sexta-feira, 9 de outubro de 2009

APENAS POR ESMERALDA




Hoje começa mais um fim de semana.

Esmeralda terá mais tempo para partilhar as suas horas de lazer em brincadeiras com o pai. Concluída mais uma semana de actividades escolares, neste fim de semana, até o tempo parece convidar à animação e muita alegria.

Caros amigos e amigas, como sabem, o Por Esmeralda só tem trazido novidades a este espaço de reflexão quando os fins de semana da Princesa são com a mãe ou com os pais de coração.

Por outro lado, nos últimos dias disponibilizámos por aqui um meio seguro para podermos ajudar Baltazar nas muitas despesas que sabemos tem com a filha.

E porque na realidade somos apenas Por Esmeralda, e por conseguinte, estamos com Baltazar, Aidida, Luís Gomes e Adelina, deixamos aqui o seguinte apelo:

Baltazar,

Nós andamos por aqui apenas a pensar na sua querida filha. O Baltazar quer-lhe muito e Portugal inteiro também.

Convidamo-lo a partilhar connosco alguns dos muitos momentos maravilhosos que tem com a Esmeralda.

Estamos a estender-lhe a mão.

Peça à sua querida filha que ela o ajudará a estender a sua.

Por Esmeralda


82 comentários:

Anónimo disse...

Li a primeira vez a vossa mensagem que acabaram de publicar e fiquei parado, a ver se percebia bem o que vocês ali escreveram. Depois li outra e outra vez e fiquei comovido.
Ainda há cidadãos neste nossso Portugal do séc 21 capazes de actos nobres e que de certa forma deixam a nossa justiça envergonhada.
Parabéns à Direcção do POR ESMERALDA

Anónimo disse...

É no abrir das petalas que a beleza da flor resplandece, por isso espero que Baltazar abra tambem as suas.
É esse o caminho
Bem hajam
Heliodoro

Anónimo disse...

Boa tarde
HÁ DIRECÇÃO DESTE CANTINHO QUE TANTO
DEFENDEM A PRINCESA QUE NUNCA DUVIDEI
DOU LHES OS MEUS SINCEROS PARABÉNS

Mas neste espaço sempre se defendeu
Esmeralda e nunca li atacar o sr.
Baltazar, só apenas a sua teimosia ou
talvez timidez não será?

Como ainda há pessoas bondosas, não
sei se o sr.Baltazar lê o POR
ESMERALDA aqui só se quer a felicidade da MENINA QUE SOFRE
EM SILENCIO ACEITE ESTE GESTO
TÃO BONITO ESTENDA TANBEM A SUA
MÃO PELA FELICIDADE DA SUA FILHA

SR.LUIZ D.ADELINA TUDO FAZEM PARA
QUE A SUA FILHA TENHA SEMPRE OS
OLHINHOS A BRILHAR PARA MIM SÃO
UM CASAL MARAVILHOSO E TUDO MERECEM

D.Aidida tem-se revelado boa MÃE
TUDO FAZ PARA O BEM ESTAR DA PRINCESA AGORA É SÓ UNIR ESFORÇOS
SEM RANCORES TUDO POR AMOR A VOSSA
QUERIDA FILHA
Um Bem hája
Maria

Anónimo disse...

Pela primeira vês, fiquei muito comovido com a vossa mensagem.
Porque finalmente entenderão que Baltazar, também merece ser apoiado, por aqueles que dizem ser, por Esmeralda porque só, um entendimento entre todos poderá fazer Esmerada muito feliz, junto do pai, e de todos os que lhe querem bem. Parabéns pela vossa mensagem.
JÚNIOR.

Anónimo disse...

A justiça vencerá. nÃO SERÁ COM AS VOSSAS FALINHAS MANSAS, CARREGADAS DE ÓDIOS E RASTEIRAS PARA bALTAZAR, QUE IREIS VENCER.Baltazar não é parvo. Acham que ele vai acreditar numa única palavra dse quem o ameaça de cada vez que o vâ e lhe envia mensagens por uma inocente, Esmeralda, ameaças de MORTE. Acham normal que um bandalho se sirva duma inocente para ameaçar Baltazar de MORTE, tal como a psicopata brasuca. MKaas para quem entrega a viciados sexuais uma criança de sete anos é capaz de tudo.Desmitam seus canalhas se firem capezes. Desmintam que Esmeralda é apalpada e beijada lascivamente por viciados, bebados .
Baltazar se precisar de dinheiri tem amigos e não aceitar o veneno dos seus INIMIGOS.Porque este blog que ver Basltazar MORTO.

Por Esmeralda disse...

A propósito de se poder confiar nas decisões da justiça,publicamos uma notícia saída ontem no jornal Correio da Manhã:

09 Outubro 2009 - 00h30

Polémica: Tribunal decide dar o “benefício da dúvida”
Criança volta para família psicótica
Com oito anos ‘Maria’ mendigava na rua com a avó e com o pai. Faltava às aulas, usava roupas sujas e era mal alimentada. À noite a menina era obrigada a dormir no sofá pois a mãe e avó diziam que “ouviam vozes” no quarto. A Segurança Social institucionalizou a criança, mas o tribunal decidiu agora que ela deve voltar a casa. Foi dada uma nova oportunidade à família para a educar. Se não resultar, daqui a seis meses ‘Maria’ volta a mudar de vida.


A decisão da Segurança Social remonta a Abril deste ano. ‘Maria’ foi retirada à família e colocada numa instituição onde permaneceu até há bem pouco tempo. No entanto, a avó da menina não se conformou com a decisão e interpôs um recurso no Tribunal da Relação de Lisboa que decidiu entregar a menina novamente à mãe. Apesar da situação da família não ter melhorado, o tribunal entende que, com apoio social, haverá melhorias. “Decidimos dar o beneficio da dúvida à família da menor para que seja possível encontrar um projecto de vida para a menina”, diz o acórdão.

‘Maria’ começou a ser maltratada psicologicamente pela família desde muito pequena. A mãe sofre de perturbações psicóticas e por várias vezes chegou a ser internada. No próprio acórdão, o tribunal entende que a “mãe não consegue prestar todos os cuidados de que a criança necessita”. A avó de ‘Maria’ sofre também uma ligeira debilidade mental, sempre foi uma pessoa conflituosa e nunca cuidou da menina. Com oito anos, ‘Maria’ frequentava ainda o 1º ano e na escola apresentava muitas dificuldades de aprendizagem.

Também o pai da criança nunca se importou: o homem foi visto repetidamente a mendigar com a menina.

Muito cedo os vizinhos aperceberam-se de que a ‘Maria’ era negligenciada e em 2007 o caso foi denunciado. Durante mais de dois anos, a Segurança Social prestou apoio à família e tentou que a menina tivesse todos os cuidados. A situação continuou. A avó e a mãe da criança nada fizeram para mudar, até que em Abril a Segurança Social decidiu retirar-lhes a ‘Maria’. Cinco meses depois a menina voltou para casa.

PORMENORES

GRITOS SEM RAZÃO

A avó de ‘Maria’ é acusada de ter atitudes agressivas frequentes com a menina e de gritar sem qualquer razão.

FALTAVA AO COLÉGIO

Durante os anos em que viveu com a mãe, a criança faltou muitas vezes ao colégio porque a mãe, que sofre de perturbações, estava a dormir.

Ana Isabel Fonseca/ Tânia Laranjo

Anónimo disse...

Desta vez tenho de discordar da atitude do Por Esmeralda, penso que não deviam publicar o comentário do anónimo das 0:17, é que para tudo há limites e eu sinceramente fiquei muito incomodada, tanta maldade e má formação ultrapassam a minha imaginação e fico apreensiva porque se são estes os amigos do Sr. Baltazar, e como diz o ditado diz-me com quem andas dir-te-ei quem és, então a menina corre realmente muitos riscos. Por ultimo dizer ao tal anónimo que o bom julgador por si se julga, dizer também que o senhor precisa de tratamento porque quero acreditar que deve ser doente.
Um forte abraço ao Luis e à Lina, a vida irá devolver-vos tudo o que de bom têm feito pela Ana Filipa, vós sois pessoas de bem e por isso sabem distinguir a serradura do pão ralado e não vão ligar a gentinha!
Catarina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

Compreendemos a sua insatisfação,mas há muito que o Por Esmeralda era mal interpretado quanto aos seus verdadeiros propósitos.

Como se diz na gíria - Não basta sê-lo, há que parecê-lo.

A verdade é que nunca fomos oposição ao pai da Princesa, mas somos livres de ter as nossas opiniões e de as exprimir livremente, até por que elas nunca visaram atingir ninguém.

O Por Esmeralda meste momento apenas lamenta a falha de boa interpretação do apelo feito ontem a Baltazar.

Desejamos um óptimo fim de semana à Princesa

Anónimo disse...

o comentário do anónimo das o:17
não poderá ser duma pessoa dita
normal,este anónimo de certeza que
está doente,isto parte o coração a qualquer ser humano,mais uma vez o
POR ESMERALDA a sua educação como
resposta, que por acaso também li
são casos destes que o tribunal e segurança social deviam estar mais atentos,
Daqui faço um apelo há justiça que
nunca deixem estes casos,pois as crianças não merecem sofrer
FORÇA CASAL GOMES
Maria

Por Esmeralda disse...

Cara Maria,

Pelas muito negativas palavras que comenta, é possível, sem margem para dúvidas, confirmar uma grande insegurança que temos vindo a perceber.

Além disso, que clima rodeia a Princesa por estes dias, que nem um "pequenino ar da sua graça" nos permitiram antever?

E para concluirmos, o que realmente importa, é que somos e mostramos ser, cidadãos atentos, que se sentem envergonhados com algumas medidas da justiça, tomadas mas não a favor dos cidadãos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Boa tarde!

Um post sincero, cordato, enternecedor até, este, dos responsáveis pelo blogue.

Quem estiver de boa fé, compreede-o e louva a atitude de quem assim procede.

Ao contrário, quem faz da guerra um estado de alma, e do insulto , da agressividade, da desconfiança e da falta de sensatez armas de arremesso, é certo que nunca poderá compreender este "estender de mão".

Confesso que fiquei horrorizada com um comentário anónimo publicado às 0:17.

O seu conteúdo e sobretudo a sua forma, trazem-me à memória um outro blogue em que o fio condutor dos textos publicados era exactamente esse.

Penso que o PorEsmeralda, ao publicar esse comentário, quis provar o que já todos tínhamos como certo : continua a receber comentários lamentáveis, carregados de ódio e insultos.

Uma coisa continua a ser comum a este comentário e aos que se finaram por outro lado : uma defesa aguerrida de Baltazar.

Mas defendem o pai, sem pensarem nem um pouco na filha.

Tomam partido por um dos adultos, sem se lembrarem das consequências que caem sobre uma inocente criança.

E é esta a diferença que sempre observei : enquanto uns fazem a guerra para que se faça "justiça"(duvidosa)a um homem, aqui, neste blogue , eu sempre vi apenas a preocupação e o interesse focados na pequena Esmeralda e na sua felicidade.
Para que se faça justiça a uma criança indefesa.
Para que a sua voz seja ouvida.
Para que os seu sentimentos sejam respeitados.
E esta diferença diz-nos tudo !

Fico arrepiada quando leio :

"...Porque este blog quer ver Baltazar MORTO."

Meu Deus!
Inacreditável!
Até onde pode ir a mente humana!

Como no tempo da existência de um outro blogue, este comentário espelha baixos sentimentos ,desequilíbrio , agressividade, insultos, só justificáveis quando produduzidos por mentes perturbadas ou de muito má índole.

Se esta é uma amostra do nível moral das pessoas que apoiam o sr. Baltazar e rodeiam a sua filha, então é imperativo dever da nossa Justiça que com o máximo rigor e empenho se debruce sobre a vida desta criança : o seu crescimento harmonioso , o seu desenvolvimento emocional, a sua educação, os princípios e valores que lhe devem ser incutidos , enfim...os seus tão apregoados superiores interesses.

É que, é uma criança indefesa que está em causa!
Tudo o resto é secundário.

Mª da Conceição

Anónimo disse...

A mensagem é realmente maravilhosa e muito esclarecedora.

Todos sabemos que o Por Esmeralda só traz novidades sobre Esmeralda quando junto da mãe ou de Luís Gomes e Adelina.
O silêncio surge quando Esmeralda se encontra junto do pai.

Todos nós, na qualidade de leitores e de tios de coração da nossa princesa:
Ficamos tristes por essa omissão;
Agradecemos a disponibilidade da Direcção do Blogue para ajudar Baltazar nas despesas com a filha.

Todos nós, a Direcção do Blogue e os leitores, os tios de coração, somos apenas por Esmeralda e, por isso mesmo, estamos com os pais e o casal Gomes.

Aqui, todos, a Direcção e os tios de coração, apenas pensam na querida filha de Baltazar. Por isso, gostaríamos que o pai abdicasse só um pouco do direito à privacidade, seu e de Esmeralda.

Baltazar, repare neste gesto de simpatia, aceite este estender de mão, seja como a mãe e o casal Gomes – Partilhe os momentos de felicidade, não nos deixe nesta tristeza.

Felisberto

Por Esmeralda disse...

Caro Felisberto,

Somos uns tios de coração de uma sobrinha maravilhosa - a Princesa.

E porque ela é a nossa luz, por aqui, continuamos a esperar que Baltazar partilhe connosco alguns dos muitos momentos maravilhosos que tem com a filha.

O Por Esmeralda apenas pode reafirmar que não faz parte de uma "disputa" de adultos. Temos pena que Baltazar não compreenda isso.

Desejamos um óptimo fim de semana à Princesa

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (10.Out - 23:41)

O Caro anónimo perguntou, muito escandalizado, o que tem em comum Esmeralda e o caso de Maria, noticiado no Correio da manhã.

O que tem em comum é o muito pouco cuidado que a justiça continua a revelar pelos cidadãos, nomeadamente com crianças de tão tenra idade.

Também Esmeralda foi vítima de actos inexplicáveis, quando em Dezembro do ano passado, foi arrancada aos gritos da vida maravilhosa que tinha. E quem oordenou sabia da violência que estava a desenvolver por uma criança, nessa altura com apenas seis anos de idade, motivo por que com a devida antecedência, mandou isolar o edifício do Tribunal e ruas circundantes para que não pudesse ser testemunhado.

Mas os gritos de Esmeralda continuam nos nossos ouvidos.

Para terminar, o seu comentário apenas não foi publicado pelo nome muito engraçado que nos chamou, tão engraçado, que até serviu para disfarçar as dificuldades de interpretação que tão bem demonstrou. E os "anões de cérebro somos nós?"

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caros Amigos e Amigas,

No próximo fim de semana a Princesa retornará ao convívio com os seus paizinhos muito queridos.

A magia pairará novamente por Torres Novas e a aura, como de costume, contagiará até aos arredores.

Deste modo, não há forma de ofuscar a felicidade que brilhará e irradiará quando a Princesa abraçar os pais.

Tivémos muita pena que Baltazar e os seus "amigos" tenham deturpado as nossas intenções, mas reforçamos a mensagem - o Por Esmeralda continuará disponível.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Amigos do Por Esmeralda,

Retirei hoje estes nomes do site da Petição Por Esmeralda:

Mariav Vilas Cid Barroso Eanes Lopes Marrafa Câncio de Ana Vasconcelos Caetano Gomes Laagarto Aidida Porto Brasil

Já repararam que do grupo dos "inimigos do coração" também já consta o apelido Caetano?

Fico a aguardar para conhecer o próximo "inimigo do coração"

Por Esmeralda disse...

Cara Luísa Ramos,

O Por Esmeralda lamenta muito as grandes confusões que continua a fazer:

- Sabe o que é um pleonasmo?
- Sabe o que é um nome carinhoso?
- Sabe o que é o carinho por um filho?

Não entendemos a sua preocupação com o nome, pois tal assunto até já foi esclarecido em tribunal, na presença do Sr Baltazar, tendo ele aceite as explicações dadas.

Bom Nome ?=? nome verdadeiro : não entendemos

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Por falar em confusões, mas afinal o que há de errado em tratar a criança pelo seu nome, isto é ESMERALDA?

Se sei o que são "pleonasmo", "nome carinhoso", "carinho por um filho"?

Sei, isso e muito mais!

A vossa falta de humildade de alguns de vocês, quiçá arrogância, já começa a cheirar um bocadinho mal!

É pena, porque o Por Esmeralda, globalmente, até cumpre bem o seu papel.

Luísa Ramos

Anónimo disse...

Bem comparar o amor de PAI, o amor que BALTAZAR tem por Esmeralda, com o amor que Portugal inteiro lhe poossa ter, é RIDICULO.
Pensei que ainda houvesse decência! Pensei que este blog, apesar de ODIAR BALTAZAR e ESMERALDA, ainda e até pela formação académica dos mentores do mesmo, apresentasse um pouico de decência. Não, infelizmente o que pretendem é mesmo, qual cilindro, esmigalharem Baltazar e sua filha Esmeralda.Gostaria sinceramente saber o que moverá esta gentinha, para aparecerem a defender tão acérrimamente quem deu ou vendeu uma criança a estranhos e quem por CRIMES praticados na pessoa duma infeliz indefesa, estão em cumprimento de pena, bem leve, e assim não seria se as influências que os tios movem cumprissem a sua obrigação de não interferirem com a justiça.

Um cidadão que paga o ordenado do sargento

Anónimo disse...

Aos responsáveis pelo PorEsmeralda:

Nunca me canso de salientar a vossa postura e o carácter subjacente a essa forma de estar.

Só mesmo muita má fé, muita irracionalidade, muito rancor , justificam os ataques de que continuam a ser alvos.

Esperava-se que o sr. Baltazar e as pessoas que o rodeiam tivessem já reconhecido a necessidade de "pousar as armas" em nome da felicidade de Esmeralda .

Se as coisas não levam o rumo por eles desejado, é apenas porque esta criança teve a coragem de se abrir e, como já se suspeitava, em liberdade ,o seu coração desfez toda a manipulação orquestrada em volta dos seus sentimentos e vontades.

Mas, será que o PorEsmeralda tem alguma "culpa" nisso?

Aqui apenas se "adivinhava " a verdade e se "sabia" que, como o azeite, mais cedo ou mais tarde ela surgiria à tona.

Alguém forçou Esmeralda a dizer o que disse às magistradas?

Nem perante este facto incontornável , as pessoas abriram os olhos e o coração perante o sofrimento desta menina?

Que pai, que mãe, continuaria a ignorar o que se passa com um filho, exigindo apenas os seus direitos de progenitores?

Agora, e perante situações que conhece, o porEsmeralda oferece generosamente o seu apoio.
Mesmo continuando a não ser compreendido.
Mesmo continuando a ser insultado... assim como alguns dos comentadores habituais.

Em troca da incompreensão abrem-se num gesto fraterno.
Em troca do insulto, estendem a mão numa oferta de partilha.

Tudo em nome da Paz, da Tranquilidade, da Harmonia...enfim...da Felicidade desta menina que tanto tem sofrido.

Se alguém vos apelidou de "anões de cérebro" não se preocupem .

Mais vale isso do que ser-se "gigante de cérebro anão".

Conheço pessoas que, sendo anões do ponto de vista físico, têm um carácter e uma personalidade gigantescos.

É que, a estatura do Homem não se mede em centímetros. mas antes em actos.
Triste e lamentável é vermos por aí gente crescida mas cujo cérebro e coração não passam de órgãos atrofiados.

Continuem, PorEsmeralda,na senda do vosso propósito : não deixar esquecer o sofrimento porque fizeram passar esta criança e tentando contribuir para a harmonia de todos quantos amam a pequenina Esmeralda.
No respeito pelos seus sentimentos
e pelo seu crescimento saudavelmente harmonioso.

É a ela que a Justiça ainda está devedora.

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Cara Luísa Ramos,

O que diz a respeito do Por Esmeralda sobre falta de humildade e/ou arrogância, é o que a seguir transcrevemos?

"Baltazar,

Nós andamos por aqui apenas a pensar na sua querida filha. O Baltazar quer-lhe muito e ...

Convidamo-lo a partilhar connosco alguns dos muitos momentos maravilhosos que tem com a Esmeralda.

Estamos a estender-lhe a mão."

Lamentamos que ainda que nos tenhamos dirigido a Baltazar de forma tão directa encontre outras intenções senão as que realmente dizemos.

E reafirmamos que continuamos disponíveis para também apoiar o pai de Esmeralda.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (12.Out - 18:33)

Disse “Bem comparar o amor de PAI, o amor que BALTAZAR tem por Esmeralda, com o amor que Portugal inteiro lhe poossa ter, é RIDICULO.” – O Por Esmeralda lamenta muito que tenha entendido as nossas palavras dessa forma.

Como óbvio, os sentimentos dum pai, duma mãe, dum filho ou de um amigo não são comparáveis, e muito menos mensuráveis.

Quanto ao que a seguir diz, apenas mostra que o que o preocupa não é exactamente o que começou por escrever mas um grande ressentimento, que compreendemos, mas que neste momento pensamos que já não se justifica.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Também li a notícia da menina de oito anos a quem o juiz resolveu entregar aos familiares. Acho impressionante como a nossa justiça não aprende com os erros que tem causado ao longo do tempo, dando sempre relevância à biologia. Sem comentários. Deve estar a sair o resultado de uma outra criança que vive em Vila Real com uma família de acolhimento. Só espero que a nossa justiça não falhe mais uma vez, e que deixe a Iara viver com quem ela se sente bem, porque para essa criança os que têm cuidado dela desde bebé são os seus pais. Porém, não acredito que isso vá acontecer, porque a justiça não dá valor aos sentimentos das crianças. A maior parte das vezes os tribunais têm relatórios médicos sobre a secretária aonde se verifica que os menores não estão a ser bem cuidados pelos familiares, muitas vezes nesses relatórios está patente o medo por parte destes inocentes relativamente àqueles com quem os querem obrigar a viver, e mesmo assim os juízes insistem em ferir os seus coraçõezinhos.
Sempre gostei de ler este Blog, porque nos trazem informações credíveis não ferindo, contudo, o senhor Baltazar, contrariamente ao que se verificava no outro Blog. Por isso dou os parabéns mais uma vez aos membros deste Blog pela maneira como tratam todas as pessoas envolvidas neste caso, sem ferir a Ana Filipa.
Deixo ficar um beijinho não só à nossa princesinha, assim como também à Iara, à menina de oito anos e à Alexandra. A Alexandra está a viver na Rússia com uma família sem condições para a tratar, inclusivamente a mãe, a quem a nossa justiça resolveu entregá-la em Maio deste ano, não se comovendo com os seus gritos. A menina pediu ajuda, e ninguém ouviu a sua voz de anjo. Um beijinho para as nossas princesas mal-tratadas.
Cristina

Anónimo disse...

Bom dia
mas que confusão é esta?
virem para este espaço com pedras de
arremesso,pois posso dizer que os
apoiantes de Baltazar,nada contribuem
para a felicidade desta menina,são
pessoas sem coração,foi dado o poder
paternal ao Pai será que este Pai
sabe compreender a filha?
acho que não,existe muito rancor
dentro dele mas esse rancor é
transmitido para a menina
Pobre menina que tudo sente
estar sempre acusar que a menina foi dada ou traficada, isso é uma tecla que lhes fica muito mal porque este casal de criminosos
como vocês dizem,deu todo amor
a uma criança que passava nesicidades porque a Mãe não tinha
leite para poder criar se não fosse este casal a menina teria morrido
agora o Pai tem todos os poderes
esta justiça não está bem,cho
muito bem AIDIDA PEDIR OS SEUS DIREITOS
Maria

Anónimo disse...

Continua a assistir-se a comentários lamentáveis feitos por pessoas que facilmente são reconhecidos como ferrenhos colaboadores de um defunto blogue cujo fio condutor era o ódio e a vingança.

Uma das pessoas que tem o desplante de achar arrogância e falta de humildade a esta direcção era mesmo uma das mais activas naquele espaço.

E há outros, claro.

O PorEsmeralda vai aqui colocando alguns desses comentários, decerto para provar que , como nos "velhos tempos", continua a ser atacado e insultado, quando, afinal , ficou provado que aqui é que sempre se falava a Verdade, e de uma maneira civilizada, contida, generosa, até.

Mas, por favor, a direcção do blogue não permita que este espaço, habitualmente povoado de preocupação, confiança, apelo à harmonia, e sobretudo amor e interesse pelo bem-estar e futuro de uma indefesa criança, se transforme num local igual a outro de tão má memória.

Aqui temos respeito e preocupação pelo que possa suceder com Esmeralda e torcemos para que a justiça seja realmente justa para com esta menina.

O que não aconteceu naquele fatídico Dezembro.
Onde os seus interesses foram violentament subjugados ao cumprimento de leis que priviligiam valores duvidosos,centrados nos adultos, em detrimento da preocupação que toda a Sociedade deve ter pelas suas crianças.

Por isso, é tempo de reparar erros. Mas, sem ódios, sem rancores , sem vinganças.

Em vez disso, continuemos a torcer pela reparação desses erros, mas, em harmonia e tranquilidade, procurando o tal casamento da razão com o coração.

Como nos informam, o próximo fim-de-semana será mais um pequeno passo para a reparação de tanto sofrimento causado a esta menina.
O seu coraçãozito vai receber mais uma inundação daqueles afectos que só as almas cúmplices num amor verdadeiro conseguem sentir .

Por isso,aqui ficam os votos de uma pessoa que admira este espaço e agradece as informações sempre correctas aqui prestadas:

Óptimo fim-de-semana Esmeralda!

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (15:57)

O Por Esmeralda tem aberto este espaço a alguns comentários, diferentes dos habituais, porque tem como objectivo tentar reflectir de uma forma pedagógica sobre algumas mensagens neles contidos. Por certo já verificou que tais comentários têm tido sempre resposta por parte da Direcção do Por Esmeralda.

Portanto, ainda que não apreciando o tom bastante seco e por vezes duro em que se dirigem ao Por Esmeralda, não queremos impedir que nos coloquem questões, possam tirar dúvidas sobre pontos de vista ou opiniões opostos à nossa, desabafar, denunciar, etc., bastando para tal que não utilizem conteúdos ofensivos e que respeitem o âmbito deste espaço – Esmeralda.

As respostas do Por Esmeralda tentarão sempre mostrar uma genuína preocupação pelos superiores interesses da Esmeralda e um sentido e responsável apelo à harmonia.

Não podemos contudo deixar de denunciar o que aconteceu naquele fatídico Dezembro, onde como muito bem diz “Os seus interesses foram violentamente subjugados ao cumprimento de leis que privilegiam valores duvidosos, centrados nos adultos, em detrimento da preocupação que toda a Sociedade deve ter pelas suas crianças”.

Por isso, neste espaço e desde que nos chegou ao conhecimento que a Esmeralda, estando bem, podia estar melhor, vamos continuar a aguardar por uma partilha desinteressada, de reflexões entre adultos responsáveis.

Também desejamos um óptimo fim-de-semana a Esmeralda.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Tenho comentado neste blogue algumas vezes e vi, até agora, os meus comentários publicados, ainda que nada tenham de favoráveis a Aidida a até ás atitudes passadas do casal Gomes. Defendi sempre a presença do casal Gomes na actual vida de Esmeralda de maneira a ampará-la e ajudá-la na dificil transição que a sua vida sofreu. Acreditei, ainda que sobre algumas sombras, na vontade da direcção deste blogue em defender a causa "Esmeralda". Aceitei que também são um blogue totalmente a favor do casal Gomes, dada a versão que apresentam os factos. Nada disto me impediu de aqui comentar serenamente, educadamente, sem pretensões a mudar alguma coisa e muito menos a mudar mentalidades.
Mas, repito mas, quando publicam o vosso comentário do dia 10, 8:25H, fico preplexo e as sombras cobrem totalmente a minha dúvida. Afinal o que pretendem claramente?
Retirar Esmeralda ao pai?
Ajudar a "mãe" Aidida a ficar com o poder paternal de Esmeralda?
Ajudar os Gomes a recuperar Esmeralda?
Não o compreendo.
Porque errou a justiça ao entregar, finalmente e após quase 7 anos, a filha a Baltazar?
Pensei que a vossa intenção fosse amenizar, facilitar, ajudar a pequena Esmeralda na sua nova vida. Isto cumprindo as decisões dos tribunais e aguardando que Esmeralda refaça a sua vida junto do pai com o apoio daqueles a quem sempre conheceu. Nada mais.
Porque pretendem passar a mensagem que Esmeralda foi indevidamente retirada aos Gomes?? Sabem em consciência que o crime não PODE compensar! Jamais se pode obter uma criança desta maneira, fugir à justiça, esconde-la, etc, etc, e esperar que a justiça decida em nosso favor porque é tarde demais para Esmeralda. É isto que defendem? Objectivamente estariamos a dizer ao mundo que o que os Gomes fizeram é correcto, que se pode fazer. NÃO, não é, nem pode ser! Independentemente do amor (inegável) que este casal deu á menina, não se pode pactuar com estas atitudes. Muito menos com as de Aidida, que voçês sabem, diz e diz-diz ao sabor da corrente...
Creio que o que assusta Baltazar, não é nada que ande a fazer de errado, mas o poder das influências neste país. Poder e influência que se arrastaram nos tribunais durante quase 7 anos.
Medo de perder novamente a filha, não por ser um mau pai, um pai negligente, um pai ausente, um pai em dificuldades financeiras, mas porque neste pequeno país, a justiça é "manobrável a quem tem poder e influência. Senão vejamos os anos em que decidiu a favor de Baltazar e o tempo que demorou a cumprir o que decidiu, certo?
Cara direcção deste blogue, não se pode dividir Esmeralda em 2, Baltazar é seu pai, a justiça já decidiu, porque pretendem continuar a pactuar com este tipo de atitudes? Ajudem sim, os Gomes a conformarem-se que Esmeralda está com o pai para ficar e que muita sorte têm em a justiça lhes conceder tempo com a menina. Ajudem Aidida a não "guerrear" com Baltazar. Afinal, sabe-se que se Esmeralda tivesse sido propriamente e devidamente adoptada, Aidida era há muito carta fora do baralho, sem qualquer direito sobre a filha.
Já aqui afirmaram que "nós" os apoiantes de Baltazar (seja lá quem formos, ou o que é isso) receamos qualquer coisa, que o próprio Baltazar teme qualquer coisa. Parecendo que alguém escone qualquer coisa... epa, parece uma teoria da conspiração! O que EU temo, e falo unicamente por mim, é que as influências ditem que Esmeralda seja entregue a Aidida.
Ficaria devastado pela (in)justiça deste país, envergonhado em nome de Esmeralda!
Dêem paz a esta menina junto do pai e deixem-se de mais disputas em nome do "amor maternal" de Aidida.

Anónimo disse...

"Estamos a estender-lhe a mão."
Gesto bonito, mas desinteressado?
Poderá realmente Baltazar confiar em pessoas que tanto defendem atitudes como as do Casal e Aidida?
Poderá Baltazar realmente acreditar na generosidade de alguém que o privou da filha durante 7 anos?
Poderá Baltazar sequer acreditar numa palavra de alguém que continua a debater-se na justiça para lhe tirar a filha?

Baltazar é um homem sem grande formação académica, um homem angustiado pela vida, pela justiça, pela filha que diz querer viver com uma mãe que nem conhece, pela angustia de partilhar a sua filha com um casal que tão mal lhe fez, que lhe arruinou a vida e reputação. Que o destruiu moral e psicologicamente.
Poderá Baltazar confiar em vós?

Oxalá fosse verdade! O mundo seria perfeito! Os homens dariam s mãos em nome do amor por uma criança! Finalmente o superior interesse de Esmeralda seria levado em consideração!
Então se pretendem ajudar Baltazar, porque ainda falam em erros da justiça? Porque mantem Aidida a persistência e teimosia em retirar a menina ao pai?
Porque realmente o que interessa não é o fim feliz, ou seja, o vosso final é outro: Esmeralda tem de regrassar aos Gomes! Está é a verdade escondida! Assim este vosso post é perfeita demagogia!
Desculpem o desabafo e franqueza mas mais vale assumir que no vosso entender a felicidade de Esmeralda passa unica e exclusivamente pelo retorno aos Gomes.

Anónimo disse...

Dá ideia que o anónimo que comentou às 19:05 e 19:18 é exactamente a mesma pessoa, ou então as mensagens são encomendadas, ou melhor dizendo, "apadrinhadas", pela mesma pessoa. Essa ou essas pessoas não querem o Superior Interesse desta Criança, mas somente querem vê-la como o troféu que o Sr. Baltazar conquistou à força. Esta criança sabe bem o que quer, e o que é melhor para ela, e foi ela própria que o disse à Justiça e à Ciência. Deixem-na escolher em paz!
Bom fim de semana Princesa,para ti e para os teus queridos pais do coração, que sempre têm dado provas do verdadeiro amor que sentem por ti.

Maria da Paz

Natércia disse...

Pois eu em resposta a alguns comentários,não escondo que o meu desejo é vêr Esmeralda ser criada com aqueles que verdadeiramente a amam,Luis Gomes e Adelina!
E quêm me pode criticar isso?
Aqueles que (a meu vêr)do mesmo modo absurdo defenderam a entrega de Esmeralda ao "pai"aos gritos!
Quêm são eles?
Parte dos benfeitores que agora desampararam Baltazar!
Sim porque outra parte já aqui admitiu,que Esmeralda devia conviver com os pais,outra parte que seria benéfico o convivio da menina com quêm a criou,outra parte que seria melhor que tivesse ficado onde estava!
Á sua maneira,de uma forma ou outra todos vão admitindo que Esmeralda estava melhor do que está!
Vá lá,demagogia é inventar felicidade onde ela não existe!
Amor que não cobre tudo!
Demagogia é não querer admitir que a própria Esmeralda,uma verdadeira senhorinha que sabe aquilo que quer,já fez a sua escolha!

Em resposta á sra dona Luisa Ramos,que
concerteza todos relembramos do extinto ESMERALDA-SIM,ápraz-me só acrescentar o seguinte-PLEONASMO-é a repetição de palavras ou expressões inteiramente inúteis por nada acrescentarem ao que já foi dito, ou seja, presença de palavras supérfluas na frase. Por este motivo é considerado um vício de linguagem e recebe o nome de "Pleonasmo Vicioso".


Considerando que esta senhora Luisa Ramos ,nada de benéfico ou novo acrescenta a esta causa, deduzo que nem ela própria entende o que escreveu, sofre desta desordem psicossomática!

O meu grande abraço a todos,especialmente ao casal Gomes,por Esmeralda,e dizer que estou de volta.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (13.Out - 19:05)

Tem comentado neste blogue algumas vezes e viu, até agora, os seus comentários publicados, ainda que nada tenham de favoráveis a Aidida e até ás atitudes passadas do casal Gomes, o que nos satisfaz bastante pelo tom correcto que utiliza no seu discurso. Não fossem pessoas como o caro anónimo e o Por Esmeralda quase não teria oportunidade de esclarecer opiniões e pontos de vista.

Defendeu sempre a presença do casal Gomes na actual vida de Esmeralda de maneira a ampará-la e ajudá-la na dificil transição que a sua vida sofreu e não nos parece que da autoria da Direcção do Por Esmeralda aluma vez tenha lido algo que não vá também nesse sentido. E repetimos algo que já dissémos - a única preocupação dos Gomes é o bem estar psicológico da menina Não fosse assim e nas ferias ou fins de semana que ela passa com eles, não se despediria muito bem disposta para correr para o pai.

Caro anónimo, o Por Esmeralda não tem nada a ver com as batalhas judiciais dos adultos que fazem parte da família alargada de Esmeralda (Baltazar, Aidida, Gomes). O único propósito do Por Esmeralda é reflectir sobre o bem estar da Princesa a todos os níveis e portanto pelos seus superiores interesses.

Assim, não compreendemos em que se estará a basear para “acreditar ainda que sobre algumas sombras, na vontade da direcção deste blogue em defender a causa "Esmeralda".”

Quanto ao comentário que refere do dia 10, 8:25H, onde diz ficar preplexo e que as sombras cobrem totalmente a sua dúvida, não podemos esclarecer porque não o encontrámos.

Pergunta também “Porque errou a justiça ao entregar, finalmente e após quase 7 anos, a filha a Baltazar?” – o Por Esmeralda responde-lhe com a seguinte pergunta : Será que a justiça agiu bem sobrepondo os direitos de Baltazar aos de Esmeralda?

Também pensa e muito bem, que a nossa intenção fosse amenizar, facilitar, ajudar a pequena Esmeralda na sua nova vida, cumprindo as decisões dos tribunais e aguardando que Esmeralda refaça a sua vida junto do pai com o apoio daqueles a quem sempre conheceu.

E continuando apenas a pensar em Esmeralda e no seu bem estar psicológico, que pensa o caro anónimo do que a Esmeralda já confessou à Sra Juíza, nas três vezes que foi ouvida? Ou esse facto é no seu entender para desvalorizar?

De que forma poderão os seus direitos ser defendidos?

Quem compreendeu os seus desejos?

Até agora, apenas a Juíza se preocupou com ela, permitindo-lhe voltar ao convívio com aqueles que para ela sempre foram os seus pais.

Quanto ao que refere, poder estar a assustar Baltazar, continuamos a não entender. Se ele tem a consciência de que tudo faz pelo melhor da filha, não deve temer. Afinal a justiça já lhe entregou a filha. A justiça se encarregará de avaliar os resultados.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (13.Out - 19:18)

Verificamos que duvida do que por aqui vamos reflectindo. Não é o único. E não nos incomoda porque não tememos. Todos por aqui estão muito seguros das suas convicções, que a cada momento se vão fortalecendo.

Portanto, Baltazar está no seu direito de duvidar. Também aceitamos as suas reservas.

No entanto, caro anónimo, o Por Esmeralda, ainda assim continuará de mão estendida para ele, pela Esmeralda, apenas.

E caro anónimo, o mundo pode ser perfeito, quando as pessoas o quiserem. O Por Esmeralda quer, pelos superiores interesses da Esmeralda.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara Natércia,

É com muita satisfação que voltamos a contar com os seus sábios comentários.

Das suas palavras, confirmamos as convicções do Por Esmeralda quanto às vantagens discutiveis da decisão de Dezembro de 2008 em que a Princesa foi arrancada de forma muito violenta e traumática à sua família. Não temos dúvidas que o seu bem estar e os seus supeiores interesses não foram colocados no topo das justificações para que tal medida tenha sido tomada e da forma que o foi.

Quem podia ficar feliz, ou tranquilo, ou indiferente, assistindo ou tendo conhecimento dessa cena de terror no Tribunal de Torres Novas, onde os gritos de Esmeralda ficaram gravados?

E relativamente ao que o nosso coração nos diz, diz a razão, ou mais pròpriamente a lei da Organisação Tutelar de Menores (OTM) que quando se decide sobre a vida de uma criança, a decisão deve ser tomada só no interesse da criança. Portanto, nesse dia a justiça não respeitou os superiores interesses da Princesa.

Ainda do que o coração nos diz, diz também a lei da Organização Tutelar de Menores (OTM) que no que diz respeito à atribuição da guarda, o guardião cuidador deve ser aquele que se apresente com maiores capacidades de conciliação. E portanto, também neste ponto a justiça não avaliou convenientemente todos os adultos deste caso e falhou na defesa dos superiores interesses da Esmeralda.

Concluindo, até aceitamos as reservas de Baltazar, mas que as não utilize para justificar uma grande insegurança que pelos mtivos óbvios não devia demonstrar.

Por Esmeralda

Natércia disse...

Peço desculpa,mas há pouco esqueci-me de mencionar a minha total concordãncia com o facto de o Por Esmeralda publicar aqui comentários diversos,opostos,e alguns manifestamente ofensivos!
Isso irá reforçar a verdade dos factos com que o Por Esmeralda se têm defrontado ao longo destes meses!
Servirá também para demonstrar se o que move o coração destas pessoas é o bem estar de Esmeralda,o bem estar do sr Baltazar,ou o desejo de vingança latente contra o casal Gomes!
O Por Esmeralda saberá usar de critério em publicar ou não certos comentários,mas sempre que se revelem construtivos,apoiando seja quêm for devem ser revelados!

Um abraço.

Por Esmeralda disse...

Cara Natércia

No Por Esmeralda não há pesoas perfeitas. Como tal, por vezes torna-se difícil seleccionar os comentários publicáveis ou não.

O critério de publicação manifesta-se na preocupação pela defesa dos superiores interesses da Princesa.

Continuaremos por aqui a tentar a cada dia atender melhor aos nossos propósitos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Eu, simples anónimo, que tem seguido esta história desde que foi conhecida, estou totalmente de acordo com os comentários da srª d. Natércia.

1º- Também acho que a menina estaria muitíssimo melhor se tivesse ficado com o casal que tão bem a criou e educou.
Ao ser retirada , a justiça "esteve-se mas tintas" para a criança. ( peço desculpa pela expressão popular)
Apenas e só foi feita "justiça" a um adulto.
Adulto que, a meu ver, também deveria ter sido punido por um crime : o de abandono de uma mulher grávida e do filho recém-nascido.
Nunca compreendi como se dá o poder paternal , com total impunidade, a quem procede assim.

2º- Também concordo que a direcção do blogue aqui publique alguns dos comentários azedos e insultuosos que recebe. Ou que, simplesmente defendem acérrimamente o sr. Baltazar . É assim que se confirma o que sempre se percebeu : essas pessoas defendem o pai, esquecendo-se completamente dos danos causados à menina.

Ora, no meu entender, quem sempre deveria ter estado no topo das preocupações de todos, principalmente da justiça, era Esmeralda.Não o pai que foi o primeiro a cometer um erro gravíssimo. Erro sem o qual nunca teria existido esta triste história e se teria evitado o sofrimento de uma criança inocente.
Que a justiça esteja a tempo de remediar o erro que ela também cometeu, naquele dia 19 de Dezembro último .

Alguém peguntava atrás:
" o que querem ? tirar Esmeralda ao pai?"
Ninguém "tira" filhos aos pais, nem pais aos filhos. Esse vínculo biológico é indiscutível.
Mas as crianças são mais do que objectos de pertença,mesmo tratando-se de filhos.
E, cabe a quem de direito, numa Sociedade com valores e sobretudo com responsabilidades sobre o futuro de um País, avaliar escrupulosamente a forma como as crianças são tratadas tanto do ponto de vista físico como emocional e afectivo.
E, se for MELHOR PARA AS CRIANÇAS, porque não retirá-las a pais que de algum modo estejam a falhar no cumprimento dos seus deveres?
Ou em que as crianças não se enquadrem afectivamente porque as suas referências filiais são outras e por isso se sentem violentadas nos seus sentimentos?
Não é isso que acontece algumas vezes?
Infelizmente, a meu ver, menos vezes do que as que deveriam.
Ao invés, outras inocentes,após estarem integradas em famílias afectuosas, criadas com todo o esmero, são "devolvidas" aos pais biológicos , dando prioridade a este vínculo, acabando por ter um fim trágico, como alguns casos que foram públicos.
Por isso se exige à Justiça que coloque sempre , mas sempre, no topo das suas decisões, os tais superiores interesses da criança.
Como diz a OTM citada pela direcção do blogue.

É que, as crianças de hoje , serão os homens de amanhã...o futuro de um País, a sua maior riqueza!
Cabe-nos a todos, sem excepção, a responsabilidade
da preparação desse futuro que deixaremos aos vindouros.

Anónimo disse...

Bom dia
Mais uma vez li aquilo que é mais
repugnante os altos valores do sr.
Baltazar, como pode ser possível
valorizarem as vontades dos adultos
neste sentido o que a menina tanto
deseja não conta
a isto eu chamo igoismo,de quer eu
mando e posso
aonde está a sua humildade,pois só lhe ficaria bem por sua iniciativa
levar a menina a visitar o Casal
Gomes a quem o sr.tanto lhes deve
eles aos olhos da justiça já pagaram por isso, mas isto foi pelo
verdadeiro amor que sentem pela
sua filha,já o seu não acredito
acho que o sr. tem medo de perder
o troféu que conquistou, se não
fosse deixaria ser ESMERALDA FELIZ
Maria

Anónimo disse...

Esmeralda é feliz com o Pai e sua Familia. Porque teimam em falar do que não sabem. Porque teimam em aceitar como verdades dogmáticas as mentiras que nos são impingidas por certas pessoas deste blog.Porque não aceitam que os Gomes cometeram um drime grave, que na grande maioria dos países não é punido com pena suspensa. E ssei do que estou a falar.Porque teimam em desvalorizarem COMPLETAmente as familias sanguineasw em sobrevaloraçlão das tais familias inventadas à dois ou três anos as de "afecto". Mas alguém se convence que um Pai de sangue normal, ama incomensurábelmente mais os seus filhos, que uma familia e pessoas que a +unica coisa que pretende, salvo rarissimas excepç~ºoes, é sanaram o trauma de não poderem ser pais de sangue? Que culpa têm os filhos dos pobres desse facto? Nâo são pais e se querem uma criança sigam todas as normas e não comprem, só porque são ricos os filhos dos pobres.Pobre trababalhador e honesto tem direito a criar a amar os seus filhos.Ou só os ricos deste blog é que podem ter e comprar filhos?

Como sempre não publiquem e depois escrevam uns coçentários a dizer que sempre publicaram apesar de serem favorávbeis ao Baltazar. Tenho a certeza que todos os comentários que ao de leve foram favoráveis a Esmeraqlda e Baltazar foram da vossa autoria, para enganar os pobres, que para vós n~ºao passamos duma cambada de estúpidos e cretinos, que maps não sabemos senão fazer filhos para vós ricos comprardes.
Nãp publiquem. Continuem a seguir a táctica nazi.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (13:14)

Da leitura do seu comentário e numa primeira abordagem : Mas que grande confusão vai na sua cabeça!

Vejamos então por partes como entendemos a sua mensagem:

1) Disse "Esmeralda é feliz com o Pai e sua Familia." - O Por Esmeralda concorda.

2) Disse "Porque teimam em falar do que não sabem. Porque teimam em aceitar como verdades dogmáticas as mentiras que nos são impingidas por certas pessoas deste blog." - O Por Esmeralda informa que neste espaço apenas são informados factos verificados, confirmados e alguns denunciadosa quem de direito.

3) Disse "Porque não aceitam que os Gomes cometeram um drime grave, ... " - O Por Esmeralda lamenta muito que o caro anónimo ainda não tenha entendido o que pensamos acerca disso. Convidamo-lo a ler as nossas mensagens e comentários já publicados.

4) "Porque teimam em desvalorizarem COMPLETAmente as familias sanguineasw em sobrevaloraçlão das tais familias inventadas à dois ou três anos as de "afecto"." - O caro anónimo deve ter lido algo nesse sentido, que sabemos que há quem pense assim, mas não foi de certeza no Por Esmeralda

5) Disse " Mas alguém se convence que um Pai de sangue normal, ama incomensurábelmente mais os seus filhos, que uma familia..." - Caro anónimo, o amor não se mede, acontece sempre na medida certa e ninguém tem no sangue genes próprios para amar. Não entendemos o que quer dizer com "o sangue noemal de um pai".

6) Disse "... Que culpa têm os filhos dos pobres desse facto?" - O Por Esmeralda acha que esta também é uma grande confusão.

7)Disse " Nâo são pais e se querem uma criança sigam todas as normas e não comprem,..." - O Por Esmeralda também acha o mesmo

8) Disse "... só porque são ricos os filhos dos pobres.Pobre trababalhador e honesto tem direito a criar a amar os seus filhos.Ou só os ricos deste blog é que podem ter e comprar filhos?" - E novamente o Por Esmeralda acha uma grande confusão. Porque é que as pessoas pobres não deveriam ter filhos? Os ricos deste Blog? O caro anónimo devia clarificar um pouco mais a que se refere exactamente.

Para concluir, aconselhamos o caro anónimo a não mostrar uma ingenuidade que pretende mostrar ter, apoiando-se em factos inexistentes, irreais e puramente demagógicos.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Comigo não há ódios nem rancores, existem verdades. E são só verdades que aqui deixo nos meus comentários, por isso não compreendo, se assim é não publicarem os meus comentários.
Tenham pois a coragem de o fazer.
As maiores felicidades para ESMERALDA é esse o meu maior desejo

Anónimo disse...

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "APENAS POR ESMERALDA":

Em nome de todas as pessoas que defendem que a justiça e a lei é para todos EXIGIMOS que deixem de chamar failia de Esmeralda a DOIS **; COMO * E * *; QUE PRETENDEM ÚNUca e exlusivamente * eSMERALDA NO SE espiritoE NO SEU AINDA FRÁGIL CORPO. nÃO SE ENTREGA DURANTE AS FESTANÇAS LÁ EM CASA DOS *, a criança a * *, para a passearem de colo em colo e a beijarem * e *.
Nós denunciamos. Parece que ninguém investiga.Quando ESMERASLDA como outras crianças em identicas condições, obrigadas a conviver não com quem a ama, com a sua familkia de sangue, mas com este tipo de * *, for sériamente molestada e se passar dos simples * para muito mais, então ser+á tarde e as avestruzes terão todas as cabeças enterradas.
MENTIROSOS; Esmeralda ninca disse em tribunal nem a nenhum juiz que queria viver com os *. Semopre disse querer viver com o PAI e sua FAMILIA DE SANGUE. Queria eim visitar de vez em quando a * fugida do Brasil por * o ou os filhos, tal como fez com Esmeralda, porque esta ex.* lhe meteu na cbeça que se ficasse com o Baltazar ele a levaria para muito longe. Disse também querer ver e porque a ana vasconcelos lhe disse. palavras de Esmerqalda, era melhor para ela ver os * e caso não quisesse seria internada numa instituição bem longe e de ONDE NUINCA MAIS SAÍRIA. Só mos admiramos que uma técnica que tanto preza a ciêmcia, utilize estes métodos cientificos para OBRIGAR ESMERALDA a dizer que quer ver de vez em quando os *.Para não falarmos nas forças policiais.

Natércia disse...

Bem esta espécie de comentário de
Anónimo 14 de Outubro de 2009 14:50
é uma coisa surreal!
Quêm conseguir decifrar,o que esta pessoa quer dizer será porventura um sábio.
Mas que coisa sem pés nem cabeça!E são comentários sem pés nem cabeça como estes,que levam me levam cada vez mais a têr a certeza que Esmeralda está entregue á "bicharada"!


Diz:Em nome de todas as pessoas que defendem que a justiça e a lei é para todos EXIGIMOS que deixem de chamar failia de Esmeralda a DOIS **; COMO * E * *; QUE PRETENDEM ÚNUca e exlusivamente * eSMERALDA NO SE espiritoE NO SEU AINDA FRÁGIL CORPO. nÃO SE ENTREGA DURANTE AS FESTANÇAS LÁ EM CASA DOS *, a criança a * *, para a passearem de colo em colo e a beijarem * e *.
Nós denunciamos. Parece que ninguém investiga."

São estas insinuações que mostram
com que tipo de pessoas se está a lidar!Mentes distorcidas,e sujas,que como se torna óbvio defendem o sr Baltazar!
Estas pessoas sim,deveriam ser investigadas
caso se venha a saber que convivem com Esmeralda!Quêm sabe até se quem escreveu estas barbaridades cheias de erros ortográficos,não será alguém bem próximo de Esmeralda!
Para bem da sua(de Esmeralda)sanidade mental espero bem que não!

Anónimo disse...

Muito boa tarde todos!

Hoje apenas se me oferece fazer uma pergunta à direcção do PorEsmeralda.

O comentário que acabei de ler, enviado por um Anónimo ás 14:50 está confuso .
Percebendo-se, embora, o teor do mesmo e o que defende, tem por todo ele uma "carrada" de asteriscos.

A minha pergunta é: esses asteriscos foram colocados pela direcção do blogue em substituição de temos indignos e palavrões impossíveis de publicar?


Penso que sei a resposta, mas, mesmo assim, gostava e muito agradecia que confirmassem.

Inacreditável!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Serão mesmo cordeiros?! Ou, apenas lobos com vestes de cordeiros?!
Não acredito na boa fé e nas boas intenções de quem agora quer estender a mão a um pai que se viu obrigado a lutar durante anos até o deixarem ver e falar com a sua filha.
Não acredito nas boas intenções de uma mãe que dá um filho e se recusa a informar o pai do paradeiro desse filho;
Não sei se o pai da pequena Esmeralda passa por dificuldades económicas, mas se assim é, vive o mesmo drama de muitos casais que passam dificuldades face à grave crise económica; Para isso, exitem apoios estatais e subsídios a fundo perdido, enquanto se estiver desempregado;
Mas se o pai está em dificuldades, a mãe da pequena também não estará melhor, pois está desempregada há muito tempo e o marido também não recebe ordenado há vários meses, pois a empresa onde trabalhou, já encerrou ou está para encerrar.
Se o pai está sem condições fincanceiras,a mãe também não estará melhor.
O que precunizam fazer? Apoiai pai e mãe?
Retirar a menina ao pai e até à mãe?!
E o qeu fazer em relação a todas as outras crianças cujos pais passam por dificuldades financeiras? Instituicionalizá-las?
Dá-las para adopção aos casais estéries e mais endinheirados?

Anónimo disse...

Bem gostaria que alguém me explicasse, dos sábios deste blog o seguyinte. Se adquirirmos um objecto roubado, ainda que disso não tenhamos conhecimento, descobeto o mesmo, somos obrigados a devolvê-lo, não nos livbrando mesmo assim de bastantes incómodos a explicar às autoridades o nosso desconhecomento do caso, o que nem sempre é fácil e leva em imensos casos ao crime de reseptação.
Os gomes compraram, receberam umja criança da qual não sabiam a origem. Não sabiam se a tal intermediária a teria ou não roubado visto não conmhecerem a mãe nem o Pai à data. Como é possivel, que no fim disto tudo fossem apenas e só condenados pelo crims de moldura mais leve, sendo-lhe retirado o de rapto e até em bem vistas as coisas de sequestro.
A misera indeminizaqção que pagaram ao Pai, jamais cobrirá todo o sofrimento por que passou este homem durante longos e penosos 7 anos. Para não falarmos dos vexames a que foi sugeito sempre que tentou aproximar-se do sangue do seu sangue, que aqueles infelizes que pelas leis da natiureza nunca poderão procriar se opoderaram, do sangue de Baltazar. Para não esquecermos que nem uma simples foto, uma qualquer recordação por mais simples, tiveram a ombridade de lhe atirarem, nem que fosse da janela de casa.Como pode Baltazar acrteditar em quem o continua a ameaçar cada vez que se encontram?
Claro que Esmeralda depois dos fins de semana de tormenta, corre alegre e feliz para o PAI. Pudera, está a correr para a liberdade, para o lar onde é respeitada.
Por Esmeralda respeuitem Baltazar e terminem com a guerra que apenas e só prejudica uma pessoa, Esmeralda. Esmeralda quer ser feliz e não quer nem deseja e um dia irá responsabilizar-vos por se terem metido na sua vida. É que vocÊs nem da familia de Esmeralda são.Familia só há uma a natural, sanguinea, a do ADN e mais nenhuma.

Como de costume não publiquem. è que não digo que o sargento é santo.

Só uma coisinha mais. Mãe que dá um filho a desconhecidos, por intermédio duma intermediária, deveria ser proíbida de voltar a ver o filho. Nâo merece a benção que a vida lhe proporcionou. Mas, esta parece já ser hábito lá para os brasis.Não gfoi por acaso que veio para cá...

Anónimo disse...

Sou o anónimo do dia 13, das 19:05 e já agora para acabar com o anonimato a minha alcunha na blogosfera é de "Zé Portuga". Alguns dos comentadores talvez já tenham lido alguns comentários meus sobre este caso, em outros blogues e sites como no "In Verbis", Destak e até no blogue da concorrência, agora extinto.
Sempre defendi, assumo, a razão da justiça, da verdade e do moral e socialmente aceite. Assim, tive de me colocar do "lado" de Baltazar. Acho, em consciência, que quando se duvida, do que quer que seja nesta vida, devemos sempre chegar à verdade. Neste triste caso, a duvida de Baltazar recaiu sobre a paternidade, nada mais havia a fazer do que um teste de ADN. Assim foi. Sabem, quem leu os acordãos e várias entrevistas a jornais, que Baltazar não foi obrigado a qualquer teste. Foi sim, intimado, no processo de averiguação de paternidade a efectuar os testes. A palavra intimado parece causar estranheza, mas garanto-vos que até as testemunhas voluntárias em processos, são intimadas, nada tendo haver com obrigação.
Penso sinceramente que tudo começou por aqui. As pessoas simplesmente pensaram que Baltazar, estando-se nas tintas para Aidida e Esmeralda, se recusou e foi obrigado a efectuar o teste. Puro engano. Sabe-se que Baltazar sempre afirmou que não só reconheceria Esmeralda como filha, como estava ciente das suas obrigações, Mas com obrigações também existem direitos. É aqui que a justiça falha. Falha no sentido de reconhecer esses direitos com rapidez e eficácia. A justiça portuguesa falhou com Baltazar mas também e sobretudo com Esmeralda. Privou pai e filha de se conhecerem numa altura da vida em que Esmeralda recuperaria sem dramas e traumas. É esta parte da história que muitos pretendem esquecer e até ignorar. Nenhum pai pode ser condenado por um crime que não cometeu: o de saber ou ter a certeza que é pai.
Para não ofender susceptibilidades não vou mencionar todos os crimes cometidos pelo casal Gomes em nome do tão falado amor. Não vou sequer falar no gesto de doação por parte de D. Aidida, também em nome do amor. Vou falar unicamente dum pai, que cumpriu com a sua obrigação de perfilhar, de querer educar, criar e acima de tudo conhecer a sua filha. Demorou 7 anos a consegui-lo. Deveria desistir, também em nome desse amor? Amor de pai, biológico, também é puro sangue, pertença, orgulho, egoísmo, será assim tão errado ou fará parte do ser humano enquanto procriador? O meu filho... a minha filha..., fiz-me entender? Não é um troféu, como muitos dizem, é mais do que isso, é algo que nos está nas entranhas, quem é pai (biológico sabe-o, sente-o), que um filho(a) é o centro do nosso universo e a terra gira em volta dele(a) e não do sol. É um pedacinho de nós, aqui entra a biologia e nada a supera. Não menosprezo, pelo contrário, as pessoas que adoptam crianças. São alvo da minha profunda admiração. Amar um ser humano para lá da biologia. Amar uma criança como parte de nós.
Só assim compreendo a atitude extrema dos Gomes.

Continua

Anónimo disse...

Continuação

A justiça não errou na sentença, errou sim, no tempo em que demorou a cumpri-la. Culpa de quem? Não de Esmeralda. Não de Baltazar. Então? Devemos castigar Baltazar a ficar sem a filha porque a justiça é lenta, porque o casal fugiu a essa justiça, porque Esmeralda já tinha 6 anos?
E os direitos de Esmeralda? Sim, o direito á familia biológica, neste caso o pai, que não a abandonou, não a rejeitou, não a vetou ao esquecimento? Sim, o direito a ser amada e criada pelo seu pai? Não estariamos a esquecer os direitos de Esmeralda a ter um pai? Que culpa tem Esmeralda que isto se tenha "arrastado" anos, que pessoas a tenham impedido de conhecer e conviver com o seu pai? Pensam, por acaso, que quando for mais velha Esmeralda não reconhecerá o sacrificio e esforço de Baltazar? Provado e mais que provado, quase todas as crianças adoptadas, criadas por outros, querem preencher o vazio da familia biológica. Saber quem eram, como eram, porque não ficaram com elas?
Esmeralda sofre. Sem dúvida. Foi arrancada de tudo o que conhecia e era seguro para ela. Agora precisa de tempo, estabilidade, amor e sentir-se segura novamente. As crianças são seres espantosamente moldáveis e adaptáveis. Precisam de muito amor. Dêem amor a Esmeralda, só.
O que estariamos a dizer á sociedade se os Gomes tivessem ganho, que é aceitável aceitar crianças em praça pública, andar fugidos com ela durante uns anos e depois reclamar que já é tarde demais para retornar á sua verdadeira familia? Que Aidida é uma heroína por dar a filha a um casal de estranhos porque não tem condições para a criar? Que pobreza é justificação para se dar filhos? Ou para não cria-los? Que um teste de ADN é condenação certa para um homem não poder ser pai?
Tantas questões morais e sociais em jogo.
Acredito que todos os que apoiam os Gomes o façam em nome de Esmeralda e no sofrimento causado a esta criança. Mas não podemos ignorar o passado, não podemos passar por cima de tudo e todos.
Esta é a minha posição perante os factos provados em tribunal. Senão acreditar na justiça e no que ficou provado nada mais resta.
O tempo é senhor e ri nesta história. É preciso tempo para Esmeralda aprender a amar e confiar no pai.
Cara direcção, desculpem-me o comentário longo, mas existe um mundo de verdades diferentes. Alguns de nós não pactuam com o crime mesmo cometido em nome do amor. Não creio que se deva beneficiar o infractor em nome de nada que não seja o castigo. Os Gomes aprenderam da maniera mais dolorosa que o crime não compensa: ficaram sem a sua menina. Ponto final. Aproveitem Esmeralda no tempo concedido pela justiça para continuar a amar e vossa "filha". Aidida, a mãe que deu a menina, perdeu-a. Ponto final. Não à retorno a doações de crianças, mesmo em nome do amor ou pobreza.
Esmeralda tem uma jornada dificil pela frente, mas a de Baltazar não é tarefa menos fácil. Ajudem este pai e filha a ter tempo para si mesmos, como familia.
Comentarei enquanto me for permitido. Não sou hipócrita, falso moralista, sou apenas homem e pai (recente)!
Zé Portuga

Anónimo disse...

é de realçar que realmente o Por
Esmeralda tem muita educação
eu no lugar deles nem sequer respondia a pessoas que não sabem ver os factos
As pessoas que aqui comentam pela
felicidade da menina estão certas
naquilo que dizem não são do século
dezoito mas sim no século vinte e um
acreditam na ciência e ciência essa
que já demonstrou que Esmeralda não
estava bem, começou a ficar melhor
com as idas há sua casa que sempre
conheceu,com os seus Pais do coração
os pobres podem sim ter filhos
desde que saibam assumir as suas
responsabilidades desde bébé

Anónimo disse...

Efectivamente, é inacreditavel que uma criança e a sua felicidade, possam gerar tantos ódios e tantos sentimentos feios, o que a menina precisa é de união o que alguns "apoiantes" de Baltazar queram a toda a força, é desunir!Mas nós os resistentes, vamos continuar a unir esforços para que todos se entendam, para que a história desta Princesa tenha um final feliz.
Catarina

PS-coloquei aspas na palavra apoiantes, porque certo tipo de pessoas não são apoiantes de nada são desapoiantes de tudo, éu costumo dizer que há pessoas que estão sempre contra por 2 motivos, por tudo e por nada.

Por Esmeralda disse...

Cara Maria da Conceição,

Pensa e muito bem - os símbolos substituem palavras inpublicáveis, ouça-se "PIII".

A razão que levou o Por Esmeralda a proceder assim, foi para de uma forma clara, deixar evidente o muito baixo nível de grande parte de alguns comentários que aqui chegam, bem como à Petição.

Trata-se de amontoados de palavras,muitas vezes ilegíveis, com o único objectivo de lançar ofensas que nos deixam muito preocupados relativamente à possibilidade de terem origem em alguém que esteja muito próximo da Princesa.

Deste modo, têm razão de ser alguns receios manifestados por amigos e amigas quanto ao bem-estar da Princesa.

Por Esmeralda

Natércia disse...

Sr zé portuga.

A Seg. Social é muito exigente com os candidatos à adopção! E com certos pais biológicos?
Como aconteceu no caso Esmeralda,Alexandra e outros casos por este país?
As comissões de protecção de menores, tribunais e seg. social portaram-se muito mal!?Os júizes fizeram avaliações baseadas na letra da lei,quando nestes casos se devem ponderar muitas outras coisas.
Deverão responder pelas falhas de avaliação???
Deixo a resposta ao critério de quêm lê este blogue!

As crianças são em primeiro lugar seres-humanos e como tal, "não são propriedade de ninguém". Nem mesmo dos pais biológicos. Ou pelo menos não deveriam ser. Uma coisa, é passar por dificuldades económicas. Outra coisa é negligência. E nenhuma criança merece passar por isso. Para mim, a partir do momento em que os pais negligenciam a criança, já para não de falar de outros problemas (Esmeralda foi negligênciada pelo sr Baltazar,desde o ventre da mãe etc.) deviam perder automaticamente o "direito" a elas. As crianças são indivíduos a quem se deve o mesmo respeito e atenção que a um adulto. Não são bens. Sinceramente penso que o "Superior interesse da criança" passa sobretudo por uma infância feliz, estável e digna e direito a escolher com quêm querem estar(Esmeralda já o fez) não a sofrer constantes maus tratos( mesmo psicológicos não deixam de ser maus tratos)e negligência... O problema é que em Portugal, apesar de estar escrito por todo o lado em letras grandes, não se atende ao supremo interesse da criança, mas sim ao supremo interesse dos pais...

Ninguém é de ninguém, nem as crianças são propriedade dos seus progenitores, que apenas as procriaram neste caso. Pai e mãe é quem cria, ama e educa, os outros são meros procriadores. Por se pensar assim é que os tribunais neste país, na sua grande maioria, defendem sempre a permanência das crianças nas famílias biológicas, mesmo que maltratadas e mal amadas pelos seus progenitores. Afinal de contas há que lembrar que progenitores são pessoas, e como tal, podem ser seres humanos horríveis e maus. Não sei porquê, mas convencionou-se que, quem dá vida biológica é sempre um bom ser humano, bem formado e apto a ser bom pai ou boa mãe. Quando tantas vezes assistimos a vidas miseráveis de seres que tiveram a infelicidade de serem gerados por esse tipo de procriadores........

Em primeiro lugar deve de facto, pensar-se na felicidade da menina. A médio e longo prazo, em que situação é que a menina beneficiará mais?Com os pais afectivos que lhe podem oferecer o mesmo ou até mais amor que o pai biológico,além de estabilidade emocional, económica e um futuro mais ou menos assegurado? Ou com o pai biológico, que por muito que a ame, não consegue sequer assegurar-lhe as necessidades mais básicas? As crianças não são um brinquedo ou mais um adereço,sr zé portuga!

Anónimo disse...

No caso Esmeralda, a mãe biológica resolveu de forma rápida aquilo que o estado levaria anos a resolver. A criança não teve de passar meses ou anos em instituições, com todos os problemas inerentes.

À sua maneira , a mãe biológica resolveu o problema da filha. Poderia simplesmente abandoná-la numa instituição dizendo que ignorava o nome do pai.

Claro que depois vieram os problemas legais. O mesmo estado que não resolve em tempo útil os problemas das crianças abandonadas, penaliza quem de forma expedita os resolve.

Os casos Esmeralda, Vanessa e outros que têm sido mediatizados conseguiram que a sociedade discutisse este tema e que os representantes do povo que fazem/aprovam as leis ficassem sensibilizados para a discussão e eventual alteração da lei e prática existentes.

No meu entender, ou a lei ou a prática dos juizes têm errado na sobrevalorização dos laços biológicos sobre os afectos duradouros.

As alterações que foram aprovadas recentemente na Assembleia da República pareceram-me sensatas, no entanto, não sendo especialista em direito não conheço todas as implicações que possam vir a ter.


Pedro.

Anónimo disse...

Sr Anónimo de 14 de Outubro de 2009 16:38

Receber uma criança que ninguém quer, dar-lhe o sustento e amor que o pai biológico negou é uma obra de caridade.

Fuga à justiça e não cumprimento de sentenças, em abstrato é errado mas, quando a decisão é errada e injusta e atenta cruelmente contra os direitos de uma criança , é um dever . Se a Vanessa tivesse sido defendida da "justiça" que a entregou à família biológica, ainda hoje podia estar viva.

"privação de uma criança das outras crianças, infantário, enfim do mundo?"
não se aplica à Esmeralda .De facto ela não foi privada do mundo, mas sim da fome , da rejeição e do abandono, para lhe ser oferecido um mundo de conforto e afecto no seio de uma família estruturada onde ela se sente amada e onde não faltam crianças na família alargada.

Sobre a privação do pseudo pai, posso dizer-lhe que certamente ela nunca sentiu falta dele; não fez falta,ela foi uma privilegiada que pôde usufruir dos cuidados maternos a tempo inteiro. Nesse aspecto esta criança foi uma privilegiada pois teve o acompanhamento e a dedicação da mãe até à idade escolar.
Se considera um erro não têr convivido com o "pai"
é bem menos grave do que o erro de negar apoio à parceira grávida e à filha , sujeitando a criança ao abandono.

Tenho dito.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (15:30)

Disse "Não acredito na boa fé e nas boas intenções de quem agora quer estender a mão a um pai que ..." - Está no seu direito, mas continuamos de mão estendida a Baltazar pela Esmeralda.

Disse "... se viu obrigado a lutar durante anos até o deixarem ver e falar com a sua filha." - Não entendemos aqui preocupação pela Esmeralda

Disse "Não acredito nas boas intenções de uma mãe que dá um filho e se recusa a informar o pai do paradeiro desse filho;" - O Por Esmeralda aceita o gesto de Aidida, só e desamparada, de ter entregue a filha a alguém que cuidaria muito bem dela, o que aconteceu.

Disse "Não sei se o pai da pequena Esmeralda passa por dificuldades económicas, mas se assim é, vive o mesmo drama de muitos casais que passam dificuldades face à grave crise económica;" - O Por Esmeralda também pensa como o caro anónimo, mas será que o Sr Baltazar autoriza que o auxiliemos? Basta ele dizer como.

Disse "Para isso, exitem apoios estatais e subsídios a fundo perdido, enquanto se estiver desempregado;" - Sorte do Sr Baltazar que o Dr Paulo Portas não venceu as eleições.

Disse "Mas se o pai está em dificuldades, a mãe da pequena também não estará melhor, pois está desempregada há muito tempo e o marido também não recebe ordenado há vários meses, pois a empresa onde trabalhou, já encerrou ou está para encerrar." - E se fosse D. Aidida a responder pela totalidade das despesas da filha, teríamos o mesmo gesto.

Caro Anónimo, será capaz de connosco centrar as suas preocupações nos superiores interesses da Esmeralda? Só dessa dorma poderá entender o alcance da nossa mensagem.

Se ler com atenção as nossas mensagens e respostas a comentários - está lá tudo.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

À Direcção do PorEsmeralda:

Bem-hajam pela confirmação sobre o texto que referi.

Nada que se diga sobre o mesmo, conseguirá ser mais ilucidativo do que aqueles asteriscos indispensáveis à publicação de qualquer escrito minimamente decente.

E já agora, senhores comentadores "apoiantes" do sr. Baltazar , respeitando os pontos de vista de cada um, perfeitamente legítimos, aqui têm ( neste texto exemplar das 15:15) um dos motivos porque as pessoas aqui neste blogue se preocupam tanto com a pequena Esmeralda ,tendo algumas dúvidas sobre o ambiente e as pessoas de que poderá estar rodeada.

Não são as dificuldades económicas que devem inviabilizar a paternidade ou a maternidade.
Não é a pobreza material que põe em perigo a saudável desenvolvimento de uma criança ou que estigmatiza uns pais .
Tantos pais pobres que são óptimos cuidadores !
Para esse tipo de pobreza haverá porventura ajudas que minimizem essas carências.

O problema é a outra pobreza : a pobreza moral.
Esta sim, muito grave!

Quem escreve textos como o citado, revela , no mínimo, uma mente doentia, e uma postura completamente desadequada, chocante mesmo.


E a questão que se põe é : será que este tipo de gente faz parte do meio em que passou a viver Esmeralda ?

Se assim for...é uma criança em perigo.
Não tenhamos dúvida.

Mª da Conceição

Por Esmeralda disse...

Caro anónimo (17:47)

Se conseguisse, em vez de se colocar do "lado" de Baltazar, colocar-se apenas do lado de Esmeralda, talvez olhasse para este caso de forma diferente.

Vejamos então o que se nos oferece, a propósito do que diz:

Caro anónimo, por pensarmos apenas na defesa dos superiores interesses de Esmeralda, não julgamos Baltazar por ter duvidado da sua paternidade. Essa dúvida que o caro anónimo defende e parece aplaudir, é algo que Baltazar, enquanto pai, carregará para sempre na sua consciência. Esmeralda entenderá esse período da vida em que apenas teve uma mãe? Como estava Esmeralda enquanto que Baltazar a ignorou e portanto a abandonou?

O caro anónimo acha que a justiça falhou quando não foi rápida nem eficaz a reconhecer os direitos a Baltazar. Como estava Esmeralda enquanto a justiça falhava com Baltazar?

Ainda das suas palavras, quere-nos parecer que afinal pensa como o Por Esmeralda quando diz "... pai e filha de se conhecerem numa altura da vida em que Esmeralda recuperaria sem dramas e traumas." - Diga-nos caro anónimo, aquela cena horrível em 19 de Dezembro de 2008 foi ou não traumática para Esmeralda? Como vai Esmeralda recordar esse dia para o resto da sua vida?

E caro anónimo, essa é precisamente a parte da história que não conseguimos esquecer porque nos envergonha. Esmeralda sentir-se-á também envergonhada por a justiça lhe ter roubado de forma abrupta e violenta toda uma vida familiar, a única que conhecia?

Fala depois de crimes cometidos pelos adultos da família alargada de Esmeralda. Parece que aos olhos da justiça, Baltazar não cometeu nenhum crime, Aidida não cometeu nenhum crime e os Gomes cometeram e já pagaram na justiça. Irá Esmeralda um dia mais tarde condenar algum deles? Julgamos que não porque ela os ama a todos, muito.

Pergunta-nos depois se achamos que Baltazar "deveria desistir, também em nome desse amor?" - Não caro anónimo. Ao contrário, Baltazar devia apenas respeitar os sentimentos da filha. Respeitar e sentir. Saberá Baltazar o que é isso? Estarão os superiores interesses de Esmeralda a ser defendidos?

E caro anónimo, é escandaloso quando diz "quem é pai (biológico sabe-o, sente-o), que um filho(a) é o centro do nosso universo e a terra gira em volta dele(a) e não do sol.". Seria mais apropriado trocar o termo biológico por teste ADN. Sabe quantas vezes Esmeralda já pediu ao pai para visitar a mãe e os Gomes?

O caro anónimo pergunta-se ainda "Que culpa tem Esmeralda que isto se tenha "arrastado" anos, que pessoas a tenham impedido de conhecer e conviver com o seu pai?". Esmeralda não tem culpa nenhuma. Esmeralda não sentirá a falta da família que era a sua? a única que conheceu? O caro anónimo tem muita pena de Baltazar e de Esmeralda?

Diz também que as crianças adoptadas, criadas por outros, querem preencher o vazio da familia biológica um dia mais tarde. Essas crianças têm que esquecer as famílias adoptivas? Acha que Esmeralda como num toque de mágica esqueceu os Gomes?

Tantas questões morais e sociais em jogo, não é caro anónimo? E Esmeralda estará feliz?

Esqueça o passado caro anónimo. Vai ver que as soluções para o futuro serão incomparàvelmente mais transparentes e fáceis de escolher.

Finalmente, pede-nos que ajudemos este pai e filha a ter tempo para si mesmos, como familia - leu a nossa mensagem? leu algumas das respostas que por aqui recebemos?

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Quero só deixar aqui aqui uma pequena frase proferida por Esmeralda
quando soube que poderia manter o contacto com os pais de afecto,para ela os únicos que conheceu.
Passo a citar:
-«Afinal, a doutora juíza é mesmo minha amiga»
E mais não posso dizer,mas muito mais quereria!
Queria só lembrar que os juizes são seres humanos,que por vezes têm que se cingir ás leis vigentes,ainda que discordem de algumas.

Anónimo disse...

Seja como Esmeralda ou não,
quero viver como petiz
que tem a quem dar a mão!
Mesmo sendo Ana Filipa,
ou tendo outro nome, afinal,
não quero passar a vida
dependendo de um Tribunal!
Gostava que aqueles pais,
que me criaram tão bem,
fossem amigos do pai
como o são da minha mãe.
Mesmo não sendo de verdade
aqueles que me geraram...
deram-me amor, tranquilidade,
porque muito me desejaram!
Não foi preciso ADN
para se tornarem meus pais!
Meu amor por eles é perene...
...esquecê-los? Nunca mais!
Venham os juízes todos,
jubilados, da Relação:
Meus pais são os afectivos,
que me deram amor e pão!
Até pagaram dinheiro
àquele que "filha" me chama:
- Se ele me tivesse amor
nunca armaria esta trama!
Minha mãe é a Aidida,
que me gerou sem ter sorte!
Fosse ela como outras
teria no aborto minha morte!
O pai e a avó que me negaram
e insultaram a minha mãe
prolongaram o meu calvário
porque foram pagos... e bem!

Anónimo disse...

Porque serão sempre as crianças as mais penalizadas?
A meu ver para a Esmeralda e tendo por base as ciências humanas e sociais, deveria ser decretado o exercício do poder paternal partilhado pelos pais adoptantes ou afectivos e pelo pai biológico, tal como se tratasse de um casal normal que se divorcia e em que ambos partilham e são responsáveis pelo desenvolvimento e educação do filho, estando sempre presentes os interesses e o desenvolvimento equilibrado da criança.

Este poder paternal partilhado deveria verificar-se, não por um pequeno período de tempo, mas até aos 10/12 anos de idade e nessa altura seria a Esmeralda a escolher, em tribunal de menores, com quem desejaria viver a sua adolescência.

É certo que mesmo nesta idade estamos longe de conseguir tomar decisões realistas e assertivas, mas será o peso da dedicação, do amor, da relação afectiva que entretanto tivesse sido construída entre a criança e os adultos em causa, que nessa altura, jogaria a favor da decisão da Esmeralda, que até poderia ser a continuação da situação existente (poder paternal partilhado).

Por outro lado este período de tempo permitiria ao pai biológico desenvolver capacidades paternais, uma vez que este tipo de competências não é inata ao ser humano, desenvolve-se na interacção ou relacionamento que se estabelece entre filhos e pais ou prestadores de cuidados.

Neste momento aos 7 anos de idade a Esmeralda é suposta viver a sua segunda transição imprevista, foi novamente retirada da segunda mãe (da mulher que para ela desempenha esse papel) e é novamente colocada num outro contexto familiar, com outro pai e outra mãe, com quem não se estabeleceu o processo de vinculação (apego ou elo que se constrói até aos oito meses de idade entre a criança e o seu prestador de cuidados e que é determinante no desenvolvimento global do indivíduo) e que só num passado muito recente começaram a fazer parte das suas representações mentais, o que indiscutivelmente irá afectar as suas rotinas, o seu “modus vivendi”, requerendo da Esmeralda o desenvolvimento de competências de adaptabilidade que devido á estrutura mental própria dos cinco anos, poderá ser um processo acompanhado por muitas lágrimas que significam sofrimento e nestas situações as crianças acabam por ser sempre as mais penalizadas. Ora, se alguém tem que sofrer no meio de tudo isto, que sejam os adultos ( pois são estes que certamente apresentam mais resiliência, ou seja, a capacidade que permite melhor resistir a situações adversas de vida) e não a criança.

Esta segunda transição ou mudança pode revelar-se muito traumática para a pequena Esmeralda, podendo mesmo provocar graves défices a nível emocional e afectivo, traduzidas a curto prazo num baixo desempenho escolar e num fraco relacionamento interpessoal (crianças conflituosas ou crianças isoladas nos recreios das escolas, incapazes de interagir com os colegas…) e podendo reflectir-se posteriormente na adolescência e até na vida adulta na forma de uma inadaptação social, com todas as consequências que daí advêm para o desempenho dos vários papeis inerentes ao ciclo de vida e dos quais depende a qualidade de vida das pessoas.

Assim, fará todo o sentido a revisão de uma sentença judicial tão controversa e perante a opinião unânime dos especialistas que se têm pronunciado, indubitavelmente não serei a única a colocar em causa a cientifícidade dos pareceres que foram emitidos, o que só vem demonstrar como as nossas vidas muitas vezes dependem de duas linhas mal escritas.

Lurdes Morgado

Anónimo disse...

Boa noite!
Ao entrar agora no Blogue Por Esmeralda pensei que me tinha enganado e que estaria no Blogue Esmeralda-Sim, que o mesmo poderia, eventualmente, ter ressuscitado. Vontade não faltaria a alguns. Pelo ódio e insinuações perversas que aqui vêm lançar, está à vista como é a vida de Esmeralda e quem são os apoiantes e amigos do pai.
Agora não devem restar dúvidas e existem meios para apurar a verdade.
A escrita indecifrável foi ali colocada com um propósito, não creio que fosse de alguém quase analfabeto. Cabe aos Srs. Juízes verem a origem e julgo que o Blogue Por Esmeralda, não se oporá a isso.
Já chega de sofrimento para esta menina faça-se a verdadeira Justiça no Superior Interesse desta Criança, conforme ela solicitou a psicólogos e juízes, antes que seja tarde!

BEM HAJAM AQUELES QUE SEJAM CAPAZES DE SALVAR ESTA MENINA DA INQUIETAÇÃO EM QUE VIVE, E DAS GARRAS DE GENTE SEM CAPACIDADE PARA CRIAR E EDUCAR UMA CRIANÇA DE 7 ANOS.

Com os melhores cumprimentos,
Maria Parreira

Anónimo disse...

Li aqui , escrito por um comentador, que a mãe tinha "vendido" a menina : deve ser um êrro de interpretação pois, segundo o que compreendi , a mãe , só e abandonada pelo genitor da criança, e num estado de grande fragilidade , tinha confiado a menina á nascença ao casal Gomes, considerando que ela própria estava numa total incapacidade de zelar pelo seu bem estar.

Pessoalmente tenho cada vez mais relutância em considerar o genitor Pai deveras ; quando vejo o protagonismo que ele se permite , não hesitando a expôr a menina de maneira indevida e ilegal , também eu teria certas retitências em lha confiar.

O apelo público da mãe natural demonstra bem o comportamento adequado quando se pretende agir em nome e para bem de alguém que se diz amar.

O que eu não consigo compreender completamente é como a Justiça portuguesa, com tantos técnicos á sua disposição, ainda não conseguiu resolver este caso mesmo que para isso tenha que recorrer a outro processo visto o remédio, preconizado pela sentença do anterior, ser pior que a doença.

Boris CyrulniK, psiquiatra e etólogo francês, desenvolve num dos seus livros o conceito de RESILIÊNCIA ,
" processo que , do nascimento até á morte, nos liga sem cessar com o meio que nos rodeia " (dixit Wikipédia)...e que nos constroi ( RESILIÊNCIA editado pelo Instituto Piaget).

Esperemos que á Esmeralda não falte esta tão preciosa capacidade!

Mariana.

Anónimo disse...

Que eu saiba a criança não foi "vendida" ao casal Gomes, o termo "vendida" parece-me um pouco forçado e é totalmente inadequado.
Esta "espécie" de mãe foi ter com a "espécie" de pai da criança e a "espécie" de pai voltou-lhe costas.
Esta "espécie" de mãe então em desespero de causa e preocupada com a criança foi ter com o casal Gomes, pois não tinha condições de a criar.
Fosse outra mãe como muitas andam por aí, tinham largado a criança à nascença num terreno baldio, ou então teria tido um destino pior.
Mas existe alguma dúvida que a criança é mais feliz junto do casal Gomes que junto da "espécie" de pai, que só serviu para dar a queca e que quando foi para assumir respnsabilidades, fê-lo 1 ou 2 anos depois? Pai este que segundo parece está muito tempo ausente, ficando a criança ao cuidado da madrasta que não conhece de lado nenhum?
É simples! Perguntem à criança com quem quer ficar!
O interesse da criança não está acima de tudo? Então coloquem essa pergunta e verão qual a resposta. Não será muito díficil adivinhar...

Por Esmeralda disse...

Caros amigos e amigas,

Hoje estamos mesmo muito bem dispostos. Afinal, no fim de mais um dia, olhamos para trás orgulhosos de sermos como somos e parecemos.

É assim. Há missões na vida que não são para todos, mas só para quem pode.

Por isso temos que agradecer a todos a forma tão elevada, firme e carinhosa, como juntamente connosco, continuam a pensar nos superiores interesses da Princesa.

Em nome da Princesa, bem-hajam

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Mas, afinal, o defunto e inqualificável blogue cuja "linha editorial" era o ódio, o insulto, a agressividade e o desejo de vingança, agora tenta introduzir-se aqui de armas e bagagens???
Este espaço, que sempre foi um lugar de serenidade, bom senso e afecto, está a ser invadido por sentimentos e posturas execráveis?
Não costumo comentar, mas aprecio o que vou lendo por aqui.No entanto hoje fiquei baralhado.

Senhores responsáveis pelo blogue: ficamos a saber como continuam a ser massacrados , tal como acontecia em tempos idos, mas, confesso, de tanto publicarem esses ataques, quase me sinto a percorrer as malfadadas linhas daquele espaço de má memória.

Perante tudo isto, é mais que evidente a necessidade de nâo
baixar os braços e pedir, exigir mesmo, que se faça justiça a esta criança.
Continua a provar-se que a decisão judicial de Dezembro passado não acautelou devidamente os interesses de Esmeralda.
Esta criança falou aberta e livremente.
Disse o que sente. O que quer. O que a faz feliz.
Desfez toda a manipulação que foi engendrada por aqueles que falsamente apregoavam a sua felicidade na nova vida e a aversão ao casal que a criou.
Mentiras. Manipulação.Tentativas de forçar o que se sabia não corresponder à realidade dos seus sentimentos.
Como à força a levaram aos gritos.
Como à força a arrancaram do seu mundo .
Só que , ao contrário do corpo, ninguém consegue arrancar a alma de ninguém à força!Nem de uma criança por mais indefesa que seja.

Então? E agora?
Quem tem a coragem de OUVIR realmente esta criança ?
Quem tem a coragem de a RESPEITAR?
Quem tem a coragem de DECIDIR A SEU FAVOR, E NÃO A FAVOR DE QUALQUER ADULTO?

Justiça verdadeira , em defesa de uma inocente criança, precisa-se!

F. Lopes

Por Esmeralda disse...

Caro (a) F. Lopes

Os dois primeiros parágrafos do seu comentário abordam uma questão que nos é muito cara – a forma como o Por Esmeralda se expõe.

Com efeito, a última mensagem foi uma forma muito clara de derrubarmos a última barreira que nos separava da Princesa - estendemos a mão ao Sr. Baltazar, que detém actualmente a guarda da Princesa.

Após a colocação dessa mensagem de paz no ar, fomos recebendo por aqui comentários de surpresa, de aceitação, alguns comovidos, muitos de alívio, mas também outros de tal forma ofensivos e indicadores de uma origem com sentimentos tão execráveis que nos obrigou a repensar algumas regras deste espaço.

Afinal, no nosso propósito de neste espaço convidarmos à reflexão sobre os superiores interesses da Princesa, podemos ocultar factos que indiciem situações de grande risco, caso possam ser atribuídas a quem conviva actualmente de perto com a Princesa?

Pensamos por isso que deste modo, ao partilharmos com todos os que têm as mesmas preocupações que o Por Esmeralda, tal como o (a) F. Lopes, estaremos a informar sem ocultar factos que (queira Deus que estejamos enganados) podem ainda no futuro vir a ser importantes.

Por Esmeralda

Natércia disse...

Bom dia.
Pese alguns dos comentários serem discordantes,ofensivos e manifestamente provocadores,são um indicador fiél do ambiente, em que se está a formar e moldar a personalidade de uma criança,neste caso Esmeralda.
Ao publicar alguns(tenho a certeza que se todos fossem publicados,ai sim seria chocante)dá também a possibilidade áqueles que há muito se importam com o presente e futuro de Esmeralda(que é o meu caso),de repudiar e desmontar mentiras e calúnias que têm vindo a ser lançadas sobre o casal Gomes,e sobre os desejos de Esmeralda!
Assim,e tendo eu a certeza de que o Por Esmeralda usará de bom senso e sensibilidade,acho que realmente devem expôr o que alguns seres humanos são capazes de dizer de outros seus semelhantes,em nome de uma criança.

Ainda ontem eu andava a pesquisar na net,e descobri um blogue em que uma certa pessoa expôe de modo indigno(rebaixando o ser humano ao de pior que há)a vida passada de Aidida,contando pormenores absurdos e desclassificando a senhora!


Para que conste deixo aqui um pequeno excerto,e também o menos ofensivo,do que aquele (sr/a)deixou lá escrito......



"Anónimo disse...
É triste mas foi verdade: Dia 26JUL09, ao sair de MODELO em Tomar onde tinha ido ás compras cruzei-me com Aidida que vinha entrando, acompanhada duma irmã e da ESMERALDA, pois imediatamente e á frente da ESMERALDA sem eu ter tido qualquer atitude começou a dar-me com a mala nas costas e a ofender-me, eu não dei qualquer importância ao facto para não criar conflitos maiores naquele local, não sei qual terá sido o pensamento da ESMERALDA sobre a atitude da mãe e se ela lhe deu qualquer justificação, mas vou saber quando tiver oportunidade de lhe falar quando ela for para o pai, no entanto comuniquei o facto á psicologa encarregava de acompanhar a situação.

11 de Agosto de 2009 11:1"


Depois deste outros até de cariz sexual são relatados com grande pormenor!
Que triste alguém usar coisas tão baixas só para tentar têr razão!

Silvia Pereira disse...

Eu já li tudo acerca deste caso, inclusive os acórdãos, e continuo a perguntar-me, porque é que a criança tem que pagar pelos erros dos adultos e do próprio sistema judicial. Os pró Baltazar só falam nas falhas do casal Gomes, mas esquecem que quem originou toda a confusão foi o Baltazar, que não quis assumir a criança logo de início, quando lhe foi dito pela mãe. Mesmo que duvidasse pedia ao estado para fazer o teste de ADN, e não esperava um ano, para ser notificado pela justiça, e só aí solicitar pelo teste…para um bebé 1 ano é tarde demais…de qualquer forma não é a criança que deva pagar por tudo isto. Deve voltar para a família que ela sempre conheceu e amou, e que a faz feliz.

Anónimo disse...

As árvores ocultam a floresta?!
Algumas dificuldades surgem, quando olhando para as partes, queremos compreender o todo. Todo o ser humano tem ocasionalmente sentimentos contraditórios acerca das coisas. Acerca do bem, do mal, do amor, do ódio, porque nos agarramos ás partes e a justiça é feita por pessoas que olhando para as partes querem resolver o todo.
Se quisermos aferir sobre o amor e o ódio dos adultos em relação á criança e vice-versa, teremos que olhar para o amor e para o ódio como sendo a mesma substância num estado diferente, isso permitirá um melhor entendimento dos sentimentos dos intervenientes. Em primeiro lugar saberemos que ninguém odeia esta criança porque todos têm alguma forma de amor por ela, depois que em função das nossas próprias carências estaremos mais ou menos aptos para dar, sim porque o amor é um acto egoísta (dar para receber). E sendo assim como poderemos nós realmente saber o que é melhor para a criança. Ter pais demasiado carentes de afectos, correndo assim o risco de se tornarem omnipresentes abafando o seu desenvolvimento como individuo ou um pai com um tipo de amor mais orientado por instintos genéticos? Aquilo que está em causa é a qualidade de bem estar que envolve a criança durante o seu crescimento e lhe proporcione as melhores ferramentas possíveis para ser um adulto equilibrado e socialmente produtivo. A única certeza que eu tenho é que esse é um complexo processo interactivo que carece de muita tranquilidade e certezas do ponto de vista afectivo. Caso a justiça errasse
na sua deliberação errará sempre menos sendo rápida na sua decisão. Quando digo “orientado por instintos genéticos”, quero referir-me a todas aquelas pequenas coisas nas quais sem se saber como, os pais se perdem, deixam de ter certezas, e permitem com isso a exploração de novos padrões socio-culturais e comportamentais normalmente mais adaptados ao presente, isto é também interactividade.
A justiça foi até agora a maior culpada porque provocou a maior ferida, é algo socialmente desconcertante. É como o policia ladrão… mas que digo eu? os policias e os ladrões não são árvores da mesma floresta?…


A.M.

Anónimo disse...

Boa Tarde

Fico bastante contente com a volta de Natércia e dos seus cometários, sempre muito correctos e cheios de sabedoria, na defesa dos verdadeiros interesses da Princesa.

Fala-nos que descobriu por acaso o blog de uma "certa pessoa" que todos "conhecemos" muito bem doutras paragens, pela AZIA que a Aidida lhe provoca com o desprezo que lhe dá. Já tendo sido julgado e condenado por difamações que fêz de Aidida, ainda assim não tem emenda? Penssei que com o encerramento do outro Blog esse srº tinha acabado com o escárnio e mal dizer, mas estou a vêr que não. Dª Natércia não nos quer deixar aqui o nome desse tal blog para ver-mos até onde esse srº é capaz de ir só por "dor de cotovêlo" por Aidida o votar ao desprezo e ainda é repugnante ver-mos a falta de respeito que esse srº mostra pela sua própria esposa com tais comentários.

Para o fim de semana que já começa amanhã desejo que a Princêsa e os seus pais de coração o aproveitem ao máximo para fortalecerem o Amor e Carinho que os unem

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (AM),

Do comentário que amàvelmente fez chegar ao Por Esmeralda, devemos realçar o seguinte:

“E sendo assim como poderemos nós realmente saber o que é melhor para a criança.” – No entender do Por Esmeralda até podemos não ter um conhecimento científico aprofundado que nos permita identificar tudo o que respeita á defesa dos superiores interesses duma criança, mas ainda assim, na nossa consciência, podemos e devemos hierarquizar o que achamos bem e o que achamos mal. Será mais fácil identificar os pontos positivos e os negativos.

“Ter pais demasiado carentes de afectos, correndo assim o risco de se tornarem omnipresentes abafando o seu desenvolvimento como individuo ou um pai com um tipo de amor mais orientado por instintos genéticos?” – O Por Esmeralda não identificou quem está o caro anónimo a colocar em oposição ao pai genético. Não pode estar por certo a referir-se aos Gomes, que já deixaram provado a excelente educação que proporcionaram à Princesa.

“Aquilo que está em causa é a qualidade de bem estar que envolve a criança durante o seu crescimento e lhe proporcione as melhores ferramentas possíveis para ser um adulto equilibrado e socialmente produtivo.” – E portanto, o caro anónimo pensa como o Por Esmeralda, que os Gomes realizaram um trabalho a todos os níveis sem mácula, o que facilmente se pode comprovar na menina tão especial a todos os níveis que é a Princesa. O que assiste por agora é o resultado de sete anos de convívio, de educação, de amor, de carinho, em suma, de tudo o que uma criança pode aspirar.

“A justiça foi até agora a maior culpada porque provocou a maior ferida, é algo socialmente desconcertante.” – Caro anónimo, a justiça foi muito culpada e ainda assim se justificam actos que nos envergonham com as regras dessa mesma justiça.

“É como o policia ladrão… mas que digo eu?" - Caro anónimo, mas que grande confusão! Está a perguntar a si mesmo o que escreveu, não é.


Por Esmeralda

Anónimo disse...

Nunca falei (acho) do caso Esmeralda aqui porque é um dos casos empolados pelos média para lhes permitir ir vendendo notícias, e de que maneira…!!!!!!

E eu, que podia já ter usado o caso também para atrair audiências (o meu irmão foi um dos pediatras da Esmeralda em Torres Novas), não o fiz por imperativo moral de respeito pelo sofrimento dos envolvidos. O "pai" está-se marimbando!!! Face a esta notícia que têm saido nos jornais (para ajudar a vender), emito porém o meu juízo. A criança está a ser esquartejada por tribunais e pelos media; em tudo quanto já se passou, não se vê outro objectivo senão alimentar o circo mediático.

E no drama humano vivido por Esmeralda, não se vislumbra um Salomão que entregue a criança a quem realmente lhe tem amor.O Pai que disputa a posse da filha sem a poupar ao sofrimento, não merece o benefício dos juízes.

Anónimo disse...

O símbolo da justiça, representado pela deusa Thémis, uma senhora com uma balança numa das mãos, uma espada em outra, e os olhos vendados, podem significar apenas que a justiça erra mais do que acerta, e nesse errar, quem leva a pior, são as crianças que, ainda, não possuem "o querer". Enquanto isso, cidadãos de bem, como é o caso do PAIS AFECTIVOS DA MENINA ESMERALDA,são vergonhosamente punidos por querer e ter um coração acolhedor; onde a Menina Esmeralda, ocupa o lugar principal. Parabéns pelo Por Esmeralda que denuncia a injustiça cometida pela " justiça. um abraço

Anamia

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (13:18)

Dizia assim – “Sonhei que este comentário fosse publicado.
Sonhei que não continha, para as influências, os ricos e ricas, que conduzem este blog, não lhes causasse impressão publicá-lo.”

O Por Esmeralda informa o caro anónimo que pode continuar a sonhar. Talvez um dia destes consiga também sonhar com a defesa dos superiores interesses da Princesa.

Dizia ainda “Ao acordar vi que tudo era um sonho. Tudo estava como dantes e este sonho está todo ao contrário”.

O Por Esmeralda julga que no caso do caro anónimo o problema não deve estar no contexto do sonho.

Por Esmeralda

Natércia disse...

Caro anónimo 15 de Outubro de 2009 12:52.
Andava eu a pesquisar pela blogosfera e deparei-me com este tal blogue,que na realidade não é desse sr,mas aonde o assunto Esmeralda é falado.Então o dito sr descobre o blogue e toca a descarregar asneirada.
O blogue é:http://pensando-e-falando.blogspot.com/2009/01/cronica-semanal-caso-esmeralda.html.


Abraço.

Anónimo disse...

Ora bem, meus senhores, vou começar pelo fim: Com esta decisão de 2009, em que a guarda definitiva da menina , pertence ao pai biológico, faz-se justiça!!!

Faz-se justiça, porque:

- Ninguém pode sonegar o direito a ser pai, a nenhum ser humano;

-O sr. Baltazar Nunes, desconfiado da sua paternidade, requereu prova por ADN, como estava no seu direito; se ele desconfiou que não pudesse ser ele o pai, a sra. Aidida Porto que explique porquê, pois eu na mesma circunstância acho que teria a mesma atitude;

-A criança foi entregue ao casal Gomes pela mãe da menina, que nunca antes conhecera o referido casal; explique as circunstâncias em que os conheceu e em que a entregou a pessoas que nunca conhecera;

-O Tribunal ao fim de dois anos (2004), sim dois anos???, é que resolve a situação a favor do requerente Baltazar Nunes, e bem, pois ele uma vez confirmada a paternidade não se coibiu de a exercer. Só não o fez em pleno, porque o casal Gomes , sem ponderar as consequências futuras de tal acto para a criança, não o quis, desrespeitando uma ordem judicial;
A criança vai crescendo, e os expedientes manhosos na justiça, por parte do casal Gomes, vão-se mantendo até chegarem aos dias de hoje (2009), e assim, invocam o estado psicológico da criança , agora com quase 7 anos, para ficarem com a guarda da menina.

Pergunto eu, se aqui a justiça não tem que ter um reparo. Que justiça é esta que depois de decidida uma questão importante para uma criança em 2002, e confirmada em 2004, demora a encerrar (?) este assunto, passados 7 anos. E a criança? Foi crescendo neste clima de guerra, de instabilidade emocional.
Não tenhamos dúvidas da diferença enorme do impacto psicológico na criança, se esta tivesse sido entregue a Baltazar Nunes com dois anos de idade e agora com sete.

E a bem (?) da criança , retira-se o direito a ser pai a alguém que a quis e assumiu, pois perfilhou-a, ao longo de anos, e de forma, quanto a mim egoísta, mantém-se uma farsa imoral,(nunca pondo em causa o amor do casal Gomes pela menina), talvez pensando que deixando andar isto por uns anos até a criança crescer e proibindo o pai biológico de a ver, ela depois decidirá ficar com o casal Gomes?

Claro que a criança sempre viu no casal Gomes os seus pais, não porque o pai biológico não quisesse, (recordo que desde que uma vez provada a sua paternidade, em 2003, ele a quis), mas porque estes senhores não deixaram e andaram a adiar, com eventual prejuízo para a menina e para a verdade dos factos e da moralidade da existência humana;

Agora claro que há que pensar muito bem nisto tudo.

Coloca-se aqui um dilema:
A bem da criança deixa-se tudo como está, e retira-se a alguém o direito de ser pai do Ser que concebeu, ou repõe-se a verdade da ordem normal da natural relação progenitor/cria, e afasta-se a criança dos que a criaram até agora ( relembro que de forma ilegal)?

Na minha opinião, quer o pai, quer o casal Gomes, têm que pensar no bem da menina, e em conjunto, sem influenciar a criança, e mantendo a decisão agora proferida, ( por razões morais, jurídicas e outras que já enunciei), ajudarem a que esta cresça com a maior tranquilidade e harmonia.
Um dia quando ela tiver discernimento para avaliar tudo, ela dirá de sua justiça.
Não podemos voltar atrás nesta decisão de entrega de guarda definitiva ao pai biológico.
Se o fizermos, estaremos a correr um grande risco, e a abrir um precedente, que poderá levar, por exemplo, a que alguém rapte uma criança bébé, desapareça com ela, e passados 7 ou 8 anos, invocando a idade da criança, e o facto de a mesma sempre ter reconhecido o raptor como progenitor, o mesmo tenha o direito à guarda da criança, com eventual prejuízo dos verdadeiros pais

Anónimo disse...

Direi apenas que o sonho comanda a vida e que há pessoas que não conseguem ter sonhos, mas somente pesadelos! coitados!!!!!!!!!!!
Renovo os meus agradecimentos ao Poresmeralda, alguém disse que vocês são ricos e não é que acertou, são ricos de sentimentos, têm aquela riqueza que não se compra, porque o mais importante da vida felizmente não se compra!
Catarina

Anónimo disse...

Por curiosidade fui pesquisar o endereço indicado pela srª D. Natércia.
Entre os vários comentários ,foi com perplexidade que constatei um facto que lamentavelmente já se tinha passado no outro blogue entretanto extinto:

A publicação de dados pessoais da srª d. Aidida.(nome completo, filiação, data e local de nascimento,etc. )
Inclusiamente, o nº do seu passaporte!!!
Mas não é suposto tratar-se de um crime?

Inacreditável!

São estes os valores morais e cívicos das figuras presentes hoje em dia no universo social de Esmeralda?

É que a pessoa em causa afirma ser das relações do pai desta criança, e diz abertamente que tem acesso à menina.

Cada vez reconheço mais razões ao PorEsmeralda por manifestar, e ser porta-voz , de sérias preocupações pela vida actual e futura da pequena Esmeralda.

Espera-se que quem de direito esteja atento a todas as evidências que possam pôr em perigo a sua educação, o seu desenvolvimento psico-social,enfim...a sua personalidade como ser humano em formação .

Como diz o Povo : " Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

Por Esmeralda disse...

Caro Anónimo (18:09)

Também o Por Esmeralda acha que, quer o pai, quer a mãe, quer o casal Gomes, têm que pensar no bem da menina, e em conjunto.

Relativamente ao relato que exaustivamente se informa de factos passados, avaliados e julgados, diz respeito apenas aos adultos e o que move o Por Esmeralda é apenas o bem-estar psicológico da Princesa. Cada um dos adultos da família alargada da Princesa enfrentará o que a sua consciência disser, pelo que nos dispensamos de comentar e muito menos julgar.

Para o futuro, o Por Esmeralda tem conhecimento de outros processos em tribunal em que Baltazar exige novas indemnizações monetárias, nomeadamente aos Gomes e outras entidades, do pedido de alteração de poder paternal que Aidida pediu para ela e do comprometimento dos Gomes, que cumprem, de nunca mais intentarem qualquer acção para a guarda da Princesa para lhe proporcionarem uma regularidade de vida que sentem como muito necessária.

E caro anónimo,acompanhe-nos no seguinte raciocínio:

- A mãe, já mostrou pensar na filha, pois permite-lhe falar com os Gomes quando ela pede e até já combinou com ela prescindir de metade de um dia feriado para a menina poder estar com o pai.

-O pai, prometeu pùblicamente levar a menina aos Gomes ou à mãe, sempre que ela pedisse. Das informações que dispomos não nos parece que tal tenha acontecido alguma vez.

- Os Gomes já passaram um fim de semana com a menina e sabemos que a têm preparado para a nova situação familiar. Eles pensam nela quando ela está em Torres Novas,em Tomar ou na Sertã.

Por outro lado, creia caro anónimo, que a única motivação da Direcção do Por Esmeralda quando pediu a Baltazar para partilhar momentos que passa com a filha, vai no sentido da necessidade de cooperação entre todos os adultos da família alargada.

Viu o resultado?

Esta, até outras notícias é a única resposta que o Por Esmeralda tem para oferecer a todos, estejam do lado de Baltazar, ou do lado dos Gomes e de Aidida.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 18:09, todo o mundo sabe que não foi o Sr. Baltazar que requereu prova de paternidade, ele foi notificado pela GNR para efectuar o teste de ADN, por mandado judicial,porque não pode haver pai icógnito, e ele não compareceu no registo civil para registar a filha, como havia combinado com a D. Aidida, que iria registar a menina com o nome da mãe, Esmeralda. O que a D. Aidida acabou por fazer sozinha.
Não deturpe os factos por demais conhecidos dos vizinhos e dos portugueses em geral.

Anónimo disse...

O comentário do anónimo do dia 15 de Outubro de 2009 18:09 está correctíssimo.

Mas a estes senhores Administradores do Blog e promotores duma petição (que é uma vergonha) isso não interessa nada.

O que interessa é denegrir o pai de Esmeralda, embora eles digam o contrário.

Basta lerem tudo o que já foi dito.

Criticam muito a justiça ao fazer cumprir uma decisão em 2008 (com cinco anos de atraso), mas nunca os vi criticar a justiça por demerar tanto tempo a cumprir uma decisão, nem criticar os Gomes por terem impedido que se cumprisse essa decisão.

Basta de hipocrisia e de querer endeusar quem tão mal procedeu em prejuízo de Esmeralda.

Baltazar tem sérias razões para duvidar sempre de quem tão mal procedeu para com ele, para com a justiça e em último caso para Esmeralda.

Andam agora com paninhos quentes a enganar quem???

Anónimo disse...

O pai pede mais indemnizações???

Irra!
É o que se pode dizer , ter uma filha que é uma galinha dos ovos de oiro.

Eu cá, se tivesse tido um pai a pedir diheiro atrás de dinheiro para ficar comigo, Ficaria desiludIdo , escandalizado , e, então, até tomaria uma atitude idêntica também, já que é o dinheiro que parece mover este mundo que é suposto ser de afectos.

Exigiria, ao "meu pai" uma choruda indemnização pelo acto de indiferença e abandono a que me votou e à minha mãe quando esta lhe fez saber que esperava um filho seu.
Ou alguém no seu perfeito juízo acredita que a minha mãe me teria entregue, num acto de desespero, em cicunstâncias decerto bem dolorosas, se eu tivesse um pai responsável como tinha direito a ter?
E , ao contrário, ficaria eternamente grato à minha mãe, porque, apesar da sua situação, não fez o que muitas mulheres fazem : abortar-me,impedindo-me de ver a luz deste mundo, ou depois do nascimento, colocar-me em algum caixote de lixo.

Esquecem-se muitos que tudo na vida tem um princípio.
Então voltamos à questão: qual o princípio desta história?
Ela não começou com a entrega de uma criança de forma ilegal ( por desconhecimento das partes quanto aos vedadeiros trâmites destas situações, não para simplesmente fugir à lei).
Esta história foi o que foi porque um "homem" se esteve nas tintas para ,NA ALTURA
DEVIDA, assumir a responsabilidadedos seus actos.

Tudo o resto é consequência desta falta de moral e integridade.

Se formos deslindando o caso e procurando o fio à meada, na pontinha do princípio do novelo, quem está?
BALTAZAR a "assoiar para o lado", até ser notificado.

Rima...mas é verdade!

Tenham todos um bom dia e um óptimo fim-de-semana. Especialmente a pequena Esmeralda!

Bem o merece!

Anónimo disse...

Bom dia
Estou pasmada como há pessoas que
não vêem o que é evidente,aqui neste espaço aonde mais uma vez digo e estou a ver que não o lêem,defende-se
uma criança indefesa,criança essa que
corre perigo,isto porque estou atenta
aos comentários que leio de pessoas
pobres de espírito,outras com a certeza que são donos da razão
e mais difamarem Da. Aidida como
sempre fizeram,agora noutras paragens, mas afinal não é uma
menina que se tem de defender?
é uma vergonha ver o Pai Baltazar
pedir há justiça uma indemnização
contra o CASAL GOMES
quando quem causou todo este drama
foi mesmo Baltazar, que não assumiu
desde a primeira hora a filha
se o tivesse feito hoje sim teria
direitos e a menina teria uma Mãe e um Pai,
Daqui eu apelo há justiça pela
defesa de Esmeralda que é por ela
que todas as pessoas com olhos de
ver os factos a defendem

Maria