sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BUSCAR COM A MENTE… VIVER COM O CORAÇÃO ...




Do imaginário ao real, onde os nossos sentidos se cruzam…

E se enlaçam com a memória.

Guardar memórias, é a forma que temos encontrado, de um dia podermos expressar, o que se viveu e o que se vive. Fomos guardando, abrindo caminhos, dando lugar a alguma inspiração, que ao longo destes tempos e diante das realidades, foram materializando esse imaginário.

É assim como se de um álbum de recordações se tratasse, onde todos os textos que são muitos, são apenas pequenos ou longos trabalhos, que brotam da nossa alma, com a emoção e a sensibilidade. A vida constrói-se com as imagens passadas que hão-de explicar as que no futuro hão-de surgir.

Não sabemos até quando a nossa mente pode guardar informações ao sabor do tempo e dos acontecimentos. Apenas sentimos e gostávamos que estas não fossem memórias perdidas no tempo. Memórias que são agora e serão no futuro, um apelo ao nosso interior, que não deixará silenciar os receios que nos oprimem.

Se ao longo deste tempo e nesta causa da Princesa, muito se escreveu, é porque muito se sofreu e continua a sofrer.

Ajustando o nosso sentir à comparação e à realidade que se estreita e aproxima, entre todas as crianças, deparamos com muita dureza, alguma crueldade até, por vezes, e sofrimento, como é o caso da doce menina de Torres Novas.
Gostávamos muito, de saber muito mais, termos podido estudar …Ficamo-nos no entanto pela escola da vida que muito nos ensina. E nesse aprender, a experiência ensina-nos, que há muitos tempos em que por amor às crianças, apenas sabemos que esta angústia que nos continua a oprimir, passa muitas vezes pelo silêncio, obrigatòriamente, por vezes a sua única defesa.

E voltando ao nosso interior, é certo que quando essa criança se apaga no tempo da vida, tornando-se homem ou mulher, deverá retornar ao caminho das suas memórias, para se reencontrar e abrir os seus próprios horizontes…

Através deste imaginário em que pensamos e existimos, estamos muitas vezes numa dimensão para além do corpo. Esse é um lugar onde nos podemos dedicar à abertura do que à primeira vista nos parece impossível.

Quantas vezes no espaço do nosso pensamento damos lugar à utopia…

Nesses momentos, o universo é mesmo silencioso e talvez por isso a nossa memória se vai armazenando, com o nosso modo de ver e realçar o mundo à nossa volta.

Mas no nosso desejo humano de protecção, o imaginário parece estar sempre desperto e sempre presente.

E também não há imaginário, sem que possamos reencontrar nele a memória das pessoas, daqueles todos, que por nós passaram e passam.

É desta forma, que o nosso imaginário, reage sobre o que nos rodeia e torna-se essencial para a formação da nossa memória, registando nela, aqueles a quem queremos deixar o testemunho, dando o sentido das nossas intuições, dos nossos actos, das nossas acções… às crianças, pois claro.

Por todos estes pensamentos, sentimentos vividos e assumidos, tentámos sempre ao longo destes meses, aprofundar e compreender na pequenez e na simplicidade da nossa existência, fazendo dos acontecimentos uma reflexão e passando para o teclado e escrita o muito que vamos pensando e percebendo.

Ao longo destes mais de 12 meses, nesse tal desejo humano de protecção para aquela menina a quem chamam os mais variados nomes, dos quais alguns apenas sabemos, aquele que ela realmente escolheu.

Por respeito chamar-lhe-emos Princesa.

A sua existência ficará na história como uma memória que não pode nem deve ser esquecida.

A Princesa simbolizará todas as crianças sofridas, neste universo, por vezes silencioso…nesta atenção aos Direitos, que tanto merecem e lhes são negados.

Ainda que pareça o contrário, pois “tantos” a querem, a Princesa foi abandonada à sorte das leis, que muitos de nós não sabem ler, porque apenas se ficam pelo “papel passado” que merece respeito, mas nem sempre, ou quase nunca é resposta!

Falta a psicologia da vida, porque cada criança, ainda que criança, é já um ser com interioridade própria e individual!


POR ESMERALDA

para que as nossas memórias não se apaguem nunca, nesta procura de ser fiel ao bem estar e à procura dum paraíso terreno, lugar utópico talvez para alguns, mas lugar conhecido e desejado pela Princesa, no seu sonho e desejo de viver sem conflitos. Crescer num jardim verde com luz de esperança, sem guerras nem maldades, onde os que a amam façam por ser felizes…
Um mundo afinal onde se possa minorar os sofrimentos, onde haja abundância de amor compreensão e tolerância e suporte para crescer livre e sadia…
Porque a “árvore da vida” é aqui nesta “terra” que se alimenta em busca da paz!!!

Resta-nos saber contemplar a vida, no sorriso doce de uma criança, como o da Princesa.

Esse é o sinal e o apelo sentido a que vos convidamos.

EM VEZ DE FALARMOS DE PAZ…

SEJAMOS A PAZ!!!

101 comentários:

Anónimo disse...

Os dias passam e as nossas dúvidas vão-se cimentando, a par delas os nossos sonhos também, e qual o teor dos nossos sonhos? simplesmente a felicidade de uma criança, que tem um nome Ana Filipa!
Catarina

Anónimo disse...

Se Baltazar está inseguro, talvez Esmeralda o pudesse ajudar dizendo-lhe:
Paizinho gosto muito de ti, serei sempre a tua menina, sei que tu ainda eras quase um menino quando eu nasci, que não estavas preparado e erraste mas... já me deste tantas provas de amor...
Porque não?

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (15:08)

O Por Esmeralda denuncia a enorme falta de pudor que revela no seu comentário.

O caro anónimo comprova de modo explícito que a sua verdadeira preocupação é apenas com Baltazar, cometendo até à pequena Princesa o ónus da insegurança do pai, que pelas suas palavras, sempre lutou para conquistar esse estatuto.

Por isso encontramos a Princesa sempre tão feliz em Tomar e em Torres Novas, onde a mãe, o pai Luís e a mãe Lina, tudo fazem a pensar nela e pela sua felicidade e bem estar.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Por ti Princesa faço do meu silencio
contigo sempre a pensar em ti
que todos que te amam se compreende-sem o teu silencio tornava-se luz, luz que só podes ver
quando esta realidade for possível
um ano quase se passou andamos aqui
há espera que os teus desejos
se tornem realidade mas para quando?

MAS HOJE ESTÁS RADIANTE TENS MUITO
MIMINHOS DA TUA MÃE AIDIDA QUE
GOSTA MUITO DE TE VER FELIZ
QUE TE LEVA AOS TEUS PAIS DO CORAÇÃO

QUE TENHAS UM FIM DE SEMANA COM
AQUILO QUE TANTO MERECES
QUE A LUZ SE TORNE REALIDADE NESSE
CORAÇÃOZINHO QUE NÃO MERECE TER
TANTO SOFRIMENTO

Maria

Anónimo disse...

Ana Filipa, chegou mais um fim-de-semana de liberdade, porque estarás junto da tua mãe Aidida que já demonstrou amar-te, dando valor aos teus sentimentos.Espero que o tribunal decida rapidamente o teu futuro, e te deixe ficar com ela. Só assim a luz voltará a penetrar no teu coração tão sofrido, e continuarás a falar, sem medo, com os teus papás de criação que tanto te fazem feliz.
Beijinhos para ti, e tem bons sonhos.
Cristina

Anónimo disse...

A insegurança do Sr. Baltazar só acabará quando ele tiver a coragem de acabar com o sequestro da sua filha Esmeralda, dizendo-lhe: "filha escolhe com quem queres viver e diz aos srs. juízes que te libertem", vens ver o pai quando quiseres e passarás férias e fins de semana com o pai! A sua filha ficar-lhe-á eternamente grata e nunca se esquecerá deste gesto de verdadeiro amor paternal.
A menina será, por fim, feliz, entregue aos cuidados da mãe Aidida ou dos pais Lina e Luis, que ela reconhece como os seus verdadeiros pais.
Não é entregue a uma madrasta, que nada lhe diz, semanas inteiras, com o pai ausente, que a menina alguma vez poderá recompor-se dos traumas que lhe provocaram ao arrancá-la, à força, dos braços que ela considerava seguros, da sua cama, e do seu lar.
O Sr.Baltazar terá a sua filha para sempre se fôr capaz de mostrar que por amor à sua filha a deixa escolher com quem quer viver. A menina tranquilizar-se-à e verá que tem uma família grande, e unida, que a ama, sem amarras de lado nenhum. Só assim a sua filha, um dia, correrá para os seus braços, Sr. Baltazar, quando se sentir solta e feliz.

Guilherme Batista

Anónimo disse...

Este blogue é realmente aquilo que
se pode dizer pessoas bem formadas
pela sua postura de bem dizer
e pela dignidade que tem com a defesa
de uma criança que não pediu para
nascer, sendo desde logo rejeitada pelo Pai quando a Mãe mais precisava dele Mãe essa que se viu neste Pais
sem recursos para a poder criar
essa Mãe não abandonou não matou
essa Mãe procurou sim pessoas com
posses para que a sua filha fosse
criada com tudo aquilo que uma criança tem direito ter uma familia que lhe desse muito amor
aquilo que o Pai não se importou
este Casal pretendia profilhar a
criança só que entretanto,o tribunal chamava há razão o Pai
para fazer testes de adn, e dai
deu-se esta historia triste para uma criança indefesa
Agora pergunto quem entretanto cuidou desta menina que ia crescendo no seu seio de amor e carinho?
uma criança começa desde o berço
a ter laços profundos com aqueles
que cuidam dela uma rotura há força
deixa marcas psicológicas para toda a vida se esta criança não
tiver por perto os Pais que a criaram nunca será feliz,as leis
sobre este caso defendem a biologia, mas para a psicologia esta lei devia de ter mais
cuidado com crianças em risco
o tribunal está fazer tudo para
esta menina recupere o seu trauma
mas vê-se da parte do Pai biológico
uma certa teimosia em não querer
aproximação da menina com os Pais
de afecto,se estivessem todos de
acordo esta menina sentia-se
muito mais segura,este Pai devia de
deixar os erros do passado
e pensar que a menina ficaria
muito mais feliz com convivência
de todas as partes

Natércia disse...

Esta criança esteve escondida no teu pensamento... noite após noite, por anos a fio... guardada na tua retina sem que nunca a tivesses visto.

Esta criança bendita, que foi escolhida por Deus e por ti, para compartilhar de tua vida, nunca sofrerá, ficará triste ou chorará por desamor ou abandono,
pois existe alguém especial, um anjo,
que o destino colocou em seu caminho
para lhe suprir as carências, amar, dar carinho...

Ela foi abençoada.

Não foi gerada por ti,
não foi esperada por nove meses,
não veio de dentro de tuas entranhas...

mas veio de algo muito maior:
um amor enorme que tinhas para compartilhar
com ela e com o mundo.
Não a adoptaste... simplesmente... ela é tua filha...
– filha do imenso carinho que tens para dar,
da tua capacidade de doação...

Será filha de noites em claro,
de preocupações,
de alegrias,
de dias de chuva,
de dias de sol.

Será filha de tristezas,
de sonhos,
de esperanças
e de dedicação, pois tens por ela o mesmo carinho que tens
por um filho do teu sangue.

Esta criança veio de onde quer que seja,
predestinada para cuidares.

Apenas nasceu de outra mãe,
pois nada acontece por acaso,
mas o destino dela eram os teus braços e teu desvelo.

Ela foi gerada dentro do teu coração
porque, provavelmente, merecia uma mãe tão especial quanto tu,Adelina!

Anónimo disse...

Quem falou de ESMERALDA?

Procurando, encontrei este artigo inserido por
Aqui (na Torre da…) e que foi escrito no Diário de Notícias,
nesta data de 5 de Maio de 2008, pela Sra.Dra.
Maria José Nogueira Pinto.
Não me importa a cor ou o partido, importa-me
realçar que não consegui ouvir ou ler a alguém
do parlamento ou de um outro partido, alguém que tivesse uma palavra tão segura e determinada para ESMERALDA!
Continua actual e bem PRESENTE e achei por
bem situá-lo entre nós e no nosso cantinho.
Pode ser que outros e com poderes semelhantes
tenham a coragem de se aproximar e connosco
partilhar e assumir, que esta é uma causa que:
Pode e deve ser abraçada por todos…não apenas nas palavras…
Mas na ACÇÃO QUE SE QUER E ESPERA!

“QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2008
Esmeralda


De Maria José Nogueira Pinto, um artigo de hoje no Diário de Notícias.

A Torre apoia e aplaude.


Esmeralda

Sempre que vejo o nome da criança nos jornais sinto um aperto mitral, uma mistura de angústia e vergonha.
Esmeralda tornou-se conhecida pela sua má fortuna desde que, vista como uma res nullius, foi dada ao pai biológico por um juiz que pensou ser um qualquer deus, ao ver nesse pai faltoso um seu filho pródigo e por isso merecedor de extrema benevolência para com a sua consciência, forçada e tardia, dos deveres da paternidade.
Desde então, Esmeralda tornou-se uma criança-objecto que agora mandam ir para ali, que agora mandam ir para acolá, que agora, afinal, mandam esperar mais um bocadinho.
Os pais afectivos, que são afinal os pais do coração, viraram a sua vida do avesso para poupar Esmeralda às consequências de uma sentença mal dada e lutam por ela, que se não pode defender, contra aqueles que, supostamente e em nome do Estado, deviam pôr o seu interesse e bem-estar acima de tudo.
Tantos anos depois de se ter conseguido despertar as consciências para os direitos das crianças privadas de um meio familiar adequado, de se ter levado a cabo esforços legislativos para conseguir uma Lei da Adopção que combinasse segurança e celeridade, de se ter verbalizado a preocupação do número crescente de crianças institucionalizadas é inquietante que uma coisa destas possa ainda acontecer.

Dir-me-ão que o juiz não estava familiarizado com a matéria, que nem todos o tribunais têm juízes que dominem a filosofia e os princípios que presidem ao enquadramento jurídico dos menores.

E eu pergunto, que culpa tem a Esmeralda por o seu caso ter ido parar ao Tribunal da Sertã? Vamos, por esse facto, consagrar uma tão iníqua quanto comprometedora desigualdade de oportunidades?

Convém lembrar que o casal de acolhimento era, também, um casal adoptante, já que, pouco antes da fatídica decisão de atribuir o poder paternal ao pai biológico, os competentes serviços da Segurança Social tinham iniciado o processo de confiança judicial com vista à adopção de Esmeralda.

Este casal tinha, pois, sido avaliado e considerado idóneo, ao mesmo tempo que a mãe biológica reconhecia ser este o melhor destino para a filha.

Não se previa que um pai ausente, forçado a ver a sua paternidade reconhecida por via judicial, que nunca manifestara interesse pela criança, que nunca cuidara, ao que se sabe, da companheira durante a gravidez, que as deixara entregues à sua sorte viesse a ser considerado por um juiz como o pai ideal.

Continua...

Anónimo disse...

Continuação...
E porque estas questões são muito sérias e complexas, ouviram-se, e bem, os especialistas, psicólogos, pedopsiquiatras, técnicos de Serviço Social que, em uníssono, alertaram para os riscos que tal decisão acarretaria para a criança.

Porque foi tudo, então, inútil?

Este caso gera necessariamente um sentimento de profunda inquietação: pela alea na decisão judicial; pelo desencontro entre os serviços da Segurança Social e os tribunais que, nestes casos, deviam andar de braço dado; porque em Portugal aumenta o abandono e a institucionalização das crianças e o modo como funcionam os tribunais é decisivo para minimizar os danos emergentes. Que expectativas podem elas ter?

Mas o mais grave é o facto de ser possível, a quem está investido de poder público para o fazer, decidir sobre a vida de uma criança sem ter em devida conta dois princípios fundamentais: o seu melhor interesse e o respeito pelo seu tempo útil. É que nenhuma sentença pode atropelar, mesmo que seja por uma interpretação muito restrita, aquilo que é o objectivo principal do legislador: dar à criança o futuro a que tem direito e não submetê-la a experiências ou a tentativas que, com grande probabilidade, a magoarão irremediavelmente.

Não há por que dar uma oportunidade a um pai inexistente se, para isso, se retira à criança a sua única oportunidade.

E, sobretudo, não há por que gastar quatro dos seis anos de vida da Esmeralda, dois terços da sua existência, numa série de más práticas.

Vejo com expectativa que o Tribunal de Torres Novas deu seguimento aos pedidos de alteração do poder paternal.

Oxalá, agora, chamem o Rei Salomão.

Custa-nos sentir como tudo continua tão IGUAL…
Alguns “Presentes” foram oferecidos a ESMERALDA e a sua Mãe e pais afectivos, mas
Parece que se ignora que o TEMPO passou e passa, vivem-se alegrias e sofrimentos, alguns, deixando marcas, quem sabe irremediáveis…

E CURIOSAMENTE ESMERALDA, SUA MÃE AIDIDA E SEUS PAIS DE CORACÃO CONTINUAM Á ESPERA DE UM REI SALOMÃO !!!

Anónimo amigo e preocupado

Anónimo disse...

Pela minha mera e simples opinião, penso que a "Esmeralda" está melhor com o casal Gomes, mas tudo isto me cria confusão. este tipo de atitudes dos ditos responsáveis mais velhos (pais e padrastos) que não olham a meios para conseguirem os seu intentos denegrindo a imagem dos seus opositores. Espero que a criança cresça bem depressa para por fim escolher o melhor para ela e assim acabar com isto tipo de atitudes que não fazem mais nada se não mal a termos psicológicos! Haja bom senso a todos os envolvidos neste caso e vejam que está uma criança inocente no meio e o que importa é a felicidade dela e não dos pais e/ou padrastos...

Anónimo disse...

A grande desumanidade que foi cometida por juízes portugueses contra esta inocente criança tem servido para alimentar o ego e a "carteira" de alguém alheio à família, que se auto-promove como benfeitor e escritor. Essa pessoa viu uma forma fácil de ganhar dinheiro à custa do sofrimento de Esmeralda.
Será que ninguém vê?
Basta aceder ao blogue Esmeralda-Sim.

Luciano Santos

Jacinta disse...

Ao Sr. Luciano Santos, gostaria de deixar apenas pensamentos que as suas palavras me sugerem. Com verdade a forma maldosa como alguns supostos benfeitores se vão servindo para alimentar o ego e as carteiras, já é por nós bem sabido, e faz assombrar o nosso desejo de caminhada pelo percurso da transparência e do cultivar dos valores em que acreditamos.Como seres humanos por vezes deixamos que o nossa raiva possa estragar a serenidade que desejamos e sem demoras surge aquilo que pretendem, nessa coisa que é o outro Blogue anunciado
- a resposta e a guerra das palavras -...deixemo-los pois, a falar sózinhos.
Pensemos naquilo que de bom se pode buscar com a Mente e o Coração
como o Por Esmeralda nos convida, e deixemos de parte esse outro Blogue "ressuscitado" com a intenção de estragar o nosso sentido do BOM e do MELHOR que soubermos oferecer à nossa Pequena
Princesa e á sua Mãe e Pais de Coração, esses SIM Família que se vai construindo e alargando. Na verdade concordo em absoluto com
a verdade que nos mostra sobre os objectivos de alguns que por aí andam "não pelas criancinhas" , mas como muito bem diz para alimentar interesses.
Já são velhos conhecidos e talvez porque o seu intuito seja ainda o interesse de fazer nascer o nosso desacordo e tocar no mais puro que queremos manter fiel connosco.
Porque não, O SERMOS CAPAZES DE NÃO CEDER A PROVOCAÇÕES???
Deixemos antes vir a nós as criancinhas que temos nas nossas vidas e onde quer que nos encontremos lutar por elas, estando atentos ao desenrolar dos acontecimentos com a NOSSA PRINCESA.
São apenas pensamentos e apelos, que nos darão coragem para sermos fortes e autênticos neste tempo de transição e de espera.

Anónimo disse...

Quando me referia a alguém que "tem enchido o ego e a carteira" à custa do sofrimento de Esmeralda, e interrogava "será que ninguém vê?" referia-me a quem deu e continua a dar "cobertura legal" para essa criatura desenvolver toda essa actividade, num blogue onde semeia mentiras, ódios, e vinganças.
Esta menina necessita de conviver com gente sã, quer de sanidade mental ou moral, e quando o pai e a Justiça Portuguesa consentem que aquele blogue use e abuse do nome de Esmeralda para promover outros fins estão a ser cúmplices.
Desde o princípio que tenho acompanhado o caso e comove-me a frieza e a desumanidade com que a Justiça e o pai biológico têm tratado esta menina, como um autêntico objecto, que não tem querer, nem poder, nem sentimentos.
Acompanho o Blogue "Por Esmeralda", com o qual me identifico, e partilho as mesmas ideias, de união entre toda a família alargada, que permita a paz e a tranquilidade que a menina necessita para viver.
Ana Filipa/Esmeralda já tem idade, e maturidade, para poder escolher com quer viver dêem-lhe essa opção como prenda de Natal! Libertem-na!Já que no anterior Natal lhe deram a pior prenda possível, e como é do conhecimento público foi o pior Natal da sua vida.

Luciano Santos

Jacinta da Serra disse...

SER ESMERALDA/ANA FILIPA
É acima de tudo:

SER CRIANÇA!!!.....

E quantos de nós nos esquecemos disso?
Porque ser Criança é poder estar de mãos dadas com a Vida.
É acreditar sempre nos momentos presentes e aceitar o que lhe é oferecido.
Para Ela, este tempo ainda que com tantas contradições, tem sido uma aprendizagem na busca das verdades que lhe oferecem.
Ser Esmeralda/Filipa é ainda, Acreditar, Esperar, Confiar…
É saber olhar as duas Mães, vê-las partilhar as suas vidas, vê-las rir e deixar escapar desabafos e segredos, e SENTI-LAS COMO IRMÃS, sem fazer desse sentimento e desses encontros o juízo por vezes frio, feio e injusto dos adultos.
Que pena é, que aqueles que podem e sabem, não possam mostrar esses momentos puros de entendimento e de partilha, onde nesta “família alargada” todos se foram habituando a dar e receber. E tal como em tudo na vida, tudo se aprende e alimenta, também a capacidade de se darem e amarem foi crescendo e podeis acreditar, que Aidida e Adelina hoje são mesmo como duas irmãs.
Adelina ganhou uma irmã que julgo que não tinha, Aidida acrescentou mais uma ao número grande dos que já tem.

Não será esta uma Lição Maravilhosa de AMOR?
E a amar as duas de forma diferente, aprendeu a saborear as diferenças, tirando partido delas na segurança e na riqueza que ambas lhe oferecem.
Só a pureza de uma criança é capaz de sentir de uma forma diferente, mas tão rica no dar e receber, e a Ana Filipa sabe misturar sorrisos com lágrimas, sabe brincar, sabe ser mimada e mimar, e salta e pula como um passarinho a voar de ramo em ramo com o coraçãozinho repleto de amor, buscando em cada uma das mães o seu estilo de a aconchegar. E depressa aprendeu a Voar, com segurança e coragem e aos poucos foi perdendo alguns medos, nesta vida que a faz andar de um lado para o outro. Hoje a agora ela cresceu e percebe bem as ausências e as presenças. Ana Filipa Cresceu muito por dentro…
Olhar os pais, Luís e Baltasar é bem diferente, pois na sua frágil e tenra idade, há coisas que não percebe e gestos que ao longo destes tempos aprendeu a ponderar e a retrair.
Com verdade ela sabe e sente que Luís e Baltasar não estão presentes da mesma forma, na sua vida e no seu ESTAR.
Esse é o seu grande mas escondido sofrimento, vivido em silêncio, que dói a quem vê e sabe, porque ela não se abre com todos da mesma forma. Apenas se deixa transparecer liberta e verdadeira quando confia na intimidade dos que a viram crescer e com a mãe Aidida e a mãe Lina, a quem ela conta e mostra os seus gestos de tristeza e amargura que vai suportando no dia a dia que a obrigaram a viver.

PORQUÊ??? PORQUÊ ???

Ana Filipa vai suportando, e não contabiliza a vida como a nossa matemática e por isso mesmo, sabe misturar as tristezas com a fantasia das brincadeiras e a escola é um pouco o seu porto de alívio, para à noite regressar ao seu lar de empréstimo

Anónimo disse...

PRINCIPIO N.4

DIREITOS DAS CRIANÇAS
A CRIANÇA DEVE BENEFICIAR DA
SEGURANÇA SOCIAL
tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saude
para este fim deverão proporcionar-se quer á criança
quer á sua Mãe cuidados
especiais,designadamemente
tratamento pre e pos-natal
A criança tem direito a uma
adequada alimentação, habitação
recreio e cuidados medicos

Sim esta criança teve foi talta
de apoio aonde estava o Pai?
Uma cidadã Brasileira que nada sabia destas leis pobre SENHORA
senhora essa que tão difamada
por pessoas que ainda hoje são amigas/os desse dito Pai
mas agora pergunto eu como é que
a senhora acertou que o Pai era
aquele, sim como ela tinha a fama
de andar com muitos homens!

MAS ELA SOZINHA SOUBE RECORER
Á SOCIEDADE PARA LHE PODEREM
VALER NESTE TORMENTO QUE É VIVER
SEM RECURSOS

Felizmente que encontrou um casal
que tinham muito amor para dar a
uma criança,criança essa que hoje
é uma menina bem formada, aquem
muito deve esse Pai que abandonou
MÃE E FILHA que só se preocupou
com a filha mas só depois de ser
obrigado a fazer os testes

Como eu tenho vergonha de ler uma
noticia aonde a nossa justiça
dá o poder paternal assim a um
Pai que nada contribuiu para que
esta criança tive-se os direitos
que é

Principio numero 4 dos direitos
das crianças

Jacinta da Serra disse...

Continuação...
…,onde na maioria dos dias tem á sua espera a madrasta que lhe ofereceram.
Porque terá de ser a sua vida diferente?

A amizade cresce com a partilha e os afectos e são esses gestos de ternura que têm sido o ALIMENTO a FORÇA e o SABER IR AGUENTANDO, que Ana Filipa sem dar conta foi interiorizando.
Pobres dos adultos que não são capazes de ver nos gestos simples mas sinceros a tal ligação da razão com o coração.
E amando as duas mães, CHAMANDO MÃE A CADA UMA, diante de cada uma delas Ana Filipa tornou-se mais forte e mais liberta
Conhece-as bem, como também as suas diferenças, mas sabe saborear essas diferenças tirando partido, na segurança e na ternura que lhe oferecem.
Não tenhais dúvidas, e não são precisas grandes análises científicas para comprovar que nesta “ mistura “, encantadora por sinal, há lágrimas e sorrisos, saltos e brincadeiras, conversas sérias, que parecem o chilrear de passarinhos, aprendendo a voar. Nessa Segurança que ambas lhe dão, ela aprendeu o que se chama CORAGEM e vai aprendendo a não TER MEDO do que sozinha vai suportando.
Olhando os pais, ela sente-se de forma bem diferente, não por razões suas ou porque o seu pai Luís o demonstre, mas ela bem sabe que os pais Luís e Baltasar não estão mesmo na mesma sintonia.
Luís é pai de amor e troca, Baltasar é pai de nome e por dever.
Esse é o seu grande e triste sofrimento, vivido tantas vezes em silêncio e aceitação, que faz doer tanto, a quem é capaz de entender.

PORQUÊ??? PORQUÊ???

ANA FILIPA não contabiliza os afectos, apenas os deseja e sabe fazer a comparação…
Ser Criança, é bem mais simples, se os adultos não complicassem tanto. Nelas tudo se mistura, mesmo na fantasia das brincadeiras e no faz de conta que têm que ser capazes de fazer.
Porque há-de a vida dela, TER DE SER DIFERENTE? Repito…
Mas porque tem esta criança de se DIVIDIR, de forma imposta, fora do natural, pois mesmo os filhos de pais separados, na sua maioria não vão, nem vivem esta ESPERA, tão longa em decisões e mudanças, para saber o que lhes será destinado…
A sua própria Essência já desabrochou, como sinal da sua existência no princípio que é testemunho da criação humana, pela qual muitos de nós foram passando e interferindo na sua pequena vida.
E É esta a NOSSA maior prova. E quando digo NOSSA, incluo todos os que foram e vão passando pela sua vida.
Permitam que relembre aqui:
- As técnicas do IRS, dos vários sítios que a acompanharam (Torres Novas, Santarém, Tomar, Coimbra, Leiria???)
- A Sra Profª. Ana Vasconcelos
- O Dr. Lázaro de Leiria
- Os Meritíssimos Juízes dos quais só retenho o nome da Juíza Sílvia Peres e da Juíza Mariana Caetano
- Os distintos Advogados das três partes cujos nomes e actuação ficarão gravados na sua história e vivência de menina indefesa e pura…
Afinal, quem a defende a ELA???...
- As testemunhas no Processo
- A MÃE AIDIDA que tanto tenho ouvido condenar…Elo precioso, que parecendo o mais fraco, talvez tenha consigo a intuição precisa e o amor que na ausência apenas foi silêncio, mas que a saudade alimentou…
- Os seus PAIS DE CORAÇÃO, que injustamente foram arredados da sua vida como se duns malfeitores se tratassem e pagaram as “suas culpas” que para muitos continuam por saldar, mas que dignamente a educaram e tudo lhe deram até o gesto mais nobre de por a ter amado tanto, o seu pai Luís, viu durante meses perdida a sua liberdade.
FOI PRESO PORQUE AMOU E AMA UMA CRIANÇA…Errou, porque nesta confusão que ainda continua, poucos são os que sabem aconselhar. A mãe LINA a quem chamaram de sequestradora, mais não fez do que protegê-la e se alguém quiser ser mesmo honesto bem sabe, que quando uma criança está entregue à sua MÃE, está EM SEGURANÇA.
- Os familiares que generosamente a adoptaram por amor, aparecem simplesmente esquecidos nessa coisa dos autos e das leis.
Continua....

Jacinta da Serra disse...

Continuação...(3)
- A Comunicação Social que imperdoàvel apenas parece tê-la lembrado, quando esse lembrar foi sinónimo de Audiências…
- Deixei para o fim o seu “PAI DE ACASO” que se chama Baltasar e a quem foi concedido neste país, o grau máximo de ter uma menina que parece que é APENAS “FILHA DO PAI”…
- E não esqueço todos os que no Por Esmeralda apenas tentámos contribuir e fazer das palavras escritas o Som dos Corações que sofrem.
Se cada adulto que por aqui se reconhece, se conseguisse reencontrar com a “ criança “que vive no seu íntimo, que é afinal o nosso precioso mundo, fruto da vida que nos ofereceram, talvez que este tempo permaneça imutável porque merece ser sagrado. É a VIDA de uma CRIANÇA que está a ser “jogada”. ..
Porquê terem rasgado essa vida e esse tempo, quando a pequenina apenas conhecia a confiança, nos caminhos de um amor “misterioso” para alguns mas autêntico, durante quase sete anos.?
- O tempo foi rasgado!
- A vida parou, e teve de recomeçar de forma imposta.
- Esmeralda/Ana Filipa cresceu muito nestes meses e vai sobrevivendo,
E mesmo sabendo pedir o que mais queria, talvez não a tivessem ouvido e entendido na sua forma de se expressar.

Mas vai RESISTINDO!!!
Quantas vezes ela chora na despedida da sua mãe e dos seus pais de coração, mas ainda assim e de humor triste e em silêncio, CAMINHA… obedecendo para o regresso ao lar do seu pai, cumprindo as regras. E semana após semana, docemente a mãe ou os pais a vão serenando com ternura, alimentando o seu sonho de voltar depressa.
E PARTE …obedecendo, na busca desse sonho até agora impossível. O de FICAR e se sentir em Segurança e Protecção.
Porque SER CRIANÇA é Acreditar que se é AMADO em todos os momentos, em todos os gestos, em todas as palavras e sorrisos, no acolhimento natural e sincero, e na doação misteriosa que as crianças sabem entender e sentir.
Por vezes ela parece que nada sabe, mas na sua coragem, julga poder tudo e assim vai aceitando cumprir de cada vez.
CREIO e CREMOS que chega de experiências e de sofrimento.
Ana Filipa, tem servido de cobaia como se faz em laboratório… Até quando???

Em cada um de nós, está representada a força da liberdade, a imagem da transformação, o caminho verdadeiro e obrigatório de a libertar. Pensar nela, como esse sinal vivo da Criação, e da origem histórica, é um dever, por respeito à sua presença no universo do tempo que habitamos.
Como bem diz o Por Esmeralda é tornar OBRIGATÓRIO dar a esta menina o DIREITO A SER CRIANÇA INTEIRA E LIVRE!!!

Anónimo disse...

O blogue Esmeralda-Sim reabriu. Diferencia-se inteiramente do Por-Esmeralda porque, neste momento, unicamente relata factos. Ou seja, deixamos o "ouvir dizer", o "disse-se", o jornal X e revista Y publicou, etc. Baseia-se unicamente em factos provados ou a provar em tribunal.
Muito se disse (em forma difamatória e sem meio de prova) de Baltazar e os que o rodeavam, isto certamente contribuiu para que muita gente se voltasse contra este pai.
Este blogue queixa-se precisamente daquilo que fizeram e fazem a Baltazar.
Deixo uma questão à direcção deste blogue: qual o crime (legal e moral) de Baltazar? Sei que afirmam que pedir um teste de ADN para comprovar a paternidade, no vosso entender, é punível de ficar sem o filho(a) para o resto da vida. Mas para além da dúvida, que mais fez de errado este pai?
- Pediu para conhecer a filha?
- Pediu para ser pai de Esmeralda?
- Pediu para educar Esmeralda?
- Pediu para se responsabilizar totalmente por Esmeralda?
- Pediu para ter todos os encargos inerentes à educação de Esmeralda?
- Esperou, pacientemente, pela justiça?
- Tentou por todos os meios legais ficar com Esmeralda?
- Tentou uma aproximação aos Gomes antes de tudo isto?
A resposta é SIM para todas as questões.
(CONTINUA)

Anónimo disse...

(CONTINUAÇÃO)
Independentemente da vossa eterna gratidão a Aidida, por ter dado a filha; aos Gomes, por terem aceite Esmeralda acima de tudo e todos, está o direito de Esmeralda a ter um pai, esse pai é Baltazar. É o direito de Baltazar em criar a sua filha. Ainda não se provou nada que impeça este pai a ser pai. Então o direito e a justiça ainda permitem que os pais biológicos sejam pais (felizmente). Até prova do contrário, deixem pai e filha em paz!
Em época natalícia, baixem as armas, parem as batalhas, esmoreçam a guerra contra este homem e sua filha. Se deixassem o tempo reparar as feridas e os estragos, surpreendentemente teriam uma Esmeralda feliz, adaptada e completamente integrada na família de seu pai.
Infelizmente é isto que vocês não querem, nem deixam, e é disto que Esmeralda precisa para ser criança outra vez, para ser feliz!
Feliz Natal a todos

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (16:33; 16:34)

Relativamente à questão que nos coloca – “qual o crime (legal e moral) de Baltazar?”

Temos que retornar uma questão: crime? Crime legal? Crime moral?
O Por Esmeralda desconhece o alcance da sua questão.

Relativamente a todas as outras perguntas que deixa, responderemos como a seguir:

1) Pergunta o caro anónimo “- Pediu para conhecer a filha?”

O Por Esmeralda responde que sim, mas acrescenta que tem muita pena que a tenha ignorado vilmente, de uma forma que o envergonhará para sempre, antes de a ter procurado por sua iniciativa. Que seria de Esmeralda se não tivesse uma mãe que tão bem cuidou dela e que quando não encontrou mais possibilidades de o fazer, procurou alguém que o fizesse por ela, como ela, Luis Gomes e Adelina Lagarto?

2) Pergunta o caro anonimo “Pediu para ser pai de Esmeralda?”

O Por Esmeralda responde que sim. E antes? O facto de ter ignorado a existência da filha podia ter dado lugar a nunca a conhecer, caso Aidida não referisse o seu nome, como pai. Como seria se tal tivesse ocorrido porque Aidida podia não o ter identificado como pai.

3) Pergunta o caro anónimo” - Pediu para educar Esmeralda?”

O Por Esmeralda responde que sim mas que terá sempre um longo hiato que dificilmente conseguirá algum dia arrumar devidamente para si mesmo.

4) Pergunta o caro anónimo”- Pediu para se responsabilizar totalmente por Esmeralda?”
O Por Esmeralda responde que talvez porque ainda hoje continuam a chegar informações sobre pedidos de indemnizações, pedidos de subsídios, etc. Os “pobres”, como afirmam ser a sua situação social, trabalham e criam os filhos, sem riquezas, mas com o que é realmente necessário.

5) Pergunta o caro anónimo” Pediu para ter todos os encargos inerentes à educação de Esmeralda?”

O Por Esmeralda responde que talvez porque afinal parece que tem verificado dificuldades em o conseguir. Podia pedir ajuda, não exigi-la em tribunal, como ainda continua a fazê-lo.

6) Pergunta o caro anónimo” Esperou, pacientemente, pela justiça?”

O Por Esmeralda responde que não. A justiça é que lhe entregou a filha quando julgou estarem as condições reunidas para tal o que afinal parece não se verificar.

7) Pergunta o caro anónimo “Tentou por todos os meios legais ficar com Esmeralda?”

O Por Esmeralda responde que não. O que Baltazar fez foi não sujar mais aquilo que irremediàvelmente já tinha sujado.

8) Pergunta o caro anónimo “Tentou uma aproximação aos Gomes antes de tudo isto?”

O Por Esmeralda responde que sim e muito se arrependem Luís Gomes e Adelina de a tempo não lha terem permitido. Mas como tudo fizeram por amor a Esmeralda, podem continuar a olhar em frente, com orgulho, que tudo fizeram pelo melhor para a menina.

Por outro lado o caro anónimo, de uma forma infantil, atribui-nos, pelas suas palavras uma “eterna gratidão a Aidida, por ter dado a filha; aos Gomes”.

Está errado caro anónimo. O Por Esmeralda em vez disso, reconhece a coragem de Aidida por quando se viu abandonada e sem possibilidades de criar a filha, ter procurado uma solução e sempre a pensar no melhor para Esmeralda, como se viria a confirmar.

Refere também o caro anónimo que “Ainda não se provou nada que impeça este pai a ser pai.” E tem razão no que diz. Então o que teme Baltazar? Tem medo de ser pai? Tem medo de não estar à altura? Tem medo de não conseguir prosseguir com a educação da filha?

Avisa-nos o caro anonimo ainda para “deixem pai e filha em paz!”. Dizemos-lhe nós que não podemos porque sabemos muito bem o que se passa e sobretudo que Esmeralda não está feliz. Achamos que esta não foi a resposta certa à filiação biológica de Esmeralda. Infelizmente o correr do tempo começa a mostrar aquilo que sempre receámos.

Retribuímos os votos de Feliz Natal.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Amigos do Por Esmeralda e a quem mais possa interessar.

Estava eu a desfolhar uma revista “cor de rosa” por estes dias e confronto-me com uma reportagem a exibir as qualidades de pai de Baltazar em letras bem grandes e fotografia de corpo inteiro. Trata-se de uma revista largamente criticada por Baltazar ou amigos.

Mas mais abaixo já vai adiantando que Esmeralda afinal anda muito triste e que se sentiu obrigado a dar-lhe acompanhamento psicológico. Nada que não se soubesse há tanto tempo que viria a acontecer. Será que Baltazar já percebeu o que está a acontecer?

Diz ainda que foi comprar presentes de Natal para a filha.

E ROUPINHA APROPRIADA PARA MENINAS?

E ROUPINHA APROPRIADA PARA O INVERNO?

E O MATERIAL ESCOLAR QUE A TODO O MOMENTO ELA VAI NECESSITANDO?

Anónimo disse...

Depois da vossa elaborada e já esperada resposta ao meu comentário das 16:34h, não posso deixar de lamentar que aos Gomes e Aidida tudo justificam e perdoam. Para vós é tudo em nome de um tal amor, que para outros, no caso de Aidida, é desprezo maternal, no caso dos Gomes é doentio e egoísta.
Baltazar pode (ou não) ter procedido mal no inicio de toda esta história, mas tal, não lhe retira a capacidade de ser, neste momento, um bom pai, se tal lhe for permitido.
Não sei o que teme Baltazar, nem se teme alguma coisa. Eu por mim, sei o que temeria, tanto da parte dos Gomes como de Aidida. Puro medo que me tentassem retirar a minha filha. Todos sabemos do que os Gomes são capazes em nome do tal amor. Sabemos até onde foram capazes de ir, de justificar, de falhar, etc. De Aidida, espera-se sempre o pior. Pelo menos até termos certezas de que Esmeralda é a única filha que deu ou deixou. Não vos preocupa esta incerteza a acerca de outro possivel filho? Não querem saber? Ou já sabem?
Quanto á infelicidade de Esmeralda, não duvido. É apenas uma criança cercada de adultos que a disputam como loucos. Todos dizem ama-la, mas guerream-se como inimigos mortais. Ninguém dá tréguas, mesmo depois das decisões judiciais. Fomentam ódios contra o pai. Como viveriam vocês nesta trama? Tranquilamente?
Se os Gomes e Aidida, simplesmente e em nome do amor que afirmam sentir pela menina, deixassem que esta vivesse em paz com o pai e parassem com esta guerra contra Baltazar, provavelmente, teriamos uma Esmeralda feliz!
Pensem nisso!

Anónimo disse...

"Esmeralda afinal anda muito triste e que se sentiu obrigado a dar-lhe acompanhamento psicológico..." - Mas é mais que lógico que a menina ande triste, confusa e preocupada. Quem não andaria? Esmeralda sente medo, medo do passado, do presente e do futuro. Medo da instabilidade que vive. Medo de voltar a "mudar de vida", de escola, de casa, de pais...
Anda de fim de semana aqui e acolá, anda de versão em versão, anda de meias verdades, anda á volta de quem tenta provar que gosta mais.
Em casa de Aidida, fala-se mal do pai. Em casa dos Gomes fala-se mal do pai. Em casa do pai fala-se mal dos Gomes e Aidida. Pobre criança!

Vamos ver se nos entendemos, legalmente falando:
- os Gomes perderam os processos legais; não são adoptantes; não são famila de acolhimento; estão em condicional;
- Aidida já abdicou, de papel passado no notário, da filha; passou quase 7 anos sem querer saber da filha; tem ainda um processo de poder paternal em curso mas 1º tem de dizer o que fez a um outro filho;
- Baltazar não tem qualquer impedimento legal que o impeça de exercer o poder paternal;
- Esmeralda tem Aidida e os Gomes a disputa-la com Baltazar;
Se perderam legalmente, disputam-na emocionalmente. Pobre criança!
E no meio de tanta confusão sobra uma menina que nada disto pediu, provavelmente pede agora: PAZ e sossego!
Porque é que acham que Esmeralda só será feliz quando "retornar" aos Gomes? Não me pareceram as pessoas que mais zelaram pela estabilidade emocional de Esmeralda, muito pelo contrário.
Deixem-se de demagogias e pelo bem da menina, fechem este blogue e acabem com as guerrinhas psicológicas contra Baltazar.
Pensem, efectivamente, em Esmeralda. Sejam Por Esmeralda. Não pelos Gomes, muito menos por Aidida.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (19:53)

O Por Esmeralda lembra o caro anónimo que após a entrega de Esmeralda ao pai, foi emanada uma instrução do Tribunal onde se evidenciavam os benefícios reconhecidos para um desenvolvimento normal e feliz de Esmeralda, assentes no convívio periódico com os pais afectivos, Luís Gomes e Adelina Lagarto.

Essa determinação, da autoria da Juíza Dra Mariana Caetano, que a tinha entregue ao pai, viria a ser mais tarde confirmada, na resposta a um recurso que Baltazar levou ao Tribunal da Relação. Assim, estão os Gomres e Aidida a proceder segundo as determinações do Tribunal, cumprindo estritamente o estipulado, que embora tardio e escasso, a tempo recuperou para Esmeralda o que antes lhe tinha roubado de forma cruel e violenta - o pai, as mães, a vida, a familia, os amigos, a casa, a escola, as experiências, tudo.

Deste modo, julgará o caro anónimo as decisões da justiça como lhe aprouver. Com umas concorda-se totalmente. Com outras concorda-se parcialmente. Com outras discorda-se totalmente.

O que o Por Esmeralda verifica é que afinal, em relação à justiça, todos temos algo de menos positivo a lembrar.

Quanto a fecharmos o blogue, convirá o caro anónimo que essa será uma decisão nossa e por enquanto não encontramos razões para estarmos tranquilos – Esmeralda não é feliz. Esmeralda está a sofrer.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (19:39)

O Por Esmeralda informa-o que conhecendo bem, como conhecemos, Luís, Adelina, Aidida, compreendemos o supremo sentimento de amor que a qualquer um deles sempre norteou, mesmo nos momentos mais difíceis e menos felizes.

O Por Esmeralda concorda ainda com o caro anónimo, quando conclui, finalmente, que “Baltazar pode ... ter procedido mal no inicio de toda esta história...”. E o que quer dizer aquele “(talvez não)”?

Caro anónimo, deixe-se de demagogias. Bem sabemos que se Baltazar tivesse estendido a mão a Aidida, quando ela lhe pediu ajuda, tudo se teria passado de forma diferente. Hoje Baltazar não temeria um futuro que assentará sempre num remorso do passado.

E caro anónimo, pensa e pensa muito bem – os Gomes e Aidida, por amor, apenas por amor, tudo farão para resgatar Esmeralda duma infelicidade crescente que dói ver e sentir, nos olhos dela.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

UMA QUESTÃO MUITO IMPORTANTE
AQUI NESTE BLOGUE DEFENDE-SE
UMA CRIANÇA INDEFESA
QUE NÃO PEDIU PARA NASCER

AO CONTRARIO DO OUTRO QUE
REABRIU E DEFENDE O PAI QUE
SE SENTE VITIMA

SÓ DESEJO QUE ESTA MENINA
POSSA APAGAR O TRAUMA QUE
VIVEU

SEMPRE POR TI ESMERALDA/ANA FILIPA

Maria

Anónimo disse...

Li num comentário que a menina anda triste, e que o senhor Baltazar já pensa nos presentinhos de Natal. Mas isso não irá apagar a tristeza dos seus olhos, porque, o melhor presente que ele lhe poderia oferecer era deixá-la ficar com os pais de coração. Só assim ele irá ter uma filha por inteiro. Caso contrário, terá em casa apenas um corpo móvel, obrigado a permanecer numa família que nada lhe diz. Até quando ela irá aguentar? Se ela estiver mesmo infeliz, (o que acredito, porque não se esquece uma família que tão bem lhe fez), o ideal seria que ela regressasse à sua verdadeira casa. Não adianta proibir os fins-de-semana com o casal Gomes, pois tal situação, no meu entender, irá agravar o estado desta criança.
Apesar dos tribunais portugueses terem feito tão mal a alguns inocentes, acredito que esta menina ainda irá ter um futuro sorridente, porque já sofreu demasiado durante este tempo todo. E isso só será possível se a sua mãe Aidida conseguir a sua guarda. Só assim ela poderá crescer sadiamente, convivendo com toda a gente, sem ser submetida a pressões. Caso isso não se verifique ela irá entristecer cada vez mais. Mas os laços entre pais e filha tornar-se-ão ainda mais fortes, e quando lhe for possível, correrá para eles sem hesitar.
Princesa, tem uma boa noite, caso te seja possível.
Cristina

sou a Celinda disse...

Não sei calar o quanto mais uma vez as palavras simples mas tão certas da Comentadora Maria, mexem comigo e com o meu sentir.
É isso, Maria tocou e toca sempre, na verdade mais certeira que não é mais do que a VERDADEIRA RAZÃO, dos que apenas se confundem, nas teias que lhes tapam o coração.
Aqui defende-se a Felicidade de ANA FILIPA e quer-se proteger o seu presente e o seu futuro!
No outro Lado defende-se um jovem que se chama Baltasar e que por azar da Ana Filipa deu uma semente ao acaso, e sem querer a gerou.
Procurem-se as diferenças.
Encontrem-se as semelhanças...
ANA FILIPA é uma criança que NADA PEDIU a não ser que a deixem viver com quem a sabe amar!
Baltasar possívelmente nunca foi menino e vai-se aproveitando e misturando neste mundo, que com o lema de defender as criancinhas do nosso Pais, vão defendendo apenas um homem que se quisesse ser verdadeiramente digno desse nome. não consentia que se misturassem os seus interesses com os daquela que por acaso é em nome dos testes e do ADN "Filha" desse "acaso" que quer continuar com a eterna capa de ser sempre criança.
Assim NÃO!
Basta de equívocos e confusões.
A não ser que queira ser considerado eternamente criança...
SERÁ???

Anónimo disse...

Baltazar agiu, como agiria qualquer homem. Como agiriam os vosso pais, irmão, tios primos.
Não se aceita com toda a naturalidade, que por recado envoiado por uma irmã , se venha dizer, a alguém que teve um fugaz encontro com uma prostituta, a quem terá pago pelo serviço prestado, que esta está grávida e o filho é seu.O que qualquer um pensa será: muito bem, quando nascer vamos ver, há meios para tal e foi o que aconteceu.Se for meu assumirei podas as responsabilikdades de pai, que foi exactamente o que Baltazar fez, mas não lhe deixaram.
Aquilo que parece neste blog, é que tudo é santo, incapazes de comprarem os serviços de uma prostituta e se tal fizerem aceitarem sem qualquer interrogação a qualidade de pai.Lembro-me da rapariga de Cantanhede, ainda há pouco tempo, que depois de ter indicado 19 (DEZANOVE) possiveis pais nenhum era.
Quanto ao filho ou filhos, abandonado/s no Brasil por Aidida, prova exactamente que esta mulher faz filhos como uma máquina produz pregos, porque o destimo é o mesmo, a venda.Que espécie de amor poderá uma mulher destas sentir por umna filha, que na primeira oportunidade, a entrega a desconhecidos, como ela própria afirmou? SE os Gomes não compraram Esmeralda, porque lhe exigiam tão rispidamente e de uma forma tão pressionante a assinatura do Pai?Se a criança tivesse sido dada, pelo menos pediam educadamente, o que não foi o caso, como entrevista dada por Aidida em 2004.
Se Esmeralda hoje necessita de apoio psicológico, é devido às pressóes, mais que inademissiveis, que sofre em csa dos Gomes e de Aidida, durante os fins de semana. É o ter que ouvir chamar-lhe ana filia, nime que ela repudia, como consta do processo.É o ter de ouvir as ameaças, se contar o que se passa nesses fins de semana. Nada de bom deve ser, para que não se possa conhecer.É o retirarem-lhe roupa que leva de casa do Pai, e que alegadamente Esmeralda perde!É o não terem um simples chocolate, para lhe darem!
Esmeralda deseja ser feliz e só poderá ser feliz, quando libertya do casal Gomes, que ela teme e de Aidida, que não reconhece como familia.
Esmeralda está a ter estas visitas, por imposição ao tribunal, por parte da amiguinha e visita lá de casa de Ana Vasconcelos.Esmeralda nunca pediu estas visitas. Esmeralda sempre as recusou e continua a recusar.Porque teve Ana Vasconcelos, a tal reputadissima pedopsi., necessidade de ameaçar Esmeralda com o, internamento numa instituiçã, aliás como foi noticiado neste blog, e com a GNR e Polica?Se Esmeralda queria, era muito fácil.
Baltazar nada teme.Baltazar apenas teme pela segurança de Esmeralda, quando em conviviuo com o casal Gomes e Aidida.Porque não falam, na obrigatoriedade de Esmeralda ter de conviver, com o enteado de Aidida, um adolescente por demais problemático?Será bom para a menina ou edstamos em vesperas de uma desgraça?

Augusto Santos

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19, 53, que continua a ler o que não está escrito neste Blogue, que visa apenas o bem estar da Princesa e não a defesa de qualquer adulto:
"contra a estupidez até os Deuses lutaram em vão"

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (Augusto Santos)

Refere no seu comentário que “Baltazar agiu, como agiria qualquer homem. Como agiriam os vosso pais, irmão, tios primos.”. Esta é uma mentalidade que ao longo do tempo foi e continua a ser responsável por atribuir às mães uma quota de responsabilidade pelos seus filhos, a todos os níveis, muito superior à dos pais. Concorde-se ou não, tem sido muito fácil aos “pais”, libertarem-se de responsabilidades de actos realizados por si, que afinal se vem a provar mais tarde serem comprovadamente seus. Nestes casos, como o de Esmeralda, a mãe, D. Aidida, foi responsável pelo papel de mãe e de pai, porque o “pai” achou que não era “pai”, ou o “pai” achou que não tinha idade para se responsabilizar como “pai”, ou o “pai” fez como os outros homens que preferem ignorar que talvez sejam “pais”, ou, ou, ou…

Diz ainda o caro anónimo que Baltazar seria “… a alguém que teve um fugaz encontro com uma prostituta, a quem terá pago pelo serviço prestado…”. Pois é caro anónimo, nesta altura deve ser muito difícil a Baltazar interiorizar e não encontrar solução para a grande crueldade que cometeu contra a sua filha. Só assim o Por Esmeralda entende as justificações tão desapropriadas para desculpar tais actos ignóbeis contra crianças, contra Esmeralda.

A seguir, compara o caso de Esmeralda com, como refere, “Lembro-me da rapariga de Cantanhede, ainda há pouco tempo, que depois de ter indicado 19 (DEZANOVE) possiveis pais nenhum era.”. Mas totalmente mal comparado porque D. Aidida apenas referiu Baltazar como pai da sua filha.

Relativamente a uma recente polémica acerca de como refere “Quanto ao filho ou filhos, abandonado/s no Brasil por Aidida”, essa será uma questão a avaliar em tribunal, caso se julgue necessário.

A seguir o caro anónimo refere actos de Luís Gomes e Adelina Lagarto que das suas palavras, compreende-se uma total ignorância sobre os factos ocorridos.

E para concluir, caro anónimo, Esmeralda hoje necessita de apoio psicológico, mas porque teria sempre de necessitar. Tal deve-se apenas ao acto cruel de ruptura familiar e afectiva que lhe foi realizado, friamente, na forma legal. Sendo verdade que algum tempo depois o Tribunal lhe veio devolver o que antes lhe tinha roubado, o mal já estava feito. Esmeralda é um ser humano, maravilhoso, inteligente, como tal, sentiu e está a sentir os efeitos nefastos de actos violentos que sofre de há um ano para cá. É por isso que precisa de apoio psicológico, mas de qualidade.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

DIz um anónimo que Baltazar terá dito a uma recista, já agora podiam dizer o nome, que tinha ido comprar as prendas de Natal Para Esmeralda.
DEpois pergunta:
E roupa aproproada para meninas?
E roupa apropriada para O Invesno?
E os livros e material escolar?

Bem, tenho a dizer-lhe que o senhor/a é extremamente mal intencionado/a.

Eu sou mãe duma colega de Esmeralda. Conheço apenas o Baltazar e familai, da saudaç~ºao diária e normal das aldeias, bom-dia, boa tarde.
Posso afirmar com verdade, que a menina anda bem arranjada. Não se lhe nota falta der roupa. Nunca a vi com roupa desapropriada para uma menina da sua idade. A minha filha veste como ela e as outras meninas. Nada de anormal. A roupa qie últimalmete leva é roupa de Inverno. Quanto a material escolar, pegunmteim à minha filha, que me confirmou não ter falta. Não sei a que se refer.
Por vezes as pessoas vêm para aqui tetarem expiar as frustrações pessoais.
Deixem-se de guerras. Deixem Esmeralda ser uma criança normal. como são as suas colegas de escola, nossas filhas. Para quê os espalhafatos que fazem quando
vão buscá-la para os fins de semana. Tudo tem um limite.

Natércia disse...

A todos os que vêm aqui defender o sr Baltazar.


"Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no seu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”

Como podem esses comentadores ajudar Baltazar,se continuamente desculpam o seu erro dizendo.......
"Baltazar agiu, como agiria qualquer homem. Como agiriam os vosso pais, irmão, tios primos"

Se têm valores morais tão baixos,e consideram que agiriam assim,para esses Baltazar é um "heroi"porque depois se arrependeu,e decidiu que queria a Esmeralda.

Mas o que realmente esqueceram,é que por muito que falem e desculpem,o "pobrezinho"do Baltazar,ele vai ter que arcar com as decisões do passado.E o que não podem fazer,nem jamais poderão é tirar de cima dele,a grande dor de consciência,por têr agido como agiu.
E é essa mesma dor que o atormenta agora e não o deixa descansar.
Mas como diria um senhor que muitos desses defensores admiram"Temos pena"depois do mal feito,não há volta atrás.
Quanto ao casal Gomes,tenho a plena certeza,que dormem bem todas as noites,e se alguma não o fazem ,é por preocupação e desvelo pela sua querida menina,filha amada
Esmeralda.
Portanto deixem-se de dizer ao ouvido do sr Baltazar(estou mesmo a vêr)....."Ó homem,tu fizeste o que eu faria,o que qualquer homem
faria"......!

Não façam isso,porque isso não vai amenizar o mal que ele fez,nem apagar o facto de ele pensar,que se realmente tivesse sido um homem a sério,jamais teria tomado aquela decisão que o vai perseguir para o resto da vida!

Anónimo disse...

Amigos do Por Esmeralda

Perdoem-me o tom deste comentário mas tenho que responder ao anónimo que enviou um comentário para aqui às 12:11. Esse anónimo não sabe do que fala e por isso não deve ser mãe de uma colega de Esmeralda. É pena mentir tão mal. Podia ser um bocadinho mais sério que este assunto é bem sério.

Fique esse anónimo a saber que a Esmeralda é colega de sala da minha neta e que fui eu – EU – que andei a tirar fotocópias dos livros durante as primeiras semanas porque a Esmeralda era a única criança da escola que teve os livros tão tarde.

Quanto a vir aplaudir a forma como a menina anda vestida, já nem falo do mau gosto e da grande falta de asseio, porque o que me preocupa é ela não andar devidamente agazalhada quando está tanto frio e eu vejo todos os dias.

Portanto sr ou sra anónimo, antes de vir aqui deitar as suas “frustrações pessoais”, tenha mais cuidado com o que diz, que por aqui anda muita gente que vê muitas coisas e sabe de mais ainda.

Assunção disse...

Venho aqui muitas vezes,para estar actualizada,mas nem sempre comento.Hoje tenho de o fazer e embora o Por Esmeralda tenha já respondido ao anonimo de 3 de Dezembro de 2009 16:33,não resisto a rir-me dele,e e de coisas que diz no seu comentário.

"O blogue Esmeralda-Sim reabriu. Diferencia-se inteiramente do Por-Esmeralda porque, neste momento, unicamente relata factos. Ou seja, deixamos o "ouvir dizer", o "disse-se", o jornal X e revista Y publicou, etc. Baseia-se unicamente em factos provados ou a provar em tribunal"


O blogue Esmeralda -sim reabriu....mas não deixa os apoiantes piar!Resume-se a relatar coisas coisas do arco da velha,e a fazer promoção ao famoso livro do dr Cândido,ao mesmo tempo que o eleva á altura de um ser de raça superior.
Resumindo tudo na mesma!

Depois vêm a seguir falar dos factos provados em tribunal!Eu gostria de vêr lá mencionados factos provados em tribunal,por exemplo contra o sargento JN(grande apoiante do dr e da causa Baltazar).


Depois prossegue:

"Independentemente da vossa eterna gratidão a Aidida, por ter dado a filha aos Gomes, por terem aceite Esmeralda acima de tudo e todos".....Grande verdade,o Baltazar devia estar profundamente grato ao casal Gomes e a Aidida,porque afinal o sr Luis Gomes demonstrou ser o homem que ele nunca será,e o casal,demonstrou têr aquilo que ele nunca terá,a capacidade de amar sem limite!Adianta......

"está o direito de Esmeralda a ter um pai, esse pai é Baltazar"...Para mim ele é o dador de esperma,o pai é o sr Luis Gomes!

" É o direito de Baltazar em criar a sua filha"....E os deveres aonde ficaram quando esta criança nasceu?

" Ainda não se provou nada que impeça este pai a ser pai. Então o direito e a justiça ainda permitem que os pais biológicos sejam pais (felizmente)".....A justiça é lenta infelizmente(vocês reconhecem isso)e direitos?Mude-se a lei o quanto antes,ela só favorece o abandono ainda in utero!
Quêm fizer isso deve perder qualquer direito sobre a criança.

" Até prova do contrário, deixem pai e filha em paz!"


Olhe eu acho que não vou fazer isso,porque Esmeralda merece ser feliz,e merece tudo o que possamos fazer por ela,mais que não seja alertar a consciência de alguns.


Escreve ainda:

"Em época natalícia, baixem as armas, parem as batalhas, esmoreçam a guerra contra este homem e sua filha."


E pronto mais palavras para quê!


Esta pessoa ,fala em guerra,armas,batalhas,e resume isto a uma disputa por um qualquer território,ou objecto de valor,esquecendo que falamos de um ser humano,uma criança.

Para terminar,e já que os defensores do sr Baltazar,tanto invocam a lei,e estamos em época natalicia,como a mãe Aidida também têm os tão apregoados direitos,a menina deveria passar o natal com ela,uma vez que o ano passado,o fez com o sr Baltazar,e sabemos bem com que sacrificio.

Poortanto faça-se valer os direitos de mãe,e ponha-se a lei em prática.

Anónimo disse...

É evidente que o comentário do 12,11 não corresponde há realidade dos factos e é altamente tendencioso, visando não o bem estar da menina, mas sim denegrir pessoas de bem, valorizando quem já deu provas de baixo valor moral e ético.
Ao Poresmeralda uma palavra de agradecimento por nos continuarem a dar informações correctas e precisas sobre a nossa Princesa.
Catarina

Anónimo disse...

Desculpem a minha intromissão, mas realmente há pessoas que aqui vêm escrever coisas no mínimo ridículas.
Dariam mesmo aso a umas boas gargalhadas, caso a história desta menina não fosse tão séria e preocupante.

Por exemplo , um anónimo que escreveu :

"É o retirarem-lhe roupa que leva de casa do Pai, e que alegadamente Esmeralda perde!É o não terem um simples chocolate, para lhe darem!"

Então tiram-lhe a roupa do corpo ??? Quer dizer, a menina volta para casa do pai despida .
Realmente é uma grande violência!

E nem um chocolatinho lhe dão???
Mas que malvados!

Só dá que pensar uma coisa : Então estas pessoas que deram tudo a esta menina, não só afectiva mas materialmente falando, durante quase 7 anos, não sabem que as crianças gostam de chocolates?
Ou será que são eles que não conhecem esta guloseima?
Querem ver que lá para as bandas de T. Novas e Tomar não há chocolates à venda...

Claro que estou a ironizar, tal é o ridículo de alguns comentários que pessoas defensoras do "pobre" Baltazar vêm para aqui debitar.
Tanta aldrabice até mete dó.
Haja paciência...

P. Alves

Anónimo disse...

Caros anónimos do lado de lá,é obvio que Aidida sabia que o seu comportamento era reprovável, mas por amor, as pessoas são capazes das maiores barbaridades e loucuras.

Então, por amor a um filho....

Convém não esquecer que os pais afectivos podem ter escolhido o caminho mais insinuoso, mas tenho certeza absoluta que amam a menina como sua própria filha. Daí aos comportamentos menos correctos é um passinho.

O comportamento do pai biologico é que deixa muito a desejar!!!

Ele tem perfeita consciencia que a mae afectiva da miuda fez tudo aquilo por amor à filha dele!

Pode ser que um dia mais tarde a filha lhe agradeça o facto de ter exigido uma indemnização à pessoa que lhe deu carinho enquanto ele andava entretido em saber se ela era ou não filha dele.

É nessa altura que ele vai colher os dividendos da indemnização que recebeu a quem cometeu a enorme "maldade" de amar a filha!

Anónimo disse...

Ora pensem bem.
O Baltazar Nunes nunca ganhou nenhum laço afectivo com a criança. Ela e ele são como 2 estranhos na mesma casa.
O que ele sente não é amor, é apenas cisma!

Houve um extremar de partes que o deixou com o orgulho ferido e agora quer levar isto até as ultimas consequências. Ele não quer conquistar a Esmeralda, o que ele quer é magoar o Casal Gomes e sabe que o unico meio de o fazer é através da Esmeralda!

Agora pensa no sofrimento do Casal Gomes!
Eles é que possuem os laços afectivos!
Pensem na angustía de uns pais (porque digam o que disserem, para aquela criança aqueles serão sempre os seus unicos pais) que "perderam" a sua filha!! De a ver ser roubada!
E ainda estão a "sustentar" o potencial raptor ainda por cima!
Caramba, não se comove que um pai se tenha disposto a estar na cadeia do que entregar a sua filha?
Não é uma grande prova de amor?

Não utilizaram os meios mais correctos, é certo, mas agora já é demasiado tarde para se mudar seja o que for!
O Procurador Geral até já deu uma ajuda ao Baltazar Nunes, ao dizer que este caso nunca teria um desfecho antes da esmeralda completar os 18 anos. Seria o mesmo que dizer:" Não vás por esse caminho porque esse caminho não vai resultar em nada!".

As pessoas, por teimosia emocional é que se recusam a ver a pragmatibilidade da justiça!

Se a Adelina Lagarto mentiu em tribunal, acho normal, está a agir como mãe.
Se está a insultar o tribunal e a fazê-lo de estúpido, então só está a tratar o tribunal da mesma maneira que o ele costuma tratar o povo.
Um orgão incompetente merece o respeito de quem?
É claro que eu não acredito nas justificações da Adelina, mas a sua boa-fé jamais pode ser posta em causa!
Ela só queria ser a melhor mãe do mundo para a pequena Esmeralda, querem melhor "boa-fé" do que esta?
Como mães,pais, não são capazes de entender os seus motivos?
Vocês entregariam uma filha vossa?

Aquela menina representa demasiado para ela! É tudo para ela!
Não se deve brincar com os sentimentos das pessoas!

Em conclusão.
Eu não questiono a legitimidade do Baltazar, porque sei que a lei está do lado dele, mas não aceito que se faça do Casal Gomes os bandidos desta história, quando eles já deram grandes provas de amor por aquela criança!
Eles não são raptores, são simplesmente pais!
Nada mudará isso.

É injusto para o Baltazar? sim, talvez.
Mas é a justiça que está mal elaborada, não os motivos do casal Gomes.
E além do mais...não me chegou ao conhecimento que ele tenha chorado diante do dinheiro que já recebeu deles...

Anónimo disse...

É lamentável... As pessoas defendem o senhor Baltazar, em vez de se preocuparem com os sentimentos de uma pobre menina que não se consegue defender, com receio que a senhora lei lhe faça pior ainda do que já fez. Será que os gritos ecoados em Torres Novas há praticamente um ano não comoveram esta sociedade cruel? Claro que não, porque se isso tivesse acontecido, esta menina estaria a ser respeitada. A DRA. Mariana apercebeu-se disso a tempo, restituindo à princesa momentos de felicidade com os seus papás. É pena que o pai biológico não respeite a sua filha, afastando-a de quem ela mais ama, só porque se sente inseguro. Se ele tivesse certeza do amor dela por si, essa insegurança não teria razão de existir. Quanto às pessoas que o defendem, deveriam valorizar mais o estado em que a criança se encontra.
Se continuar a ser privada do que a faz mais feliz poderá hibernar, mergulhando cada vez mais numa solidão interminável, dificultando, deste modo, o seu regresso à vida saudável que lhe arrancaram. É estranho que não dêem valor a estas coisas, passando por cima de sentimentos de gente tão frágil. Afinal, em que mundo vivemos? Um dia a menina irá ler os dois Blogs, e tirará uma conclusão sobre o que foi redigido. Neste sentido volto a dar os parabéns aos membros deste Blog, porque aqui defendem os superiores interesses da criança, e não dos adultos que a cercam. Fico assustada com determinados comentários, e dou graças a Deus por não ter nenhuma sobrinha nas mesmas situações que a princesa.
Cristina

Maria do Mar disse...

E porque NADA mais pode PEDIR, apenas continua a RESISTIR.

Com ela resistem todos aqueles que de boa fé estão cansados de repetir as verdades que muitos teimam em querer tapar.
Ana Filipa está triste, vive as vivências que lhe são impostas, mas RESISTE AINDA…

Foi este, e muitos mais pensamentos que me sugeriram depois de os ler, os comentários que acabei de interiorizar.

Na luta por uma vida melhor que já conheceu, Ana Filipa aprendeu a valorizar, o pouco que lhe é oferecido, de 15 em 15 dias…
Talvez que a sua tristeza que só a alguns vai fazendo sentir, sejam o SINAL DO QUE PARECE NUNCA MAIS CHEGAR…
Já aqui se disse que em cada um de nós existe um espírito de criança que nos acompanha pelos tempos, em cada palavra escrita, em cada cor transmitida, com o bom senso e a sensibilidade dos que amam a sério e por inteiro.
Não chega já, de nos magoarmos com palavras e opiniões que apenas significam defesas diferentes, objectivos alheios de um lado, que reacendeu uma luta sem sentido???
No meu sentir, no sentir do Por Esmeralda, no sofrimento da sua Mãe Aidida e dos seus pais de Coração apenas reside a defesa dos direitos e da felicidade da Princesa – Esmeralda – Ana Filipa … CRIANÇA APENAS QUE É URGENTE PROTEGER.
Que o espírito puro e belo desta menina ACORDE a ALMA daqueles que querem permanecer adormecidos no tempo.
Recordo o dia em que a conheci e em que o brilho intenso e profundo dos seus olhinhos doces, inspiravam um pouco de tristeza, mas ao mesmo tempo a sua imensa CORAGEM.
Percebi, que mesmo na distância, mas na caminhada que percorremos, tínhamos caminhado juntas o tempo todo, esse tempo que muitos tentam descrever de formas contrárias, e sentimentos diferentes.
Há pouco, e noutro texto falou-se de memórias, desse passado que é presente, e parece que tudo passa por mim, como o vento que nos agita e sacode.
E porque vivemos mesmo de memórias vivas, lembro os seus olhinhos, naquela tarde em que o seu brilho doce a levaram a mostrar-se livre e o seu sorriso maroto brilhou numa frase irreverente e tão verdadeira que jamais serei capaz de esquecer” TENS O TEU QUARTO TODO DESARRUMADO”…
AH! Querida Ana Filipa que nos fizeste rir e sentir como a verdade descontraída de uma criança, só sai assim, quando ela é capaz de se sentir liberta.
Que saudável e maravilhosa reacção ela deixou escapar, naquela tarde que foi o nosso ponto de encontro, e me deu a certeza de que tudo em que tinha acreditado até ali, foi real e sincero…
Por tudo o que recebi, e dali, daquele encontro onde os olhos falaram com os gestos e as palavras, dei Graças por ter abraçado esta causa, que me trouxe e trás sofrimento e nostalgia, mas me deu a certeza de que valeria e vale a pena, continuar: “Contigo e POR TI Minha Princesa”…
Ainda que há distância, mas na união e neste tempo de ESPERA! E só faz sentido, se for vivido em amor e esperança. Não fui mais capaz de ficar apenas a observar, como não quero viver em jeito de “guerras e ofensas”por palavras que magoam, e porque só nos vale apenas continuar, neste desejo imenso de ultrapassar aparências, alimentar a alma com amor, e tentarei manifestar-me pela consciência, projectando a vida que me rodeia para além das incertezas e do tempo, que me fazem querer acreditar que a tua liberdade vai chegar.
Neste desenrolar da teia que te enrola, muitos sabemos que quem sabe e conhece a total verdade, não pode nem deve falar…
Assim se preserva essa verdade, assim se respeita a lei, assim se vai ao encontro dos valores que queremos para ti, minha Princesa…e, assim, alguns amigos e conhecidos, caminhamos juntos, entregues aos gestos maravilhosos e ás lições de amor que fomos e vamos continuando a aprender.
Contigo minha Princesinha, alguns já aprenderam TANTO…
Continua...

Maria do Mar disse...

continuação...(2)
Que pena, que alguns distraídos nesta espera que querem fazer sua, mas que é A TUA ESPERA! continuem apenas a defender um ser, homem crescido, esquecendo a CRIANÇA QUE ÉS TU. TU! QUE ÉS O CENTRO E O TODO, Neste caminhar da nossa Esperança.
Porque vamos tantas vezes olhar pedaços de vida que foi rasgada, esquecer as pequenas ou grandes lições, e mensagens de amor que nos norteiam neste estar aqui?
Porque não seremos capazes de olhar e focar apenas esses pedaços de alma que uma criança nos inspira e faz mergulhar, neste mundo que habitamos, e onde temos a responsabilidade de nos tornarmos mais felizes? Porque não somos capazes de acreditar que não nascemos nem nos bastamos sozinhos e a qualquer momento poderemos necessitar do “outro”?

Porque não se partilham e se valorizam estes gestos partilhados pelas tuas Mães e Pai. Gestos de verdadeiro sentido de FAMÍLIA,
como os muitos que atrás foram referidos onde os que mais amam a Esmeralda/Ana Filipa têm sido capazes de dar a mão para ser o seu suporte ?
União e família de sangue igual ou não, onde o amor não acaba nem começa com genes ou com sangue ,nem com Leis, e biologia humana. União, por onde não passa a necessidade de mostrar que se ama onde não é preciso fazer testes e picar o dedo ou a veia, porque o sangue é todo vermelho e só as veias por fora da pele são azuis.

Os fios de sangue que correm nas nossas veias, são mesmo todos da mesma Cor.
VERMELHOS !!!
VERMELHO ! A cor rubra, a que se associa a vitalidade, a coragem, a atitude optimista perante a vida.
Vermelho é força, é a cor do Amor…Diz-se que é a cor-luz a cor do sangue que circula da mesma COR na humanidade inteira, e muitas são ainda as relações que a esta cor se associam: ao FOGO, ao SOL, ao CALOR…...
VERMELHO! Cor quente que transborda e convida à partilha e como tal agita e move a VIDA, numa relação estreita, convicta, amor vivido. O vermelho sangue, é mesmo a COR DO CORAÇÃO!!!! DO CORAÇÃO QUE TANTO DÁ E SENTE…

Assim se explica como não há povo que não tenha expressado, cada um à sua maneira a ambivalência de onde provém todo o fascínio pela cor VERMELHA que tem em si, e simultâneamente ligados os dois mais profundos impulsos humanos: A Paixão e a Libertação.
E por consequência:
O DOM DA VIDA: a Eterna parte de nós que nos foi confiada, oferecida gratuitamente, como um DOM MAIOR, capaz de nos fazer perdoar e até partilhar; ainda que misteriosamente, isso possa acontecer num “Quando”… ou a “Qualquer” momento inesperado. Perdoar quer dizer doar-se por alguém, no circulo da vida .
Quem ama, perdoa. Doa até…
Hoje e no mundo actual, as dádivas de um coração ou de outro órgão doado, NUNCA FORAM RAZÃO, NEM MOTIVO DE DESUNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS.
O SANGUE derramado nestas dádivas, não tem NOME, nem busca de Genes, nem procuras de ADN, nem NÚMERO, nem DONO.
São obra da evolução da ciência dos homens.
São gestos MISTERIOSOS DE GRATIDÃO
Continua...

Maria do Mar disse...

Continuação...(3)
PARA COM OS QUE PARTIRAM e nessa DÁDIVA , permitem que outros continuem a percorrer o seu caminho de VIDA…
Que “pequeninos” somos, diante de tão nobre tarefa que se realiza obrigatòriamente rápida
e cada vez mais eficaz na decisão de quem tem a missão de a realizar. Doando órgãos, medula óssea, ou numa simples transfusão de sangue, para que outras vidas percorram ainda o seu percurso nesta terra.
Heranças que não são feitas (em notário ou em papel selado).


HERANÇAS SIM, repartidas e bem aventuradas, que mais não são que um acto nobre, que faz nascer noutro Ser um novo sorriso que representa tantas vezes um repouso no cansaço, quase vencido pela dor e sofrimento. E a Vida renasce e continua…

Um dia minha pequenina Ana Filipa, hás-de ler e perceber, como tudo isto tem a ver com a tua história e a tua Vida.
Para ti a minha ternura e o meu carinho…

Até sempre PRINCESA!!!

Domingo, 6 de Dezembro 2009

Anónimo disse...

Com Aidida PorEsmeralda!
Dezembro já chegou e com ele as lembranças de um dia negro para a Princesa, arrancada que foi ao seu lar, à sua familia, foi-lhe dito que voltaria para o seu mundo, tal não aconteceu!
Quantas vezes Baltazar evocou o verbo amar sem que nunca o tenha conseguido pôr em prática, amar um filho é querer a felicidade dele, não um acto egoísta que visa apenas o nosso querer, aquilo que nos satisfaz. Por isso acho que a atitude da mãe Aidida faz a deferença, uma vez que pensou sempre naquilo que seria melhor para a Princesa. Que a justiça leve isso em linha de conta quando decidir sobre com quem fica a menina e sobretudo que se respeite a vontade da Princesa que todos sabemos é ficar com a mãe, ficando assim simultâneamente mais perto dos que tanto e tão bem a amaram o Luis e a Lina.
Quem tem a certeza da justiça dos seus quereres não desiste, nós não desistiremos!
E como disse Carlos do Carmo no dia 4 perante um coliseu cheio para homenagear o grande Ary dos Santos, o que é preciso é termos confiança depois da tempestade vem a bonança, isto vai meus amigos isto vai!!!!
Catarina

Anónimo disse...

alvaro disse

OS DADORES DE SANGUE NÃO EXIGEM TESTE DE ADN , E NÃO PERGUNTAM PELA COR DA PELE , ÚNICAMENTE SALVAM VIDAS HUMANAS !


Vem isto a propósito do último comentário assinado por Maria do Mar aonde nos dá uma perspectiva da VIDA HUMANA ,pelo seu SER e não pelo seu TER !

Penso que não precisamos de saber o seu (CURRICULO ) para adivinhar o que revela a sua ALMA !

PODEMOS TER UM GRANDE CURRICULO PROFISSIONAL MAS ISSO NÃO É SINÓNIMO DE SER !


UM GRANDE BEM- HAJA PARA TODAS AS MARIAS DO MAR DO UNIVERSO !!

subscrevo: alvaro da florência murraças.........06/12/09

Anónimo disse...

Como estará a nossa PRINCESA?
com muitos momentos de saudade
daquele que durante sete anos
viveu com muito AMOR junto dos seus
Pais sim que para mim são eles os seus verdadeiros
pagaram na justiça porque sabiam
os que unia era um forte e grande
desejo de dar á menina uma educação
como qualquer Pais gosta de dar
um mundo de felicidade, porque é o que nós Pais Avôs gostamos, mas tu
Princesa um dia vais avaliar o quanto a tua vida faz sofrer todas
as pessoas que por ti lutam porque
sabem que não tens aquilo que estavas habituada a ter,foste
arrancada á força da tua casa por uma justiça que teve a
coragem de te entregar ao teu pai
biológico numa data que é o Natal
aonde era suposto passares essa
data com muita alegria,assim como
os teus amigos como era tão bom que este Natal fosse passado com a
tua Mãe Aidida, mas ainda pode ser
porque se o teu pai teve direito ela tanbem o tem,vamos juntos ter
FÉ costuma-se dizer a justiça
falha mas tarda eu sei que és ainda
muito novinha mas tanbem sei que
já sabes o que queres,meninas da tua idade são sempre muito sinceras
diz sempre o que sentes que alguem
ade ouvir a tua voz

ESTOU A ESCREVER E A PENSAR NESSES
TEUS OLHINHOS TRISTES QUE MERECIAM
BRILHAR TANTO

ATÉ SEMPRE PRINCESA

Maria

Anónimo disse...

A expressão que a comentadora Catarina utilizou "depois da tempestade vem a bonança" encaixa prefeitamente neste caso. Passo a explicar: depois de toda a batalha judicial que travaram Baltazar e os Gomes, pensou-se que finalmente, Esmeralda teria paz. Tal não aconteceu. Penso que os envolvidos pouco ou nada aprenderam com esta horrenda situação em que colocaram e continuam a colocar Esmeralda.
Independentemente das opiniões contrárias e diversas, a verdade é que ambas as partes continuam a disputar uma criança. Ninguém quer perder e Esmeralda perde concerteza. Perde paz e estabilidade. Perde o que ainda lhe resta da meninice.
Baltazar ganhou. Ponto final. Ganhou judicialmente, é certo, agora precisa de tempo para "ganhar" oa filha. Espero que percebam o "ganhar"!
Os Gomes perderam. É tempo de assumirem a derrota e seguir em frente, ajudando a menina que dizem amar incondicionalmente. Ajudando-a na nova vida com o pai. Permitindo-lhe ser filha de Baltazar, a Esmeralda. Não a "Ana Filipa" do passado.
Relativamente a Aidida, não há palavras para tal "mãe". Discordo e repudio totalmente a vossa versão de mãe heroina, mãe que abdica por amor, etc. mas isso sou eu, que sou Mãe!
Independentemente de todos os erros cometidos o importante era deixar Esmeralda recomeçar a sua vida e se essa vida é junto de Baltazar, o importante é Esmeralda!
Sejam verdadeiros heróis nesta história e permitam que Baltazar e Esmeralda sejam felizes, contribuam para tal!

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 23:40
O seu "ponto final" nos textos que envia já é por demais conhecido.
Quando estamos a falar com alguém que nos diz "ponto final" já sabemos com que género de pessoa estamos a lidar, o que ela é enquanto ser humano individual, e perante a sociedade.
Perante Esmeralda já sabemos que o(a) senhor(a) ignora por completo o sofrimento dela e a coragem que ela teve para dizer à senhora Juíza com quem queria viver.
Para esta criança ser feliz tem de ser respeitada a sua vontade e os seus direitos.

Alberto R.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (6.DEZ.2009 – 23:40)

Diz o caro anónimo “A expressão que a comentadora Catarina utilizou "depois da tempestade vem a bonança" encaixa prefeitamente neste caso”. O Por Esmeralda concorda. Com efeito, desde que Esmeralda está sob à guarda do pai, o Tribunal estabeleceu um plano de visitas à mãe e ao casal Gomes que tem sido cumprido na íntegra . Nesse plano, Baltazar tem a filha consigo todos os dias úteis e um fim de semana em cada mês. D. Aidida tem a filha consigo dois fins de semana por mês e 3 semanas nas férias escolares. O Casal Gomes tem a Esmeralda consigo 1 fim de semana por mês e 1 semana de férias. Como até à data não há registo de algum incumprimento, podemos concordar com a expressão da comentadora Catarina.

Diz depois o caro anónimo que “Penso que os envolvidos pouco ou nada aprenderam com esta horrenda situação em que colocaram e continuam a colocar Esmeralda”. O Por Esmeralda não concorda consigo. Relativamente aos envolvidos:
- Baltazar, inexplicavelmente, continua a agir como se a filha não estivesse à sua guarda, está muito inseguro, revela medo do futuro. Não compreendemos como o amor de um pai que tanto lutou pela filha, não consegue controlar uma situação familiar, aparentemente falha de afectos. As crianças, como é o caso de Esmeralda, apenas com 7 anos de idade, sentem quem lhes quer muito bem. É nessa medida que, quando questionadas, fazem as suas escolhas.
- D. Aidida, mãe, olha para trás com a certeza de que o que fez, aceite por uns e entendida por outros, foi muito bem feito. Podemos olhar para a menina maravilhosa e doce que é Esmeralda. D. Aidida orgulha-se de Esmeralda, por isso, consciente de que o tempo até aqui não foi nada fácil, não tem medo do futuro. O que fez e continua a fazer pela filha, dá-lhe forças para continuar a pedir pelo bem estar da filha.
-Dos Gomes, pais afectivos de Esmeralda, tudo já foi dito e não sendo considerados parte interessada no processo, não encontramos alguma razão para Baltazar os temer.

Diz ainda o caro anónimo que “ambas as partes continuam a disputar uma criança. Ninguém quer perder e Esmeralda perde concerteza”. Mas caro anónimo, o que move D. Aidida é apenas por sentir a filha infeliz. Ora, uma mãe não tem o direito de lutar pela felicidade da filha? Por outro lado, Baltazar, que lutou pela filha cerca de 5 anos, quer a filha totalmente para si, não percebendo que cerceando-lhe a liberdade de conviver com quem ela sempre conheceu como sua família, afasta-a cada vez mais de si.

A seguir o caro anónimo diz “Baltazar ganhou. Ponto final. Ganhou judicialmente, é certo, agora precisa de tempo para "ganhar" a filha.”. O caro anónimo exprime-se como se o que estivesse em causa fosse um jogo em que um ganha e outro perde. Mas caro anónimo, os troféus ganham-se e arrumam-se numa prateleira, onde os podemos contemplar. “Ponto final”. Baltazar o que ganhou foi a possibilidade de cuidar da filha. e uma filha não se ganha, nem tão pouco se arruma na prateleira. Uma filha cuida-se todos os dias, dia e noite. Uma filha ama-se e proporciona-se sorrisos de alegria e felicidade, mesmo quando o coração dos pais chora por dentro. Parece-nos que Baltazar ganhou apenas uns papéis legais. E a vida é muito mais que isso.

No que respeita a D. Aidida, o caro anónimo refere “Discordo e repudio totalmente a vossa versão de mãe heroina, mãe que abdica por amor, etc. mas isso sou eu, que sou Mãe!”. Caro anónimo, vamos explicar novamente – O acto de D. Aidida ao entregar a filha para ser criada por alguém que podia continuar e melhorar até os cuidados que exigia como necessários para a filha, dificilmente pode ser entendido unanimemente. Aceitamos e olhamos para ele como um acto de muita coragem e dado o conhecimento de muito perto que temos de D. Aidida, compreendemos a sua grande angústia em não sentir a filha feliz. Compreendemos também os motivos que a levaram a pedir a guarda de Esmeralda.

E o que realmente importa é Esmeralda!

Anónimo disse...

O Por Esmeralda respondeu e muito bem
ao anonimo de 6 Dez-09:23;
mas acrescento Esmeralda já está a
dar sinais de uma criança em risco
se esta menina não tiver aquilo que
mais deseja ao qual o disse á Sr. Juíza ainda vamos assistir ao seu
repudio pela escola, a menina precisa da convivência com o Casal
Gomes e sua Mãe,ela sente que o Pai
não lhe diz nada,por muito que ele se esforce isso nunca vai ser possivel,os afectos de berço são
muito importantes para o desenvolvimento duma criança
o anonimo diz ponto final mas para
o contrariar esse ponto final
nunca o será porque esta menina
tem de ser salva pela justiça
já que o Pai culpa o tribunal
por não afastar os que para
Esmeralda são os seus verdadeiros
PAIS as pessoas que aqui comentam
a favor da menina é porque sabem
que o AMOR QUE EXISTE ENTRE ELA
E PAI LUIZ MÃE ADELINA NUNCA SE
APAGA
SEMPRE POR ESMERALDA

Maria

Anónimo disse...

A menina não é uma "coisa" e muito menos a sua vida um jogo em que uns perdem e outros ganham.
Poderá alguém olhar há sua volta para um filho, neto, sobrinho enfim para uma criança da idade da Princesa e perceber a angustia, a dor de quem tendo uma vida serena e cheia de amor, se vê de repente num novo espaço, numa nova escola numa nova familia. Quer lá saber a menina de leis ou de erros dos adultos ela quer simplesmente ser feliz e esse sonho é por nós partilhado, como somos muitos a ter esse sonho acredito que passe um dia há realidade.Por mim tenho a noção de que o que faço é pequeno, mas também sei que uma caminhada de mil léguas começa sempre com o primeiro passo. Façamos pois tudo o que estiver ao nosso alcance para devolver a menina aos laços biológicos mais fortes, à sua mãe Aidida, que dentro da sua enorme humildade tem mais sabedoria que muitos doutores da nossa praça.
E por favor acabem com as vanglórias descabidas!!!!!!!!!!
Catarina

Assunção disse...

A menina não foi entregue ao casal Gomes, para cuidar, pela única pessoa que detinha o poder paternal? A criança aos 3 meses tinha algum pai a cuidá-la? A avaliação psicológica de Baltazar, já foi feita? Se olharmos para o casal Gomes e para Baltazar hoje, temos alguma dúvida de quem ganhou com toda esta situação? Quem é a pessoa que se transformou e parece vestido em Paris e orientado por uma consultor de imagem? Se por acaso se concluisse que havia engano no exame de ADN Baltazar ficava com Esmeralda porque a ama muito? Ou deitava-a fora? Quem é que de certeza a continuaria a amar do mesmo modo? E quem é que acredita que se Esmeralda estivesse numa posição de escolher sem medo não escolheria quem a criou? Tantas perguntas fáceis de responder! Mas em relação ao futuro de Esmeralda tudo é muito difícil de responder...o tempo dirá!
Este caso seria de fácil resolução
se o unico objectivo fosse fazer Esmeralda feliz!

Ana Rita disse...

Que me perdoem,mas volto a bater na mesma tecla,ou no"ceguinho"como queiram!

A crianca foi abandonada primeiro pelo Pai e depois pela Mae, tendo sindo acolhida por uma familia afectiva(afecto,amor,carinho,aconchego,sobrevivência).... O abandono pelos pais é no minimo criminoso!!! E agora la vem o papazinho arrependido, "lutar" pela filha para ainda sacar umas massas aos Tugas da seguranca social... Isto só mesmo em Portugal!!

Anónimo disse...

Assunção, que palavras tão sábias!
A menina quando foi entregue ao casal Gomes não tinha pai. Estava registada como tendo PAI ICÓGNITO.
A diferença é só essa, é o ser capaz de amar, e fazer bem sem olhar a quem!
Enquanto O Sr. Luis Gomes e a D. Adelina aceitaram criar e amar incondicionalmente, uma criança de 3 meses, sem ser do seu ADN, mas cuja mãe não tinha meios de subsistência para a criar, Baltazar atrazou o processo com dúvidas na paternidade, "porque se não fosse dele não a queria"! Como se uma criança pudesse dispensar alimentação e cuidados de saúde, até o pai ser chamado pela Justiça para confirmar o seu ADN, passado 1 ano. Outra diferença na forma de amar foi o Sr. Luis Gomes deixar-se prender, e a D. Adelina arruinar a vida, por amor àquele ser indefeso que eles tinham criado e lhes queriam arrancar do colo para a entregar a um pai que ainda não tinha dado qualquer prova de amor por essa criança, e a um futuro incerto.
Um pai que se prezasse nunca exigia indemnização a quem lhe criou tão bem a filha! Se ao menos tivesse depositado a quantia que recebeu de indemnização em nome da menina! Mas o que é feito desse dinheiro?
Passado 1 ano da entrega à força de Esmeralda a esse pai de ADN, e quando a criança já pede ao pai e à Srª. Juíza que a deixe ir viver com a mãe, o Sr. Baltazar continua a revelar o mais completo desprezo e ignorancia pelos sentimentos da sua filha ao não querer abdicar do seu "registo de propriedade"/Poder paternal, para a deixar viver segundo a escolha que ela já fez.
Isso não é amor é obsessão que o sr Baltazar tem. Só não sei como ainda não foi obrigado a fazer testes psicológicos porque toda a gente vê, não é preciso ser entendido na matéria, que ele não reune condições para criar e educar uma criança.

Manuel - Cernache

Por Esmeralda disse...

Caro Manuel (Cernache)

O seu comentário exibe as grandes evidências da vida de Esmeralda com grande clareza.

“A menina quando foi entregue ao casal Gomes não tinha pai. Estava registada como tendo PAI ICÓGNITO.”

“Enquanto O Sr. Luis Gomes e a D. Adelina aceitaram criar e amar incondicionalmente, uma criança de 3 meses, sem ser do seu ADN, mas cuja mãe não tinha meios de subsistência para a criar...”

Esta é verdade da vida de Esmeralda que a uns muito orgulha e a outros muito atormenta.

E quando diz “Como se uma criança pudesse dispensar alimentação e cuidados de saúde, até o pai ser chamado pela Justiça para confirmar o seu ADN, passado 1 ano” aponta para um dos grandes problemas das últimas gerações, salvo muitas honrosas excepções. Infelizmente muitos homens demitem-se das suas responsabilidades deixando-as na totalidade às mães. Foi o caso. D. Aidida abraçou os destinos da sua filha com uma coerência que consegue incomodar muitos. Por isso enaltecemos o seu acto de grande coragem. Ela não permitiu que outros escolhessem por ela um futuro mais risonho para Esmeralda.

D. Aidida pediu a guarda da filha porque está descontente e muito preocupada com o futuro que se apresenta para a Princesa.

E neste momento,como diz “Passado 1 ano da entrega à força de Esmeralda a esse pai de ADN, e quando a criança já pede ao pai e à Srª. Juíza que a deixe ir viver com a mãe, o Sr. Baltazar continua a revelar o mais completo desprezo e ignorancia pelos sentimentos da sua filha ao não querer abdicar do seu "registo de propriedade"/Poder paternal, para a deixar viver segundo a escolha que ela já fez”.`É por isso que Baltazar não consegue conquistar a filha. Ele não vai receber nunca amor de Esmeralda se não lho souber dar. E entretantoo tempo passa e Esmeralda apresenta sinais de cansaço e desesperança no futuro.

Será que uma criança de sete anos conseguirá alguma vez arrumar na sua cabeçinha tão grande falta de perspectiva para o futuro?

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara Ana Rita,

A palavra que usa “abandonaram” poderia ser antes, ignorada para o caso do pai e entregue para o caso da mãe.

A mãe, ao contrário do que refere, nunca abandonou a filha, antes procurou meios de sobrevivência que não tinha capacidade para lhe dispensar. E olhando transversalmente para este caso, fàcilmente se conclui que procurou muito bem e achou.

A mãe nunca deixou de se preocupar com a filha porque neste momento sente a filha infeliz, incapaz de sonhar e mais uma vez vai lutar por um futuro mais risonho para a filha.

A mãe, conseguiu devolver à filha o passado que cruelmente lhe roubaram.

Hoje, a Princesa tem pela mãe um respeito e um sentimento de segurança e confiança que já deu lugar ao amor que a mãe teve que abdicar, em detrimento do seu bem estar.

Hoje, a Princesa conta com a mãe para chorar as suas tristezas.

Hoje, a Princesa conta com a mãe para lhe realizar os seus sonhos e lhe proporcionar momentos de felicidade e liberdade.

A Princesa quer muito estar com a mãe.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Manuel de Cernache

Mas quem te disse, que foi Baltazar que atrasou, o processo de paternidade.Baltazar não foi fazer os testes no dia marcado? Nâo foi de livre vontade? Por acaso foi Baltazar, que atrasou o conhecimento dos resultados do ADN? Quando em 15 disa esses resultados são conhecidos, porque demoraram 4 meses. Quem teve intedrferência nessa demora? Não foi a casal Gomes, por intermédio das influências, que o apoiavam por conluiu com o seu tio coronel? Não era ao Sr. Gomes, que esse atraso interessaava?Para o Gomes se o Pai da criança nunca tivesse aparecido era óptino.
Mas, quem lhe sidde que Esmeralda foi entregue à força ao Pai? Quem lhe disse mentiu-lhe.Pergunte aos funcionários do tribunal, pessoas independentes, que assistiram a tudo e o que aconteceu é que o Sr. GOmes,tentou raptar Esmeralda, mesmo dentro das instalações do tribunal. Porque motivo fiucou Esmeralda tão feliz, brincando com toda a gente e nunca mais tendo falado nos Gomes?
Porque, se lhe tinham tanto amor, não lhe enviaram toupa para a criança vestir, durante a semana que erta previsrto ter ficado com o Pai? Porque nem depois de intimados oelo tribunal, lhe enviaram os livros e material escoilar? Porque entrou en pânico Esmeralda, quando o casal lhe surgiu, mais uma vez, contrariando ao orientações do tribunal? Será pelo amor que Esmeralda tem a este casal. Ou serã porque esta criança foi "educada" na base do medo e do terror? Es lhe têm tanto amor, porque nunca lhe fioxeram um testamento, visto não ser herdeira directa? Sabem porquê? Porque têm sobrinhos e edstes são do seu SANMGUE enquanto Esmeralda não lhes é nada e eles sabem, disso. Esmeralda é um briquedo. Comno os garotos, quando se cansarem deitam-no no lixo.

Zé-Cernache

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (12:43)

A sua versão dos factos é falsa. Neste caso, em que está envolvida a Princesa, haverá sempre alguém para esclarecer os factos e justificar com a verdade, até as ocorrências menos felizes. Apenas a total verdade será o caminho que vamos ajudar a Princesa a percorrer. Esse caminho que a Princesa já escolheu e já pediu.A Princesa sabe a verdade.

Diz “ quem disse, que foi Baltazar que atrasou, o processo de paternidade” – Baltazar, assim que foi informado que ia ser pai devia ter pedido o teste de ADN no Tribunal onde foi mais tarde pedir uma indemnização.

Diz “Nâo foi de livre vontade?” – Não. Baltazar não era dele.

Diz “Por acaso foi Baltazar, que atrasou o conhecimento ... nessa demora?” – Não. Os testes realizados pela via oficiosa demoram sempre mais tempo. A ficar tão incomodado porque não os realizou a custas suas?

Diz “ Não foi ... interessaava?” – Luís Gomes e Adelina procuraram todos os meios possíveis para proteger a Princesa do tumulto que vive há um ano para cá. Cada vez mais se confirmam as suas preocupações.

Diz “Para o ... óptino” – Antes teria sido muito melhor para a Princesa. Hoje ela continuaria muito feliz, no seio de uma família, rodeada de muitos amigos.

Diz “Mas, quem ... mentiu-lhe” – É ignóbil a forma que usa para branquear uma ocorrência a que alguns, infelizmente poucos, assistiram, mas muitos ouviram e Portugal inteiro e todos os portugueses espalhados pelo mundo fora, puderam ouvir em reportagem jornalística na televisão.

Diz “Pergunte aos ... do tribunal” – Esmeralda, em grande aflição e percebendo o que lhe ia acontecer, mas desta vez por mais dias, agarrou-se com todas as forças que tinha ao pai e pediu-lhe, aos gritos, que não a abandonasse, que não a deixasse ir com Baltazar. Pobre Princesa que tão cruelmente foi tratada nesse dia.

Diz “Porque motivo ... falado nos Gomes?” – Ao contrário. Assim que passou a novidade de uns presentes novos comprados chegou a tristeza. A Princesa está cada vez mais triste.

Diz “Porque, se lhe ... Pai” – Baltazar informou em tribunal dispensar todos os bens da Princesa para a semana de férias, informando que já tinha adquirido tudo o que era necessário. Baltazar mentiu ao Tribunal?

Diz “ Porque nem ... escoilar” – o anónimo ou está de má fé ou não sabe nada porque os livros foram entregues onde o Tribunal mandou serem entregues.

Diz “Porque entrou ... a este casal” – Esmeralda entrou em pânico por amor aos pais. Ela foi ameaçada que se lhes falasse ele voltaria novamente para a prisão. Haverá maior prova de amor?

Diz “Ou serã ... terror” – Que vergonha dizer uma coisa destas. Por aqui se percebe o carácter dos amigos de Baltazar.

Diz “Es lhe ... disso” – Então finalmente confessa o que move Baltazar – dinheiro, heranças, terrenos,valores. Seria melhor que procurasse formas de conquistar o coração da filha. Não nos parece capaz de tal acto, valiosíssimo.

Diz “Esmeralda ... no lixo” – Nem podemos interpretar a monstruosidade dos pensamentos do caro anónimo. Dizem bem da crueldade que intentaram contra Esmeralda.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Fiquei assustada com o comentário do senhor Zé Cernache, e penso que não deveria brincar com coisas sérias. Uma amiga ouviu os gritos da menina, pelo que não acredito que ela tenha ido para o pai biológico de livre e espontânea vontade. E se ela entrou em pânico quando os papás a foram ver em Janeiro, foi porque a nova família a assustou com mentirinhas, para que ela não quisesse sair da Sertã. Este comentário, assim como outros que defendem somente o senhor Baltazar, são monstruosos, o que prova que não estão a defender os supremos interesses da menor, mas sim do seu pai biológico que, pelo que ouvi dizer, gastou o dinheiro da indemnização exigida ao casal, em vez de o administrar na educação da sua filha. Pobre princesa... A que meio foste parar... Estás a ser usada por uma sociedade cruel, que pretende levar adiante uma vingança, mesmo passando por cima dos teus sentimentos.
E no que diz respeito aos tão falados testes, apesar de não ter sido obrigado, o senhor Baltazar deveria ser corajoso e calar as nossas boquinhas, submetendo-se a eles.
É que no outro Blog passavam o tempo a falar dos testes realizados pelo casal e pela dona Aidida, mas pelo menos tiveram coragem para enfrentá-los, tendo obtido resultados muito bons, estando, deste modo, aptos para educar a menina.
Oxalá este Blog seja lido pelo senhor Juiz, e se aperceba de comentários doentios que vão aparecendo por cá. Algo me diz que este Juiz tem bom senso, e vai ajudar a nossa princesinha a ser feliz junto da sua mãe e do casal, que a amam acima de tudo e de todos.
Até lá a Ana Filipa irá sobrevivendo, com tristeza, graças aos caprichos das pessoas do novo meio em que a inseriram.
Cristina

Anónimo disse...

Para Cristina:

Do que estive a ler nos comentários que fala o que parece é que o fim de semana não deve estar a correr nada bem a Baltazar. A Princesa cada vez mais contrariada e consciente de tudo o que podia ter e não tem nãolhe deve estar a fazer a vida nada fácil. Imagino 2 dias e um feriado naquele deserto de afectos.
No próximo fim de semana a Princesa já vai poder recuperar todo o carinho e afecto que lhe roubam durante a semana.

Anónimo disse...

Por Esmeralda

Vocês não viramn a entrega.
EU VI.
ASSISTI. QUEM SOU NÃO INMTERESAA.
Vie assisti à vergonhosa tentativa, por parte do Sr, Gomes de Esmeralda. Não foi Esmneralda que se agarrou ao Sr, Luis Gomes, foi este que a agarrou e não a largava, embora a isso fosse intimado, por quem de direito.

Os livros numca foram entregues, onde o tribunal indicou, na çorada de Esmeralda à altura.E não foram, porque o St, Gomes informou, mentindo, que estes tinham ficado na escola.
A verdade e o que consta do processo é que Esmneralda, está muito bem integrada com o Pai e familia.A verdade é que por mote próprio, não falaq dos Gomes. Nem Ana Vasconcelos, a amiga intima dos Gomes, nunca se atreveu a escrever tal nos seus relatórios.
Claro que má fé é da vossa parte. Claro que o testamento, nunca seria em beneficio de Baltazar, mas sin de Esmeralda, de que os Gomes dizem tanto "gostar".E no caso de suceder algo de horrivel a Esmeralda, um testamento pode ser sempre desfeito.
A verdade é só uma e isso é o que consta de práticamente todos os documentos do tribunal. O casal Gomes procedeu erradamente e cometeu crimes muito graves, que só foram branqueados pela influência dos amigos do seu tio.
Esmeralda foi criada no medo e no terror, assim o disse Aidida e consta do processo.
Esmeralda foi a tábua de salvação dum casamento, que estava no fim. Esmeralda foi e é um briquedo, que refirmo, será deitado ao LIXO, logo que os meninos se cansem dele e deixe de bricar como eles querem.

Esta é que é a verdade. Isto é que consta dos documentos oficiais, excepto a do lixo, que é opinião pessoal. O resto são historietas para iludir os incautos, para quem ainda é o sol que anda. E se quiserem, também vos posso dizer o que dizem os documentos, consyantes no processo sobre Aidida.

Zé de Cernache.

Anónimo disse...

Mais uma vez se assiste ao maior baixo nível em que pessoas ditos amigos de Baltazar venham para aqui
com calunias cheias de falta de cara-ter, não pensem que as pessoas que vão acreditar em semelhante,isso
só vos fica mal, sabem o que voçês
querem é tirar nabos da púcara
para vossa defesa contra a Mãe
Aidida, mas estão muito enganados
os factos estão á vista de todos
Esmeralda está infeliz, precisa de
apoio psicológico, esse apoio
voçes não o sabem dar
no tempo do salazar é que existia
comentarios como os vossos
hoje a ciência está muito ivuloida
e felizmente que assim o é
o por Esmeralda já vos respondeu
sempre com muita educação
na minha conclusão Esmeralda para
vos é uma fonte de rendimento

POBRE MENINA NÃO CHEGA A HORA DE
VERES O SEU DESEJO REALIZADO

Maria

Anónimo disse...

O comentário do Sr. Zé Cernache não merece comentários, mas merece sem dúvida uma reflexão sobre os apoiantes de Baltazar, sobre o baixo nível daquela gentinha, pequenina, pequenina que toca na lama e se mistura com ela.
Como diz o ditado diz-me com quem andas dir-te-ei quem és?
Mas uma luz poderá brilhar, e se todos os dias o sol se põe, também todos os dias nasce para nos iluminar e aquecer.

Catarina

Anónimo disse...

Sr. ZÉ- Cernache, é preciso ter descaramento para achar que a familia Gomes devia ter enviado a menina de mala feita, com roupas, para casa do pai. Então o pai não tinha dinheiro para lhe comprar roupas? O que fez ele aos 30.000 euros recebidos? A maioria dos portugueses sabe que a menina se recusava abandonar o carro e quem estava presente assistiu a tudo e ouviu os gritos de aflição e de horror da criança quando foi arrancada dos braços do pai de afecto para ser entregue, à força, contra a vontade dela, ao pai de ADN. Isto é sabido pelo País inteiro só o sr. Zé não sabe?
Maria José

Anónimo disse...

alvaro disse;


REFLEXÃO :



OS FILHOS NASCEM DOS PAIS , MAS DEVEM CONVERTER-SE EM CIDADÃOS DO MUNDO.

OS PAIS PODEM QUERER QUE HAJA SEMPRE UM SORRISO NOS SEUS FILHOS , MAS NÃO PODEM SORRIR POR ELES .


PODEM DESEJAR A SUA FELICIDADE , MAS NÃO PODEM SER FELIZES POR ELES.
( autor conhecido )

subscrevo : alvaro da florência murraças 08/12/09

Por Esmeralda disse...

Caro Zé de Cernache,

Nós não vimos a entrega?

Nós não assistimos à entrega?

A sua tentativa de branquear uma cena de extrema violência sobre uma criança, com apenas seis anos de idade, nas traseiras dum edifício público onde se pratica a justiça, é ignóbil. O caro Zé de Cernache envergonha os pais quando defende a violência sobre uma criança.

Esmeralda foi arrancada de forma cruel aos braços do pai, por duas pessoas ao serviço nesse Tribunal. Uns sofreram muito com a cena que assistiram e outros exprimiram sorrisos de grande satisfação.

Mas a verdade é que o caro Zé de Cernache continua a vir ao Por Esmeralda, porque hoje, como sempre soubémos, nunca o calámos, Esmeralda não sorri e responde ao mundo que a rodeia com muitos silêncios. Baltazar tem motivos para estar inseguro. Devia antes estar preocupado. Se calhar já é tarde…

Quanto aos textos que constam do processo, particularmente os de consulta pública, são apenas conteúdos técnicos, dificilmente interpretados de forma correcta pela maioria das pessoas, até por nós. É que esses documentos são falhos de afecto e carinho, factores que consideramos essenciais para o bem estar duma criança com apenas sete anos de idade.

Felizmente a Princesa tem uma mãe que já provou ser a única pessoa neste processo com capacidade para manter um relacionamento coerente e são com a Princesa.

Não é por acaso que a Princesa, quando questionada, por várias vezes já, disse sempre que preferia viver com a mãe.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Há alguns dias com problemas no computador,inclusivamente no correio electrónico, só hoje acedi novamente a este espaço onde acabei de ler coisas lamentáveis.
Apenas destaco dois aspectos:

Li:

"Baltazar ganhou. Ponto final."

E fiquei angustiada. Aqui, preto no branco, está o cerne de toda a questão. Sem qualquer margem para dúvida, o que sempre moveu e continua a mover estas pessoas é tão só a disputa e a ânsia de "ganhar uma coisa" facultada por uma lei que parece não distinguir essa "coisa" de um ser vivo, humano, pensante, sensível,
frágil e indefeso.

Li ainda:

"Os Gomes perderam. É tempo de assumirem a derrota e seguir em frente..."

E assim se resume esta história.
De um lado ganham , de outro lado perdem.
Mas o que realmente deveria ser o centro das atenções , fica em 2º plano, ou mais distante ainda.
Esmeralda!
A pequenina e indefesa Esmeralda, a quem tanto mal fazem .
A única a ganhar deveria ser ela.
E afinal, é a que mais perdeu .

Um pai, ufano da batalha ganha em Tribunais, será que no silêncio das noites , ao deitar a cabeça na almofada, altura propícia a reflectirmos melhor sobre os nossos actos diários, não teve ainda uns momentos de dúvida perguntando-se se o que ganhou foi o seu orgulho, ou o roubo da felicidade de uma criança que por acaso é a sua própria filha?

Numa altura em que tanto se questiona a Justiça dos homens, feita por uns homens, discutida por outros e até posta em causa por alguns dos seus intervenientes, provando que afinal Justiça não é sinónimo de coisa imaculada e infalível, esperemos que finalmente verdadeira Justiça seja feita a esta criança emendando o grave erro cometido há cerca de um ano, quando de forma brutal ( muita gente ouviu os seus gritos de aflição) foi arrancada aos seus pais do coração e obrigada a seguir as ordens do Tribunal, indiferente aos seus sentimentos e à sua angústia.

Se a "guerra" entre adultos se desenrolou em função da prioridade e direito dos laços biológicos, então que a Justiça não se esqueça que esta menina não é órfã de mãe biológica. Portanto, esta tem os mesmos direitos.
E, para quem tenta difamar esta mãe com o recurso a um passado que a todo o custo procuram mergulhar no lodo, que ponham os olhos no seu actual relacionamento com a filha, no seu comportamento maternal, na sua disponibilidade para tudo o que seja proporcionar a Esmeralda bem-estar e felicidade, em vez da obsessão quase compulsiva e doentia demonstrada pelo pai em tomar a menina, a todo o custo, como "coisa sua" sem se preocupar com as sequelas que lhe possa deixar para toda a vida.

Errar é humano. Mas corrigir os erros supera a simples e banal humanidade.
Esperemos que os agentes da Justiça , em cujas mãos se encontra esta inocente criança, consigam levantar os olhos dos frios calhamaços do Direito e saibam ler verdadeiramente no terno olhar de Esmeralda os anseios, as angústias, os desejos de felicidade , como se olhassem os seus próprios filhos.

Continuação de bom dia para todos.

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

A propósito do que move o Por Esmeralda e muitos amigos, na defesa dos superiores interesses da Princesa, apetece-nos citar o Dr Marinho Pinto.

“A verdade é sempre polémica. Não quero incomodar ninguém mas desde antes do 25 de Abril que luto pela liberdade e exerço a minha liberdade da expressão. E a liberdade de expressão num regime democrático é, sobretudo, a liberdade de criticarmos aquilo que achamos que está mal, aquilo com que não concordamos; não é a ‘liberdade’ para elogiar ou para estar calado porque essa liberdade é a que existe nas ditaduras. Eu exerço o direito fundamental de criticar aquilo com que não concordo e de denunciar aquilo que acho que está mal. O que tem sido polémico não é eu fazê-lo. Quem era eu para o fazer? Eu era um anónimo advogado de província… Tudo o que digo é verdade mas não posso dizer toda a verdade”.

Por isso denunciamos o que sabemos não estar bem.

Mas não podemos denunciar toda a verdade.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Não deve restar dúvidas a ninguém que Baltazar e os seus "amigos", que sobre ele exercem grande influência, exerceram grande pressão psicológica sobre a menina, para que esta aceitasse viver com o pai, e o que era escrito no blogue de apoio a Baltazar demonstra bem isso. Aqui deixo alguns excertos:

"As leis também se aplicam às crianças. Seres frágeis, mais que os adultos, elas devem ser ensinadas a respeitar as autoridades legítimas ... "


"As crianças não têm “quereres”: umas não gostam de fazer os trabalhos-de-casa e outras de comer sopa; umas não querem deitar-se a horas e outras não gostam do xarope. Mas, tal como os adultos, todas são obrigadas a cumprir as regras básicas que lhe são impostas."

Tal como se sabe hoje, a menina foi ameaçada que se voltasse a falar aos pais de afecto o pai (Luis Gomes) voltaria novamente para a prisão.

E que a menina terá dito: "eu fico com quem a Sra. Juíza quiser para o meu pai não ir para a prisão..."

Haverá maior prova de amor do que esta?
A menina calou o seu sofrimento enquanto a sua cabecinha aguentou e até não poder mais.

Hoje sabe-se que a criança se encontra muito perturbada a viver em casa do pai mas que manifesta extrema felicidade nos fins de semana que passa com a mãe e com os pais de afecto, e que por vontade dela já estaria a viver com a mãe para sempre, para estar mais perto dos seus paizinhos, conforme já terá manifestado à Srª. Juíza.

É incompreensível que em pleno século XXI, num país integrado na União Europeia, a Justiça continue cega e a não querer ver que também erra.
Por favor, não deixem esta criança sofrer mais!

Maria dos Santos

Anónimo disse...

Ao POr Esmeralda

Os documentos constantes do processo de Eswmeralda, têm apenas e só uma interpretação. Se não compreendem o problema é vosso.
Afirmar que a brasileira Aidida, é a nãe que Esmeralda necessita, é o mesmo que afirmar que o cordeirinho, necerssita do lobo junto de si. Parecem mesmo, certas rteorias da "sapientissima" e dona da ciência Ana Vasconcelos.
Todos os relatórios, mas todos. Uns feitos por técnicos que sempre apoiaram os Gomes e outros por técnicos independentes, AFIRMAM QUE AIDIDA NÂO É E NUNCA SERÁ BOA MÃE PARA ESMERALDA, NEM PARA NENHUM OUTRO FILHO QUE POSSA TER, E SEGUNDO ALGUNS DOCUMENTOS DO PROCESSO TERÁ NO BRASIL. TODOS AFIRMAM, SOFRER ESTA SENHORA DE PSICOPATIA, MUITO PARA ALÉM, DOS VALORES COBSIDERADOS NORMAIS.Esta doença não permite, que a pessoa dela possuídora, possa respeitar as ideias dos outros, possa respeitar as leis, possa desenvolver relações de amor e carinho com quem quer que seja.As pessoas com estas caracteristicas, são potênmciais assassinos.Assim conta dos relatórios. É a esta mulher que querem entregar Esmeralda? Mesmo Ana Vasconcelos, foge a analisar este caso como o diabo da cruz.N unca se pronunciou sobre tal problema, que afecta esta senhora.
Tudo consta do processo. Depois não venham dizer, que são os juízes uns desumanos, que são gentinha que não conhece o amor, etc. etc.. Para não falarmos nas ameaças que lhe são feitas neste blog, como aos funcionáriuos judicias, que ainda na resposta que me deream anteriormente e completamente descabida e cheia de imprecisões, eram considerados como carrascos e trycidários.A criança não foi arrancada dos braços do Sr. Gomes. O Sr. Gomes é que tentou fugir do tribunal, com Esmeralda. Esmeralda e a própria juíza, procuradora, funcionários, psicólogas e outrass pessoas que assistimos, a estas tristes e ridiculas cenas, o comprovamos.

Um Pai ou Mãe, quando compra roupa para os filhos, essa roupa passa a ser pertença dos filhos e não nossa.Acha normal enviar-se uma criança para umas férias de 1 semana com o Pai, e exigir que o Pai lhe compre a roupa para usar durante esses dias. Eu estava convemcido de estar a falar com gente normal!
E as fotografias de bebé, também são pertença dos gomes. Se apelam tantoi à paz entre as partes, porque não tiveram ainda a nobreza, de oferecerem ao Pai, uma fotografia de quando Esmeralda era bebé? Acham isso normal?
Se querem paz entre as partes, porque ameaçou Aidida Baltazar com o erguer das bandeiras negras?Isto consta do processo.
Da. Maria Conceição, sabe porque é que os Gomes nunca perderam Esmeeralda? Como consta do processo e quando Esmeralda fala livremente e tem confiança nas pessoas, tendo a certeza que estas não vão contar aos Gomes, ela afirma não gostar deles.Como poderá ver eles nunca a tiveram em espirito, tiveram apenas e só na sua posse um corpo inerte e que obrigavam a andar fugido de tudo e de todos. Porque acha que nunca frequentou uma escola, até serem obrigados pelo tribunal? Mais, afirma ter MEDO do regresso aos castigos. Ter medo daquela casa onde tudo era escuro. Palavras de Esmeralda. Deixem-se de andarem
a inventar que nEsmeralda pediu à meretissima juíza que queria viver com Aidida para poder ver os Gomes, porque iss não CONSTA DO PROCESSO, EM NENHUM DOCUMENTO DA MERETISSIMA.

Zé de Cernache

Anónimo disse...

Questionado sobre o que pensava da justiça em Portugal Marinho Pinto (bastonário da ordem dos advogados) disse:
FUJAM
Mas eu pergunto fugir para onde?????!!!!!!!
Catarina

Por Esmeralda disse...

Caro Zé de Cernache

Quanto à interpretação dos documentos constantes do processo, também o Por Esmeralda apenas encontra uma interpretação de que consta, a identificação das pessoas nele constantes, a comprovação ou não de factos ocorridos, os pedidos feitos por uma das partes, a defesa feita por outra e o resultado final. Mas o processo dá supremacia a quem deveria dar? A Esmeralda? Talvez por isso, no nosso entender, o processo seja muito pouco, em comparação com a vida de uma criança.

E não afirmamos, mas dadas as circunstâncias, D. Aidida, mãe de Esmeralda, reune as condições para cuidar da filha como mais nenhum adulto neste processo. Aliás, desde sempre que as mães representam o papel de cuidadoras, conseguindo responder eficazmente a todas as necessidades dos filhos.

Relativamente a, como refere, “Todos os relatórios, mas todos. Uns feitos por técnicos que sempre apoiaram os Gomes e outros por técnicos independentes”, lamentamos muito, mas não tendo acesso a tais relatórios, não os podemos comentar. Acrescente-se que não comentaremos baseados na sua apreciação.

E caro Zé de Cernache, o Por Esmeralda nunca afirmou que, como diz, “os juízes uns desumanos, que são gentinha que não conhece o amor, etc. etc..”, mas julga que neste processo não foram devidamente avaliadas todas as consequências para o futuro de Esmeralda, o que aliás se está a observar, dada a tristeza que a menina vem apresentando, segundo palavras vossas. Por isso, o Por Esmeralda pensa que o processo falhou na defesa dos superiores interesses de Esmeralda.

Quanto ao assunto passado nas traseiras do Tribunal de Torres Novas, está tudo dito. Falar muitas vezes da crueldade do acto vericado contra Esmeralda não o torna menos violento. Os adultos que assistiram e permitiram que acontecesse, responderão pela sua própria consciência.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Haja paciência! Será que o comentador Zé de Cernache, que aparenta sofrer de alguma demência, é o tal sargento JN, que persegue e difama Aidida por todos os lados? Mas o louco não pode ficar sem resposta. Toda a gente nos arredores sabe o que ele é e o que foi. Se Baltazar não tem uma fotografia de Esmeralda quando era bebé a culpa é unicamente dele, porque qualquer pai que se preze tira fotografias aos filhos desde o dia em que nascem. Se ele se demitiu das responsabilidades de pai e a filha teve de ser registada como tendo pai icógnito ninguém tem culpa, a não ser ele, a sua família e amigos que o aconselharam.
Aidida é uma grande mãe que assumiu a filha desde a sua gestação e tudo fez para que a sua filha tivesse uma boa vida.
Bem haja Aidida! A sua filha agradecer-lhe-á por tudo o que fez por ela.

Ermelinda

Natércia disse...

A mim parece-me bem,que este Zé de Cernache,é um personagem ficticio,criado pela imaginação fértil,dum comentador assiduo,que não é preciso pensar muito para descobrir quêm é.Assim como uma assinatura é pessoal e intansmissivel,também a maneira como se escreve,diz muito de algumas pessoas,e denucia logo á partida,que embora com outro nome,quêm escreve é sempre o mesmo.

E porque a lenga lenga é sempre a mesma,como disse a Catarina e passo a citar"O comentário do Sr. Zé Cernache não merece comentários, mas merece sem dúvida uma reflexão sobre os apoiantes de Baltazar, sobre o baixo nível daquela gentinha".

Eles não viram o que toda a gente viu,o sofrimento atroz e dilacerante,duma criança arrancada do seio da sua familia, para ser entregue a um estranho,Baltazar.

Eles não ouviram o que toda a gente ouviu,os gritos alucinantes de Esmeralda,quando se apercebeu que aquilo que ela mais ama,lhe estava a ser afastado(seus pais,casa,escola,avós etc..etc..)para ser levada para viver com um estranho,Baltazar.

Eles calaram o que sabiam ser verdade,ocultaram o que sentiam verdadeiramente(ao vêr aquela triste cena)e não se manifestaram contra,porque embora sabendo o que esta menina estava a passar,assumir que aquela entrega era um erro,era assumir o erro do que defendiam e defendem, um estranho,Baltazar.

Esmeralda é um peão no "jogo"da defesa "das crianças de Portugal,uma peça fundamental,na promoção e no louvor,que alguns tão vaidosos de si e dos seus feitos,insistem em divulgar.
E os "surdos ,"cegos "e "mudos,apoiam e defendem,no fundo aquilo que não querem vêr,aquilo que não querem ouvir,e aquilo de que não querem falar!
Mas nós que sabemos a verdade,continuaremos a defender Esmeralda!

Anónimo disse...

O sr.Zé de Cernasche
não se cala será que não é a pessoa
que ajuda o Pai Baltazar?
sim deve ser o comentador que tinha
uma frase e não se cansava de a dizer no blogue extinto, lobos com pele de cordeiro
não será que vem para aqui vestido
de cordeiro com pele de lobo?
por muito que possa dizer, ninguem
acredita no seus comentarios
Maria

Anónimo disse...

Escrevi o comentário que diz "Baltazar ganhou". Pensei que tinham percebido o que queria dizer: Baltazar ganhou o processo judicial. Não considero de todo Esmeralda, um troféu, uma medalha ou simplesmente uma "coisa". Falei no sentido judicial. Não entendo porquê tentam deturpar uma simples opinião.
Se pretendem uma alteração ás leis deste país, no que toca ás crianças, muito bem, mas isso discute-se nos tribuanais e com quem de direito. Neste momento, bem ou mal, esta foi a decisão dos tribunais segundo as leis que temos, esse é um ponto final, aquele a que me referia.
A vida de Esmeralda não pode nem deve parar enquanto se tenta novamente altera-la, esse é o meu ponto de vista. Deve sim, ajudar-se esta criança a viver o melhor que pode com o que tem.
Baltazar é o que Esmeralda tem, o seu pai, a sua familia. Não creio que o melhor para esta menina seja a constante destabilização e negação relativamente ao pai. Já chegam as histórias do passado, as atribulações e mudanças a que esta criança foi sujeita.
Será que também os senhores não compreendem que esta pressão sobre Baltazar se reflete em Esmeralda?
Não sei que tipo de pai é Baltazar, nem sequer sei que tipo de pai foi o sr. Luis Gomes, a acreditar nas várias versões, ambos são bons e maus.
Nesta história não há vencedores (apenas processuais), como pessoas, como cidadãos, como humanos, ambos erraram. É tempo de deixar a vida proseguir calmamente, e dar tempo ao tempo.
Apenas penso que a obessessão do casal pela menina pode toldar-lhes o julgamento, foi assim no passado (eles mesmos o afirmaram nos vários erros cometidos) e pode assim continuar no presente.
Dêem graças pelos momentos que a justiça vos permitiu com Esmeralda, ajudem a menina a ultrapassar esta mudança, com todo o amor que lhe dedicam, não a coloquem na posição de decidir. Nenhuma criança deveria ter poder de decisão na sua vida relativamente a grandes mudanças. Nenhuma criança está preparada para decidir, nehuma. Cabe aos adultos o poder de decisão e a responsabilidade sobre a mesma. Onde está a maturidade, a logica, a frieza, a responsabilidade de uma criança de 7 anos? Pura e simplesmente não a tem, ainda. Deixem Esmeralda ser criança e não ter de tomar decisóes e escolhas de adultos.
Saibam dar tempo ao tempo...

Anónimo disse...

Natércia disse: "Mas nós que sabemos a verdade,continuaremos a defender Esmeralda!"
Já alguém dizia: a verdade de uns é a mentira de outros!
Sem ofensa á sra do comentário, mas a vossa verdade não é absoluta.
Defender Esmeralda não é tentar entrega-la a uma mãe que, a provar-se, já teve um outro filho que "deu". Foi publicado no Jornal de Noticias uma noticia que dava conta dessa possibilidade, é certo que nenhum juíz em seu perfeito estado mental, lhe entregaria qualquer criança. Não vos importa saber? E se for verdade? Não interessa apurar onde e com quem está essa criança? Que tipo de mãe é Aidida?
Defender Esmeralda passa exclusivamente por entrega-la a esta mãe?
Defender Esmeralda passa por retira-la ao pai?
Defender Esmeralda passa por voltar a alterar a sua vida?
Eu defendo Esmeralda, enquanto criança, enquanto cidadã deste pequeno país, enquanto ser humano. E nos direitos de qualquer criança está o direito á familia. Esmeralda está na sua familia, por direito a ela, Esmeralda está com o pai, por direito a tê-lo.

Julgo ser uma pessoa informada, atenta e disponivel para o dialogo. Tenho por norma ouvir os outros. Não emito opinião sem informação. Não especulo.
Independentemente da opinião formada baseada em tudo que li , vi em telejornais, entrevistas, relatórios e sentenças judiciais, continuo a pensar que o tribunal não tinha outra opção. A lei está do lado de Baltazar, quer se goste ou não. Neste momento é isso que temos de aceitar, a lei. Sejam coerentes e em defesa da menina, partam deste pressuposto.
Aliás, porque raio (desculpem a expressão) não há-de Baltazar poder ser pai de Esmeralda em todo o sentido da palavra? Porque a justiça demorou 5 anos a fazer cumprir uma decisão? Não me parece justo, nem para pai, nem para filha!
A direcção deste blogue deveria tentar salientar o facto deste homem ter partido dum simples teste de ADN para a total rejeição desta criança. Não o fez. assumiu-a plenamente, com direitos e obrigações. Poderia ter feito como tantos homens e pais neste país, simplesmente olhado para o lado.
Tinha sido mais fácil se Baltazar tivesse assinado o tal papel que Aidida lhe tentou impingir, não é? caso resolvido, Baltazar abdicava de Esmeralda para Aidida e Aidida para os Gomes.
Lamento o inicio atribulado da vida desta pequena criança, mas assiste-lhe o direito a ser feliz. Porque não o permitem? Só se for junto dos Gomes? Então deixo-vos a seguinte questão? - Porque não junto de Baltazar e com os Gomes?

Anónimo disse...

Quanto à Da. Ermelinda, posso jurar-lhe, pela minha vida e dos meus, que não sou JN nem sargento,. nem sequer sei quem este sr.é.
Quanto a ter uma fotografia de Esmewralda enquanto bebé, era necessário que o casal Gomes, alguma vez tivessse permitido, que Esmeralda e ele se tivessem emcontrado, por 5 minutos que fosse. Era necessário que o casal Gomes, tivesse, como qualquer cidadão responsável e repeitável, as decisões judiciais.
Porquie tenho eu baixo nivel? Por defender as leis deste país? São más, estão erradas, pois bem mudem-as. Emquanto estiverem em vigor, todos sem excepção, (até os desumanos juízes, procuradores, funcionáriuos judiciais), temos de as respeitar.Não defender, esquecer, adulterar a lei é benéfico para alguma criança? Se já assim vemos como são tratadas nas instituições. Vemos com são feitas certas adopções.Vemos como as SS faltam às suas obrigações, de defenderem os menores. Decerto, que é isso que pretendem, muitos daqueles que defendem os erros e crimes do casal Gomes.
Quem sou não interessa. Pela minha idade até já me poderia identificar, pois os amigos do Sr. Gomes, já pouco mal me poderão fazer, pois não me falta muito para o reforma! De qualquer maneira não o farei, por achar não ser relevante, para vos deixar a tentarem advinhar, dizendo asneiras atrás de asneiras.
Eu nunca dei palpites acerca dos autores deste blog, que tal como eu e todos os cometadores, também são anónimos.Um dia estou certo, sabewrão quem eu sou e não sou aquele ser ignóbil, como já me apelidaram neste blog.
Quero apenas acrescentar, que não denegri nem ataquei a figura da Sra. Aidida. Limito-me a dizer o que consta dos relatórios, que eu não fiz e de afirmações feitas na televisão, por exemplo, dum psicólogo, defensor do casal Gomes, Paulo Sargento.
A resto é a vossa má lingua, a cuspir venenoi sobre a minha pessoa.


Zé de Cernache

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (17:52)

O caro anónimo diz “Baltazar ganhou o processo judicial” e para além do processo judicial? Julga o caro anónimo que se leva uma criança de seis anos para casa e se deixam as suas memórias à porta de casa?

E como muito bem diz “Neste momento, bem ou mal, esta foi a decisão dos tribunais segundo as leis que temos” e que são a que todos devemos respeitar. Mas somos obrigados a concordar? Mas não podemos denunciar o que julgamos não ter corrido tão bem como devia?

E quando refere “A vida de Esmeralda não pode nem deve parar enquanto se tenta novamente altera-la”, também tem razão. Por isso, aguardamos calmamente que comece o processo relativo ao pedido de regulação de poder paternal que D. Aidida intentou. Por isso, em alguns fins de semana que a Princesa passou com a mãe, ao final de domingo foi muito difícil convencê-la que teria de voltar para casa do pai. Mas voltou. D. Aidida respeita escrupulosamente as regras estabelecidas para o convívio com a filha.

E quando diz “Baltazar é o que Esmeralda tem, o seu pai, a sua familia”, está enganado caro anónimo. Esmeralda tem a mãe e toda a sua família e tem também Luís Gomes e Adelina Lagarto, seus pais durante seis anos e sem interrupções e toda a sua respectiva família. E Esmeralda também tem amiguinhos da escola que frequentou em Torres Novas. E Esmeralda também tinha animais de estimação. E Esmeralda também tem uma casa e um quarto só seu em Tomar e outra casa e outro quarto só seu em Torres Novas. Afinal caro anónimo, Esmeralda tem muito mais do que refere. Esses bens não precisam de registo judicial, guardam-se no coração e são nossos mesmo que não os possamos exibir. E Esmeralda é possuidora de uma grande riqueza de famílias, de bens e de afectos.


Diz ainda que “Não creio que o melhor para esta menina seja a constante destabilização e negação relativamente ao pai. Já chegam as histórias do passado, as atribulações e mudanças a que esta criança foi sujeita” e ainda não percebeu algo muito importante. Não nos parece que alguém ande a destabilizar Esmeralda. As histórias do passado felizmente ou infelizmente carregamo-las por toda a vida. E a Esmeralda teve seis anos de vida com tudo o que uma criança precisa, sem mudanças nem atribulações.

Informa o caro anónimo ainda que “Será que também os senhores não compreendem que esta pressão sobre Baltazar se reflete em Esmeralda?”. Não entendemos. Baltazar sabe muito bem o que deve fazer para conquistar o amor da filha. É muito fácil. Todos os pais e mães já sofreram com sacrifícios que fizeram por amor aos filhos. Ou Baltazar é diferente?

Diz também “Não sei que tipo de pai é Baltazar, nem sequer sei que tipo de pai foi o sr. Luis Gomes, a acreditar nas várias versões, ambos são bons e maus” e o Por Esmeralda acha que se calhar não devia falar do que não conhece.

E quando diz “como pessoas, como cidadãos, como humanos, ambos erraram. É tempo de deixar a vida proseguir calmamente, e dar tempo ao tempo”, corroboramos totalmente. É isso que D. Aidida está a fazer. D. Aidida espera calmamente uma nova oportunidade para Esmeralda.

Mas quando diz “Apenas penso que a obessessão do casal pela menina pode toldar-lhes o julgamento, foi assim no passado (eles mesmos o afirmaram nos vários erros cometidos) e pode assim continuar no presente” o caro anónimo devia fechar os olhos e imaginar-se no papel deles. Há quanto tempo não ouve falar deles?

Também quando diz “Nenhuma criança deveria ter poder de decisão na sua vida relativamente a grandes mudanças. Nenhuma criança está preparada para decidir, nehuma. Cabe aos adultos o poder de decisão e a responsabilidade sobre a mesma. Onde está a maturidade, a logica, a frieza, a responsabilidade de uma criança de 7 anos?” tam razão, mas os adultos se verdadeiramente se preocupam com ela devem perceber os seus anseios. Por isso as crianças, filhas de pais separados são sempre ouvidas.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Há uma coisa que nunca consegui compreender.
Neste caso estão envolvidas , além da criança, quatro pessoas adultas : o casal Gomes, a sª Aidida e o sr. Baltazar.
Pelo que tenho lido, todos, mas todos foram sujeitos a testes psicológicos com relatórios que por aí andaram a espalhar...EXCEPTO O SR. BALTAZAR!
Porquê???
A lei funciona assim ???
Então dá-se o poder paternal e entrega-se a criança a uma pessoa só porque tem laços biológicos ?
Se assim é, porque foi a mãe sujeita a esses testes?
Porque é mulher?
Porque dizem que errou ?
E o sr. Baltazar, não foi o 1º a errar?
Quer dizer, todos os pais biológicos, à partida estão acima de dúvidas quanto à sua personalidade e valores morais?
Então dê-se igual direito à progenitora que tem os mesmos laços biológicos. Os testes que fez, só deveriam ter importância se comparados com os do outro progenitor.
Assim é "batota"!
É que para mim, pelo "andamento da carruagem " quem precisava de uma profunda avaliação psicológica era o sr. Baltazar pois parece não ter o mínimo discernimento quanto a distinguir entre o bem e o mal de que tem sido alvo a sua própria filha.
Deveria ser obrigado a submeter-se a testes de personalidade há muito tempo!
A lei não obriga?
Pois deveria obrigar!
Para haver moralidade...deveriam ser todos tratados e avaliados de igual modo.
Mas afinal,sempre há quem seja mais favorecido mesmo nestas coisas.No caso não foi o casal nem a mãe. Imcompreensível...

P. Alves

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (18:14)

Julgar sem saber como “uma mãe que, a provar-se, já teve um outro filho que "deu"" é um acto que pertence a quem assim julga. E os juízes estão no tribunal para decidirem o que acharem mais correcto. Se aos juízes interessar apurarem tais factos, apurarão e as responsabilidades, como cidadãos cumpridores, respeitaremos.

Pergunta o caro anónimo “Defender Esmeralda passa por retira-la ao pai?” – Não, de todo. Bastaria Baltazar perceber o que vai no coração da filha. Respeitar a filha.

Pergunta também “Defender Esmeralda passa por voltar a alterar a sua vida?” – Claro, se se concluir que há outras possibilidades melhores para Esmeralda.

O caro anónimo defende que nos direitos de qualquer criança está o direito á familia e tem razão. Por isso, Luís Gomes e Adelina foram julgados condenados e pagaram indemnização. Voltasse o tempo para trás e eles não agiriam como agiram com Baltazar.

Diz ainda “Independentemente da opinião formada baseada em tudo que li , vi em telejornais, entrevistas, relatórios e sentenças judiciais”. Continuamos sem saber o conteúdo de tais relatórios e os acordãos são muito falhos de afecto quando o que se discute é a vida de uma criança.

E quando diz “Aliás, porque raio (desculpem a expressão) não há-de Baltazar poder ser pai de Esmeralda em todo o sentido da palavra?”. E não é assim? Baltazar não tem a guarda total da filha?

Explique-nos o caro anónimo se o que Baltazar fez não foi o que precisamente rejeita – “Poderia ter feito como tantos homens e pais neste país, simplesmente olhado para o lado. “ A responsabilidade, para o bem e para o mal ficou totalmente a cargo de D. Aidida, até que não conseguiu suportar mais as dificuldades muito grandes para responder pelas necessidades da filha.

O caro anónimo lamenta “o inicio atribulado da vida desta pequena criança, mas assiste-lhe o direito a ser feliz.”. Concordamos totalmente. Por isso, denunciamos aqui algo que Baltazar não está a fazer bem em relação à filha. Por causa disso, Esmeralda começa a revelar sinais de grande tristeza e responde com silêncios, segundo palavras vossas.

Para concluir: Os Gomes não podem disputar a guarda de Esmeralda.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Às vezes pelos comentarios de certas pessoas penso que se esquecem que este blogue visa unica e exclusivamente uma profunda reflexão sobre Esmeralda e sobre a forma de minorar o sofrimento da mesma. Quanto muito poder-se-á dizer que, e porque vem a talhe de foice, que este blogue é um espaço para se pensar nas leis da adopção e nos direitos das crianças em geral;Agora o que este blogue não é de modo nenhum é um espaço para se maldizer e julgar levianamente qualquer dos interveniente neste processo.
Contudo infelizmente, há pessoas que insistem na mentira, no insulto, na calunia numa linguagem de ódio. Detentores da verdade, acusam Aidida por tudo e por nada. Deu um filho?! se o deu não me parece que isso seja crime, crime é abandonar, maltratar, matar, por enquanto estas mentes prodigiosas ainda não ousaram ir tão longe nas acusações, mas nada me espanta, quando a felicidade de uma criança, serve de pretexto para alguns apoiantes de Baltazar, ofenderem a dignidade da D: Aidida,do Luis e da sua digníssima esposa.
Desculpem mas apetece-me sugerir a certas pessoas que aqui comentam, que aproveitem o seu tempo em coisas mais proveitosas, há tanta instituição a precisar de trabalho voluntário, talvez ao ajudarem podessem também ser ajudados, é que ajudar não dói faz bemt e não paga imposto.
Catarina

Natércia disse...

Boa noite uma vez mais.
Diz o sr anónimo"Anónimo disse...
Natércia disse: "Mas nós que sabemos a verdade,continuaremos a defender Esmeralda!"
Já alguém dizia: a verdade de uns é a mentira de outros!
Sem ofensa á sra do comentário, mas a vossa verdade não é absoluta"

Ora ai está uma verdade!
Outra verdade! ...Falar in véritas é uma coisa....Dar palpites é outra coisa...inventar é outra coisa.....Supor é outra coisa......!
Ora a grande diferença entre nós é que,eu não suponho,não dou palpites
não invento,logo sei do que falo,ou seja in véritas!

Caro comentador/a,Conhecer significa buscar a verdade, falar a verdade, revisitar a verdade, sem pagar nenhum tributo a pessoas , a preferências pessoais ou a interesses políticos — conhecer é buscar e encontrar o quid das coisas, ou, como dizia Guimarães Rosa numa frase enigmática: o porquê das coisas.

O sr Baltazar deu inicio a esta triste "história".Verdade!
E agora caro comentador,procure a verdade,raciocine,dê trabalho á sua mente,não se limite a ser empurrado por falsos idealistas,cujo unico objectivo é a promoção gratuita.
Viva Esmeralda.

Anónimo disse...

Exma Direcção
Quem muitas vezes vos tratou de lobos em pele de cordeiro, fui eu.
Escrevi muitos comentários, com essa frase, uns foram publicados mas a maioria não. Devo dizer que não conheço ninguém deste blogue nem do outro, nem tão pouco sabia que já alguém vos tinha tratado assim antes.
Sou também a mesma pessoa que várias vezes apelou ao encerramento deste blogue, por considerar que está a ser muito prejudicial ao desenrolar dos acontecimentos e à tranquilidade de Esmeralda. Defendo também que ninguém pode negar a esta menina o direito de estar com o seu pai. É um direito sagrado de Esmeralda.
Sou também a mesma pessoa que tantas vezes vos disse: Deixem Esmeralda em paz!
Hoje estou contente porque vejo que têm surgido comentários que
que vão ao encontro daquilo que tantas vezes tenho aqui dito. Isto significa que há muita gente que está atenta e que vê o que por aqui se passa. Imagino como será o vosso caixote do lixo!!! Devo também dizer que conheço a vossa "estratégia" de publicação e que sei de antemão o que vai ser publicado, nunca me enganei.
Desonestidade intelectual,
lembram-se? Também me pertence.
Quero apenas acrescentar que a minha intenção é sempre a mesma:
chamar a vossa atenção para o mal que estão a fazer a Esmeralda.
Penso que nunca ofendi ninguém, sempre vos tratei com respeito, mas vou repetir aquilo que já disse uma vez: Este blogue é uma infâmia.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (9.DEZ.2009 – 22:13)

Somos todos anónimos, a pensar na felicidade da Princesa.

Tal como o caro anónimo, também o Por Esmeralda como muitos amigos, estamos muito preocupados com a tranquilidade de Esmeralda. Mas não inventamos motivos, nem denunciamos ocorrências a que não assistimos. E julgamos que o que verdadeiramente está a prejudicar sèriamente o crescimento saudável de Esmeralda, é a teimosia grosseira de Baltazar que coibe a filha de conviver com um passado, de que é a única que não tem culpa de ter acontecido como aconteceu. E Esmeralda sofre por não ser livre de escolher.

Por outro lado, defendemos um convívio alargado com a mãe, que conhecemos “da porta para dentro”. Por isso, vimos, assistimos, estivemos lá, percebemos, confiamos.

Só falamos do que vemos. E já vimos várias vezes a Princesa muito triste, algumas horas antes de voltar a casa. E a mãe, com muita calma e grande seriedade fala à filha das regras que é necessário cumprir e mima-a e acalma-a. E Esmeralda volta para casa do pai tranquila.

E tal como o caro anónimo refere, que “ninguém pode negar a esta menina o direito de estar com o seu pai. É um direito sagrado de Esmeralda”, também nós pensamos assim. Por isso nunca escondemos o quanto lamentamos o procedimento de Luís Gomes e Adelina Lagarto, na forma como evitaram o convívio de Esmeralda com o pai.

Finalmente, quando diz “Penso que nunca ofendi ninguém, sempre vos tratei com respeito, mas vou repetir aquilo que já disse uma vez: Este blogue é uma infâmia”, lembramos o caro anónimo que a infâmia consiste num acto revelador de sentimentos de calúnia e repetimos novamente – Neste espaço de reflexão, apenas se denunciam ocorrências verificadas e confirmadas, sendo que algumas até foram comunicadas a quem de direito, por atentarem contra a defesa dos superiores interesses da Princesa.

Por Esmeralda

LUZ disse...

Desde há muito tempo que o meu pensamento está com esta menina,sinto um nó na garganta ao pensar na sua vida e sinto-me impotente,não posso aliviar ou acabar com o seu sofrimento.Há um ano que não sabia o que se passava com ela.Foi bom descobrir este blog que me dá informações que até então desconhecia.Fiquei um bocadinho mais tranquila por saber que ela tem contacto com o casal que a criou.Aquilo que eu penso é que o sr.Baltazar não ama a sua filha porque se a amasse queria o melhor para ela,deixava-a com o casal GOMES e mantinha contacto com ela.É triste que assim não seja...Vi algumas entrevistas do sr.Baltazar e enfim...uma pessoa muito limitada tanto mentalmente com sentimentalmente e isso assusta-me...POBRE CRIANÇA!
Mas mais incrível é haver pessoas que o apoiam...todas desprovidas de sentimentos certamente!

Anónimo disse...

Diz-se neste blog da mentira o seguinte:
Esmeralda tem um quarto só para si em tOMAR. SEI PORAUE CONHEÇO A CASA DO AMANTE DE AIDIDA, QUE A CASA TEM APENAS DOIS QUARTOS.
UM É DO CASAL. O OUTRO DO ENTEADO DE AIDIDA. ODE eSMERALDA, É A casCASOTA DO CÃO? Não mintam, a garota dorme NO CHÃO NO MESMO QUARTO DE AIDIDA E DO AMENTE. Quando as SS fizeram visita à casa, realmente apresentaram-lhe um quarto como se fosse dela, mas a verdade é que esse quarto é do rapazote.

Em casa dos Gomes, não vi, por isso deve ter um quarto. Mas segundo pessoas, que conhecem bem o casal, Esmeralda ainda hoje na noite do fim de semana que dorme em Torres Novas , fá-lo na cama com o casal. Acam isto normal? Uma criança de sete quase oito anos dormir com um homem que não é da sua familia na mesma cama? Será isto decente? Até onde chega a podridão dessa gentalhas.ESMERALDA CORRE GRAVE PERIGO NA CONVIVÊNCIA COM ESTA GENTINHA.

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (12:17)

O Por Esmeralda esclarece, repetindo o que já por várias vezes informou:

- Esmeralda tem um quarto só para si em Tomar

- Esmeralda tem um quarto só para si em Torres Novas

Por Esmeralda

Natércia disse...

Cara Luz,como pode comfirmar,não é só o Baltazar que é limitado,os que o apoiam,e dizem o tipo de coisas que diz o Anónimo 10 de Dezembro de 2009 12:17,só podem ser pessoas mentalmente perturbadas,sem moral,e passiveis de estar internadas numa qualquer instituição para doentes mentais(sem desprimor para esses,muitos conseguem ser mais capazes do que este sr/a).Por isso é que eu insisto,que deveriam também ser feitos testes de personalidade tanto a Baltazar,como a algus dos seus apoiantes.Pelos desvios que apresentam assim á primeira vista,deveriam ser considerados inimputáveis(aliás é assim que eu os considero)e receber tratamento adequado.
Agora imagine a Luz,a preocupação e o sobressalto constante em que vive a dona Aidida,e o casal Gomes,sabendo que a Esmerlada têm de conviver com este tipo de gente.
Por isso é que aqui nos preocupamos com a menina,e temos que continuar a preocupar,até que a estabilidade e os interesses dela estejam acima de tudo,e que ela finalmente possa viver feliz.

Anónimo disse...

D. Natércia, em resposta ao seu comentário: "O sr Baltazar deu inicio a esta triste "história".Verdade!
E agora caro comentador,procure a verdade,raciocine,dê trabalho á sua mente,não se limite a ser empurrado por falsos idealistas,cujo unico objectivo é a promoção gratuita.
Viva Esmeralda."

Não seja tão precipitada a julgar os outros. Não sei nem quero saber quem usa Esmeralda em proveito próprio. A única preocupaçãp que tenho é a defesa de uma menina que deveria estra tranquilamente a viver a sua vida com o pai.
Sei o bastante desta história, sei principalmente o que foi provado em tribuanl. Essa verdade basta. O trabalho de juizes e das técnicas que mais próximo estiveram do caso. Durante anos de processo, ninguém nada provou menos digno ou desfavorável a Baltazar. Então é justo e correcto que possa ser o pai de Esmeralda. Já os erros dos Gomes, bem, deram em sentenças e indeminizações, apesar de todos as "cunhas" usadas.
Caros srs, o passado de Esmeralda é tenebroso, o presente poderia ser mais sereno se assum todos o permitissem. Porque quer Aidida a filha agora? Nem posso imaginar já que os Gomes são carta fora do baralho a nivel legal.
Se para vocês é naturalissimo o amor de Aidida por Esmeralda passados 7 anos, porque não acreditar no mesmo amor de Baltazar pela filha, afinal foi ele quem lutou por ela!
Continuo a acreditar que pretendem destabilizar, desacreditar e pertubar Baltazar ao ponto de ruptura. Ao ponto de tentar que ele desista e abdique. Só assim se justifica o que publicam e comentam neste espaço. Esquecem-se é de Esmeralda, a menina que vive com o pai, que sente as angustias do pai, que continua dividida entre a lealdade, o passado, e o amor. Enquanto não lhe permitirem uma vida serena e em paz, com o pai, veram Esmeralda triste!
Batazar tem o poder paternal, é certo, mas precisa de ter a filha a 100%, como o consiguirá com tantas interferências e visitas de fim de semana? As constantes destabilizações á menina? Imagino só o que sairá da boca da "mãe" Aidida em relação a Baltazar...
D. Natércia, sou só um cidadão comum, nada pretendo com a minha opinião. É uma entre tantas. Penso de maneira diferente, mas sobretudo penso em Esmeralda, provavelmente a sua vida seria mais fácil sem Aidida, sem este blogue e não me atrevo a dizer sem os Gomes, porque sei que a menina precisa do passado para viver no presente.

Anónimo disse...

Alguém escreveu atrás : "Este blogue é uma infâmia".

Então se o julga assim, porque o frequenta, caro/a Anónimo/a?

Deixe em paz as pessoas de Bem que seguem a linha de rumo da direcção deste blogue e dirija-se a outras paragens com que se possa identificar.

Aqui, a única infâmia é a publicação de certos comentários, como o deste/a senhor/a que demonstram o verdadeiro carácter das pessoas que os produzem e a falta de sensibilidade afectiva e sentido da realidade que defendem , esquecendo-se completamente que tratar uma criança como um qualquer objecto com dono, é um crime mais grave do que aqueles que foram imputados ao casal que tão bem cuidou desta inocente criança, desde que o pai se "marimbou" para a sua existência.
Esmeralda quer e precisa de Amor !
Amor verdadeiro!Aquele que conheceu durante mais de 6 anos, e não uma vida imposta e decidida em função de testes de ADN.

Aqui deixa-se Esmeralda em paz , quando ela se sentir verdadeiramente assim.
Rodeada de Paz, mas sobretudo de muito Amor! Não enquanto obrigada a cumprir coisas que não sente e não compreende e que decerto lhe deixarão marcas de infelicidade para toda a vida.
Onde ficam os Direitos das Crianças e o respeito pelos seus superiores interesses, quando é o interesse dos adultos e do ADN que se lhes sobrepõem ?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 13,26

A Princesa seria mais feliz sim se não houvesse tanta insensibilidade da parte de Baltazar e de apoiantes que mostram bem o nível do seu carácter através de comentários que visam apenas denegrir a imagem do casal e da D. Aidida. A mãe nunca foi factor desestabilizador na vida da menina, pelo contrário; Já quanto a Baltazar atrevo-me a dizer que muitas vezes a sua simples presença intimidou a menina.
Quanto aos comentários da Natércia, não creio que visem julgar alguém, sensata como tem sido sempre nos seus comentários, estou certa de que o que a motiva é a felicidade da menina, e o reconhecimento daqueles dois seres que tem sido vitimas por parte de alguns de todo o tipo de calúnia, o Luis e a Lina, para quem eu envio um abraço de profunda admiração e respeito.
Peço desculpa ao PorEsmeralda de entrar em "dialogo" com certos comentadores, sei que não é este o objectivo do blogue, mas ver tanta maldade em torno de uma causa que tem como personagem uma criança, é mais forte do que eu. Julgo que certos apoiantes de Baltazar como já perderam tudo, resta-lhes agora perder a vergonha e de facto têm-ma perdido!
Catarina

Natércia disse...

Ao comentador/a anónimo/a de 10 de Dezembro de 2009 13:26

Faz esta observação.."Não seja tão precipitada a julgar os outros"

O meu objectivo nunca foi nem será julgar ninguém!
Ao fazer esta afirmação sobre o que eu disse,está o proprio/a a julgar-me,e a ser precipitado.
Mas do mesmo modo que critica o meu comentário a seguir diz o seguinte..."Porque quer Aidida a filha agora? Nem posso imaginar já que os Gomes são carta fora do baralho a nivel legal"
Porque julga assim de modo tão leviano as intenções de Aidida?
Por isso fiz bem em dizer que deve puxar pelo raciocinio,dar trabalho á.....,exercitar a mente.
Não precisa imaginar,deve é reflectir,sobre os direitos que Aidida tem como mãe,o amor á filha,e querer recuperá-la não são motivos mais que suficientes?



Depois diz...."
Imagino só o que sairá da boca da "mãe" Aidida em relação a Baltazar..."


E eu levando em conta as atrocidades(muitas não publicadas)
que os admiradores do sr Baltazar escrevem por aqui e por ali,com o consentimento e o aval do próprio(visitem o renovado Esmeralda sim do mentor e apoiante e defensor,dr Cãndido Ferreira)imagino o que ele(Baltazar) dirá a Esmeralda sobre Aidida.

Como vê,é muito fácil acusar os outros daquilo que afinal vai fazendo.

Viva Esmeralda

Anónimo disse...

A propósito do que se vai lendo por aqui, permitam-me uma questão.
Como é que a existência deste blogue, os seus responsáveis e o teor dos comentários de pessoas amigas deste espaço ,que se vê estarem realmente preocupados com esta criança, contribuem para que Esmeralda não tenha paz ??????
A menina , por acaso, lê o que aqui se escreve?!
É que não se percebe esta acusação por parte dos "defensores" de Baltazar Nunes.
Por acaso não existe liberdade de expressão ?
Por acaso, não têm os responsáveis pelo blogue o direito a definirem o rumo que entenderem a este espaço?
Por acaso, alguém é obrigado a seguir esse rumo ?
Por acaso alguém é intimado a vir aqui refutar essa linha de rumo ?
Por acaso, os responsáveis são obrigados a publicarem comentários de pessoas que não se identificam com este blogue e que vêm para aqui "bater no ceguinho" de um passado que já todos sabemos de cor e salteado, assim como dizer inverdades,e até por vezes insultar e ameaçar?
Deixem este lugar para quem se identifica com ele e aqui dá largas à sua preocupação com o que se faz pelas crianças neste País , quando a letra da Lei é a suprema virtude e se ignora a realidade afectiva e social dessas crianças. No caso... uma em particular : Esmeralda!
Ninguém aqui interfere na paz de Baltazar Nunes, nem da sua filha . Seria demasiado pretensioso.
Apenas se expressa preocupação quanto ao presente e futuro de uma criança que sensibilizou muita gente ,através de pontos de vista e opiniões de quem sente com o coração casando-o com a razão, como li algures.
Gostariam que este blogue fechasse?
"Temos pena" !...mas isso é uma decisão que depende exclusivamente dos seus responsáveis.
Quem não gosta, ou não se sente bem, tem bom remédio: fique longe!
Porque o que move quem se identifica com este espaço é apenas o desejo de Paz, Amor e Felicidade para a pequena Esmeralda. E o que foi feito há cerca de um ano, assim como a maneira como foi feito, em nada contribuiu para isso. Antes pelo contrário. O trauma de uma ruptura violenta deixará marcas para sempre. E não se deixa de amar uns e se passa a amar outros, por decreto ou decisão judicial.
Por isso, como "alguém" disse, e muito bem, , todos temos direito à indignação.
Indignação muito mais pungente quando se trata de uma inocente criança a quem roubaram o seu ninho de afecto e segurança em nome de direitos que não entende...porque não os sente como os seus.

Margarida disse...

AIDIDA MÃE CORAGEM!!!
MULHER CORAGEM…?
AIDIDA É ISSO TUDO E MUITO MAIS. Fazendo justiça à verdade que conheço sinto força e CORAGEM também, para dizer aqui algumas verdades.
Sou jovem, e sou como todos os que aqui escrevem , uma cidadã comum. Isso me dá, uma tristeza enorme ao ler aqui tanta coisa feia e mentira. E ainda muitos são capazes de dizer que os jovens não valem nada…Por mim até sinto vergonha por ter lido tanta literatura maldosa e inventada.
Posso garantir-vos que tive a Sorte que muitos de vós não tiveram. Conheço a Aida e a sua família e a minha mãe ligou-me a ela e com ela também aprendi que para além de MÃE, que muitos tentam desprezar, ela é uma amiga 5 estrelas, e a Filipa no mais fundo do seu intimo, nunca se desligou dela. Sou realmente jovem comparada com estranhos escritores que mais parecem ter cursos de direito, mas escrevem torto para disfarçar.
Com a minha mãe aprendi muitas coisas, e cresci com alguns traumas que alguns que não importam para aqui agora, me provocaram, mas prefiro ouvir uma asneira numa conversa com a Aida, porque essa asneira não tem, a maldade que por aqui tenho encontrado. Aida é doce e terna e talvez pelo muito bom que nos transmite, eu, a minha irmã pequena e a Filipa que vocês querem que seja ESMERALDA, tem orgulho na sua Mãe.
O que faz falta é que desculpem a minha franqueza, alguns NÃO SABEM MESMO NADA…E QUEM NOS DIZ QUE NÃO É MELHOR ASSIM???
Eu se fosse ao proprietário deste Blogue, não deixava que o sujassem tanto. Mesmo que não leia agora, um dia a Ana Filipa vai perguntar o porquê de deixarem e inserirem aqui tanta sujidade, e vai pedir contas a todos…E depois os jovens é que não prestam…
Pois sinto um certo consolo de entrar aqui agora, a pedido da minha mãe. Ainda não aprendi tudo, mas sei que o que sinto é verdade e não se deve calar. Escrevo pela Filipa, pela Aidida e por todas as Filipas e Aididas do Mundo, e por mim também, pois hoje podia estar no lugar desta menina que como eu e a minha irmã, não pedimos para nascer. Isto foi só uma pequena introdução, mas se quiserem leiam o resto, mas com as palavras que o coração ás vezes sabe transmitir…

NÃO SERÁ DE MAIS, aceitar o convite e a coragem de outros amigos e seguir aqui esse convite que me leva a ir mais além e falar ou continuar o testemunho dos amigos verdadeiros de Aidida e da sua família que com ela convivem e que ao longo destes anos fomos e somos fiéis depositários de pedaços de vida alguns amargos por sinal, e outros que nos permitem conhecer melhor quem é esta mulher a quem chamaram de MÃE CORAGEM…

É verdade, Aida, é assim que a família e os mais íntimos a tratam. Ela é de facto uma MULHER CORAGEM.
Gostava de acrescentar aqui que achei muito bonito aqui há tempos alguém que lhe cantou
continua...

Margarida disse...

cont.(nº2
com a música de um cantor bem conhecido e a comparou e também chamou de AIDIDA DOS OLHOS DOCES…
Ás vezes e quando estou inspirada e quando a oiço na sua doçura, canto-lhe baixinho esta doce canção que parece que foi feita para ela
Posso dizer-vos que muitos são os que a acarinham e até parece que a conhecem como eu, e há outros que humildemente se remetem ao silêncio e à comunhão das nossas vidas.
Por vezes e são muitas as vezes, nestes últimos tempos, em que prefiro observá-la quando está cá a sua filhinha, e ouvir a forma carinhosa como lhe fala e explica certas coisas.

A Filipa como a gente lhe chama é uma criança inteligente, e com uma personalidade bem vincada.
Já aqui há tempos a ouvi chorar e recusar-se a certas coisas, porque tanto quanto me apercebo a menina está dividida e já soube encontrar as suas defesas, fazendo uma certa “chantagem” que só os adultos conscientes sabem perceber o porquê desses comportamentos, que mais não são do que a sua forma de defesa. Aidida fala com ela e noutro dia ouvi-lhe esta explicação:
“Meu amor, você faz comparações, e gosta de ter coisas e vai esperando que as promessas do seu pai se cumpram, porque ter coisas novas e bonitas é bom, não é?
E ele promete e você vai acreditando, isso não faz mal, e quem é que não gosta de ter coisas novas? Mas Filipa o que é que vale mais? são as coisas ou são as pessoas?
Você lembra, que ás vezes os brinquedos novos ficam esquecidos no quintal? E você tem outros e vai substituindo…Com as pessoas que a gente gosta e que gostam da gente não é assim pois não?” e a pequenita olhou para ela parou de chorar e acenou com a cabeça e disse “pois não mãe”
È isso minha querida, as pessoas a gente nunca vai esquecer e guarda para sempre porque quando se gosta é porque contamos com elas sempre, mesmo que não estejam junto de nós. Você sabe, que eu não posso fazer muitas promessas de comprar coisas novas, porque ainda que pudesse não é isso que faz você feliz, NÃO É?.” Silenciosa a menina ia
fazendo o sinal com a cabecinha assumindo esse não, como sinal de que tinha interiorizado e entendido aquele conversa que se estendeu por algum tempo.
A Filipa é muito meiga e a Aidida também. É comovente ouvir a doçura como a trata, mas também é engraçado quando é preciso ser séria e até dizer um “não”.Aidida faz silêncio e a Filipa fica meio aflita e até pergunta. Mãe o que é que tens?
A Mãe Aidida é realmente sabedora e educadora. Uma vez vínhamos no carro e Filipa vinha em silêncio e Aidida também. A certa altura a menina diz:”mãe o que ´e que tens? Aidida calmamente disse: nada querida, e continuou o seu silêncio. Filipa começou a ficar inquieta e voltou á pergunta “diz mãe, o que tens” ?
Aidida então em voz serena e calma disse:“está bem minha filha eu vou falar, porque entre mãe e filha não deve ficar nada por dizer. Você se lembra de….” E sempre no mesmo tom e com a mesma doçura chamou a atenção e perguntou à filha algumas dúvidas que deveriam ser esclarecidas. E pelo caminho fora estabeleceram uma conversa de mãe para filha..Calmamente, a menina foi analisando as dúvidas que a mãe lhe punha. Não me importa ter sido fiel confidente de um tal diálogo tão bonito e sincero. Pareciam 2 adultos a raciocinar. O que foi importante para mim e que me faz passar aqui este momento foi que a partir dali eu percebi e elas também, que ESTAVA FEITA a SINTONIA e o entendimento entra as duas. Todas percebemos que ambas já se conheciam muito BEM quer nos silêncios, quer através das palavras.
Este não foi o início, mas foi um Sintoma e uma Certeza de que o elo não se tinha quebrado não obstante estes 7 longos anos onde só parecia existir a ausência.
continua...

Margarida disse...

continuaçao nº3
Não penseis que no seu regresso à sua RAÌZ,. Origem que a deu ao Mundo, algo, ficou beliscado ou diminuído ( se é que se pode medir o tamanho) no amor que a Ana Filipa tem pelos seus queridos pais Luis e Lina. Creio mesmo que quanto mais ela se aproximou da mãe Aidida e porque esta é realmente a mulher simples, o elo mais fraco, aquele ser que parece a única pecadora do Universo, digam o que disserem, mas a Ana Filipa descobriu nesta mulher que por acaso é a que a deu ao Mundo, e a deu ao casal Gomes mas por AMOR, o fez consciente, e é esse mesmo amor, que resistiu porque foi verdadeiro desde o primeiro momento.
Chega de muitos andarem a toda a hora a tentar denegrir esta mãe CORAGEM.
Quando há tempos vi uma reportagem com crianças que vivem numa Instituição, com a Aidida conversei sobre esta realidade.
Depois de ouvir aquelas jovens que disseram tudo o que deveria ser dito, atrevo-me a perguntar, porque existirá entre nós este estigma contra a Adopção. Percebemos melhor que é por amor que alguns pais se negam e temem, oferecer-lhes uma possível vida melhor.
Quem somos nós para julgar? Mas o que me parece é que alimentando nas crianças um amor que não existe os sentimentos de falhas e de culpas se minimizam naqueles que sabem que por motivos vários foram e são os causadores de muitos sofrimentos e num imaginário vão alimentando nas crianças e jovens esse imaginário, e quem sabe, ficam eternamente na espera que o milagre aconteça…
Esquecem-se assim que dia após dia esse sonho se torna numa realidade bem mais dura e que as crianças antes crianças depois já jovens sonham e desejam apenas ser mimadas, amadas e como dizia a Cyntia “ Eu queria que alguém estivesse á porta da escola a esperar a mim” alguém que não fosse apenas a empregada da Instituição, alguém que mesmo num pequeno gesto ela pudesse mostrar “EU também sou Gente, eu tenho alguém que me PROTEGE E AMA e quero mostrar para todos isso mesmo…”
Tão pouco, mas TANTO que não é mais do que em DIREITOS devemos a todas as crianças.
E enquanto isto, passamos o tempo a percorrer os sete anos e a história da pequena Esmeralda de cima para baixo, com as melhores das intenções, mas nesse entremeio também nós deixamos escapar um pouco do que somos e das cicatrizes que por certo também herdámos.
Perdoai se divaguei um pouco, mas nem um só momento esqueci que é a minha amiga Aidida que está aqui bem presente.
Muitas vezes quando leio certas coisas bem feias que se escrevem, me pergunto, se é por Aidida ser uma mulher simples, com um trabalho sem renome nem categoria, que é tão atingida por um passado inventado ou não, acrescentado ou não, com tantas insinuações que descritas e assinaladas para outras ilustres figuras das nossas revistas cor de rosa, a ser verdade, têm nas pessoas, reflexos bem diferentes e com carisma de modernismo e até valorizado. Nada tenho contra ninguém, mas quantas figuras conhecidas trocam de par a cada passo, têm filhos que se misturam, e chamam Família alargada de outra maneira, a processos bem idênticos.
Será mesmo porque Aidida é a única a ter cometido um pecado e sozinha tivesse que assumir o seu “erro” ???
Ou será que muitas coisas estão trocadas e misturaram-se sentimentos com interesses, esquecendo que pelo meio apenas a Filipa é a principal vítima?

Voltando ao que sempre presenciei, e que conheço, porque é que nunca se fala da família da Aidida. A família alargada da Filipa também passa por eles. Aidida tem mãe a terna e doce ELISA de quem a menina muito gosta e que como já disse ganhou mais uma avó. E as tias, e os primos? Será por serem cidadãos de outro país?




Há dias em que olho para ela e sinto uma terrível tristeza que a invade. Mas posso garantir-vos que Aidida é mesmo uma mulher CORAGEM!
E mais, tem tanto de doce e de serenidade, como na luta é capaz de ser brava (como ela diz) e deixar escapar um pouco do seu lado que não consegue calar a injustiça, e não se cala mesmo. É forte e dura.
continua...

Margarida disse...

continuaçao nº.4
Talvez por isso tenha conseguido resistir a tantas pressões.
E porque a conheço, e porque a amizade é um dom que se deve repartir há dias e tempos em que me apetece Gritar Interrogar e AFIRMAR o porquê de lhe chamar
CORAGEM!!!
Recuai no tempo e no espaço e se assim quiserem pensai comigo nesta procura de dar a cada um o seu valor ……….




“ A NOSSA MENINA EXISTE, porque AIDIDA FOI ANTES DE SER MÃE UMA MULHER DE CORAGEM!
A ESMERALDA EXISTE; porque AIDIDA QUIS SER MÃE E FOI UMA GRÁVIDA DE
CORAGEM!
( Aidida grávida de quase 5 meses foi obrigada por uma patroa a esfregar com uma escova e de joelhos, um longo soalho de madeira). AIDIDA RESISTIU E FOI UMA GRÁVIDA DE CORAGEM!
A ESMERALDA EXISTE, porque a ingénua AIDIDA, na conservatória esperou com a filha nos braços e o sr. Baltasar que nunca apareceu.
Aidida cumpriu a sua ordem e a seu mando ofereceu-lhe o nome da mãe de Baltasar.
Se ele tinha dúvidas, porque lhe ordenou que a nomeasse de Esmeralda?
Aidida só nesse momento FRAQUEJOU, porque acreditou nas mentiras de quem não merecia, nem esta filha nem o nome da Matriarca da família, porque até por essa Filipa foi indesejada . Mas Aidida teve a coragem de cumprir a promessa, e nesse dever CUMPRIU!
Foi sim, uma mulher simples, atordoada, sozinha e abandonada à sua sorte, mas mesmo assim teve essa triste e ingénua coragem da” sempre obediência ao homem”
É preciso ter tido mesmo CORAGEM!!!!!…

AIDIDA FOI SIM UMA MÃE CORAGEM…Não abortou, não a maltratou e durante 3 meses deu-lhe o que podia e tinha.

E cheia de coragem decidiu oferecê-la a quem acreditou que seria capaz de a fazer uma menina feliz e dar-lhe o que ela na altura não podia. Fê-lo por bem e por amor, pensando no seu futuro ameaçado…
Por acaso alguém sabe o que Aidida SENTIU E VIVEU, ao longo destes quase sete anos?????????
QUERO SER CAPAZ DE TRANSCREVER O QUE HUMILDE MAS DIGNAMENTE NOS CONFIÁSTE...

ANA MRGARIDA

Anónimo disse...

Como pode ser possível ler comentários tão egoistas como "deixem Esmeralda viver em paz com o
seu Pai e familia".

É mesmo de pessoas que não querem ver, como pode Esmeralda ser feliz,
sabendo que é cuidada por uma madrasta que nada lhe diz,quando a menina sabe que tem uma Mãe que lhe dá amor, afecto e a comunicação que existe entre MÃE E FILHA. Isto
para não falar nos tão apregoados laços de sangue em que a justiça premiou
Baltazar.

É uma crueldade o que fizeram á menina que tantas vez aqui se diz que não o deviam de o fazer.

Esmeralda foi criada com muito AMOR por isso os seus Pais do seu coração foram condenados. Dona AIDIDA sabia que sua filha era feliz por isso não lutou para a sua guarda, porque ela sabia que não podia dar á menina a educação que
ela estava habituada, e nem queria que a menina tivesse roturas que lhe podiam provocar danos psicologicos. A isto chama-se AMAR. Hoje dona Aidida vê que sua filha se sente infeliz e tambem vai lutar para que Esmeralda volte a ter aquilo que o Pai não quer ver porque julga que é a convivência com o casal que prejudica a sua relação com a filha. Esta criança já percebeu que tem de conviver com o Pai mas não gosta de viver como uma
prisioneira. A filha foi gerada por duas pessoas e se o Pai tem direitos tanbem a Mãe também os tem.

Acrescento que quem mais sofre nestes tristes dias após dias é Esmeralda

Maria

Anónimo disse...

Há muito, muito tempo que nada escrevo sobre este assunto, resolvi faze-lo hoje mais uma vez, apenas no intuito de facultar a alguns uma luz que lhes falta.
Uma simples carta que aceitaram publicar, contribui para que se fizesse luz " Talvez a Lei...
na cabeça de pessoas responsáveis.
Hoje desejo apenas recolocar mais um pouco de cera da esperança.
Não sabem todos os Baltazares do Mundo que o bem mais precioso não se compra nem se vende, o calor do raio do Sol, a brisa que acaricia o rosto, o perfume das flores, são como o abraço sentido, como a ternura do beijo, como a mão na mão de quem se ama.
Não são tinta, nem cem, nem tampouco um milhão, quie comprarão a exclusividade do amor, a exclusividade do abraço, a exclusividade do sentir, nem tampouco alimentarão ódios que não existem.
A força da razão será sempre mais forte que a lei, fabricada por alguns, será sempre justa e não absurda, será sempre humana e não ténica. A justiça da razão é dada pelo coração.
Abram por isso a vossa mente, Baltazares deste mundo, abram as vossas mãos, os vossos braços e permitam que quem ama, o possa fazer, permitam que quem quer amar o possa fazer.
Ninguem é dono de ninguem, lá por ter uma papel que o certifica, ninguem é dono do amor, ninguem é senhor dos destino, ninguem!
Desejo-vos umas festas muito felizes, em que a generosidade seja a alma-mater de todos os Baltazares da Terra.
Têm uma obrigação suprema, a de serem felizes, mas tambem têm o dever e a responsabilidade de deixarem os outros serem felizes.
Bom Natal, linda menina.