela? Mas a maioria continua ainda a insistir na velhinha história do Sargento quando afinal de contas ele e D. Adelina continuam a manter o mesmo regime de visitas. Já deu para se perceber que o juiz olhou com muita atenção para o papel crucial que eles têm e vão manter na vida da menina. Que pena que o Sargento tenha tido tão pouca sorte com a forma como lhe encaminharam o processo de adopção.
Espero sinceramente que a menina esteja bem mas começo também a achar que ela está muito triste com a decisão.

Anónimo disse...

Soube hoje pelo que li que a Doutora Vasconcelos vai continuar a manter as avaliações ao processo de integração da Esmeralda. Fico muito mais descansado que assim seja. Esta médica é uma técnica muito conceituada e nunca tomaria atitudes menos correctas como as que têm usado para a acusar. Ela teve de certeza um papel importante no equilíbrio da Esmeralda entre as famílias da mãe e do casal. Estas duas famílias conseguiram antes do Sr. Doutor Juiz o indicar criar uma ponte de relacionamento muita boa. A Esmeralda só tem a ganhar com isso. Desejo muito pela Esmeralda que Baltazar venha a conseguir participar nesse idílio familiar. A Esmeralda merece que todos os adultos, pais como o Sr. Doutor Juiz diz, se entendam e se relacionem com regularidade e bom entendimento.

Paulo Pereira

Anónimo disse...

Às vezes dá a impressão que os criminosos e papa anjos e os poucos apoiantes fanáticos e reles que restam, não sabem ler.O que eu tenho lido neste espaço já que no blog tudo censuram é que Esmeralda É OBRIGADA PELOS CONDENADOS GOMES, PELA MENINA DE ESTRADA A CHAMAR OU MELHOR A REPETIR OS NOMES FEIOS QUE ELES INDICAM. Não é a criança que chama nome feios ao Pai é esta gentinha reles e doente que a OBRIGA a repetir o que eles dizem.Não enviaram eles uma técnica ao Alentejo para ensinar Esmeralda a mentir?

Esmeralda ama o seu Pai. Esmeralda repudia, como já afirmou, os fins de semana, que é obrigada a passar em T.Novas com os seus sequestradores.Esmeralda hoje mais velhinha e mais consciente, sabe que corre graves perigos com essa gentinha criminosa. Sabe que teve de comer SOPA VOMITADA. Ela não esqueceu e confirmou.Ela não vê nos criminosos gente amiga, antes gente medonha, de quem ela se defende como pode. Muitas vezes e para evitar a sua IRA, fazer o que eles querem e ela repudia.

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida que gostava de desfazer: quantas vezes por semana, ou por mês, a mãe Aidida visitava a criança quando ela estava entregue ao Sargento e à Esposa?

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (15 de Junho de 2010 09:53)


A questão que nos coloca é pertinente e muito interessante, pois não se esgota nos períodos ou nas quantidades. Com efeito, essa questão encerra uma faceta muito importante de todo este caso, bem patente na última sentença – a necessidade e exigência de partilha.

Queira o caro anónimo tomar conhecimento que durante todo este caso, nunca o tribunal se viu obrigado a realizar uma contagem das visitas da Princesa à mãe, ou a estipular as mesmas visitas.

A Princesa visitou a mãe sempre que pediu ou que lhe foi pedido e muitas vezes, sobretudo de há dois anos para cá, a mãe partilha os seus períodos (muito poucos e pequenos para o que desejariam) com os paizinhos do coração e estes, partilham os seus com a mãe.

Tem sido um verdadeiro esforço de partilha, em que a Princesa enriquece, pois em vez de uma, tem duas mães.

A razão para que as coisas continuem a acontecer assim, em paz e partilha, prende-se com o facto de ter havido sempre um ambiente muito bom e de muito respeito, sempre a pensar na felicidade da Princesa. A mãe quando tinha algum problema falava com os paizinhos do coração e estes, falavam com a mãe. Não foi nunca necessário ir para tribunal, condenar ou exigir alguma coisa para prover à felicidade e aos superiores interesses da Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Bom dia a todos que neste espaço da
Princesa se preocupam,estas pessoas
que se preocupam com crianças em risco devem de ser muito louvadas
porque não conhecendo essas mesmas
crianças, muito carater
devem ter, são pessoas com coração
que felizmente ainda existe no nosso
Pais,Esmeralda/Ana Filipa que hoje
já com oito anos, é uma menina que
têm a sua cabecinha tão baralhada
que ainda é muito cedo para que essa Grande Profissional DR.Ana de
Vasconcelos,que muito feliz estou
por continuar com a sua difícil
tarefa que lhe foi confiada ao qual eu acredito que não é nada
fácil, com pessoas que tanto a repudiam, com o mal dizer que aqui
se vai lendo, ainda se lê ódio
rancor, mas que pessoas que tão
mal formadas são,devem ter a memória muito curta, porque esquecem, como começou a triste
história deste ANJO nunca é demais repetir, esta menina foi educada por pessoas de muita moral e formação,ao qual muito deve Baltasar seguir a educação a que
a menina foi habituada,acredito que
para ele será muito difícil,mas
deve de o fazer,porque um dia quem sabe não irá sofrer se tiver de
abdicar de sua filha, e ai sim vai compreender o quanto os Pais do Coração têm sofrido, que tal como a Princesa,por AMOR façam tudo
para que a menina se sinta feliz.
Maria.

Anónimo disse...

O amor não se legisla, a ultima palavra será da menina, continuo convicta que esta decisão foi a possível, mas não a que ía ao encontro do quere da Princesa, vamos aguardar quem tem fé sabe que quem ama vive melhor, o Luis e a Lina amam, e amaram incondicionalmente.
Um forte abraço Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

O seu breve comentário diz o que realmente é importante - amar, querer e aguardar, com muita fé.

Amar não é proibido e ninguém duvida do amor mútuo entre a Princesa e os paizinhos do coração.

Querer é uma outra forma de sonhar. E sonhar não é proibido.

Aguardar, com fé é o que os vencedores da vida fazem, com muita convicção, enquanto amam e sonham.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quando penso que Esmeralda/Ana Filipa
têm no seu coração o amor que para ela será para toda a vida, porque o
seu passado ela nunca vai esquecer,
todos nós adultos nos lembramos dos
tempos de criança,assim será para
toas as gerações,por muito que os
Pais biológicos se esforcem, com afectos carinho e presentes que por
vezes não têm possiblidades de lhe
dar mas tudo fazem para conquistar
o amor da filha,Esmeralda é uma
criança e fica feliz com o que
recebe e lhe dizem, esta menina
passou pelo maior horror que se pode fazer a uma criança,sentiuse
abandonada,por uma Juíza que a fez cumprir as suas decisões,esta criança está insegura, a sua segurança está em Torres Novas
aonde ali sim têm os seus verdadeiros Pais,custa muito ler
estas palavras mas esta é a realidade,é nesse lar que a menina é feliz ela sabe que os Paizinhos
do coração que muito a AMAM e quando estão juntos há uma grande felicidade, que Deus vos proteja
porque este AMOR nunca terá fim.

Uma vossa amiga.

Anónimo disse...

Cara direcção, penso que o anónimo de 15 de Junho de 2010 09:53 queria saber era era se no tempo em que a menoina estava com os Gomes (ou seja, antes da entrega ao pai), Aidida visitava a menina e com que regularidade.
Acho que responderam erradamente á questão, colocando-a no presente.
O que se pretende é saber do interesse de Aidida pela menina quando esta estava com os Gomes.
Ao anónimo em questão as minhas desculpas pela intromissão, mas realmente é uma questão pertinente este súbito interesse de Aidida pela filha, já que passou 7 anos sem requerer na justiça o direito a visitas e fins de semana, será que eram direito seu na altura e os Gomes assim permitiam???

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16 de Junho de 2010 13:41)

Em resposta à dúvida de interpretação que sugere, informamos que D. Aidida visitou várias vezes a filha por sua própria iniciativa. No entanto, não havendo à data necessidade de estabelecer um protocolo, não podemos confirmar que se tenham realizado 500 ou 501 visitas.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (16 de Junho de 2010 16:27)

O Por Esmeralda lamenta muito que não tenha percebido ainda que entre a mãe da Princesa e os paizinhos de coração, todos os problemas foram resolvidos.

Com efeito, a partilha pela felicidade da Princesa, exigida pelo Dr. Juiz, meste caso, já há bastante tempo que está a ser realizada.

Deste modo, sanados que estão os problemas, adianta voltar a eles?

Pela felicidade da Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Com todo devido respeito mas alguém mente ou está mal informado. Relativamente á vossa resposta dada ás 14:57 acerca das visitas de Aidida a Esmeralda. Aidida afirmou sempre que os Gomes a impediam de ver a menina. Só quando este processo teve uma atenção mediatica houve um unir de versões e pessoas.
Agora nada disso importa mas por favor não tentem simplesmente "enganar" os factos ocorridos.
Ninguém ganha nada com meias verdades, correcto?
Se todos aceitassem os seus erros poderia existir uma relação, pelo menos cordial, entre as partes.
A começar por este blogue que deveria aceitar comentários favoráveis ao pai, por mim, dou mais uma vez os parabéns a Baltazar por mais uma vez ter ganho mais uma batalha em tribunal. Chamo batalha a cada passo que se dá para mais e melhor para Esmeralda junto do pai.
Nem todos os que apoiam Baltazar estão forçosamente contra os Gomes, este blogue contribui em muito para uma má imagem deste casal ao defender qualquer postura (ainda que errada) por parte dos Gomes. Aqui, tudo se aponta a Baltazar, aqui tudo se perdoa e enaltece aos Gomes e Adida! Não pode ser assim, todos sem exepção são culpados do presente de Esmeralda, certo? Então, todos sem excepção contribuam para o bem estar da menina, parem de dizer mal do pai!

Anónimo disse...

A partilha entre o Pai e os outros menbros da familia alargada essa é que eu vou esperar para ver se realmente vai partilhar ou vai ignorar a sentença do Juiz dizendo
que Esmeralda não os quer ver.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (16 de Junho de 2010 17:47)

O Por Esmeralda lamenta muito que ainda não tenha percebido a mensagem.

A partilha, pela felicidade da Princesa, exigida pelo Dr. Juiz, meste caso, já há bastante tempo que está a ser realizada entre a mãe e os paizinhos do coração.

Deste modo, sanados que estão os problemas, adianta voltar a eles?

Pela felicidade da Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Permitam-me deixar uma mensagem de força a Baltazar e Esmeralda.
Independentemente da posição que tomamos neste caso, de nada serve andarmos agora a discutir como poderia ser. Agora importa mesmo é assegurar que Esmeralda e o pai continuam a construir e solidificar uma vida em comum.
Afinal todos queremos o melhor para a menina, que bem merece, se o futuro é junto do pai, pois que seja. Todos os envolvidos deveriam fazer uma pausa para refletir como se chegou até aqui, garantidamente paravam as disputas e guerras. Ninguém está isento de culpas. Agora é necessário passar estabilidade a Esmeralda.
Que nesta viagem conjunta, Baltazar e Esmeralda consigam finalmente estabelecer os tão desejados laços de pai e filha, que até agora foram dificultados por tanta guerra e mal dizer.
Acreditem, tenham fé que tudo se resolverá por si só, pai e filha a partilhar o espaço com quem vier por bem!

Anónimo disse...

Peço desculpa há direcção,pela resposta que vou dar.

Realmente as guerras deviam de acabar
não era preciso o Dr.Juiz recomendar
ao Baltasar as atitudes que teve antes desta sentença Esmeralda ao que eu leio era um troféu para o Pai
mas agora acho sim que tudo deve ser
pela felicidade da menina que muito merece,mas pergunto será que Baltazar,irá dar o primeiro passo
com um simples gesto,como por
exemplo,pela sua iniciativa dizer
aos Paizinhos do coração que
Esmeralda pode passar mais tempo
em Torres Novas ou aparecer com
Esmeralda de surpresa? este era um
lindo gesto de AMOR que acredito
que a PRINCESA muito feliz ficava.

Anónimo disse...

Bom dia a todos que querem Paz.
Pedia á direcção se me podia responder a uma curiosidade,a Princesa está bem?anda feliz?este fim
de semana está como convívio de sua mana Beatriz?ou não, espero que tudo
seja com muitos miminhos que todos
façam muito pela felicidade da Princesa que é o desejo de todos os amigos e acredito que também seja da
sua família alargada.
peço desculpa pela minha ousadia
obrigado.