sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A PENSAR NA PRINCESA E SUA MÃE . . . UMA PEQUENA HISTÓRIA DE NATAL, BRASILEIRA





CONTO DE NATAL


- Jingobél, jingobél , jinguolduei .......

- Maria, tu vais cantar em inglês ou em português?

- Em ingrês, sim, sinhora!

- E tu já sabes a letra toda?

- Sei não, sinhora. Mas eu vou cantar só as partes que eu sei ...

E continuou, Jingobél, Jingobél, Jinguolduei.... lara-rá, lara-lá, laralá-laiá ...

E lá se foi a ladainha, a tarde inteira. Era jingo pra cá, jingo pra lá, e uma infinidade de laralá- laiá. Maria, a empregada do 501 trouxera para aquele edifício carioca, uma modalidade bastante pessoal de alegrar o Natal. Sua voz estridente ecoava pelo respiradouro da área de serviço, espécie de garganta daqueles antigos prédios de Copacabana, e se alastrava pelas cozinhas dos apartamentos de frente e de fundos. Algumas janelas se fechavam. Outros, mais tolerantes e, tentando manter o espírito natalino, onde se deve amar ao próximo como a si mesmo e perdoar aqueles que não sabem o que fazem, deixavam-se penetrar pelo som da cantoria com paciência e esperança de que Maria fosse vencida pelo cansaço.

Depois de quase uma hora de cantoria intermitente, não foi surpresa escutar alguns vizinhos tentando completar os pedaços da letra “em ingrês” que Maria não sabia. Começou-se a ouvir também, murmúrios e assobios que se juntavam à canção de Maria:
- Hum- hum-hum , hum-hum-hum... fiu-fiu-fiu-fiufiu...

Dava para perceber que os que acompanhavam Maria pareciam também não saber toda letra em inglês e, de vez em quando, alguém deixava escapar a parte "proibida" da música com um tímido e distraído:

- O jornal ta caro, caro pra chuchu, ....

Como um mantra, a música natalina foi se apossando da área de serviço do prédio e dos ouvidos dos vizinhos que, de certa forma, se tornaram cantores passivos e coniventes com a cantoria de Maria. E se ela desse uma pausa, ouvia-se logo o assobio ou voz de alguém entoando o jingobel, como se estivesse numa atividade cerebral mecânica e compulsiva, o que desencadeava logo em seguida outros assobios, murmúrios e, novamente, a voz da Maria.

Essa compulsão coletiva foi se arrastando pela tarde inteira e se misturava ao cheiro de assados, frituras e bolos que tomavam conta do prédio.

- Jingobél, Jingobél, jinguol duei ....

O coro continuava e já não havia mais timidez ou resistência daqueles que, como Maria, trabalhavam para deixar pronta a ceia de Natal. A espontaneidade se apoderava de todos e a “versão proibida” da letra, em português, parecia que ia chegando cada vez mais perto de todos.

Por troça ou distração, alguns foram deixando escapar:

- O jornal ta caro, caro pra chuchu ...

Ao que Maria, finalmente, na estridencia de sua voz, arrematou:

- O que é que eu faço, pra limpar ...

Risos em geral:

- Mariaa !!! - gritou Dona Vanda - O que foi que eu te disse?

- Discupe, Dona Vanda! Saiu sem querê ... Foi o mínimo da tv que me inspirô ...

- Chega de cantar por hoje. Só quando tu souberes toda letra em inglês é que eu vou te deixar cantar essa música de novo.

- Sim, sinhora ! E assobiar, pode?

- Não, porque eu vou achar que tu estas assobiando aquela parte em português. Canta outra musica!

Só que Maria se calou e o prédio todo silenciou. Ninguém parecia saber entoar mais nenhuma canção de Natal. Ouviu-se uma frustração silente no ar e toda aquela algazarra ingênua que havia se instalado naquele lado do edifício parecia ter sido censurada e reprimida pela patroa da inocente Maria. Depois de alguns minutos, algumas janelas se abriram e algumas cabeças levadas, talvez pela curiosidade de saber onde estava a cantora da tarde, saíram às janelas.

Como num encontro casual, as pessoas começaram a se cumprimentar.

- Olá! Feliz Natal !

- Obrigada, Feliz Natal para você também. É de sua cozinha que está vindo este cheiro delicioso de bolo?

- Não. Deve ser do apartamento de cima. Eu estou fazendo rabanadas. Você gosta? Levarei algumas para você.

- Olá, seu José. Feliz Natal!

- Feliz Natal para vocês também!

E foi um tal de Feliz Natal para cá, Feliz Natal para lá, até que alguém perguntou:

- Quem é a Dona Vanda?

Do 5º andar apareceu uma senhora portuguesa que se apresentou como tal. E o coro foi geral:

- Onde está Maria? Nós queremos cantar jingobél!...

Sorrindo, Maria apareceu ao lado de Dona Vanda e foi aplaudida por todos que, em coro, ressoaram:

FELIZ NATAL, MARIA !!

Rio, Dezembro de 2009
Marisa Queiroz


E o Por Esmeralda acrescenta


FELIZ NATAL PRINCESA

23 comentários:

Anónimo disse...

Os seres mais bonitos do mundo são as crianças, disse-o o grande Pessoas e eu concordo, ora esta quadra é essencialmente virada para elas, esses seres puros a quem os adultos com as suas atitudes poluem.
O Natal é a festa da familia, e o que é a familia? são as pessoas que nos respeitam e amam, aquelas que fazem o nosso coração transbordar de felicidade, enfim aquelas pessoas que têm tanto para dizer uma outra quer não precisam de palavras, basta um entendimento de olhares.
Por isso da familia da menina, da verdadeira, farão sempre parte o Luis e a Lina!
Catarina
PS_Gostei da escolha de um texto brasileiro é que os sentimentos não têm Pátria somos todos cidadãos do mundo!

Anónimo disse...

Simplesmente lindo!

Para que a Ana Filipa/Esmeralda tenha um Feliz Natal, e para que esqueça as mágoas do passado e confie na Justiça, a menina tem quer ser ressarcida do sofrimento que lhe provocaram o ano passado. E para isso tem de passar um Natal com o pai e outro com a mãe e os pais de afecto, como qualquer filha de pais separados. A menina terá de passar este Natal com a mãe, já que o passado Natal o passou com o pai, para compreender que a Lei também lhe dá direitos, e só assim terá a tranquilidade que necessita na sua vida presente e futura.
Feliz Natal Princesa, para ti e para todos os que façam Justiça, para que tenhas uma vida cheia de Amor e Paz.

Mariana

Assunção disse...

"A vida de uma criança é como um pedaço de papel onde todos aqueles que passam deixam uma marca".



Ele entrou na minha vida há vinte anos, encostado à ombreira da porta da sala 202, onde eu dava aulas ao quinto ano. Usava sapatos de borracha três vezes maiores do que os pés, calças aos quadrados rasgadas nos joelhos.

Daniel fez esta entrada banal na escola de uma aldeia bizarra, ao lado de um lago, conhecida pelo dinheiro antigo, pelas casas coloniais brancas e pelas caixas de correio de latão. Disse-nos que a última escola que frequentara ficava situada num condado vizinho.

— Colhíamos fruta — disse ele, sem rodeios.

Suspeitava de que este rapaz sorridente, amistoso e mal vestido, vindo de uma família de imigrantes, fora atirado para uma jaula de leões do quinto ano, que nunca tinham visto calças rasgadas. Se ele reparou nos risinhos, nada revelou. Não foi rude nem agressivo.

As vinte e cinco crianças do quinto ano olharam para Daniel com desconfiança até ao jogo de bola dessa tarde. Ele deu então a primeira tacada na bola. Isso mereceu-lhe um pouco de respeito dos críticos do vestiário da sala 202.

A seguir foi a vez de Charles. Charles era a criança menos atlética, a mais pesada de todo o quinto ano. Depois do segundo golpe do batedor, no meio de olhos revirados e dos gemidos da turma, Daniel aproximou-se e falou calmamente para as costas arqueadas de Charles.

— Esquece, pá. Tu és capaz.

Charles animou-se, sorriu, endireitou-se e atacou sem demora. Mas, nesse preciso momento, desafiando a ordem social daquela selva onde entrara, Daniel começou a mudar as coisas — e a mudar-nos.

No fim do Outono, todos tínhamos gravitado na sua direcção. Dava-nos todo o tipo de lições. Como atrair um peru selvagem. Como saber se a fruta está madura antes da primeira dentada. Como tratar os outros, mesmo Charles. Principalmente Charles. Nunca usava os nossos nomes, chamava-me «Menina» e aos alunos «rapazes».

No dia anterior às férias do Natal, os alunos traziam sempre presentes à professora. Era um ritual — abrir todas as caixas, observar o perfume caro ou o lenço ou a carteira de cabedal, e agradecer à criança.

Nessa tarde, Daniel aproximou-se da minha secretária e segredou-me ao ouvido:

— As caixas para a mudança chegaram ontem à noite — disse ele, sem emoção. — Partimos amanhã.

Quando percebi a notícia, os meus olhos encheram-se de lágrimas. Ele quebrou o silêncio constrangedor, falando-me da mudança. Então, quando me recompus, tirou uma pedra cinzenta do bolso. Deliberadamente e com gestos decididos, colocou-a suavemente na secretária.

Pressenti que aquilo era algo de extraordinário, mas a minha prática com perfumes e sedas deixara-me lamentavelmente desprevenida para responder.

— É para si — disse ele, fixando os olhos nos meus. — Puxei-lhe o lustro.

Nunca me esqueci dessa manhã.


Continua-

Anónimo disse...

Passaram anos. Todos os Natais, a minha filha pede que lhe conte esta história. Começa sempre depois de ela pegar na pequena pedra polida que está na minha secretária. Em seguida, aninha-se no meu colo e eu começo. As primeiras palavras da história nunca variam.

— A última vez que vi o Daniel, ele deu-me esta pedra como presente e falou-me das caixas. Isso foi há muito tempo, antes de tu nasceres.

— Agora já é um homem — termino. Juntas, imaginamos onde estará e o que andará a fazer.

— Aposto que é boa pessoa — diz a minha filha.

Depois acrescenta:

— Conta-me o fim da história.

Sei o que ela quer ouvir: a lição de amor e carinho aprendida por uma professora com um rapaz sem nada — e com tudo — para dar. Um rapaz que vivia no meio de caixas. Toco na pedra, recordando.

— Olá, rapaz — digo, suavemente. — Esta é a «Menina». Espero que já não precises das caixas. E feliz Natal, onde quer que estejas.



A semana passada,li um artigo na Nova gente,que mostrava o pai de Esmeralda muito preocupado em comprar presentes,talvez pensando em satisfazer os desejos da sua filha,talvez esquecendo que o maior presente que lhe pode dar,não pode ser comprado.
Esta história mostra que as coisas valiosas,podem ser pequenos gestos.
Espero sinceramente que um gesto maravilhoso,faça com que Esmeralda passe o Natal com os seus paizinhos
e que este seja um Natal de felicidade.

Feliz Natal.

Por Esmeralda disse...

Cara Assunção

A Princesa terá um Natal cheio de alegrias e na companhia de toda a sua família alargada.

Passado um ano sobre um episódio que difìcilmente algum dia esqueceremos, a razão começa a casar-se com ocoração.

E assim,como a Catarina diz, o coração da Princesa transbordará de felicidade.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

A nossa grandeza está no conteúdo dos nossos sonhos e na nossa capacidade de contribuir para tornar o mundo melhor.
Ainda está para vir um Natal em pleno para a Princesa, quando os adultos se entenderem não em função do que lhes agrada, mas sim em função do que é melhor para a menina.
Contudo, esta notícia de que o Natal vai ser passado com a familía alargada, enche-me o coração de alegria, num dia em que passa um ano sobre aquele triste episódio da entrega forçada da menina ao pai.Os gritos dela ainda estão vivos na minha memória e entristecem o meu coração!
Mas ponhamos as tristezas de lado e façamos deste Natal uma porta escancarada para um Ano melhor para a princesa e para todos os que se empenharam nesta causa que vai para além desta criança pois é um alerta para todas as crianças que passam por esta situação.
Catarina

Anónimo disse...

Hoje faz um ano que a nossa princesinha foi arrancada abruptamente do meio familiar que ela sempre conheceu. Como estará ela?
Oxalá este juiz seja mais sensível, e a deixe passar o Natal com a mãe Aidida e os seus papás de coração, porque esse seria o melhor presente de Natal que ela poderia receber.
Bom Natal para a princesa e seus familiares, e também para os membros deste Blog e restantes comentadores.
Cristina

Por Esmeralda disse...

Cara Catarina,

O Natal da Princesa vai ser muito feliz, entre toda a família alargada, que já sabemos, muito ama e é amada.

A memória de 19 de Dezembro de 2008 será uma lição para a vida. A Princesa será concerteza no futuro uma cidadã preocupada com a felicidade das crianças.

Por Esmeralda

Por Esmeralda disse...

Cara Cristina,

Os seus desejos,como nossos e de muitos outros amigos, foram ouvidos.

A Princesa terá umas festas bem repartidas entre a sua família alargada.

O Por Esmeralda está muito feliz pela Princesa.

Por Esmeralda

Anónimo disse...

«A poesia é das raras actividades humanas que, no tempo actual, tentam salvar uma certa espiritualidade. A poesia não é uma espécie de religião, mas não há poeta, crente ou descrente, que não escreva para a salvação da sua alma – quer a essa alma se chame amor, liberdade, dignidade ou beleza»
SOPHIA DE MELLO BREYNER


(VEM COMIGO PRINCESA, OUVIR OS POETAS QUE FALAM POR TI….)
*******************

QUANDO UM HOMEM QUIZER...
Tu que dormes à noite na calçada do relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão
E tu que dormes só no pesadelo do ciúme
Numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
E sofres o Natal da solidão sem um queixume
És meu irmão amigo
És meu irmão
Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher
Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
Tu que inventas bonecas e comboios de luar
E mentes ao teu filho por não os poderes comprar
És meu irmão amigo
És meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
Pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
És meu irmão amigo
És meu irmão
Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher
ARY DOS SANTOS

(Será que é mesmo quando um homem quiser?
Porque será que tantas vezes não queremos ou simplesmente ignoramos???)

(VAMOS PENSAR JUNTAS, PRINCESA QUERIDA!)...
***********************************

ZECA AFONSO
Natal dos simples

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura

(“A partilha, dos pães e dos peixes” saciaram a fome a milhares de homens, mulheres e crianças que mais não Fizeram do que REPARTIR)
No Natal dos simples, Rabanadas, pão e vinho novo, fariam da pobreza, um Mundo Novo, em alimento, trabalho e PAZ PARA TODOS, se soubéssemos mesmo REPARTIR…
(SONHA CONNOSCO PRINCESA, PARA QUE ESSE SONHO POSSA SER REALIDADE...)
Maria do Mar
Continua...

Anónimo disse...

Continuação...

NATAL – Manuel Alegre

Acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
Era gente a correr pela música acima.
Uma onda uma festa. Palavras a saltar.
Eram carpas ou mãos. Um soluço uma rima.
Guitarras guitarras. Ou talvez mar.
E acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
Na tua boca. No teu rosto. No teu corpo acontecia.
No teu ritmo nos teus ritos.
No teu sono nos teus gestos. (Liturgia liturgia).
Nos teus gritos. Nos teus olhos quase aflitos.
E nos silêncios infinitos. Na tua noite e no teu dia.
No teu sol acontecia.
Era um sopro. Era um salmo. (Nostalgia nostalgia).
Todo o tempo num só tempo: andamento
de poesia. Era um susto. Ou sobressalto. E acontecia.
Na cidade lavada pela chuva. Em cada curva
acontecia. E em cada acaso. Como um pouco de água turva
na cidade agitada pelo vento.
Natal Natal (diziam). E acontecia.
Como se fosse na palavra a rosa brava
acontecia. E era Dezembro que floria.
Era um vulcão. E no teu corpo a flor e a lava.
E era na lava a rosa e a palavra.
Todo o tempo num só tempo: nascimento de poesia.
Manuel Alegre
(NATAL ACONTECE…
NATAL ACONTECIA…
NATAL ACONTECEU Já hoje, 365 longos dias depois de
Ficar meio esquecido para a nossa PRINCESINHA!!!

ACREDITEMOS QUE SE VAI PROLONGAR!!!)…
**********
“ OS AMIGOS”
ARY dos Santos e Fernando Pessoa.

Quem faz o Natal para todos nós? São os amigos

Quem nos dá prazer e dá calor? São os amigos

A quem é que damos a ternura? É aos amigos

A quem é que damos o melhor? É aos amigos .

Os amigos são o nosso bolo de Natal

Cada amigo nosso vale mais que um Pai Natal

É um irmão nosso que trabalha no Natal

E com suas mãos faz a diferença do Natal .

O dinheiro pouco importa

O que importa é a verdade

E a prenda mais valiosa

É a prenda da amizade .

Quem faz das tristezas forças

E das forças alegrias

Constrói à força de Amor
Um Natal todos os dias.
ARY E FERNANDO PESSOA


(Que bom seria se neste apelo e significado da palavra AMIGO, nós que por aqui estamos escrevendo e falando de amizade, verdade, valor, sentimento, doação, descêssemos ao fundo deste verdadeiro sentir que se chama AMIZADE!

Para vós FILIPA/ESMERALDA, AIDIDA E LUIS, LINA E LUIS, BALTASAR E ILDA, juntai os vossos corações e aceitai que ser FAMÍLIA é olhar um “presépio” feito por vós todos, onde cada um aceite esta grande FAMÍLIA ALARGADA ONDE A PEQUENINA PRINCESA IRÁ CRESCER.
OLHAI-A COM A MEIGUICE E A DOÇURA, COMO TANTAS VEZES OLHAMOS AQUELE MENINO JESUS. A SUA TERNURA E ALEGRIA É UM CONVITE A FESTEJAR ESTE NATAL E A SER CAPAZ DE SE OLHAREM UNS AOS OUTROS, COMO UM AMIGO, QUE SE QUER APRENDER A AMAR.
POR ELA VALERÁ A PENA……
Amor e paz neste tempo de NATAL
Maria do Mar




















Percorro o dia, que esmorece

Anónimo disse...

Feliz Natal Sr. Dr. Juíz, que Deus o abençoe a si e à sua familia.
Feliz Natal Ana Filipa/Esmeralda para ti e para a tua família.

Feliz Natal aos Autores do Blogue Por Esmeralda, e a todos os amigos da Princesa.

Luciana

Anónimo disse...

REALMENTE NATAL É QUANDO O HOMEM QUER

Mas para quem é católico no Natal
nasceu Jesus esse menino sábio que
veio ao mundo para sofrer,ainda me lembro quando a Igreja fazia a
comunhão solene tinha um cântico
que era assim

Vinde a mim ó criancinhas
Vinde ver o bom JESUS
Estou aqui por vossa causa
E por vós morri na crus

Foi nisto que acredito
A vida de ESMERALDA/ANA FILIPA
deixa-me triste o seu nascimento
foi um acaso de uma Mãe que nada
tinha, mas como Deus fecha uma
porta algo surje, abre-se uma janela essa só poderia ser um
CASAL MARAVILHOSO QUE SEMPRE CUIDOU DESTA LINDA MENINA COM
MUITO AMOR

Mas hoje estou muito feliz, porque
a sua familia alargada irá dar a
esta menina aquilo que se chama
AMOR PAZ HARMONIA ENTRE TODOS QUE
A AMAM E QUE O NATAL SE PERLONGUE
COM A VOSSA VONTADE DE FAZER FELIZ
ESTE ANJO QUE VAI FICAR RADIANTE
COM A VOSSA UNIÃO DE AMIZADE

Maria

Anónimo disse...

"Talvez chegue um dia
que nasça com gosto de mel,
em que veremos surgir no céu
um passarinho com penas cor de luz,
pomba para a Terra,
um pássaro de NATAL"

Um pequenino apontamento que me faz pensar nesta noite onde a recordação nos leva ao dia igual do ano que passou.
Não consigo adormrcer, mas sinto a paz que me aproxima da nossa Princesinha que hoje dorme em paz junto dos seus pais de coração.
A Vida é sempre uma surpresa a acontecer. Saudemos todos os que mais conhecidos ou mais silenciosos
foram construtores desta mudança, que nos embala e faz ter cada vez mais esperança.
Abençoado seja o Sr. Dr. Juiz que de coração puro,levou a esta decisão. Uma palavra sincera para a Prof. Ana Vasconcelos que muito contribuiu para que este Natal acontecesse assim.
A Ana Filipa está e vai estar com sua mãe e seus pais.
Natal é e será este RENASCER...

PS. Quero deixar aqui uma rectificação ácerca da poesia "AMIGOS" do Ary dos Santos que publiquei aqui e que por lapso escrevi Fernando Pessoa e não JOAQUIM PESSOA, como deve ser dito.
As minhas desculpas...
Maria do Mar

Anónimo disse...

Como as notícias são óptimas, não são precisas muitas palavras para exprimir o que sentimos .
Deus permita que este caminho ora encetado leve ao desfecho que todos nós desejamos para a pequenina Esmeralda : a sua felicidade plena!
O Povo , na sua Sabedoria, costuma dizer : "a Justiça tarda...mas não falha!"
Será que se vai mesmo fazer jus a este vaticínio?
Parece que o horror daquele dia de má memória, passado um ano,foi substituído por uma alegre e feliz quadra a ser vivida por uma inocente criança a quem parecia terem roubado grande parte da sua vida.
Congratule-mo-nos com o facto de que os homens ( e mulheres) erram, mas a sua capacidade de se redimirem através da correcção desses erros é apanágio da condição superior do ser humano e, por isso, uma das mais sublimes atitudes de quem age em função do Bem, da Verdade , da Justiça e do Amor!
Difícil conciliar tudo isto?
Pelos vistos, não!
Basta o tal casamento da Razão com o Coração, como tão bem por aqui se tem pedido.
Não esquecendo, nunca, que quando está em causa uma criança , é este músculo vital, detentor e guardião dos afectos, quem mais comanda a sua vida e o seu desenvolvimento harmonioso.

Um Santo e Feliz Natal para Esmeralda e toda a sua família alargada. Em Paz, Alegria e muito Amor!

Bom Natal igualmente para todos os amigos que aqui expressam a sua preocupação pela vida desta menina.

Ao PorEsmeralda um bem-haja pela sua postura digna, e pelas notícias que sempre nos transmite com Verdade e Afecto.

Feliz Natal para todos!

Mª da Conceição

Anónimo disse...

Também me junto aos que desejam e anseiam que a pequena Esmeralda, ou melhor a "princesa", tenha um santo e feliz Natal junto da família alargada e espero que essa mesma família compreende de uma vez por todas que os interesses da menina devem estar acima de toda e qualquer animosidade que ainda persiste entre os adultos desavindos e que constituem a sua família.
Também gostaria que pensássemos em tantas outras crianças órfãs, abandonadas pelas progenitores à sua sorte ou entregues a instituições, também pudessem ter direito a se sentir felizes e amadas, ao menos nesta altura do ano.
Um bom e santo natal a todos e em especial às crianças que sofrem.

Natércia disse...

Meus amigos,neste Natal que eu não celebrarei,por motivos alheios a vós, digo somente que Natal, é para ser todos os dias.
Nos nossos corações, nas nossas mentes.
O Natal não está nos presentes, está na ajuda ao próximo e na compreensão.
É dar-mos as mãos e sentirmo-nos irmãos.
Quando isto acontece, é Natal!»

Neste Natal lembrem-se de que o futuro é que vai trazer à vossa vida novas emoções, descobertas e esperanças,é o futuro, que vai dar origem a novos projetos, novos sonhos. O futuro tem poder de alterar o rumo das coisas e de originar novos caminhos. Por isto, concentrem-se e vejam que quêm espera sempre alcança,a recompensa tarda mas não falha,e em breve ,seremos só uma familia,que ultrapassou uma fase muito dificil!
Neste Natal Esmeralda cumprirá aquilo que sonhei....terá amor,alegria,paz,longanimidade,benignidade,paz e alegria!




Tenham um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !!!

Desta vossa amiga que tudo de bom vos deseja,e que a paz de Deus esteja convosco.









«Neste Natal lembre-se de que o futuro é que vai trazer à sua vida novas emoções, descobertas e esperanças.
É o novo que vai dar origem a novos projetos, novos sonhos. O novo tem poder de alterar o rumo das coisas e de originar novos caminhos. Por isto, concentre-se e veja a novidade neste natal e deixe que uma nova felicidade tome conta de você e da sua família.

Tenha um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo !!!»

Anónimo disse...

Maria,

Muito e muito obrigada pelo belo presente que nos deu ao lembrar os inesquecíveis Ary, Sophia, Zeca e Manuel Alegre, porque sem dúvida a poesia tem uma linguagem intemporal, que nos transpporta à magia do Natal.
Infelizmente o Natal ficará novamente por cumprir, o que os países ricos esbanjam dava para matar a fome a milhões de crianças, por isso esta data está sem dúvida envolta em grande hipocrisia.
Mas interessa mesmo é saber que a Ana Filipa vai recuperar o espirito natalicio e vai passar esta quadra com muito muito AMOR
Catarina

Anónimo disse...

PRINCESA COMO ESTOU FELIZ POR TI
O SR.JUIZ PROF.ANA VASCONCELOS
QUE SEMPRE CONFIEI

UM FELIZ E SANTO NATAL,QUE O ANO
NOVO LHES TRAGAM BONS ÊXITOS
PROFISSIONAIS

AO POR ESMERALDA QUE TANTO FAZEM
COM A VOSSA EDUCAÇÃO UMA GRANDE
DEFESA DA PRINCESA
AOS AMIGOS QUE DESDE A PRIMEIRA HORA DEFENDEM ESTA NOBRE CAUSA
SEM ESQUECER OS COMENTARISTAS
A TODOS MUITA SAUDE E UM SANTO
NATAL QUE O ANO NOVO VOS TRAGA
TUDO DE BOM

A TI PRINCESA QUE O TEU DESEJO
SEJA REALIZADO E QUE A TUA FAMILIA
ALARGADA FAÇAM TUDO POR TI

BOAS FESTAS A TODOS COM MUITA SAUDE

Maria

Maria de Lourdes disse...

A VOZ DA MENSAGEM

A poesia torna as ideias visíveis nas palavras. É a arte dos poetas, mas também a encontramos na voz dos simples.
Mensagem é Boa Nova, e como sempre, a doce e simples MARIA, aqui a escreveu, na madrugada do dia 20.
Também ela vem repetindo a sua forma de poesia e de ser poeta ,que exprime a sua visão, a sua verdade, o seu sentir, o seu Amor, a sua FÉ, num Cristo que nasceu e morreu por nós e a fez recordar os seus tempos de oração.

E como sempre, tocou na minha Fé de cristã, que com ela, me atrevo a partilhar.
E no meu pensamento alargado e reflectido, relembro como tantas vezes a História se repete e se assemelha.
“No tempo em que o menino Jesus foi ameaçado, dizem as escrituras, que Maria sua Mãe, e José seu pai de Coração tiveram muito medo, pelo que poderia acontecer ao pequenino Jesus, e assim partiram a mando de um Anjo do Senhor que lhes disse :” Foge José e permanece lá até que te avise, porque Herodes há-de procurar o menino para o matar”
E assim partiram e permaneceram escondidos, apenas e só para proteger o Menino.
Veio-me à memória esta passagem e associo-a ao tempo em que o Luís e a Lina, procuraram caminhos semelhantes, por muitos, considerados errados, mas que no seu instinto apenas quiseram proteger a sua menina . Proteger a Ana Filipa/Esmeralda, da forma que melhor souberam. Por isso sofreram e continuam a sofrer.
Não escaparam aos planos egoístas, daqueles que se esqueceram que o importante era a felicidade e segurança da menina.
Aqui encontraremos as semelhanças nesta história de Vida que se tornou a nossa causa, nesse desejo e anseio pelo tempo que queremos ver RENASCER.
Se formos ler as escrituras, encontraremos tantas semelhanças e descobriremos como a figura de José o pai adoptivo ou de coração, foi importante e indispensável na vida, nas mudanças, no crescimento, na protecção e segurança do Menino Jesus, não obstante Ele fosse filho de Deus.

As palavras não dizem só o que é…
Alimentam-se do desejo e do sonho, e das possibilidades reais para realizar esse sonho no qual se acredita.
Já não somos meninos, já não pomos o sapatinho na chaminé, mas sabemos que aquele Menino nasceu, com uma missão: A MAIS BELA HISTÓRIA DE AMOR QUE SÓ O FILHO DE DEUS VIVO PODERIA OFERECER AO MUNDO!!!
Continua...
!!!

Maria de Lourdes disse...

Continuação...
E sabemos que o caminho Cristão não é o da dor e do sofrimento, mas o alívio dessa dor e desse sofrimento.
É um saber estar atento, um cuidar do outro, o ser capaz de proteger os meninos e todos os seres humanos, sobretudo os que sofrem das mais variadas maneiras. Aqui entendo e percebo o sofrimento, a dor e a solidão da Mãe Aidida que muito sofreu e fez da ausência e da saudade, um tempo de Espera e Gratidão.
A alma do Advento como aprendi, é a fé de quem não se resigna, é o amor de quem acredita na solidariedade e a vive no concreto. É a esperança de quem, mesmo num horizonte longínquo, e por vezes escuro, Resiste, e não dispensa a companhia dos outros, dos Poetas, dos Sonhadores, dos amigos sinceros, dos que lutam em coerência, e dos que se alimentam pela música, pelo saber ouvir e escutar o Outro, mesmo que pareça que apenas se ouve o som do silêncio...
O tempo é sempre misterioso. Nele nos realizamos e nele nos perdemos…
Mas nele permanecemos, e estou certa de que alguns de nós sentem como eu.
Obrigada MARIA porque as suas palavras, o seu recordar, e a mensagem que passou, ainda que por palavras diferentes, abriu o CAMINHO, para poder partilhar aqui o meu pensamento que não imponho a ninguém!
E é nesta aventura humana, que a experiência e a vida me sugerem sempre, algo de Eterno e de Divino.
Não sei muito bem desejar as Boas Festas ou o Feliz Natal…
Prefiro partilhar e assumir aquilo que nos une, num sentimento de Esperança, e num Apelo à PAZ que se prolongue em cada novo dia, que se irá renovando e multiplicando Ano após Ano. É neste sentir que Espero que durante o Novo Ano as Novas decisões e desejos por nós esperados, se possam realizar.
De nós também dependem muitos pedaços das nossas vidas e dos que amamos e queremos ver felizes.
Todos somos um Todo e um Tudo.
Continuaremos a acreditar nos sonhos das crianças, na certeza de que a nossa Princesa ,(AMOR, DOCINHO, PEDACINHO e FRUTO da sua Mãe Aidida) e ETERNA FILHA AMADA pelo CORAÇÃO da Lina e do Luís, há-de aprender a AMAR TODOS sem apagar o passado, e RENASCERÁ NESTE NATAL.
COM ELA APRENDEREMOS, porque as crianças são sempre UMA LIÇÃO DE VIDA, QUE é, o SER NATAL!!!

Anónimo disse...

Fico muito feliz com o facto da menina ir passar um Natal cheio de amor junto daqueles que tanta felicidade lhe deram no passado e que tudo têm feito para continuar a contribuir para o bem estar da menina.
Quero desejar um Bom Natal a todos e enviar um abraço especial à Catarina pois identifico-me com os comentários dela e tem estado desde o primeiro momento com a ana/filipa e com os seus pais Luis e Lina.
Feliz Natal Princesa

Rita

Anónimo disse...

Venho desejar um santo Natal à Princesa Ana Filipa e um beijinho muito especial à Catarina.

Rute