sexta-feira, 21 de maio de 2010

A PRINCESA ESTÁ A APRENDER COMO O TÃO POUCO PODE SER TANTO

Este fim de semana a Princesa estará com a mãe e agora também, com a maninha Beatriz. Vai ser uma grande alegria para a Princesa.

A Princesa também telefonará aos paizinhos do coração.

Enfim, será mais um fim de semana de afecto, partilha e muito amor.

Bom fim de semana Princesa

Por Esmeralda

31 comentários:

Anónimo disse...

É notável a vossa sensatez. Como com tão pouco se diz tanto.

E está lá tudo!!!

BOM FIM DE SEMANA PARA A PRINCESA

Anónimo disse...

É notavel o vosso sentido de fazer o bem...de dar a outra façe...de querer dar mais uma opotunidade a quem cometeu o mal pensado apenas no bem daquele pequeno ser,mas que já pagou por isso e se mostra-se arrependido.
Entendo que a justiça deve jular nesses valores e dar um segunda chance, aqueles que no meu entender têm todo o direito a terem aquela, que soberam amar, educar, e que ela apenas a esses seres do bem, reconhece como PAIS!

Um abraço e bom fim de samana, para a pequenita e para todos quanto lutam para que o seu bem estar e afirmação como pessoa,seja um facto.

Anónimo disse...

é tão bom saber que a Princesa que está com a sua maninha, Beatriz que
de certeza que gostaria de a levar
ao seu castelo de fadas aonde ela tanbem se sentiu uma fada cheia de amor e carinho,era nessa harmonia que
que a Princesa devia estar,mas como tudo na vida têm um retorno, quem sabe se este desejo não se tornará
realidade,era tão fácil realizar-lo
bastava todos fazerem um perdão entre
si, e perdoar os erros cometidos
para que a menina se senti-se
protegida e não abandonada,que é
esse o seu sentir,se nada for feito
esta menina no futuro irá ser uma
adolescente com muitos problemas
difícil de recuperar.
pensai nisto

Anónimo disse...

Neste “labirinto de emoções”…

Continuando a olhar para trás e para a frente, lendo e relendo afirmações que querem tornar como conclusões, apetece perguntar se alguém sabe, se por acaso a Esmeralda hoje e noutros fins de semana, em que vai para junto da sua mãe e família materna, ou quando os seus pais de coração a vão buscar DIRECTAMENTE a casa do seu pai, se a Menina vem a chorar e a fazer birras de descontentamento. Poderemos também e fazendo ligações com acontecimentos passados, perguntar se na realidade Esmeralda/Ana Filipa é ou não amiga do seu pai?
Falemos de amizade, SER AMIGA, expressão que foi ingénua ou disfarçadamente invocada numa sessão do tribunal, onde por vezes num certo teor, apenas saem palavras, que desligadas do contexto profundo, podem fazer crer, que a raiz do amor é outra coisa.
É ou não verdade, que a relação de amizade entre uma mãe e uma filha ou filho, é a primeira das relações de amizade?
Longe estão aqueles, que se esquecem que esta ligação começa, no imaginário da mãe, no qual se faz a ligação do seu próprio passado como filha.
A filha criança, tem necessidade de se identificar com a mãe, para criar pontos de referência.
E assim aconteceu. Ainda que atribulados, passados estes anos, a Esmeralda/Ana Filipa, teve e tem necessidade de se identificar com o passado desconhecido e porventura muito ignorado, mas presente nela e nas suas raízes que também não podemos ignorar.
As perguntas, as interrogações que Ana Filipa colocou, desde o início do convívio e vivência afectiva com a sua mãe biológica , Aidida, revelaram sempre uma ternura singular e talvez misteriosa. O querer saber tudo e tanto da sua origem, e perceber isto ou aquilo, que do seu nascimento desconhecia: como fazia, como chorava, como ria, e tantas, tantas questões, que aos poucos e de cada vez ela foi interiorizando, fazem hoje parte dos seus temas e da sua intimidade com a mãe. Escusam de a violentar porque, no mistério do nascimento e de todos os percursos por que passou, a mãe nunca lhe mentiu e só a verdade pode ser o alicerce forte para a aproximação, a intimidade e a amizade, que é e foi o verdadeiro motor para consolidar o reencontro entre mãe e filha.
De igual modo, ela sabe que o seu pai biológico, não quis, nem teve acesso ao seu “berço”, no ventre maternal e depois ainda bem perto do seu nascimento, ESPEROU e não se juntou ao seu berço, já como dádiva da vida, neste mundo que a recebeu.ESPEROU, numa espera duvidosa...
Não vale a pena repetir o muito que já foi dito e explicado, e que motivou o distanciamento destas vidas, bem como a aproximação daqueles (casal que HEROICAMENTE a assumiu )e hoje faz parte e tem o seu lugar nesta existência.
Aqueles que beberam desta Fonte de Amor, sabem que têm na Esmeralda/Ana Filipa, esse poder: poder apenas de AMAR , SER AMIGO E SER AMADO!!!
Se alguém, o seu pai ficou ausente, desvalorizado, só a ele cabe entender a forma COMO se comprometeu, e QUANDO…
Ou será que alguém nos quer fazer pensar, que esse tempo não conta?
Conta tudo – contam todos – agora cabe a cada um, ser capaz de AMAR em função dela criança, e não pôr qualquer adulto, antes dela.
Uma coisa é AMAR, que permanecerá para sempre, não obstante os percursos e os sofrimentos…
Outra coisa é querer apenas TER GANHO! SER DONO No tal sentido de posse de um TROFÉU!
É que ser mãe, passa pois por ser a amiga quase única, a amiga perfeita da criança, que antes de criar amizades com outros, criou com a sua mãe.
Mãe biológica ou mãe de coração, é antes de tudo ser AMIGA E SER MULHER!
Quando nasce um filho, renasce uma mãe…

MLourdes

Continua...

Anónimo disse...

Continuação...
Mães, mães que com amor, por vezes têm que dizer NÃO! NÃO PODE SER! Contrariar…E por razões concretas, têm que negar qualquer pedido e ouvem muitas vezes: “TAMBÉM, JÁ NÃO SOU MAIS TUA AMIGA!”
E nunca uma criança diz “já não sou mais tua filha!”
Talvez que a Srª. Magistrada quisesse dizer muito mais, tal como também registou que ao pensar que Esmeralda fique com o pai, o mesmo tenha que assegurar “ASSEVERAR” que não a vê como um TROFÉU.
Complicadas estas duas citações, ou melhor, APENAS Duas palavras que de um lado e de outro podem ser o VERDADEIRO CERNE DA DECISÃO do Meritíssimo Juiz, que de tudo isto percebe certamente mais do que eu, mas não deixará ficar “em branco” estas duas expressões.
E fazendo jus ao tão falado conceito de liberdade que por aqui tanto se tem desejado: Ana Filipa só será realmente LIVRE, se as escolhas que demonstrar, ou demonstrou, sejam ou tenham sido fundamentadas em valores já vividos e escolhidos, para poder agir ou ter agido livremente, e igualmente ter tido a liberdade de exercer os seus direitos como qualquer cidadão.
A Liberdade é inseparável da responsabilidade. E verdade é, que Ana Filipa não foi, nem tem sido livre para escolher, o que lhe aconteceu e lhe está a acontecer. Mas terá de ser livre para poder Responder de uma ou outra forma, ao que lhe acontecerá.
Antes, agora, depois,…Aquilo que somos manifesta-se naquilo que fazemos e nas escolhas nossas, ou impostas. E qualquer ser humano, tem o direito a SER, e a definir a sua Individualidade.
Ontem pela tarde, chegou do Estrangeiro uma sobrinha “neta” com quem muito conversei. Tem apenas 3 anos. A certa altura ela disse-me, “quando eu for “GANDE” quero ser MÃE!”
Este foi um pensamento que guardei, tão forte e profundo me marcou, e tal como esta pequenina, será que Esmeralda/Ana Filipa poderá um dia dizer bem alto “ EU QUERO SER MÃE!”

(Será talvez um pensamento a aprofundar um pouco mais para a frente no caminhar da sua vida.)

Como atrás já disse o POR Esmeralda: “Vai ficando provado que há verdades que falam por si”…
Com amarras?? ? e sem elas!!!...
A Princesa vai-nos mostrando o seu desejo se ser ela própria, e nós adultos, apenas temos o dever de a proteger e assegurar a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento.
Como??? Em Quê??? Levando-a a ser espontânea e a manifestar sem medos, os seus afectos e ternuras, não como objecto que é preciso moldar, mas como protagonista principal e verdadeira da sua
PRÓPRIA HISTÓRIA

A quem de direito, ao Meritíssimo Juiz, não deve ser tarefa ou decisão fácil.
Tal como eu outros confiam que o mesmo será capaz de se guiar, não apenas pela Lei, mas pelo todo, que se transmite neste “ labirinto de emoções”.
Talvez sem pressas, no fim da decisão, a vida desta menina se encaixe no lugar mais certo...
A Alguém ela irá dizer como diz o livro:
“ENCOSTA-TE A MIM E DEIXA-TE ESTAR"

Esperemos com esperança que esse SINAL DE DECISÃO seja: o que a tornará mais segura, e mais ELA! O SEU FUTURO DEPENDE deste SINAL…
MLourdes

Anónimo disse...

É notavel o vosso sentido de fazer o bem...de dar a outra façe...de querer dar mais uma opotunidade a quem cometeu o mal pensado apenas no bem daquele pequeno ser,mas que já pagou por isso e se mostra-se arrependido.
Entendo que a justiça deve jular nesses valores e dar um segunda chance, aqueles que no meu entender têm todo o direito a terem aquela, que soberam amar, educar, e que ela apenas a esses seres do bem, reconhece como PAIS!

Um abraço e bom fim de samana, para a pequenita e para todos quanto lutam para que o seu bem estar e afirmação como pessoa,seja um facto.
-----------------------------------
Gaba-se um idiota, logo este fica todo satisfeito a pensar que é verdade!
Seus cinicos...com que então são os superiores interesses da criança que os move!?!...
Bastou eu fazer este comentário elogiando os gomes, e fazendo entender que eram eles que deviam ficar com a pequena, para virem logo correr publicar! Cortejo de Idiotas... É este o vosso sentido de justiça? São estes os vossos valores? é esta a vossa luta? Querem entregar por mera vingança o ouro ao Bandido.
Vão-se catar...abutres de criancinhas...para não lhes chamar outra coisa...que ás tantas até são capazes de terem essa tara!
O que mando para aí e não lhes agrada, mas que é a mais pura das verdades, e vocês sabem-no...nem uma é publicado.
Como eu os conheço e sei as vossas intenções...e vocês sabem que sim...
Nunca se esqueçam que muito boa gente os topa, e sente nojo por toda esta cobardia, ao querem tirar a crinça a um pai para a entregar a quem tanto mal lhes fez... Quanto à mãe, estamos conversados..não passa de uma chocadeira, que até tem mais um filho logo na altura que pensaram adquada, que é o desfecho do poder parental!
Quem foi o cerbero de tudo isto? Não querem adivinhar?
E se o vento não correr de feição e a brazileira que não é de fiar pôr a boca no trombone? Ai o que eu me vou rir!!!!...

Com todo o meu despreso....

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (21 de Maio de 2010 18:44)

Ao contrário, caro anónimo!

Estes últimos dias têm sido pródigos numa inquietação em crescendo que deixa adivinhar o que está por trás da necessidade instintiva de derrubar uns e santificar outros, esquecendo-se, como sempre dos superiores interesses da Princesa.

Por outro lado, tal inquietação tem deixado até exibir alguns percursos proibidos. E nessa tão grande inquietação, muitas vezes, as palavras escorregam para significados muito óbvios, que porventura eram para não se mostrar.

Ainda assim, caro anónimo, pela felicidade da Princesa, vamos fazendo de conta que não é nada de mais. Ou vamos fazendo de conta que não percebemos.

A Princesa há-de ficar com quem a justiça achar que deve ficar. Tão só e apenas isso. Mas falamos no aspecto físico, porque no campo dos afectos, os sentimentos adquiridos ainda não conseguiram ser sobrepostos. Esta é a verdade que torna clara a evidência duma vida familiar sem mácula, com muito amor e muito afecto. Note bem, por outro lado, em paralelo nasceu e foi ficando cada vez mais rico, um novo laço familiar, com raízes muito sólidas na confiança e na verdade, neste momento já impossíveis de derrubar.

É que as verdades antagónicas que por aqui se publicam falam por si.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Este último comentário da "MLurdes" é um reflexo da nossa sociedade no que diz respeito aos "pais". Passo a explicar: Baltazar é condenado por ter duvidado da paternidade e mesmo depois de ter feito o teste de ADN optado por aguardar os resultados sem manifestar interesse pela criança. A imagem que imediatamente surge nas mentes mais susceptiveis é de um homem frio e calculista. Como pode um tipo ignorar uma possivel filha? Pois bem, precisamente por isso, uma possivel filha. E senão fosse? E se Baltazar criasse laços de afecto com um pequeno ser que nada lhe era? Aqui podem dizer que o sentido moral falava mais alto, não respondo por Baltazar, saberia ele melhor do que ninguém porque duvidava e que tipo de mulher foi Aidida (para com ele).
Agora falemos de Aidida, a mãe. Mesmo depois de ter dado a filha, não esquecendo que foi através de intermediária e de papel passado, não podemos esquecer que esta mãe já tinha omitido outros 3 filhos e negado a sua existência (não importa o porquê). Omitir e mentir é sempre omitir e mentir. Ora se uma mãe, dá um filho e só o procura 7 anos mais tarde, que tipo de mãe estamos a falar? Porque é que aqui Aidida não é vista como realmente parece: fria, calculista e sem qualquer instinto maternal. Meus srs Aidida DEU Esmeralda de papel passado. Se efectivamente o casal Gomes pudesse ter avançado com a adopção legal Aidida há muito era carta fora do baralho, sabiam?
Então chegamos ao óbvio, para muitos de vós Aidida só porque é mãe é melhor que Baltazar, o pai, correcto? Independentemente das circunstancias que nos trouxeram aqui? Se assim for o conceito de mãe é puramente sexista e feminista. Sou pai, homem e concerteza bem melhor "mãe" que Aidida que não criou nenhum dos seus 4 filhos. Se para vós não se apaga o facto de Baltazar ter "deixado" Esmeralda sem pai enquanto aguardava o resultado do teste embora tenha lutado com unhas e dentes pelo direito de ficar com a filha após a confirmação mas, em contrapartida acham natural uma mãe que não cria 3 filhos e dá outra de papel passado, bem... o sentido de maternidade, justiça e moral anda na mó de baixo...
Baltazar será sempre responsável pela duvida, mas isso não lhe retira o direito a ser pai de Esmeralda.
Aidida deu a filha, provavelmente nunca a pretendeu de volta, só as circunstancias da retirada aos Gomes a fez aparecer em cena.
Aidida, mãe? Aqui, sim, biológica, reprodutra. Espero sinceramente que a nova filha tenha mais sorte que os irmãos mais velhos e Aidida decida mesmo ser Mãe.
Quanto a Baltazar, apesar da já longa luta desigual, mostra ser Pai e não desitir de Esmeralda.
Considerações de quem realmente é pai!

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (21 de Maio de 2010)

O Por Esmeralda está em total desacordo com o caro anónimo na interpretação que faz. Aliás nos princípios que atribui.

Mãe ou pai têm os mesmos direitos, ambos podem ser bons, ou maus, ou um bom e outro mau. É ridícula a leviandade com que vem aqui enumerar valores. Em nome de quem? Dos pais homens? E não há também mães boas? Mas quais valores? Os valores dos homens?

O Por Esmeralda apenas refere factos conhecidos e com uns concorda e com outros não. E neste caso, a verdade, é que a Princesa, ao contrário do anunciado, não rejeita a mãe nem os paizinhos do coração. Mas afinal, ao contrário do que os Gomes pensavam, também não rejeitou o pai.

Portanto, caro anónimo, faça um esforço um pouco maior e pense apenas na felicidade da Princesa. Vai ver como é fácil encontrar defeitos e virtudes tanto na mãe como no pai. A vida é assim mesmo. Ninguém é perfeito.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (21 de Maio de 2010 19:36)

Pois é, caro anónimo, a Princesa está aí para provar uma educação que recebeu, sem mácula.

Talvez fosse mais fácil encarar algumas verdades, incómodas, se assim não tivesse sido. E como não há forma de voltar ao passado e retirar o que alguns anos passados se fez, esta é a verdade da vida que a Princesa, para todo o sempre, terá na sua memória. E que aliás, também não esqueceu. Ou alguém acharia isso possível?

Ponderemos na realidade dos dias da Princesa e façamos um esforço para avaliar todo o sofrimento por que passou, sem razão.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

D.MLOURDES
As suas palavras tão sabias,fico
sempre comovida, sinceramente eu não sei expressar com tanto que em pouco diz tudo o que eu penso,Esmeralda
Ana Filipa, faz parte do meu dia a dia,olho para ela sem a conhecer através de outras crianças com a idade dela,e penso mas que mal fez
um ANJO para ter passado por tudo isto,para quando saber que a menina
será como as outras crianças?que esse estatuto ela já o sentiu,lhe
foi retirado, que para mim por uma má justiça,mas esperemos que tudo
seja feito pelo melhor para a
Princesa.
Há uma pergunta que eu gostava de saber se possível ao Por Esmeralda
Quando a menina está com a Mãe não
pode conviver com os Pais do coração?ou visse versa, será que até isto lhe foi retirado?sendo
verdade não é justo,mas para quê
esta decisão.

ESPERO QUERIDO ANJO QUE ESTES MOMENTOS DE FELICIDADE QUE TE SAIBA A MUITO QUE BEM MERECES

BEIJOS TUA AMIGA
Maria.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

A Princesa gosta muito de estar com a mãe e portanto, não sofre por não estar com eles nesses fins de semana, mas telefona-lhes.

Em casa da mãe, dando expressão ao que a justiça decretou, em paralelo, criou-se uma atmosfera de grande confiança e muito carinho. Assim, a Princesa, estando totalmente integrada está muito bem. E agora que até tem a companhia da sua maninha? Uma realidade que só a mãe lhe podia conceder?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Pobre Maira de Lourdes.
Comenta, comenta, mas não sabe o quê.
A senhora pergunta:
-Mas que mal fez um anjo para ter passado por tudo isto?

Cara Maria...porque não faz essa pergunta ao sargento? ele melhor do que ninguem lhe poderá responder!

Agora ao blogue:
Porque motivo o casal Gomes é tratado por paizinhos de coração, e o baltazar e a Adida, apenas por pais?
Meus caros...o vosso lado é claro.

Abram o debate, deixem fluir todas as ideias...só assim merecem algum credito e respeito por aquilo a dizem defender.

A todos um bom fim de semana.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (21 de Maio de 2010 20:22)

O caro anónimo ainda não percebeu? Ou percebeu mas quer que o Por Esmeralda deixe escrito?

Os paizinhos do coração, porque:

- A Princesa cresceu a amar estes paizinhos, dois seres de que quem recebeu tudo na vida, menos o sangue, apenas.

- Porque a Princesa tem um Pai e uma Mãe

- Porque tendo a Princesa um Pai e uma Mãe, de sangue, é o coração que explica uma amor que por palavras não se pode explicar.

- Porque a Princesa tem o direito de amar livremente quem conheceu durante muitos anos como Pai e Mãe

- Porque a Princesa jurìdicamente não pode ter duas Mães e dois Pais

- Porque foi, é e será sempre a pensar na Princesa. Só na Princesa

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Cara direcção: o meu comentário (19:22) não é por "pais (homens) oiu mães (mulheres). E somente baseado em Baltazar e Aidida, sem qualquer outro envolvido. Este vosso ataque - "...É ridícula a leviandade com que vem aqui enumerar valores. Em nome de quem? Dos pais homens? E não há também mães boas? Mas quais valores? Os valores dos homens?" - é desprovido de lógica ou razão ou terá sido uma questão de interpretação? Julgo quer Baltazar quer Aidida, não pelo que aqui leio ou em revistas cor de rosa, ou em livros promovidos em feiras, mas sim pelo provado em tribunal! Não tornem leviano o que não o é. Assusta assim tanto assumir quem foi Aidida? O que fez? O que pretende agora? Encarar os factos de frente é meio caminho andado para a felicidade de Esmeralda. A justiça serve para por na balança quem mais errou e o prato pende sempre para o mesmo lado nesta história. O meu desejo é tão simples quanto isto: que Esmeralda consiga ultrapassar o passado a que foi submetida enquanto Ana Filipa, que perdoe a mãe por a ter doado e os Gomes por a terem subtraido. Que compreenda o motivo do teste e novamente perdoe a mãe. Sim, a mãe, a mulher que mentiu sempre. A Baltazar basta dizer-lhe que desde que confirmou a paternidade a assumiu inteiramente, com deveres e obrigaçães e jamais desistiu dela, como muitos de vós queriam num qualquer acto de amor doentio de abdicação. Quando Esmeralda for mais velha que dirá ela das atitudes da mãe e dos Gomes? Mas sendo os Gomes o ponto fraco deste blogue abdico de comentar mais sobre as suas atitudes. Dedico o meu tempo (se mo permitirem) à "mãe". Defendam o que a vossa consciência ditar, durmam tranquilos com aquilo a que chamam de justiça e pensem efectivamente em Esmeralda.
Mais uma vez, a opinião de um pai, melhor "mãe" que Aidida, pois o exemplo da Mãe dos meus filhos sim, é ser MÃE.

Ana Rita disse...

Esmeralda foi educada com pessoas que muitas das que aqui comentam nem sabem o que é ser educado isso vê-se nos comentários aonde não se defendem uma criança mas sim um Pai que só quer indemnizações para ter uma vida desafogada, Aidida é mãe há mais tempo que o pai e foi ela que muito lutou no passado e no presente,isto quer dizer que foi ela que fez a ponte entre as partes envolvidas,para que a menina hoje se sinta mais convencida em aceitar o pai biologico porque convive com os seus Pais do coração, se isso não tivesse acontecido hoje a menina estaria muito pior,Esmeralda gosta tanto do pai como da mãe estão no mesmo pé de igualdade.Agora cabe ao tribunal dar a ultima palavra e fazer aquilo que é mais correto.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (21 de Maio de 2010 20:41 )

Caro anónimo, não o atacámos. Questionámos. Afinal, de tanto que se tem lido, por aqui e por ali, tudo é possível.

Esclarecida que está a questão, resta-nos pedir as nossas mais sinceras desculpas.

Julga quer Baltazar, quer Aidida. Também nós. E nem vale a pena falar-se do passado. O passado não volta e o que foi feito só pode ser remediado olhando em frente com a determinação que os propósitos de cada um que falem mais alto.

Sejamos claros. Este não é um assunto nada leviano, bem pelo contrário. Implícito, a pairar, na essência, como se entender, estará sempre uma criança cujos direitos devem ser respeitados. E se conseguirmos por hipótese, apagar o passado, como podemos olhar para a Princesa?

Com o pai: Está bem. Mas quem consiga pensar na felicidade duma criança com a idade da Princesa, achará genuìnamente que durante a semana ela não pensa na mãe, ou por exemplo na irmã, ou mesmo nos paizinhos de coração.?Conseguiremos explicar porque é que quando ela chega a casa da mãe, pede logo para telefonar à mãe Lina e ao pai Luís? E em casa do pai nunca pediu? Não acha estranho que a Princesa não seja espontânea com o pai? Porque a verdade é que tal nunca aconteceu.

Com a mãe: Está bem. É espontânea porque confia nas palavras que a mãe teve para com ela nos primeiros fins de semana do reencontro. A mãe explicou-lhe o que a vida tinha para lhe dar. A mãe não lhe dorou o futuro, antes apresentou-lho, com muito carinho e com muita realidade. E de tal forma o fez que a Princesa passou a confiar na mãe, alguém que não a engana, em quem acredita e sobretudo em quem pode confiar. Porque quando a Princesa pede para telefonar, uma, duas, várias vezes, a Princesa nunca percebeu nos olhos da mãe alguma recriminação.

Portanto,caro anónimo a história da Princesa não acabará nunca, mas os adultos, todos, deviam pensar sempre em primeiro lugar nela e só depois neles próprios.

Adiantará insultar as pessoas? Insultar os adultos da família alargada da Princesa?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa noite,

Antes de todos, ao Por Esmeralda e á doce Maria que pela sua eterna coerência merecem o meu muito obrigada, em nome de todas as crianças que esperam algo de nós.

Por acaso ou não, convivo, conheço e acompanho algumas, que sofrem muito, pela ignorância e falta de princípios, de ternura e de afecto, daqueles que sendo seus pais, também os fazem sofrer. E apetece-me dizer a alguns anónimos que verdadeiramente de crianças e dos seus sofrimentos e são tantos, NÃO PERCEBEM NADA! Ou preferem ignorar?

Entram aqui, para defender a pele de alguns adultos e por vingança ofendem outros.
O que me leva a interrogar: Quem sois vós e o que quereis?
Que sabeis vós do sofrimento autêntico das crianças, que sozinhas vão caminhando, ao sabor das teorias e dos interesses de adultos; que diariamente as maltratam, não apenas com bofetadas ou pancada, mas cobardemente as aliciam para as levar a ceder, a fazer de conta, a sobreviver... e muitas vezes a esconder ou mesmo a viver com uma máscara, diante das promessas e dos caprichos, que por alguns tempos, vão sendo capazes de tolerar...
Conheceis de perto crianças em sofrimento?
Tendes consciência do que é uma criança em sofrimento?
Depois de ler e aprofundar tantas barbaridades por aqui escritas, estou certa que NÃO!
Mandam abrir o debate: o que será isso?
Fluir as ideias: Que ideias?
Afirmam que este lado está claro: claro para quem?
Por mim e por outros falarei que este lado só tem um ponto de claridade: saber e desejar que Esmeralda/Ana Filipa, cresça Inteirinha e ela mesma. Com os dons com que nasceu, e os valores que foi aprendendo .É um alerta saber que ao longo destes longos meses, foi obrigada a intervir e a ceder, nos dias que vive com “personagens” diferentes, para ser uma “CURADORA DOS ADULTOS” que a comandam.

Percebem os srs. Anónimos que se divertem a escrever mal, sabendo escrever bem, para parecer que são o que não são?
Que feio! Isso não é omitir é MENTIR! É fazer de conta que são iletrados, e depois vão apresentar a escrita para outros lados, fingindo que é a nobreza desses actos que vai ajudar um pai a ser pai, desinteressadamente. Há momentos em que tenho mesmo PENA do pobre “CARPINTREIRO, que noutras alturas vira Empresário de Sucesso…
Que nos importa a categoria ou o curriculum de cada um. O que nos move são VALORES! Autenticidade e transparência! Valores que todos os dias são postos à prova na vida da pequena Esmeralda e ficam escritos com várias cores e significados. Para uma criança, para ela, é confusão e dispersão, o que a pode levar a ter vários conflitos já hoje, mas sobretudo no futuro próximo.

Continua...

Anónimo disse...

continuação...

Por sorte na vida, e como já mencionei, aprendi com algumas crianças, grandes lições; em sofrimento, mas também de nobreza, porque nestes todos, que por mim passaram, e porque as suas vidas foram para mim uma chamada de atenção e compromisso, é por isso que estou aqui!
Talvez que um dia e noutros escritos, possa partilhar o que em surdina e ao ouvido ainda hoje algumas confidências dessas crianças, que são sim “Verdadeiros Anjos”, que resistem, e vão suportando as atrocidades dos adultos. E porque aprenderam a ser honestas, a perceber de que lado está a verdade, são capazes de desabafar, apenas com aqueles que amam e que as amam porque SENTEM, e porque sabem que esses verdadeiros amigos, jamais as deixarão sozinhas, e sempre por eles se sentirão acompanhadas.

Podem chamar o que quiserem, mas que me sinto, neste amor e cumplicidade, mãe de coração,
SINTO SIM!

Quem sou eu para julgar, mas atrevo-me a dizer que muitos de vós não amaram nunca a sério uma criança, a pontos de a deixar crescer Livre e Espontânea, deixando e alimentando as suas vidas, em crescimento, para que dentro delas permaneça sempre “uma criança”, e que pela vida fora sonhem acordadas.
Como alguém disse “ A família é uma encruzilhada de caminhos, e o essencial são os caminhos que se cruzam”. Eu sei que há feridas na infância que nunca cicatrizam. Mas sendo pais, amigos ou familiares, o que importa é que para as nossas crianças, sejamos os melhores amigos e tantas vezes os melhores brinquedos.
Creio já ser tempo de deixarmos de passar o mesmo, agarrados ao passado. Agora é o presente que nos convida, qualquer que seja o “destino” mais próximo de Esmeralda.
Mais perto, ou mais longe, a sofrer de formas diferentes o que importa é construir com Ela, a Esmeralda/Ana Filipa e com a sua enorme e difícil família alargada, este presente, e o futuro que não será assim tão diferente, do que já hoje é.
AMAR é SENTIR, e isso nos importa que ela viva e sinta, cada dia onde estiver.
Tudo o que fomos, somos ou seremos. Sonhos, projectos, convicções, desejos, segredos…
Não queiramos antecipar o futuro. Deixemos que ele aconteça, e qualquer que seja o nosso lugar, o que importa é o sentir no coração de Esmeralda/Ana Filipa. Se amar é ver sempre mais longe, pois que nenhum dos intervenientes desta história, tão cheia de vida e sentimentos, possa algum dia motivado pela dor e diante de algum sofrimento, olhar para ela e tenha de perguntar: “Afinal quem és tu?”…
Porque quem se ama conhece-se, e ainda que as várias formas de amor possam ter nome ou número, há sempre um amor eterno a quem se chama de AMOR AO PRÓXIMO, aquele que está mais perto, ou que já esteve.

Esse amor não se esgota, quando foi e é sentido mais de perto ou mais longe
ONTEM - HOJE - AMANHÃ

Anónimo disse...

Se acusam alguns comentadores de santificar Baltazar, pode-se dizer o mesmo de que aqui eleva-se a heróis quem não o são.
Repito: na minha opinião não se pode pedir a um pai que abdique da filha por ter pedido um teste de paternidade. Desculpem é absurdo. Tudo o que nos trouxe até aqui, quer queirarmos quer não, é a defesa de uma das partes. Esmeralda é o que ambas querem. Esmeralda só pode ficar á guarda de uma das partes (embora e como muitas outras milhares de crianças pode conviver com a outra parte). Retirar a guarda de Esmeralda ao pai, neste momento, é um enorme passo atrás. Não sei porque consideram que quem defende Baltazar e Esmralda juntos, é frio, ou desprovido de sentimentos, pior, não sabe amar uma criança e até é considerado amoral. Pessoalmente, tenho filhos, tudo o que mais amo na vida. sei o que é lidar com crianças, birras, alegrias, má vontade, horas de dormir, etc (qualquer pai sabe a que me refiro). Na qualidade de pai posso e devo emitir uma opinião: mesmo que oferecessem uma vida de luxo e maravilha aos meus filhos, mesmo que fossem viver para um qualquer paraíso, mesmo que no futuro tivessem a mais fabulosa das vidas e atenção mesmo que eles me pedissem para os deixar ir, eu nunca mas nunca os deixaria. Chamo a isto ser pai de alma e coração. Se um dia, proventura me separasse da minha esposa, garantidamente teriam o pai presente todos os dias e lutaria até ao fim pelo direito de os criar, ver e amar incondicionalmente. Dai perceber Baltazar, basta colocar-me 1 segundo na sua pele. Os Gomes adiaram o inevitável e queriam á força reconhecer-se como legitimos pais de Esmeralda. Foram (talvez mal) aconselhados e pagam até hoje pelo erro. Corrijam-no. Digam a verdade a Esmeralda, peçam desculpa a Baltazar por todos os danos emocionais e partam dai para uma nova vida em conjunto. Certamente Esmeralda sente o desconforto, não só do pai, mas dos "pais de afecto" que durante anos a impediram de ver o pai como tal. Volto a repetir, esta opinião é de quem conhece e lida no mundo de crianças, como pai e profissional.
Talvez este blogue, em vez de defender Aidida neste processo absurdo, pudesse parar para refletir como ajudar Esmeralda a ficar bem com o pai. Ser por Esmeralda não é tentar mudar-lhe a vida em função dos Gomes, mas fazermos o melhor com a actual situação e não expor mais a menina a tribunais e disputas. Aceitem Baltazar como pai e principalmente como detentor da guarda de Esmeralda e partam dai para soluções conciliadoras.

Anónimo disse...

Fala o Blogue várias vezes da família alargada da princesa. Pois quero aqui relembrar que a Esmeralda tem esse acesso motivador à sua família alargada graças ao seu querido pai.

Nas entre-linhas induzem agora que a criança não está bem com o pai, estaria melhor noutro lado. Mas o que acusam directamente? Nada foi provado em tribunal, nem sequer o Ministério Público está contra a Esmeralda continuar com o pai! Insistem em passar com uma esponja o crime que de que os Gomes foram acusados, com 2 anos de pena suspensa, indicando que já tudo foi tratado nas devidas instâncias. Mas então o que se passa com o pai? Porquê a vossa insistência em que ela estava melhor noutro lado?
Não há carinho junto do pai?
Não há confiança e intimidade entre eles?
Não também "afecto, partilha e muito amor" com o pai?
Não está bem na escola?
O pai não respeita os direitos da sua criança?
O que acusam directamente?
Falam em telefonemas... e em casa dos Gomes ela pede para telefonar ao seu pai? Em casa da Aidida também? Já alguma vez ela telefonou de lá para o seu pai ou toda a sua família? Ela é espontânea em casa da Aidida em falar da sua parte da famíla com o pai?

Relembro com tristeza o dia em que Esmeralda foi entregue ao pai. Relembro a falta de delicadeza e de preparação dada pelos Gomes nessa ocasião. Tenho filhos, em pequenos várias vezes ficaram com avós, tios, padrinhos... Nunca, nunca os deixei sem um brinquedo, sem uma mochila com o necessário para o dia ou noite, sem as devidas recomendações tanto à família, como à criança, se já tivesse idade para tal. A mesma preocupação vejo nos meus familiares, nos meus amigos. Mesmo em caso de divórcios nunca vi ninguém ter uma atitude como a dos gomes!

Para mim a educação dada pelos Gomes à Esmeralda não foi sem mácula.
Para o Tribunal também não...
Leram as chamadas de atenção dadas ao Gomes sobre a actuação deles?
Leram alguma chamada de atenção dada ao querido pai da Esmeralda?

"Talvez fosse mais fácil encarar algumas verdades, incómodas, se assim não tivesse sido. E como não há forma de voltar ao passado e retirar o que alguns anos passados se fez, esta é a verdade da vida que a Princesa, para todo o sempre, terá na sua memória. E que aliás, também não esqueceu."

As decisões e acusações sobre os gomes em Tribunal fazem e farão sempre parte da vida de Esmeralda. Se pensassem realmente no bem desta menina não continuavam com a vossa insistência de que ela estava melhor noutro lado. Essas decisões devem ser tomadas nas devidas instâncias.

Subscreve uma Anómima

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (22 de Maio de 2010 11:26)

O Por Esmeralda não acusa ninguém, não quer, não pode, não deve, não acusa, sugere, refere, aconselha, informa, etc. Há muitas maneiras de falar e exprimir ideias, não sendo preciso, acusar ou insultar.

Caro anónimo, de nada adianta ler-nos se quando nos lê se está a ver a si mesmo, pois que do que escreve nada entendeu. Olhe um bocadinho pelo canto do olho e verá com pode enriquecer em ideias.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara anónima (22 de Maio de 2010 12:53)

Não queira a cara anónima vir aqui pôr nas palavras que temos escrito aquilo que não dissémos. Falamos apenas do que sabemos, do que vimos, do que presenciámos, do que percebemos. Não podemos falar do que não conhecemos sequer a exixtência.

E de toda a informação que já recolhemos, vimos,presenciámos, só falaremos dos assuntos que se prendam única e exclusivamente com a felicidade da Princesa.

Apenas estaremos aqui a pensar na felicidade da Princesa

Por Esmeralda

Anónimo disse...

MAs porque é que certas pessoas insistem em deturpar malevolamente o que o PorEsmeralda escreve, então não está mais que provado que com toda a sensatez eles apenas abrem portas com vista a uma solução que vise a felicidade da menina, será que ainda não perceberam que não estamos contra ninguem mas sim pela Princesa.
Catarina

Anónimo disse...

ESMERALDA/ANA FILIPA

Menina mediática aonde o Pais se
apaixonou,foi no passado mas ainda
está presente,quando leio pessoas
a pôr de rastos o Casal Gomes por serem contra a lei que lhe foi imposta por uma má decisão,era para defender a sua menina que muito amavam e amam e iram quer amar para
toda a vida,este Casal merece muito
respeito por parte da justiça e sociedade, foram eles que mais lutaram pela felicidade da menina
estavam no seu direito,porque ajudaram uma Mãe desesperada com
um filho nos braços sem ter condições para criar a filha,esta
Mãe que tanto difamada foi,nunca teve coragem de tirar a menina ao
Casal porque sabia que a filha era muito feliz e não queria que a sua filha fica-se em sofrimento, mas uma pergunta eu faço porque seria
que Aidida não queria que a filha
fosse viver com o Pai?isso viu-se através da televisão o seu desespero com dois agentes da Policia a segura-la porque o seu
desespero era muito grande, se ela não fosse impedida, de certeza que ia tanbem contra a Lei,a isto eu chamo um verdadeiro AMOR,nesta triste história a onde a vitima era a menina Aidida Casal Gomes
sempre quiseram impedir que Esmeralda entra-se em sofrimento
Mas como eu acho que a lei não é
justa defendeu a biologia, mas não compreendeu que tão mal fizeram a
uma inocente criança, enganaram
com lavagem ao cérebro,desculpem
mas esta cena só se fazia no tempo do Salazar,estamos num pais democrático,aonde cenas destas nunca deviam de se repetir
Desejo do fundo do meu coração que o Meretissimo Juiz decida pela
justiça de fazer o futuro desta inocente criança que merece ter os direitos da criança,tudo por ela
porque as crianças não merecem
sofrer.
MC.

Anónimo disse...

Não me parece que o "querido pai» esteja assim tão inocente como os seus apoiantes afirmam aqui.
O pai não respeita assim tanto os direitos da menina, visto ter sido chamado à atenção pelo ministério público.Para ele a filha é um troféu, e não a deixa conviver naturalmente com a mãe biológica e com os seus papás. Será que ele vai deixá-la ver a mãe e os seus papás sempre que ela tenha vontade, como o ministério público o aconselhou a fazer? Esperemos para ver, caso ele ganhe a guarda da criança. Há quem questione se lemos alguma "chamada de atenção ao querido pai da Esmeralda», mas reparei que esqueceram que o ministério público não está de acordo com a maneira como ele tem educado a menina durante este tempo que a tem junto de si, considerando-a apenas um troféu.
Este pai tem de se convencer que não irá conseguir fazer com que a pequenina esqueça os seus papás, e só conseguirá viver em paz com ela se começar a tomar as suas próprias decisões, sem se deixar influenciar por terceiros. Tem de se convencer de que não ganhou um troféu na justiça, mas sim uma menina dotada de sentimentos, e que apenas pretende ser feliz no ninho que lhe der melhores condições de vida. Será que isso tudo que ele tem feito implica respeito, bem-estar, compreensão, bom relacionamento entre os dois? Não me parece. Se o pai biológico não alterar a maneira de proteger a menina, se a não deixar viver normalmente, poderá perder o seu amor. Terá apenas um corpo móvel em sua casa, um troféu, e não o amor sincero de sua filha, nem mesmo o seu respeito. Terá apenas uma filha triste, obrigada a viver num local frio, acabando por ficar apática.
Estou apenas do lado da menina, e é somente por ela que deixo este meu comentário.
Princesa, bom fim-de-semana para ti.
Beijinhos de uma amiga virtual que pede sempre a Deus para que tudo seja decidido em prol da tua felicidade.
Cristina

Anónimo disse...

“Ensina-me amigo
De longas noites de invernia
A viver o instante

Ensina-me amigo
A ser como tu
Nessa tua paz
Que sendo tua
Também é minha”
jma

O nosso lugar
Em cada dia e em cada tempo
É tudo o que o poder do universo realiza, e se vai completando
Silenciosos nesse tal silêncio que nos convida a Escutar. E neste misto de ansiedade e esperança,
Vamos pensando e sonhando …E como se do céu pudéssemos olhar o “MUNDO”...
Apenas se consegue, ver ou imaginar:
A Terra é redonda, O vento redopia, os pássaros constroem ninhos em forma arredondada, o Sol desponta e fica num Circulo, tal como a lua cheia,Para nos iluminar. As estações do Ano formam também esse Círculo …
É a nossa vida!!!!
A vida dos seres humanos descreve esse mesmo circulo, na caminhada da nossa infância, até á velhice.
Aqui nos encontramos, nós que em sossego, mesmo ansiosos, pensativos, acolhemos neste “NOSSO Circulo” a nossa PRINCESA QUERIDA, que depois de um fim de semana de ternuras e afectos, voltou feliz, e com o coração mais cheio de mimos que deu e recebeu.
Partiu mais rica, porque o amor alimenta-se e deixou tranquilos a sua mãe, o seu amigo Luis, o seu companheiro de brincadeiras A., o irmão, a avó materna, e até a Pequenina Ana Beatriz parece já conhecer a sua voz e os seus carinhos. E porque o amor acontece no coração daqueles que por amor a ela, são e foram capazes de tanta dádiva, também a mãe Lina e o pai Luís a acarinharam e viram partir ficando felizes com a sua boa disposição. É Bom ouvir e ver em cada gesto de todos os que privaram com ela, a terna e doce sabedoria da eterna frase “ Que sejas feliz”!!!

QUANDO O AMOR ACONTECE E SE SENTE, de vez em quando, é necessário um pouco de silêncio…
Silêncio e paragem neste partilhar de memórias intensamente vividas, que apenas convidam á espera a ao novo encontro.
Por aqui, também se faz silêncio, neste sentido de sermos “CAMINHEIROS” no desejo de interiorizar e de reaprender todos os dias, neste deserto que pode ser Espera mas em sossego e Confiança.
Boa noite, e bons dias sejam, os que nos esperam e nos acompanham…
Petra

Anónimo disse...

Silêncio que por vezes nos transmite
ansiedade,mas também muita dor que nos faz ficar apáticos, porque quando
queremos que o tempo passe mais depressa para alcançar os nossos desejos esse mesmo tempo nos desespera,mas que por vezes nos traz
surpresas sem nós estarmos há espera
nesta esperança que a vida por vezes
nos faz sofrer sem que nós o merecemos, porque nos entregamos
de corpo e alma cheios de AMOR e não merecíamos que o outro lado que a vida têm, nos desse tanta tristeza,mas temos que aceitar com
toda a força que existe dentro de nós porque essa força trás pensamentos positivos,assim ficamos muito mais alegres,vamos
pensar como a Princesa que ela nos dá alegria com a sua energia que
transmite quando está com aqueles
que muito AMA são momentos de grande felicidade, e agora com a Ana Beatriz são estes ANJOS que dão força para caminhar com muita
energia positiva.

SEMPRE A PENSAR NA PRINCESA
Maria.

Anónimo disse...

A Princesa este fim de semana passeou em Tomar e andava muito feliz e sorridente. Era vê-la encantada a brincar ora com a mana ora com a mãe. Ela distribuía sorrisos e miminhos pela mãe e pelos paizinhos de coração que também a acompanhavam. Fiquei encantado com o que vi e comprovei que alguns mal entendidos não se justificam de todo. O que vi foi uma harmonia perfeita que culminava numa felicidade genuína da criança. A mãe da Princesa, como se falou na imprensa, é realmente uma ponte muito importante na vida da Princesa entre todos os adultos da sua família alargada.
Um vizinho de Tomar

Anónimo disse...

Obrigada ao anónimo de Tomar por partilhar conosco momentos de felicidade da Princesa, é pelo amor que nós vamos, a verdade é o nosso caminho, e harmonia é o que faz falta, um enorme abraço a todos,um especial para o Luis e a Lina.
Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

A verdade é que nem o insulto fácil e grosseiro, nem a tentativa de eliminar o que incomoda, são bastantes para que o carinho em torno da Princesa esmoreça. Aliás, do que claramente se percebe e alguns até presenciam, a força e a vontade de tornar a Princesa a cada fim de semana sempre um bocadinho mais feliz, está cada vez mais forta e inabalável.

A verdade é que se está apenas a pensar na Princesa.

Por Esmeralda